A Noiva do Mar
A Noiva do Mar
1
da Lagoa dos Patos no qual ficará fixada a construção. A decisão a respeito do tipo de estrutura que seria utilizada partiu da premissa de que se julgou importante manter desimpedida a margem da lagoa, deixando-se o cais do porto livre de edificações. Logo, para que isso acontecesse, a edificação precisaria ser implantada sobre a água, e desta forma, dentre as soluções estruturais adequadas para este tipo de ambiente, optou-se por uma estrutura flutuante.
28
Portanto, a escolha por esta tecnologia construtiva se deu, primeiramente, pela liberdade e pelo desprendimento que ela oferece em relação ao tecido urbano e ao local em que está inserida, podendo ser facilmente transferida ou retirada sem causar impactos significativos ao entorno. Em segundo lugar, porque este tipo de tecnologia dialoga bem com a temática do projeto e potencializa o discurso entre estrutura e funcionalidade. Por último, deu-se pela vontade de explorar uma tecnologia inovadora que tivesse
um potencial construtivo condizente com a realidade - já que a região abriga três polos navais.
Francisco Campello, em frente à Praça Prefeito Wilson Matos Branco, sobre a Lagoa dos Patos.
Outros critérios importantes na decisão do local de implantação estão relacionados à temática do projeto. Por se tratar de um equipamento de apoio ao transporte, o terminal precisa estar implantado em um local com boas conexões viárias e com fácil acesso. É importante, também, que o terminal esteja localizado próximo ao centro comercial da cidade. Por fim, o lugar precisa apresentar condições adequadas para a operação das embarcações de transporte e para receber uma construção flutuante, fazendo-se necessária profundidade da lagoa suficiente para tal.
As condicionantes de projeto serão, por consequência, as características da lagoa - profundidade, marés e ondas, a direção predominante dos ventos e a orientação solar. Quanto ao primeiro item, segundo dados publicados pelo Porto de Rio Grande, a profundidade média da lagoa ao longo do cais é de 15 pés (4,5 metros) em baixa-maré. Ainda, segundo os dados publicados pelo INPE, o nível das marés varia, no máximo, 80 centímetros ao longo do dia e as ondas não passam dos 50 centímetros de altura. Para o segundo item, de acordo com os dados fornecidos pelo INMET, a direção predominante de vento na região é a nordeste com intensidade média de 11,5 km/h. Por fim, quanto à orientação solar, o eixo longitudinal do cais do porto se desenvolve no sentido Leste-Oeste, ou seja, sua maior face está voltada para o eixo Norte-Sul, e, por este motivo, não existem barreiras para a obtenção de luz solar, já que não há nenhuma edificação ou vegetação capazes de projetarem sombra sobre o local.
Com relação às condicionantes de projeto, o lugar não apresenta limitações relacionadas ao tamanho do lote, à topografia ou ao tipo de solo, mas sim ao calado máximo permitido para fundeio, ao regime de marés e ao tamanho médio das ondas. O local, portanto, no qual ficará fundeada a edificação está situado no encontro das Rua General Neto e
29