A Igreja e seus mistérios no livro de Cantares - Parte XV

Page 1

Out. 2022 | Volume 3 | nº 44 Escola Bíblica Dominical 30 de outubro de 2022 A Igreja e seus mistérios no livro de Cantares - Parte XV

Escola Bíblica Dominical

A Igreja e seus mistérios no livro de Cantares - Parte XV

Síntese da palavra do presidente

das, dentro do tema: “A igreja e seus mistérios, profetizados no livro de Cantares”.

sa preocupação é de alcançar aquilo que é profético para os nossos dias.

AEscola

Bíblica Do minical do dia 30 de outubro de 2022 foi realizada ao vivo, dire tamente dos estúdios da Rádio e TV Web Maanaim, Vila Velha, Espírito Santo, com a participa ção dos pastores Gedelti Guei ros e Gilson Sousa.

Palavra inicial do Pr. Gilson Sousa:

Saudamos todos os irmãos com a paz do Senhor Jesus!

Estamos iniciando a Escola Bí blica Dominical. O assunto está voltado às perguntas formula

Foram transmitidas, pelo Pr. Gilson Sousa, as respostas en viadas por diversas igrejas. Posteriormente, foi trazida uma palavra doutrinária pelo Pr. Gedelti Gueiros.

Palavra do Pr. Gedelti Gueiros:

Eu saúdo a todos com a paz do Senhor.

Estamos vendo que a Palavra de Deus está sendo descober ta, a cada dia, em nossas Igre jas. Há um cristianismo que está pregando algo que está muito fora da realidade. A nos

Mais importante do que está profetizado é a profecia que está se cumprindo. Estamos diante de um momento profé tico. Estamos conferindo aqui lo que foi dado há 3.000 anos e vendo as profecias sendo cum pridas.

Para nós, há uma sequência profética no próprio livro de Cantares. No primeiro capítulo de Cantares está descrito o iní cio da Igreja, com as suas lutas, e com tudo o que a igreja pas sou.

No segundo capítulo vemos o resumo da operação do Espíri to Santo na vida da Igreja como preparo para a sua partida. Era o unguento derramado para a partida da Igreja, mostrado no primeiro capítulo. O unguento era usado para se preservar o corpo e não deixar que ele en trasse em decomposição. No sentido profético para a Igreja, o unguento viria para preservar a Igreja das contaminações, ou seja, ela seria preservada pela operação do Espírito Santo.

No segundo capítulo vemos um novo derramamento do

30 de outubro de 2022 Out. 2022 | Volume 3 | nº 44 INSTITUTO BÍBLICO DA IGREJA CRISTÃ MARANATA2 • BOLETIM ICM | 30 OUT. 2022
Pr. Gilson Sousa realizando a condução da Escola Bíblica Dominical

A Igreja e seus mistérios no livro de Cantares - Parte XV

Espírito Santo. É a rosa de Sa ron, o Nitzanim, o canto me lodioso do Zamir quando vem o verão porque mostra a hora dele se acasalar. São as flores sobre a terra porque os frutos virão. Cantares descreve o cui dado que a Igreja precisa ter. São as raposas e as raposinhas. O grande perigo são as rapo sinhas que destroem as flores, porque Jesus vem buscar os

frutos.

Este é o momento que esta mos vivendo. Não é algo que está sendo profetizado para acontecer, mas que está acon tecendo. É a proximidade da vinda do Senhor Jesus. Aí vem o apelo do Senhor Jesus: “Levan ta-te amiga minha, levanta-te e vem”. Há uma identificação extraordinária da forma profé tica daquilo que foi profetizado

há 3.000 anos com os dias que vivemos.

Vemos um mundo que se mo vimenta, em todos os setores, para a destruição. Mas a Obra do Senhor é para construir: “Le vanta-te”. A Igreja é sal da terra.

Jesus não está morto, mas está vivo. Estamos dizendo isso por que Ele está se revelando pela sua Palavra.

Agora, no capítulo três, vemos a situação da Igreja em um tempo que não é o amanhecer, nem entardecer, mas a noite. No primeiro verso diz: “de noi te...”. É o momento profético que se refere ao tempo da Igre ja no seu momento final.

“De noite busquei em minha cama aquele a quem ama a minha alma: busquei-o, e não o achei.” Cantares 3:1

O texto não se refere aos fiéis ou aos infiéis, mas a alguém que está buscando ao Senhor nessa hora da noite. Mas ele

INSTITUTO BÍBLICO DA IGREJA CRISTÃ MARANATA 30 OUT. 2022 | BOLETIM ICM • 3
Pr. Gedelti Gueiros conduzindo a síntese da Escola Bíblica Dominical

A Igreja e seus mistérios no livro de Cantares - Parte XV

está buscando no comodismo. Ele foi abençoado com o batis mo com o Espírito Santo, mas está buscando o Senhor na cama.

Pergunta

Nessa hora, há um apelo para que a Igreja se levante: “…le vanta-te, amiga minha, for mosa minha, e vem” (Capítulo 2, verso 10). De acordo com o texto em Cantares, capítulo 3, verso 2, por que o Noivo (Jesus) não foi encontrado?

Resposta: porque foi buscado nos lugares errados:

• Na cama – comodismo.

• Rodeando a cidade – reli gião como organização re

ligiosa, onde Jesus não está.

• Pelas ruas – Jesus não é “ruas”. Jesus é “O Caminho”.

• Pelas praças – Jesus não está em movimentos de animação religiosa.

Quem está buscando o Senhor, nesta hora, no seu comodismo, não vai encontrar. O crente pre cisa tomar uma decisão para buscar o Senhor. Onde? Nas ruas, nas cidades, nas praças?

O texto está mostrando que quem está buscando na cama, na cidade, pelas ruas ou praças, não vai encontrar. Jesus não é uma rua, mas “o caminho”. As pessoas estão vivendo dos ajuntamentos nas praças. Mui

tos gostam de ver isso, as novi dades. E alguns perdem a bên ção por conta disso. Estamos colocando uma realidade para os irmãos.

“Apartando-me eu um pou co deles, logo achei aquele a quem ama a minha alma: de tive-o, até que o introduzi em casa de minha mãe, na câ mara daquela que me gerou.”

Cantares 3:4

Há um pastoreio que não está se preocupando com a alma, mas com a organização. São os guardas. Mas agora, apartando de tudo isso, encontrou o ama do.

É preciso entender um Evange lho que vem da eternidade. É necessário, portanto, se afastar, um pouco. Afaste-se um mi nutinho, agora. A sua salvação depende disso. E Deus estará abrindo portas nesse sentido. A porta é o Senhor Jesus.

Que o Senhor nos abençoe!

INSTITUTO BÍBLICO DA IGREJA CRISTÃ MARANATA4 • BOLETIM ICM | 30 OUT. 2022
Pr. Gedelti Victalino Teixeira Gueiros Presidente da Igreja Cristã Maranata
Clique aqui ou aponte a câmera do seu celular para o código abaixo e assista, na íntegra, à Escola Bíblica Dominical.

Participações EBD - Exterior

Nesta seção, registramos, algumas das participações enviadas pelos irmãos, em resposta às per guntas formuladas para a Escola Bíblica Dominical de 30 de outubro de 2022.

Alemanha

Participação do irmão Konrad Brune, Igreja em Monheim, Pr. Ricardo Bravin:

Pergunta 1: Até que refresque o dia → De noite. O tempo pro fético aqui é o momento da noite, da escuridão, momento de frieza espiritual, o mundo jaz nas trevas.

Pergunta 2: De noite - Momen to da noite

Pergunta 3: A noiva (a igreja). Podemos até comparar com a parábola das 10 virgens, com as noivas imprudentes. O convite do casamento, tinha a candeia, mas não tinham o azeite.

Pergunta 4: Deitada, na cama, no comodismo a igreja não vai encontrar o noivo. O ape lo do Espírito Santo é que a igreja se levante e busque ao Senhor. O filho pródigo disse “Levantar-me-ei e irei ter com meu pai”. Ele sabia onde esta va o pai. “Aqui não será o vos so descanso” porque o Senhor Jesus ainda não voltou. Ela não encontrou porque buscou no lugar errado. A cidade, as ruas e praças falam do mundo, da razão humana, filosofias, teolo gias e ideologias. Jesus precisa se revelar ao homem através de uma ação do Espírito Santo.

Pergunta 5: Foi correta. A posi ção do servo é de pé para ouvir a voz do Senhor. O filho pródigo disse “Levantar-me-ei e irei ter com meu pai”. A igreja precisa se levantar enquanto é tempo. Estar vigilante é guardar a pala vra no coração.

Pergunta 6: São pessoas que conhecem a palavra, teologias, filosofias, ideologias, mas não tem experiência com o Senhor Jesus. Eles tem conselhos hu

manos para essa vida, mas não tiveram uma experiência com o Senhor Jesus por isso eles não sabem como encontrá-lo. São como cegos conduzindo outros cegos, por isso eles não podem dar a resposta. Tem pessoas que conhecem a ver dade, mas a escondem por reli giosidades.

Pergunta 7: Quando ela se afastou dos guardas, da cidade, das ruas, das praças, aqui re presentando o mundo, conse lhos humanos, razão, a religio sidade, então ela o encontrou. “Buscar-Me-eis e Me achareis, quando Me buscardes de todo o coração”. Não temos como nos isolar do mundo, mas nos afastamos um pouco para bus car o Senhor. Orando em casa, orando a todo tempo (no traba lho, na rua, etc). Jacó lutou com o anjo e disse só saio daqui se me abençoares

Pergunta 8: Para esperar a vol ta do Senhor Jesus.

Pergunta 9: Nos dois textos fala da escuridão. Não se pode ver a luz se não da revelação do Senhor.

A cama fala do comodismo em buscar a Deus. Quem busca a Deus dessa forma não o encon tra.

A igreja é a luz do mundo e ela precisa brilha para que outros sejam salvos.

Angola

Participação do Grupo de Jovens, da Igreja em Luanda / Maculusso - Pr. José Eduardo:

Pergunta 1: Ambos os textos nos falam do tempo do breve e da postura da noiva esperando pelo noivo. As expressões que apontam para esse tempo es tão em: Cantares 2: 17 ‘’e caiam

as sombras...’’ e em Cantares 3: 1 ‘’De noite...’’.

Pergunta 2: A palavra é ‘’noite’’. Pergunta 3: A Noiva.

Pergunta 4: Jesus (noivo) não foi encontrado porque a noiva procurou por Ele nos lugares errados. A cidade nos fala do mundo; ruas e praças, nos re metem à religião. Ambos são lugares onde não se encontra Jesus. Texto de Apoio - Mateus 6: 5-6.

Pergunta 5: A atitude da noiva foi correta; cabe a igreja fiel ou vir a voz do amado quando Ele nos instrui a estarmos em pé, caminhando (Jesus é o cami nho). É de pé, trabalhando na obra que nos mantemos vigi lantes aguardando pelo gran de dia. Levantados, lutamos contra o comodismo e contra o sono espiritual que nos afasta do Senhor.

Pergunta 6: Os guardas repre sentam o inimigo, que é senhor das coisas do mundo, e cujo propósito é desviar o servo do caminho que nos leva a salva ção. Texto de Apoio 1 Pedro 5:8.

Pergunta 7: A noiva encontrou o noivo quando se afastou do mundo. A igreja tem comu nhão com o Senhor quando vive em santificação, separada do mundo e em obediência à vontade do Pai. Texto de Apoio - Hebreus 12:14.

Canadá

Participação do Grupo de Se nhoras, da Igreja em Vancouver, Pr. Adonias Guilherme:

Pergunta 1: “Antes que ... caiam as sombras...” (Capítulo 2, ver so 17) e “De noite...” (Capítulo 3, verso 1). Período profético últi ma hora.

INSTITUTO BÍBLICO DA IGREJA CRISTÃ MARANATA
6 • BOLETIM ICM | 30 OUT. 2022

Participações EBD - Exterior

Nesta seção, registramos, algumas das participações enviadas pelos irmãos, em resposta às per guntas formuladas para a Escola Bíblica Dominical de 30 de outubro de 2022.

Pergunta 2: Palavra-chave: noite

Pergunta 3: a noiva (Igreja). Nesse momento de trevas em que estamos vivendo, a igreja fiel, aquela que anda na reve lação, está discernindo o que o Espírito Santo tem falado a igreja nos últimos dias.

Pergunta 4: porque foi bus cado nos lugares errados. - Na cama - comodismo não encon tra o Senhor Jesus. - Rodeando a cidade - fala do mundo e o Se nhor não está na cidade. - Pelas ruas - Jesus não é “ruas”. Jesus é “O Caminho”. - Pelas praçasJesus não está em movimentos de animação religiosa, entre amigos distraído ou olhando a vida alheia.

Pergunta 5: foi correta. Ela le vantou e saiu a procura, não se pode encontrar o Noivo (Jesus) no comodismo.

Pergunta 6: Os guardas são as autoridades da cidade que cuida e organiza , porém não viram o amado da alma , não sabem sobre à vida eterna.

Pergunta 7: A noiva só encon trou o noivo quando se separou dos guardas, quando deixou de seguir de buscar ajuda no ho mem daí ela achou o noivo.

Costa Rica

Participação da irmã Hellen Andrea Cortés Gutiérrez, da Igreja Mogote Bagaces/Gua nacaste, Pr. Manuel Ángel Cortés Villalobos:

Pergunta 1: Cântico 2:17 - Per cebe-se o clamor de uma Igreja que aguarda e deseja o retorno de seus amados. Neste senti do, esta Igreja está preparada e consciente, porque vigilante,

do tempo que vive. Cânticos 3:1 - Neste versículo você pode ver o conforto de uma Igreja, cha mada de “infiel”, não porque não conheça ou não busque seu amado, mas porque o bus ca de maneira imprópria. Esta Igreja sabe quanto tempo vive, mas age vagamente desprote gida.

Pergunta 2: A palavra-chave ou frase é “noites” ou “à noite”, respectivamente. A luz do Espí rito Santo ainda está no mun do operando no meio da Igre ja (Mateus 4:16) e resistindo ao maligno; uma vez que a Igreja é arrebatada, figurativamente “à meia-noite” (Mateus 25:6), não haverá mais necessidade do Espírito Santo na terra, ini ciando o período de escuridão total (Mateus 25:30). Assim, hoje, vivemos em tempos de escuridão, período da noite em que muitos estão dormindo es piritualmente, mas quem tem o Espírito Santo tem luz (Ro manos 13:12), não se acomoda e não tropeça (João 11: 9-10)

Pergunta 3: Quem fala é a Igre ja, aquela que conhece sua vo cação e conhece o projeto, mas que precisa sair da zona de conforto.

Pergunta 4: a) A cama. Bem, entende-se que aponta para conforto e conformismo (Ro manos 12:2). b) A cidade. O mais razoável era procurar o noivo em um local específico da ci dade, e não nos arredores. As sim como cercar uma cidade, assim é a academia ou orga nização religiosa, que passa a estudar vários aspectos relacio nados à salvação que Deus tem para o homem, esquecendo e perdendo o tema central, que é Jesus. c) As ruas. Referindo-se a Jesus como o único caminho, as ruas podem representar

projetos alternativos, possivel mente até boas obras, mas que não fazem parte da Salvação. d) Os quadrados. Como lugares públicos, normalmente visíveis a todos, onde o noivo não pode ser encontrado porque nossa experiência com Ele é na inti midade (Mateus 6:5,6).

Pergunta 5: Esta atitude foi correta, mas não suficiente. As sim como não basta uma boa vontade ou uma disposição ini cial; o que definiu o encontro entre o noivo e a noiva foi ela se levantar e olhar no lugar certo.

Pergunta 6: O texto bíblico não deixa explícito se os guardas souberam responder à pergun ta da noiva. Assim, o cristianis mo como religião pode ou não ter uma resposta; na verdade, Jesus não está na religião, as sim como o Apocalipse não está na letra morta (2 Coríntios 3:6), mas é necessário conhecer as escrituras para obter o Apo calipse. Assim, dificilmente se encontra Jesus transcendendo toda religião, “indo além”, as sim como a noiva “passou pe los guardas”.

Pergunta 7: A Igreja encontrou o Senhor Jesus, quando passou pelos guardas.

Pergunta 8: Porque o Senhor Jesus está voltando.

Pergunta 9: Precisamos do Espírito Santo, que é o óleo da lâmpada. Precisamos estar preparados como as virgens da parábola.

Estados Unidos

Participação do irmão Thiago Marchesi Layber, Igreja em Framingham - Pr. Donald Pelto:

Pergunta 1: O momento da noite está sendo referenciado,

INSTITUTO BÍBLICO DA IGREJA CRISTÃ MARANATA 30 OUT. 2022 | BOLETIM ICM • 7

Participações EBD - Exterior

Nesta seção, registramos, algumas das participações enviadas pelos irmãos, em resposta às per guntas formuladas para a Escola Bíblica Dominical de 30 de outubro de 2022.

a Igreja está vivendo no mo mento em que o Senhor vai voltar qualquer hora, então nós precisamos ficar atentos pra a volta de Jesus

Pergunta 2: Noite

Pergunta 3: Noiva

Pergunta 4: O Noivo não foi encontrado porque não é no meio da cidade que nós en contramos o Deus, é quando nós separar do mundo que nós achamos o Deus. No meio do mundo nós não vamos acha o Deus

Pergunta 5: Correta

Pergunta 6: Os Guardas som aqueles que conhece esse mundo más eles não conhece o Deus. Os Guardas também som como uma organização religiosa, quando nós fazemos uma pergunta de onde está o Noiva, eles não sabem.

Pergunta 7: A Noiva encontro o Noivo quando ela separo das guardas, que é a igreja sendo separado do mundo.

Pergunta 8: Sim precisa por que esse tempo é meia-noi te quando o Senhor vai voltar qualquer hora.

Pergunta 9: Os dos momentos fala da escuridão, é também que nós precisamos ficar aten tos para esse momento com nossos candeia acesas.

Holanda

Participação da irmã Amanda Vicente Guanandy, Igreja em Amsterdã - Pr. Mauricio Ladeira:

Pergunta 1: “Antes que caiam as sombras” - Aponta para o período de trevas e escuridão espirituais que hoje vivemos. “Antes que refresque o dia e

caiam as sombras”.

Pergunta 2: Podemos afirmar que a palavra-chave é “noite”.

Pergunta 3: Podemos afirmar que a palavra-chave é “igreja” (noiva).

Pergunta 4: Vemos que Ele foi buscado nos lugares equivo cados e errados. Vemos clara mente no Capítulo 3, versículo

2. Cama - Isso nos fala da aco modação espiritual. Rodeando a cidade - Isso nos fala da orga nização secular e religiosa. Pe las ruas - São às várias opções dadas ao homem que não con duzem a salvação. Pelas praças - Nos diz respeito aos movi mentos e animações humanas, as aglomerações terrenas que não possuem a salvação.

Pergunta 5: Podemos dizer que foi adequada. Não se pode encontrar Jesus em meio a acomodação.

Pergunta 6: Podemos afirmar que os guardas nos remetem a figura daqueles que conhecem os aspectos terrenos, transitó rios da cidade, mas desconhe cem as informações precisas sobre o “Amado da alma”. Des conhecem o profético e a reve lação de Jesus.

Pergunta 7: Vemos que ela teve o verdadeiro encontro quando tomou distância dos guardas. Podemos viver uma experiência verdadeira e real quando nos afastamos daque les que desconhecem o profé tico e a revelação. Jesus é uma revelação do Espírito Santo, e não uma busca racional ou es forço intelectual.

Japão

Participação da irmã Mitsue Noguti, Igreja de Aichi Ken / Toyota Shi - Pr. David Vieira:

Pergunta 1: “Antes que ... caiam as sombras...” - Cantares 2:17 “Antes que refresque o dia, e caiam as sombras, volta, ama do meu: faze-te semelhante ao gamo ou ao filho dos veados sobre os montes de Beter.” e “De noite...” - Cantares 3:1 “De noite busquei em minha cama aquele a quem ama a minha alma: busquei- o, e não o achei. Momento profético de trevas que a igreja está vivendo .

Pergunta 2: A palavra e “noite”. Pergunta 3: A noiva (Igreja).

Pergunta 4: Porque o Noivo o Senhor Jesus já arrebatou a noiva a Igreja Fiel. Como a pala vra do senhor fala em Cantares 2:10 - O meu amado fala e me diz: Levanta-te, amiga minha , formosa minha, e vem. Em can tares 3:2 nos fala de uma igreja que dormiu que não vai subir ,estava acomodada , religiosa ,que procura o senhor nas ruas e praças em lugares errados. Cantares 3:2 “Levantar-me-ei, pois, e rodearei a cidade; pelas ruas e pelas praças buscarei aquele a quem ama a minha alma; busquei-o, e não o achei.”

Pergunta 5: Foi correta , só que tardia porque o amado já não estava mais. No capítulo 3 a igreja representa a igreja infiel aquela que dormiu e não vai subir.

Pergunta 7: Apartando das guardas. Cantares 3:4 “Apar tando-me eu um pouco deles, logo achei aquele a quem ama a minha alma: detive-o, até que o introduzi em casa de minha mãe, na câmara daquela que me gerou.”

Pergunta 8: Cantares 3:1 “De noite busquei em minha cama aquele a quem ama a minha alma: busquei- o, e não o achei.”

INSTITUTO BÍBLICO DA IGREJA CRISTÃ MARANATA
8 • BOLETIM ICM | 30 OUT. 2022

Participações EBD - Exterior

Nesta seção, registramos, algumas das participações enviadas pelos irmãos, em resposta às per guntas formuladas para a Escola Bíblica Dominical de 30 de outubro de 2022. A igreja precisar estar atenta ,porque esta é a hora da noite, a hora das trevas.

Pergunta 9: Cantares 3:1 “De noite busquei em minha cama aquele a quem ama a mi nha alma: busquei- o, e não o achei.” A igreja não pode estar acomodada. Mateus 5:15 “Nem se acende a candeia e se colo ca debaixo do alqueire, mas no velador, e dá luz a todos que es tão na casa. A Candeia precisa estar acessa neste momento de trevas.

México

Participação do irmão Fernando Neri da Costa, da Igreja de Puebla - Pr. Alfredo Sal guero:

Pergunta 1: “Antes que ... caiam as sombras…” (Capítulo 2, ver so 17) e “DE noite…” (Capítulo 3, verso 1). Período profético das trevas vivido pela igreja hoje. Cantares 2:17 “Antes que refres que o dia, e caiam as sombras, volta, amado meu: faze-te se melhante ao gamo ou ao filho dos veados sobre os montes de Beter.” Cantares 3:1 “DE noite busquei em minha cama aque le a quem ama a minha alma: busquei o, e não o achei.

Pergunta 2: Cantares 3:1 - De noite busquei em minha cama aquele a quem ama a minha alma; busquei-o e não o achei. A palavra-chave é “de noite”, pois fala do tempo profético que a Igreja Fiel vive hoje. No mundo há densas trevas, mas a Igreja Fiel possui Jesus a luz do mundo.

Pergunta 3: Neste texto quem está falando é a Igreja Infiel, que busca o Noivo, o Amado, no comodismo, “De noite bus quei em minha cama aquele a quem ama a minha alma.

Pergunta 4: O Noivo (Jesus) não foi encontrado porque a Noiva o buscou nos lugares er rados. Na cama, no comodis mo, na cidade, fala da organiza ção religiosa, nas praças são os lugares de distração e ajunta mento, falam dos movimentos de animação religiosa, e as ruas são lugares de trânsito, mas Je sus é o Caminho. Esses não são os lugares para se encontrar o Noivo, o Amado de nossa alma. Jeremias 29:13 - E buscar-me -eis e me achareis quando me buscardes de todo o vosso co ração. João 4:23 - Mas a hora vem, e agora é, em que os ver dadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade, porque o Pai procura a tais que assim o adorem.

Pergunta 5: Foi correta. Não se pode encontrar o Noivo (Jesus) no comodismo

Pergunta 6: Os guardas são aqueles que deviam dar as in formações corretas aos que andam pelas ruas, para aque les que estão no mundo. Os guardas são os homens res ponsáveis pelos rebanhos, que apontam o caminho, apontam para Jesus, mas não andam no caminho. Estes guardas conhecem a Jesus racional mente, mas não tem uma ex periência de mudança de vida e pregam sobre Jesus e as filo sofias desse mundo. Cantares 3:3 - Acharam-me os guardas, que rondavam pela cidade; eu perguntei-lhes: Vistes aquele a quem ama a minha alma?

Pergunta 7: A Noiva (Igre ja) encontrou o Noivo (Jesus) quando ela se afastou da cida de e dos guardas, que aponta para o mundo e para a religião. Quando o homem se afasta do mundo, das atrações da carne e do formalismo religioso (re

ligiões) para buscar o Senhor, ele encontra o Salvador, o Noi vo (Jesus). “Buscar-Me-eis e Me achareis, quando Me buscar des de todo o coração” Canta res 3:4 “Apartando-me eu um pouco deles, logo achei aquele a quem ama a minha alma: de tive-o, até que o introduzi em casa de minha mãe, na câmara daquela que me gerou.”

Moçambique

Participação dos irmãos da igreja Tete, Pr. Pirajara Frei tas:

Pergunta 1: “Antes que ... caiam as sombras...” (Capítulo 2, ver so 17) e “DE noite...” (Capítulo3, verso 1). Período profético das trevas vivido pela igreja hoje. Cantares 2:17 “Antes que refres que o dia, e caiam as sombras, volta, amado meu: faze-te se melhante ao gamo ou ao filho dos veados sobre os montes de Beter.” Cantares 3:1 “DE noite busquei em minha cama aque le a quem ama a minha alma: busquei-o, e não o achei. “

Pergunta 2: a palavra-chave: noite.

Pergunta 3: Quem está falan do é a noiva (Igreja).

Pergunta 4: porque foi bus cado nos lugares errados: - Na cama - comodismo. - Rodean do a cidade - religião como or ganização religiosa, onde Jesus não está. - Pelas ruas - Jesus não é “ruas”. Jesus é “O Cami nho”. - Pelas praças - Jesus não está em movimentos de ani mação religiosa.

Pergunta 5: foi correta. Não se pode encontrar o Noivo (Jesus) no comodismo.

Pergunta 6: são aqueles que conheciam tudo na cidade, mas não sabiam dar informa

INSTITUTO BÍBLICO DA IGREJA CRISTÃ MARANATA 30 OUT. 2022 | BOLETIM ICM • 9

Participações EBD - Exterior

Nesta seção, registramos, algumas das participações enviadas pelos irmãos, em resposta às per guntas formuladas para a Escola Bíblica Dominical de 30 de outubro de 2022.

ções sobre o “Amado da alma”.

Pergunta 7: quando se afastou dos guardas. Quando a Igre ja se afasta daqueles que não apresentam a Verdade acerca da Palavra e da Doutrina, ela passa a viver uma experiência real com o Senhor Jesus. Can tares 3:4 “Apartando-me eu um pouco deles, logo achei aquele a quem ama a minha alma: de tive-o, até que o introduzi em casa de minha mãe, na câmara daquela que me gerou. “

Pergunta 8: porque esta é a hora da noite, a hora das trevas.

Rússia

Participação da Igreja em Veliky Novgorod:

Pergunta 1: A parábola das 10 virgens. Mateus 25:6 - Mas à meia-noite houve um choro: “Eis que o noivo está chegando, saia para conhecê-lo”.

Pergunta 2: Noite.

Pergunta 3: A igreja infiel.

Pergunta 4: Porque ela não ouviu a voz do Esposo. Mateus 25:9-10 - Mas o sábio respon deu: “Para que nós e vós não falte, ide antes para aqueles que vendem e compram para vós mesmos”. E quando saíram para comprar, o Noivo chegou, e aqueles que estavam prontos entraram com ele na festa de casamento, e as portas foram fechadas.

Pergunta 5: Não

Pergunta 6: um tempo de es curidão. Salmo 89:5 “Vigias da Noite” Os vigias da noite são profeticamente o tempo em que o Senhor leva Sua igreja embora.

Pergunta 7: Ela conheceu “quem minha alma ama” mas

não o Esposo (Jesus).

Pergunta 8: Porque é a hora da noite.

Pergunta 9: Mateus 25:7 - En tão todas aquelas virgens se levantaram e corrigiram suas lâmpadas.

Uruguai

Participação da irmã Graciela Miranda, Igreja Montevideo, Pr. Richard Rodriguez:

Pergunta 1: A expressão profé tica é: antes que a sombra caia. A noiva deseja que o noivo ve nha. Estamos vivendo a noite. A igreja fiel tem luz.

Pergunta 2: É o tempo pro fético que a igreja tem hoje, o mundo está em trevas, a igreja fiel não está em trevas, tem luz.

Pergunta 3: A igreja infiel que procura o marido, é nossa esco lha procurar Jesus, não temos que nos sentir confortáveis, te mos que ir procurar Jesus.

Pergunta 4: Jesus não foi en contrado porque a noiva o pro curou nos lugares errados. Pro curou na cama, na cidade, nas praças, nas ruas não encon tramos Jesus nesses lugares, a igreja fiel sabe onde encontrar Jesus

Pergunta 5: A atitude da noiva foi correta, pois ela saiu da pos tura de conforto.

Pergunta 6: os guardas são os que devem dar a informação correta, eles apontam o cami nho. Eles não andam na estra da mas eles sabem. Os guardas da cidade são os religiosos, eles conhecem Jesus mas não têm intimidade. revelação. Eles não têm experiências com o Senhor Pergunta 7: A noiva encontra o noivo quando sai da cidade

e dos guardas, que é o mundo, eles encontram Deus, é para fugir da cidade, dos guardas. O mundo não tem resposta e nós devemos ter uma resposta, diga que o Senhor Jesus vem à procura de sua igreja fiel.

Mato Grosso do Sul

Participação do irmão Rafael Ribeiro de Souza, Corumbá, Pr. Marlon Nunes Oliveira:

Pergunta 1: Fala do momento de trevas que está sobre o mun do, momento em que o amor está se esfriando, junto com rumores de guerra, doenças e outras profecias que apontam a volta do senhor Jesus.

Pergunta 2: Noite. Momen to de trevas que está sobre o mundo.

Pergunta 3: Igreja infiel. Uma igreja que buscou o senhor mas não o encontrou.

Pergunta 4: Porque buscou em lugares errado, ande o se nhor não estava, em meio a re ligião e cristianismo.

Pergunta 5: Correta. Posição do servo que ouve a voz do se nhor. Ezequiel 21:01.

Pergunta 6: São os homens que se julgam sábios e conhe cedores mas que na verdade não conhecem o senhor.

Pergunta 7: Quando ele afas tou da religião e daqueles que não apresentam a verdade e a doutrina.

Pará

Participação do irmão Anto

INSTITUTO BÍBLICO DA IGREJA CRISTÃ MARANATA
10 • BOLETIM ICM | 30 OUT. 2022
*******

Participações EBD - Brasil

Nesta seção, registramos, algumas das participações enviadas pelos irmãos, em resposta às per guntas formuladas para a Escola Bíblica Dominical de 30 de outubro de 2022.

nio Marcos da Conceição Santos, Igreja em Açailândia, Pr. Evilázio Pereira dos Santos:

Pergunta 1: As expressões são: “Antes que ... caiam as som bras…” (Capítulo 2, verso 17) e “DE noite…” (Capítulo 3, verso 1). Período profético das trevas vi vido pela igreja hoje. A expres são dos dois versículos fala das trevas que está sobre o mundo, e a igreja deve estar pronta, preparada e vigilante. No tér mino do capítulo 2 mostra que o momento de buscar é hoje, é agora, enquanto o Espírito San to ainda está aqui, a igreja está vivendo o derramar do Espírito Santo, vivendo a luz da Revela ção. Vivemos o tempo do breve, tempo das trevas, mas na casa dos servos há luz.

Pergunta 2: Palavra-chave: “noite”, momento do comodis mo e das trevas que antecede a volta de Jesus.

Pergunta 3: A noiva, a igreja in fiel.

Pergunta 4: Não o encontro porque foi buscado nos luga res errados: Na cama - estava buscando no comodismo. Ro deando a cidade - a igreja infiel, como organização religiosa, onde Jesus não está, que en contrar Jesus no material, nas coisas dessa vida e não no es piritual. Pelas ruas - Jesus não é “ruas”. Jesus é “O Caminho”. Pelas praças - Jesus não está em movimentos de animação religiosa. Jesus está no Corpo.

Pergunta 5: A atitude foi corre ta, ao se levantar saiu do como dismo despertou para o amor do noivo.

Pergunta 6: São aqueles que conheciam tudo na cidade, mas não sabiam dar informa ções sobre o “Amado da alma”.

Os guardas são os religiosos, a igreja infiel, os escarnecedores, a nossa razão, os argumentos humanos, os falsos profetas. São aqueles que falam que tem Jesus, são os religiosos, que não tem revelação do Es pírito Santo do Senhor e não conhecem os mistérios. Tem aparência de soldado, mas não tem a revelação.

Pergunta 7: Quando se afastou dos guardas. Quando a Igre ja se afasta daqueles que não apresentam a Verdade acerca da Palavra e da Doutrina, ela passa a viver uma experiên cia real com o Senhor Jesus, ou seja, quando o homem se afasta da religião e da tradi ção, encontra Jesus. Na busca de uma experiência com o Se nhor, alguns terminam caindo nas mãos dos religiosos (guar das da cidade) Eles conduzem as pessoas sob influência da religiosidade e não com a ex periência de novo nascimento.

Pergunta 8: Porque esta é a hora da noite, a hora das trevas. Para não ser enganada neste período da noite, devemos an dar na luz do Espírito Santo na revelação. Devemos estar vigi lantes a todo tempo e em co munhão.

Pergunta 9: Em Cantares 3:1, o Noivo (o Senhor Jesus) não pode ser encontrado no como dismo. Em Mateus 5:15, a can deia precisa estar acesa nesta hora da noite.

Paraíba

Participação da irmã Bruna Beatriz Araujo Ramos Sil va, Igreja São Januário, Pr. Franklande Pires De Sousa: Pergunta 1: Noite. Antes que caiam as sombras. Cap.2:17período profético vivido pela

igreja. Período profético das trevas. O momento da noite é o momento em que muitos es tão no comodismo. A igreja fiel tem revelação. É o momento que antecede a volta do senhor Jesus .

Pergunta 2: A palavra-chave é noite. Neste período te trevas que vivemos temos que estar em vigilância.

Pergunta 3: Quem está falando é a igreja (noiva). A igreja infiel não tem compromisso com a revelação, nem com a doutrina e não tem compromisso com a volta de Jesus.

Pergunta 4: Por que foi busca do nos lugares errado. Camafala do comodismo. Rodeando a cidade - religião como orga nização religiosa, onde Jesus não está. Pelas ruas - Jesus não é ruas, Jesus é o caminho. Pe las praças - Jesus não está em movimentos de animações re ligiosas.

Pergunta 5: A atitude foi corre ta. Não encontramos jesus no comodismo.

Pergunta 6: Os guardas são aqueles que conheciam tudo pela cidade .mais não sabiam das informações sobre o ama do da minha alma. Aqueles que estão acomodados vivem na religião não sabem da informa ção se eles não tem revelação.

Pergunta 7: A noiva encontrou noivo quando se afastou dos guardas. Quando a igreja se afasta daqueles que não apre sentam a verdade acerca da palavra e da doutrina, ela pas sa a viver uma experiencia real com o senhor Jesus. Mateus 16:6.

Pergunta 8: Porque esta é a hora da noite , a hora das tre vas.

INSTITUTO BÍBLICO DA IGREJA CRISTÃ MARANATA 30 OUT. 2022 | BOLETIM ICM • 11

Participações EBD - Brasil

Nesta seção, registramos, algumas das participações enviadas pelos irmãos, em resposta às per guntas formuladas para a Escola Bíblica Dominical de 30 de outubro de 2022.

Pergunta 9: Em cantares 3:1. O senhor Jesus não pode ser en contrado no comodismo. Em Mateus 5:15. A candeia precisa está acesa nesta hora da noite.

Paraná

Participação da irmã Ema nuelle Vitoria Casatti Silva, Igreja em Arapongas, Pr. Claudomiro Severino Dos Santos:

Pergunta 1: “Antes que ... caiam as sombras…” (Capítulo 2, ver so 17) e “De noite…” (Capítulo 3, verso 1). Período profético das trevas vivido pela igreja hoje. Cantares 2:17 “Antes que refres que o dia, e caiam as sombras, volta, amado meu: faze-te se melhante ao gamo ou ao filho dos veados sobre os montes de Beter.” Cantares 3:1 “DE noite busquei em minha cama aque le a quem ama a minha alma: busquei-o, e não o achei. “

Pergunta 2: A palavra-chave: noite.

Pergunta 3: A noiva (Igreja).

Pergunta 4: Porque foi bus cado nos lugares errados: - Na cama - comodismo. - Rodean do a cidade - religião como or ganização religiosa, onde Jesus não está. - Pelas ruas - Jesus não é “ruas”. Jesus é “O Cami nho”. - Pelas praças - Jesus não está em movimentos de ani mação religiosa. Cantares 3:2 “Levantar-me-ei, pois, e rodea rei a cidade; pelas ruas e pelas praças buscarei aquele a quem ama a minha alma; busquei-o, e não o achei. “

Pergunta 5: Foi correta. Não se pode encontrar o Noivo (Jesus) no comodismo.

Pergunta 6: são aqueles que conheciam tudo na cidade, mas não sabiam dar informa ções sobre o “Amado da alma”.

Cantares 3:3 “Acharam-me os guardas, que rondavam pela ci dade: eu perguntei-lhes: Vistes aquele a quem ama a minha alma? “

Pergunta 7: quando se afastou dos guardas. Quando a Igre ja se afasta daqueles que não apresentam a Verdade acerca da Palavra e da Doutrina, ela passa a viver uma experiência real com o Senhor Jesus. Can tares 3:4 “Apartando-me eu um pouco deles, logo achei aquele a quem ama a minha alma: de tive-o, até que o introduzi em casa de minha mãe, na câmara daquela que me gerou. “

Pergunta 8: porque esta é a hora da noite, a hora das trevas.

Pergunta 9: em Cantares 3:1, o Noivo (o Senhor Jesus) não pode ser encontrado no como dismo. Em Mateus 5:15, a can deia precisa estar acesa nesta hora da noite. Cantares 3:1 “De noite busquei em minha cama aquele a quem ama a minha alma: busquei-o, e não o achei. “ Mateus 5:15 “Nem se acende a candeia e se coloca debaixo do alqueire, mas no velador, e dá luz a todos que estão na casa.”

São Paulo

Participação do irmão Jose Marcos Silva Barreto, Igreja Rio Branco, Pr. Luiz Anizio Pessoa:

Pergunta 1: Anseio pela volta do Senhor Jesus e busca.

Pergunta 2: Busquei-o na cama - momento de frieza es piritual e comodismo no meio cristão e religioso.

Pergunta 3: A noiva.

Pergunta 4: Rodeou a cida de, buscou pelas praças e não encontrou porque o noivo (JE

SUS) não estava lá.

Pergunta 5: Correta.

Pergunta 6: Os guardas são todo o aparato, toda estrutura religiosa que está aí estabeleci da mas que não têm a Opera ção do Espírito Santo.

Pergunta 7: Quando ela se apartou dos guardas ou seja saiu daquela estrutura estabe lecida para viver algo novo com o Espírito Santo.

INSTITUTO BÍBLICO DA IGREJA CRISTÃ MARANATA 30 OUT. 2022 | BOLETIM ICM • 13

Perguntas da Semana

31 de outubro a 13 de novembro de 2022

Assunto: A Igreja e seus mistérios no livro de Cantares.

Texto base: Cantares Capítulo 3, versos 1 a 4 Neste segundo capítulo, estamos vendo a definição histórica, pro fética e doutrinária da igreja, em seu momento inicial. O momen to da operação do derramamento do Espírito Santo preparando a igreja para o arrebatamento.

Perguntas para todos

Pergunta 1

Faça uma associação entre o término do capítulo 2 e o início do ca pítulo 3. Quais as expressões que, profeticamente, apontam para o mesmo tempo vivido pela Igreja(Noiva)?

Pergunta 2

Qual a palavra-chave que inicia o capítulo 3 e que define o tempo profético que estamos vivendo?

Pergunta 3

Lendo Cantares, capítulo 3, verso 1, quem está falando? O Noivo (Jesus) ou a Noiva (Igreja)?

Pergunta 4

Nessa hora, há um apelo para que a Igreja se levante: “...levanta -te, amiga minha, formosa minha, e vem.” (Cap. 2, v. 10). De acordo com o texto em Cantares, capítulo 3, verso 2, por que o Noivo (Je sus) não foi encontrado?

Clique aqui ou aponte a câmera para enviar uma participação escrita.

Clique aqui ou aponte a câmera para enviar uma participação em vídeo.

Clique aqui ou aponte a câmera para acessar todos os Boletins Informativos.

INSTITUTO BÍBLICO DA IGREJA CRISTÃ MARANATA14 • BOLETIM ICM | 30 OUT. 2022

Perguntas da Semana

31 de outubro a 13 de novembro de 2022

Pergunta 5

Lendo Cantares, capítulo 3, verso 2, a atitude da Noiva em se levan tar, foi correta ou errada?

Pergunta 6

Lendo Cantares, capítulo 3, verso 3, profeticamente, quem são “...os guardas, que rondavam pela cidade...”?

Pergunta 7

Lendo Cantares, capítulo 3, verso 4, quando a Noiva (Igreja) encon trou o Noivo (Jesus)?

Pergunta para CIAs

Pergunta 8

Lendo Cantares, capítulo 3, verso 1, por que a igreja precisa estar atenta nesta hora?

Pergunta 9

Faça uma comparação de Cantares 3:1 com o texto de Mateus 5:15.

INSTITUTO BÍBLICO DA IGREJA CRISTÃ MARANATA 30 OUT. 2022 | BOLETIM ICM • 15

Informe Semanal

24 a 30 de outubro de 2022

Programa Anunciando o Evangelho Eterno

Ocorreu, no último final de se mana, o programa “Anuncian do o Evangelho Eterno”.

Confira na tabela abaixo toda a grade horária de transmissão do programa no Brasil e em al guns países do mundo.

