Page 1

Ano 4 | Edição 14 | 2017

LUCIANA ZANON

FALA DA FAMÍLIA E DOS DESAFIOS DE SER MÃE NA ADOLESCÊNCIA Pág. 13

Política Ações das primeiras-damas do ABC em 100 dias de governo

Empreendedorismo Confira as histórias de mulheres que conquistaram sucesso

Pág. 16

Pág. 08

Turismo Cresce o número de brasileiras que viajam sozinhas |1

Pág. 21


2|


Gastronomia

Doces deliciosos do clássico ao especial

Aprenda como fazer um saboroso doce de banana e madelenes de laranja nANA TOMAZONI redacao@mulherdeterminada.com.br

A

renomada Chef de cozinha Ana Tomazoni possui carreira sólida e vasta bagagem cultural. Ela passou pelas escolas Le Cordon Bleu de Paris, na França e NO Baipai e Blue Elefant em Bangkok, na Tailândia. Sua cozinha é marcada por receitas super versáteis e simples de serem executadas. Nesta edição da revista Mulher Determinada, a Chef traz a deliciosa receita do tradicional doce de banana em duas versões e o especial da tradicional culinária francesa, madelenes de laranja.

DOCE DE BANANA

MADELENES DE LARANJA

Di vu lga çã o

Divulgação

Ingredientes: • 1 xícara (chá) de açúcar • 8 bananas bem maduras • suco de 1 laranja. *Opcional ½ xícara de chocolate meio amargo ou ao leite. Modo de Preparo: 1- Bater no liquidificador a banana e o suco de laranja. 2-Em uma panela grande coloque o açúcar e deixe formar caramelo 3- Despeje então a banana batida, mexa até soltar o fundo da panela. 4- Opcional: Se quiser com sabor chocolate, coloque o chocolate picado e mexa até estar bem cremoso, ainda no fogo. 5- Desligue deixe esfriar. 6- Pode ser utilizado em recheios ou como sobremesa.

Ingredientes: • 200g de manteiga integral sem sal • 200g de açúcar confeiteiro • 80g de farinha de trigo • 80g de farinha de amêndoas • 5 unidades de claras de ovos 60g • 2 colheres de sopa de mel • 1 colher de sobremesa de Fermento em pó • Raspas de laranja (a gosto) Modo de Preparo: 1- Coloque a manteiga em uma panela em fogo médio e deixe derreter até ficar levemente dourada “beurre noisette” (manteiga na cor das avelãs). Retire do fogo e deixe esfriar. 2- Bata os ovos e o açúcar até obter um creme claro. 3- Junte o mel, as raspas e a manteiga. Adicione as farinhas e o fermento e misture somente até homogeneizar, por último misture a manteiga. 4- Leve a massa à geladeira por pelo menos 1h. Asse em formas de madeleines untadas e enfarinhadas até dourar (170°C). Desenforme, deixe esfriar.

Serviços: Tel:11.4121-5315/11.4123-2189 email:amrtomazoni@gmail.com Site: www.saboresabergastronomia.com.br Facebook: Ana Tomazoni e Sabor&Saber Dra. Ana Maria Tomazoni Doutora em Educação pela PUC-SP

|3


Expediente/Índice

Redação Exata e Evolução Jornais e Revistas Ltda. ME CNPJ 12.807.738/0001-44 (11) 2897-5311 | (11)97240-3561 E-mails md@jornalexata.com.br exata@oli.com.br Diretora Administrativa Luisa Lucio da Silva Departamento Jurídico Dra. Eurli Furtado de Miranda Repórteres Amanda Zanachi Carolina Martinez Rafael Sanches Madjarof Nesta edição tivemos a colaboração de Jaqueline Ribeiro.

03 GASTRONOMIA 05 SEGURANÇA 06 SAÚDE 10 DETERMINADAS 12 MODA 20 ESPORTE 21 TURISMO 22 MÚSICA 24 MÃES 26 COMPORTAMENTO 28 CAMAROTE VIP 30 BELEZA/HORÓSCOPO

Diagramação Amanda Zanachi Fotografia Nesta edição tivemos a colaboração de: Amanda Zanachi, Rafael Madjarof, Jaqueline Ribeiro e Carolina Martinez. Circulação:_ Grande ABC e São Paulo (Capital e Interior) Impressão:

08

A Revista Mulher Determinada é uma publicação bimestral, do

Fernanda Amaral e Letícia Piagentini: paixão pela marcenaria

DIVULGAÇÃO

As matérias e artigos assinados não expressam a opinião desta Revista.

13

4|

Luciana Zanon fala da família e dos desafios de ser mãe adolescente

16 Ações das primeiras-damas em 100 dias de governo

Editorial

Luisa Lucio da Silva Diretora do Grupo Exata e Evolução

O

lá Mulheres Determinadas! Entramos no mês das Mães, um mês especial em que prestamos nossas homenagens a todas as rainhas e guerreiras que lutam com unhas e dentes pelo seu maior bem: seus filhos. E para comemorar esta data tão importante, a revista Mulher Determinada traz um especial com Luciana Zanon, mulher do vereador Pery Cartola. Traremos também histórias de Mulheres empreendedoras que exercem novas funções no mercado como organizadora doméstica e outras que atuam até mesmo em áreas como marcenaria e mecânica. Não deixe de conferir as deliciosas receitas de Ana Tomazoni e nossa nova coluna “Mamãe e Bebê”. Acompanhe ainda nesta edição o trabalho da Mulher Determinada Thainara Morales. A psicopedagoga realiza atendimentos a crianças, adolescentes e idosos com dificuldades cognitivas. Boa Leitura e um Feliz dia das Mães!


Segurança

Cultura do diálogo familiar Divulgação

nRENATA LIMA renata.andrade@policiacivil.sp.gov.br / renatalacruppi@gmail.com

D

elegada de Polícia do estado de São Paulo, Renata Lima de Andrade Cruppi é formada pela Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo. Pós-graduada em Ciências Penais pela Universidade Anhaguera-Uniderp. Mestranda em Direito Público pela Fundação Getúlio Vargas. Fez curso de extensão em violência doméstica e familiar pela Escola Paulista de Magistratura. Exerce suas funções na Delegacia de Polícia de Defesa da Mulher de Diadema, coordenadora do Núcleo Especial Criminal na cidade. Idealizadora e coordenadora do Programa preventivo reflexivo “Homem sim, consciente também”, com índices positivos e expressivos na queda da reincidência no âmbito da violência doméstica e familiar, vez que seu objetivo é alcançar homens com perfis violentos, os quais aderem ao serviço oferecido, independente da existência de boletim de ocorrência, inquérito policial, processo ou antecedentes criminais.

Dra. Renata faz uma reflexão sobre a cultura do diálogo familiar, pouco praticada, ante o excesso de compromissos de cada membro deste núcleo, aliado às cobranças sociais, impedindo que todos tenham momentos diários em comum. Conversas entre pais e filhos os aproximam, permitem a formação do respeito e confiança. A Delegada acredita que a violência nos lares é alta, motivado pelo descontrole emocional, na falta de autoconhecimento, da necessidade de se enquadrar aos modismos capitalistas, dificuldade de desligamento do sistema patriarcal, machismo exacerbado, etc., gerando uma destruição imperceptível ao longo do tempo. Os indivíduos que mais sofrem dentro de um lar desestruturado são as crianças, adolescentes e as mulheres (companheiras, esposas, filhas, genitoras, etc.), pois, são vistas, e se portam muitas vezes, como vulneráveis, subjugáveis e hipossuficientes. Ressaltou que, nos dias atuais, muito se fala em violência doméstica e familiar, na aplicação da Lei n.º 11.340/06, nas medidas protetivas de urgência, porém, não há uma reflexão sobre os motivos que levaram aos atos violentos dentro de um lar, como identificar ou como cessar sua instalação indesejada. Para Dra. Renata, embora o tempo livre seja escasso, é possível desenvolver a cultura do diálogo, pois, conversas de qualidade são mais relevantes em relação à quantidade de horas, ou seja, não há problema de cada membro do núcleo familiar ficar em tempo integral em seus compromissos, quer seja numa escola, cursos ou trabalho efetivo, desde que, dentro da rotina, seja separado um momento para se reunirem, se olharem, se reconhecerem e reafirmarem seus laços de afeto. ˙

|5


Saúde

Psicopedagoga desenvolve trabalhos através da Terapia Assistida por animais nRAFAEL MADJAROF redacao@mulherdeterminada.com.br

T

hainara Morales é psicopedagoga clinica e neuropsicopedagoga e realiza em São Bernardo trabalhos de atendimento a crianças, adolescentes e idosos que tenham alguma dificuldade cognitiva. O projeto Acessível Especialidades Terapêuticas e Reabilitação, foi criado pela própria Thainara e começou na Rua Paulo Di Favari, 716, Vl. Caminho do Mar. Com a expansão do programa a instituição passou a visitar lugares, permitindo que as crianças especiais recebessem o atendimento sem cobrança de custos. Porém, para os que têm condições de ajudar no crescimento do projeto, a instituição cobra valores acessíveis.

O projeto atende as crianças em áreas de especialidades como psicologia, psicopedagogia, nutrição, fisioterapia, musicoterapia, coordenação motora e entre outras especialidades. Além disso, há a terapia assistida por animais como coelho, hamster, porquinho da índia, cobras, iguana e coruja. Todos os animais são treinados para receber as crianças especiais e auxiliá-los nas atividades.

Revista Mulher Determinada (MD): Como funciona esse processo de terapia assistida e qual a faixa etária dessas crianças? Thainara Morales (TM): A maioria tem Divulgação entre oito e 13 anos, embora tenha um idoso com principio de Alzheimer. São intervenções na psicopedagogia clínica, chamado de intervenções psicopedagógicas assistidas por animais MD: Qual é o desenvolvimento das criança nesta terapia? TM: Tem crianças que não aceitam

6|

o método clínico, no qual eu aplico uma atividade de psicopedagogia que lida com o processo de aprendizagem. Comecei a ver essa queda de rendimento, e como sempre gostei de animais estudei o que eles poderiam agregar no aprendizado dessas crianças. Então uso as lições de psicopedagogia para poder auxiliar no processo de aprendizagem e faço diversas atividades. MD: É uma adaptação fácil e rápida para a criança? E existe um bom relacionamento entre o animal e a criança? TM: Antes de iniciar o trabalho com o animal fazemos uma projeção para que se tenha o conhecimento como, de onde ele vem, conta-se histórias lúdicas e fazemos um trabalho de dois meses para que depois a criança tenha de fato um contato com o animal. Não existe um problema de relacionamento da criança com o animal, porque a maioria já sabe que trabalharão na companhia de um bichinho, tudo o que é dito envolve diretamente o animal. MD: Quais são os animais mais utilizados no seu sistema? TM: Cada criança tem um perfil para se trazer um animal diferente. Para uma criança agitada, trazemos um animal lento, por exemplo, um cachorro que seja treinado e vai se comportar. ˙


Saúde

Saúde Feminina

B

em, se fossemos escrever realmente sobre as mulheres certamente não haveria espaço suficiente. Sou casado há quase 27 anos e tenho três mulheres fantásticas em minha vida: minha esposa e duas filhas lindas. Por minha experiência, não somente como marido, mas também como Geneticista, acredito que as mulheres sejam o sustentáculo de nossos lares, o pilar que nos sustenta e nos dá direção. Calma homens, não estou discrimiando ninguém e falando nada demais. Simplesmente presencio que as mulheres foram feitas de um modo diferente, porque não dizer especial? Por que disso? Vejam, elas tem o terrível hábito de cuidar dos filhos, dos maridos, dos sogros e sogras, dos pais e de quem precisar – mas usualmente, esquecem de uma única pessoa – elas mesmas! E por que pensamos em um exame genético específico para as mulheres? Muitos fatores afetam as pessoas em sua saúde e bem estar, incluindo nutrição, exercícios, peso corporal e pré-disposi-

ções para uma série de condições de saúde. Contudo, as mulheres passam por situações únicas como gravidez, menopausa e outras condições ginecológicas. Para que uma mulher obtenha saúde e bem-estar ótimos, é importante que ela compreenda como seu perfil genético pode estar afetando o modo como seu corpo utiliza energia e nutrientes, bem como ele responde a certos alimentos, dietas e exercícios . A composição genética da mulher também pode fornecer informações precisas sobre as condições de saúde comuns a que ela posui pré-disposição, bem como outras informações que podem ser úteis durante toda a sua vida. Com o intuito de conquistar melhor saúde e bem estar, é importante para ela, mulher, entender que ela possui uma genética única que pode afetar como seu corpo utiliza energia e nutrientes, assim

Dr. Marcelo Vanucci Leocádio CRBM 3047

DNALIFE – Instituto de Pesquisas & Medicina Diagnóstica Ltda. Rua São Gualter, 433, Alto de Pinheiros São Paulo, SP Contato: Tel (11) 3021-3704 contato@dnalife.com.br/ www.dnalife.com.br

como responde a certos alimentos dietas e exercícios. Possuímos um teste geral abrangente de saúde e bem-estar que analisa uma variedade de marcadores genéticos que podem fornecer aos médicos informações valiosas sobre as necessidades dietéticas e nutricionais de uma mulher, quais exercícios seriam ou não recomendados, resposta potencial a vários medicamentos e risco de desenvolver novas doenças. BENEFÍCIOS PARA A MULHER COM O DIAGNÓSTICO GENÉTICO O perfil genético único de uma mulher, fornecido no teste Healthy Woman DNA In-sight, capacita os médicos com informações importantíssimas para ajudar a orientar seus pacientes em como conquistar metas desejáveis de peso e melhores condições de saúde. Saúde e Bem estar a todos! ˙

|7


Empreendedorismo

Empreendedorismo feminino ganha força no ABC

Mulheres mostram força, ousadia e estratégia para conquistar espaços nos mais variados setores Divulgação

n JAQUELINE RIBEIRO

D

redacao@mulherdeterminada.com.br

urante anos o ABC foi considerado a terra dos metalúrgicos. No entanto, muitas mulheres estão empreendendo e mudando a cara da economia da região. Devido a esta nova realidade econômica, existem diversos grupos de apoio às mulheres, como o "Mulheres que Decidem" e o "Mulheres Empreendedoras", que visam auxiliar suas participantes no processo de profissionalização e até na gestão dos seus projetos. Segundo Carolina Aguiar, Embaixadora do "Mulheres que Decidem" na região do ABC, os grupos de empreendedorismo feminino têm como missão

ajudar as empresárias desde a formalização da empresa até o planejamento estratégico. Ainda segundo a embaixadora, o empreendedorismo feminino está em processo de amadurecimento. Fernanda Piva é empreendedora e fundadora da Bella Ordine, empresa de organiza-

nCAROLINA MARTINEZ redacao@mulherdeterminada.com.br

Berenice Josefa dos Santos de 68 anos mora no bairro Vila Vivaldi em São Bernardo há 62 anos. Cerca de 22 anos atrás, a atual empresária teve um “empurrãozinho” do filho Ricardo, que trazia os amigos para 8|

casa após as partidas de futebol para fazer churrasco, e inaugurou o “Bar da Berê”. Com o tempo o “Bar da Berê” cresceu e além de se tornar um espaço para curtir o tradicional samba, virou ambiente para realização de festas e comemorações.

o açã ulg Div

Mulher de sucesso!

