
1 minute read
Freixo de Espada à Cinta pontua no Campeonato Nacional de Voleibol de Praia


Advertisement

Praia fluvial da Congida recebeu, pelo segundo ano consecutivo, uma das etapas do Campeonato Nacional da modalidade.
Ao longo dos três dias, as equipas participantes (20 duplas masculinas e 13 femininas) proporcionaram partidas empolgantes e de grande competitividade, que consagrou a dupla Beatriz Pinheiro - Inês Castro na competição feminina, enquanto a dupla Roberto Reis - Marcos Borlini subiram ao degrau mais alto do pódio masculino.
Leonel Salgueiro, Diretor Técnico Nacional, explica que a modalidade vive uma nova realidade fora do seu ambiente habitual, "o voleibol de praia deixou de ser um desporto que se jogava apenas nas praias de costa, cada vez mais vemos torneios acontecer em praias do interior e espaços criados dentro das próprias cidades com caixas de areia".
Para o responsável federativo, a realização desta etapa é um continuar do trabalho que foi desenvolvido no município há mais de uma década.
“A nossa relação com o município de Freixo de Espada à Cinta vem já de há uns 13, 14 anos, com uma forte dinamização do projeto Gira Volei, ainda o agora autarca era técnico de desporto do município. É uma relação forte e de proximidade. Somando a tudo isso as condições que aqui encontramos e torna-se quase obrigatório organizar esta etapa do campeonato, até numa perspetiva da modalidade se descentralizar.
Estar aqui é importante para mostrar aos freixenistas o voleibol de praia, mas também é importante para mostrar a estes atletas que vêm de diversos pontos do país a este concelho. Há um interesse comum que é promover a modalidade cá e Freixo de Espada à Cinta junto de todos que a modalidade movimenta".
O autarca, Nuno Ferreira, faz um balanço "extremamente positivo" do evento, sublinhando que Freixo de Espada à cinta "foi palco do melhor voleibol de praia nacional".
"Este ano tivemos um maior número de equipas inscritas nesta etapa, o que é também bastante demonstrativo do espírito com que os atletas vieram até cá. Ao longo dos 3 dias as bancadas estivera bastantes preenchidas com destaque claro para os jogos das finais que aconteceram no domingo", afirmou o autarca.
Para Nuno Ferreira, a realização deste evento é positiva em três aspetos fundamentais, "a começar pela dinamização e promoção da Praia da Congida, passando pela dinamização da economia local com a hotelaria e restauração locais a beneficiar com o número de pessoas presentes para o evento, e finalmente o cimentar desta modalidade no nosso concelho".

"Cada vez mais Freixo de Espada à Cinta é uma afirmação em tudo aquilo que são políticas ativas do executivo. Pegando no exemplo deste evento, mostramos que um concelho do interior foi capaz de proporcionar um fim de semana fantástico a todos os que estiveram envolvidos, desde a organização, aos atletas e visitantes, sem esquecer os próprios freixenistas", conclui o autarca. ○
