Jornal de Abrantes abril 2019

Page 24

DESPORTO / //CLUBE NÁUTICO DE ABRANTES

Carlos Marcão, há quanto tempo integra a equipa técnica do Náutico como treinador dos Cadetes?

Natação rima com superação

Carlos Marcão: A época corrente é a minha primeira como treinador dos cadetes, do Clube Náutico de Abrantes.

O que são os atletas Cadetes e que trabalho é desenvolvido a este nível?

O Clube Náutico de Abrantes, na modalidade de natação pura, tem-se assumido como uma referência na ANDS - Associação de Natação do Distrito de Santarém. Em entrevista, a equipa técnica, constituída por Nuno Valente e Carlos Marcão, explicou-nos o momento atual da modalidade no clube e as expetativas em relação ao futuro.

Nuno Valente: Iniciei-me como treinador do CNAB na época 2010/2011, na altura como treinador de Cadetes, na mesma época assumi a equipa principal em janeiro e mantive-me até à época de 2015/2016. Estive uma época (2016/2017) no Industrial Desportivo Vieirense, na época seguinte (2017/2018) voltei para o CNAB como treinador de Cadetes e no final de junho voltei a treinador principal. Estive ligado ao clube como atleta, na altura em que as piscinas municipais eram no hotel e ainda fiz uma época como federado pelo CNAB nas atuais piscinas.

Que diferenças existem desde que foi nadador do clube e o presente da natação de competição do Clube Náutico?

NV: As diferenças são enormes, na altura como só havia a piscina descoberta só se nadava / treinava nas férias de verão, quem quisesse fazer natação durante o resto do ano tinha que se deslocar para os concelhos vizinhos, como o Entroncamento e Constância. Como os meus pais não tinham carro, nunca conseguia treinar/ nadar para integrar um clube fora de Abrantes. Depois só se treinava de manhã de segunda a quinta durante cerca de 1h30 a 2h. Treinava-se na largura da piscina em

vez de ser no comprimento. Desde os calções serem de praia, não se usava toucas, era tudo diferente. Atualmente existe oportunidades que não existiam no passado!

Quantos atletas integram o projeto que se reúne ao final de tarde na Piscina Municipal de Abrantes? Estes nadadores dispõem das condições adequadas?

NV: Atualmente conduzo o treino de 20 atletas (Infantis, Juvenis Juniores e Seniores), 16 femininos e 4 masculinos, sendo que desses, 13 são Infantis (12 a 14 anos). Os Cadetes são atualmente 14, sendo que esse número pode aumentar. Os nadadores dispõem de condições normais de treino.

Durante alguns anos, aproximadamente entre 2010 e 2016, o Clube Náutico dominou a natação em termos distritais, batendo uma infinidade de recordes. Qual é hoje o ponto da situação da natação do clube? Há condições para que se volte às performances desse tempo?

NV: O ponto de situação atual é bastante diferente do passado. Atualmente existem poucos masculinos, mesmo a composição do grupo é muito heterogénea. Num futuro imediato, penso que isso não irá acontecer, no entanto os atletas mais novos têm bastante potencial.

Quais têm sido os resultados de destaque do clube nos últimos tempos?

Onde vai ser possível chegar, a médio prazo, com o trabalho de formação que está atualmente a ser desenvolvido no Náutico de Abrantes?

NV: Do ponto de vista individual, a atleta Rute Leonardo é quem tem conseguido mais destaque, é presença assídua em Campeonatos Nacionais e no Meeting de Lisboa obteve a 4º posição nos 50m Bruços. É de salientar que nos últimos campeonatos distritais houve um acréscimo de atletas medalhados e consequentemente aumento de medalhas. Há também um maior número de atletas com tac (tempos mínimos) para os Zonais de Infantis: Inês Fernandes, Daniel Bispo, Vitor Sokolovskyy e Estafeta Feminina 4x100L Infantil A. Do ponto de vista coletivo destaco dois momentos: a Fase de Qualificação para os Campeonatos Nacionais de Clubes em que a equipa Feminina conseguiu apurar-se em 6º Lugar (7 apurados) para a 3º Divisão do Campeonato Nacional de

Clubes em 21 Clubes; um segundo com a obtenção do 16º lugar no Campeonato Nacional de Clubes da 3º Divisão que se disputou em Abrantes (em 32 Clubes).

A natação de competição é particularmente exigente. Como é que se consegue motivar um atleta para treinos extenuantes e resultados que muitas vezes não têm visibilidade?

NV: A vontade de competir e principalmente de treinar tem que ser uma vontade intrínseca, o atleta tem que gostar de nadar, treinar e competir, se um atleta treina sem gosto e só para os resultados não irá longe, assim que apareçam maus resultados ou menos bons desiste. Mas se o atleta tem essa vontade, o trabalho do treinador é orientar o atleta, a motivação começa no atleta.

Queres fazer parte da nossa equipa comercial?

CM: A médio prazo, com o trabalho que tem vindo a ser desenvolvido ao longo desta época, esperamos essencialmente que os atletas apresentem uma boa base técnica e uma vontade constante de superação/evolução, que serão essenciais nos escalões cimeiros.

Que conselho daria a um jovem que goste de nadar e tenha vontade de experimentar a natação de competição?

CM: O primeiro passo para ser um bom atleta é ter gosto pela prática da modalidade e não ter receio de sair da “zona de conforto”. Para os jovens que partilham a paixão e vontade de experimentar a natação competitiva, o meu conselho vai no sentido de aproveitarem as oportunidades e as excelentes condições que dispõem para a prática desportiva, nos dias que correm. José Martinho Gaspar

A ABRANCOP está a recrutar trabalhadores na área da construçao civil Precisa de trabalho? Consulte-nos: 914 992 719

Então faz-nos chegar o teu currículo para geral@mediaon.com.pt Para juntos fazermos uma região muito mais forte! 24

JORNAL DE ABRANTES / Abril 2019

Rua de Angola, nº 35 - 2205-674 Tramagal - Abrantes Tel. 241 890 330 - Fax: 241 890 333 - Tm: 91 499 27 19 geral@abrancop.pt - www.abrancop.pt

PUBLICIDADE

Nuno Valente, há quanto tempo é treinador de natação do Clube Náutico de Abrantes? Antes de ser treinador já tinha estado ligado ao clube?

CM: Os atletas deste escalão são jovens com idades compreendidas entre os 8 e os 12 anos, que na sua maioria iniciaram o seu percurso na modalidade, na escola de formação da Câmara Municipal de Abrantes, onde fomentaram o gosto pela natação e pelo meio aquático. O trabalho desenvolvido a este nível tem como principais objetivos melhorar a capacidade técnica dos atletas na execução dos vários estilos de nado e as capacidades físicas inerentes à modalidade, como a coordenação, a força, a flexibilidade e a velocidade de reação. Pretende-se aliar a vertente lúdica, própria do escalão etário, à vertente competitiva que carateriza a natação.


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.