Profissionais de educação passam por capacitação de primeiros socorros, no município de Japeri

Espetáculo “Os Rebouças” promete movimentar o cenário teatral de Japeri
Profissionais de educação passam por capacitação de primeiros socorros, no município de Japeri
Espetáculo “Os Rebouças” promete movimentar o cenário teatral de Japeri
O estudo analisou os indicadores de saneamento das 100 maiores cidades do país, que concentram aproximadamente 40% da população brasileira.
"Nenhum país do mundo será uma democracia enquanto a cor da pele das pessoas determinar as oportunidades que elas terão ao longo de suas vidas", explicou o petista, que estava em seu primeiro mandato à frente do país, quando promoveu uma série de políticas públicas que completam 20 anos em 2023.
Dia Internacional da Síndrome de Down: Cidadão com deficiência pode tirar documento de forma gratuita
PÁGINA 05
Fórum Permanente de Afrodescendentes convida Brasil a sediar sessão
"Fico muito animado com esse convite e é claro que outros ministérios estarão envolvidos, mas o Brasil precisa liderar, por exemplo, as discussões sobre direitos humanos e empresas e direitos humanos e democracia. Será uma oportunidade também de chamar nossos irmãos da América Latina para debater a questão racial de forma séria e organizada", comentou Silvio Almeida sobre o convite.
PÁGINA 07
Mundo: Aviões militares russos sobrevoam Mar do Japão
04
Operação prende mais de 4 mil por violência contra mulher
PÁGINA 03
Equipe de judô do Botafogo garante vaga para competição nacional em sua estreia
Presidente Lula chega em Itaguaí amanhã para visitar Prosub
Diretor Presidente
Jorge Bernardes Editor Horácio AvelarEstado
AReserva Biológica de Tinguá, declarada Patrimônio Histórico pela UNESCO é uma das maiores áreas de Mata Atlântica do Rio de Janeiro. Localizada na Serra do Mar, possui 26 mil hectares que abrange os municípios de Nova Iguaçu, Duque de Caxias, Petrópolis, Miguel Pereira e Engenheiro Paulo de Frontin. Enquanto muitos municípios brasileiros procuram sua atividade fim, municípios da Baixada Fluminense não aproveitam possibilidades de construção de caminhos sustentáveis e relacionados ao meio ambiente. A Área de Proteção Ambiental de Tinguá é um exemplo desses. Necessita de uma ação forte do poder público para que este espaço geográfico ganhe importância no campo econômico através do turismo.
Há um uma necessidade urgente de um plano microrregional, visto que, já existe um movimento costumeiro em direção a Tínguá. Centenas de moradores da Baixada Fluminense têm a região como uma opção viável para o lazer.
O poder público municipal age de maneira muito tímida na região. Tenta equilibrar o uso social, onde o lazer e o turismo dependem das ações desenvolvidas por proprietários particulares, que em empreendimentos denominados sítios ou fazendas criam os espaços de lazer. É um uso sustentável da natureza, mas
precisa de apoio do poder público e regras claras para o manuseio do meio ambiente.
O Brasil vive um momento político em que as pautas sobre meio ambiente e sustentabilidade estão na mesa. Há problemas sérios de deslocamento. Sem falar na segurança que foi um dos fatores que levou a região para uma agenda conservadora. O poder paralelo ficou mais armado, a violência aumentou. Falta moradia e comida na mesa de muita gente.
Esse é o momento da mudança.
As urnas levaram para cadeira do turismo uma representante da Baixada Fluminense. Alguém com sensibilidade pra entender o potencial da região. É bem verdade, que um ministério sozinho não conseguirá mudar a condição inerte do turismo em Tinguá, mas uma política bem articulada entre vários ministérios ilumina a situação.
Tinguá precisa ser tratada como a menina dos olhos da Baixada Fluminense. Lá pode abrigar um ensino médio profissionalizante na área do turismo, por exemplo, no momento em que o Novo Ensino Médio está sendo discutido, um curso que forme profissionais para atender ao futuro promissor do turismo na região se faz necessário.
Vejo Tinguá com sua velha estação de trem reformada. Quem sabe com direito a um passeio nos trilhos, talvez com bondinho trazendo as lembranças da velha Maria Fumaça (como era gostoso a Maria Fumaça de Belford Roxo
a Xerém). Um bondinho circulando em Tinguá seria um atrativo a mais para que todos pudessem usufruir aquela exuberante natureza, saindo da divagação. É preciso sentar com todos os atores que estão envolvidos com a região, todos precisam entender que Tinguá pode crescer muito com o turismo sustentável. O poder público deve buscar parceiros na iniciativa privada, mas com transparência, com atitude republicana. O BNDES financiar melhoria nos espaços de lazer existentes e criar outros. Esse paraíso chamado Tinguá precisa da pesquisa, do resgate cultural, da preservação, da energia limpa, do eco esporte, da melhoria nos acessos, da socialização da informação, da segurança. Somente assim, será garantida a universalização do espaço. Por enquanto, Tinguá resiste, esperando entrar para o mapa dos lugares mais visitados do Brasil. Alguém tem que dar o primeiro passo, nada melhor do que a Ministra do Turismo Daniela Carneiro. Não temos tempo a perder. Ou a gente cria mecanismos de preservação e sustentabilidade ou vamos perder mais um paraíso para exploração desenfreada dos recursos naturais. Está em jogo o futuro de Tinguá. Lá tem água de qualidade, Mata Atlântica ainda preservada e vida. É preciso alguma atitude pra não permitir que alguém “passe a boiada” por lá. O melhor lugar do mundo é Tinguá preservada. E o melhor momento para cuidar de Tinguá é agora.
Gabriel Hirabahasi, CNNAComissão de Segurança Pública do Senado aprovou ontem (21), um convite para que o ex-diretor da Agência Brasileira de Inteligência (Abin) Alexandre Ramagem preste esclarecimentos no colegiado sobre o monitoramento de cidadãos durante o governo de Jair Bolsonaro (PL). Por se tratar de um convite, Ramagem não é obrigado a comparecer à comissão do Senado. Também não há data definida, até o momento, para que essa audiência aconteça. Atualmente, Ramagem é deputado federal pelo PL do Rio de Janeiro e chegou a ser escolhido por Bolsonaro para ser diretor-geral da Polícia Federal, mas a nomeação foi desfeita em meio à acusação do ex-ministro da Justiça e atual senador Sergio Moro (União Brasil-PR) de que o então presidente estaria tentando interferir politicamente no órgão. Na terça-feira passada (14), a
Abin confirmou que usou um software que possibilitava o monitoramento de qualquer pessoa por meio do telefone celular. O sistema permitia identificar a localização do dono do aparelho, mesmo sem nenhuma permissão prévia. O software foi adquirido no fim de 2018, ainda no governo de Michel Temer, mas seu uso foi feito principalmente nos três primeiros anos de Bolsonaro. A informação sobre a utilização da ferramenta por parte da Abin foi publicada inicialmente pelo jornal “O Globo”. Em nota divulgada nas redes sociais após a publicação da reportagem sobre o uso desse software, Ramagem se pronunciou.
“Em 2019, ao assumir o órgão, procedemos verificação formal do amparo legal de todos os contratos. Para essa ferramenta, instauramos ainda correição específica para afirmar a regular utilização dentro da legalidade pelos seus administradores, cumprindo transparência e austeridade”, disse.
Alcione leva seu show gratuito à Lona Cultural Carlos Zéfiro, em Anchieta, no próximo dia 24. A tour tem patrocínio da Secretaria de Cultura da Prefeitura do Rio e soma 13 apresentações, todas em lonas, arenas e areninhas, nas Zonas Norte e Oeste da cidade. Tem início às 19h, com ingressos viabilizados três dias antes no Sympla. Pede-se 1kg de alimento não perecível. Informações sobre links para retirada de ingressos no Instagram (@cultura_rio). Lona Cultural Carlos Zéfiro: Estrada Marechal Alencastro s/nº, Anchieta. Dia 24/3, às 19h. Grátis. Livre.Comissão do Senado convida ex-diretor da Abin de Bolsonaro para explicar monitoramento de cidadãos
Há 20 anos, foi instituído no Brasil o Programa Nacional de Direitos Humanos, que incluiu como uma das suas prioridades o combate ao racismo. Desde então, diversas políticas públicas foram implementadas com o objetivo de promover a igualdade racial. A data foi celebrada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), ontem (21), em evento no Palácio do Planalto.
"Nenhum país do mundo será uma democracia enquanto a cor da pele das pessoas determinar as oportunidades que elas terão ao longo de suas vidas", explicou o petista, que estava em seu primeiro mandato à frente do país, quando promoveu uma série de políticas públicas que completam 20 anos em 2023. Uma das primeiras ações foi a sanção da Lei 10.639, em 9 de janeiro de 2003, ano inaugural do primeiro governo de Lula. A legislação tornou obrigatório o ensino da história e cultura afro-brasileira e africana nas escolas de ensino fundamental e médio em todo o país. A lei foi uma importante conquista do movimento negro e uma resposta às demandas de
reconhecimento e valorização da história e cultura negra no Brasil. Em seguida, em março daquele ano, veio a criação da Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (SEPPIR), que foi responsável por coordenar as políticas de promoção da igualdade racial e implementar ações afirmativas em diversas áreas, como educação, saúde, trabalho e cultura. Outra importante política pública foi a criação das
cotas raciais em universidades públicas, que teve início em 2001 com a Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e se expandiu para outras instituições de ensino superior, estaduais e federais. As cotas raciais foram fundamentais para ampliar o acesso de jovens negros e negras ao ensino superior, que historicamente eram excluídos dessa oportunidade. Inclusive a atual ministra da Seppir, Anielle Franco, que discursou no
evento.
"Eu fui cotista racial da Uerj, com muito orgulho. Minha geração foi fortalecida por essas medidas e, como consequência, esse país nunca viu uma Esplanada dos Ministérios tão negra como em 2023. Mas ainda somos pouco, precisamos de muito mais. Juntos, somos 56% desse país", disse Franco. Além das cotas, outras ações afirmativas também foram implementadas, como a reserva de vagas
para negros em concursos públicos, a adoção de políticas de valorização da cultura negra e a criação do Estatuto da Igualdade Racial, que reconhece a discriminação racial como crime e estabelece diretrizes para a promoção da igualdade. Emocionada, Anielle Franco celebrou os antigos chefes da secretaria que comanda. "Não há dúvidas de que esses 20 anos foram os mais representativos da história para a popula-
ção negra. Raízes profundas geram árvores muito fortes, como a Seppir. O governo federal colocou a urgência do combate ao racismo na centralidade de sua gestão."
Novo pacote de medidas No evento, Lula anunciou uma série de políticas públicas a serem implementadas pela Seppir, em ações transversais com outros ministérios. "Esse é um governo aberto ao diálogo com a sociedade civil, o monumento negro e os movimentos de direitos humanos. Reconstruir esse país e criar políticas públicas cada vez mais inclusivas é uma tarefa obrigatória", afirmou o presidente.
Lula assinou cinco decretos: que reserva vagas em cargos de comissão na administração pública federal; que cria o grupo de trabalho para o novo programa nacional de ações afirmativas; que forma o grupo de trabalho para o Plano Juventude Negra Viva; e que funda o grupo de trabalho para o enfrentamento ao racismo religioso.
Por fim, o presidente assinou a titulação de terras de quilombolas, representadas pelas comunidades Brejo dos Crioulos (MG), Lagoa dos Campinhos (SE) e Serra da Guia (SE).
Asenadora Soraya Thronicke (União-MS) contestou a versão da Presidência do Senado de que não há assinaturas suficientes para a instalação da “CPI dos Atos Antidemocráticos” para investigar os atos criminosos praticados em Brasília, no dia 8 de janeiro.
Para a criação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI), são necessárias as assinaturas de pelo menos 27 senadores. O requerimento de Soraya tinha inicialmente 44. Porém, 9 senadores retiraram seus nomes e outros 10 não ratificaram as assinaturas, fazendo com que elas fossem invalidadas, segundo a Secretaria-Geral da Mesa Diretora do Senado. Assim, restaram 15.
A senadora argumenta que o regimento interno da Casa não prevê a ratificação de assinaturas e que, portanto, há 35 apoios, e não 15. Segundo ela, se o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), não autorizar a instalação da CPI,
será um fato “mais grave” do que os atos do dia 8.
“Eu acredito que o presidente Rodrigo vá fazer isso porque senão, nós estaremos diante de um fato muito pior do que o fato que acontece no dia 8. Para mim, isso é a dissolução do Senado. Se eu tenho uma dúvida com a assinatura de um senador…”, disse Soraya.
Para que uma CPI seja instalada, ela precisa ter seu requerimento lido em uma sessão plenária pelo presidente do Senado. Pacheco ainda não deu sinais de que fará isto em relação à CPI dos Atos Antidemocráticos.
Soraya Thronicke chegou a questionar, no Supremo Tribunal Federal (STF), o motivo de Pa-
checo não ler o documento em plenário. Ao ministro Gilmar Mendes, Pacheco justificou a mudança de legislatura para afirmar que os apoios precisavam ser revistos.
Na última quarta-feira (15), Pacheco informou, durante o comando de uma sessão, que daria o prazo até a tarde de sexta-feira para que os senadores confirmassem a adesão ao requerimento de criação da CPI.
Caso o impasse se mantenha e Pacheco não dê andamento à CPI, Soraya não descarta acionar novamente o STF ou até mesmo o Conselho de Ética do Senado contra o presidente da Casa.
Apresidente do Fórum Permanente de Afrodescendentes das Nações Unidas, Epsy Campbell, convidou o Brasil para sediar uma sessão extraordinária do fórum. Campbell fez o convite ao ministro dos Direitos Humanos, Silvio Almeida, durante reunião ontem (21/3). Ao Correio, a presidente do Fórum afirmou que a sessão, caso o convite seja aceito, deve ocorrer em novembro.
"Fico muito animado com esse convite e é claro que outros ministérios estarão envolvidos, mas o Brasil precisa liderar, por exemplo, as discussões sobre direitos humanos e empresas e direitos humanos e democracia. Será uma oportunidade também de chamar nossos irmãos da América Latina para debater a questão racial de forma séria e organizada", comentou Silvio Almeida sobre o convite.
Campbell está em Brasília e tem agenda com líderes
do governo e da sociedade civil. Amanhã ela participará do evento "Mecanismos sobre Raça no Sistema Universal de Direitos Humanos: Estratégias e Próximos Passos no Brasil", organizado pelo Instituto Internacional sobre Raça, Igualdade e Direitos Humanos (Raça e Igualdade). Campbell é economista, política e foi a primeira mulher e a primeira pessoa negra a assumir a vice-presidência de seu país, a Costa Rica.
Pacheco não validar CPI seria ‘mais grave que atos do dia 8’, diz Soraya
Dois bombardeiros estratégicos russos sobrevoaram, ontem (21), o Mar do Japão durante mais de sete horas. A informação foi confirmada pelo Ministério russo da Defesa, no mesmo dia em que o primeiro-ministro japonês, Fumio Kishida, começa visita à Ucrânia.
O premiê viajou a Kiev para se encontrar com o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky. De acordo com a televisão pública japonesa, Kishida seguiu da Polônia, em um comboio, com destino a Kiev, como demonstração de apoio às forças ucranianas contra a ofensiva russa.
Em comunicado, o Ministério dos Negócios Estrangeiros do Japão adiantou que Kishida vai “transmitir diretamente solidariedade e apoio inabalável à Ucrânia” e “rejeitar resolutamente a agressão da Rússia contra o país”.
No mesmo dia, o Kremlin informou que os aviões russos Tupolev TU-95MS, que voam regularmente sobre águas internacionais no Ártico, no Atlântico Norte e Pacífico, sobrevoaram o Mar do Japão. De acordo com o Ministério da Defesa da Rússia, os bombardeiros estratégicos fizeram um "voo
planejado", escoltados por aviões de combate, em estrita conformidade com o direito internacional e em águas neutras. Em fevereiro, o Departamento de Defesa norte-americano identificou vários bombardeiros e caças russos que sobrevoavam o espaço aéreo internacional perto do Alasca. O Japão disputa com a Rússia as águas das ilhas no Pacífico Norte. É um importante aliado dos Estados Unidos e do G7 (sete países mais industrializados do mundo) e, à semelhança do Ocidente, impôs sanções a Moscou condenando a invasão da Ucrânia.
A viagem surpresa de Kishida à Ucrânia ocorre poucas horas depois de se ter encontrado com o primeiro-ministro indiano, Narendra Modi, em Nova Delhi. Kishida, que vai presidir à cúpula do G7 em maio, é o único líder daqueles países que não tinha ainda visitado a Ucrânia.
O Japão tem estado em sintonia com as outras nações que integram o G7, estabelecendo sanções a Rússia e apoiando a Ucrânia. Esta é a primeira vez que um chefe de governo japonês visita um país ou região em conflito, desde a Segunda Guerra Mundial.
Mariana Bispo e Raoni Alves, g1 Rio
Omunicípio de São Gonçalo, na Região Metropolitana do Rio de Janeiro, é a quinta pior cidade do país no ranking do saneamento, segundo o Instituto Trata Brasil, que divulgou seu levantamento na segunda-feira.
O estudo analisou os indicadores de saneamento das 100 maiores cidades do país, que concentram aproximadamente 40% da população brasileira.
A instituição produziu um ranking com base nos serviços oferecidos e em indicadores de eficiência. O documento considera os dados mais recentes do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS), referentes ao ano de 2021.
São verificados os seguintes dados: •acesso a água potável; •acesso a coleta de esgoto; •tratamento de esgoto; •e perdas na distribuição. Entre os 20 piores municípios do ranking, quatro são do Rio de Janeiro: São Gonçalo (posição 96), Duque de Caxias (90), São João de Meriti (89),
Belford Roxo (85).
Na comparação com o ranking divulgado em 2022, a cidade de São Gonçalo caiu duas posições. São João de Meriti também perdeu duas posições no ranking e Belford Roxo caiu três posições. Já Duque de Caxias se manteve na mesma colocação.
A pior cidade do Rio de Janeiro no ranking, São Gonçalo conta com mais de 1 milhão de habitantes e apenas 15,49% de esgoto tratado. Segundo o Trata Brasil, o município recebeu R$ 27,68 milhões de investimento no setor entre 2017 e 2021. O investimento médio por pessoa é de R$ 5,04. "Essas cidades possuem um percentual muito alto de coleta, mas quase nada em relação ao tratamento de esgoto. Isso acaba fazendo com que muitas piscinas olímpicas de esgoto sem tratamento sejam lançadas na natureza e coloca atenção para a necessidade de investimento em saneamento para a mudança dessa realidade", disse a presidente-executiva do Instituto Trata Brasil, Luana Pretto.
Na última década, três cidades do Rio de Janeiro
ficaram sempre entre os 20 piores do ranking do Trata Brasil: São Gonçalo, Duque de Caxias e São João de Meriti.
A posição de São Gonçalo no ranking divulgado esse ano é a pior de todos os tempos entre as cidades do Rio de Janeiro.
Niterói é a 4ª melhor do ranking O ranking do saneamento divulgado pelo Instituto Trata Brasil também tem boas notícias para o Rio de Janeiro. A cidade de Niterói é a quarta melhor do país, de acordo com o estudo. Com uma população de 516 mil habitantes, o município conta com 100% de tratamento e abastecimento de água, cobertura de 95,55% no atendimento e 100% no tratamento de esgoto.
Entre 2017 e 2021, segundo o Instituto Trata Brasil, Niterói investiu R$ 194,26 milhões no setor. O investimento médio por pessoa é de R$ 75,15.
Quando o assunto é a distribuição de água no município, segundo o levantamento, apenas 24% da água produzida é perdida na cidade. Como comparação, o município vizinho de São Gonçalo, quin-
ta pior cidade no ranking, tem perda de 39,54% da água produzida. Niterói também foi a segunda cidade do país que teve o maior crescimento no ranking, passando da 23ª posição em 2022 para 4ª colocação no ranking divulgado esse ano. "No caso de Niterói, o principal motivo ao qual se atribui seu avanço é a redução de 2,43 pontos percentuais nas perdas na distribuição. Apesar de pequena, tal variação fez com que o município tivesse atingido a meta de 25%, passando a receber nota máxima não somente neste indicador, como nos de investimentos. Assim, Niterói passou a receber nota máxima em três indicadores, que somados totalizam 20% do peso da nota total do ranking", dizia um trecho do estudo do Trata Brasil. De acordo com a prefeitura de Niterói, o município investe, desde 2013, em ampliação de reservatórios de água na Região Oceânica e em Pendotiba, em novas adutoras e também em Estações de Tratamento de Esgoto (ETE) com a inauguração e modernização das redes no Sapê, Caramujo e Jurujuba.
Um olhar diferenciado, carinhoso e preocupado.
Esse foi o pontapé inicial para que um projeto acolhedor e transformador pudesse nascer em uma clínica da família do Caju, na Zona Portuária do Rio. Baseada em um conceito amplo de saúde, que abrange bem mais
que o acesso à consultas, exames e cirurgias, a agente comunitária de saúde Verônica Abreu, de 54 anos, desenvolveu um curso de artesanato colaborativo, em que cada um dos participantes pode compartilhar a sua arte e ajudar o próximo, seja como ferramenta terapêutica ou como fonte
de renda. Atualmente o curso conta com 25 participantes. O trabalho nasceu há seis anos na sala de espera da Clínica da Família Fernando Antônio Braga Lopes, a partir da observação de Verônica. A profissional percebia o comportamento dos pacientes e como o tempo de espera pela con-
sulta os deixava ansiosos e irritados. Com a criação do grupo de artesanato, que inicialmente era realizado uma vez na semana dentro do espaço da clínica, ela foi percebendo que o projeto tinha se tornado uma rede de apoio, de cuidado da saúde e uma opção de geração de renda para população.
é a 4ª melhor cidade de acordo com a pesquisa
militares russos
Para garantir a segurança das crianças em casos de acidentes nas unidades de ensino ou durante passeios escolares, a Prefeitura de Japeri, por meio da Secretaria Municipal de Educação, promoveu uma capacitação de primeiros socorros para os professores e inspetores do maternal e educação infantil, ontem (21). A iniciativa, que cumpre a Lei Lucas (13722/18),
alunos. “É muito importante orientar os profissionais de educação a como agir diante desses casos que podem colocar em risco a vida de uma criança. Um atendimento de primeiros socorros bem realizado enquanto entra em contato com a equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência pode fazer toda a diferença para esse aluno”, explicou a enfermeira de edu-
Ontem, 21 de março, quando é celebrado o Dia Internacional da Síndrome de Down, o Detran.RJ lembra que pessoas com deficiência física, mental, visual, auditiva, intelectual ou autismo têm direito à Carteira de Identidade Diferenciada e ao cartão PCD, ambos documentos emitidos gratuitamente pelo departamento.
A carteira de identidade da pessoa com deficiência é especial por conter a indicação do tipo de deficiência, por meio de um símbolo específico. O serviço está disponível tanto nas solicitações de primeira
via quanto nas de segunda via. O cidadão estará isento de pagamento de Duda mesmo quando solicitar a segunda via.
O Cartão PCD é o documento que descreve informações sobre a saúde do cidadão, como o tipo de deficiência, o Código Internacional de Doença (CID), os remédios de uso contínuo, os tipos de alergia e os contatos pessoais da pessoa, a serem utilizados em caso de emergência. Esse cartão só pode ser solicitado em conjunto com a carteira diferenciada.
- A identidade diferenciada e o cartão PCD, ambos oferecidos gratuitamente pelo Detran.RJ, são benefí-
cios importantes para pessoas com deficiências de diferentes tipos. Promover a cidadania inclusiva é defender o direito de todos a uma sociedade socialmente responsável - afirma o presidente do Detran.RJ, Adolfo Konder. Para solicitação desses documentos, é preciso apresentar um laudo médico que indique a deficiência, com o respectivo Código Internacional de Doenças (CID). O laudo deve conter o tipo da deficiência (física, visual, auditiva, mental ou intelectual), o grau da deficiência (leve, moderada ou grave) e o caráter da deficiência (provisória ou permanente), além do CID. Para ser atendido, o usuá-
rio precisa agendar o atendimento pelos canais do Detran.RJ (www.detran. rj.gov.br ou teleatendimento) e comparecer com toda a documentação necessária - que inclui certidão de nascimento ou casamento (original ou cópia autenticada). Se quiser incluir documentos na carteira, precisa apresentar: CPF, PIS/ Pasep, NIS, Título de Eleitor, CNH, Carteira de Trabalho, Certificado Militar, laudo com tipo sanguíneo e fator RH, laudo com a indicação de remédios de uso contínuo e tipos de alergia, além de exames de imagem que comprovem o uso de parte metálica (próteses, pinos, hastes ou parafusos).
aconteceu no auditório da E. M. Ary Schiavo. Sancionada em 2018, a lei obriga as escolas públicas e privadas, e espaços de recreação infantil a se prepararem para atendimento de primeiros socorros. Cerca de 70 profissionais de educação receberam instruções de como agir em casos de engasgo, convulsões, queimaduras, queda, mordida de insetos e crise alérgica nos
cação permanente, Deusineth Ferreira. De acordo com o inspetor de alunos da E. M. Regina Célia Batista Lima, Diego Rodrigues, a capacitação foi muito importante. “Achei bastante bacana essa iniciativa, com diversos conteúdos legais e demonstrações essenciais. Acredito que depois de hoje estaremos mais preparados para alguma eventualidade”, contou.
Opresidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, deve vir a Itaguaí na quinta-feira (23), para visitar as instalações do Prosub (Programa de Desenvolvimento de Submarinos).
A Marinha recebe o presidente para mostrar como tem transcorrido o projeto que ele criou em 2008, ao assinar um acordo de transferência tecnológica com a França. As informações são do site Diário do Porto.
Há expectativas de que a Marinha anuncie um projeto que incentive o turismo nas instalações do Prosub, algo nos moldes do que a NASA fez no Kennedy Space Center, na Flórida, em que turistas fazem visitação às instalações de lançamentos de foguetes.
A visita de Lula a Itaguaí e ao Prosub ocorre no contexto da reunião do presidente com o comandante da Marinha do Brasil, almirante de esquadra Marcos Sampaio Olsen, que aconteceu essa semana.
PROSUB EM ITAGUAÍ
O Prosub desenvolve um submarino com propulsão nuclear e quatro submarinos com propulsão con-
vencional.
O projeto estabeleceu uma parceria de cooperação técnica com a França e para a construção e operação das embarcações criaram-se o estaleiro e a base naval em Itaguaí.
A Itaguaí Construções Na-
vais e a Nuclep são duas das empresas com sede em Itaguaí que participam do projeto, que entregou recentemente um dos quatro submarinos de propulsão convencional, o S40 Ricahuelo.
O S41 Humaitá está em
fase de testes e o S42 Tonelero e o S43 Angostura estão em construção. Já o “Álvaro Albert”, o de propulsão nuclear, está atrasado, em parte por causa dos contratempos que a pandemia mundial trouxe ao projeto.
Profissionais de educação passam por capacitação de primeiros socorros, em Japeri
Cidadão com deficiência pode tirar documento de forma gratuita
Sonhar em ser aprovado não é tudo! Muitos sonham. Muitos começam a se preparar. Porém, só alguns são aprovados. E o que você faz até o dia do exame definirá o seu desempenho. Não importa onde ou como, mas faça o que precisa ser feito. E para iniciar da forma correta leve em consideração:
1) Não espere pela segunda feira
Ao iniciar uma nova atividade, por hábito, nos organizamos de maneira a iniciá-la na segunda feira. O planejamento é geralmente à prova de falhas. Porém, chega a segunda feira e as coisas fogem do planejamento. Então, o que vai ser feito? Iniciar na terça feira? Ou esperar pela próxima segunda? Não espere pela segunda feira! Comece logo!
Se você começar hoje, estará muito mais perto da sua aprovação. Não espere o cenário perfeito ou aceitáv-
el, pois talvez possa não chegar. Seu plano de ação deve evitar ao máximo a procrastinação e as distrações. Tenha em mente também que a sua evolução é exponencial. Então, comece logo!
2) Você não estará no "seu dia' todos os dias Você não estará focado ou motivado todos os dias. Você não irá gabaritar as listas de exercícios todos os dias. Você não irá compreender o conteúdo estudado todos os dias. Você não irá sonhar com a aprovação todos os dias. Porém, cada dia é importante. Cada exercicio importa. Cada conteúdo estudado te aproximará da aprovação. Então, faça pelo hábito!
Sonhar é a parte fácil. Iniciar com poucos erros e se manter constante até o dia da prova é a parte difícil. A parte difícil é o que leva até a aprovação. Estudar até passar!
Matheus Guimaraes guimaraesmatheus.andrade@gmail.comAEmpresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT) divulgou um novo Processo Seletivo, de âmbito nacional, com 4.382 vagas e a formação de cadastro reserva para jovens aprendizes no Programa de Aprendizagem. Esta seleção tem como objetivo a ocupação de vagas nos cursos de Assistente Administrativo ou Logística. De acordo com o edital, as oportunidades para os turnos matutino e vespertino estão abaixo discriminadas de acordo com o estado e cidade de atuação.
Dentro do quantitativo de vagas acima mencionado, encontram-se as reservadas para candidatos que se enquadrem nos itens especificados no edital.
Podem se inscrever estudantes que tenham entre 14 e 21 anos completos, no ato da contratação, salvo as exceções previstas na legislação e regulamento vigentes; esteja cursando, no mínimo, o 9º ano do Ensino Fundamental; esteja matriculado e frequentando a escola (caso não tenha concluído o Ensino Médio); e que não tenha sido sido contratado anteriormente como jovem aprendiz e/ou mantido vínculo empre -
gatício com os Correios. Inscrição e Seleção
As inscrições serão realizadas, exclusivamente via internet, no site do Correios, a partir do dia 27 de março de 2023 e vão até 21 de abril do mesmo ano. Não será cobrada taxa de participação. A primeira fase de seleção se dará mediante a somatória de pontos referentes aos seguintes quesitos Renda familiar mensal; Idade (Art. 53 do Decreto N.º 9.579/2018); Instituição de ensino (Art. 66 §5º inciso VII do Decreto N.º 9.579/2018); Participação em programas sociais previstos no edital (Art. 66 §5º incisos I a V do Decreto N.º
9.579/2018).
Logo após, os candidatos serão convocados para a segunda etapa: comprovação de requisitos de classificação. Também haverá pré-admissional e contratação. Todas estas fases terão caráter eliminatório.
A jornada de aprendizagem do programa será de 20 horas semanais, distribuídas em quatro horas diárias, totalizando, no mínimo, 800 horas. Este Processo Seletivo terá a validade de um ano, contado a partir da data de sua homologação, podendo ser prorrogado uma única vez por igual período.
Ocurso gratuito Cidadania e Comunicação: Diversidade, Inclusão e Novos Formatos no Jornalismo Pós-Cultura
Digital, oferecido pelo coletivo Rede de Jornalistas
Pretos, em parceria com a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), está com inscrições abertas até o próximo dia 27. As inscrições podem ser feitas neste link.
Gratuito, o curso será realizado virtualmente, com aulas ao vivo, sempre às sextas-feiras, das 16h às 18h, a partir do dia
14 de abril. As professoras Marcelle Chagas, da Universidade Federal Fluminense, e Ivana Bentes, da Escola de Comunicação UFRJ, serão as coordenadoras do curso, que deve terminar em 21 de julho. Os alunos que tiverem 75% de presença receberão certificado de extensão emitido pela UFRJ.
O objetivo é alcançar todas as pessoas que têm interesse no tema, além dos graduandos da própria universidade. Por isso, não é necessário ter vínculo com a UFRJ para participar.
No estado do Rio de Janeiro, a Prefeitura de São João de Meriti retificou o Concurso Público, executado e organizado pelo Instituto de Avaliação Nacional (IAN), com o objetivo de preencher 271 vagas, além de formar cadastro reserva, com candidatos de nível médio e superior. O documento (edital de abertura retificado) determina a prorrogação das inscrições. Os interessados podem se inscrever exclusivamente pela internet, no período das 13h do dia 31 de janeiro de 2023 até às 23h59 do
dia 10 de abril do mesmo ano, observando o horário de Brasília, no site da organizadora. Haverá cobrança de taxa de inscrição no valor que varia de R$ 70,00 a R$ 115,00.
Há oportunidade para os seguintes cargos: Auxiliar Administrativo (9); Orientador Social (16); Professor II - da Creche Escolar ao 5º Ano do Ensino Fundamental (90); Professor II - Mediador de Aprendizagem (17); Assistente Social (25); Pedagogo Social (2); Técnico Jurídico (2); Orientador Educacional (25); Orientador Pedagógico (25); Professor I - Artes
(3); Professor I - Ciências (4); Professor I - Educação Física (7); Professor I - Geografia (4); Professor I - História (2); Professor I - Língua Inglesa (2); Professor I - Língua Portuguesa (8); Professor I - Matemática (8); Psicólogo (22). Quando contratados, os profissionais deverão exercer suas atividades em jornada de 16 a 40 horas semanais de trabalho, referente remuneração mensal no valor que varia de R$ 1.320,00 a R$ 2.424,00.
