1 MONITORAMENTO E AVALIAÇÃO (M&A)
OS ALIADOS DA RESPONSABILIDADE SOCIAL Carolina Proietti Imura (*)
redacao@revistaecologico.com.br
E
m tempos de recursos escassos e problemas complexos, a necessidade de ser mais assertivo nos investimentos, nas estratégias e desenhos de políticas ou projetos sociais torna-se ainda mais relevante. É aí que entram em cena o monitoramento e a avaliação, possibilitando acompanhar processos e resultados, corrigir rumos e tomar melhores decisões, além de prestar contas à sociedade sobre os benefícios alcançados. Não existe um único método ou formato para realizar o monitoramento e a avaliação de uma política, programa ou projeto; as metodologias variam de acordo com a natureza da XX ECOLÓGICO | SET/OUT DE 2017
intervenção, o tema, os grupos envolvidos e também os recursos (humanos, materiais e tecnológicos) e capacidades das instituições responsáveis por implementar as iniciativas.
ANDRÉ REIS: benefícios
Por exemplo, em um projeto que acontece em comunidades ribeirinhas do Vale do Jequitinhonha, talvez seja mais difícil utilizar sistemas de monitoramento que envolvam muitos aparatos tecnológicos. Por outro lado, a capacidade tecnológica de alguns povos indígenas no Amazonas pode favorecer o uso de sistemas de monitoramento mais complexos. No estado de Minas Gerais, para mapear famílias em situação de pobreza em áreas distantes de centros urbanos, a Secretaria de Desenvolvimento e Assistência Social tem utilizado imagens por satélite, estratégia que vem se mostrando mais eficaz do que recenseamentos.