NOVO PARQUE INFANTIL DA PRAÇA DAS FLORES

COMEMORAR ABRIL VIVER A LIBERDADE
ENTREVISTA DOMINGOS ALVAREZ
“O NOVO POLIDESPORTIVO ESTÁ ABERTO A TODA A COMUNIDADE”
COMEMORAR ABRIL VIVER A LIBERDADE
ENTREVISTA DOMINGOS ALVAREZ
“O NOVO POLIDESPORTIVO ESTÁ ABERTO A TODA A COMUNIDADE”
3 VIVA ABRIL! DA LIBERDADE E DA DEMOCRACIA
4 JARDIM ANTONIO TABUCCHI
5 NOVAS PLANTAÇÕES NO JARDIM DE SÃO PEDRO DE ALCÂNTARA
6 PRAÇA DAS FLORES TEM NOVO PARQUE INFANTIL
6 PINTURA DE PASSADEIRAS
7 REQUALIFICAÇÃO DO LARGO DA RUA DE O SÉCULO
7 JFM REABILITA SANITÁRIOS PÚBLICOS
10 DOMINGOS ALVAREZ
MORADORES E JUNTA DE FREGUESIA
RECLAMAM MELHORIAS
14 FÓRUM PREPARATÓRIO DA ASSEMBLEIA
DAS CRIANÇAS DE LISBOA
14 O OLHAR DOS JOVENS SOBRE O PATRIMÓNIO
15 “HUMANO FESTIVAL” NO PASSOS MANUEL
15 DIA DO PAI CELEBRADO PELOS JOVENS DO “PROJETO INTERVIR”
16 SAMUELE TELARI NO FESTIVAL FOLE FEST 2023
17 NOITES NO PALÁCIO ESPETÁCULO VUL.TO
17 CONCERTO DE HARPA DE SALOMÉ PAIS MATOS
Propriedade: Junta de Freguesia da Misericórdia
Largo Dr. António de Sousa de Macedo, 7 D, 1200-153 LISBOA
Direção: Carla Madeira
Redação: Gabinete de Comunicação da JFM
Fotografia: Junta de Freguesia da Misericórdia
Produção: Expocertame - Publicidade e Design Lda.
Paginação e Produção Gráfica: Expocertame - Publicidade e Design Lda.
Tiragem: 11 000 exs.
Depósito Legal: 409793/16
18 SENIORES DA MISERICÓRDIA ASSISTEM A “CINDERELA” E LEVAM POEMAS PARA A RUA NO DIA MUNDIAL DA POESIA
19 DIA INTERNACIONAL DA MULHER
20 PROJETO PILOTO DE VOLUNTARIADO
20 ORÇAMENTO PARTICIPATIVO
21 A PRIMAVERA NO MERCADO DAS FLORES
21 VENCEDORES DO VIII CONCURSO DE MONTRAS DE NATAL
21 APOIO AO PREENCHIMENTO E ENTREGA DO IRS
22 STOP RUÍDO - VIVER MELHOR NO CENTRO HISTÓRICO
22 RASTREIO MÉDICO PELO PROJETO RADAR
22 AS JANEIRAS CANTADAS POR MIÚDOS E GRAÚDOS
Há quase 50 anos que um grupo de jovens capitães derrubou, em menos de 24 horas, uma das mais longas ditaduras da Europa Ocidental. Lideraram um golpe de Estado. Fizeram uma Revolução. E mudaram para sempre o destino de todos nós.
A Misericórdia, palco de muitos dos mais marcantes acontecimentos desse 25 de Abril de 1974, comemora sempre esse Dia da Liberdade. Porque é o passado que nos estrutura e nos ajuda a projetar um futuro melhor. Para todos/as.
Deixo uma saudação especial à Associação 25 de Abril, sediada na nossa Freguesia e parceira inestimável na propagação dos valores de Abril, e convido todos a participar no programa que preparámos para este ano. Concertos, documentários, exposições, pinturas murais, debates, iniciativas desportivas e algumas dirigidas especificamente às nossas crianças e jovens. Para que esse Abril revolucionário nunca se perca e nos renove a cada ano enquanto país livre e democrático.
E foi precisamente num ato de exercício do nosso poder
local democrático, uma das grandes conquistas de Abril, - a reunião descentralizada da Câmara Municipal de Lisboa para as freguesias da Misericórdia, Santa Maria Maior, São Vicente e Santo António – que foi dada a palavra aos nossos fregueses para reclamar por mais habitação e qualidade de vida nos nossos bairros.
Damos nota dessa sessão nas páginas 8 e 9 desta revista, reassumindo o compromisso desta Junta de Freguesia em continuar a trabalhar, com a Câmara Municipal, associações e munícipes, para responder cada vez melhor à imperiosa necessidade de conciliar as funções residencial, turística e comercial da freguesia.
Cumprindo Abril. Sempre.
Carla Madeira, Presidente da Junta de FreguesiaEntre a Travessa da Piedade e a Travessa da Palmeira há um novo jardim chamado Antonio Tabucchi. Uma homenagem ao conhecido escritor italiano que viveu em Lisboa grande parte da sua vida, tendo recebido no ano de 2004 a nacionalidade portuguesa.
No local, por entre o jacarandá, as árvores de frutos e outras plantações, reuniram-se Maria de Lancastre Tabucchi e os filhos Michele e Teresa Tabucchi, muitos amigos do escritor, gente das letras e das artes, autarcas, moradores e admiradores. Com o descerrar da placa toponímica, foi tempo de evocar Antonio Tabucchi nas intervenções de Maria José Lancastre Tabucchi, de Carlo Formosa, embaixador de Itália em Portugal, de Carlos Moedas, presidente da Câmara Municipal de Lisboa, e de Carla Madeira, presidente da Junta de Freguesia da Misericórdia, que recordou a figura do escritor “defensor aberto da liberdade de expressão e incansável crítico da xenofobia e do preconceito”.
Nascido em 1943 em Pisa, Antonio Tabucchi foi professor nas Universidades de Bolonha, Roma, Génova e Siena, professor no Bard College de Nova Iorque, na École de Hautes
Études de Paris e no Collège de France, e foi diretor do Instituto Italiano di Cultura em Lisboa.
Dedicado ao estudo da figura de Fernando Pessoa, produziu, entre diversos outros textos, ensaios sobre este autor e traduziu obras suas. Antonio Tabucchi faleceu em Lisboa, a 25 de março de 2012, com 68 anos.
O Jardim de São Pedro de Alcântara tem ganho, pouco a pouco, nova vida e encanto graças aos trabalhos de recuperação e restauro feitos pela Junta de Freguesia da Misericórdia. Depois das limpezas iniciais e de uma primeira reposição de herbáceas, o programa de manutenção deste
bonito espaço segue com o reforço das plantações, que se estende a toda a área do Miradouro de São Pedro de Alcântara. Caberá agora aos visitantes a sua preservação, com o respeito pelas plantações, utilizando os acessos apropriados e fazendo a devida recolha dos dejetos caninos.
A Junta de Freguesia da Misericórdia recuperou o parque infantil da Praça das Flores, que tinha sido vandalizado, e transformou-o num novo espaço mais seguro e atrativo para
as crianças, com um escorrega e uma parede de escalada. Foi também instalado um novo piso, protegido e amortecido, de fácil manutenção e amigo do ambiente.
A Junta de Freguesia da Misericórdia iniciou os trabalhos de pintura de 57 passadeiras da faixa de rodagem, criando condições para aumentar a segurança dos peões no atravessamento e melhorar a visibilidade da sinalização por parte dos automobilistas.
A Freguesia da Misericórdia pretende continuar a preservar a sua história e o seu património, através da requalificação do Largo de O Século e do seu Chafariz. Para devolver este vistoso e acolhedor espaço à freguesia, onde se ergue o Palácio dos Carvalhos (também conhecido como Palácio Pombal), a Junta de Freguesia da Misericórdia iniciou os trabalhos de restauro com o pavimento do Largo e a recuperação do Chafariz.
REABILITA
O sanitário público da Praça Luís de Camões sofreu obras de manutenção e já está em pleno funcionamento para servir a população local e todos os visitantes.
MELHORIAS
MAIS HABITAÇÃO, MENOS HOTÉIS E ALOJAMENTO LOCAL. MAIS TRANSPORTES PÚBLICOS E ESTACIONAMENTO PARA MORADORES, MENOS LUGARES PRIVATIVOS. MAIS LIMPEZA, MENOS BARES E MENOS RUÍDO.
residentes nas ruas de São Paulo e Boavista e no Largo Barão de Quintela e a proposta de revisão dos lugares de estacionamento privativo atribuídos, cujo número “é manifestamente excessivo para os lugares existentes”. O reforço dos transportes públicos também é necessário, bem como a extensão do elétrico 24 até ao Cais do Sodré.
Parecem palavras de ordem, mas são apenas um curto resumo das intervenções dos moradores e da presidente da Junta da Misericórdia, Carla Madeira, na reunião descentralizada da Câmara Municipal de Lisboa (CML) dirigida às freguesias da Misericórdia, Santa Maria Maior, São Vicente e Santo António, realizada em fevereiro passado. Na sua intervenção, Carla Madeira começou por referir que a Câmara Municipal pode contar com o empenho e dedicação dos autarcas da Misericórdia para “todos juntos, encontrarmos soluções de equilíbrio entre as funções residencial, turística e comercial da freguesia”.
Depois de referir os projetos de reabilitação do espaço público e do património que a Junta de Freguesia tem desenvolvido nos últimos anos, como a Praça das Flores, o Jardim António Tabucchi e todo o património histórico ligado à água – bicas, fontes e chafarizes -, a autarca lamentou a recente autorização da CML para se alterar o uso da parte privativa do Palácio Pombal, “não exigindo aos proprietários que mantivessem a sua função habitacional como estava previsto em projeto, e assim autorizando mais uma unidade de alojamento local, num momento em que a falta de habitação tanto nos preocupa”.
Depois, reforçou a necessidade de se dar início à recolha de resíduos aos domingos e lembrou as duas propostas que a Junta fez à Câmara para minimizar a falta de estacionamento: a criação de lugares exclusivos para
A pedonalização da Rua de São Pedro de Alcântara, a requalificação profunda do espaço público do Bairro Alto e a instalação de sistemas de videovigilância na Bica e no Cais do Sodré também foram defendidos por Carla Madeira, que, no final, ainda questionou a Câmara sobre o ponto de situação dos projetos de construção da já anunciada Unidade de Saúde Familiar, da nova escola básica junto ao Liceu Passos Manuel e dos 45 fogos de renda acessível previstos para o Bairro Alto.
Mas, numa freguesia que concentra três zonas com maior oferta de animação noturna da cidade, os moradores reclamam sobretudo pelo direito ao descanso.
Nesta matéria, a presidente da Junta de Freguesia deixou um apelo veemente ao executivo da Câmara: “Façam cumprir o regulamento, Sr. Presidente e Sr. Vereador Diogo Moura! Fiscalizem os estabelecimentos que licenciam porque, muitas vezes, são bares disfarçados de outra coisa; não podem licenciar a abertura de mais bares; façam cumprir os horários de funcionamento e a instalação de limitadores de ruído nos estabelecimentos; e controlem a venda de álcool para consumo na via pública a partir da 1h da manhã, que ainda não é proibida, mas já solicitámos duas vezes à CML e esta ainda não fez o despacho para que isso aconteça”.
Domingos Alvarez, 68 anos de vida e quase 40 ao serviço da comunidade, apresenta-nos o renovado Parque de Santa Catarina, um espaço polivalente que oferece condições para aumentar a oferta desportiva e dinamizar todo o tipo de atividades.
O que veio trazer a qualificação deste espaço para a freguesia?
Qualificámos este espaço desportivo polivalente para aumentar a oferta de atividades à comunidade e melhorar as condições para a prática desportiva na freguesia.
O equipamento permite a prática de novas modalidades?
Sim, temos agora condições para a prática do voleibol, futebol, basquetebol e andebol. Colocámos uma relva multiusos com poucos centímetros para permitir vários desportos e outros usos, como é o caso dos ensaios das marchas populares.
Além do relvado, o que foi contemplado nesta obra?
Investimos na renovação de todo o sistema de iluminação LED, que agora aparece como uma despesa significativa mas, a prazo, irá significar uma grande poupança nos consumos de energia. Oportunamente será instalado um equipamento de Desfibrilhação Automática Externa.
O equipamento já está a funcionar em pleno?
Sim, já temos duas escolas a utilizá-lo regularmente para aulas durante o dia; temos também alguns alugueres para atividades, mas é a Junta que dinamiza a maioria das iniciativas desportivas na freguesia, aqui e nos outros equipamentos.
Que oferta desportiva já disponibiliza a Junta?
Temos dois ginásios que oferecem muay thai, judo e ballet,… e também as aulas de natação no Clube Nacional de Natação.
E para os seniores?
Os nossos seniores têm aqui muitas atividades e podem ser muito ajudados pelos animadores. Ainda há dias comemoraram o Dia da Mulher, têm os ensaios da marcha sénior, tal como as crianças. Até junho, estamos até um bocado condicionados pelas marchas populares porque ensaiam todas aqui: a marcha do Bairro Alto, a marcha infantil, a do CAF e a sénior. Só a marcha da Bica é que usa o Liceu Passos Manuel.
E as coletividades também têm muitas atividades?
As nossas coletividades estão agora a passar um mau bocado devido à falta de apoios e à especulação imobiliária. Algumas estão mesmo a fechar, como o Marítimo, que teve uma ordem
“ ESTE POLIDESPORTIVO É A REALIZAÇÃO DE UM SONHO ANTIGO ”
de despejo por não conseguir suportar o aumento das rendas. O grande apoio das coletividades da freguesia neste momento é a Junta de Freguesia. De boa saúde, a nível desportivo, só temos a associação dos antigos alunos do Liceu Passos Manuel, que têm uma boa organização e uma equipa sénior de andebol feminino que dá cartas.
Qual o grande objetivo que definiu para o Parque de Santa Catarina?
A grande aposta que definimos para o futuro deste polidesportivo é dinamizar cada vez mais atividades, quer pelas coletividades que já cá vêm, quer pela parte escolar, com o CAF Complemento de Apoio à Família. Também queremos trazer para este espaço as crianças que não têm um recreio para praticar desporto. No fundo, queremos pôr as pessoas a praticar mais exercício físico porque é importante para a saúde e qualidade de vida ao longo da vida. Será um marco que eu quero que fique no final da minha longa carreira como autarca nesta freguesia.
E tem ainda um novo projeto de futebol. Pode explicar?
Criei um projeto com o apoio do Pedro Vilela, o coordenador da educação da junta de freguesia, responsável pelo CAF, e que é também técnico de desporto. Destina-se a todas as crianças dos 5 aos 17 anos, rapazes e raparigas, de vários escalões. Vai ter início em setembro porque estamos ainda a resolver a questão das taxas e a formalização da venda do kit. As pessoas irão pagar 10€ por mês, sendo que as que apresentem insuficiência económica ficarão isentas.
Sente-se que está muito motivado e orgulhoso deste projeto.
Estou muito contente porque era um sonho antigo. Este espaço estava mal aproveitado, era alugado e não era voltado para a comunidade. A Junta qualificou o equipamento e aproveitou o conhecimento técnico do Pedro Vilela, que é coordenador do CAF, mas também é professor de Desporto e tem o segundo grau de treinador, e está a pô-lo ao serviço dos fregueses e da sua qualidade de vida. Eu pedi ajuda ao Pedro para desenhar o projeto e tenho a certeza que está muito bem feito e vai correr bem. Posso garantir-lhe que em setembro vamos ter aqui 70 ou 80 crianças a praticar desporto, isto sem contar com as escolas, porque quando fizermos o cruzamento com as escolas teremos ainda mais crianças e jovens envolvidos. Temos de fazer mais divulgação e educar os miúdos para a importância de praticar desporto, rapazes e raparigas sem
qualquer distinção.
Qual foi o investimento nesta obra?
A obra foi feita através de um Contrato de Delegação de Competências da Câmara com a Junta de Freguesia. Gastámos 25 mil euros mais iva no piso, quase 9800 euros no LED, mais os acabamentos de pintura, envernizamento e outros custos… No total, estamos a falar em cerca de 40 mil euros, que não consideramos ser uma despesa, mas um investimento.
Para si, pessoalmente, o que significam estes projetos?
Para mim significa realizar um sonho e cumprir uma missão. Estou como vogal do desporto da Junta de Freguesia da Misericórdia desde 2013, mas estou ao serviço das Juntas desde 1984, em executivos desde 1991, primeiro na extinta Junta de Freguesia da Encarnação e, depois, na Misericórdia. Este será o meu último mandato porque já tenho demasiados anos disto, já cumpri a minha missão e devo dar lugar aos mais novos.
Saio muito satisfeito com o trabalho e com o sentimento de missão cumprida e isso é mesmo o mais importante.
Matilde Magrinho, Rodrigo Gonçalves, Rafael Silva e Francisca Prata participaram no Fórum Preparatório da Assembleia das Crianças e foram os deputados jovens eleitos pela freguesia da Misericórdia à Assembleia das Crianças de Lisboa.
Na sessão, os mais pequenos participaram em debates moderados por deputados municipais e abordaram temas inerentes à organização e atividade da cidade de Lisboa. Após os trabalhos, os jovens deputados de quase todas as freguesias de Lisboa reuniram-se no Auditório onde foi apresentado um breve resumo das ideias recolhidas. A iniciativa teve como objetivo promover uma maior interação entre as crianças-deputadas das diferentes freguesias da cidade e o debate com os deputados eleitos para a Assembleia Municipal de Lisboa sobre matérias relacionadas com as funções do município.
“Património: o Nosso Olhar” é uma exposição decorrente de uma atividade desenvolvida por um grupo de investigadores do DINÂMIA’CET-Iscte, em parceria com a Junta de Freguesia da Misericórdia, no âmbito da Noite Europeia dos Investigadores. Tendo como objetivo criar uma ligação entre
os jovens e o património cultural, esta mostra, composta por onze fotografias, é o resultado de um olhar coletivo para vários elementos captados pelos jovens participantes na zona envolvente do Museu Nacional de História Natural e da Ciência.
O “Humano Festival” é uma iniciativa dinamizada pela Associação 4Change, em parceria com a comunidade educativado Agrupamento de Escolas Passos Manuel. Alunos, professores e dinamizadores da associação parceira, inauguraram a exposição “O Mundo na nossa Escola” que pretende homenagear todas as culturas existentes na escola, provenientes de 46 países. Para assinalar o Dia Mundial do Teatro, os alunos procederam à leitura encenada de um manifesto comemorativo deste dia.
Foram ainda inauguradas três exposições: a exposição dos desenhos do concurso anual promovido pela Associação
de Pais da Escola Básica e Secundária Passos Manuel; a exposição do projeto Naikiti, um projeto de teatro-fórum desenvolvido pelo Movimento Português de Intervenção Artística e Educação pela Arte, com utentes migrantes do Centro Padre Alves Correia; e a exposição de pintura “Paisagens às vezes dolorosas” apoiada pela professora Ana Carla Gonçalves. Os alunos tiveram ainda oportunidade de assistir a uma palestra sobre oceanos intitulada “O que os tubarões nos ensinam sobre o Mar”, com o orador João Correia, da ‘Flying Sharks’.
No dia 19 de março, os jovens do “Projeto Intervir” celebraram o Dia do Pai com um workshop promovido pela Junta de Freguesia da Misericórdia. Pais e filhos desafiaram a sua criatividade e construíram várias esculturas no Espaço de São Marçal.
Samuele Telari, um dos melhores intérpretes do acordeão no panorama musical europeu, atuou na Biblioteca da Academia das Ciências, no passado dia 18 de fevereiro, no âmbito do Festival Fole Fest 2023, que conta com o apoio da Junta de Freguesia da Misericórdia.
Natural de Spoleto (Itália), Samuele Telari é Mestre de acordeão no Conservatório de música Domenico Cimarosa, de Avellino, e foi vencedor, entre outros, do “Prémio YCAT
International Auditions”. Com um repertório contemporâneo, colabora com importantes compositores italianos e subiu aos palcos de vários países do mundo.
O artista italiano cativou os presentes, com temas de György Ligeti, Franck Bedrossian, Mantovani e Niccolò Paganini, entre outros, num espetáculo único, durante esta sua primeira digressão por Portugal.
Em mais uma iniciativa “Noites no Palácio”, o Palácio Cabral, no Largo António de Sousa Macedo, recebeu o espetáculo Vul.to. Num ambiente intimista, a peça procura retratar,
através da voz e da dança das bailarinas Beatriz Duarte, Luísa Bento e Elisa Moura, a alienação e o esforço para despertar os sentidos adormecidos.
O Palácio Cabral recebeu também Salomé Pais Matos, num espetáculo que aqueceu o salão e fascinou todos com a sonoridade da harpa. Luísa Rodrigues, vogal da Cultura da Junta de Freguesia da Misericórdia, deu as boas-vindas aos presentes e introduziu o concerto desta harpista
multifacetada, que interpretou temas de Johann Sebastian Bach, Eric Satie, Alan Menkel e da sua autoria.
As “Noites no Palácio” são uma organização da Junta de Freguesia da Misericórdia.
Os seniores do Projeto de Envelhecimento Ativo e Saudável (PEAS) aceitaram o convite da Junta de Freguesia e assistiram, no Teatro Politeama, a “Cinderela – O Musical dos seus sonhos”, o musical de Filipe La Féria que articula todas as artes do palco: o Teatro, a Música, a Dança, o Circo, e uma fabulosa cenografia apoiada em modernas
No dia 21 de março, os seniores do Programa de Envelhecimento Ativo e Saudável leram poemas de António Gedeão na Praça das Flores, perante a atenção e os muitos aplausos de todos os que ali se juntaram para celebrar a poesia.
tecnologias de vídeo.
As atividades do PEAS promovem a qualidade de vida e os direitos de cidadania das pessoas mais velhas, fomentando a sua participação ativa na promoção da saúde e o seu bem-estar, fortalecendo laços de convivência social.
As mulheres do Projeto de Envelhecimento Ativo e Saudável da Junta de Freguesia da Misericórdia assinalaram o Dia Internacional da Mulher com a construção de artefactos e prosas bem pensadas, por entre palavras de ternura que estiveram expostas no átrio da sede da Junta de Freguesia. Aos seniores, e em jeito de encontro intergeracional, juntaram-se os jovens do “Projeto Intervir” que, com Carla Madeira, presidente da Junta de Freguesia, e Carla Almeida, vogal do executivo, inauguraram esta pequena mostra, onde não faltaram sorrisos, flores e muita força de vontade. Nesta iniciativa, Carla Madeira recordou que “o Dia Internacional da Mulher é mais um dia para festejar, mas também para defender as conquistas que sempre foram difíceis, para a construção de uma sociedade mais justa e solidária”.
Após a inauguração das fotografias, os jovens do “Projeto Intervir” percorreram as ruas e praças da freguesia oferecendo flores às mulheres com quem se cruzavam.
A Comissão Social de Freguesia da Misericórdia decidiu em 2022 fazer a construção do seu plano de ação a partir da identificação de uma necessidade pelas organizações de forma participada: o isolamento numa perspetiva lata que afeta pessoas idosas, desempregados e jovens. Tendo o isolamento como ponto de partida, as organizações parceiras identificaram o voluntariado como um caminho para contribuir para a diminuição deste problema e assim surgiu o Projeto Piloto de Voluntariado da Freguesia
da Misericórdia.
Vão realizar-se duas sessões de informação abertas à comunidade da Freguesia, com o objetivo de dar a conhecer as organizações da freguesia e o projeto piloto e captar pessoas voluntárias, nomeadamente nas ações com pessoas seniores da freguesia, mas também noutro tipo de respostas como o banco alimentar. A primeira sessão acontece no dia 3 de maio, às 18h, no Centro Social de São Boaventura, e a segunda a 6 de maio, às 10h30, na sede da Junta de Freguesia.
O Orçamento Participativo da Misericórdia é uma iniciativa promovida pelo Executivo da Junta de Freguesia que dá à comunidade a possibilidade de participar diretamente e de forma ativa no processo de gestão pública do território, com proposta de projetos até 10.000,00€.
Na edição de 2022, um dos seis projetos colocados à votação que recolheu maior número de votos por parte dos residentes na freguesia foi o projeto de renovação do “Pátio da Escola Básica Padre Abel Varzim”, que propunha a colocação de um piso apropriado na área onde decorrem os recreios das crianças dos 3 aos 10 anos e as aulas de Educação Física do 1.º ciclo. Embora o projeto vencedor apenas contemplasse parte do espaço, considerada a importância do mesmo a Junta de Freguesia optou por intervencionar todo o espaço de recreio da escola, num investimento total de 17.850,00€. Desta forma, as crianças da EB1/JI Padre Abel Varzim têm um espaço mais seguro para brincar.
A Junta de Freguesia implementou ainda outra proposta do OPM22 que, embora não tenha conseguido reunir a maioria dos votos, a sua utilidade para a comunidade é inquestionável: a instalação de novos bebedouros públicos, que permitem saciar a sede também aos animais de companhia. O primeiro bebedouro foi instalado no Jardim França Borges /Príncipe Real.
Para comemorar a chegada da primavera, vários vendedores de plantas e flores da freguesia encherem de cor e alegria a Praça das Flores. Miguel Guilherme - Plantas decorativas, Saudade Flores, Oficina Verde e Flor Art Lab foram alguns dos comerciantes que aceitaram o convite da Junta de Freguesia da Misericórdia.
Este primeiro Mercado das Flores contou ainda com um workshop sobre “Ervas Aromáticas” com a Almoinha (Ana Manuel Mestre).
DO VIII CONCURSO DE MONTRAS DE NATAL
Na VIII edição do Concurso de Montras de Natal da Misericórdia participaram 34 montras das mais diversas áreas do comércio da freguesia.
O júri, constituído por João Albuquerque, Letícia Gonçalves e Paulo Jesus, que não teve tarefa fácil dada a qualidade e criatividade das montras, elegeu os seguintes vencedores:
1.º PRÉMIO
TEASE CAFÉ - 2.500€
2.º PRÉMIO
BAH OUI - 1.500€
3.º PRÉMIO
PÃO DE CANELA - 1.000€
Entre 1 de abril e 30 de junho de 2023, os serviços da Junta de Freguesia da Misericórdia promovem, como é hábito, o apoio ao preenchimento e entrega do IRS, nomeadamente o Modelo A e o Modelo H. Os interessados devem assim
deslocar-se ao Espaço Cidadão Misericórdia, Silo EMEL da Calçada do Combro, nos dias úteis entre as 9 e as 13 horas e entre as 14 e as 17 horas, e ter na sua posse a senha de acesso ao portal das finanças.
O Grupo de Segurança da Baixa-Chiado Misericórdia promoveu uma ação de sensibilização sobre ruído, intitulada “Stop Ruído - Viver melhor no Centro Histórico de Lisboa”. A sessão contou com a presença de membros das associações de moradores e de comerciantes, que puderam aprender com a Polícia Municipal como agir perante várias situações de ruído e esclarecer as suas dúvidas. Numa segunda parte, os participantes foram divididos em grupos de trabalho para debater os conteúdos apresentados e sugerir propostas de solução para o problema.
O Projeto Radar da SCML realizou, no Jardim França Borges/ Praça do Príncipe Real e no Largo Trindade Coelho, mais um rastreio à saúde da população, com a medição de glicémia e tensão arterial. Dirigidas à população com mais de 65 anos, estas iniciativas são promovidas pelo projeto
Radar em parceria com a Junta de Freguesia da Misericórdia, a Esquadra da PSP do Bairro Alto e a Farmácia Camões. Na sequência dos rastreios, são explicados a missão e os objetivos do projeto Radar.
O Grupo Coral da Junta de Freguesia da Misericórdia - Coro Rock FM – celebrou a chegada do ano novo e cantou as Janeiras, interpretando temas de Ala dos Namorados, David Bowie, Mariah Carey, Adele, Michael Jackson e Lionel Richie, dirigidos pelo maestro João Sebastião. Luísa Rodrigues, vogal do executivo da Junta de Freguesia, agradeceu o empenho dos coristas e desejou votos de um excelente ano de 2023. O Coro Sénior honrou igualmente a tradição de cantar as Janeiras no dia de Reis. As celebrações passaram pelo Museu da Farmácia, onde o Coro Sénior foi recebido por João Neto, e pelo Ministério da Economia e do Mar, tendo sido acompanhado por Carla Madeira, presidente da Junta de Freguesia da Misericórdia e por Carla Almeida, vogal do Executivo. Os membros do grupo recolheram aplausos e o agradecimento do Ministro António Costa Silva.
Seguiram para a Praça Luís de Camões para encerrarem as festividades com mais uma atuação, numa iniciativa promovida pela União de Associações do Comércio e Serviços e que contou com a presença do presidente do município, Carlos Moedas, e da presidente da UACS, Carla Salsinha, onde foram brindados com um bolo-rei gigante, confecionado por Marco Costa, artista pasteleiro.
Em seguida, foi a vez de assistir ao espetáculo das crianças do Parque Infantil de Santa Catarina que também cantaram as Janeiras e animaram com a sua alegria a sede da Junta de Freguesia da Misericórdia.
Recebidos por Carla Madeira, presidente da Junta de Freguesia da Misericórdia, e por Carla Almeida, vogal do executivo, os mais pequenos entoaram canções e mantiveram assim a tradição, ao som de muitos aplausos e entusiasmo.
Carla Madeira (PS)
PRESIDENTE
PRESIDENTE
Maria Irene dos Santos Lopes (PS)
PRIMEIRO-SECRETÁRIO
Ricardo Filipe de Araújo Jorge Rodrigues (PS)
SEGUNDA-SECRETÁRIA
Águeda Maria Gonçalves Polónio (PS/Independente)
VOGAIS
Partido Socialista (PS)
Simão Medeiros Mendes Godinho
Eunice Amélia Teixeira da Costa Gonçalves
Carlos Medrano Victor
CDS - Partido Popular (CDS-PP)
Duarte Nuno de Canha Noronha da Câmara de Vasconcellos
Ana Isabel Cotrim de Figueiredo da Rocha Ferreira
Luís Filipe Gonçalves Marques
Partido Comunista Português (PCP)
José Alberto Valério Dinis
Ana Sara Camarinha da Cunha e Souza Pinto
Partido Social Democrata (PPD-PSD)
Nuno Henrique Faria Coelho
Bloco de Esquerda (BE)
André Castro Soares
HORÁRIOS DELEGAÇÕES
SEDE: 10:00 - 13:00 e 14.00 - 17:00
(Dada a situação da COVID - 19 as delegações da Atalaia, Cordoeiros e São Marçal encontam-se encerradas)
SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS
Junta de Freguesia da Misericórdia
@jf_misericordia
@jf_misericordia
PELOUROS: Coordenação Geral; Intervenção Social e Saúde, Participação e Cidadania; Educação; Obras, Espaço Público, Licenciamento e Fiscalização; Economia Local e Empreendedorismo; Espaços Verdes; Habitação; Imagem, Comunicação e Informação; Recursos Humanos e Serviços Jurídicos
ATENDIMENTO: mediante marcação prévia
E-MAIL: carla.madeira@jf-misericordia.pt
Carla Almeida (PS)
VOGAL/SUBSTITUTA LEGAL
PELOUROS: Atendimento; Serviços Administrativos; Recenseamento Eleitoral; Educação; Higiene Urbana; Segurança;
ATENDIMENTO: mediante marcação prévia
E-MAIL: carla.almeida@jf-misericordia.pt
Pedro Duarte (PS)
SECRETÁRIO
PELOUROS: Mobilidade, Estacionamento e Transportes; Proteção Civil
ATENDIMENTO: mediante marcação prévia
E-MAIL: pedro.duarte@jf-misericordia.pt
Domingos Alvarez (PS)
TESOUREIRO
PELOUROS: Finanças e Património; Juventude e Desporto
ATENDIMENTO: mediante marcação prévia
E-MAIL: domingos.alvarez@jf-misericordia.pt
Luísa Rodrigues (PCP)
VOGAL
PELOUROS: Cultura
ATENDIMENTO: mediante marcação prévia
E-MAIL: luisa.rodrigues@jf-misericordia.pt