Para participar Como forma de classifi-
cação, os concorrentes serão avaliados por meio de prova objetiva, prevista para acontecer nos dias 30 de abril e 7 de maio de 2023. Para alguns cargos também haverá prova de títulos.
Validade
O prazo de validade deste Concurso Público será de dois anos, a contar da data de publicação da sua homologação, podendo ser prorrogado uma única vez por igual período, a critério da Prefeitura Municipal de São João de Meriti.
Curso de jornalismo pós-cultura digital tem inscrições até segunda (27)
Opresidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse ontem (21) que as políticas públicas devem ser antirracistas. Segundo ele, a população negra não pode se contentar em ter o “mínimo necessário”, que seria ter um ministro na Suprema Corte ou nos ministérios da Esplanada.
“Sabemos que toda ação do estado destinada a combater a miséria e a fome no Brasil deve ser antirracista. Sabemos ainda que o combate ao racismo não é tarefa apenas do Ministério da Igualdade Racial, mas de toda a Esplanada e da sociedade brasileira”, declarou.
Lula também criticou o governo do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), dizendo que os últimos anos foram de retrocesso: “Testemunhamos nos últimos 4 anos uma tentativa de retrocesso ao passado colonial”.
O petista também disse que a Lei Áurea, que aboliu a escravidão no Brasil, libertou o povo negro do trabalho forçado, mas o aprisionou nos priores índices sociais.
A fala foi durante evento no Palácio do Planalto para o lançamento de um pacote de medidas pela igualdade racial no Brasil. Também estiveram presentes, entre outros, os
ministros Anielle Frannco (Igualdade Racial), Rui Costa (Casa Civil), Paulo Teixeira (Desenvolvimento Agrário), Silvio Almeida (Direitos Humanos) e a primeira-dama, Janja Lula da Silva.
IGUALDADE RACIAL Durante o evento, Lula e a ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, anunciaram a criação do programa “Aquilomba Brasil”, para promover ações pela população quilombola. Estima-se que 214 mil famílias e mais de 1 milhão de pessoas no Brasil sejam quilombolas. Durante o evento, Lula entregou o título de posse
de terras em áreas de quilombo a representantes do movimento quilombola. O “Aquilomba Brasil” terá como foco acesso à terra, infraestrutura e qualidade de vida, inclusão produtiva e desenvolvimento local e direitos e cidadania. Lula também assinará a titulação de 3 territórios quilombolas: Brejo dos Crioulos (MG), cujo processo está aberto há 20 anos; Lagoa dos Campinhos e Serra da Guia, em Sergipe, os quais buscam a titulação há 19 e 18 anos, respectivamente.
NEGROS
No novo pacote existem ações voltadas à população
O convite foi feito ontem (21/3) pela presidente do Fórum, Epsy Campbell Barr, ao ministro dos Direitos Humanos, Silvio Almeida
Apresidente do Fórum Permanente de Afrodescendentes das Nações Unidas, Epsy Campbell, convidou o Brasil para sediar uma sessão extraordinária do
fórum. Campbell fez o convite ao ministro dos Direitos Humanos, Silvio Almeida, durante reunião ontem (21/3). Ao Correio, a presidente do Fórum afirmou que a sessão, caso o convite seja aceito, deve ocorrer em novembro.
"Fico muito animado com esse convite e é claro que outros ministérios estarão envolvidos, mas o Brasil precisa liderar, por exemplo, as discussões sobre direitos humanos e empresas e direitos humanos e democracia. Será uma
negra brasileira. O Programa Nacional de Ações Afirmativas irá estruturar ações de acesso e permanência negra na graduação e pós-graduação, além de propor políticas de reservas de vagas em órgãos governamentais.
O governo federal também irá reformular e implementar o Plano Juventude Negra Viva, que começou a ser elaborado na gestão Dilma. O grupo de trabalho visa a reduzir os índices de homicídios, violências, vulnerabilidades e desigualdades da juventude negra (15 a 29 anos). Em outra frente, será criado o Grupo de Trabalho Interministerial do Cais
do Valongo para promover a memória e valorização da área portuária do Rio de Janeiro, por onde passaram mais de 1 milhão de escravizados. Estima-se que seja criado um centro de referência de herança africana no local, que é patrimônio histórico da humanidade.
RACISMO RELIGIOSO
O governo também anunciou a criação do Grupo de Trabalho de Enfrentamento ao Racismo Religioso. Será integrado por representantes de 13 órgãos e 9 organizações da sociedade civil.
O objetivo é formular medidas de combate ao pre-
conceito quanto ao tema, que atinge povos e comunidades de matriz africana e povos de terreiros.
Programa Aquilomba Brasil – atuará na promoção dos direitos da população quilombola; Titulação de 3 territórios quilombolas – comunidade de Brejo em Minas Gerais; Lagoa dos Campinhos e Serra da Guia, ambos em Sergipe; Criação do Programa Nacional de Ações Afirmativas – grupo de trabalho interministerial para estruturar acesso de estudantes negros ao ensino superior no país e a vagas em órgãos governamentais; Reformulação e implementação do Plano Juventude Negra Viva – visa elaborar medidas para redução de homicídios e vulnerabilidades sociais da juventude negra; Institucionalização do Grupo de Trabalho Interministerial do Cais do Valongo – promoção e valorização da herança africana na área portuária do Rio de Janeiro; e Criação do Grupo de Trabalho de Enfrentamento ao Racismo Religioso –será integrado por 13 órgãos e 9 organizações da sociedade civil para combate ao preconceito às religiões de matriz africana e povos de terreiros.
oportunidade também de chamar nossos irmãos da América Latina para debater a questão racial de forma séria e organizada", comentou Silvio Almeida sobre o convite.
Campbell está em Brasília e tem agenda com líderes
do governo e da sociedade civil. Amanhã ela participará do evento "Mecanismos sobre Raça no Sistema Universal de Direitos
Humanos: Estratégias e Próximos Passos no Brasil", organizado pelo Instituto Internacional sobre
Raça, Igualdade e Direitos
Humanos (Raça e Igualdade). Campbell é economista, política e foi a primeira mulher e a primeira pessoa negra a assumir a vice-presidência de seu país, a Costa Rica.
Mateus MaiaOPORTUNIDADES
APrefeitura de Maricá, por meio do Instituto de Ciência, Tecnologia e Inovação de Maricá (ICTIM), prorrogou até o próximo domingo (26/03) as inscrições para as 873 vagas gratuitas oferecidas nos cursos e oficinas de cinema, game e carnaval da Incubadora de Inovação Social em Cultura. As oportunidades são voltadas para jovens, a partir dos 16 anos, e adultos, moradores de Maricá e que tenham concluído o ensino fundamental II. Os interessados devem se inscrever pelo site www.incubacultura.org.br até as 23h59. A iniciativa é uma parceria com a Secretaria Municipal de Cultura e o Instituto Brasil Social (IBS).
