1 minute read

Viver do mundo, caminhando

CAPÍ tu L o 1

Nunca saberemos de verdade como e do que se alimentavam os mais remotos ancestrais dos homens, aqueles primatas nômades que viveram na África há milhares de séculos. Examinando os rastros de vegetais e animais presentes nos locais onde foram encontrados alguns de seus primeiros vestígios e a dentição de seus esqueletos,*, 206, 207 é possível determinar se alguma dessas espécies pré-humanas era vegetariana, carnívora ou onívora; e é possível deduzir o que comiam com base na fauna e na flora dos arredores de onde viviam.

Advertisement

Podemos pensar que esses seres encontravam sozinhos, separadamente, aquilo que precisavam para se alimentar, e que comiam sozinhos, ainda que seja certo que a busca por alimento é uma das fontes daquilo que se chamará, bem mais tarde, de linguagem, um dos primeiros assuntos de conversa e de reunião de famílias e tribos.

* As notas explicativas e de tradução, indicadas no texto por um asterisco, estão localizadas no rodapé, enquanto as notas bibliográficas, numéricas, estão reunidas ao final deste volume. [N.E.]

This article is from: