
4 minute read
Mais música
Após 21 anos no mercado, a Yamaha TMAX é atualizada com uma oitava geração mais tecnológica, ágil e confortável do que nunca. O objetivo é continuar a ser uma clara referência entre as maxi-scooters sport premium, uma categoria que esta mesma moto inventou quando foi lançada em 2001. As forquilhas estão ainda mais bem afinadas.

Advertisement
A nova geração está disponível em três acabamentos: cinzento, azul ou este vistoso amarelo p e
DESDE 12.295 EUROS
O espaço sob o assento permite incluir um capacete integral ou dois jet, além de ter luz de cortesia também é forrado
AYamaha TMAX mudou de “cara” para acentuar ainda mais a sua desportividade, um bom exemplo de um produto com dupla finalidade, sport-touring, que é agora imortal. Esta maxi-scooter chegou aos concessionários em 2001, e nessa altura tinha um quadro em aço tubular, motor de cilindros paralelos de 499 cc, 40 CV e alimentado por carburadores. O quadro em alumínio apareceu em 2008, foi revisto em 2017 e houve já duas subidas de cilindrada (2012 e 2020).

O Motor Familiar
Além do design agressivo, os principais acréscimos feitos na TMAX 2022 incluem: acelerador eletrónico com um novo sensor de posição, painel de instrumentos a cores TFT de 7” com conetividade Bluetooth, interruptores retro iluminados mais funcionais, guiador ajustável, ergonomia otimizada, assento com apoio lombar, controlo central unificado (arranque/ bloqueio), jantes de alumínio forjado e porta-luvas com entrada USB. O motor da nova geração TMAX é o mesmo motor de cilindros paralelos de 562 cc com Euro 5 que estreou há dois anos (uma mecânica DOHC de 8 válvulas com 47 CV e 55,7 Nm a 5.250 rpm), tal como o chassis basculante em alumínio. De série, inclui um modo duplo de condução (Touring e Sport), controlo de tração, chave de proximidade, suporte central com bloqueio, iluminação full-LED, travão de estacionamento, porta-luvas lateral com entrada USB, pinças de travão dianteiras de montagem radial e depósito de combustível de 15 litros.
O painel de instrumentos TFT de 7” com conetividade Bluetoooth e navegação junto ao guiador ajustável são dois pontos em destaque do modelo 2022
Nestas duas décadas, a TMAX tornou-se um ícone entre as maxiscooters, devido ao seu excelente desempenho, tornando-se ainda num clássico essencial na história das duas rodas em geral e da Yamaha em particular: as suas mais de 350.000 unidades vendidas em 87 países, com 54% das vendas no segmento das scooter do catálogo Yamaha, são a prova disso. A Aprilia e a BMW desistiram de tentar derrubá-la. Só o tempo irá provar quem tem razão.


A Vers O
A versão Tech Max difere do modelo padrão por ter um para-brisas eletricamente ajustável em altura, controlo de velocidade, punhos e assento aquecidos, suspensão traseira ajustável e as cores próprias.
MÁXIMA DESPORTIVIDADE
O novo guiador de alumínio forjado, juntamente com um assento mais longo com apoio lombar ajustável e uns apoios para os pés também
Forquilha invertida, pinças de travão radiais Advics, pneus Bridgestone Battlax SC2 e jantes forjadas de alumínio, uma característica mais comum em superbikes maiores melhoraram em relação às versões anteriores. Agora a postura é ligeiramente mais agressiva, colocando o condutor com o corpo mais inclinado para um feeling mais desportivo e uma melhor comunicação com o pneu dianteiro. A posição de condução é muito boa e sobra ainda muito espaço de movimentos.

Podemos apoiar bem ambos os pés no chão, graças ao assento mais longo, e os apoios para os pés que verticais são sempre bem vindos, caso se queira descansar as pernas.
À nossa frente fica o novo painel de instrumentos multi-informação com três designs para à escolha do freguês, e o menu principal na parte inferior. A partir do botão MODE na unidade de controle direita muda-se o caráter do motor, tornando-o mais desportivo (Sport) ou mais tranquilo (Touring). E a partir do joystick na unidade de controle esquerda acede-se a tudo o resto de forma fácil, intuitiva e rápida, destacando as novas possibilidades “conectadas” com o telemóvel, através de uma app.



Ao ralenti, as vibrações são inexistentes, e em movimento apreciamos rapidamente a suavidade, a linearidade e a sensação requintada pela
Um design renovado com uma frente mais agressiva e uma traseira mais moderna e estilizada, com destaque para a iluminação full-LED qual este modelo sempre foi conhecido. Está agora mais suave do que nunca, e além disso ostenta uma aceleração notável ao mínimo toque. Não é tão seco e direto como outros modelos, e de forma muito rápida o ponteiro chega ao último número do velocímetro, sem solavancos. Os seus 220 kg (cheio) e o trabalho feito na transmissão também levam a este tipo de prestação. O controlo de tração funciona muito bem e nunca entra em funcionamento sob uso lógico. No Modo Sport o motor responde de forma mais direta do que no Touring, sendo este último ideal para todos os tipos de condutores, com uma resposta mais suave e progressiva, mas igualmente eficaz. O novo acelerador oferece um tato ainda mais suave, direto e preciso, tal como aquilo que seria esperado de um produto com este custo e posicionamento.
Um centro de gravidade baixo e uma boa distribuição de peso levam a que a TMAX ande como peixe na água em estradas sinuosas, enquanto se con- segue ter uma estabilidade irrepreensível quando se procuram as melhores curvas. Isto porque temos um motor equilibrado e consistente, sendo que o quadro continua a fazer da estabilidade o seu ponto forte. A afinação da suspensão foi revista, mantendo-
COM GRANDE ESTABILIDADE, O QUADRO CONTINUA A SER A SUA PRINCIPAL VIRTUDE
se mais firme do que antes, mas sem sacrificar o conforto na condução. Por outro lado, as novas jantes forjadas conseguem aumentar a sua agilidade, oferecendo mudanças de direção instantâneas, dignas das scooters mais pequenas. Mais uma vez, a inclinação é infinita e serão apenas os avisos do descanso que no irá manter na linha. O funcionamento de todo este conjunto é surpreendente e, embora existam modelos mais potentes, ne-nhum funciona de forma tão homogénea como esta Yamaha.
Pre Os
A TMAX (modelo padrão) começa nos 13.295 euros (em acabamentos amarelo, Icon Blue – azul - e Sword Grey - cinzento), enquanto a versão Tech Max está disponível em preto (Dark Petrol) e cinzento (Power Grey) por 14.695 euros. A ambas se podem adicionar dois packs de acessórios, Urban (com mala traseira de 34 ou 45 litros, suporte e grelha traseira, entre outros) e Sport (com para-brisas curto fumado, além de embellecedores em alumínio para os apoios dos pés ou protetores de manetes). Destaque ainda para um novo sistema de escape completo Akrapovic, de titânio.

Tudo música para os ouvidos dos fãs da TMAX.

ZERO JUROS. ZERO ENTRADA.