ção de residências. Para ela o desafio de empreender na região é a dificuldade da população aceitar o novo e se desprender de fatores culturais. “A região do ABC é muito promissora, porém necessita de investimentos em cultura, entretenimento e fóruns de debates”, explica.


Empreendedorismo

Lugar de mulher é onde ela quiser Com atuações antes taxadas como masculinas empreendedoras do ABC vencem preconceitos e ganham espaço n JAQUELINE RIBEIRO

C

redacao@mulherdeterminada.com.br

riada em 2015, em uma garagem na cidade de Santo André, a Lumberjills nasceu da inquietude de duas jovens que queriam explorar a veia empreendedora e a paixão pela marcenaria. Leticia Piagentini e Fernanda Amaral Sanino se conheceram quando trabalhavam em uma multinacional e, como gerentes de vendas, acabaram se tornando amigas. Leticia foi a primeira a colocar a mão na "tábua", em 2014. Começou a criar algumas peças e a se especializar na área. Fez cursos de desenho e construção de móveis e tapeçaria. Logo depois, foi a vez de Fernanda realizar os mesmos cursos. A proposta da Lumberjills é ser uma oficina de marcenaria e tapeçaria criativa, que trabalha de forma artesanal, ou seja, tudo é feito com muito cuidado e carinho, com dedicação e aten-

o çã lga vu Di

ção especiais a cada peça elaborada. "Cada peça é feita, desde a concepção da ideia, pela dupla. Tudo é feito por nós na verdade: contato com os clientes, posts em redes sociais, visitas, negociações, fechamentos, medidas, execução das peças, acabamento, instalação... absolutamente tudo. Oferecemos peças diferentes do convencional e a possibilidade de o cliente conseguir fazer algumas peças que sonha, mas que não encontra por aí. Também criamos alguns itens de decor, mas o nosso forte hoje são as peças sob medida para cada cliente, peças exclusivas", explica Leticia. Um dos principais diferenciais da oficina, além de ter duas mulheres marceneiras, é atender o que a maioria das marcenarias e tapeçarias não atendem. "Hoje, as marcenarias dificilmente atendem clientes que querem uma peça menor, como apenas um gabinete de banheiro. E é isso que nós fazemos questão de atender. O segundo diferencial, não proposital, mas que nos destaca, é a questão de sermos 2 mulheres num mercado tradicionalmente dominado por homens. Muitos clientes nos escolhem apenas por essa razão", diz Fernanda. Quando abriram a marcenaria, a ideia não era levantar a bandeira do feminismo, mas em uma área dominadas por homens, elas tiveram que abrir o caminho, e em algumas ocasiões sofrem preconceitos. "Nunca sofremos desconfianças dos clientes, a dúvida vem dos fornecedores, que muitas vezes não acreditam na nossa qualificação". O investimento inicial para abertura da oficina foi de R$ 50 mil e, no último ano, mesmo com a crise, os pedidos triplicaram. Em média, elas recebem 20 pedidos por mês, que variam de um simples quadro para guardar rolhas até um projeto para varanda gourmet. A expectativa de crescimento da empresa para 2017 é de 20%. ˙

Di vu lga çã o

Força da Mulher fará diferença na região odas, chaves de fendas, macaco, estes são os acessórios que compõe a rotina de Ingrid Leite, proprietária e mecânica da oficina Mundo dos Pneus, localizada na cidade de Diadema. Para a mecânica, o desafio de atuar no ABC é lidar com o machismo, que infelizmente ainda predomina, principalmente na área do automobilismo. “Antigamente o ABC era a terra das metalúrgicas, mas hoje podemos ver que a região está se modificando. Por isso, acredito que este é momento das mulheres conquistarem o seu espaço”, explica. A mecânica relata que quando chegam à oficina, os clientes pensam que ela é apenas a secretária. “Quando eles veem que sou a proprietária e executo os serviços ficam bastante surpresos e quando são mulheres, o sentimento é de confiança em relação ao valor do orçamento, já que muitos mecânicos adoram mentir para elas “. Para Ingrid que está acostumada a lidar com o preconceito e com a desconfiança, o segredo do sucesso é ser paciente, persistente e ter uma boa visão de mercado. “Eu investi em uma oficina mecânica no ABC porque acredito no crescimento do segmento na região. Vejo ótimas oportunidades de atuação nessa área. Tenho certeza que haverá um grande crescimento e nós, mulheres, ainda vamos conquistar nosso espaço no ABC”, finaliza. ˙

R

|9


Instituto da Mulher Brasileira e MD formam uma nova parceria !!!

P

rojetos Sociais, idealismo e causa social são alguns dos elementos mais identificados com o trabalho realizado durante anos pelo Instituto Pró Mulher através de sua Presidenta a Sra. Luisa Lúcio da Silva e sua equipe. Diante disso e procurando o melhor para o desenvolvimento de Projetos Sociais é que o Instituto da Mulher Brasileira fechou uma parceria com a MD Assessoria e Consultoria de Projetos Sociais da cidade de São Paulo, que também é representante da Associação Brasileira de Projetos Sociais no país com sede em Brasília. A parceria irá ajudar diversas Organizações da Sociedade Civil – OSC das cidades do ABCD a conhecer melhor as mudanças dos repasses de recursos oriundos dos Governos Federal, Estadual e Municipal em relação as antigas Associações, ONG´s e demais instituições sem fins lucrativos. Além de que o Instituto da Mulher Brasileira irá ajudar essas instituições sem fins lucrativos conhecer mais sobre a Regularização de Documentos, Elaboração de Projetos, Captação de Recursos e Prestação de Contas de acordo com as mudanças propostas pela Lei 13019/2014. “Essa parceria com as equipes da MD e da ABPS será um marco no Terceiro Setor do ABCD, pois iremos planejar e orientar as mulheres na área social a enxergarem as oportunidades que o Terceiro Setor oferece” afirma Luisa Lúcio – Presidente do Instituto da Mulher Brasileira. Segundo Mayumi Hirata, Presidente da MD, será um grande prazer mostrar onde tem Recursos para as entidades do Terceiro Setor do ABCD. “Iremos junto com o Instituto da Mulher Brasileira, ajudar a quem realmente faz o social” disse. O Instituto da Mulher Brasileira fica na Rua Atlântica, 50 – Jardim do Mar, São Bernardo do Campo, ou pelos telefones (11) 972403561 ou (11) 2897-5833 ˙ 10 |

Di vu lga çã o

CONHEÇA MAIS SOBRE O INSTITUTO PRÓ-MULHER E SUA IDEALIZADORA!

L

uisa Lucia da Silva é natural de Boa Viagem, no Ceará. Chegou ao ABC em 1982. É idealizadora de veículos de comunicação e responsável pelo Instituto da Mulher Brasileira. Fundado em 2004, o Jornal Divulgação Exata tem o objetivo de informar as sete cidades do grande ABC paulista. Com grande influência na política, publica fatos de toda a região, sempre com credibilidade e informação. Em 2010, Luisa fundou a Revista Evolução trazendo ao público, além de muita informação, o entretenimento, o turismo e o lazer. A Revista Mulher Determinada foi lançada em 2013 por Luisa com o objetivo de divulgar as mulheres da região, levantando a bandeira do papel feminino. A primeira edição da Revista foi publicada, após a 1° etapa do Circuito Corrida e Caminhada Mulher Determinada, idealizado também por Luiza, na intenção de valorizar a mulher na sociedade. O projeto tem objetivo de mostrar a conscientização e o combate à violência contra a mulher, além de doenças cardiovasculares e da prevenção do câncer de mama. Unindo as mulheres de toda a região. Diante inúmeros relatos testemunhados por diversas mulheres na região do Grande ABC e do Brasil, Luisa criou o Instituto da Mulher Brasileira com o objetivo de proporcionar qualidade de vida para o público feminino, além de avançar na luta contra o machismo imposto nos dias atuais. Através da captação de verba para o projeto social, o Instituto da Mulher Brasileira tende a maximizar seu trabalho e proporcionar cada vez mais o empoderamento da mulher. ˙


| 11 |3


Tendências Inverno 2017

Moda

Acessórios

Roupas

Sobreposições

Decote Ombro a Ombro

Colar Tonen

Puffer Jackets

R$30

Brincos Artsy

Gola Alta

Pedraria Conjunto Tonen

Verde Militar

Calçados R$189,90

R$169,90

R$140

Bolsas Funny Bags

Veludo

Tênis Veludo Cisi

Mule Mule Cisi

Metalizados

Coturnos

Minimalistas

Coturno Branco Cisi

R$169,90

Bolsas Saddle Scarpin Cisi

Flatform Cisi

R$189,90

R$159,90

Bolsas Quadradas Cisi Calçados Rua Universal, 830 Jd. Hollywood São Bernardo do Campo - SP Tel: 4177-1141

12 |

Tonen Acessórios Rua Tiradentes, 1837 BL 04 São Bernardo do Campo - SP Tel:(11) 2786-7931

• Bolsa Cisi R$309,90


Especial Dia das Mães

Em homenagem ao Dia das Mães conheça a história de Luciana Zanon, uma Mulher Determinada

| 13


w

Capa

Luciana Zanon: de a empreended Divulgação

A sintonia familiar e a troca de experiências é o segredo da família de Bárbara Zanon, Luciana Zanon, Pery Cartola e Bianca Zanon n JAQUELINE RIBEIRO redacao@mulherdeterminada.com.br

D

eterminada, decidida e apaixonada estas são as características da Luciana Zanon, mãe, empresária e esposa do Pery Cartola, presidente da Câmara de São Bernardo do Campo. Com uma história que foge dos padrões da sociedade, Luciana é a prova que é possível sim uma paixão adolescente dar certo. Luciana e Pery começaram a namorar na adolescência, ela com treze e ele com quinze, quando cursavam o Ensino Fundamental no Colégio Barão de Mauá, em São Bernardo do Campo. O susto veio após dois anos, Luciana, então com 15 anos, descobriu que estava grávida de

14 |

gêmeas. "Foi uma surpresa, porém a gente se gostava demais e apesar do susto, ficamos muito felizes. Nunca tínhamos pensado na possibilidade de serem gêmeos, uma vez que não temos caso nas famílias", relata. No início, a notícia da gestação gerou um certo medo. Afinal, Luciana ainda era uma adolescente, cursando a oitava série, mas logo o medo foi perdendo espaço para vontade de ser mãe. "No momento da notícia da gravidez já nasceu uma nova mulher. Eu não tive dificuldades para ser mãe. Eu sempre tive o instinto materno. Quando elas nasceram eu fazia tudo sozinha, não solicitava ajuda. Uma amiga até costuma dizer que eu te-

nho a síndrome da Mulher Maravilha, porque eu acho que posso fazer tudo sozinha", explica. Após o nascimento das gêmeas, Luciana continuou morando com os pais e, segundo ela, esta decisão foi acertada, uma vez que ainda estava na escola e contar com o respaldo da família no momento era muito importante. Luciana e Pery se casaram quando as meninas Bárbara e Bianca, já tinham quatro anos. Não casar no momento da gestação foi outra decisão acertada, na opinião dela. "Amadurecemos muito durante este período. Eu e o Pery crescemos juntos, acho que por isso nossa relação é tão bacana. Só deu certo porque nunca faltou muito amor e muita tolerância", diz Luciana De adolescente para mulher Luciana afirma que a maternidade a transformou totalmente. Quando soube da gravidez, ela


Capa

mãe na adolescência dora de sucesso conta que nasceu uma mulher. "Sim, uma mulher! Pois até então eu era apenas uma adolescente". Para a empresária, ser mãe é fantástico. Claro que no começo foi difícil, afinal era uma adolescente cuidando de dois bebês, porém a pouca idade também ajudou Luciana levar a rotina de uma maneira leve, nada era visto como um problema. Hoje, Luciana, Bárbara e Bianca são melhores amigas. Elas estão sempre juntas. Muitas vezes, de acordo com a empresária, os papeis são invertidos, e as gêmeas fazem o papel de mãe, devido à preocupação e o cuidado com ela. Jantar a mesa é segredo da sintonia da Família Pery Cartola União e troca de experiências são ingredientes que não faltam na rotina da família Pery Cartola. "Somos muitos próximos. Gostamos de partilhar o nosso dia a dia e pelo menos uma vez por semana jantamos juntos para

poder conversar. Isto nos mantém conectados", explica Luciana. Os gostos musicais também unem a família. Pery sempre foi colecionador de CD´s, particularmente de rock, e hoje as gêmeas curtem as mesmas músicas que o pai. Perguntamos para a Luciana quais são os desafios de ser casada com uma figura pública. Ela respondeu que o marido é o homem mais determinado que ela conhece. "Ele respira trabalho! É o primeiro a sair e o último a chegar. Depois que chega ainda continua trabalhando pelo telefone e nas redes sociais. Pra ele não tem sábado e não tem domingo, ele faz o que ele ama e por isso vive motivado. Meu papel é apoiar, estar presente quando possível". Divulgação

Div ulg açã o

A marca Lu Zanon Sempre apaixonada por artesanato e trabalhos manuais, Luciana já fazia, aos 12 anos, ponto cruz. Herdou a habilidade da avó e da mãe. Em 2005, a empresária se matriculou em um curso de corte e costura na Prefeitura de São Bernardo do Campo. Durante o processo, aprendeu a confeccionar bolsas e ficou encantada. "Pedi ao Pery para comprar uma máquina para mim, parcelamos em dez vezes e logo começaram as primeiras vendas". Div ulg açã As primeiras compradoras foram as o amigas que viam as bolsas nas redes sociais e adquiriam. Logo as vendas foram aumentando. Assim, foi possível investir em maquinários e hoje a Lu Zanon vende bolsas e acessórios de diversos modelos. Mesmo com a crise que o Brasil está enfrentando, Luciana está otimista em relação ao futuro da sua marca. "A fase é difícil, mas temos que fazer desse limão uma limonada. Estou repleta de ideias e novos projetos", finaliza. ˙

| 15


Política

Andreia Rios

primeira dama de Mauá Foto: Caio Arruda/ PMM

Foto: Roberto Mourão/ PMM

A primeira-dama liderou a criação do Programa Mauá Mulher, e trouxe a carreta Mulheres de Peito

Foto: Roberto Mourão/ PMM

Atila Jacomussi, Andreia Rios e Izabel Entrega de cestas básicas para moradores Prefeito Garcia, assessora técnica da Lu Alckmin

n AMANDA ZANACHI / RAFAEL MADJAROF

A

redacao@mulherdeterminada.com.br

ndreia Rolim Rios é esposa do prefeito de Mauá, Atila Jacomussi e possui formação superior completa em Ciências Contábeis. No governo do marido Andreia assumiu a secretaria de Fundo Social de Solidariedade e antes de assumir o cargo já havia desenvolvido ações solidárias, como arrecadações de mantimentos e materiais de apoio aos mais necessitados. Andreia também se destacou em campanhas com arrecadação de comida e medicamentos para resgate e doação de animais em situação de rua. Como primeira-dama, Andreia retomou em Mauá programas do Fundo Social

16 |

de Solidariedade e o curso gratuito de Panificação para Jovens mauaenses. A frente do Fundo Social de Solidariedade liderou a criação do Programa Mauá Mulher que levou a carreta Mulheres de Peito para a cidade e atendeu três mil mulheres que puderam fazer exames de prevenção ao câncer de mama. Para auxiliar a vinda de políticas públicas de iniciativa social para toda a região, Andreia em parceria com outras primeiras-damas do ABC reuniram-se para

decidir projetos conjuntos de melhoria social. Para finalizar, após as fortes chuvas que atingiram a cidade no início deste mês, Andreia contatou a primeira dama do Estado, Lu Alckmin, para trazer recursos para as famílias que tiveram problemas por conta da enchente que atingiu a região do Zaíra. O Fundo Social de Solidariedade do Estado enviou, então, uma carreta de provisões que foi entregue à população pessoalmente pela primeira dama. Os moradores atingidos pela calamidade receberam cestas básicas e colchões. ˙


Política

Carla Morando: ações

como primeira dama de São Bernardo Divulgação

C

arla Sardano Morando é a primeira-dama do prefeito de São Bernardo do Campo, Orlando Morando. É formada em fisioterapia pela UniABC e pós-graduada na área de cardiorrespiratório e saúde da mulher na FMU, mas apesar de sua formação trabalha como empreendedora. Assumiu oficialmente a presidência do Fundo Social de Solidariedade no início do governo Morando. No festival de Verão do Riacho Grande, Carla foi peça chave para que as seguintes instituições pudessem participar do evento: Associação Cristã Mamãe Clory, Núcleo de Apoio ao Pequeno Cidadão, Centro Comunitário das Crianças Nossa Senhora de Guadalupe , Comunidade Padre

Pio e CASA- Comunidade De Amparo Social Asilar. A primeira dama esteve presente no Palácio dos Bandeirantes na Reunião de Trabalho com primeirasdamas e presidentes de fundos municipais da Grande São Paulo a convite Lu Alckmin. O objetivo da reunião era buscar parceria/recursos junto ao governo do Estado para projetos do Fundo Social de Solidariedade de São Bernardo. Carla participou de duas reuniões importantes a primeira no São Bernardo Plaza Shopping em parceria com a empresa BR Malls (organizadores da Loja vazia dentro do shopping) para que se inicie a Campanha do

Agasalho começo de junho. A segunda acertou com as Secretarias do Município para estabelecer ações conjuntas com a finalidade de arrecadações para o Fundo Social. A primeira dama se reuniu com grandes montadoras da cidade para discutir projetos sociais, na Fundação Volkswagen foram apresentados os Projetos para a Primeira Dama com a finalidade de estabelecer uma parceria e apoio aos projetos existentes e desenvolver ações conjuntas em prol de São Bernardo do Campo, na Scania haverá parcerias para desenvolver projetos em conjunto com o Fundo Social de Solidariedade.

| 17


Política

Primeiras damas

Santo André e São Caetano do Sul n AMANDA ZANACHI / RAFAEL MADJAROF redacao@mulherdeterminada.com.br

A

Divulgação

na Carolina Barreto Serra é casada com Paulo Serra, prefeito eleito de Santo André, em 2016. A primeira dama possui formação superior em direito e é professora universitária, Ana Carolina sempre teve fortes ligações com diversos projetos sociais, além disso, foi idealizadora da criação do programa de qualificação profissional para adestradores e passeadores de cães. Ana Carolina é presidente do Núcleo de Inovação Social, que tem como objetivo fortalecer processos coletivos de aprendizagem que consolidem Santo André como uma cidade com cidadãos vivendo de forma justa, honesta e com igualdade, por meio de programas, ações e projetos que permitam de forma inovadora enfrentar os problemas e necessidades sociais do município. Além disso, a primeira dama tem o trabalho de promover intercâmbios de conhecimentos e experiências com entidades públicas, privadas, organizações sociais e a sociedade em geral. No primeiro trimestre de governo do prefeito, Paulo Serra, a primeira-dama realizou ações através do Núcleo de Inovação Social. Entre elas a atuação do Núcleo e seus programas prioritariamente nas áreas de saúde, educação e geração de renda, visitam a hospitais, entidades e associações com o objetivo de conhecer o trabalho para estruturar ações sustentáveis que tragam melhoria de qualidade de vida de seus beneficiários e o resgate da atuação do Fundo Social de Solidariedade Municipal (FSSM). 18 |

D

enise Auricchio é primeira-dama de São Caetano do Sul, casada com o prefeito José Auricchio Júnior. É cirurgiã-dentista e mãe ão de dois filhos, a médica Divulgaç Isabella de 25 anos e do estudante de Direito Thiago de 23 anos, como primeira-dama Denise assumiu as ações do Fundo Social de Solidariedade de São Caetano do Sul. Entre os trabalhos desenvolvidos nesses 100 primeiros dias de primeira-dama, esta a publicação do Edital de Chamamento público para contratação de oficineiros para os cursos de capacitação profissional. Além da abertura de 200 vagas para 27 cursos nas áreas de artesanato/moda, beleza/estética e gastronomia, com capacitação para geração de emprego e renda. E o recebimento de aproximadamente 1500 kilos de alimentos que estão sendo distribuídos para famílias mais necessitadas, junto com a entrega de 135 kits de alimentos, também para essas famílias. Denise visitou o Fundo Social de Solidariedade de São Paulo para oficializar a parceria nos cursos de construção civil, aprimoramento da padaria artesanal e moda. Além disso, realizou ações como doação de roupas e brinquedos para a entidade Casa Padre Luis Scrosopi, doação de prendas para a Paróquia Sagrado Coração de Jesus e doação de roupas usadas para homens e mulheres do Lar Bom Repouso. Denise também desempenhou a reestruturação do espaço físico das instalações do Fundo Social, e a reorganização do voluntariado nas atuações das secretarias, de SESAUD/ SECULT/ SEDEF.


Política

Primeiras damas

Diadema e Ribeirão Pires Div ulg aç ão

C

aroline Rocha Michels, é a primeira-dama do prefeito de Diadema, Lauro Michels. Formada em Medicina Veterinária pela Universidade Metodista de São Paulo e MBA em Marketing pela Fundação Getúlio Vargas. No governo do marido trabalha na Secretaria de Assistência Social e Cidadania de Diadema. Presidiu o Fundo Social de Solidariedade de Diadema entre os anos de 2013 e 2016. Caroline se destacou na prefeitura de Diadema, por trabalhos realizados, na área da saúde principalmente o projeto Diademais Saúde que oferece terapias complementares gratuitas. No setor de construção civil, o Fundo Social apresentava aos alunos cursos profissionalizantes destinados a moradores de Diadema, com aulas práticas e teóricas. A primeira-dama de Diadema atuou em projetos como o Natal Iluminado que ofereceu aos munícipes atrações para todas as idades, durante os finais de semana da festa são montadas barracas com comes e bebes tradicionais e uma barraca do Fundo Social. Toda a renda é revertida para ações sociais e aquisição de material utilizado nas capacitações profissionais. Além disso, Caroline organizou diversos bazares beneficentes para compra de materiais e insumos usados nas atividades e nos cursos promovidos Div gratuitamente. ulg aç ão

F

lávia Dotto é a primeiradama do prefeito de Ribeirão Pires, Kiko Teixeira. Formada em Comunicação Social pela Fundação Armando Alvares Penteado (FAAP). Atuou em diversas áreas de Comunicação Corporativa, Imprensa, Relações Governamentais e Públicas em empresa multinacional do setor automotivo. Na gestão de Kiko é presidente do Fundo de Solidariedade Social de Ribeirão Pires, onde foi responsável por realizar a inauguração da nova sede do Fundo Social de Solidariedade municipal e realização da Eleição e Posse do Conselho Deliberativo do FSS. Além disso, Flávia visita as entidades assistenciais para fortalecimento das ações e a entrega de alimentos e roupas, totalizando de 2.700 peças de roupas e 1.100 quilos de alimentos a 12 entidades assistenciais. E criou diversas campanhas em parcerias com instituições para arrecadação de alimentos. Flávia participou no Palácio dos Bandeirantes da Reunião de Trabalho com primeiras-damas e presidentes de fundos municipais da Grande São Paulo a convite da Dona Lu Alckmin. O objetivo do encontro era buscar parceria/recursos com o governo do Estado para projetos do Fundo Social de Solidariedade de Ribeirão Pires. A primeira Dama também criou a Galeria das ex-primeiras-damas de Ribeirão Pires, resgatando a história do município, e instituiu em parceria com a Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social, o início dos cursos de corte e costura informática, padaria artesanal e maquiagem.

| 19


Esporte

Daniele Hypólito agora

é atleta de São Bernardo do Campo Após duas décadas defendendo o Flamengo, a ginasta Daniele Hypolito agora é atleta do A.D.C São Bernardo. Ela e o irmão Diego Hypolito defendem a equipe de ginástica da cidade. n JAQUELINE RIBEIRO redacao@mulherdeterminada.com.br

P

ara o secretário de esportes Alex Mognon, a parceria com a atleta é de extrema importância para a cidade. “Atualmente em São Bernardo está localizado em dos melhores complexos de excelência de ginástica do Brasil, que foi revitalizado no inicio da nossa gestão da cidade. E com isto, tivemos a oportunidade de estreitar relacionamento com os

Hypolito para eles representem a nossa cidade em apresentações oficiais”, explica. A parceria com a atleta olímpica é vital, pois existe hoje em SBC um grupo de formação de ginástica artística, no qual centenas de crianças estão em formação. “Na ultima seletiva recebemos duas mil crianças e adolescentes, selecionamos 500 que atualmente estão em processo de preparação para apresentação de alto rendimento”, diz o secretário. Ainda de acordo com o Mognon, receber uma atleta como Divulgação

A ginasta Daniele Hypolito, o secretário de esportes de São Bernardo Alex Mognon, Diego Hypolito e o prefeito Orlando Morando

20 |

a Daniele na equipe de São Bernardo é importante porque ela é um ídolo para a maioria das crianças, assim como é um espelho em relação a capacidade profissional , uma vez que a atleta relata as suas experiências para as crianças. Para a região do ABCD e principalmente para São Bernardo, ter uma atleta como a Daniele é um ganho no que se refere ao marketing e a visibilidade de cidade. “Com a parceria conseguimos apoio de entidades privadas, a fomentação de patrocinadores. Um exemplo é a parceria realizada com a Caixa Econômica Federal que está nos ajudando financeiramente patrocinando os irmãos Hypolito”. Daniele está retornando a região do Grande ABC, uma vez que a família Hypolito é de Santo André e no inicio da carreira os irmãos já treinaram na cidade paulistana de São Bernardo do Campo. E vem mais novidade por ai, além da parte esportiva, a família Hypolito também fechou uma parceria com São Bernardo para realizar ações sociais. O projeto visa abrir núcleos de iniciação de ginástica artística em diversos locais da cidade que levará no nome da família. ˙


Turismo

Número de brasileiras que viajam sozinhas atinge 17,8%

Divulgação

n RAFAEL MADJAROF redacao@mulherdeterminada.com.br

O

número de mulheres brasileiras que viajam sozinhas tem aumentado bastante, para que se tenha uma noção, em levantamento feito recentemente pelo Ministério de Turismo (MTur), a cada sete mulheres uma viaja sozinha, o que representa um percentual de 17,8%. Destinos Nacionais: Rio de Janeiro: A cidade Maravilhosa sempre é um local bastante procurado pelos turistas em todo o mundo. E não poderia O Cristo Redentor é um dos pontos turísticos mais procurados do Rio de Janeiro, além das praias de Copacabana ser diferente, a cidade contém uma turísticos entre os mais famosos: o Cristo diversidade cultural muito grande e como, o Obelisco de 400 anos da Redentor e o Pão de Açúcar. inúmeras praias maravilhosas. A capital fundação da cidade, a Casa Rosada palácio Destinos Internacionais fluminense oferece também inúmeros da Presidência Argentina e a Plaza de Bangkok - Tailândia: A capital passeios Mayo principal reduto de manifestações tailandesa tem crescido cada vez políticas na cidade e no país. mais no conceitodas viajantes, Paris - França: A cidade Luz é um dos locais o é uma cidade dual. Existem ã ç mais requisitados para visita no mundo. lga vu Di inúmeros templos E não é para menos, em Paris a visitante Budistas sendo os poderá se encantar com os diversos mais famosos: pontos turísticos entre eles: a Torre Eiffel, Wat Saket, Wat o Arco do Triunfo, o Museu do Louvre e a Pho e Wat Phra Catedral de Notre Dame. Kaew. E na área Istambul – Turquia: A única cidade urbana da do mundo dividida por dois continentes cidade há uma tem sido escolhida frequentemente pelas diversidade mulheres. Passado e presente estão cultural juntos nesse local, os antigos templos gigantesca, a religiosos e palácios reais contrastam Khao San Road com os restaurantes mega modernos e é o principal as lojas de design. reduto cultural Barcelona - Espanha: A capital da capital da da Catalunha é um lugar atraente Tailândia. para a viajante, é uma cidade bastante Buenos Aires rica no ponto de vista turístico, tem - Argentina: A capital lindas praias e parques. As obras do argentina costuma ser um arista Gaudi podem ser apreciadas em lugar mais acessível para quem inúmeras galerias de artes e museus Um dos pontos turísticos da Tailândia, o Grand Palace deseja viajar. Compontos turísticos espalhados por toda a cidade. ˙

| 21


Música

As meninas do sertanejo

Anna & Tiepo estão conquistando o mundo da música n REDAÇÃO redacao@mulherdeterminada.com.br

A

nna Ribeiro e Roberta Tiepo são as promessas do sertanejo feminino para 2017. Elas que se conheceram quando eram backing vocals do cantor Leonardo, se tornaram grandes amigas e com uma cumplicidade ímpar, tanto no palco quanto fora dele, resolveram unir seus talentos e formar uma dupla sertaneja. Apoiadas pelos amigos e colegas de trabalho, mesmo antes do lançamento oficial, se tornaram destaque no mercado de artistas do mundo sertanejo, que aguarda com muita expectativa o sucesso inevitável que está surgindo. Com vozes perfeitas, afinação impecável, um estilo único e uma produção de primeira linha, a dupla Anna e Tiepo, com certeza, será a nova revelação da música nacional. O CD que será lançado em junho de 2017, já vem com o peso de clássico, daqueles que lidaram os rankings das rádios e somam milhares de visualizações nas redes sociais. Acesse o site e fique por dentro do que vem por aí: www.annaetiepo. com.br Contato para shows: (11) 95486-2437 – André Ribeiro

Divulgação

22 |


Música Confira os trabalhos da dupla Anna & Tiepo Fotos: divulgação

Na gravação do programa "Elas comandam" A dupla se encontrou com o diretor e produtor da Record News musical, Eduardo Pepato

Anna & Tiepo fizeram show no restaurante Florestal em São Bernardo

Anna & Tiepo como backing vocals do As meninas são melhores amigas e Anna & Tiepo fazem em média quatros shows por mês levaram a parceria para os palcos cantor Leonardo

Roberta Tiepo e Livia Andrade são apresentadoras do programa Consultório Sentimental na rádio Band FM

A dupla em um dos seus shows no restaurante Florestal em São Bernardo

Anna & Tiepo abriram o show da cantora Marília | 23 Mendonça


Mães

Mães Empreendedoras Veja três histórias de mulheres e mães que conseguem conciliar filhos e trabalho Fotos: divulgação

Sabrina Nunes criou o site de vendas Francisca Joias n STEFANI PEREIRA/ JULIANA QUEISSADA redacao@mulherdeterminada.com.br

A

cada ano que passa o número de mulheres autônomas e empreendedoras cresce no Brasil. De acordo com o SEBRAE, o País possui cerca de 7,3 milhões de empreendedoras. Além disso, nos últimos 10 anos o número de negócios fundados pelo sexo feminino aumentou 21,4%. Os segmentos de interesse são distintos vão desde moda e acessórios até eventos e TI. É fato que com a geração Y ( nascidos após 1980 até meados dos anos 90) e Z (nascidos à

24 |

Leiza Oliveira é a dona das escolas Minds Idiomas

partir da década de 90) discute cada vez mais que carreira e felicidade devem andar lado a lado. Há diversas dicas de como transitar de carreira como economizar uma certa quantia, traçar um plano de tempo e fazer coaching. Entretanto, quando falamos de uma mudança de profissão/ofício e temos responsabilidades com outras pessoas, como filhos, o quadro se altera. Conheça três empreendedoras de segmentos completamente diferentes que conquistaram o tão sonhado equilíbrio família X trabalho.

Ana Gomes e Lívia Mangini criaram a empresa Magnólia Comunicação

Francisca Joias A empreendedora Sabrina Nunes, CEO do maior e-commerce de semijoias do Brasil - a rede Francisca Joias iniciou sua carreira vendendo picolé, roupas, foi garçonete e até cortou cana em Mato Grosso do Sul. A empresária mineira investiu 50 reais para vender bijuterias em um site terceirizado e após o sucesso resolveu criar sua própria loja online. Deu certo. Em um ano ela faturou o seu primeiro milhão e em 2016 ela faturou R$ 2,5 milhões. "Eu tenho uma filha adolescente, então a preocupação é enorme. Adolescente exige mais atenção, aprende muita coisa fora de casa, enfim eu tento equilibrar


carreira e vida pessoal constantemente”. A Francisca Joias é o maior e-commerce de semijoias do Brasil, com cerca de três mil peças à venda. A empresa nasceu do desafio de levar produtos de qualidade com preço acessível e serviços diferenciados para mulheres que buscam uma loja virtual diferenciada desde produtos até atendimento. A marca inovadora que comercializa acessórios online é especializada em brincos, anéis, pulseiras e colares, com design arrojado. Minds Idiomas Leiza Oliveira, dona da Minds Idiomas, começou a carreira de empreendedora costurando e vendendo lingeries para amigos e parentes com objetivo de fazer uma renda extra. Hoje, a rede Minds está com cerca de 70 unidades espalhadas pelo Brasil com faturamento de R$ 72 milhões. A escola promete um curso enxuto de 18 meses para quem pretende aprender inglês de forma rápida. “Mudei para os Estados Unidos com objetivo de ampliar meus negócios. Trouxe meus dois filhos comigo. Foi uma fase de adaptação e ainda é, mudamos a escola, amigos, idioma, é uma transição enorme para duas crianças”. Com nove anos de existência o segredo da

rede de idiomas Minds é a tecnologia. Com 70 escolas em todo país, a Minds foi à primeira rede a implantar o ensino do inglês em tablets mantendo os livros físicos. Com especialistas em captação de conteúdo, a CEO Leiza Oliveira, tem a consciência que a forma de aprendizado de cada criança e adulto é individual. Personalização e inovação são as palavras que movem franqueados e alunos da rede. O tempo de duração do curso da Minds é de 18 meses. Magnólia Comunicação A agência de eventos corporativos que nasceu em um quarto, pois as amigas de faculdade não tinham como arcar com despesas de aluguel, ficou no cômodo durante dois anos. A Magnólia nasceu em 2010 e já cresceu 590%. Em 2016 a empresa faturou R$ 1,3 milhão. O diferencial da Magnólia é a atenção dedicada e personalizada a cada cliente. Além da consultoria durante todas as fases do evento corporativo, a agência disponibiliza para o cliente o acesso a uma plataforma online para que ele acompanhe o passo a passo da concretização do trabalho. “Ficamos grávidas no mesmo período, falamos que nossos filhos são irmãos de mães diferentes”, brinca Ana Gomes.

A Magnólia Comunicação é uma agência inteligente que cria, planeja e executa eventos corporativos únicos e transformadores, fundada há seis anos por Ana Gomes e Lívia Mangini. Sediada em São Paulo, atua em qualquer região do país e oferece soluções personalizadas, independente do porte do contratante ou do projeto. Entre os serviços oferecidos estão: concepção, planejamento e execução de eventos corporativos; negociação e gerenciamento de fornecedores; e o serviço exclusivo de consultoria para alinhamento de demandas e conquista do objetivo final do evento. Atualmente a empresa tem em seu portfólio clientes como Autodesk, Duke Energy, EF EnglishTown e Air Liquide, entre outros.

| 25


Comportamento

Mamãe e Bebê

Dica da Pediatra

Sessão de Fotos

o açã ulg Div

Dra. Maria Izabel Teixeira Anacleto Pediatra da Santa Casa de Mauá

Heloísa Bianchi

Rayane Bianchi

Cássio RIzzaro Quadrigêmeas do ABC: Gabriela, Sofia, Suzana e Giovana, 12 anos

Ana Alice da Silva, 1 ano

Isis Gouthardo, 9 meses

26 |

Lucas S. Nunes, 1 ano

Cássio Rizzaro, 4 anos

P

ara que uma criança tenha um bom desenvolvimento cerebral, o aleitamento materno é essencial nos primeiros seis meses de vida. O leite materno possui aminoácidos importantíssimos para que a criança tenha um bom aprendizado escolar futuro, além de ser uma fonte de proteção, já que o leite traz anticorpos de doenças que a mãe já desenvolveu. Os primeiros três anos de vida de uma criança exigem uma alimentação adequada para o perfeito desenvolvimento da criança. As crianças até cinco anos de idade também exigem outros cuidados para evitar acidentes. É preciso que as mães coloquem as crianças bem protegidas nos berços, e não em camas, e descarte totalmente o uso de andadores. Eles são contra indicados pelos ortopedistas, pois além de fazerem mal à coluna, atrasam os movimentos do andar da criança, tornando-a preguiçosa, e proporcionam riscos gravíssimos de queda. Outro ponto importante que deve ser ressaltado é a vacinação. Além daquelas do calendário oficial, os pais devem levar seu filho de seis meses a seis anos de idade ao posto de saúde mais próximo para receber a vacina contra a Influenza. É preciso acabar com o mito de que a vacina da gripe gera gripe. Isso não é verdade, pois a vacina da gripe é composta por vírus morto e não transmite a gripe. Então, é muito importante as mães protejam seus filhos, principalmente porque as crianças que frequentam creches e escolas estão mais expostas à disseminação do vírus. Agora com as temperaturas mais baixas, é muito frequente as crianças ficarem confinadas numa sala, gerando um ambiente propício para a transmissão do vírus da gripe. ˙


| 27


Camarote Vip

Show Zezé Di Camargo e Luciano em São Bernardo do Campo

Samira Martos e cantor Luciano

Cidinha Scarabelli e Zezé

Vanessa Martos e Zezé

Festa de São Bartolomeo

Ao centro Olga Guazeli e apoiadores do evento

Luisa e Cleide Tameirão

Mulheres com camisetas à caráter são destaque em festa

Evento em Mauá com a presença do Dep.Caio França do Vice-Governardor de SP Márcio França

