2 minute read

Agora sim, com autonomia

O furgão de transporte de mercadorias da Mercedes‑Benz eletrifica‑se na sua plenitude. chega agora renovada, com 200 cV de potência e três diferentes opções de bateria para cumprir com as necessidade de cada utilizador.

por riCarDo Carvalho

Advertisement

AMercedes‑Benz

Vans apresenta o seu modelo elé trico mais recente que chegará ao mercado au tomóvel de 60 países nos pró ximos meses. O furgão elétrico eSprinter vem completar o ca tálogo da Sprinter convencio nal e fá‑lo apresentando di versas alternativas como dois comprimentos, três opções de carroçaria, três tamanhos de bateria e duas alternativas de potência. Assim, este modelo passa a ser um dos mais po lifacetados e adaptativos da gama alemã. Esteticamente, são poucos os elementos concretos que se destacam nesta renovada eSprinter com motor elétrico, para além dos logótipos ou dos emblemas particulares. O pára‑choques dianteiros sur ge agora mais carenados que o dos modelos de motor tér mico. Debaixo do lofgótipo da estrela fica situada a tomada de carregamento.

A zona do habitáculo deste eSprinter incorpora um novo módulo para o sistema de in foentertenimento central com o sistema MBUX de última ge ração, que chega pela primei ra vez a um furgão da marca alemã (até à data o novo sis tema era apenas para os li geiros). Este novo software acolhe a navegação “Electric Intelligence” que permite pla nificar melhor a rota de acor do com a autonomia elétrica do veículo.

t rês M ódulos

O renovado modelo baseia‑se num novo conceito desenvolvi do por três módulos. Graças a tal, este veículo permite uma maior liberdade no desenho do mesmo, com várias conversões que até agora eram unicamen te propostas na Sprinter con vencional. O módulo dianteiro inclui todos os componentes elétricos, assim como a pró pria cabina; este será sempre o mesmo e vai poder ser com binado com outras secções de carroçaria para trabalhos mais específicos.

O módulo intermédio inclui a própria bateria, integrada no chassis, e que fica posicionada entre os dois eixos para dota o furgão elétrico de um centro de gravidade mais baixo. O ter ceiro e úlçtimo pilar é o própria eixo traseiro, que tem a tração elétrica. Esta estrutura será co mum a todas as variantes des te renovado modelo.

Tal como já referimos nes te texto, a Mercedes eSprin ter oferece até três opções de carroçaria: furgão de tamanho médio, furgão grande e uma opção chassis‑cabina. A opção de maiores dimensões atinge uma capacidade de carga de 14 m3, um peso máximo au torizado de 4,32 toneladas e a possibilidade de reboque até às 2 toneladas.

Quanto a componentes elétri cos, a nova Mercedes eSprinter possui uma mecânica totalmen te nova, com um motor elétri co redesenhado e mais eficiente e o já mencionado eixo trasei ro elétrico. Todos estes elemen tos estreiam‑se na primeira vez neste furgão elétrico. A potência máxima é de 150 kW (200 CV) e 400 Nm de binário, mas vai exis tir uma alternativa menos po tente com 100 kW (130 CV).

Em destaque

• Dois motores de 100 e 150 kW

• três baterias distintas

• até 500 km de autonomia

• novo módulo MBuX

• Mais opções de carroçaria

Bateria lfp

O sistema elétrico é alimen tado por uma bateria de LFP de três tamanhos distintos à es colha, de acordo com a neces sidade do utilizador. Estas dis põem de uma capacidade útil de 56, 81 ou 113 Kwh. Desta for ma temos uma autonomia má xima até aos 400 km na com binação de furgão de grandes dimensões e bateria maior, e mais de 500 km em zonas ur banas. A nova Mercedes eS printer poderá carregar a sua bateria, tanto em corrente alter na como em corrente contínua.

A potência máxima é de 115 kW em estações de carga rápida. Isto significa que poderá passar de 10 a 80% de carregamento em apenas 28 minutos à carga para a bateria de 56 kWh ou até 42 minutos para a de 113 kWh. A chegada ao mercado deve rá acontecer lá para o final de 2023 por um preço ainda a de terminar. Vai ser produzida em três unidades fabris diferentes nas quais a Mercedes vai fazer um investimento de 400 mi lhoes de euros para cada uma: Düsseldorf, Charleston e Lud wigsfelde.

This article is from: