Gazeta do Tatuapé - 2533

Page 1


Segundo o ex-superintendente da ACSP, Dr. Edson Grandesso, “a criação do prêmio foi uma forma de homenagear em vida o historiador, pesquisador e escritor tatuapeense Pedro Abarca, que dedicou sua vida ao enriquecimento cultural e educacional na nossa região. > VEJA + Página 3

+

CPTM

Projeto Respira na Estação Tatuapé

Ao longo de 2024, milhares de pessoas foram impactadas com as ações culturais realizadas pela iniciativa como o Respira Day, realizado no mês de maio no Parque Ceret, onde foram oferecidas diversas oficinas de contação de histórias, artesanias, relaxamento e exames de saúde gratuitos. > VEJA + Página 4

TRANSPORTE

Mais 1,3 mil ônibus elétricos para SP

A Prefeitura de São Paulo assinou na última sexta-feira, dia 29, um empréstimo no valor de R$ 2,5 bilhões com oBanco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social para adquirir mais 1.300 ônibus elétricos, não poluentes. > VEJA + Página 4

2 OPINIAO GAZETA 40 ANOS ACONTECENDO ~

editorial

A boa

relação

começa na educação

POR GAB SAAB

As crianças nascem, crescem e se desenvolvem no contexto familiar, que se estende ao ambiente escolar e social.

Famílias em geral, costumam ser disfuncionais e normalmente não percebem condutas e padrões comportamentais porque, ao vivenciarem hábitos, entendem aquilo como o certo e consequentemente repetem ciclos.

É na primeira infância que acontece a formação psicóloga, cujo ambiente de convivência é fator determinante para o crescimento saudável.

Todos nós herdamos padrões comportamentais de familiares que se repetem de uma geração a outra. Essa transgeracionalidade chega aos descendentes como acontece com as transmissões via Bluetooth, sem necessidade de conexão direta para captar e reproduzir hábitos e valores.

Isso também pode acontecer automaticamente mesmo sem convivência entre familiares, como nos casos em que netos podem repetir padrões de avós que nunca tiveram convívio, ou seja, herdam atitudes similares.

A família é responsável por acolher, ensinar e repassar valores, promovendo um ambiente seguro para desenvolver empatia e habilidades emocionais na construção de boas relações pessoais e sociais.

Estudos indicam que o ambiente de convivência é fator determinante para o desenvolvimento emocional da criança.

O desafio da família é reconhecer os padrões de repetição de ciclos relacionais de seus antecessores e, com sabedoria, transformá-los em condutas assertivas na transmissão de comportamentos e valores lapidados.

Buscar conscientizar pais e filhos sobre a importância das conexões saudáveis para o desenvolvimento pessoal e bem-estar coletivo, afinal, os bons relacionamentos começam na primeira educação. Estarmos atentos ao que transmitimos às crianças também nos permite questionar as próprias condutas, a fim de não perpetuar comportamentos violentos e intolerantes. A magia da relação está em conviver em paz e harmonia, ligados por uma união de amor e respeito.

MUDANÇAS

É possível trabalhar nos EUA com visto de turista?

POR VINÍCIUS BICALHO

Uma dúvida recorrente entre os brasileiros que visitam os Estados Unidos é sobre a possibilidade de trabalhar utilizando o visto de turista (B2). A resposta é categórica: não é permitido exercer atividades remuneradas com esse tipo de visto. A legislação migratória americana é clara ao restringir o visto B2 para atividades como lazer, tratamento médico ou visitas a familiares. Qualquer tentativa de trabalhar com esse visto viola as regras, sujeitando o indivíduo a sérias consequências, como a negação de futuros vistos e até a proibição de retorno ao país. Porém, há caminhos legais para aqueles que, já nos EUA como turistas, desejam prolongar sua estadia para estudar ou trabalhar. O advogado Dr. Vinicius Bicalho, sócio fundador da Bicalho Consultoria Legal, explica: “É possível transformar o visto de turista em um visto de estudante (F1) ou de trabalho temporário (H1B ou O1), desde que a pessoa ainda esteja dentro do prazo de permanência legal.”

SOBRE O VISTO B2 Os Estados Unidos disponibilizam atualmente 187 tipos diferentes de vistos, cada um direcionado a perfis específicos de viajantes, conforme o objetivo da estadia. Em 2023, foram emitidos 1,1 milhão de vistos para brasileiros, posicionando o Brasil como o terceiro país em emissões globais. De acordo com a Embaixada dos Estados Unidos, 94,4% dos vistos concedidos a brasileiros são das categorias

QB1 (negócios) e B2 (turismo, tratamento médico, participação em eventos recreativos ou visitas a familiares). Embora essas categorias sejam amplamente utilizadas, é fundamental respeitar as normas que as regem, especialmente a proibição de atividades remuneradas.

O visto B2 possui validade de até 10 anos, no entanto, o período de permanência permitido no país é determinado pelo oficial de imigração no momento da entrada, geralmente limitado a seis meses. Para quem decide ficar no país após a entrada como turista, existem opções legais para mudar o status de forma segura, sem infringir as leis migratórias.

AS PRINCIPAIS

ALTERNATIVAS SÃO:

Mudança de Status: Processo que permite alterar o visto de turista (B2) para outro tipo de visto de não-imigrante, como o de estudante (F1), temporário (O1 ou L1) ou de investidor (E2). Esse procedimento é feito dentro dos EUA e autoriza o estrangeiro a permanecer no país enquanto o pedido está sendo analisado.

Ajuste de Status: Voltado para quem deseja solicitar a residência permanente (Green Card) com base em relações familiares ou emprego. Neste caso, é necessário verificar a disponibilidade do visto desejado no Visa Bulletin e garantir que não houve permanência irregular. É essencial que o indivíduo esteja em situação legal para que a solicitação seja aceita. “Ultrapassar o tempo permitido de permanência pode inviabilizar o pedido de mudança de status ou de Green Card”, adverte Dr. Vinicius Bicalho.

Vinícius Bicalho é advogado licenciado nos EUA, Brasil e Portugal; Sócio fundador da Bicalho Legal Consulting P.A.

espaço do sindico

Providências de fim de ano

uem acha que as preocupações dos síndicos e administradoras de condomínio no final do ano se resumem a decoração de Natal está muito enganado. São cuidados com a segurança no período de férias, dissídio dos funcionários, 13º salário, gratificações de Natal, impostos, previsão orçamentária para o ano seguinte e muitos outros pontos que chegam ao mesmo tempo. Por conta disso, especialistas apontam que se organizar é a melhor saída. Um condomínio preparado para todas as exceções do final do ano não passa por problemas que podem gerar confusão e muita dor de cabeça. Para evitar a inadimplência causada pelas viagens de final de ano, é bom entregar com antecedência a cota condominial de janeiro. Assim, o condomínio não corre o risco de ficar no prejuízo por conta da ausência de seus moradores.

Outro ponto é convocar uma assembleia para definir o orçamento do próximo ano (previsão orçamentária). Isso é fundamental para que os moradores tenham conhecimento dos planos administrativos do condomínio.

O último trimestre do ano é marcado por um aumento médio de 15% nos custos condominiais por conta de gastos da época. Então, o ideal para não pesar no orçamento dos condôminos é prever esses gastos no orçamento do ano e dividi-los em 12 meses junto com a cota condominial.

O fim do ano também é marcado pelo esvaziamento do condomínio por causa das férias. Condôminos viajam

e nem todos se preocupam com medidas de segurança para o período. Nesse sentido, cabe à administração do condomínio alertá-los e orientá-los sobre o assunto.

Funcionários também devem estar em alerta. Isso porque os ladrões sabem que esse é um momento propício para ações nos condomínios. Cursos de segurança são sempre bem-vindos, mas orientações e lembretes sobre normas e segurança são essenciais.

Além disso, assim como os outros gastos que são típicos do fim de ano, as caixinhas e abonos para funcionários e prestadores de serviços devem estar previstos no orçamento anual do condomínio.

Caso o condomínio não tenha feito essa previsão, o ideal é reunir os moradores em assembleia e fixar um valor ou uma margem do que pode ser oferecido. As administradoras indicam que o dinheiro seja repassado ao condomínio que cuidará da distribuição. Dessa maneira, evita-se constrangimentos caso algum morador opte por não participar. Alguns condomínios optam apenas por deixar um livro (“o livro de ouro”) na portaria para registro da caixinha dada por cada morador aos funcionários e/ou prestadores de serviços. Apesar de ser muito comum, tal prática não é recomendada por especialistas por ser algo impositivo e discriminatório. Vale ressaltar que o condomínio não é obrigado a oferecer uma gratificação nem os condôminos a dar a famosa “caixinha”. Portanto, cabe à assembleia ou ao morador decidir se haverá essa despesa e não aos funcionários.

O governo petista engana e disfarça com maestria

POR SERGIO CARREIRO DE TEVES

Há mais de um mês só se fala em “redução de gastos do governo” para equilibrar a economia, sustentar a inflação dentro das metas fixadas para o ano, evitando que haja uma explosão desenfreada de preços e não deixar o PIB inferior a dívida do governo.

A espera foi grande, o carnaval nem se fala e, no final, aquela famosa historia: “a montanha pariu um rato”, muito falatório e muito pouca coisa surgiu de pratico, para “dourar a pílula”. O Lula fez uma graça para o povo, aumentado o limite de descontos do IRPF passando para R$ 5.000,00 dizendo cumprir uma promessa de campanha. A cilada é flagrante, falava-se em redução de gastos e produção de riquezas para reduzir o endividamento do governo e no final, para enganar, ele reduz uma fonte de renda que é aumentando o limite para o desconto de imposto de renda na fonte, atingido mais de 80% dos trabalhadores que deixarão de pagar imposto com esse aumento do limite de isenção, é muito bom, sem dúvida, sobrará mais dinheiro no bolso do trabalhador, mas, não era isso que se esperava, embora seja de bom grado. Há um enorme ceticismo sobre o pacote de contenção de gastos do governo e isso provocou uma escalada de alta no valor do dólar, ele nesta semana acabou ultrapassando o valor de R$ 6,00, coisa que nunca aconteceu na história deste país, como diz o Lula. Isso obrigará ao governo a novas medidas de ajuste fiscal para controlar as dívidas públicas, ao invés de reduzir como era a meta, aumenta a dívida e enfraquece as atividades econômicas, especialmente as empresas que têm dívidas lastreadas no dólar, isso refletirá nos preços dos produtos, inclusive nos combustíveis.

O pacote se preocupou com o salário-mínimo, agora só seguirá a inflação, sem outros acréscimos e as aposentadorias, não terão mais o mesmo aumento do salário-mínimo, mexe com os benefícios continuados e a previdência dos militares.

Onde está o verdadeiro gasto inútil que são os órgãos dos governos, no Senado, na Câmara, cada deputado tendo um batalhão de assistentes que nem conhecem o local de trabalho, isso continua tudo como está.

As famosas emendas parlamentares, o orçamento secreto tão criticado da época do Bolsonaro, nada muda, aí estão as fontes de gastos inúteis, face a ineficiência desses órgãos. Nos militares, vamos ver se eles acabam com as aposentadorias de viúvas de militares e filhas solteiras de militares, um resquício ainda da época Vargas, que permanece vigente, elas se juntam com parceiro ou parceira, mas, não se casam, para não perder suas aposentadorias.

Os que estão no governo, só estão esperando a aposentadoria, porque os empregos estão garantidos, saem com valores de aposentadoria igual aos salários dos que permanecem na ativa e continuam a ter todos os aumentos que são dados para os que continuam na ativa. Realmente é muito difícil, esperava-se um pacote que trouxesse economias e acabamos mais uma vez enganados, nada reduz o gasto do governo e só o bolso do trabalhador é que sairá sacrificado, como se ele fosse o verdadeiro vilão da história, quando em verdade é a grande vítima.

Sergio Carreiro de Teves é jornalista, professor e advogado atuante nas áreas civil, trabalhista, tributarista, administrativa e comercial

", 2, 3, Bandidos no Xadrez" - "Queremos segurança, senão o povo dança" - "Fechado por luto; morreu a segurança, vitimada pela omissão de nossos governantes"; "Abrimos dentro de uma hora, estamos em protesto contra a falta de segurança", esses dentre os muitos "slogans" usados em canto, em cartazes ou fixados nas portas dos estabelecimentos comerciais do Largo do Rosário, Praça 8 de Setembro e Av. Penha de França, nesta última 4ª feira, quando uma passeata de protesto contra a falta de segurança, chamou a atenção da imprensa falada, escrita e televisada de São Paulo e do Brasil. Foi uma passeata pacífica, porém, de muita validade, para sensibilizar as autoridades pela falta de segurança que vem num crescendo assustador, não só na Penha, como em toda a Zona Leste, para não se dizer no Estado todo. Segundo alguns, hoje, nós somos os presos, dentro de nossas casas, enquanto os marginais estão soltos pelas ruas. Outros lamentam até a falta da pena de morte, única solução para o grave problema que é o crescimento da marginalidade. A passeata com crianças, homens e mulheres, saiu do Largo do Rosário, passando pela

Praça 8 de Setembro, indo até o final da Av. Penha de França, com todo o comércio fechando suas portas das 17 às 18 horas, em solidariedade ao movimento, sendo que os manifestantes eram aplaudidos e festejados pelas pessoas que estavam nos logradouros e nas sacadas dos prédios. Essa manifestação vem sendo preparada há algum tempo pelos seus organizadores (Clubes de Serviços, Sociedades Amigos de Bairros, Associações Comerciais, Clubes de Diretores Lojistas, Lojas Maçônicas, todos da Zona Leste), crescendo cada vez mais interesse por um total sucesso, pois, o problema cresce a cada dia, isto é, ninguém tem mais segurança. Ressalte-se o caráter, absolutamente apolítico do movimento, que, inclusive, no momento da passeata, seus integrantes impediram o deputado Jair Andreoni de colocar faixa de "apoio". Hoje, segundo um médico pediatra da Penha, ele sai do consultório, com dinheiro em 2 bolsos, um para o ladrão, outro para pagar o estacionamento. Segundo o comandante do 2º Batalhão de Polícia, Major Gonzaga, que viu a passeata com muita simpatia, pois estimula o governo a fornecer mais homens e equipamentos; o efetivo de seu batalhão é de 200 homens, para cobrir uma área de quase 2 milhões de habitantes.

Prefeitura realiza mostra gratuita no Teatro Arthur Azevedo

Peças para os públicos adulto e infantil são as atrações da 2024 em Cena, que será promovida em todas as regiões da cidade

APrefeitura realiza, até o próximo dia 15 de dezembro, espetáculos no Teatros Arthur Azevedo, durante a Mostra 2024 em Cena. Serão apresentadas duas. peças infantis e duas para o público adulto. O evento é gratuito.

A Mostra, que está em sua quinta edição, tem curadoria de Júlio César Dória. Foi realizada em 2011, 2013, 2014 e 2022. TRILHA PARA AS ESTRELAS

Da Cia Barracão Cultural, com direção de Thaís Medeiros e texto da criação coletiva, as apresentações acontecerão nos dias 7 e 8, sábado e domingo às 16 horas. Classificação livre.

Trilha para as estrelas da Cia Barracão Cultural Divulgação

TIO VÂNIA Do Grupo Tapa, com direção e tradução de Eduardo Tolentino de Araújo e texto de Anton Tchekhov, as apresentações acontecerão nos

dias 6, 7 e 8, sexta e sábado, às 20h30 e domingo às 19 horas. Indicada para adultos. PARA MEU AMIGO BRANCO Com direção de Rodrigo França e texto de Rodrigo França e Mery Delmond, as apresentações acontecerão nos dias 14 e 15, sábado às 18 horas e 21 horas e domingo às 19 horas. Indicada para adultos. JOANA E O PRÍNCIPE SILENCIOSO Do Grupo As Meninas do Conto, com direção de Eric Nowinski e texto de Simone Grande e Paulo Rogério Lopes, as apresentações acontecem nos dias 14 e 15, sábado às 16 horas e domingo às 11 e 16 horas. Classificação livre.

Impressão:
DA REDAÇÃO
Moradores do Parque São Jorge, no Tatuapé, foram alertados, no último dia 23, da presença da "Gangue da Bike" na região. O alerta foi dado após alguns integrantes do grupo serem avistados subindo a Rua Ivaí, sentido Celso Garcia / Tuiuti. A vizinhança solidária foi notificada.

COTIDIANOFATOS 3

prêmio Pedro Abarca

Distrital Tatuapé da ACSP festeja 33 anos

Entidade homenageou profissionais e empresas da região em concorrida festa

ADistrital Tatuapé da Associação Comercial de São Paulo festejou seus 33 anos de fundação na última quinta-feira, dia 28. O evento, comandado pelo superintendente Hélio Nozaki Cano, foi realizado no Auditório Antonio Giaquinto, que foi um de seus fundadores e primeiro diretor superintendente. Giaquinto, como um dos mais destacados representantes da entidade na região, foi lembrado pelo vereador Gilson Barreto, vice-superintendente da Distrital Tatuapé, “ele comandou a sede em dois mandatos conscutivos, entre 1991 e 1995. Giaquinto também foi um dos fundadores do Rotary Club Tatuapé e seu presidente no período de 1979 a 1980”, destacou o edil.

TRABALHO ABRANGENTE

Apesar de sua sede estar localizada no Tatuapé, no Largo Nossa Senhora do Bom Parto, 163, a distrital vem desempenhando um papel ativo na vida profissional dos empresários em um perímetro que abrange também outros bairros, como Vila Formosa, Vila Carrão, Aricanduva, São Mateus, Parque São Rafael e Iguatemi. Segundo Hélio Cano, “a Associação Comercial defende o desenvolvimento e a manutenção do espírito empreendedor. Para a entidade, trabalhando em conjunto se alcança muito mais. Além disso, somando forças é possível reverter crises, organizar ações e explorar melhor as oportunidades. Dessa forma, o órgão existe para integrar

e unir e, assim, representar e crescer, sempre oferecendo soluções para pequenas, médias e grandes empresas”, finaliza. Carolina Copobianco, presidente do CMEC – Conselho da Mulher Emprendedora e da Cultura da Distrital Tatuapé, destaca que “a entidade também se destaca pela realização de iniciativas culturais, valorizando a memória e o desenvolvimento de toda a região que

abrange, a partir de parcerias em projetos sociais e trabalhos multidisciplinares”.

PRÊMIO PEDRO ABARCA

O ponto alto da festa foi o lançamento do Prêmio Pedro Abarca, criado pela Distrital Tatuapé para reconhecer profissionais e empresas, por sua dedicação e compromisso com a educação, a história e a cultura da região, sendo símbolo de valorização do trabalho comu-

nitário e inspiração para a continuidade de ações que promovem o bem-estar e fortalecem a identidade local.

Segundo o ex-superintendente da ACSP, Dr. Edson Grandesso, “a criação do prêmio foi uma forma de homenagear em vida o historiador, pesquisador e escritor tatuapeense Pedro Abarca, que dedicou sua vida ao enriquecimento cultural e educacional na nossa região, além de ser autor de inúmeros livros e publicações, entre eles, 'História do Tatuapé' e 'Tatuapé Ontem e Hoje', onde conta histórias e curiosidades do bairro”. Pedro Abarca, que tem 93 anos de idade, fez a entrega dos prêmios e também foi homenageado e aplaudido de pé pelos presentes. Em seu animado discurso, agradeceu à direção da Distrital Tatuapé e contou sobre sua trajetória desde 1940, quando chegou ainda menino ao Tatuapé, até se tornar historiador e pesquisador, que culminou com a indicação ao Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo, onde foi

secretário durante cinco anos.

HOMENAGEADOS

As pessoas e entidades homenageadas foram: Jair Morandi (Casa do Universitário Brasil), Silvia Inês Machado (presidente da Sociedade dos Amigos de Vila Formosa), Paula Calciolari (Colégio Agostiniano Mendel), Roberta Cesário (Colégio Mary Ward), irmã Luci Rocha de Freitas (Colégio Santo Antonio de Lisboa), Venância Roque (Zona Leste TV) e a jornalista e escritora Leide Bertoletti. A Gazeta do Tatuapé também recebeu a homenagem. Durante o evento, a Distrital Tatuapé também homenageou o S. C. Corinthians Paulista, a Panificadora Lisboa e a Confeitaria Vera Cruz com o Prêmio Diário do Comércio, atribuido a empresas e entidades com mais de 100 anos de fundação. O advogado Erich de Andrés representou a vereadora Edir Sales e foi portador de um Voto de Júbilo proposto por ela na Câmara Municipal de São Paulo à Distrital Tatuapé.

Casa do Universitário Brasil
Sociedade Amigos de Vila FormosaColégio Agostiniano MendelColégio Mary Ward
Colégio Santo Antonio de Lisboa
Zona Leste TV Leide Bertoletti
Confeitaria Vera Cruz
S. C. Corinthians Paulista Voto de Júbilo
O evento, comandado pelo superintendente Hélio Nozaki Cano, foi realizado no Auditório da ACSP

4 COTIDIANOFATOS

TRANSPORTE Prefeitura assina contrato para aquisição de mais

1,3 mil ônibus elétricos

Com operações de crédito que superam R$ 6 bi, renovação da frota trará mais conforto e redução da poluição na cidade

APrefeitura de São Paulo assinou na última sexta-feira, dia 29 um empréstimo no valor de R$ 2,5 bilhões com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social para adquirir mais 1.300 ônibus elétricos, não poluentes. As operações de crédito realizadas pela Prefeitura para a modernização do transporte público paulistano, entre contratos assinados e aguardando conclusão, superam R$ 6 bilhões e fazem parte do maior programa de investimentos em ônibus elétricos do País. Na cerimônia de assinatura, realizada em Brasília, o prefeito Ricardo Nunes falou da importância da eletrificação para o meio ambiente. “Hoje passamos a ter uma nova etapa em políticas públicas. Serão 2,5 bilhões de reais que possibilitarão a aquisição de mais de mil ônibus. Importante dizer que 64% da emissão de dióxido de

carbono vem dos veículos. Metade vem dos ônibus. Estamos com essa ação cuidando do transporte e do meio ambiente.” CONFORTO

A cidade já tem a maior frota de ônibus elétricos do Brasil, com 489 veículos, sendo 288 a bateria. A atual gestão tem trabalhado para incorporar novos veículos elétricos à frota e, desde 2022, permite somente a compra de veículos sustentáveis para o transporte público, ficando proibida a aquisição de modelos a diesel. A troca dos ônibus a diesel por veículos elétricos, de energia sustentável, que não poluem, representa um ganho ambiental e de saúde, pois eles não emitem gás carbônico, não produzem ruídos e têm tecnologias que aumentam o conforto, como wi-fi e refrigeração. Com isso, a medida permite à

cidade avançar em um dos objetivos da gestão municipal para o cumprimento do Programa de Metas da Prefeitura 2021-2024 e da Lei de Mudanças Climáticas, que prevê redução da emissão de gás carbônico fóssil em 50% até 2028 e erradicação desse poluente até 2038.

A entrega de novos veículos segue a capacidade de produção dos fabricantes e a disponibilidade de energia nas garagens. Se as concessionárias fossem responsáveis pela aquisição integral dos veículos elétricos, o custo estimado para 2,6 mil ônibus a diesel seria de R$ 33,6 bilhões (valores de 2023). Com o modelo de subvenção, em que as operadoras não são remuneradas pelos valores subvencionados, o valor passa a ser de R$ 28,9 bilhões, gerando uma economia de R$ 4,8 bilhões (em valores de 2023).

CPTM

Projeto Respira chega à Estação Tatuapé

O projeto nasceu com o propósito de estimular reflexões, diálogos e práticas relacionadas ao bem-estar e à qualidade de vida

Ao longo de 2024, milhares de pessoas foram impactadas com as ações culturais realizadas pela iniciativa como o Respira Day, realizado no mês de maio no Parque Ceret, onde foram oferecidas diversas oficinas de contação de histórias, artesanias, relaxamento e exames de saúde gratuitos. Entre agosto e setembro, foi a vez dos Centros Educacionais Unificados (CEUs) Heliópolis, Tremembé, Taipas e Vila Alpina receberem as atividades do projeto, entre elas: Respira Talk, Trilha das Ervas, Tutorial de Maquiagem, Dança Circular, Contação de Histórias e Rodas de Conversa, envolvendo mulheres, crianças, adolescentes e idosos. As atividades contaram com o apoio de voluntários e médicos da Sandoz, que esclareceram, gratuitamente, dúvidas sobre saúde e bem-estar.

TATUAPÉ

Agora, o projeto chega à sua etapa final onde trás à Estação Tatuapé da CPTM uma exposição sobre o que significa viver

bem na cidade de São Paulo. De forma lúdica e desenvolvida em quadrinhos, seu conteúdo foi inspirado em diálogos e entrevistas realizados durante as etapas anteriores do projeto.

A mostra reúne os melhores momentos da iniciativa e busca promover a reflexão em torno da importância da qualidade de vida e manutenção da saúde em todas as fases do indivíduo, convidando as pessoas a encontrarem alternativas para a promoção do autocuidado, dentro de

suas diferentes realidades.

“Ao longo do projeto conversamos com pessoas de diferentes idades, formações e condições socioeconômicas. Ficou evidente que o viver bem vai além das questões financeiras, há também uma escolha individual que passa pela autoestima e autocuidado, algo muito individual, e que há decisões ou priorizações pessoais que fazem a diferença no dia a dia”, explica Andrea Moreira da Yabá Consultoria, produtora cultural do projeto.

“O Projeto Respira é uma iniciativa que está alinhada ao propósito e às práticas de responsabilidade social corporativa da Sandoz, que inclui compartilhar conhecimento sobre saúde e conscientizar a população sobre a importância da prevenção e cuidados com o bem-estar”, destaca Milena Bourroul, diretora de Assuntos Corporativos da Sandoz, patrocinadora do evento.

SERVIÇO

Exposição Respira: até 15/12, das 4h até meia noite. Local: Estação Tatuapé da CPTM – Linha 12 Safira.

A entrega dos veículos segue a capacidade de produção dos fabricantes e a disponibilidade de energia nas garagens
O projeto trás à Estação Tatuapé da CPTM uma exposição sobre o que significa viver bem na cidade de São Paulo
A mostra reúne momentos da iniciativa e busca promover a reflexão em torno da importância da qualidade de vida e manutenção da saúde

CULTURAARTES

No elenco

Lucas Oradovschi, que esteve em “Vai na Fé”, fará a série “Tremembé”, original Prime Vídeo. Gravada em São Paulo, a produção ficcional é inspirada nas histórias reais envolvendo condenados por alguns dos crimes mais bárbaros do país na penitenciária conhecida como “prisão dos famosos”.

Fim dos trabalhos

Marcos Mion encerrou as gravações da temporada de verão do “Caldeirão”. Com estreia prevista para janeiro, a produção teve como cenário a praia de Porto das Dunas, no Ceará.

Natal musical

O especial “Natal do Embaixador”, do SBT, irá ao ar na noite do dia 17 de dezembro. Com apresentação de Patrícia Abravanel, a produção de Gusttavo Lima será reprisada no dia 24. Entre amigos

Daniel gravou com o cantor Sergio Reis para seu novo programa nas manhãs de domingo da Globo. O “Viver Sertanejo” estreia no dia 15 de dezembro.

Papo de mestre

Os diretores Daniel Filho e Jayme Monjardim participam do episódio de “Tributo”, que fará uma homenagem ao diretor Boni. A produção original Globoplay estreia no próximo dia 30.

Tempo bíblico

Nikolas Antunes estará no elenco de “Paulo, O Apóstolo”, próxima minissérie bíblica da Record. O projeto ainda não tem data de estreia prevista.

Mão na massa

As gravações do “remake” de “Vale Tudo”, próxima novela das nove, começaram no último fim de semana. O elenco esteve em Foz do Iguaçu, no Paraná, para gravar cenas da primeira fase da trama adaptada por Manuela Dias. Cauã Reymond e Taís Araújo participaram dos trabalhos.

No elenco Rosanne Mulholland estará no elenco de “Paulo, O Apóstolo”, próxima minissérie bíblica da Record. A produção tem estreia prevista para o ano que vem.

Música na virada

O SBT exibe, no próximo dia 31 de dezembro, o “Vira Brasil – Music Festival”, a primeira edição da maior virada cristã do país. Nadja Haddad e Yudi Tamashiro, direto do Allianz Parque, serão os apresentadores do evento musical.

Grupo novo A trama de “Volta por Cima” ganhará novos nomes nos próximos capítulos. José de Abreu, Enrique Diaz e Guilherme Weber formarão um núcleo de bicheiros. A trama conta com assinatura de Claudia Souto.

Apresentação musical

Thullio Milionário, Manu Bahtidão, Pedro Sampaio e Sorriso Maroto irão se reunir no palco do “Prêmio Multishow”, que acontece no próximo dia 3 de dezembro. Eles apresentarão uma performance inédita. O evento musical terá apresentação de Kenya Sade, Tadeu Schmidt e Tata Werneck.

Canal Zap

Sucesso eterno

Algumas produções atravessam o tempo. “Tieta”, que retorna ao “Vale a Pena Ver de Novo” a partir desta segunda, dia 2, segue se renovando na memória do público. Betty Faria, que viveu a icônica protagonista, celebra a longevidade da obra assinada por Aguinaldo Silva, Ana Maria Moretzsohn e Ricardo Linhares. “Fiquei feliz demais porque é um trabalho que entrou no coração do público e ficou”, vibra. Ambientada na fictícia Santana do Agreste, no Nordeste brasileiro, a trama começa quan-

Horário das sete

Marcello Novaes voltará aos folhetins. No ano que vem, o ator integrará o elenco de “Dona de Mim”, próxima novela das sete. A trama é assinada por Rosane Svartman.

Na praia

Sasha Meneghel será uma das convidadas da temporada de verão do “Caldeirão com Mion”.

A produção, que está em fase de gravações, terá o cenário da praia de Porto das Dunas, no Ceará.

Outros projetos

No ar em “A Caverna Encantada”, Phil Miler também está no elenco da série “Americana”, original Disney+. O projeto tem estreia prevista para o final do ano na plataforma de “streaming”.

Presente de Natal

A Netflix transmitirá, ao vivo, os jogos entre Chiefs e Steelers e Ravens e Texans. As partidas da NFL acontecem no dia 25 de dezembro.

Novo projeto

Caio Paduan estará no elenco da série “Paulo, O Apóstolo”, da Record. A produção bíblica ainda não tem data de estreia prevista. Novo contratado

O gaúcho Fernando Prass, que defendeu a meta de grandes clubes do futebol brasileiro ao longo dos 22 anos de uma carreira vitoriosa nos campos, é o novo reforço do time de comentaristas do SporTV e do Premiere.

Temporada de humor

A primeira temporada de “Cosme e Damião - Quase San-

www.gazetavirtual.com.br

SÉRIES / filmes

do Tieta, interpretada na primeira fase por Claudia Ohana, é escorraçada da cidade pelo pai indignado com o comportamento liberal da jovem. Humilhada, ela segue para São Paulo e 25 anos depois, Tieta, agora interpretada por Betty Faria, reaparece em Santana do Agreste rica, exuberante e decidida a se vingar das pessoas que a maltrataram. “Tenho orgulho do que ela representava. Tieta era muito moderna, hoje ainda é revolucionária. Era uma pessoa do bem, cheia de amor, que chega na cidade para ajudar a melhorar a situação, sempre trazendo ideias novas e derrubando preconceito”, aponta.

tos”, original Globoplay, contará com 10 episódios. Com estreia marcada para 5 de dezembro, a produção é estrelada por Cézar Maracujá e Rafael Portugal. História no palco

O grupo Raça Negra celebrará seus 40 anos de história no palco do “Prêmio Multishow”. Eles farão uma performance durante a cerimônia, que acontece no próximo dia 3 de dezembro. O evento terá transmissão da Globo, Multishow e Globoplay.

Entre amigos

O especial de fim de ano do cantor Roberto Carlos contou uma ampla seleção de artistas convidados. Entre as participações, Gilberto Gil, Zeca Pagodinho, Wanderléa, Chitãozinho & Xororó, João Barone, Paulo Ricardo e Frejat subiram ao palco ao lado do Rei. As atrizes Sophie Charlotte, Leticia Colin e Dira Paes também marcaram presença com uma performance de “Olha” e “Como Vai Você”. O especial irá ao ar no dia 20 de dezembro.

Cinema

Diogo Almeida, que protagonizou “Amor Perfeito”, estará no elenco do filme “Missão Porto Seguro”, original Prime Vídeo. A produção nacional estreia dia 17 de janeiro.

Confusão na praia O longa nacional “Missão Porto Seguro”, original Prime Vídeo, tem estreia marcada para o dia 17 de janeiro. A produção contará com Giovanna Lancellotti, Miguel Falabella e Babu Santana no elenco.

(Netflix, sex, dia 6) Esperada produção da Netflix, a minissérie "Senna" conta a história de Ayrton Senna, herói brasileiro dentro e fora das pistas da Fórmula 1. Ao longo de seis episódios, a produção mergulha na trajetória do piloto com um olhar intimista acerca de Ayrton como ídolo esportivo e como pessoa, con-

tando com a colaboração ativa de sua família no desenvolvimento do roteiro. A trama de "Senna" se desenrola a partir da largada da carreira do automobilista, na Fórmula Ford, e acompanha sua jornada até o trágico acidente que tirou sua vida e deixou um país inteiro de luto. No elenco, Gabriel Leone, Pâmela Tomé, Matt Mella.

(Prime, ter, dia 3) O premiado "Os Fabelmans" chega ao Amazon Prime. No longa, o jovem Sammy Fabelman crescendo no Arizona pós-Segunda Guerra Mundial, se apaixona por filmes depois que seus pais o levam para ver "O Maior Espetáculo da Terra". Armado com uma câmera, Sammy começa a fazer seus próprios filmes em casa, para

o deleite de sua mãe solidária. Porém, quando o jovem descobre um segredo de família devastador, ele decide explorar como o poder dos filmes nos ajuda a ver a verdade uns sobre os outros - e sobre nós mesmos. A história é vagamente baseada na própria infância do diretor Steven Spielberg, com um jovem aspirante a cineasta no centro da história.

Ensinamentos da vida

(Disney+) Novidade no catálogo da Disney+, "O Professor" é uma série de comédia dramática criada e protagonizada por Brian Jordan Alvarez. A trama acompanha Evan, um professor de inglês gay do ensino médio em Austin, Texas, que constantemente se vê na interseção dos aspectos pessoais, profissionais e políticos de sua vida escolar.

Ele lida com as demandas dos alunos, as expectativas dos pais e os desafios do ambiente escolar. Embora Evan busque ser uma pessoa de princípios, seu idealismo frequentemente o coloca em situações complicadas. A série explora o cotidiano de professores e seus dilemas, destacando como o trabalho de ensino pode ser tanto gratificante quanto desafiador.

Adquira seu Panettone e contribua para ações sociais da Comunidade Confiança

Disponível nos sabores: frutas ou gotas de

Dirigido por Guel Arraes, "Grande Sertão" chega

Olhar de cinema
Betty Faria
(Globoplay)
ao Globoplay. O longa adapta o clássico romance da literatura brasileira, "Grande Sertão: Veredas", de Guimarães Rosa, para a realidade da periferia urbana. Na trama, a comunidade Grande Sertão é controlada por facções criminosas onde uma luta entre policiais e bandidos assume ares
Guerra urbana de guerra. Neste lugar, Riobaldo (Caio Blat) acaba entrando em uma delas para seguir Diadorim (Luisa Arraes), cuja identidade e a paixão que sente são mistérios conflitantes em sua cabeça. A partir de então, em meio a um ambiente hostil de guerra, Riobaldo enfrenta dilemas éticos, morais e existenciais, enquanto busca entender seu lugar no mundo e sua própria natureza.

La Braciera está no 50 Top Pizza World 2024

Comemorando o primeiro aniversário de sua unidade no Tatuapé, a Pizzaria Napolitana La Braciera recebeu na semana passada o 35º lugar do “The Best Artisan Pizza Chains in the World 2024”, uma espécie de Oscar das pizzarias artesanais. Criado na Itália em 2017, o 50 Top Pizza é um ranking que premia as melhores pizzarias artesanais do mundo. A votação é feita anualmente por jurados anônimos que avaliam a qualidade da pizza como um todo, considerando a massa, o molho, a combinação dos ingredientes e a origem dos produtos.

COLEÇÃO DE PRÊMIOS

A La Braciera vem colecionando prêmios desde a sua inauguração em 2021. Entre os principais estão: “Melhores Pizzarias de SP” (TripAdvisor); bicampeã da “Melhor Pizzaria de SP” 23/24 (Jovem Pan e GoWhere Gastronomia); tricampeã “Os Melhores da Gastronomia” 22/23/24; e bicampeã “Travellers Choice” 22/24- TripAdvisor Awards.

A La Braciera é uma pizzaria tipicamente napolitana e foi fundada em 2021, em Higienópolis, pelos sócios Daniel Luco, Gustavo Brunello, Marcos Paulo e Guilherme Paim. Atualmente, possui cinco unidades: Higienópolis, Jardins, Morumbi, Santana e Tatuapé.

A unidade Tatuapé apresenta uma decoração clean e um ambiente bem arejado. Já da entrada dá para ver um mezanino bem legal que pode ser reservado para eventos especiais.

CARDÁPIO VARIADO

O cardápio tem várias opções de entrada. A preferida é a Burrata Caprese (burrata inteira com pesto de pistache, tomates confitados e o delicioso pão da casa).

As pizzas são do estilo napolitano e podem ser pedidas no formato individual ou família em mais de 35 sabores entre salgadas e doces. Destaque para a Gambero La Braciera (camarões, tomate cereja, parmesão, catupiry e salsinha) e para a Don Barbieri (mozzarela com cortes finos de presunto parma, polvilhados com gorgonzola).

A carta de vinhos é bem completa e apresenta rótulos das melhores procedências. Eles também tem uma marca própria de cerveja estilo American Lager, deliciosa para acompanhar a pizza.

SERVIÇO

La Braciera Tatuapé: Rua Demétrio Ribeiro, 578. Delivery próprio: (11) 94114-1120. Reservas: (11) 5990-2158. Mais informações em www.labraciera.com.br. Instagram: @labracierapizza

Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.