O prefeito Ricardo Nunes realizou mais uma edição do Prefeitura Presente em Itaquera, na última quinta-feira, dia 10, quando passou o dia no bairro ouvindo a população, entregando moradias, vistoriando e inaugurando obras. Segundo Nunes, investimenso chegam a R$ 1,8 bilhão. > VEJA + PÁGINA 4
fique ainda + conectado com a região:
homenagem ao Dia Mundial do Rock, celebrado hoje, 13 de julho, a Prefeitura de São Paulo promove uma programação especial nas Casas de Cultura Municipais com atrações gratuitas para todos os gostos e idades. A celebração já começou ontem dia 12, e segue até hoje, com shows, atividades interativas,
atro, literatura e muito mais. > VEJA + PÁGINA 4
Com a chegada das férias escolares de julho, o Zoológico e o Jardim Botânico de São Paulo se tornam destinos ideais para quem busca lazer ao ar livre, diversão em família
DIVERSÃO EM FAMÍLIA
DIVULGAÇÃO
COMPORTAMENTO
Para além das rampas
POR ANDRÉ NAVES
Há pouco mais de uma década, tive a honra de me sentar à mesa com mentes e corações brilhantes para tecer os os de uma das mais transformadoras legislações do nosso tempo: a Lei Brasileira de Inclusão (LBI). Aquela jornada não foi apenas técnica; foi um exercício profundo de Alteridade, uma semeadura de futuro. Hoje, ao olharmos para o caminho percorrido, vemos os frutos, mas também a longa estrada que ainda se desdobra à nossa frente.
Muitos conhecem a Lei Brasileira de Inclusão por sua manifestação mais visível: a garantia de direitos das pessoas com de ciência. E, de fato, ela é um marco. Como bem detalha a primorosa cartilha do Instituto Mara Gabrilli, a lei internaliza em nosso cotidiano os preceitos da Convenção da ONU sobre os Direitos das Pessoas com De ciência, que o Brasil acolheu com a força de uma Emenda Constitucional. Contudo, o coração da LBI pulsa em uma dimensão ainda mais profunda.
Seu grande salto de consciência não foi criar um catálogo de direitos para um grupo, mas sim mudar o foco da lente: a questão não está no indivíduo, mas nas barreiras que nós, como sociedade, erguemos. A lei compreendeu algo que a sabedoria popular já ensinava: não se julga a força do rio pelas pedras em seu leito, mas pela forma como ele as contorna ou as remove para seguir seu curso.
A Lei Brasileira de Inclusão nos ensina que cada ser humano é um universo de singularidades, um conjunto de potencialidades e, também, de "impedimentos", como a lei delicadamente chama nossas limitações. A de ciência, portanto, não é uma condição intrínseca da pessoa, mas o resultado doloroso do choque entre essas características individuais e as barreiras – materiais e imateriais – que pavimentam nosso mundo.
Nestes anos, vimos avanços notáveis. A Inclusão é um tema mais presente, e a dignidade de muitas pessoas foi resgatada. Mas não podemos nos sentar à beira do caminho, satisfeitos com a paisagem. A maior de todas as barreiras persiste, altiva e cruel: a desigualdade econômica e social. A verdadeira inclusão só será plena quando a edi carmos sobre os alicerces de uma sociedade mais justa. Isso exige coragem para investir massivamente em Educação e Saúde de qualidade para todos, desenvolvendo as melhores potencialidades que dormem em cada cidadão. A Lei Brasileira de Inclusão não é um ponto de chegada. É um mapa, uma bússola moral que nos aponta o Norte.
André Naves é defensor público federal formado em Direito pela USP
Corpo, mente e alma: a tríade da alta performance
POR THIAGO LINHARES
No mundo esportivo, a busca pela alta performance vai muito além do treinamento físico.
O verdadeiro sucesso se constrói a partir de um equilíbrio harmonioso entre corpo, mente e alma. Essa tríade é fundamental para qualquer atleta alcançar resultados excepcionais e manter a saúde mental.
O desenvolvimento do bem-estar psicológico ajuda a se tornar alguém mais resiliente diante das adversidades. Isso significa que, ao invés de se deixar abater por uma derrota ou lesão, o esportista que consegue regular as próprias emoções tem mais chances de aprender com essas experiências e se preparar melhor para o futuro. Esse autocontrole, concentração e motivação são habilidades que podem ser aprimoradas por meio de práticas como meditação e visualização, a fim de atingir o potencial máximo. Além disso, o lado espiritual não deve ser negligenciado. A aproximação com a fé, por exemplo, pode oferecer uma sensação de propósito. Para muitos atletas, essa conexão é uma fonte de força na superação de momentos difíceis. Nesse sentido, a prática da reflexão pessoal e de valores éticos são formas de crescer espiritualmente e fortalecer a estabilidade emocional.
Hábitos saudáveis também são bons aliados na hora de promover o bem-estar integral, como ter uma alimentação balanceada, exercitar-se regularmente, descansar e cultivar uma rede de apoio, já que relacionamentos significativos fazem toda a diferença ao enfrentar os altos e baixos de uma carreira no esporte. Um exemplo inspirador desse equilíbrio é Bremer, jogador de futebol da Juventus, na Itália, e da Seleção Brasileira. Ele não apenas se destaca pelo talento em campo, mas também pela mentalidade forte e centrada.
O zagueiro demonstra que o sucesso esportivo é resultado de um trabalho contínuo em todas as áreas: sua dedicação ao treinamento físico acompanha um compromisso diário com a própria saúde mental e espiritual, o que reflete no desempenho positivo dele durante todas as competições. Assim, equilibrar a tríade entre corpo, mente e alma precisa ser uma prioridade de todo jogador que aspira fazer sempre mais um gol na próxima partida, mas também enfrentar os desafios da vida e concretizar sonhos fora dos gramados uma atitude vencedora que garantiu a ascensão de Bremer, jovem do interior da Bahia, na Liga dos Campeões europeia.
Thiago Linhares é doutorando em Coaching e especialista em Psicologia Positiva
NEGÓCIOS
O papel do marketing como vetor de impacto positivo
MPOR LUCIANA LANCEROTTI
arketing é escolha. É presença. É consequência. E talvez nunca tenha sido tão urgente repensar que tipo de presença estamos escolhendo ocupar no mundo. Por muitos anos, o marketing foi - e ainda é - sinônimo de performance. A pressão por resultados, eficiência e escala continua na mesa de quem ocupa essa cadeira. Mas, hoje, isso não basta. Porque o mercado mudou, o consumidor mudou - e as marcas estão sendo chamadas a expandir seu papel. Não é mais só sobre gerar valor para o negócio. É sobre gerar valor no e para o mundo. Não é apenas se posicionar sobre o mundo, mas estar verdadeiramente dentro dele. E essa transição tem nome, tem prática, tem base - e, mais do que nunca, tem urgência. Ela se chama Marketing do Cuidado. Segundo o relatório Global Marketing Trends da Deloitte, em 2023, 86% dos profissionais de marketing ouvidos naquele ano estavam implementando iniciativas de sustentabilidade, demonstrando um compromisso crescente com práticas responsáveis dentro das organizações. E 51% das marcas estavam em busca de melhores práticas no âmbito do ESG. Isso muda tudo. Não basta parecer diverso; é preciso ser. Não basta apoiar o ESG; é preciso incorporá-lo em cada
decisão. E é nesse ponto que o marketing deixa de ser um megafone e se torna um mediador entre discurso e prática, cultura e mercado, intenção e impacto. Sempre que falo de Marketing do Cuidado, costumo devolver a pergunta: quem cuida da comunicação da sua empresa está, de fato, cuidando de quem a recebe - e de tudo o que a cerca? Cuidar vai além de escutar antes de falar. É considerar o impacto que geramos nas pessoas, nas relações, na sociedade, no meio ambiente e até nos resultados financeiros. É agir com consciência sobre as consequências - visíveis e invisíveisde cada escolha, de cada campanha e de cada mensagem que colocamos no mundo. Cuidar não é só um gesto bonito - é uma estratégia potente, que transforma. Porque cuidar é pensar na comunicação como uma ponte, não como um megafone. É sustentar uma presença que gera valor real para quem está na ponta, sim, mas também para os times, para os parceiros, para a sociedade, para o planeta - e, claro, para os negócios.
O cuidado, neste contexto, não é suavidade. É responsabilidade, é escolha consciente. E é aí que o marketing passa a ocupar o lugar de guardião da coerência: protegendo o que foi prometido, sustentando o que foi dito, para dentro e para fora.
Luciana Lancerotti é consultora e palestrante na área de Marketing com práticas sustentáveis para o mundo corporativo
Assalto ao Bolso do Consumidor
POR SERGIO CARREIRO DE TEVES
Trump errou o alvo, mirou em Lula e em Alexandre de Moraes e acertou no “bolso dos consumidores brasileiros”. Seja no supermercado, no posto de gasolina, nas contas mensais ou em serviços essenciais, a sensação geral é de que o orçamento está sob constante ataque e bombardeio.
O mês fica cada vez mais cumprido e o salário, cada vez mais curto; não temos caminhos para nos defender diante desse cenário de espoliação disfarçada, que se agrava com o passar dos anos. Começa com o governo: cinco meses de trabalho duro só para pagar impostos municipais, estaduais e federais, contribuições de toda espécie incidindo sobre todos os produtos. E, se você não pagar, será executado, poderá ser desapropriado de seus bens, terá seu crédito cortado, será aniquilado da vida cidadã. E ainda dizem que vivemos em uma democracia: o imposto é uma “força” sem defesa; basta puxar a cadeira.
O bolso do consumidor é obrigado a suportar o aumento desenfreado dos preços, taxas e tarifas que incidem sobre produtos e serviços essenciais. Mais do que simples inflação, o assalto ao bolso reflete práticas abusivas, falta de regulação eficaz e, muitas vezes, uma transferência injusta de custos para quem menos pode arcar: a população trabalhadora.
Aí chega a decisão de Trump. Não bastavam a inflação persistente, a fala de zelo do governo em cortar seus gastos e o aumento geral dos preços; o aumento geral dos preços reduz o poder de compra e corrói salários.
Por outro lado, quando há concentração de fornecedores em setores como energia, combustíveis e telecomunicações, o consumidor fica sem escolha, refém de valores definidos sem transparência. Tudo isso corrói o “bolso do consumidor”; não atinge apenas o pobre, mas também o rico, embora afete muito mais o primeiro. O rico se defende: tem dinheiro e fontes de renda; o pobre não tem de onde tirar. O assalto ao bolso não afeta apenas o presente, compromete o futuro, minando a capacidade de poupança. Famílias entram em ciclos de endividamento, antecipando receitas para pagar dívidas e acumulando juros, numa espiral difícil de reverter. Além do mais, Lula, como presidente dos Brinks, tem como uma das suas propostas, acabar com o dólar nas relações internacionais e criar uma moeda única para as negociações. Sem dúvida, tudo isso irritou o presidente americano, que já estava com Lula pela garganta por toda sua postura desafiadora, e descarregou “o caminhão de batatas” sobre o brasileiro.
Trump acabou favorecendo Lula, porque agora tudo de ruim que acontecer será culpa de Trump e de Bolsonaro, que foi chorar no colo de Trump. Sem dúvida, será um argumento de defesa forte para Lula tentar se reerguer do ostracismo a que foi renegado, com quase 60% de desaprovação à beira do abismo. Mas o importante é que o povo esteja alerta: Lula é o grande culpado, querendo criar uma situação de guerra civil rico x pobre e outros confrontos; com tanta polarização e pouca ação, sem dúvida, consolida-se o pior governo de todos os tempos.
Sergio Carreiro de Teves é jornalista, professor e advogado atuante nas áreas civil, trabalhista, tributarista, administrativa e comercial
Centro Cidadão é inaugurado em Itaquera
Foi inaugurado no último dia 15, em Itaquera, o Centro Cidadão. "Esta iniciativa tem o objetivo de dar total apoio ao trabalhador desempregado. Só para se ter idéia, hoje, antes mesmo da inauguração, duas mil pessoas passaram pelo posto. Além disso, ele é especial porque também dá oportunidade às pessoas portadoras de necessidades especiais, recolocando-as no mercado de trabalho. Inclusive, muitas delas trabalham aqui no atendimento", disse o prefeito José Serra. Quem também esteve presente foi o padre Rosalvino, da Obra Social Dom Bosco. "Finalmente o poder público percebeu que ele tem que ir aonde está a grande massa que precisa de emprego. Temos aqui na Zona Leste quatro milhões e meio de habitantes. Com certeza o Centro beneficiará muita gente", comentou. O subprefeito de Itaquera, Laert de Lima Teixeira, ressaltou a importância desta inauguração assim como a construção do túnel para conclusão da extensão da Avenida Radial Leste, nas proximidades do Metrô Itaquera, já anunciada pelo prefeito. Entre as primeiras
pessoas a serem atendidas no Centro Cidadão estava a estudante Juliana Aparecida, de 21 anos. "Pretendo conseguir uma vaga de emprego como recepcionista ou mesmo como atendente de telemarketing. Achei bem legal ter um posto deste porte perto da minha casa", revelou. PLANETÁRIO MÓVEL NA ZL Até 11 de setembro, o Shopping Anália Franco traz para seus clientes o maior Planetário Móvel do País, a Estação Cosmos. A atração ocupa uma área de 225 metros quadrados, montado sob uma estrutura metálica com cúpula de 12 metros de diâmetro e 8,5 metros de altura. Com capacidade para 60 pessoas e múltiplos recursos multimídia entre eles um moderno projetor de alta tecnologia japonesa as apresentações consistem em uma "viagem" pelo universo com duração aproximada de 45 minutos. O evento não tem limite de idade (recomenda-se crianças acima de cinco anos). O ingresso custa R$ 10,00 (segunda a quarta-feira) e R$ 15,00 (quinta a domingo) e, crianças, até 12 anos, pessoas acima de 60 anos e estudantes, pagam meia entrada. As sessões acontecem das 10 às 21 horas (segunda a sábado) e das 12 às 20 horas (domingos).
Plataforma de streaming pública da Prefeitura de São Paulo, a Spcine Play democratiza o acesso ao audiovisual nacional e disponibiliza cerca de 400 títulos, reunindo clássicos, obras raras de grandes nomes do cinema brasileiro e produções contemporâneas premiadas nos principais festivais e mostras de São Paulo. O catálogo reflete a diversidade de linguagens, estilos e perspectivas que caracterizam a produção audiovisual brasileira, fortalecendo a proposta de um acesso democrático à cultura. Entre os filmes mais assistidos destacam-se “Carvão”, “BUG”, “Livro dos Prazeres”, o clássico “Sai Da Frente”, protagonizado por Ma-
zzaropi, e “Tarsila, a Brasileira - Ato 1”, sobre a artista modernista que marcou a história da arte no País.
VITRINE DIGITAL A Spcine Play é primeira plataforma do gênero no Brasil e surgiu como uma vitrine digital de filmes e séries, inicialmente com títulos pagos. Com o tempo, passou a oferecer todo o seu conteúdo de forma gratuita, consolidando-se como uma ferramenta de acesso livre à cultura e ao entretenimento. Para facilitar a navegação, a plataforma organiza o conteúdo em estantes temáticas, como Diretoras na Spcine Play, mostras dedicadas a Rogério Sganzerla, Realizadores Negros, além de coleções especiais em homenagem
a diretores icônicos como Héctor Babenco e Zé do Caixão. CINEMA NACIONAL
Mais do que um serviço de streaming, a Spcine Play cumpre um importante papel de preservação, difusão e formação de público para o cinema nacional. Ao eliminar barreiras financeiras e geográficas, o streaming público da Prefeitura de São Paulo amplia o alcance das produções brasileiras, impulsionando novas audiências e celebrando a riqueza do audiovisual do país. O público pode acessar o catálogo completo e acompanhar as novidades pelo site ou pelos aplicativos disponíveis para Android, iOS e Smart TVs.
DA REDAÇÃO
Divulgação
FÉRIAS DE JULHO
Zoológico e Jardim Botânico têm barco, dinossauros e novos animais
Parques oferecem atrações educativas e contato com a natureza; ingressos antecipados têm descontos e combos promocionais
DA REDAÇÃO
Com a chegada das férias escolares de julho, o Zoológico e o Jardim Botânico de São Paulo se tornam destinos ideais para quem busca lazer ao ar livre, diversão em família e contato com a natureza. A programação especial do Zoológico conta com atrações interativas, educativas e novos moradores que prometem encantar visitantes de todas as idades. Já o Jardim oferece a oportunidade de explorar quase cem anos de história em meio a trilhas, estufas, paisagens e colees de flores nativas e e ticas.
ATRAÇÕES DO ZOO
Entre os destaques está o Acqua Zoo, um passeio de barco que percorre o Lago São Francisco de Assis e oferece uma vista diferenciada da fauna e flo ra do parque. No trajeto, os visitantes podem observar a Ilha dos Primatas, com cinco espécies de macacos, incluindo o raro macaco-aranha-de-cara-branca, endêmico do Brasil. A atividade, que une aventura e educação ambiental, é uma das favoritas entre as crianças.
Novos moradores também chegaram: O casal de tigres-de-bengala, chamados Best e Fred, passou a morar num espaço de 600 metros quadrados, lagoas artificiais uedas d água grutas e vidros que permitem a observação segura dos animais pelos visitantes. Os novos moradores podem ser vistos pelo público
por meio de vidros e num ambiente ilustrado pela artista plástica Carol Wang, que integra o elenco do programa Art Attack, exibido no Disney+.
REDES SOCIAIS
Quem também pode ser visto pelo público é o Melman, bebê girafa, cujo nome foi escolhido por votação nas redes sociais e acaba de completar um mês de vida. Ele está na área de visitação ao lado dos pais, Mel e Palito.
Ainda sobre os recém-nascidos, a instituição mantém no parque o Espaço Filhotes que abriga cisnes fla ingos arara cas, entre outros bebês cujos pais não conseguiram cuidar e estão sob cuidados humanos.
EDUCAÇÃO AMBIENTAL E ESPÉCIES AMEAÇADAS
A visita permite conhecer espécies ameaçadas dos biomas brasileiros, a exemplo do Bosque da Conservação. O espaço reúne três tipos de araras-azuis existentes: arara-azul-grande, arara-azul-de-Lear e a raríssima ararinha-azul que inspirou o personagem da animação Rio. No local há ainda animais como o mutum-de-Alagoas, papagaio-de-peito-roxo, papagaio-chauá e papagaio-de-cara-roxa.
Outra espécie muito procurada pelas crianças é o Axolote, uma pequena salamandra mexicana que faz sucesso nos jogos de vídeogame e tem uma área exclusiva no Zoo, de 230 metros
quadrados, com mais de 30 animais.
O Zoo possui ainda diversos espaços educativos, como o formigueiro, onde é possível acompanhar a rotina de uma colônia em pleno funcionamento; Pulo do Sapo, que aborda temas como os impactos climáticos e do desmatamento em sapos, rãs e pererecas; a casa das serpentes, com diversas espécies do mundo, entre outros.
RÉPLICAS DE DINOSSAUROS
O espaço temático Mundo Dino transporta os visitantes para a era dos dinossauros com réplicas em tamanho real, como um Tiranossauro Rex de seis metros de altura e 22 metros de
comprimento. O ambiente também abriga 60 fósseis originais, incluindo um do Mosassauro, um dos maiores predadores marinhos da pré-história. Com trilhas educativas e painéis interativos, o espaço apresenta curiosidades sobre os períodos Triássico, Jurássico e Cretáceo, destacando a diversidade e a extinção dessas espécies. Já na atividade de mineração, as crianças poderão encontrar pedras fascinantes, como ametista, quartzo utilizando os sistemas de calhas.
REFÚGIO VERDE EM MEIO CIDADE
O local tem quase cem anos de história e abriga uma das maiores coleções de Orquídeas e Bromélias do país, além de uma trilha suspensa, um museu que conta a história da botânica, lagos, estufas e plantas raras do mundo inteiro. O Jardim é uma opção para quem procura tranquilidade e reconexão com a natureza.
TRILHAS, EXPERIÊNCIAS SENSORIAIS E EXPOSIÇÃO INTERNACIONAL
A Trilha da Nascente, com 360 metros de extensão, leva os visitantes até uma das nascentes do riacho do Ipiranga. A estrutura feita co adeira de reflo restamento, conta com plataformas elevadas e durante o trajeto permite observar aves e primatas que vivem na mata. As estufas, escadas e o portão histórico são ideais para fotos de noivas, casais e gestantes. Outro espaço de destaque é
o Jardim dos Sentidos, que estimula o público a experimentar a natureza por meio do tato e olfato, oferecendo uma experiência inclusiva e sensorial. O local conta ainda com um Meliponário, espaço dedicado às abelhas-sem-ferrão, em parceria com a Casa Melí. Ao todo, sete espécies nativas do Brasil estão expostas com o objetivo de çreforçar a importância desses polinizadores para a preservação da biodiversidade. h
DIVERSÃO NOTURNA
Durante as férias, os parques também propiciam experiências noturnas. Pela primeira vez no Brasil, o Jardim Botânico recebe a exposição "O Estranho Mundo de Jack de Tim Burton Caminho de Luzes", que foi sucesso em Nova York. A mostra imersiva baseada no clássico da Disney de 1993 é uma opção para toda a família. No Zoo, a divers o fica por conta do oi te Animal, passeio que permite a observação de animais com hábitos crepusculares, realizado nos dias 12 e 19 de julho.
SERVIÇO
Funcionamento: das 9 às 17 horas e bilheteria até às 16 horas. Site: ingressos.zoologico. com.br
Central de vendas/WhatsApp (das 9 às 18h20): 4934 6804.
Endereço: Avenida Miguel Estefano, 4241, Água Funda.
Divulgação
Filhote de girafa e sua mãe Mel no Zoo SP
Prefeitura Presente retorna a Itaquera, região que recebe R$ 1,8 bilhão de investimento
Prefeito passou o dia no bairro, dialogando com a população, ouvindo demandas e apresentando as intervenções que a administração municipal está realizando
Oprefeito Ricardo Nunes esteve em Itaquera, na última quinta-feira, dia 10, para mais uma edição do Prefeitura Presente, na qual entregou 142 moradias no Residencial Vida Nova, vistoriou obras, fez anúncios e inaugurou dois novos trechos da Faixa Azul, entre outras atividades. É a terceira vez que a ação Prefeitura Presente está na região.
Desde 2021, a Prefeitura de São Paulo está consolidando um dos maiores ciclos de investimentos da história recente da região, com um conjunto de obras que abrangem infraestrutura urbana, habitação, saúde, educação, segurança e mobilidade, em que já foram investidos mais de R$ 1,8 bilhão. Com isso, Itaquera vive um período de revitalização urbana e social, alinhando crescimento populacional a infraestrutura adequada e inclusão.
DEMANDAS
Durante a ação Prefeitura Presente, Ricardo Nunes, acompanhado de secretários municipais, passa o dia em uma determinada região da cidade para fazer inaugurações, vistorias, além de ouvir sugestões e demandas da população. A agenda em Itaquera começou com a entrega de 142 unidades habitacionais no Residencial Vida Nova. Viabilizado pelo programa Pode Entrar Entidades, o empreendimento recebeu investimento de R$ 28 milhões.
O condomínio é composto por quatro torres com térreo e mais oito pavimentos, todas com elevador. Os apartamentos têm 49,17 m² e contam com dois dormitórios. A área comum inclui playground, quadra esportiva, salão
de festas, centro comunitário e quiosque com churrasqueira, além de bicicletário e estacionamento com 12 vagas para carros e 18 para motos. O empreendimento está localizado na esquina da Rua Inácio Donati com a Rua Alfredo Ricci, nº 160.
COMITÊ DE GOVERNANÇA
Ainda pela manhã, o prefeito deu início ao Comitê de Governança das Políticas Locais (CGPL) na Subprefeitura de Itaquera. O CGPL tem como missão articular as ações das diferentes secretarias e órgãos da Prefeitura no território de cada subprefeitura, promovendo uma atuação mais coordenada, planejada e próxima da população. Ao todo, estão previstos 32 comitês, um para cada subprefeitura, e Itaquera é o primeiro território a colocar o modelo em prática. No primeiro compromisso da tarde, o prefeito vistoria as instalações do Hospital Planalto Professor Doutor Waldomiro, onde
foram investidos R$ 63 milhões. A unidade está passando por obras dentro do programa Avança Saúde II, para ampliar e modernizar sua infraestrutura. As intervenções contemplam o pronto-socorro, enfermarias, UTIs adulto e neonatal, centro cirúrgico, centro obstétrico, radiologia, laboratório e setores administrativos e de apoio. A área reformada totaliza aproximadamente 9.811 m², distribuída em cinco pavimentos.
FAIXA AZUL
Em seguida, Nunes entregou mais 11,5 km de Faixa Azul à cidade de São Paulo, que passa a contar, agora, com 232,7 km de faixas preferenciais para motociclistas na capital. O projeto-piloto, iniciado em 2022, será ampliado na Avenida Jacu Pêssego/Nova Trabalhadores, que já tem dois trechos.
Os novos segmentos somam 11,5 km: o primeiro, com 8,5 km (considerando ambos os sentidos), entre a Rua América Sugai e a Rua
São Francisco do Piauí; e o segundo, com 3 km (nos dois sentidos), entre a Rua Adriano Bertozzi e a Rua Zituo Karasawa.
ENCONTRO PREFEITURA PRESENTE
Encerrando a programação, o prefeito participou do Encontro Prefeitura Presente Itaquera, no CEU Rei Pelé, ao lado de secretários, lideranças comunitárias e moradores.
O prefeito reuniu secretários, lideranças comunitárias e moradores para a entrega de diplomas a 100 alunos do POT Leste. Ricardo Nunes também fez anúncios para a região de Itaquera, como as obras de drenagem da Rua Lopes de Medeiros e da UPA Itaquera, além da construção de mais um Centro TEA, do Paulistão da Saúde e Casa Mãe Paulistana.
“O Centro TEA é um espaço super importante, já inauguramos o da Zona Norte e agora a Zona Leste vai ter um equipamento como este”, disse Ricardo Nunes.
intensa e gratuita nas Casas de Cultura
DA REDAÇÃO
Em homenagem ao Dia Mundial do Rock, celebrado hoje, 13 de julho, a Prefeitura de São Paulo promove uma programação especial nas Casas de Cultura Municipais com atrações gratuitas para todos os gostos e idades. A celebração já começou ontem dia 12, e segue até hoje, com shows, atividades interativas, teatro, literatura e muito mais — tudo sob a batida forte do rock e suas múltiplas vertentes. O destaque de ontem foi a banda Maverick 77, na Casa de Cultura Municipal Júlio Guerra, faz um tributo à Jovem Guarda, movimento que introduziu o rock no Brasil com ícones como Roberto Carlos, Erasmo e Wanderléa. Logo depois, às 16 horas, a Casa de Cultura Raul Seixas virou palco do Movimento Circo Livre, espetáculo que une música, circo e participação do público com malabares e pernas-de-pau. VAGALUMES ELÉTRICOS
Ainda no ontem, o rock periférico tomou conta da Casa de Cultura Guaianases com Julio Mano e os Vagalumes Elétricos. O artista, com mais de uma década de estrada, mistura rock, MPB e poesia
urbana em um show que conta com convidados como John Marx e Atitude Bélica. A programação terminou em alto volume com o Festival Rock na Raul, na Casa de Cultura Municipal Raul Seixas. Hoje, dia 13, no Centro Cultural Tendal da Lapa, acontece o show do Contra o Céu, às 16 horas. O grupo de punk rock melódico originado na cena efervescente de São Paulo incorpora fortes influências de hardcore/punk e elementos de post-hardcore.
O INIMIGO Logo após, às 17 horas, se apresenta O Inimigo, formada em 2001. A banda também é representante do movimento punk hardcore em sua discografia de três álbuns de estúdio e quatro EPs, com letras afiadas e provocadoras. Às 18 horas, acontece a última atração da Semana do Rock 2025. A banda argentina Eterna Inocência é o único grupo internacional da programação, mas que também transita pelo punk como linguagem musical. Formada há 30 anos, é a primeira passagem deles no Brasil, que dois dias antes da apresentação lançam o single, “Contra Todos” com a banda brasileira Dead Fish.
Divulgação
O prefeito Ricardo Nunes esteve em Itaquera para mais uma edição do Prefeitura Presente, entregando 142 moradias, vistoriando obras e anunciando novos investimentos em habitação, saúde e mobilidade na Zona Leste
DA REDAÇÃO
O rock periférico tomou conta da Casa de Cultura Guaianases com Julio Mano