Nova Edição Predial Brazilian 26º

Page 1


“ Porque Drywall Placo é a sua melhor escolha? O Drywall Placo é um sistema de construção a seco que permite a execução de uma obra com menor tempo e esforço, menos desperdício de material do que a alvenaria.

placodobrasil

placodobrasil

placodobrasil

placobrasil 81


Estruturas leves e versáteis, garantindo layouts modernos e personalizados. Método construtivo resistente e durável.

Alta performance termoacústica comprovada.

Menor desperdício, sujeira e entulho.

Qualidade e confiança Saint-Gobain.

www.placo.com.br






Sumário

Dezembro / Janeiro 24

38

N

Restauração Edifício-monumento, em São Paulo, passou por uma grande revitalização, com processo de restauro profundo em suas estruturas.

16 Editorial 28 Construção

Evento na área construtiva, reúne os principais setores da engenharia.

35 Infraestrutura Bairro planejado, em

Santa Catarina (SC), possui alta eficiência construtiva.

46 Estrutura Hangar Museu, em Joinville (SC), foi concebido sob conceitos clássicos de concreto aparente.

53

Construção

Projeto do Novo Campus da WPP no Brasil, permitirá maior inovação, criatividade e colaboração sustentável. 10


63

Arquitetura De uso misto, o novo empreendimento hoteleiro, situado no luxuoso bairro do Itaim-Bibi, em São Paulo, possui elementos contemporâneos ao projeto de design.

57 Predial

Entrevista

Biselli Katchborian Arquitetos; Elementos arquitetônicos predominantes, com desempenho fundamental em grandes projetos nacionais e internacionais.

72

Arquitetura

Arquitetos de empreendimento de instituição de ensino sem fins lucrativos, se empenharam em busca de ajuste perfeito.

11


LINHA MIX&MATCH LIBERDADE PARA O SEU PROJETO ŕĿċĚƑēîēĚ ƥūƥîŕ ēĚ ĚƙČūŕĺî Ě î ƎūƙƙĿċĿŕĿēîēĚ ēĚ ČƑĿîƑ ƎƑūŏĚƥūƙ ƎĚƑƙūŠîŕĿǕîēūƙ ČūŞƎƉĚŞ î ŕĿŠĺî qĿNJʁqîƥČĺȦ ¬Ĉū ƐƭîƥƑū ēĿIJĚƑĚŠƥĚƙ ƥîŞîŠĺūƙ ēĚ ċĿČî ēĚ ŞĚƙî Ě ƭŞî DŽĚƑƙĈū ēĚ ƎîƑĚēĚ ƐƭĚȡ îƙƙūČĿîēîƙ îūƙ ēĿDŽĚƑƙūƙ ƥĿƎūƙ ēĚ îČĿūŠîŞĚŠƥūƙȡ ijîƑîŠƥĚŞ ēĿIJĚƑĚŠƥĚƙ IJūƑŞîƙ ēĚ ČūŞƎūƙĿďĈūȦ

CORES CHROMA Cromado ūċƑĚ /ƙČūDŽîēū sŁƐƭĚŕ /ƙČūDŽîēū HƑîǛƥĚ /ƙČūDŽîēū





editorial

D

Inovar para crescer

entre os inúmeros fatores que influenciaram os caminhos a serem direcionados no ano de 2023, a determinação foi primordial para a garantia de resultados satisfatórios, principalmente, no segmento da arquitetura e da engenharia. Em um ano em que as incertezas políticas e econômicas ventilaram pelos quatro cantos, o setor da construção não deixou de lado a máquina da motivação para gerar novos empreendimentos, tanto modernos, quanto racionais. Toda essa ousadia aconteceu gradualmente, e chegou ao mercado proporcionando diversos benefícios, tais como, o aprimoramento das práticas sustentáveis, o avanço tecnológico e a racionalidade nos processos construtivos. É por meio desta intenção de propagar os rastros sofisticados e inovadores que entregamos a você um conteúdo no compasso da evolução. A prosperidade do segmento nacional de malls se evidencia em mais uma de nossas edições, pois conseguimos trazer projetos que carregam em suas essências verdadeiras identidades capazes de impactar e atrair um público que valoriza o conforto, segurança e sofisticação. Neste conceito de avançar constantemente sem deixar para trás o valor do contemporâneo, a Predial Brazilian, reforça nas próximas páginas o quanto podemos avançar nos setores da Engenharia e Arquitetura. Que as próximas edições sejam fartas de bons projetos, independente da sua proposta de estilo, pois, o principal para todos é oferecer uma edificação que funcione de modo inteligente, integrada e racional. Diante disso, avaliamos a notória ampliação da influência desse sistema construtivo no mercado brasileiro, como registramos a cada número da revista, desde o lançamento da publicação. Em todas

as edições, buscamos bons exemplos de sistemas construtivos nacionais, para compor seu conteúdo. Com estruturas simples ou arrojadas, o importante é que as edificações sejam bem elaboradas em sua composição, com acabamento impecável. Portanto, nesta última edição do ano, apresentamos o conceituado case do Museu do Ipiranga, localizado em São Paulo. Nesse monumento-edifício que faz parte do conjunto arquitetônico do Parque da Independência, que inclui um jardim francês contemporâneo, que, acrescentando 6.800 metros quadrados (m2), dobraram a área útil do edifício de exposições. Outro destaque nessa edição é a matéria de capa com os arquitetos Mario Biselli e Artur Katchborian, do escritório de arquitetura Bisellli Katchborian, que analisa o mercado construtivo no Brasil, e ainda relatam a consolidação de seus projetos arquitetônicos nacionais e internacionais. E para concluir, convido você leitor a conhecer cada detalhe do case do HY Pinheiros, um empreendimento com padrão corporativo de ocupação e ideal para médias e grandes empresas. O edifício tem a classificação Triple AAA e está entre os melhores edifícios da região Faria Lima / Itaim Bibi.

Desejo a você uma agradável leitura. Aproveite bem a revista!

Natasha L. Tassinari CEO da Rede Inside

16



panorama do

setor

Qualyvinil apresenta tinta emborrachada 6 em 1 Fotos: Divulgação

Em uma busca constante para soluções eficazes na proteção de fachadas, a Qualyvinil Tintas mudou a fórmula do produto Tinta Emborrachada 6 em 1, incorporando em sua fórmula uma resina elastomérica, garantindo máximo desempenho, cobertura e rendimento ,além de dar beleza e acabamento perfeito. Uma das características mais impressionantes deste produto é a sua capacidade de cobrir e prevenir fissuras nas superfícies aplicadas. Isso significa que ela não apenas embeleza sua fachada, mas também previne o aparecimento das fissuras, resiste ao desgaste e às intempéries. A Tinta Emborrachada 6 em 1 da Qualyvinil forma uma barreira eficaz contra a água, impedindo-a de penetrar nas superfícies aplicadas. Isso garante que sua casa permaneça seca e protegida, mesmo nas condições mais adversas. É possível a aplicação em diversas superfícies, incluindo reboco, alvenaria de bloco, concreto, fibrocimento, galvanizados*, alumínio* e massa acrílica. Além disso, a Tinta Emborrachada 6 em 1 da Qualyvinil é a tinta ideal para fachadas, muros e áreas externas, ela se destaca por sua excepcional resistência aos raios UV e as batidas de chuva.

Wine truck Bodega Dante Robino -- projeto revestido com Madeira Indusparquet A Indusparquet, líder no segmento de pisos de madeira brasileira, mais uma vez destaca sua expertise em fornecer madeiras nobres ao revestir o inovador wine truck da renomada Bodega Dante Robino. O wine truck imersivo apresenta uma atmosfera única graças à utilização exclusiva do Piso Multistrato Demolição Cumaru da Indusparquet. Proveniente das florestas do norte do Brasil, a Madeira Cumaru é uma joia da natureza conhecida por sua durabilidade, resistência e alta densidade. Sua versatilidade a torna uma escolha premium para diversas aplicações, desde pisos, janelas, portas, decks e assoalhos até casas, pergolados, escadas, esquadrias e mobiliário. O destaque do Piso Multistrato Demolição Cumaru da Indusparquet vai além de suas qualidades naturais. Todas as madeiras da Indusparquet são adquiridas de fontes sustentáveis, oriundas de florestas com plano de manejo florestal, assegurando a origem legal e o respeito pelo meio ambiente. Essa atenção à procedência reflete o compromisso contínuo da marca com a preservação ambiental.

18

Fotos: Divulgação


panorama do

setor

Gerdau inaugura unidade conceito de distribuição de produtos em aço em Campinas A Gerdau, maior empresa brasileira produtora de aço, inaugurou a unidade da Comercial Gerdau (CG), sua distribuidora própria dos produtos de aço da empresa, em Campinas (SP). O ponto de venda representa a transformação na maneira de vender o aço da companhia, com o objetivo de entregar uma experiência mais moderna e inovadora para os clientes. A estratégia da nova filial da CG visa oferecer melhorias na jornada de experiência do cliente, maior proximidade com eles, atendimento técnico especializado e entregas mais rápidas. A unidade atuará como um ponto de encontro na região metropolitana de Campinas entre clientes, vendedores, representantes e técnicos capacitados, que oferecerão sugestões e esclarecerão dúvidas. O espaço terá um design inovador, destacando as cores da Gerdau, azul e amarelo, em uma área ampla, confortável e agradável. Além disso, a loja não terá estoque no local, digitalizando a etapa da compra e facilitando a entrega, que será profissionalizada e agendada. “A Comercial Gerdau é um símbolo da atuação da empresa no segmento de distribuição, contribuindo para a Gerdau se tornar a maior distribuidora de aço do Brasil. A modernização de sua atuação demonstra nossa confiança contínua nesse mercado, e queremos tornar o negócio mais eficiente para atender mais clientes. Nosso objetivo é expandir e otimizar nossos pontos de venda e melhorar ainda mais a eficiência operacional, com foco na satisfação dos nossos clientes, oferecendo produtos, soluções e serviços integrados e acompanhando as novas tendências tecnológicas”, explica Mauro de Paula, Diretor Executivo da Comercial Gerdau.

O que fazer com um pilar estrutural na sala de estar? Na busca constante por espaços de vida mais funcionais e esteticamente agradáveis, é comum deparar-se com desafios arquitetônicos. Um desses desafios frequentes é a presença de pilares estruturais nas salas de estar. Esses elementos, embora essenciais para a integridade da estrutura de um edifício, podem inicialmente parecer obstáculos à criação de um ambiente aconchegante e harmonioso. No entanto, com um pouco de criatividade e planejamento, é possível transformar esses pilares em pontos focais e até mesmo elementos de destaque na decoração. A arquiteta Luciana Gomes, do escritório AS Arquitetas SP, sugere algumas formas de integrar o pilar ao espaço, sem comprometer a funcionalidade e a estética. Assuma o pilar: se você quer destacar o pilar na sua sala, pode assumir o revestimento de concreto – com todos os devidos tratamentos. “Indicamos sempre deixar o elemento original do pilar em destaque, valorizando a estrutura do imóvel, trazendo um conceito industrial com o aspecto de concreto. Nesse caso, é importante que o pilar esteja em bom estado de conservação e que combine com o estilo do ambiente”, indica Luciana Gomes.- Integre o pilar ao mobiliário: você pode usar o pilar como apoio para uma estante, um painel de TV, um aparador ou uma mesa. Assim, você otimiza o espaço e cria uma harmonia visual entre o pilar e os móveis.

19


panorama do

setor

ENIC: com presença de ministros, presidente da CBIC destaca desafios do setor

Destacando a importância de se promover o desenvolvimento do setor, o presidente da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), Renato Correia, abriu o 97º Encontro Nacional da Indústria da Construção (ENIC), nesta terça-feira (12), em Brasília. A abertura do evento contou com a presença de autoridades dos Poderes Executivo

20

e Legislativo, além de representantes da iniciativa privada e instituições. Durante sua fala, Correia abordou uma série de temas críticos para a atividade, como questões políticas e estratégicas direcionadas ao desenvolvimento da indústria. “Nós realizamos esse evento para discutir os rumos da construção e o quanto podemos oferecer

aos cidadãos brasileiros”, resumiu. O presidente da entidade destacou a importância de abordar temas cruciais para o desenvolvimento da indústria, incluindo as reformas Administrativa, Tributária, Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), competitividade e


produtividade. Ele ressaltou que esses debates visam não apenas fortalecer o setor, mas oferecer serviços e bens de qualidade para o país. Destacando a Reforma Administrativa, Correia enfatizou que os efeitos podem não ser imediatos, mas são fundamentais para garantir a melhor entrega de serviços de interesse público. “Ela é sinal de que o país está no sentido da eficiência e da melhor entrega do serviço, em contrapartida aos custos que a

gente enfrenta no país”, avaliou. O presidente também ressaltou a necessidade e a viabilidade da Reforma Tributária, destacando que ela colocará o Brasil em pé de igualdade com nações mais desenvolvidas em termos de tributação e consumo. Ele enfatizou o compromisso da CBIC em manter a carga tributária equilibrada e em melhorar o ambiente regulatório e promover incentivos econômicos. Renato Correia abordou o alcance

e sustentabilidade. Ele ainda enfatizou a importância da cooperação para alcançar o progresso no setor. “Se trabalharmos juntos, em cooperação, estaremos mais do que fazendo história, estaremos cumprindo e entregando o nosso melhor para os brasileiros”, finalizou Renato Correia. O ministro da Casa Civil, Rui Costa,

reconheceu a importância do diálogo com o setor e destacou a disposição do governo de reconstruir o país por meio do trabalho conjunto entre setores público e privado. O ministro fez um convite para a superação da polarização política, destacando a necessidade de diálogo construtivo. “Superação

do Minha Casa, Minha Vida e destacou ser o maior programa do mundo no que se refere à habitação de interesse social. “E vem sendo melhorado com as parcerias com governos estaduais e municipais”, pontuou. Correia concluiu seu discurso destacando a importância da competitividade e da produtividade na indústria da construção, ressaltando a necessidade de enfrentar os desafios com inovação

da polarização não significa uniformidade no pensamento, nas ideias, significa propor um debate construtivo, a partir de diálogo franco e direto. Um país, uma nação, quem constrói não é o governo, e sim a sociedade, precisamos estar juntos”, enfatizou.

21


panorama do

setor

Construindo o Presente” e “Projetando o Futuro” revelam projetos de excelência de profissionais e estudantes de Arquitetura e Urbanismo

O

Conselho de Arquitetura e Urbanismo de São Paulo (CAU/SP) realiza a cerimônia de premiação dos projetos selecionados nos prêmios Construindo o Presente 2022 e Projetando o Futuro 2023. Na mesma data, haverá o lançamento da “Agenda de Futuro para a Arquitetura e Urbanismo” com as diretrizes e linhas de ação do Conselho para os próximos anos. Os prêmios Projetando o Futuro, com foco em estudantes, e Construindo o Presente, para os profissionais, são promovidos pelo CAU/SP com o objetivo de valorizar as boas práticas de Arquitetura e Urbanismo. Trata-se de reconhecer, respectivamente, os Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC / TFG) de excelência desenvolvidos

22

por estudantes de Instituições de Ensino Superior (IES) do estado de São Paulo, bem como as realizações dos profissionais de SP em seus diferentes campos de atuação. Nesta edição (2022), o Prêmio Construindo o Presente recebeu 39 inscrições por meio do Chamamento Público 004/2022. Foram selecionados 10 projetos nas categorias, Arquitetura das Edificações; Patrimônio Arquitetônico, Urbanístico e Paisagístico; e Ensino e Pesquisa. Para o Prêmio Projetando o Futuro 2023 foram recebidas 181 inscrições (ou TCCs) por meio do Chamamento Público 001/2023. Foram selecionadas 30 Menções Honrosas, além de 28 Destaques de Equidade e Diversidade. O Prêmio é estruturado em seis categorias: Projeto de Arquitetura de Edificações e Interiores; Projeto de Ar-

quitetura da Paisagem; Projeto de Patrimônio Cultural, Arquitetônico e Urbanístico; Projeto de Arquitetura Efêmera; Planejamento Urbano e Regional; e Habitação de Interesse Social. Também foi conferido o Destaque “Conjunto da Obra” para a instituição de ensino superior que alcançou o maior número de TCCs premiados. Durante o evento, os egressos e profissionais serão agraciados com os respectivos prêmios. A exposição dos trabalhos premiados deve ficar no saguão da sede do CAU/SP no Centro Histórico da capital até março de 2024.


panorama do

setor

Projeto arquitetônico de empresa referência em soluções financeiras

L

íder em análise de crédito e dados no Brasil, a empresa está orgulhosa de anunciar a inauguração de seu inovador espaço de trabalho híbrido, projetado para se adaptar ao ambiente pós-Covid. O novo escritório assinado pelo escritório STArq agregou um espaço especial para os eventos, marcando um novo capítulo na evolução da empresa. “Durante o período de trabalho remoto imposto pela pandemia, a Serasa já possuía um escritório que havia sido cuidadosamente adaptado para atender às demandas dos trabalhos híbridos. No entanto, com a volta dos colaboradores ao escritório, percebeu-se a necessidade de criar um ambiente específico para eventos, onde colaboradores e parceiros pudessem se reunir para compartilhar conhecimento e experiências” explica o arquiteto Stephan Steyer.

Arquitetura e a BeFive Engenharia, para desenvolverem o layout inovador no complexo Parque da Cidade (Av. das Nações Unidas, 14.401), na Zona Sul de São Paulo. Os arquitetos responsáveis pelo projeto conduziram tudo sob a modalidade “design and build”. Eles buscaram inspiração no novo foco do cliente como uma empresa de análise de dados contemporânea e que vai além de seu papel tradicional. O conceito do programa baseou-se no diagrama de Voronoi, que decompõe o espaço em formas orgânicas não geométricas,

criando uma conexão fluida entre os diferentes ambientes, incluindo acabamentos de piso, marcenaria e forro. “Um dos principais desafios foi a criação de um auditório com poltronas fixas que harmonizasse com as curvas orgânicas do ambiente. O auditório foi estrategicamente projetado para se conectar a uma área de lounge externa por meio de um vidro inteligente, que pode ser ligado ou desligado, proporcionando flexibilidade e privacidade conforme necessário,” ressalta o arquiteto Stephan Steyer. Além do auditório, o projeto ainda incluiu salas de reunião com divisórias reaproveitadas do layout anterior. Esses ambientes foram reconfigurados para propor uma melhor flexibilidade, neste espaço também se destaca um elemento acústico e um forro do tipo baffle nas cores da Serasa Experian.

Para concretizar esse briefing, o cliente contratou a STArq

19


panorama do

setor

O novo espaço ainda oferece duas copas, uma menor para as salas componentes e uma maior para o grande auditório. A copa mais ampla está equipada com uma infraestrutura completa para atender diferentes formatos de eventos. Além disso, foi projetada uma cozinha semi industrial para atender às necessidades de catering em ocasiões especiais. Outro elemento de destaque em todo o ambiente é o Core Central. O espaço foi decorado com um grafite, que está presente em todos os andares do programa, mas sempre com um formato diferenciado. Parte dessa intervençao é uma grande tela de LED que interage com a arte do grafiteiro, adicionando uma dimensão dinâmica à experiência visual. A Serasa Experian está entusiasmada com essa nova fase de sua evolução e comprometida em proporcionar um ambiente arejado e colaborativo para seus funcionários e parceiros. Este espaço criativo ilustra bem a aspiração da companhia em transcender de sua função original, de empresa de análise de crédito, para se tornar-se uma líder no campo da análise de dados no Brasil.

24


panorama do

setor

Espelho Guardian recebe o Prêmio “Top of Mind Casa e Mercado pela 21ª vez consecutiva Marca foi a mais lembrada por arquitetos e designers de interiores na categoria “Marca de Espelhos”

O

Espelho Guardian foi vencedor, pelo 21° ano consecutivo, do Top of Mind Casa e Mercado 2023, sendo o mais lembrado na categoria “Marca de Espelhos”. A premiação anual, que conta com os votos de renomados arquitetos e designers de interiores do Brasil – realizada pelo Datafolha para a revista Casa e Mercado –, é considerada uma das mais relevantes e respeitadas no País e a principal referência de qualidade para empresas do setor de arquitetura, decoração e design. “Manter a marca por 21 anos consecutivos como referência no mercado nos enche de orgulho. Esse reconhecimento contínuo dos players de arquitetura, urbanismo e design de interiores reflete a alta qualidade dos nossos produtos”,

comemora Rafael Rodrigues, gerente comercial sênior, da Guardian Glass. “Faz parte do nosso DNA a busca constante pela inovação, o que se reflete no investimento contínuo em novas tecnologias que agregam mais valor aos produtos”, ressalta Rodrigues. Ele aponta também que este prêmio, conquistado há 21 anos ininterruptos, consagra ainda mais a trajetória da marca Guardian, que sempre buscou desenvolver produtos com valor agregado e voltados a atender as necessidades dos clientes e parceiros, seja em relação à variedade estética e flexibilidade de design quanto em termos de eficiência energética e bem-estar dos consumidores. O Espelho Guardian® Evolution é produzido a partir de uma fórmula inovadora de alta performance técnica, e conta com uma camada protetora especial

aplicada ao seu verso, que protege a prata - material responsável pelo reflexo das imagens. Desenvolvido pela equipe técnica da Guardian Glass Brasil, em conjunto com o Centro de Ciência e Tecnologia da Guardian Glass em Michigan (EUA), o Espelho Guardian® Evolution, é reconhecido por sua reflexão perfeita e considerado ideal para qualquer ser utilizado em ambientes de interiores, paredes decorativas, salas, dormitórios, banheiros, entre outros. Além do espelho Espelho Guardian® Evolution, o portfólio da Guardian contempla um amplo leque de produtos para interiores e exteriores.

25


panorama do

setor

Atlantica Hospitality International investe em Minas Gerais para expansão nacional e inaugura hotel em Conselheiro Lafaiete Com 15 empreendimentos no estado, o hotel sob a bandeira Transamerica Fit marca atuação da administradora na região

A

Atlantica Hospitality International, administradora de hospitalidade com mais de 170 empreendimentos em todo o país, avança com a expansão regional e inaugura o Transamerica Fit Conselheiro Lafaiete, em Minas Gerais. O hotel, com 133 apartamentos, oferece uma série de características e comodidades para atender às necessidades dos hóspedes que viajam a negócios na região. Com localização estratégica, no centro da cidade, o empreendimento hoteleiro também está próximo de sedes de eventos, clubes, restaurantes e museus na cidade, e conta com serviços de concierge, loja de conveniência e lavanderia, para atender aos hóspedes que buscam um ambiente confortável e eficiente para trabalho e descanso. “Conselheiro Lafaiete é uma das cidades mais importantes de Minas Gerais e está envolvida em parte da atividade de mineração no estado. Por conta da sua localização, destaca-se como polo na economia regional. Com esse cenário, lançamos um empreendimento que une qualidade e facilidade de deslocamento no município e entorno”, explica Guilherme Martini, VP de Operações,

26

Vendas e Marketing da Atlantica Hospitality International. O Transamerica Fit Conselheiro Lafaiete é o primeiro hotel da Atlantica lançado nesse ano, e faz parte do projeto de ampliação da estratégia de expansão nacional da administradora com a respeitada chancela Transamerica, bandeira já consolidada no país, com operações espalhadas no sul, sudeste, centro-oeste e nordeste do Brasil. Alinhado aos atributos da marca Transamerica Fit, o novo hotel tem como foco a facilidade, uma experiência leve e fluida e uma ótima relação custo x benefício para o hóspede. “O novo hotel oferece, além de todo conforto da rede, localização privilegiada e uma estrutura moderna, apta para fornecer a melhor qualidade de serviços”, finaliza Maqcheilon Marcelino de Oliveira Junior, gerente geral do Transamerica Fit Conselheiro Lafaiete. Maqcheilon assume a gerência da unidade com mais de 6 anos de experiência na hotelaria atuando na Atlantica em demais posições.


panorama do

setor

Jader Almeida recebe Prêmio Good Design Awards 2023

O designer Jader Almeida recebeu em dezembro, nos EUA, o Good Design Award 2023, um prêmio internacional, por três de suas criações mais recentes: as cadeiras DERBY, DREY e a luminária pendente MEMORY II. O Good Design, promovido pelo The Chicago Athenaeum Museum, premiou em edições anteriores as icônicas cadeiras ELLA, BELL, MIA, CLAD e EASY, as mesas de jantar LEGG e ARIS, a poltrona CELINE, além do cabideiro LOOSE. O prêmio norte americano, fundado em 1950 por Eero Saarinen e Charles & Ray Eames, é o mais antigo e reconhecido programa mundial de excelência em design. A 72ª edição recebeu um número recorde de inscrições, com designs de mais de 48 países. Como todos os anos, o designer Jader Almeida lança novos produtos. E no Good Design 2023, recebemos 3 premiações. Com muita honra, apresentamos os premiados, dentre eles a cadeira Derby, cadeira Drey e o pendente Memory II, cada produto com seu conceito e diferencial inovador. Formas orgânicas e a proporção adequada confere a peça à larga gama de interpretações. Passível de ser utilizada nos mais diversos ambientes, seja pela forma ou pela possibilidade de personalização por meio da composição dos materiais. O equilíbrio entre a madeira e os metais garante beleza e identidade. O desenho calmo e elegante é fácil de interpretar, além das possibilidades de regular a direção da luz, a leveza e a delicadeza das formas fazem com que esta luminária se comunique naturalmente com todos os objetos em seu contexto. Além do reconhecimento dado por um júri imparcial e com extrema qualificação, os prêmios reafirmam a premissa do designer em fazer produtos elegantes e atemporais, mas sobretudo originais.

27


CONSTRUÇÃO

Climatização conceitual

28


Moderno sistema de ar-condicionado é um dos diferenciais do HY Pinheiros

N

o coração da avenida Rebouças, no novo eixo revitalizado da cidade de

São Paulo, o HY Pinheiros é um

empreendimento com padrão corporativo de ocupação e ideal para médias e grandes empresas. O edifício recebe a classificação Triple AAA e está entre os melhores edifícios da região Faria Lima / Itaim Bibi devido a sua imagem empresarial e especificações técnicas. A edificação possui um total de 12 andares com ar-condicionado central com lajes a partir de 1.099 m² e conta com cinco elevadores sociais. Sob os traços da arquitetura assinada pelo escritório Königsberger Vannucchi, a solução deste projeto partiu de duas demandas: a primeira de gerar o maior vão possível de ambientes sem pilares nos pavimentos e a segunda explorar ao máximo as vistas a partir do terreno, que está de frente ao requisitado bairro dos Jardins. Na primeira demanda decorre a solução de

2929


CONSTRUÇÃO posicionar os cinco elevadores em

demanda de certificação Leed. Por

logo percebemos que a Best Clima

linha e adoção de pilares apenas na

exemplo, o projeto luminotécnico es-

tinha todos os atributos para se

periferia da torre, ao resultar em um

pecificou luminárias e lâmpadas mais

qualificar como a empresa respon-

salão com vão-livre de 27,85x25 m.

eficientes para reduzir o consumo de

sável pela implantação do sistema

Tal adoção técnica permitiu maior

energia. Todos os vidros especificados

de HVAC (Aquecimento, Ventilação

flexibilidade na ocupação do pavi-

foram estudados para se chegar a um

e Ar Condicionado), o que se confir-

mento.

nível de redução de admissão de calor

mou nas negociações”, acrescenta

No desenho da fachada o projeto

suficiente para promover economia no

Romulo Ribeiro Pieroni Sobrinho,

busca enfatizar as linhas verticais,

uso do ar-condicionado sem perder a

sócio-diretor da Best Clima, em-

compensando a proporção muito

possibilidade de uso da iluminação

presa responsável pelo sistema de

similar entre altura e largura da edifi-

natural nem a fruição das vistas.

climatização da edificação.

cação. Enquanto a face sul tem mod-

nos

Ainda, neste conceito de garan-

ulação regular de 125 cm e vidros

chamou a atenção pela sua localiza-

tir mais conforto nos ambientes,

mais transparentes, gerando a menor

ção, beleza do projeto arquitetônico

neste case destaca-se que o ar ex-

interferência possível nas vistas, nas

e por estar envolvida uma construtora

terno é tratado individualmente

outras duas faces foram usados al-

parceira.

por equipamentos do tipo VRF

guns artifícios de diferenciação.

empreendimento

Por ser um empreendimento de

dedicados para cada escritório,

Todas essas definições foram fei-

alto padrão, onde a qualidade exigida

proporcionando o resfriamento e a

tas no contexto de atendimento à

era alta e valorizada pelos investidores,

desumidificação do ar de reposição

“Um bom planejamento entre as partes envolvidas na execução da obra é um projeto muito bem compatibilizado com as demais utilidades.” Romulo Ribeiro Pieroni Sobrinho sócio-diretor da Best Clima.

30

“Este


A integração entre os gestores, arquitetos, engenheiros neste trabalho foi perfeito, e proporcionou um projeto harmonioso e com soluções pensadas em atingir o melhor conforto térmico, qualidade do ar com baixo custo operacional.” Romulo Ribeiro Pieroni Sobrinho sócio-diretor da Best Clima

“A solução deste projeto partiu de duas demandas: a primeira de gerar o maior vão possível de ambientes sem pilares nos pavimentos e a segunda explorar ao máximo as vistas a partir do terreno, que está de frente ao requisitado bairro dos Jardins.” Escritório Königsberger Vannucchi

31


CONSTRUÇÃO e consequentemente gerando melhor controle da umidade relativa do ambiente. “Com certeza, os frequentadores irão usufruir do que se tem de melhor em conforto térmico e qualidade do ar.” Por outro lado, este projeto conseguiu boas negociações com parceiros comerciais e desta forma houve o fornecimento de equipamentos de alta eficiência e referências no nosso setor como de primeira linha, sem que o investimento inicial fosse onerado, visando proporcionar um status de grife e um baixo custo operacional ao empreendimento. “O maior desafio está sendo o prazo de montagem da obra sem colocar em risco a qualidade dos serviços.”

32


“Este empreendimento nos chamou a atenção pela sua localização, beleza do projeto arquitetônico e por estar envolvida uma construtora parceira. Por ser um empreendimento de alto padrão, onde a qualidade exigida era alta e valorizada pelos investidores, logo percebemos que a Best Clima tinha todos os atributos para se qualificar como a empresa responsável pela implantação do sistema de HVAC (Aquecimento, Ventilação e Ar Condicionado), o que se confirmou nas negociações”, Romulo Ribeiro Pieroni Sobrinho sócio-diretor da Best Clima

33



INFRAESTRUTURA

Complexo referência

C

Por dentro do Vivapark Porto Belo, bairro- parque, no litoral de Santa Catarina

om alto investimento apenas no que diz respeito ao urbanismo, o Vivapark Porto Belo nasceu com uma base ambiental que começou pelo estudo do comportamento fluvial e pluvial da região, integrando os aspectos naturais às soluções urbanas. O empreendimento mantém intactos milhares de metro quadrados de áreas verdes e o trabalho dos urbanistas priorizou o respeito aos cursos naturais da água. “O conjunto funciona como um grande sistema de absorção da água da chuva integrado à paisagem. Temos diversas áreas permeáveis e um grande parque verde central com lagos de contenção para onde o excesso de água é conduzido” afirma Roderjan Volaco, presidente da Vokkan. “Os parques e áreas verdes que temos aqui desempenham um papel maior do que o lazer, eles servem para proteger os leitos dos rios e são também contentores das cheias causadas por chuvas fortes” destaca Roderjan. Débora Ciociola, umas das arquitetas que lidera o escritório Jaime Lerner Associados, enfatiza a importância desse olhar. A

área possui um terreno plano, no nível do mar e com lençol freático aflorado. Tivemos uma atenção maior em relação à presença da água ao desenhar o bairro para evitar todos os problemas comuns à região. “A permeabilidade do solo nos lotes, praças e parques favorece a formação de um mosaico verde que se espalha por toda a área urbanizada, inclusive nas calçadas com jardins de chuva, canteiros que retêm temporariamente a água, diminuindo a pressão sobre as galerias pluviais convencionais”, detalha a arquiteta. Desperdício perto do zero e tratamento adequado Em junho deste ano, o Instituto Trata Brasil divulgou dados que apontam para um desperdício de mais de 40% da água potável no Brasil, o que significa que a cada 100 litros de água captada da natureza e tratada para se tornar potável, nas cidades, quase 40 litros se perdem por conta de vazamento nas redes e outros problemas. No Vivapark Porto Belo, a eficiência da

infraestrutura de água potável foi prioridade desde o início do projeto. A Vokkan, desenvolvedora do bairro, investiu em um sistema de tubulação de Polietileno de Alta Densidade, material inovador usado em obras de alta tecnologia, capaz de mitigar expressivamente o nível de desperdício. Além de ser expressivamente menos poluente do que os tradicionais tubos de concreto, o PEAD reduz a necessidade de substituição e manutenção ao longo do tempo. O bairro conta também com uma Estação de Tratamento de Esgoto que possui os recursos mais avançados do mercado no tratamento sanitário, além de equipamentos complementares que garantem sua completa eficiência no sentido do controle de odores. “Vamos tratar 100% do esgoto do bairro e devolver a água devidamente tratada para a natureza. Além de ser um grande fator de preservação do meio ambiente, a ETE previne e afasta vários problemas de saúde pública”, diz Monica. As casas e empreendimentos do Vivapark Porto Belo também são estimulados a cumprir critérios tidos como essen35


INFRAESTRUTURA ciais para o manejo adequado dos recursos hídricos. “A captação da água da chuva, por exemplo, é uma medida simples e de baixo custo que gostaríamos de ver em todas as casas e edifícios” afirma Monica Volaco, vice-presidente da Vokkan. “Precisamos repensar nossas cidades e o tipo de vida que queremos ter e oferecer às próximas gerações. Pensar na água e tudo o que envolve um ambiente urbano são questões prioritárias e devem ser debatidas tanto no âmbito privado quanto público. Espero que o Vivapark seja apenas o início de novos modelos de urbanismo não só em Santa Catarina, mas em todo o país”, conclui Mônica. Tecnologia para o futuro As redes do Vivapark são outros dois itens que colocam o bairro parque em destaque, uma vez que será o primeiro no Brasil a ter rede 100% subterrânea para eletricidade e dados. Além de mais eficaz que as redes aéreas, as redes subterrâneas proporcionam um ambiente urbano visualmente mais limpo, diminuem os problemas causados por descarga elétrica e fortes tempestades, aumentam a vida útil da fiação e por consequência uma menor necessidade de manutenção. O bairro será também o primeiro, em escala, com 100% de rede neutra de dados. “O ineditismo do Vivapark Porto Belo se dá não apenas pelo conceito de sustentabilidade, mas também pela escala. O bairro vai contar com cerca de 30 mil moradores e um fluxo grande de visitantes. A construção de um ecossistema tecnológico de alto nível capaz de atender a uma demanda dessa magnitude a longo prazo é um dos maiores desafios do projeto. Estamos falando de um futuro breve que exige infraestrutura capaz de suportar a chegada do 5G e da inteligência artificial” comenta Roderjan. Além de maior eficiência, a rede neutra de dados permite o compartilhamento de infraestrutura entre diferentes empresas de telecomunicação para ampliar a oferta de serviços e reduzir os custos de construção e manutenção. 36

Acessibilidade em todo o bairro O conceito de walkability, que diz respeito à facilidade de ir e vir a pé por uma cidade, é um dos pilares do bairro e oferece uma mobilidade inclusiva com acessos fáceis e adaptados a diferentes necessidades. O Vivapark Porto Belo tem paver em todas as travessias elevadas. As calçadas são não trepidantes e contam com piso alerta e piso direcional com alto contraste e diferenças de revestimentos que seguem como linhas guias. A arborização do bairro - formando zonas de sombreamento - também foi planejada para favorecer o conceito de walkability. A iluminação, o mobiliário urbano, a ampla sinalização nas vias e ciclovias são elementos que completam o ambiente urbano para estimular as pessoas a fazerem as atividades diárias a pé.

O conjunto funciona como um grande sistema de absorção da água da chuva integrado à paisagem. Temos diversas áreas permeáveis e um grande parque verde central com lagos de contenção para onde o excesso de água é conduzido” afirma Roderjan Volaco, presidente da Vokkan. “Os parques e áreas verdes que temos aqui desempenham um papel maior do que o lazer, eles servem pra proteger os leitos dos rios e são também contentores das cheias causadas por chuvas fortes” destaca Roderjan.Débora Ciociola, umas das arquitetas que lidera o escritório Jaime Lerner Associados,


INFRAESTRUTURA

37


REFORMA

Qualidade notável

C

onstruído entre 1885 e 1890, o Museu do Ipiranga está situado dentro do complexo do Parque Independência, no bairro do Ipiranga, em São Paulo. Concebido originalmente como um monumento à Independência, tornouse em 1895 a sede do Museu do Estado, criado dois anos antes, sendo o museu público mais antigo de São Paulo e um dos mais antigos do país. 38

Ao longo dos anos, o edifício conviveu com problemas que comprometeram sua integridade física. As infiltrações de águas das chuvas sob os telhados, por exemplo, não puderam ser resolvidas com as manutenções pontuais e rotineiras, o que contribuiu para sua degradação. Em 2013, o prédio apresentava diversas rachaduras e umidade por trás da tinta plástica que não permitia que as paredes externas respirassem. Além disso, as pa-

redes internas, feitas com tronco de palmeira juçara e argamassa, estavam cada vez mais deterioradas. Laudos realizados à época apontavam também para a ameaça de queda dos forros de algumas salas, como as do Salão Nobre, Biblioteca e Auditório. Diante desse cenário, decidiu-se pelo fechamento do Museu ao público em agosto de 2013. Vencedora de um disputado processo de licitação, cinco anos depois a Hereñú


+ Ferroni Arquitetos foi contratada para o desenvolvimento do anteprojeto de arquitetura, restauro e paisagismo do Museu do Ipiranga. Em 2019, as obras foram iniciadas em novembro. Entre as mudanças mais significativas está a ampliação da área construída. Após a reforma, o museu ganhou mais de 7 mil metros quadrados de área útil, o que permitiu a criação de novas salas de exposição e o aumento da capacidade

de receber visitantes (em um ano, cerca de 630 mil pessoas já visitaram o Museu do Ipiranga - média de 1.780 pessoas por dia). “Estamos com o dobro do tamanho, o que inclui a instalação do Mirante no topo do edifício, algo que não existia”, celebra Amâncio de Oliveira, vice-diretor do Museu. Sobre este novo espaço, o arquiteto e urbanista Pablo Hereñú explica que o edifício faz parte de um conjunto urbanístico,

Crédito Fotografias:Nelson Kon, Alberto Ricci

Tecnologia de ponta e processos bem definidos marcam projeto de conjunto arquitetônico

um trecho de quilômetros que é um único projeto, mas isso não é muito fácil de identificar. “É algo que aparece quando se vê uma foto aérea, mas a experiência disso não é tão nítida assim. Com a possibilidade de subir no Mirante, o assunto vai ser também o parque, a relação do prédio com a paisagem, a geografia da cidade, a vista da Colina do Ipiranga, a Serra da Cantareira ao fundo”, diz o 39


REFORMA arquiteto responsável pela obra de reforma do museu. Mas, para além da modernização dos sistemas de segurança, iluminação e climatização, para pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida, a reforma também contemplou questões ligadas à acessibilidade. Entre outras intervenções realizadas, destaque para a instalação de elevadores que dão acesso a todos os pavimentos do edifício, inclusive para o Mirante, e das rampas laterais que permitem o acesso de PCDs ao museu direto ao Saguão Principal – de onde já se vê a icônica escadaria e suas ânforas. “A restauração do edifício-monumento só foi possível graças à equipe multidisciplinar que atuou nas obras. O trabalho envolveu desde pesquisa em fotografias e documentos históricos, até estudos e

testes in loco, sempre com o acompanhamento de profissionais de restauro e dos órgãos de patrimônio, para que juntos chegássemos - o mais próximo possível - às feições do prédio inaugurado no século 19, conclui a diretora do Museu Paulista, Rosaria Ono. SISTEMA INDISPENSÁVEL Essa revitalização foi um projeto de grande porte, que teve como objetivo melhorar a experiência dos visitantes do museu e conservar esse patrimônio histórico de enorme representação cultural para toda a sociedade. Nesse contexto de melhorias internas, houve o processo de implantação de um estudo termo-energético desta centenária edificação, que

conforme a Watt by Luís Almeida, empresa responsável pela execução deste componente estrutural na obra, este trabalho teve sempre como ponto de partida a sensibilidade técnica para elaboração de um projeto que se adequasse a um edifício com mais de 100 anos de existência. As soluções técnicas precisariam ser sempre adaptadas à infraestrutura existente e não o contrário. Assim, quando se estabeleceu a premissa do projeto, as soluções de conforto térmico do edifício Monumento foram projetadas para que passassem por etapas passivas de conforto térmico e não por soluções ativas, a exemplo: a decisão de não implantação de um sistema de climatização no edifício monumento. “Tivemos um grande apoio por parte dos responsáveis do Museu, em especial

Crédito Fotografias:Nelson Kon, Alberto Ricci

os responsáveis técnicos do projeto de Arquitetura. Os arquitetos Pablo, Eduardo e a equipe do H+F Arquitetura foram importantes no desenvolvimento deste projeto e no seu resultado final”, destaca a Watt by Luís Almeida. Ainda, nesse contexto de enfrentar desafios para a introdução desse sistema termo-energético, a Watt by considerou o fato de se tratar de um edifício histórico, em que não havia muitas informações

40

técnicas de como a edificação foi construída. Apesar disso, o projeto foi executado sob um amplo/criterioso trabalho de levantamentos e registros históricos do prédio feito por equipas multidisciplinares. No entanto, foram necessárias algumas adaptações que simularam como o projeto foi construído naquela época. Essas adaptações, realizadas em ambiente virtual, mostraram-se muito próximas da realidade, o que contribuiu para um bom

resultado final. Em relação à racionalização de custos proporcionados à obra baseado nas práticas sustentáveis, a Watt by Luis evidencia que a primeira redução constatada foi econômica, pois acabou não sendo necessário adquirir um sistema de climatização complexo, que possui alto custo, além de gerar manutenção para o empreendimento. Ainda, a empresa salienta que o ponto mais importante observa-


As soluções passivas adotadas acabaram se tornando muito eficientes e econômicas relativamente a um sistema mecânico de climatização. Gerou também uma economia significativa na operação e manutenção, já que o aproveitamento da ventilação natural para benefício térmico se traduz na eliminação de sistemas mecânicos que precisam de cuidados extras durante o seu ciclo de vida útil.” Watt By Luis Almeida

A restauração do edifício-monumento só foi possível graças à equipe multidisciplinar que atuou nas obras. O trabalho envolveu desde pesquisa em fotografias e documentos históricos, até estudos e testes in loco, sempre com o acompanhamento de profissionais de restauro e dos órgãos de patrimônio, para que juntos chegássemos - o mais próximo possível - às feições do prédio inaugurado no século 19. Rosaria Ono Diretora do Museu Paulista

do, até maior que a economia de custo no sistema de ar condicionado, foi a alta sustentabilidade gerada para o edifício e usuários do Museu. “As soluções passivas adotadas acabaram se tornando muito eficientes e econômicas relativamente a um sistema mecânico de climatização. Gerou também uma economia significativa na operação e manutenção, já que o aproveitamento da ventilação natural para benefício tér-

mico se traduz na eliminação de sistemas mecânicos que precisam de cuidados extras durante o seu ciclo de vida útil.” A Watt By Luis avalia que os princípios bioclimáticos propostos tiveram como objetivo inserir ao projeto soluções passivas tais como a inércia térmica conjugada com ventilação natural, isolamento térmico e proteções solares e vidros adequados, com o intuito de se obter um edifício energeticamente mais eficiente.

A implementação de medidas como essas, pelo histórico que há de outros projetos, acaba originando reduções na ordem dos 30 a 35% no custo mensal energético com sistemas de climatização, pois são técnicas de atuação direta sobre muitas das origens de perdas e ganhos de calor nos edifícios, que contribuem para uma maior ou menor necessidade de resfriamento ambiente. De acordo com a empresa, em cada

41


REFORMA projeto existe uma particularidade técnica a ser adotada. Não é todos os edifícios que acabam comportando a viabilidade de contar com este tipo de sistemas. Precisa ser estudado caso a caso, analisando, aspectos como arquitetura, ocupação, modelo de uso, tipo de construção, entre outros aspectos que acabam definindo o tipo de solução técnica a ser adotada. Benefícios do sistema de ventilação natural Redução na fatura energética; Maior sustentabilidade energética do edifício; Boas condições de salubridade para o espaço; Preocupação ambiental. “Houve um estudo de conforto térmico com o objetivo de, além de alinhar

O dimensionamento destes elementos foi feito de acordo com a orientação do projeto, de modo a ser possível otimizar os ganhos solares durante todas as estações do ano. “O bom dimensionamento dos vidros para um edifício como este permite na estação de aquecimento uma boa captação dos ganhos solares, que resulta deste modo em um aquecimento passivo do edifício bastante interessante e uma rejeição de calor bastante otimizada na estação de verão. Cada tipo de vidro foi escolhido tendo em conta o uso e a sua influência para o ambiente interno.” Principais prioridades para chegar ao objetivo final Os principais fatores ambientais que influenciam diretamente o conforto térmico dos ocupantes e que foram considerados

alcance do conforto térmico. “Em regiões de clima quente e úmido, a ventilação natural é a estratégia mais simples para promover o conforto térmico quando a temperatura interna se torna elevada. O fluxo de ar sobre a pele dá a sensação de resfriamento aos ocupantes, principalmente em temperaturas acima de 30 °C. Existem duas maneiras da ventilação proporcionar conforto que foram ambas previstas no projeto. Com a velocidade do ar proporcionando uma sensação de resfriamento aos ocupantes durante o dia ou através da ventilação noturna (quando as temperaturas externas são menores), e esta acaba reduzindo a massa térmica interna do edifício durante a noite, o que acaba resfriando o ambiente para os períodos de maior ocupação (dia).”

Luso-brasileiro de engenharia de alto padrão. A empresa tem como foco o desenvolvimento de projetos especiais de climatização, hidráulica, elétrica, conforto térmico e energias renováveis para o mercado imobiliário, dentre eles casas de alto padrão, corporativo, ensino, museus, hotelaria, multifamiliar e projetos internacionais. “Nosso diferencial é o trabalho e acompanhamento próximo ao cliente com serviço de alta qualidade, atendendo às necessidades específicas e oferecendo sempre a melhor solução técnica ao cliente. Estamos constantemente em atualização, trazendo em nossas soluções tudo que há de novo no mundo quando o assunto é conforto térmico. Nosso trabalho visa além da melhor entrega e execução, estar alinhado com o projeto de arquitetura, trazendo nas nossas soluções uma estética refinada. São mais de 2.000.000 de WATT’s projetados para ir ao encontro dos objetivos dos nossos clientes.”

Crédito Fotografias:Nelson Kon, Alberto Ricci

com o projeto de arquitetura, focar na redução de custos e, portanto, um dos aspectos mais importantes da obra foi a atenção ao conforto térmico, por meio da ventilação natural. A ventilação natural do ambiente além de reduzir custos para o Museu e toda sociedade é uma forma mais sustentável de garantir o conforto térmico de um edifício.” Além da ventilação natural, que foi uma das soluções bioclimáticas adotadas neste case, registraram-se outras soluções que se tornaram essenciais para o resultado final. Uma delas foi a especificação de vidros de alta eficiência energética. Neste caso, houve uma especial atenção ao formato de envidraçados, uma vez que estes representam um ponto importante de perdas e ganhos de calor externos que influenciam muito o conforto interior.

“A integração foi fantástica a todos os níveis e o trabalho foi desenvolvido com muita responsabilidade e dedicação de todas as equipes. Todos foram excepcionais e estão de parabéns.” Watt by Luís Almeida.

no sistema de ventilação natural foram: Temperatura do Ar; Temperatura média das superfícies do espaço (Temperatura média radiante); Umidade; Velocidade do Ar; Tipo de atividade dos ocupantes . “A nossa percepção de conforto térmico depende em parte de fatores mensuráveis, tais como a temperatura e a umidade do ar, mas também de respostas psicológicas. Por esses motivos estes parâmetros foram exaustivamente estudados em cada ambiente através da simulação termo energética para chegarmos num resultado final adequado às condições de funcionamento de cada espaço. Segundo a empresa, a ventilação natural que foi adotada no projeto, é capaz de proporcionar a renovação do ar de um ambiente e a velocidade do ar sobre as pessoas se torna fundamental para o 42

Alto nível no mercado A Watt By Luis Almeida tem origem


O elemento primordial utilizado pela Watt em projetos construtivos é a excelência e transparência na execução do serviço. O foco é criar um projeto individual, atendendo às expectativas do cliente. “Consideramos sempre a melhor solução e o melhor custo benefício. Nosso objetivo é sempre entregar o melhor para o cliente.” Em 2024, a empresa espera continuar a crescer e se consolidar como uma das principais referências no mercado, ao entregar excelência em seus serviços e produtos. Para isso, a empresa pretende investir

em: Inovação: a empresa busca constantemente novas soluções e tecnologias para oferecer aos seus clientes o que há de melhor em engenharia. Qualidade: a empresa está comprometida com a qualidade de seus serviços e produtos, garantindo que atendam aos mais altos padrões. Estamos em constante aprimoramento intelectual para trazer o melhor aos nossos clientes, seja por meio de cursos realizados e viagens direcionadas ao que há de mais atual no mundo.

Sustentabilidade: a empresa está focada em soluções sustentáveis, que contribuam para o meio ambiente, inclusive nosso sócio é certificado LEED. Além disso, a empresa pretende continuar expandindo sua atuação no mercado das Américas. A Watt By Luis Almeida acredita que, com esses investimentos, será possível continuar entregando excelência em seus serviços e produtos, consolidando-se como uma das principais referências no mercado de engenharia de alto padrão.

A ventilação natural permitiu que o ar circule livremente pelo museu, o que ajuda a manter a temperatura interna agradável. A reforma das janelas e portas permitiu que mais luz natural entrasse no museu, o que torna o ambiente mais iluminado e agradável.” Watt by Luís Almeida

43


REFORMA

A integração foi fantástica a todos os níveis e o trabalho foi desenvolvido com muita responsabilidade e dedicação de todas as equipes. Todos foram excepcionais e estão de parabéns.” Watt by Luís Almeida

Nosso diferencial é o trabalho e acompanhamento próximo ao cliente com serviço de alta qualidade, atendendo às necessidades específicas e oferecendo sempre a melhor solução técnica ao cliente. Estamos constantemente em atualização, trazendo em nossas soluções tudo que há de novo no mundo quando o assunto é conforto térmico. Nosso trabalho visa além da melhor entrega e execução, estar alinhado com o projeto de arquitetura, trazendo nas nossas soluções uma estética refinada. São mais de 2.000.000 de WATT’s projetados para ir ao encontro dos objetivos dos nossos clientes.”

44

Crédito Fotografias:Nelson Kon, Alberto Ricci


45


ESTRUTURA

P

Estrutura que impressiona

rojetado em 2020 para abrigar uma coleção de aviões históricos das décadas de 1930 a 1970, o Hangar Museu, próximo à Joinville (SC) foi concebido sob o conceito de clássicos hangares de outros continentes, em uma estrutura de concreto aparente e cobertura de madeira com telha zincada. Mediante uma legislação específica, o projeto foi inserido em um terreno onde há limitação de área total construída e altura máxima da edifica42

ção. A obra conta com um vão de 53,00m em arco de MLC, sendo considerado o maior do Brasil e entre os destaques da América do Sul com essas características. A propósito, nesta sofisticada composição existe o engastamento do arco no pilar através de uma cabeça rotulada metálica. Essa estrutura foi fabricada em São Paulo e foi transportada para Santa Catarina, sendo que cada arco foi desmontado em três partes. Os pilares extremamente pesados

e travados por paredes de concreto aparente, o piso estaqueado, o revestimento interno em plaquetas selecionadas, a lapidação do piso externo, o portão com vão de 40m (um espetáculo), entre outros detalhes que integram esta construção a fazem ímpar. Destaca-se que tal projeto desenvolvido pelo escritório Nola Arquitetura era bastante arrojado, e não tinha uma definição de material, mas sim de conceito. Ainda, havia um forte desejo de se fazer


Projeto de Hangar Museu se torna referência nacional em construção e arquitetura

Crédito Fotografias: Pablo Casals Aguirre

algo único, e o mais importante, o cliente estava disposto. Para isso, houve a necessidade de buscar materiais e fornecedores para apoiar na execução. “O desafio era atender a expectativa gerada pelo projeto, pois a proposta configurava-se em um hangar vintage, para um cliente que já tinha outros hangares, e nesse queria colocar os seus aviões históricos. Mas para execução ela teve de ser pensada de cima para baixo, pois o sistema de cobertura adotado iria mandar no projeto”, afirma Luiz França, diretor co-

mercial e sócio da Trapp Ferreira Construtora, empresa responsável pelo desenvolvimento dos projetos complementares e execução total desta obra. Após analisar algumas possibilidades, levando em conta estética e custo, optouse pela estrutura de madeira laminada colada (MLC) por conta da estética. “Esse era o primeiro desafio, pois com isso tínhamos aproximadamente só quatro fornecedores que poderiam fornecer a estrutura, mas em seguida, surgiu o segundo obstáculo: fazer esta estrutura

sem tirantes ou banzo inferior, e com isso, todos tiveram de desenvolver soluções e pré-projetos, e a solução escolhida foi a da ITA Construtora, de São Paulo, empresa especializada em estruturas de madeira engenheirada, sendo esta a maior cobertura em arco de madeira laminada colado do Brasil, com 53,00m de vão-livre sem tirante”, acrescenta Luiz. Mais adiante, com o desenvolvimento dos projetos da estrutura de madeira, vieram os carregamentos e pode-se elaborar os projetos estruturais. Como a estética já 43


ESTRUTURA

pedia paredes com aspecto de concreto aparente, foram utilizadas enormes paredes laterais em concreto maciço ripado, como vigas de amarração para os pilares. Mesmo assim, com paredes e pilares em concreto maciço amarrados, inclusive com engaste rotulado da estrutura de madeira na cabeça do pilar, ainda houve a necessidade de cada bloco de fundação com seis a oito estacas tipo hélice contínua. “Vencida a etapa estrutural, os demais itens da obra eram simples, sem deixar de lado sua sofisticação, como um portão de 38,00m de vão, revestimento de paredes internas com plaquetas cerâmicas selecionadas, piso de concreto estaqueado em terreno mole, lapidação e pintura dos pisos, mezaninos, interligação com o han-

gar existente, enfim, uma obra singular.” Portanto, o principal desafio era reproduzir um projeto de alto padrão construtivo em escala real. Tendo a cobertura sido definida e sendo produzida fora, a equipe podia se concentrar em executar toda a infra e supra estrutura necessária. “O terreno muito mole da região e as reações muito elevadas (uma vez que sem tirantes o momento dos arcos é descarregado totalmente nos pilares) fez com que usássemos estacas hélice contínua, de 6 a 8 estacas por blocos, de dia. 40, 50 e 60cm.” Acrescenta-se que, nesta obra em específico, o principal objetivo não era redução de custo, mas sim a fidelidade arquitetônica e estética, o controle dos custos foi essencial. Com o budget apro-

vado pelo cliente, o gerente deste projeto (sócio da construtora) juntamente com sua equipe e o time de compras da construtora atuaram com maestria para manter a obra dentro dos custos planejados, mesmo em um momento de turbulência como foi o momento da pandemia de Covid.

que temos de diferencial. Tudo começa pelo orçamento, dando certo ou dando errado, temos um setor que busca detalhar as obras, independente do tipo, já trazendo um budget ajustado juntamente com um pool de fornecedores. A equipe de engenharia experiente, um setor de compras afinado e perseverante, por fim e não menos importante, nosso setor administrativo (administrativo, financeiro, fiscal, contábil, RH) que é sempre muito elogiado pelos nossos clientes pela clareza das informações, presteza, agilidade, encerrando com chave de ouro o processo construtivo.” Ao analisar as perspectivas para o fu-

turo, a empresa aponta um otimismo. “O Brasil é um país com mais de 200 milhões de habitantes, e um povo que gosta de consumir, mesmo em um momento um pouco mais turbulento o consumo existe, então temos que olhar o lado cheio do copo. Já estamos com algumas obras em execução e outras em fechamento ou iniciando, que vão nos acompanhar pelo próximo ano”, reforçou Luiz França, ao dizer que está iniciando um projeto de uma unidade de energia a partir de resíduos, um pavilhão logístico, um edifício residencial de alto padrão, entre outras, tanto em Santa Catarina, como em outros estados.

Soluções com gestão in loco Com atuação na gestão e execução de obras, a Trapp Ferreira Construtora é uma empresa de engenharia, construção, a qual entrega toda execução, acompanhamento, gestão de compras, gestão financeira, gestão de terceiros e gestão de segurança do trabalho. “Procuramos atuar com muita pessoalida-

Crédito Fotografias: Pablo Casals Aguirre

de, mas somos uma empresa de engenharia e construção que tem verdadeira devoção técnica, com simplicidade. Além disso, a escolha de nossos parceiros é algo que levamos muito a sério, pois não se trata só de preço, mas de valor.” Efetivamente, a obra por si só já traz uma complexidade elevada, e hoje em dia, a gestão de pessoas é mais uma atribuição que o gestor de obras deve dominar e, dentro do possível, a Trapp Ferreira busca incentivar e dar exemplos de como conduzir as obras, os fornecedores e as pessoas sem perder a pessoalidade e o respeito. “Acredito que a soma das forças é o 44


Acredito que além de servir bem o cliente, fomos muito parceiros da arquitetura e nos esforçamos ao máximo para reproduzir o projeto na íntegra, com toda a riqueza de detalhes que ele possuía.” Luiz França, diretor comercial e sócio da Trapp Ferreira Construtora

Nosso diferencial é o trabalho e acompanhamento próximo ao cliente com serviço de alta qualidade, atendendo às necessidades específicas e oferecendo sempre a melhor solução técnica ao cliente. Estamos constantemente em atualização, trazendo em nossas soluções tudo que há de novo no mundo quando o assunto é conforto térmico. Nosso trabalho visa além da melhor entrega e execução, estar alinhado com o projeto de arquitetura, trazendo nas nossas soluções uma estética refinada. São mais de 2.000.000 de WATT’s projetados para ir ao encontro dos objetivos dos nossos clientes.”

Crédito Fotografias: Pablo Casals Aguirre

45


ESTRUTURA

Acredito que a soma das forças é o que temos de diferencial. Tudo começa pelo orçamento, dando certo ou dando errado, temos um setor que busca detalhar as obras, independente do tipo, já trazendo um budget ajustado juntamente com um pool de fornecedores. A equipe de engenharia experiente, um setor de compras afinado e perseverante, por fim e não menos importante, nosso setor administrativo (administrativo, financeiro, fiscal, contábil, RH) que é sempre muito elogiado pelos nossos clientes pela clareza das informações, presteza, agilidade, encerrando com chave de ouro o processo construtivo.” Luiz França, diretor comercial e sócio da Trapp Ferreira Construtora

46


INOVAÇÃO EM CONSULTORIA DE ENGENHARIA E DESENVOLVIMENTO DE PROJETOS COMPLEMENTARES. Unindo expertise internacional e experiência local, a PQR MA2 leva VROX©·HV HȴFLHQWHV H LQRYDGRUDV para seus clientes.

PROJETOS COMPLEMENTARES EM REVIT 3D - BIM

Instalações elétricas, hidráulicas, combate a incêndio, automação e ar-condicionado.

Em uma estrutura metálica de 2.700m² toda envidraçada, o projeto coloca docentes e alunos em contato direito com a natureza.

R. Machado de Assis, 544 04106-001 - São Paulo +55 11 5579-0660 +55 11 999 157 432 E-mail: cristian.b@pqrma2.com www.pqrma2.com Uppsala

+46 18 65 70 80

Stockholm

+46 8 590 965 00

Malmö

+46 40 21 30 12

Göteborg

+46 31 385 87 00

Finland

+358 40 554 3338

Dallas

+1 214 509 8263 49


INSTALAÇÃO

Projeto diferenciado

Controladoria mais que necessária

A

WPP vai criar seu primeiro Campus no Brasil, que reunirá 26 agências da empresa e 7.000 pessoas sob o mesmo teto. O projeto do WPP Campus em São Paulo foi projetado para atender às crescentes necessidades de trabalho híbrido e permitirá maior inovação, criatividade e colaboração entre agências, clientes e parceiros. O novo edifício é um conceito arquitetônico pioneiro idealizado pelo arquiteto brasileiro Gustavo Utrabo, que integra a sustentabilidade, a comunidade 52

local e seu entorno natural. O terreno de 20.000 m² está localizado na Vila Leopoldina, bairro que atrai startups e empresas de alto crescimento e se desponta como um polo criativo na capital paulista. A construção deve ser concluída até o início de 2025. O projeto do Campus de São Paulo começou em 2019 e foi lançado com uma competição aberta para criar um espaço de trabalho verdadeiramente inédito para a cidade. A BDG architecture + design, de propriedade da WPP, liderará o design de

interiores do campus, ao complementar a proposta arquitetônica única da Utrabo. Outro trabalho de destaque nas obras do Campus do WPP é o do projeto de climatização. A Best Clima foi contratada para analisar todos os assuntos de caráter técnico que envolvem o projeto de comissionamento, principalmente, por ser um empreendimento da dimensão e importância deste Campus. O diretor da empresa, Romulo Ribeiro Pieroni Sobrinho, conta que a Best Clima participa ativamente junto ao projeto na


identificação e coordenação das instalações de climatização. “É um projeto em que utilizamos equipamentos VRF, com um padrão de eficiência energética muito alto, e um controle de qualidade do ar muito elevado, o que atende as mais altas certificações internacionais, entre elas a LEED e a WELL, ainda, o ar externo é tratado por três unidades Air Handling Units, onde é filtrado, recupera calor via rodas entálpicas, passa por uma bateria de lâmpadas UVs e é resfriado por um sistema de expansão direta do tipo VRF e distribuído pelos ambientes por meio de caixas VAVs controladas por sensores de CO₂ instalados nos ambientes, ao trabalhar em paralelo com os sistemas de exaustão dos sanitários que também possuem caixas do tipo VAVs”, afirma o diretor. Ao avaliar os pontos de destaque da implantação das estruturas neste empreendimento, Romulo cita que seguiu-se a fase de coordenação de to-

dos os projetos de comissionamento, tendo em conta as premissas de qualidade, operacionalidade, já em relação aos fundamentos adotados a fim de reduzir os custos da obra mediante a qualidade, o principal foi sempre o de buscar soluções de engenharia para todas as dificuldades encontradas durante a execução do serviço, otimizando o planejamento das atividades de modo a permitir a melhor performance com o menor custo. A propósito, Pieroni diz que a execução de obras em prazos reduzidos tem sido uma constante e isso leva a empresa a ter de buscar estratégias de execução e parceiros com alinhamento em foco e soluções de engenharia, o que é uma das características do grupo. “O projeto foi elaborado pela Teknika e coube a nós a adequação às pequenas interferências que porventura possam existir na obra e aos fabricantes escolhidos para atenderem o sistema com

o melhor desempenho. Este processo levou entre o orçamento e o início da instalação de aproximadamente seis meses.” A integração com o cliente e a gerenciadora foi imprescindível para o sucesso da obra. “O projeto é totalmente voltado à utilização de técnicas sustentáveis tanto na definição do sistema de ar condicionado como na arquitetura do empreendimento”. A Best Clima preza por desenvolver as melhores soluções de engenharia, com foco sempre em entregas com alto padrão de qualidade e a melhor relação custobenefício. “Está sendo uma experiência gratificante participar de um grupo de projeto e instalação altamente capacitados, o que nos leva ao objetivo de entregarmos um empreendimento com características únicas.” 53


INSTALAÇÃO

54

Está sendo motivo de muito orgulho participar desta obra que será um marco arquitetônico e uma obra de referência em bem-estar para os seus ocupantes.” Romulo Ribeiro Pieroni Sobrinho diretor Best Clima


51


PREDIAL ENTREVISTA

Padrão referencial

56


Escritório de arquitetura se consolida no mercado com centenas de projetos concluídos no Brasil

M

ario Biselli e Artur Katchborian formaram-se pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Presbiteriana Mackenzie em 1985 e dois anos depois fundaram o escritório Biselli Katchborian Arquitetos Associados. Com uma arquitetura que visa compreender e responder às transformações econômicas e culturais brasileiras, os profissionais projetam em todas as escalas e temas, desde residências, edifícios públicos e privados, residenciais, comerciais e de serviços e edifícios de interesse social, até projetos de escala urbana, tanto para clientes privados como por concursos públicos, nos quais recentemente obtiveram premiações de destaque. Buscar entender e responder às transformações econômicas e culturais brasileiras com sua arquitetura, Mario Biselli e Artur Katchborian projeta em todas as escalas e temas, desde um sem número de residências, edifícios públicos e privados, residenciais, comerciais e de serviços, edifícios de interesse social como escolas, centros esportivos e templos religiosos, a projetos de escala urbana, tanto por meio de clientes privados como de concursos públicos, em que obtiveram premiações de destaque. O escritório foi selecionado para representar o Brasil na 12ª Bienal Internacional de Arquitetura de Veneza, Itália, apresentando na bienal o Aeroporto de Florianópolis, o Teatro de Natal e o Centro Municipal de Arte e Educação dos Pimentas — CEU Pimentas, em Guarulhos.

57


PREDIAL ENTREVISTA Predial Brazilian — Sobre a fase acadêmica de ambos, quais experiências foram importantes para vocês? Mario Biselli — fez mestrado na FAU Mackenzie em 2000 e doutorado na mesma escola, concluído em 2014. É professor do Departamento de Projeto também da FAU MAckenzie desde 1999 e da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo do Centro Universitário Belas Artes de São Paulo desde 1992. Artur Katchboria — Pós-graduado na turma de 2012, em Docência no Ensino Superior (Lato Sensu) pelo SENAC. Desde 2009 é docente no SENAC e desde 2013 na pós-graduação (Lato Sensu) na FAU Mackenzie no curso “Concepção e Gestão de Projetos de Arquiteturas Metropolitanas”. PB — Falem sobre a composição de sociedade do escritória de arquitetura, quando pós-

faculdade. Mario Biselli — Artur Katchboria — Fomos colegas de classe na turma de 1985 na FAU Mackenzie, nosso escritório foi fundado em 1987. PB — Quais são os desafios que a profissão traz? Mario Biselli — Artur Katchboria — Arquitetura é uma profissão de muitos desafios. Em primeiro lugar, a pesquisa envolvida para o desenvolvimento de cada projeto quando este se apresenta, por norma, como um tema novo e cheio de questões inéditas para nós, tanto do ponto de vista dos programas arquitetônicos como das técnicas construtivas e tecnologias embarcadas. Secundariamente é preciso desenvolver uma boa capacidade administrativa e comercial, uma vez que o escritório de arquitetura é uma empresa e deve ser conduzida como tal.

A sustentabilidade já não é sequer uma ênfase do nosso trabalho, ela já faz parte do ambiente profissional e intelectual como um todo, algo inescapável em que todos estamos envolvidos e nos vemos corresponsáveis.” Mario Biselli — Artur Katchboria, Arquitetos

PB — Como o escritório determina as características de cada projeto? Mario Biselli — Artur Katchboria — Primeiramente é preciso compreender as expectativas de cada cliente, sua especificidade, para o projeto ser uma resposta correta. Depois, e sobretudo, é preciso dar uma resposta ao lugar: -a geografia em todos os seus aspectos de topografia, clima e meio ambiente. A história, reconhecendo os marcos que construíram aquele lugar, principalmente em contextos urbanos. O projeto é, deste modo, o ponto de encontro entre uma quantidade de informação considerável, que se manifesta através do desenho. PB — Dentre a coleção de trabalhos que já desenvolveram, quais destacariam como novas experiências de projeto? Mario Biselli — Artur Katchboria — Temos trabalhado em variedades escalas e temas, com destaque para habitação e projetos de espaços de ensino. Mas cremos que os projetos de aeroportos são aqueles que demandaram estudo e pesquisa numa magnitude sem precedentes em nossa atuação profissional. PB — Qual a importância da sustentabilidade no perfil dos projetos do escritório?


Mario Biselli — Artur Katchboria — A sustentabilidade já não é sequer uma ênfase do nosso trabalho, ela já faz parte do ambiente profissional e intelectual na totalidade, algo inescapável em que todos estamos envolvidos e nos vemos corresponsáveis. Para a arquitetura e existem duas esferas de aplicação de soluções: uma, mais específica à arquitetura, seriam as soluções passivas, relativas à correta aplicação dos fundamentos de aeração, ventilação natural, sombreamento dos espaços e virtudes que dizem respeito ao conforto ambiental e à economia de energia que a arquitetura desenvolveu ao longo dos séculos. A segunda se refere mais à indústria e as soluções sustentáveis que o mercado de materiais apresenta ao arquiteto, e que este pode dispor e persuadir os envolvidos a respeito de suas qualidades.

Temos muitos mestres, mas citaremos apenas os mais importantes: o brasileiro Paulo Mendes da Rocha e o italiano Renzo Piano.” Artur Katchboria, Mario Biselli Arquitetos

PB — Há algum projeto especial, desenvolvido ao longo da carreira de vocês? Caso, sim, quais os diferenciais desse projeto? Mario Biselli — Artur Katchboria- É difícil escolher, então vamos citar 2 projetos recentes, que embora diferentes em sua forma, são representativos da nossa fase atual, que consideramos de plena 59


PREDIAL ENTREVISTA maturidade. Estamos falando do Pavilhão Castelatto e da Faculdade Rudolf Steiner. Estes são projetos em estrutura integral em aço, são obras realizadas em grande velocidade, portanto. As concepções estratégicas e formais respondem a um tipo contemporâneo de espacialidade em que a vida social — a interação entre as pessoas, os percursos, a experiência do usuário — são muito representativos das transformações na cultura que vieram com o século XXI. PB — Como definem a identidade do escritório? Mario Biselli — Artur Katchboria- Somos um escritório com sede na Cidade de São Paulo, os arquitetos são nascidos em São Paulo. Então, como tudo o que é paulistano, ousamos afirmar: somos arquitetos que fazem arquitetura brasileira, e que se relaciona bem com a realidade e as tendências internacionais. PB — A gente fala muito em representatividade para inspirar as novas gerações. Quem inspirou vocês nessa caminhada, e quem ainda inspira hoje? Mario Biselli — Artur Katchboria- Temos muitos mestres, mas citaremos apenas os mais importantes: o brasileiro Paulo Mendes da Rocha e o italiano Renzo Piano. 60

PB — Em termos institucionais, que leitura vocês fazem da arquitetura brasileira atual? Mario Biselli — Artur Katchboria- Pouco se fala, mas a arquitetura brasileira, dentre as diversas atividades humanas de interesse comum, figura entre aquelas que mais destacam o Brasil no cenário internacional. Como sabemos, 2 arquitetos brasileiros

receberam o prestigiado Prêmio Priscar: Oscar Niemeyer em 1988 e Paulo Mendes da Rocha em 1996. Isto significa que o Brasil foi reconhecido por sua escola e prática da Arquitetura Moderna de uma maneira peculiar e especial. Muitos arquitetos das gerações atuais também tem recebido atenção da mídia especializada internacional,


<< Aeroporto de Florianópolis/SC

<< Edifício de escritórios em Vila Velha

<< retrofit da Escola Etapa, SP

61


CONSTRUÇÃO

Elegância no design

Sofisticação dos mármores é um dos componentes de luxo do mais novo empreendimento do Grupo Fasano em SP

P

rojetado pelo renomado escritório Aflalo Gasperini, o Fasano Itaim é a décima operação hoteleira do Grupo Fasano no Brasil. De uso misto, o novo empreendimento está localizado no bairro do Itaim-Bibi, na cidade de São Paulo, 58

em um ponto privilegiado pela sua proximidade a importantes polos de negócios, infraestrutura, lazer e entretenimento. A edificação, que além de hotel, possui restaurantes e apartamentos residenciais é uma continuidade aos traços clássicos da herança italiana da marca, ao acres-

centar elementos contemporâneos ao projeto de design de interiores e arquitetura em um imponente prédio de 143 metros de altura. Nesse contexto arquitetônico, destacase a modernidade dos mármores especiais inseridos em toda a composição do


Fasano Itaim. Concebido pela Maison Du Marbre, responsável pela execução do projeto, cada detalhe implementado pela empresa reflete o compromisso de manter um alto padrão de luxo ao imóvel. Desta forma, esta particularidade do design pode ser comprovada nas des-

lumbrantes paredes dos banheiros do hotel que foram adornadas com o Basalto Cinza Levigado, com toques de Basalto Cinza Filetado, refletindo a excelência e a originalidade definida pelo fornecedor dos materiais. Ainda, a sofisticação do projeto

atingiu novos patamares com a seleção cuidadosa de materiais, como os mármores Donatello Levigado e o majestoso Gris Armani Levigado. “Ao avaliar as características relevantes deste resultado, com 59


CONSTRUÇÃO certeza temos a texturização dos materiais especificado em projeto e executado em nossa fábrica. Utilizamos diferentes texturas, dando um toque luxuoso e criativo para cada ambiente. E, claro que para o processo de texturização foram utilizados maquinários de ponta que possuímos aqui em nossa fábrica”, descreve Cynthia Karystinos, diretora da Maison Du Marbre. Consequentemente, diante dessa ampla e nobre estrutura, os itens de marmoraria foram inseridos em

cada andar do prédio em cerca de 10 meses, tempo previsto de acordo com o cronograma estipulado pelos gerenciadores do empreendimento. Portanto, ao longo desse processo de execução houv erem desafios para a equipe Maison Du Marbre, tais como manter a eficiência e rapidez sem perder a qualidade; além de coordenar diversos funcionários capacitados para poder executar o projeto com excelência. “Para nós que estamos acostumados com empreendimentos de alto padrão e grande por-

Foi um projeto realizado com excelência, rapidez, sempre mantendo a qualidade. A construtora responsável pelo empreendimento já era nosso parceiro, e após o sucesso do empreendimento temos ainda mais certeza dessa parceria vitalícia.” Cynthia Karystinos, diretora da Maison Du Marbre

Ficha técnica Hotel Fasano Itaim Arquitetos: aflalo/gasperini arquitetos Área: 51559 m²

60

te, não chamaria nem de desafio, e sim de dia-a-dia de um marmorista de grande porte”, acrescenta Cynthia. Ao avaliar a participação deste moderno projeto urbanístico, a diretoria da Maison Du Marbre salienta ser uma oportunidade profissional gratificante: “pois cada detalhe, cada pedaço de piso foi serrado e colocado com muito carinho e com muito cuidado. Nós somos um novo conceito de marmoraria, onde o luxo e a natureza se encontram.”


“Ao avaliar a participação deste moderno projeto urbanístico, a diretoria da Maison Du Marbre salienta ser uma oportunidade profissional gratificante: “pois cada detalhe, cada pedaço de piso foi serrado e colocado com muito carinho e com muito cuidado. Nós somos um novo conceito de marmoraria, onde o luxo e a natureza se encontram.”

61


CONSTRUÇÃO Referência no mercado nacional Com atuação em todo o território nacional, a Maison Du Marbre se tornou uma das pioneiras no ramo de indústria especializada em projetos de mármores, granitos, travertinos, quartzitos, ônix e outras pedras naturais, ao desenvolver projetos e consultoria técnica. Fundada por uma das pioneiras no ramo da marmoraria brasileira, inclui projetos inovadores e acabamento impecável. Para Cynthia, a eficiência e a qualidade são os destaques do trabalho proporcionado pela empresa. “Temos 30 anos de expertise no mercado que nos trouxe um repertório infinito de obras de grande porte, uma experiência sem igual em execução de obras e conhecimento de materiais. Prestamos consultoria

para nossos clientes, seja pessoa física ou jurídica. Sempre vamos recomendar o material mais adequado para a situação, além de sermos especialistas na hora da compra dos mesmos. Também mencionaria o nosso pósvenda. Estamos sempre disponíveis para auxiliar nossos clientes no que quer que seja, somos verdadeiros parceiros”, detalha. Para manter a proposta de qualidade do projeto arquitetônico, a Maison Du Marbre conta com um know-how em atuações de obras principalmente de grande porte e alto padrão, sejam elas coorporativas ou residenciais. “Existem projetos gigantes que estamos entusiasmados para compartilhar, mas ainda é sigiloso. Mas a nossa meta principal é continuar crescendo em grande escala e começar a atender países do exterior ainda em 2024.”

Crédito/foto danielpinheiro©

62


O empreendimento Alto da Nações — Torre Corporativa está sendo construído na Avenida das Nações Unidas, 15187, na região Marginal Pinheiros da cidade São Paulo. Imponente em sua altura, o edifício possui 37 andares e lajes a partir de 2179 m², atendidos por 28 elevadores sociais. O empreendimento possui arcondicionado Central e um total de 2638 vagas de estacionamento. Com padrão corporativo de ocupação, o edifício é ideal para médias e grandes empresas. Em construção e com data de entrega prevista para o 4º trimestre de 2025, o Edifício é classificado como AAA (triple A), entrando para

o seleto grupo dos melhores edifícios da cidade, sendo referência no padrão de especificações técnicas e imagem corporativa. No que tange à qualidade das estruturas neste empreendimento, o arquiteto Fabio Aurichio, do escritório ACIA Arquitetos, relata que, “o escritório de arquitetura

sempre buscou em conjunto com os calculistas de estrutura de concreto, estrutura metálica e a construtora as melhores soluções para os desafios estruturais desse empreendimento. As soluções estruturais foram amplamente discutidas com todos os envolvidos para

65


ESTRUTURA

Fornecimento imprescindível

Equipamentos para sistema de ventilação garantem tecnologia necessária para operação do Núcleo de Terapia Celular Avançada de Ribeirão Preto

I

ntegrado ao maior e mais avançado programa de tratamento contra o câncer da América Latina, o Núcleo de Terapia Avançada (Nutera) Ribeirão Preto (SP), inaugurado em 2022, desenvolve ações junto à unidade da cidade de São Paulo, os dois centros têm capacidade de atender mais de 300 pacientes por ano com a nova tecnologia CAR-T (receptor quimérico de antígeno, 64

em tradução livre da sigla em inglês). A fábrica produz a terapia celular CAR-T, que utiliza células de defesa do organismo do próprio paciente oncológico para tratar o câncer de sangue. Entre os benefícios, estão a diminuição das sessões de quimioterapia e a maior chance de remissão total ou parcial da doença. As unidades incluem laboratórios de controle de qualidade, salas

de criopreservação, salas de produção de vírus, salas limpas de produção de células CAR-T e de preparo de meios e soluções, além de áreas destinadas ao armazenamento do produto final e dos insumos em tanques criogênicos. O Nutera é um núcleo criado para desenvolver um projeto que pode levar à cura milhares de pessoas. Para isso, a estrutura precisa estar nas condições ideais para que


todos os processos sejam executados de forma eficiente, garantindo bons resultados e validação do mesmo. Por ser um ambiente de pesquisa e trabalhar com condições específicas e imprescindíveis, a climatização, ventilação e exaustão precisam trabalhar em condições ideais.

Por isso, tanto o projeto como os equipamentos que o compõem devem ser testados, validados e corretamente instalados para que atendam nas capacidades máximas, proporcionando as condições ideais para atendimento das pesquisas e tratamentos. Para que todos esses ambientes possam

funcionar com a climatização necessária foram implantados equipamentos do sistema de ventilação para aplicação de salas limpas para estudo deste tratamento de terapia celular. O fornecimento dos produtos e materiais foi estabelecido pela empresa Soler & Palau mediante projeto da Clima-

Como a nossa missão é promover o desenvolvimento tecnológico, econômico e social, através da especialização na fabricação de equipamentos para movimentação de ar, gerindo sua atividade tendo em vista o bem comum, a honestidade e a justiça, acreditamos que, sendo fornecedores de um empreendimento que visa a inovação e ciência para a cura, estamos contribuindo para que ele possa funcionar de forma eficaz para gerar o melhor resultado”, Maria Augusta Monteiro, Marketing

65


ESTRUTURA press com as especificações dos ventiladores, que são fabricados conforme o escopo e entregues em 90 dias para que a instalação dos mesmos seja realizada. Os ventiladores instalados no núcleo foram os de modelo Limit Load com consumo constante, os quais são equipamentos totalmente configuráveis de acordo com o projeto. Ao todo, foram fornecidos

oito ventiladores RLS de diferentes tamanhos, atendendo as especificações necessárias. “Como a nossa missão é promover o desenvolvimento tecnológico, econômico e social, através da especialização na fabricação de equipamentos para movimentação de ar, gerindo sua atividade tendo em vista o bem comum, a honestidade e a justiça, acredita-

mos que, sendo fornecedores de um empreendimento que visa a inovação e ciência para a cura, estamos contribuindo para que ele possa funcionar de forma eficaz para gerar o melhor resultado”, descreve Maria Augusta Monteiro, Marketing da Soler & Palau.

e para a linha OEM, que atende Brasil e América Latina. Também possui uma filial com produção de alguns itens em Mogi das Cruzes (SP), além de um escritório comercial na capital paulista. “Nossos ventiladores são configuráveis de acordo com as necessidades de cada projeto, pois cada ambiente tem necessidades específicas e, assim, nós ajustamos o produto para atender o projeto, para que ele opere com a sua melhor eficiência.” A gestão mundial da empresa trabalha com uma política ambiental, atendendo as normas para as

práticas sustentáveis. “Buscamos fazer o uso consciente dos nossos recursos naturais, realizando o correto descarte, trabalhando com itens com mínimo impacto ambiental, usamos energia limpa e adotando medidas antipoluição.” A diretoria da Soler & Palau tem grandes expectativas para 2024, várias solicitações em andamento para este novo ano, buscando sempre qualidade e excelência com sustentabilidade.

Qualidade intercontinental Referência em ventilação tanto no Brasil como no mercado externo, a Soler & Palau possui a certificação Iso 9001, garantindo excelência nos seus processos, laboratório conforme especificações da AMCA, que testam e validam a qualidade dos ventiladores. Ainda, está presente com fábricas, sedes administrativas e comerciais nos cinco continentes, ao trabalhar em seus centros de pesquisa para atender as demandas globais, atuando de maneira local. No Brasil, a empresa possui uma fábrica em Porto Alegre (RS), que produz ventiladores industriais

68


Obras com mais segurança, produtividade e sustentabilidade? A ArcelorMittal tem a solução. Construir com melhor controle de custos e prazos, obter maior produtividade e diminuir o desperdício de insumos são os principais objetivos do mercado de construção e reforma. Nossa solução Armadura Pronta Soldada com Fôrma Incorporada vai ao encontro desses objetivos, buscando uma maior industrialização na construção civil, com produtos e serviços customizados para obras de todos os portes. Produzir com responsabilidade e buscar evolução contínua, em sintonia com o mercado, é o nosso maior compromisso. ArcelorMittal é aço. O aço.

/ArcelorMittalBR longos.arcelormittal.com


ARQUITETURA

Inovando a arquitetura urbana

68


Projeto adota linhas arquitetônicas inovadoras e medidas sustentáveis

O

empreendimento da Instituição de Ensino Superior privada sem fins lucrativos voltada para o ensino de Pedagogia, a Faculdade Rudolf Steiner foi fundada em 2017 e é mantida Associação Pedagógica Rudolf Steiner (APRS). Além de oferecer licenciatura de Pedagogia, a

faculdade tem cursos de pós-graduação latu sensu, como Educação Infantil Waldorf, Ensino Fundamental Waldorf, Artes na Pedagogia Waldorf e Ensino Médio ampliado pela Pedagogia Waldorf. A instituição é certificada pelo Ministério da Educação (MEC) e tem nota máxima. A Faculdade Rudolf Steiner foi a

primeira Instituição Waldorf a pleitear credenciamento no Ensino Superior. Em outubro de 2023, será inaugurada a sede da Faculdade Rudolf Steiner, localizada no bairro do Alto da Boa Vista, na zona Sul da cidade de São Paulo. Depois de 17 anos, dentro da escola Rudolf Steiner, a instituição agora ganha pré69


ARQUITETURA dio próprio planejado para atender alunos do Ensino Superior com uma sala de música, duas salas de artes, duas salas de movimento, oito salas componíveis (para serem ajustadas conforme a necessidade), biblioteca e lanchonete. Com aproximadamente 900 metros quadrados de área, o lote é ocupado, em sua porção central, por uma exuberante mangueira, que se revelou a ferramenta central do projeto para a criação de um espaço representativo dos valores e do espírito da instituição. Os arquitetos se empenharam em busca do ajuste perfeito entre forma e função. A implantação do prédio no lote é reflexo desse empenho por um equilíbrio justo. A criação do pátio em torno da mangueira garantiu a todos os ambientes principais a possibilidade de ventilação cruzada e iluminação natural. A legislação, que dispensa recuos até os dez metros de altura, por sua vez, motivou a criação de um segundo térreo, um generoso espaço de convívio, uma transição entre os pavimentos destinados às aulas e as

70

áreas administrativas e da biblioteca. “Nossa nova sede está pronta para receber nossos alunos atuais e os novos, que chegarão para iniciar a licenciatura e os cursos de pós-graduação em 2024”, ainda, o diferencial da Faculdade Rudolf Steiner é o cuidado com um ensino humanizado para nossos alunos a fim de despertar o interesse dos futuros educadores pela real compreensão e pelas necessidades das crianças e dos jovens nas mais diferentes comunidades educadoras”, diz Melanie Guerra, diretora da Faculdade Rudolf Steiner. Possibilitando a inovação A obra foi liderada pelo escritório de arquitetura Biselli Katchborian Arquitetos Associados, que conta com trabalhos reconhecidos no Brasil e no exterior. Os arquitetos, que foram responsáveis por todo o projeto da nova Sede, tem como assinatura a criação de projetos atemporais, que mostram identidade e propósito através de um visual sofisticado. Com isso, a profissio-

nal levou à nova sede da Faculdade Rudolf Steiner, toda a sua expertise e atenção aos detalhes, alinhados com seu interesse por arte, história e sua incessante busca por texturas e materiais inovadores. Dessa forma, a construção incorporou um toque contemporâneo às instalações, visando oferecer à instituição uma atmosfera acolhedora e proporcionando o equilíbrio perfeito entre conforto, elegância e funcionalidade. Em entrevista à Predial Brazilian, Mario Biselli e Artur Katchborian, arquitetos do projeto, contam que a Nova Sede da Faculdade Rudolf Steiner foi projetada como um grande aprimoramento. “O cliente organizou um concurso para a escolha do projeto e do escritório de arquitetura que desenvolveria-lo. Nosso projeto foi selecionado neste processo, de modo que o primeiro contato do cliente foi um convite para participar do concurso”, detalham os arquitetos. Ainda, os profissionais relatam que: “recebemos um edital do con-


curso em que constava o programa e as orientações gerais para o projeto. O programa define, principalmente, as salas de aula e a biblioteca. As salas são variadas devido à linha pedagógica da escola. Além destes itens principais, uma série de espaços de apoio surgem e qualificam o edifício enquanto faculdade” afirmam Mario Biselli e Artur Katchborian, sócios do escritório de arquitetura Bisellli Katchborian. Nessa mesma lógica, também se faz necessário reconhecer que, a ênfase na flexibilidade e a gama de possibilidades são conceitos que andam lado a lado no projeto. O intuito era criar um ambiente que pudesse se adaptar a diferentes necessidades e instituições. “Nossa equipe estendeu uma pesquisa necessária e aprofundada sobre a linha pedagógica Waldorf e as arquiteturas desenvolvidas para atendê-la em todo o mundo. Notamos que, em função da ênfase nos trabalhos manuais, a questão da madeira emergia como inescapável. Entretanto, por se tratar de um terreno relativamente pequeno, a solução indicada para a estrutura do edifício

Priorizar o projeto em modelagem 3D foi fundamental para se resolver os conflitos que se fosse para a obra. Poderiam trazer muito prejuízo ou até inviabilidade da construção atendendo os princípios da Faculdade. Levamos 11 meses para a conclusão do projeto, tempo um tanto quanto alongado, mas importante para a solidificação dos requisitos e soluções apresentadas com sucesso” Cristian Battocchio CEO da PQR MA2 Engenharia

era o aço, em função de sua capacidade de vencer grandes vãos e, portanto, evitar pilares. Então propusemos duas maneiras de apresentar soluções relacionadas à madeira. A primeira e mais literal se aposenta como uma estrutura de madeira engenheirada fixada no sistema de lajes que, ao mesmo tempo, suporta a caixilharia que faceia o pátio interno e se converte em mobiliário fixo a serviço dos estudante no lado

interno do edifício neste perímetro.” Soma-se a isso, os arquitetos ressaltam que a maior das transformações estruturais, totalmente apoiada na evolução de posicionamento da faculdade, foi a criação da estrutura metálica, com exceção da estrutura do subsolo. A caixilharia é predominantemente de alumínio, sobre estrutura de madeira no caso das faces voltadas ao pátio interno. Forros são acústicos e neste item também

71


ARQUITETURA predomina a madeira. Os pisos são variados, basicamente de Concreto Arquitetônico no nível térreo, vinílicos e porcelanatos. Construída para equilibrar a integração com o espaço ao redor, ao se aplicar às superfícies metálicas de revestimento e sombreamento os padrões orgânicos da madeira vista em escala microscópica, assim, nas fachadas se vê o metal, mas com um padrão enigmático, o padrão das formas orgânicas, proporcionando assim uma experiência mais completa. A propósito, a preservação de uma mangueira importante se apresentou como um desafio. “A sua posição no terreno acabou por definir a forma do edifício pelo modo como este abre o pátio e assim contorna a árvore com um espaço amplo e arejado, o que também leva luz para os espaços internos”, afirmam os arquitetos

72

Mario Biselli e Artur Katchborian Economia e sustentabilidade A infraestrutura para receptividade do projeto para a Faculdade, também merece evidência, ainda mais, no que tange à construção, relação ao uso, fluxo de usuários, qualidade dos espaços e propriedade. Entre os pontos de destaque na implantação das estruturas neste empreendimento está o de adequação dos processos e soluções construtivas consoante a prática e procedimentos característicos da região em que o empreendimento está inserido. “O projeto foi desafiador, o cliente final com uma forma diferente de pensar, aplicando seu método Waldorf de educação, trouxe-nos uma forma inovadora de encararmos o projeto, colocando como ênfase o respeito ao que tí-

nhamos de natureza em um espaço pequeno que com inteligência poderia ser transformado em um grande lugar”, acrescentou Cristian Battocchio, CEO da PQR MA2 Engenharia. Neste sentido, é válido mencionar que a nova sede da Faculdade Rudolf Steiner é composta com estrutura proposta, sendo um sistema construtivo misto de aço e concreto, tração e compressão. Para o dirigente, o centro do projeto era a árvore que o prédio abraça, sem agredi-la. “Para as implementações das infraestruturas tivemos que usar de soluções inovadoras para respeitar o mínimo de natureza pré-existente no terreno; a arquitetura ousada impedia-nos de usar as fachadas como caminho para as instalações, portanto um impacto muito positivo e benéfico.” Ainda, neste case outro item de relevância é a eficiência energé-


tica a qual é obtida pelo máximo aproveitamento de luz e ventilação natural cruzada nos ambientes ao cooperar para o conforto térmico dos usuários. “A transparência das fachadas ajuda muito na iluminação natural interna, economizando energia, utilização de luminárias em LED, sistema de reuso das águas pluviais nos sistemas sanitários e utilização de sistemas de VRF alta eficiência para os equipamentos de ar-condicionado,” afirma o diretor. Battocchio situa que, uma das principais preocupações para a

equipe da obra foi sempre ter a seleção necessária de materiais e equipamentos a serem utilizados na construção. Outro item que sempre esteve na estratégia da empresa perante ao projeto foi a integração, que foi muito intensa desde as primeiras reuniões com os representantes da Faculdade e com a arquitetura conceitual e executiva, ao trazer a uma filosofia diferenciada para o projeto, possibilitando transferir para as instalações os conceitos de interação com a natureza. Estas duas premissas de plane-

jamento, foram decisivas para um bom resultado final. “Com as limitações de espaço, fomos obrigados a chegar nos limites dos espaçamentos para conseguirmos obter mais com menos espaço, desafiador, mas possível com o uso de tecnologia VDC (Virtual design constrution) através do Revit MEP 3D da Autodesk foi possível resolver os eventuais clash ainda em projeto, o que facilitou e trouxe economia quanto na execução da obra”, concluí.

Excelência certificada A PQR MA2 Engenharia segue a sua política de qualidade, pretende sempre fazer o melhor, ao colocar em prática os valores que são a base da atuação – a atenção ao cliente, a excelência que determina a atividade, a integridade com que atua e se relaciona com os outros e o compromisso que assume em cada projeto. “Há a utilização de soluções inovadoras, eficientes e vasta experiência com projetos em modelagem 3D. Ainda, temos uma equipe muito dedicada e disponível para o pronto atendimento ao cliente, trazendo soluções que viabilizam projetos complexos como o da Faculdade Rudolf Steiner.” No portfólio da empresa, todos os projetos são diferentes e desafiadores, principalmente, por prestar maioritariamente serviço técnico de apoio e consultoria de engenharia, dependendo, portanto, diretamente das diferentes pessoas / profissionais que contrata, busca garantir uma homogeneidade e padrão de desempenho que seja constante e transversal aos desafios que surgem. “No processo de trabalho, temos a modelagem 3D em Autodesk Revit MEP. Com o VDC evitamos problemas e desenvolvemos soluções ainda na concepção, ao trazer eficiência e evitar desperdício na obra”, destaca o CEO Cristian Battocchio, PQR MA2 Engenharia Adicionalmente, acrescenta-se enfatizar que a PQR MA2 Engenharia conta com a certificação com vários projetos LEED Green Building Certificated e segue as exigências de cada cliente para alcançar o grau de sua certificação. “Isso irá nos permitir solidificar e melhorar a nossa forma de atuação, resultando em uma subida de qualidade do serviço prestado, ainda, prevemos um 2024 ainda mais desafiador, mas na certeza que com a entrega de bons projetos, novos virão, ainda mais desafiadores.”




Expediente CEO: Natasha L.. Tassinari Diretora Comercial: Amanda Lima

A revista Predial Brazilian é uma publicação trimestral da Inside Comunique. Sua distribuição tem circulação em todo o território nacional. O conteúdo dos artigos é de responsabilidade dos autores, e não expressam, necessariamente, as opiniões da revista. É proibida a reprodução e a transcrição parcial ou total, todos os direitos reservados.

Redação e Criação: Claudio Trofino Colaborador: Henrique Macedo Financeiro: Camilla Lima Jornalista : Paula Oliveira Editor da Predial Brazilian : Fernando Rodrigues Executivo de contas: Luciano Pires Imagens: Divulgação Contatos: (16) 4141-4059 comercial@redeinside.com.br Instagram/predial_brazilian Facebook/revistapredialbrazilian Twiter/@PredialB Linkedin/predialbrazilian

Assine a Revista

PREDIAL Brazilian

A Predial Brazilian é uma publicação trimestral da Rede Inside. Ao assiná-la você paga R$ 330,00/ano e recebe 4 edições publicadas no ano. Números publicados anteriormente estão disponíveis a R$ 70,00 por volume. 1 Assinatura da Predial Brazilian por um ano – R$ 330,00 1 Assinatura da Predial Brazilian por dois anos – R$ 594,00 (com 10% de desconto) Ligue

55 16 4141-4059

De 2ª a 6“, das 8h às 17h30 www.redeinside.com.br

75



Mr. Shan Business Offices Porto Alegre - RS

Com os vidros de controle solar SunGuard Blue e SunGuard Neutral, o edifício Mr. Shan Business Offices ganha destaque em Porto Alegre. Os vidros de controle solar da linha SunGuard são grandes trunfos do empreendimento, que chama a atenção pela arquitetura arrojada. As vantagens impressionam: • Mínima reflexão interna e maior integração com o ambiente externo • Bloqueio de mais de 60% do calor solar e ótima passagem de luminosidade • Redução do gasto com ar-condicionado e luz elétrica • Fator importante para a conquista da certificação LEED

0800 709 2700 www.guardianbrasil.com.br GuardianVidrosBrasil

guardianbrasil

GuardianBrasil

Guardianvidros

75


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.