
2 minute read
shacMan X6000 O Rei é chinês
scania perdeu o título de camião mais potente do mundo. então? Os 770 cV do V8 sueco não conseguem bater os 800 cV deste shacman X6000 que, para já, foi lançado na china e cujo motor euro 6 pode fazer com que chegue à europa. por riCarDo Carvalho o X6000 aqui nuMa confiGuração trator de 3 eiXos.
Mais, advérbio de quantidade co mo nos diziam na escola, que tam bém faz parte do mundo au tomóvel. Mais tecnologia, mais equipamento, mais rápidez e, sobretudo, mais potência. É um mantra que se repete para dar “mais” relevância ao produ to. Neste caso, falamos‑lhe do camião mais potente do mun do, com motor de combustão, que destronou outros modelos mais aclamados. Falamos‑lhe do Shacman X6000.
Advertisement
Mas vamos por parte. O rei nado desse segmento já te ve vários monarcas. Primei ro foi a Volvo Trucks, que em 2008 apresentou o FH16 com 700 CV. Em 2011, o mesmo Vol vo com o mesmo motor che gou aos 750 CV. Mas os outros suecos, os de Sodertalje, con seguiram desenvolver um V8 com 770 CV que fez da Scania a marca com o camião mais potente do mundo. Mas este reinado terminou por culpa do Shacman X6000 que debita uns expressivos... 800 CV.
A Shacman transformou‑se num dos maiores produtores de camiões do mundo e nas ceu em Shaanxi, na China. Foi apresentada nos mercado chi nês e russo e poderá, quem sa be, chegar à Europa, mas ainda não está nada confirmado.
Este modelo já se vendia an teriormente, mas com moto res muito menos potentes (en tre 11,5 e 12,9 litros). Com estes propulsores, a sua potência máxima não ultrapassava os 560 CV, mas em 2023 miuita coisa vai mudar.
Motor de 16,6 litros e cai X a de 16
Debaixo da cabina encon tramos um motor Weichai WP17H800E68 Euro 6 V8 de 16,6 litros que debita 800 CV e disponibiliza um binário de 3750 Nm. A potência passa pa ra as rodas através de uma cai xa de 16 velocidades e de um sistema 6x4. De acordo com os dados fornecidos pela marca, conta com a homologação Eu ro 6 chinesa.


Se nos fixarmos no design da cabina, vamos que não é mui to diferente dos tratores habi tuais do segmento. Dispõe de uma cabina proeminente e de uma secção dianteira plana, na qual se podem observar várias entradas de ar e os faróis têm o formato de um “C” como cara terística mais distintiva.
No interior encontramos um volante multifunções, dois ecrãs de grandes dimensões (um pa ra o painel de instrumentos e um segundo para o sistema multi média), arranque sem chave, e destaca‑se ainda pela seguran ça, com cruise control adaptati vo, sistemas de advertência de colisão, alerta de saída de faixa de rodagem e até controlo au tomático da pressão dos pneus. Talvez um dia a ter em conta.