REVISTA
OBSERVATÓRIO
n. 01
ITAÚ CULTURAL
2007
SUMÁRIO .6 OBSERVATÓRIO ITAÚ CULTURAL
Apresentação de Milú Villela Um instrumento para qualificar a intervenção no campo cultural e orientar a formulação de políticas públicas.
.9 DA OPINIÃO AO DADO
Artigo do professor Teixeira Coelho, da USP, apresenta as opções conceituais e metodológicas para o Observatório Itaú Cultural.
.13 A CONSTRUÇÃO DE INDICADORES PARA A CULTURA Entrevista com Jurema Machado Coordenadora de Cultura da Unesco no Brasil defende a ampliação das pesquisas no campo cultural e define os indicadores para as políticas públicas de cultura.
.19 A EXPERIÊNCIA INTERNACIONAL E A CRIAÇÃO
DO OBSERVATÓRIO ITAÚ CULTURAL Especialistas apresentam experiências de observatórios culturais e outras instituições de pesquisa no campo da cultura e da arte.
.29 NOTAS SOBRE AS INDÚSTRIAS CULTURAIS
Arte, criatividade e economia Comunicação do professor Enrique Saravia, da FGV/Rio, propõe um conceito operacional de cultura.
.34 OBSERVATÓRIO CULTURAL
Ferramenta democrática de ação política Paul Tolila, inspetor-geral de Relações Culturais do Ministério da Cultura e da Comunicação da França, sugere missões e campos de ação para o Observatório.
.43 EXPERIÊNCIAS DE ALGUNS OBSERVATÓRIOS CULTURAIS
Para a melhoria das políticas e desenvolvimento do setor cultural Artigo de Octavio Getino, coordenador do Observatório de Indústrias Culturais de Buenos Aires, destaca a experiência de instituições de pesquisa na América Latina.
.53 AGENDA 21 DA CULTURA
Aprovada no Fórum Universal das Culturas – Barcelona 2004, a Agenda 21 da Cultura é documento orientador das políticas públicas de cultura, estabelece princípios, firma compromissos e faz recomendações reconhecidas internacionalmente. .3