Escola Bíblica Dominical
22 de janeiro de 2023
A Igreja e seus mistérios no livro de Cantares - Parte XXIII

22 de janeiro de 2023
AEscola Bíblica Dominical do dia 22 de janeiro de 2023 foi realizada, ao vivo, diretamente dos estúdios da Rádio e TV Web Maanaim, em Vila Velha, Espírito Santo, com a participação dos pastores Gedelti Gueiros e Gilson Sousa.
Palavra inicial do Pr. Gilson Sousa:
Saudamos a todos os irmãos com a paz do Senhor Jesus! Estamos iniciando a Escola Bíblica Dominical. O assunto, a ser apresentado, será sobre a
Igreja e seus mistérios, profetizados no livro de Cantares de Salomão.
Foram apresentados, pelo Pr. Gilson Sousa, alguns testemunhos sobre a Escola Bíblica Dominical, bem como algumas respostas recebidas.
Palavra do Pr. Gedelti Gueiros:
Eu saúdo a todos com a paz do Senhor.
Quando chegamos à frente para discernir alguns assuntos, às vezes nos alongamos. Alguns estão habituados com a Escola Bíblica Dominical, acompanhando, lendo e trazendo informações preciosas.
É preciso buscar ao Senhor, clamar ao Senhor, para alcançar ainda mais sobre aquilo que está sendo trazido.
Estamos aqui com algumas perguntas.
Lendo o capítulo 5, do livro de Cantares, a que tempo profético se refere: a. Antes do arrebatamento. b. Após o arrebatamento.
c. No tempo do arrebatamento.
É preciso tirar um tempo para meditar nas perguntas. Primeiro, precisamos separar o tempo do Senhor, depois o nosso tempo. É preciso estudar a Palavra. Somos um corpo. A interação junto com a Igreja é fundamental.
Nunca tivemos uma operação tão maravilhosa, quanto nos nossos dias. São os milagres, as curas, os sinais, os prodígios o entendimento e a glorificação pelo que o Senhor tem realizado. O importante é conhecer a Palavra com profundidade, no sentido de entender a aplicação para a nossa vida.
Deus não precisa de nós. Nós
precisamos dele. O momento que estamos vivendo é sério. O Senhor está nos dando as lições necessárias para este momento.
Observem: até aqui vimos, no livro de Cantares, a operação do Senhor, a forma pela qual a Igreja está sendo preparada, o vento que está soprando sobre o jardim. É Jesus falando: o meu jardim, o meu favo, o meu
mel. Nós fazemos parte deste jardim.
Este tempo está relacionado ao tempo profético do arrebatamento. O momento profético aponta para essa partida: a partida da igreja para a eternidade. É um conjunto de operações que culminará com o arrebatamento da Igreja.
As profecias para este momen-
to estão claras: fome, pestes, guerras, pais contra filhos, filhos contra pais. Mas, em compensação, o Espírito Santo está sendo derramado sobre toda a carne. Há uma manifestação do Espírito Santo, em todo o mundo. É o vento norte e o vento sul, soprando por todos os lados do jardim.
Lendo Cantares, capítulo 5, verso 1, quem está falando? O Noivo (Jesus) ou a Noiva (Igreja)?
O noivo (Jesus).
“Já vim para o meu jardim, irmã minha, minha esposa: colhi a minha mirra com a minha especiaria, comi o meu favo com o meu mel, bebi o meu vinho com o meu leite: comei, amigos, bebei abundantemente, ó amados.” Cantares 5:1
Tudo diz respeito ao noivo. Esse jardim é aqui e lá na eternidade. É o momento que estamos vivendo.
Ainda no verso 1, qual a relação existe entre o capítulo 5, verso 1, na expressão: “já vim para o meu jardim...”, com o capítulo 4, verso 16, na expressão: “Ah, se viesse o meu amado para o seu jardim...”?
Resposta: A resposta do Senhor Jesus quanto ao anseio da igreja para o seu arrebatamento.
A disposição do Senhor Jesus é essa: encontrar uma igreja preparada e estar com essa igreja, bem como o desejo da igreja ir embora.
A Igreja precisa ser um jardim. Precisa estar identificada como um jardim, como a Igreja fiel, a igreja dos frutos, dos ventos, do derramamento do Espírito Santo, dos dons, dos sinais, dos prodígios e maravilhas. São os avisos solenes.
O capítulo 5 mostra a Igreja que vai sair, mas mostra também uma Igreja que vai ficar. E as características dessa Igreja são: “eu dormia”. A parábola das virgens mostra isso. Todas possuíam a mesma roupa, mas cinco não foram escolhidas.
Clique aqui ou aponte a câmera do seu celular para o código abaixo e assista, na íntegra, à Escola Bíblica Dominical.
Nesta seção, registramos, algumas das participações enviadas pelos irmãos, em resposta às perguntas formuladas para a Escola Bíblica Dominical de 22 de janeiro de 2023.
Participação da irmã Aline Godinho Sette da Igreja em Sydney - Pr. Douglas Spanghero:
Pergunta 1: Após o arrebatamento.
Pergunta 2: O Noivo, Jesus.
Pergunta 3: É a resposta do Senhor para o anseio da Igreja pelo seu arrebatamento.
Pergunta 4: Se refere às Bodas do Cordeiro onde acontecerá a grande ceia do baquete para a Igreja fiel.
Participação do irmão Pável Antonov da Igreja em Minsk:
Pergunta 1: Depois do arrebatamento. O capítulo 5 mostra o momento do arrebatamento e que tanto os Fiéis quanto a Igreja Fiel percebem, entendem que esse momento aconteceu. Mas suas posições após o momento do arrebatamento serão radicalmente diferentes: a Igreja Fiel estará na eternidade com Cristo, a Igreja Infiel ficará na terra para a grande tribulação.
Pergunta 2: Noivo.
Pergunta 3: Aqui o Esposo responde ao chamado da Igreja no Espírito Santo: “Vem!” Apocalipse 22:17.
Participação do Grupo de Senhoras da Igreja de Vancouver, Pr. Adonias Guilherme:
Pergunta 1: Letra b) após o arrebatamento.
Pergunta 2: O noivo (Jesus).
Pergunta 3: A igreja pedia pela volta de Jesus e a resposta do
Senhor Jesus quanto fala a ela após o arrebatamento.
Participação Hyungkun Lee da igreja em Seul / Bundang:
Pergunta 4: O Senhor quer que participemos da festa em Seu Jardim com alegria, desfrutando de todas as provisões que Ele preparou, assim como Adão e Eva no Jardim do Éden, que desfrutaram de todas as criações que Deus preparou para eles. Neste jardim de bênçãos, não havia apenas mel, leite e vinho, mas também mirra. Foi porque este Jardim cheio de bênçãos foi preparado com base no sacrifício e sofrimento de Jesus na cruz. João 19:41 Agora, no lugar onde Jesus foi crucificado, havia um jardim, e no jardim um novo túmulo no qual ninguém ainda havia sido colocado. Isaías 53:5 Ele foi ferido por nossas transgressões, Ele foi ferido por nossas iniquidades; o castigo por nossa paz estava sobre Ele, e por Suas listras fomos curados. O Senhor está nos convidando para este glorioso Jardim cheio de bênçãos, onde todas as coisas, como perdão, libertação, provisões, paz, alegria e vida eterna estão prontas. Nossa escolha para Seu chamado é apenas uma coisa: aceitar Seu chamado, dizendo Amém, para estar na comunhão com o Senhor, compartilhando Sua alegria juntos, porque nossa rejeição certamente está sujeita à Sua ira e condenação eterna.
Participação do irmão Hilário Vallejo, da igreja em San Luis Upala, Pr. Manuel Ángel Cortés Villalobos:
Pergunta 1: O capítulo 5 refere-se ao tempo após o arrebatamento, isso fica mais evidente no versículo 6, quando a igreja, que neste caso é uma igreja infiel, não encontra mais o seu amado.
Pergunta 2: Quem fala é o noivo, que é Jesus. Ele está se referindo ao seu sofrimento (mirra), à sua ressurreição (aromas, incenso, como mencionado no estudo anterior) e à preparação das moradas celestiais para seus servos, a Igreja.
Pergunta 3: É a resposta do noivo, que atende ao desejo da noiva.
Pergunta 4: A relação é evidente porque o projeto de Deus para a Salvação do homem já está preparado. A Igreja fiel já está preparada, pronta para as Bodas do Cordeiro. Devemos vigiar para que não haja impedimentos, para que possamos fazer parte da Igreja fiel.
Participação do irmão Luciano Nascimento, Igreja em Marlborough, Pr. Ediney Oliveira:
Pergunta 1: se refere ao momento após o arrebatamento, onde a porta da graça já fechou.
Pergunta 2: O noivo.
Pergunta 3: o anseio da noiva no cap 4 verso 16 e a resposta do noivo para noiva no capítulo 5 verso 1, mostrando que o noivo está ouvindo a noiva e que está próximo da noiva. Falando da volta do Senhor Jesus. Maranata é o nosso grito e nossas vidas são uma preparação para subirmos com o Senhor Jesus. Nosso desejo é a eternidade mas o objetivo primordial é su-
bir com o Senhor.
Participação da irmã Ana Maria Rocha Amador Rodrigues do Ponto de Pregação em Caiena, Pr. Antonino Magno: Pergunta 4: Refere-se às Bodas do Cordeiro, onde ocorrerá a Grande Ceia do banquete para a igreja fiel. Lucas 14:17 - “E à hora da ceia mandou o seu servo dizer aos convidados: Vinde, que já tudo está preparado”. Está relacionado a grande ceia, as bodas do Cordeiro. “Comei e bebei” - corpo e sangue (Noiva desfrutando do alimento, que é o próprio Senhor Jesus). Cada vez que estudamos o livro de cantares podemos perceber a intimidade que Jesus tinha com esse livro e o citava até em suas parábolas. A ceia das bodas do cordeiro já está pronta. Em Lucas 14:17 Jesus cita o noivo de Cantares 5:1, a diferença é que no momento profético de cantares a igreja que aceitou o convite já está assentada à mesa e o momento profético de Lucas 14:17 aponta para o convite que estaria sendo feito. Jesus aponta para o mesmo momento profético na eternidade: O banquete das bodas do cordeiro.
do momento que Jesus já veio para buscar a igreja (“Já vim para o meu jardim, irmã minha, minha esposa;“). Na última ceia (Mateus 26:29), Jesus disse que não beberia novamente do fruto da vide até que bebesse novamente no reino de Deus. No verso 5:1 ele diz “Já bebi” nessa festa que aconteceu no reino de Deus.
Pergunta 4: Os dois textos falam das bodas do cordeiro que será uma grande festa no céu após o arrebatamento. A palavra diz “Tudo já está preparado”. Essa festa está reservada para os servos (João 15:15 “Não vos chamo mais de servos mas de amigos.”), que um dia se converteram em amigos e amados do Senhor.
Participação da irmã Mitsue Noguti, da Igreja em Aichi-ken / Toyota-shi, Pr. David Vieira:
Pergunta 1: Fala do tempo profético após ao arrebatamento. O tempo verbal está no passado ou seja que já aconteceu o casamento do Senhor Jesus e da Igreja.
Pergunta 2: O noivo (o Senhor Jesus).
Pergunta 4: O convite para as bodas do cordeiro. A grande ceia . E chegada a hora da festa “vinde benditos de meu Pai”. Cantares 5:1 - Já vim para o meu jardim, minha irmã, minha esposa; colhi a minha mirra com a minha especiaria, comi o meu favo com o meu mel, bebi o meu vinho com o meu leite; comei, amigos, bebei abundantemente, ó amados. Lucas 14:17 - E à hora da ceia mandou o seu servo dizer aos convidados: vinde, porque tudo já está preparado.
Pergunta 1: b) Após o arrebatamento.
Pergunta 2: O noivo (Jesus).
Pergunta 3: No primeiro é o anseio da Igreja (“Ah! Se viesse o meu amado para o seu jardim”) para que Jesus venha (arrebatamento). No verso 5:1 fala
Pergunta 3: O capítulo 5 fala do casamento do Noivo com a noiva, do arrebatamento da Igreja e da grande ceia que já está preparada. “Vinde porque tudo já está preparado”. O capítulo 4 falando do derramamento do Espírito Santo sobre a Igreja é o anseio do encontro com o noivo. Apocalipse 22:20 - Aquele que testifica estas coisas diz: Certamente cedo venho. Amém; vem, Senhor Jesus.
Participação do Pr. Maxsen Kaliat da Maranatha Evangelic Church, em Blantyre: Pergunta 4: O Senhor Jesus vem para o seu jardim com a Noiva que ele chama de irmã minha. Ele sente o bom cheiro das flores e come o seu mel com o seu favo. A igreja pode tomar do vinho do Senhor, resultado dos frutos colhidos. Há uma igreja que tem o bom cheiro de Cristo na sua forma de vida. Assim será quando Jesus Cristo vier ao mundo para arrebatar a sua igreja que ele vai encontrar sem pecado e em santificação. No início da festa no reino de Deus serão convidados os fiéis que beberão abundantemente da água da vida. Por isso o Espírito e a igreja dizem: “vem” e aquele que tem sede diga: “vem” e quem quiser tome de graça da água da vida. Este é o meu breve comentário. Que Deus abençoe a todos.
Participação do irmão Fernando Neri da Costa, da Igreja de Puebla - Pr. Alfredo Salguero:
Nesta seção, registramos, algumas das participações enviadas pelos irmãos, em resposta às perguntas formuladas para a Escola Bíblica Dominical de 22 de janeiro de 2023.
Pergunta 1: Letra b) após o arrebatamento.
Pergunta 2: O noivo (Jesus). Cantares 5:1 - “JÁ vim para o meu jardim, irmã minha, minha esposa: colhi a minha mirra com a minha especiaria, comi o meu favo com o meu mel, bebi o meu vinho com o meu leite: comei, amigos, bebei abundantemente, ó amados.”
Pergunta 3: A resposta do Senhor Jesus quanto ao anseio da igreja para o seu arrebatamento.
Participação do irmão Paulo Martins da Igreja em Auckland - Pr. Douglas Spanghero:
Pergunta 1: Letra b) Após o arrebatamento. A Igreja fiel foi arrebatada e a Igreja infiel tenta encontrar o Noivo, mas Jesus já havia se retirado com a sua Noiva, como vemos no verso 6: “Eu abri ao meu amado, mas já o meu amado se tinha retirado…” mostrando assim que a igreja infiel ficou pela falta de vigilância e fidelidade com o Senhor Jesus. Por isso devemos estar atentos aos sinais proféticos que ocorrem a cada dia e isso fica mais certo da proximidade da volta de Cristo.
Pergunta 2: O Noivo (Jesus).
Pergunta 3: A relação dos dois textos mostra o anseio tanto por parte da noiva, quanto por parte do noivo. O encontro de uma igreja que foi fiel, que amou a Jesus acima de todas as coisas, e do noivo, Jesus: Aquele que desde a Eternidade preparou e adornou essa noiva, para que pudesse viver eternamente com Ele. A Igreja expressa em súplica esse momento, e o Senhor Jesus atende e vem
ao encontro dela, mostrando esse amor mútuo para, enfim, se encontrarem. A Igreja espera ardentemente o Senhor Jesus para o Arrebatamento.
Participação da irmã Fabiane Fonseca da Silva González da Igreja Central em San Estanislao, Pr. Tomás Ceglias:
Pergunta 1: Após o arrebatamento.
Pergunta 2: Jesus (o noivo).
Pergunta 3: O Senhor Jesus sua resposta quanto ao desejo da igreja para seu arrebatamento. No tempo de Deus, tudo já está preparado. O Senhor está conosco através do Espírito Santo e no momento do arrebatamento Ele virá glorificado.
Pergunta 4: O Senhor já preparou as Bodas do Cordeiro, a grande Ceia do banquete para a Igreja fiel.
Participação Pr. Martin Mèdard da Mission Internationale Maranatha, em Bangui:
Pergunta 4: Refere-se ao nosso encontro com Jesus nos ares, e que Ele nos levará para onde Ele prometeu em João 14:3. Os textos falam das bodas do Cordeiro quando Jesus retorna em sua glória para buscar sua igreja. Cantares 5:1 - “Já vim para o meu jardim, irmã minha, minha esposa: colhi a minha mirra com a minha especiaria, comi o meu favo com o meu mel, bebi o meu vinho com o meu leite: comei, amigos, bebei abundantemente, ó amados”.
Lucas 14:17 - “E, à hora da ceia, mandou o seu servo dizer aos
convidados: Vinde, que já tudo está preparado.” É um convite à igreja para se preparar para encontrar seu Salvador. Ele virá e não tardará.
Participação da irmã Nadezhda Bakhareva da Igreja de Votkinsk, Pr. Vladimir Mezentsev:
Pergunta 1: b) Após o arrebatamento. Cântico 4:12. Canto 5:6. Mateus 26:29. Lucas 13:25. Mateus 24:40-42
Pergunta 2: Noivo.
Pergunta 3: “Eu vim para o meu jardim”, este é o Noivo dizendo. “Ah, se viesse o meu amado para o seu jardim” esta é a noiva chamando o noivo. Apocalipse 22:17, a Noiva espera o Noivo: “Vem. Maranata”. A Noiva depende do Noivo.
Participação do Pr. Atle Hadland da Igreja em Estocolmo:
Pergunta 1: Após o arrebatamento.
Pergunta 2: O noivo (Jesus).
Pergunta 3: A resposta do Senhor Jesus ao anseio da igreja por seu arrebatamento.
Pergunta 4: Refere-se às Bodas do Cordeiro, onde acontecerá a Grande Ceia da festa da igreja fiel.
Participação Pr. Webster Amon Kapaliswa da Maranatha Mission Bible College, em Arusha:
Pergunta 4: O tópico refere-se às bodas do Cordeiro, quando a grande ceia ocorrerá. Cantares
Nesta seção, registramos, algumas das participações enviadas pelos irmãos, em resposta às perguntas formuladas para a Escola Bíblica Dominical de 22 de janeiro de 2023.
5:1: Comei amigos, bebei abundantemente ó amados! O Cântico dos Cânticos de Salomão fala sobre o amor de Cristo por nós. Cantares 5:1 refere-se às bodas do Cordeiro quando a grande ceia terá lugar. É a conclusão da união entre Cristo e a Igreja, Efésios 5:27 nos diz que Jesus apresentará a igreja a Si mesmo em glorioso esplendor. Jesus é o noivo, seu propósito é trazer de volta o relacionamento com a igreja em maior santidade. Cantares 5:1 - a) O alimento aqui referido é o alimento espiritual que Jesus preparou para nós no seu jardim. b) O vinho é o sinal do amor espiritual que Jesus, insiste em amar profundamente a nós mesmos. É por isso que Ele nos deu o Espírito Santo para habitar em nós. Através do Espírito Santo, Cristo assegura que a fé Nele é a fé em Deus. O Espírito Santo deve estar plenamente em nós através do Seu amor. Como fomos reconciliados pela morte de Cristo por meio de seu Espírito e graça, Jesus mostra seu grande amor ao seu povo, por mim e por você. Lucas 14:17.
com o meu leite. Comei, amigos, bebei abundantemente, ó amados.” (Cantares 5:1).
Pergunta 3: No capitulo 4:16 é todo o anseio da igreja para o arrebatamento e o capitulo 5:1 é a consumação do projeto de Deus através do filho.
Pergunta 4: Está relacionado às bodas do cordeiro na eternidade.
Participação da irmã Ana Clara Uchoa Madeira, Igreja em Amambaí, Pr. Marlon Nunes Oliveira:
Pergunta 1: Letra b) após o arrebatamento.
Pergunta 2: O noivo (Jesus). Cantares 5:1 - “JÁ vim para o meu jardim, irmã minha, minha esposa: colhi a minha mirra com a minha especiaria, comi o meu favo com o meu mel, bebi o meu vinho com o meu leite: comei, amigos, bebei abundantemente, ó amados.”
Pergunta 3: A resposta do Senhor Jesus quanto ao anseio da igreja para o seu arrebatamento.
Pergunta 2: O Noivo (Jesus).
Pergunta 3: Expressa o grande desejo da igreja fiel em ser arrebatado e o grande comprimento da profecia. Quando o Senhor vier colher os frutos, aquilo que foi gerado pelo seu Espírito Santo. Joel 2:31 “O sol se converterá em trevas, e a lua, em sangue, antes que venha o grande e terrível dia do Senhor.”
Participação do irmão Cesar Luiz de Oliveira, Igreja de Xanxerê, Pr. Marcielone Braz:
Pergunta 1: Após o arrebatamento
Pergunta 2: O noivo (Jesus). Cantares 5:1 - “Já vim para o meu jardim, irmã minha, minha esposa: colhi a minha mirra com a minha especiaria, comi o meu favo com o meu mel, bebi o meu vinho com o meu leite: comei, amigos, bebei abundantemente, ó amados.”
Pergunta 3: A resposta do Senhor Jesus quanto ao anseio da igreja para o seu arrebatamento.
Participação da irmã Carla Cristina Pereira, Igreja de Santa Inês - Cordeiro, Pr. Francisco Marlon Silva Souza:
Pergunta 1: Letra b) Após o Arrebatamento.
Pergunta 2: O Noivo Jesus: “Já vim para o meu jardim, irmã minha, minha esposa; colhi a minha mirra com a minha especiaria, comi o meu favo com o meu mel, bebi o meu vinho
Pergunta 4: Refere-se às Bodas do Cordeiro, onde ocorrerá a Grande Ceia do banquete para a igreja fiel. Lucas 14:17 - “E à hora da ceia mandou o seu servo dizer aos convidados: Vinde, que já tudo está preparado.”
Participação do irmão Flavio Lourenco dos Santos, Igreja Village do Sol, Pr. Marcelo da Silva Andrade:
Pergunta 1: Após o arrebatamento.
Pergunta 4: Refere-se às Bodas do Cordeiro, onde ocorrerá a Grande Ceia do banquete para a igreja fiel. Lucas 14:17 - “E à hora da ceia, mandou o seu servo dizer aos convidados: Vinde, que já tudo está preparado”.
23 a 29 de janeiro de 2023
Assunto: A Igreja e seus mistérios no livro de Cantares. Texto base: Cantares Capítulo 5, versos 1 e 2. No capítulo 5, a palavra fala de uma Igreja Fiel que foi arrebatada e de uma igreja infiel que não foi arrebatada.
Lendo Cantares, capítulo 4, verso 1, o Noivo (Jesus) define as características da Noiva (Igreja), que fazem com que Ele a ame. Quando Ele olha para a Noiva (a Igreja que será arrebatada), o que mais O atrai nela?
Voltando ao capítulo 5, verso 1, o Noivo (Jesus) se dirige à Igreja agora como “meu jardim, irmã minha, minha esposa”. Por quê?
Ainda no verso 1, identifique o significado profético de cada expressão:
a) “colhi a minha mirra com a minha especiaria...”.
b) “...comi o meu favo com o meu mel...”.
c) “...bebi o meu vinho com o meu leite...”.
Ainda no capítulo 5, verso 1, a que se refere o convite: “comei amigos, bebei abundantemente, ó amados”?
Clique aqui ou aponte a câmera para enviar uma participação escrita.
Clique aqui ou aponte a câmera para enviar uma participação em vídeo.
Clique aqui ou aponte a câmera para acessar todos os Boletins Informativos.
23 a 29 de janeiro de 2023
Lendo Cantares, capítulo 5, a partir do verso 2, vemos uma mudança no diálogo. Profeticamente, a qual igreja o verso 2 está se referindo, na expressão “Eu dormia, mas o meu coração velava...”?
Ainda no verso 2, qual o pedido feito pelo Noivo (Jesus) e qual a aplicação profética deste pedido?
Continuando no verso 2, a qual momento profético este texto se refere?
Ainda no verso 2, qual a aplicação profética da expressão “...a minha cabeça está cheia de orvalho, os meus cabelos das gotas da noite...”?
Pergunta para CIAs
Lendo Cantares, capítulo 5, verso 2, na expressão “...eu dormia, mas o meu coração velava...”, faça uma relação desta expressão com o que está escrito em Mateus 25:8, na expressão das “virgens loucas”: “Dai-nos do vosso azeite, porque as nossas lâmpadas se apagam”.
O que diferenciava os dois grupos de mulheres, que se preparavam para o casamento?
Ocorreu, no último final de semana, o programa “Anunciando o Evangelho Eterno”.
Confira na tabela abaixo toda a grade horária de transmissão do programa no Brasil e em alguns países do mundo.
YouTube Mundo
Sexta-feira (21h)
RedeTV** Brasil Segunda a Sexta-feira (17h)
Rádio SIM (FM 89,7) São Domingo do Norte (ES) Domingo (08h)
Rádio SIM (FM 96,1) Pedro Canário (ES) Domingo (08h)
Rádio SIM (FM 96,7) São Mateus (ES) Domingo (08h)
Rádio SIM (FM 97,9) Anchieta (ES) Domingo (08h)
Rádio SIM (FM 102,1) Pinheiros (ES) Domingo (08h)
Rádio SIM (FM 105,3) Santa Teresa (ES) Domingo (08h)
Rádio SIM (FM 106,1) Linhares (ES) Domingo (08h)
Rádio SIM (FM 107,3) Aracruz (ES) Domingo (08h)
Rádio SIM (FM 107,7) Cachoeiro de Itapemirim (ES) Domingo (08h)
Rádio Extremo Sul (AM 830) Itamaraju (BA) Sábado (13h) | Domingo (13h)
Rádio SIRT FM (FM 104,5) Tete/Moçambique - África Sexta (07h) | Domingo (14h)
Rádio SIRT FM (FM 90,3) Manica e Sofala/Moçambique - África Sexta (07h) | Domingo (14h)
Rádio Braz USA (AM 1360) Massachusetts - EUA Domingo (14h)
*Horário de Brasília ** Na Rede TV os cultos são transmitidos de segunda a sexta-feira, às 17h. Estes cultos são retransmitidos às 22 horas, de segunda a sextafeira pelo canal da Igreja Cristã Maranata no YouTube.
Clique aqui ou aponte a câmera para assistir o programa Anunciando o Evangelho Eterno no canal oficial da ICM no YouTube.
16 a 22 de janeiro de 2023
Transmissão especial para as Igrejas do Brasil
No domingo, dia 22 de janeiro de 2023, às 15h00 (hora de Brasília), ocorreu a transmissão especial para as igrejas do Brasil. A apresentação foi feita pelo Pr. Valter Babo.
Primeira pergunta:
Esta pergunta foi respondida pelo obreiro Patryck Teixeira de Caetité/BA.
Segunda pergunta:
Esta pergunta foi respondida pela jovem Naiane Silva de Manaus/AM.
Terceira pergunta:
Esta pergunta foi respondida pelo obreiro Raione Vinícius de Igaratinga/MG.
Quarta pergunta:
Esta pergunta foi respondida pelo adolescente Emanuel Barreto, pelo intermediário Luan Almeida de Arapongas/PR e pelo adolescente Miguel Oliveira do Rio de Janeiro/RJ.
As transmissões foram realizadas por meio do canal digital oficial do YouTube da Igreja Cristã Maranata.
Clique aqui ou aponte a câmera do seu celular para o código abaixo e assista, na íntegra, à Escola Bíblica Dominical.
16 a 22 de janeiro de 2023
Transmissão especial para as igrejas do Exterior
Atransmissão especial para as igrejas do exterior ocorreu neste domingo, 22 de janeiro de 2023, às 12h. Durante a reunião, foram transmitidos os testemunhos de vários irmãos, jovens, obreiros, senhoras e pastores sobre a Escola Bíblica Dominical e os seus resultados na vida das igrejas.
Apresentamos neste domingo o testemunho das igrejas em Nagoya, Japão e Florianópolis, Santa Catarina, Brasil.
A igreja em Nagoya, está sob a responsabilidade do ministério do Pr. David Vieira, de Washington, auxiliado pelo diácono Rogério Fujisawa.
Senhora na igreja em Nagoya
A paz do Senhor Jesus! Estou aqui para compartilhar com os irmãos um pouco da experiência com a Escola Bíblica Dominical. Quão maravilhoso tem sido estudar a Palavra do Senhor, que é rica em mistérios e revelações e sobre o que o Senhor tem falado aos nossos corações. O estudo tem sido uma bênção para a minha vida e para o meu crescimento espiritual. Amém.
Igreja em Nagoya
A paz do Senhor. Eu tenho recebido grandes bençãos através do ensino da Escola Bíblica Dominical. Tenho recebido
várias experiências como, por exemplo, experiências com os anjos, dons espirituais e outras experiências como na minha escola que eu tive oportunidade de falar sobre o meu Deus e pude explicar para a minha professora sobre quem era Jesus e que ele veio a este mundo e morreu por nós, ressuscitou, e foi preparar um lugar pra nós na eternidade. E outra experiência foi que a minha amiga faltou nessa mesma aula, e eu pude falar de Jesus para ela, que Jesus nos ama e ela me falou que sentiu uma paz e eu a chamei para participar na reunião online de jovens, e ela participou e disse que maravilhoso o ensino da palavra e o louvor, e que amor é esse?
Então, independentemente do idioma que falamos, a importância de nós sermos servos de Deus, pois quando somos servos do Senhor as demais coisas são acrescentadas. Então, queria dizer aos jovens que não vivemos pela experiência dos nossos pais, mas sim a nossa experiência própria com o Senhor por isso precisamos pedir ao Senhor mais experiências com Ele.
Brasil
Igreja em Campinas, São José/SC
Quero cumprimentar a todos com a paz do Senhor Jesus. Quero dar um testemunho aqui acerca da Escola Bíblica Dominical. Nós temos alcançado muitas experiências. O povo tem se envolvido. As perguntas logo que saem da Escola Bíblica Dominical são encaminhadas a todos os grupos das igrejas, grupos de pastores. Aqui em casa, especialmente, nós sempre nos reunimos aos domingos após o almoço e respondemos em família as perguntas da Escola Bíblica Dominical e temos notado um grande crescimento espiritual nas nossas vidas, especialmente na vida das nossas filhas. A minha pequena, quando tinha 7 ou 8 anos, não me recordo agora, nós estávamos respondendo às perguntas da Escola Bíblica Dominical e quando fizemos uma das perguntas ela prontamente respondeu e com uma profundidade tal que minha esposa e eu, nós nos quebrantamos ali e entendemos como o Senhor estava agindo
na nossa família e nas famílias em geral. Nós vemos o envolvimento dos jovens, das crianças, dos adolescentes. Aqui, apesar de vir sempre uma pergunta para as crianças, nós separamos na igreja algumas perguntas para os adolescentes e para os jovens e, no nosso estudo de terça-feira, eles mesmos respondem àquelas perguntas, onde a igreja tem se reunido e participado. A Escola Bíblica tem sido uma grande bênção, um grande crescimento. Temos recebido muitos visitantes e eu como pastor ali sempre falo para os irmãos e para as vidas novas que têm chegado: se você não tem condição de estar nos cultos, mas se puder escolher um culto, escolha a Escola Bíblica dominical, porque é o nosso alimento forte, um alimento que fortalece as nossas vidas, é uma doutrina que nos sustenta e não o povo se enganar. Amém, irmãos. Que Deus abençoe a todos os irmãos.
