A Igreja e seus mistérios no livro de Cantares - Parte XX

Page 1

Escola Bíblica Dominical

25 de dezembro de 2022

A Igreja e seus mistérios no livro de Cantares - Parte XX

Dez. 2022 | Volume 3 | nº 51

Escola Bíblica Dominical 25 de dezembro de 2022

A Igreja e seus mistérios no livro de Cantares - Parte XX

Síntese da palavra do presidente

AEscola Bíblica Dominical do dia 25 de dezembro de 2022 foi realizada, ao vivo, diretamente dos estúdios da Rádio e TV Web Maanaim, em Vila Velha, Espírito Santo, com a participação dos pastores Gedelti Gueiros e Gilson Sousa.

Palavra inicial do Pr. Gilson Sousa:

Saudamos a todos os irmãos com a paz do Senhor Jesus! Estamos iniciando a Escola Bíblica Dominical. O assunto, a ser apresentado, será sobre a

Igreja e seus mistérios profetizados no livro de Cantares de Salomão.

Foram apresentados, pelo Pr. Gilson Sousa, alguns testemunhos sobre a Escola Bíblica Dominical.

Palavra do Pr. Gedelti Gueiros:

Eu saúdo a todos com a paz do Senhor. Estamos encerrando mais um ano. É bom observar a riqueza da Palavra de Deus que tantos valores nos trazem.

As respostas dadas na Escola Bíblica Dominical são profundamente espirituais. Retratam o momento que estamos vivendo.

A Igreja precisa entender, nessa hora, as suas particularidades. O crente é parte de um corpo. Mas para ser parte desse corpo e ser crente, é preciso receber os benefícios deste corpo. A minha mão não pode ser beneficiada pelo corpo de um terceiro. Mas cada um, de per si, é parte deste corpo. Cada um é preservado, como parte deste corpo, e transfere os benefícios que o Espírito Santo lhe outorga ao próprio corpo.

Como foi visto nos estudos anteriores, o palanquim é o lugar onde o Espírito Santo vai operar. Refere-se à posição que o indivíduo precisa ocupar para ter nele o projeto de Deus, por meio do Espírito Santo. Passamos a ter direito a esta bênção, mesmo sendo gentios. O palanquim tem colunas de prata (redenção), estrado de ouro (poder de Deus), assento de púrpura (sangue real – de Jesus). Então é redenção pelo poder do sangue de Jesus.

“Fez-lhe as colunas de prata, o estrado de ouro, o assento de púrpura, o interior revestido com amor pelas filhas de Jerusalém.” Cantares 3:10

E a pergunta é: por que o livro de Cantares é cheio de misté-

Dez. 2022 | Volume 3 | nº 51 INSTITUTO BÍBLICO DA IGREJA CRISTÃ MARANATA 2 • BOLETIM ICM | 25 DEZ. 2022
Pr. Gilson Sousa realizando a condução da Escola Bíblica Dominical

A Igreja e seus mistérios no livro de Cantares - Parte XX

rios e somente agora este livro está sendo aberto?

Palavra dada pelo Pr. Zeilton

Quando conversávamos sobre o livro de Cantares, antes da Escola Bíblica Dominical, observamos a alegria que houve em toda a Igreja. E, conforme o pastor Gedelti Gueiros tem falado, o livro sempre existiu, mas ninguém “entrou” no livro. O livro conta a história de um casamento que estava prestes para a acontecer. E o tempo foi passando e o livro foi revelado agora. Por que agora? Porque o casamento está prestes a acontecer. Por que Salomão escreveu? Porque Salomão é figura do Espírito Santo e seria ele quem iria contar essa história. E tudo caminha para um momento do preparo de uma noiva para o casamento com o seu noivo. Por isso veio a revelação agora. Quando o noivo fala da formosura da noiva, reflete aquilo que a noiva precisa apresentar para estar dentro daquelas características. Porque as características da noiva precisam ser estas: os lábios como fio de escarlate, mostrando que ela tem vida. Onde está a vida? No sangue que circula sobre ela. O seu falar é doce. O noivo fala de tudo o que vem de dentro. E a igreja é vista pelo noivo dessa manei-

ra. Se eu possuo estas características, se eu tenho comunhão com o corpo, se o sangue está circulando no meu corpo, então eu faço parte dessa Igreja que vai subir para a eternidade.

O ministério não é aquilo que eu tenho para dizer, mas aquilo que eu preciso dizer, ou seja, aquilo que vem da parte do Senhor, que é a revelação. O momento, portanto, é de definição:

“Quem é injusto faça injustiça ainda; e quem está sujo suje-se ainda; e quem é justo faça justiça ainda; e quem é santo seja santificado ainda.” Apocalipse 22:11

A sua responsabilidade é a nossa também. A nossa responsabilidade é com a revelação. E haverá um julgamento. O julgamento está dentro daquilo que nós falamos e vivemos.

Cantares mostra que a igreja se encontra no charco. Mas ela é lírio. O lírio nasce no charco, cresce, e o charco fica lá embaixo. O Senhor quer ver a Igreja como lírio.

Pergunta

Lendo Cantares, capítulo 4, versículo 8, o Noivo (Jesus) faz um convite à Noiva (Igreja), a quem ele chama de “…minha esposa…”. Por que, profeticamente, Ele a convida a vir “…do Líbano…”?

Resposta: Porque o texto fala de uma igreja gentílica. O Senhor Jesus convida a sua igreja fiel para vir com ele a partir de todo o mundo (gentios) e ir para a Eternidade de Deus.

“Vem comigo do Líbano, minha esposa, vem comigo do Líbano: olha desde o cume de Amana, desde o cume de Senir e de Hermom, desde as moradas dos leões, desde os montes dos leopardos”. Cantares 4:8

Quando se fala dos montes de Amana, Senir e Hermon, a re-

INSTITUTO BÍBLICO DA IGREJA CRISTÃ MARANATA 25 DEZ. 2022 | BOLETIM ICM • 3
Pr. Gedelti Gueiros conduzindo a síntese da Escola Bíblica Dominical

A Igreja e seus mistérios no livro de Cantares - Parte XX

ferência profética está sendo feita ao mundo. É este mundo que aí está. A Igreja está saindo dele, onde estão as feras, os animais que agridem. A Igreja é tirada de tudo isso aí.

O texto fala também: “vem do Líbano”. O Libano diz respeito àquilo que não é Israel. Assim, o convite é para a igreja gentílica. A universalidade da igreja é a essência da mensagem de salvação de Jesus, pois ele veio para todos. O que importa é o chamado do Senhor. A nossa obrigação é de entregar a mensagem que nos foi dada. Somos mordomos. E, por isso, precisamos transmitir aquilo que é do Senhor.

Pergunta

Lendo Cantares, capítulo 4, verso 9, qual a aplicação profética da expressão “…tiraste-me o coração com um dos teus olhos, com um colar do teu pescoço”?

Resposta: O olhar da Igreja (Noiva) é o mesmo do Espírito Santo (olhos como os das pombas), e o coração do Senhor se move com a escolha da Igreja, em ter Jesus como o maior valor de sua vida, através da comunhão (pescoço) com Ele. O colar do pescoço é um só, pois a igreja reafirma seu pacto com o Senhor, na comunhão entre o cabeça (Jesus) e o corpo (Igreja).

“Tiraste-me o coração, minha irmã, minha esposa: tiraste-me o coração com um dos teus olhos, com um colar do teu pescoço”. Cantares 4:9

A pérola é Jesus. É a única pérola. Ele é o mediador.

O livro de Apocalipse fala da igreja infiel que será julgada.

“E a mulher estava vestida de púrpura e de escarlata, adornada com ouro, e pedras preciosas, e pérolas, e tinha na mão um cálice de ouro cheio das abominações e da imundícia da sua prostituição.“ Apocalipse 17:4 (grifo nosso)

A Igreja infiel tem muitas pérolas, ou seja, muitos salvadores. Mas a Igreja Fiel tem somente uma pérola: Jesus, o único salvador.

“Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida. Ninguém vem ao Pai senão por mim.” João 14:6

Que o Senhor nos abençoe!

INSTITUTO BÍBLICO DA IGREJA CRISTÃ MARANATA 4 • BOLETIM ICM | 25 DEZ. 2022
Pr. Gedelti Victalino Teixeira Gueiros Presidente da Igreja Cristã Maranata
Clique aqui ou aponte a câmera do seu celular para o código abaixo e assista, na íntegra, à Escola Bíblica Dominical.

Participações EBD - Exterior

Nesta seção, registramos, algumas das participações enviadas pelos irmãos, em resposta às perguntas formuladas para a Escola Bíblica Dominical de 25 de dezembro de 2022.

Alemanha

Participação

irmão

Pergunta 1: O Noivo (Jesus).

Pergunta 2: O noivo vê sua noiva como aquela que produz o alimento no corpo vivo. O alimento que vai sustentar a igreja vem da comunhão do corpo, não vem de fora corpo onde as fontes são contaminadas, mas vem do interior onde o Espírito Santo está agindo. Na sua última ceia com os apóstolos, os preparativos foram feitos e a pascoa celebrada dentro da casa onde o homem do cântaro de agua adentrou, mostrando que a Igreja vive e se alimenta da comunhão que há no corpo.

Pergunta 3: Os lírios pela sua brancura falam da santificação. Aqui vemos uma remissão à santificação, o ambiente onde o Senhor apascenta sua igreja fiel é no ambiente onde há e predomina a santificação. O chamado à salvação muitas vezes pode encontrar o homem nos mais diversos estados e situações difíceis, todavia o ser apascentado pelo Senhor somente se passa se houver santificação.

Pergunta 4: Profeticamente ele apontava e profetizava de sua morte na cruz do calvário. Monte da mirra, local onde a mirra era amassada, espremida e pressionada. Todavia, de seu amassamento extraia-se um cheiro de excelente sublimidade. Assim foi o sacrifício de Jesus, pois que foi amassado, moído, e pisado pelos homens, mas de sua dor e sofrimento extrai-se o agradável cheiro de salvação. O perfume do Senhor

é o Espirito Santo na nossa vida que somente foi possível enviar ante sua morte da cruz do calvário.

Pergunta 5: a) Antes que o Espírito Santo saia desse mundo com a igreja deixando o mundo em trevas, sem a luz da revelação; b) Morte vicária do Senhor Jesus. Jesus foi moído pelas nossas transgressões para exalar o seu perfume. O Espírito Santo é o perfume de Jesus. c) Morte e Ressurreição.

Pergunta 6: Quando o noivo declara ser a noiva formosa, ele exalta sua beleza de forma, ou seja, como igreja e na condição de igreja ela tem uma forma que se destaca dentre as demais e a sua beleza de forma está diretamente ligada ao Espirito Santo que age na noiva dando-lhe uma beleza de forma que não tem relação com o mundo, mas identifica se com a eternidade. Ademais, a ausência de mancha significa ter sido lavada, remida e justificada no sangue de Jesus, ação que lhe confere formosura.

Pergunta 7: O Senhor chama a igreja do Líbano pois Ele se refere aqui à igreja gentílica, aquela que por direito não tinha parte e nem herança de Israel, mas que enxertada na oliveira para herdar a eternidade.

Pergunta 8: A igreja gentílica não vê o Senhor Jesus a partir de uma linhagem tribal justificada numa linha sucessória familiar, todavia o vê, pois tem comunhão com Deus através do Espirito Santo. O ES nos permite ver o Senhor Jesus.

Pergunta 9: A igreja vê, fala, ouve e sente aquilo que o Espirito Santo quer lhe revelar. O Senhor Jesus se alegra de uma noiva que tem o olhar aten-

to quando ele está falando. O Colar é o adorno do pescoço, é uma comunhão que chama atenção do Senhor.

Pergunta 10: Jesus nascendo nos nossos corações não uma vez ao ano mas todos os dias.

Argentina

Participação da irmã Keila Aredes, Igreja San Cristóbal, Pastor Daniel Olivera:

Pergunta 1: “Os teus dois peitos são como dois filhos gêmeos da gazela, que se apascentam entre os lírios.” Cantares 4:5 - O noivo (Jesus).

Pergunta 2: “Os teus dois peitos são como dois filhos gêmeos da gazela, que se apascentam entre os lírios.” Cantares 4:5 - A Igreja tem a palavra e ela o dá para todos aqueles que necessitam.

Pergunta 3: “Os teus dois peitos são como dois filhos gêmeos da gazela, que se apascentam entre os lírios.” Cantares 4:5Ele está falando que a igreja dos últimos dias é pura, apesar do mundo, apesar da obra maligna que o mundo tem, apesar dos espinhos, apesar das suas grandes lutas, apesar de tudo a igreja sobrevive, apesar do charco, o lírio sobressai imaculado.

Pergunta 4: “Antes que refresque o dia e caiam as sombras, irei ao monte da mirra e ao outeiro do incenso.” Cantares 4:6 - Fala do último momento que estamos vivendo.

Pergunta 5: “Antes que refresque o dia e caiam as sombras, irei ao monte da mirra e ao outeiro do incenso.” Cantares 4:6 - a) “Antes que refresque o dia, e caiam as sombras… - A igreja é vista pelo Senhor preparada

INSTITUTO BÍBLICO DA IGREJA CRISTÃ MARANATA
6 • BOLETIM ICM | 25 DEZ. 2022
do Konrad Brune, Igreja em Niederzier/ Nordrhein-Westfalen, Pastor Ricardo Bravin:

Participações EBD - Exterior

Nesta seção, registramos, algumas das participações enviadas pelos irmãos, em resposta às perguntas formuladas para a Escola Bíblica Dominical de 25 de dezembro de 2022.

para ouvir a sua voz, os últimos adornos foram colocados. b) “… irei ao monte da mirra…” - Fala do momento em que o Senhor Jesus passou pelo seu sofrimento, no Getsêmani. c) “…ao outeiro do incenso.” - Fala da sua glorificação, tudo ali (Gólgota) se cumpriu para a Glória do Pai, e para sua própria Glória.

Pergunta 6: “Tu és toda formosa, amiga minha, e em ti não há mancha.” Cantares 4:7. É realmente a igreja que vive no clamor, em santificação, buscando sempre a voz do Noivo.

Pergunta 7: “Vem comigo do Líbano; minha esposa, vem comigo do Líbano; olha desde o cume de Amana, desde o cume de Senir e de Hermom, desde as moradas dos leões, desde os montes dos leopardos.” Cantares 4:8 - Porque a Esposa é gentílica, o Noivo tem chamado a todos para que façam parte desse convite.

Pergunta 8: “Vem comigo do Líbano; minha esposa, vem comigo do Líbano; olha desde o cume de Amana, desde o cume de Senir e de Hermom, desde as moradas dos leões, desde os montes dos leopardos.” Cantares 4:8 - Jesus tem chamado a sua Igreja nessa última hora para lhes mostrar o lugar que saíram. É tempo de estar com a fé restabelecida, é tempo de estar firme na doutrina, para que possamos estar atentos e vigiantes quanto a toda e qualquer investida do inimigo.

Pergunta 9: “Tiraste-me o coração, minha irmã, minha esposa; tiraste-me o coração com um dos teus olhos, com um colar do teu pescoço.” Cantares 4:9 - A beleza da igreja desta hora está no corpo, ele tem luz, tem

revelação. O pescoço com o colar nos faz lembra que é no pescoço que liga a cabeça como o corpo, e nesta hora estamos exatamente nessa condição, onde o Cabeça tem o comando, e a Igreja é o corpo.

Austrália

Participação dos irmãos da Igreja em Sydney – Pastor Douglas Spanghero:

Pergunta 1: O noivo (Jesus).

Pergunta 2: Profeticamente aponta para a igreja que produz o alimento vivo no corpo.

Pergunta 3: A Igreja fiel é apascentada pelo Senhor, em santificação.

Pergunta 4: Refere-se ao tempo em que o Senhor Jesus, antes de vir para arrebatar a sua igreja, Ele iria enfrentar o sofrimento e a morte na cruz do Calvário.

Pergunta 5: a) Antes que cheguem as trevas, com a saída do Espírito Santo deste mundo, levando a igreja amada; antes do encontro do Noivo (Jesus) com a Noiva (Igreja). b) Se refere à Sua subida ao Monte das Oliveiras (Getsêmani) na Sua passagem pela prensa do sofrimento, pois mirra fala de sofrimento. c) O Calvário (Gólgota). Na Sua glorificação na morte sobre a cruz, tudo ali se cumpriu para a glória do Pai. Outeiro=pequeno monte; incenso=oração, louvor, glorificação, oferta. O Senhor Jesus ressurreto, glorificado, voltando para a eternidade. Refere-se ao Calvário, onde Jesus morreu por esta igreja, mas mesmo com todo esse sofrimento, Jesus glorificou ao Pai, cumprindo todo Seu projeto.

Pergunta 6: A beleza de forma

da Igreja (Noiva) está em tudo o que Ele vê nela, como corpo de Cristo. A igreja fiel não tem manchas, porque ela é lavada e remida no Sangue de Jesus.

Pergunta 7: Porque o texto fala de uma igreja gentílica. O Senhor Jesus convida a sua igreja fiel para vir com ele a partir de todo o mundo (gentios) e ir para a eternidade de Deus.

