Gazeta do Tatuapé - 2569

Page 1


METRÔ ANÁLIA FRANCO

CEU CARRÃO Abrigará circuito cultural inédito

A Prefeitura de São Paulo promove durante o mês de agosto um circuito cultural inédito sobre paternidade atípica, com foco em sensibilizar, engajar e incluir os pais de pessoas com deficiência. O CEU Carrão é um dos escolhidos para a realização das 12 atividades presenciais. > VEJA + Página 4

Estação em fase de acabamento interno

A proposta vencedora para as obras de acabamento da Estação Anália Franco foi anunciada na última terça-feira, dia 5. O Consórcio Heleno & Fonseca Construtécnica S.A. venceu a concorrência com o valor de R$ 193,4 milhões. A previsão de inauguração é em 2027. > VEJA + Página 5

ANIVERSÁRIO Tatuapé se prepara para as comemorações

O Movimento Líderes do Tatuapé que, entre outras ações encabeça o projeto, “Eu Amo Tatuapé”, está definindo estratégias para os eventos em comemoração ao 357º aniversário do bairro, que acontecerá no próximo mês de setembro. > VEJA + Página 5

AINDA + CONECTADO COM A REGIÃO: /GAZETADOTATUAPE

OPINIAO GAZETA 40 ANOS ACONTECENDO ~

Melhor idade: um convite para grandes aventuras

As pessoas necessitam de um período para reavaliar as escolhas, explorar novos interesses e adquirir experiências inovadoras. Na terceira idade, um momento de pausa pode ser especial. Não é uma decisão fácil ou imediata, mas sim fruto de um processo de autoconhecimento e de estar disposto a sair da zona de conforto (ou desconforto), enfrentando medos e desa os. Para que o projeto se torne exitoso, há três palavras fundamentais: antecedência, organização e planejamento.

Compartilho aqui a experiência que tive com meu marido, Paulo, de nosso período de pausa, após eu pedir afastamento do cargo de gestão que exercia há mais de 10 anos. Apesar de gostar imensamente do que fazia, não vinculava o cansaço e o estresse que sentia a esse trabalho. Essa constatação me fez re etir e ver que era hora de “passar o bastão”, não sem antes praticar o desapego. O que fazer? O mundo tinha aberto as portas e o céu seria o limite! Quantas possibilidades! Depois de várias “tempestades de ideias”, decidimos viajar por aproximadamente seis meses para a Europa em 2018, guiados por interesses comuns em história, cultura e arte do velho mundo.

Ao término de nossa viagem, voltamos com uma bagagem extraordinária de vivências e conhecimentos que gostaríamos de passar para outras pessoas. Descobri o prazer de escrever e publiquei dois livros sobre a experiência e Paulo entrou para o ramo do turismo. Valeu a pena? Muito!

Desperte sua criatividade e explore potencialidades que talvez nunca tenha imaginado, permitindo-se um período de pausa transformador!

Leopoldina de Castro é 60+, médica e autora de “168 dias viajando pelo mundo: o prazer de viver a arte, cultura e espiritualidade”

Soberania ou Democracia? O verdadeiro ponto em discussão

AConstituição de 1988 estabeleceu um sistema de freios e contrapesos, mas o Supremo Tribunal Federal (STF) tem gradualmente assumido um papel que ultrapassa suas funções jurisdicionais.

Julgamentos de ofício, decisões monocráticas com impacto orçamentário e intervenções em temas claramente legislativos denunciam uma hipertrofia institucional que resgata, em pleno século XXI, o espírito do extinto Poder Moderador do Império.

O inquérito das “fake news”, iniciado sem provocação do Ministério Público, rompe com o princípio acusatório. A derrubada da tese do marco temporal, mesmo após aprovação legislativa, e decisões fiscais que ignoram o Parlamento evidenciam um desequilíbrio entre os Poderes.

Mais grave ainda é o julgamento do ex-presidente da República por tentativa de golpe, sem foro por prerrogativa, no mesmo rito aplicado a manifestantes comuns — o que levou o ex-ministro Marco Aurélio

Mello a alertar: “a história cobrará”. Montesquieu, ao fundar a teoria da separação dos poderes, advertiu: “É uma experiência eterna que todo homem que tem poder tende a dele abusar”.

Hoje, essa advertência ecoa no Brasil, onde ministros do STF concentram funções de julgador, legislador e controlador político.

PECs como a 8/2021 e a 28/2024 surgem para restaurar o equilíbrio. Enquanto isso, os Estados Unidos impõem sanções diplomáticas e comerciais ao país, diante do que classificam como violações à liberdade de expressão. Defender a democracia não é dar carta branca ao arbítrio institucional.

Quando um Poder se afasta da Constituição para impor sua visão de mundo, o Estado de Direito cede espaço à exceção. É dever dos brasileiros manter o senso crítico, antes que a história cobre caro.

Thiago Massicano, especialista em Direito Empresarial, é diretor da Massicano Advogados. Acompanhe outras informações sobre o Direito Empresarial no site www. massicanoadvogados.com.br, que é atualizado semanalmente.

Contra o crime organizado, instituições organizadas

Arecente operação policial que desvendou um gigantesco esquema de fraudes envolvendo descontos indevidos nos benefícios de aposentados e pensionistas do INSS escancarou uma ferida aberta no sistema público brasileiro. Estima-se que o prejuízo tenha ultrapassado R$ 6,3 bilhões, afetando nada menos que 4 milhões de segurados. Gravíssimo, o episódio não apenas evidenciou a dificuldade dos mecanismos institucionais de controle como também acendeu um alerta inadiável: é preciso continuar aperfeiçoando o papel dos órgãos de fiscalização, inclusive dos Tribunais de Contas.

Em um cenário marcado pela crescente sofisticação dos esquemas de desvio de recursos públicos, o controle precisa ir além de seu modelo tradicional –pautado por análises formais e reativas de documentos e atos– e adotar uma postura mais proativa e estratégica. É crucial identificar os problemas em sua origem, antes que os danos se concretizem.

Os Tribunais de Contas possuem respaldo legal e institucional para assumir protagonismo nesse processo. A Constituição Federal lhes confere com-

petências amplas, que incluem variados tipos de auditorias. Quando bem planejadas e executadas, essas ações podem se tornar a linha de frente na prevenção de desvios e no fortalecimento da integridade da gestão pública.

O escândalo do INSS não pode ser visto apenas como mais um episódio da crônica brasileira de corrupção sistêmica. Trata-se de um alerta contundente sobre falhas estruturais nos controles interno e externo –falhas que podem, e devem, ser corrigidas. Os Tribunais de Contas, como guardiões constitucionais da boa governança, detêm os instrumentos técnicos e legais para liderar essa transformação.

Nessa perspectiva, o controle externo vai além da fiscalização para se tornar um mecanismo dinâmico de aprimoramento da gestão pública, com capacidade de mapear riscos, antecipar irregularidades e intervir antes que o malfeito se consolide.

Quando o controle falha, a desonestidade floresce; mas quando atua com firmeza, inteligência e articulação, ele se converte na principal fortaleza contra a captura e a degradação do Estado.

Dimas Ramalho é conselheiro-corregedor do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo

Desordem jurídica, parlamentar e executiva

POR SERGIO CARREIRO DE TEVES

Um grande desafio para o Estado de Direito e a democracia instalou-se no Brasil, quando juízes e governantes, com atitudes conflituosas e autoritárias, reviraram as instituições, levando o país a um “buraco negro”. Antes admirado pelo samba, pelo carnaval e pelo futebol, hoje convive com crises em todos os poderes. No Judiciário, decisões contraditórias, apadrinhamentos e venda de sentenças corroem a confiança e fragilizam a segurança jurídica. A desordem manifesta-se em normas imprecisas, sobreposição de competências e mudanças súbitas de entendimento, como se viu nos casos Lava Jato e Mensalão, cujos condenados foram subsequentemente soltos. A descondenação de líderes históricos do PT alimenta a sensação de que a justiça é aplicada segundo conveniências políticas: amigos são poupados, inimigos, perseguidos. O que antes era um privilégio para os políticos com foro privilegiado no STF agora é um pesadelo; todos querem escapar disso. Viram que não é vantagem ser julgado pelo STF — afinal, é a última instância; se perder, a quem recorrer?

E se cair nas mãos do Xandão, será um “Deus nos acuda”!

O Executivo, sem autoridade, perdeu o controle e demonstra mais medo de influências externas do que capacidade de governar. O Legislativo, por sua vez, en-

trou em colapso, sufocado por obstruções, manobras regimentais e conflitos partidários. Presidentes da Câmara e do Senado agem sem prestar contas, pautando-se apenas pelos interesses do “Rei”, expressão usada para caracterizar quem detém o poder real, acima das leis.

A polarização “nós contra eles” intensifica o clima de animosidade e impede a construção de consensos. Discursos populistas de “empobrecer os ricos” em nome da igualdade acentuam o desgoverno, enquanto o planejamento de reformas e projetos essenciais fica paralisado. Os efeitos dessa desordem são claros: Insegurança jurídica: indivíduos, empresas e organizações deixam de saber ao certo quais são seus direitos, deveres e garantias, dificultando a tomada de decisões e os investimentos.

Deslegitimação das instituições: a confiança da população nas instituições é abalada, criando clima de insatisfação e descrédito generalizado. Paralisia decisória: projetos importantes para a sociedade ficam estagnados devido a conflitos e disputas intermináveis. Será que sairemos desse “buraco negro”? Parece-nos bastante difícil. É o velho ditado — que ninguém quer acreditar: “Não se consegue melhores resultados fazendo sempre a mesma coisa e com as mesmas pessoas; logo, é preciso mudar enquanto é tempo.”

Sergio Carreiro de Teves é jornalista, professor e advogado atuante nas áreas civil, trabalhista, tributarista, administrativa e comercial

O RIO ARICANDUVA E AS FUTURAS ENCHENTES

DA REDAÇÃO

UANDO TERMINARMOS ESTA OBRA, VOCÊS VÃO MORRER AFOGADOS" (Frase de um engenheiro da obra, dirigindo-se a um dos moradores do "Triângulo das Bermudas"). Quando da construção da parte coberta do rio Aricanduva, um munícipe, residente no Triângulo das Bermudas, ouviu um engenheiro da obra dizer: "Quando terminarmos obra, vocês vão morrer afogados". E nós ouvimos um analista dos fatos novos dizer: Nem quero imaginar o que pode acontecer com as enchentes do rio Aricanduva. E nós de povo, que em uma reunião ocorrida na Secretaria de Vias Públicas, não tivemos vez nem voz, dizemos: que Deus livre os moradores ao longo do rio Aricanduva e do Triângulo das Bermudas, quando ocorrerem fortes chuvas e ilumine àqueles que, dirigentes do município, após a reinstalação da "democracia no País", nos negam de, como povo, como munícipe e como contribuinte, o direito de termos a vez e a voz.

ITAQUERA QUER ÔNIBUS

EXECUTIVO

O leitor Paulo Augusto Pereira, residente em Vila Carmosina, em Itaquera, está sugerindo à Secretaria Municipal de Transportes a criação de uma linha de ônibus sistema executivo, para os bairros de Itaquera e Guaianases com destino ao centro da cidade. Afirma o leitor que atualmente são precárias as linhas que atendem a região. A maioria delas é intermunicipal Viação Ferraz de Vasconcelos e Santo André mais caras e eternamente lotadas.- Diz ainda o leitor que a Viação Tabu, que também serve (?) a região, é igualmente deficitária e reclama que diariamente os usuários que, como ele, trabalham na cidade, demoram muito para conseguir adentrar nos coletivos da empresa que já passam lotados. "Itaquera é uma região e que está crescendo muito acredito que já está na hora de as autoridades criarem uma linha de ônibus com sistema executivo para nós. Afinal, isso já existe em bairros como Arthur Alvim e São Miguel Paulista que não são melhores que Itaquera", finaliza o leitor.

As famílias que visitarem o CCBB SP durante o mês de agosto contarão com uma novidade: as Tardes Brincantes. Trata-se de um projeto desenvolvido pelos arte-educadores do programa CCBB Educativo – Arte e Cultura, que oferece ao público de diversas idades uma série de atividades lúdicas e interativas, sempre com entrada gratuita, inspiradas nas exposições em cartaz. Ao longo das tardes dos sábados e domingos, a programação do projeto contará com oficinas, brincadeiras, contação de histórias e mediação de leitura. PATRIMÔNIOS DE SP Até o próximo dia 24 de agosto, a programação do Tardes Brincantes terá como inspiração o patrimônio histórico do CCBB e da capital paulista, reunin-

do atividades divertidas e educativas sobre a história de São Paulo e as matrizes dos povos originários, por meio de ações multilinguagens que atentam para tradições e infâncias plurais. CCBB EDUCATIVO ARTE E CULTURA O projeto CCBB Educativo – Arte e Cultura, parte integrante do Centro Cultural Banco do Brasil em São Paulo, tem como missão proporcionar uma experiência inclusiva e diversificada aos públicos visitantes, conectando-os de maneira mais profunda com as exposições e a programação cultural oferecida. O programa visa expandir o conhecimento, fomentar o pertencimento, estimular a interação e compartilhamento em arte e cultura, além de formar um público engajado por meio da apreciação e re-

flexão artística. Por meio de mediação, a criação de ações autorais, debates sociais, e a adaptação às necessidades e vivências do público, o projeto busca promover um ambiente acolhedor e representativo, estimulando a criatividade e expressão pessoal por meio de oficinas de arte e atividades interativas. SERVIÇO O Centro Cultural Banco do Brasil São Paulo está situado na Rua Álvares Penteado, 112, Centro Histórico. Aberto todos os dias, das 9 às 20 horas, exceto às terças. Entrada acessível: pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida e outras pessoas que necessitem da rampa de acesso podem utilizar a porta lateral localizada à esquerda

Divulgação
POR MARIA LEOPOLDINA DE CASTRO
Maria

COTIDIANOFATOS 4

PATERNIDADE ATÍPICA Circuito cultural para pais de PCDs

Iniciativa pretende sensibilizar pais de pessoas com deficiência, com rodas de conversa, oficinas e apresentações artísticas

APrefeitura de São Paulo promove durante o mês de agosto um circuito cultural inédito sobre paternidade atípica, com foco em sensibilizar, engajar e incluir os pais de pessoas com deficiência. A ação, que será realizada nos Centros Educacionais Unificados (CEUs), contará com a participação do apresentador e comunicador Manoel Soares, que realizará

50 participantes por atividade, totalizando aproximadamente 650 atendimentos diretos.

PARTICIPAÇÃO PATERNA

A iniciativa das Secretarias Municipais da Pessoa com Deficiência (SMPED) e da Educação (SME) surge da constatação de que a participação paterna na rotina de cuidados com filhos com deficiência ainda é limitada. Esse cená-

A presença ativa do pai no cuidado promove não apenas alívio à sobrecarga materna, mas também melhores condições para o desenvolvimento da criança e maior equilíbrio nas relações familiares. As inscrições para o circuito podem ser efetuadas nas secretarias dos respectivos CEUs.

CRONOGRAMA

Dia 14, às 17h – CEU Carrão. Endereço: Rua Monte

Jovens iniciam missão internacional representando o bairro do Tatuapé

A viagem de cerca de 5.200 quilômetros será percorrida em 30 dias

(da esq.) Milton Toledo, presidente do Rotary Tatuapé, Luzinete Aparecida Toledo, presidente da Assert (Associação de Esposas de Rotarianos do Tatuapé), Carolina Correa e Thiago Lima Toledo

Voluntários do Tatuapé iniciaram uma jornada de 30 dias pelos estados do Sul, Sudeste, Argentina e Uruguai, representando o Tatuapé e uma ONG de alcance mundial com sede local. A via-

tite Zero e ao Projeto 1 milhão de bolsas de estudo da Casa do Universitário.”

TATUS NA ESTRADA Thiago, que coordenou e colocou em prática o projeto intitulado “Tatus na Estrada”, jun-

parcerias da Rotaract Brasil. Ainda segundo Toledo, os 5.281 quilômetros da viagem serão percorridos em 69 horas, com 10 tocas (paradas). O histórico da viagem pode ser seguido pelo Instagram na página

No CEU Carrão, as atividades acontecerão no próximo dia 14

COTIDIANOFATOS

MOVIMENTO LÍDERES DO TATUAPÉ

Grupo define estratégias para o aniversário do bairro

Reunião aconteceu no Ibis Hotel do Tatuapé

Representantes do Movimento Líderes do Tatuapé durante o encontro

OMovimento Líderes do Tatuapé que, entre outras ações encabeça o projeto, “Eu Amo Tatuapé”, realizou uma reunião de trabalho, na última quinta-feira, dia 7 de agosto, para definir estratégias para os eventos em comemoração ao aniversário de 357 anos do bairro do Tatuapé, que acontecerá no próximo mês de setembro. O encontro aconteceu no Ibis Hotel do Tatuapé, na Rua Felipe Camarão. Segundo Jair Morandi, um dos coordenadores do movimento e que conduziu a reunião, o bairro contará com vários eventos como Missa de Ação de Graças na Igreja Nossa Senhora da Conceição, casamen-

to comunitário na Praça Sílvio Romero, corrida, caminhada e outros eventos esportivos nos parques do bairro, jantar comemorativo com homenagens às entidades e pessoas que mais se destacaram, homenagem na Câmara Municipal, entrega do Prêmio Pedro Abarca (trabalho comunitário), plantio de árvores, cãominhada, entre outros. Entre os presentes, estiveram representantes da Subprefeitura Mooca, Distrital Tatuapé da Associação Comercial de São Paulo, Rotary Club Tatuapé, Conseg Tatuapé, Conseg Parque São Jorge, Paróquia Nossa Senhora da Conceição, Casa do Universitário etc. Nas próximas edições traremos detalhes e calendário dos eventos.

fique ainda + conectado com a região:

www.gazetavirtual.com.br

METRÔ ANÁLIA FRANCO

Obras de acabamento da estação tem consórcio vencedor

Obras da Linha 2-Verde continuam em ritmo acelerado

Na última terça-feira, dia 5 de agosto, a comissão de julgamento do Metrô divulgou por meio de ata a proposta vencedora para obras de acabamento da Estação Anália Franco. O Consórcio Heleno & Fonseca Construtécnica S.A. venceu a concorrência com o valor de R$ 193,4 milhões, proveniente de recursos próprios, que também será responsável pelas obras dos poços de ventilação Coxim e Capitão, que fazem parte da estrutura da Linha 2-Verde e estão localizados na região de Vila Invernada e Vila Formosa.

O contrato segue para assinatura prevista salvo recursos administrativos. A previsão de execução é de 18 meses, contemplando acabamentos internos, instalações elétricas, hidráulicas e revestimentos. Com inauguração estimada para 2027, a Estação Anália Franco integra a primeira etapa de extensão da Linha 2-Verde, ao lado de Orfanato, Santa Clara e Vila Formosa.

CONCRETAGEM

Na última semana de julho, o Metrô concluiu a concretagem do túnel sul da futura estação Santa Isabel em operação ininterrupta de 12 horas, com 380 metros cúbicos de concreto lançado. Utilizada uma bomba de alta pressão, a ação foi acompanhada por engenheiros para combate imediato a eventuais anomalias.

de acabamento interno, está prevista para ser

transporte e o controle de qualidade do material.

CARACTERÍSTICAS

em 2027

IMPACTOS

diariamente em inauguração prevista para 2028.

EXPANSÃO

@GAZETADOTATUAPE /GAZETADOTATUAPE

Na mesma semana, a concretagem da estação Anália Franco também foi executada em menos de 24 horas, com aproximadamente 750 m³ de concreto — o equivalente a 94 betoneiras — em procedimento contínuo. Equipes especializadas reforçaram a logística de

A futura Estação Anália Franco terá 28 mil metros quadrados, cerca de 40 metros de profundidade e seis níveis, incluindo plataforma e mezaninos. O projeto prevê 23 escadas rolantes, oito elevadores, piso tátil e sinalização bilíngue, garantindo acessibilidade universal para atender 13 mil passageiros por dia.

Já Santa Isabel, com 12 mil m² e sete níveis, contará com 21 escadas rolantes e quatro elevadores, além de áreas de convivência climatizadas. A estação foi projetada com sistemas de ventilação natural e artificial, recebendo até 13,2 mil usuários

O plano de ampliação da Linha 2-Verde contempla 8,3 quilômetros de extensão — sendo 8 km operacionais —, oito novas estações e 22 trens adicionais, beneficiando cerca de 1,2 milhão de passageiros todos os dias. O investimento total estimado supera R$ 6 bilhões, com recursos federais, estaduais e aporte do BNDES.

A primeira fase, de Vila Prudente a Vila Formosa, será concluída em 2027. A segunda etapa, até a Penha, integrando-se à Linha 3-Vermelha, tem entrega prevista para 2028 e incluirá integração completa a corredores de ônibus e ciclovias urbanas.

As obras envolveram interdições viárias pontuais, desvios de linhas de ônibus e rigorosas medidas de segurança, com monitoramento em tempo real de vibrações e ruído. Medidas ambientais, como contenção de poeira e gestão de resíduos, também foram adotadas para mitigar impactos à comunidade. Com o término dos trabalhos, espera-se melhoria na mobilidade urbana, valorização dos bairros e geração de cerca de 15 mil empregos diretos e indiretos. A ampliação reforça a malha metroviária da Zona Leste, dinamiza o comércio local e contribui para a qualidade de vida dos paulistanos.

BABY PRIME, A INFÂNCIA É

Metodologia Prime

Na Baby Prime valorizamos o brincar, as interações e o desenvolvimento das habilidades sociais para o desenvolvimento integral.

o integral.

Alimentação Balanceada

Preparada na hora do consumo, h ortinha, mini arvores frutíferas e aulas de educação nutricional com culinária infantil.

O dia inteiro perto de você!

Balanceada durante todo período escolar.

Projetado para o bem-estar!

Garantindo a segurança do seu filho e a integração entre escola e família

Através do monitoramento on-line você pode acompanhar seu filho

Programa Bilíngue desde o Berçário!

Acompanhamento de Psicóloga Orientadora Educacional

uma vida cheia de nutricional

Turma Reduzida

Mais atenção para as crianças e para as famílias.

Abertas 2º Semestre

A Estação Anália Franco, em fase
inaugurada
Desenvolver habilidades emocionais desde cedo é o alicerce para uma vida cheia de empatia, resiliência e sucesso

m um mercado cada vez mais competitivo, onde inovação e qualidade caminham lado a lado, em pouco tempo a Ital'in House tornou-se um fenômeno no setor gastronômico brasileiro. Fundada por um grupo de amigos apaixonados por culinária, a empresa transformou a simplicidade do macarrão na caixinha em uma experiência gourmet única, conquistando rapidamente o paladar e a confiança dos consumidores. Desde sua criação, a Ital'in House tem se destacado por oferecer pratos que combinam a tradição da cozinha italiana com a praticidade moderna. Cada box de massas ou risotos é cuidadosamente preparado com ingredientes de alta qualidade, proporcionando uma explosão de sabores que remete à verdadeira experiência gastronômica italiana, sem sair de casa.

O sucesso não veio por acaso. A empresa focou em criar um modelo de negócios eficiente e escalável, que rapidamente se tornou uma franquia de sucesso. Com unidades espalhadas por diversas cidades do Brasil, a Ital'in House alcançou um faturamento milionário, mostrando que a combinação de inovação, qualidade e dedicação é a receita certa para o sucesso.

SABOR E PRATICIDADE

A Ital’in House oferece um cardápio variado de massas, risotos e nhoque. É uma opção para quem busca uma refeição saborosa, rápida e prática, sem abrir mão da qualidade dos ingredientes e do sabor autêntico da comida italiana. Também tem sobremesas.

DUAS UNIDADES

A Ital'in House mantém duas unidade na região.

Tatuapé: Rua Serra do Japi, 749. Pedidos podem ser feitos pelo WhatsApp (11) 91676-0123. No Instagram: @italinhouse.sp.analiafranco.

Mooca: na Rua Visconde de Laguna, 94. Pedidos através do WhatsApp (11) 99500-3456. No Instagram: @italinhouse.sp.mooca.

Os pedidos para as duas unidades também podem ser feitos pelo site: www.italinhouse.com.br.

@professorasandrafornias RUA SANTA CATARINA, 403 - TATUAPÉ AGENDE UMA AULA: (11) 98226-5297 AULAS

Método personalizado para destravar de vez

Marca transformou a paixão por massas em um sucesso gourmet

CULTURAARTES

Mundo da bola

Filho da atriz Andréa Beltrão

e do diretor Maurício Farias, o ator carioca José Beltrão estará no elenco da minissérie “Brasil 70, A Saga do Tri”, original Netflix. Na produção, ele viverá o ex-jogador e técnico Parreira.

Participação especial Rodrigo Sant’anna fará uma participação na próxima temporada do “Vai que Cola”, do Multishow. A produção de humor estreia em outubro.

Dilemas amorosos

A minissérie “Separação?!” entrará para o catálogo do Globoplay. Protagonizada por Debora Bloch e Vladimir Brichta, a produção estreia 18.

Paladar apurado

O programa “Infiltrado na Cozinha”, do GNT, tem estreia prevista para setembro. A cada episódio, um participante sem experiência gastronômica tenta enganar jurados e competir de igual para igual. A apresentação será de Paola Carosella.

No centro da história Filipe Bragança viverá o astro

sertanejo João Raul na trama de “Coração Acelerado”, próxima novela das sete. O folhetim tem estreia prevista para janeiro do ano que vem.

Fim de temporada

O programa “Avisa Lá Que Eu Vou” encerra a sua quarta temporada na Globo no dia 20. A produção é comandada pelo autor e humorista Paulo Vieira.

Na memória

Para celebrar os 44 anos, o SBT planeja um mês de agosto especial. A emissora retomará sucessos, como “Topa Tudo por Dinheiro” e “SBT Repórter”.

Próximo projeto

Sucesso em “Pantanal”, Guito estará no elenco de “Coração Acelerado”, próxima novela das sete. O folhetim tem estreia prevista para janeiro.

Saborosa estreia

O GNT estreia a série “Por Trás do Prato” no dia 29 de agosto. Sob o comando da chef Ana Luiza Trajano, a produção explora a influência da gastronomia francesa na culinária brasileira.

POR CAROL BORGES

SCanal Zap

De perto

ophie Charlotte já vive as primeiras características de sua personagem em “Três Graças”, próxima novela das nove. Na história de Aguinaldo Silva, ela embarca na jornada de Gerluce Maria das Graças. Moradora de uma favela fictícia na capital paulista, ela integra uma família de mães solo: é filha de Lígia Maria das Graças, papel de Dira Paes, e mãe de Joélly Maria das Graças, de Alana Cabral. Criada pela mãe, que engravidou na adolescência e foi abandonada

Por trás da voz

Petrônio Gontijo está de volta à Record. O ator é quem conduz os ensinamentos na voz de Jesus na trama “Paulo, O Apóstolo”. A participação marca o retorno do ator à emissora após dois anos. “Esse convite me tocou, porque a voz é a característica mais importante, é a executora da Palavra. Estou muito honrado de ter sido chamado para fazer a voz de Jesus”, explica.

Fim de mês

A série nacional “Máscaras De Oxigênio (Não) Cairão Automaticamente” estreia em agosto na HBO Max. A produção irá ao ar a partir do próximo dia 31. Johnny Massaro, Ícaro Silva e Bruna Linzmeyer integram o elenco.

Horário nobre

Após “Beleza Fatal”, original HBO Max, Augusto Madeira está no elenco de “Três Graças”, próxima novela das nove. A produção estreia em outubro.

Entre amigos

O “chef” Felipe Bronze será um dos convidados da nova temporada do “Geladeiras em Ação”, do GNT. A produção é comandada por Claude Troisgros.

pelo seu pai, Gerluce enfrentou destino parecido com a chegada da filha na fase em que se preparava para entrar na faculdade. “Achei muito emocionante começar as gravações na Brasilândia, olhando o trânsito das pessoas, todas muito carinhosas com a gente, recebendo a nossa gravação com tanta curiosidade... Observei as pessoas circulando pelas ruas, idosos, crianças jogando bola... Começar vendo a vida do lugar inspira muito. Como atriz, busco aqui, na vida real, a fonte para a história fictícia que vamos contar”, aponta.

Estrelas convidadas O “Show do Milhão”, que vai ao ar dentro do “Programa Silvio Santos”, ganhará uma versão com celebridades. O especial contará com três episódios estrelados por nomes como Danilo Gentili, Hélio De La Peña e Marcelo Adnet. A dinâmica do programa continua a mesma: os participantes disputam, por sorteio, a chance de responder até 17 perguntas valendo o cobiçado prêmio de um milhão de reais.

Por partes

Os quatro primeiros episódios da série “Dias Perfeitos”, original Globoplay, chegam à plataforma de “streaming” no próximo dia 14. Mais dois episódios serão disponibilizados nos dias 21 e 28 de agosto, respectivamente.

Concorrentes

Ainda sobre Patricia Abravanel, a apresentadora recebeu Serginho Groisman nos estúdios do SBT. O comunicador fará uma participação especial no “Programa Silvio Santos”. O apresentador do “Altas Horas” será homenageado no quadro “Sala do Artista”.

Dois na gangorra

(Apple TV+)

Na segunda temporada de "Amor Platônico", Sylvia (Rose Byrne) e Will (Seth Rogen) tentam redefinir os limites de sua intensa amizade após o caos que causaram no reencontro anterior. Enquanto enfren-

tam novos desafios pessoais, amores complicados e crises de meia-idade, a conexão entre eles continua forte e hilária. Com situações ainda mais absurdas e emocionais, a dupla descobre que amadurecer não significa perder a essência.

Lado mais sombrio

(Netflix)

Na esperada segunda temporada de "Wandinha", Wandinha Addams (Jenna Ortega) está de volta à Escola Nunca Mais, mas desta vez, as sombras escondem mais do que segredos. Entre os corredores góticos da academia, uma

nova ameaça surge, desafiando sua astúcia e coragem. Enquanto enfrenta rivais antigos e dilemas familiares, Wandinha se vê no centro de um mistério sobrenatural ainda mais sombrio, um que pode abalar os próprios alicerces de seu mundo macabro.

Sophie Charlotte
Perspectiva preliminar da Fachada

Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.