Do total de vagas, 348 são para os 13 cursos da Aca-
demia de Cinema e Game, cujas aulas serão na sede da Incubadora de Inovação Social em Cultura (rua Álvares de Castro, nº 699, Centro
– Maricá). Entre as oportunidades, há turmas de fotografia para cinema e vídeo, produção de cinema, assistente de direção, programa-
ção blueprint, entre outros, com carga horária de 60 a 360 horas/aula. Todos para Já no eixo carnaval, as 525 oportunidades são dispo -
nibilizadas em uma parceria com o Bloco Ilê Aiyê e a Escola de Samba Mirim Pimpolhos da Grande Rio. Entre as vagas, há turmas para crianças, jovens e adultos, focadas na formação dos desenvolvedores no setor carnavalesco e no aprimoramento da cultura do carnaval em Maricá. São cursos e oficinas, de variados temas, como canto e composição, cavaquinho, mestre-sala e porta-bandeira e muitas outras, com carga horária entre 50 e 160 horas/aula. Para as oficinas, os pré-requisitos são: ter entre 10 e 17 anos de idade e o ensino fundamental I completo. Já para fazer um dos cursos de qualificação profissional do eixo, é necessário ter a partir dos 16 anos de idade e o ensino fundamental II completo. As aulas de carnaval serão
realizadas em dois locais: Quadra da Escola de Samba União de Maricá, localizada na Rodovia Amaral Peixoto, KM 29, Flamengo; e no Centro de Qualificação Profissional do Condado, na Rodovia Ernani do Amaral Peixoto, KM 27,5, s/nº.
Inscrições: até as 23h59 de 26/03/2023; Realização do sorteio e publicação do resultado: 27/03/2023; Publicação do resultado: 27/03/2023, às 14h;
Realização da matrícula para os sorteados (ampla concorrência, ação afirmativa e PcD): 28 e 29/03/2023; Realização da matrícula aproveitamento de vagas (sorteados e não sorteados): 30/03/23 e 01/04/2023
Início das atividades: 03/04/2023
PAULO
Com mais de 30 filmes previstos para estrear nas telonas em 2023, o Telecine se consolida entre os principais coprodutores de cinema do país. A lista tem 32 longas-metragens dos mais variados gêneros, que em breve chegarão também à TV e ao streaming. Em abril, "O Pastor e o Guerrilheiro", longa de José Eduardo Belmonte produzido pela Mercado Filmes em coprodução com o Canal Brasil e com o Telecine, estreia nos cinemas no dia 13. Johnny Massaro é o protagonista do filme ambientado no período da Ditadura Civil-Militar de 1964. Neste mês de março, estrearam dois longas. O mais recente é "Medusa", filme de Anita Rocha da Silveira produzido pela Bananeira Filmes e pela MyMama Entertainment em coprodução com o Canal Brasil e com o Telecine, que foi um dos destaques da Quinzena dos Realizadores, em Cannes, e no Festival de
tem estreia prevista para julho. Também no semestre, "Stand Up –Minha Vida É uma Piada", comédia estrelada por Marco Luque e Fábio Rabin, chega aos cinemas. Estão na lista ainda as cinebiografias "Meu Nome É Gal", que chega aos cinemas dia 21 de setembro; "Mussum – O Filmis" e "Nosso Sonho", longa sobre a dupla Claudinho e Buchecha, que chegam ao circuito no segundo semestre. Outro destaque é "Os Farofeiros 2", continuação da comédia protagonizada por Maurício Manfrini e Cacau Protásio que levou 2,6 milhões de espectadores aos cinemas em 2018. O lançamento do novo título está previsto para dezembro. Também está no line-up, a comédia "Minha Irmã e Eu", dirigida por Susana Garcia e protagonizada por Ingrid Guimarães e Tatá Werneck, é uma produção da Paris Entretenimento em coprodução com o Telecine e a Globo Filmes.
ABiblioteca
Toronto, em 2021. No dia
9, chegou às telonas "A Porta ao Lado", drama assinado por Julia Rezende, produzido pela Morena Filmes em coprodução com a Film2B e o Telecine. O elenco é estrelado e conta com nomes como Bárbara Paz e Letícia Colin. Anteriormente outros dois títulos entraram em circuito. Em janeiro, "A Última Festa", drama adolescente produzido pela Coqueirão Pictures, em coprodução internacional com Ar de Filmes (Portugal), Globo Filmes e Telecine, fez a sua estreia nas telonas. No mês seguinte, em fevereiro, "Desapega!", comédia estrelada por Glória Pires e Maisa, entrou em cartaz. O longa, que acompanha as desventuras de uma mulher que está em tratamento para deixar a compulsão por compras, é uma produção da Rubi Produtora, em coprodução com Bronze Filmes, Audaz Filmes e Telecine. "Os Aventureiros – A Origem", longa estrelado pelo ídolo infantil Luccas Neto, produzido pela Formata Produções e Conteúdo, Luccas Toon Studios e em coprodução com Telecine e Warner Bros. Pictures,
Outro título previsto é "Estômago 2 – Dez Anos Depois", continuação do filme estrelado por João Miguel e com Paulo Miklos no elenco. O original levou o prêmio de melhor filme do júri popular no Festival do Rio em 2007. Outros lançamentos de destaque são "Os Enforcados", suspense dirigido pelo premiado Fernando Coimbra e produzido pela Gullane e Fado Filmes, com Leandra Leal e Irandhir Santos no elenco; "Derrapada", comédia dramática e romântica dirigida por Pedro Amorim; "Uma Família Feliz", thriller com roteiro de Raphael Montes e direção também assinada por Belmonte, protagonizado por Grazi Massafera e Reynaldo Gianecchini; "Bandida – A Número Um", filme de ação de João Wainer produzido pela Paris Entretenimento e protagonizado pela exBBB Maria; e "Mallandro – O Errado Que Deu Certo", longa de estreia do diretor Marco Antônio de Carvalho, que marca a volta de Sergio Mallandro às telonas e conta com participações de Xuxa, Lúcio Mauro Filho, Nany People e Zico.
Municipal Carlos de Souza, em Japeri, será palco para o grande espetáculo “Os Rebouças” na próxima terça-feira (28/03). A aula-peça é desenvolvida pela Companhia Teatral Queimados Encena e propõe estimular o debate acerca da importância do negro para o desenvolvimento do Brasil. O evento, que começa às 13h30, é gratuito e será repleto de citações, poesias e música. A peça é interpretada e idealizada pelos artistas Leandro Santana e Marcelo Viégas, que darão vida aos engenheiros Antônio e André Rebouças. De acordo com os organizadores do evento, o obje -
tivo do projeto é difundir o legado e a participação dos irmãos Rebouças na luta pela causa abolicionista. O preconceito, a intolerância e o racismo são alguns dos temas centrais do espetáculo dirigido por Rodrigo França e Kennedy Lima. Indicado ao Prêmio Shell de Teatro, Leandro Santana é um dos principais nomes da arte na Baixada Fluminense. O autor defende que a peça terá um papel importante para as discussões sobre a representatividade negra. “Eu e o Marcelo vamos revezar os papéis e representar vários personagens que compõem a história da família Rebouças. O nosso público-alvo é composto por estudantes. Essas crianças poderão trocar conhecimento sobre figuras históricas do abolicio -
nismo a partir do formato da aula-peça, que foi escrita de forma genial pelo Celso Taddei. Além disso, vamos dar continuidade ao nosso projeto de falar coletivamente sobre o teatro na Baixada”, pontuou o ator.
O secretário de Cultura, Jorge Braga Jr., projeta que a exibição trará inúmeros benefícios ao povo de Japeri. “Um dos objetivos da nossa Pasta é garantir o direito ao acesso à cultura e valorizar a produção da cidade e da região.
Receber uma Companhia de uma cidade vizinha que já realizou diversas parcerias com grupos de Japeri é muito significativo. Através da linguagem teatral, a população, sobretudo os estudantes, poderão ter acesso a essa história que por muitos anos ficou apagada. O
teatro tem esse poder de formar, informar e transformar a nossa realidade”, comemorou.
O evento conta com o patrocínio do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, e com o apoio da Secretaria Municipal de Cultura de Japeri.
A promessa dos idealizadores do espetáculo é de que o público presente na Biblioteca Municipal terá acesso a um vasto repertório acerca da cronologia da Família Rebouças, incluindo relatos sobre momentos marcantes da história, da política e dos costumes nacionais do século XIX, como a Revolta dos Alfaiates, a Proclamação da República e o Movimento Abolicionista.
OBotafogo Judô
fez bonito em sua estreia oficial nas competições.
A equipe da Estrela Solitária conquistou 12 medalhas individuais e ficou em 5º lugar por equipe no Torneio de Abertura da Federação de Judô do Estado do Rio de Janeiro, realizado no último
final de semana no Parque Olímpico, no Rio.
O objetivo dessa competição foi classificar atletas de equipes fluminenses para o Campeonato Brasileiro Regional da modalidade, que acontece em Vitória.
O Botafogo Judô conquistou nove vagas. Destaques para os medalhistas de ouro Júlia Mendonça e
Bernardo Belotti.
Além dos 38 atletas que competiram, a delegação alvinegra, que foi acompanhada de perto pelo presidente do Botafogo Futebol e Regatas, Durcésio Mello, ainda foi composta pela equipe técnica formada por Marcelo Almeida, Thadeu, Gabriel, Jomar e Pablo, além do coordena-
Nossos Cursos Conquiste sua vaga no mercado de trabalho MUDE O RUMO DA SUA VIDA I
dor João de Deus.
“Independentemente do resultado individual, a equipe mostrou-se integrada dentro e fora do Shiai. Não esquecendo dos nossos senseis, que estão acompanhando passo a passo todos os nossos judocas, e nossa torcida extraordinária”, destacou o coordenador do time da Estrela Solitária.
OBotafogo teve que fazer um grande investimento para poder contar com grama sintética no Estádio Nilton Santos. De acordo com o “Canal do Medeiros”, o clube já desembolou mais de R$ 2 milhões para implementar o novo gramado em sua casa. Como as obras ainda estão em andamento, os valores gastos ainda não foram totalmente fechados. A mudança está em sua fase final e o Botafogo deve ter sua casa de volta para o início do Campeonato Brasileiro. Na última segunda-feira, o clube divulgou imagens do gramado já com suas
marcações. O Botafogo optou por utilizar a grama sintética para facilitar a realização de mais eventos e shows no Nilton Santos. Com o material, o gramado se recupera mais rápido e é possível realizar jogos três dias após os eventos, além de ter um custo menor de manutenção. A ideia do Botafogo é conseguir uma arrecadação de até R$ 15 milhões por ano com shows e eventos. Para 2023, já estão agendados três shows do Coldplay, além de The Weeknd (7 de outubro), Red Hot Chili Peppers (4 de novembro) e RBD (19 de novembro).
Flamengo em evolução x Fluminense em alta performance: quem é favorito?
Téc Enfermagem
Secretaria Escolar Segurança do Trabalho
MATRÍCULAS ABERTAS Wifi - Clube de Benefícios - Estágios sem taxas Seguro de vida incluso - Laboratório equipado Aulas práticas extras sem custos Professores especializados - Equipe pedagógica humanizada Sabe o que ainda falta no GHF ? VOCÊ ! e muito mais
Formação de Professores Cuidador de Idosos
Oquarto Fla-Flu consecutivo a decidir o Campeonato Carioca equilibra, no panorama geral, um cenário de favoritismo que rondou o Estadual do Rio nos últimos anos. Se em 2020 e 2021 um Flamengo mais sólido entrava mais forte contra o Fluminense, o tricolor, atual campeão, assumiu essa boa perspectiva na edição 2022. O que deve se repetir a partir do primeiro final de semana de abril. As finais, marcadas para 1º ou 2 de abril e 8 ou 9 do mesmo mês ,no Maracanã, terão um tricolor no auge da performance do trabalho de Fernando Diniz, que tem tudo para completar um ano de trabalho nas Laranjeiras no próximo mês. Os 7 a 0 sobre o Volta Redonda na semifinal são a as melhores credenciais.
Na comparação com o rival, o tricolor fica mais com a bola, faz mais gols e leva menos. Mas enfrentará um rubro-negro que, apesar das dificuldades e dos três meses de trabalho de Vítor Pereira, parece estar em franca evolução física e técnica— como nos intensos confrontos com o Vasco na semifinal, nos quais os rubro-negros aliaram a velocidade e a efetividade para eliminar os cruz-maltinos.
— O Fluminense tem a passagem de ano mais bem resolvida entre os grandes do Rio e deu uma resposta contundente à derrota para o Volta Redonda com a goleada . O trabalho do Fernando Diniz está mais maduro, e ele começa a fazer algumas alterações no jeito de o time jogar. Pode não ter mais recursos técnicos do que o Vítor, mas os joga-
dores sabem exatamente o que ele quer. Agora, é favoritismo de clássico, que raramente passa de uma relação de 60/40 — avalia o colunista do GLOBO Marcelo Barreto, que ainda não vê tantos avanços no Fla.
Flamengo tem Pedro em alta Um dos principais trunfos do rubro-negro é o poder técnico. Nomes como Arrascaeta e Ayrton Lucas vivem bom momento e têm conseguido chamar a responsabilidade após um início de ano conturbado por quedas sucessivas em decisões. Pedro, artilheiro do Flamengo no Carioca (oito), tem feito a diferença — foram três gols do camisa 9 na semifinal, que travará duelo particular com o goleador da competição Cano (14).