Revista Atlântica de Cultura Ibero-Americana 01

Page 110

ALGUM CHEIRINHO A ALECRIM

108 109

Portugal nos confins do mundo Roberto Ampuero

Nasci no Chile, nos confins do mundo, mas curiosamente Portugal sempre esteve perto de mim, primeiro como um nome simples, belo e misterioso, depois como uma revelação política mais que estimulante, inspiradora e, a seguir, quando o conheci, como um desses lugares que nos parece curiosamente familiar e conhecido porque de algum modo suspeitamos que estivemos ali antes, noutra vida. Quando era criança, no pátio do colégio alemão de Valparaíso costumávamos cantar uma cantiga de roda muito famosa que dizia: «Arroz con leche, me quiero casar, con una señorita de Portugal.» Cantávamo-la de mão dada, meninas e meninos, cantávamo-la com uma fé cega, como se fosse imperativo casarmo-nos com uma rapariga de Portugal, mas a verdade é que então não pretendia casar-me e nem sequer sabia muito bem onde ficava o país ibérico. Decorriam os anos sessenta, quando o Chile era uma democracia estável e orgulhosa, e pensávamos que todo o mundo vivia em democracia. Um dia, o meu pai mostrou-me um mapa da Europa e disse-me com voz grave: «Aqui fica Por-

tugal, um país belo, parecido com o Chile e que é governado por um ditador.» Confesso que me custou várias noites de sono acostumar-me à ideia de que a presumível rapariga com quem devia casar-me vivia sob uma ditadura. Mais tarde ouvi, sobressaltado e incrédulo, as fabulosas histórias sobre os grandes navegadores de Portugal. Até então eu pensava que Fernão de Magalhães era chileno, e a razão era simples: o famoso estreito que tem o seu nome pertence ao Chile e faz parte essencial da identidade dos chilenos austrais, os quais são descritos de forma magistral pelo narrador chileno Francisco Coloane nos seus livros que deram a volta ao mundo. Mas a minha surpresa foi enorme ao ouvir que os navegadores portugueses haviam sido os primeiros a chegar ao Brasil, às ilhas da Madeira e dos Açores, à costa africana e à China. Portugal era, diziam muitos no Chile, um país que pelo clima e pelo carácter se assemelhava ao nosso, e eu sonhava secretamente com que o Chile pudesse construir um dia um império como o iniciado pelo Infante D. Henrique.


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.