
2 minute read
Opção elétrica
a nova ford e‑transit courier foi, finalmente, desvendada. É o furgão 100% elétrico mais pequeno da gama de comerciais da marca da oval azul, que chega ao mercado com um desenho mais moderno, um grande volume de carga e um motor elétrico de 136 cV. terá ainda opções a gasolina e a gasóleo. por reDação

Advertisement
Agama de veículos comerciais da Ford amplia‑se com a sua opção mais pe quena. A nova E‑Transit Courier foi revelada e assume se como um modelo que oferece um de sign mais moderno e um paco te de novidades importantes pa ra se consolidar como uma das opções mais vendidas no seg mento dos furgões elétricos. A marca da oval azul aproveitou ao máximo a plataforma Global B que serve de base ao Fiesta e ao Puma para este nova Transit 100% elétrica. Desenvolvida pa ra a Europa, a E‑Transit Courier destaca‑se pelo desenho mo derno na secção dianteira, com uma grande grelha fechada e uns faróis de dimensões gene rosas que se integram perfeita mente nesta área, juntando‑se através de uma barra luminosa com no Ford Explorer Electric, oferecendo uma assinatura lu mínica única e perfeitamente re conhecível nas extremedidades, com um pára‑brisas inclinado e largo, com o qual é possível ele var a altura do tejadilho, o que permite oferecer uma elevada capacidade de carga.


uM passo à frente
No interior, o condutor e o passa geiro dão um importante passo em frente, com um tablier domi nado pela tecnologia e digitali zação, destacando‑se um painel de instrumentos e um ecrã tá til sobre a consola central, am bos de 12”, sendo que esta últi ma conta com a mais recente geração do sistema multimédia SYNC4, Android Auto e Apple CarPlay, sem cabos e de série em todas as versões, para além das atualizações “over‑the‑air”. A Ford optou por oferecer de terminados serviços através de um programa de subscrição. Por exemplo, um sistema de nave gação conetado que dispõe de informação do trânsito em tem po real, procura por lugares de estacionamento, zonas de carga e descarga. Propõe ainda um es paço de carga amplo e maior do que a do seu antecessor.

atrás dos Bancos
Atrás dos bancos dianteiros, conta com um espaço de car ga com 1,80 m de comprimento, ao mesmo tempo que a largura entre as cavas das rodas tam bém cresceu para os 1,22 m, tu do graças à instalação de uma nova suspensão traseira mais compacta. O resultado traduz ‑se numa capacidade de carga máxima autorizada de até 700 kg e um volume de 2,9 m3, face aos 2,3 m3 do modelo que ainda se encontra à venda. A tudo isto soma‑se uma capacidade de re boque de até 750 kg.
Por fim, resta darmos a conhe cer os pormenores técnicos. A E‑Transit Courier conta com um motor elétrico que debita 100 kW, equivalente a 136 CV, e uma ba teria de iões de lítio da qual ain da se desconhece a capacidade e a autonomia. Esta informação, a Ford só deverá dar a conhecer em 2024, ainda que se saiba que vai contar com um carregador rá pido com uma potência máxima de 100 kW, que permitirá carregar a bateria de 10 a 80% em me nos 35 minutos, alcançando em 10 minutos uma autonomia de 87 km. A velocidade máxima está li mitada a 145 km/h.

O novo modelo vai ter opções a gasolina e a gasóleo, com esta nova imagem, que estão à venda já no decorrer deste ano.
