Nova Edição da Predial Brazilian

Page 1


Nextera

A nova era da construção.

O futuro é mais sustentável e produtivo com Nextera, uma linha completa para light steel frame, construções modulares e pré-fabricadas, que leva ao mercado soluções que vão muito além de produtos.


NE TERA

COM NEXTERA, VOCÊ TEM:

Treinamento

Monitoramento de obra

Suporte técnico

Logística facilitada

0800 709 6979 – www.saint-gobain.com


Soluções Mercato para automação, sinônimo de conforto, economia e segurança! Investidores e incorporadoras têm buscado, cada vez mais, diferenciar seus empreendimentos frente aos demais e, nesta linha, a automação é um grande aliado. EƚǶ̺ƓĬƖʀơʢώ Ʉɢ̃Ĭʢώ ơώ ȾơʢȾɢώ ĬɄʮǶǒĬʢώ ʈʾơώ ʢơώ ȾɢƚơʊɄǶ̲ĬȾώ Οʊơʮɢʊ̺ʮʢΡΈώ ʮơȾώ utilizado as tecnologias digitais para atender as demandas dos clientes tanto na ɢƓʾʅĬƖƌɢώ ƚɢʢώ ĬȾƒǶơɄʮơʢΈώ ƓɢȾɢώ ɄĬώ ơ̺ƓǶƫɄƓǶĬώ Ĭɢώ ȥɢɄǒɢώ ƚơώ ʢʾĬώ ̃ǶƚĬώ ˁʮǶȥΈώ ɢʾώ ʢơȗĬΈώ durante a sua utilização. As tecnologias de automação aplicadas, contribuem diretamente na experiência do cliente, pois impactam positivamente na produtividade dos usuários e no desempenho e operação sustentável do empreendimento. Com a tecnologia avançada de sensores, os produtos IoT e algoritmos com ǶɄʮơȥǶǒƫɄƓǶĬώĬʊʮǶ̺ƓǶĬȥΈώɢώʾʢɢώƚơώƚĬƚɢʢώɄĬώǒơʢʮƌɢώƚơώɢʅơʊĬƖƌɢώơώʅɣʢώɢƒʊĬώʅĬʢʢĬȾώĬώ ser o grande diferencial de um empreendimento sustentável. ώ ĖơʊǶ̺ʈʾơώĬƒĬǶ̉ɢ exemplos de aplicação nestes dois cases de sucesso:

Parque Aquático Acquamotion (RS): Integração completa dos ơʈʾǶʅĬȾơɄʮɢʢώơώʢǶʢʮơȾĬʢΊ Desenvolvimento personalizado de ʮơȥĬʢώǒʊİǐǶƓĬʢώƚơώƚơʢơȾʅơɄǧɢΊ Monitoramento e controle preciso de temperatura e umidade, garantindo ƓɢɄǐɢʊʮɢώʮƣʊȾǶƓɢώĬɢʢώɢƓʾʅĬɄʮơʢΊ Redução de custos operacionais.

Leia o QR code e nos acompanhe nas redes sociais

MHC

MIV

MCP14

MCP50

MCP46 I/O

MRB

MCP46A

MCP17

MCP17 I/O

ĬʢơĬƚɢώ ɄĬώ ˁȥʮǶȾĬώ ǒơʊĬƖƌɢώ ƚĬώ ʅȥĬʮĬǐɢʊȾĬώ ǶĬǒĬʊĬώ CʊĬȾơ̄ɢʊȠΈώ ɢώ Àɢ̄ơʊ ώ ơώ ɢώ gerenciador e controlador MJACE-8000, permitem alcançar excelência na supervisão e gerenciamento dos sistemas de automação, conectando e ƓɢɄʮʊɢȥĬɄƚɢώƚǶʢʅɢʢǶʮǶ̃ɢʢΈώơɄʈʾĬɄʮɢώȾɢɄǶʮɢʊĬΈώ̃ǶʢʾĬȥǶ̲ĬΈώɢʅơʊĬώơώĬɄĬȥǶʢĬώɢʢώƚĬƚɢʢώƚơώ ʈʾĬȥʈʾơʊώʅɢɄʮɢώƚɢώơȾʅʊơơɄƚǶȾơɄʮɢώƓɢɄơƓʮĬƚɢώĬɢώʢǶʢʮơȾĬΈώƓơɄʮʊĬȥǶ̲ĬɄƚɢώɢώǒơʊơɄƓǶĬȾơɄʮɢ·


A Mercato é uma empresa comprometida em ƚơʢơɄ̃ɢȥ̃ơʊΈώ ǐĬƒʊǶƓĬʊώ ơώ ƚǶʢʮʊǶƒʾǶʊώ ʢɢȥʾƖʀơʢώ ʮƣƓɄǶƓĬʢώ ʈʾơώ possibilitam a nossos clientes construírem ambientes mais confortáveis, inteligentes, saudáveis, produtivos, sustentáveis e seguros. AɢώǐĬ̲ơʊώǶʢʢɢώɄɢʢʢɢʢώƓȥǶơɄʮơʢώʮƫȾΈώơȾώʾȾώʢɣώǐɢʊɄơƓơƚɢʊΈώ ĬƓơʢʢɢώ Ĭώ ʢɢȥʾƖʀơʢώ ʅĬʊĬώ ƓȥǶȾĬʮǶ̲ĬƖƌɢώ ƚɢώ ĬʊΈώ ĬʾʮɢȾĬƖƌɢώ ơώ controle, gerenciamento de energia, segurança eletrônica, infraestrutura de rede, detecção e alarme de incêndio e ʅʾʊǶ̺ƓĬƖƌɢώƚơώĬʊ·

Aeroporto Internacional de Navegantes (SC): Agilidade e facilidade de ǶȾʅȥơȾơɄʮĬƖƌɢώƚɢώʢǶʢʮơȾĬώʢʾʅơʊ̃ǶʢɣʊǶɢΊ MCP22

ώώώώώώώώώώ ɢɄǶʮɢʊĬȾơɄʮɢώƚơώʅĬʊŌȾơʮʊɢʢώʈʾơ garantem o bem-estar e segurança dos ʅĬʢʢĬǒơǶʊɢʢώơώǐʾɄƓǶɢɄİʊǶɢʢΊ ώώώώώώώώώώ,ǐǶƓǶƫɄƓǶĬώɢʅơʊĬƓǶɢɄĬȥΊ

MJACE-8000 MCP46A

www.mercatoautomacao.com.br . . . . . . . . . . . . . +55 (51) 3115.9850 comercial@mercatoautomacao.com.br

Geração de dados de consumo, trazendo facilidade de entendimento e ǐİƓǶȥώǒơʊơɄƓǶĬȾơɄʮɢώʅơȥĬώơʈʾǶʅơώʮƣƓɄǶƓĬ·


Centro Administrativo Autoglass


BEM-VINDOS À LIBERCON. UMA EMPRESA DE ENGENHARIA APAIXONADA POR DESAFIOS.

Praia da Grama

CD Cabreúva

Para a Libercon, engenharia é mais do que levantar empreendimentos. É construir soluções completas do início do projeto até a entrega final da obra. Nossos especialistas trabalham lado a lado com o cliente desde o primeiro dia, estudando a viabilidade da construção, sugerindo as melhores técnicas construtivas e se dedicando para entregar no prazo o melhor resultado para administrativo de última geração ou uma praia paradisíaca no meio de um condomínio no interior de São Paulo, a engenharia da Libercon vai encontrar a melhor solução. Com você e para você.

Liberdade para imaginar. Lealdade para construir.

Conheça mais em libercon.eng.br

(11)

5111-8580






ÍNDICE ED. 21 | Mai.\Jun.\Jul._2022

Nesta edição, a Predial Brazilian traz a entrevista com o Presidente da ABECE (Associação Brasileira de Engenharia e Consultoria Estrutural), Sr. Enio Canavello.

Destaque da edição

Entrevista com o Presidente da ABECE

75 Retrofit de prédio traz novas tecnologias em sua reforma de esquadrias

12

51


Infraestrutura proporciona estrutura construtiva em galpão, no interior de MG

26

Reforma de escritório tranforma casa em visual sofisticado

37

40 Projeto de piscina de ondas artificiais transforma parque em atração ao público

67

71

Sofisticado empreendimento traz moderna e arrojada estrutura arquitetônica.

Construção de Parque Logístico, nas margens da rodovia da Anhanguera, desenvolvida para propiciar flexibilidade e tecnologia.

INSIDE

13


editorial

Estruturas pontenciais

P

ara esta edição da Predial Brazilian, selecionamos, como sempre, obras nas quais o sistema construtivo se mostrou mais adequado devido às características como agilidade, conformidade e outros materiais, nas fundações com menor prazo de execução. Mas também, sobretudo, destacamos práticas por introduzir diversas questões que colaborem para maior sustentabilidade na construção, tais como a limitação de esbanjamento de materiais, diminuição de barulho e pó durante a obra. Um bom exemplo é a reformulação de Edifício Luna, em São Paulo, com o aproveitamento da estrutura, ao promover o retrofit do antigo prédio. Buscamos apresentar obras de tipologias variadas, como o Acquamotion, em Gramado, no Rio Grande do Sul, projeto que, além da elegância, incorpora diversas soluções que lhe atribuíram a dissolução do sistema AVAC -R. Outra obra significativa é o galpão de uma fábrica alimentícia, no interior de MG, na cidade de Patrocínio. Esse é o projeto pioneiro de revitalização de uma área, que tornou o espaço em referência. Já o projeto de construção da feira da Madrugada, em São Paulo, a racionalização do empreendimento propõe uma abordagem ampla e integrada da construção. Ainda, apresentamos uma entrevista com o Sr. Enio Canavello, Presidente da ABECE (Associação Brasileira de Engenharia e Consultoria Estrutural). E para completar esta edição, o shopping Estação Goiânia, totalmente reformulado, mostra, na pratica, uma visão integral de sustentabilidade aplicada.

Desejo a você uma agradável leitura. Aproveite bem a revista!

Natasha L. Tassinari CEO da Rede Inside

18



panorama do

setor

Atec tem exclusividade de vendas do mobiliário USM A história da marca USM começou em 1885, quando Ulrich Schaerer fundou a serralheria de mesmo nome, na Suíça, para fabricar esquadrias e peças em metal. Passados 76 anos, exatamente em 1961, Paul Schaerer, neto de Ulrich, contratou o arquiteto Fritz Haller para projetar um edifício que conseguisse acomodar a renomada fábrica de sua família. A arquitetura modular do projeto do prédio, inspirou Schaerer e Haller na concepção de todo o sistema pioneiro de mobiliário flexível, lançado oficialmente no mercado em 1963. O sistema recebeu o nome de Haller e inclui todos os produtos da marca USM, itens que podem ser reconfigurados de inúmeras maneiras com possibilidades infinitas. Esse mobiliário modular combina funcionalidade, qualidade, design e sustentabilidade com soluções inteligentes para casas e escritórios. São 14 cores disponíveis. E o melhor de tudo isso é que o sistema está disponível no Brasil, através da representação exclusiva da marca na Atec. Entre as possibilidades de móveis oferecidas pelo sistema Haller, e que fazem parte do acervo permanente do MoMA de Nova York, estão: armários, estantes, carrinhos de chá, painéis metálicos com suporte para plantas, painéis acústicos modulares, gaveteiros, mesas e caixas de armazenamento.

Dicas para decoração de baixo custo em ambiente colorido e integrado

Fotos: Divulgação

Se você acabou de comprar um imóvel e está com orçamento reduzido, saiba que seu lar pode ficar lindo com uma decoração simples, conhecida como low cost, ou baixo custo. O habitissimo, plataforma especializada em serviços de médias e grandes reformas separou algumas dicas de como decorar seu lar sem gastar muito. O projeto low cost permite também que os ambientes estejam integrados, isso evita gastos extras com construção de paredes, por exemplo. Dentro desse contexto, não é necessário ter móveis planejados, sob medida. Outro ponto importante, é que esse estilo de decoração pode ser sustentável, com objetos feitos a partir de materiais reutilizáveis. Para Nicolas Scridelli, CEO de habitissimo, o conceito de “menos é mais”, faz sentido ao pensar em low cost.

20


panorama do

setor

Ambientes molhados: Suvinil relaciona dicas importantes para a pintura de espaços expostos a umidade Os ambientes úmidos da casa, como lavanderia, cozinha e banheiro, são espaços que estão em contato direto com água, umidade e gordura, portanto, demandam cuidado e atenção redobrada, a começar pelos produtos escolhidos para revestir essas paredes. Azulejos e pastilhas, por exemplo, podem ser reformados de forma prática, criativa e colorida, apenas com tinta, mas é preciso investir na solução ideal para que o resultado seja satisfatório e atenda às necessidades do consumidor. A Suvinil, marca de tintas decorativas, traz em sua linha Premium uma ampla variedade de produtos e, entre eles, o consumidor encontra o Suvinil Multissuperfícies, um epóxi a base água, ideal para renovar todos os tipos de superfícies: madeira, metal, vidro, azulejo, pastilha e alvenaria. “É importante sempre atrelarmos a diversidade e impacto das cores a um produto que entregue um resultado de qualidade. O Multissuperfícies ressalta exatamente essa função: está disponível em mais de 1500 cores do leque Suvinil, possibilitando que a pintura de banheiros, cozinhas e lavanderias, por exemplo, possa migrar de tons neutros e clássicos, ganhando mais cor e personalidade”, comenta Sylvia Gracia, Coordenadora de Marketing -- Cor e Conteúdo na Suvinil

Avançam os trabalhos da Engenharia do Exército na ampliação do aeroporto de Dourados (MS) Presenciar um incêndio e ver como funciona um sistema hidráulico de contenção não é comum e, muito menos, algo que as pessoas desejam. Porém, graças a um projeto desenvolvido pela RD3 Digital para a Amanco Wavin, agora é possível ter a visualização exata do funcionamento deste tipo de procedimento, com toda a segurança e na palma da mão. A empresa, uma das pioneiras do Brasil na produção de Realidade Aumentada (RA) e Realidade Virtual (RV), com sede em São Paulo (SP), desenvolveu, para a linha “Fire” da marca, uma ferramenta capaz de simular um incêndio em um quarto de hotel, por exemplo, e como os tubos e conexões da Amanco podem intervir para resolver o problema. Tudo em escala real. “O impacto é fantástico quando conseguimos, com a tecnologia, levar a experiência do usuário para o nível expansivo entre o real e o virtual. Com a realidade aumentada, nós produzimos uma simulação de um momento que dificilmente ele teria a oportunidade de ver presencialmente.

21



(63(&,),&$d­2 ( 352-(72 '( (/(0(1726 $548,7(7Ð1,&26


ESTRUTURA

Um novo conceito Projeto inclui técnica construtiva de expansão que fortalece elo entre os frequentadores do mall

C

oncebido para promover encontros, o Shopping Estação chegou à região central de Goiânia (GO), em 2007, mediante fundação que ampliou as opções de compras, lazer, gastronomia e cultura para os frequentadores de todas as faixas etárias, e recentemente, passou por uma expansão, fortalecendo ainda mais o mix de lojas, ao levar o conceito LifeCen20

ter para os frequentadores do mall. Assinado pelo arquiteto paulista Jayme Lago Mestieri, o processo de expansão do empreendimento, que se estabelece como o maior do setor na localidade, abriga uma grande variedade de lojas e atrações. Para atender às demandas primordiais aliadas à eficiência e beleza arquitetônicas, o escritório concebeu todo o projeto, favorecendo a Área Bruta

Locável (ABL) de mais de 56 mil metros quadrados, aprimorando não só o interno do shopping, mas o lado externo, das fachadas. De acordo com o superintendente do Shopping Estação Goiânia, Herlinton Masson, “a expansão do Shopping está acontecendo de forma estruturada. Estamos trazendo novos conceitos como o de marcato, que é novidade em Goiânia, o conceito Magazine com as


lojas abertas, que também é uma novidade no mercado de varejo na cidade e o conceito lifecenter. Aqui, as pessoas têm a Leroy Merlin com grandes marcas, academia e terão condições de resolverem a vida aqui. Elas podem fazer compras no Atacadão Costa, ir para a academia, comprar coisas para a casa, fazer faculdade ou algum curso, almoçar ou jantar, pagar as contas na lotérica, também temos a casa de câmbio”, destaca, antes de dizer que a empresa está construindo um lifecenter, onde as pessoas possam resolver tudo o que precisam no dia-a-dia, de forma

que elas tenham uma ampla experiência. “Em uma única vinda ao empreendimento, os frequentadores poderão aproveitar tudo de uma vez só, penso que esses são os principais pontos da expansão”, afirma o dirigente do centro de compras.Os espaços de trabalho foram organizados por meio da implantação no conceito de mercado, trabalhando no contato direto com o pequeno produtor, então o objetivo é buscar as pequenas famílias produtoras, trabalhar o produto para que elas possam vender direto para o consumidor final. “Dessa forma, conseguimos

melhorar a margem de lucro deles, rentabiliza mais e o consumidor tem uma experiência com um produto mais orgânico, produto direto do campo, nessa experiência você gera mais emprego, você gera uma sustentabilidade para o negócio e pensando no conceito orgânico, que vem crescendo, o modelo direto da plantação para a mesa do consumidor, é o que nos motiva muito a idealização do mercato”. O superintendente conta que além da chance de trazer novidades ao paladar do goiano que às vezes não tem a oportunidade de comprar direto do produtor ou quan-

do tem acesso é um produto mais caro. “Nós teremos a oportunidade de diminuir o preço sem prejudicar o produtor”, afirma o dirigente do shopping Estação Goiânia.

complexa. A fim de tornar uma edificação ainda mais dinâmica, a Oliveira Araújo Engenharia, atuou na obra no âmbito executivo do projeto. “Consideramos como um enorme desafio. Esse trabalho é exatamente o que norteia os critérios da empresa. Durante o processo, buscamos aplicar o atendimento a todas as expectativas que resultaram na contratação, empre-

gando soluções baseadas em valores de qualidade e tecnologia, de forma a não só atender, mas também superar os anseios dos clientes”, afirma Paulo Henrique Lemes Araújo, diretor da Oliveira Araújo Engenharia. O projeto seguiu preceitos e diretrizes. O partido, as soluções e os materiais foram utilizados, com uma equipe integrada por

Parceria de sucesso A tarefa de executar a expansão deste empreendimento foi certamente um desafio: a situação era

21


ESTRUTURA profissionais capacitados e motivados, em que houve uma busca por serviços que exigiam soluções cada vez mais complexas, como é o caso, de formar e performar processos cada vez mais completos e eficazes. “Neste sentido, ao longo dos anos, temos desenvolvido projetos cada vez mais voltados ao atendimento não só das necessidades relatadas, mas também daquelas desconhecidas por nossos clientes, sugerindo-as sempre que possível.” Ainda, Araújo relata que participar deste projeto de expansão ratificou à toda a equipe a validade dos esforços empregados na busca constante de expansão no escopo de serviços prestados à sociedade, agregando valores qualitativos e quantitativos no emprego de soluções, resultando na satisfação de todos os envolvidos no processo produtivo, desde a concepção à compatibilização dos desenhos e informações. A partir de várias intervenções,

22

a equipe buscou exaltar a nova identidade do mall, pautada pelo bem-estar e exclusividade. E o resultado foi uma série de combinações de acabamentos e elementos estruturais diferenciados. Em todo o projeto executado, os principais destaques, “dentro do escopo executado pela Oliveira Araújo Engenharia, a saber projeto de estrutura, foi o de instalações hidrossanitárias, elétricas, cabeamento e SPDA, aplica-se: a existência de uma arquitetura desafiadora, com grandes planos em laje e vãos na ordem de 8,00m e 12,00m, conduzindo a elaboração de um projeto estrutural robusto e mantendo o layout aprovado sem modificações; a necessidade de aumento da demanda de carga que resultou na ampliação da subestação existente; além da proposição de uma solução à rede de esgoto, a partir da eliminação da estação elevatória”, relata o diretor Ainda, os projetos desenvolvidos foram dentro do prazo, com estu-

dos preliminar (EP): 20 (vinte) dias; Projeto Básico (PB): 50 (cinquenta) dias; Projeto Executivo (EX): 20 (vinte) dias. Totalizaram-se assim, 90 (noventa) dias de atuação da equipe, exclusivamente dedicada a tal propósito. Os itens sustentáveis também reforçam a preocupação do projeto com o meio ambiente, com adoção de técnicas construtivas. “Sustentabilidade e acessibilidade são pontos norteadores no desenvolvimento dos serviços pela nossa equipe, independentemente de sua exigência de contratação. Para tanto, possuímos em nosso portfólio Selos de Sustentabilidade e tal experiência nos capacitou para propor soluções pertinentes e inovadoras, tais como: utilização de águas de reuso nas bacias sanitárias, evacuadas com controle de pressão; implantação de uma usina fotovoltaica, alternativa energética em ascensão atu-


almente; utilização de lâmpadas tipo led, propiciando não somente economia energética, mas também dilação de vida útil e menor interferência térmica ao ambiente; adoção de sistemas construtivos estruturais de baixo impacto ambiental, minimizando a geração de resíduos na construção civil, entre outros”, destaca Araújo. Além das práticas sustentáveis, há também no empreendimento

características inovadoras e contemporâneas, ao longo da concepção do projeto, em relevância ao cuidado com a identidade e tecnologias aplicadas. “Algumas tecnologias utilizadas neste projeto foram: uso de nervuras com furos na alma, maleabilizando as instalações elétricas e hidrossanitárias e aprimorando o processo de compatibilização; o reuso de águas pluviais, anteriormente des-

cartadas, minimizando desperdícios; a instalação de circuitos independentes de iluminação, visando o maior aproveitamento da iluminação natural dos ambientes, além de especificação de materiais com máxima eficiência energética”, revela Paulo Henrique Lemes Araújo, diretor da Oliveira Araújo Engenharia

23


ESTRUTURA

Por se tratar de um empreendimento no qual há necessidade de ampliação, um dos desafios mais expressivos é a utilização e especificação de materiais modernos, aprimorando a eficácia e minimizando os custos, de forma compatível com os materiais e tecnologias existentes”, Paulo Henrique Lemes Araújo, diretor da Oliveira Araújo Engenharia

Projetos de shopping são desafiadores por diversos motivos; entre eles destacamos a existência de ambientes amplos que exigem uma estrutura robusta que mantenha os vãos definidos na arquitetura, a necessidade de aproveitamento de iluminação natural, bem como soluções para o uso/ descarte de água/esgoto gerado nos diversos ambientes. No entanto, nosso maior desafio foi o prazo de execução dos serviços para o empreendimento, uma vez que a complexidade exigiu estudos amplos e abrangentes na busca de soluções construtivas, sendo mesmo assim cumprido o cronograma inicial. O curto prazo não eximiu a proposta, por exemplo, de eliminação da estação elevatória, evitando manutenção, mitigando os riscos de problemas na operação do shopping, ou da utilização de especificações não comuns como o uso de lajes nervuradas com furos, tecnologia não convencional que atenderá as necessidades da edificação.

24


33


ESTRUTURA

Indústria de relevância

26


Modernização e ampliação de fábrica do setor alimentício gera mais desenvolvimento no interior de MG

H

á mais de 53 anos a PiF Paf Alimentos constrói uma história repleta no segmento alimentício pelo Brasil. Para que esse resultado de excelência chegue às mesas dos lares de centenas de brasileiros, a empresa possui unidades em diversos estados como Goiás, Espírito Santo, Santa Catarina e em Minas Gerais, como no caso do município de Patrocínio, que conta com uma fábrica desde 1999. Recentemente, a unidade da cidade mineira foi contemplada para uma ampliação em sua estrutura para garantir melhor desempenho em sua produção. Essa expansão é composta pela construção de uma nova portaria, rampas de descarga, entre outros setores fundamentais para a fabricação dos produtos da marca. A obra foi realizada em estrutura mista com fundações e pilares em concreto moldado in loco e fechamentos laterais e de coberta em estrutura metálica. Ao longo da ampliação foi executada a terraplenagem e a pavimentação do acesso a caminhões pesados, base civil para balança de 30.000kg, sala da portaria e cobertura metálica para balança. Ainda, houve etapas de fundações, plataforma metálica, cobertura e fechamentos para rampa de descarregamento. Além disso, a obra contemplou a construção de paredes de concreto, cobertura e fechamentos necessários na fábrica. Para as adequações necessárias da obra houve também demolições, implantação de cobertura metálica e fechamentos em painel termoacústico. Ainda, houve nesta modernização do empreendimento as instalações complementares necessárias para acomodar a ampliação elétrica, hidráulica, esgoto, drenagem e lógica. Neste projeto, a modalidade de contratação foi a Design Build, o qual houve a elaboração de todos os projetos executivos e complementares de engenharia para a execução de toda a obra. “O Design Build é um método de entrega otimizada 27


ESTRUTURA de produtos onde a gestão da obra é feita de forma centralizada com um único contrato entre o cliente e a Guarnieri Engenharia. Entre os benefícios do design build estão um ganho expressivo de prazo, diminuição dos custos, plena integração entre projeto e obra, maior controle e acompanhamento das etapas”, destaca Alexson Guarnieri, diretor Comercial da Guarnieri Engenharia. Segundo o dirigente da construtora, para esta ampliação houve uma organização para que a operação da indústria não fosse paralisada enquanto as obras

eram realizadas, atendendo uma demanda essencial do cliente. “A Guarnieri Engenharia conseguiu realizar um projeto que permitiu que a Pif Paf conquistasse a melhoria no processo produtivo que ela almejava, enquanto era promovida a plena integração entre a idealização do projeto e a obra em si, através de um controle intenso em todas as etapas da ampliação, iniciado desde a escolha dos métodos de construção e alinhamento constante com o cliente. O planejamento construtivo, que é um dos nossos pilares, foi essencial

O bom andamento do projeto dependeu de uma sinergia afiada entre a Guarnieri Engenharia e a Pif Paf, garantindo que o planejamento desenhado para que a produção da indústria se mantivesse operando fosse cumprido, prevendo a manutenção das condições de funcionamento do negócio enquanto a obra avançava.” Alexson Guarnieri, diretor Comercial, Guarnieri Engenharia .

28

para entregarmos um resultado valioso para a Pif Paf e para a nossa equipe, e claro, sem a suspensão das atividades da fábrica”, relembra Guarnieri. No total, somando o desenvolvimento do projeto com a execução da obra, foram apenas 10 meses de trabalho. O tempo designado ao planejamento foi essencial para garantir que as expectativas da Pif Paf fossem desenhadas e, por fim, atendidas. Por se tratar de uma indústria de alimentos que manteria a operação funcionando durante a realização da obra, toda a execução precisou


da liberação do Serviço de Inspeção Federal (S.I.F.), por exigência do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento para o controle de alimentos de origem animal. “O bom andamento do projeto dependeu de uma sinergia afiada entre a Guarnieri Engenharia e a Pif Paf, garantindo que o planejamento desenhado para que a produção da indústria se mantivesse operando fosse cumprido, prevendo a manutenção das condições de funcionamento do negócio enquanto a obra avançava.” No que se refere à expansibilidade e a flexibilidade da planta, nesta obra houve a escolha por métodos que

trouxessem velocidade construtiva e proporcionassem sinergia com operação da indústria sem que houvesse paradas na produção. “Este objetivo foi concluído com muito sucesso. Foi elaborado um minucioso planejamento a quatro mãos com o cliente, o que propiciou entregar o projeto com total qualidade construtiva e que trará excelentes resultados de produtividade”, detalha o diretor comercial. Já em relação às práticas sustentáveis adotadas na obra, houve a utilização de formas metálicas para a construção de fundações e paredes em concreto

no projeto da Pif Paf, reduzindo drasticamente a utilização de madeira em uma etapa tão robusta do projeto e, em paralelo, diminuindo o tempo de realização da obra. “Também possuímos um programa rigoroso de separação e destinação de resíduos, além de reforçarmos essa cultura sustentável todos os dias na nossa organização, começando pelo fornecimento de energia 100% renovável na nossa sede”, afirma Guarnieri ao dizer que é vital para a empresa seguir no desenvolvimento de projetos e execução de obras que impactem cada vez menos no meio ambiente.

20

29


ESTRUTURA

A Guarnieri Engenharia sente orgulho de fazer parte do processo de modernização e ampliação da maior empregadora do setor privado de Patrocínio (MG), criando postos de trabalho e aumentando a arrecadação do município no andamento e no pós-obra e, consequentemente, abrindo espaço para novos investimentos” Alexson Guarnieri, diretor Comercial Guarnieri Engenharia

Expertise em obras industriais Especializada em obras industriais, a Guarnieri Engenharia atende seus clientes de ponta a ponta do negócio, desde o desenvolvimento dos projetos até a conclusão da obra. Um diferencial é que a empresa está sempre atenta às tendências do mercado, ao buscar constantemente as mais modernas tecnologias da construção. Também a construtora preza pelo atendimento aos prazos, pelo custo reduzido em todas as etapas do projeto e atenção constante aos detalhes. Para isso, a empresa conta com um corpo técnico capacitado e equipes multidisciplinares, voltados para o eficiente atendimento aos nossos clientes e o cumprimento de rigorosos padrões de qualidade. A Guarnieri tem no seu DNA a tecnologia. “Fazemos questão que ela se capilarize por todos os nossos processos. Trabalhamos com o desenvolvimento dos projetos e planejamento com metodologia BIM, monitoramento das obras com acompanhamento por imagens 360º, software de controle de documentos que reduz o uso de papel em obra e garante sempre trabalhamos com a versão atualizada dos projetos e ERP de última geração voltado para a construção civil. Com isso, garantimos a qualidade das nossas entregas. Através dessas ferramentas nós conseguimos atender os nossos clientes com mais qualidade, entregando resultados cada vez melhores. ” Para os próximos meses, as expectativas da empresa são as melhores possíveis, visto a confiança na construção civil ter voltado a crescer, o que sempre traz novos investimentos ao segmento. “Nossa perspectiva é dobrar o volume de contratos e faturamento comparados ao ano de 2021, ano inclusive que foi o nosso recorde histórico até aqui. O ano de 2022 já tem sido bastante promissor para a Guarnieri Engenharia”, finaliza o dirigente.”

30


41


ESTRUTURA

Paredes para o lazer

32


Primeiro parque aquático indoor da América do Sul é inaugurado no RS

R

ecentemente, o primeiro parque aquático indoor da América do Sul foi estabelecido em Gramado (RS), na Serra Gaúcha, mais precisamente na Região das Hortênsias. Com investimento da ordem de R$ 100 milhões, a estrutura do parque conta com sete piscinas, incluindo uma de ondas, uma de borda infinita, três ao ar livre e opções com jatos de água massageadores, além de um bar molhado e ainda dois grandes toboáguas. Com mais de 49 mil metros quadrados de terreno, o Acquamotion conta com quatro áreas temáticas que remetem às estações do ano e incluem personagens relacionados. Principal atração na área do verão, a piscina de ondas oferece seis tipos de ondas e ocupa um espaço de 560 m², chegando a 740 mil litros de água. O bar molhado, localizado na área referente ao outono destaca os plátanos, árvores típicas da região da Serra Gaúcha. A área primavera, no rooftop, se destaca pela piscina de borda infinita e vista para a vegetação local. Piscinas externas e climatizadas representam o setor inverno. Há ainda um espaço dedicado ao público infantil de zero a cinco anos e outro para crianças a partir de 12 anos, incluindo dois playgrounds com seis toboáguas e três chafarizes. Ambos terão à disposição equipe de monitoria, além de presença dos guardiões e outros personagens para fotos, autógrafos e show especiais. Para executar toda essa exuberância estrutural para o lazer, houve a participação de empresas especializadas no processo construtivo do complexo de entretenimento, uma delas é a Mercato Automação que garantiu mais conforto térmico no local. “Tivemos desafios para o sistema de AVAC-R (abreviação utilizada no setor da 33


ESTRUTURA

climatização para “Aquecimento, Ventilação, Ar Condicionado e Refrigeração”), frente a estes desafios foi muito importante para o empreendimento buscar instaladores e integradores com experiência e conhecimento específico, a BDS Ar Condicionado foi responsável pelo sistema de AVAC-R, e para integração do sistema de automação a empresa MP Automação

34

Com o respaldo técnico destas empresas foi possível atender os diferenciais do parque, como por exemplo, o funcionamento durante todas estações do ano em diferentes condições climáticas externas”, recorda Rodrigo Miranda, CEO da Mercato Automação. Em função deste conceito em adequar as condições de temperatura, as piscinas são cobertas e as

águas termais utilizadas em todo parque são extraídas de uma fonte natural que garante a temperatura em cerca de 36°C, portanto o controle da temperatura ambiente e da umidade eram de extrema importância, “visto que são parâmetros primordiais para proporcionar conforto térmico para os ocupantes. Os equipamentos utilizados para a climatização dos ambientes tive-


ram um papel essencial para atingirmos os resultados satisfatórios.” Paralelamente a essa preocupação em garantir índices climáticos esperados, o empreendimento contou com os controladores Mercato, que possibilitam além do controle dos equipamentos, a customização das lógicas de automação, permitindo que a equipe desenvolvesse rotinas de acordo com a aplicação no comando das bombas, caldeiras, chillers e unidades de tratamento de ar.

Com acessos múltiplos para diferentes usos, o térreo ainda conta com um lago artificial, parcialmente sobre subsolo, em meio a implantação de vegetação nativa de mata atlântica. No desenho das torres residenciais, grandes balanços trazem a expertise da arquitetura aliada à engenharia, e o bem-estar é articulado com pavimentos de lazer, permeado por um complexo aquático elevado. Um verdadeiro desafio de criação que alia arte e técnica.

Em relação ao controle de automação para garantir uma eficiência de energia térmica e redução de energia elétrica, visto que, o parque opera 24h por dia, Miranda afirma que o funcionamento ininterrupto do parque exigia também um controle preciso de diversos parâmetros, como temperatura, umidade, consumo de energia e localização das máquinas na planta. “Com o sistema totalmente integrado, graças a utilização de diversos protocolos de comunicação e

da implementação dos controladores, foi possível monitorar facilmente o funcionamento de todo o parque. Para isso, foi escolhido o sistema supervisório PowerB, da Mercato, desenvolvido pela Tridium, que possui interface de fácil entendimento e garante o controle total dos parâmetros exigidos, o BMS é responsável pelo monitoramento e gerenciamento de energia, garantindo que os equipamentos funcionem da maneira mais eficiente possível e de acordo com a demanda, que varia dependendo do horário do dia e da estação do ano”, ressalta ao dizer que

dessa forma é possível extrair o melhor desempenho dos sistemas, além de facilitar a manutenção e minimizar o tempo de parada dos equipamentos, não comprometendo o bem estar dos ocupantes. Mediante esse fundamento, a automação teve um impacto imediato e obviamente positivo, logo nos primeiros meses pôde-se notar uma economia de energia de muita relevância no empreendimento, condizente totalmente com os objetivos do projeto. “Além da economia de energia, o parque mantém o funcionamento contínuo durante o ano inteiro em

virtude do bom desempenho dos sistemas, portanto os resultados atingiram totalmente as expectativas. Resultados satisfatórios são conquistados por um conjunto de fatores, um bom projeto, bem dimensionado e executado, ligado a produtos de qualidade e mão de obra qualificada fazem com que a obra seja um sucesso, esse é o caso do Acquamotion, um empreendimento onde todas partes trabalharam em conjunto e atingiram a excelência”, destaca Rodrigo Miranda, CEO da Mercato Automação

35


ESTRUTURA

Aquecimento, Ventilação, Ar Condicionado e Refrigeração”), frente a estes desafios foi muito importante para o empreendimento buscar instaladores e integradores com experiência e conhecimento específico. Com o respaldo técnico destas empresas foi possível atender os diferenciais do parque, como por exemplo, o funcionamento durante todas estações do ano em diferentes condições climáticas externas”, Rodrigo Miranda, CEO Mercato Automação

A região Sul do Brasil é responsável por uma fatia importante do turismo no país, especialmente a Serra Gaúcha, que reúne uma infinidade de atrações e recebe milhares de visitantes de todo o país. Atividades turísticas no geral têm uma imensa importância dentro do setor econômico pois auxiliam no desenvolvimento das cidades e fomentam melhorias na sua infraestrutura, geram empregos e infinitas possibilidades de negócios, sendo uma engrenagem importante para fazer a economia girar. “O Acquamotion é um marco para o turismo e para a inovação, é o primeiro e único parque aquático coberto e temático do Brasil”.

36


Espaços de descobertas Em SP, retrofit busca garantir edificação mais confortável, segura e convidativa para receber colaboradores

M

ultinacional francesa especializada em lubrificantes e fluidos de alta tecnologia – a Motul possui a sua sede no Brasil sob a denominação de Casa Motul, no bairro Jardim América, em São Paulo. Mediante idealização do “futuro do trabalho”, optou-se por não continuar com a estrutura de escritório convencional em prédios corpora-

tivos igualmente convencionais e criar um espaço-casa mais alinhado com os valores da marca e, sobretudo, mais confortável, seguro e convidativo para receber os colaboradores e parceiros na volta ao trabalho presencial. O projeto da Casa Motul, assinado pela Mombá Arquitetura, nasce em meio à pandemia e as consequentes mudanças de paradigma acerca dos espaços corporativos e

das próprias dinâmicas de trabalho. “Tradição e inovação” são os principais conceitos da marca que guiaram o projeto e a própria escolha do imóvel: um casarão do final dos anos 60, que já foi tanto residência unifamiliar quanto consulado russo. Uma construção robusta, cheia de histórias e potencialidades, assim como a Motul. O desafio de transformá-la na 37


nova Casa Motul, atendendo todas as funções e normas técnicas de um escritório, com a inovação de um espaço laboratorial e com toda a sedução dos espaços expositivos. Identidade própria Além da busca por uma nova visão construtiva, levando em consideração uma edificação antiga, a proposta de reforma aproveitou ao máximo cada detalhe do projeto de revitalização, traduzindo as principais características. “Por se tratar de uma casa da década de 60, o acompanhamento de todo o processo de implantação, do começo ao fim, foi fundamental para instalar toda a infraestrutura, a fim de atender as necessidades do cliente”, afirma Marcelo Estevão, CEO da Método Arquitetura e Gerenciamento, responsável por toda execução e implantação do escritório. Além de todo o método exis-

tente, colocado em prática neste empreendimento, destaca-se a importância da atualização da edificação em função de diversos elementos que precisaram ser adaptados. “Existia um grau de dificuldade para as instalações em geral, principalmente, para o arcondicionado e rede elétrica, foi necessária muita habilidade do nosso corpo técnico juntamente com os fornecedores, para manter as características e estrutura originais da casa, evitando maiores custos”, conclui o diretor. Ainda de acordo com o dirigente, uma das diretrizes buscadas foi manter ao máximo de técnicas para a redução de custos, enquanto desenvolviam o projeto. “Nossa verba era enxuta e todos os passos eram definidos em conjunto com o cliente, a busca de fornecedores versus custo-benefício sem renunciar à qualidade e, principalmente, a segurança, tentando manter ao máximo o projeto definido e respeitando as características da

36

36

38

casa. Com o nosso apoio, houve uma redução em 40% do valor estimado da obra.” De modo estratégico e integrado, a composição de uma obra, bem como os prazos geram um desafio, neste caso, o prédio recebeu um tratamento primoroso que atingiu os objetivos esperados. “Sempre é um desafio conciliar prazos e custos, a atenção em todo o processo é fundamental, além de termos fornecedores comprometidos com o projeto”. Desde o princípio do projeto, um dos cuidados era garantir uma comunicação interna entre os envolvidos. Com esta finalidade, os participantes da obra conquistaram uma maior eficiência. “A comunicação clara, transparente e objetiva, entre todos os envolvidos, é a chave de qualquer relacionamento para a obtenção do sucesso em qualquer empreendimento”, relata Marcelo Estevão, CEO da Método Arquitetura e Gerenciamento.


Por se tratar de uma casa da década de 60, o acompanhamento de todo o processo de implantação, do começo ao fim, foi fundamental para instalar toda a infra estrutura, a fim de atender as necessidades do cliente Marcelo Estevão, CEO da Método Arquitetura e Gerenciamento

Não há um diferencial a ser destacado, a Método Arquitetura tem o foco no cliente, nosso propósito é ajudar a construir suas histórias e a realizar seus sonhos. Temos como premissa ser competitivos, buscar o melhor resultado e entregar valor. Somos reconhecidos pelos nossos clientes que é confirmada pela fidelização, ou seja, sempre atendemos o mesmo cliente em outras necessidades.

39


INFRAESTRUTURA

Combinação urbana INFRAESTRUTURA

40


Projeto de ondas artificiais reúne modernidade ao proporcionar lazer aos visitantes e turistas

41


INFRAESTRUTURA

L

ocalizado às margens da rodovia Miguel Melhado Campos, em Itupeva (SP), o Praia da Grama atrai diversos turistas para surfar nas ondas artificiais. Capaz de produzir diferentes tipos de ondas, com a promessa de deixar satisfeito até mesmo um surfista profissional. O empreendimento foi idealizado pela KSM Realty, sob projeção pelo arquiteto Gui Matos e detalhe paisagístico de Benedito Abbud. Com um bom espaço para expansão, o local escolhido foi o condomínio Fazenda da Grama, a 80 quilômetros da cidade de São Paulo. A praia artificial tem cerca de um quilômetro de orla. É de 28 mil metros quadrados de espelho d’água, que forma o mar. O investimento foi de R$160 milhões, o que inclui o custo da tecnologia, dos equipamentos para a construção da praia artificial. Para construir a piscina com ondas, a KSM fez uma parceria com a empresa espanhola Wavegarden, que tem quatro parques, abertos ao público, pelo mundo, com tecnologia igual à da Praia da Grama. Eles estão em Melbourne, na Austrália; em Bristol, na Inglaterra; na Coreia do Sul; e em Sion, nos Alpes Suíços. A Praia da Grama, no Brasil, é a primeira em um complexo residencial. Depois do sucesso do empreendimento, a KSM fechou contrato para representar a marca espanhola no Brasil pelos próximos 10 anos. Diferenças notáveis O desenvolvimento de um projeto multidisciplinar desta 42

importância, em um curto prazo, em paralelo a execução das obras, foi um grande desafio para a equipe técnica e gerencial. Para superar com êxito estes desafios, na resolução multidisciplinar das disciplinas e na interface entre as mesmas foram aplicadas metodologias de gerenciamento e compatibilização de projetos. “Inicialmente, utilizamos os memoriais descritivos e projetos recebidos. Após isso, desenvolvemos alternativas com equipamentos de alta eficiência, levando sempre em conta a viabilidade dos prazos de entrega e custos”, relata Denis Muniz dos Santos, diretor de engenharia da Best Clima. Além dos desafios técnicos do projeto, a equipe de engenharia teve que desenvolver um projeto

de parte pela centralização em um único contato das informações no desenvolvimento do projeto. “Os principais desafios foram viabilizar os prazos de entrega de materiais e equipamentos junto ao cronograma da obra e na sequência realizamos as atividades em diversas frentes de serviços de forma simultânea. Outro ponto foi a utilização de equipamentos de altíssima tecnologia devido ao alto padrão do empreendimento entre eles: condicionadores de ar do tipo VRF, desumidificador para a área da piscina, sistema de exaustão com coifas do tipo “Wash Pull” com sistema de combate a incêndio para a área da cozinha industrial, devido às exigências do futuro restaurante.” Muniz relata que tais medidas pro-

Essas premissas foram importantes para conseguirmos um baixo nível de ruído nos ambientes internos, baixo consumo de energia, o que resultou na satisfação total do cliente e conforto dos usuários.” Denis Muniz dos Santos, diretor de engenharia da Best Clima.

otimizado e de acordo com a realidade do local, com qualidade, em um prazo reduzido e focado na execução ágil da obra. O fluxo de informações, comunicação e o gerenciamento das expectativas foram pontos desafiadores. Estes desafios foram vencidos em gran-

porcionaram melhor qualidade e segurança das informações, permitindo que o projeto seja concebido de maneira integrada e compatibilizada, reduzindo o ciclo de desenvolvimento do mesmo. “A equipe de engenharia da Best Clima realizou levantamento minucioso nos


projetos e “in loco” o que viabilizou alterações nos locais previstos, inicialmente, para a instalação de parte dos equipamentos, trazendo redução de custos ao empreendimento e na aquisição de materiais e mão de obra”, descreve. Para determinar todas essas condições de qualidade, o empreendimento contou com a expertise da equipe da Best Clima, para o desenvolvimento de disciplinas como a compatibilização interdisciplinar do projeto de instalação de equipamentos. Toda essa integração entre o grupo contratante e a empresa contratada para executar tais trabalhos foi considerada de ampla importância para ambos. “A integração foi extremamente positiva para alinhamento entre todas as empresas envolvidas e disciplinas. Importante ressaltar que todo o projeto foi realizado em sincronia, o que nos ajudou a atender os prazos e evitar retrabalhos, resultando em uma obra de qualidade e com custo reduzido.” Desta forma, o Gru-

43-


INFRAESTRUTURA po apresentou este desafio e com a gestão colaborativa das empresas os resultados obtidos foram satisfatórios. “O resultado da obra foi obtido com êxito, proporcionando efeito surpreendente neste trabalho executivo de obras.” O diretor acrescenta que devido ao empreendimento ser de altíssimo padrão sempre houve como prioridade a utilização de equipamentos de última geração, materiais de alta qualidade e mão de obra qualificada. “Essas premissas foram importantes para conseguirmos um baixo nível de ruído nos ambientes internos, baixo consumo de energia, o que resultou na satisfação total do cliente e conforto dos usuários”, afirma Denis Muniz dos Santos, diretor de engenharia da Best Clima.

O Clube Praia da Grama está localizado dentro de um condomínio residencial de alto padrão e é uma inovação devido ter uma piscina com ondas de até 2 metros, tornando o local referência nacional nas competições esportivas de surf, trazendo status a toda a região.

Lean Construction foram fundamentais para possibilitar a criação de “pulmão” que permitisse ter resiliência para enfrentar tantas dificuldades inseridas no contexto de pandemia” Denis Muniz dos Santos, diretor de engenharia da Best Clima.

44


Combinação urbana Projeto de ondas artificiais reúne modernidade, ao proporcionar lazer aos visitantes e turistas

A

Crefisa Tech, empresa de Tecnologia e Digital da Crefisa, tem uma nova sede, com projeto de arquitetura desenvolvido pela STUDIO BR Arquitetura e gerenciado pela Sempre Engenharia. Implantado em uma residência característica e histórica do cliente, localizada no Jardim América, em São Paulo, a nova sede tem como principais atributos a tecnologia, a flexibilidade e agilidade nas formas de trabalhar e se relacionar, essenciais para a rotina das

equipes digitais nos dias de hoje. Para transformar o imóvel de mais de 1.000 m² em um ambiente alinhado ao perfil inovador da empresa, as salas segregadas deram lugar a um espaço aberto, integrado e flexível. Com a mudança estrutural, os colaboradores agora ficam dispostos em vizinhanças de trabalho integradas às vizinhanças de tipologias colaborativas, suportadas sempre por elementos que proporcionam colaboração e fluidez, estimulando a criativi-

dade e o bem-estar das equipes. O novo modelo físico, concebido e projetado pelo escritório de arquitetura, garante maior aproveitamento qualitativo e funcional do imóvel que, por sua característica arquitetônica, não pode sofrer acréscimos de áreas, ampliação ou impactos na estrutura e fachada originais. No pavimento térreo, que garantiu todas as condições de acessibilidade para todos os públicos, funcionários e visitantes são recebidos no gran45


de lounge colaborativo criado como coração do projeto. Conectado à área de staff e às vizinhanças de trabalho, este espaço pode abrigar pequenos, médios e grandes grupos para reuniões, treinamentos ou divulgação de resultados. A partir dele conectam-se caminhos que levam às vizinhanças de trabalho cercadas de elementos que representam e aplicam a tecnologia e a velocidade, e que são presentes em todo o projeto: iluminação em LED, ambientes em colorblocks de cores arrojadas, painéis móveis e divisórias industriais perfuradas. O destaque em todas as tipologias de reunião é o tratamento acústico e a tecnologia embarcados, que garantem o atendimento a todas as reuniões que ocorrem no modelo atual de trabalho, que mesclam o remoto e o presencial. Também como elemento criativo e inspirador, um túnel iluminado por LED traz movimento e identidade tecnológica, conectando copa, espaço social e áreas colaborativas. Ainda no térreo, a área da Diretoria foi posicionada em modelo de pool coletivo, com layout também guiado pelo conceito de trabalho coletivo e integrado. Sem salas individuais, excluindo a privacidade como exclusividade de hierarquias altas, os diretores dividem o espaço assim como as demais equipes. Diferenciais do projeto As características deste projeto, formadas por várias assimetrias, incluem espaços de trabalho organizados por meio de implantação de acomodações compostas por vários espaços corporativos. “O espaço amplo, que remete à 46

um ambiente tecnológico, uma vez que seria ocupado pela área de TI, mas mantendo aconchego e interação entre os colaboradores”, resume Eduardo Senra, CEO da Sempre Engenharia Eduardo, detalha que essa estrutura se configurou a partir de elementos marcantes que compõe um lugar singular e cheio de identidade, executada ao longo de sessenta dias. Este projeto tem como objetivo a melhoria da circulação e criar espaços adequados para as diversas atividades proporcionadas pela instituição. Segundo Senra, a adoção de téc-

nicas sustentáveis faz parte do DNA da empresa de engenharia, mesmo que o cliente não busque certificação de sustentabilidade para sua obra. “Assim sendo, diversos materiais como vidros e luminárias foram reaproveitados em outros projetos e ambientes da própria Crefisa ao invés de serem descartados. O entulho gerado por materiais de demolição que não puderam ser reaproveitados foram separados conforme suas características de composição e direcionados à reciclagem,” conclui. “O ambiente da obra, durante toda a sua execução, foi manti-


do limpo, ventilado e organizado, propiciando um ambiente adequado aos profissionais envolvidos.” O projeto da Nova Sede da CrefisaTech, foi mais um case de sucesso em que a qualidade foi priorizada visando superar as expectativas do cliente. “Como a maioria dos projetos que temos realizado, um dos grandes desafios é sempre o exíguo prazo de execução, aliado às limitações de horário de trabalho. Para atender a detalhes do projeto arquitetônico, que contemplou estruturas metálicas abaixo do forro de gesso que deveria ser mantido, foi necessário criar uma estrutura auxiliar de suportação no entreforro.

Manter a estabilidade do forro e sua planicidade em m² durante a execução foi um grande desafio, mas com isso economizamos o custo de um forro novo bem como o prazo de sua execução”, analisa Senra. O projeto foi idealizado com dinamismo e repleto de criatividade, considerados quesitos de evidência. “Sem dúvida estes são fatores importantes que, associados ao bem estar (well being), todo projeto deve considerar nos dias atuais. Uma pesquisa realizada pelo International Workplace Group chamada “A revolução do Espaço de Trabalho” cita que as pessoas que trabalham em am-

bientes flexíveis são muito mais produtivas. “Dos cerca de 18 mil profissionais atuantes em 96 países entrevistados pelo estudo, 91% afirmaram que o ambiente de trabalho flexível faz com que as pessoas sejam muito mais produtivas por estarem constantemente em movimento. Além disso, 89% acreditam que o ambiente flexível promove o crescimento dos negócios; 87% disseram que esse modelo de trabalho faz com que as empresas se mantenham competitivas; e 83% declararam que o ambiente, quando flexível, ajuda a empresa a ampliar os seus lucros. O investimento em projetos que contemplem o bem estar e a

humanização dos espaços de trabalho, além de garantir um ambiente de trabalho mais atrativo, proporciona mais interação entre os colaboradores. Esses conceitos foram contemplados neste projeto em amplos e ao mesmo tempo acolhedores ambientes, com mobiliários confortáveis que permitem diferentes usos”, afirma o CEO. Grande parte dos novos prédios corporativos contemplam facha-

das inteiras de vidro com a finalidade de proporcionar a seus ocupantes a interação com o meio externo e a contribuição de luz natural ao ambiente de trabalho, por serem estes fatores importantes de bem estar e consequente aumento de produtividade das pessoas. Neste projeto de retrofit este foi um aspecto importante a ser contemplado a partir de um estudo de reforço estrutural, que permitiu generosas abertu-

ras na fachada para instalação de janelas de vidro. Devemos destacar ainda o objetivo de trazer para estes ambientes um aspecto tecnológico mantendo o acolhimento, o que foi alcançado pelo projeto da Studio BR com a harmonização de cores, texturas, iluminação cênica, mobiliário corporativo e colaborativo, além de detalhes arquitetônicos que juntos superaram a meta pretendida. 47


“Toda obra concluída é razão de alegria e satisfação para todo nosso time. Esta em especial marcou o início de um relacionamento que já vem rendendo frutos. Em algumas semanas começaremos mais duas obras de outros prédios, o que representa a fidelização do cliente Crefisa.” Eduardo Senra, CEO da Sempre Engenharia

Grande parte dos novos prédios corporativos contemplam fachadas inteiras de vidro com a finalidade de proporcionar a seus ocupantes a interação com o meio externo e a contribuição de luz natural ao ambiente de trabalho, por serem estes fatores importantes de bem estar e consequente aumento de produtividade das pessoas. Neste projeto de retrofit foi um aspecto importante a ser contemplado a partir de um estudo de reforço estrutural, que permitiu generosas aberturas na fachada para instalação de janelas de vidro. Devemos destacar ainda o objetivo de trazer para estes ambientes um aspecto tecnológico mantendo o acolhimento, o que foi alcançado pelo projeto da Studio BR com a harmonização de cores, texturas, iluminação cênica, mobiliário corporativo e colaborativo, além de detalhes arquitetônicos que juntos superaram a meta pretendida. 48


Showroom de possibilidades Como características mais marcantes a Sempre Engenharia possui a ética como pilar fundamental e a qualidade e inovação como a sua meta constante. “Somos também reconhecidos no mercado corporativo por nossa competência técnica, uma vez que contamos em nosso time, além de engenheiros civis e arquitetos, com engenheiros eletrônicos, eletrotécnicos, mecânicos e de automação.” Esses profissionais são especialistas treinados e constantemente atualizados com as mais recentes tecnologias, capacitados para tratar de todos os aspectos construtivos e instalações de implantação e operação de qualquer componente de um ambiente corporativo, seja de um detalhe visual arquitetônico ou de toda a complexidade de um data center que também pode ser requerido nestes projetos. Ao final de 2020, acreditando em uma grande movimentação do mercado, a empresa mudouse para um novo ambiente na região da avenida Paulista com a finalidade de promover aos seus colaboradores o mesmo padrão dos projetos que constroem para clientes e, ao mesmo tempo, um showroom de possibilidades arquitetônicas e tecnológicas a quem nos visitasse. O resultado deste movimento foi o crescimento de 40% em 2021, além da previsão de crescimento em mais de 30% para 2022. “Acreditamos que os ambientes corporativos devem sempre buscar novos meios para proporcionar mais conforto e produtividade aos seus ocupantes, atendendo às demandas do mercado e buscando atrair e reter talentos as empresas estarão sempre em movimento. Nossa expectativa para 2022 não é diferente, tendo em vista que começamos o ano com importantes projetos em clientes como Crefisa, Corteva, Neoenergia, Aché, Roche, Google, Oracle, Kavak, dentre outros.” Segundo Eduardo Senra, a SEMPRE está realiza atualmente obras de implantação e retrofit de ambientes corporativos das principais empresas de tecnologia do mercado e, “com isso, temos que nos manter “up to date” com o que há de mais atual no mercado em termos de sistemas de controle de acesso, CFTV, instalações de TI, SDAI, AV, automação de iluminação com variação de intensidade e cor da luz, monitoramento de ocupação de estações de trabalho e salas de reunião, etc.”

49




PREDIAL ENTREVISTA

Visão Edificadora Sr.Enio Canavello, presidente da ABECE, fala das perspectivas do mercado, pós pandemia

A

ABECE (Associação Brasileira de Engenharia e Consultoria Estrutural), integra toda a cadeia construtiva estrutural do País. Conhecida por sua sólida atuação no mercado, e uma entidade de classe que reúne e representa o setor. Atualmente, a ABECE fomenta a difusão de novos conhecimentos na área da engenharia estrutural. Em entrevista à Predial Brazilian, Enio Canavello, Presidente da ABECE, fala das novas pespectivas no mercado da construção civil. Em seu currículo, Canavello destaca várias experiencias profissionais, tais como: formado em Engenheiro Civil pelo Instituto Mauá de Tecnologia, professor em cursos de pós-graduação. Sócio-diretor da Edatec Engenharia S/C Ltda, onde atua na área de desenvolvimento de projetos estruturais de concreto armado, protendido e estruturas metálicas, consultorias, pareceres técnicos, estudos técnicos para concorrência de obras, acompanhamento estrutural à obra durante a sua fase de execução. Revista Predial Brazilian - Qual a sua avaliação do setor da construção civil, neste período pós pandemia? Enio Canavello Barbosa O setor da construção Civil, principalmente na área de projeto estru50


tural, foi um dos poucos que não pararam os trabalhos no período de pandemia, mantendo seu ritmo de trabalho; porém, há um grande impacto em relação aos materiais utilizados na construção, com o aumento dos preços e escassez de produtos. O grande desafio será manter os prazos e os custos definidos antes da pandemia. A construção civil é uma área importantíssima para o desenvolvimento do País e, apesar dos contratempos, se manterá em crescente. RP - Qual a sua visão do setor da Engenharia estrutural, do ponto de vista técnico? Enio Canavello Barbosa: A Engenharia Estrutural brasileira é uma das mais competentes do mundo. Seus profissionais estão sempre em busca da excelência, novos conhecimentos, inovadoras técnicas construtivas e, principalmente, focados na segurança estrutural das edificações. A constante busca por normalização, visando a segurança e o conformo das pessoas que utilizam as construções, se torna um grande diferencial do setor. Realizar cálculos de projeto estrutural demanda dedicação, estudo e investimento na profissão; e a experiência acaba se tornando um diferencial nessa área. Temos muitos profissionais dedicados que buscam, incansavelmente, o aperfeiçoamento no que fazem. Vemos hoje muitos jovens, com toda competência necessária, aderindo à profissão, o que é excelente para o setor, mas é preciso sempre lembrar da responsabilidade que é projetar qualquer tipo de construção; somos responsáveis pela segurança de muitas vidas. RP -

E no caso da ABECE,

quais os principais desafios? o? Enio Canavello Barbosa: A ABECE possui dois grandes desafios: fazer com que a cadeia produtiva identifique a qualidade em cada projeto, reconhecendo que esse atributo tem seu valor justo no mercado. Projetos bem coordenados e desenvolvidos resultam em significativas economias na construção com consequente redução de custo para o cliente. O segundo desafio é agregar mais profissionais para tornar o trabalho da associação mais forte e, consequentemente, promover ações importantes para o setor, tanto tecnicamente como economicamente. . RP - Quais as prioridades do setor, neste momento, pós pandemia? Enio Canavello Barbosa: Na parte relativa ao nosso setor de projetos, vemos uma constante melhoria na performance da qualidade dos projetos e coordenação entre equipes. Os projetos estão cada vez mais complexos; aqui, na cidade de São Paulo, quase não temos mais o conceito de andar tipo. - Qual a sua opinião sobre os estágios do uso do BIM? Enio Canavello Barbosa - Ainda estamos em processo de desenvolvimento desta ferramenta. Algumas construtoras estão mais adiantadas que outras, mas percebemos que ainda temos alguns procedimentos e interfaces entre equipes a serem aparados para melhor fluidez do projeto. Mas é certeza que esta ferramenta será o novo paradigma e somente é questão de tempo de maturação.

RP - Como está a agenda de projetos e eventos da associação para os próximos meses? Enio Canavello Barbosa: A ABECE nunca parou suas atividades e eventos, mesmo no período de pandemia. Realizamos várias palestras online, disponíveis em nosso canal do Youtube, promovemos o ENECE – Encontro Nacional de Engenharia e Consultoria Estrutural – principal evento do setor. Em 2021, voltamos a realizar o Prêmio Talento Engenharia Estrutural – única premiação voltada para os Engenheiros de Estrutura e o CBPE - Congresso Brasileiro de Pontes e Estrutura - evento realizado em parceria com a ABPE (Associação Brasileira de Pontes e Estruturas). Para esse ano, voltamos com todos esses eventos presencialmente. O CBPE aconteceu nos dias 09 e 10/06. O ENECE e o Prêmio Talento Engenharia Estrutural serão realizados nos dias 27 e 28/10/2022 e ainda voltaremos a realizar o Concurso Estudantil – Desafio ABECE Mola no dia 26/10/2022. Estamos à frente da coordenação da ABNT/CEE-231 – Comissão de Estudo Especial de Projeto de Estruturas Metálicas, de Madeira, de Concreto e Mistas e Inspeção de Estruturas Metálicas, de Madeira e Mistas, que está revisando a norma de ABNT NBR 7188 - Carga móvel rodoviária e de pedestres em pontes, viadutos, passarelas e outras estruturas, e está trabalhando na elaboração de duas novas normas: de Projeto de Estruturas Portuárias e de Ações para projeto estrutural de obras metroferroviárias. Em breve, será publicada uma recomendação técnica para projeto de fixações com chumbadores mecânicos em ele51


PREDIAL ENTREVISTA mentos de concreto e outra recomendação administrativa e de responsabilidades técnicas. RP - Como tem sido a adesão dos associados neste período de flexibilização das restrições durante a pandemia? O que a entidade tem realizado para garantir a participação de novos integrantes?

exclusivos, descontos em publicações, eventos e cursos. Temos assessoria jurídica gratuita aos associados, condições especiais para os associados adquirirem seguro de responsabilidade civil profissional e várias outras ações. Estamos buscando sempre novos benefícios para os associados.

Enio Canavello Barbosa: Nossa adesão tem sido constante, porque mantemos as ações e atividades no formato online. Esperamos, em breve, voltar a nos confraternizar presencialmente com os profissionais do setor, pois o intercâmbio e o networking sempre foram marcas registradas da ABECE. Recentemente, fizemos parceria com a ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) para desconto na aquisição de normas técnicas, publicação e artigos

RP - - Existe alguma informação que considere importante destacar? Caso sim, qual? Enio Canavello Barbosa:

Sim, estamos em reuniões periódicas para lançamento da certificação de engenheiros que querem atuar na área estrutural. Queremos comprovar que o profissional domina os conhecimentos mínimos para exercer esta profissão. Recomendação

ABECE

para

projeto de fixações com chumbadores mecânicos em elementos de concreto. Uma importante ação que temos em andamento, com nova turma prevista para breve, é o curso de Pós-graduação Projeto de Estruturas de Concreto para Edifícios, realizado em parceria com a Universidade Mackenzie e a TQS Informática. Esta especialização é totalmente voltada para a parte prática de elaboração de projeto estrutural e os professores são grandes profissionais com vasta experiência prática da área, o que o torna um grande diferencial. Serão publicadas edições da Revista Estrutura, publicação que produzimos voltada para o setor da engenharia estrutural que possui conteúdo técnico e entrevistas com profissionais e personalidades da área estrutural.

O segundo desafio é agregar mais profissionais para tornar o trabalho da associação mais forte e, consequentemente, promover ações importantes para o setor, tanto tecnicamente como economicamente. . Enio Canavello Barbosa Presidente da ABECE – Associação Brasileira de Engenharia e Consultoria Estrutural.


55


ENGENHARIA

Lifestyle do bem-estar

Empreendimento de alto padrão contempla comodidade e qualidade de vida em MG

M

orar ou trabalhar em um empreendimento completo que ofereça infraestrutura comercial, conforto, opções de lazer e a qualidade de vida de viver próximo à natureza. Essa é a proposta do Navegantes, empreendimento localizado em Nova Lima, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (MG). A chegada desta edificação contribuirá para o desenvolvimento econômico da região, além 54

de diversificar as fontes de receita, com espaço para lojas, salas comerciais e residências. “Em razão da mobilidade reduzida nos grandes centros e nas regiões metropolitanas, as pessoas estão enxergando qualidade de vida não apenas no produto, mas no conceito work, play, life (trabalho, lazer e vida). No mesmo lugar em que vai morar, ela vai trabalhar e ter um mix de diversão à disposição, como academia e bares por exem-

plo. O único veículo passa a ser o elevador de casa”, afirma o arquiteto deste projeto, Norberto Bambozzi, do escritório Gustavo Penna Arquiteto & Associados (GPA&A). O Navegantes é um grande passo no conceito de Centralidade que a GPA&A, o Grupo EPO e a CSul buscam tanto para a diversificação da economia local quanto para a melhora da qualidade de vida de quem mora na região. “Com o Navegantes, a população passa-


rá a ter mais opções de comércio local voltados para produtos de primeira necessidade e opções de lazer e entretenimento, reduzindo a necessidade de deslocamento para o centro da capital ou localidades como o Jardim Canadá. O projeto concentra vários usos, combinando comercial/serviços, residencial, lazer e empresarial.” O arquiteto conta que o projeto contempla uma praça central com lojas térreas e estacionamento, a que se tem acesso tanto pela rodovia quanto pelo interior do Alphaville, atende ao público interno e ao externo ao mesmo tempo. Ainda, possui um estacionamento junto à rodovia que facilita o acesso de quem está de passagem, evitando que tenha que usar a praça central. Pela praça também se acessa as torres empresarial e residencial. O nome do empreendimento remete aos esportes náuticos difundidos na Lagoa dos Ingleses, tendo alguns elementos ligados a ele incorporando ao edifício: a Lagoa se associa através das ondas do coroamento; o vento através do movimento criado na fachada com os brises em diferentes orientações e posições; o obelisco da praça lembra um mastro, marca o centro do conjunto. A torre residencial tem diversas configurações de apartamentos, atendendo a grande variedade de usuários, com apartamentos de 1, 2 e 3 quartos, todos com variações de 1 e 2 pavimentos. O projeto residencial do Navegantes foi apresentado ao mercado em 2021 e foi um sucesso de vendas e já está 100% comercializado. Ele terá 83 apartamentos de diversos tamanhos e modelos de plantas. O residencial terá ótimas opções de lazer no rooftop, com piscina aquecida, praça do fogo, sauna com ducha, espaço massagem e duas áreas gourmets. Ao redor,

além dos inúmeros espaços verdes, o morador contará com a estrutura do Minas Tênis Náutico Clube, a Lagoa dos Ingleses, pistas de ciclismo, caminhada e proximidade a escolas e de um clube de equitação. A torre residencial do Navegantes foi projetada para que os moradores usufruam dessas qualidades, para isso, haverá espaço para armazenar equipamentos náuticos, estrutura de oficina e bike wash. Em relação ao street shopping, no mesmo lugar, é possível encontrar opções de lazer, comércio, serviços e gastronomia de alta qualidade em um espaço mais acessível e menos burocrático que os grandes shoppings centers. O street mall do Navegantes foi desenvolvido para atender às necessidades não apenas do condomínio, mas dos mais de 80 mil habitantes da região e

de outros mais de 3 milhões de habitantes da área de influência. Com as primeiras lojas inauguradas em 2019, o Navegantes possui mais de 7 mil metros quadrados projetados para ter espaços comerciais, de serviços e lazer com grandes marcas. Assinado pelo arquiteto Gustavo Penna, o empreendimento é muito além de um shopping, porque abrange uma torre comercial e outra residencial. O Navegantes tem 30 lojas, além de ampla opções de serviços. O cliente encontra facilidades como lavanderia, uma unidade do laboratório de exames e até mesmo uma clínica veterinária. O empreendimento também incorpora uma torre comercial com salas de 27 a 297 m², com estrutura completa para todo o tipo de negócios. 55


ENGENHARIA

Integração em relevância da-Corpo, para cada ambiente consequentemente, reduzir o vaNeste empreendimento houve um trabalho técnico em destaque ao longo da sua concepção, sendo o desenvolvimento das estruturas de brises metálicos, pele vidro e esquadrias. Para isso, houve a integração de elementos de fachada, tais como revestimentos, esquadrias e/ou elementos arquitetônicos. “Quando fomos convidados a participar deste empreendimento levamos em consideração o projeto de arquitetura, buscarmos seguir com a máxima fidelização dos elementos previstos pela arquitetura, manter as linhas, formas e design para não descaracterizar a arte proposta na fachada”, detalha Dirceu Martins, CFO Founder, da AUMProjetos. Nesta etapa de desenvolvimento e especificação de produtos o dirigente conta que a empresa seguiu algumas premissas e cada elemento tem sua característica. “Por exemplo GuardaCorpos, primeiramente levamos com consideração as normas e segurança, afinal são as principais funções de um Guar-

requer aplicações diferentes com uso e cargas específicas. Para outros elementos como esquadrias e pele de vidro, apesar de considerarmos todas as normas, o cliente nos direciona sobre estética e performance, levando em conta suas necessidade como, acústica, acabamentos e custos”, explica. Ainda, Martins cita que nos brises, buscou-se entregar algo que fosse simples de montagem mas com a robustez que o sistema precisa, pois são vãos com mais de 17 metros de altura. A localização da obra tem cargas de vento acima dos padrões, mesmo assim a empresa continuou orientando o cliente seguir com a estrutura toda em alumínio. “Nosso compromisso foi detalhar e especificar algo que atendesse o projeto de arquitetura, com a proteção solar necessária para cada trecho do empreendimento e com a viabilidade econômica prevista pelo cliente. Entregamos um estudo prévio do mapa solar da obra, com isso pudemos aumentar o diminuir a quantidade de painéis,

lor a ser investido. Orientamos o cliente a seguir com toda estrutura em alumínio a fim de economizar com custo de manutenção futura”, acrescenta o executivo. O CFO Founder ainda revela que a troca constante de informações com a equipe de projetos do Grupo EPO fez toda a diferença, definições importantes durante o processo e resposta rápida evitou retrabalho, “acho que essa integração com eles fez toda a diferença.” Nas áreas comuns (rooftop), a AUM Projetos conseguiu viabilizar junto do cliente a especificação de Guarda-Corpos de vidro autoportante, sistema alemão já consagrado no Brasil em shoppings centers, arenas, atualmente, solução bastante utilizada em empreendimentos de alto padrão e que em na visão da empresa e do cliente agregou muito valor, elevou o nível e criou ambiente cheio de requinte, elegância com sistema minimalista sem perder sua principal função que é a segurança.

“Quando fomos convidados a participar deste empreendimento levamos em consideração o projeto de arquitetura, buscarmos seguir com a máxima fidelização dos elementos previstos pela arquitetura, manter as linhas, formas e design para não descaracterizar a arte proposta na fachada”. Dirceu Martins CFO Founder, da AUMProjetos

56


Por exemplo GuardaCorpos, primeiramente levamos com consideração as normas e segurança, afinal são as principais funções de um Guarda-Corpo, para cada ambiente requer aplicações diferentes com uso e cargas específicas”. Dirceu Martins CFO Founder, da AUMProjetos

A AUMProjetos tem em seu DNA, ser uma empresa de soluções para fachada, neste caso conseguimos atender o cliente com projetos e detalhes de vários itens que compõem a fachada. “Um elemento completa o outro e neste sentido atendemos o cliente como empresa de solução integrada sem que ele contrate uma, duas, ou três empresas, buscamos resolver em uma só contratação.” Martins explica que a empresa possui processos e etapas bem definidos e claros. O primeiro passo é apresentar ao cliente nosso cronograma de atuação e etapas de entrega. “Desde o primeiro contato com o cliente e cronograma apresentado definimos as etapas e datas de entrega que atendesse a necessidade da obra, neste caso fazemos entregas parciais para que a obra não sofresse com falta de informação, conseguimos antecipar algumas entregas, meu Coord. De Projetos Willian Santos juntamente com a equipe de projetos estiveram full time e contato com o cliente os abastecendo de informação para que entregássemos no prazo, incluso com alguns dias de antecedência”, completa.

67


Renovação de espaços

58


Construção de Centro de pesquisas privilegia novos pontos de luz natural e melhor comunicação visual

N

ovo Centro de Ensino e Pesquisa Albert Einstein - Campus Cecília e Abram Szajman é concretização da missão histórica do Einstein de gerar e transmitir conhecimento e uma de suas principais realizações desde sua fundação. O projeto nasce com a vocação para ser referência nacional e internacional nas áreas de ensino e pesquisa ligadas à saúde. O espaço terá um leque amplo de laboratórios, espaços didáticos e escritórios, o que permite intensificar a contribuição do Einstein para a construção e disseminação de conhecimento, além de ampliar sua colaboração com outras organizações de saúde e centros de pesquisa do Brasil e do mundo, o que permite a descoberta de novos medicamentos e desenvolvimento de tecnologias, equipamentos e abordagens. O edifício foi concebido como um oásis urbano pelo arquiteto israelo-americano Moshe Safdie, responsável por obras como o Museu do Holocausto em Jerusalém, o Aeroporto de Cingapura e o Instituto da Paz de Washington. Ele traz uma sensação de calma e se contrapõe à agitação urbana, embora se integre à cidade de forma harmoniosa. Localizada em frente à unidade hospitalar do Einstein no Morumbi, com a qual está conecta por uma passarela, a obra é estruturada em torno de um bosque interno e sob uma cobertura transparente, proporcionando um espaço de bem-estar de contato com a natureza. Com 44.000 m² de área construída, o edifício conta com oito pavimentos, sendo cinco andares dedicados a ensino e pesquisa e três subsolos de estacionamento. O local oferece laboratórios multiplataforma, centros de terapia celular e biologia experimental e sala limpa NB2 de altíssimo padrão, bem como 21 salas de aula (que podem se tornar 40, a partir de divisões móveis), salas de conferência, auditório com capacidade para 400 pessoas e diversos espaços de atendimento aos alunos e professores. Possui ainda áreas dedicadas a inovação e big data analytics, que interagem com as demais e ampliam as fronteiras do conhecimento. O empreendimento tem ainda a assinatura do escritório Perkins + Will, no planejamento de interiores, e da arquiteta e paisagista Isabel Duprat. A Racional Engenharia foi a construtora escolhida para o projeto, gerenciado pela Arcadis. “O Centro de Ensino e Pesquisa é a realização de um sonho, a concretização da missão histórica do Einstein de ser um grande catalisador de transformações na sociedade, tornando-a cada vez mais saudável, humana e justa, a partir da educação e da ciência”, afirma o Dr. Sidney Klajner, presidente do Einstein. Ao todo, foram investidos R$ 700 milhões de reais.

59


ESTRUTURA Volumetrias ousadas Neste contexto de manter a qualidade, a primeira e mais marcante impressão proporcionada pela obra foi o destaque do projeto arquitetônico composto, ”O novo Centro de Educação e Pesquisa da Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Albert Einstein será uma das instituições mais avançadas e integradas de estudo e pesquisa médica da América Latina. As instalações contarão com espaços flexíveis de ensino e laboratórios de pesquisa projetados para se adaptarem à evolução dos métodos de ensino e pesquisa”, afirma o arquiteto israelo-americano Moshe Safdie. Ainda, “O projeto incorpora a missão institucional de Albert Einstein de promover a excelência, melhorar a qualidade dos

60

cuidados de saúde e expandir o conhecimento por meio de pesquisas clínicas e experimentais”. Ao analisar detalhadamente este projeto, o arquiteto ainda acrescenta que a especificação e a escolha dos produtos, para as áreas do empreendimento no sentido de visar sempre a harmonia, é sempre um grande desafio. “Localizado em uma colina ondulada adjacente ao complexo hospitalar do Morumbi, São Paulo, o Centro é idealizado como um oásis urbano: um local de comunidade e contemplação. O edifício está organizado em duas alas conectadas. A ala leste do Centro é destinada às instalações de ensino, contendo salas de aula para enfermagem em medicina, pro-

gramas de pós-graduação, residência médica e cursos técnicos. A ala oeste abriga instalações de pesquisa médica, incluindo laboratórios, sala limpa e recursos de pesquisa clínica. As principais atividades do edifício - auditório, refeitório, salas de aula e laboratórios - concentram-se em uma série de pátios ajardinados em degraus que formam salas de estar comuns e criam oportunidades de interação, colaboração e descoberta. Passarelas contínuas ligam as alas de ensino e pesquisa, pontuadas por uma série de espaços íntimos de encontro e estudo em cada nível. O átrio central possui locais de encontro comuns e um anfiteatro para pequenas palestras e apresentações. O jardim do


átrio é o centro físico e simbólico de todas as atividades das instalações”. Nesse sentido, observa-se a perfeita assimetria, ao resultar na solução da integração, necessidades funcionais e técnicas, inseridas no projeto. “O teto abobadado de vidro do átrio apresenta um sistema inovador de sombreamento em camadas que se adapta às variações do clima de São Paulo. Estar dentro do átrio evoca a sensação de se reunir em um jardim sob a copa de uma árvore frondosa. A paisagem se integra à arquitetura, tanto interna quanto externa, e apresenta uma diversidade da flora nativa brasileira”. Em complemento, Moshe Safdie salienta que “o cliente Albert Einstein procurou a Safdie Architects, sediada em Boston, como arquiteto-líder para criar um novo projeto de referência mundial. A Safdie Architects montou e liderou uma equipe internacional de consultores e engenheiros

para este Centro único, seu primeiro projeto no Brasil. A equipe de design fez parceria com uma excelente construtora brasileira, a Racional Engenharia, para formar uma equipe integrada com foco na excelência em design e qualidade de construção”, conta o arquiteto israelo-americano Moshe Safdie “A Perkins + Will contribuiu com expertise em programação e planejamento de interiores de salas de aula e laboratórios, bem como assumiu a função de Arquiteto Executivo, contribuindo para a excelência geral das instalações, especialmente na qualidade das instalações inovadoras e flexíveis de pesquisa e aprendizado”. O processo construtivo conseguiu um modo de compactar ao máximo todas as armações, permitindo um alto padrão em excelência para o mercado “A integração da paisagem e da arquitetura foi um driver conceitual chave para o projeto e a colaboração entre Safdie Architects e Isabel

Duprat Paisagismo the criou um ambiente de jardim de átrio definido pela geometria, materiais e plantas, tudo com um caráter suave, elegante e distintamente brasileiro. A construtora responsável foi um parceiro fundamental. Mesmo durante a fase de projeto de pré-construção, eles aconselharam a equipe de projeto, ajudando a resolver problemas e encontrar soluções inovadoras para os desafios técnicos e de construção, permitindo que descobertas instrumentais fossem incorporadas aos documentos de projeto antes da construção. “O projeto se beneficiou de um programa de controle de qualidade robusto que inclui o gerente de projeto do cliente Arcadis, o arquiteto residente em tempo integral da Safdie Architects e Perkins + Will como o arquiteto executivo local”, relembra arquiteto israelo-americano Moshe Safdie

61


Outro trabalho em evidência nas obras do Centro de Ensino e Pesquisas Albert Einstein é o de climatização dos ambientes. Desde do início das obras, a construtora responsável por este item havia contratado a Star Center para analisar todos os assuntos de caráter técnico que envolvem a instalação de sistemas centrais de ar condicionado de um empreendimento da dimensão e importância deste centro de pesquisas. O diretor da Star Center, Edson Alves, conta que a empresa participou ativamente junto à contratante na identificação e desenvolvimento programático dos sistemas de ventilação e exaustão. “Está sendo uma excelente experiência, pois o projeto exige expertise em várias características de conceito, desde atender as áreas de uma universidade, como também um laboratório classificado e biossegurança que exigem sistemas com características diferenciadas dentro de um mesmo empreendimento”, afirma o diretor Ainda nesta fase, foram analisadas e discutidas as soluções a implementar tendo em conta os objetivos a atingir. Com base nesta situação, a Star Center montou uma equipe multidisciplinar, complementada por alguns consultores externos para assuntos pontuais, para fazer face às várias especialidades e projetos em desenvolvimento. Os projetos evoluíram desde os conceitos e estudos preliminares até ao seu detalhamento final com a entrega dos projetos executivos. “O sistema de climatização é responsável pelo conforto térmico das instalações, qualidade do ar e segurança dos laboratórios, além do sistema de climatização, está sob a responsabilidade da Star Center o sistema de segurança em caso de sinistro, como extração de fumaça e pressurização de escadas”, afirma Alves.

62


Paralelamente a esta fase de desenvolvimento dos projetos, a Star Center esteve diretamente envolvida a par da empresa contratante em todo o processo. “O projeto está atendendo todas as exigências do Leed (Leadership in Energy and Environmental Design), desde a utilização de materiais, ao descarte correto.” Desde as primeiras etapas do trabalho, a empresa esteve presente, nas obras do Centro de Pesquisas, com uma equipe residente que foi-se ajustando em número e valências de acordo com o desenvolvimento da obra. “A característica do projeto é de ‘Expansão Indireta’, o qual estamos utilizando unidades de resfriamento de alta eficiência,

bombas in-line, com variador de frequência, unidade de tratamento do ar (UTA’s) também com variador de frequência, complementado por sistema de automação, que tem por objetivo manter as condições de temperatura desejada e reduzir o consumo de energético da instalação.” Um dos grandes diferenciais deste projeto são os difusores de insuflamento curvo, instalados de maneira que não conflite com a arquitetura do empreendimento, “sendo a primeira obra no Brasil a receber esse tipo de difusão, provenientes do Canadá.” afirma o diretor da Star Center.

“O projeto foi elaborado pela MHA Engenharia e modificado durante a execução da obra, com o intuito de atender as demandas do Einstein”, Edson Alves, Diretor da Star Center

63


A característica do projeto é de ‘Expansão Indireta’, o qual estamos utilizando unidades de resfriamento de alta eficiência, bombas in-line, com variador de frequência.” Edson Alves Diretor Star Center

FICHA TÉCNICA Local: SP, Brasil Conclusão da obra: 2021 Área construída: 43.356 mil m² Arquitetura: Perkins+Will + Safdie Architects Construção: Racional Engenharia Ar Condicionado Star Center Fornecedores Schüco do Brasil Luxalum Esquadrias 64


Modernidade logística

Centro de Distribuição Logístico é ampliado sob práticas sustentáveis

I

nstituído no Estado de São Paulo, às margens da rodovia Castello Branco, somente a três quilômetros do Rodoanel e a nove quilômetros da Marginal Tietê, o Parque Logístico Barueri é um empreendimento localizado no município de Barueri, com 214.683 m² de área de terreno. O projeto consiste em um novo e moderno condomínio logístico com 114.260 m²

de área locável, construído dentro dos mais altos padrões. O empreendimento é o primeiro desenvolvimento de projeto na área logística da Brookfield no Brasil. Desenvolvido com base em estrutura pré-existente, o Centro de Distribuição Logístico busca ampliação, atualização e modernidade. Contratado na modalidade de pré-construção, a fim de criar engenharia de va-

lor, redução de prazos e custos, a Libercon Engenharia é a responsável pela construção dos novos galpões, edifícios anexos, novas redes de drenagem, pavimentação e fechamentos perimetrais. Ainda, devido ao processo construtivo sustentável, a obra possui certificação LEED. “O desenvolvimento do projeto permitiu o fechamento das laterais em concreto. Dentro deste 65


ESTRUTURA parâmetro, a Libercon adotou o sistema tilt up. Otimizamos a reciclagem de todos os materiais proveniente da demolição do galpão existente, inclusive com a britagem do concreto para utilização para base da nova pavimentação”, descreve Alexandre Nunes, gerente de contratos da Libercon Engenharia. No que tange ao diferencial adotado neste empreendimento, Nunes elenca a prática de reter talentos dentro da equipe operacional que consiga superar desafios e agregar o espírito de equipe. “Intensificar a coordenação de projetos executivos juntos aos diversos projetistas, resultando em qualidade e atendimento ao prazo. Agilizar e antecipar as contratações de materiais e serviços, otimizando o prazo de entrega e reduzindo possíveis impactos em reajustes de mercado”, acrescenta. Em relação à condução de uma obra desta dimensão sob os prazos de conclusão estipulados pelos dirigentes do empreendimento, o gerente salienta ser “desafiador e, ao mesmo tempo, estimulante para equipe, uma vez que estes desafios nos fazem pensar de uma forma ‘fora da caixinha’ para atingir nossas metas. Temos uma boa sinergia com os nossos empreendedores, trabalhando de uma maneira aberta e transparente. Desta forma estamos conseguindo obter resultados positivos no desenvolvimento do empreendimento”. Ainda, ao citar os fundamentos adotados a fim de reduzir os custos da obra mediante a qualidade, o profissional des66

taca: a antecipação da compra da matéria prima e materiais, a aplicação de reengenharias em alguns processos, e o aprimoramento ao máximo as interfaces dos procedimentos entre construtora e empreendedor. Paralelamente, Nunes conta que a incorporação entre a Libercon

e os responsáveis pelo projeto foi satisfatória, pois há: “uma boa sinergia com os nossos empreendedores, trabalhando de uma maneira aberta e transparente. Desta forma estamos conseguindo obter resultados positivos no desenvolvimento do empreendimento.”


“ Método de trabalho A Libercon tem como principais características o encarar de desafios, vencer grandes obstáculos nas contratações - principalmente com a atual situação do mercado comercial -, desenvolver soluções de reengenharia, planejamento e logística para atender a necessidade do Parque Logístico Barueri. “Lembrando que dentro deste empreendimento tínhamos um Inquilino operando que não podia ter ou sofrer interferência com as obras.”

67



Maior shopping popular das Américas Racionalização e flexibilização marcam obra do novo Circuito de Compras em SP

R

einaugurada no primeiro semestre do ano passado, a “Feira da Madrugada”, no Brás, região central da capital paulista, conta agora com um novo nome: Circuito de Compras. Agora, os quase 5.000 comerciantes podem acessar o espaço, que tem 182 mil m², o equivalente a 25 cam-

pos de futebol, e montar as lojas. Desta vez, a inovação é o estacionamento para 2.200 carros e 315 ônibus. O local contará com 4.000 boxes e 1.260 lojas, praça de alimentação e escadas rolantes. Antes, a feira ficava entre a avenida do Estado e a rua Oriente. Atualmente, passou a funcionar em um novo local, na avenida do Estado, 220. Sob o projeto assinado pelo ar-

quiteto Jayme Lago Mestieri, a edificação toda a concepção necessária além do desenvolvimento técnico e compatibilização e detalhamento pertinente para um complexo comercial deste modelo. Para a qualidade requisitada na obra, foi necessário o desenvolvimento de uma malha estrutural de pilares que atendesse simultaneamente um terminal de ônibus, 69


ESTRUTURA corredores em três andares para mais de milhares de lojas e também dois andares de estacionamento de maio de 2500 vagas. Toda essa dinâmica da obra foi concebida dentro de uma lógica estrutural formada por concreto pré-fabricado. Ao longo da execução, houve o atendimento ao programa sem perdas na circulação ou no aproveitamento, com um espaçamento de eixos de 12,50 por 7,50 m. “A racionalização também se estendeu no atendimento perfeito às normas de escape para bombeiros e acessos das circulações verticais. Todo o projeto foi construído ao redor dessas distâncias tendo grandes caixas de circulação vertical no centro das Lajes igualmente distribuídas. E na sua periferia, grandes rampas para deslocamento dos pedestres além de todo o volume de sanitários”, relembra o arquiteto. O profissional salienta que mediante tais medidas não foi preciso promover fazer cortes ou rasgos que prejudiquem ou então complicam o sistema estrutural. “Também procuramos desenvolver soluções de fechamento em painéis de concreto para tudo o grande volume. A nossa modulação de pilares escolhidos rendeu painéis de fechamento econômicos e de fácil colocação. Estruturas metálicas com painéis estudados foram aplicados sobre as rampas perimetral as para abatimento do sol e grandes painéis artísticos também se aproveitaram da mesma tecnologia com aplicação de imagens desenvolvidas pelo escritório para o empreendimento.” No que se refere às práticas sustentáveis, Mestieri sinaliza como um projeto composto por técnicas de racionalização máxima, 70

além da economia em tubulações, fiação, alvenaria e fechamentos desnecessários. “Isso pode ser muito bem entendido como um partido sustentável. Nós temos muitas áreas abertas com elementos que quebram a eliminação e a luz excessiva. As circulações verticais são todas abertas e voltadas para cidades, e recebem ventilação iluminação naturais”, completa. O projeto está plenamente adaptado para qualquer mudança no formato das lojas. Atualmente,

possui lojas de 5m² e 10m² em sua maioria, mas se houver uma necessidade de implantação de grandes caixas como lojas âncoras, o espaço tem plenas condições em atender sem necessidades de obras civis maiores. Detalhamento evidente Este centro de compras popular é um projeto inovador e desafiador para a Magosil, empresa responsável pela estrutura metálica

“Participar deste projeto foi um prazer. Estamos falando do maior shopping popular das américas. Não só empresas, mas todos os funcionários estavam empenhados em fazer a obra acontecer, até mesmo porque foi uma experiencia sem igual para todos que participaram “. Homero Gouveia da Silva, Diretor Comercial Magosil e serralheria de ferro da edificação, o que por si só já são itens sustentáveis pelo fato da matéria prima ser 100% reciclável. Para a condução deste trabalho, os fornecedores, equipes de produção, equipes de instalação e equipe de

gestão tiveram que se empenhar ao máximo para que tudo fosse entregue conforme estabelecido. Ao todo, foram 11 meses de atuação na obra, incluindo a participação do orçamento inicial para a concorrência da obra em


2019. “Desde então estamos trabalhando em conjunto com a construtora, atualizando projetos de acordo com as normas, e adaptações necessárias conforme demanda da obra”, afirma Homero Gouveia da Silva, Diretor Comercial da Magosil. O dirigente recorda que um dos maiores desafios que sua equipe

enfrentou nessa obra foi a compra da matéria prima que é utilizada, pois foi necessário o agendamento e a programação das entregas nos galpões, de acordo com o material que era disponibilizado para instalação. “Como foi uma obra bastante corrida, não podia faltar material na produção e ao mesmo tempo na obra. A logística teve que

ser muito bem planejada para que os serviços não parassem por falta de material e ao mesmo tempo não lotassem os galpões. Outro desafio foi lidar com o grande fluxo de pessoas em uma única obra. Houveram dias que a obra chegou a ter 5.000 colab

“A racionalização também se estendeu no atendimento perfeito às normas de escape para bombeiros e acessos das circulações verticais. Todo o projeto foi construído ao redor dessas distâncias tendo grandes caixas de circulação vertical no centro das Lajes igualmente distribuídas”, Arquiteto Jayme Lago Mestieri EXCELÊNCIA NOTÓRIA A Magosil Serralheria se destaca no mercado pela qualidade dos serviços, e atendimento aos requisitos dos nossos clientes e parceiros que são extremamente rigorosos, com uma equipe multidisciplinar e extremamente dedicada. A empresa busca a melhoria contínua, a evolução corporativa e de todos os colaboradores, pois acredita que com o crescimento e desenvolvimento dos seus colaboradores e equipes, a empresa também se desenvolve. A empresa está há bastante tempo de mercado sob a liderança do seu fundador Marcos Gouveia, sem deixar de estabelecer uma visão moderna, com o objetivo de atender as necessidades dos clientes de forma sustentável e integrativa. A Magosil utiliza de aplicativos disponíveis no mercado para acompanhamento e gestão de suas obras, o qual é atualizado diariamente pelos encarregados, técnicos e engenheiros. Nesse projeto do shopping popular essa ferramenta auxiliou com maior agilidade em tomada de decisões, para evitar desperdício de material, otimização de equipes e acompanhamento do cronograma. 71


ESTRUTURA

Retrofit diferenciado

Projeto de retrofit do Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região busca recuperação de esquadrias ao promover melhorias que vão além da estética

O

Tribunal Regional do Trabalho (TRT) da 2ª Região, com sede na capital paulista, é um órgão da Justiça do Trabalho, pertencente ao Poder Judiciário da República Federativa do Brasil, o qual exerce jurisdição na Grande São Paulo e parte da Baixada Santista. Após o desprendimento de alguns vidros e de extensas e exaustivas infiltrações de água, finalmente o TRT iniciou o estudo técnico para entender se deveria optar pela substituição completa ou pela recuperação da fachada Pele de Vidro do Edifício Sede 72

localizado na rua da Consolação, na cidade de São Paulo. O estudo concluiu que a manutenção representava cerca de 18% do custo total promovido pela substituição, o que tornou a primeira muito mais benéfica que a segunda e foi a alternativa escolhida. Em 2021, com base nesta análise, a diretoria da Secretaria de Processamento e Acompanhamento de Contratos e Licitações do Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região por intermédio de pregão eletrônico o qual ocasionou a contratação da empresa Aluparts Arquitetura e Manutenção Ltda para a realização de serviço de

manutenção das esquadrias metálicas e janelas do Edifício Sede e Projeto Executivo prévio ao início dos serviços no referido prédio. O objeto da presente licitação estabeleceu que além da realização de Projeto Executivo; o escopo da manutenção inclui tanto externo (vedação das esquadrias com selante à base de silicone) quanto interno (manutenção de todas as janelas do Edifício), conforme condições, quantidades e exigências estabelecidas no edital e seus anexos. “Temos toda a carga de responsabilidade junto à sociedade de oferecer um excelente serviço,


uma vez que nosso cliente final é toda a sociedade pagadora de impostos. Sobre a obra, em si, trata-se do edifício que abriga o maior tribunal trabalhista do País. Em 41 anos de existência, sua bela Pele de Vidro, que reveste os 25 andares, nunca passou por um processo planejado de manutenção preventiva e corretiva”, afirma a arquiteta Audrey Dias

Lourenço, diretora da Aluparts. Neste contexto, a profissional destaca que: “assim como nós, as edificações também envelhecem e as manifestações patológicas começam a aparecer e incomodar. Infiltrações de água, falhas no funcionamento das janelas e deterioração dos acessórios já faziam parte da rotina dos desembargadores e servidores.”

Na ocasião dos estudos, a Aluparts sempre trabalhou a favor da recuperação, ressaltando a qualidade e a robustez do sistema existente, ao destacar as melhorias que seriam resgatadas na recuperação da fachada. “Iniciamos os estudos e levantamentos técnicos em 2020, mas a licitação ocorreu apenas em agosto de 2021”, salienta.

“ A Aluparts, como é característico já em nossas obras, entrega mais do que o cliente espera e, para esta obra, recobrimos a toda a parte interna entre vidros com uma chapa especialmente dobrada para este uso, deixando assim um acabamento uniforme, com muito mais leveza “. Audrey Dias Lourenço, diretora da Aluparts

O primeiro desafio neste trabalho foi atender todas as exigências documentais e qualificações técnicas. Foram apresentadas diversas certidões de Acervo Técnico com Atestado (CAT-A), cujo objetivo é comprovar a minha participação e da Aluparts em outras obras com o mesmo escopo de trabalho, além da regularidade fiscal e financeira da empresa. Com relação aos trabalhos, os desafios envolveram as estratégias para limitação definitiva da abertura das folhas pivotantes, uma vez que o Tribunal determinou o seu travamento, para adequação às normas atuais que possuem esta exigência. As estratégias para retirada das persianas internas (que estavam se desfazendo) e arremates internos também merecem lugar de destaque.

“A Aluparts, como é característico já em nossas obras, entrega mais do que o cliente espera e, para esta obra, recobrimos a toda a parte interna entre vidros com uma chapa especialmente dobrada para este uso, deixando assim um acabamento uniforme, com muito mais leveza”, ressalta Audrey. A arquiteta também cita a logística de trabalho, uma vez que para a execução das vedações externas, as manutenções internas já deveriam estar prontas. A complexidade é que as manutenções internas são realizadas por andar, enquanto as externas, por prumada. “Contornamos isso com o adiantamento dos serviços internos, aliados com uma estratégia certeira de vedações externas em duas etapas: a primeira tratando dos vidros fixos e a segunda nas

janelas pivotantes que já estavam prontas. Ou seja, os operadores externos desceram duas vezes em uma mesma prumada em momentos diferentes: tudo isso para nossos trabalhos não pararem.” Quanto às frentes de trabalho, a Aluparts obteve sorte, pelo fato de os servidores estarem de home office e as audiências presenciais suspensas, o que os beneficiou no adiantamento do cronograma. CARACTERÍSTICAS DE DESTAQUE DO PROJETO As esquadrias dessa obra são duplas e de excelente qualidade, originalmente foram concebidas por perfis robustos, que permitem o giro completo das janelas para manutenção das antigas persianas integradas. O alumínio 73


ESTRUTURA é resistente e durável por natureza e, mesmo depois de todo esse tempo, as esquadrias permanecem elegantes e funcionais. A equipe do escritório de arquitetura buscou a execução de toda vedação externa da fachada Pele de Vidro (5.000m²) e a manutenção interna de 1.200 esquadrias de alumínio com abertura pivotante, com a revisão geral do funcionamento e substituição de componentes danificados. Ao longo dos inúmeros gabinetes e varas, as equipes executam a recuperação de todas as janelas pivotantes e maxim-ar, corrigindo as falhas e adequandoas às normas técnicas vigentes. Ainda, houve a substituição de vidros quebrados, acessórios danificados, além de refazer as vedações deterioradas, revisar os fixadores e instalar acabamentos. “Pelo lado externo da fachada, por meio de monobalancim, estamos executando a vedação completa dos vidros, perfis de alumínio e rufos, sempre com

74

silicone neutro DowSil. A recuperação do desempenho, da estanqueidade, somados à melhoria da estética das esquadrias foram imediatas. As esquadrias estão ganhando vida nova.” Na obra do TRT, a Aluparts está empenhada junto com a Dowsil, que está fornecendo os silicones para vedação, em um novo projeto, ainda em fase de testes, de reciclagem dos cartuchos. Com isso, nosso principal material de trabalho, está se adequando também às realidades sustentáveis. De qualquer forma, há tentativas de, ao máximo, minimizar os impactos ambientais no que se refere ao método de trabalho e parceiros. Todo o descarte de materiais são conforme as orientações dos fabricantes e normas vigentes e priorizamos empresas ecofriendly. Já em relação às tecnologias adotadas o destaque vai para a prestação dos serviços em si, que pode-se definir como “solu-

ções de engenharia”. A diretora da Aluparts completa ao dizer que a empresa possui mão de obra altamente especializada em recuperação de patologias em fachadas. “Acabamento impecável, qualidade técnica e organização é a marca registrada da nossa equipe. Outro detalhe fundamental é a qualidade dos materiais utilizados na manutenção (acessórios e componentes, como fechos, braços de articulação, roldanas, ferragens, fixadores, gaxetas e silicone). Se não forem de primeira qualidade, a probabilidade de reincidência das patologias é enorme.” Nesse sentido, cabe ressaltar que a manutenção executada pela Aluparts não busca apenas restabelecer as condições de funcionamento e correção dos problemas. O escopo é mais abrangente: pois há introdução de melhorias que permitem o aumento do desempenho e a durabilidade da fachada.


Expertise em fachadas Especialista em patologias de fachadas envidraçadas, a Aluparts é a única no mercado que possui corpo técnico especializado em projetos. Devido ao envelhecimento das fachadas, a empresa recupera os itens que não funcionam bem e dá vida nova à fachada. A atuação em Manutenção e Recuperação inclui a revisão, vedação, manutenção e recuperação completa de fachadas envidraçadas. A empresa consegue aliar toda a expertise de projetar, criar e desenvolver uma fachada nova à parte prática, colocando a mão na massa com propriedade no conserto e na recuperação das esquadrias, fornecendo a mão de obra especializada no assunto. Em Consultoria e Projetos, a Aluparts atua no desenvolvimento dos projetos de esquadrias e fachadas unitizadas, glazing, pele de vidro, claraboias, skylights, guarda corpos e revestimentos de ACM, em conjunto com incorporadoras, construtoras, gerenciadoras e arquitetos. “Neste caso, transformamos as ideias em detalhes técnicos de esquadrias, oferecendo soluções de engenharia sob medida para cada projeto. Ainda na consultoria, fazemos a elaboração de laudos técnicos sobre patologias das esquadrias e vidros, o plano de manutenção e o gerenciamento das correções”, detalha a diretora. O trabalho da empresa inclui: Revisão, substituição e instalação de componentes com defeitos (fechos, braços de articulação, escovas de vedação, gaxetas de EPDM, pingadeiras); Manutenção de toda a parte mecânica (ancoragens, roldanas, parafusos, trilhos); Adequação das esquadrias aos esforços de manuseio, resistência e cargas de vento; Eliminação de vazamentos e ruídos; Aumento do desempenho, funcionamento e acústica; Melhoria da estética.

75


ENTREVISTA COM MARCELO ESTEVÃO

Álem dos Padrões Formado em arquitetura, CEO da Método Arquitetura e Gerenciamento, Marcelo Estevão, conta a sua trajétoria profissional, e os desafios na carreira

O

especificamente ao mobiliário de escritórios, participei de forma muito presente em implantações corporativas de empresas de diversos setores, auxiliando nas especificações de produtos em inúmeros escritórios de arquitetura e construtoras do país. Com essa experiência adquirida, resolvi, após a falência de uma grande indústria de móveis em que trabalhava, seguir uma nova carreira e pôr em prática esse conhecimento, comecei a dar consultorias de layout, gerenciamento e implantações de obras de escritórios, asRevista Predial Brazilian - sim nasceu a Método Arquitetura, Gostaria que nos contasse a sua com especialização em Interiores experiência profissional, moti- Corporativos, que completará em vadora da criação da Método 2023, 10 anos de existências e com Arquitetura e Gerenciamento um portifólio de muito sucesso. trabalho de Marcelo Estevão se dissemina em várias frentes em sua profissão. Nesta entrevista, ele fala sobre a arquitetura corporativa, os resultados feito com projetos e a necessidade de estar sempre atualizado com as inovações do mercado. Vale perceber a sensibilidade do Arquiteto, que fala com desenvoltura tanto sobre a evolução da técnica quanto sobre as escolhas do profissional, da forma que se pretende dar a obra.

Marcelo Estêvão - Atuei por muitos anos na indústria moveleira, 76

tantes presenciou nos projetos de arquitetura? O que mudou?

Marcelo Estêvão- A Arquitetura corporativa é dinâmica e temos que estar sempre atualizados e atentos as mudanças, a tecnologia e o comportamento humano. Na História do Ambiente de trabalho, podemos observar nas décadas passadas, vários modelos e conceitos de distribuição que chamamos de layout e no desenho do mobiliário, um exemplo é transição da máquina de escrever para o computador, o mobiliário teve que se adaptar as essas novas necessidades. Atualmente tivemos a pandemia, que mudou o comportamento de trabalho de fixo para híbrido, as alterações de layout e mobiliáRP- Desde da sua formação, rio foram repensadas e um novo quais mudanças mais impor- conceito está sendo implanta-


do na maioria das empresas. RP- Como adequar a rapidez solicitada hoje para a conclusão das obras, com o andamento essencial para uma boa concepção de um projeto corporativo? Marcelo Estêvão- Debruçar na prancheta é o melhor caminho, ou seja, planejamento. Sempre oriento meus clientes que o tempo investido em projeto e planejamento é essencial para que a obra seja um sucesso no tempo e principalmente no financeiro, evitando retrabalhos, aditivos, custos extras e desgastes no relacionamento entre arquitetos, clientes e fornecedores. RP- O senhor destacaria alguns projetos construtivos específicos que a Método Arquitetura e Gerenciamento tenha executado, que superou as expectativas e desafios? Marcelo Estêvão - Toda obra é um desafio e gostamos dessa adrenalina e é o que nos motiva em le-

vantar todos os dias e concretizar histórias. Modéstia à parte, nossos clientes sempre nos elogiam e reconhecem nosso trabalho, e voltam a fazer outras obras conosco, pois fidelizamos nossa carteira.

corporativa e vejo no Brasil e em outros países grandes talentos. RP- Qual a sua avaliação sobre o momento atual da arquitetura corporativa, no ponto de vista técnico?

Marcelo Estêvão- Há muita tecalguns de- nologia à disposição do arquiteprojetos? to, ferramentas como softwares de gestão e de desenvolvimento Marcelo Estêvão - A gente fala de projetos em 3D, somam dismuito em representatividade para ciplinas como acústica, ilumiinspirar novas gerações. Quem te nação e permitem compatibiinspirou nessa caminhada e quem lizações de hidráulica, elétrica, te inspira hoje? Ainda quando es- ar-condicionado, entre outros, tudante de Arquitetura, tive a grata facilitando a leitura do projeto sorte de ser vendedor de móveis, como um todo, auxiliando na e isso me proporcionou conhecer composição orçamentária e evie estar perto de muitos arquite- tando erros de execução na obra. tos talentosos, e de poder contribuir com uma pequena parcela RP - Quais as expectativas ao em projetos maravilhosos, todos longo de 2022? Pós pandemia e eles, de alguma forma, me inspi- alta imunização, vejo com granraram a querer fazer parte desse de alegria a retomada da vida universo, pois projetar e cons- ao normal. Aos poucos, as pestruir escritórios requer muito tra- soas voltam as suas rotinas e, balho e muita responsabilidade. se deslocam de casa para o esAcompanho o mercado através critório, ocupam a cidade modas redes sociais e canais espe- vimentando assim a economia. cíficos do mundo da arquitetura RP- Você daria talhes desses

A Arquitetura corporativa é dinâmica e temos que estar sempre atualizados e atentos as mudanças, a tecnologia e o comportamento humano.”

77


ESTRUTURA

Ampliação para modernização Automação é destaque em obra de reforma em aeroporto em Santa Catarina

E

ra maio de 2021, em um dos momentos do pico da pandemia, ocorria a entrega oficial da reforma do Aeroporto Internacional de Navegantes - Ministro Victor Konder, na cidade de Navegantes, no Estado de Santa Catarina. As obras, iniciadas em 2019, totalizaram R$ 61,7 milhões, recursos do Fundo Nacional de Aviação Civil (Fnac). O novo terminal ficou 78

três vezes maior, com 13,6 mil m², enquanto a sala de embarque foi ampliada em cinco vezes, com 2,8 mil m². Entre as melhorias estão a nova sala de embarque internacional, ampliação das áreas de check-in, embarque e desembarque, climatização de todo o terminal, praça de alimentação, novas esteiras de bagagem, escadas rolantes e elevador, instalação de mais seis

sanitários e construção de uma nova torre de controle. O aeroporto não possuía nenhum tipo de automação anteriormente, o que ocorreu foi uma mudança drástica nos padrões do terminal, havendo assim a necessidade de modernização e compatibilização de sistemas, possibilitando a medição de parâmetros necessários para o funcionamento esperado do aeroporto.


Para essa aplicação, a Augeo, empresa integradora, juntamente com a Mercato, optou pela instalação de controladores da linha Climate PRO que entrega flexibilidade e autonomia ao empreendimento, por se tratar de uma linha com lógicas de controle 100% programáveis, ou seja, customizável de acordo com as necessidades do cliente e também com possibilidade de ajustes e alterações de rotinas futuras. Dentro da linha PRO, o hardware utilizado foi o MCP46, por possuir uma grande quantidade de IOs (entradas e saídas), que permite o controle e monitoramento de equipamentos ou sistemas que necessitem de um número elevado de pontos, e era o caso do aeroporto.

Esse equipamento faz parte da linha PRO, e como dito, possui a capacidade de customização das lógicas, o qual permitiu que a equipe técnica desenvolvesse rotinas específicas de acordo com a necessidade de aplicação no comando e/ou monitoramento de quadros elétricos, escadas rolantes, medição de energia, monitoramento de bombas e cisternas. Para que os sistemas fossem integrados, foi utilzado o PowerB, BMS (responsável pelo monitoramento e gerenciamento de energia, garantindo que os equipamentos funcionem da maneira mais eficiente possível e de acordo com a demanda, que varia dependendo do horário do dia e da estação do ano), baseado na

plataforma Niagara Framework 4, desenvolvida pela Tridium, possibilitando a monitoração dos status de comunicação de rede. Segundo Rodrigo Miranda, CEO da Mercato, responsável pela implantação de automação neste projeto de ampliação, o papel da empresa na cadeia de fornecimento é bem definido em prover produtos que compõem soluções. “E nessa linha somos uma empresa comprometida em desenvolver, fabricar e distribuir soluções técnicas que possibilitam a nossos clientes construírem ambientes mais confortáveis, inteligentes, saudáveis, produtivos, sustentáveis e seguros”, acrescenta. Tratando-se de uma obra de grande dimensão entregue pelo 79


ESTRUTURA Governo Federal, os prazos eram bastante rígidos e precisavam ser cumpridos conforme o cronograma da obra, essa era uma exigência que fez com que o sistema precisasse ter uma fácil e rápida implementação, o PowerB, software supervisório, que atendeu perfeitamente essa necessidade. “Também era necessário que as informações (de medições de consumo, por exemplo) fossem todas centralizadas, impedindo que a equipe técnica precisasse se deslocar para coletar dados em cada máquina, uma vez que o aeroporto estaria aumentando de tamanho de forma considerável, essa era uma grande necessidade que geraria uma grande economia de tempo e pessoal, e ainda foi atendida com excelência com a instalação do sistema supervisório, possibilitando que a equipe técnica visualizasse o funcionamento de todo o aeroporto, com a localização das máquinas em planta, o consumo de energia, monitoramento da iluminação e o funcionamento dos sistemas de segurança e incêndio.” Rodrigo conta que a automação e supervisão dos sistemas está diretamente relacionada à economia em diversos sentidos, é possível ter uma visão geral do comportamento do sistema, dessa forma a equipe de manutenção pode ter atitudes mais assertivas em relação a eventuais falhas, mitigando o tempo de parada de equipamentos e a possibilidade de comprometimento do conforto térmico e segurança dos ocupantes. “Isso encurta os caminhos gerando economia em relação a mão de obra, tempo de trabalho, realização de manutenção e compra de novos equipamentos”, finaliza.

80

“ E nessa linha somos uma empresa comprometida em desenvolver, fabricar e distribuir soluções técnicas que possibilitam a nossos clientes construírem ambientes mais confortáveis, inteligentes, saudáveis, produtivos, sustentáveis e seguros” “. Rodrigo Miranda, CEO da Mercato Automação


REFERÊNCIA NO PAÍS A Mercato está no mercado há mais de 12 anos, e vem construindo uma história repleta de sucesso e parcerias em todo Brasil. Centralizamos o acesso a soluções para diversas disciplinas da automação predial, como climatização do ar, gerenciamento de energia, segurança eletrônica, infraestrutura de rede, detecção e alarme de incêndio, purificação de ar e sistemas supervisórios. “Possuímos nossa própria linha de fabricação de controladores configuráveis e programáveis, software supervisório e medidores eletrônicos de energia e insumos, além de trabalharmos com mais 13 linhas de distribuição em automação e periféricos, oferecendo uma solução completa para o ramo predial, também possuímos um laboratório de calibração para sensores e outros instrumentos.” O fato de a empresa possuir fabricação própria garante ainda mais a qualidade do suporte técnico especializado, traz proximidade com o cliente e o senso de urgência para a equipe, também oferecemos uma ampla agenda de treinamentos sobre nossas linhas, esses fatores proporcionam a excelência no atendimento ao cliente, que é um dos principais objetivos da empresa. Além da sede em Canoas, no Rio Grande do Sul, a empresa possui um escritório em São Paulo e outro em Nashville, no Tennessee, para o ano de 2022 a pretensão é expandir fortemente os negócios no Brasil, Estados Unidos e América Latina.

81


92


ESTRUTURA

Robustez translúcida Projeto adota conceito de soluções tecnológicas e modelo de trabalho colaborativo

A

proveitando-se da localização privilegiada no Itaim, com vista franca para a área tombada dos Jardins, o edifício Oscar Itaim marca presença com sua volumetria pura, coroando o horizonte da região. Essa foi a premissa fundamental para o projeto arquitetônico deste empreendimento, na capital paulista. Sua inserção urbana busca revitalizar o entorno, priorizando generosas aberturas para o pas-

seio público e ativando os espaços livres com a presença de uma loja na esquina, proposta para dinamizar as relações entre as Ruas Itacema e Urimonduba. Versatilidade é a palavra de ordem quando se trata das unidades residenciais: plantas cuidadosamente pensadas para possibilitarem máxima personalização permitem que diferentes dinâmicas familiares sejam perfeitamente atendidas, focando sempre na amplitude dos ambientes e na

qualidade dos espaços íntimos. O equilíbrio entre inovação e preservação foi dosado na proposta por meio das estruturas, somada à inserção de novos programas em materiais sustentáveis e qualificados. O cuidadoso posicionamento do edifício, levando em conta a posição dos vizinhos, procura priorizar vistas desobstruídas para o pulmão verde dos Jardins, buscando as melhores perspectivas e aberturas das áreas sociais para a vista espetacular. 83


A AumProjetos ficou lisonjeada em ter o Edifício Oscar Itaim como cliente, a transparência na troca das informações entre todos os envolvidos acredito que fez toda diferença. Entregamos um visor com alta transparência valorizando os tons de verde do jardim externo.” Dirceu Martins diretor da AumProjetos

Diante do mercado imobiliário estar em alta, e o bairro Itaim é uma região com uma alta procura, o Projeto Oscar Itaim se diferencia por tudo que pode oferecer, desde localização estratégica para o público que irá usufruir dos recursos internos do empreendimento, fachada ativa, uma vista extremamente valiosa, até os materiais de alto valor proposto pelo Incorporador e projetistas. Acredito que a região ganha mais um elemento nobre para preencher a arquitetura do bairro

Esta condição visual também norteia a distribuição das áreas comuns de lazer do edifício: a cobertura do edifício comporta um Sky lounge e uma piscina, que elevam o significado de exclusividade ao permitirem vistas contínuas, do nascer ao pôr do sol. Um dos grandes destaques é a área externa, um amplo e totalmente preservado parque repleto de árvores frondosas e vegetação exuberante. O cuidadoso posicionamento do edifício, levando em conta a posição dos vizinhos, procura priorizar vistas desobstruídas para o pulmão verde dos Jardins, buscando as melhores perspectivas e aberturas das áreas sociais para a vista espetacular. Esta condição visual também norteia a distribuição das áreas comuns de lazer do edifício: a cobertura do edifício comporta um Sky lounge e uma piscina, que elevam o significado de exclusividade ao permitirem vistas contínuas, do nascer ao pôr do sol. Na proposta arquitetônica, a área externa as áreas de lazer são complementadas por uma raia coberta, SPA, academia, brinquedoteca e jardins contemplativos, localizados no térreo, compondo 84

um programa completo para todos os públicos. Sóbrio e elegante, o edifício procura resgatar materiais pertencentes a grandes referências da cidade, mas trazendo consigo uma linguagem arquitetônica contemporânea. Grandes planos de vidro, focados na qualidade da luz natural e nas visuais, associam-se a empenas e abas horizontais de concreto aparente para formar um conjunto minimalista e durável. A natureza do material como textura traz um caráter atemporal e etéreo, construindo a identidade deste novo ícone no skyline paulistano Ambientes inclusivos Para um empreendimento dessa complexidade e magnitude é essencial que a compatibilização dos projetos seja feita com muito cuidado para que sejam reduzidos os retrabalhos em obra e soluções pensadas com antecedência para uma execução bem planejada. “Considerando que nosso projeto foi de especificação da materialidade e detalhes construtivos do visor de piscina, juntamente


com a equipe de projetos da Trisul e o escritório de paisagismo Benedito Abbud, a materialidade escolhida foi Acrilico Estrutural pelo fato de ter alto índice de transparência e bordas polidas, afinal o usuário terá acesso e interação com o visor projetado, afirma Dirceu Martins, diretor da AumProjetos, responsável pelo desenvolvimento do projeto executivo e dimensionamento estrutural do visor da piscina do rooftop do empreendimento. Para o desenvolvimento do projeto de um edifício de tal magnitude, que será referência no bairro do Itaim Bibi, na capital paulista, e diante da situação atual do mundo sustentável, nada mais coerente do que a preocupação em se executar um edifício mais sustentável possível, dentro dos aspectos financeiros previstos. A adoção de placas de aquecimento solar, otimização do sistema de energia e manutenção das grandes áreas de iluminação natural que o prédio já tinha, foram alguns dos pontos sustentáveis da edificação. “Na etapa de estudo de viabilidade, iniciamos

nosso trabalho com as apresentações das possibilidades, materiais e custos. Com a prévia do nosso projeto e dimensionamento dos elementos, conseguimos chegar no custo assertivo do nosso elemento projetado. A aceitação do cliente nos possibilitou desenvolver o projeto detalhado com os melhores recursos, materiais e dimensão para atender o projeto paisagístico”, acrescenta o diretor Por ter participado de toda etapa do projeto executivo e dimensionamento estrutural do visor da piscina do rooftop, a empresa de engenharia informa que teve a oportunidade de agregar muito, garantindo a equalização dos proponentes e a manutenção das especificações de projeto no escopo contratado com a construtora. “A AumProjetos ficou lisonjeada em ter o Edifício Oscar Itaim como cliente, a transparência na troca das informações entre todos os envolvidos acredito que fez toda diferença. Entregamos um visor com alta transparência valorizando os tons de verde do jardim externo”, esclarece o diretor da AumProjetos, Dirceu Martins

A AUMProjetos é uma empresa especializada em especificar e projetar elementos para fachada, seja Guarda-Corpo, Esquadrias, Pele de Vidro, Brises, Revestimentos Metálicos / Cerâmicos e Visores de Piscina. Nosso diferencial é entregar o projeto com a integração e compatibilização dos elementos arquitetônicos, em uma única contratação o cliente recebe a solução da fachada. A expectativa é que este ano teremos bons projetos a serem lançados e com nossa participação ativa. O volume de empreendimentos de Alto Padrão continuará crescendo e nosso nicho continuará com a necessidade deste tipo de serviço, afinal vendemos informação e conhecimento, aos poucos nossa cultura construtiva exige, obras melhores planejadas, projetadas e com produtos de alto nível de desempenho.

85


Harmonia corporativa SP ganha mais um retrofit de edifício com tecnologias sob cuidados

I

nserido próximo à Marginal Pinheiros, na cidade de São Paulo, na região da chácara Santo Antônio, com uma área bruta de 48.758 m², o antigo Edifício Birmann 8, passará a integrar o complexo Luna, que foi dado o nome de Luna Crescente. O empreendimento está passando por um retrofit das fachadas. Neste contexto, os dirigentes levaram em consideração o conceito que cabe ao projeto contribuir para a retrofit

86

de uma edificação imponente, ção LEED Platinum V4 e Well Cerdistinta de várias volumetrias. tification. O complexo Luna representará um novo conceito de construção, visando atrair a nova Volumes conectados geração que busca experiência, O projeto é composto por dois melhor ambiente de trabalho e volumes: edifício Birmann 8 vai valoriza conceitos sustentáveis. O passar por um processo de retro- empreendimento será composto fit e passará a integrar o comple- por duas torres de escritórios toxo Luna, como Luna Crescente talmente integradas: a torre exisque, integrado com o Luna Nova, tente, Luna Crescente, e a nova formarão um conjunto com apro- torre, Luna Nova. O empreendiximadamente 50.000 m² com mento busca as certificações inclassificação Triple A e Certifica- ternacionais LEED Gold, FitWel e


LEED Net Zero Energy e Carbon. No encontro dos dois volumes com diferentes alturas exploramos um chanfro inclinado de forma descendente. Juntas, essas características criam a identidade do edifício. Conceitos e aplicações No projeto de estrutura de engenharia de ar condicionado do retrofit do edifício Luna, os profissionais resolveram a questão ao tirar partido, ao aproveitar cada detalhe na estrutura. A implantação estratégica das estruturas, exigiu uma execução coerente e dinâmica. “Trata-se de um retrofit total do sistema de ar condicionado do edifício com a finalidade de se atingir uma alta eficiência energética e de entregar um sistema moderno e versátil aos usuários do empreendimento”, afirma Romulo Pieroni, Sócio-diretor da Best Clima Ainda, “foi aproximadamente um ano de tratativas para chegarmos na melhor opção técnica. Foram adotadas condutas que utilizamos para a certificação LEED e de sustentabilidade para caso o investidor venha a buscar uma certificação”, explica Rômulo. Dentre os atributos do retrofit voltados para a solução de climatização, destacam-se os insights de soluções, instalados no empreendimento. Os acréscimos no retrofit não param por aí, no que tange o destaque das estruturas neste projeto. “Como trata-se de um retrofit total do empreendimento e com andares ocupados, o grande desafio está sendo a execução da obra sem interferirmos na operação e não criarmos in-

cômodos aos seus usuários. Faremos a troca dos sistemas de ar condicionado sem que ocorram paradas nos horários em que o prédio encontra-se em operação. A Best Clima é reconhecida como uma empresa que busca as mais modernas tecnologias e a capacitação contínua do seu corpo técnico, com a finalidade de entregar aos seus clientes, parceiros e colaboradores as melhores soluções técnicas, com o menor custo de investimento.” O sócio-diretor diz que a empresa possui um programa de melhoria continuada, com planos de carreira muito bem definidos, com treinamentos e cursos até fora do Brasil, para todos os níveis de capacitação. “Com isso, sempre estamos aplicando em nossas instalações as mais modernas soluções e tecnologias existentes no mercado mundial”. Diferenciais

No quesito de sustentabilidade, Rômulo complementa que, São Paulo ganha mais um edifício com tecnologias, pensado no impacto ambiental, utilizando materiais que minimizem a poluição. A Best Clima levou em consideração neste projeto a adoção de medidas tais como, a flexibilidade e a expansibilidade em sua concepção. “No nosso caso, a expansibilidade deve ser levada em conta na definição do projeto do sistema de ar condicionado, visando proporcionar versatilidade e diversificação para os mais diversos tipos de ocupação. Foi exatamente visando dar flexibilidade aos futuros ocupantes do edifício, que o sistema de distribuição do ar foi projetado para operar com caixas do tipo VAV (volume de ar variável), que permitirão diversos tipos de zoneamento atendendo aos mais diversos lay-outs e ocupação”, explica o profissional. Nesta obra, a integração do trabalho da Best Clima junto aos

87


dirigentes demonstra uma linguagem conceitual, priorizando um modelo positivo de trabalho. “O sistema adotado para o empreendimento foi o de expansão indireta, com a utilização de resfriadores de água gelada (chillers) com condensação a água, compressores acionados por inversores de frequência, bombas de água gelada do tipo “in-line” variando a vazão de água no circuito primário, novas torres de resfriamento de água com baixa evaporação e motores acionados por inversores de frequência, e condicionadores de ar do tipo “fan-coil” com ventiladores “limit-load” que permitirão a utilização de caixas do tipo VAV na distribuição do ar e válvulas independente de pressão na rede hidráulica dos condicionadores. “Vale ainda destacarmos que as vazões de ar externo, assim como as filtragens foram adequadas para a norma atual e que o ar será previamente tratado com ionizadores de foto catálise”, conclui Rômulo Pieroni, Sócio-diretor da Best Clima.

A Best Clima se destaca em nosso setor por ser uma empresa que busca inovação tecnológica, soluções e qualidade em suas instalações e principalmente por fidelizar os seus clientes.” Rômulo Pieroni Sócio Diretor da Best Clima

Apesar de ser uma ano de eleição, de estarmos vivenciando uma pandemia e de uma guerra na Europa, começamos o ano de 2022 com muito otimismo, grandes projetos em andamento e com uma perspectiva de novos negócios. Dentro do plano de melhoria contínua, estamos mantendo o plano de investimento estabelecido para 2022, que nos levará melhorarmos os nossos processos e entregarmos melhores soluções aos nossos clientes. Já em 2022 fechamos novos negócios, destacando o edifício La Defense, onde as mais modernas tecnologias estão sendo aplicadas, para a futura ocupação de um hospital.

88


mbistrô

Mr. Shan Business Offices Porto Alegre - RS

Com os vidros de controle solar SunGuard Blue e SunGuard Neutral, o edifício Mr. Shan Business Offices ganha destaque em Porto Alegre. Os vidros de controle solar da linha SunGuard são grandes trunfos do empreendimento, que chama a atenção pela arquitetura arrojada. As vantagens impressionam: • Mínima reflexão interna e maior integração com o ambiente externo • Bloqueio de mais de 60% do calor solar e ótima passagem de luminosidade • Redução do gasto com ar-condicionado e luz elétrica • Fator importante para a conquista da certificação LEED

0800 709 2700 GuardianVidrosBrasil

guardianbrasil

www.guardianbrasil.com.br GuardianBrasil

Guardianvidros


Expediente A revista Predial Brazilian é uma publicação trimestral da Inside Comunique. Sua distribuição tem circulação em todo o território nacional. O conteúdo dos artigos é de responsabilidade dos autores, e não expressam,necessariamente,as opiniões da revista. É proibida a reprodução e a transcrição parcial ou total, todos os direitos reservados.

CEO: Natasha L. -Tassinari Diretora Comercial: Amanda Lima Redação e Criação: Claudio Trofino Colaborador: Henrique Macedo Jornalista : Paula Oliveira Editor da Predial Brazilian : Fernando Rodrigues Executivo de contas: Luciano Pires Imagens: Divulgação Contatos: (16) 4141-4059 redacao@redeinside.com.br diretoria@redeinside.com.br financeiro@redeinside.com.br

@instagram/predial_brazilian facebook/revistapredialbrazilian Twiter/@PredialB Linkedin/redeinside

Assine a Revista

PREDIAL Brazilian

A Predial Brazilian é uma publicação trimestral da Rede Inside. Ao assiná-la você paga R$ 330,00/ano e recebe 4 edições publicadas no ano. Números publicados anteriormente estão disponíveis a R$ 70,00 por volume. 1 Assinatura da Predial Brazilian por um ano – R$ 330,00 1 Assinatura da Predial Brazilian por dois anos – R$ 594,00 (com 10% de desconto) Ligue 55 16 4141-4059

De 2ª a 6“, das 8h às 18h www.redeinside.com.br /redacao@redeinside.com.br

75



75


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.