Pergunta 8: A igreja (noiva), que é gentílica, vê o noivo do alto do monte, ou seja, em comunhão com o Espírito Santo e afastada do mundo. O Senhor está chamando a sua igreja para tirá-la dos lugares de opressões do mundo.

Pergunta 9: O olhar da Igreja (noiva) é do mesmo Espírito Santo. É (olhos como os das pombas), e o coração do Senhor se move com a escolha da Igreja, em ter Jesus como o maior valor de sua vida, através da comunhão (pescoço) com Ele. O colar do pescoço é um só, pois a igreja reafirma seu pacto com o Senhor, na comunhão entre o cabeça (Jesus) e o corpo (Igreja).

Bielorrússia

Participação do irmão Pável Antonov da Igreja em Minsk:

Pergunta 1: Noivo

Pergunta 2: Na Igreja se encontra o alimento espiritual da Palavra de Deus, para que o novo nascido cresça espiritualmente até a estatura completa de todo o Corpo de Cristo.

Pergunta 3: O alimento da Palavra de Deus na Igreja não se mistura com o “charco” do mundo, mas exala o perfume de Cristo.

Pergunta 4: Tempo de breve.

INSTITUTO BÍBLICO DA IGREJA CRISTÃ MARANATA 25 DEZ. 2022 | BOLETIM ICM • 7

Participações EBD - Exterior

Nesta seção, registramos, algumas das participações enviadas pelos irmãos, em resposta às perguntas formuladas para a Escola Bíblica Dominical de 25 de dezembro de 2022.

Pergunta 5: Aproxima-se a meia-noite quando Cristo virá. A Igreja passa pelo sofrimento, permanecendo fiel a Jesus e estando em comunhão com Ele - oração - incenso. Quando Jesus estava na terra, Ele passou por sofrimento enquanto permanecia em comunhão com o Pai.

Pergunta 6: Perfeição como Cristo. Separação completa da influência do mundo, santidade.

Pergunta 7: O Noivo convida a Noiva para ir com Ele porque a ama. Para estar com ela, Ele pagou muito caro quando se entregou a si mesmo.

Pergunta 8: O Noivo chama a Noiva dos quatro confins da terra.

Pergunta 9: A Igreja olha com os olhos do Espírito Santo (“olhos de pomba”). O Espírito Santo une em um o Noivo Jesus e a Noiva - a Igreja Fiel. Um pescoço com um colar (Obra do Espírito Santo) une em um a Cabeça (Cristo) e o Corpo (a Igreja).

Canadá

Participação do irmão Rafael Siqueira Lopes, da Igreja em Toronto, Pastor Cesario Sousa:

Pergunta 1: O noivo Jesus é quem está falando para a sua noiva a igreja.

Pergunta 2: Nos dois peitos, as crianças os novos na fé são alimentados pela igreja fiel através do alimento que ela recebe do Senhor Jesus.

Pergunta 3: A igreja fiel ela e apascentada entre os lírios. Em santificação.

Pergunta 4: O monte da mirra

tipifica o sacrifício do Senhor Jesus pela sua igreja. Ante de arrebatar a sua igreja amada Ele enfrentaria o sofrimento da cruz.

Pergunta 5: a) O que estamos vivendo nestes últimos dias como o esfriamento do amor e a decadência do cristianismo. b) O sacrifico do Senhor Jesus onde se iniciou historicamente o início da igreja. c) A obediência do Senhor Jesus ao Pai ele foi glorificado na morte de cruz.

Pergunta 6: Que tem a formosura do seu Senhor, a igreja fiel ela tem a forma de Jesus, ela reflete o Senhor em sua vida. A igreja fiel que Subira não há mancha, não há pecado. O Senhor já estava confirmando a sua esposa amada a sua eternidade.

Pergunta 7: A igreja gentílica ela vem do Libano, tem uma certa proximidade com Israel mas não pertence a Israel, por isso somos considerados os gentios que o Senhor se agradou e a chamou para morar com ele na sua eternidade.

Pergunta 8: O Senhor está no alto dos montes, Davi dizia olho para o alto de onde me virá o Socorro, só o Senhor pode nos dar as vitórias. A igreja olha e espera a sua salvação que só vem do Senhor.

Pergunta 9: O olhar da igreja fiel move o coração do Senhor Jesus. Uma igreja direcionada pelo Espirito Santo. A comunhão da igreja fiel com o Senhor e como um pacto de amor, a comunhão.

Coréia do Sul

Participação do Pr. Hyungkun Lee, Igreja em Seul:

Pergunta 6: Cristo nos amou

tanto que se entregou por nós como sacrifício e oferta suave a Deus. (Efésios 5:2). Assim como fomos salvos e criados como um novo homem através de tal fragrância de Cristo, também somos o aroma agradável de Cristo a Deus. (2 Coríntios 2:15). Nosso Deus quer o bom cheiro de Seu Filho Jesus Cristo em nós. Quando Ele sente o cheiro da fragrância de Seu Filho em nós, Ele pode nos abençoar em abundância, assim como Isaque abençoou Seu filho Jacó depois de sentir o cheiro das roupas de Seu filho. (Gênesis 27:27). Nosso doce aroma de Jesus Cristo não é apenas essencial para a nossa própria salvação, mas também para o outro somos um aroma que traz vida. Neste momento, a questão é “quem está à altura de tal tarefa?” (2 Coríntios 2:16).

Participação do Pr. Peter Jo, Igreja em Seul:

Pergunta 5: Uma sombra é vista apenas quando a luz brilha sobre um objeto. À medida que a luz se apaga, o mesmo acontece com a sombra. Quando a igreja for arrebatada, não haverá mais revelação na terra, porque o Espírito Santo vai com ela, como ilustrado na parábola de dez virgens. A este respeito, a expressão “Antes que refresque o dia e fujam as sombras...” fala sobre o tempo em que não haverá mais luz de revelação no mundo depois que o Espírito Santo tirar a igreja da terra. Entendemos que uma grande escuridão tomará conta do mundo à medida que a grande tribulação começar após o arrebatamento da igreja. É por isso que Jesus disse em João 12:35: “Um pouco mais a luz está convosco. Caminhai enquanto tendes a luz, para que as tre-

INSTITUTO BÍBLICO DA IGREJA CRISTÃ MARANATA
8 • BOLETIM ICM | 25 DEZ. 2022

Participações EBD - Exterior

Nesta seção, registramos, algumas das participações enviadas pelos irmãos, em resposta às perguntas formuladas para a Escola Bíblica Dominical de 25 de dezembro de 2022.

vas não vos dominem.” E Jesus acrescentou: “Aquele que anda nas trevas não sabe para onde vai”. Aqueles que andam na escuridão não sabem para onde estão indo. Mas sabemos que eles estão indo para a morte eterna, enquanto nós estamos indo para a vida eterna, porque andamos à luz da revelação. Agora é a hora de a igreja clamar ao mundo: “Venha e ande na luz”. Porque este é o último momento.

Costa Rica

Participação do Pr. Manuel Ángel Cortés Villalobos, da igreja em San Luis Upala:

Pergunta 1: Quem fala é o noivo, que é Jesus.

Pergunta 2: A Igreja gera vida e tem a condição de alimentar o que ela gera, desta forma os “seios” apontam para o alimento espiritual, e estes são como “gêmeos” pois o projeto de Salvação é o mesmo para todos, e não há servos mais ou menos importantes, são todos servidores com o mesmo entendimento. Desta forma, o noivo vê a noiva, nesta condição de geradora de vida, no meio dos “lírios”, que são a figura do Corpo de Cristo.

Pergunta 3: Somos alimentados no Corpo de Cristo, Jesus é o nosso pastor. Possivelmente o lírio que nasce na masmorra, que normalmente é branco, pode apontar para a santificação.

Pergunta 4: Em primeiro lugar, quem fala é o namorado sobre isso por um tempo. Esse tempo se refere ao fato de que para ter a condição de resgatar a Igreja, primeiro Ele mesmo teve que sofrer a morte na cruz (Atos 2:23-24), teve que ressuscitar

vencendo a morte (1 Coríntios 15:55- 57), e Ele teve que ir para a Eternidade para preparar um lar para a Igreja (João 14:1-4).

Pergunta 5: a) As sombras implicam ausência de luz, esta é uma figura que o Espírito Santo será levado junto com a Igreja no dia do arrebatamento. b) O Senhor Jesus subiu ao Monte das Oliveiras para orar, onde pediu que se fizesse a vontade do Pai, que era a morte na cruz (e.g. Lucas 22:39), ambos como figura de mirra. As “oliveiras” são uma figura desse processo de sofrimento, pois para extrair o azeite da azeitona, ela deve ser prensada ou espremida, assim como pelo sacrifício do Senhor Jesus hoje temos o “azeite” do Espírito Santo. c) Aponta para o Calvário, o sacrifício do Senhor Jesus pela sua Igreja, que é um cheiro agradável ao Pai.

Pergunta 6: A Igreja é bela porque tem a graça da Salvação, tem o Espírito Santo. No Corpo, em comunhão, somos lavados pelo sangue de Jesus (1 João 1:7) e assim podemos ser apresentados perante o Senhor sem pecado, sem mancha (Efésios 5:25-27).

Pergunta 7: Os que constituem a Igreja são de diferentes povos, constituindo uma Igreja gentia (“gentios”). O esposo chama desde a Eternidade todos os que desejam fazer parte da Igreja que ainda está na terra.

Pergunta 8: Aponta para um convite a olhar as coisas de cima, como uma figura da Eternidade. De fato, nossos corpos serão transformados para participar da vida eterna (1 Coríntios 15:51-54).

Pergunta 9: O noivo a chama

de “esposa” apontando profeticamente para o objetivo da Igreja, que na eternidade será a esposa do Cordeiro. O “pegar o coração” é uma figura de como o coração do Senhor é movido pela eleição e definição da Igreja, por ter Jesus como o maior valor em sua vida. Os “olhos” estão relacionados à perspectiva do Espírito Santo, conforme discutido acima na frase “olhos como uma pomba”; o colar aponta para a comunhão entre a Cabeça, que é Cristo, e o corpo, que é a Igreja.

Pergunta 10: O significado do Natal é que Jesus é o nosso Salvador.

Estados Unidos

Participação da irmã Maghdielly Rubim Cavalcante Lima Mombrini, Igreja em Hyannis - Pr. Edmar C. Lima:

Pergunta 1: O Noivo (Jesus).

Pergunta 2: Profeticamente aponta para a igreja que produz o alimento vivo no corpo. O aleitamento materno gera vida para o bebe, gera imunidade, gera sustento, calor humano, e é isso que acontece conosco no meio da igreja, e enquanto ela amamenta ela continua produzindo o leite, o alimento é completo para a vida do bebe. Esse alimento tão rico é a Palavra do Senhor. Se não lermos a Palavra não iremos conhecer nem o histórico e muito menos o profético. “Examinais as Escrituras, porque vós cuidais ter nelas a vida eterna, e são elas que de mim testificam;” João 5:39 “Como cerva amorosa, e gazela graciosa, os seus seios te saciem todo o tempo; e pelo seu amor sejas atraído perpetuamente.” Provérbios 5:19

Pergunta 3: A Igreja fiel é apas-

INSTITUTO BÍBLICO DA IGREJA CRISTÃ MARANATA 25 DEZ. 2022 | BOLETIM ICM • 9

Participações EBD - Exterior

Nesta seção, registramos, algumas das participações enviadas pelos irmãos, em resposta às perguntas formuladas para a Escola Bíblica Dominical de 25 de dezembro de 2022.

centada pelo Senhor, em santificação do Espírito Santo, em comunhão, e o lírio não se mistura com o charco.

Pergunta 4: Refere-se ao tempo em que o Senhor Jesus, antes de vir para arrebatar a sua igreja, ele iria enfrentar o sofrimento e a morte na cruz do Calvário. Cantares 4:6 - “Antes que refresque o dia, e caiam as sombras, irei ao monte da mirra e ao outeiro do incenso”. Outeiro monte elevado, altar.

Pergunta 5: a) Antes que cheguem as trevas, com a saída do Espírito Santo deste mundo, levando a Igreja Amada; antes do encontro do Noivo (Jesus) com a Noiva (Igreja). Joel 2:31 “O sol se converterá em trevas, e a lua em sangue, antes que chegue o grandioso e temível Dia do SENHOR.” b) Se refere à Sua subida ao Monte das Oliveiras (Getsêmani) na Sua passagem pela prensa do sofrimento, pois mirra fala de sofrimento. c) O Calvário (Gólgota). Na Sua glorificação na morte sobre a cruz, tudo ali se cumpriu para a glória do Pai.

Pergunta 6: A beleza de forma da Igreja (Noiva) está em tudo o que Ele vê nela, como corpo de Cristo. A igreja fiel não tem manchas, porque ela é lavada e remida no sangue de Jesus.

Cantares 4:7 - “Tu és toda formosa, amiga minha, e em ti não há mancha”.

Pergunta 7: Porque o texto fala de uma igreja gentílica. O Senhor Jesus convida a sua igreja fiel para vir com ele a partir de todo o mundo (gentios) e ir para a Eternidade de Deus.

Pergunta 8: A igreja (noiva), que é gentílica, vê o noivo do alto do monte, ou seja, em comunhão com o Espírito Santo e

afastada do mundo. O Senhor está chamando a sua igreja para tirá-la dos lugares de opressões do mundo.

Pergunta 10: Jesus é o nosso Salvador - Mateus 1:21 - “E dará à luz um filho e chamarás o seu nome Jesus; porque ele salvará o seu povo dos seus pecados.”

Gabão

Participação do irmão Paulo Barbosa, da igreja em Libreville, Pr. Gilson Sousa:

Pergunta 1: O noivo (Jesus), que fala à igreja.

Pergunta 2: A igreja fiel que produz o alimento no corpo.

Pergunta 3: O Senhor apascenta a igreja fiel em santificação.

Pergunta 4: Fala do tempo em que o Senhor iria passar pelo sofrimento e morte no calvário, para depois vir arrebatar a sua igreja.

Pergunta 5: a) Antes que chegue as trevas, com a saída do espirito santo deste mundo levando a igreja amada; antes do encontro do noivo(jesus), com a noiva (igreja). b) se refere à sua subida ao monte das oliveiras (Getsêmani) na sua passagem pela prensa do sofrimento, pois a mirra fala de sofrimento. c) o calvário (gólgota). na sua glorificação na morte sobre a cruz, tudo ali se cumpriu para a glória do pai.

Pergunta 6: A beleza da igreja (noiva), está em ela ter a forma do corpo de cristo em comunhão com o Espirito Santo; Efésios 5:27 - “para apresentar a si mesmo igreja gloriosa, sem mácula, nem rugas, nem coisa semelhante, mas santa e irrepreensível”.

Pergunta 7: O noivo (jesus),

convida a igreja do Líbano, pois esta significa a noiva gentílica, pois para quem ele veio, o rejeitou.

Pergunta 8: A noiva (fiel), saí do nível do mundo, sobe do vale, vai ao cume do monte se afasta da opressão e vai para o cume do monte, e de lá a noiva se encontra com o noivo.

Pergunta 9: O olhar da igreja (noiva) é o mesmo do espirito santo (olhos como os da pombas), e o coração do senhor se move com a escolha da igreja, em ter jesus como o maior valor de sua vida, através da comunhão (pescoço), com o senhor. o colar do pescoço é um só, pois a igreja reafirma, completa o pacto, de comunhão entre o cabeça (Jesus) e o corpo (igreja).

Pergunta 10: Jesus é o nosso salvador. Mateus 1:21 - “e dará à luz a um filho e chamarás o seu nome jesus; poque ele salvará do seu povo dos seus pecados”.

Inglaterra

Participação do irmão Halisson Ader Vieira dos Santos, Igreja em Oxford, Pr. Charlles Cibien:

Pergunta 1: Quem está falando é o Noivo (Jesus). O Noivo descreve a formosura da Igreja parte por parte, na forma que agrada ao Senhor, no dia do arrebatamento.

Pergunta 2: Profeticamente aponta para a igreja que produz o alimento vivo no corpo para todos que nascem na fé.

Pergunta 3: A expressão apresenta que o alimento da Igreja, a Palavra Viva, Palavra Revelada, está entre os lírios, está na santificação.

INSTITUTO BÍBLICO DA IGREJA CRISTÃ MARANATA
10 • BOLETIM ICM | 25 DEZ. 2022

Participações EBD - Exterior

Nesta seção, registramos, algumas das participações enviadas pelos irmãos, em resposta às perguntas formuladas para a Escola Bíblica Dominical de 25 de dezembro de 2022.

Pergunta 4: O tempo profético refere-se ao sofrimento e a crucificação do Senhor Jesus antes do arrebatamento da Igreja.

Pergunta 5: a) A aplicação profética é antes que chegue a noite profética sobre o mundo, a hora das trevas, antes da hora do Senhor Jesus arrebatar a sua Igreja. b) Fala profeticamente do momento de sofrimento do Senhor Jesus no Getsêmani, sua subida ao Monte das Oliveiras, sua passagem pela prensa do sofrimento. c) Fala profeticamente da crucificação do Senhor Jesus no Gólgota, onde o Senhor Jesus se fez oferta suave ao Senhor pelas nossas vidas.

Pergunta 6: É a expressão de alegria de ver a beleza da Igreja pronta para o arrebatamento. A segunda parte “...em ti não há mancha...” é o resultado do seu trabalho, uma igreja sem mácula, nem ruga. Efésios 5:27.

Pergunta 7: O Senhor convida a esposa e a chama do Líbano, por que é estrangeira, é gentílica, não é de Israel. O convite é para o Arrebatamento, para as Bodas do Cordeiro.

Pergunta 8: De um monte fora do território de Israel Ele mostra de onde ela foi chamada, e depois em Hermom que é em Israel nos fala de comunhão. O Senhor mostra que a Igreja foi tirada dos lugares de opressões e perigos.

Pergunta 9: A expressão profeticamente fala que a Igreja, que tem o olhar do Espírito Santo e é adornada pelo ES, move o coração do seu Amado com a escolha da Igreja. O colar aponta que a comunhão é adornada pela presença do Espírito Santo.

Pergunta 10: Jesus é o nosso Salvador.

México

Participação do irmão Fernando Neri da Costa, da Igreja de Puebla - Pr. Alfredo Salguero:

Pergunta 1: O Noivo (Jesus). Cantares 4:5 - “Os teus dois peitos são como dois filhos gêmeos da gazela, que se apascentam entre os lírios.”

Pergunta 2: Profeticamente aponta para a igreja que produz o alimento vivo no corpo.

Pergunta 3: A Igreja fiel é apascentada pelo Senhor, em santificação

Pergunta 4: Refere-se ao tempo em que o Senhor Jesus, antes de vir para arrebatar a sua igreja, ele iria enfrentar o sofrimento e a morte na cruz do Calvário. Cantares 4:6 - “Antes que refresque o dia, e caiam as sombras, irei ao monte da mirra e ao outeiro do incenso”

Pergunta 5: a) Antes que cheguem as trevas, com a saída do Espírito Santo deste mundo, levando a Igreja Amada; antes do encontro do Noivo (Jesus) com a Noiva (Igreja). b) Se refere à Sua subida ao Monte das Oliveiras (Getsêmani) na Sua passagem pela prensa do sofrimento, pois mirra fala de sofrimento. c) O Calvário (Gólgota). Na Sua glorificação na morte sobre a cruz, tudo ali se cumpriu para a glória do Pai.

Pergunta 6: A beleza de forma da Igreja (Noiva) está em tudo o que Ele vê nela, como corpo de Cristo. A igreja fiel não tem manchas, porque ela é lavada e remida no sangue de Jesus. Cantares 4:7 - “Tu és toda formosa, amiga minha, e em ti

não há mancha”.

Pergunta 7: Porque o texto fala de uma igreja gentílica. O Senhor Jesus convida a sua igreja fiel para vir com ele a partir de todo o mundo (gentios) e ir para a Eternidade de Deus. Cantares 4:8 - “Vem comigo do Líbano, minha esposa, vem comigo do Líbano: olha desde o cume de Amana, desde o cume de Senir e de Hermom, desde as moradas dos leões, desde os montes dos leopardos”.

Pergunta 8: A igreja (noiva), que é gentílica, vê o noivo do alto do monte, ou seja, em comunhão com o Espírito Santo e afastada do mundo. O Senhor está chamando a sua igreja para tirá-la dos lugares de opressões do mundo.

Nova Zelândia

Participação dos irmãos da Igreja em Auckland - Pr. Douglas Spanghero:

Pergunta 1: O noivo (Jesus).

Pergunta 2: Profeticamente aponta para a igreja que produz o alimento vivo no corpo.

Pergunta 3: A Igreja fiel é apascentada pelo Senhor, em santificação.

Pergunta 4: Refere-se ao tempo em que o Senhor Jesus, antes de vir para arrebatar a sua igreja, Ele iria enfrentar o sofrimento e a morte na cruz do Calvário.

Pergunta 5: a) Antes que cheguem as trevas, com a saída do Espírito Santo deste mundo, levando a igreja amada; antes do encontro do Noivo (Jesus) com a Noiva (Igreja). b) Se refere à Sua subida ao Monte das Oliveiras (Getsêmani) na Sua passagem pela prensa do

INSTITUTO BÍBLICO DA IGREJA CRISTÃ MARANATA 25 DEZ. 2022 | BOLETIM ICM • 11

Participações EBD - Exterior

Nesta seção, registramos, algumas das participações enviadas pelos irmãos, em resposta às perguntas formuladas para a Escola Bíblica Dominical de 25 de dezembro de 2022.

sofrimento, pois mirra fala de sofrimento. c) O Calvário (Gólgota). Na Sua glorificação na morte sobre a cruz, tudo ali se cumpriu para a glória do Pai. Outeiro=pequeno monte; incenso=oração, louvor, glorificação, oferta. O Senhor Jesus ressurreto, glorificado, voltando para a eternidade. Refere-se ao Calvário, onde Jesus morreu por esta igreja, mas mesmo com todo esse sofrimento, Jesus glorificou ao Pai, cumprindo todo Seu projeto.

Pergunta 6: A beleza de forma da Igreja (Noiva) está em tudo o que Ele vê nela, como corpo de Cristo. A igreja fiel não tem manchas, porque ela é lavada e remida no Sangue de Jesus.

Pergunta 7: Porque o texto fala de uma igreja gentílica. O Senhor Jesus convida a sua igreja fiel para vir com ele a partir de todo o mundo (gentios) e ir para a eternidade de Deus.

Pergunta 8: A igreja (noiva), que é gentílica, vê o noivo do alto do monte, ou seja, em comunhão com o Espírito Santo e afastada do mundo. O Senhor está chamando a sua igreja para tirá-la dos lugares de opressões do mundo.

Pergunta 9: O olhar da Igreja (noiva) é do mesmo Espírito Santo. É (olhos como os das pombas), e o coração do Senhor se move com a escolha da Igreja, em ter Jesus como o maior valor de sua vida, através da comunhão (pescoço) com Ele. O colar do pescoço é um só, pois a igreja reafirma seu pacto com o Senhor, na comunhão entre o cabeça (Jesus) e o corpo (Igreja).

Quênia

Participação do Pr. Peter An-

jili, da Igreja Calvary Outreach Ministries, em Luanda / Kisumu:

Pergunta 4: Aqui vemos um tempo chegando quando a igreja será arrebatada deste mundo sombrio. A Igreja, que agora é a luz, brilha nas trevas. As pessoas deste mundo podem agora ver uma diferença por causa desta luz. Assim, o versículo 6 não está se referindo a nenhuma jornada, mas à noiva de Cristo, que é a Igreja fiel. O noivo está ansioso para fazer com que Sua Noiva impecável seja Dele sem restrições. Ele também traz uma figura do sofrimento de Cristo no monte das oliveiras. Foi quando Deus permitiu que Jesus passasse por tal sofrimento, a fim de trazer luz para a Sua Igreja, que deve fazer a diferença no meio das trevas. Como pretendemos andar com Jesus, devemos estar prontos para caminhar através dos sofrimentos. 2 Coríntios 4:17-18 diz que as nossas aflições leves estão a conseguir para nós uma glória maior que suplanta todos estes sofrimentos. Finalmente, vemos Jesus entregar Sua vida na Cruz do Calvário para que a humanidade possa ser salva. Hoje todos têm a chance de serem purificados pelo Sangue de Jesus que foi derramado na cruz no Calvário. Quem nele crê não perecerá, mas terá a vida eterna.

Rússia

Participação do irmão Sergey Lyubímov da Igreja Palavra da Vida, em Tiumen, Pr. Alexander Laskin:

Pergunta 1: Noivo.

Pergunta 2: 1 Pedro 2:2; Hebreus5:13. A Igreja, na qual

nascem novas pessoas, alimenta-as com leite (uma palavra compreensível e simples). Gêmeos também fala sobre comunhão, precisamos ter comunhão uns com os outros, porque o leite é repassado dentro da Igreja. 2 peitos e 2 bebês, a Igreja tem um recurso para cada pessoa.

Pergunta 3: O Senhor é o nosso Pr., Salmos 22:2. A igreja é onde está a pureza, ela é separada do mundo.

Pergunta 4 e 5: Na última vez, a Noiva ora no alto (montanha e colina do incenso) esperando o Noivo. Apocalipse 5:8 Isaías 40:9.

Pergunta 6: A noiva é completamente linda por dentro e por fora. Ela guardou suas roupas, que o Senhor lhe deu, para que ela ficasse limpa e bonita. Apocalipse 3:5, Apocalipse 3:18.

Pergunta 7: O Noivo não quer que Sua Noiva fique onde não há Sua presença. Ele a exorta a descer das montanhas, são lugares que são contra a obra de Deus.

Pergunta 8: 1 Pedro 5:8 A cova dos leões é onde está o inimigo, a noiva não deve estar lá. Seu lugar é no Monte Sião, que o Senhor escolheu para habitar com Seu povo.

Pergunta 9: Cantares 1:14 A maneira como a Noiva olha para Jesus é o olhar do Espírito Santo. Portanto, Jesus ama a Igreja, Sua Noiva. Colar - fala dos dons do Espírito Santo na Igreja, o Senhor se agrada quando a Igreja os tem, desde que são dados pelo Senhor e quando ela os usa.

Usbequistão

Participação do irmão Zarni-

INSTITUTO BÍBLICO DA IGREJA CRISTÃ MARANATA
12 • BOLETIM ICM | 25 DEZ. 2022

Participações EBD - Brasil

Nesta seção, registramos, algumas das participações enviadas pelos irmãos, em resposta às perguntas formuladas para a Escola Bíblica Dominical de 25 de dezembro de 2022.

gor Ismatova da Igreja em Samarkand, Pr. Sattor Latipov:

Pergunta 2: No Cântico dos Cânticos, capítulo 4, versículo 5, vemos a noiva como uma jovem madura. Esta é a igreja crescida. A igreja está pronta para receber o noivo e se casar. Quando a igreja atinge a maturidade, ela é capaz de cuidar dos outros. A igreja tem alimento para bebês. O Senhor Jesus não olha para a igreja como se fosse um bebê, Ele a vê crescida. E há revelações na igreja, a doutrina do sangue, a igreja aplica o sangue todos os dias, e é por isso que o noivo diz no versículo 7 que não há mancha em você. Ele limpa nossos pecados com Seu sangue. Aleluia.

Pergunta 6: A beleza de formas da noiva está no sangue de Jesus que circula no corpo.

Pergunta 7: Fala de uma igreja que é gentílica e que foi convidada para as bodas na eternidade.

Pergunta 8: A igreja a noiva vê o noivo Jesus no auto do monte a eternidade.

Pergunta 9: O coração do noivo Jesus se move através da comunhão do Espírito Santo.

Pergunta 10: O significado é Jesus como nosso Salvador.

Amazonas

Participação da irmã Elen Pinho de Araujo Santos, Igreja Cachoeirinha, Pr. Wilson Vieira Nogueira:

Pergunta 1: O noivo.

Alagoas

Participação

cia

Pergunta 1: O noivo Jesus.

Pergunta 2: Profeticamente a noiva igreja ela produz o alimento no corpo para o novo convertido.

Pergunta 3: A igreja que tem intimidade com o senhor Jesus em santificação.

Pergunta 4: Fala do sacrifício do Senhor Jesus na cruz para o arrebatamento da igreja.

Pergunta 5: a) antes do período de trevas onde não haverá mais o Espírito Santo. b) Refere-se ao sofrimento do Senhor Jesus. c) Refere-se a morte do Senhor Jesus na cruz do calvário.

Pergunta 2: No versículo está representado pela expressão : “Os teus dois peitos são como dois filhos gêmeos da gazela”, que fala justamente do alimento genuíno que é produzido no corpo. Um alimento vivo.

Pergunta 3: Nós buscamos e nos alimentamos de coisas Santas, vindas do Espírito Santo. Nosso descanso é no Senhor. Ele nos santifica e nos dá tudo que precisamos.

Pergunta 4: Ele se refere “a antes que refresque o dia” : momento que antecede o arrebatamento, onde teríamos aflições mas não faltaria em nossos lábios o louvor de adoração a Deus pelo seu sacrifício ali na Cruz do Calvário para nos dar Salvação e por vencer a morte.

Pergunta 5: a) “Antes que refresque o dia, e caiam as sombras…: antes que aconteça o

arrebatamento e venham as trevas, pois o Espírito Santo será retirado junto com a igreja. b) “…irei ao monte da mirra…”. Além de falar do sofrimento do Senhor Jesus ali na Cruz, fala também sobre as aflições que a igreja passaria enquanto neste mundo. c) “…ao outeiro do incenso”. Glorificação de Jesus quando venceu a morte e também fala do louvor agradável que não cessa em nossos lábios.

Pergunta 6: A beleza de forma da Igreja (Noiva) está em tudo o que Ele vê nela, como corpo de Cristo. A igreja fiel não tem manchas, porque ela é lavada e remida no sangue de Jesus.

Pergunta 7: Porque o texto fala de uma igreja gentílica. O Senhor Jesus convida a sua igreja fiel para vir com ele a partir de todo o mundo (gentios) e ir para a Eternidade de Deus.

Pergunta 8: Os montes falam de lugares altos, que falam que a igreja está neste mundo mas não se mistura com ele. A igreja fiel será arrebatada dos 4 cantos da Terra. A igreja que será tirada de lugares de opressões e paganismo.

Pergunta 9: O olhar da Igreja (Noiva) é do mesmo Espírito Santo (olhos como os das pombas), e o coração do Senhor se move com a escolha da Igreja, em ter Jesus como o maior valor de sua vida, através da comunhão (pescoço) com Ele. O colar do pescoço é um só, pois a igreja reafirma seu pacto com o Senhor, na comunhão entre o cabeça (Jesus) e o corpo (Igreja).

Espírito Santo

Participação da irmã Ana Carolina Pimentel Cesar, Igreja

INSTITUTO BÍBLICO DA IGREJA CRISTÃ MARANATA 25 DEZ. 2022 | BOLETIM ICM • 13
*******
da irmã Vera Lú- de França Messias, Igreja Jacarecica, Pr. José Roberto Gomes Guimarães:

Participações EBD - Brasil

Nesta seção, registramos, algumas das participações enviadas pelos irmãos, em resposta às perguntas formuladas para a Escola Bíblica Dominical de 25 de dezembro de 2022.

de Vista da Serra III, Pr. Alexandre Luna Cesar:

Pergunta 1: O noivo.

Pergunta 2: É a expressão nos seios da noiva, onde há alimento para aqueles que chegam à igreja e encontram salvação.

Pergunta 3: Apascentar é conduzir ao pasto, e o lírio fala da pureza, santidade. O Espírito Santo nos conduz a um caminho de paz.

Pergunta 4: Fala da volta de Jesus, é tudo que Jesus passou para nos dar salvação.

Pergunta 5: a) O Espírito Santo será retirado junto quando a noiva for se encontrar com o Noivo, será momento de trevas total. b) Mirra representa o sofrimento do senhor Jesus. c) Fala da morte de Jesus na cruz do calvário, para glória do Pai.

Pergunta 6: Toda formosa a beleza da igreja está no sangue de Jesus, que é o próprio Espírito Santo que lhe santifica. Em ti não há manchas. Representa a pureza das vestes da igreja, que são vestes de salvação, isso porque o Espírito Santo preparou a igreja.

Pergunta 7: O noivo Jesus chama a igreja gentílica a vir, pois agora ela faz parte do projeto de salvação, que outrora não tinha direito, mas Israel rejeitou Jesus e assim abriu esse projeto para todas as nações.

Pergunta 8: O noivo convida a igreja olhar para os montes ,lugares altos ,onde o Senhor está em comunhão com o Espírito Santo ela e convidada a fugir das trevas e perigos do mundo, tudo que nos traz opressões.

Pergunta 9: Os olhos da noiva vê como o Espírito Santo e por isso O coração do Senhor tem

prazer nela, sua comunhão se refere a ligação do corpo com o cabeça que é Jesus, é reafirmado o compromisso com Jesus, por isso seu colar no pescoço.

Mato Grosso

Participação da irmã Rachel Cruz Alves, Igreja de Rondonópolis, Pr. José Carlos Araújo:

Pergunta 1: O noivo descreve a beleza da igreja.

Pergunta 2: “Os dois peitos são...” a igreja tem o alimento que sustenta aquele que nasce na fé.

Pergunta 3: Apresenta a igreja sustentada pela Palavra viva, pela santificação no corpo.

Pergunta 4: Refere-se ao sofrimento e a crucificação de Jesus.

Pergunta 5: a) a noite profética do mundo, antes que o Espírito Santo e a igreja fiel seja retirada. b) momento de sofrimento, no Getsêmani, quando Jesus chora sangue. c) fala do Gólgota, quando Jesus foi levantado no calvário pelas nossas vidas.

Pergunta 6: A alegria do noivo de ver a igreja santificada, formosa, preparada para o arrebatamento.

Pergunta 7: A igreja é gentílica, não é Israel. O convite é para as bodas do cordeiro.

Pergunta 8: A igreja foi tirada do mundo, mas foi enxertada na videira verdadeira.

Pergunta 9: O colar no pescoço fala da comunhão. A pérola fala do Senhor Jesus que adorna a vida igreja.

Santa Catarina

Participação da irmã Suzana

Pergunta 1: O noivo Jesus.

Pergunta 2: Sim ,profeticamente nos mostra a igreja que tem o alimento vivo que é ele que nutre o corpo.

Pergunta 3: Fala da igreja que é apascentada pelo senhor jesus , em santificação pelo espirito santo.

Pergunta 4: Fala do dia do sacrifício do Senhor Jesus em que ele se entregou por nossas vidas.

Pergunta 5: a) “Antes que refresque o dia, e caiam as sombras… - fala do arrebatamento da igreja em que o espirito santo será retirado desse mundo. b)” …irei ao monte da mirra…” - fala do sofrimento do senhor Jesus no caminho até o monte. c) “…ao outeiro do incenso” - fala do sacrifício do Senhor Jesus entregando sua vida em glorificação a Deus.

Pergunta 6: A igreja fiel é formosa aos olhos de jesus pois ela foi lavada e remida pelo sangue de jesus ,por esse motivo ela não tem mancha nenhuma ,pois foi com um sangue puro que fomos lavados.

Pergunta 7: Fala do chamado da igreja que é gentílica.

Pergunta 8: Fala da igreja que tem o olhar do alto onde está afastada do mundo estando no monte na comunhão com o Senhor Jesus.

Pergunta 9: A igreja que alcançou o coração do Senhor e se entregou ao Senhor Jesus pois tem o olhar e a direção através da revelação do Espirito Santo.

Pergunta 10: Jesus nasce todos os dias em nossos corações.

INSTITUTO BÍBLICO DA IGREJA CRISTÃ MARANATA 14 • BOLETIM ICM | 25 DEZ. 2022
Franco Ribeiro de Carvalho, Igreja de Gaspar, Pr. Alexsandro Alves dos Santos Pinheiro:

Perguntas da Semana

26 de dezembro a 01 de janeiro de 2022

Assunto: A Igreja e seus mistérios no livro de Cantares.

Texto base: Cantares Capítulo 4, versos 10 a 13 No capítulo 4, estamos vendo a definição histórica, profética e doutrinária da igreja em seu momento final. O capítulo 4 fala da igreja que o Senhor Jesus quer ver quando ele vier para arrebatar a sua igreja.

Perguntas para todos

Pergunta 1

Lendo Cantares, capítulo 4, verso 10, quem está falando? O Noivo (Jesus) ou a Noiva (Igreja)?

Pergunta 2

Lendo Cantares, capítulo 4, verso 10, qual a relação que existe entre o que está escrito em Cantares, capítulo 1, verso 2, no que diz respeito à declaração de amor entre o Noivo (Jesus) e a Noiva (Igreja)?

Pergunta 3

Continuando no verso 10, o Noivo (Jesus) faz referência aos AMORES e os percebe como BELOS, “...Que belos são os teus amores, irmã minha!”. Qual a aplicação profética dessa expressão e da forma como o Noivo vê?

Pergunta 4

Ainda no verso 10, qual a aplicação profetíca das expressões “... quanto melhores são os teus amores do que o vinho!” e “...o aroma dos teus bálsamos do que o de todas as especiairias!”?

Clique aqui ou aponte a câmera para enviar uma participação escrita.

Clique aqui ou aponte a câmera para enviar uma participação em vídeo.

Clique aqui ou aponte a câmera para acessar todos os Boletins Informativos.

INSTITUTO BÍBLICO DA IGREJA CRISTÃ MARANATA 16 • BOLETIM ICM | 25 DEZ. 2022

Perguntas da Semana

26 de dezembro a 01 de janeiro de 2022

Pergunta 5

Lendo Cantares, capítulo 4, verso 11, qual a aplicação profética das expressões “mel” e “leite”?

Pergunta 6

Ainda no verso 11, qual a aplicação profética da expressão “...o cheiro dos teus vestidos é como o cheiro dos Líbano.”?

Pergunta 7

Lendo Cantares, capítulo 4, verso 12, o Noivo (Jesus) compara a Noiva (Jesus) a “Jardim fechado...”, “...manancial fechado, fonte selada.”. Qual a aplicação profética dessas expressões?

Pergunta 8

Lendo Cantares, capítulo 4, verso 13, qual a aplicação profética das seguintes expressões:

a) “Os teus renovos são um pomar de romãs...” b) “...com frutos excelentes: o cipreste e o nardo...”

Pergunta para CIAs

Pergunta 9

Lendo Cantares, capítulo 4, verso 3, o Fio de Escarlata está relacionado com qual doutrina? Da Palavra ou do Sangue?

Pergunta 10

Relacione o que está escrito em Cantares, capítulo 4, verso 4, com o texto de Efésios capítulo 6, verso 16 e 17.

INSTITUTO BÍBLICO DA IGREJA CRISTÃ MARANATA 25 DEZ. 2022 | BOLETIM ICM • 17

Informe Semanal

19 a 25 de dezembro de 2022

Programa Anunciando o Evangelho Eterno

Ocorreu, no último final de semana, o programa “Anunciando o Evangelho Eterno”.

Confira na tabela abaixo toda a grade horária de transmissão do programa no Brasil e em alguns países do mundo.

Veículo de Comunicação Local Dias e Horários*

YouTube Mundo

Sexta-feira (21h) RedeTV** Brasil Segunda a Sexta-feira (17h)

Rádio SIM (FM 89,7) São Domingo do Norte (ES) Domingo (08h)

Rádio SIM (FM 96,1) Pedro Canário (ES) Domingo (08h)

Rádio SIM (FM 96,7) São Mateus (ES) Domingo (08h)

Rádio SIM (FM 97,9) Anchieta (ES) Domingo (08h)

Rádio SIM (FM 102,1) Pinheiros (ES) Domingo (08h)

Rádio SIM (FM 105,3) Santa Teresa (ES) Domingo (08h)

Rádio SIM (FM 106,1) Linhares (ES) Domingo (08h)

Rádio SIM (FM 107,3) Aracruz (ES) Domingo (08h)

Rádio SIM (FM 107,7) Cachoeiro de Itapemirim (ES) Domingo (08h)

Rádio Extremo Sul (AM 830) Itamaraju (BA) Sábado (13h) | Domingo (13h)

Rádio SIRT FM (FM 104,5) Tete/Moçambique - África Sexta (07h) | Domingo (14h)

Rádio SIRT FM (FM 90,3) Manica e Sofala/Moçambique - África Sexta (07h) | Domingo (14h)

Rádio Braz USA (AM 1360) Massachusetts - EUA Domingo (14h)

*Horário de Brasília ** Na Rede TV os cultos são transmitidos de segunda a sexta-feira, às 17h. Estes cultos são retransmitidos às 22 horas, de segunda a sextafeira pelo canal da Igreja Cristã Maranata no YouTube.

INSTITUTO BÍBLICO DA IGREJA CRISTÃ MARANATA 25 DEZ. 2022 | BOLETIM ICM • 19
Clique aqui ou aponte a câmera para assistir o programa Anunciando o Evangelho Eterno no canal oficial da ICM no YouTube.

Informe Semanal

19 a 25 de dezembro de 2022

Transmissão especial para as Igrejas do Brasil

No domingo, dia 25 de dezembro de 2022, às 15h00 (hora de Brasília), ocorreu a transmissão especial para as igrejas do Brasil. A apresentação foi feita pelo Pr. Ismael Thomaz.

Primeira pergunta:

Esta pergunta foi respondida pelo pastor Eduardo Rodrigues de Palhoça/SC.

Segunda pergunta:

Esta pergunta foi respondida pela irmã Jaqueline Bordalo de Niterói/RJ.

Terceira pergunta:

Esta pergunta foi respondida pelo ungido Tiago Lavinas do Rio de Janeiro/RJ.

Quarta pergunta: Esta pergunta foi respondida pelo diácono Eduardo Odílio de Palhoça/SC.

Quinta pergunta:

Esta pergunta foi respondida pelo irmão Wagner Felip de Santo Ângelo/RS.

Sexta pergunta:

Esta pergunta foi respondida pelo obreiro Thaylan Davi de Natal/RN.

Sétima pergunta:

Esta pergunta foi respondida pelo obreiro Felipe Ricardo de Fortaleza/CE.

Oitava pergunta:

Esta pergunta foi respondida pelo pastor Ricardo Zanella de São José de Meriti/RJ.

