RUAS SP
11
saúde Como está oHMT?
Leitora enviou fotos e vídeos das condições nos corredores do Hospital Municipal do Tatuapé. As imagens mostram uma superlotação, com várias macas e cadeiras de rodas ocupando omesmo espaço, entre outros problemas. A Secretaria da Saúde apresentou respostas. > VEJA + Página 4
tatuapé
Polícias procuram soluções
Há algum tempo a polícia alerta para que motoristas e condutores de motos não estacionem seus veículos em determinadas ruas do Tatuapé. Como o bairro figura entre os campeões em furtos, segundo dados da SSP, parar em lugares de baixa luminosidade e muito tranquilos pode ser arriscado. > VEJA + Página 4
E o pedestre?
Moradores do Tatuapé levantam a possibilidade de pedir que a Prefeitura retire do bairro todas as estruturas do Programa Ruas SP. Segundo eles, alguns espaços, criados em ruas como Euclides Pacheco, Coelho Lisboa, Itapura e Emília Marengo, tiraram do pedestre a possibilidade de ir e vir. Nas últimas semanas, de certa forma, a administração começou a atender à reivindicação, com a retirada de três equipamentos. Porém, as ações ainda estão longe de amenizar os problemas. > VEJA + Página 3
FIQUE AINDA + CONECTADO COM A REGIÃO:
@GAZETADOTATUAPE
/GAZETADOTATUAPE
SEGURANÇA Moradores cobram PM
O Conselho Comunitário de Segurança do Tatuapé voltou a receber moradores da Rua da Meação. Eles foram ao encontro para falar, entre outros problemas, sobre as ações da PM na Praça Vinte de Janeiro. Uns aprovaram os resultados obtidos. Outros pediram mais ostensividade. > VEJA + Página 3
/GRUPOLESTETV@GAZETATATUAPE
DISTRIBUIÇÃO
N0 2.497 SÃO
informação com responsabilidade acesse nosso portal: www.gAZETAVIRTUAL.com.br
GRATUITA ANO 49
PAULO, 24 DE MARÇO DE 2024
2095-8202
CONOSCO PELO:
FALE
direito
A força da comunidade
Não há como escondê-las, as favelas estão aí. Em cidades como São Paulo, elas se tornaram a síntese da falta de planejamento habitacional. Além disso, os moradores dessas comunidades estão apartados da realidade social e econômica. Serviços básicos, como atenção à saúde, educação e postos de trabalho, não chegam a essas pessoas. Mesmo assim, algumas concessionárias de água e luz se adiantam em oferecer seus contratos. Assim, as famílias pagam os impostos que engordam a arrecadação dessas empresas, porém, não interessam quando o debate envolve ampla infraestrutura. Por outro lado, não há como fechar os olhos para uma população que cresce ano a ano e se reinventa a cada nova di culdade. Os pequenos comércios, como mercados, padarias, armazéns, quitandas, barbearias, entre outros, impulsionam esses lugares. Junto com eles, pro ssionais liberais produzem ações de comunicação, esporte, beleza e moda, sem contar os artistas que registram suas obras em muros, prédios, telas e exposições. Essa potência passa a ser vista agora, não por conta apenas das redes sociais, mas pelos anos de esforço de lideranças comunitárias que foram abrindo diversas portas. Outro fator relevante diz respeito à política, pois em cada conglomerado de moradias existem dezenas, centenas e até milhares de eleitores. Entretanto, atualmente, nossos vereadores, deputados estaduais e federais não podem se xar de forma integral em seus gabinetes. Câmeras de celulares, gravadores e produtores de conteúdo para a internet estão em todos os lugares. Nesse sentido, quando menos se espera, o parlamentar está exposto e precisa demonstrar atitude. Caso contrário, a reeleição pode ser comprometida.
E por falar em organização, a Central Única das Favelas (Cufa) e a Frente Nacional Antirracista (FNA), em parceria com a Câmara dos Deputados, lançaram a Frente Parlamentar em Defesa das Favelas e Respeito à Cidadania de seus Moradores. O movimento quer colocar a pauta da favela na agenda do Parlamento e também pretende dar respostas às necessidades de territórios ocupados por cerca de 18 milhões de pessoas.
Ou seja, os participantes do grupo têm como foco a articulação entre o poder público, privado e a sociedade. O objetivo é construir soluções urbanas e econômicas que causem um impacto positivo nas áreas não atendidas pelos governos hoje.
Infelizmente, atualmente o setor privado enxerga a favela com misericórdia e o poder público como gasto. Desta vez, a Frente Parlamentar quer que a favela seja percebida como potência, inovação, possibilidade e investimento.
Outra discussão importante que estará presente nos encontros será sobre segurança. Trata-se de um dos maiores desa os, pelas constantes violações de direitos humanos. Sendo assim, é preciso trocar ideias e experiências.Empreendedores estão cada vez mais preparados para surpreender o mercado de oportunidades.
foto da semana
POR FABRÍCIO POSOCCO
Estelionato segue vivo
Usuários do Pix sofrem tentativas de golpes praticamente todos os dias. Essa realidade foi detectada por uma empresa de cibersegurança, que somou uma média de 424 mil ocorrências este ano. Nem toda a tentativa é convertida, mas já é perceptível a procura crescente do Poder Judiciário para recuperar dinheiro perdido em fraudes.
A boa notícia é que o próprio sistema de pagamento eletrônico instantâneo possui mecanismos para bloquear transferências e fazer a devolução do valor transacionado.
De acordo com o Banco Central, o bloqueio cautelar analisa o perfil do recebedor. Sempre que a instituição financeira identifica uma transação fora do habitual das movimentações feitas pelo correntista, o dinheiro fica bloqueado por 72 horas para checagem e verificação de fraude. Se constatar o golpe, o próprio banco faz a devolução para quem pagou e o estelionatário não recebe nada.
Se a pessoa perceber que foi vítima de fraude antes do banco do estelionatário descobrir o crime, ela deve registrar um boletim de ocorrência na delegacia de polícia física ou virtual. Em seguida, deve avisar ao banco onde tem conta, utilizando canais oficiais como SAC e ouvidoria. Desta forma, o seu banco entrará em contato com a instituição financeira do criminoso para bloquear o dinheiro e analisar a reclamação. Essa averiguação pode durar até sete dias. Quando a fraude
Lé confirmada, o dinheiro é devolvido integralmente para o pagador. Reforço que, mesmo com essas ferramentas adotadas pelo Pix, para monitorar operações suspeitas, o consumidor ainda precisa ficar muito atento. Além de sequestro-relâmpago e roubo de celular, tenha cuidado com a compra em site falso, o desconto que torna a aquisição ainda mais atrativa e o QR Code enganoso. Mantenha-se alerta para o perfil de rede social clonado, a central de atendimento bancário fictícia e a promessa de depositar uma quantia para receber mais dinheiro. Seja cauteloso com os donativos para histórias tristes e comoventes que chegam por SMS, WhatsApp e Facebook. Lembre-se, os golpistas usam diversas táticas para enganar as pessoas. Até mesmo as ligações avisando sobre parentes sequestrados ou informando que o familiar está com o carro quebrado em um local distante e não tem dinheiro para gasolina ou mecânico, mas precisa do valor urgente. Na maioria das vezes, com medo de que o “parente” sofra, a vítima faz a transferência. E, quanto mais rápido a vítima fizer o boletim de ocorrência e o contato com o seu banco, mais chance tem de receber de volta o valor. Caso o problema não seja resolvido pela instituição financeira, é possível recorrer aos órgãos de defesa do consumidor, como o Procon, ou ao Poder Judiciário para reparação do dano. O principal é denunciar para que outras pessoas não sejam prejudicadas pelos mesmos estelionatários.
espaço do síndico
Jornada desconhecida
ogo depois da assembleia em que foi eleito pela primeira vez, o síndico de primeira viagem embarca em uma jornada desconhecida que implica em muitas responsabilidades, infinitas tarefas e diversos papéis a desempenhar na função. É muita coisa? Sim! Vai dar trabalho? Mais do que a pessoa imagina. No entanto, estes não são motivos para ansiedade e nem desespero.
A função e as atividades competentes ao síndico estão descritas no Código Civil, que dedica o Capítulo VII ao Condomínio Edilício nos artigos 1.331 a 1.358.
O síndico é o representante legal do condomínio. É ele o responsável por toda a documentação do condomínio e por representá-lo em juízo, quando solicitado. Cabe ao síndico também ser um facilitador da comunicação do condomínio, auxiliar condôminos e moradores na resolução de problemas, zelar pelo patrimônio comum e gerir pessoas.
Dentre as atribuições ao síndico, ainda estão: convocar a assembleia dos condôminos, cumprir e fazer cumprir a convenção, o regimento interno e as determinações da assembleia, cuidar da conservação das áreas comuns do empreendimento, zelar pela prestação dos serviços de interesse dos condôminos, elaborar o orçamento da receita e da despesa relativa a cada ano, gerir a arrecadação das cotas condominiais e a inadimplência, prestar contas anualmente e quando exigidas, além de realizar o seguro da edificação.
A responsabilidade civil e criminal do síndico é uma das mais críticas
atribuições e que muitos candidatos ao cargo ou os eleitos de primeira viagem não têm ciência. A falta de conhecimento dessas responsabilidades pode prejudicar não só o condomínio como o próprio síndico.
A responsabilidade civil do síndico ocorre quando as atribuições do cargo não são cumpridas adequadamente, ocasionando prejuízos aos condôminos ou a terceiros. A responsabilidade criminal do síndico acontece quando este não cumpre suas atribuições, levando-o não apenas a uma omissão, mas a uma prática que pode ser entendida como criminosa ou contravenção. Exemplos: crimes contra a honra (injúria, calúnia e difamação), apropriação indébita de fundos do condomínio e apropriação indébita de verbas previdenciárias dos funcionários.
Da Constituição Federal, passando pelas leis em suas três esferas, normas técnicas e regulamentadoras, chegando à Convenção e ao Regimento interno, o síndico deve dedicar um tempo à leitura desses documentos, tê-los à mão ou saber onde acessar.
O síndico também poderá contar com um subsíndico se assim estipular a convenção do seu condomínio, já que a lei não fala no cargo.
Geralmente a função é exercida plenamente quando o síndico se ausentar do condomínio, além das tarefas específicas designadas pela convenção.
Também é bastante comum os condomínios estabelecerem comissões para cuidar de assuntos específicos, como obras, reformas, pets, eventos, entre outros.
A cidade de São Paulo amanheceu na última sexta-feira, dia 22, com os termômetros registrando uma queda na temperatura, com a máxima em 23ºC e a mínima, 19ºC. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), essa frente fria vinda do Sul propiciou acumulados pluviométricos altos, além do declínio das temperaturas que seguem até hoje, domingo, dia 24.
‘Custo Brasil’
POR GAUDÊNCIO TORQUATO
O“Custo Brasil” é uma consagrada concepção para significar os custos da burocracia, do desperdício, dos gastos sem sentido, enfim, da cultura arcaica, cujas raízes estão profundamente fincadas na história. A pergunta é: a reeleição, tema recorrente na paisagem política, integra o acervo do “Custo Brasil”? O assunto volta a se fazer presente na agenda do Congresso Nacional, merecendo uma reflexão sobre seus benefícios e malefícios. Coloquemos as principais teses que cercam o debate. Pontos positivos: a reeleição permite ao governante eleito, que vê seu mandato prorrogado por mais quatro anos, concluir o seu programa de governo ou, ao menos, deixar um apreciável conjunto de obras e ações no mapa do desenvolvimento. Evita a interrupção, para uns, abrupta, da administração, e as consequentes mudanças na biruta dos rumos, face à conhecida tradição dos governantes de apagar os feitos dos antecessores. Além disso, aprimora o processo decisório, ao convocar o eleitorado a escolher, de quatro em quatro anos, os seus mandatários, contribuindo para sua maior inserção na política, chancelando o trabalho dos aprovados e dando o passaporte de volta ao lar aos desaprovados. Pontos negativos: propicia o uso/abuso da máquina pública em benefício de candidatos, e consequente apropriação da res publica para engorda de interesses privados. Transforma o país em um território envolto em negociações e trocas, na medida em que o governante eleito para
gazeta há 40 anos
um ciclo de quatro anos, no dia seguinte ao pleito, já começa a fincar estacas com vistas às eleições seguintes. A política tem como foco a reeleição. Que pode abrir a janela para o continuísmo danoso ao tecido institucional, eis que o grupo governante (partidos e núcleos) trabalha sempre para se perpetuar no poder. O argumento de que quatro anos são insuficientes para o governante realizar as promessas feitas para as comunidades tem sido o escudo para defender a proposta.
É pertinente observar que a eliminação da reeleição contribuirá para oxigenar a administração pública, arejando a cena com rotatividade maior no poder e obrigando partidos e candidatos a retornarem com vigor à arena da disputa. Também é pertinente constatar que os candidatos nos cargos contam com handicap formidável: máquina administrativa, visibilidade, recursos e apoios múltiplos, domínio de estruturas partidárias e controle das redes sociais.
A solução: que se aprove um mandato de cinco ou seis anos, sem reeleição sucessiva, permitindo ao governante aplicar seu programa em período dilatado, com a adaptação ao tempo de mandato. O país deixaria de ter eleição de dois em dois anos, cortando-se um bom pedaço do “Custo Brasil”. Assim, a preocupação maior seria em administrar e não em saber se a continuidade no governo está em risco. Os projetos poderiam ser iniciados e concluídos, da melhor maneira.
Gaudêncio Torquato é escritor, jornalista, professor titular da USP e consultor político
O QUE ERA NOTÍCIA EM 25 de março de 1984
EDIÇÃONº 465
Os alunos da Escola Estadual de 1º e 2º Graus Orlando Silva, no Parque São Rafael, resolveram paralisar suas aulas desde quinta-feira, dia 15/03. Os principais motivos da paralisação foram as falta de água e de segurança na esco-la.
Os alunos estão reclamando, junto à Secretaria da Educação, da obra totalmente irregular de duas salas de aula, que além de não serem forradas, deixando transpassar o eco de uma sala para a outra, tiveram suas portas colo-cadas de frente para o muro lateral da escola.
Um outro motivo que levou os estudantes a entrarem em greve, foi a falta de lousa nas duas novas classes. "Como poderemos aprender matemática, física, geometria, etc, sem lousa, se ela é primordial para a matéria? relata a aluna Isabel Cristina.
Outra aluna, Rubinete, da 5ª série, diz: "A noite a professora tem que fechar passar a chave na porta da classe, devido a tantas pedradas que os desocupados, sem ter o que fazer, começam a atirar.” A noite o perigo se torna maior, pois além do muro ser baixo, fica bem ao lado de um terreno baldio. "Esse local é um verda-
AMAS ABERTAS
A Prefeitura ampliou em três horas o horário nas 80 Assistências Médicas Ambulatoriais (AMAs) como mais um reforço contra a dengue. Agora, as unidades funcionam até as 22 horas. Os endereços das unidades podem ser encontrados pelo link: https://encurtador.com.br/ vMPY0. Além disso, segundo a Secretaria da Saúde, houve a contratação de 500 médicos para reforçar o atendimento nas unidades de saúde e mais 30 caminhonetes para nebulização, totalizando agora 96 veículos equipados. O número de agentes nas ruas também foi ampliado, de 2 mil para 12 mil, além do uso de drones que mapeiam e outros que lançam larvicidas em áreas de difícil acesso. Neste ano, mais de 3 milhões de ações já foram realizadas no município de São Paulo. Em 2023, foram 5 milhões durante o ano.
deiro refúgio de bandidos, vira e mexe ouvimos tiros", diz Valdete, funcionária da escola.
"Enquanto não resolverem nossos problemas não voltaremos para as classes. Queremos uma solução o mais rápido possivel. Os professores dizem que com as aulas paradas os maiores prejudicados somos nós. Não impor-ta. Só voltaremos quando tudo estiver solucionado", desabafa. Edvaldo, representante dos alunos na APM.
ASSEMBLÉIA
Quarta-feira, dia 21, houve uma assembléia, organizada pela diretoria da APM para discutir os principais proble-mas da escola. Estavam presentes: alunos, professores, funcionários e a própria diretora, Maria Aparecida Leite Knoll, participando apenas como ouvinte. Os principais problemas enfocados na assembléia foram: 1) a falta de água desde outubro/83, quando as duas bombas se quebraram. Segundo Valdete Zanquin Cosimatti, funcionária da escola, a água chega da rua até o re-servatório da escola e sobe para a caixa através das bombas. Acontece que desde o ano passado a Conesp pro-meteu que iria consertá-las, mas até hoje nada. 2) Foi discutida a segurança da escola que não existe e, por últi-mo, a falta de material das classes.
CRIANÇAS
Na hora de fazer a declaração do imposto de renda, cujo prazo de entrega vai até 31 de maio, é possível destinar parte do valor devido para projetos sociais, como o Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Fumcad). Na modalidade de doação, a pessoa física poderá deduzir até 3% pela doação diretamente em sua Declaração de Ajuste Anual. Para quem tiver imposto a ser restituído, o valor da doação será acrescido na restituição, corrigido pela taxa Selic, e volta para o contribuinte. Também é possível doar com incentivo de dedução do imposto de renda durante todo o ano. As pessoas físicas (cidadãos) podem destinar até 6% do imposto de renda devido e as pessoas jurídicas (empresas) até 1%. As doações podem ser feitas por transferência eletrônica, depósito, boleto ou pix.
ORÇAMENTO
A Secretaria Municipal da Fazenda definiu o calendário das audiências públicas regionalizadas do Orçamento Cidadão, que serão realizadas de forma presencial. Entre 1º e 25 de abril as 32 subprefeituras promoverão os encontros em que os paulistanos poderão apresentar propostas para o Projeto de Lei Orçamentária Anual de 2025 (PLOA 2025). As reuniões ocorrerão de segunda-feira a sábado, exceto feriados, em diferentes regiões. Todos os eventos serão gravados e disponibilizados na página da Fazenda no Youtube. Quem quiser pode acessar pelo link: https://encurtador.com.br/efrsY. A participação da população em geral nas audiências públicas do Orçamento Cidadão seguirá o processo estabelecido no Decreto 59.574/2020, com divisão dos participantes em grupos temáticos.
PRODUÇÃO GRÁFICA E MONTAGEM FINAL: GRUPO LESTE DE COMUNICAÇÕES Não nós responsabilizamos pelas ideias ou opiniões emitidas em matérias assinadas RUA SERRA DE BOTUCATU, 1.690 TELEFONE: 2095-8200 (PABX) E-MAIL: CONTATO@GRUPOLESTE.COM.BR Editor e Diretor Responsável: Jaime Braz Romano Diretora de Redação: Antonia Cristina Romano Revisão: Fabiana Nascimento Diretor-Comercial: Mauro Tadeu Silva Diretor de Arte: Gabriel Henrique Pinho Romano EXPEDIENTE 2 OPINIAO GAZETA 40 ANOS ACONTECENDO ~ www.gazetavirtual.com.br SÃO PAULO, 24 DE MARÇO DE 2024 Impressão: opinião editorialeditorial editorial
DA REDAÇÃO
POR FALTA
SEGURANÇA, ESTA ESCOLA
SEM AULAS
D'ÁGUA E DE
ESTÁ
Fabrício Posocco é professor universitário e advogado
acontecendo
Endereço tem estabelecimento que atrai um fluxo muito maior de pessoas, principalmente nos fins de semana
AÇÕES DA PM
Motoristas são autuados na Pça.
20 de Janeiro por ilegalidades
Escapamento aberto, som alto, rachas e vandalismo estão entre os problemas
Moradores da Rua da Meação, no Tatuapé, voltaram ao Conselho Comunitário de Segurança da região para falar da Praça Vinte de Janeiro. Segundo eles, os clientes que frequentam uma casa existente no endereço, que promove shows com vários MCs, têm promovido vários transtornos. Por conta disso, após terem pedido uma ação da PM no local, no encontro anterior, parte das pessoas agradeceu aos policiais, enquanto outro grupo sugeriu maior ostensividade.
Sobretudo por serem condôminos de prédios vizinhos, os moradores acompanham a chegada de carros e motos com escapamentos abertos. Além disso, os condutores dos veículos também fazem questão de ace-
lerar na porta do estabelecimento. Na hora de ir embora, uma parcela dos frequentadores dá inícios aos “rachas” pelas ruas da Meação e Marechal Barbacena. Do mesmo modo, os presentes ao encontro enfatizaram o fato de uma mulher pressionar as crianças que estão com ela a assediarem a chegada dos carros, pedindo dinheiro. Caso os menores não consigam, a pessoa começa a agredi-los com tapas e puxões de cabelo. Por outro lado, os equipamentos da praça sofrem com o vandalismo praticado, muitas vezes, por homens e mulheres que exageram na ingestão de bebida alcoólica. Outro morador pediu à PM que ajuste o período de atendimento das reivindicações. Ele disse não adiantar chegar à praça an-
tes das 22 horas. Conforme o capitão Anselmo Bianchini, comandante da 1ª Cia. do 8º Batalhão da PM, o lugar está recebendo ações conjuntas envolvendo a polícia, fiscais da subprefeitura e policiamento de trânsito. No decorrer da blitz, o estabelecimento foi notificado e alguns veículos foram levados para o pátio do Detran. Similarmente, diversas multas foram aplicadas. “Além das mais de 200 autuações de trânsito, pedimos à CET que troque a placa de proibido estacionar para proibido estacionar e parar”, frisou o capitão. Aliás, Bianchini adiantou que as ações vão ocorrer com frequência. “Só não conseguimos estacionar uma viatura por 24 horas no ponto em questão”, completou o comandante.
POLÊMICA Moradores pedem a retirada de todas as estruturas do Ruas SP
Pedestres reclamam de terem perdido o direito de caminharem pelas calçadas
Empresários são responsáveis por controlar o número de pessoas, adequar a sinalização e assegurar as condições de segurança
Moradores do Tatuapé levantam a possibilidade de pedir que a Prefeitura retire do bairro todas as estruturas do Programa Ruas SP. As responsáveis pelas estruturas são as secretarias de Urbanismo e Licenciamento (SMUL) e das Subprefeituras (SMSUB).
Segundo eles, alguns espaços, criados em ruas como Euclides Pacheco, Coelho Lisboa, Itapura e Emília Marengo, tiraram do pedestre a possibilidade de ir e vir, de quinta a domingo, a partir das 18 horas. Por outro lado, quando os estabelecimentos fecham, os equipamentos são abandonados. Motoristas reclamam da falta de sinalização e de placas informativas indicando para que as estruturas servem. Há moradores que acham que o espaço é público, mas são barrados pelos comér-
cios quando não querem consumir no local. Por falta de informação, as pessoas não conseguem identificar parklets e Ruas SP. O OUTRO LADO De acordo com a SMUL, o Projeto Ruas SP, autorizado pelo Decreto 59.877/2020, permite que bares e restaurantes ocupem espaços públicos da cidade, mais precisamente a faixa de rua destinada a vagas de estacionamento regular, com mesas e cadeiras para o atendimento dos clientes. Portanto, sua instalação é realizada na via e não na calçada, garantindo o direito de ir e vir dos pedestres. Os proprietários dos estabelecimentos são responsáveis por controlar a quantidade de pessoas, adequar a sinalização e assegurar que todos estejam em condições de segurança na estrutura. Caso contrário, poderão ser notificados.
A Subprefeitura Mooca esclarece que há dois programas vigentes: o Ruas SP, da SMUL, e o Parklet, da SMSUB. A subprefeitura afirmou que realiza ações de fiscalização. Nesse sentido, quando identifica um local em desconformidade com a legislação, notifica o proprietário. O não atendimento à orientação pode resultar na remoção da estrutura. Enquanto o Ruas SP é destinado, exclusivamente, para o atendimento dos clientes de bares e restaurantes, o parklet é um espaço de uso livre à população. Os dados sobre as autorizações de uso do solo são públicos e podem ser verificados nos respectivos sites: Ruas SP: https://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/ licenciamento/servicos/index. php?p=308717 e parklet: https:// tolegal.prefeitura.sp.gov.br/
3 www.gazetavirtual.com.br SÃO PAULO, 24 DE MARÇO DE 2024 A seção recebe mensagens e sugestões pelo e-mail redacao@grupoleste.com.br ou pelo Whatsapp 11 98193-8399 COTIDIANOFATOS
Mulher de 80 anos ficou três dias em uma cadeira esperando por vaga em um dos quartos
SAÚDE
Parentes de doentes denunciam falhas no Hospital do Tatuapé
Corredores não têm ventilação e falta atendimento médico aos pacientes
O OUTRO LADO
Na semana anterior, a moradora Bia Novaes enviou à redação fotos e vídeos das condições nos corredores do Hospital Municipal do Tatuapé. As imagens mostram uma superlotação, com várias macas e cadeiras de rodas ocupando o mesmo espaço. Além disso, Bia relatou que, após a transferência do pai da UPA Carrão para o HMT, a área de acolhimento não tinha ventilação e faltava atendimento médico. No hospital, ela disse ter conhecido uma mulher de 80 anos que há três dias estava em uma cadeira de rodas. Por conta disso, a redação procurou a Secretaria da Saúde (SMS) para saber porque pacientes com doenças diversas estavam em um mesmo ambiente. Bia ainda apontou para os idosos sem acompanhantes, por falta de espaço e de cadeiras.
A secretaria encaminhou a seguinte nota: “o Hospital Municipal Dr. Cármino Caricchio (Tatuapé) atende como porta referenciada para urgência e emergência de casos como, politrauma, queimados, neurocirurgia e vascular. Ademais, a média mensal de acolhimentos no pronto-socorro é de 9 mil, sendo realizadas 7,5 mil consultas médicas e 1.250 internações. Depois, a unidade recebe pacientes encaminhados pelo Samu, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, centrais de regulação e referenciados de unidades de saúde da região, como por exemplo a UPA Carrão, que funciona 24 horas por dia. O conta com equipe completa de profissionais e o atendimento é realizado com base no protocolo de Manchester, que prioriza
os casos mais graves. O tempo de espera para atendimento varia de acordo com cada caso, porém todos os pacientes recebem a devida avaliação médica e da equipe multidisciplinar. Todos os pacientes têm direito a acompanhante, com exceção das salas vermelhas e amarelas, onde o primeiro atendimento é realizado devido à sua complexidade e necessidade de atenção individualizada. Pacientes com patologias infectocontagiosas são imediatamente isolados em áreas específicas para prevenir a propagação de doenças. A unidade possui climatização em 70% de suas áreas, garantindo um ambiente confortável e seguro para todos. O uso de ventiladores não é permitido devido ao risco de propagação de doenças, porém a renovação do ar é feita regularmente.
TATUAPÉ
Comandante e delegado ponderam em relação aos crimes na região
Furto de veículos ainda é o 'calcanhar de Aquiles' para a segurança da região
O capitão Anselmo Bianchini é o comandante da 1ª Cia. do 8º Batalhão da PM
Ocomandante da 1ª Cia. do 8º Batalhão da PM, capitão Anselmo Bianchini, procurou esclarecer os moradores do Tatuapé sobre a criminalidade. Durante reunião do Conseg (Conselho Comunitário de Segurança), o capitão relatou que, após denúncias, os locais apontados pela população recebem intensificação no policiamento. Bianchini fez questão de destacar o fato de a região não registrar muitos crimes. Segundo ele, no último semestre de 2023, os roubos, de um modo geral, reduziram cerca de 15%. Enquanto isso, os roubos de veículos caíram 24%. Entre janeiro e fevereiro deste ano, os roubos declinaram em 15%, enquanto os roubos de veículos baixaram aproximadamente
Marcos Galli Casseb é o delegado titular do 30º DP – Tatuapé, localizado na Rua Antônio Camardo, 69
40%. Os dados são da Secretaria da Segurança Pública (SSP). O comandante declarou que, há cerca de dez dias, o policiamento de trânsito realizou bloqueios em ruas da região com mais de 40 viaturas. Bianchini admitiu que, nem sempre, a presença de policiais e carros nas ruas é equivalente ao desejo dos moradores. Contudo, em nenhum momento as equipes de segurança deixarão de atender aos chamados. “Sobre os furtos de veículos, historicamente o Tatuapé é líder neste tipo de crime. Além das estações de Metrô, das universidades, shoppings e comércios de rua, o bairro possui um polo gastronômico e de entretenimento, com muitos bares e baladas”, explicou. Com isso, o grande número de veículos es-
tacionado nas ruas favorece os furtos. Conforme a SSP, entre os anos de 2022 e 2024, a média mensal destes crimes ficou entre 100 e 150 automóveis. Para o delegado titular do 30º DP – Tatuapé, Marcos Galli Casseb, os roubos de veículos vêm caindo. Os casos, acompanhados pela equipe de investigadores, estão sendo concluídos com prisões e indiciamentos. “Um dos procurados faz parte de uma quadrilha que praticou crimes em vários bairros vizinhos”, avisou. Sobre estabelecimentos envolvidos em problemas de perturbação de sossego, o delegado afirmou estar à disposição dos moradores para a abertura de inquéritos. No entanto, nesse sentido, é necessária a presença de pelo menos três reclamantes na delegacia.
www.gazetavirtual.com.br SÃO PAULO, 24 DE MARÇO DE 2024 A seção recebe mensagens e sugestões pelo e-mail redacao@grupoleste.com.br ou pelo Whatsapp 11 98193-8399 4
COTIDIANOFATOS
Fora de ordem
A grade da Globo passará por mudanças nesta terça, dia 26. Por conta da transmissão do amistoso entre Brasil e Espanha, a “Sessão da Tarde” e a novela “Elas Por Elas” não serão exibidas neste dia. O jogo contará com narração de Luis Roberto, e os comentários, de Ana Thaís Matos e Júnior.
De volta
Após participar de “Mar do Sertão”, Nanego Lira voltará ao ar em “No Rancho Fundo”, próxima trama das seis. Na história, ele reviverá o personagem Padre Zezo, que comandará uma paróquia maior e mais próspera em Lapão da Beirada. O folhetim tem estreia prevista para 15 de junho.
Pagode na tela
O “Som Brasil” fará uma edição em homenagem ao grupo Raça Negra. O programa comandado por Pedro Bial vai ao ar no dia 5 de junho.
Nos cinemas
O longa “Dona Lurdes, O Filme” chega aos cinemas no próximo dia 28. A produção baseada na novela “Amor de Mãe” é estrelada por Regina Casé. Juliano
Velocidade máxima (BAND, DOM, DIA 24, À 1H)
A Fórmula 1 desembarca na Austrália para a terceira etapa da temporada de 2024. Depois de duas vitórias de Max Verstappen, a Red Bull chega mais uma vez como favorita, com a Ferrari se apresentando como a principal desafiante. Recuperado de uma cirurgia, Carlos Sainz retorna para o Circuito de Melbourne. A narração será de Sergio Mauricio.
Agro Brasil (SBT, DOM, DIA 24, ÀS 7H30)
O agronegócio brasileiro chega ao SBT. Sob o comando de Sandro Ivanowski, o “SBT Agro” vai apresentar as principais notícias do tema e exibir, a cada edição, um resumo sobre a produção e a situação dos mercados agropecuários, além apresentar as tecnologias com potencial para revolucionar o setor. A produção também dará orientações práticas ao telespectador, respondendo suas dúvidas e trazendo dicas úteis para quem produz, seja no campo ou na cidade.
Canal Zap
Emoções e risadas
GPorrada e bomba
Livia Silva
Cazarré, Thiago Martins, Jéssica Ellen, Nanda Costa e Chay Suede também integram o elenco.
Última temporada
Dalton Vigh estará no elenco da terceira e última temporada de “Dom”, original Amazon Prime Vídeo. A série nacional tem estreia marcada para 24 de maio.
No elenco
Giu Nassa, que integrou o grupo BFF Girls, estará no elenco de “A Caverna Encantada”, nova novela infantil do SBT. Com direção de Ricardo Mantoanelli, o folhetim tem estreia prevista para o segundo semestre.
Dois turnos
A trama de “Justiça 2”, original Globoplay, se passa em dois momentos: em 2016, antes das prisões, e em 2023, quando os protagonistas saem da cadeia. No entanto, as duas fases foram gravadas simultaneamente, muitas vezes, com cenas de ambos os momentos rodadas no mesmo dia. Isso exigiu uma dinâmica peculiar da produção. Foi preciso desenvolver, pelo menos, duas caracterizações diferentes para cada personagem, apostando em caracterizações criativas e ágeis. “Passamos por
iovanna Ewbank traduz o “Quem Não Pode se Sacode”, novo programa do GNT, como uma onda de leveza. A apresentadora ressalta o clima intimista que envolveu as gravações da produção, que tem estreia prevista para abril. “Está um programa leve e divertido. Ao mesmo tempo, a gente também fala de pontos importantes e emocionantes. Ou seja, a gente dá risada e
POR CAROL BORGES se diverte, mas também se emociona”, valoriza Giovanna, que divide a apresentação com Fernanda Paes Leme. A dupla de apresentadoras recebe, a cada episódio, três convidados famosos que irão participar de divertidas dinâmicas que prometem proporcionar conversas reveladoras. “É um programa de conversas sinceras. Percebi que os convidados chegavam bastante abertos e vulneráveis. Todos estavam preparados para falar e se abrir”, aponta.
um processo intenso de pesquisa, que durou semanas, até chegarmos nas soluções. Como não podíamos fazer nenhuma mudança definitiva de visual, acabamos recorrendo muito a laces e apliques”, explica a caracterizadora Marina Beltrão.
Desfecho dramático
A terceira e última temporada de “Dom”, original Amazon Prime Vídeo, estreia no dia 24 de maio. A produção policial é estrelada por Gabriel Leone.
No Leblon
O especial “Tributo - Manoel Carlos” irá ao ar na Globo no dia 3 de maio. A produção documental conta com depoimentos de Tony Ramos, Carolina Dieckmann e Lilia Cabral.
Série inédita
O Globoplay estreia em junho a série original inédita “O Jogo que Mudou a História”. Com criação de José Junior, a produção é estrelada por Raphael Logam.
Fim dos trabalhos
Foram encerradas as gravações da novela “Beleza Fatal”, novo original Max. Com criação e roteiro de Raphael Montes,
Destaques na TV
Convidados na bancada (GLOBO, DOM, DIA 24, ÀS 17H30)
Os participantes do “Dança dos Famosos”, do “Domingão”, retornam ao palco do programa. Cauã Reymond e Simone Mendes estarão na bancada de jurados. Ana Botafogo, Carlinhos de Jesus e Zebrinha integram o júri fixo da competição.
fique ainda + conectado com a região:
Última noite (GLOBO, DOM, DIA 24, À 0H30)
A Globo exibe os melhores momentos do “Lollapalooza”. A produção contará com apresentação da dupla Kenya Sade e Thiago Oliveira. No último dia do festival, sobem ao palco Sza, Gilberto Gil, Sam Simth, Meduza e Omar Apollo.
Não é só bola (GLOBO, TER, DIA 26, ÀS 17H30)
Após confronto com a Inglaterra, o Brasil encara a seleção espanhola. O amistoso internacional foi idealizado após os episódios de racismo envolvendo o atacante Vinicius Jr., do Real Madrid. Essa será a 10ª vez que Brasil e Espanha vão se enfrentar na história. A
supervisão geral de Silvio de Abreu e direção geral de Maria de Médicis, a produção foi gravada entre São Paulo e Rio de Janeiro durante os últimos meses. A trama, que ainda não tem data de estreia prevista, será protagonizada por Camila Queiroz, Camila Pitanga e Giovanna Antonelli.
Projeto novo
Recém-saída de “Fuzuê”, Fernanda Rodrigues poderá ser vista na Netflix. A atriz estará no filme “Meninas Não Choram”, que estreia no próximo dia 30 de abril.
Trama infantil
Clarice Niskier, que esteve no elenco de “Carinha de Anjo”, está escalada para “A Caverna Encantada”, nova novela infantil do SBT. O projeto, que está em pré-produção, tem estreia prevista para o segundo semestre.
Novos palcos
O cantor Diogo Nogueira mostrará sua porção ator na série “Desejo S.A.”, original Star+. Na produção, ele viverá Yaco, um cantor super popular que acaba sendo motivo de um pedido de uma fã um tanto quanto inusitada. A trama estreia no próximo dia 27.
disputa será o segundo jogo da seleção brasileira sob comando de Dorival Júnior.
Crime e investigação (UNIVERSAL TV, TER, DIA 26, ÀS 21H30)
As novas temporadas de “Law & Order: SVU e Law & Order” chegam ao Universal TV. A série de ação de maior duração na história da tevê americana traz de volta a Capitã Olivia Benson liderando a poderosa Unidade de Vítimas Especiais do Departamento de Polícia da Cidade de Nova York. No episódio de estreia, a equipe comemora o nascimento do filho de Rollins e Carisi enquanto outra criança desaparece em plena luz do dia.
Chocolate de Páscoa (GNT, QUI, DIA 28, ÀS 17H)
No “Tempero de Família”, Rodrigo Hilbert vai em busca do melhor chocolate da região e prepara um bolo com geleia de cupuaçu e castanha do Pará, além do brigadeiro de tapioca com bacuri.
Festa no vídeo (GNT, SEX, DIA 29, ÀS 21H45)
Em “Te vejo no After”, Marcelo Serrado vai tentar proporcionar noites memoráveis para seus convidados em Afters: festas que rolam numa mesma casa após uma outra festa. Tudo isso enquanto tentam descobrir quem é o “inimigo do fim” e se divertir com dinâmicas musicais no improviso. Na produção, Serrado conversa com José Loreto.
(Prime) Recheado de cenas de muita adrenalina, o "remake" "Matador de Aluguel" chega ao Prime Video entregando uma atuação visceral de Jake Gyllenhaal. Longa baseado no clássico dos anos 1980, a produção é dirigida por Doug Liman e traz algumas modificações para atualizar a história original, que se tornou um clássico cult e teve Patrick Swayze como protagonista. Na trama, Gyllenhaal encarna Elwood Dalton, um ex-lutador de UFC que
enfrenta problemas financeiros e passa a dormir em seu carro. Sua vida muda totalmente quando a dona de um bar de beira de estrada o contrata como seu novo segurança. O estabelecimento fica na paradisíaca Florida Keys, mas é o ponto de encontro de vários encrenqueiros foras da lei e motociclistas durões. A trama se intensifica quando Elwood se vê envolvido em uma guerra contra um empresário local determinado a substituir o bar por um resort luxuoso.
Ação e reação
(Netflix) Sucesso na Netflix, a série "Magnatas do Crime" conta a história de Eddie Horniman (Theo James), um jovem que se descobre herdeiro de uma grande propriedade rural. O que ele não poderia imaginar é que o local abriga uma grande plantação de maconha e serve como a base de
um grande império do crime. Dividida em oito episódios, a série traz muitos momentos de ação, humor e situações inusitadas que já se tornaram marca do diretor Guy Ritchie. A série de tevê é uma nova versão do filme de mesmo nome que também foi dirigido por Ritchie e lançado em 2020.
Busca própria
(Disney+) A Disney estreia a segunda temporada de "Extraordinária". A série leva o público a um universo peculiar onde, ao completar 18 anos, cada indivíduo desenvolve um superpoder único. Todos, menos a desafortunada Jen, de 25 anos, que continua na angustiante espera pelo seu. Em meio a
um emprego sem perspectivas e um romance instável com Luke, Jen se vê atolada em dúvidas e incertezas. A nova temporada retoma a jornada de Jen que descobre rapidamente que encontrar seu poder pode não ser tão simples quanto imaginava, e outras áreas de sua vida também estão longe de ser tranquilas.
CULTURAARTES SÉRIES
www.gazetavirtual.com.br A seção recebe mensagens e sugestões pelo e-mail cultura@grupoleste.com.br ou pelo Whatsapp 11 98193-8399 5
/ filmes
@GAZETADOTATUAPE /GAZETADOTATUAPE
SÃO PAULO, 24 DE MARÇO DE 2024
“Law & Order: SVU e Law & Order”
“Lollapalooza”
“SBT Agro”
Giovanna Ewbank
VIU? VIU?
culinária italiana
Abbraccio apresenta menu especial a partir de R$49,90
São três opções de clássicos no almoço por R$ 49,90 e menu para duas pessoas com entrada, prato principal e sobremesa por R$ 129,90 no jantar
Orestaurante Abbraccio traz uma oferta pra lá de especial para os amantes da culinária italiana. Até o dia 14 de abril, os clientes poderão desfrutar de condições especiais tanto no almoço quanto no jantar. De segunda a sexta-feira, serão oferecidas três opções de pratos por R$49,90 no período do almoço. Já no jantar, também durante a semana e no almoço e jantar aos finais de semana, os consumidores poderão optar pelo menu para dois de clássicos por apenas R$129,90.
As opções disponíveis que podem ser encontradas por R$ 49,90 são os pratos principais Carbonara Di Roma, servido com um delicioso molho de parmesão, pancetta e gema de ovo; a Lasagna Bolognese preparada com carne bovina e suína, mix de queijos ricotta, mozzarella e parmesão e molho pomodoro e Pollo Brianni, composto por um suculento peito de frango grelhado e coberto com um delicioso queijo de cabra, tomates secos e manjericão fresco ao molho Burro al Limone.
Já o menu para dois contempla uma entrada, dois pratos principais e uma sobremesa. As opções de entrada são Bruschetta Caprese, acompanhadas de queijo mozzarella fresca, tomates frescos em cubos e molho pesto caseiro, seguidas por dois pratos de Carbonara di Roma, Spaghetti Mignon ou Pollo com Crosta, ficando a escolha do cliente, e Quadrato Di Cioccolato: uma fatia de bolo de chocolate, recheado com ganache de chocolate meio amargo, coberto por calda de chocolate e finalizada com mousse de chocolate cremoso como sobremesa.
“Todos os pratos disponíveis para essa ação foram cuidadosamente selecionados para proporcionar aos nossos clientes não somente a experimentação do nosso sabor excepcional, como também proporcionar uma experiência com ótimo custo-benefício e acolhedora a todos os entusiastas da boa gastronomia”, comenta Paula Zequetti, Gerente de Marketing do Abbraccio.
A oferta é válida em todas as unidades do restaurante, exclusivamente para consumo no salão, não sendo aplicável nas modalidades de entrega ou retirada. Na Zona Leste, o restaurante Abbraccio possui uma unidade no Piso Lírio do Shopping Anália Franco. Reservas e mais informações (11) 2672-5032.
2024
Coma bem e faça o bem!
Celebre a Páscoa com amor e solidariedade!
promove a campanha solidária Páscoa Solidária. Adquira o Bolo Pascal e ajude quem mais precisa.
Pedidos e reservas:(11) 99931-9736
Valor unitário: R$ 25,00 Caixa com 12 unidades: R$ 300,00
Realização: Instituição Beneficiada: Apoio:
Anunciando todo mundo vê! Anuncie: 2095-8200
A seção recebe mensagens e sugestões pelo e-mail contato@grupoleste.com.br ou pelo Whatsapp 11 98193-8399 ´ www.gazetavirtual.com.br SÃO PAULO, 24 DE MARÇO DE 2024 6 VITRINENEGOCIOS A oferta é válida em todas as unidades do restaurante, exclusivamente para consumo no
não sendo aplicável nas modalidades de entrega ou retirada
salão,
A Sociedade Agostiniana de Educação e Assistência, junto aos Colégios Agostinianos Mendel e São José,
de
de 2023 Página 7 GAZETA DA ZONA LESTE CLASSIFICADOS Se sentimentos como: insatisfação, solidão, medo, ansiedade, culpa, angústia, entre outros, roubam-lhe a vontade de viver, procure-nos! Neuróticos Anônimos Grupo Esperança Belém - Rua Arinaia, 509 Reuniões aos sábados às 10hs. Possuímos outras salas na Zona Leste e em todo o território nacional, procure a mais próx. em nosso site: www.neuroticosanonimos.org.br; ou pelo telefone: (11) 99591-7773 A ajuda é gratuita. SENTIMENTOS NEGATIVOS? IMOVEISALUGAM-SE ´ diversos IMOVEISVENDEM-SE ´ APTO. NOVO AVIAÇÃO – PRAIA GRANDE 2 dorms c/ suíte, sala, cozinha, terraço gourmet, andar alto, 2 vagas e lazer completo. R$ 427.000,00 Tr. C/ Margareth (13) 99181-3456 SOBRADO RUA BENDIAPÁ 8 x 24 , 3 dorms, sala ampla, 2 vagas, ótimo local, R$ 1.300.000,00, REF: 4351 Tel.: 2295-9655 94733-1579 (Whatsapp) VIU? ANUNCIANDO TODO MUNDO VÊ! 11 2095-8200 ALUGA APTO PERTO METRO CARRÃO – 88 M² 2 dorms, d.emp c/ wc, sala ampla, 1 vaga, R$ 2.000,00, REF: A271 TÉRREA RUA PERO NUNES 1 dorm, sala, coz, wc, 1 vaga, R$ 1.550,00, REF: S 501 SALA RUA BENDIAPA SALA 65 m², cozinha, wc + 1 sala, R$ 1.800,00, REF: 616 SOBRADO RUA EMILIA MARENGO 2 dorms, sala, coz, wc, 2 wcs + área serviço fechada e aberta c/ chur, R$ 4.000,00 ANALIA FRANCO SOBRADO COMERCIAL 350 m² a.c, 3 sts, vgs subt, copa, coz, R$ 15.000,00 ASSOBRADA RUA AREIÃO Ampla, 3 dorms, 1 vaga, R$ 2.600,00 REF: S495 RUA AREIÃO, 210, TATUAPÉ - Tel.: 2295-9655 94733-1579 (Whatsapp) - WWW.FBLIMOVEIS.COM.BR TÉRREA RUA CANTAGALO 2 dorms, sala, coz, wc, 2 vagas, R$ 2.900,00, REF: S506 TÉRREA RUA PEDRO BELLEGARDE 3 dorms, sala, coz, wc, 4 vagas, R$ 3.500,00 TERRENO 370M² C/ 2 CASAS quarto, sala, cozinha, banheiro, 10 vagas, R$ 3.700,00. CRECI 45224-J VENDAS HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO DE SEGUNDA A SEXTA DAS 09:00H AS 16:00H R. AREIÃO, 210, TATUAPÉ Tel.: 2295-9655 94733-1579 (Whatsapp) WWW.FBLIMOVEIS.COM.BR CRECI 45224-J CASA TÉRREA RUA AREIÃO Terreno 7,5 x 34, casa c/ 3 dorms, R$ 830 mil, REF: 5182 APTO TATUAPÉ 127 M² 3 dorms, sendo 1 st, sala ampla, 2 vagas, lazer, R$ 810 mil, REF: 2264 TATUAPÉ ÓTIMO APTO 2 suites, sala 2 ambs, sacada, 1 vaga, R$ 490 mil, REF: 2259 APARTAMENTO RUA VILELA Pertinho do metrô, 2 dorms, 2 vagas, R$ 560 mil, REF: 2256 SOBRADO RUA BENDIAPÁ 8 x 24 , 3 dorms, sala ampla, 2 vagas, ótimo local, R$ 1.300.000,00, REF: 4351 TATUAPÉ APTO 92 M² 3 dorms sendo 1 st, 2 vagas, lz comp, R$ 930 mil, REF: 2238 CASA EM COND VILA SANTA ISABEL 45 m², 2 dorms, sala, coz, wc, 1 vaga, R$ 330 mil, REF: 2248 SOBRADO EM COND. VILA CARRÃO 89 m², 2 dorms, 2 wcs, 1 vaga, piscina e salão, R$ 590 mil, REF: 4367 APTO TRAVESSA NOVA JERUSALEM 78 M² 2 dorms, sala ampla,coz, 2 wcs, R$ 515 mil, REF: 2252
22
outubro