3 minute read

Concluídas obras na Avenida General Alves Pedrosa

As obras na Avenida General Alves Pedrosa, integradas no programa de Regeneração Urbana da vila de Sabrosa, encontram-se concluídas.

Na intervenção foi regularizado o perfil do arruamento, dissimuladas as cablagens, que estão agora ocultas no subsolo, introduzidas novas luminárias, contextualizadas à escala e características do aglomerado existente, instalado mobiliário urbano necessário à fruição do espaço e construída a rede de águas pluviais. A obra pressupõe ainda o aumento, face às pré-existentes, de espécies ar- bóreas, a plantar no próximo mês de outubro devido às atuais condições meteorológicas, e a uniformização de espécies nas duas frentes urbanas.

Advertisement

Com esta intervenção foi também reorganizado o espaço público, criando assim condições necessárias para a fluidez do trânsito, promovendo a segurança rodoviária. Neste sentido, existe agora um maior número de espaços de estacionamento disponíveis, sobretudo junto aos equipamentos de utilidade pública instalados na via, como é o caso da Santa Casa da Misericórdia de Sabro-

Festival Sabrosa Summer Fest arrancou com “Histórias da Vermelhinha”

O festival de verão do município de Sabrosa iniciou na noite de 2 de agosto, com a peça de teatro “Histórias da Vermelhinha”, de Bento da Cruz, encenada pela Filandorra - Teatro do Nordeste, no Anfiteatro da Fonte Luminosa, em Sabrosa.

A divertida comédia, recebida com casa cheia, foi o espetáculo escolhido para a abertura deste festival que contou com a presença do Vice-Presidente da Câmara Municipal de Sabrosa, Martinho Gonçalves.

A peça, que espalhou a gargalhada pelo público, realçou a riqueza do mundo rural e as várias tradições do antigamente, recuperando o encanto dos contos populares que alegravam as noites de inverno à lareira e alimentavam a “coscuvilhice”.

O Sabrosa Summer Fest continua já no dia 23 de agosto, pelas 21H30, junto à Casa de Fernão de Magalhães com a apresentação de “Fernão de Magalhães Além do Fim do Mundo”, por Teatro Solo.

O Largo da Praça será também palco deste festival, que a 30 de agosto, pelas 21H30, re-

Sabrosa recebeu “Olha

Duas!” com Florbela Queiroz e António Calvário

sa, e da Fundação Patronato de Santo António, instituições de cariz solidário com um público sénior de mobilidade reduzida, e da antiga escola primária de Sabrosa.

Este projeto permitiu também a melhoria do ambiente urbano através de uma imagem global uniforme e cuidada.

A obra teve um investimento total de 290 282,19€ (duzentos e noventa mil duzentos e oitenta e dois euros e dezanove cêntimos) e foi enquadrada na medida do Plano de Ação de Regeneração Urbana (PARU), comparticipada em 85% pelo FEDER. ○

No passado dia 22 de julho, o Auditório Municipal de Sabrosa acolheu o espetáculo de Revista à Portuguesa “Olha que Duas!”, integrado na 5.ª edição do Festival Rir Sem Bilhete.

Sonhos em Cena apresentou um espetáculo onde se mistura crítica social, política, sátira, humor e atualidade, liderado por Florbela Queiroz e Antó- nio Calvário, duas das maiores vedetas do Teatro de Revista do país, acompanhadas pelos atores Raquel Caneca, Gonçalo Brandão, Ricardo Miguel e Sara Inês. Esta edição do Festival Rir Sem Bilhete terminará, a 28 de outubro, com o famoso ator e humorista Eduardo Madeira em palco. ○ cebe o festival de música Oito Mãos, com o espetáculo apresentado pelo grupo espanhol “Tor, Folk Céltico”.

Os D.A.M.A que têm destaque neste Sabrosa Summer Fest têm atuação marcada para dia 6 de setembro, pelas 22H00, no BB King Parque, terminando da melhor forma a edição deste ano.

O Sabrosa Summer Fest é organizado pela Câmara Municipal de Sabrosa. O festival integra a programação do Douro Cidade Europeia do Vinho. ○

Município de Sabrosa comemorou o Dia dos Avós em Fátima

No âmbito das comemorações do Dia dos Avós, o Município de Sabrosa organizou, no passado dia 26 de julho, um passeio convívio a Fátima, que juntou cerca de 800 avós de todo o concelho.

Distribuídos por 14 autocarros, os cerca de 800 avós visitaram o Santuário de Fátima, local de culto e oração, de enorme simbolismo para todos, seguindo-se um almoço convívio com todos os participantes na Quinta Dom Nuno.

Durante o almoço foram vários os momentos de alegria, numa festa onde imperou a música, a dança e muita animação, terminando ainda a tarde com um lanche, servido antes do regresso a casa.

Presente no evento, a Presidente da Câmara Municipal de Sabrosa, Helena Lapa, referiu que os avós “significam o afeto e a entrega, são eles o pilar da nossa sociedade e na vida das crianças, dos netos, que são o nosso futuro”. Na ocasião, agradeceu ainda a presença de cada um, desejando um feliz dia e apelando ainda à fé e união do concelho, “é importante ter fé no futuro, que é isso que nós procuramos todos, no dia-a-dia. Se estivermos juntos, unidos, se conseguirmos estar em comunhão com aquelas que são as necessidades do nosso concelho, e este tipo de evento, em que procuramos valorizar as pessoas que, pela sua ação, tanto contribuem para o crescimento e bem-estar familiar, tenho a certeza que seremos, cada vez mais, um concelho feliz e motivado para os desafios do futuro.”

Este evento, organizado pelo município de Sabrosa, contou ainda com a colaboração dos Bombeiros Voluntários de Provesende e do Centro Humanitário da Cruz Vermelha de Sabrosa, que acompanharam o evento com duas ambulâncias e equipas de operacionais preparados para intervir e apoiar na segurança de todos os participantes. ○

This article is from: