3 minute read

Espetáculo “Os Rebouças” promete movimentar o cenário teatral de Japeri

Next Article
Caderno G

Caderno G

Cadu Andrade

ABiblioteca

Advertisement

Toronto, em 2021. No dia

9, chegou às telonas "A Porta ao Lado", drama assinado por Julia Rezende, produzido pela Morena Filmes em coprodução com a Film2B e o Telecine. O elenco é estrelado e conta com nomes como Bárbara Paz e Letícia Colin. Anteriormente outros dois títulos entraram em circuito. Em janeiro, "A Última Festa", drama adolescente produzido pela Coqueirão Pictures, em coprodução internacional com Ar de Filmes (Portugal), Globo Filmes e Telecine, fez a sua estreia nas telonas. No mês seguinte, em fevereiro, "Desapega!", comédia estrelada por Glória Pires e Maisa, entrou em cartaz. O longa, que acompanha as desventuras de uma mulher que está em tratamento para deixar a compulsão por compras, é uma produção da Rubi Produtora, em coprodução com Bronze Filmes, Audaz Filmes e Telecine. "Os Aventureiros – A Origem", longa estrelado pelo ídolo infantil Luccas Neto, produzido pela Formata Produções e Conteúdo, Luccas Toon Studios e em coprodução com Telecine e Warner Bros. Pictures,

Outro título previsto é "Estômago 2 – Dez Anos Depois", continuação do filme estrelado por João Miguel e com Paulo Miklos no elenco. O original levou o prêmio de melhor filme do júri popular no Festival do Rio em 2007. Outros lançamentos de destaque são "Os Enforcados", suspense dirigido pelo premiado Fernando Coimbra e produzido pela Gullane e Fado Filmes, com Leandra Leal e Irandhir Santos no elenco; "Derrapada", comédia dramática e romântica dirigida por Pedro Amorim; "Uma Família Feliz", thriller com roteiro de Raphael Montes e direção também assinada por Belmonte, protagonizado por Grazi Massafera e Reynaldo Gianecchini; "Bandida – A Número Um", filme de ação de João Wainer produzido pela Paris Entretenimento e protagonizado pela exBBB Maria; e "Mallandro – O Errado Que Deu Certo", longa de estreia do diretor Marco Antônio de Carvalho, que marca a volta de Sergio Mallandro às telonas e conta com participações de Xuxa, Lúcio Mauro Filho, Nany People e Zico.

Municipal Carlos de Souza, em Japeri, será palco para o grande espetáculo “Os Rebouças” na próxima terça-feira (28/03). A aula-peça é desenvolvida pela Companhia Teatral Queimados Encena e propõe estimular o debate acerca da importância do negro para o desenvolvimento do Brasil. O evento, que começa às 13h30, é gratuito e será repleto de citações, poesias e música. A peça é interpretada e idealizada pelos artistas Leandro Santana e Marcelo Viégas, que darão vida aos engenheiros Antônio e André Rebouças. De acordo com os organizadores do evento, o obje - tivo do projeto é difundir o legado e a participação dos irmãos Rebouças na luta pela causa abolicionista. O preconceito, a intolerância e o racismo são alguns dos temas centrais do espetáculo dirigido por Rodrigo França e Kennedy Lima. Indicado ao Prêmio Shell de Teatro, Leandro Santana é um dos principais nomes da arte na Baixada Fluminense. O autor defende que a peça terá um papel importante para as discussões sobre a representatividade negra. “Eu e o Marcelo vamos revezar os papéis e representar vários personagens que compõem a história da família Rebouças. O nosso público-alvo é composto por estudantes. Essas crianças poderão trocar conhecimento sobre figuras históricas do abolicio - nismo a partir do formato da aula-peça, que foi escrita de forma genial pelo Celso Taddei. Além disso, vamos dar continuidade ao nosso projeto de falar coletivamente sobre o teatro na Baixada”, pontuou o ator.

O secretário de Cultura, Jorge Braga Jr., projeta que a exibição trará inúmeros benefícios ao povo de Japeri. “Um dos objetivos da nossa Pasta é garantir o direito ao acesso à cultura e valorizar a produção da cidade e da região.

Receber uma Companhia de uma cidade vizinha que já realizou diversas parcerias com grupos de Japeri é muito significativo. Através da linguagem teatral, a população, sobretudo os estudantes, poderão ter acesso a essa história que por muitos anos ficou apagada. O teatro tem esse poder de formar, informar e transformar a nossa realidade”, comemorou.

O evento conta com o patrocínio do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, e com o apoio da Secretaria Municipal de Cultura de Japeri.

A promessa dos idealizadores do espetáculo é de que o público presente na Biblioteca Municipal terá acesso a um vasto repertório acerca da cronologia da Família Rebouças, incluindo relatos sobre momentos marcantes da história, da política e dos costumes nacionais do século XIX, como a Revolta dos Alfaiates, a Proclamação da República e o Movimento Abolicionista.

This article is from: