Escola Bíblica

AEscola Bíblica Dominical do dia 26 de fevereiro de 2023 foi realizada, ao vivo, diretamente dos estúdios da Rádio e TV Web Maanaim, em Vila Velha, Espírito Santo, com a participação dos pastores Gedelti Gueiros e Gilson Sousa.
Palavra inicial do Pr. Gilson
Sousa:
Saudamos todos os irmãos com a paz do Senhor Jesus!
Estamos iniciando a Escola Bíblica Dominical. O assunto, a ser apresentado, será sobre a
Igreja e seus mistérios, profetizados no livro de Cantares de Salomão.
Foram apresentados, pelo Pr. Gilson Sousa, alguns testemunhos sobre a Escola Bíblica Dominical, bem como algumas respostas recebidas.
Palavra do Pr. Gedelti Gueiros:
Eu saúdo a todos com a paz do Senhor.
Estamos de volta ao estudo do livro de Cantares. O livro de Cantares compreende uma profecia, que está no Velho Testamento, que se refere à igreja em todo os seus momentos, em toda a sua existência, desde
o Pentecostes até o seu Arrebatamento.
Cantares descreve, profeticamente, o início da igreja, o derramamento do Espírito, o tempo profético que a Igreja começou a viver, e, finalmente, os momentos próximos da vinda do Senhor Jesus. Era uma antecipação profética deste tempo que estamos vivendo. No capítulo 3, vemos a noite. É o período que a igreja está vivendo. Depois, no capítulo 4, Cantares mostra como Jesus quer ver a igreja no seu arrebatamento, mostrando a sua descrição, o seu olhar, o seu rosto, os seus dentes. É a posição que o Senhor quer encontrar a sua noiva naquele dia.
Quando vamos para as parábolas, vamos ver a mesma coisa. A preocupação do Senhor Jesus ao proferir as parábolas é mostrar toda a profecia sobre a jornada da igreja, mas de uma forma especial, sobre o momento profético que estamos vivendo.
Paramos no capítulo 5, quando a Igreja Fiel é tirada e a Igreja Infiel fica. Estamos vivendo os avisos e sinais. O juízo para a Igreja Fiel é o arrebatamento. Mas a Igreja Infiel permanece-
rá neste mundo para a grande tribulação.
Muitos servos, no passado, falaram muitas coisas. Calvino foi um servo de Deus. Mas ele nada disse sobre o poder do sangue de Jesus, sobre a Palavra revelada, sobre os dons espirituais. A nossa preocupação é com aquilo que Jesus está falando, porque Ele é o mesmo, ontem, hoje e eternamente.
No período de Lutero, foi Jesus quem falou à ele. Moody falou, mais tarde, sobre o sangue de Jesus. Então, estamos diante de um processo. E este processo se encerra no arrebatamento.
Porém, há muitos que estão falando também nessa hora, especialmente por meio das mídias sociais. São os guardas.
“Acharam-me os guardas, que rondavam pela cidade; eu perguntei-lhes: Vistes aquele a quem ama a minha alma?”
Cantares 3:3
São eles que estão falando nessa hora da noite. Estão falando de teologia e filosofia. A teologia busca na filosofia as suas bases. Ninguém está dizendo que filosofia é ruim. A filosofia somente é ruim quando tira o homem do caminho da eternidade, porque filosofia não transcende. Filosofia também não doutrina. Mas a teologia, nos dias de hoje, quer doutrinar com filosofia. É a razão. E se é a razão, não há necessidade da ação do Espírito Santo. O que precisamos saber não é aquilo que a razão está nos dizendo, mas o que Jesus está falando.
As maiores escolas teológicas (chamadas protestantes) estão na Inglaterra (Oxford e Cambridge). Mas onde elas estão? O que elas têm feito diante desse quadro do cristianismo
que hoje se vê? Quem são os grandes ensinadores que nunca falaram da Palavra revelada, do poder do Espírito Santo, dos dons espirituais?
Muitos estão nas redes sociais, desocupados, sem entrar no reino e sem deixar que outros entrem. E os resultados estão diante de nós. Após a pandemia, muitos deixaram de ir à Igreja.
Fizemos uma pergunta genérica e muitas vezes as respostas não vêm completas porque não há busca.
Pergunta
Por que o homem que não tinha as vestes nupciais “emudeceu”, quando o rei o abordou?
Resposta: Porque o homem, na sua razão, não tem argumentos para se contrapor à Palavra do Rei (Revelação)
“E disse-lhe: Amigo, como entraste aqui, não tendo vestido nupcial? E ele emudeceu.” Mateus 22:12
A salvação é uma experiência pessoal. O palanquim é único. A pergunta feita pelo rei, na parábola, foi clara: “Como você entrou aqui? Mas, aquele homem não tinha resposta. As vestes nupciais são dadas pelo Senhor Jesus. E aquele homem entrou ali com as suas próprias vestes. Muitos estão vivendo um “cristianismo”* porque acham que Jesus é bom. Foi chamado, mas não foi escolhido. Por que? Porque não estava vestido com as vestes de salvação. Ele não quis aquela roupa. A redenção, dada pelo Senhor Jesus te redime, mas através de uma justi-
* Cristianismo: Instituição que abriga todo o tipo de pensamento daqueles que se dizem cristãos.
ficação.
“Sendo, pois, justificados pela fé, temos paz com Deus por nosso Senhor Jesus Cristo; pelo qual também temos entrada pela fé a esta graça, na qual estamos firmes; e nos gloriamos na esperança da glória de Deus.” Romanos 5:1-2
Você é justificado pela fé, por meio de Jesus. Sem o Senhor Jesus não se pode ter a fé e a justificação. A fé que você tem, foi Ele quem te deu. É essa fé que te justifica. De que forma?
Pela Palavra, pela oração, pela sua comunhão com Ele, pela revelação. Porque todo homem peca, em seus pensamentos, palavras e ações. Não adianta você se justificar por entender que é uma pessoa boa. Mas, antes, é preciso apresentar a sua necessidade: “Senhor, eu quero uma bênção, eu preciso sair dessa situação que eu estou. Eu estou diante do teu sangue remidor, diante do teu Espírito, que pode me tirar esses anseios e estas necessidades”. E, assim, estamos sendo justificados. E a justificação é uma promessa do Senhor. Mas a justificação é pela fé.
Por isso, quando o Rei falou àquele homem na parábola, ele emudeceu. Ele foi convidado, mas não podia entrar. Na festa era dada uma vestimenta. Nessa última hora, as vestes precisam estar em ordem. O problema é que muitos querem se vestir com a própria roupa. E, ainda, colocam outros no inferno, pois não querem ir sozinhos. Os guardas do livro de Cantares eram os que deviam guardar. Deviam estar nos muros para avisar. Mas é, nessa hora da noite, quando se afasta deles, alcança-se a comunhão com o Senhor.
“Apartando-me eu um pouco deles, logo achei aquele a quem ama a minha alma; detive-o, até que o introduzi em casa de minha mãe, na câmara daquela que me gerou.“
Cantares 3:4
Somos justificados quando nos valemos dos recursos da graça (o clamor pelo sangue de Jesus, os dons espirituais, o jejum, a oração, a Palavra revelada). São os elementos da redenção. Usou o recurso? Muito bem! Não usou? Não quis vestir as vestes?
Quando olhamos o livro de Cantares, vemos a necessidade de vigilância diante do momento profético que estamos vivendo. Estamos no final da festa. Por isso, o momento é de vigilância. Há um cristianismo cheio de exegetas . São os guardas. E quando a Igreja Fiel for embora, eles mesmo dirão que nunca creram. Que o Senhor nos abençoe!
Clique aqui ou aponte a câmera do seu celular para o código abaixo e assista, na íntegra, à Escola Bíblica Dominical.
Nesta seção, registramos, algumas das participações enviadas pelos irmãos, em resposta às perguntas formuladas para a Escola Bíblica Dominical de 26 de fevereiro de 2023.
Participação da irmã Nadiia Kachanovska, Igreja em Munique, Pr. Ricardo Bravin:
Pergunta 1: Os textos em Mateus 22:11 e Cantares 5:3 mostram uma igreja infiel sem compromisso com a santificação, pois já despiu as suas vestes. E o rei, entrando para ver os convidados, viu ali um homem que não estava trajado com veste de núpcias. Mateus 22:11. Já despi a minha roupa; como a tornarei a vestir? Já lavei os meus pés; como os tornarei a sujar? Cânticos 5:3
Pergunta 2: A razão não justifica o homem, não transcende. É mediante a revelação do Espírito Santo que vivemos a salvação.
Pergunta 3: a) Aquele que se santifica, aguarda o arrebatamento e, portanto, pode dizer: “Ah! entre o meu amado no jardim, e coma os seus frutos excelentes!” - Cânticos 4:16. b) A igreja infiel, tal como os convidados infiéis, apresenta as suas justificativas e rejeita o plano profético de salvação: “Eu dormia, mas o meu coração velava” - Cânticos 5:2. c) Aqueles que, à semelhança do Noivo, estão lutando física e espiritualmente pela salvação: “Até que refresque o dia, e fujam as sombras, irei ao monte da mirra, e ao outeiro do incenso.” Cânticos 4:6.
d) O encontro do noivo com a Igreja Fiel no arrebatamento:
“Já entrei no meu jardim, minha irmã, minha esposa; colhi a minha mirra com a minha especiaria, comi o meu favo com o meu mel, bebi o meu vinho com o meu leite; comei, amigos, bebei abundantemente, ó amados.” - Cânticos 5:1 e) 5 virgens eram, profeticamente,
a esposa fiel (“minha esposa”
- Cânticos 5:1). As outras 5 estarão junto com Israel (“filhas de Jerusalém” - Cânticos 5:8) na grande tribulação.
Pergunta 4: Não sabemos a hora que Jesus virá, por isso precisamos estar vigilantes.
Burundi
Participação do Pr. Alex Kazadi, da Mission Maranatha du Burundi em Niakabiga / Bujumbura:
Pergunta 1: Todos aqueles que aceitaram a doutrina de Cristo como profissão religiosa se sentarão à mesa do rei aqui na terra, porque preferiram suas próprias vestes nupciais e não a vestimenta exigida pelo rei: esta é a igreja infiel que tirou suas vestes e não tem direito ao casamento. É aquele que não se importa com o que é apropriado para a presença de Deus, sempre satisfeito consigo mesmo, pronto a encontrar-se melhor do que os outros. Apocalipse 16:15. A igreja infiel não está acordada e deixa transparecer sua nudez espiritual, que é sua vergonha aos olhos de todos. Roupas, vestes = obras, mas somente aqueles que se deixaram revestir de Cristo ao recebê-Lo como Salvador serão capazes de suportar o olhar do Rei, cujos olhos são puros demais para ver o mal, e passam a eternidade na glória de Sua presença, têm direito à festa de casamento. Em suma, eles são os abençoados de Deus. Amani ya Bwana!
Participação dos Grupo de Jovens da Igreja de Waterloo, Pr. Cesário Sousa:
Pergunta 3: a) Ao comparar
a parábola do servo vigilante com os elementos proféticos que estudamos no livro de Cantares, percebemos que devemos estar atentos e vigilantes pois a qualquer momento Jesus virá e querendo ser fiéis para sermos arrebatados. b) O elemento profético que pode ser conectado com os estudos do livro de Cânticos dos Cânticos com a parábola da Grande Ceia em Lucas 14:15-24 é a falta de preparação daqueles que são chamados. Cada pessoa chamada para a ceia deu uma desculpa sobre por que não poderia comparecer. Assim como a Sulamita deu desculpas para não abrir a porta quando o Amado bateu. Existem pessoas preocupadas com suas próprias questões terrenas, desejos e preocupações, no entanto, quando o Senhor chama Seu povo, não há tempo para hesitar. O homem da ceia disse: “Nenhum daqueles homens que foram convidados provará minha ceia”. Quando a Sulamita foi abrir a porta, seu Amado já havia partido. A igreja será arrebatada num piscar de olhos. É de grande importância estar pronto para quando Ele vier levar Sua igreja. d) Em Lucas 14: 12, o rei chama o convidado sem a veste nupcial de amigo: “E disse-lhe: Amigo, como entraste aqui, não tendo veste nupcial?”. Isso nos transmite uma relação de proximidade para com o rei, afinal se tratava de um convidado da festa, alguém que deveria estar preparado e identificado para participar das bodas, mas, pela sua própria escolha, não estava. Profeticamente, esse convidado nos fala da igreja infiel, que conhece o seu amado, já teve um relacionamento com ele (por isso o chama de
Pergunta 1: A salvação é trabalhada no processo de andar no Caminho. Os infiéis usavam as vestes da justiça e da salvação no passado. No entanto, esta igreja infiel tirou o manto da justiça e da salvação neste momento crítico em que o Amado Jesus veio a ela. Esta igreja que tirou o manto refere-se à igreja que se tornou infiel e perdeu sua salvação no processo de salvação. Esta igreja infiel é exatamente a mesma que cinco virgens loucas que não tinham óleo para a lâmpada e não podiam participar da Festa de Casamento com Jesus. Eles não estavam bem-preparados para encontrar Jesus que viria à meia-noite. Eles perceberam seu estado espiritual tardiamente para consertá-lo, mas era tarde demais porque a porta da salvação se havia fechado. Nunca devemos tirar a veste de salvação que nos foi concedida, especialmente pela graça e amor de nosso Senhor Jesus, que se sacrificou na cruz. Apocalipse 19:7-8: “Alegrai-nos, alegremo-nos e dêmos-lhe glória! Pois as bodas do Cordeiro chegaram, e Sua noiva se preparou. Roupa brilhante e limpa, foi-lhe dada para usar.”
mos 132:16, que diz: “Eu também revestirei os seus sacerdotes com a salvação. E os seus santos gritarão em voz alta de alegria.” Esta veste de salvação é o que foi preparado pelo próprio Senhor com a lavagem do sangue de cordeiro, como visto em Apocalipse 19:7-8 para as bodas do Cordeiro. Somente esta veste de salvação provida pelo próprio Senhor será aceitável nas bodas do Cordeiro eterno. Hoje em dia, no entanto, a igreja infiel não está mais usando essa veste de salvação. Em vez disso, eles tentam usar suas próprias vestes - teologia, filosofia, ideia do homem, razão, etc. Infelizmente, ninguém pode entrar no Reino eterno de Deus porque o Senhor não aceita nenhuma outra veste, exceto o que foi preparado pelo próprio Senhor com a lavagem de Seu sangue.
Participação da irmã Solange Fisher, Igreja em Las Vegas, Pr. Dercio Pontes:
Participação do Pr. Hyungkun Lee, da Maranatha Christian Church em Seul, Pr. David Vieira:
Participação do Pr. Peter Jo, da Maranatha Christian Church em Seul, Pr. David Vieira: Pergunta 1: Nos dias de Jesus, era costume que o anfitrião fornecesse aos convidados as vestes nupciais. E os convidados deveriam usá-los no banquete em homenagem ao anfitrião. Quaisquer outras roupas por conta própria, que não foram fornecidas pelo anfitrião, não eram aceitáveis. Da mesma maneira, o próprio Senhor provê os santos com a veste da salvação, como visto nos Sal-
Pergunta 1: a igreja infiel já despiu as suas vestes nupciais. Cantares 5:3 - “Já despi os meus vestidos; como os tornarei a vestir? Já lavei os meus pés; como os tornarei a sujar?”
Pergunta 2: porque o homem, na sua razão, não tem argumentos para se contrapor à Palavra do Rei (Revelação) Mateus 22:12 - “E disse-lhe: Amigo, como entraste aqui, não tendo vestido nupcial? E ele emudeceu.”
Nesta seção, registramos, algumas das participações enviadas pelos irmãos, em resposta às perguntas formuladas para a Escola Bíblica Dominical de 26 de fevereiro de 2023. “amigo” no verso 16 de Cantares: “Tal é o meu amado, e tal o meu amigo, ó filhas de Jerusalém.”), mas optou por despir as suas vestes e se descaracterizar. Na última hora ela reconhecerá o seu amado, mas ela também saberá que já será tarde para o arrependimento, conforme confirmamos com a expressão de Mateus 22:12: “E ele emudeceu”. E o fim dessa igreja já é determinado. e) Em Cantares 1:3 e em Mateus 25 fazem referência a Igreja. Em Mateus, a igreja são as virgens que carregam consigo o óleo e em Cantares são as virgens que amam o noivo por sentirem o unguento. Em cantares deixa claro que “as virgens te amam”. Virgens no sentido da igreja, e do mesmo jeito que a igreja tem que se preparar e carregar o óleo, também tem que sentir o bom cheiro de Cristo. Outra observação importante é que somente as virgens prudentes (igreja fiel) que entraram na festa, onde lá elas se alegraram e regozijaram nas recamaras. As duas passagens fazem referência a festa que a Igreja terá quando se encontrar com o Noivo. Outra relação interessante do texto de Cantares com a parábola e que em Cantares 5 a noiva não acha o Noivo e em Mateus as 5 virgens loucas não encontram também o noivo. O paralelo feito é de que não importa o que foi feito. Se já foi ativo na obra, se já foi usado em profecias, se dormir espiritualmente e não estiver carregando o óleo perderá o encontro com o Senhor.
Pergunta 3: a) Servo Vigilante - (Lucas 12:35 a 48 e Mateus 24:45 a 51) As duas parábolas nos mostra importância da vigilância e de estar preparados, realizando a obra (cingidos os
Nesta seção, registramos, algumas das participações enviadas pelos irmãos, em resposta às perguntas formuladas para a Escola Bíblica Dominical de 26 de fevereiro de 2023.
vossos lombos), cheios do Espírito Santo, pois como no livro de Cantares o noivo, que é Jesus virá e levará uma noiva comprometida com Seu projeto de Salvação, mas há uma igreja que está acomodada, essa não terá um encontro com o noivo, quando Ele vier. b) Grande Ceia
- (Lucas 14:15 a 24) Convite e rejeição, Israel e o mundo rejeitaram o Messias, logo, nós que não tínhamos direito, fomos alcançados pela graça do Senhor e assim passamos a ter direito a salvação em Cristo Jesus. c)
Trabalhadores da Última Hora
- (Mateus 20:1 a 16) Um valor foi tratado na eternidade, o preço do sacrifício do Senhor Jesus, o Filho de Deus, tendo como resultado uma única salvação, que foi pago por nós. “Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna, por Cristo Jesus nosso Senhor.” (Romanos 6:23).
d) Bodas - (Mateus 22:1 a 14) O convite é para todos, mas precisavam estar com as vestes nupciais, que são as vestes de salvação. e) Dez Virgens - (Mateus 25:1 a 13). Resposta: (resposta pessoal). O Senhor nos mostra, através desta parábola, a figura da igreja fiel e infiel, ambas aguardavam o noivo, que é Jesus, entretanto, a igreja Fiel, anda no Caminho, no projeto de salvação, pois tem o azeite de reserva, ela batizada com o Espírito Santo, mas infiel, vive a teoria do caminho, se misturando com a teologia, a filosofia, e as coisas deste mundo, não vivendo as operações do Espírito Santo.
Participação da irmã Isabel Ferreira Cattani, Igreja em Torino, Pr. Fernando Cattani:
Pergunta 1: Fazendo uma comparação entre os textos em Mateus 22:1-14, “Parábola das Bodas” com Cantares 5:3 , profeticamente, podemos afirmar que a Igreja infiel já despiu as suas vestes nupciais. Ela não valorizou o Clamor pelo Sangue de Jesus, a Santificação, o governo do Espírito Santo e não tem compromisso com a Eternidade.
Pergunta 2: Em Mateus 22:12 o homem emudeceu porque perdeu a oportunidade de Salvação, não tinha justificativas, não tinha argumentos diante do Rei. O período que ele teve para se preparar já havia se encerrado. O Espírito Santo, “aquele que intercede em favor do homem com gemidos inexprimíveis já não estava mais presente. A festa já havia iniciado, o período da Graça, portanto já estava encerrado. Não havendo mais a ação do Sangue de Jesus para justificar o homem diante de Deus Pai.
Pergunta 3: Elementos proféticos nas seguintes Parábolas: a) Servo vigilante, Lucas 12:35-48 e Mateus 24:45-51, o elemento profético é a vigilância. Podemos encontrar em Cantares 3:8, “destros na guerra; cada um com sua espada à cinta, por causa dos temores noturnos”, isto é, como servos, usarmos a Palavra revelada e os demais recursos da Graça para vencermos o mal nesta última hora. b) Grande Ceia, Lucas 14:15-24, nos fala do convite, cuja associação encontramos em Cantares 5:1 “Comei , amigos; bebei abundantemente, ó amados” ,quando se refere a Igreja Fiel que será arrebatada e convidada pelo próprio Senhor Jesus para cear com Ele. c) Trabalhadores da Última hora,
em Mateus 20:1-16, quando nos fala da oportunidade do trabalho na obra, associamos ao texto em Cantares 4:2 “Os teus dentes são como o rebanho de ovelhas tosquiadas que sobem do lavadouro, e das quais todas produzem gêmeos, e nenhuma há estéril entre elas ...”, pois, nesta hora, o Senhor Jesus convida a sua Igreja para trabalhar, evangelizar e se preparar para estar ao Seu Lado eternamente. d) Bodas, Mateus 22:114, profeticamente nos fala do preparo para o arrebatamento, pois tudo já está cumprido, as Bodas do Cordeiro se aproxima Cantares 5:3 “Já despi as minhas vestes; como as tornarei a vestir? Já lavei os meus pés; como os tornarei a sujar?, nos alerta que há uma igreja infiel que não está se preparando, não está valorizando o convite e nem as vestes da salvação . e) Dez Virgens, Mateus 25:1-13, o momento de definição, encontramos a associação no texto em Cantares 3:4 “Apartando-me eu um pouco deles deixei, logo achei aquele a quem ama a minha alma; detive-o , até que o introduzi em casa de minha mãe, na câmara daquela que me gerou” , no qual , o Senhor nos aconselha que devemos nos afastar dos guardas, da religião, de um Evangelho de aparência e nos preparar para nos encontrarmos com Ele.
Pergunta 4: Comparando o texto de Cantares 5:6 com Mateus 24:44, concluímos que devemos estar atentos porque não sabemos o dia nem a hora que o Senhor Jesus virá.
Japão
Participação do irmão Guilherme Bruno Mori, da Igre-
Nesta seção, registramos, algumas das participações enviadas pelos irmãos, em resposta às perguntas formuladas para a Escola Bíblica Dominical de 26 de fevereiro de 2023. ja em Hamamatsu, Pr. David Vieira:
Pergunta 2: O cuidado do rei com aquele convidado e o mesmo que tem com nossas vidas nos chama para estar na sua presença nos dá todo recurso nos chama por amigo, porem muitos tem rejeitado a salvação e quando o rei pergunta onde estão as vestes para o convidado e ele fica mudo e o mesmo que rejeitar a benção que o Senhor da, é não se posicionar diante o chamado de Deus para salvação, Deus fala para o homem nessa última hora entregar sua vida, para buscar renovo espiritual, para se preparar para grande festa porém muitos não tem se posicionado tem se omitido deixando para depois, porém breve Jesus voltará Devemos nos preparar.
Participação do irmão Clerwey Gracindo de Deus, da Igreja em Ipoh / Perak, Pr. Gilson Sousa:
Pergunta 2: O homem (humanidade) que não anda na Revelação do Senhor Deus padece de um mover racional, onde a razão humana é parte constante de suas emoções, decisões e ações. Vivendo assim, seus argumentos terminam de antemão, não bastando para se opor à Revelação da Palavra do Rei. No embate entre Revelação e razão, o racional é silenciado, e a Revelação ao Rei exalta. Busquemos andar na Revelação do Espírito Santo de Deus, que revela a salvação em Cristo Jesus e nos direciona para moradas eternas com Deus. A razão não tem vez e nem voz, se a Revelação fala e se faz entender. Bendita seja a
voz de Deus que ecoa e alcança os corações. Santo é o teu Doce Espírito que decifra os enigmas ocultos trazendo à luz os teus entendimentos. Glórias sejam sempre dadas a Cristo Jesus, que um dia voltará para arrebatar um povo fiel!
Participação da irmã Rita Pereira da Costa, da Igreja de Puebla - Pr. Alfredo Salguero:
Pergunta 1: Cantares 5: 3. A igreja infiel já despiu as suas vestes núpcias. Eclesiástico 9:8.
Pergunta 2: Porque o homem, na sua razão, não tem argumento para se contrapor à Palavra. O homem na razão, não tem como responder ao Senhor, desobediente tirou a veste de Salvação. Mateus 22:12.
Pergunta 3: a) Servo Vigilante - (Lucas 12:35 a 48 e Mateus 24:45 a 51) - profeticamente temos que estar vigilante, ou seja, estar preparado na vinda do Senhor Jesus. Mateus 24:46.
b) Grande Ceia - (Lucas 14:15 a 24) - nunca desfrutaram daquele momento, fizeram pouco caso não quiseram participar da ceia, por comodismo. Lucas 14:24. c) Trabalhadores da Última Hora - (Mateus 20:1 a 16) - ficaram ansiosos, porque ninguém os assalariou de igualdade com os primeiros trabalhadores. Mas disse o Senhor da vinha: Amigo, não te faço agravo; não ajustaste tu comigo um dinheiro (Mateus 20:13). d) Bodas - (Mateus 22:1 a 14) - não quiseram se comprometer com a boda. Porque muitos são chamados, mas poucos escolhidos (Mateus. 22:14). e) Dez Virgens - (Mateus 25:1 a 13) - as imprudentes estavam dormindo, não estavam
preparadas para as bodas, pois não estavam prontas. As loucas, tomando as suas lâmpadas, não levaram azeite consigo. Suas candelas estavam sem o azeite, por descuido deixou de abatesse-se. Cantares 3:1 - De noite busquei em minha cama aquele a quem ama a minha alma; busquei-o, e não o achei.
Pergunta 4: Por isso, devemos ficar apercebido também, porque não devemos o dia e a hora em que o Senhor Jesus virá. O princípio das dores, estamos vivendo.
Participação do Pr. Lazare Mukum, da Mission Maranatha em Niamey:
Pergunta 1: O poema de amor descrito pela Bíblia neste livro do Cântico dos Cânticos, simboliza para nós os crentes o relacionamento de amor existente Cristo (O Noivo) e a igreja (a noiva, representada individualmente por cada crente). Lendo a parábola da festa de casamento, podemos identificar essa convidada que não estava usando uma vestimenta nupcial para essa amada de Cantares 5:3, pois ela tirou suas vestes de noiva. Esta amada corresponde ao mau crente (a noiva infiel), depois de ser vestido com o manto nupcial pela fé em Cristo, ainda continua a praticar o pecado voluntariamente. Esta amada de Cantares de Salomão 5:3 corresponde a este crente de Mateus 22 sem vestes nupciais, que não creu em Cristo sinceramente e, portanto, não está revestido com a sua justiça pela fé. Ele faz parte do joio e não participará das bodas do Cordeiro no céu, durante o arrebatamento da Igreja. (Apocalipse 19:9 e
Nesta seção, registramos, algumas das participações enviadas pelos irmãos, em resposta às perguntas formuladas para a Escola Bíblica Dominical de 26 de fevereiro de 2023.
João14:1-4). Cristo virá buscar uma igreja (noiva) que tenha guardado seu manto branco (Apocalipse 22:14).
Participação dos irmãos da Igreja em Auckland - Pr. Douglas Spanghero:
Pergunta 1: Podemos afirmar que a igreja infiel já despiu as suas vestes nupciais.
Pergunta 2: Porque o homem, na sua razão e na sua limitação não tem argumentos para se contrapor à Palavra do Rei.
Pergunta 3: a) Nós, servos do Senhor, os quais fazemos parte da igreja fiel, devemos estar sempre em vigilância, realizando com fidelidade a obra do Senhor. Caso contrário, sabemos que corremos o risco de perder a bênção! b) Devemos valorizar a bênção do Senhor. Na parábola da grande ceia, os convidados dispensaram o privilégio do convite, tal como a igreja infiel, em Cantares, não teve compromisso real com o noivo, Jesus. c) A igreja gentílica, chamada após a rejeição da bênção por Israel, se assemelha aos trabalhadores da última hora, os quais, na parábola, receberam o mesmo salário dos que havia sido chamados inicialmente. Em Cantares, a igreja fiel, também de origem gentílica, alcança a bênção do Senhor. d) O Senhor chama a muitos, pois a salvação é para todos. Porém nem todos atendem ao chamado do Senhor, e, por isso, são como a igreja infiel de Cantares, a qual perde a salvação por não se entregar totalmente ao Senhor. Com isso, mais uma vez, aprendemos que é preciso abrir completamente o coração a Jesus.
e) Na parábola das dez virgens, vemos que metade delas era prudente e metade, louca. As loucas não levaram azeite extra, ou seja, não se preocuparam em se prepararem adequadamente, não valorizando a bênção, confiando que tudo se acertaria. Mas as prudentes, tal como a igreja fiel de Cantares, se prepararam levando o azeite reserva.
Participação da irmã Digna Gonzalez, da igreja em Aguadulce, Pr. Vicente Castillo:
Pergunta 1: a igreja infiel já despiu as suas vestes nupciais. Cantares 5:3 - “Já despi os meus vestidos; como os tornarei a vestir? já lavei os meus pés; como os tornarei a sujar?”
Pergunta 2: porque o homem, na sua razão, não tem argumentos para se contrapor à Palavra do Rei (Revelação). Mateus 22:12 - “E disse-lhe: Amigo, como entraste aqui, não tendo vestido nupcial? E ele emudeceu.”
Pergunta 3: a) A igreja infiel ficará também porque não vigiou e esqueceu do arrebatamento. b) A igreja infiel se comprometeu com esta vida e não aceitou o chamado do Senhor para a grande ceia. c) A igreja infiel não trabalhou em nenhuma hora do dia, acomodou-se. d) A igreja infiel despiu as veste de salvação e desprezou o clamor. e) A igreja fiel não entrará nas Boda porque não tem o Espírito Santo.
Participação da irmã Adolfina Zabala, da igreja em San Juan, Pr. Isaac Victoria:
Pergunta 3: a) Servo vigilante e servo infiel - Cantares 3:8 - Todos eles têm espadas, hábeis na guerra; Cada um com sua espada na coxa, Para os medos da noite. A expressão “cada um com a sua espada na coxa” aponta para a figura da Igreja que tem consigo o recurso da Palavra revelada para o seu caminho neste momento profético. Igreja vigilante, preparada para travar as últimas batalhas antes do seu arrebatamento e sair vitoriosa. b) A Grande Ceia - Cantares 5:1 - “Cheguei ao meu jardim, ó irmã, minha mulher; colhi a minha mirra e os meus aromas; comi o meu favo de mel e o meu mel, bebi o meu vinho e o meu leite. amigos; bebam abundantemente, ó amados. A frase “comam amigos” do Senhor se refere à Igreja Fiel que foi tirada e a expressão “bebam amados” se refere ao convite para sentar com Jesus na mesa da Grande Ceia na eternidade. c) Os Trabalhadores da Vinha - Cantares 4:8 ‘Venha comigo do Líbano, ó minha esposa; Venha comigo do Líbano. Olha desde o cume de Amana, desde o cume de Senir e Hermom, desde as covas dos leões, desde os montes dos leopardos. O Noivo (Jesus) convida os obreiros a virem com Ele “do Líbano”, uma igreja gentia. O Senhor Jesus convida a Sua Igreja Fiel a “ir com Ele” trabalhar na vinha e viver com Ele eternamente na casa do Pai. d) A festa de casamento - Cantares 5:1 - ‘Eu vim para o meu jardim, ó irmã, minha esposa; Acumulei minha mirra e meus aromas; Comi meu favo de mel e meu mel, bebi meu vinho e meu leite. Comam, amigos; beba abundantemente, ó amado. “O Senhor Jesus veio para levar a Sua Igreja e colher
nino Magno de Freitas:
Participação da irmã Teresa Altuve de Urbano, Igreja em Turmero / Aragua, Pr. Rufino
Mellado:
Pergunta 1: Temos que ter as vestes brancas, pois podemos perder a Salvação, a igreja infiel as tirou e perdeu a Salvação.
Pergunta 2: Se não houvesse revelação há silêncio na razão, o Senhor não se revela, se não tivéssemos um encontro ou uma experiência com o Senhor, não entenderíamos as coisas do Senhor o que é carnal é o que é carnal no espiritual há obediência.
Pergunta 3: a) Esteja com as lâmpadas acesas, cingindo seus lombos vigilantes. b) Estamos todos convidados, pois ele não faz acepção de pessoas.
c) Devemos atender ao convite para casamentos e nos preocupar mais com as coisas do Senhor. d) Algumas tinham o óleo do Espírito Santo (guardam) e as insensatas o negligenciaram, acenaram com a cabeça e adormeceram. ) Manter o Espírito Santo, para poder estar em casamentos.
Pergunta 4: Esteja preparado para o arrebatamento.
Participação da irmã Maria de Fatima Pimentel Ferreira, Igreja em Santa Rita, Pr. Anto-
Pergunta 1: A igreja infiel já despiu as suas vestes nupciais. Cantares 5:3 - “Já despi os meus vestidos; como os tornarei a vestir? Já lavei os meus pés; como os tornarei a sujar?”
A associação profética desses dois textos mostra os convidados que rejeitaram o profético, rejeitaram o convite para as bodas. Eles tiraram suas vestes, já lavaram seus pés. Decidiram parar na caminhada para viver seus próprios interesses. A veste dada pelo pai do noivo não era mais suficiente na vida deles, eles deixaram de lado para se apropriar de uma veste do mundo. Muitos hoje tem deixado o profético para viver o mundo, não vivem mais o Maranata, não almejam a volta de Jesus pois colocaram outros “amores” a frente de Jesus. E para estes não haverá segunda oportunidade de salvação.
Pergunta 2: Porque o homem, na sua razão, não tem argumentos para se contrapor à Palavra do Rei (Revelação) Mateus 22:12 - “E disse-lhe: Amigo, como entraste aqui, não tendo vestido nupcial? E ele emudeceu.” Porque o homem não terá argumento diante de Deus. Porque o homem foi avisado, ouviu a palavra e tudo que o Espirito Santo disse. No dia do arrebatamento ele não terá argumento. Que argumento o homem tem diante do Senhor, um Deus que sabe todas as coisas um Deus que deu todas as oportunidades. Por isso que ele emudeceu. Ele perdeu o “argumento” e agora, vem as lembranças tardiamente de tudo que deveria ter feito e não fez, desprezou a benção. “Muitos são chamados e poucos escolhidos”. “Senhor tu me sondas
e me conheces”...Responder o que, para aquele que sabe e conhece todas as coisas?
Nesta seção, registramos, algumas das participações enviadas pelos irmãos, em resposta às perguntas formuladas para a Escola Bíblica Dominical de 26 de fevereiro de 2023. os frutos do Seu jardim fechado. Ele se refere à igreja como minha noiva. O casamento já aconteceu. As bodas do Cordeiro já aconteceram.
Pergunta 3: a) A orientação do Senhor: Vigilância. Essa vigilância se faz necessária para que ninguém seja pego de surpresa e perca a festa das Bodas, o momento do Arrebatamento Lucas 12:36 -”quando vier e bater, logo possam abrir”. b) A Escusa - Hoje muitos dão desculpas para o Senhor - (Lucas 14:18-19) “Comprei um campoComprei 5 juntas de bois, casei” e assim em Cantares foi o que fez a igreja infiel, quando diz (Cantares 5:3) - Já despi minhas vestes, já lavei meus pés. c) Chamado - O Senhor tem chamado nesta última hora um povo, para trabalhar na vinha, nesta Obra. A todos estes foi acordado um único salário: a Salvação. d) O Jantar Preparado - Todo o projeto de Deus já está prontoa eternidade aguarda um povo para que seja desfrutada integralmente - comer e beber da ceia em abundância. e) Nesta parábola mostra profeticamente o que vemos em Cantares. Duas Igrejas - uma fiel e uma infiel. Aquela que está zelando pela presença do Espírito Santo (beije-me, Cantares 1:2), que ouve a voz do Senhor, e almeja encontrar-se com Ele (Leva-me, Cantares 1:4). E aquela que está despreparada (Eu dormia. Cantares 5:2).Abriram só a fresta da porta, enquanto 5 virgens (prudentes) se deixaram dominar totalmente pelo seu Amado. Elas estavam preparadas em todo o tempo, pois sabiam que Ele poderia chegar.
Participação do irmão France Caetano Prates, Igreja de Porto Belo IV, Pr. Luiz Antonio
Nesta seção, registramos, algumas das participações enviadas pelos irmãos, em resposta às perguntas formuladas para a Escola Bíblica Dominical de 26 de fevereiro de 2023.
Bragança da Costa:
Pergunta 1: Vestes fala de salvação, exemplo é quando o homem entra na festa sem as vestes nupciais. A igreja infiel não tem compromisso com a salvação, somente com o religioso, o social, etc... A igreja infiel está em qualquer lugar
Pergunta 2: Ele não tinha argumento. Quem fez a pergunta foi o próprio Senhor, ninguém convence Deus com argumentos. A religião engana somente o homem, mas não enganar o Espírito Santo. Ele sabia que as vestes eram nupciais, teve oportunidade de acertar a sua vida, mas não valorizou enquanto era tempo. No v 11 fala do momento do arrebatamento quando o Senhor chama a igreja, ele reconhecerá a igreja pelas vestes. Tanto a fiel quanto a infiel. Ou o homem veste as Vestes nupciais, ou não entra nas bodas. É o projeto de Deus e ele não mudará por causa dos infiéis.
Pergunta 3: a)Servo Vigilante(Lucas 12:35 a 48 e Mateus 24:45 a 51) - Cantares 3:4 “É a igreja que está vigilante” “Apartando-me eu...”. b) Grande Ceia - (Lucas 14:15 a 24); *R:* Cantares 5:1 “Já vim para o meu jardim”. c)
Trabalhadores da Última Hora
- (Mateus 20:1 a 16) - Cantares
3:8. d) Bodas - (Mateus 22:1 a 14) - Cantares 5:7 “Tiraram-me o meu manto”. e) Dez Virgens
- (Mateus 25: 1 a 13) - Cantares
5:6 “O amado já se tinha retirado” - Cantares 2:10 “Levanta-te , amiga minha, formosa minha, e vem.” “Saí-lhe ao encontro”.
Participação do irmão Michael Christian Marques Alves Farias, Igreja Pedra 90 - Cuia-
bá, Pr. Ernandes Araujo da Cunha:
Pergunta 1: Nós podemos ver que a igreja infiel já se acomodou. O verso 3 do capítulo 5 de Cantares é semelhante a Mateus 22.5, onde uns foram para o seu negócio e outros para o seu campo. É típico da igreja infiel se dizer religioso, mas não serve a Deus no Espírito. Sua prioridade é seu negócio e seu campo, tipo do interesse pessoal. Então esse convite para as bodas ela (igreja infiel) rejeita. A igreja infiel é aquela também que odeia a igreja fiel, pois a igreja fiel identifica o erro na igreja infiel e isso a irrita, pois ela não quer mudar. Mateus 22.6 ...e oi outros apoderando-se dos servos os ultrajaram e os mataram.
Pergunta 2: O homem vive aqui e se enche de desculpas e acha argumentos que se convencem de que não precisam de Deus e nem de eternidade. Mas diante do Senhor nada pode justificar sua displicência, não há argumentos diante da palavra viva.
Pergunta 3: a) Cantares 4.13 A igreja fiel tem frutos excelentes. Sua vida é doar se para o seu amado, o seu esposo e ela vigia o tempo todo, pois sabe que a qualquer momento vem o noivo e ela não quer perder esse momento, pois ama a vinda do esposo(Jesus). b)Cantares 5.1-2 A igreja fiel estava atenta e não amou mais a sua vida do que o Senhor, por isso presencia a vinda do Senhor Jesus ,aquele que diz em Cantares : já vim para o meu jardim... A igreja infiel dormia, seu sono aconteceu porque foi cuidar do seu campo, foi experimentar as juntas de bois e etc, são as preocupações e vaidades des-
sa vida que chamam a atenção da igreja infiel. c) A igreja fiel é tipo dessa última hora, mesmo vindo depois, ou seja houve quem conheceu o Senhor antes, como Israel por exemplo, mas a igreja fiel amou o seu esposo(Jesus). Já vim para o meu jardim irmã minha, minha esposa... A igreja infiel não quer ser comparada com ninguém por que se acha superior e mais excelente. d) Cantares 5.2 há uma igreja que dorme, sabe da bíblia, sabe que deve ser fiel e vigilante mas não persevera nisso. Essa igreja é a infiel que não verá o Senhor, tipo da pessoa exemplificado em Mateus 22.11,não tinha as vestes nupciais(Cantares 5.3) já despi as minhas vestes, como tornarei a vestir? E pensa que com seus costumes, pecado, maldade e rejeição a revelação pode chegar ao céu e se engana. e) A igreja fiel é tipo das virgens prudentes, que tinham óleo reserva, sua expressão é identificada em Cantares 4.16 ...Ah! Se viesse o meu amado para o seu jardim, e comesse os seus frutos excelentes! A igreja infiel tipo das virgens imprudentes ,que são identificadas em Cantares 5.2 Eu dormia, mas o meu coração velava... Sabe que o Senhor está batendo, tá chamando, tá convidando, mas não quer deixar aquilo que ela considera ideal, coisas que são dessa vida, seu campo, seus interesses, sua vida.
Participação do irmão Sandro Barbosa Souza, Igreja Parque Marinha, Pr. Jason Dias dos Santos:
Pergunta 1: Fazendo uma associação profética entre a parábola das Bodas, e Cantares,
Pergunta 2: Porque para ele o traje nupcial não era necessário, pois queria apenas as bençãos do Rei, querendo apenas a benção, e não o abençoador.
Pergunta 3: a) Servo Vigilante“ Bem-aventurado aqueles servos os quais, quando o Senhor vier, achar vigiando! Em verdade vos digo que se cingirá, e os fará assentar à mesa, e, chegando- se os servirá. (Lucas 12:37). Profeticamente falando, feliz o servo que nesta última hora estiver zelando pela sua veste de Salvação, pois desta forma herdará a Jerusalém Celestial.
b) “ Porém ele lhe disse: Um certo homem fez uma grande ceia, e convidou a muitos.” (Lucas 14:17) Muitos são chamados, mas poucos escolhidos, na parábola da grande ceia, o primeiro comprou um campo, o segundo cinco juntas de bois, e o terceiro casou-se, participará da grande ceia aquele que abrir a porta do seu coração para o Noivo (Jesus), para que quando Ele entrar seja o dono do seu coração. c) “E, ajustando com os trabalhadores a um dinheiro por dia, mandou-os para sua vinha”. (Mateus 20:2)
Um preço nos foi pago na cruz do Calvário, o dinheiro na parábola dos trabalhadores representa Jesus, que pagou um alto preço de Sangue por nossas vidas e nos chamou para
trabalhar na sua vinha, que é a sua igreja fiel que se prepara a cada dia para o arrebatamento. d) “E o rei, entrando para ver os convidados, viu ali um homem que não estava trajado com vestido de núpcias.” (Mateus 22:11). Em Cantares capitulo 5, verso 3, profeticamente fala das vestes de salvação, pois o Senhor irá querer vê-las purificadas, e Santificadas, sem a qual não verá o Reino de Deus. e) “E cinco delas eram prudentes, e cinco loucas.” Mateus (25:2). Prudentes - a igreja fiel em obediência a voz do Espírito Santo, preservando as vestes nupciais, separada do mundo, com a Candeia (coração) cheio do Espírito Santo), e o Noivo (Jesus), reconhecerá a Noiva e abrirá a porta para a Eternidade.
Pergunta 4: O amado, e o filho do homem, é o nosso Rei Jesus, que virá buscar a sua igreja fiel, a hora, e o dia ninguém sabe só o Pai, aquele que estiver no sono espiritual, não o verá, pois se retirará sem ele perceber. “Eu abri ao meu amado, mas já o meu amado se tinha retirado, e se tinha ido...” Cantares 5:6 - “Por isso, estais vós apercebidos também; porque o filho do homem há de vir à hora em que não penseis.” Mateus 24:44.
Participação da irmã Ana Luiza Magalhães Pires, Igreja Maanaim de Sergipe - Coroa do Meio, Pr. Rogaciano Pereira de Barros:
Pergunta 1: A falta das vestes, tanto na parábola quanto em Cantares, impede de fazer parte das Bodas, pois não está trajado com o poder dos testemunhos e não possui autori-
dade do Espírito que as vestes trazem.
Pergunta 2: O Espírito revela aquilo que precisa ser ajustado, por isso o argumento e a razão emudecem.
Nesta seção, registramos, algumas das participações enviadas pelos irmãos, em resposta às perguntas formuladas para a Escola Bíblica Dominical de 26 de fevereiro de 2023. capitulo 5, verso 3, está é a situação da igreja que ficará, ou seja, que não será arrebatada porque não priorizou a Santificação, que fala das vestes nupciais, pois se preocupou com seus interesses terrenos, e deixou de lado o que era mais importante que era o viver em Santificação, zelando pela sua salvação, pois sem Santificação ninguém verá a Deus.
Pergunta 3: a) Mateus 24:51 e Lucas 12:46 trazem tipos de servos que não usam mais os vestidos nupciais, não aguardam a volta do Noivo. b) Lucas 14:19 a igreja infiel tem compromisso com o mundo. c) Mateus 20:6 o momento da volta do amado para colher o jardim, o Noivo se aproxima, o tempo é hoje para fazer parte daqueles que estarão nas Bodas. d) Mateus 22:12 só entrarão aqueles que estão com roupas nupciais.
Pergunta 4: Fala da volta do Senhor Jesus, o tempo de ajustar a vida é hoje, porque a última mensagem pode ser hoje.
27 de fevereiro a 05 de março de 2023
Assunto: A Igreja e seus mistérios no livro de Cantares.
Texto base: Cantares e os Evangelhos.
Estamos fazendo uma conexão dos aspectos proféticos encontrados entre o que lemos no livro de Cantares e as parábolas ditas pelo Senhor Jesus.
Perguntas para todos
Pergunta 1
Lendo a “Parábola dos Trabalhadores da Última Hora” (Mateus 20:1 a 16), qual a aplicação profética do salário oferecido pelo pai de família?
Pergunta 2
Lendo Mateus, capítulo 20, verso 2, para onde o pai de família direcionou todos os trabalhadores chamados, e qual a aplicação profética disso?
Pergunta 3
Qual a aplicação profética dos trabalhadores que foram chamados na primeira hora (madrugada)? Quem foram?
Pergunta 4
Profeticamente, identifique a terceira hora no livro de Atos dos Apóstolos. Cite o texto.
Clique aqui ou aponte a câmera para enviar uma participação escrita.
Clique aqui ou aponte a câmera para enviar uma participação em vídeo.
Clique
a câmera para acessar todos os Boletins Informativos.
27 de fevereiro a 05 de março de 2023
Pergunta 5
Ainda nesta parábola, qual a aplicação profética do período entre a hora sexta e a hora nona?
Pergunta 6
Lendo Mateus, capítulo 20, verso 6, qual a aplicação profética da expressão “...hora undécima...”?
Pergunta 7
Qual o significado profético da expressão “ociosos todo o dia”?
Pergunta 8
O texto de Mateus, capítulo 20, versos de 1 a 16, apresenta quatro tempos. Responda, em uma expressão, o significado profético desse tempo.
Pergunta 9
De acordo com o que estamos estudando, identifique, no livro de Cantares, os seguintes aspectos proféticos associados à Parábola dos Trabalhadores da Última Hora, citando os textos:
a) Um dinheiro
b) Hora terceira
c) Hora undécima
d) Ociosos na praça
Perguntas para CIAs
Pergunta 10
Lendo Mateus, capítulo 20, verso 2, qual foi o valor que o “Pai de Família” ofereceu e qual o significado?
Ocorreu, no último final de semana, o programa “Anunciando o Evangelho Eterno”.
Confira na tabela abaixo toda a grade horária de transmissão do programa no Brasil e em alguns países do mundo.
Veículo de Comunicação Local
YouTube Mundo
RedeTV** Brasil
Rádio SIM (FM 89,7)
Rádio SIM (FM 96,1)
Rádio SIM (FM 96,7)
Rádio SIM (FM 97,9)
Rádio SIM (FM 102,1)
Rádio SIM (FM 105,3)
Rádio SIM (FM 106,1)
Rádio SIM (FM 107,3)
Rádio SIM (FM 107,7)
São Domingo do Norte (ES)
Pedro Canário (ES)
São Mateus (ES)
Anchieta (ES)
Pinheiros (ES)
Santa Teresa (ES)
Linhares (ES)
Aracruz (ES)
Cachoeiro de Itapemirim (ES)
Rádio Extremo Sul (AM 830) Itamaraju (BA)
Rádio SIRT FM (FM 104,5)
Rádio SIRT FM (FM 90,3)
Rádio Braz USA (AM 1360)
Tete/Moçambique - África
Manica e Sofala/Moçambique - África
Massachusetts - EUA
Dias e Horários*
Sexta-feira (21h)
Segunda a Sexta-feira (17h)
Domingo (08h)
Domingo (08h)
Domingo (08h)
Domingo (08h)
Domingo (08h)
Domingo (08h)
Domingo (08h)
Domingo (08h)
Domingo (08h)
Sábado (13h) | Domingo (13h)
Sexta (07h) | Domingo (14h)
Sexta (07h) | Domingo (14h)
Domingo (14h)
*Horário de Brasília
** Na Rede TV os cultos são transmitidos de segunda a sexta-feira, às 17h. Estes cultos são retransmitidos às 22 horas, de segunda a sextafeira pelo canal da Igreja Cristã Maranata no YouTube.
Clique aqui ou aponte a câmera para assistir o programa Anunciando o Evangelho Eterno no canal oficial da ICM no YouTube.
