ENEM 2012: Intensivão

Page 2

intensivão

Salvador | quinta-feira

27 de setembro de 2012 PROJETO ESPECIAL DE MARKETING

www.ibahia.com/enem

6

REVISÃO 2012

2

Teste seus conhecimentos. Toda semana, questões sobre temas do caderno. E mais! Um simulado com 100 questões.

Enem é obrigatório para conseguir financiamento estudantil Quem não conseguir conquistar uma das bolsas de estudo oferecidas pelo Programa Universidade para Todos (Prouni) ou não for selecionado através dos processos seletivos realizados pelas instituições públicas de ensino, ainda pode aproveitar o resultado no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para pleitear uma vaga numa faculdade particular com facilidades no pagamento. Isso é possível através do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), um programa de crédito educativo para o ensino superior. Desde 2011, todos que quiserem financiar o pagamento do curso universitário devem, obrigatoriamente, participar do Enem. A medida foi determinada pela portaria nº10/2010. Através do Fies, as mensalidades do curso escolhido são custeadas pelo Governo Federal, por meio de financiamento da Caixa Econômica Federal. Durante o período de duração do curso e após a conclusão, o estudante beneficiado irá pagar em parcelas o valor financiado, acrescido de juros. A decisão de vincular o Enem ao Fies, segundo a Secretaria de Educação Superior, é uma forma de fazer prevalecer o mérito do aluno. Com

essa medida, todos os programas do MEC que estão ligados ao Enem, como o SISU e o Prouni, foram unificados. A portaria nº10/2010 também determina outras novas regras. A redução da taxa anual de juros foi reduzida, caindo de 6,5% para 3,4%, e o período de carência aumentou, passando de seis para 18 meses após a conclusão do curso. Como se inscrever O benefício pode ser requerido em qualquer época do ano. Para se inscrever, basta acessar o site sisfiesportal.mec.gov.br e informar dados sobre o curso e o financiamento, além de informações pessoais, como o número do CPF, data de nascimento e um e-mail para contato. Concluída esta etapa, o candidato deve validar as informações na Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA), em sua instituição de ensino superior, num prazo de 10 dias. Com a validação das informações, a instituição de ensino vai emitir um documento que o estudante deve levar à Caixa Econômica Federal ou ao Banco do Brasil, de acordo

com sua preferência, que são os atuais agentes financeiros do Fies. Financiamentos O Fies oferece três tipos de financiamentos: 100%, 75% e 50%. Quem possui renda familiar mensal de até 10 salários mínimos pode financiar 100% do curso, desde que

comprove que o valor da mensalidade compromete 60% da renda familiar mensal; ou 75%, quando o comprometimento da renda for igual ou superior a 40% e menor que 60%. Quem possui renda familiar entre 10 e 15 salários mínimos, pode financiar 75% das mensalidades, caso os encargos educacionais representem 40% da renda; ou 50%,

quando as mensalidades comprometam entre 20% e 40% da renda da família. Já os que possuem renda mensal entre 15 e 20 salários mínimos poderão financiar apenas 50% do valor do curso, desde que o comprometimento mensal da renda com a mensalidade seja igual ou maior que 20%.

Dicas de estudo O exame é multidisciplinar, procura reunir conhecimentos de diversas áreas em uma mesma questão, relacionando-os. Acostume-se a examinar os fatos criticamente, considerando o global e local.

Não se preocupe com o tempo destinado ao estudo, mas com a qualidade. Se reservar 1 hora diária para estudar, que este momento seja integralmente aproveitado.

Um bom exercício é o de elaborar pequenos textos, associando-os à realidade. Por exemplo, uma dissertação sobre a educação mundial terá mais consistência se você emitir seu ponto de vista aliado a informações sobre os sistemas de ensino nos países desenvolvidos e subdesenvolvidos, estabelecendo um confronto, assumindo uma postura crítica e apontando alternativas.

O Enem valoriza a autonomia e incentiva a aprender a pensar, a refletir e a “saber como fazer”. Leia artigos de opinião e entrevistas, observando a capacidade de se fazer escolhas e tomar decisões.

Nas questões subjetivas, tenha cuidado com a linguagem. Não exagere no português arcaico, apenas para impressionar. Use a linguagem formal, simples – sem gírias e outras popularidades – elegante e, especialmente, de fácil entendimento.

Exercite sua autoconfiança. Esteja sempre disposto e de bom humor. Lembre-se que a saúde física interfere na saúde mental e vice-versa. Mantenha o foco em seu objetivo, mas, sobretudo, alimente sua autoestima com pensamentos positivos.

Forme grupos de estudos. Discuta os fatos do dia-adia, escutando sempre a opinião do maior número de pessoas.

Confira o gabarito com as respostas no jornal Correio desta sexta Analista de Marketing Joyce Lins Tel.: (71) 3203-1143

Departamento Comercial Tel.: (71) 3203-1812

Encartado no jornal Correio. Não pode ser vendido separadamente.

Coordenação Editorial Laís Santos Tel.: (71) 3342.4440/41 metta@mettacomunicacao.com.br

Projeto Gráfico João Soares


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.