Nona pergunta:

Esta pergunta foi respondida pelo diácono Paulo Márcio de

Barra Mansa/RJ.

Décima pergunta:

Esta pergunta foi respondida pelo intermediário Pedro Davi de Vila Velha/ES, pelo intermediário Calebe Álvaro de Juiz de Fora/MG e pela intermediária Talyta Moreira de Juazeiro do Norte/CE.

As transmissões foram realizadas por meio do canal digital oficial do YouTube da Igreja Cristã Maranata.

Clique aqui ou aponte a câmera do seu celular para o código abaixo e assista, na íntegra, à Escola Bíblica Dominical.

INSTITUTO BÍBLICO DA IGREJA CRISTÃ MARANATA 20 • BOLETIM ICM | 25 DEZ. 2022
Pr. Ismael Thomaz (à esquerda) conduzindo a transmissão especial.

Informe Semanal

19 a 25 de dezembro de 2022

Transmissão especial para as igrejas do Exterior

Atransmissão especial para as igrejas do exterior ocorreu neste domingo, 25 de dezembro de 2022, às 12h. Durante a reunião, foram transmitidos os testemunhos de vários irmãos, jovens, obreiros, senhoras e pastores sobre a Escola Bíblica Dominical e os seus resultados na vida das igrejas.

Estamos dando continuidade às nossas transmissões de testemunhos da Escola Bíblica Dominical, das nossas igrejas em Portugal. Já apresentamos testemunhos das nossas igrejas em Odivelas, Lisboa, Mafra, Entroncamento, Coimbra, Carregado, Porto, Olhão e Portimão, e, agora, a Igreja em Queluz.

No Brasil, temos o testemunho

da Igreja em Campina Grande, Paraíba.

Diác. Israel Oliveira Portugal Igreja em Queluz

A paz do Senhor. Vamos aqui dar um testemunho acerca da nossa experiência com a Escola Bíblica Dominical, no ensino que temos recebido todos os domingos. Nós vemos que há um crescimento muito grande, um crescimento espiritual na vida da igreja como um todo. As respostas trazidas pelos irmãos, as contribuições, têm sido respostas muito profundas e isso nos maravilha. Outro resultado também na vida da igreja está relacionado com o crescimento da igreja em número. A igreja nestes últimos tempos teve um crescimento exponencial, tanto em adultos, quanto nas classes de crianças, intermediários e adolescen-

tes. As crianças têm entendido todo o ensino trazido. Elas têm trazido também contribuições profundas e elas têm vivido nesta hora também, experiências com os dons espirituais.

Irmã Priscila Ferrari

Portugal

Senhora na igreja em Queluz

A paz do Senhor Jesus. Temos visto quão maravilhoso o Senhor tem operado em nossas vidas através dos ensinos da Escola Bíblica Dominical. Assim. nós temos tido experiências maravilhosas com os ensinamentos, principalmente no livro de Cantares, que o Senhor tem revelado e o Espírito Santo tem nos revelado com profundidade e falado aos corações das irmãs. O envolvimento das irmãs tem sido notório em nosso meio. É uma grande bênção esse momento e a forma como o Senhor nos tem preparado

INSTITUTO BÍBLICO DA IGREJA CRISTÃ MARANATA 25 DEZ. 2022 | BOLETIM ICM • 21

Informe Semanal

19 a 25 de dezembro de 2022

para esse momento em que estamos vivendo, que é o momento do breve.

Senhora na igreja em Campina Grande/PB

A paz do Senhor! Estou aqui para falar sobre a minha experiência com a Escola Bíblica Dominical. Para mim, tem sido o meu reencontro com o Senhor. O ensino sobre o mistério revelado, sobre a bênção do Senhor. Tem sido uma experiência que não consigo nem mesmo explicar aos irmãos. Eu sinto o derramamento do Espírito Santo na minha vida. São ensinos sobre a grandeza do Senhor. Por isso esta Obra é maravilhosa. Isso é o que tem sido a Escola Bíblica Dominical para cada um de nós.

Senhora na igreja em Campina Grande/PB

A Escola Bíblica Dominical para

nós tem sido motivo de muita alegria e aprofundamento espiritual. Nós nos reunimos com toda a igreja, após o culto das Senhora, e ficamos maravilhados com as riquezas das revelações do mistério do Evangelho de Cristo. Isso nos faz amar mais e mais o sacrifício do Senhor Jesus ali na cruz. O mistério da cruz de Cristo. Também a presença viva do Senhor Jesus, desde o Gênesis até ao Apocalipse. Isso é que é bênção para cada um de nós. Maravilhoso!

Testemunhos postados no portal - Exterior e Brasil

Pr. Peter Jo

Coréia do Sul

Igreja em Seul

Muito obrigado por me convidar para a Escola Bíblica Dominical no próximo domingo, 18 de dezembro de 2022. É sempre uma bênção participar da Escola Bíblica Dominical, pois me dá uma oportunidade preciosa de receber revelações dos

Pr. Olímpio Bazani Valadão

Brasil

Igreja em Aeroporto/RJ

Num culto de Senhoras, na abordagem do assunto da Escola Bíblica Dominical, em Cantares, uma visitante pertencente a uma igreja tradicional testemunhou, maravilhada: “eu sempre quis ler e me aprofundar neste livro, eu tinha certeza de que ali tinha um tesouro escondido. mas eu não conseguia achar. Na minha igreja ninguém nunca mencionou a respeito deste livro, e aqui hoje eu descobri parte deste tesouro. Que maravilha, pois para mim foi algo inédito, apesar de tanto tempo numa igreja tradicional.

INSTITUTO BÍBLICO DA IGREJA CRISTÃ MARANATA 22 • BOLETIM ICM | 25 DEZ. 2022
mistérios da Palavra de Deus.

Assistência 0800

Durante este período de pandemia e de isolamento social, a Igreja Cristã Maranata está realizando os cultos de forma virtual, por meio do seu canal do YouTube. Uma estrutura especial para o atendimento

Assistência 0800 e COVID

17 a 22 de dezembro de 2022

e assistência aos visitantes e convidados foi disponibilizada por meio do telefone 08007073076.

As tabelas, a seguir ilustradas, demonstram os dados estatísticos dos atendimentos realizados.

Motivo %

Espiritual 41,46 Enfermidade 16,77 Outros 16,77 Familiares 12,97

Vida Secular 5,38 Conjugal 2,85 Livramento 1,27 Sentimental 1,27 Profissional 0,95

Litígio Justiça 0,32 Total Geral 100

Período de apuração: 17 a 22/12/2022 Fonte: Relatório de Assistência ICMPlantão 24 horas

A pandemia COVID-19

A situação da evolução da pandemia do Coronavirus (COVID-19) tem sido motivo de grande preocupação por parte da Igreja Cristã Maranata.

A Igreja Cristã Maranata, por meio de Comunicado Oficial emitido em 8 de outubro de 2020, renovou aos pastores e membros de forma geral, a ne-

cessidade de seguir as orientações já transmitidas, desde o início da pandemia de Covid-19, quanto aos cuidados indispensáveis para o momento. O comunicado advertiu que devem ser evitadas aglomerações em qualquer circunstância, face aos perigos de circulação do vírus.

Ressaltou-se a orientação quanto a não realização de re-

uniões com aglomeração, em observância às orientações dadas pelas autoridades sanitárias e de saúde, mantendo as orientações de distanciamento e proteção. A situação do quadro COVID-19 dos membros da Igreja Cristã Maranata, no Brasil e Exterior, está representada pelas tabelas específicas.

INSTITUTO BÍBLICO DA IGREJA CRISTÃ MARANATA 25 DEZ. 2022 | BOLETIM ICM • 23
Brasil Curados Enfermos Total 4.716 1.648 Exterior Curados Enfermos Total 95 85 Apuração: 22/12/2022 Fonte: Portal Presbitério - COVID 19 41,46% 16,77% 16,77% 12,97% 5,38% 2,85% 1,27% 1,27% 0,95% 0,32% Espiritual Enfermidade Outros Familiares Vida Secular Conjugal Livramento Sentimental Profissional Litígio Justiça

Agenda da Semana

26 de dezembro a 01 de janeiro de 2022

Cultos Virtuais

Data: Todos os dias Horário: 20h Local: YouTube

Clique aqui para assistir os cultos

Anunciando o Evangelho Eterno

Data: 30/12 (Sexta-feira) Horário: 21h Local: YouTube

Clique aqui para assistir o programa

Transmissão Especial - Vigília

Data: 31/12/ (Sábado) Horário: 23h Local: YouTube

Clique aqui para assistir a vigília

INSTITUTO BÍBLICO DA IGREJA CRISTÃ MARANATA 24 • BOLETIM ICM | 25 DEZ. 2022

Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.