Irmã Sue LanaIgreja em Campinas, São José/SC
A paz do Senhor Jesus! Hoje eu venho trazer um testemunho relacionado à Escola Bíblica Dominical. Desde o início quando começaram as transmissões, esse trabalho de enviar vídeos e os escritos da Escola Bíblica Dominical enviados no Portal. Eu vi muitos irmãos comentando que naquela semana em que participaram da Escola Bíblica Dominical, o Senhor lhes deu muitos livramentos. O Senhor dava renovo espiritual e desde o início desse trabalho da Escola Bíblica Dominical, eu fiz um propósito com Deus na minha vida que eu iria toda semana cumprir o trabalho da
16 a 22 de janeiro de 2023
Escola Bíblica Dominical, fazendo vídeo e enviando minha contribuição por escrito. Realmente, eu tenho percebido na minha vida que, quando eu faço o trabalho, a minha semana fica mais organizada. Nós vimos também que o alcance que temos conseguido na Escola Bíblica Dominical é como se naquela semana o que foi falado no estudo, Deus abre os nossos olhos para aquilo que está acontecendo, para aquilo que o Espírito Santo tem falado no meio da igreja. Então, a Escola Bíblica Dominical feita toda semana traz para mim uma ordem na minha semana. Eu percebi que as pessoas também usavam a Escola Bíblica Dominical para que elas tivessem entendimento e isso começou a gerar cada vez mais o desejo de estar participando da Escola Bíblica Dominical, enviando os vídeos. Cada vez mais o Espírito Santo fazendo o nosso alcance espiritual aumentar. Então para mim foi uma experiencia, porque o Senhor começou a abrir mais a minha visão e o meu entendimento pela Palavra. Louvamos ao Senhor por esse ensino que nós recebemos. Sabemos que o Espírito Santo tem sempre direcionado a igreja pelos ensinos da Escola Bíblica Dominical. Esta é a minha participação do meu testemunho e sinto feliz em trabalhar e contribuir com os estudos da Escola Bíblica Dominical.
Itália
Igreja em Firenze, região da Tos-
Através da leitura da Palavra do Senhor nós descobrimos ainda mais aquilo que é a vontade do Senhor, os mistérios do Senhor para as nossas vidas, porque a Palavra do Senhor é alimento. Ela é vida. Ela traz para nós aquilo que é o tesouro escondido do Senhor. Por isso, irmãos, tem sido uma grande bênção para nós participarmos da Escola Bíblica Dominical.
Igreja em Jardim União/GO
Dentre as atividades da Escola Bíblica Dominical das crianças, intermediários e adolescentes na nossa igreja, as professoras ensinam a elas como orar, e uma criança ora pela outra, e o pedido do Lucca na Escola Bíblica Dominical desse final de semana foi que o seu coração fosse cheio do Espírito Santo. Ficamos muito felizes e gratos a Deus, pois ainda com 4 anos ele já tem recebido do Senhor essa Obra como herança e vemos a importância da Escola Bíblica Dominical na vida dos nossos filhos, pois eles já estão entendo o que é mais importante nessa vida, ser cheio do Espírito Santo.
14 a 20 de janeiro de 2023
Assistência 0800
Durante este período de pandemia e de isolamento social, a Igreja Cristã Maranata está realizando os cultos de forma virtual, por meio do seu canal do YouTube. Uma estrutura especial para o atendimento
e assistência aos visitantes e convidados foi disponibilizada por meio do telefone 08007073076.
As tabelas, a seguir ilustradas, demonstram os dados estatísticos dos atendimentos realizados.
Motivo %
Espiritual 39,36
Outros 19,80
Enfermidade 18,09
Familiares 10,51
Vida Secular 4,16 Conjugal 3,18 Profissional 2,20
Sentimental 1,96
Litígio Justiça 0,49
Inf. Sobre a ICM 0,24 Total Geral 100
Período de apuração: 14 a 20/01/2023 Fonte: Relatório de Assistência ICMPlantão 24 horas
A situação da evolução da pandemia do Coronavirus (COVID-19) tem sido motivo de grande preocupação por parte da Igreja Cristã Maranata.
A Igreja Cristã Maranata, por meio de Comunicado Oficial emitido em 8 de outubro de 2020, renovou aos pastores e membros de forma geral, a ne-
cessidade de seguir as orientações já transmitidas, desde o início da pandemia de Covid-19, quanto aos cuidados indispensáveis para o momento. O comunicado advertiu que devem ser evitadas aglomerações em qualquer circunstância, face aos perigos de circulação do vírus.
Ressaltou-se a orientação quanto a não realização de re-
uniões com aglomeração, em observância às orientações dadas pelas autoridades sanitárias e de saúde, mantendo as orientações de distanciamento e proteção. A situação do quadro COVID-19 dos membros da Igreja Cristã Maranata, no Brasil e Exterior, está representada pelas tabelas específicas.
Cultos Virtuais
Data: Todos os dias Horário: 20h Local: YouTube
Clique aqui para assistir os cultos
23 a 29 de janeiro de 2023
Anunciando o Evangelho Eterno
Data: 27/01 (Sexta-feira) Horário: 21h Local: YouTube
Clique aqui para assistir o programa
Escola Bíblica Dominical
Data: 29/01 (Domingo) Horário: 10h30 Local: YouTube
Clique aqui para assistir a EBD
Transmissão Especial - Exterior
Data: 29/01 (Domingo) Horário: 12h Local: YouTube
Clique aqui para assistir a transmissão
Transmissão Especial - Toda Igreja
Data: 29/01 (Domingo) Horário: 15h Local: YouTube
Clique aqui para assistir a transmissão