
3 minute read
Espetáculo “Os Rebouças” promete movimentar o cenário teatral de Japeri
Cadu Andrade
ABiblioteca
Advertisement
Toronto, em 2021. No dia
9, chegou às telonas "A Porta ao Lado", drama assinado por Julia Rezende, produzido pela Morena Filmes em coprodução com a Film2B e o Telecine. O elenco é estrelado e conta com nomes como Bárbara Paz e Letícia Colin. Anteriormente outros dois títulos entraram em circuito. Em janeiro, "A Última Festa", drama adolescente produzido pela Coqueirão Pictures, em coprodução internacional com Ar de Filmes (Portugal), Globo Filmes e Telecine, fez a sua estreia nas telonas. No mês seguinte, em fevereiro, "Desapega!", comédia estrelada por Glória Pires e Maisa, entrou em cartaz. O longa, que acompanha as desventuras de uma mulher que está em tratamento para deixar a compulsão por compras, é uma produção da Rubi Produtora, em coprodução com Bronze Filmes, Audaz Filmes e Telecine. "Os Aventureiros – A Origem", longa estrelado pelo ídolo infantil Luccas Neto, produzido pela Formata Produções e Conteúdo, Luccas Toon Studios e em coprodução com Telecine e Warner Bros. Pictures,
Outro título previsto é "Estômago 2 – Dez Anos Depois", continuação do filme estrelado por João Miguel e com Paulo Miklos no elenco. O original levou o prêmio de melhor filme do júri popular no Festival do Rio em 2007. Outros lançamentos de destaque são "Os Enforcados", suspense dirigido pelo premiado Fernando Coimbra e produzido pela Gullane e Fado Filmes, com Leandra Leal e Irandhir Santos no elenco; "Derrapada", comédia dramática e romântica dirigida por Pedro Amorim; "Uma Família Feliz", thriller com roteiro de Raphael Montes e direção também assinada por Belmonte, protagonizado por Grazi Massafera e Reynaldo Gianecchini; "Bandida – A Número Um", filme de ação de João Wainer produzido pela Paris Entretenimento e protagonizado pela exBBB Maria; e "Mallandro – O Errado Que Deu Certo", longa de estreia do diretor Marco Antônio de Carvalho, que marca a volta de Sergio Mallandro às telonas e conta com participações de Xuxa, Lúcio Mauro Filho, Nany People e Zico.
Municipal Carlos de Souza, em Japeri, será palco para o grande espetáculo “Os Rebouças” na próxima terça-feira (28/03). A aula-peça é desenvolvida pela Companhia Teatral Queimados Encena e propõe estimular o debate acerca da importância do negro para o desenvolvimento do Brasil. O evento, que começa às 13h30, é gratuito e será repleto de citações, poesias e música. A peça é interpretada e idealizada pelos artistas Leandro Santana e Marcelo Viégas, que darão vida aos engenheiros Antônio e André Rebouças. De acordo com os organizadores do evento, o obje - tivo do projeto é difundir o legado e a participação dos irmãos Rebouças na luta pela causa abolicionista. O preconceito, a intolerância e o racismo são alguns dos temas centrais do espetáculo dirigido por Rodrigo França e Kennedy Lima. Indicado ao Prêmio Shell de Teatro, Leandro Santana é um dos principais nomes da arte na Baixada Fluminense. O autor defende que a peça terá um papel importante para as discussões sobre a representatividade negra. “Eu e o Marcelo vamos revezar os papéis e representar vários personagens que compõem a história da família Rebouças. O nosso público-alvo é composto por estudantes. Essas crianças poderão trocar conhecimento sobre figuras históricas do abolicio - nismo a partir do formato da aula-peça, que foi escrita de forma genial pelo Celso Taddei. Além disso, vamos dar continuidade ao nosso projeto de falar coletivamente sobre o teatro na Baixada”, pontuou o ator.




O secretário de Cultura, Jorge Braga Jr., projeta que a exibição trará inúmeros benefícios ao povo de Japeri. “Um dos objetivos da nossa Pasta é garantir o direito ao acesso à cultura e valorizar a produção da cidade e da região.
Receber uma Companhia de uma cidade vizinha que já realizou diversas parcerias com grupos de Japeri é muito significativo. Através da linguagem teatral, a população, sobretudo os estudantes, poderão ter acesso a essa história que por muitos anos ficou apagada. O teatro tem esse poder de formar, informar e transformar a nossa realidade”, comemorou.
O evento conta com o patrocínio do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, e com o apoio da Secretaria Municipal de Cultura de Japeri.
A promessa dos idealizadores do espetáculo é de que o público presente na Biblioteca Municipal terá acesso a um vasto repertório acerca da cronologia da Família Rebouças, incluindo relatos sobre momentos marcantes da história, da política e dos costumes nacionais do século XIX, como a Revolta dos Alfaiates, a Proclamação da República e o Movimento Abolicionista.