Denise Moreira e Caio França

Eliane, Alaíde Damo, Denise Moreira, Gisele, Gerlice

Denise Moreira e Marcio França

Evento em São Bernardo do Campo com a presença da primeira-dama da cidade Carla Morando

Nathalia28 Nascimento, Gabriela, Larissa, Rosangêla Carla Morando e Lia |

Leninha e Luísa

Silvana e vereador Fran


Primeiro Circuito de Corrida e Caminhada em São Bernardo do Campo foi um sucesso!!! Prefeito Orlando Morando e Secretário Alex Mognon, participaram do Circuito com as Mulheres Determinadas!

Dr. Davanzo, Luisa e Jéssica Regiane Tavares e Morando

Mulheres Determinadas participam do Circuito e agradecem o Prefeito pela participação

Morando e Alex Mognon

Maria Azevedo, Orlando Morando, Dr. Alceu Giraldi, Jacinta e Luísa

Mulheres da equipe "Damas do Tênis" do clube MESC no evento Outubro Rosa

Morando e Cidinha Scarabelli

Izilda, Mary e Maria Azevedo A equipe de mulheres "Damas do Tênis" do departamento de tênis do clube MESC, realizou em 2016 o primeiro Outubro Rosa. O evento foi organizado pela Tina XXX com o apoio dos diretores, Adriana XXX e Aildon XXX. O objetivo da diretoria é apoiar as Damas do Tênis a participarem de outras ações sociais. As mulheres se encontram mensalmente | 29


Beleza

Cuidados na hora de descolorir os cabelos

C

omo todos nos gostamos de transformar nossos cabelos • devemos atentar a alguns cuidados especiais. •

Então prepare-se: Tintas de cores fantasia (roxo, rosa, azul, verde) não tem amônia na composição, por isso são diferentes das colorações comuns. Então, quem possui cabelos escuros terá dificulda-

de no processo de transformação. É importante preparar bem o cabelo com cremes específicos, o xampu também tem que ser bastante hidratante. A tinta fantasia não estraga os fios, mas sim o processo de descoloração.

Então cuidado nas transformações, procure orientação com um bom profissional cabeleireiro e mãos a obra.

HORÓSCOPO AQUÁRIO

TOURO

Em Maio o instinto do Este mês você vai aquariano começa a finalmente aceitar as desperta e você vai sentir situações mal sucedidas o desejo de encontrar e graças a isso, o taurino a sua alma gêmea. Não irá finalmente superar as 21 DE ABRIL A 21 DE JANEIRO A tenha medo de viver uma 20 DE MAIO dificuldades e divergências 20 DE FEVEREIRO vida social. Sem muito nas relações e vai desfrutar de esforço você vai ser muito bem-sucedido momentos harmoniosos com o sexo neste período, devido às estrelas. oposto, assim como paz na sua família.

PEIXES Envolvido pelo romance você será capaz de esquecer todos os problemas. Faça uma pausa no 21 DE FEVEREIRO A trabalho e aproveite 20 DE MARÇO para relaxar, tire um dia e faça uma viajem. Se não se sente bem, não se force a coisas ou atividades de que não gosta.

ÁRIES A necessidade de contato interpessoal irá aumentar, e você será muito bem-sucedido ao fazer novos contatos. Se 21 DE MARÇO A tiver gosto pela pintura, 20 DE ABRIL é hora encorajar-se para uma aula. Deve tentar fortalecer a sua imunidade. Hoje em dia está vulnerável. Mas não confie em produtos artificiais.

30 |

GÊMEOS A felicidade não cairá no seu colo, mas se tentar irá alcançar a sua bem merecida 21 DE MAIO A 20 DE JUNHO recompensa. Passe mais tempo com o seu parceiro, e não tenha medo do desconhecido. Descobrirá que as atividades aventureiras são a coisa certa para si neste momento.

CÂNCER Cercado por pessoas eufóricas você vai esquecer a realidade. Pode acontecer que quase perca uma 21 DE JUNHO A 22 DE JULHO situação importante que exija sua atenção imediata e solução urgente. Na área das relações pessoais estará cada vez mais confiante. Não tenha medo de utilizar o seu conhecimento.

LEÃO Em Maio muitos problemas urgentes irão surgir e terão que ser resolvidos o mais rápido possível. Talvez você 22 DE JULHO A não seja a causa desses 22 DE AGOSTO problemas, mas tente evitar conflitos. Deve trabalhar na sua condição, e deixar a preguiça de lado.

VIRGEM Especialmente em maio você vai irradiar energia positiva. Não é de admirar que os virginianos tenham 23 DE AGOSTO A 22 DE SETEMBRO tantos parceiros. Contatos obtidos neste período irão mostrar-se úteis no futuro. Preste atenção à sua organização e ordem. Aproveite oportunidades para expandir o seu círculo de conhecidos.

LIBRA Pequenos problemas surgirão em Maio, tanto no trabalho como na vida pessoal, e podem 21 DE JUNHO A ser facilmente corrigidos 21 DE JULHO com um gesto atencioso. Os librianos terão finalmente um período estável e positivo. Eles vão conseguir resolver muitos problemas, mesmo os de longo prazo. Experimente algo novo para variar.

Divulgação

Patrícia Zambaldi Salão de Beleza Rua Maria Scopel Takeship, 14 Jd. 3 Marias - SBC Tels: 4365-2461 | 22355-3490

ESCORPIÃO Você e o seu parceiro estão na mesma página e entendem-se um ao outro, sem palavras. Neste período os Escorpiões 23 DE OUTUBRO A não devem ter medo 21 DE NOVEMBRO de dar o próximo passo, se o planeiam dar. A sorte não lhe cairá no colo, mas pode ajudá-la.

SAGITÁRIO O Sagitário vai sentir falta de confiança no seu relacionamento causada pelo fato de você passar muito tempo 22 DE NOVEMBRO A 21 DE DEZEMBRO em outros lugares recentemente. Tente compreender os sentimentos do seu parceiro e ser atencioso. Gestos românticos será uma maneira de agradar. Este mês será adequado para a reconstrução.

CAPRICÓRNIO A rotina não atrairá a sua atenção por muito tempo, seja criativo e exiba-se 21 DE JUNHO A um pouco. Talvez 21 DE JULHO o seu patrão repare e lhe tenha apreço. Definitivamente não deve ignorar os problemas e virar as costas, você estará por conta própria para resolver essas questões.


| 31


32 |

Revista Mulher Determinada - Edição 14  
Revista Mulher Determinada - Edição 14  
Advertisement