4 minute read

Imperdível!

Há eventos que fazemos questão em repetir todos os anos e o BMW Motorrad Experience é um desses momentos. De ano para ano fica a promessa do regresso. Tem sido assim desde 2005 e com excepção dos anos em que a pandemia do COVID-19, nos obrigou a fechar em casa, temos marcado presença em todas as edições.

Da ousadia e do desejo em fazer algo único que celebrasse a BMW Motorrad junto dos seus clientes e mercado, nasceu em 2005 este evento, que desde a primeira edição deixou bem claro que os responsáveis pela marca bávara em território nacional, haviam descoberto a receita certa para o sucesso do evento. E a receita parece ser simples, mas revestida de uma complexidade enorme, que se tem vindo a afirmar como um dos eventos imperdíveis do ano. Quando falamos em receita “simples” falamos do conceito em si: juntar a gama de motos BMW num circuito como o Estoril e a partir daí dar a possibilidade a todos os clientes e potenciais clientes de testarem os modelos que mais curiosidade lhes suscitam, desde as desportivas (testadas em pista), passando pelas aventureiras Gs (num percurso offroad criado em específico para o efeito também dentro do recinto do autódromo) e ainda a gama mais estradista, cujos inscritos podem testar num percurso lindíssimo criado nas estradas ao redor do circuito do Estoril. tudo isto sem pagar um tostão e sem qualquer compromisso de compra! Por outro lado, a complexidade de trazer uma enorme quantidade de motos para durante três dias possibilitar esta experiência aos clientes, obriga a uma gigantesca operação que faz unir os concessionários de Norte a sul do país, que cedem as suas motos de serviço para este test drive enorme e coletivo. Já para não falar do real risco de queda a que cada moto está exposta ao longo de todo o fim de semana. Mas como é que tudo isto se processa? É o que vamos descobrir!

Advertisement

InscrIções

Por norma o evento tem-se realizado no mês de maio, e por norma é sempre na segunda semana do mês. As inscrições abrem semanas antes e, também por norma, costumam esgotar em pouco tempo. Mas ainda assim, a BMW continua a aceitar inscrições, criando listas de “reservas” caso haja alguma desistência. A inscrição, que é grátis e que é aberta a qualquer motociclista (desde que tenha os documentos em dia e carta de condução válida), contempla diversas atividades: condução em circuito, off road, estrada e ainda uma experiência ao estilo “corrida dos lentos” com a elétrica CE 04 e este ano, por ocasião da comemoração dos 100 anos da marca alemã, uma prova estilo “gincana” onde a ideia é ver que cumpre o percurso em menos tempo. Além disso, dentro das boxes reservadas ao evento, encontramos ainda um “showroom” de venda de equipamento e acessórios, alguns modelos icónicos (antigos e mais recentes) expostos e este ano, também novidade, o simulador de condução de moto em pista da Moto trainer Portugal. Um dia bem passado, portanto!

Mega organIzação

Para quem conhece este evento desde o seu início, é impossível não ver as diferenças na evolução da organização. Entrada organizada, com um enorme número de hospedeiras a receber e registar os convidados, bem como outras tantas a organizar, acompanhar e a encaminhar os diversos grupos para as diversas atividades. Onde também não se facilita é na segurança e se é detetada alguma falha no equipamento dos participantes, esses, lamentavelmente, terão que ficar apenas a assistir... falamos de uma “máquina” que ao longo de todo o fim de semana consegue gerir um afluxo de mais de 1200 inscritos, fora os convidados. Um evento que facilmente movimenta cerca de 2000 pessoas no circuito do Estoril durante estes três dias (sexta, sábado e domingo), sem filas de espera e com grande capacidade de adaptação e resposta aos contratempos que vão surgindo ao longo dos dias do evento, que este ano teve lugar nos dias 12, 13 e 14 de maio.

Que belo prograMa!

Para nós, imprensa e outros convidados, costumamos ter a manhã de sexta-feira reservada para nós, que serve também para a própria organização testar se a “máquina” está devidamente “oleada”. Para nós, é uma oportunidade para estarmos em contacto com amigos e com os responsáveis da marca, para dois dedos de conversa e testar as mais recentes novidades nos seus habitats naturais. Este ano, iniciámos a nossa participação no BMW Motorrad Experience 2023 pela pista, onde a moto que escolhi foi a desportiva s1000RR. Durante 20 minutos, desfrutámos de umas voltas ao traçado do Estoril, sempre atrás de um experiente guia que nos ajudou a descrever as melhores trajetórias. Para mui- tos dos convidados/inscritos, é uma ótima forma de fazerem o seu baptismo em circuito! terminado o nosso turno em pista, foi tempo de rumar ao “spot” off road, onde as aventureiras da gama (a família Gs) nos aguardava, assim como os incansáveis instrutores da Motoxplorers, que depois de um breve briefing de segurança e de dicas de condução, lá nos acompanharam ao longo de alguns exercícios que servem para testar um pouco as valências das trails da marca alemã. também aqui, tem servido, ao longo de todos estes anos, de baptismo “offroad” para muitos dos participantes no evento. A moto por nós eleita neste cenário foi a R1250Gs!

Para preencher algum (pouco) tempo morto entre atividades, houve quem conseguisse experimentar o simulador da Moto trainer Portugal, coisa que nós não conseguimos, mas é uma das experiências que vamos querer ter num futuro próximo, seja nas instalações da Moto trainer, seja num próximo evento onde nos cruzemos.

Enquanto esperávamos pelo passeio em estrada, tivemos a oportunidade de fazer a corrida dos lentos, um percurso que desenhava um 100, onde a ideia era não só cumprir o percurso no maior tempo possível (sem colocar os pés no chão), mas, essencialmente, podermos ver o equilíbrio da novíssima elétrica da BMW, a CE 04. Imediatamente a seguir a este desafio, passamos ao seguinte, que era o oposto! Cumprir um outro percurso no mínimo tempo possível! Aí, a nossa moto eleita foi a G 310 Gs, uma moto muito leve e ágil! Diversão ao máximo!

Para fechar em beleza, chegou o tão esperado “scenic ride” que é como quem diz, o passeio por estrada, que leva os “test riders” a percorrer a zona envolvente do circuito do Estoril, com passagem obrigatória pela serra de sintra, através da estrada da Lagoa Azul! Desta vez, a nossa escolhida foi a turística R 1250 Rt. E assim cumprimos mais uma manhã de grande diversão e com a promessa de que para o ano, lá estaremos! Parabéns à BMW Portugal!

This article is from: