Escola Bíblica

AEscola Bíblica Dominical do dia 29 de janeiro de 2023 foi realizada, ao vivo, diretamente do Maanaim de Domingos Martins, Espírito Santo, com a participação dos pastores Gedelti Gueiros e Gilson Sousa.
Palavra inicial do Pr. Gilson
Sousa:
Saudamos todos os irmãos com a paz do Senhor Jesus!
Estamos iniciando a Escola Bíblica Dominical. O assunto, a ser apresentado, será sobre a Igreja e seus mistérios, profeti-
zados no livro de Cantares de Salomão.
Foram apresentados, pelo Pr. Gilson Sousa, alguns testemunhos sobre a Escola Bíblica Dominical, bem como algumas respostas recebidas.
Palavra do Pr. Gedelti Gueiros:
Eu saúdo a todos com a paz do Senhor. Estamos diante de uma grande experiência, uma realidade daquilo que é o profético, que está na Palavra de Deus. Foi aquilo que foi profetizado há 3.000 anos. Estamos vivendo, agora, aqueles fatos profetizados naquele tempo. O que foi profetizado há 3.000
anos é o que a igreja está vivendo agora.
Pergunta
Voltando ao capítulo 5, verso 1, o Noivo (Jesus) se dirige à Igreja agora como “meu jardim, irmã minha, minha esposa”. Por quê?
Já vim para o meu jardim
O Senhor está perto. A Igreja vai ser arrebatada. Estamos vivendo este “já vim”. São os acontecimentos que estão à nossa volta, os sinais profetizados pelo Senhor Jesus. O “já vim” é uma expressão definitiva com relação ao projeto de Jesus para a sua Igreja. Nada vai ficar por fazer. É uma expressão profética que mostra o momento, o tempo do arrebatamento, que é o tempo de Deus, pois não é o tempo cronológico, mas o tempo profético.
Somos testemunhas de que o Senhor está derramando as suas bênçãos, os dons, o batismo com o Espírito Santo. É o vento norte e o vento sul soprando na vida da igreja.
Ele está dizendo o que vai acontecer. Existe cronologia e escatologia . Muitos confundem as duas palavras. O que entra na
escatologia* é uma cronologia profética. Esta cronologia não atende à razão do homem. O Espírito Santo é quem dita a forma que a cronologia profética é usada e de onde ela parte.
Ainda no verso 1, identifique o significado profético de cada expressão:
a) “... colhi a minha mirra com a minha especiaria…”
b) “…comi o meu favo com o meu mel…”
c) “…bebi o meu vinho com o meu leite…”
Colhi a minha mirra com a minha especiaria
Ele colheu a mirra. A mirra fala de perfume, preservação e sofrimento. Era o que a Igreja tinha: o perfume (a presença do Espírito Santo), o seu sofrimento (arenas, cruzes e fogueiras) e a preservação do Espírito Santo. A mirra preserva o corpo para que ele não apodreça. O
* A escatologia é um ramo da teologia que estuda o porvir do ser humano, seja individualmente considerado (operando-se com a morte) ou mesmo coletivamente (operando-se com o fim do mundo).
Senhor estava dizendo que não seria mais necessária a mirra porque o corpo não iria apodrecer, pois seria retirado. Tudo está pronto: o perfume, as ervas aromáticas. Por isso, o momento é de definição. Comi o meu favo com o meu mel
O Senhor se alimenta daquilo que Ele deu: a sua Palavra. A Palavra vem completa. E a Palavra é doce. Quando você come o favo, você mastiga, mas prova do mel. É a experiência que você tem. É aquilo que vem direto do Senhor. Não existe nada melhor do que a doçura da Palavra, quando passamos
pelas nossas necessidades. Bebi o meu vinho com o meu leite
O vinho fala da alegria do Espírito. Não haverá mais alegria da salvação, pois não haverá mais salvação para o mundo. O leite fala do alimento do novo convertido, ou seja: não haverá mais conversões.
Lendo Cantares, capítulo 5, a partir do verso 2, vemos uma mudança no diálogo. Profeticamente, a qual igreja o verso 2 está se referindo, na expressão “Eu dormia, mas o meu coração velava…”?
Resposta: Está se referindo à Igreja que prega acerca do Senhor Jesus e da Sua vinda, mas está dormindo, acomodada, em relação à prática. Sabe qual é o caminho, mas não anda nele.
“Eu dormia, mas o meu coração velava: eis a voz do meu amado, que estava batendo: abre-me, irmã minha, amiga minha, pomba minha, minha imaculada, porque a minha cabeça está cheia de orvalho, os meus cabelos das gotas da noite.” Cantares 5:2
Eu dormia, mas o meu coração velava
Aqui vemos uma igreja que vai partir e outra que vai ficar. Tanto os que vão partir quanto os que vão ficar, foram chamados. Ficarão neste mundo os que forem infiéis ao chamado. Todos tiveram a mesma experiencia. Você abandonou o mundo, a eternidade entrou na sua vida, a alegria entrou no seu coração. A bênção do Senhor veio para todos. O derramamento do Espírito veio para todos. As pessoas que, de fato, se converteram têm uma experiência para falar. Os que tiveram uma experiência vão permanecer.
Ainda no verso 2, qual a aplicação profética da expressão “…a minha cabeça está cheia de orvalho, os meus cabelos das gotas da noite…”?
Resposta: O Noivo (Jesus) traz consigo toda sorte de bênçãos e todo o refrigério que a Noiva (Igreja) precisa nesta hora da noite.
Os meus cabelos estão cheios das gotas da noite
O Senhor sabe da situação que estamos vivendo. É a secura do mundo, da desesperança, do sofrimento humano, da fome, da miséria, da traição, e de tudo mais que aí está. O mundo está vivendo isso. O Senhor está nos dando uma benção, batizando com o Espírito Santo. O profeta diz:
“Ouvi, Senhor, a tua palavra e temi; aviva, ó Senhor, a tua obra no meio dos anos, no meio dos anos a notifica; na ira lembra-te da misericórdia.”
Habacuque 3:2
Lembra da misericórdia, ou seja, “Senhor batiza com o Es-
pírito Santo”. O mundo e todo o sofrimento desta hora estão diante de nós, mas o fiel está seguro. O orvalho está vindo, a benção do Espírito Santo está vindo. É o mistério, o profético.
O texto aqui fala de uma igreja que viu tudo, que foi curada, foi batizada com o Espírito Santo, mas ficou.
Assim, vemos uma igreja que abre o seu coração e outra que não abre. A Igreja Infiel sabe de tudo isso, mas está comprometida com o mundo. Deixou de ouvir a revelação para ouvir a filosofia e a teologia.
Abre-me, irmã minha
Abre o coração. Eu tenho uma benção. Era o Senhor falando. Bateu, mas ela não me respondeu.
Como vou abrir o coração, como vou trocar de roupa? Como é que eu vou me salvar outra vez? Eu já não tenho mais as vestes de salvação. Como eu vou trocar? Salvação é uma só.
A igreja que ficará vai dar muitas desculpas.
“Já despi as minhas vestes; como as tornarei a vestir? Já lavei os meus pés; como os tornarei a sujar?” Cantares 5:3
... já sujei os meus pés.
... já sujei os meus vestidos. A igreja que vai ficar não tem mais desejo de evangelizar. Está usando o mesmo palavreado do mundo, a mesma mentira, a mesma traição. Evangelizar para que?
Há uma igreja que vai ficar, mas uma Igreja que vai subir.
Que o Senhor nos abençoe!
Pr. Gedelti Victalino Teixeira Gueiros Presidente da Igreja Cristã Maranata
Clique aqui ou aponte a câmera do seu celular para o código abaixo e assista, na íntegra, à Escola Bíblica Dominical.
Nesta seção, registramos, algumas das participações enviadas pelos irmãos, em resposta às perguntas formuladas para a Escola Bíblica Dominical de 29 de janeiro de 2023.
Participação da irmã Leila Frasson Almeida, Igreja em Berlin, Pr. Ricardo Bravin:
Pergunta 1: És formosa - A igreja é formosa porque não tem a forma do mundo. Os teus olhos como os das pombas - A igreja vê como os olhos do Espírito Santo. Se os teus olhos forem maus todo o teu corpo andará em trevas. As tuas tranças e cabelo como rebanho de cabras - Trança nos cabelos fala da trindade e dos pensamentos ordenados.
Pergunta 2: No texto anterior dizia “ah se o meu amado viesse ao seu jardim”, mas agora o noivo diz “meu jardim, irmã minha”. “Meu jardim” porque a igreja é de propriedade exclusiva do Senhor Jesus. No plano original do Senhor, Ele criou o Jardim onde não havia pecado para o homem, e agora “meu jardim” poderia representar que Deus já levou o homem para o seu plano original que foi criado para a igreja.
Pergunta 3: a) A igreja que suportou as lutas no mundo será arrebatada e na eternidade não haverá mais sofrimento. Jesus já colheu as lutas da igreja. b) O mel é a doçura da Palavra do Senhor. Após o arrebatamento não haverá mais palavra revelada para o mundo. c) Após o arrebatamento não haverá mais o vinho que simboliza a alegria do Espírito Santo. O leite que é para o novo não haverá mais pois não haverá mais conversões.
Pergunta 4: Se refere ao convite às bodas do Cordeiro, nesta grande festa que haverá no céu.
Pergunta 5: Se refere a igreja
infiel que dorme e se acomoda, não pratica o que prega. Como dizia Isaías “Desperta tu que dormes.”
Pergunta 6: O pedido é “Abre-me” Abre a porta do seu coração. Há um tempo para que a porta se abra. Apocalipse 3:20 Eis que estou à porta e bato. Se alguém ouvir a minha voz e abrir a porta, entrarei e cearei com ele, e ele comigo.
Pergunta 7: O verso 2 fala de um Tempo de trevas, quando ela dormia. Tempo de frieza espiritual e tempo de comodismo. Mateus 24:43
Pergunta 8: Moisés em seu canto ele diz “Goteje a minha doutrina como a chuva, destile a minha palavra como o orvalho” (Deuteronômio 32:2). O Senhor Jesus bate na porta para trazer a palavra revelada, a doutrina revelada, a sã doutrina, o mistério revelado e todas as bençãos da eternidade que dão o refrigério que a igreja precisa nesse momento.
Pergunta 9: As loucas não levaram o azeite. Elas não estavam preparadas. O coração deve estar atento e deve vigiar (velar) a todo tempo para não perder a profecia.
Pergunta 10: Um grupo tinha o azeite que representa o Espírito Santo. O outro grupo não tinha azeite. Sem azeite não tem fogo, não tem batismo com Espírito Santo.
Participação dos Jovens do grupo 3, Igreja em Luanda, Pr. José Eduardo:
Pergunta 1: O que mais atrai o noivo (Jesus) é ela ser formosa e sem mácula.
Pergunta 2: Porque aponta profeticamente, para o casamento da noiva com o noivo, a união foi selada e a noiva se tornou inteiramente propriedade peculiar do noivo.
Pergunta 3: a) “colhi a minha especiaria com a minha mirra” o fim de toda aflição, toda lágrima e todo sofrimento da noiva. b) “ colhi o meu favo com o meu mel” a volta do Espírito Santo para a Eternidade. O mundo ficará sem a presença do Espírito Santo. c) “bebi o meu vinho com o meu leite” o Espírito Santo não estará mais presente no mundo Hebreus 5:13
Pergunta 4: Serão as bodas do Cordeiro, o casamento da igreja fiel com o seu Noivo Jesus. Mateus 26:29
Pergunta 5: Fala da igreja que conhece a Palavra, prega em nome do Senhor mas não vive a salvação, porque o seu coração está cheio do mundo. Mateus 7:22,23
Pergunta 6: Uma Igreja que vive como o mundo vive, não tem é não quer um compromisso verdadeiro com o Senhor
Pergunta 7: O momento da meia noite, momento profético, trevas.
Pergunta 9: Todos os recursos para essa hora da noite, o Noivo, Jesus tem para igreja fiel.
Participação do irmão Thiago Augusto Dias da Silva, Igreja San Cristóbal, Pr. Daniel Olivera:
Pergunta 1: “Eis que és formosa, amiga minha, eis que és formosa; os teus olhos são como os das pombas entres as tuas
Nesta seção, registramos, algumas das participações enviadas pelos irmãos, em resposta às perguntas formuladas para a Escola Bíblica Dominical de 29 de janeiro de 2023. tranças, o teu cabelo é como o rebanho de cabras que pastam no monte de Gileade.” Cantares 4:1. Chama atenção o fato da Noiva ser formosa. a Igreja que mantém a sua forma e que não se desfigura. É perfeita porque aplica a doutrina do Espírito Santo, e porque nela não há pecados nem apostasia. Fala de uma Igreja fiel que anda conforme o olhar do Espírito, que anda na revelação, em comunhão com o Noivo Jesus.
Pergunta 2: “Já vim para o meu jardim, irmã minha, minha esposa; colhi a minha mirra com a minha especiaria, comi o meu favo com o meu mel, bebi o meu vinho com o meu leite. Comei, amigos, bebei abundantemente, ó amados.” Cantares 5:1. Fala de uma Igreja exclusiva do Noivo. É realmente um texto, que prova o profundo sentimento do Senhor por uma igreja que foi comprada por um precioso preço, e é, portanto, propriedade exclusiva dele: “Jardim fechado”. É como Ele a vê.
Pergunta 3: a)”…colhi a minha mirra com a minha especiaria…” - acabou o sofrimento da Igreja no mundo, Senhor Jesus colheu às lutas da igreja. b)”… comi o meu favo com o meu mel…” - não existirá mais a doçura da Palavra revelada. c)”… bebi o meu vinho com o meu leite…” - o vinho fala da alegria do Espírito . Não haverá mais alegria da salvação, pois não haverá mais salvação para o mundo. O leite fala do alimento do novo convertido, ou seja: não haverá mais conversões. Não haverá mais conversões.
Pergunta 4: “Já vim para o meu jardim, irmã minha, minha esposa; colhi a minha mirra com a minha especiaria, comi o
meu favo com o meu mel, bebi o meu vinho com o meu leite. Comei, amigos, bebei abundantemente, ó amados.” Cantares 5:1. Fala das bodas do cordeiro.
Pergunta 5: “Eu dormia, mas o meu coração velava; eis a voz do meu amado, que estava batendo: abre-me, irmã minha, amiga minha, pomba minha, minha imaculada, porque a minha cabeça está cheia de orvalho, os meus cabelos, das gotas da noite.” Cantares 5:2. A Igreja que fica ouve o apelo do Senhor, mas não atende.
Pergunta 6: “Eu dormia, mas o meu coração velava; eis a voz do meu amado, que estava batendo: abre-me, irmã minha, amiga minha, pomba minha, minha imaculada, porque a minha cabeça está cheia de orvalho, os meus cabelos, das gotas da noite.” Cantares 5:2. O apelo é este: “abre-me, eis que estou à porta e bato.” Uma Igreja abre o seu coração e sobe, a outra dorme e fica. A Igreja que dorme é aquela mencionada no livro de Apocalipse, é a Igreja de Laodiceia, ela não tem revelação, ela está dormindo, não enxerga nada, ela não vê a luz. Nesta hora o Senhor está fazendo um apelo, a Igreja infiel está ouvindo este apelo, mas não está fazendo caso dele.
Pergunta 7: “Eu dormia, mas o meu coração velava; eis a voz do meu amado, que estava batendo: abre-me, irmã minha, amiga minha, pomba minha, minha imaculada, porque a minha cabeça está cheia de orvalho, os meus cabelos, das gotas da noite.” Cantares 5:2. Fala do momento após o arrebatamento, onde a Igreja fiel já foi retirada pelo Noivo.
Pergunta 8: “Eu dormia, mas o meu coração velava; eis a voz do meu amado, que estava batendo: abre-me, irmã minha, amiga minha, pomba minha, minha imaculada, porque a minha cabeça está cheia de orvalho, os meus cabelos, das gotas da noite.” Cantares 5:2. Nesta hora da noite o Senhor tem um orvalho para dar à sua Igreja, é o derramamento do Espírito Santo, são os apelos finais do Senhor a esta Igreja, porque antes disso os profetas falaram, os santos falaram a respeito desse momento profético que estamos vivendo, que é o momento da noite.
Participação dos irmãos da Igreja em Sydney - Pr. Douglas Spanghero:
Pergunta 1: O que mais atrai o Noivo são os olhos da Noiva entre suas tranças, pois fala do olhar da Igreja na Revelação da Luz do Espírito Santo, que vive entre pensamentos conduzidos pela doutrina do mesmo Espírito, na Comunhão do Corpo. Isto é, a Igreja Fiel olha para dentro do Seu rebanho e vê as crianças, intermediário, adolescentes, jovens, famílias, diáconos e Pr.es com Amor entendendo que tudo foi edificado e colocado ali naquele lugar pela multiforme Graça do Espírito Santo. (Rom. 12:4-8 e I Coríntios 12:27)
Pergunta 2: O Noivo (Jesus) se dirige à Igreja como “meu jardim, irmã minha, minha esposa” pois Ela pertence ao Noivo (Jesus), que a comprou com o seu sangue que foi vertido na Cruz do Calvário. A Igreja é templo do Espírito Santo. O Amor do Noivo (Jesus) é incomparável, é um Amor sincero, e puro.
Nesta seção, registramos, algumas das participações enviadas pelos irmãos, em resposta às perguntas formuladas para a Escola Bíblica Dominical de 29 de janeiro de 2023.
Pergunta 3: a) A Igreja que foi provada, sofrendo as angústias, perseguições, mas que foi arrebatada com o Espírito Santo.. “E eles o venceram pelo sangue do Cordeiro…” Jesus arrebatou a sua Igreja com o seu Espírito. b) A Igreja superabundou da palavra revelada, pois essa palavra alimentou a Igreja em abundância com às revelações do Senhor Jesus, e Ele se delicia com as suas operações. c) A palavra que sustenta(leite) e dá alegria(vinho) para a Igreja foi aquilo que Jesus deu pelo seu Espírito Santo para a sobrevivência da Igreja em sua caminhada, e Ele se alegra com a sua Igreja pela ação do seu Espírito.
Pergunta 4: Se refere ao banquete das bodas , da festa do casamento que se dará na eternidade, tudo que o senhor já preparou para os seus Salvos ,aos que guardaram fielmente no cumprimento de sua palavra .
Pergunta 5: A igreja infiel, a noiva louca dormia, no coração ela sabia que a igreja seria arrebatada, percebia os sinais, mas não se aprontou agora se arrepende porque o seu amado “estava batendo” e não bate mais a igreja fiel já subiu não há mais tempo de se preparar, a oportunidade foi perdida porque estava dormindo no momento em que devia estar se preparando, foi chamada mas não foi escolhida.
Pergunta 6: O pedido do Senhor Jesus (o noivo) é que a igreja desperte , saia do comodismo e entenda o momento do breve e abra o seu coração para o realizar a obra é para que ele possa habitar e ser o seu salvador .
Pergunta 7: Profeticamente o momento que se refere é o tempo do Breve, antes do Arrebatamento da Igreja.
Pergunta 8: O Senhor tem o refrigério para sua Igreja. Só n’Ele podemos ter uma mente tranquila, ter paz, ter comunhão. Muitos sofrem sem ter suas lutas, suas demandas sanadas pelo Senhor Jesus. Glorificamos pois temos um Deus que zela, se preocupa em cuidar da nossa mente, nos protegendo dos laços do adversário contra a nossa mente. Isaías 26:3 ”Tu conservarás em paz aquele cuja mente está firme em ti; porque ele confia em ti.” Privilégio daquele que faz parte da Igreja fiel.
Participação do irmão Pável Antonov da Igreja em Minsk:
Pergunta 2: sO carpinteiro tornou-se jardineiro. Jesus, quando viveu na terra, era carpinteiro. Um carpinteiro trabalha com árvores “mortas” derrubadas. Jesus veio para “salvar o que se tinha perdido.” Mateus 18:11. Mas quando Jesus ressuscitou dos mortos, Ele se tornou o jardineiro do Jardim do Éden, do qual o homem foi expulso no início. Joao 19:41, 20:15. Jesus é o dono deste jardim e a porta para ele. Ele cuida das “árvores vivas” no jardim - crentes nascidos do Espírito Santo. E toda árvore espiritualmente morta (pecador que não está salvo) hoje tem a oportunidade de ganhar uma vida nova e eterna e ser plantada neste jardim. A entrada para o jardim ainda não está fechada. E o jardim onde há salvação e vida eterna hoje é a Igreja Fiel do Senhor Jesus. Aleluia! Glória ao nosso Senhor!
Participação da irmã Carolina Pedrosa Gomes de Oliveira, da Igreja de Toronto, Pr. Cesário Sousa:
Pergunta 1: O que mais atrai o Noivo (Jesus), na Noiva (Igreja), é a forma como ela trabalha, ou seja, o corpo trabalhando numa uniformidade perfeita, na comunhão, a igreja fiel pensando de igual maneira , mostrando que a igreja vive aquilo que prega, se movimentando pelo Espírito Santo. “...o teu cabelo é como rebanho de cabras que pastam no Monte de Gileade.”
Pergunta 2: O Noivo ( Jesus) se dirige à Noiva ( Igreja), como” meu jardim, irmã minha, minha esposa “. Porque tudo da igreja fiel pertence ao Noivo (Jesus), nós pertencemos a Ele, os Dons Espirituais, o louvor Profético, a Doutrina Revelada, tudo pertence ao Noivo (Jesus).
Pergunta 3: a) Fala da hora da dor, do sofrimento, ainda que lembrados, já passou, agora é hora das Bodas , “ Vinde benditos de meu Pai”. b) Fala da palavra que não volta vazia, o Noivo (Jesus) participa da OBRA que a Noiva ( Igreja) realiza com uma dedicada obediência. c) Fala da palavra do Senhor, a igreja fiel faz o coração do Noivo ( Jesus) alegre quando ela realiza a sua palavra fielmente.
Pergunta 4: Se refere ao convite para as Bodas.
Pergunta 5: No capítulo 5, no verso 2 está se referindo a igreja infiel que nesta hora está dormindo, e se nega a abrir a porta para o Noivo (Jesus), e lhe abençoar com as bençãos do Espírito Santo, pois o cristianismo moderno nesta última
ção e do Espírito Santo; “irmã”: Conforme João 1:12, todos os que recebem a Jesus Cristo e creem em Ele são feitos filhos de Deus e, assim, irmãos de Jesus; “esposa”: Neste momento, a Igreja Fiel estará nas Bodas do Cordeiro;
Pergunta 6: O pedido feito pelo Noivo (Jesus), é: “ Abre-me, a minha cabeça está cheia de orvalho...” - fala das bençãos do refrigério que vem do Espírito Santo, que é o descanso para a igreja, nesta última hora preservando- a do comodismo, e da frieza espiritual.
Pergunta 7: O momento profético a qual se refere o verso 2, fala da hora da noite, ou seja, o hora das densas trevas.
Pergunta 8: Fala do óleo precioso, que representa o Espírito Santo, concedendo o refrigério para a igreja, fazendo-a receber o orvalho que vem do Noivo (Jesus).
Participação do irmão André Filipe Caldas Laranjeira, Igreja em Athens / Geórgia, Pr. Alexandre Laranjeira:
Pergunta 1: A formosura: Aponta para a beleza da santificação da Igreja Fiel; - Os olhos como os das pombas: Aponta para o olhar da Igreja Fiel, que está voltado para as coisas espirituais; - O cabelo como rebanho de cabras: Aponta para os pensamentos da Igreja Fiel que estão unificados no propósito de salvação e de glorificar a Jesus Cristo;
Pergunta 2: “jardim”: A Igreja Fiel cultiva os frutos da salva-
Pergunta 3: a) “... colhi a minha mirra com a minha especiaria...” - com a vinda de Jesus, toda a manifestação do Espírito Santo de Deus, (dons espirituais e santificação) serão retirados da Terra. b) “... comi o meu favo com o meu mel...” - com a vinda de Jesus Cristo, toda a doçura do Evangelho será retirada da Terra devido à tribulação vindoura. c) “... bebi o meu vinho com o meu leite...” - com a vinda de Jesus Cristo, toda a alegria e edificação espiritual gerados pelo Evangelho cessarão devido ao juízo vindouro.
Pergunta 4: Ao regozijar espiritual da Igreja Fiel, que participará das bodas do cordeiro.
Pergunta 5: À Igreja Infiel, pois ela estava dormindo espiritualmente.
Pergunta 6: O pedido é que a Igreja Infiel abrisse a porta para o Noivo, apontando, profeticamente, para o desejo do Senhor Jesus Cristo em adentrar no coração da Igreja Infiel.
Pergunta 7: Aponta para o momento antes do arrebatamento, pois o Senhor Jesus Cristo (o Noivo) ainda batia na porta da Igreja Infiel, havendo ainda oportunidade de salvação.
Pergunta 8: Profeticamente, aponta para a chuva de bençãos que o Espírito Santo está derramando neste período que antecede o arrebatamento. Jesus Cristo e a Igreja Fiel tomam parte nestas bençãos, porém
a Igreja Infiel não toma parte nessa benção pois ela se encontra dentro de seu aposento.
Participação do irmão Paulo
Barbosa, em Libreville, Pr. Gilson Sousa:
Nesta seção, registramos, algumas das participações enviadas pelos irmãos, em resposta às perguntas formuladas para a Escola Bíblica Dominical de 29 de janeiro de 2023. hora está dormindo, e não ama a volta Gloriosa do SENHOR JESUS, que nos lembra a parábola das dez Virgens, 5 Prudentes, 5 Imprudentes, pois a igreja que irá subir é aquela que está com a sua Candeia transbordando com óleo (Espírito Santo), e a que irá ficar é aquela que servindo e aceitando os amores deste mundo.
Pergunta 1: O seu olhar. Ela olha para o Noivo (Jesus) se expressando através da ação do Espírito Santo. O seu testemunho no meio da Igreja. Cantares 4:1 - “Eis que és formosa, amiga minha, eis que és formosa: os teus olhos são como os das pombas entre as tuas tranças ....”
Pergunta 2: Neste momento a Igreja Fiel já foi arrebatada, Ela é agora, propriedade exclusiva do Noivo, caracterizado na expressão: “Minha Esposa”. Cantares 5:1 - “JÁ vim para o meu jardim, irmã minha, minha esposa...”.
Pergunta 3: a) Acabaram a dor e o sofrimento da Igreja no mundo. Jesus já recolheu a sua Igreja. b) Não existirá mais a doçura da Palavra Viva. c) O vinho fala da alegria do Espírito. Não haverá mais a alegria da salvação, pois não haverá mais salvação para o mundo. O leite fala do alimento do novo convertido, ou seja: não haverá mais conversões.
Pergunta 4: o convite se refere às Bodas do Cordeiro, na eternidade, onde ocorrerá a Grande Ceia do banquete para a Igreja Fiel.
Pergunta 5: Está se referindo àqueles que terão a segunda oportunidade para Salvação, aqueles que não receberam o Senhor Jesus como seu Salvador, mas o rejeitaram. Eles dormem acomodados em relação
Nesta seção, registramos, algumas das participações enviadas pelos irmãos, em resposta às perguntas formuladas para a Escola Bíblica Dominical de 29 de janeiro de 2023.
a salvação. Conheceram o caminho, mas não andam nele.
Pergunta 6: O pedido: “…abre-me, irmã minha, amiga minha, pomba minha, minha imaculada…”. O Noivo (Jesus) deseja encontrar a Noiva (Igreja). Aplicação Profética: Uma igreja que não o aceitou como Senhor e Salvador, ele não a chama da esposa. O momento agora é profético. Momento de segunda oportunidade de abrir o coração.
Pergunta 7: Após o arrebatamento da Igreja Fiel, quando Jesus estabelecerá a segunda oportunidade para a Igreja judaica.
Pergunta 8: O Noivo (Jesus) traz consigo toda sorte de bênçãos e todo o refrigério que a Igreja Fiel já usufrui, pois já foi arrebatada, para o povo judeu oferecendo as mesmas oportunidades.
Pergunta 9: refere-se a uma igreja infiel, que não foi arrebatada, porque não levou azeite de reserva nas suas vasilhas. Mateus 25:8 - “E as loucas disseram às prudentes: Dai-nos do vosso azeite, porque as nossas lâmpadas se apagam. “
Pergunta 10: As loucas não tinham azeite de reserva em suas vasilhas. As prudentes tinham azeite de reserva.
Participação da irmã Isabel
Ferreira Cattani, Igreja em Torino, Pr. Fernando Cattani:
Pergunta 1: Conforme Cantares 4:1, a característica da Noiva que se destaca aos olhos do Noivo é a beleza de forma “Eis que és formosa, amiga minha, eis que és formosa” pois a Doutrina é que dá forma a Igreja
Fiel. Em todas as suas características, a Noiva apresenta as operações do Espírito Santo, e assim, o Noivo, o Senhor Jesus, conclui : “Tu és toda formosa e em ti não há mancha” vs7, pois Ele vê que é uma Igreja que vive a Doutrina, está purificada pelo poder do Seu Sangue e que valoriza o Seu Sacrifício.
Pergunta 2: O Noivo, em Cantares 5:1 “ já vim para o meu jardim, irmã minha, minha esposa”, pois o Senhor Jesus está presente no meio da Igreja, é o momento do encontro, do Arrebatamento. A Igreja fiel pertence a Ele, I Pedro 2:9, é coerdeira com Ele de um Reino Eterno, Romanos 8:17. Ela é chamada de “esposa” porque tem um compromisso verdadeiro com Ele.
Pergunta 3: Em Cantares 5:1, o significado profético é que tudo na Igreja pertence ao Senhor Jesus: a) “colhi a minha mirra com a minha especiaria” - o sofrimento, as provações da Igreja se encerrarão, Ele as recolherá como aroma suave, receberá sua gratidão, sua adoração; b) “comi o meu favo com mel” - a doçura da Palavra Revelada, o mel que sacia a alma, serão recolhidos e c) “bebi o meu vinho com meu leite” - a alegria do Espírito, o alimento produzido pelo Corpo, as conversões , tudo se encerrará no Arrebatamento.
Pergunta 4: “Comei amigos, bebei abundantemente, ó amados” se refere ao convite para as Bodas do Cordeiro, é o chamado feito a Igreja Fiel para participar da Grande Ceia na Eternidade, conforme Mateus 25:34 “Vinde benditos de meu Pai, possuí por herança por herança o Reino que vos está preparado desde a fundação do
Pergunta 5: Em Cantares 5:2, no texto “Eu dormia, mas o meu coração velava”, se refere a Igreja infiel, aquela que não entrará na festa, uma igreja que está acomodada com as coisas deste mundo, com seus interesses voltados para esta vida. Fala que ama o Senhor Jesus, mas não se prepara para se encontrar com Ele, não valoriza o Seu Sacrifício, não quer o Novo Nascimento, não vive a Sã Doutrina.
Pergunta 6: Em Cantares 5:2, o Noivo, o Senhor Jesus faz um pedido : “Abre-me, irmã minha, amiga minha, pomba minha, imaculada “, nos fala de um pedido que o Senhor Jesus faz à uma Igreja: para que abra o seu coração e deixe Ele entrar. Ele insiste para que ela valorize o Seu Sangue derramado, que busque ter comunhão com Ele, permita que o Espírito Santo governe sua vida e se santifique, pois o período é da noite. Ele está do lado de fora, batendo: “Eis que eu estou a porta e bato: se alguém ouvir a minha voz, e abrir a porta, entrarei em sua casa e com ele cearei e ele comigo”, Apocalipse 3:20. O momento é de definição.
Pergunta 7: No verso 2, o momento profético é da Noite, momento das trevas, momento de preparar-se para o Arrebatamento.
Pergunta 8: “A minha cabeça está cheia de orvalho, os meus cabelos das gotas da noite”, aponta para as bençãos e o refrigério que o Noivo, o Senhor Jesus, traz consigo e proporciona a sua Noiva neste momento da Noite.
Pergunta 9: Lendo Cantares 5:2 “eu dormia, mas o meu coração
Espírito/ fala do novo convertido. Quando a Igreja for levada a presença do Senhor tudo vai acabar, vai cessar as lutas, sofrimentos, incensos, a palavra revelada, o derramar do Espírito e não haverá mais novo convertido porque estaremos com o Senhor na Eternidade. Não existirá mais salvação porque o Espírito Santo junto com a igreja fiel deixará este mundo.
Pergunta 10: As prudentes se prepararam para o encontro com o Noivo, tinham azeite de reserva, isto é, as operações do Espírito Santo em suas vidas enquanto as loucas, não.
Participação da irmã Mitsue Noguti, da Igreja em Aichi-ken / Toyota-shi, Pr. David
Vieira:
Pergunta 1: Cânticos 4:1 - Eis que és formosa, amiga minha, eis que és formosa; os teus olhos são como os das pombas entre as tuas tranças; o teu cabelo é como o rebanho de cabras que pastam no monte de Gileade. O Senhor Jesus se atrai pela beleza de forma da igreja que é Corpo de Cristo, com o olhar do Espírito Santo que a igreja reflete .
Pergunta 2: “Meu jardim” - a Igreja é propriedade exclusiva do Senhor. “Irma minha”herdeiro da herança do Pai do mesmo sangue . Posse da salvação , vida eterna benção do Pai salvo em Cristo Jesus. “Minha esposa” - o esposo reparte a herança da vida eterna com sua esposa . A herança do noivo passa a ser a herança da noiva a vida eterna.
Pergunta 3: a) fala de lutas ,dor ,sofrimento / orações e incensos. b) palavra revelada no nosso coração. c) derramar do
Pergunta 4: Se refere ao convite para as bodas do Cordeiro.
Pergunta 5: A igreja infiel que conhece a palavra mais não tem um compromisso com o Senhor. Uma igreja desatenta que perdeu o tempo profético. Apocalipse 3:20 - Eis que estou à porta, e bato; se alguém ouvir a minha voz, e abrir a porta, entrarei em sua casa, e com ele cearei, e ele comigo.
Pergunta 6: “Abre- me” - abre o coração para ouvir o que o Senhor está falando.
Pergunta 7: Momento da noite das trevas que o noivo vem encontrar com a noiva.
Pergunta 8: O Senhor tem o refrigério para a Igreja e bençãos nesta hora da noite. Salmos 133:3 - É como o orvalho do Hermom quando desce sobre os montes de Sião. Ali o Senhor concede a bênção da vida para sempre.
Pergunta 10: A diferença é que cinco tinha azeite de reserva e as outras não.
Participação da irmã Rita Pereira da Costa, da Igreja de Puebla - Pr. Alfredo Salguero:
Pergunta 1: Cantares 5:1-2. O seu olhar. Ela olha para o Noivo ( Senhor Jesus) se expressan-
do através da ação do Espírito Santo. O seu testemunho da ação do Espírito Santo no meio da Igreja. Cantares4:1.
Pergunta 2: Cantares 5:1. Porque o arrebatamento já foi realizado para a Igreja Fiel. A Noiva (Igreja) é propriedade exclusiva d’Ele, e Ele está em tudo na vida dessa Igreja.
Nesta seção, registramos, algumas das participações enviadas pelos irmãos, em resposta às perguntas formuladas para a Escola Bíblica Dominical de 29 de janeiro de 2023. velava” e Mateus 25:8, “Dai-nos do vosso azeite, porque as nossas lâmpadas se apagam”, observamos que os textos nos falam sobre uma Igreja Infiel que está acomodada, não está apercebida do momento profético da noite, não está se preparando para entrar na Festa, desprezam o governo do Espírito Santo.
Pergunta 3: a)”…colhi a minha mirra com a minha especiaria…” - acabou o sofrimento da Igreja no mundo, Senhor Jesus colheu às lutas da igreja. b)”… comi o meu favo com o meu mel…” - não existirá mais a doçura da Palavra revelada. c)”… bebi o meu vinho com o meu leite…” - o vinho fala da alegria do Espírito . Não haverá mais alegria da salvação, pois não haverá mais salvação para o mundo. O leite fala do alimento do novo convertido, ou seja: não haverá mais conversões. Não haverá mais conversões.
Pergunta 4: Cantares 5:1. O convite se refere às Bodas do Cordeiro, onde ocorrerá a Grande Ceia do banquete para a Igreja Fiel.
Pergunta 5: Cantares 5:2. Esta referindo a Igreja que prega acerca do Senhor Jesus e da Sua vinda, mas está dormindo, acomodada, em relação a pratica. Sabe qual é o caminho, mas não anda nele.
Pergunta 6: O Pedido:”… abre-me , irmã minha, amiga minha , pomba minha, minha imaculada… O Noivo ( Senhor Jesus) deseja encontrar a Noiva ( Igreja). Aplicação Profética: Uma sem compromisso com o Senhor, ele já não a chama da esposa. O momento agora é profético. Momento de abrir o coração.
Nesta seção, registramos, algumas das participações enviadas pelos irmãos, em resposta às perguntas formuladas para a Escola Bíblica Dominical de 29 de janeiro de 2023.
Pergunta 7: Cantares 5:2. Ao momento da noite, das trevas, quando o Noivo (Senhor Jesus) vem ao encontro da Noiva ( Igreja).
Participação do irmão Paulo Martins da Igreja em Auckland - Pr. Douglas Spanghero:
Pergunta 1: O que mais atrai o Noivo são os olhos da Noiva entre suas tranças, pois fala do olhar da Igreja na Revelação da Luz do Espírito Santo, que vive entre pensamentos conduzidos pela doutrina do mesmo Espírito, na Comunhão do Corpo. Isto é, a Igreja Fiel olha para dentro do Seu rebanho e vê as crianças, intermediário, adolescentes,, jovens, famílias, diáconos e Pr.es com Amor entendendo que tudo foi edificado e colocado ali naquele lugar pela multiforme Graça do Espírito Santo. (Rom. 12:4-8 e I Coríntios 12:27)
Pergunta 2: O Noivo (Jesus) se dirige à Igreja como “meu jardim, irmã minha, minha esposa” pois Ela pertence ao Noivo (Jesus), que a comprou com o seu sangue que foi vertido na Cruz do Calvário. A Igreja é templo do Espírito Santo. O Amor do Noivo (Jesus) é incomparável, é um Amor sincero, e puro.
Pergunta 3: a) A Igreja que foi provada, sofrendo as angústias, perseguições, mas que foi arrebatada com o Espírito Santo.. “E eles o venceram pelo sangue do Cordeiro…” Jesus arrebatou a sua Igreja com o seu Espírito. b) A Igreja superabundou da palavra revelada, pois essa palavra alimentou a Igreja em abundância com às revelações do Senhor Jesus, e Ele se delicia com as suas operações. c)
A palavra que sustenta(leite) e dá alegria(vinho) para a Igreja foi aquilo que Jesus deu pelo seu Espírito Santo para a sobrevivência da Igreja em sua caminhada, e Ele se alegra com a sua Igreja pela ação do seu Espírito.
Pergunta 4: Se refere ao banquete das bodas , da festa do casamento que se dará na eternidade, tudo que o senhor já preparou para os seus Salvos, aos que guardaram fielmente no cumprimento de sua palavra .
Pergunta 5: A igreja infiel, a noiva louca dormia, no coração ela sabia que a igreja seria arrebatada, percebia os sinais, mas não se aprontou agora se arrepende porque o seu amado “estava batendo” e não bate mais a igreja fiel já subiu não há mais tempo de se preparar, a oportunidade foi perdida porque estava dormindo no momento em que devia estar se preparando, foi chamada mas não foi escolhida.
Pergunta 6: O pedido do Senhor Jesus ( o noivo ) é que a igreja desperte , saia do comodismo e entenda o momento do breve e abra o seu coração para o realizar a obra é para que ele possa habitar e ser o seu salvador .
Pergunta 7: Profeticamente o momento que se refere é o tempo do Breve, antes do Arrebatamento da Igreja.
Pergunta 8: O Senhor tem o refrigério para sua Igreja. Só n’Ele podemos ter uma mente tranquila, ter paz, ter comunhão. Muitos sofrem sem ter suas lutas, suas demandas sanadas pelo Senhor Jesus. Glorificamos pois temos um Deus que zela, se preocupa em cuidar da
nossa mente, nos protegendo dos laços do adversário contra a nossa mente. Isaías 26:3”Tu conservarás em paz aquele cuja mente está firme em ti; porque ele confia em ti.” Privilégio daquele que faz parte da Igreja fiel.
Participação do irmão ARACELYS DE CRUZ, da igreja em Aguadulce, Pr. Vicente Castillo:
Pergunta 1: O Capítulo 4 vemos a formosura da noiva, ela não tem a forma do mundo, ela é bela de forma em todas as suas características. O que mais atrai o noivo são os olhos como os das pombas, a visão segundo o Espírito Santo, olhar segundo a revelação, que tem um alcance em todas as direções, o Senhor se vê nos olhos da noiva. O olhar da igreja reflete o Senhor Jesus. Fala também do seu testemunho. “A candeia do corpo são os olhos; de sorte que, se os teus olhos forem bons, todo o teu corpo terá luz;” Mateus 6:22.
Pergunta 2: No arrebatamento a igreja se unirá com o Senhor Jesus para sempre. A igreja então será do Senhor, não apenas será conforme o amor que nos liga, mas estaremos com o Senhor para sempre.
Pergunta 3: a) Colher a mirra com a especiaria é que o sofrimento da igreja estará como um memorial eterno para Deus. Toda a prova, perseguições e injustiças não mais acontecerão, isto será recolhido pelo Senhor e só haverá alegria. b) Comer o favor com o meu mel é o momento que toda a revelação será tirada deste mundo, a doçura da revelação
dáveis para Ele. Eles vêm da cabeça, e nossa Cabeça é Cristo.
Pergunta 2: Meu jardim - Jesus plantou este jardim. A Igreja é Seu jardim. Irmã - porque somos lavados e redimidos pelo Seu sangue. Noiva, porque Ele escolheu Sua Igreja, eles estão noivos.
igreja infiel já morreu, porque não há ação do Espírito Santo, ela está desperta nela - sua mente, seus desejos, seus pensamentos e emoções
Nesta seção, registramos, algumas das participações enviadas pelos irmãos, em resposta às perguntas formuladas para a Escola Bíblica Dominical de 29 de janeiro de 2023. que clareia os olhos. O Senhor vai consumir, é para o Corpo, para a igreja fiel. c) Beber o vinho com o leite é que alegria da salvação, ou seja, o Espírito Santo, será tirado, assim como o alimento aos novos, não haverá salvação, não necessitará de leite aos novos, pois não haverá novo nascimento.
Pergunta 4: Se refere as Bodas do Cordeiro, a grande festa de casamento que o senhor preparou para a igreja fiel.
Pergunta 5: A igreja infiel, a igreja que ficou, que terá argumentos humanos para tentar explicar o seu insucesso. É impossível velar dormindo, porque para se velar é necessário a operação do Espírito santo.
Pergunta 6: “Abre-me” - O Senhor deseja entrar no coração daquela igreja, deseja morar com aquela noiva, porém ela não abriu a porta.
Pergunta 7: Fala do Tempo do Breve, o momento que vivemos agora, o Senhor está insistindo com todas as igrejas, porém a igreja infiel rejeitou o Espírito Santo, rejeitou o amor do Noivo, a sua comunhão e a sua revelação.
Participação do irmão Sergey Lyubímov da Igreja de Tiumen, Pr. Alexander Laskin:
Pergunta 1: O Noivo avalia toda a Igreja como um todo, e tudo é lindo. Ela O arranja, então Ele presta atenção aos detalhes. Olhos de pombo - dizem que ela olha todas as circunstâncias que a Igreja encontra com os olhos do Espírito Santo; cabelo - fale sobre pensamentos. Seus pensamentos - eles são ordenados (cachos), eles são agra-
Pergunta 3: Tudo na Igreja pertence a Jesus. a) “minha mirra com a minha especiaria”. é o sofrimento da Igreja como Jesus. b) “o meu favo com o meu mel” = A Palavra de Deus na qual a Igreja trabalhou. c) “meu vinho com o meu leite” - O vinho é o Espírito Santo que conduz a Igreja para a eternidade e ela será arrebatada pelo Espírito Santo, o leite é o leite espiritual de que se alimentam os recém-nascidos. Toda a Igreja será arrebatada, e aqueles que estão com Deus há muito tempo, passaram por algum tipo de provação na vida (mirra), e aqueles que aceitaram Jesus recentemente e ainda se alimentam de leite espiritual. Como na parábola do dono da casa, que contratou trabalhadores para a sua vinha.
Pergunta 4: Esta é a festa de casamento onde Jesus nos chamou João 15:14-15 Vocês serão meus amigos se fizerem o que eu mando. Já não vos chamo escravos, porque o escravo não sabe o que faz o seu senhor; mas chamei-vos de amigos porque vos disse tudo o que ouvi de meu Pai.
Pergunta 5: Eu dormia, mas meu coração está acordado. Do dicionário: - dormindo, ou morto. - coração, mente, mente; coração em hebraico a linguagem inclui toda a pessoa interior: mente, vontade, pensamentos, desejos, emoções. A
Pergunta 6: Apocalipse 3:20 Eis que estou à porta e bato; se alguém ouvir a minha voz e abrir a porta, entrarei em sua casa, e com ele cearei, e ele comigo. Jesus quer estar em nosso coração para subjugar (cativar) nossos desejos, vontade, mente e emoções, então ele bate. Nós mesmos devemos abrir nossos corações para Ele.
Pergunta 7: O orvalho cai à noite antes do nascer do sol. Este é o tempo em que vivemos, quando há a última chance de subir, quando Jesus ainda está batendo no coração das pessoas.
Pergunta 8: Oração da manhã (pré-amanhecer) - a hora em que Deus fala Seus pensamentos, dá Sua orientação, porque a manhã está chegando, o arrebatamento está chegando. O orvalho também traz frescor para nós, renova nossa vida, caminhando com o Senhor.
Participação do irmão Hiago
Santana, Igreja de Marechal
Floriano, Pr. Guilherme Augusto Littig:
Pergunta 1: O que mais atrai o Senhor pela igreja é que suas características são formosas. A igreja formosa é aquela que tem o olhar do Espírito Santo (olhos da fé), igreja que vive o profético e que tem os pensamentos de ovelhas, igreja que
Nesta seção, registramos, algumas das participações enviadas pelos irmãos, em resposta às perguntas formuladas para a Escola Bíblica Dominical de 29 de janeiro de 2023. vive em comunhão e unidade de doutrina.
Pergunta 2: Se refere ao momento profético da volta do Senhor, no arrebatamento. Momento em que Ele cumpre sua promessa em voltar para buscar a sua igreja que são os seus jardins. Agora não mais noiva e sim como esposa.
Pergunta 3: a) colhi a minha mirra com a minha especiaria: fala que na volta do Senhor, ao levar sua igreja e seu Espírito Santo. b) comi o meu favo com o meu mel: fala da doçura do Espírito Santo, para igreja se alimentar do alimento que ele nos traz, que é o refrigério, a revelação na palavra e os dons espirituais. c) bebi o meu vinho com o meu leite: Fala do sangue, sacrifício que nos deu a oportunidade de salvação e o leite fala do alimento gerado no corpo, o primeiro alimento.
As três expressões falam que quando o Senhor vier buscar a sua igreja, Ele levará as flores para o seu jardim (igreja) e também todos os recursos que nos davam o sustento neste mundo. Levará consigo a igreja e o consolador.
Pergunta 4: Fala do convite a igreja para viver o derramamento do Espírito Santo. Convite a se alimentar do maná diário vindo do céu e a viver a grande operação do Espírito Santo nas igrejas.
Pergunta 5: Igreja infiel (imprudente).
Pergunta 6: É o Senhor Jesus profeticamente batendo a porta da igreja, falando aos corações, pedindo para que ela abra seu coração, para que Ele possa cear com a sua amada.
Pergunta 7: Fala da volta do Se-
nhor, do momento do arrebatamento, cuja igreja infiel está desatenta aos avisos do noivo. Desatenta ao noivo que está ás portas. Igreja imprudente, pois o Senhor a chama de amiga minha, pomba minha, minha imaculada. Porém, essa igreja dormia.
Pergunta 8: Fala da última hora, momento em que haverá manifestação grande do Espírito Santo querendo salvar. Momento em que o Senhor derrama seu Espírito Santo sem medida sobre a igreja, para que ela esteja preparada. A palavra fala no cap. 4 verso 16: “Levanta-te, vento norte, e vem tu, vento sul; assopra no meu jardim, para que se derramem seus aromas.”
Participação do irmão Marcus Nunes Quintão de Castro, Igreja de Jardim California, Pr. Jorge André Souza Lopes:
Pergunta 1: O seu olhar. Ela olha para o Noivo (Jesus) se expressando através da ação do Espírito Santo. O seu testemunho da ação do Espírito Santo no meio da Igreja. Cantares 4:1 - “Eis que és formosa, amiga minha, eis que és formosa: os teus olhos são como os das pombas entre as tuas tranças: o teu cabelo é como o rebanho de cabras que pastam no monte de Gileade.”
Pergunta 2: Porque o arrebatamento já foi realizado para a Igreja Fiel. A Noiva (Igreja) é propriedade exclusiva d’Ele, e Ele está em tudo na vida dessa Igreja. Cantares 5:1 - “Já vim para o meu jardim, irmã minha, minha esposa: colhi a minha mirra com a minha especiaria, comi o meu favo com o meu
mel, bebi o meu vinho com o meu leite: comei, amigos, bebei abundantemente, ó amados”.
Pergunta 3: a) “... colhi a minha mirra com a minha especiaria…” - acabou o sofrimento da Igreja no mundo. Jesus colheu as lutas da igreja. b) “…comi o meu favo com o meu mel…”não existirá mais a doçura da Palavra revelada. c) “…bebi o meu vinho com o meu leite…” - o vinho fala da alegria do Espírito. Não haverá mais alegria da salvação, pois não haverá mais salvação para o mundo. O leite fala do alimento do novo convertido, ou seja: não haverá mais conversões.
Pergunta 4: o convite se refere às Bodas do Cordeiro, onde ocorrerá a Grande Ceia do banquete para a Igreja Fiel.
Pergunta 5: está se referindo à Igreja que prega acerca do Senhor Jesus e da Sua vinda, mas está dormindo, acomodada, em relação à prática. Sabe qual é o caminho, mas não anda nele. Cantares 5:2 - “Eu dormia, mas o meu coração velava: eis a voz do meu amado, que estava batendo: abre-me, irmã minha, amiga minha, pomba minha, minha imaculada, porque a minha cabeça está cheia de orvalho, os meus cabelos das gotas da noite. “
Pergunta 6: o pedido - “…abre-me, irmã minha, amiga minha, pomba minha, minha imaculada…”. O Noivo (Jesus) deseja encontrar a Noiva (Igreja). Uma igreja sem compromisso com o Senhor, ele já não a chama da esposa. O momento agora é profético. Momento de abrir o coração.
Pergunta 7: ao momento da noite, das trevas, quando o Noivo (Jesus) vem ao encontro da
Nesta seção, registramos, algumas das participações enviadas pelos irmãos, em resposta às perguntas formuladas para a Escola Bíblica Dominical de 29 de janeiro de 2023. Noiva (Igreja).
Pergunta 8: o Noivo (Jesus) traz consigo toda sorte de bênçãos e todo o refrigério que a Noiva (Igreja) precisa nesta hora da noite.
Pergunta 9: refere-se a uma igreja infiel, que não foi arrebatada, porque não levou azeite de reserva nas suas vasilhas.
Mateus 25:8 - “E as loucas disseram às prudentes: Dai-nos do vosso azeite, porque as nossas lâmpadas se apagam.”
Pergunta 10: as loucas não tinham azeite de reserva em suas vasilhas. As prudentes tinham azeite de reserva.
Participação da irmã Ivelize Alves Pequeno de Oliveira, Igreja de Cabedelo, Pr. Jomar Feliciano Mascena de Oliveira:
Pergunta 1: o seu olhar - o capítulo 4 começa falando da forma, e começa falando dos olhos. O olhar da Igreja atrai o Senhor por que é o lugar que enxergamos por causa da luz, por causa da revelação. A revelação que está presente na vida da Igreja. A Igreja só enxerga pela Luz da revelação.
Pergunta 2: porque o arrebatamento já foi realizado para a Igreja Fiel. Tudo que está na Igreja pertence ao Senhor. A Igreja só tem ele como o noivo, tudo pertence ao Senhor. É uma igreja que já foi arrebatada. O que mais chama a atenção é quando o Senhor diz: irmã minha, é sanguíneo. É uma Igreja que tem o DNA do Senhor.
Pergunta 3: a) Acabou o sofrimento da Igreja no mundo. Jesus colheu as lutas da igreja. b) Não existirá mais a doçura da
Palavra revelada. c) O vinho fala da alegria do Espírito. Não haverá mais alegria da salvação, pois não haverá mais salvação para o mundo. O leite fala do alimento do novo convertido, ou seja: não haverá mais conversões. O leite nutre os novos convertidos e no arrebatamento será tirado. Tudo isso não é digno de ficar no mundo.
Pergunta 4: o convite se refere às Bodas do Cordeiro, onde ocorrerá a Grande Ceia do banquete para a Igreja Fiel. Escondi a tua palavra no meu coração, para eu não pecar contra ti. Salmos 119:11 A Igreja subirá que guarda a doutrina, e ela está preparada para este grande dia. Eis que estou à porta, e bato; se alguém ouvir a minha voz, e abrir a porta, entrarei em sua casa, e com ele cearei, e ele comigo. Apocalipse 3:20
Pergunta 5: está se referindo à Igreja que prega acerca do Senhor Jesus e da Sua vinda, mas está dormindo, acomodada, em relação à prática. Sabe qual é o caminho, mas não anda nele. Cantares 5:2 - “Eu dormia, mas o meu coração velava: eis a voz do meu amado, que estava batendo: abre-me, irmã minha, amiga minha, pomba minha, minha imaculada, porque a minha cabeça está cheia de orvalho, os meus cabelos das gotas da noite. “ fala da Igreja Infiel, ela está dormindo. A Igreja Infiel sabe o caminho mas não anda nele. A Igreja é Fiel por que obedece o seu Senhor.
Pergunta 6: o pedido: “...abre-me, irmã minha, amiga minha, pomba minha, minha imaculada...”. O Noivo (Jesus) deseja encontrar a Noiva (Igreja). Aplicação Profética: Uma igreja sem compromisso com o Senhor, ele já não a chama da esposa.
O momento agora é profético. Momento de abrir o coração. Eis que estou à porta, e bato; se alguém ouvir a minha voz, e abrir a porta, entrarei em sua casa, e com ele cearei, e ele comigo. Apocalipse 3:20.
Pergunta 7: ao momento da noite, das trevas, quando o Noivo (Jesus) vem ao encontro da Noiva (Igreja).
Pergunta 8: o Noivo (Jesus) traz consigo toda sorte de bênçãos e todo o refrigero que a Noiva (Igreja) precisa nesta hora da noite. O orvalho fala da operação do E.S, aquilo que é derramado pelo Senhor. O orvalho da noite, a igreja precisa do orvalho. Uma mente santa e dirigida pelo Espírito Santo.
Participação da irmã Rita Pires de Lima, Igreja de Barreirinha, Pr. Jorge Leandro Silva de Moraes:
Pergunta 1: O olhar, é uma igreja que vê através do espirito Santo. Não vê pela razão, mas sim pelo espirito. Cabelo trançado fala da trindade, pensamento alinhado firme que fala da doutrina, o rebanho de cabras fala de um animal que tem um movimento não estático.
Pergunta 2: A igreja arrebatada, que venceu o mundo. Agora como esposa é uma igreja selada, exclusiva do Senhor Jesus.
Pergunta 3: a) Não existe mais sofrimento, lutas se passaram e a igreja está na eternidade Apocalipse 21:4. b) Não haverá mais palavra revela, o Espirito Santo é tirado. c) Não haverá mais a alegria do Espirito Santo (vinho), não haverá mais con-
Nesta seção, registramos, algumas das participações enviadas pelos irmãos, em resposta às perguntas formuladas para a Escola Bíblica Dominical de 29 de janeiro de 2023. versões não há uma segunda oportunidade (leite, como o alimento do novo convertido).
Pergunta 4: Relacionado às bodas do cordeiro, parábola da grande ceia “...vinde que está tudo preparado”. As bodas estão preparadas aguardando o momento do encontro do noivo com a noiva Apocalipse 19:7
Pergunta 5: A igreja infiel, aquela que conhece mas que não está preparada para a vinda do noivo. Como na parábolas das virgens, as loucas estavam esperando, mas não preparadas para o encontro com o noivo.
Pergunta 6: O pedido é “abre...”, sem mencionar esposa. É a chance da igreja infiel, que não possui mais compromisso e experiencia com o noivo Jesus e não atende ao seu chamado.
Pergunta 7: Fala dos dias atuais, momento de estar atendo e vigilante. A igreja sabe que vive o momento do breve em que a qualquer momento será arrebatada. Associando ao momento das virgens da parábola que aguardavam o noivo.
Pergunta 8: O sofrimento já acabou, a noite passou e o Senhor tem a oferecer a igreja o refrigério nas bodas do cordeiro. Este refrigério só o Senhor pode dar este refrigério, pois passou por todo o período do dia, do amanhecer ao romper da noite. Texto base Salmo 30:5.
Pergunta 9: Cantares fala dos prudentes e Mateus dos imprudentes. A busca deve ser diária e a salvação é individual, devemos buscar a todo o instante a nossa intimidade com o Senhor.
Pergunta 10: A diferença é que existe a fiel(atenta aguardando
a volta do Senhor Jesus) e a infiel (desatenta ligada a coisas apenas deste mundo).
Participação da irmã Eliane Silva Alves Ferreira, Igreja Parque Anauá, Pr. Flávio José Pina Ximenes:
Pergunta 1: Eu destacaria duas características que O atraem. A primeira característica é o olhar, Cantares 4:1. A Igreja olha para o Noivo (Jesus) se expressando através da ação do Espírito Santo, o testemunho da ação do Espírito Santo no meio da Igreja. A outra é a formosura da igreja, uma beleza que não muda.
Pergunta 2: Cantares 5:1 Já vim para o meu jardim, irmã minha, minha esposa; colhi a minha mirra com a minha especiaria, comi o meu favo com o meu mel, bebi o meu vinho com o meu leite. Comei, amigos, bebei abundantemente, ó amados. Porque o arrebatamento já foi realizado para a Igreja Fiel. A Noiva (Igreja) pertence ao noivo(Jesus).
Pergunta 3: a) “colhi a minha mirra com a minha especiaria…” - Não tem mais lutas, sofrimentos, aflições, já Colheu, acabou. Colheu as especiarias que falam do perfume do louvor e das glorificações ao Senhor, que trazem os benefícios do consolo e o alívio nas aflições. b) “…comi o meu favo com o meu mel…” - o espirito santo foi recolhido juntamente com a igreja fiel, não tem mais como descobrir as revelações contidas na palavra. c) “…bebi o meu vinho com o meu leite…” - com a retirada do seu espirito santo , também se encerra o período da salvação pela graça, não ha-
verá salvação para quem ficar.
Pergunta 4: Cantares 5:1 ... Comei, amigos, bebei abundantemente, ó amados. O convite se refere às Bodas do Cordeiro, onde ocorrerá a Grande Ceia do banquete para a Igreja Fiel.
Pergunta 5: O verso 2 se refere à igreja que não será arrebata. A Igreja que prega acerca do Senhor Jesus e da Sua vinda, mas está dormindo, acomodada, em relação à sua vida espiritual. Sabe qual é o caminho, mas não anda nele.
Pergunta 6: O pedido Cantares 5:2 ...Abre-me, irmã minha, amiga minha, pomba minha, minha imaculada... O Noivo (Jesus) deseja encontrar a Noiva (Igreja) mais ela não que compromisso.
Pergunta 7: Tempo profético que fala da noite e das trevas, quando vai acontecer o arrebatamento da igreja fiel.
Pergunta 8: Cantares 5:2 ...a minha cabeça está cheia de orvalho, os meus cabelos, das gotas da noite. O orvalho fala da operação do Espírito Santo que o Noivo (Jesus) traz consigo, no período da noite, momento em que as lutas se intensificam, operação do erro, período difícil e é necessário toda ação do espirito.
30 de janeiro a 05 de fevereiro de 2023
Assunto: A Igreja e seus mistérios no livro de Cantares.
Texto base: Cantares Capítulo 5, versos 3 a 6. No capítulo 5, a palavra fala de uma Igreja Fiel que foi arrebatada e de uma igreja infiel que não foi arrebatada.
Perguntas para todos
Pergunta 1
Lendo Cantares, capítulo 5, a partir do verso 3, quem está falando? A Igreja Fiel ou a igreja infiel? Por quê?
Pergunta 2
Voltando ao capítulo 5, verso 3, a reação da igreja infiel mostra a sua atitude neste momento. Qual a aplicação profética das expressões:
a) “Já despi os meus vestidos...”
b) “...já lavei os meus pés...”
Pergunta 3
Lendo Cantares, capítulo 5, verso 4, a igreja infiel expões sua situação profética, quando diz: “O meu amado meteu a sua mão pela fresta da porta...”. Por que o Amado meteu a sua mão pela fresta da porta?
Pergunta 4
Ainda em Cantares, capítulo 5, verso 4, a igreja infiel diz: “...as minhas entranhas estremeceram por amor dele.” Qual a aplicação profética desta expressão e que pode ser verificada no Cristianismo nos dias atuais?
Clique aqui ou aponte a câmera para enviar uma participação escrita.
Clique aqui ou aponte a câmera para enviar uma participação em vídeo.
Clique aqui ou aponte a câmera para acessar todos os Boletins Informativos.
Pergunta 5
30 de janeiro a 05 de fevereiro de 2023
Lendo Cantares, capítulo 5, verso 5, a igreja infiel se levanta para abrir a porta. Diz ainda que: “...os meus dedos gotejavam mirra sobre as aldravas da fechadura.” Faça uma aplicação deste momento profético.
Pergunta 6
Lendo Cantares, capítulo 5, verso 6, a igreja infiel abre a porta. Quais as constatações que ela fez quando abriu a porta?
Pergunta 7
Ainda no capítulo 5, verso 6, quando a igreja infiel diz: “...a minha alma tinha-se derretido quando ele falara...”, o que o “Amado” tinha falado a ela?
Pergunta 8
Lendo Cantares, capítulo 5, verso 4, na expressão: “O meu amado meteu a sua mão pela fresta da porta...”, faça uma relação desta expressão com o que está escrito em Apocalipse 3:20, na expressão: “...se alguém ouvir a minha voz e abrir a porta...”.
Ocorreu, no último final de semana, o programa “Anunciando o Evangelho Eterno”.
Confira na tabela abaixo toda a grade horária de transmissão do programa no Brasil e em alguns países do mundo.
Veículo de Comunicação Local Dias e Horários*
YouTube Mundo Sexta-feira (21h)
RedeTV** Brasil Segunda a Sexta-feira (17h)
Rádio SIM (FM 89,7) São Domingo do Norte (ES) Domingo (08h)
Rádio SIM (FM 96,1)
Rádio SIM (FM 96,7)
Rádio SIM (FM 97,9)
Rádio SIM (FM 102,1)
Rádio SIM (FM 105,3)
Rádio SIM (FM 106,1)
Rádio SIM (FM 107,3)
Rádio SIM (FM 107,7)
Pedro Canário (ES)
São Mateus (ES)
Anchieta (ES)
Pinheiros (ES)
Santa Teresa (ES)
Domingo (08h)
Domingo (08h)
Domingo (08h)
Domingo (08h)
Domingo (08h)
Linhares (ES) Domingo (08h)
Aracruz (ES)
Domingo (08h)
Cachoeiro de Itapemirim (ES) Domingo (08h)
Rádio Extremo Sul (AM 830) Itamaraju (BA) Sábado (13h) | Domingo (13h)
Rádio SIRT FM (FM 104,5)
Rádio SIRT FM (FM 90,3)
Rádio Braz USA (AM 1360)
Tete/Moçambique - África
Sexta (07h) | Domingo (14h)
Manica e Sofala/Moçambique - África Sexta (07h) | Domingo (14h)
Massachusetts - EUA
Domingo (14h)
*Horário de Brasília
** Na Rede TV os cultos são transmitidos de segunda a sexta-feira, às 17h. Estes cultos são retransmitidos às 22 horas, de segunda a sextafeira pelo canal da Igreja Cristã Maranata no YouTube.
Clique aqui ou aponte a câmera para assistir o programa Anunciando o Evangelho Eterno no canal oficial da ICM no YouTube.
No domingo, dia 29 de janeiro de 2023, às 15h00 (hora de Brasília), ocorreu a transmissão especial para as igrejas do Brasil. A apresentação foi feita pelo Pr. Ismael Thomaz Filho.
Primeira pergunta:
Esta pergunta foi respondida pelo diácono André Felippi de Colatina/ES.
Segunda pergunta:
Esta pergunta foi respondida pela jovem Hilda Camile de Ilhéus/BA.
Terceira pergunta:
Esta pergunta foi respondida pelo diácono Gabriel Santos de Santos/SP.
Quarta pergunta:
Esta pergunta foi respondida pela senhora Kamila Tavares de Osasco/SP.
Quinta pergunta:
Esta pergunta foi respondida pelo irmão Mateus Boy do Rio de Janeiro/RJ.
Sexta pergunta:
Esta pergunta foi respondida pela irmã Cíntia Ramos de Alfenas/MG.
Sétima pergunta:
Esta pergunta foi respondida pela jovem Naiane Silva de Manaus/AM.
Oitava pergunta:
Esta pergunta foi respondida pelo obreiro Patryck Teixeira de Caetité/BA.
Nona pergunta:
Esta pergunta foi respondida
por Lidya Januária de Esmeraldas/MG, Pedro Gabriel de Niterói/RJ, Emanuel Teixeira de Montes Claros/MG e Stephanie Brêtas do Leme/RJ.
