seu DINHEIRO, sua DECI$ÃO 9 – 2.ª edição e Manual do professor
— Para mim, então, impossíveis... porque as difíceis foram as outras....
— Não, eu usei a palavra errada. Essas folhas são trabalhosas, pois nós iremos escrever nelas o que faremos para atingir o nosso objetivo. Por exemplo:
Você poderá fazer um teste vocacional, que é uma avaliação para identificar quais atividades você tem condições de desenvolver melhor. Por exemplo, vamos supor que você tenha habilidade com números. O teste poderá lhe mostrar que você se sairá melhor trabalhando na área de exatas, você pode ser uma física, uma engenheira ou uma estatística, entre tantas outras profissões relacionadas!
Quanto você pretende poupar?
E a tia completou:
— Estas poderiam ser algumas das etapas traçadas para você definir e alcançar seus objetivos. Depois, você preencherá as últimas páginas com as suas “Conquistas”.
Como você poderá obter mais conhecimento sobre as profissões sugeridas no teste vocacional? Afinal, se você tem talentos, deve conhecer mais sobre essas oportunidades.
Como irá ganhar dinheiro: fará pequenas atividades, como dar aulas particulares, ou desenvolverá alguma coisa para vender, como lanches ou bolos?
APENASPARA DIVULGAÇÃO. DOWNLOAD PROIBIDO!
— Nossa, esse caderno não vai acabar nuuuuuuunca!
— Vai, sim! Você terá três anos para planejar sua entrada na faculdade. Até lá, já saberá o que quer cursar e também já terá guardado algum dinheiro para pagar seu curso. Não é ótimo?
— É, tia, vou ter mais tempo para errar, mais tempo para consertar os enganos e para entrar em uma faculdade! Mas, com tudo planejado, acho que vai mesmo ficar mais fácil conquistar os meus sonhos. “Top” esse caderno!
Atividades e projetos!
Tente preencher o seu caderno como sugerido no conto. Guarde-o e mantenha-o atualizado até entrar na faculdade. E depois, ele lhe será útil também: você irá atualizando seus sonhos e programando suas conquistas.
NANCI SANTOS IGLESIAS/ SHUTTERSTOCK
Projeto de vida:
Planejar o futuro
Estudamos para termos mais oportunidades, trabalhamos para ganharmos mais experiência e suporte nanceiro, analisamos que área de conhecimento nos agrada mais para de nirmos nossa futura pro ssão, etapas que fazem parte do nosso projeto de vida.
A sugestão do conto “Que caderno é esse?” é que você comece a anotar o que lhe dá prazer estudar, pesquisar, o que lhe desperta curiosidade para conhecer melhor e, assim, começar a perceber sua área de interesse e que faculdade ou curso técnico pretende fazer. E você não precisa anotar necessariamente em um caderno – pode ser em seu computador!
Então, vamos imaginar, por exemplo, que você ao aprender Biologia passou a ter um interesse muito grande pela matéria! Você tem o mesmo interesse ou facilidade em aprender Matemática? O que isso tem a ver com o seu futuro?
Quando começamos a prestar atenção sobre aquilo que nos desperta vontade de conhecer mais e facilidade em aprender, já temos um caminho para buscar uma pro ssão. E o que vamos fazer depois de formados? Você quer continuar a estudar e melhorar os seus conhecimentos em alguma área especí ca? Seu desejo é estudar fora do país? Então, para isso, também será preciso começar a aprender a língua do país para onde deseja ir.
Você ainda tem alguns anos pela frente para a escolha de uma carreira, mas comece a pensar e a escrever sobre como você gostaria de estar quando tiver 22 ou 24 anos!
BLEAKSTAR/SHUTTERSTOCK
APENASPARA DIVULGAÇÃO. DOWNLOAD PROIBIDO!
SEU FUTURO E DEFINIDO PELO QUE VOCE FAZ HOJE!
POR QUÊ?
— E o que tem de errado nisso?
comprar
— Ora, Célia, por qual motivo não podemos gastar?
APENASPARA DIVULGAÇÃO. DOWNLOAD PROIBIDO!
— Célia, em todas as aulas de Educação Financeira o professor nos diz que precisamos guardar dinheiro em lugar de comprar aquilo de que não precisamos. Assim, poderemos daqui a algum tempo investir em nós, seja pagando um curso de inglês, informática, redação ou poupando para, no futuro, fazermos qualquer outra coisa que desejarmos.
— Mas você acabou de falar!!! Para não gastar com o que não precisamos e para ter um futuro melhor!
— Quem disse que se eu comprar um celular novo eu estou comprando errado?
— Você é quem tem de dizer, Cláudio! Você precisa de um celular novo?
— E se eu só quiser comprar, não vale?
— Claro que vale. Só não vale você perceber, depois de comprar, que isso não fez nenhuma diferença na sua vida.
— Diferença na minha vida? Só porque eu gastei o que eu tinha...
— E isso não é suficiente?! Cláudio, você gastou o que tinha para comprar algo que já tem!
— Mas vou ficar feliz!
— E o que você irá fazer com o celular velho?
— Não pensei nisso.
— Pois deveria. Se conseguir vender o seu celular antigo, acabará gastando menos com o novo que quer comprar!
— Noooooossa, não dá só para comprar outro e fim de conversa?!
— Isso é você quem deve responder. Você acha que não precisa diminuir o quanto vai gastar com o outro?
— Que bom para você! Então, se vender o antigo ainda poderá guardar parte do dinheiro!
— E por que eu guardaria esse dinheiro?
— Para poder, no futuro, comprar outra coisa que lhe deixe feliz.
— É... isso seria ótimo!
— Cláudio, você já parou para comparar o que o novo celular tem a mais do que o seu?
— Bom, na verdade, faz praticamente as mesmas coisas que o celular que tenho agora. Se eu não o comprar, também não vai mudar grande coisa... vou continuar com meu celular antigo... e ainda vou ter mais dinheiro do que se comprasse o novo e vendesse o antigo... Apesar de que em um primeiro momento sempre quero comprar as novidades, acho que faz sentido parar e pensar antes de comprar, Célia.
— É que vender vai dar muito trabalho, Célia.
— Mas o dinheiro que você gastou para comprar o celular atual não deu tra-
balho para ganhar?
— É, deu!
— Então, eu não estou entendendo, Cláudio. Por que vender o antigo, que é relativamente fácil, daria mais trabalho?
— Porque eu ganhei o dinheiro para
comprar um novo.
APENASPARA DIVULGAÇÃO. DOWNLOAD PROIBIDO!
— Entendeu agora? É por isso que em todas as aulas nos pedem para refletir antes de comprar! É por isso também que nos ensinam onde podemos investir
nosso dinheiro!
ALGUÉM SABE O QUE É PIB?
— Pai, o que é PIB?
— Se é longa, pai, não é melhor começar agora?
APENASPARA DIVULGAÇÃO. DOWNLOAD PROIBIDO!
— Tá bom, filho. PIB é uma sigla que quer dizer Produto Interno Bruto.
— Só isso? Mesmo? E esse “produto” faz o que para deixar todos tão preocupados?
Ontem eu estava na escola e alguém disse que este ano vai ser difícil, que o PIB praticamente não vai crescer! Eu ouvi, guardei na cabeça a palavra PIB e fiquei esperando meu pai chegar.
Assim que ele chegou, nem o deixei sentar e já fui perguntando:
— Puxa, meu filho, primeiro, boa-noite! Podemos falar sobre isso no jantar? É uma longa história...
— Nesse caso, filho, as pessoas estão preocupadas justamente porque ele não vai crescer! PIB é a soma de todas as riquezas que um país produz em um ano: aí entra tudo, desde carro até minério de ferro, agricultura, pecuária, o que o comércio vendeu, enfim, tudo o que foi produzido e vendido. Eles chamam isso de Bens e Produtos Finais. Depois eles verificam tudo o que o país ofereceu de serviços, como bancos, restaurantes, padarias, o que pagaram de salários. Por último, eles olham os gastos do governo com escola, hospitais, transporte, estradas, serviço público, exército e com um monte de outras coisas.
— Mas, pai, só consideramos o que foi feito no ano?
— Sim. O que foi feito no ano que passou foi considerado no PIB daquele ano e é assim que verificamos se o PIB cresceu ou caiu, comparando os anos. Para o cálculo do PIB, só consideramos quem está recebendo algum tipo de renda, seja um salário para os empregados ou as vendas para uma empresa.
— Muito complicado, pai. Não entendi como isso nos afeta.
— Filho, aqui em casa, por exemplo, eu e sua mãe somos a “riqueza”, pois nós trabalhamos e recebemos um salário. Agora, imagine que com a soma das nossas “riquezas” precisamos pagar as despesas da casa, como impostos, contas de luz, água, telefone, gás, escola, plano de saúde, prestação do carro novo, conta da padaria, da farmácia, do clube, enfim, tudo o que gastamos em casa, incluindo o salário da dona Maria, que trabalha para nós.
o seu salário e o da mamãe não crescerem, significa que precisaremos controlar as despesas e adiar nossas compras.
— Mais ou menos isso, filho. Precisamos controlar as despesas sempre para estarmos dentro do nosso orçamento. Mas quando as pessoas não compram, as empresas vendem menos; se vendem menos, pagam menos impostos, e com menos impostos o governo não investe em quase nada. Isso é ruim! Por exemplo, quando as pessoas estão sem dinheiro para comprar veículos, as fábricas que produzem carros vendem menos; se as fábricas vendem menos, então precisam produzir menos e, quando isso acontece, elas não precisam de todos os seus funcionários!
APENASPARA DIVULGAÇÃO. DOWNLOAD PROIBIDO!
— Puxa, é sério isso, hein, pai!?!
— É, filho! Se minhas finanças não crescerem ou se eu deixar de produzir, não poderei pagar sua escola, não poderemos trocar de carro, nem pagar a dona Maria. Sabe o que acontece depois?
— Estamos fritos!
— Quase... Mas a dona Maria também vai deixar de comprar e alguém vai deixar de vender, e assim por diante. A economia está ligada como os elos de uma corrente.
— Mas pelo menos sobrou a mamãe, pai!
— Deixa ver se entendi: enquanto o PIB não crescer, no nosso caso, enquanto
— Se eu não tiver renda, sua mãe também terá de controlar ainda mais as despesas. Com o passar do tempo, alguns reparos na casa deixarão de ser feitos, teremos de deixar mais vezes o carro na garagem, não teremos como fazer a manutenção dele, e isso vai continuar até eu voltar a ganhar dinheiro.
— E eu, o que posso fazer, pai?
— Estudar para ajudar o país a crescer, filho!
— Entendi as “riquezas” da casa, mas essa de ajudar o país a crescer... O que tem a ver comigo?
— Hoje você está estudando e ainda não trabalha. Mas é importante você saber que quanto maior o PIB tanto melhor o país está, mais pessoas estão trabalhando, ganhando salários, comprando casas,
Atividades e projetos!
carros, roupas e mais um monte de coisas. Nessa situação, os empresários estão investindo em suas empresas, tornando-as mais modernas e com preços melhores, o governo está recolhendo mais impostos e investindo mais em escolas, hospitais, transporte, estradas, portos, aeroportos, ferrovias, tudo funciona e a vida de todos melhora!
EM CASO DE PIB BAIXO
Produção de bens e serviços
Inflação
Desenvolvimento da indústria
Desemprego
Exportações
APENASPARA DIVULGAÇÃO. DOWNLOAD PROIBIDO!
Importações de máquinas e equipamentos
Investimento do governo em infraestrutura
Recolhimento de impostos
Investimentos em educação e saúde
1 Lemos no conto as consequências que a falta de crescimento de um país pode provocar. Na tabela abaixo, assinale o que pode acontecer com cada item quando o PIB está baixo.
CRESCE(M) NÃO
CRESCE(M)
APENASPARA DIVULGAÇÃO. DOWNLOAD PROIBIDO!
SEU DINHEIRO, SUA DECI$ÃO!
2 a edição
Manual do Professor
Silvia
Economista pela Universidade Presbiteriana Mackenzie Pós-graduada em Gestão de Projetos –Práticas – PMI (Project Management Institute) Atuou por mais de duas décadas em áreas nanceiras dos principais bancos brasileiros e liais de bancos internacionais no Brasil Consultora de negócios para projetos nas áreas de tecnologia
AzevedoAPENASPARA DIVULGAÇÃO. DOWNLOAD PROIBIDO!
Direção Geral: Julio E. Emöd
Supervisão Editorial: Maria Pia Castiglia
Edição de Arte: Mônica Roberta Suguiyama
Programação Visual: Neusa Sayuri Shinya
Assistente Editorial: Julia Jussani da Silva
Impressão e Acabamento: Gráfica Forma Certa
CIP-BRASIL. CATALOGAÇÃO NA PUBLICAÇÃO SINDICATO NACIONAL DOS EDITORES DE LIVROS, RJ
A988s 2. ed.
CIP-Brasil. Catalogação na Publicação Sindicato Nacional dos Editores de Livros, RJ
A988s 2. ed.
Azevedo, Silvia Seu dinheiro, sua deci$ão! : manual do professor / Silvia Azevedo. - 2. ed. - São Paulo : Harbra, 2026. 96 p. : il. ; 28 cm.
Azevedo, Silvia Seu dinheiro, sua deci$ão! : manual do professor / Silvia Azevedo. - 2. ed. - São Paulo : HARBRA, 2026. 96 p. : il. ; 28 cm.
ISBN 978-85-294-0691-6
ISBN 978-85-294-0691-6
1. Educação financeira - Estudo e ensino (Ensino fundamental). I. Título.
25-99895.0
1. Educação financeira - Estudo e ensino (Ensino fundamental). I. Título.
CDD: 332.024007
25-99895.0 CDU: 330.567.2(075.2)
CDD: 332.024007 CDU: 330.567.2(075.2)
Meri Gleice Rodrigues de Souza - Bibliotecária - CRB-7/6439
Meri Gleice Rodrigues de Souza - Bibliotecária - CRB-7/6439
12/08/2025 12/08/2025
SEU DINHEIRO, SUA DECI$ÃO! – Manual do Professor – 2a edição
Rua Mauro, 400 – Saúde – 04055-041 – São Paulo – SP
Tel.: (0.xx.11) 5084-2482
APENASPARA DIVULGAÇÃO. DOWNLOAD PROIBIDO!
Site: www.harbra.com.br
Todos os direitos reservados. Nenhuma parte desta edição pode ser utilizada ou reproduzida – em qualquer meio ou forma, seja mecânico ou eletrônico, fotocópia, gravação etc. – nem apropriada ou estocada em sistema de banco de dados, sem a expressa autorização da editora.
Este Livro do Professor foi elaborado para oferecer suporte prático e seguro na preparação das aulas de Educação Financeira, facilitando o trabalho docente e proporcionando tranquilidade na condução dos temas propostos.
Acreditamos que a coleção Seu Dinheiro, sua Deci$ão! pode ajudar os adolescentes a desenvolver uma visão mais consciente sobre consumo, cidadania e preservação ambiental, aprendendo a administrar recursos financeiros com responsabilidade.
Contamos com a sua parceria para transformar essas páginas em experiências de aprendizagem significativas, que inspirem nossos estudantes a pensar e agir de forma crítica e ética.
APENASPARA DIVULGAÇÃO. DOWNLOAD PROIBIDO!
Para cada capítulo da coleção, elaboramos, de forma clara e direta: objetivos de aprendizagem a serem alcançados após a leitura e a discussão em sala de aula; sugestões de estratégias didáticas para abordar os temas de maneira envolvente e significativa; perguntas para reflexão que estimulam o pensamento crítico dos alunos; atividades complementares, para aprofundar e diversificar o trabalho; indicação de sites, caso queiram explorar ainda mais determinados tópicos; respostas comentadas e orientações para o encaminhamento das atividades propostas no Livro do Aluno
Silvia Azevedo
APENASPARA DIVULGAÇÃO. DOWNLOAD PROIBIDO!
SEU DINHEIRO, SUA DECI$ÃO!
QUE CADERNO É ESSE?
OBJETIVO
O objetivo desse conto é ensinar como organizar e planejar algumas etapas da vida por meio de anotações em um caderno. Isso inclui refletir, desde já, a respeito de determinadas decisões a serem tomadas sobre o futuro, como, por exemplo, a escolha da profissão.
ESTRATEGIAS
Ao iniciar a aula, pergunte aos alunos o que eles entendem por planejar. Anote as respostas no quadro.
Após a leitura do conto, converse com a classe sobre o que é planejar, ou seja, descrever nosso(s) objetivo(s) e como atingi-lo(s). Veja a seguir algumas etapas que podem ser estabelecidas.
1. Qual é o nosso objetivo?
Por exemplo: cursar uma faculdade federal.
2. Que benefícios esse objetivo irá nos trazer? Que riscos iremos correr para conseguirmos conquistar o objetivo?
Por exemplo: um dos benefícios de cursar uma faculdade federal poderia ser a redução ou até mesmo inexistência de custos com mensalidades; um dos riscos desse objetivo poderia ser o de cursar uma faculdade em outro município e ter de gastar com moradia.
APENASPARA DIVULGAÇÃO. DOWNLOAD PROIBIDO!
3. Esse objetivo pode ser atingido? Quanto tempo será necessário para isso?
Por exemplo: sim, é possível cursar uma faculdade federal. Se estivermos no início do Ensino Médio, teremos três anos para estudar muito e superar as nossas dificuldades.
4. Qual será a estratégia para atingir nosso objetivo?
Por exemplo: estudar todos os dias, ler mais atualidades, treinar mais redações, organizar o material de estudo, como anotações em sala de aula e pesquisas realizadas fora da escola.
5. Definir um cronograma de estudos.
Por exemplo: estudar todos os dias duas horas além das dedicadas aos trabalhos solicitados pela escola. Utilizar os fins de semana para ler livros e fazer redações.
6. Registrar os pontos fracos e fortes durante o processo.
Por exemplo: anotar as disciplinas em que se obteve melhores resultados e as que precisam de mais horas de estudo, definindo um roteiro de estudo que considere mais tempo de dedicação para aquelas que apresentaram mais dificuldades.
7. Acompanhar o desenvolvimento por meio de notas e resultados de exames.
8. Buscar simulados para fazer durante o período de estudo.
OBJETIVO
A proposta do conto é conversar novamente sobre “por que devemos guardar”, pois é preciso ter motivos para mudar determinados comportamentos.
ESTRATEGIAS
Inicie a aula perguntando aos alunos o que eles desejariam comprar hoje se tivessem dinheiro e por quanto tempo utilizariam o produto. Anote as respostas no quadro.
Continue a conversa perguntando a eles se já possuem alguma coisa parecida com o que desejam comprar. Pode ser um videogame , um relógio, um celular, um skate , uma bicicleta etc.
Depois de lido o conto, retome a conversa do início da aula com os alunos e verifique que percentual da classe estaria disposto a vender ou a trocar o produto antigo depois de ter comprado um novo.
É importante levantar a discussão sobre como os alunos conseguiriam a diferença em dinheiro para comprar algo novo, caso não tivessem dinheiro suficiente em mãos:
retirariam da poupança? pediriam aos pais de presente de aniversário? simplesmente pediriam aos pais? fariam atividades extras para conseguir o dinheiro?
APENASPARA DIVULGAÇÃO. DOWNLOAD PROIBIDO!
Com essas perguntas, espera-se fazer com que os alunos considerem que um desejo requer esforços e esperas, como aguardar um tempo para conseguir realizá-lo, por exemplo, a menos que os pais sempre paguem por aquilo que os filhos escolhem.
Esse conto não possui perguntas ao final, pois se espera que a conversa em sala de aula atinja o objetivo proposto.
ALGUÉM SABE O QUE É PIB?
OBJETIVOS
Os objetivos desse conto são apresentar o indicador econômico PIB e mostrar os reflexos que uma variação na produção pode gerar na economia de um país e na vida dos cidadãos.
ESTRATEGIAS
No início da aula, pergunte aos alunos se alguém sabe o que significa a sigla PIB (Produto Interno Bruto). Pode ser que não saibam o significado, mas já tenham ouvido falar a respeito.
Depois de lido o conto e já sabendo que PIB é a soma de tudo o que é produzido em um país, para avaliar o aprendizado pergunte aos alunos o que entendem por “tudo o que é produzido” (podemos falar da riqueza gerada pela agropecuária – boi, soja, milho, frango, trigo, por exemplo – e da riqueza gerada pela indústria e pelos serviços – indústria automobilística, bancos, hotéis, médicos, dentistas, restaurantes, confecções, por exemplo). Esse indicador é divulgado até 90 dias depois do encerramento do ano.
O PIB de um país pode ser calculado pela oferta , ou seja, pela produção total gerada no país: observe que, neste caso, não serão consideradas as matérias-primas utilizadas na fabicação dos produtos. Por exemplo, vamos imaginar que um marceneiro faça uma cama e a venda por R$ 100,00. Considerando que ele tenha gasto R$ 60,00 com parafusos, madeira, lixadeira, tinta e outros produtos empregados na produção da cama, a riqueza gerada pela produção da cama é de R$ 40,00.
Outra forma de calcular o PIB é pela procura (demanda) ou pela renda, mas o que importa é que todos os cálculos devem dar resultados iguais quando estamos verificando o crescimento ou a queda desse indicador.