2 minute read

INAUGURAÇÃO DA PRAÇA VINHO DO PORTO DE ERVEDOSA DO DOURO

Foi inaugurada no dia 8 de agosto, a Praça “Vinho do Porto”, em Ervedosa do Douro, um novo espaço central que vai permitir momentos de convívio e lazer a todos os habitantes e visitantes desta vila.

Advertisement

A cerimónia de inauguração teve início com guarda de hon- ra dos Bombeiros Voluntários de Ervedosa do Douro às entidades oficiais.

Posteriormente, decorreu um momento musical com a atuação do Grupo de Cantares de Ervedosa do Douro.

O Presidente da Câmara Municipal de S. João da Pesqueira,

Dr. Manuel Cordeiro, na sua intervenção abordou a crise que se vive no Douro e a necessidade urgente da requalificação das acessibilidades ao Concelho.

O Secretário de Estado Adjunto do Primeiro-Ministro, Dr. António Mendonça Mendes, agradeceu o convite e assegurou que

LANÇAMENTO DO LIVRO “S. JOÃO DA PESQUEIRA - PATRIMÓNIO IMATERIAL: LINGUAGEM, LENDAS E MITOS” DE ALEXANDRE PARAFITA

iria tentar ajudar na resolução das reivindicações identificadas.

No final dos discursos oficiais, foram descerradas as placas de inauguração da nova praça.

A cerimónia oficial encerrou com uma atuação da Banda Fi- larmónica de Riodades.

A animação musical decorreu pela noite dentro com o artista Fernando Correia Marques e a Banda RHP.

A obra teve financiamento de 85% do valor global (762.070,96€) dos programas Norte 2020, PROVERE e FEDER de 617.019,84€. ○

Decorreu no dia 22 de julho, no Museu do Vinho, a sessão oficial de lançamento do livro “S. João da Pesqueira - Património Imaterial: Linguagem, Lendas e Mitos, de Alexandre Parafita.

A apresentação esteve a cargo de David Carvalho, diretor artístico da Filandorra - Teatro do Nordeste, acompanhado pelos seus actores, que fizeram a representação cénica de excertos lendários desta obra.

«O concelho de S. João da Pes- queira e os pesqueirenses sentir-se-ão, certamente, orgulhosos por poderem desfrutar desta obra, que engrandece a sua memória e identidade. Nela se vem demonstrar a riqueza imaterial guardada em cada recanto da paisagem, em cada escarpa, capelinha, santuário, ou nas ruínas de antigos monumentos. (...)

Num tempo em que a UNESCO persiste em proclamar um pouco por todo o planeta os bens imateriais mais representativos como “obras-mestras” da humanidade, recomendando aos países o inventário, a preservação e o estudo do seu Património Cultural Imaterial, Alexandre Parafita, com esta obra, responde mais uma vez a esse desafio, com o rigor metodológico e científico que lhe é reconhecido.»

In Prefácio

O livro está disponível para aquisição na página oficial da Livraria Zéfiro: www.zefiro.pt ○

Foi na emblemática Praça da República, que teve lugar o evento “SLOW WINE - MOMENTOS COM VINHO”, integrado nas festividades do Douro . Cidade Europeia do Vinho 2023.

O centro histórico de S. João da Pesqueira foi decorado com os mais variados tipos de “pufes”, num ambiente descontraído para se ouvir música de forma confortável e apreciar os bons vinhos do Coração do Douro.

Com o DJ Master M, a dar início ao evento em modo Sunset pelas 19h30, o fim da tarde começou da melhor maneira. Por volta das 21h30, foi a vez dos Mia Band subirem ao palco, numa atuação agradável que contagiou todos os presentes.

No fim da noite, os Lizard Kings fecharam com chave de ouro o SLOW WINE - MOMENTOS COM VINHO, com grandes sucessos da música Rock! ○

This article is from: