1 minute read

Agosto é mês de Tomate Coração de Boi no Douro

O festim está de regresso: os melhores tomates Coração de Boi das tradicionais hortas do Douro voltam à prova, num concurso que é também uma festa e que se realiza este ano na Quinta do Seixo, da Sogrape. Durante todo o mês há tomate do Douro nos restaurantes da região.

O Tomate Coração de Boi do Douro regressa à mesa de prova, no próximo dia 25 de agosto, na Quinta do Seixo, da Sogrape (Tabuaço). O concurso que veio para mostrar as qualidades superiores do Tomate Coração de Boi do Douro volta a reunir especialistas para elegerem o melhor tomate da temporada, integrando o júri chefes de cozinha de referência, enólogos, jornalistas e outros atores na área da gastronomia.

Advertisement

A par da prova, mantém-se o espírito festivo do concurso: terminado o apuramento do vencedor, pelas 18h30, tem lugar o jantar volante que é já um grande ponto de encontro entre produtores de vinhos do Douro, visitantes e turistas, animado por uma mesa de sabores à volta do tomate e vinhos das quintas concorrentes.

Estrela de verão, o Tomate Coração de Boi merece um con- curso que lhe dê fama, até porque tem, no Douro, argumentos para tal vaidade. Muita luz e grandes amplitudes térmicas típicas da região reforçam as qualidades de textura, sabor e suculência deste fruto carnudo e com poucas sementes. São estas virtudes naturais que motivaram a criação do concurso que começou por ser uma iniciativa de três amigos, Celeste Pereira, proprietária da empresa de comunicação e eventos Greengrape, Edgardo Pacheco, jornalista e atual curador do evento, e o produtor de vinhos Abílio Tavares da Silva, da Quinta de Foz Torto.

Na sua VIII edição, a Festa do Tomate Coração de Boi do Douro é um evento anual de valorização dos produtos autóctones e tradicionais da região vinhateira portuguesa Património da Humanidade e de Trás-os-Montes. “Este é também um modo de promover o território, a sua diversidade de produto e originalidade. Em sete anos, transformamos a época de produção do tomate numa festa no Douro, atraindo à região um número cada vez maior de pessoas. A iniciativa centra-se no Tomate Coração de Boi do Douro, mas vai muito além disso. É também um momento de exaltação da região vinhateira nas suas

This article is from: