

A Igreja e seus mistérios no livro de Cantares - Parte XXIX

Síntese da palavra do presidente
AEscola Bíblica Dominical do dia 05 de março de 2023 foi realizada, ao vivo, diretamente dos estúdios da Rádio e TV Web Maanaim, em Vila Velha, Espírito Santo, com a participação dos pastores Gedelti Gueiros e Gilson Sousa.

Palavra inicial do Pr. Gilson
Sousa:
Saudamos todos os irmãos com a paz do Senhor Jesus! Estamos iniciando a Escola Bíblica Dominical. O assunto, a ser apresentado, será sobre a
Igreja e seus mistérios, profetizados no livro de Cantares de Salomão.
Foram apresentados, pelo Pr. Gilson Sousa, alguns testemunhos sobre a Escola Bíblica Dominical, bem como algumas respostas recebidas.
Palavra do Pr. Gedelti Gueiros:
Eu saúdo a todos com a paz do Senhor. Estamos diante de uma riqueza incontestável. Deus nos tem dado a oportunidade de entrar em seus mistérios. Isso significa, para nós, uma grande responsabilidade, porque começamos a entender, mais profundamente, os
mistérios de Deus.
Na verdade, o que queremos mostrar ao mundo é o valor da redenção, o quanto custou o sacrifício do Senhor Jesus, esse preço. A responsabilidade que cai sobre os nossos ombros é grande, mas, ao mesmo tempo, temos a felicidade de sermos participantes desse projeto de eternidade.
Quando lemos a parábola que está em foco (Os trabalhadores da última hora), vemos que o Senhor nos chamou quando não tínhamos direito a nada. Estávamos ociosos. Fomos colocados neste mundo e nada fazíamos. Estávamos somente preocupados com as coisas dessa vida, ainda que isso seja natural. Mas, temos entendido que a grande benção de Deus é colocar à nossa disposição o seu reino.
Ele nos entregou essa riqueza, para que pudéssemos realizar essa Obra. Somos participantes desse grande mistério que é o reino de Deus. Somos coerdeiros dessa grande Obra que nos conduz à eternidade.
E hoje, aqui, inicialmente, queremos dizer que estamos felizes. A nossa palavra é de glorifi-
A Igreja e seus mistérios no livro de Cantares - Parte XXIX
cação por sermos partes dessa grande Obra.
Comentar, ou trazer qualquer novo assunto dentro daquilo que está sendo tratado, é muito difícil, pois vemos os irmãos e as crianças, se pronunciando de forma muito clara. Isso, para nós, é uma alegria muito grande, pois o Espírito que está operando aqui está operando em todas as partes do mundo.
Todos nós fomos comprados por um mesmo valor, um mesmo dinheiro, um mesmo preço. É só um salvador. Não é possível medir esse grande amor da parte do Senhor para conosco.
Pergunta
De acordo com o que estamos estudando, identifique, no livro de Cantares, os seguintes aspectos proféticos associados à Parábola dos Trabalhadores da Última Hora, citando os textos:
a. Um dinheiro
b. Hora terceira
c. Hora undécima
d. Ociosos na praça
A hora terceira fala da morte e ressurreição do Senhor Jesus.
Na hora undécima é que vamos prestar contas. Todos receberam o mesmo valor. Mas chegou a hora de prestar contas. O mundo que aí está não deve nada, porque os que vivem nele não foram chamados. Mas os que foram chamados é que estão devendo. E, todos terão que prestar contas. Por isso, a nossa preocupação é de uma igreja como corpo. É uma só palavra, um só salvador, uma só fé, uma só pérola. Esta Obra tem somente uma pérola, a perola de grande preço. O Senhor olha a Igreja Fiel e vê a pérola em seu pescoço.
Precisamos entender que esses mistérios estão sendo dados

à Igreja. A doutrina não é uma caixa d´água que é derramada sobre as pessoas. A doutrina é como o gotejar. Ela não age por fora, mas por dentro. Aquilo que bebemos é o que o Senhor nos dá a cada dia. É a revelação do mistério. A nossa grande preocupação é que cada um esteja sendo preparado individualmente. É o gotejar.
Nessa hora, o ajuste é o acerto de contas diante daquilo que lhe foi dado. Você vai dar conta apenas da sua salvação. Se não houver uma mudança de mentalidade, Jesus vem e apenas uns poucos subirão.
Nesta hora, a Igreja precisa estar vivendo o seu momento profético. Estamos vivendo um momento de definição. Tudo o que precisamos é de um dinheiro, a salvação em Jesus. É isso que nós pregamos. Nós pregamos o preço. Qual foi o preço? Um dinheiro, uma salvação.
Na parábola, vemos que, desde o primeiro dia, nada mudou. As primeiras horas do dia, a terceira hora do dia, a sexta hora do dia. O mundo viveu, na época medieval, um período de trevas.

A Igreja e seus mistérios no livro de Cantares - Parte XXIX
Pergunta
De acordo com o que estamos estudando, identifique, no livro de Cantares, os seguintes aspectos proféticos associados à Parábola dos Trabalhadores da Última Hora, citando os textos:
a. Um dinheiro
b. Hora terceira
c. Hora undécima
d. Ociosos na praça
Resposta:
a. Um único Salvador, o Senhor Jesus – Cantares 2:3
b. Hora terceira: o Pentecostes – Cantares 1:3
c. Hora undécima: próxima da meia-noite: Cantares 4:16
d. Ociosos na praça: sem compromisso com a Obra –Cantares 3:2
Um único salvador
“Qual a macieira entre as árvores do bosque, tal é o meu amado entre os filhos; desejo muito a sua sombra e debaixo dela me assento; e o seu fruto é doce ao meu paladar.” Cantares 2:3
A Igreja Fiel somente quer estar debaixo das mãos dele, do Salvador. É um único Salvador. Cantares fala sobre isso.
Pergunta
O texto de Mateus, capítulo 20, versos de 1 a 16, apresenta quatro tempos. Responda, em uma expressão, o significado profético desse tempo.
Resposta:
1º - Tempo: madrugada – verso
1 – chamado dos discípulos
2º - Tempo: hora terceira – verso 3 - Pentecostes
3º - Tempo: hora sexta e nona - verso 5 – trevas sobre a Terra
4º - Tempo: undécima - verso 6 – trabalhadores da última hora
Significado profético desse tempo: é o tempo da oportunidade para o homem trabalhar na Obra (a vinha).
A hora terceira
“Para cheirar são bons os teus unguentos; como unguento derramado é o teu nome; por isso, as virgens te amam.“ Cantares 1:3
É o Pentecostes: o derramamento do Espírito Santo.
Hora undécima
“[...] Ah! Se viesse o meu amado para o seu jardim, e comesse os seus frutos excelentes!” Cantares 4:16b
Esse é o momento da igreja. O Espírito Santo está soprando. É a hora da polinização. O Senhor vem os frutos, não as flores.
É a hora que está chegando. “O espírito e a esposa dizem vem” (Apocalipse 22:17). “Ah se o meu amado viesse”.
Ociosos na praça
“Levantar-me-ei, pois, e rodearei a cidade; pelas ruas e pelas praças buscarei aquele a quem ama a minha alma; busquei-o e não o achei.” Cantares 3:2
Nessa hora, muitos estão buscando o Senhor pelas praças. Mas nas praças está a ociosidade. Nas praças não se pode encontrar o Senhor: “Busquei-o e não o achei”.
É necessário entender que há uma grande operação do Espírito Santo. As pessoas estão passando em frente aos nossos
templos e entrando. E é necessário que o fogo esteja aceso na vida das igrejas.
O Pai nos deu uma oportunidade: o mesmo dinheiro. Mas vamos ter que prestar contas. Que o Senhor nos abençoe!
Pr. Gedelti Victalino Teixeira Gueiros Presidente da Igreja Cristã Maranata
Clique aqui ou aponte a câmera do seu celular para o código abaixo e assista, na íntegra, à Escola Bíblica Dominical.

Participações EBD - Exterior
Nesta seção, registramos, algumas das participações enviadas pelos irmãos, em resposta às perguntas formuladas para a Escola Bíblica Dominical de 05 de março de 2023.
Austrália
Participação dos irmãos da Igreja em Sydney - Pr. Douglas Spanghero:
Pergunta 1: Um dinheiro, profeticamente é a Salvação, só há uma Salvação, e ela é diária. Nós buscamos a face do Senhor todos os dias para preservarmos a Salvação, pois ela é dinâmica
Pergunta 2: O Pai de família direcionou todos os trabalhadores para uma vinha que é tipo da Obra do Espírito Santo, uma herança onde o homem garante a sua Salvação. E ajusta um dinheiro por dia porque a Salvação é dinâmica, e só existe um dinheiro pois só há um salvador.
Pergunta 3: Os trabalhadores da primeira hora foram os apóstolos e primeiros discípulos.
Pergunta 4: Estes homens não estão embriagados, como vós pensais, sendo a terceira hora do dia. Atos 2:15. A terceira hora fala profeticamente do momento do Pentecostes, onde o Espírito Santo foi derramado sem medida sobre uma igreja que estava iniciando, após a Morte e Ressurreição de Jesus. A esses servos e servas seria incumbido o dever de levar a frente este Projeto, e era necessário que fossem cheios do Espírito Santo, para testemunharem dos feitos de Jesus.
Pergunta 5: Hora sexta nos mostra o período da igreja de Pérgamo e Tiatira onde entra o fermento (homem) e leveda a massa (ação da Trindade). Momento em que não há mais a luz - a revelação, e o homem passa a querer mudar o projeto de Deus. A hora nona nos fala profeticamente da igreja
de Sardes - onde um homem encontra o tesouro escondido. Momento da igreja onde Lutero traduz a Bíblia, e muitos agora tem acesso a revelação. A luz volta para os escolhidos de Deus. Aqueles que são os “remanescentes fiéis” foram preservados, para dar continuidade ao projeto dessa Obra. Hora Sexta- Morte/ Hora NonaRessurreição.
Pergunta 6: Diz respeito ao momento especial que estamos vivendo, isto é, o último tempo de existência da igreja aqui neste mundo; momento em que o Senhor nos convida através do seu Espírito a fazermos parte de sua igreja fiel, num só corpo para trabalharmos em sua vinha.
Pergunta 7: Ocioso são todos aqueles que não querem trabalhar, não querem levar a mensagem de salvação, mas querem ficar só “descansando espiritualmente”, mornos. Não tomam uma definição pelo Senhor e pela Obra. Não tem compromisso com nada que corresponda ao Reino de Deus.
Pergunta 8: 1º- Tempo: madrugada - verso 1 - chamado dos discípulos; 2º- Tempo: hora terceira - verso 3 - Pentecostes;
3º- Tempo: hora sexta e nonaverso 5 - trevas sobre a Terra; e
4º- Tempo: undécima - verso 6 - trabalhadores da última hora. Significado profético desse tempo: é o tempo da oportunidade para o homem trabalhar na Obra (a vinha). Expressão - Dia - Fala do dia profético de Deus. O tempo de um projeto ser realizado e cumprido. Tempo da igreja. “Este é o dia que fez o Senhor; regozijemo-nos, e alegremo-nos nele.” Salmos 118:24. O chamado, a oportunidade, o dia aceitável para Sal-
vação.
Pergunta 9: a) Um único Salvador, o Senhor Jesus - Cantares 2:3. b) Hora terceira: o Pentecostes - Cantares 1:3. c) Hora undécima: próxima da meia-noite: Cantares 4:16. d) Ociosos na praça: sem compromisso com a Obra - Cantares 3:2.
Bolívia

Participação do irmão Normando Jose Molina Tarupayo, Igreja em Tarija, Pr. David Delgadillo:
Pergunta 1: O denário tipifica a Salvação, é única e só este é o suficiente para nossas vidas, só essa promessa é a principal, a maior e a que buscamos alcançar.
Pergunta 2: Foram levados à vinha, que representa a obra do Senhor, ele nos convida a participar desta obra cuidando do fruto dela que é o Espírito Santo.
Pergunta 3: Foram os discípulos, os primeiros que começaram este projeto que alcançou a igreja gentílica e que viram o sol de Justiça que é o Senhor Jesus.
Pergunta 4: Em Atos 2:15 mostra que era a terceira hora e os discípulos e outras vidas foram batizadas com o Espírito Santo.
Pergunta 5: A hora sexta não fala do momento de maior perseguição que a igreja (corpo de Cristo) viveu, e quando o Senhor estava na cruz, e todo o céu de cobriu e escureceu.
Pergunta 6: É o chamado à igreja que sairá deste mundo, antes que as trevas tomem conta deste mundo, para acertar as contas.
Pergunta 7: refere-se àqueles
Participações EBD - Exterior
pressão - tempo da Graça.
Scherrer:
Nesta seção, registramos, algumas das participações enviadas pelos irmãos, em resposta às perguntas formuladas para a Escola Bíblica Dominical de 05 de março de 2023. que não têm um trabalho, não ocuparam suas vidas na salvação.
Pergunta 8: A primeira hora: o chamado dos discípulos. A terceira hora: o Pentecostes. A hora sexta: período de lutas. A 11ª hora: a última oportunidade.
Pergunta 9: a) Um denário: a salvação - o noivo (Cantares 2:3). b) Terceira Hora: O Coração do Espírito Santo (Cânticos 1:3). c) Hora 11: última hora. d) Na praça desocupados: sem compromisso (cantares 3:2)
Pergunta 10: um denário, que representa a Salvação.
Participação do Grupo de Senhoras da Igreja de Vancouver, Pr. Adonias Guilherme:
Pergunta 1: O salário é a salvação - o Senhor Jesus.
Pergunta 2: Chamou para a vinha que é a igreja na obra do Espirito Santo para não ficarmos ociosos mas sim trabalharmos para o Senhor, louvar, evangelizar.
Pergunta 3: os primeiros a serem chamados foram os apóstolos.
Pergunta 4: Atos 2:15 falando do Pentecostes.
Pergunta 5: E o momento de trevas que o mundo vive onde as trevas são apalpáveis.
Pergunta 6: última hora de trabalho próximo ao findar o trabalho a igreja já está pronta aguardando a volta do senhor Jesus.
Pergunta 7: ociosos significa preguiçoso, aquele que estão acomodados na obra do Senhor nesta última hora.
Pergunta 8: Cantares 4:16 - ex-
Pergunta 9: a)Cantares 2:3Jesus o único bem precioso, representa a uma salvação, descanso. b) Cantares 1:8 - Chamado para estar no caminho sobre a pisada das ovelhas e o trabalho na obra. c)Cantares 4:16- A última hora. d) Cantares 5:3 - vive no comodismo, sem as vestes de Salvação.
Costa Rica

Participação do Pr. Manuel Angel Cortes Villalobos, da Igreja em San José:
Pergunta 1: Salvação.
Pergunta 2: À sua vinha, ao seu trabalho, à igreja.
Pergunta 3: Os discípulos, quando nasce o sol da Justiça, Jesus começa o seu ministério.
Pergunta 4: Atos 2:15, O derramamento do Espírito Santo, inicia a igreja primitiva.
Pergunta 5: A era do obscurantismo até a Reforma Protestante Mateus 37:46-51.
Pergunta 6: A igreja que espera o arrebatamento, onde o Sol da justiça irá embora com os eleitos.
Pergunta 7: Quem não quer trabalhar diz cristão mas já não evangeliza
Pergunta 8: A caminhada da igreja fiel
Pergunta 9: a) Um dinheiroCantares 2:3. b) Terceira horaCantares 1:3. c) décima primeira hora - Cantares 5:1. d) Ocioso na praça - Cantares 3:3.
Estados Unidos

Participação da irmã Solange
Elpídio dos Santos, Igreja em Texas / Houston, Pr. Ronildo
Pergunta 1: Representa a salvação oferecida por Deus.
Pergunta 2: Para a vinha, que representa a obra do Espírito Santo.
Pergunta 3: Representa os apóstolos chamados por Jesus durante seu ministério. A madrugada é quando o sol nasce; representa o início do dia profético em que Jesus nasceu.
Pergunta 4: Representa o derramamento do Espírito Santo, o Dia de Pentecostes. O texto é Atos 2:15.
Pergunta 5: Os mil anos da idade média, o período de escuridão espiritual.
Pergunta 6: A última hora, o último momento antes do fim do dia. A última hora antes do arrebatamento da igreja.
Pergunta 7: Os que esperam ser evangelizados. Eles estavam disponíveis.
Pergunta 8: Os quatro marcos da igreja, desde o início até o arrebatamento. Da primeira igreja à última.
Pergunta 9: a) Um denárioCantares 1:11; Cantares 3:9. b) Terceira hora - o Cantares 2:4; Cantares 1:3. c) Décima primeira hora - Cantares 2:17; Cantares 4:16. d) Ocioso no mercado - o Cantares 3:2; Cantares 5:3
Pergunta 10: Ele ofereceu uma moeda, um denário. Representa a salvação.
Holanda
Participação do irmão Alex Leandro Batista Peixoto, Igreja em Amsterdam, Pr. Maurício Ladeira:
Pergunta 1: um dinheiro. Uma só salvação em Cristo Jesus.
Participações EBD - Exterior
Nesta seção, registramos, algumas das participações enviadas pelos irmãos, em resposta às perguntas formuladas para a Escola Bíblica Dominical de 05 de março de 2023.
Mateus 20:2, 4, 5 e 7 - “...um dinheiro por dia....” “...o que for justo...” “...fez o mesmo. “ “...recebereis o que for justo. “
Pergunta 2: o Pai de Família direcionou todos os trabalhadores chamados para a Sua vinha. Aplicação profética: Deus convoca o homem para trabalhar na Sua Obra, que é a mesma desde o seu início. Mateus 20:2 - “E, ajustando com os trabalhadores a um dinheiro por dia, mandou-os para a sua vinha. “
Pergunta 3: a primeira hora do dia (madrugada) refere-se profeticamente ao primeiro chamado de Jesus. Os primeiros chamados foram os 12 discípulos de Jesus.
Pergunta 4: profeticamente refere-se ao momento do derramamento do Espírito Santo, no Pentecostes. Atos 2:15 - “Estes homens não estão embriagados, como vós pensais, sendo a terceira hora do dia.”
Pergunta 5: representa profeticamente o período em que o mundo esteve em trevas, sem a Palavra. Período de obscuridade espiritual.
Pergunta 6: antes da meia-noite. O momento que estamos vivendo. Hora do acerto de contas. Mateus 20:6 - “E, saindo perto da hora undécima, encontrou outros que estavam ociosos, e perguntou-lhes: Por que estais ociosos todo o dia? “
Pergunta 7: sem compromisso com a Obra em todo tempo. Mateus 20:6 - “E, saindo perto da hora undécima, encontrou outros que estavam ociosos, e perguntou-lhes: Por que estais ociosos todo o dia?
Pergunta 8: 1o- Tempo: madrugada - verso 1 - chamado dos discípulos; 2o- Tempo: hora
terceira - verso 3 - Pentecostes; 3o- Tempo: hora sexta e nona - verso 5 - trevas sobre a Terra; 4o- Tempo: undécima - verso 6 - trabalhadores da última hora. Significado profético desse tempo: é o tempo da oportunidade para o homem trabalhar na Obra (a vinha).
Pergunta 9: a) Um único Salvador, o Senhor Jesus - Cantares 2:3. b) Hora terceira: o Pentecostes - Cantares 1:3. c) Hora undécima: próxima da meia-noite: Cantares 4:16. d) Ociosos na praça: sem compromisso com a Obra - Cantares 3:2
Pergunta 10: Um Dinheiro, que é tipo da salvação no Senhor Jesus, o único Salvador. Mateus 20:2 - “E, ajustando com os trabalhadores a um dinheiro por dia, mandou-os para a sua vinha”.
Hungria
Participação da irmã Elci Haas Mello, Igreja em Budapeste, Pr. Ricardo Bravin:
Pergunta 1: Um dinheiro por dia. Um dinheiro fala de uma salvação que é Única, em Jesus Cristo.
Pergunta 2: Mandou-os para a sua vinha. Deus sempre envia os chamados para a vinha para trabalhar na Obra de Deus. Quem está trabalhando na vinha desfruta dos frutos do Espírito Santo.
Pergunta 3: Saiu de madrugada (06:00). Esse é o início do dia profético iniciado pelo Senhor Jesus para a igreja. Os discípulos foram os trabalhadores chamados na primeira hora (madrugada).
Pergunta 4: A terceira hora do dia (09:00) foi o momento do Pentecostes.
Pergunta 5: Momento de trevas espirituais, até que houvesse a reforma protestante (12:00 às 15:00).

Pergunta 6: A hora undécima (17:00) é o período de arrependimento, de colocar a vida em ordem, pois é momento de prestar contas.
Pergunta 7: Alguns ainda estão ociosos, sem compromisso com o Espirito Santo, fora da dinâmica do corpo. Não estão trabalhando na vinha.
Pergunta 8: “O tempo da oportunidade para trabalhar na vinha”.
Pergunta 9: a) Cânticos 2:3 - Qual a macieira entre as árvores do bosque, tal é o meu amado entre os filhos; desejo muito a sua sombra. b) Cânticos 4:16 - Levanta-te, vento norte, e vem tu, vento sul; assopra no meu jardim, para que destilem os seus aromas. Ah! entre o meu amado no jardim, e coma os seus frutos excelentes! c) Cânticos 2:17 - Até que refresque o dia, e fujam as sombras, volta, amado meu; faze-te semelhante ao gamo ou ao filho dos veados sobre os montes de Beter. d) Cânticos 3:2 - Levantar-me-ei, pois, e rodearei a cidade; pelas ruas e pelas praças buscarei aquele a quem ama a minha alma; busquei-o, e não o achei.
Pergunta 10: Um dinheiro, que significa Jesus: a nossa salvação.
Japão

Participação da irmã Mitsue Noguti, da Igreja em Aichiken / Toyota - shi, Pr. David Vieira:
Pergunta 1: O chamado para a salvação e para trabalhar para
Participações EBD - Exterior
Nesta seção, registramos, algumas das participações enviadas pelos irmãos, em resposta às perguntas formuladas para a Escola Bíblica Dominical de 05 de março de 2023. o Senhor da vinha. Uma só salvação em Cristo Jesus.
Pergunta 2: Direcionou para sua vinha. Deus chama o homem para trabalhar e realizar a sua obra.
Pergunta 3: Refere-se ao primeiro chamado do senhor Jesus. Os primeiros chamados foram os doze discípulos.
Pergunta 4: Fala do Pentecostes do derramamento do Espírito Santo. Atos 2:15-18 - 15 Estes homens não estão embriagados, como vós pensais, sendo a terceira hora do dia. 16 Mas isto é o que foi dito pelo profeta
Joel: 17 E nos últimos dias acontecerá, diz Deus, Que do meu Espírito derramarei sobre toda a carne; E os vossos filhos e as vossas filhas profetizarão, Os vossos jovens terão visões, E os vossos velhos sonharão sonhos; 18 E também do meu Espírito derramarei sobre os meus servos e as minhas servas naqueles dias, e profetizarão;
Pergunta 5: Houve aproximadamente mil anos de trevas sobre a Terra , a palavra de Deus foi trancafiada. Quando o Senhor Jesus esteve na cruz do calvário concluindo todo o projeto de salvação do homem também houve trevas na Terra. Mateus 27:45 - E desde a hora sexta houve trevas sobre toda a terra, até à hora nona.
Pergunta 6: A nossa geração para trabalhar nessa última hora.
Pergunta 7: Sem ter o compromisso com a Obra do Senhor todo o dia.
Pergunta 8: Deus tem chamado o homem todo o tempo para a salvação e para trabalhar na sua Obra.
Pergunta 9: a) um dinheiro:
salvação. Cantares 2:3 - Qual a macieira entre as árvores do bosque, tal é o meu amado entre os filhos; desejo muito a sua sombra, e debaixo dela me assento; e o seu fruto é doce ao meu paladar. b) hora terceira: Pentecostes. Cantares 1:3 - Suave é o aroma dos teus unguentos; como o unguento derramado é o teu nome; por isso as virgens te amam. c)hora undécima: antes da meia noite. Cantares 4:16 - Levanta-te, vento norte, e vem tu, vento sul; assopra no meu jardim, para que se derramem os seus aromas. Ah! Se viesse o meu amado para o seu jardim, e comesse os seus frutos excelentes! d) ociosos na praça : desocupados ,sem compromisso com a Obra. Cantares
3:2 - Levantar-me-ei, pois, e rodearei a cidade; pelas ruas e pelas praças buscarei aquele a quem ama a minha alma; busquei-o, e não o achei.
Pergunta 10: “um dinheiro “ significa profeticamente a Salvação em Cristo Jesus, o único Salvador.
Libéria
Participação do Pr. Seth Ansah Kumi, da Maranatha Bible Church em Monrovia:
Pergunta 3: Profeticamente está falando dos primeiros servos do Senhor que foram chamados no ministério de Jesus. A referência aqui é aos 12 discípulos, aqueles que foram chamados para iniciar a execução desse projeto de salvação, o projeto para a igreja. Podemos comparar ao primeiro período profético da igreja, no caso, a igreja de Éfeso, que foi a primeira igreja, aquela que fez a primeira semeadura, lançar a semente. Nesse período também a doutrina foi estabeleci-
da. Vemos profeticamente esse período da madrugada, quando raia o dia, quando nasce a igreja.
Malásia
Participação do irmão Franciley da Costa Teixeira de Deus, da Igreja em Ipoh / Perak, Pr. Gilson Sousa:
Pergunta 1: Quando o Pai determinou um pagamento, Ele estava determinando um único salário. Isto aponta profeticamente para “O” Perfeito Sacrifício do Senhor Jesus, “O Único Caminho”, através Do Qual todos os que trabalharem nessa obra, receberão, do Pai Celestial, a recompensa.
Malawi
Participação do Pr. Maxsen Kaliat, da Maranatha Evangelic Church em Limbe / Blantyre:
Pergunta 3: A terceira hora corresponde às nove horas da manhã do nosso dia normal. Ela está identificada no livro de Atos dos Apóstolos 2:15, quando Pedro disse: Estes homens não estão embriagados, como vós pensais, sendo a terceira hora do dia. Nesta terceira hora, os trabalhadores que estiveram em plena atividade na vinha foram os discípulos de Jesus, os primeiros trabalhadores chamados para atuarem na vinha. Profeticamente o fato marcante ocorrido naquela terceira hora foi o derramamento do Espírito Santo no Pentecostes, onde os discípulos receberam abundantemente o do produto da vinha, ficando cheios do Espírito Santo para a realização da Obra.
Participações EBD - Exterior
Nesta seção, registramos, algumas das participações enviadas pelos irmãos, em resposta às perguntas formuladas para a Escola Bíblica Dominical de 05 de março de 2023.
México
Participação do irmão Fernando Neri da Costa, da Igreja de Puebla - Pr. Alfredo Salguero:
Pergunta 1: um dinheiro. Uma só salvação em Cristo Jesus. Mateus 20:2, 4, 5 e 7 - “...um dinheiro por dia.…” “...o que for justo...” “...fez o mesmo. “ “...recebereis o que for justo. “
Pergunta 2: o Pai de Família direcionou todos os trabalhadores chamados para a Sua vinha. Aplicação profética: Deus convoca o homem para trabalhar na Sua Obra, que é a mesma desde o seu início. Mateus 20:2 - “E, ajustando com os trabalhadores a um dinheiro por dia, mandou-os para a sua vinha. “
Pergunta 3: a primeira hora do dia (madrugada) refere-se profeticamente ao primeiro chamado de Jesus. Os primeiros chamados foram os 12 discípulos de Jesus.
Pergunta 4: profeticamente refere-se ao momento do derramamento do Espírito Santo, no Pentecostes. Atos 2:15 - “Estes homens não estão embriagados, como vós pensais, sendo a terceira hora do dia.”
Pergunta 5: representa profeticamente o período em que o mundo esteve em trevas, sem a Palavra. Período de obscuridade espiritual.
Pergunta 6: antes da meia-noite. O momento que estamos vivendo. Hora do acerto de contas. Mateus 20:6 - “E, saindo perto da hora undécima, encontrou outros que estavam ociosos, e perguntou-lhes: Por que estais ociosos todo o dia? “
Pergunta 7: sem compromisso com a Obra em todo tempo.
Mateus 20:6 - “E, saindo perto da hora undécima, encontrou outros que estavam ociosos, e perguntou-lhes: Por que estais ociosos todo o dia?
Pergunta 8: 1º- Tempo: madrugada - verso 1 - chamado dos discípulos; 2º- Tempo: hora terceira - verso 3 - Pentecostes; 3º- Tempo: hora sexta e nonaverso 5 - trevas sobre a Terra; e 4º- Tempo: undécima - verso 6 - trabalhadores da última hora. Significado profético desse tempo: é o tempo da oportunidade para o homem trabalhar na Obra (a vinha).
Pergunta 9: a) Um único Salvador, o Senhor Jesus - Cantares 2:3. b) Hora terceira: o Pentecostes - Cantares 1:3. c) Hora undécima: próxima da meia-noite: Cantares 4:16. d) Ociosos na praça: sem compromisso com a Obra - Cantares 3:2.
Nigéria

Participação do Pr. Benjamim Ogbonnaya, da New Life United Church em Anambra / Anambra State:
Pergunta 8: A expressão aqui, diante de todos esses tempos que vemos ali na parábola, é o tempo da oportunidade. É o tempo que Deus concede ao homem da oportunidade de estar realizando esta Obra. Estar imerso nesse trabalho. É o dia aceitável do Senhor. E esse tempo é o tempo do breve, o tempo do “agora”. 2 Cor. 6:2 (Porque diz: Ouvi-te em tempo aceitável e socorri-te no dia da salvação; eis aqui agora o tempo aceitável, eis aqui agora o dia da salvação.); Então, o Senhor nos concede o dia de hoje. Não podemos deixar para amanhã, mas aproveitar a oportunidade e estarmos imersos hoje
na realização do trabalho da Obra do Senhor.
Nova Zelândia
Participação dos irmãos da Igreja em Auckland - Pr. Douglas Spanghero:
Pergunta 1: Um dinheiro por dia, na figura do Filho: Jesus como único Salvador. Uma só salvação em Cristo Jesus.
Pergunta 2: O Pai de Família direcionou todos os trabalhadores chamados para a Sua vinha. Aplicação profética: Deus convoca o homem para trabalhar na Sua Obra, que é a mesma desde o seu início.
Pergunta 3: A primeira hora do dia (madrugada) refere-se profeticamente ao primeiro chamado de Jesus. Os primeiros chamados foram os 12 discípulos de Jesus.
Pergunta 4: Profeticamente refere-se ao momento do derramamento do Espírito Santo, no Pentecostes. Atos 2:15 - “Estes homens não estão embriagados, como vós pensais, sendo a terceira hora do dia.”
Pergunta 5: Representa profeticamente o período em que o mundo esteve em trevas, sem a Palavra. Período de obscuridade espiritual.
Pergunta 6: Antes da meia-noite. O momento que estamos vivendo. Hora do acerto de contas. Mateus 20:6 - “E, saindo perto da hora undécima, encontrou outros que estavam ociosos, e perguntou-lhes: Por que estais ociosos todo o dia?
Pergunta 7: Sem compromisso com a Obra em todo tempo.
Pergunta 8: 1) Tempo: madrugada - verso 1 - chamado dos discípulos. 2) Tempo: hora ter-
Participações EBD - Exterior
Nesta seção, registramos, algumas das participações enviadas pelos irmãos, em resposta às perguntas formuladas para a Escola Bíblica Dominical de 05 de março de 2023. ceira - verso 3 - Pentecostes.
3) Tempo: hora sexta e nona - verso 5 - trevas sobre a Terra.
4) Tempo: undécima - verso 6trabalhadores da última hora. Significado profético desse tempo: é o tempo da oportunidade para o homem trabalhar na Obra (a vinha).
Pergunta 9: a) Um único Salvador, o Senhor Jesus - Cantares 2:3. b) Hora terceira: o Pentecostes - Cantares 1:3. c) Hora undécima: próxima da meia-noite: Cantares 4:16. d) Ociosos na praça: sem compromisso com a Obra - Cantares 3:2.
Rep. Dominicana
Participação da irmã Cheryl Victoria, da Igreja em San Juan, Pr. Isaac Victoria:
Pergunta 1: O pagamento oferecido pelo pai de Família foi um denário, isso aponta para a Salvação que nosso Pai Celestial nos oferece e é algo que é para todos, porém chega a qualquer hora do dia, é algo que não pode ser compartilhar.
Pergunta 2: Para a Vinha. “E tendo combinado com os trabalhadores um denário por dia, ele os enviou para sua vinha, é para trabalhar hoje em seu trabalho, a realização de seu trabalho nos mantém vivos em sua presença. O trabalho do Espírito é o nosso trabalho diário.
Pergunta 3: A manhã fala do projeto de Salvação, foi feito antes da fundação do mundo, foi feito para a salvação do Homem, é um projeto que desde o início se chama Jesus (Salvação) o primeiro a ser chamado, foram os primeiros a iniciar o projeto. Projeto de salvação é o reconhecimento de Jesus como seu único Salvador, os apóstolos.
Pergunta 4: Atos 2:15 fala do derramamento do Espírito Santo. Terceira hora do dia. Pentecostes é até hoje um momento que estamos vivendo, porque é a operação que estamos vivendo.
Pergunta 5: A hora nona foi a hora em que o véu foi rasgado, é onde Jesus está para todos. É o momento mais difícil do dia. Momento de lutas.
Pergunta 6: A décima primeira hora fala do momento final do dia, é quase quando o sol vai se pôr. É o momento final de salvação para o homem. É o momento que estamos vivendo agora, onde quase vem o namorado. Cantares 2:17.
Pergunta 7: Trabalhadores que poderiam ter um pagamento, mas que não estão fazendo nada, é o chamado de última hora, onde estávamos, e ele nos resgatou, com certeza estávamos em algum lugar do mundo, em alguma religião e não estávamos assumindo um compromisso com o Senhor. Hoje já estamos ocupados com o Culto ao Senhor.
Pergunta 8: Primeira vez: Amanhecer; Segunda vez: terceira vez; Terceira vez: sexta hora, hora das maiores lutas; e Quarta vez: Décima primeira hora, última hora do dia. Todos apontam para os convites para a Salvação.
Pergunta 9: a) Um denário: Salvação, Cantares 2:3 (doce Fruto da Macieira). b) Terceira hora: Cantares 1:3 (como unguento derramado) A igreja começou a exalar o aroma de Cristo. c) Décima primeira hora: Cantares 2:17 Últimas revelações, a igreja está esperando ansiosamente, e é por isso que meu amado voltou. d) Na praça desocupa-
da. Olhar na cama é ficar ansioso, confortável, sem nada para fazer. Cantares 3:1-2.
Pergunta 10: Um denário era o pagamento do dia. É a Salvação, é por nossa própria decisão. Jesus é o nosso único Salvador.
Alagoas
Participação da irmã Leane Alves da Silva, Igreja Canapi, Pr. Ronaldo Gomes dos Santos:
Pergunta 1: um salário fala da salvação, que deve ser renovada a cada dia.
Pergunta 2: Para vinha, que aponta para a obra do Senhor. Devemos trabalhar na obra para o Senhor, dirigidos pelo Espírito Santo.
Pergunta 3: Os discípulos, quando o senhor, no início da igreja, os ordena sair para trabalharem na obra.
Pergunta 4: Atos 2:15.
Pergunta 5: A hora sexta e a hora nona são quando o sol está mais forte, profeticamente o momento em que a luta está grande. Nesse período lembramos o sacrifício de Jesus na cruz. (Mateus 27:45, 46).
Pergunta 6: Antes da meia-noite, a última hora, quando começa a escurecer, o princípio das dores.
Pergunta 7: Ociosos todo dia são pessoas que estão desatentas ao momento que estamos vivendo, próximo ao juízo final.
Pergunta 8: Independente do tempo na obra, a salvação será
Participações EBD - Brasil
Nesta seção, registramos, algumas das participações enviadas pelos irmãos, em resposta às perguntas formuladas para a Escola Bíblica Dominical de 05 de março de 2023. dada aos que aceitarem, será o mesmo salário. Ainda há tempo de trabalhar e se dedicar na obra do Senhor. É tempo de Deus para a salvação do homem.
Pergunta 9: a) Cantares 3:10; b) Cantares 1:3; c) Cantares 4:6; e d) Cantares 3:2.
Pergunta 10: Um dinheiro, que é a salvação que o Senhor nos oferece.
Distrito Federal
Participação do irmão Hugo Rodrigo da Costa, Igreja Gama
Oeste, Pr. Ivo Malaquias de Carvalho:
Pergunta 1: O salário é para todos, ele é a salvação. Através do sacrifício do Senhor Jesus alcançamos a salvação e vida eterna, pois o sangue d’Ele nos purifica de todo pecado. E para os que não o servem o salário do pecado é a morte. (Romanos 6:23).
Pergunta 2: Chamou os para a vinha, para a obra do Senhor Jesus. Ele nos chama para realizarmos a obra em espirito e em verdade, dentro e fora da igreja. (João 5:16 e 17 fala sobre o realizar da obra).
Pergunta 3: Os discípulos. O Senhor veio para os seus mas eles o negaram. Assim como diz em João 1:11.
Pergunta 4: Atos 2:15, o derramar do Espírito Santo.
Pergunta 5: O momento das trevas, assim como fala em Mateus 27:45 e 46. Falando também do sol do meio-dia e das igrejas de Pérgamo, Sardes e Tiatira. Devemos deixar a razão para servir o Senhor neste momento tão difícil.
Pergunta 6: É o momento de
definição, a porta da graça ainda está aberta. Nós somos os trabalhadores da última hora. Devemos anunciar a volta do Senhor Jesus enquanto estivermos aqui, sempre trabalhando na vinha.
Pergunta 7: Ociosos todo dia diz a respeito daqueles que não tem compromisso com o Senhor, vivem pela razão e não o servem verdadeiramente. Nós já fomos ociosos, mas o Senhor pela sua misericórdia nos resgatou deste mundo.
Pergunta 8: A terceira hora que fala do derramamento do Espírito Santo. A hora sexta e nona que fala sobre o pedido de trevas e a hora undécima, que fala do chamado aos trabalhos da última hora. Ainda a tempo e oportunidade para servir ao Senhor.
Pergunta 9: a) Cantares 2:3/ Cantares 2:4. b) Cantares 1:3. c) Cantares 4:16/ Cantares 2:17. d) Cantares 3:2/ Cantares 5:2

Pergunta 10: Um dinheiro que é a salvação.
Minas Gerais
Participação da irmã Ana Luiza da Mata Barbosa, Igreja de Caladinho do Meio, Pr. Ramon Paz Mendonça:
Pergunta 1: Independente de quando aceitamos ao Senhor, o salário sempre vai ser igual para todos que é a salvação (Romanos 6:23 “Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna, por Cristo Jesus nosso Senhor.”).
Pergunta 2: Chamou para a vinha, que representa a igreja e que temos que estar em comunhão com o corpo, sempre cuidando d obra do Senhor.
Pergunta 3: Os discípulos de Jesus, a igreja fiel que sempre estão trabalhando na obra, alguns foram chamados nesta primeira hora e outros depois, não importa o momento, o importante também é sempre passar os ensinamentos para os que estão chegando.
Pergunta 4: Em atos 2:15 fala sobre o momento do pentecoste que no momento da manhã não e hora de beber que segundo o texto eles estavam embriagados e interessante que isso fala sobre a volta do Senhor Jesus para estarmos sempre vigilante.
Pergunta 5: Hora sexta é 12h que fala do sacrifício do Senhor Jesus; e a hora nona foi quando o Senhor jesus pagou o nosso sacrifício e que o véu se rasgou falando do sacrifício que o senhor Jesus fez por nós; e também fala da momento do breve que estamos vivendo.
Pergunta 6: A hora undécima fala sobre a última hora que está perto de meia noite que levando para os dias que estamos vivendo fala sobre a volta do Senhor Jesus fala também do momento das trevas que e o momento que esta escurecendo fazendo isso que precisamos estar com o azeite e a candeia acessa.
Pergunta 7: O significado da palavra ociosos fala sobre que não devemos ficar ansiosos devemos perseverar e anunciar que a vinda do Senhor está muito perto e os ociosos são aquele que estão sem compromisso com a obra todo o tempo que assim fala em Mateus 20:6 “E saindo perto da hora undécima, encontrou outros que estavam ociosos, e disse-lhes: Por que estais ociosos o dia todo?”
Participações EBD - Brasil
Nesta seção, registramos, algumas das participações enviadas pelos irmãos, em resposta às perguntas formuladas para a Escola Bíblica Dominical de 05 de março de 2023. e também aqueles que querem coisas materiais.
Pergunta 8: Mateus capitulo 20 no primeiro verso fala sobre o chamado dos discípulos 2º tempo se encontra no verso 3 que faça sobre o Pentecostes; no 3º momento que fala no verso 5 fala sobre as trevas sobre as terras; no 4º momento fala no verso 6 sobre os trabalhadores da última hora e o significado profético é o tempo da oportunidade do homem trabalhar na obra (vinha). 1º Tempo: madrugada; 2º tempo hora terceira; 3º tempo hora sexta e nona; e 4º tempo hora undécima.
Pergunta 9: a) Fala sobre um único salvador que é o Senhor Jesus que se encontra em Cantares 2:3. b) Fala sobre a hora terceira que fala sobre o Pentecostes que está em Cantares 1:3. c) Fala sobre a hora undécima que essa hora e a que está perto de meia noite que profeticamente falando fala da volta do Senhor Jesus que está em Cantares 4:16. d) Ociosos na praça sem compromisso com a obra Cantares 5:3 e também 3:2.
Pergunta 10: A salvação, o sacrifício de Jesus por nossas vidas, e a salvação é uma coisa que se conquista todos os dias, e o Senhor tem nos dado muitas oportunidades de trabalharmos na obra e termos nossa salvação a cada dia. Mateus 20:2 - “E, ajustando com os trabalhadores a um dinheiro por dia, mandou-os para a sua vinha”.
Pará
Participação da irmã Áurea Satírio da Mata, Igreja Em Vila dos Cabanos, Pr. Edvan Ferreira de Oliveira:
Pergunta 1: Representa a salvação oferecida por Deus.
Pergunta 2: o Pai de Família direcionou todos os trabalhadores chamados para a Sua vinha. Aplicação profética: Deus convoca o homem para trabalhar na Sua Obra, que é a mesma desde o seu início. Mateus 20:2 - “E, ajustando com os trabalhadores a um dinheiro por dia, mandou-os para a sua vinha. “
Pergunta 3: a primeira hora do dia (madrugada) refere-se profeticamente ao primeiro chamado de Jesus. Os primeiros chamados foram os 12 discípulos de Jesus.
Pergunta 4: profeticamente refere-se ao momento do derramamento do Espírito Santo, no Pentecostes. Atos 2:15 - “Estes homens não estão embriagados, como vós pensais, sendo a terceira hora do dia.”
Pergunta 5: representa profeticamente o período em que o mundo esteve em trevas, sem a Palavra. Período de obscuridade espiritual.
Pergunta 6: antes da meia-noite. O momento que estamos vivendo. Hora do acerto de contas. Mateus 20:6 - “E, saindo perto da hora undécima, encontrou outros que estavam ociosos, e perguntou-lhes: Por que estais ociosos todo o dia? “
Pergunta 7: sem compromisso com a Obra em todo tempo. Mateus 20:6 - “E, saindo perto da hora undécima, encontrou outros que estavam ociosos, e perguntou-lhes: Por que estais ociosos todo o dia?
Pergunta 8: 1º- Tempo: madrugada - verso 1 - chamado dos discípulos; 2º- Tempo: hora terceira - verso 3 - Pentecostes; 3º- Tempo: hora sexta e nona -
verso 5 - trevas sobre a Terra; e 4º- Tempo: undécima - verso 6 - trabalhadores da última hora. Significado profético desse tempo: é o tempo da oportunidade para o homem trabalhar na Obra (a vinha).
Pergunta 9: a) Um único Salvador, o Senhor Jesus - Cantares 2:3. b) Hora terceira: o Pentecostes - Cantares 1:3. c) Hora undécima: próxima da meia-noite: Cantares 4:16. d) Ociosos na praça: sem compromisso com a Obra - Cantares 3:2.
Santa Catarina


Participação da irmã Priscila Maciel Pereira de Oliveira, Igreja Xanxerê, Pr. Marcielone
Braz:
Pergunta 1: O salário do pai de família (que é Jesus) é a salvação. É o nosso pecado perdoado diariamente, a renovação da nossa fé, poder compreender o Espírito Santo revelado. Tudo isso em troca da nossa busca pelo Senhor Jesus dia após dia. ‘’Um dinheiro por dia’’ ou seja, uma salvação. ‘’dá-lhes o que é justo’’.
Pergunta 2: Mandou para a sua vinha, ou seja, para realizar e cuidar da obra d’Ele.
Pergunta 3: Deus chamou os primeiros trabalhadores que foram os 12 discípulos de Jesus.
Pergunta 4: Atos 2:15. Essa hora se refere ao derramamento do Espírito Santo.

Perguntas da Semana
06 a 12 de março de 2023
Assunto: A Igreja e seus mistérios no livro de Cantares.
Texto base: Cantares e os Evangelhos. Estamos fazendo uma conexão dos aspectos proféticos encontrados entre o que lemos no livro de Cantares e as parábolas ditas pelo Senhor Jesus.
Perguntas para todos
Pergunta 1
Lendo Lucas, Capítulo 12, versos 35 a 36, faça uma aplicação profética das seguintes expressões, identificando a “Trindade” neste texto:
a) o tesouro
b) estejam acesas as vossas candeias
c) cingidos os vossos lombos - a verdade
Pergunta 2
Lendo Lucas, capítulo 12, verso 36, faça uma aplicação profética do que está escrito em Cantares 5:6.
Pergunta 3
Lendo Lucas, capítulo 12, verso 39, faça uma aplicação profética do que está escrito em Cantares 3:8.
Pergunta 4
Lendo Lucas, capítulo 12, verso 39, identifique qual o prejuízo da falta de vigilância e faça a aplicação profética na vida da Igreja.
Clique aqui ou aponte a câmera para enviar uma participação escrita.
Clique aqui ou aponte a câmera para enviar uma participação em vídeo.
Clique aqui ou aponte a câmera para acessar todos os Boletins Informativos.
Perguntas da Semana
06 a 12 de março de 2023
Perguntas para CIAs
Pergunta 5
Qual é o preparo da Igreja que vai ser arrebatada, tendo como referência o texto de Lucas 12:35?

Informe Semanal
27 de fevereiro a 05 de março de 2023
Programa Anunciando o Evangelho Eterno
Ocorreu, no último final de semana, o programa “Anunciando o Evangelho Eterno”.

Confira na tabela abaixo toda a grade horária de transmissão do programa no Brasil e em alguns países do mundo.
Veículo de Comunicação Local
Dias e Horários*
YouTube Mundo Sexta-feira (21h)
RedeTV** Brasil
Rádio SIM (FM 89,7)
Rádio SIM (FM 96,1)
Rádio SIM (FM 96,7)
Rádio SIM (FM 97,9)
Rádio SIM (FM 102,1)
Rádio SIM (FM 105,3)
Rádio SIM (FM 106,1)
Rádio SIM (FM 107,3)
Rádio SIM (FM 107,7)
Rádio Extremo Sul (AM 830)
Rádio SIRT FM (FM 104,5)
Rádio SIRT FM (FM 90,3)
Rádio Braz USA (AM 1360)
São Domingo do Norte (ES)
Pedro Canário (ES)
São Mateus (ES)
Anchieta (ES)
Pinheiros (ES)
Santa Teresa (ES)
Linhares (ES)
Aracruz (ES)
Cachoeiro de Itapemirim (ES)
Itamaraju (BA)
Tete/Moçambique - África
Manica e Sofala/Moçambique - África
Massachusetts - EUA
Segunda a Sexta-feira (17h)
Domingo (08h)
Domingo (08h)
Domingo (08h)
Domingo (08h)
Domingo (08h)
Domingo (08h)
Domingo (08h)
Domingo (08h)
Domingo (08h)
Sábado (13h) | Domingo (13h)
Sexta (07h) | Domingo (14h)
Sexta (07h) | Domingo (14h)
Domingo (14h)
*Horário de Brasília
** Na Rede TV os cultos são transmitidos de segunda a sexta-feira, às 17h. Estes cultos são retransmitidos às 22 horas, de segunda a sextafeira pelo canal da Igreja Cristã Maranata no YouTube.
Clique aqui ou aponte a câmera para assistir o programa Anunciando o Evangelho Eterno no canal oficial da ICM no YouTube.
Transmissão especial para as Igrejas do Brasil
No domingo, dia 05 de março de 2023, às 15h00 (hora de Brasília), ocorreu a transmissão especial para as igrejas do Brasil. A apresentação foi feita pelo Pr. Ismael.
Primeira pergunta:
Esta pergunta foi respondida pelo pastor Tiago Souza de Nova Iguaçu/RJ.

Segunda pergunta:
Esta pergunta foi respondida pelo jovem Giovanni Maia de São Gonçalo/RJ.
Terceira pergunta:
Esta pergunta foi respondida pela senhora Sue Lana de São José/SC.
Quarta pergunta:
Esta pergunta foi respondida pelo diácono Renato Rodrigues de Caratinga/MG.
Quinta pergunta:
Esta pergunta foi respondida pelo jovem Patryck Teixeira de Caetité/BA.
Sexta pergunta:
Esta pergunta foi respondida pelo diácono Paulo Márcio de Barra Mansa/RJ.
Sétima pergunta:
Esta pergunta foi respondida pelo varão Vanderson Romano de Juatuba/MG.
Oitava pergunta:
Esta pergunta foi respondida pela jovem Sofia Menezes de São Sebastião do Paraíso/MG.
Nona pergunta:
Esta pergunta foi respondida pela senhora Sílvia Januária de
Informe Semanal
27 de fevereiro a 05 de março de 2023
Esmeralda/MG.
Décima pergunta:
Esta pergunta foi respondida por Bernardo Montenegro de Magé/RJ, Emanuely Oliveira de São Paulo/SP e Caio Goes de Piraquara/PR.
As transmissões foram realizadas por meio do canal digital oficial do YouTube da Igreja Cristã Maranata.
Clique

Informe Semanal
27 de fevereiro a 05 de março de 2023
Transmissão especial para as igrejas do Exterior
Atransmissão especial para as igrejas do exterior ocorreu neste domingo, 5 de março de 2023, às 12h. Durante a reunião, foram transmitidos os testemunhos de vários irmãos, jovens, obreiros, senhoras e pastores sobre a Escola Bíblica Dominical e os resultados na vida das igrejas.

Foram apresentados neste domingo os testemunhos das igrejas em Ottawa – Canadá, São Paulo - Capital – Tiradentes, Senador Canedo – Goiás, Uberaba – Minas Gerais, São Paulo – Capital – Jardim Indaiá, Londrina – Paraná.
Ung. Renato Hott
Canadá
Igreja em Ottawa
Recebemos esse final de semana um cientista na Escola Bíblica Dominical, aposentado do Ministério da Ciência do Brasil, voltado para área de engenharia nuclear. Após participar da Escola Bíblica Dominical, ele compartilhou com essas palavras: “um ensino profético”. Ficamos todos maravilhados com o entendimento desse homem, cheio de conhecimento e ciência, mas entendendo o papel da fé que vem do alto.
Pr. Daniel Santana
Brasil
Igreja em Tiradentes, São Paulo/ SP
A Escola Bíblica Dominical nas igrejas em São Paulo, capital, tem nos levando a ter aumento
na frequência a cada domingo. Além do aumento da frequência, temos casos de visitantes que se converteram na Escola Bíblica Dominical. Nesses casos, são conversões autênticas pois a experiência inicial é com a doutrina. A igreja da Rua Tiradentes, em particular, tem tido uma frequência média na Escola Bíblica Dominical de 170 irmãos dos 215 membros, representando 79% da igreja integrada a Escola Bíblica Dominical. Assim, temos a Escola Bíblica Dominical como o segundo culto mais frequentado na semana, perdendo apenas para domingo de noite, por conta dos visitantes. Se considerarmos apenas os membros, aí sim temos a Escola Bíblica Dominical como o culto com melhor frequência. Porém de um modo geral, temos visto um povo cada vez mais envolvido com a Escola Bíblica Dominical e amando mais a doutrina
como consequência dando firmeza a Fé. Reforço que a Escola Bíblica Dominical tem gerado a cada dia uma mentalidade uniforme da Obra e do momento profético que estamos vivendo.
Irmã Josiane Siqueira
do Vale Costa
Brasil
Igreja em Senador Canedo/GO
Uma visitante (jovem senhora) ao participar da Escola Bíblica Dominical do dia 26/02/2023, me pediu para ajudá-la a enviar o link daquela Escola Bíblica para suas amigas. Eu a ajudei a enviar o link para suas amigas. Após a Escola Bíblica Dominical, uma das amigas enviou uma mensagem para ela dizendo que tinha assistido a Escola Bíblica Dominical e perguntou onde poderia encontrar uma igreja Maranata em sua região.

Irmã Mary Ferreira
Soares
Brasil
Igreja em Boa Vista, Uberaba/MG
O pastor falou sobre a participação de jovens na Escola Bíblica Dominical. Aqui em Uberaba, hoje 26/02/2023, tivemos a participação de mais de 80% dos jovens da nossa igreja. Todos comprometidos com as revelações do Senhor Jesus. Dou glórias a Deus por isso. Amém.
Irmão Alexandre
Damaceno dos Santos
Brasil
Igreja em Jardim Indaiá, São Paulo/SP
A Escola Bíblica Dominical, hoje, para nós, é um dos cultos
Informe Semanal
27 de fevereiro a 05 de março de 2023
mais esperados. Quando lemos um livro que o achamos bom, queremos ler mais e mais, para conhecer o fim da história. No caso da Escola Bíblica Dominical e das perguntas ficamos ansiosos para as perguntas seguintes, porque o Autor do Livro nos explica em detalhes cada versículo. É no Escola Bíblica Dominical corpo que vivemos essa experiencia do Revelar dos segredos que, em lugar algum alcançamos. Daí a importância hoje da Escola Bíblica Dominical para nós.
Irmão Hélio Yoshiaki Nakata
Brasil
Igreja em Londrina/PR
Temos tido um aumento exponencial das participações dos irmãos da igreja Londrina-Centro. Isso ocorreu quando os jovens se reuniram para estudar as perguntas da Escola Bíblica Dominical já no domingo à noite e enviar as respostas. Na terça feira há uma reunião online onde um grupo de irmãos participam e já enviam as respos-
tas, na quarta-feira no final do culto. Escolhem uma pergunta e fazem a dinâmica e enviam as respostas como grupo de senhoras. Além das participações individuais, os responsáveis de grupo participam ativamente incentivando o envio das respostas. Com isso, a igreja tem recebido muitas bênçãos.
Assistência 0800 e COVID
25 de fevereiro a 03 de março de 2023
Assistência 0800
Durante este período de pandemia e de isolamento social, a Igreja Cristã Maranata está realizando os cultos de forma virtual, por meio do seu canal do YouTube. Uma estrutura especial para o atendimento
A pandemia COVID-19
A situação da evolução da pandemia do Coronavirus (COVID-19) tem sido motivo de grande preocupação por parte da Igreja Cristã Maranata.
A Igreja Cristã Maranata, por meio de Comunicado Oficial emitido em 8 de outubro de 2020, renovou aos pastores e membros de forma geral, a ne-
e assistência aos visitantes e convidados foi disponibilizada por meio do telefone 08007073076.
As tabelas, a seguir ilustradas, demonstram os dados estatísticos dos atendimentos realizados.
a 03/03/2023
cessidade de seguir as orientações já transmitidas, desde o início da pandemia de Covid-19, quanto aos cuidados indispensáveis para o momento. O comunicado advertiu que devem ser evitadas aglomerações em qualquer circunstância, face aos perigos de circulação do vírus.
Ressaltou-se a orientação quanto a não realização de re-
uniões com aglomeração, em observância às orientações dadas pelas autoridades sanitárias e de saúde, mantendo as orientações de distanciamento e proteção. A situação do quadro COVID-19 dos membros da Igreja Cristã Maranata, no Brasil e Exterior, está representada pelas tabelas específicas.
Cultos Virtuais
Data: Todos os dias
Horário: 20h
Local: YouTube
Clique aqui para assistir os cultos
Agenda da Semana
06 a 12 de março de 2023
Anunciando o Evangelho Eterno
Data: 11/03 (Sexta-feira)
Horário: 21h
Local: YouTube
Clique aqui para assistir o programa
Escola Bíblica Dominical
Data: 12/03 (Domingo)
Horário: 10h30
Local: YouTube
Clique aqui para assistir a EBD
Transmissão Especial - Exterior
Data: 12/03 (Domingo)
Horário: 12h
Local: YouTube
Clique aqui para assistir a transmissão
Transmissão Especial - Toda Igreja





Data: 12/03 (Domingo)
Horário: 15h
Local: YouTube
Clique aqui para assistir a transmissão