Décima pergunta: Esta pergunta foi respondida por Huagna Bento de Porto Seguro/BA, Vinícius Almeidas de Paraguaçu Paulista/SP e Letícia Pedrotti de Erechim/RS. As transmissões foram realizadas por meio do canal digital oficial do YouTube da Igreja Cristã Maranata.
Clique aqui ou aponte a câmera do seu celular para o código abaixo e assista, na íntegra, à Escola Bíblica Dominical.
Atransmissão especial para as igrejas do exterior ocorreu neste domingo, 29 de janeiro de 2023, às 12h. Durante a reunião, foram transmitidos os testemunhos de vários irmãos, jovens, obreiros, senhoras e pastores sobre a Escola Bíblica Dominical e os seus resultados na vida das igrejas.
Apresentamos neste domingo o testemunho das igrejas em Nagoya, Japão e Florianópolis, Santa Catarina, Brasil.
Obr. Jaelson
Japão
Igreja em Nagoya
A paz do Senhor irmãos. Quero compartilhar com os irmãos uma experiência da Escola Bíblica Dominical na minha vida, que já aconteceu, na verdade, antes de eu ser levantado como obreiro. Ainda não frequentava a Escola Bíblica Dominical, porque a gente não entendia, justamente por não encontrar as respostas, a gente não entendia essa parte do profético. Assistia a Escola Bíblica do Brasil, através do YouTube, mas realmente eu não entendia bem todas as coisas e por isso deixei de participar de muitas. A minha experiência foi exatamente quando decidi participar ativamente da Escola Bíblica Dominical. E ali, participando com os irmãos, no Corpo, assim juntos, a gente conseguia encontrar as respostas. E o ponto máximo da minha experiência foi de alcançar as respostas das perguntas da Escola Bíblica Dominical, ali reveladas no Corpo. E isso acon-
teceu quando um dia o Senhor me revelou ali um detalhe, ou uma revelação, que os irmãos ainda não haviam alcançado nas respostas às perguntas. Isso foi, para mim, algo maravilhoso que vem se repetindo comigo e também com outros irmãos, quando estão reunidos também ali no Corpo. Portanto, mediante essa experiência com estou compartilhando com os irmãos. Eu convido aqueles que não estão participando da Escola Bíblica Dominical, para que participem também para que Senhor se revele também na vida dos irmãos.
Japão
Igreja em Nagoya
Priscila: A paz do Senhor, irmãos. Meu nome é Priscila.
Ana Flávia: E o meu nome é Ana.
Priscila: Nós somos da ICM aqui do Japão. Através da Escola Bíblica Dominical, nos estudos sobre o livro de Cantares, eu consegui ter uma maior revelação na Palavra do Senhor. Como professora de adoles-
centes, é muito importante ter esse conhecimento, a interação, dividir o conhecimento entre os irmãos da revelação do Espírito Santo nas nossas vidas, para que assim nós possamos transmitir aos nossos adolescentes o amor que o Senhor tem pelas nossas vidas. Auxiliar também as nossas crianças a como manusear a Palavra do Senhor, como buscar, a como relacionar um texto com o outro, porque a cada Escola Bíblica Dominical as crianças têm que relacionar com um texto da Palavra do Senhor. E assim elas aprendem a como buscar o Senhor, a buscar as respostas, a direção do Espírito Santo. É muito gratificante poder participar da Escola Bíblica Dominical, porque só o Espírito Santo pode trazer essas revelações para as nossas vidas.
Ana Flávia: A paz do Senhor Jesus. Tchau!
Pr. Eduardo Rodrigues
Brasil
Igreja em São José/SC
A paz do Senhor a todos. Sou deficiente visual e faço parte do grupo de acessibilidade
desta obra. Nós temos uma experiência maravilhosa no meu testemunho da Escola Bíblica Dominical. Estou pastor na igreja da Ponte de Maruí, aqui em Palhoça-SC.
O Senhor tem dado uma grande bênção, pois temos conseguido ter uma grande comunhão em ambos os trabalhos. Podemos ali ter um crescimento quanto aos assuntos da Escola Bíblica dominical. Eu digo isso porque na segunda-feira nós temos reunião do grupo de acessibilidade, onde os irmãos ali participam dessa busca e é uma reunião maravilhosa, profunda, de uma intimidade gloriosa com o Senhor, que muitas vezes a gente até esquece de encerrar, devido a forma tão profunda e maravilhosa como o Senhor fala conosco. Temos também essa reunião nas terças-feiras também na igreja local. Aí aproveitamos os conhecimentos já recebidos e a profundidade do ensino e transmitimos para a igreja também, a igreja na qual estou pastor da Ponte do Maruí. Então tem sido uma comunhão maravilhosa, tem sido uma bênção, um aprendizado glorioso, aquilo que nós temos recebido e quem tem nos enriquecido muito no conhecimento da Palavra. Estamos vendo ali como o mundo está caminhando para a volta do Senhor Jesus e o ensino nos tem preparado para esse grande momento. A paz do Senhor a todos.
Brasil
Igreja em São José/SC
Quero saudar a todos com a paz do Senhor. Queria contar
algumas experiências daquilo que tem sido fruto do que o Senhor tem feito através da Escola Bíblica Dominical. Temos os estudos que fazemos nas terças-feiras na igreja. E senhoras, adolescentes e jovens que até mesmo não participavam, não contribuíam. Eles começaram a participar e contribuir e isso tem trazido um bom resultado no meio da igreja. São contribuições profundas de uma busca que estão fazendo. O valor que estão dando àquilo que o Senhor tem revelado à Sua igreja. Tudo aquilo que o Senhor está mostrando, está sendo aplicado no meio da igreja, através da assistência. Visitantes têm ido à igreja no domingo de manhã, recebendo uma bênção do Senhor. Esses mesmos visitantes têm estado nos cultos à noite, recebendo uma grande bênção com a família. Estão buscando também a Palavra e aprendendo aquilo que o Senhor tem ensinado à igreja. E isso é reflexo daquilo que os irmãos têm se colocado à disposição para buscar ao Senhor nesta última hora, pois este é o momento do “breve”, momento da volta do Senhor Jesus. Os irmãos buscando a Palavra isso tem sido uma grande experiência da igreja na Escola Bíblica Dominical.
Portugal
Igreja em Odivelas
Em uma Escola Bíblica Dominical, uma senhora deu um testemunho que os louvores cantados tocaram o coração
dela, daí ela compareceu numa Escola Bíblica dominical nossa. Assistiu conosco o culto, recebeu uma grande bênção, testemunhou isso para alguns irmãos que lhe deram assistência. Hoje ela já está participando de um grupo de assistência da igreja. Agora ela está frequentando assiduamente a igreja. Isso porque recebeu uma grande bênção na Escola Bíblica Dominical.
Brasil
Igreja em Betânia IV, Belo Horizonte/MG
Experiência da nossa igreja nesta Escola Bíblica Dominical de 22 de janeiro, quando o Pr. Gedelti falou sobre o tempo, que é do Senhor não podemos usar em nosso favor. Quando ele falava sobre nossa dedicação do tempo ao Senhor, a igreja se quebrantou. Muitos irmãos procuraram ao término do culto para dizer que precisavam desta experiência, pois estavam fazendo o contrário. Houve um quebrantamento na igreja. Ao término do culto muitos pediram oração e comentavam sobre a benção de estar na Escola Bíblica Dominical para receber o ensino doutrinário.
Durante este período de pandemia e de isolamento social, a Igreja Cristã Maranata está realizando os cultos de forma virtual, por meio do seu canal do YouTube. Uma estrutura especial para o atendimento
e assistência aos visitantes e convidados foi disponibilizada por meio do telefone 08007073076.
As tabelas, a seguir ilustradas, demonstram os dados estatísticos dos atendimentos realizados.
A situação da evolução da pandemia do Coronavirus (COVID-19) tem sido motivo de grande preocupação por parte da Igreja Cristã Maranata.
A Igreja Cristã Maranata, por meio de Comunicado Oficial emitido em 8 de outubro de 2020, renovou aos pastores e membros de forma geral, a ne-
cessidade de seguir as orientações já transmitidas, desde o início da pandemia de Covid-19, quanto aos cuidados indispensáveis para o momento. O comunicado advertiu que devem ser evitadas aglomerações em qualquer circunstância, face aos perigos de circulação do vírus.
Ressaltou-se a orientação quanto a não realização de re-
Período de apuração: 21 a 27/01/2023
Fonte: Relatório de Assistência ICMPlantão 24 horas
uniões com aglomeração, em observância às orientações dadas pelas autoridades sanitárias e de saúde, mantendo as orientações de distanciamento e proteção. A situação do quadro COVID-19 dos membros da Igreja Cristã Maranata, no Brasil e Exterior, está representada pelas tabelas específicas.
30 de janeiro a 05 de fevereiro de 2023
Cultos Virtuais
Data: Todos os dias
Horário: 20h
Local: YouTube
Clique aqui para assistir os cultos
Anunciando o Evangelho Eterno
Data: 03/02 (Sexta-feira)
Horário: 21h
Local: YouTube
Clique aqui para assistir o programa
Escola Bíblica Dominical
Data: 05/02 (Domingo)
Horário: 10h30
Local: YouTube
Clique aqui para assistir a EBD
Transmissão Especial - Exterior
Data: 05/02 (Domingo)
Horário: 12h
Local: YouTube
Clique aqui para assistir a transmissão
Transmissão Especial - Toda Igreja
Data: 05/02 (Domingo)
Horário: 15h
Local: YouTube
Clique aqui para assistir a transmissão