No domingo, dia 26 de fevereiro de 2023, às 15h00 (hora de Brasília), ocorreu a transmissão especial para as igrejas do Brasil. A apresentação foi feita pelo Pr. Valter Babo.
Primeira pergunta:
Esta pergunta foi respondida pela jovem Leticia Paes de São João de Meriti/RJ.
Segunda pergunta:
Esta pergunta foi respondida pela jovem Lais Paes de São João de Meriti/RJ.
Terceira pergunta:
Esta pergunta foi respondida pelo jovem Luiz Alberto de São Gonçalo/RJ.
Quarta pergunta:
Esta pergunta foi respondida pelas crianças Sarah Previtali de São João de Meriti/RJ e Manuela da Silva de Duque de Caxias/RJ, pelos intermediários Emanuel Brito de Nova Iguaçu/ RJ e Arthur da Silva de Duque de Caxias/RJ e pelo adolescente Israel Victor de Curicica/RJ.
As transmissões foram realizadas por meio do canal digital oficial do YouTube da Igreja Cristã Maranata.
20 a 26 de fevereiro de 2023
Transmissão especial para as igrejas do Exterior
Atransmissão especial para as igrejas do exterior ocorreu neste domingo, 26 de fevereiro de 2023, às 12h. Durante a reunião, foram transmitidos os testemunhos de vários irmãos, jovens, obreiros, senhoras e pastores sobre a Escola Bíblica Dominical e os resultados na vida das igrejas.
Foram apresentados neste domingo os testemunhos das igrejas em Torino – Itália, Bom Pastor - Minas Gerais, Jardim Paulista – São Paulo, Lunabel –Goiás e Londrina – Paraná.
Samuel Ripamonte
Itália
Intermediário na igreja em Torino
A paz do Senhor Jesus! Sou da
Igreja de Torino, Itália. Me chamo Samuel.
Gostaria de lhes dizer o quanto é importante para nós a Escola Bíblica Dominical. Na Escola Bíblica Dominical me sinto em paz quando respondo às perguntas e quando leio os versículos da “vida”, digo da Bíblia, que nos servem também para a vida. Esta participação me traz calma. Era isso que queria lhes falar sobre a Escola Bíblica Dominical. A paz do Senhor Jesus!
Sara Ripamonte
Itália
Intermediário na igreja em Torino
A paz do Senhor Jesus! Eu sou a Sara e gostaria de lhes dizer que todas as vezes que respondo às perguntas da Escola Bíblica Dominical me sinto feliz e com o coração em paz. Isso tem me ensinado a obedecer à
minha mãe e ao Senhor!
Irmão Fábio Aparecido
Fernandes
Brasil
Igreja em Bom Pastor/MG
Sobre a sugestão de mensagem do último dia 12/02/2023, um diácono leu a mensagem, entrou no quarto e orou pedido ao Senhor que revelasse se ele poderia pregar a mensagem. À noite o Senhor revelou que era ele mesmo. Um homem que há muito tempo não conseguia entrar em comunhão com Deus dizia que estava vivendo um período muito difícil em sua vida. Quando o diácono começou a pregar, aquele homem levantou a cabeça e disse: “Estas palavras são de Deus” e recebeu uma grande benção do Senhor.
Brasil
Igreja em Jardim Paulista/SP
Este é o meu testemunho da Escola Bíblica Dominical de agora. Foi tão profunda a Palavra do Pastor Gedelti e foi tão maravilhosa que deveríamos transmitir a noite, nossas almas foram abertas e abençoadas no momento que estamos vivendo. A verdade bem clara de forma que quem não se definir e obedecer imediatamente ficará com suas próprias roupas, mas protegidos somente pelos guardas deste mundo. O derramamento do Espírito Santo na Escola Bíblica Dominical foi maravilhoso. Eu senti o quanto sou mais que devedor. Eu e minha Esposa participando e dialogando e chorando. Não tenho vergonha de dizer isso. Tenho honra de chorar pelo que tem sido revelado na Escola Bíblica Dominical. Irmãos, que Obra maravilhosa é esta que Deus tem nos revelado e pela graça dele estamos parti-
cipando! Estamos glorificando ao Senhor por viver este momento no Corpo que está vivo e o Cabeça nos conduz. Faltam até as palavras para expressar o que estamos sentindo.
Brasil
Igreja em Lunabel III/GO Quero compartilhar com os irmãos a grande experiência que o Senhor me concede a cada Escola Bíblica Dominical com a participação das classes aqui na minha igreja. Sinto uma grande alegria. O Espírito Santo nos visita e nos dá um grande renovo. O Senhor tem nos concedido grandes bênçãos no estudo do livro de Cantares. É um preparo para o arrebatamento. Maranata, o Senhor Jesus Vem.
Kanamura
Brasil
Igreja em Jardim Anatares, Londrina/PR
Há uma participação crescente das igrejas do estado do Paraná na Escola Bíblica Dominical. O estudo sequencial tem fornecido aos irmãos um refinado e robusto ensino doutrinário, o que tem fortalecido a todos na fé e no conhecimento dos acontecimentos deste momento profético. O resultado se vê claramente nas igrejas alegres, dons espirituais, experiências de salvação e batismos.
Assistência 0800
Durante este período de pandemia e de isolamento social, a Igreja Cristã Maranata está realizando os cultos de forma virtual, por meio do seu canal do YouTube. Uma estrutura especial para o atendimento
e assistência aos visitantes e convidados foi disponibilizada por meio do telefone 08007073076.
As tabelas, a seguir ilustradas, demonstram os dados estatísticos dos atendimentos realizados.
A situação da evolução da pandemia do Coronavirus (COVID-19) tem sido motivo de grande preocupação por parte da Igreja Cristã Maranata.
A Igreja Cristã Maranata, por meio de Comunicado Oficial emitido em 8 de outubro de 2020, renovou aos pastores e membros de forma geral, a ne-
cessidade de seguir as orientações já transmitidas, desde o início da pandemia de Covid-19, quanto aos cuidados indispensáveis para o momento. O comunicado advertiu que devem ser evitadas aglomerações em qualquer circunstância, face aos perigos de circulação do vírus.
Ressaltou-se a orientação quanto a não realização de re-
uniões com aglomeração, em observância às orientações dadas pelas autoridades sanitárias e de saúde, mantendo as orientações de distanciamento e proteção. A situação do quadro COVID-19 dos membros da Igreja Cristã Maranata, no Brasil e Exterior, está representada pelas tabelas específicas.
Cultos Virtuais
Data: Todos os dias
Horário: 20h
Local: YouTube
Clique aqui para assistir os cultos
27 de fevereiro a 05 de março de 2023
Anunciando o Evangelho Eterno
Data: 03/03 (Sexta-feira)
Horário: 21h
Local: YouTube
Clique aqui para assistir o programa
Escola Bíblica Dominical
Data: 05/03 (Domingo)
Horário: 10h30
Local: YouTube
Clique aqui para assistir a EBD
Transmissão Especial - Exterior
Data: 05/03 (Domingo)
Horário: 12h
Local: YouTube
Clique aqui para assistir a transmissão
Transmissão Especial - Toda Igreja
Data: 05/03 (Domingo)
Horário: 15h
Local: YouTube
Clique aqui para assistir a transmissão