A Igreja e seus mistérios no livro de Cantares - Parte XIX

Page 1

Escola Bíblica Dominical

18 de dezembro de 2022

A Igreja e seus mistérios no livro de Cantares - Parte XIX

Dez. 2022 | Volume 3 | nº 50

Escola Bíblica Dominical 18 de dezembro de 2022

A Igreja e seus mistérios no livro de Cantares - Parte XIX

Síntese da palavra do presidente

AEscola Bíblica Dominical do dia 18 de dezembro de 2022 foi realizada, ao vivo, diretamente do Maanaim de Domingos Martins, Espírito Santo, com a participação dos pastores Gedelti Gueiros e Gilson Sousa.

Palavra inicial do Pr. Gilson Sousa:

Saudamos a todos os irmãos com a paz do Senhor Jesus! Estamos iniciando a Escola Bíblica Dominical. O assunto, a ser apresentado, será sobre a

Igreja e seus mistérios profetizados no livro de Cantares de Salomão.

Foram apresentados, pelo Pr. Gilson Sousa, alguns testemunhos sobre a Escola Bíblica Dominical.

Palavra do Pr. Gedelti Gueiros:

Eu saúdo a todos com a paz do Senhor. Estávamos falando anteriormente, na reunião de preparação da Escola Bíblica Dominical, acerca daquilo que alguns já sabem, mas que é preciso relembrar.

O livro de Cantares é um livro profético. Orígenes (185-253) escreveu acerca do livro de

Cantares. Foram alguns trechos e comentários, mas ele não tinha discernimento quanto ao teor profético do livro. Ele mal conhecia o Novo Testamento (que seria consolidado posteriormente). Quanto às Escrituras (Velho Testamento) ele não havia alcançado o entendimento como hoje temos alcançado. Aquilo que ele escreveu era ainda confuso, pois não distinguia o relacionamento espiritual dentro de uma poesia idílica, que se referia a um noivo e uma jovem donzela. Nada acrescentou e, portanto, não houve aproveitamento.

Mais tarde vieram outros. O próprio Lutero não comentou o livro de Cantares e de Jó. No entendimento de Lutero, o livro de Cantares era carnal.

Mais tarde, Watchman Nee (1903 – 1972) fez alguns comentários sobre Cantares. Ele foi preso na China, quando aconteceu a implantação do regime comunista. Ele foi parte da perseguição ocorrida. Morreu e deixou os seus escritos. Entretanto, não alcançou aquilo que é a revelação. Ele deixou algumas coisas interessantes sobre Cantares, porém não entendeu que o livro era uma sequência

Dez. 2022 | Volume 3 | nº 50 INSTITUTO BÍBLICO DA IGREJA CRISTÃ MARANATA 2 • BOLETIM ICM | 18 DEZ. 2022
Pr. Gilson Sousa realizando a condução da Escola Bíblica Dominical

A Igreja e seus mistérios no livro de Cantares - Parte XIX

profética. O livro fazia parte do Velho Testamento, mas que continha uma profecia, que, no tempo certo, iria ser colocada à disposição da Igreja, quase 3000 anos depois.

Há quase 50 anos, viemos falando sobre Cantares, mostrando muitas coisas. Fizemos estudos, e tudo o que foi possível. Mas, agora, as coisas mudaram. Porque a Igreja Cristã Marana-

ta ficou com uma responsabilidade diferente de qualquer outro grupo, ou seja, trazer aquilo que está na Bíblia, mas não na letra. Não seria o historicismo, a repetição ou a combinação de versículos. Mas trazer aquilo que iria interessar à Igreja para este momento profético.

A Igreja assume, agora, outra posição diante da Palavra: a revelação do mistério. Vamos en-

contrar na história de Sansão, de Davi, das bodas de Caná, descrições históricas pregadas por muitos, mas o que interessa para nós é a revelação daquilo que é profético.

O nosso objetivo é mostrar que estamos vivendo uma hora de definição. Esse cristianismo, que estamos vendo diante de nós, vai continuar porque vai se aliar ao adversário. A Igreja será arrebatada e a Bíblia vai continuar para muitos, como história. A Igreja que vai ser arrebatada é aquela que conhece a Palavra revelada. Porque sem a revelação a Igreja está derrotada. Porque a revelação é o mistério, o profético, aquilo que é parte da eternidade, onde o Espírito Santo comanda. Somente nessa condição é que a Igreja, como corpo de Cristo, será capaz de transcender. Assim, aqueles que estão em Cristo Jesus irão viver eternamente com Deus. O Evangelho é a eternidade que desceu

INSTITUTO BÍBLICO DA IGREJA CRISTÃ MARANATA 18 DEZ. 2022 | BOLETIM ICM • 3
Pr. Gedelti Gueiros conduzindo a síntese da Escola Bíblica Dominical

A Igreja e seus mistérios no livro de Cantares - Parte XIX

para o homem, para tirá-lo deste mundo e levá-lo de volta à presença do Senhor para todo o sempre.

Não somos melhores do que ninguém. Somos os piores. Se fôssemos bons como os outros, não precisaríamos da revelação. O Evangelho é mistério. São estes mistérios que o cristianismo, que aí está, não possui. É preciso entender que estamos chegando ao final de uma dispensação. O milênio para o mundo já chegou. Para nós, ainda não chegou.

Pergunta

Lendo Cantares, capítulo 4, verso 3, o Noivo (Jesus) compara os lábios da Noiva (Igreja) a “…um fio de escarlate…”. Qual a aplicação profética dessa expressão, e por que o Noivo (Jesus) diz que o falar da Noiva (Igreja) é doce”?

Resposta: Os lábios da noiva (igreja) são como um fio de escarlate. Isso fala do clamor pelo sangue de Jesus, que é interior, de boca fechada. O falar da Igreja (noiva) é doce porque ela fala de um Projeto Eterno, que está linearmente em toda a Palavra de Deus, que é o sangue de Jesus. Ao falar das coisas do Espírito, o falar dela é doce.

“Os teus lábios são como um fio de escarlate, e o teu falar é doce: a tua fronte qual pedaço de romã entre as tuas tranças”.

Cantares 4:35

O escarlate é da cor do sangue quando sai do corpo. No interior do corpo, o sangue possui uma cor carmesim. No tocante aos lábios, quando se está de boca aberta não se vê o vermelho dos lábios. Mas quando a boca está fechada, nota-se o vermelho dos lábios. Assim, o

clamor pelo sangue de Jesus é interior, de boca fechada.

Pergunta

Continuando no verso 3, qual a aplicação profética da expressão: “…a tua fronte é qual pedaço de romã entre as tuas tranças.”?

Resposta: A romã quando aberta, revela o conteúdo dos grânulos vermelhos e agrupadas, dando uma ideia de conjunto e comunhão. É a Igreja na comunhão do Espírito Santo.

“Entre as tuas tranças”, fala da beleza de forma da Noiva (Igreja), como os seus pensamentos (cabelos, tranças) são alinhados com o que determina o Espírito Santo.

A romã não possui nenhuma aparência, mas interiormente é maravilhosa. Possui um tom vermelho: o vermelho do sangue de Jesus. A romã era usada nas vestes sacerdotais. A Igreja está nessa orla do sacerdócio. Está entrando no Santíssimo. O clamor nos leva à vitória e, em certos momentos, é a nossa comunhão com o Senhor. Quando se faz o clamor no coração, nota-se o vermelho os lábios, e o Senhor sabe em quem você está confiando.

O Senhor vê a Igreja como corpo. O texto diz: “é como um rebanho de cabras que pastam no monte de Gileade”.

“Os teus dentes são como o rebanho das ovelhas tosquiadas, que sobem do lavadouro, e das quais todas produzem gêmeos, e nenhuma há estéril entre elas.”

A digestão se inicia nos dentes. Hoje, o Senhor está nos dando um alimento aqui. Se alguém quiser engolir de qualquer ma-

neira, vai ter um problema de digestão. A Igreja não engole o alimento de qualquer maneira, mas prova o alimento (a revelação), e digere o alimento.

Todas produzem gêmeos e não há nenhuma estéril entre elas. É a mesma comunhão, o mesmo clamor, o mesmo alimento. Somos as ovelhas do pasto do Senhor.

Em breve, deixaremos este mundo. E vamos deixar um exemplo, um testemunho para este mundo.

Que o Senhor nos abençoe!

Pr. Gedelti Victalino Teixeira Gueiros Presidente da Igreja Cristã Maranata

Clique aqui ou aponte a câmera do seu celular para o código abaixo e assista, na íntegra, à Escola Bíblica Dominical.

INSTITUTO BÍBLICO DA IGREJA CRISTÃ MARANATA 4 • BOLETIM ICM | 18 DEZ. 2022

Participações EBD - Exterior

Nesta seção, registramos, algumas das participações enviadas pelos irmãos, em resposta às perguntas formuladas para a Escola Bíblica Dominical de 18 de dezembro de 2022.

Angola

Participação das Senhoras do Grupo 3, da Igreja em Luanda, Pr. José Eduardo:

Pergunta 1: o Noivo (Jesus) é quem está falando, ele descreve a formosura e o perfil da Igreja fiel, como corpo de Cristo, e como ela agrada ao Senhor.

Pergunta 2: fala do testemunho da Igreja que será arrebatada, fala do conjunto, não de apenas 1 dente, ou seja, estaremos todos prontos.

Pergunta 3: profeticamente fala da Igreja que através da operação do Espírito Santo tem gerado salvação e dado bons frutos de forma abundante/ dobrada. João 15:16.

Pergunta 4: a expressão aponta para o falar da Igreja, que deve ser santo e purificado pelo sangue de Jesus, agradável ao Senhor, sempre cheio de gratidão e bons testemunhos. Salmos 13:14.

Pergunta 5: o interior de uma romã é vermelho e nos fala do Sangue de Jesus derramado, as tranças falam dos pensamentos. Entendemos tratar-se da beleza dos pensamentos, ajustados pela operação do Espírito Santo e lavados no Sangue de Jesus.

Pergunta 6: as torres nos falam de lugares altos, edificados nas muralhas das cidades para os vigias que são os defensores humanos de uma cidade. Essa expressão fala da comunhão, ligação da Cabeça (o Senhor Jesus) com o corpo (Igreja), uma comunhão firme e segura.

Pergunta 7: a) edificada para pendurar armas: profeticamente fala do que está estabelecido

para guardar os elementos / armas para a nossa defesa: Palavra revelada, oração, direção segura do Espírito Santo, jejum, madrugada, louvor e dons espirituais. b) mil escudos pendem nela: o escudo fala-nos da fé, e mil fala de abundância de graça das operações do Espírito Santo na vida do servo. 1 Pedro 4:10. c) todos os broquéis de valorosos: Todos os recursos são para os corajosos, e o valor não está nas pessoas, mas na operação do Espírito Santo que os torna valorosos.

Austrália

Participação da irmã Aline Godinho Sette, da Igreja em Sydney - Pr. Douglas Spanghero:

Pergunta 1: O Noivo, Jesus.

Pergunta 2: Ovelhas tosquiadas fala da operação do Espírito Santo, retirando os excessos, aquilo que atrapalha na caminhada. A lã que foi retirada tinha que ser lavada no lavadouro, o que nos fala das vestes de santificação. Somos santificados através do clamor pelo sangue de Jesus. A igreja fiel é aquela que é lavada pelo sangue de Jesus.

Pergunta 3: A característica da igreja fiel é gerar novas ovelhas. Ovelha gera ovelha através da comunhão. Na igreja fiel não existe ovelha estéril. Somos chamados para gerar novas ovelhas, para darmos frutos.

Pergunta 4: O fio de escarlate representa o clamor pelo sangue de Jesus. O sangue age no nosso interior, no nosso coração. O falar é doce, porque a igreja fala coisas boas, ela anuncia o projeto eterno, que teve início com Jesus e não irá ter fim.

Pergunta 5: Quando a romã é aberta, revela-se o seu conteúdo, que são grânulos vermelhos e agrupados, que nos dão ideia de conjunto, de comunhão, que representa a igreja na comunhão do Espírito Santo. A romã entre as tranças fala da beleza da forma da igreja. Quando o cabelo, que representa os pensamentos, está trançado, ele está arrumado, alinhado. As tranças são alinhadas de acordo com a vontade do Espírito Santo que governa o corpo, a igreja.

Pergunta 6: Elementos para a vitória nas batalhas, por exemplo, os dons espirituais, os recursos da graça. A torre de Davi era um lugar de proteção, na nossa comunhão com Jesus, iremos ter a proteção do Espírito Santo.

Pergunta 7: a) Recursos da graça. Madrugada, oração, jejum, palavra, louvor. b) A proteção/defesa da igreja diante das grandes lutas estão ligadas à comunhão do corpo. No meio do corpo somos vitoriosos porque quem nos defende é o Espírito Santo. c) A defesa da igreja quanto aos ataques sutis do adversário estão ligadas à comunhão do corpo.

Canadá

Participação do Grupo de Senhoras, da Igreja em Vancouver, Pr. Adonias Guilherme:

Pergunta 1: Quem está falando é o noivo

Pergunta 2: Os dentes em conjunto falam da igreja como corpo de Cristo, alinhada, em comunhão com o Espírito Santo. Como ovelha tosquenejada é a igreja que foi limpa para sua proteção, confortáveis, purificada pelo sangue de Jesus.

INSTITUTO BÍBLICO DA IGREJA CRISTÃ MARANATA
6 • BOLETIM ICM | 18 DEZ. 2022

Participações EBD - Exterior

Nesta seção, registramos, algumas das participações enviadas pelos irmãos, em resposta às perguntas formuladas para a Escola Bíblica Dominical de 18 de dezembro de 2022.

Pergunta 3: Aquela que gera, ovelha gera ovelha, isto é, a igreja não é estéril, através de seu testemunho de salvação alcança outras vidas evangelizando, orando, jejuando e no realizar a obra do Senhor.

Pergunta 4: Os lábios comparados ao fio de escarlate representa o falar da igreja que está purificado pelo Sangue de Jesus. Seu falar é doce, ela fala daquilo que o Espírito Santo revela.

Pergunta 5: Um pedaço de romã cheia de gomos vermelhos, diz respeito à igreja fiel que está identificada através do sangue de Jesus e está em comunhão com o corpo em unidade com a doutrina, as trancas nos fala de um cabelo alinhado e arrumado assim o pensar é uniforme ditado pelo Espírito Santo e a sua beleza é destacada pelo testemunho.

Pergunta 6: Torre local para vigilância e defesa. O pescoço faz a ligação com a cabeça; essa ligação é a comunhão com o Senhor Jesus que nos permite alcançar a eternidade. Para preservar essa comunhão precisamos estar em constante vigilância, nos defendendo das aflições dessa última hora com as armas espirituais.

Pergunta 7: a) A comunhão com Cristo possibilita o uso das armas espirituais que podemos usar a partir dessa comunhão com Jesus. b) Mil escudos - fala de uma arma de defesa que na união pode proteger por todos os lados, nos falando da nossa fé, que é constante na vida da Igreja e a certeza da vitória. c) Broqueis de Valorosos - As armas espirituais individuais que trazem vitórias para os servos do Senhor e derrota para os ad-

versários de nossas almas.

Coréia do Sul

Participação do Pr. Hyungkun Lee, Igreja em Seul:

Pergunta 4: O pescoço é o tipo de comunhão entre a Cabeça (Cristo) e o Corpo (Igreja). Esta comunhão é crucial para trabalhar a salvação. No entanto, tal comunhão é geralmente desafiada pela carne do homem, pelo mundo e pelos inimigos. A igreja fiel conta com homens espiritualmente poderosos que têm que unir todo o poder do Espírito Santo para defender firmemente a comunhão contra os ataques de dentro e de fora. Portanto, precisamos das armas espirituais, especialmente dos escudos, para defender a comunhão. Nossas armas são o clamor, a oração, o jejum, a Palavra, entre outros, bem como o escudo da fé inabalável sobre o fundamento da Rocha que é Jesus Cristo e precisamos estar despertados dia e noite para observar nossa condição espiritual e guardar a comunhão, assim como o fiel atalaia que está na torre de Davi.

Participação do Pr. Peter Jo, Igreja em Seul:

Pergunta 4: Em várias ocasiões, tive a oportunidade de assistir ao canal National Geographic na TV sobre a vida selvagem na África. E algo interessante me chamou a atenção. Quando predadores como um leão caçam presas, eles sempre atacam o pescoço da caça e o quebram. Então a presa não pode resistir porque não pode respirar devido a um pescoço quebrado. Em um sentido espiritual, eu entendo que é isso que o inimigo faz. Nosso adversário, o Inimigo, anda como

um leão rugindo, buscando a quem ele possa devorar. (1 Pedro 5:8) Uma vez que o adversário encontra uma oportunidade, a primeira coisa que ele faz é atacar o pescoço do Corpo de Cristo que conecta a cabeça (Jesus) aos membros do corpo. O adversário sempre quer quebrar nossa comunhão no Espírito com o Senhor. Para preservar a comunhão com o Senhor do ataque do adversário, precisamos de proteção. Essa proteção é o escudo da fé, conforme recomendado pelas palavras em 1 Pedro 5:9, que diz: “Resisti a ele (o adversário), firme na fé.” Em Cantares de Salomão 4:4, o noivo elogia a noiva (a igreja) por seu pescoço ser comparado à torre de Davi, porque ela tem uma forte defesa com mil escudos e todos os escudos de homens poderosos, que falam sobre fé. A comunhão não só nos dá proteção, mas também armas para a vitória. Quando temos uma profunda comunhão com o Senhor, todas as nossas armas espirituais ficam poderosas o suficiente para derrotar o inimigo. Além disso, buscar o Senhor para ter uma profunda comunhão com Ele no Espírito é algo como armazenarmos todo o arsenal espiritual, como orações, louvor, jejum, leitura e consulta à Palavra, madrugadas etc. Esta é a condição da igreja fiel que o Senhor quer ver no dia do arrebatamento.

Estados Unidos

Participação do irmão Cristian Paula Dias, Igreja em Pompano Beach - Pr. Ronildo Scherrer:

Pergunta 1: Noivo.

Pergunta 2: Fala da igreja como corpo de Cristo vivo e vivendo na comunhão na mes-

INSTITUTO BÍBLICO DA IGREJA CRISTÃ MARANATA 18 DEZ. 2022 | BOLETIM ICM • 7

Participações EBD - Exterior

Nesta seção, registramos, algumas das participações enviadas pelos irmãos, em resposta às perguntas formuladas para a Escola Bíblica Dominical de 18 de dezembro de 2022.

ma doutrina.

Pergunta 3: A igreja que da frutos, através do testemunho e as obras que gera filhos direcionados pela comunhão com Espírito Santo.

Pergunta 4: Fala sobre a doutrina da salvação através do sangue de Jesus.

Pergunta 5: A igreja vivendo em unidade todos iguais, com o mesmo pensamento, alinhados com o Espírito Santo.

Pergunta 6: Fala das armas espirituais

Pergunta 7: a) as armas espirituais são a defesa da igreja. b) escudo da Fé. c) o escudo individual, que é usando individualmente nas nossas lutas individuais.

Pergunta 8: Noivo

Pergunta 9: O olhar do Espírito Santo.

Gabão

Participação do irmão Paulo Barbosa, da igreja em Libreville, Pr. Gilson Sousa:

Pergunta 1: O Noivo (Jesus).

Pergunta 2: Fala da unidade, do alinhamento e do entendimento de um corpo em que cada dente assume uma função. Função de morder, cortar, triturar, porém, estão sempre bem postados e em suas devidas posições, sem excessos ou distorções, como uma unidade pronta a exercer sua função. Todos de igual brancura como um conjunto. As ovelhas a serem tosquiadas passam antes pelo lavadouro. Isso fala de vestes de santificação. Subir do lavadouro: limpeza, santificação através do clamor pelo sangue de Jesus. Vemos que a Igreja

fiel é aquela que é lavada no Sangue de Jesus.

Pergunta 3: Fala do anunciar o Evangelho, espalhar a Palavra de Deus, pela evangelização e assim, produzir ovelhas com as mesmas características, ovelhas que vivem numa mesma comunhão, que atendem, igualmente, as revelações do Espírito Santo. Todas as ovelhas iguais, como gêmeas.

Não há ovelha estéril na igreja fiel.

Pergunta 4: Fala do Clamor pelo Sangue de Jesus que deve ser constante na boca e na vida da Igreja Fiel. O falar da Igreja Fiel é sempre suave e doce, nunca é amargo, mesmo nos momentos mais difíceis, há sempre uma palavra de amor a esperança para o necessitado.

Pergunta 5: A romã cortada, mostra em seu interior os grãos avermelhados e muito bem alojados, mostrando um agrupamento perfeito, como é a Igreja fiel na comunhão do Espírito Santo.

“Entre as tuas tranças”, fala da beleza de forma da Noiva (Igreja), como os seus pensamentos (cabelos, tranças) são alinhados com a determinação do Espírito Santo (Revelação).

Pergunta 6: fala da comunhão da igreja (Corpo) com o cabeça (Jesus).

no alto das torres se posicionaram as sentinelas que guardavam a cidade e informavam em caso de emergência. Nas Torres de Davi ficavam as armas a serem usadas em caso de ataque e emergências. São os recursos da graça.

Pergunta 7: a) As armas da Igreja (Noiva) estão relacionadas à comunhão do Corpo.

Essas armas são os Meios de Graça: A Palavra, o Clamor, a Oração, o Jejum, a madrugada, o Louvor. Armas que somente podem ser alcançadas em Comunhão; I Cor. 10:4, “Porque as armas da nossa miliciano são carnais, mas sim poderosas em Deus. Para destruição das fortalezas.” b) As defesas da Igreja nos momentos de luta, provação, ataque estão ligadas à comunhão do Corpo. c) Broqueis: armas pequenas de defesa individual durante as lutas em conjunto, todos avançam cuidando de sua própria defesa. As defesas da Igreja, diante das lutas e ataques sutis e sorrateiros, estas armas estarão sempre disponíveis quando houver comunhão entre o corpo e a cabeça, Igreja fiel e Jesus. Efésios 6:13. “Portanto tomai toda armadura de Deus, para que possamos resistir no dia mau, e, havendo feito tudo, ficar firmes.”

Pergunta 8: O Noivo (Jesus).

Pergunta 9: A Igreja fiel (Noiva) e Jesus (Noivo) Glorificado, possuem o mesmo Olhar, O Olhar do Espirito Santo.

Guatemala

Participação do irmão Luis Humberto Monroy Hernández, da igreja em Guatemala, Pr. Cláudio Valadares:

Pergunta 1: Quem fala é o noivo, que é Jesus.

Pergunta 2: Os dentes são figura de dois aspectos principais: a brancura, relacionada à santidade (somos separados para Deus) e o Corpo de Cristo, já que o belo são os dentes e não apenas um dente. Além disso, os dentes são comparados a ovelhas tosquiadas, indicando uma operação do Espí-

INSTITUTO BÍBLICO DA IGREJA CRISTÃ MARANATA
8 • BOLETIM ICM | 18 DEZ. 2022

Participações EBD - Exterior

Nesta seção, registramos, algumas das participações enviadas pelos irmãos, em resposta às perguntas formuladas para a Escola Bíblica Dominical de 18 de dezembro de 2022.

rito Santo para remover todo excesso; A frase ligada ao “lavatório” aponta para a operação do Espírito Santo, na santificação, e para o Sangue de Jesus pelo qual os nossos pecados são perdoados.

Pergunta 3: Assim como só ovelhas podem gerar ovelhas, assim só os servos do Senhor são frutíferos, sendo usados para a salvação de outros. A Igreja fiel tem a característica de gerar servos e servas com o mesmo entendimento do Trabalho, com experiências equivalentes, e isso é apontado pela “gêmea”. Além disso, a Obra que é do Espírito Santo dá frutos.

Pergunta 4: O fio/cordão escarlate, que também aparece como sinal da salvação de Raabe (Josué 2:18), aponta para o Sangue de Jesus e sua eficácia para a redenção do homem. A bela fala da noiva é tipificação da Palavra de Deus, que é pregada pela Igreja, fundamentada na Salvação por meio do sacrifício do Senhor Jesus.

Pergunta 5: Aponta para os mistérios revelados pelo Espírito Santo, que estão “atrás do véu”. Hoje temos acesso a esses mistérios por meio do sacrifício do Senhor Jesus.

Pergunta 6: O pescoço é figura de comunhão entre a cabeça, que é Jesus, e o resto do corpo, que é a Igreja. O uso da torre aponta para proteção, por parte do Senhor, para sua Igreja, e vigilância por parte da Igreja.

Pergunta 7: a) “construído para arsenal” - as armas espirituais que temos, que são poderosas em Deus, dificilmente podem ser usadas em plena comunhão e temor. b) “mil escudos estão pendurados nele”

- da mesma forma que no caso anterior, mas em sentido de defesa. Pois nosso refúgio é o Senhor. c) “todos os escudos de homens poderosos” - almeje a mesma fé, o mesmo chamado, o mesmo Espírito.

Pergunta 8: Quem fala é o noivo, que é Jesus.

Pergunta 9: No versículo do Apocalipse é mencionado aos olhos do Senhor Jesus glorificado, e no versículo do Cântico dos Cânticos é mencionado aos olhos da Igreja. Em ambos os casos é possível perceber uma relação com o Espírito Santo, na figura do “fogo” e na figura da “pomba”.

Holanda

Participação da irmã Rynara Silva, Igreja em Amsterdam / Haia - Pr. Mauricio Costa Ladeira:

Pergunta 1: O Noivo.

Pergunta 2: A beleza dos dentes está na sua brancura e no seu conjunto. As ovelhas tosquiadas falam da operação do Espírito Santo, retirando os excessos. A lã a ser retirada tem que ser antes lavada no lavadouro. Isso fala de vestes de santificação.

Pergunta 3: Característica da Igreja fiel de gerar novas ovelhas, pela comunhão. Produzir gêmeos: produzir filhos iguais: comunhão.

Pergunta 4: Os lábios da Noiva (igreja) são como um fio de escarlate, isso fala do clamor pelo sangue de Jesus, que é interior, de boca fechada. O falar da Igreja (Noiva) é doce porque ela fala de um Projeto Eterno, que está linearmente em toda a Palavra de Deus, que é o sangue de Jesus. Ao falar das coisas do

Espírito, o falar da Igreja é doce.

Pergunta 5: A romã quando aberta, revela o conteúdo dos grânulos vermelhos e agrupadas, dando uma ideia de conjunto e comunhão. É a Igreja na comunhão do Espírito Santo. “Entre as tuas tranças”, fala da beleza de forma da Noiva (Igreja), como os seus pensamentos (cabelos, tranças) são alinhados com o que determina o Espírito Santo.

Pergunta 6: O pescoço é a ligação da cabeça com o corpo. Isso nos fala da comunhão da igreja com o cabeça (Jesus). Da comunhão do Cabeça, que é Cristo, com o Corpo (Igreja), saem os elementos para a vitória nas batalhas.

Pergunta 7: a) - “…edificada para pendurar armas...”: As armas da Igreja estão ligadas à comunhão do Corpo. Essas armas são: palavra, clamor, oração, Jejum, madrugada, louvor. b) - “… mil escudos pendem dela…”: As defesas da Igreja frente às grandes lutas e ataques, estão ligadas à comunhão do Corpo. c) - “…todos os broquéis de valorosos: broqueis: as defesas da Igreja, frente às lutas e ataques sutis e sorrateiros do adversário, estão ligadas à comunhão do Corpo.

Pergunta 8: O Noivo.

Pergunta 9: O olhar da Igreja é do mesmo Espírito Santo do Senhor Jesus glorificado.

Itália

Participação da irmã Isabel Ferreira Cattani, Igreja em Torino/TO, Pr. Fernando Cattani:

Pergunta 1: Em Cantares 4:2, quem está falando é o Noivo, o Senhor Jesus. Ele descreve algumas características da Igreja

INSTITUTO BÍBLICO DA IGREJA CRISTÃ MARANATA 18 DEZ. 2022 | BOLETIM ICM • 9

Participações EBD - Exterior

Nesta seção, registramos, algumas das participações enviadas pelos irmãos, em resposta às perguntas formuladas para a Escola Bíblica Dominical de 18 de dezembro de 2022.

Fiel.

Pergunta 2: A expressão “os teus dentes são como o rebanho das ovelhas tosquiadas, que sobem do lavadouro.” nos fala sobre a Santificação e sobre o zelo da Igreja em preservar a Unidade do Corpo, pois a beleza dos dentes está na sua brancura e na sua uniformidade. Todos os membros da Igreja estão unidos pela mesma Doutrina, não há destaques. As ovelhas tosquiadas nos falam do cuidado e das operações diárias do Espírito Santo, na vida dos servos, tirando os excessos e os guiando, com firmeza, no Caminho. O subir “ao Lavadouro”, aponta para a limpeza das impurezas, nos fala do Poder do Sangue de Jesus que purifica as nossas vidas.

Pergunta 3: A expressão “todas produzem gêmeos e nenhuma há estéril entre elas” nos fala da Igreja que evangeliza, que está gerando novas vidas. A Igreja tem alegria em falar do Projeto de Salvação, ela compreende a sua responsabilidade profética de anunciar a volta do Senhor Jesus.

Pergunta 4: Em Cantares 4:3,”Os teus lábios são como fio de escarlate”, nos aponta para o Clamor pelo Sangue de Jesus, feito no nosso coração. A Igreja Fiel tem um testemunho a dar, palavras equilibradas, guiadas pelo Espírito Santo. Ela sabe o momento de falar e de calar, Eclesiastes 3:7. “O teu falar é doce”, é o falar na Revelação, fala sobre o Mistério, sobre a doçura da Salvação.

Pergunta 5: “A tua fronte é qual pedaço de romã entre as tuas tranças”, pois a beleza de uma romã está no seu interior, quando ela é partida. Aponta

para uma Igreja que valoriza o Sacrifício do Senhor Jesus. Ele foi partido para nos trazer a Salvação, para que o Mistério nos fosse revelado. Trazemos o nosso compromisso com Ele nas nossas frontes, como testemunho, assim como Arão trazia na sua testa: Santidade ao Senhor, em Êxodo 28:38. É a nossa identificação com o Sacrifício do Senhor Jesus. As Tranças nos fala dos cabelos ajustados, são os nossos pensamentos alinhados com o Profético, ordenados pelo Espírito Santo.

Pergunta 6: Em Cantares 4:4, “O teu pescoço é como a torre de Davi”, pois o pescoço faz a união entre o Corpo e a Cabeça. É a preservação da comunhão entre a Igreja e o Senhor Jesus. As torres eram lugar onde ficavam as atalaias, lugar de vigilância, Quem estava no alto tinha uma visão ampla, via ao longe. A Igreja compreende os sinais proféticos, mantêm-se numa postura de vigilância e o olhar na Eternidade.

Pergunta 7: “Edificada para “pendurar armas”= recursos da Graça para a caminhada, pois na Comunhão, nós somos preservados; “mil escudos pendem delas”= é a multiforme graça do Senhor Jesus, é uma Igreja que preserva a fé verdadeira e “todos broqueis de valorosos”= os servos são valorosos, na medida que se entregam, que se anulam e deixam somente o Espírito Santo aparecer, conforme a experiência de Gideão, varão valoroso, Juízes 6:12 e 7:20.

Pergunta 8: Em Cantares 4:1, quem está falando é o Noivo.

Pergunta 9: Em Cantares 4:1 e Ap. 19: 12, o olhar da Noiva e o olhar do Noivo se referem ao olhar do Espírito Santo.

México

Participação da irmã Rita Pereira da Costa, da Igreja de Puebla - Pr. Alfredo Salguero: Pergunta 1: Cantares 2. O Noivo (Senhor Jesus).

Pergunta 2: Cantares 4:2. A beleza dos dentes está na brancura e no seu conjunto. A lã a ser retirada tem que ser antes levada no lavadouro. Isso fala de vestes de santificação. Subir do lavadouro: Limpeza, santificação através do clamor pelo sangue do Senhor Jesus. Na expressão “…que sobem do lavadouro…” vemos que a Igreja fiel é aquela que é Lavado No Sangue do Senhor Jesus.

Pergunta 3: Cantares 4:2. Característica da Igreja fiel de gerar novas, pela comunhão. Produzir gêmeos: produzir filhos iguais: comunhão. Não há ovelha estéril na Igreja fiel. Tem o DNA de Cristo.

Pergunta 4: Os lábios da Noiva (igreja) são como um fio de escarlate, isso fala do clamor pelo sangue de Jesus, que é interior, de boca fechada. O falar da Igreja (Noiva) é doce porque ela fala de um Projeto Eterno, que está linearmente em toda a Palavra de Deus, que é o sangue de Jesus. Ao falar das coisas do Espírito, o falar da Igreja é doce. Cantares 4:3 - “Os teus lábios são como um fio de escarlate, e o teu falar é doce: a tua fronte é qual pedaço de romã entre as tuas tranças”.

Pergunta 5: A romã quando aberta, revela o conteúdo dos grãos vermelho e agrupadas, dando uma ideia de conjunto e comunhão do Espírito Santo “Entre as tuas tranças “, fala da beleza de forma da Noiva (Igreja), como os seus pensamentos

INSTITUTO BÍBLICO DA IGREJA CRISTÃ MARANATA
10 • BOLETIM ICM | 18 DEZ. 2022

Participações EBD - Exterior

Nesta seção, registramos, algumas das participações enviadas pelos irmãos, em resposta às perguntas formuladas para a Escola Bíblica Dominical de 18 de dezembro de 2022.

(cabelos, tranças) são alinhados com o que determina o Espírito Santo.

Pergunta 6: Cantares 4:4. O pescoço é a ligação da cabeça com o corpo. Isso nos fala da Comunhão da igreja como o cabeça (Senhor Jesus). Da comunhão do Cabeça, que é Cristo, com o Corpo (Igreja), saem os elementos para a vitória nas batalhas. Os recursos da graça. A torre de Davi era de onde toda cidade era vigiada. Lugar de proteção. A Igreja está vigiada.

Pergunta 7: a) As armas da Igreja (Noiva) estão ligadas à comunhão do Corpo. Essas armas são: palavra, clamor, oração, Jejum, madrugada, louvor; b) As defesas da Igreja frente às grandes lutas e ataques, estão ligadas à comunhão do Corpo. c) Broqueis: as defesas da Igreja, frente às lutas e ataques sutis e sorrateiros do adversário, estão ligadas à comunhão do Corpo.

Nova Zelândia

Participação do irmão Edgard Oliveira Fernandes, da Igreja em Auckland - Pr. Douglas Spanghero:

Pergunta 1: O Noivo (Jesus).

Pergunta 2: A beleza dos dentes está na sua brancura e no seu conjunto. As ovelhas tosquiadas falam da operação do Espírito Santo, retirando os excessos. A lã a ser retirada tem que ser antes lavada no lavadouro. Isso fala de vestes de santificação. Subir do lavadouro: Limpeza, santificação através do clamor pelo sangue de Jesus. Na expressão “…que sobem do lavadouro…”, vemos que a Igreja fiel é aquela que é lavada no Sangue de Jesus.

Pergunta 3: Característica da Igreja fiel de gerar novas ovelhas, pela comunhão. Produzir gêmeos: produzir filhos iguais: comunhão. Não há ovelha estéril na igreja fiel.

Pergunta 4: O falar da Igreja (Noiva) é doce porque ela fala de um Projeto Eterno, que está linearmente em toda a Palavra de Deus, que é o sangue de Jesus. Ao falar das coisas do Espírito, o falar da Igreja é doce. Lábios santificados pelo Sangue de Jesus, testificam do seu Salvador. As tuas faces, brilham como romãs partidas. É a igreja, cujo interior está aberto para com os de fora, a fim de que vejam, e queiram dela usar. Quando você está com a boca aberta, o vermelho dos lábios não é muito visível, mas quando está fechada, vê-se perfeitamente o traço labial. Em suma, boca fechada faz aparecer o vermelho dos lábios, ou seja, nesta Obra o clamor pelo Sangue de Jesus é no coração, é de boca fechada, só tem valor assim. Na Obra, o segredo é o sangue por dentro, boca fechada.

Pergunta 5: A romã quando aberta, revela o conteúdo dos grânulos vermelhos e agrupadas, dando uma ideia de conjunto e comunhão. É a Igreja na comunhão do Espírito Santo. “Entre as tuas tranças”, fala da beleza de forma da Noiva (Igreja), como os seus pensamentos (cabelos, tranças) são alinhados com o que determina o Espírito Santo.

Pergunta 6: Pescoço é a ligação da cabeça com o corpo. Isso nos fala da comunhão da igreja com o cabeça (Jesus). Da comunhão do Cabeça, que é Cristo, com o Corpo (Igreja), saem os elementos para a vitória nas batalhas. Os recursos

da graça. A torre de Davi era de onde toda a cidade era vigiada. Lugar de proteção. Cantares 4:4 - “O teu pescoço é como a torre de Davi, edificada para pendurar armas: mil escudos pendem dela, todos broquéis de valorosos”

Pergunta 7: a) As armas da Igreja (Noiva) estão ligadas à comunhão do Corpo. Essas armas são: palavra, clamor, oração, Jejum, madrugada, louvor; b) As defesas da Igreja frente às grandes lutas e ataques, estão ligadas à comunhão do Corpo. c) Broqueis: as defesas da Igreja, frente às lutas e ataques sutis e sorrateiros do adversário, estão ligadas à comunhão do Corpo.

Rússia

Participação dos irmãos da Igreja em Veliky Novgorod / Região de Novgorod:

Pergunta 1: o Esposo (Jesus).

Pergunta 2: Um rebanho de ovelhas tosquiadas como a igreja de Deus. É puro, renovado, em unidade.

Pergunta 3: João 15:3 - “Vós já fostes purificados pela palavra que vos preguei”. A igreja está em Jesus Cristo e está dando frutos.

Pergunta 4: 1 João 1:7 - “Mas se andamos na luz como Ele está na luz, temos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus Cristo Seu Filho nos purifica de todo pecado”.

Pergunta 5: a Igreja está aberta, para a comunhão.

Pergunta 6: A Igreja é a conexão da cabeça com o corpo, é um tipo de Jesus Cristo (é a cabeça) e a Igreja (é o corpo) é subordinada a Jesus.

INSTITUTO BÍBLICO DA IGREJA CRISTÃ MARANATA 18 DEZ. 2022 | BOLETIM ICM • 11

Participações EBD - Exterior

Nesta seção, registramos, algumas das participações enviadas pelos irmãos, em resposta às perguntas formuladas para a Escola Bíblica Dominical de 18 de dezembro de 2022.

Pergunta 7: a arma que Deus deu aos santos para conquistar.

As orações são o escudo da fé, a Palavra de Deus que está viva e funcionando, sua Fé que supera o mundo. 1 João 5:4 - “Porque todo aquele que nasce de Deus vence o mundo; e esta é a vitória que vence o mundo, nossa fé”. Fé que se estabelece sobre o poder de Deus. 1 Coríntios 2:5 - “Para que a vossa fé não se estabeleça na sabedoria dos homens, mas no poder de Deus”.

Pergunta 8: O noivo.

Pergunta 9: Gálatas 3:26-27“Porque todos vós sois filhos de Deus pela fé em Cristo Jesus; todos vós que fostes batizados em Cristo vos revestistes de Cristo”.

Venezuela

Igreja fiel de gerar novas ovelhas, pela comunhão. Produzir gêmeos: produzir filhos iguais: comunhão. Não há ovelhas estéreis na igreja fiel.

Pergunta 4: Os lábios da Esposa (igreja) são como um fio escarlate, isso fala do clamor pelo sangue de Jesus, que é interior, com a boca fechada. Falar da Igreja (Noiva) é doce porque fala de um Projeto Eterno, que é linear em toda a Palavra de Deus, que é o sangue de Jesus. Ao falar das coisas do Espírito, o falar da Igreja é doce. Cantares 4:3 - “Os teus lábios são como um fio de escarlata, e a tua fala é doce; a tua fronte é como um pedaço de romã entre as tuas tranças.”

comunhão do Corpo. Essas armas são: palavra, clamor, oração, jejum, madrugada, louvor; b) As defesas da Igreja contra as grandes lutas e ataques estão ligadas à comunhão do Corpo. c) Broqueis: as defesas da Igreja, contra as lutas e ataques sutis e furtivos do adversário, estão ligadas à comunhão do Corpo.

Pergunta 8: O Noivo (Jesus). Cantares 4:1 - “Eis que és formosa, meu amigo, eis que és formosa: os teus olhos são como pombas entre as tuas tranças; os teus cabelos, como um rebanho de cabras pastando no monte Gileade.”

Pergunta 1: O Noivo (Jesus). Cântico dos Cânticos 4:2 - “Os teus dentes, como um rebanho de ovelhas tosquiadas, subindo do lavadouro, das quais todas dão à luz gêmeos, e não há uma estéril entre elas.”

Pergunta 2: A beleza dos dentes está na sua brancura e na sua forma. As ovelhas tosquiadas falam da operação do Espírito Santo, removendo os excessos. A lã a ser removida deve ser lavada previamente na máquina de lavar louça. Isso fala da vestimenta da santificação. Escalada da máquina de lavar: limpeza, santificação pelo clamor do sangue de Jesus. Na expressão “...quem sobe da pia...”, vemos que a Igreja fiel é aquela que é lavada no Sangue de Jesus.

Pergunta 3: Característica da

Pergunta 5: Quando a romã é aberta, ela revela o conteúdo dos grânulos vermelhos e se agrupa, dando uma ideia de união e comunhão. É a Igreja na comunhão do Espírito Santo. “Entre suas tranças” fala da beleza da forma da Noiva (Igreja), como seus pensamentos (cabelos, tranças) estão alinhados com o que o Espírito Santo determina.

Pergunta 6: O pescoço é a ligação entre a cabeça e o corpo. Isso nos fala sobre a comunhão da igreja com a cabeça (Jesus). Da comunhão da Cabeça, que é Cristo, com o Corpo (Igreja), vêm os elementos para a vitória nas batalhas. Os recursos da graça. A Torre de David era onde toda a cidade era vigiada. lugar protetor. Cantares 4:4“Seu pescoço é como a torre de Davi, construída para pendurar armas: dela pendem mil escudos, todos eles escudos poderosos.”

Pergunta 7: a) Os braços da Igreja (Noiva) estão ligados à

Acre

Participação da irmã Francisca José da Silva Azevedo, Igreja Cruzeiro do Sul, Pr. Élvio Hernani Moreira Grigoletto:

Pergunta 1: Jesus o Noivo Pergunta 2: Aponta profeticamente o clamor pelo sangue de Jesus que nos purifica nos limpa, para entrar na presença de Deus.

Pergunta 3: Que através da Comunhão podemos gerar salvação em outras pessoas (testemunho, assistência, oração…)

Pergunta 4: Os lábios da noiva(igreja) são como um fio de escarlate. Essa fala do clamor pelo sangue de Jesus. Jesus que é o interior da bica fechada. O falar da igreja (noivo) e doce porque fala do projeto eterno, que está em toda a palavra de Deus, que é o sangue se Jesus. Ao falar das coisas do

INSTITUTO BÍBLICO DA IGREJA CRISTÃ MARANATA
12 • BOLETIM ICM | 18 DEZ. 2022
Participação da irmã Gabriela Teran, Igreja Guayabita/Aragua, Pr. Rufino Mellado:
*******

Participações EBD - Brasil

Nesta seção, registramos, algumas das participações enviadas pelos irmãos, em resposta às perguntas formuladas para a Escola Bíblica Dominical de 18 de dezembro de 2022.

Espírito o falar da Igreja e doce. Cantares 4:3.

Pergunta 5: Os nossos pensamentos organizados na comunhão pelo Espírito Santo.

Pergunta 6: O pescoço tipifica a comunhão que liga o corpo que a (igreja) e a cabeça que é Jesus que governa, Jesus e a torre forte.

Pergunta 7: a) armas espirituais. b) comunhão do corpo. c) Broqueis: as defesas da Igreja, contra as lutas e ataques sutis e furtivos do adversário, estão ligadas à comunhão do Corpo.

Pergunta 8: Jesus.

Pergunta 9: Aponta para operação do Espírito Santo através da revelação e comunhão.

Participação da irmã Ana Nogueira de Souza, Igreja de Mirandópolis, Pr. Adriano Henrique Lopes:

Pergunta 1: O Noivo (Jesus). Cantares 4:2 - “Os teus dentes são como o rebanho das ovelhas tosquiadas, que sobem do lavadouro, e das quais todas produzem gêmeos, e nenhuma há estéril entre elas.”

Pergunta 2: A beleza dos dentes está na sua brancura e no seu conjunto. As ovelhas tosquiadas falam da operação do Espírito Santo, retirando os excessos. A lã a ser retirada tem que ser antes lavada no lavadouro. Isso fala de vestes de santificação. Subir do lavadouro: limpeza, santificação através do clamor pelo sangue de Jesus. Na expressão “…que sobem do lavadouro…”, vemos que a Igreja fiel é aquela que é lavada no sangue de Jesus.

Pergunta 3: Característica da Igreja fiel de gerar novas ovelhas, pela comunhão. Produzir gêmeos: produzir filhos iguais: comunhão. Não há ovelha estéril na igreja fiel.

Pergunta 4: Os lábios da Noiva (igreja) são como um fio de escarlate, isso fala do clamor pelo sangue de Jesus, que é interior, de boca fechada. O falar da Igreja (Noiva) é doce porque ela fala de um Projeto Eterno, que está linearmente em toda a Palavra de Deus, que é o sangue de Jesus. Ao falar das coisas do Espírito, o falar da Igreja é doce. Cantares 4:3 - “Os teus lábios são como um fio de escarlate, e o teu falar é doce: a tua fronte é qual pedaço de romã entre as tuas tranças”.

Pergunta 5: A romã quando aberta, revela o conteúdo dos grânulos vermelhos e agrupadas, dando uma ideia de conjunto e comunhão. É a Igreja na comunhão do Espírito Santo. “Entre as tuas tranças”, fala da beleza de forma da Noiva (Igreja), como os seus pensamentos (cabelos, tranças) são alinhados com o que determina o Espírito Santo.

Pergunta 6: O pescoço é a ligação da cabeça com o corpo. Isso nos fala da comunhão da igreja com o cabeça (Jesus). Da comunhão do Cabeça, que é Cristo, com o Corpo (Igreja), saem os elementos para a vitória nas batalhas. Os recursos da graça. A torre de Davi era de onde toda a cidade era vigiada. Lugar de proteção. Cantares 4:4 - “O teu pescoço é como a torre de Davi, edificada para pendurar armas: mil escudos pendem dela, todos broquéis de valorosos”.

Rio Grande do Sul

Participação da irmã Nara Tereza da Silva Pinto, Igreja de São José, Pr. Sandro Daniel da Silva:

Pergunta 1: Noivo Jesus.

Pergunta 2: Falam do falar da igreja fiel. Lavada, santificado pelo sangue de Jesus.

Pergunta 3: Produz frutos, filhos iguais, mesma mentalidade. Almas salvas.

Pergunta 4: poder do Espírito Santo no falar. O falar do Senhor Jesus é doce, fala do projeto eterno.

Pergunta 5: Unidade ajustada: corpo e mente. Igreja na comunhão do Espírito Santo, pensamento alinhado.

Pergunta 6: Pescoço, liga cabeça com o corpo, fala da comunhão. Torre de Davi, local das armas penduradas, referência aos recursos da graça acesso a todos que buscarem.

Pergunta 7: a) edificada para vigilância e pendurar as armas, recursos da graça. b) ação do Espírito Santo, defesa diante das lutas. c) broqueis: defesa da igreja em situações sutis.

São Paulo

Participação da irmã Maria Quitéria da Silva, Igreja de Lauzane, Pr. Levi Ribeiro:

Pergunta 1: O Noivo (Jesus).

Pergunta 2: Todo o versículo aponta para a santificação da igreja principalmente no falar e na operação de santificação do Espírito Santo.

Pergunta 3: Aponta para a igreja que gera a salvação de vidas no meio dela, e essas vidas salvas não se perdem, mas

INSTITUTO BÍBLICO DA IGREJA CRISTÃ MARANATA 14 • BOLETIM ICM | 18 DEZ. 2022

Participações EBD - Brasil

Nesta seção, registramos, algumas das participações enviadas pelos irmãos, em resposta às perguntas formuladas para a Escola Bíblica Dominical de 18 de dezembro de 2022.

permanece na presença do Senhor.

Pergunta 4: O fio de escarlate aponta para a atuação do poder do sangue de Jesus no meio da igreja, fala do clamor feito em silêncio o falar da igreja e sóbrio sem palavras torpes que venha expor a santificação da igreja.

Pergunta 5: Fala da comunhão da igreja, do corpo com a trindade e fala da formosura da igreja por causa da operação do Senhor no meio dela.

Pergunta 6: O pescoço liga o corpo a cabeça. Fala do Espíri-

to Santo que atua no meio da igreja, é o Espírito Santo que liga o corpo a igreja a Cristo o cabeça.

Pergunta 7: a) As armas da Igreja (Noiva) estão ligadas à comunhão do Corpo. Essas armas são: palavra, clamor, oração, Jejum, madrugada, louvor; b) As defesas da Igreja frente às grandes lutas e ataques, estão ligadas à comunhão do Corpo. c) Broqueis: as defesas da Igreja, frente às lutas e ataques sutis e sorrateiros do adversário, estão ligadas à comunhão do Corpo.

Pergunta 8: O Noivo (Jesus).

Pergunta 9: O olhar da Igreja (Noiva) é do mesmo Espírito Santo do Senhor Jesus glorificado.

Sergipe

Participação do irmão Marcus Vinicius Santana Machado, Igreja Itabaiana, Pr. Ivan Paes da Costa:

Pergunta 1: O Noivo (Jesus).

Pergunta 2: Representa o zelo, o cuidado e a organização (corpo - comunhão) na Igreja Fiel que vive a doutrina todos os dias.

Pergunta 3: “...produzem gêmeos” (fala do ato e processo da Igreja Fiel na evangelização pelo Espírito Santo). “...e nenhuma há de estéril entre elas” (fala de uma Igreja Fiel que se mantém produzindo frutos quando está guiada pela palavra revelada e que na comunhão são concedidos os Dons Espirituais.

Pergunta 4: No “Fio de Escarlate” está presente uma forte cor avermelhada que profeticamente é o Sangue de Jesus (Igreja Fiel lavada e remida pelo sangue). “Falar doce” fala do testemunho da Igreja Fiel (Mateus 12:34: “... pois a boca fala daquilo que o coração está cheio.”

Pergunta 5: Fala do alinhamento dos pensamentos/mente da Igreja Fiel.

Pergunta 6: Pescoço: é como uma estrutura que liga o corpo à cabeça, ou seja, profeticamente fala da comunhão. “Torre de Davi” profeticamente é a postura que a igreja fiel deve ter no momento pois fala de vigilância e comunhão para o momento em que vivemos.

INSTITUTO BÍBLICO DA IGREJA CRISTÃ MARANATA 18 DEZ. 2022 | BOLETIM ICM • 15

Perguntas da Semana

19 a 25 de dezembro de 2022

Assunto: A Igreja e seus mistérios no livro de Cantares.

Texto base: Cantares Capítulo 4, versos 5 a 9 No capítulo 4, estamos vendo a definição histórica, profética e doutrinária da igreja em seu momento final. O capítulo 4 fala da igreja que o Senhor Jesus quer ver quando ele vier para arrebatar a sua igreja.

Perguntas para todos

Pergunta 1

Lendo Cantares, capítulo 4, verso 5, quen está falando? O Noivo (Jesus) ou a Noiva (Igreja)?

Pergunta 2

Ainda no verso 5, onde profeticamente o Noivo (Jesus) vê a Noiva (Igreja) como aquela que tem alimento para os que nascem na Fé?

Pergunta 3

Continuando no verso 5, qual a aplicação profética da expressão “... que se apascentam entre os lírios.”?

Pergunta 4

Lendo Cantares, capítulo 4, verso 6, o Noivo (Jesus) faz uma pausa e chama a atenção para um momento profético. A que tempo profético Ele se refere?

Clique aqui ou aponte a câmera para enviar uma participação escrita.

Clique aqui ou aponte a câmera para enviar uma participação em vídeo.

Clique aqui ou aponte a câmera para acessar todos os Boletins Informativos.

INSTITUTO BÍBLICO DA IGREJA CRISTÃ MARANATA 16 • BOLETIM ICM | 18 DEZ. 2022

Perguntas da Semana

19 a 25 de dezembro de 2022

Pergunta 5

AInda no verso 6, aponte a aplicação profética das seguintes expressões:

a) “Antes que refresque o dia, e caiam as sombras...”; b) “...irei ao monte da mirra...”; c) “...ao outeiro do incenso.”.

Pergunta 6

A partir do verso 7, o Noivo (Jesus) volta a revelar as características de beleza da Noiva (Igreja). Qual a aplicação profética das expressões “...toda formosa...” e “...em ti não há mancha.”?

Pergunta 7

Lendo Cantares, capítulo 4, verso 8, o Noivo (Jesus) faz um convite à Noiva (Igreja), a quem ele chama de “...minha esposa...”. Por que, profeticamente, Ele a convida a vir?

Pergunta 8

Ainda no verso 8, qual a aplicação profética das expressões “...olha desde o cume da Amana, desde o cume de Senir e de Hermom...” e “...desde as moradas dos leões, desde os montes dos leopardos...”?

Pergunta 9

Lendo Cantares, capítulo 4, verso 9, qual a aplicação profética da expressão “...tiraste-me o coração com um dos teus olhos, com um colar do teu pescoço.”?

Pergunta para CIAs

Pergunta 10

Lendo Mateus, capítulo 1, verso 21, qual o significado do Natal para a Igreja?

Textos de apoio: Isaías 9:2; Isaías 7:14; Mateus 2:2 a 6; Malaquias 4:2.

INSTITUTO BÍBLICO DA IGREJA CRISTÃ MARANATA 18 DEZ. 2022 | BOLETIM ICM • 17

Informe Semanal

12 a 18 de dezembro de 2022

Programa Anunciando o Evangelho Eterno

Ocorreu, no último final de semana, o programa “Anunciando o Evangelho Eterno”.

Confira na tabela abaixo toda a grade horária de transmissão do programa no Brasil e em alguns países do mundo.

Veículo de Comunicação Local Dias e Horários*

YouTube Mundo

Sexta-feira (21h) RedeTV** Brasil Segunda a Sexta-feira (17h)

Rádio SIM (FM 89,7) São Domingo do Norte (ES) Domingo (08h)

Rádio SIM (FM 96,1) Pedro Canário (ES) Domingo (08h)

Rádio SIM (FM 96,7) São Mateus (ES) Domingo (08h)

Rádio SIM (FM 97,9) Anchieta (ES) Domingo (08h)

Rádio SIM (FM 102,1) Pinheiros (ES) Domingo (08h)

Rádio SIM (FM 105,3) Santa Teresa (ES) Domingo (08h)

Rádio SIM (FM 106,1) Linhares (ES) Domingo (08h)

Rádio SIM (FM 107,3) Aracruz (ES) Domingo (08h)

Rádio SIM (FM 107,7) Cachoeiro de Itapemirim (ES) Domingo (08h)

Rádio Extremo Sul (AM 830) Itamaraju (BA) Sábado (13h) | Domingo (13h)

Rádio SIRT FM (FM 104,5) Tete/Moçambique - África Sexta (07h) | Domingo (14h)

Rádio SIRT FM (FM 90,3) Manica e Sofala/Moçambique - África Sexta (07h) | Domingo (14h)

Rádio Braz USA (AM 1360) Massachusetts - EUA Domingo (14h)

*Horário de Brasília ** Na Rede TV os cultos são transmitidos de segunda a sexta-feira, às 17h. Estes cultos são retransmitidos às 22 horas, de segunda a sextafeira pelo canal da Igreja Cristã Maranata no YouTube.

INSTITUTO BÍBLICO DA IGREJA CRISTÃ MARANATA 18 DEZ. 2022 | BOLETIM ICM • 19
Clique aqui ou aponte a câmera para assistir o programa Anunciando o Evangelho Eterno no canal oficial da ICM no YouTube.

Informe Semanal

12 a 18 de dezembro de 2022

Transmissão especial para as Igrejas do Brasil

No domingo, dia 27 de novembro de 2022, às 15h00 (hora de Brasília), ocorreu a transmissão especial para as igrejas do Brasil. A apresentação foi feita pelo Pr. Valter Babo com auxílio da irmã Keila Aquino.

Primeira pergunta: Esta pergunta foi respondida pelo diácono Isaac Vargas do Rio de Janeiro/RJ.

Segunda pergunta: Esta pergunta foi respondida pelo jovem Matheus de São José dos Campos/SP.

Terceira pergunta: Esta pergunta foi respondida pela senhora Sílvia Gonçalves de Esmeralda/MG.

Quarta pergunta: Esta pergunta foi respondida pela jovem Querem Santos de Unaí/MG.

Quinta pergunta: Esta pergunta foi respondida pelo ungido Thiago Marques do Rio de Janeiro/RJ.

Sexta pergunta: Esta pergunta foi respondida pelo pastor Álvaro Contri de Ijuí/RS.

Sétima pergunta: Esta pergunta foi respondida pela senhora Maria Goretti de Vila Velha/ES.

Oitava pergunta: Esta pergunta foi respondida pelo intermediário Kauã Bilo de Gaspar/SC, pela criança Abner Kauã de Montes Claros/MG e pela intermediária Isadora Mar-

ques de Brasília/DF.

Oitava pergunta:

Esta pergunta foi respondida pela adolescente Talita Veras de Água Branca/PB e pelo intermediário Luan Almeida de Arapongas/PR.

As transmissões foram realizadas por meio do canal digital oficial do YouTube da Igreja Cristã Maranata.

Clique aqui ou aponte a câmera do seu celular para o código abaixo e assista, na íntegra, à Escola Bíblica Dominical.

INSTITUTO BÍBLICO DA IGREJA CRISTÃ MARANATA 20 • BOLETIM ICM | 18 DEZ. 2022
Pr. Valter Babo (ao centro) conduzindo a transmissão especial.

Informe Semanal

12 a 18 de dezembro de 2022

Transmissão especial para as igrejas do Exterior

Atransmissão especial para as igrejas do exterior ocorreu neste domingo,18 de dezembro de 2022, às 12h. Durante a reunião, foram transmitidos os testemunhos de vários irmãos, jovens, obreiros, senhoras e pastores sobre a Escola Bíblica Dominical e os seus resultados na vida das igrejas.

Estamos dando continuidade às nossas transmissões de testemunhos da Escola Bíblica Dominical, das nossas igrejas em Portugal. Já apresentamos testemunhos das nossas igrejas em Odivelas, Lisboa, Mafra, Entroncamento, Coimbra, Carregado, Porto, Olhão e Portimão, e agora

Apresentaremos mais testemunhos da nossa igreja em Lisboa. A Igreja sob a responsabilidade do ministério do Pr. Gérson Beluci. No Brasil, temos o testemunho da Igreja em Inhanguetá, Vitória, Espírito Santo.

Obr. Weslei Ferreira

Portugal

Igreja em Lisboa

Irmãos, a paz do Senhor! Nós temos trabalhado na Escola Bíblica Dominical também no grupo de assistência. Isso tem gerado uma experiência muito positiva, porque nós sabemos que a Palavra é viva e isso tem trazido um avivamento no grupo de assistência. Interessante é que nesta semana que passou, eu tive uma experiência com uma irmã da classe de intermediários, que ela cobrou

do pai o estudo da Escola Bíblica Dominical, porque o pai não havia passado o estudo para ela, não passou a pergunta para ela responder daquele Evento Trombetas e Festas. Como nós tivemos ali uma pausa (nos estudos da Escola Bíblica Dominical), o pai, então, não passou a pergunta, porque nós já tínhamos estudado a pergunta. Então a criança, a filha, foi ao pai e cobrou a pergunta. Isso tem sido uma experiência para nós, porque o que nós temos pedido em oração ao Senhor é que a igreja, os grupos de assistência da igreja criem uma dependência da Palavra, desta palavra que é viva e eficaz e que age em nosso favor. E nós temos vivido essa experiência. Amém.

Irmã Evelin Barboza

Portugal

Senhora na igreja em Lisboa Irmãos a paz do Senhor Jesus! Nós temos visto quão profundo tem sido o ensinamento da Escola Bíblica Dominical. Em especial falamos dos segredos do livro de Cantares. Temos visto o quanto o Espírito Santo nos tem revelado nesse livro tão

profundo, que o mundo não tem esse entendimento, mas o Senhor nos tem dado esse entendimento. Temos nos maravilhado com o envolvimento da igreja e, em especial, temos visto também das nossas irmãs nos cultos de quarta-feira, as nossas crianças também têm aprendido com profundidade os ensinos desse livro. Isso tem enriquecido a igreja, tem nos enriquecido e nos tem firmado cada vez mais e nos tem preparado para a gloriosa volta do Senhor Jesus. Então é isso, irmãos.

Irmã Flávia Santos

Portugal

Senhora na igreja em Lisboa Irmãos A paz do Senhor Jesus! A nossa experiência aqui na nossa igreja com os estudos da Escola Bíblica Dominical. Tem sido maravilhosa a participação dos irmãos, inclusive no culto das senhoras, respondendo às perguntas, dando as nossas colaborações (enviando as contribuições). Tem sido muito edificante, porque temos visto a profundidade do entendimento da doutrina, das revelações da palavra do Senhor através

INSTITUTO BÍBLICO DA IGREJA CRISTÃ MARANATA 18 DEZ. 2022 | BOLETIM ICM • 21

Informe Semanal

12 a 18 de dezembro de 2022

dos estudos da Escola Bíblica Dominical. E o mais importante é que temos tido experiências, porque temos aplicado aquilo que o Senhor tem nos ensinado nas nossas vidas. Sabemos que o Senhor tem nos aperfeiçoado a cada dia para o glorioso dia da volta do Senhor Jesus.

Irmãos Paulo, Christian e Gabriella

Brasil

Igreja em Inhanguetá/ES

Paulo: A paz do Senhor Jesus. Sou Paulo, da igreja de Inhanguetá. Hoje vamos falar um pouco sobre o nosso trabalho que nós jovens aqui na igreja realizamos com os idosos.

Christinan: Todas as terças-feiras, nós nos reunimos para estudar sobre a Escola Bíblica Dominical.

Gabriella: Porém, foi observado que alguns irmãos, em especial os idosos tinham uma dificuldade a mais com os estudos da Escola Bíblica Dominical que acontecem na terça-feira. Então o Senhor nos despertou para que déssemos uma atenção especial a esses irmãos.

Paulo: Foi feita uma escala com os jovens, onde toda semana, após os cultos, uma dupla de jovens se reúne com os nossos idosos para ajudar no estudo das perguntas.

Christian: Esse trabalho tem sido de grande edificação para as nossas vidas. Além de gerar alegria dos idosos no aprendizado da Palavra, também temos a alegria de sermos instrumentos nas mãos do Senhor.

Gabriella: Bom, esse é um pequeno resumo de um dos nossos trabalhos que estamos realizando aqui na nossa ICM de Inhanguetá.

Testemunhos postados no portal - Exterior e Brasil

Pr. Ronaldo Teixeira Portugal

Igreja em Carregado

Eu vim aqui ao lado ver o futebol, mas ao ouvir a pregação do pastor me interessei e resolvi entrar. Eu não sei se vocês vão entender o que vou perguntar, mas pergunto: o que eu preciso fazer para que esse Jesus que o pastor está pregando se

revele a mim?

Irmã Fernanda Bernardes

Brasil

Professora na igreja em Cuparaque/MG

Através desse estudo de Cantares tenho alçado uma intimidade maior com o Senhor. Tenho testemunhado acerca dessa experiência com meus alunos adolescentes. Quão maravilhoso é o amor do Senhor pela igreja. Eu precisei viver 40 anos para viver essa experiência de alcançar esse ensino.

INSTITUTO BÍBLICO DA IGREJA CRISTÃ MARANATA 22 • BOLETIM ICM | 18 DEZ. 2022

Assistência 0800

Durante este período de pandemia e de isolamento social, a Igreja Cristã Maranata está realizando os cultos de forma virtual, por meio do seu canal do YouTube. Uma estrutura especial para o atendimento

Assistência 0800 e COVID

10 a 16 de dezembro de 2022

e assistência aos visitantes e convidados foi disponibilizada por meio do telefone 08007073076.

As tabelas, a seguir ilustradas, demonstram os dados estatísticos dos atendimentos realizados.

Motivo %

Espiritual 42,51 Outros 20,06

Enfermidade 16,17

Familiares 10,18

Vida Secular 4,79 Conjugal 2,99 Profissional 1,80 Livramento 0,60 Sentimental 0,60

Litígio Justiça 0,30 Total Geral 100

Período de apuração: 10 a 16/12/2022

Fonte: Relatório de Assistência ICMPlantão 24 horas

A pandemia COVID-19

A situação da evolução da pandemia do Coronavirus (COVID-19) tem sido motivo de grande preocupação por parte da Igreja Cristã Maranata.

A Igreja Cristã Maranata, por meio de Comunicado Oficial emitido em 8 de outubro de 2020, renovou aos pastores e membros de forma geral, a ne-

cessidade de seguir as orientações já transmitidas, desde o início da pandemia de Covid-19, quanto aos cuidados indispensáveis para o momento. O comunicado advertiu que devem ser evitadas aglomerações em qualquer circunstância, face aos perigos de circulação do vírus.

Ressaltou-se a orientação quanto a não realização de re-

uniões com aglomeração, em observância às orientações dadas pelas autoridades sanitárias e de saúde, mantendo as orientações de distanciamento e proteção. A situação do quadro COVID-19 dos membros da Igreja Cristã Maranata, no Brasil e Exterior, está representada pelas tabelas específicas.

INSTITUTO BÍBLICO DA IGREJA CRISTÃ MARANATA 18 DEZ. 2022 | BOLETIM ICM • 23
Brasil Curados Enfermos Total 4.716 1.648 Exterior Curados Enfermos Total 95 85 Apuração: 16/12/2022 Fonte: Portal Presbitério - COVID 19 42,51% 20,06% 16,17% 10,18% 4,79% 2,99% 1,80% 0,60% 0,60% 0,30% Espiritual Outros Enfermidade Familiares Vida Secular Conjugal Profissional Livramento Sentimental Litígio Justiça

Agenda da Semana

19 a 25 de dezembro de 2022

Cultos Virtuais

Data: Todos os dias Horário: 20h Local: YouTube Clique aqui para assistir os cultos

Anunciando o Evangelho Eterno

Data: 23/12 (Sexta-feira) Horário: 21h Local: YouTube Clique aqui para assistir o programa

Escola Bíblica Dominical

Data: 25/12 (Domingo) Horário: 10h30 Local: YouTube Clique aqui para assistir a EBD

Transmissão Especial - Exterior

Data: 25/12 (Domingo) Horário: 12h Local: YouTube Clique aqui para assistir a transmissão

Transmissão Especial - Toda Igreja

Data: 25/12 (Domingo) Horário: 15h Local: YouTube

Clique aqui para assistir a transmissão

INSTITUTO BÍBLICO DA IGREJA CRISTÃ MARANATA 24 • BOLETIM ICM | 18 DEZ. 2022
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.