Veículo de Comunicação Local

Dias e Horários*

YouTube Mundo Sexta-feira (21h) RedeTV** Brasil Segunda a Sexta-feira (17h)

Rádio SIM (FM 89,7) São Domingo do Norte (ES) Domingo (08h)

Rádio SIM (FM 96,1) Pedro Canário (ES) Domingo (08h)

Rádio SIM (FM 96,7) São Mateus (ES) Domingo (08h)

Rádio SIM (FM 97,9) Anchieta (ES) Domingo (08h)

Rádio SIM (FM 102,1) Pinheiros (ES) Domingo (08h)

Rádio SIM (FM 105,3) Santa Teresa (ES) Domingo (08h)

Rádio SIM (FM 106,1) Linhares (ES) Domingo (08h)

Rádio SIM (FM 107,3) Aracruz (ES) Domingo (08h)

Rádio SIM (FM 107,7) Cachoeiro de Itapemirim (ES) Domingo (08h)

Rádio Extremo Sul (AM 830) Itamaraju (BA) Sábado (13h) | Domingo (13h)

Rádio SIRT FM (FM 104,5) Tete/Moçambique - África Sexta (07h) | Domingo (14h)

Rádio SIRT FM (FM 90,3) Manica e Sofala/Moçambique - África Sexta (07h) | Domingo (14h)

Rádio Braz USA (AM 1360) Massachusetts - EUA Domingo (14h)

*Horário de Brasília ** Na Rede TV os cultos são transmitidos de segunda a sexta-feira, às 17h. Estes cultos são retransmitidos às 22 horas, de segunda a sextafeira pelo canal da Igreja Cristã Maranata no YouTube.

Clique aqui ou aponte a câmera para assistir o programa Anunciando o Evangelho Eterno no canal oficial da ICM no YouTube.

INSTITUTO BÍBLICO DA IGREJA CRISTÃ MARANATA 30 OUT. 2022 | BOLETIM ICM • 17

Informe Semanal

24 a 30 de outubro de 2022

Transmissão especial para as Igrejas do Brasil

Nodomingo, dia 30 de outubro de 2022, às 15h00 (hora de Brasí lia), ocorreu a trans missão especial para as igrejas do Brasil. A apresentação foi feita pelo Pr. Valter Babo, com auxílio do casal Anderson San tana e Ana Carolina.

Primeira pergunta:

Esta pergunta foi respondida pela jovem Maria Natália de Ca riacica/ES e pela senhora Sílvia Januária de Esmeralda/MG.

Segunda pergunta: Esta pergunta foi respondida pela senhora Rafaela Maia de João Pessoa/PB e pela senhora Jacqueline Oliveira de São João de Meriti/RJ.

Terceira pergunta:

Esta pergunta foi respondida pelo diácono Luciano Souza de Campo Grande/MS e pelo pas tor Eduardo Rodrigues de Pa lhoça/SC.

Quarta pergunta: Esta pergunta foi respondida pelo obreiro Caíque Ribeiro de Salvador/BA e pelo diácono Mi cahel Sena de Vitória da Con quista/BA.

Quinta pergunta: Esta pergunta foi respondida pela jovem Juliana Nunes de Piumhi/MG e pelo pastor Bení cio Apar de Timóteo/MG. Sexta pergunta: Esta pergunta foi respondida pelo diácono Romário Cosme de Bom Jesus do Itabapoana/ RJ.

Sétima pergunta:

Esta pergunta foi respondi da pela senhora Ana Paula do Amapá/AP e pelo obreiro Tha les Gomes de Natal/RN.

Oitava pergunta: Esta pergunta foi respondida pela intermediária Giovanna Santos de Manaus/AM, pelo intermediário Gabriel Cazzano de Fortaleza/CE, pela criança Vinícius do Vale de Manaus/AM e pela criança Emily Veras de Água Branca/PB.

Nona pergunta: Esta pergunta foi respondida pela adolescente Ana Luisa de Montes Claros/MG e pela inter mediária Mariana Arao de Lon drina/PR.

As transmissões foram realiza das por meio do canal digital oficial do YouTube da Igreja Cristã Maranata.

Clique aqui ou aponte a câmera do seu celular para o código abaixo e assista, na íntegra, à Escola Bíblica Dominical.

INSTITUTO BÍBLICO DA IGREJA CRISTÃ MARANATA18 • BOLETIM ICM | 30 OUT. 2022

Informe Semanal

24 a 30 de outubro de 2022

Transmissão especial para as igrejas do Exterior Atransmissão

especial

para as igrejas do ex terior ocorreu neste domingo, 30 de outu bro de 2022, às 12h. Durante a reunião, foram transmitidos os testemunhos de vários irmãos, jovens, obreiros, senhoras e pastores sobre a Escola Bíblica Dominical e os seus resultados na vida das igrejas.

Nesta transmissão foram apre sentados os testemunhos das Igrejas em Cartaxo e Lisboa, Portugal e Lago Sul e Cruzeiro, Brasília, Brasil.

Diác. Tommy Souza

Portugal

Igreja em Cartaxo, Lisboa

Irmãos, A paz do Senhor. Eu gostaria de compartilhar com os irmãos dos benefícios e os frutos que temos colhido com a participação dos irmãos nas Escolas Bíblicas Dominicais. É do conhecimento dos irmãos que os cultos aqui em Portu gal estão suspensos por conta da Pandemia, porém nada dis so tem atrapalhado o povo de Deus a participar dos assuntos abordados na Escola Bíblica Dominical. Pelo contrário, os irmãos têm se reunido, têm se empenhado e em cada reu nião que é feita, o número de participantes tem aumentado e o nome do Senhor tem sido glorificado. Desde a criança até aos anciãos, todos têm se empenhado e se imbuído para estudar a palavra do Senhor, estabelecendo assim, cada vez mais a doutrina em seus cora ções. E isso tem se percebido, juntamente com os irmãos nos

cultos, nas madrugadas, nas reuniões dos grupos de assis tência, onde temos percebido que os irmãos têm vivido com o Senhor uma experiência de avivamento espiritual. Um re novo espiritual, um aperfeiçoa mento da Obra do Senhor na vida de cada um. E isso tem sido de grande valia para a vida da igreja, porque nós vemos o cumprimento da palavra do Senhor que diz que aquele que iniciou a boa obra, iria aperfei çoá-la até aos fins dos tempos. (Fl 1.6) É isso que temos perce bido com os irmãos aqui e em especial na igreja de Cartaxo. É isso que eu queria compar tilhar com os irmãos. A paz do Senhor Jesus!

Obr. Braz Filho

Portugal

Igreja em Cartaxo, Lisboa

Saudamos a todos com a paz do Senhor Jesus! A nossa ex periencia com os ensinos mi nistrados na Escola Bíblica Dominical tem sido maravilho sa. Temos entendido que esse ensino tem contribuído signifi cativamente para o aperfeiçoa mento das nossas vidas para a realização desta Obra. Enten

demos que este ensino que re cebemos não emerge da men te de um teólogo renomado de uma grande liderança religio sa. Pelo contrário, este ensino tem emergido da Palavra, atra vés da vida da igreja, por meio de uma ação do Espírito Santo. São as nossas contribuições, até mesmo nós que moramos fora do Brasil. Essa ação do Espírito Santo tem um nome, chama-se comunhão. Nós vi vemos numa mesma Obra, vi vemos um só corpo em só Es pírito. Esse ensino tem servido para nós como uma proteção contra as lutas que se levantam e as investidas daquele que é contra a nossa alma. Temos aprendido que não fazemos parte da multidão. A multidão queria sinais e quando não os tinha, ia embora, mas os discí pulos permaneciam, porque os discípulos viviam de ensino. A Palavra diz que quem tem ou vidos para ouvir, ouça o que o Espírito diz às igrejas. E nós fa zemos parte desse povo, que junto com o Espírito Santo a cada dia tem clamado: Mara nata, vem Senhor Jesus!

INSTITUTO BÍBLICO DA IGREJA CRISTÃ MARANATA 30 OUT. 2022 | BOLETIM ICM • 19

Informe Semanal

24 a 30 de outubro de 2022

Irmã Eliane Ercilia e sua filha Nathália

Brasil

Igreja no Lago Sul, Brasília/DF

Nathália: APDS, irmãos, meu nome é Nathália

Eliane: APDS, irmãos, meu nome é Eliane

Nathália: (...). Estamos aqui para compartilhar um pouco da nossa experiência com a Escola bíblica Dominical. Temos visto a importância do estudo da pa lavra para a igreja dos últimos dias, para a igreja do Breve. Discernir o momento profético que estamos vivendo enche os nossos corações de desejo pela volta do Senhor Jesus, pelo ar rebatamento. As revelações têm sido derramadas sobre nós. Nós não somos mais me ros expectadores, meros ouvin tes. Nós somos membros ativos do um corpo. Nós temos base bíblica, base espiritual para atuar em nossas igrejas e para enfrentar as batalhas diárias com aquele desejo, aquela fé e esperança de vida eterna.

Eliane: e esse sentimento, ir mãos, se estende àqueles que são novos na fé, que participam dos nossos momentos de estu dos das perguntas da Escola Bíblica Dominical. Aqueles que têm se achegado, eles trazem seus apontamentos e ficam maravilhados com o que alcan çam do Senhor porque a dire ção que o Espírito Santo tem dado, tem sido uma benção do Senhor no meio da igreja.

Nathália: Nós vemos também que além do crescimento indi vidual, o crescimento de cada membro, a igreja tem sentido os efeitos de atendermos essa revelação do Senhor. Os cultos

nossos têm sido uma gran de bênção. A multiplicação dos dons e na glorificação das crianças se identifica o estudo da Palavra. Elas falam de Jeru salém com muito amor e com muito desejo. Esta é a ben ção que nós temos recebido. Amém? A paz do Senhor.

Irmã Verônica

Brasil

Igreja no Cruzeiro, Brasília/DF

A paz do Senhor. Eu gostaria de relatar algumas experiências que o Senhor tem me dado na Escola Bíblica Dominical. A pri meira delas é que eu percebi que ao meditar nas respostas das perguntas da Escola Bíbli ca, o Senhor me deu mais amor pela sua Palavra. Então hoje eu leio a Palavra do Senhor com muita alegria. É um prazer para mim e uma grande bênção hoje eu ler a Palavra do Senhor. Eu sempre li, mas não da forma como eu tenho lido, desde que eu comecei a responder às per guntas.

As outras duas experiências são duas curas que o Senhor me deu. Na primeira semana que fui responder às perguntas eu me lembro que o pastor Gedel ti estava falando sobre irmãos que estão recebendo bênçãos de soluções de problemas e que o Senhor estava curando vidas. Eu sofria com uma si nusite desde adolescente e o Senhor me curou. Isso na pri meira semana que eu respondi as perguntas. Depois eu passei um tempo sem responder e ao responder novamente, na ou tra semana o Senhor me curou de uma outra enfermidade que eu já tinha desde a minha ado lescência. Hérnia de hiato, eso fagite e gastrite e o Senhor me

curou nesta semana, para hon ra e glória do nome do Senhor. Estas são as minhas experiên cias.

Testemunhos postados no portal - Exterior e Brasil

Pr. Nairon Pimentel

Estados Unidos

Igreja em Newark

O Senhor concedeu uma reve lação aos pais de um adoles cente no início do ano escolar: “o poder da Palavra Revelada vai fazê-lo vencer!”. Ele então começou a participar das reu niões de busca das respostas da EBD e a meditar todos os dias junto com os pais na pa lavra antes de ir para a escola. O resultado é que ele começou a valorizar mais o clamor pelo sangue de Jesus e ter experiên cias profundas com o Senhor.

Irmão Thiago Brandão

Brasil

Igreja de Muquiçaba II, Guarapari/ ES

Entre 3 jovens novas converti das que participavam da elabo ração da resposta à pergunta 3, uma delas expressou com fir meza sobre a vinda do Senhor: “A doutrina tem me fortalecido e a igreja está em profunda co munhão e vivendo o momento profético, onde na EBD temos o caminho através da palavra de Deus”.

INSTITUTO BÍBLICO DA IGREJA CRISTÃ MARANATA20 • BOLETIM ICM | 30 OUT. 2022

Assistência 0800

Durante este período de pan demia e de isolamento social, a Igreja Cristã Maranata está realizando os cultos de forma virtual, por meio do seu canal do YouTube. Uma estrutura especial para o atendimento

Assistência 0800 e COVID 22 a 28 de outubro de 2022

e assistência aos visitantes e convidados foi disponibilizada por meio do telefone 08007073076.

As tabelas, a seguir ilustradas, demonstram os dados estatís ticos dos atendimentos reali zados.

Motivo %

Espiritual 43,37 Outros 20,88

Enfermidade 15,26

Familiares 10,04

Vida Secular 4,62

Conjugal 2,01

Livramento 1,20

Profissional 1,00

Sentimental 1,00

Litígio Justiça 0,60

Total Geral 100

Período de apuração: 22 a 28/10/2022

Fonte: Relatório de Assistência ICMPlantão 24 horas

A pandemia COVID-19

A situação da evolução da pan demia do Coronavirus (CO VID-19) tem sido motivo de grande preocupação por parte da Igreja Cristã Maranata.

A Igreja Cristã Maranata, por meio de Comunicado Oficial emitido em 8 de outubro de 2020, renovou aos pastores e membros de forma geral, a ne

cessidade de seguir as orienta ções já transmitidas, desde o início da pandemia de Covid-19, quanto aos cuidados indispen sáveis para o momento. O co municado advertiu que devem ser evitadas aglomerações em qualquer circunstância, face aos perigos de circulação do vírus.

Ressaltou-se a orientação quanto a não realização de re

uniões com aglomeração, em observância às orientações da das pelas autoridades sanitá rias e de saúde, mantendo as orientações de distanciamento e proteção. A situação do qua dro COVID-19 dos membros da Igreja Cristã Maranata, no Bra sil e Exterior, está representada pelas tabelas específicas.

INSTITUTO BÍBLICO DA IGREJA CRISTÃ MARANATA 30 OUT. 2022 | BOLETIM ICM • 21
Brasil Curados Enfermos Total 4.710 1.632 Exterior Curados Enfermos Total 95 85 Apuração: 28/10/2022 Fonte: Portal Presbitério - COVID 19 43,37% 20,88% 15,26% 10,04% 4,62% 2,01% 1,20% 1,00% 1,00% 0,60% Espiritual Outros Enfermidade Familiares Vida Secular Conjugal Livramento Sentimental Profissional Litígio Justiça

Agenda da Semana

31 de outubro a 06 de novembro de 2022

Cultos Virtuais

Data: Todos os dias Horário: 20h Local: YouTube Clique aqui para assistir os cultos

Anunciando o Evangelho Eterno

Data: 04/11 (Sexta-feira) Horário: 21h Local: YouTube Clique aqui para assistir o programa

Trombetas e Festas 2

Data: 06/11 (Domingo) Horário: 11h Local: YouTube

Clique aqui para assistir o evento

INSTITUTO BÍBLICO DA IGREJA CRISTÃ MARANATA22 • BOLETIM ICM | 30 OUT. 2022
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.