Revista Mulher Determinada - Edição 10

Page 8

Terceira Idade

Corrida ajuda

saúde e bem-estar do idoso  ANNE MIRANDA redacao@mulherdeterminada.com.br

D

An ne M ira nd a

e acordo com o último senso do IBGE, em 2010, as doenças do coração ocupam o primeiro lugar no cenário de distribuição de doenças. Na população idosa esse risco aumenta por causa da idade. O problema mais comum enfrentado por essa população é a pressão alta, que junto com o colesterol e a diabetes são as principais causas do infarto. Além disso, segundo estudo realizado em 2015 pela Sociedade Brasileira de Cardiologia, as doenças do coração em idosos normalmente vêm associadas a outros problemas como depressão e mal de Alzheimer.

Dona Analice Rodrigues conquistou diversas medalhas ao longo dos anos

8|

O estudo ainda constatou que o fator que mais debilita os idosos não são os problemas cardíacos, mas a depressão que hoje ocupa o 6º lugar no ranking de doenças no Brasil. Por causa dos dados impactantes de enfermidades na terceira idade essa população aderiu à atividade física regular como um meio de controlar os problemas de saúde. Analice Rodrigues começou a correr antes de entrar na terceira idade. Foram mais de 200 competições. Hoje, aos 64 anos, ela se prepara para fazer o Triatlo, uma combinação de natação, ciclismo e corrida. “O esporte significa tudo para mim e para a minha saúde”, destaca a aposentada. Ela acredita que os exercícios físicos ajudaram nas doenças comuns nessa fase da vida. “Eu indico a corrida para todas as mulheres que estão na menopausa, porque os sintomas desaparecem”, revela a idosa que participa de um grupo de corridas da cidade de Santo André. Sabemos que a prática regular do atletismo apresenta inúmeros benefícios como melhora da pressão arterial e problemas cardiovasculares, regularidade do sono, diminuição da sobrecarga nas articulações, redução de peso, entre outros. Mas para Analice, a atividade vai além. “A corrida me dá ânimo, ajuda muito na minha autoestima”, conta a atleta.

Cuidados Apesar da corrida ser indicada para a terceira idade, é necessário tomar alguns cuidados, principalmente se a pessoa desejar iniciar os exercícios depois dos 60 anos. De acordo com Eva Bettine, gerontóloga formada pela USP e Vice Presidente da Associação Brasileira de Gerontologia, “primeiro a pessoa deve começar aos poucos, com caminhada, depois ir para trote (corrida leve), em seguida corrida e trote juntos, para então ir para as corridas de pequena e média distância”. Para Eva o benefício da prática esportiva vai além da saúde física. “O esporte ganha a importância de se evitar o isolamento social, a tendência à depressão, insônia e melhora da autoestima”, revela a gerontóloga. Ela ainda garante que a corrida em si “provoca no idoso a sensação de superação, de desafio constante e conquistas”.


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.