produtos E sErViços os produtos e serviços representam a maneira pela qual um Cm se comunica e se apresenta aos públicos interno e externo. a partir deles é possível vislumbrar não apenas o perfil de atuação do setor de memória de uma instituição, mas o legado que ela, como um todo, pretende deixar. são, portanto, essenciais quando se discutem as estratégias de atuação de Cms. nesse sentido, vale a pena frisar três questões centrais que devem ser consideradas quando da decisão de se optar por determinados produtos e serviços: •
qual é o perfil da instituição? a imagem que ela constrói de si deve estar fortemente articulada e em sintonia com o tipo de produtos e serviços gerados por seu Cm, já que essas iniciativas refletem sua identidade. nesse sentido, é essencial a elaboração prévia de uma política de atuação do setor, quando de sua implantação.
•
qual é o público que os produtos e serviços visam atingir? a intenção é alcançar o público interno ou o externo? acadêmico ou corporativo? É claro, ações voltadas a mais de um grupo podem coexistir dentro de um mesmo projeto; ainda assim, cada público tem características particulares que devem ser levadas em consideração.
•
de que forma o acervo histórico pode ser utilizado para a elaboração desses produtos e serviços? o acervo institucional pode ser submetido a diversos recortes temáticos (períodos históricos, biografias de fundadores, a história de determinado setor, produtos etc.) para que a partir deles sejam elaborados os produtos e serviços. as entrevistas de história oral, por exemplo, por sua dimensão de fonte de pesquisa, são essenciais para a elaboração de diversos tipos de projeto. os recortes temáticos e a ênfase em determinadas fontes (os documentos orais, textuais etc.) ajudam a delinear o perfil da atuação de um Cm e os seus objetivos. a seguir, uma relação de possíveis produtos e serviços, alguns mais tradicionais, outros inovadores; uns voltados principalmente ao público interno, outros dirigidos ao público externo. Pode acontecer de o mesmo produto ou serviço ser adequado a mais de um objetivo, ou seja, ter um caráter promocional, mas também ter um componente educativo, e vice-versa.
Produtos e serViços
61