GAZETA RIO - Edição de 04, 05 e 06 de Março de 2023

Page 4

GAZETA RIO

CCBB RJ inicia mês de março com música

PÁGINA 9

Reforma tributária terá impacto positivo no crescimento do país, diz Castro

O novo modelo em discussão no Congresso Nacional busca simplificar o sistema, reduzir a carga de impostos e aumentar a arrecadação. Também é defendida a criação de um fundo de compensação de perdas de estados e municípios, assim como a mudança de tributação do ICMS da origem para o destino.

Niterói inaugura espaço dedicado ao empreendedorismo feminino

“Temos que fazer com que essa agenda da mulher em Niterói seja cada vez mais forte e eficiente, dando suporte às mulheres que mais precisam do apoio da Prefeitura.

PÁGINA 5

Foco dos movimentos coletivos será salário, combate à violência e ao conservadorismo

PÁGINA 7

OPINIÃO:

Chuvas e as tragédias anunciadas no RJ -Por Dani Monteiro

PÁGINA

Neta de Mariguella, toma posse da presidencia da Funart

PÁGINA 9

Astronautas de SpaceX Dragon entram na Estação Espacial Internacional

Brasil volta a ser a 12ª maior economia do mundo com PIB de 2022

Em 2021, o Brasil havia caído para a 13ª posição no ranking. Isso aconteceu, segundo a CNN, em grande medida porque o real apresentou uma forte perda de valor em comparação com o dólar durante aquele ano.

3

Zico, 70 anos: Ídolo do Flamengo

Achava que eu era jovem e que não seria utilizado. Não tinha essa quantidade de auxiliares na época.

PÁGINA 10

PÁGINA 2

Mutirão da Defensoria Pública vai ajudar famílias do Rio que buscam vagas em creches

www.gazetario.com
Fundado em 1997 • Estado do Rio de Janeiro, 04, 05 e 06 de março de 2023. Ano XXVI Nº 1084 - R$2,00 - Presidente: Jorge Bernardes
"Brasil deixou de ser país do crescimento e virou nação do ódio e da mentira", diz Lula
PÁGINA 5
PÁGINA 4
2
PÁGINA 6 PÁGINA
Foto: Jorge Ferreira

GAZETA RIO

Fundado em 1997

Diretor Presidente

Estado

Axel Grael nomeia Advogada Nadine Borges para secretaria de Direitos Humanos

O prefeito de Niterói, Axel Grael, deu posse para a nova secretária de Direitos Humanos da cidade, a advogada Nadine Borges. A cerimônia aconteceu no auditório Oscar Niemayer, na tarde de ontem (03/03).

Uma das poucas cidades com secretaria de Direitos Humanos, Niterói abriu a pasta em 2021, na contramão do desmonte de políticas públicas desta área

promovida pelo antigo governo Bolsonaro. Nadine Borges participou do grupo de transição do governo Lula, já foi do Ministério dos Direitos Humanos e é conselheira da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-RJ). Nadine Borges participou do grupo de transição do governo Lula, já foi do Ministério dos Direitos Humanos e é conselheira da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-RJ).

Chuvas e as tragédias anunciadas no RJ

Opresidente Luiz

Inácio Lula da Silva (PT) afirmou que o Brasil deixou de ser o país do crescimento para virar uma "nação do ódio e da mentira" em indireta à gestão do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). A declaração ocorreu ontem (3/3) em Rondonópolis, no Mato Grosso, onde participou da cerimônia de entrega de 1.400 residências do Minha Casa Minha Vida.

"Não sei que desgraça que foi feita, não sei que mão disgramada coloca a mão no país e ele para de andar para frente e passa a andar para trás. Deixou de ser o país da alegria, da verdade, do crescimento, da distribuição de renda para ser o país da mentira, do ódio, o país da provocação."

Lula ainda lembrou a chacina em Sinop (MT), ocorrida no último dia 21, quando um homem assassinou sete pessoas após perder um jogo de sinuca.

"Vocês viram o que aconteceu em Sinop, quando um cidadão jogando snooker, devia ser um vagabundo porque jogar snooker às 15h não é para trabalhador.

Esse cidadão perdeu uma partida e resolveu matar sete pessoas sem nenhuma explicação. Ou seja, a gente vê na tevê todos os dias pessoas agredindo pessoas, em supermercado, aeroporto, no shopping. O país foi tomado pela violência porque a mentira e o ódio predominaram quando o país estava habituado a ser uma

sociedade fraterna, que gosta de música, de dança, de futebol, de carnaval, que gosta de trabalhar, de fazer seu churrasquinho no final de semana, que gosta de viver decentemente. Esse país foi tomado pelo ódio. Eu tenho o compromisso de restabelecer a fraternidade nesse país", bradou.

O petista completou ter recebido o país "semidestruído", na área do emprego, salário, educação e políticas sociais. "Eles acabaram com tudo."

Ele também ironizou a falta de entregas do governo Bolsonaro em relação à infraestrutura.

"Eu seria capaz de oferecer um prêmio para qualquer pessoa de Rondonópolis e do Mato Grosso que me dissesse um metro de obra que Bolsonaro fez aqui. E eu duvido porque eu ando o Brasil inteiro. A única coisa que eu sei que ele inaugurou foi uma apenas em São Gabriel, 18 metros, uma ponte feita de madeira". "O país foi desmontado e nós agora vamos montar", prometeu.

Fome

Lula destacou ainda que mais

de 30 milhões de pessoas passam fome no país e citou que houve uma redução no preço da carne. "Eu não sei se voces perceberam o preço da carne já caiu 15% e é preciso cair mais. Vai levar um tempo para a gente consertar esse país não é uma coisa tão fácil", emendou. "Foi aqui neste estado, que é um dos maiores criadores de gado e maior produtor de grãos desse país, que apareceu uma mulher na porta de um açougue recebendo um osso para fazer uma sopa dentro de casa. Não é explicável no país que é o terceiro produtor de alimento do planeta, maior produtor de proteína do mundo, a gente ter 33 milhões de pessoas passando fome. O Brasil produz comida suficiente para o seu povo. Os avanços tecnológicos fizeram isso. Por que as pessoas passam fome? Porque as pessoas não têm dinheiro para comprar alimentos necessários porque, se tivessem dinheiro, elas encontravam o alimento no supermercado. Eu tenho quatro anos pela frente para a gente consertar esse país", afirmou.

Acada ano, as chuvas ficam mais intensas, as águas mais barrentas, a sobrevivência mais dramática. A cada verão, as tragédias provocadas pelos temporais se repetem no Rio de Janeiro. Os meses de janeiro e fevereiro já nos mostraram os estragos que o descaso e a ausência de uma política efetiva de prevenção e redução de danos podem causar. Em terras devastadas pelas enxurradas, quem tem abrigo seguro é rei. Há menos de 30 dias, seis pessoas morreram, em 24 horas, em decorrência das chuvas no estado do Rio. Naquele sete de fevereiro, em apenas quatro horas, a cidade do Rio de Janeiro foi tomada por 70% das chuvas previstas para todo o mês. As imagens dos dramas enfrentados por boa parte da população ainda estão vivas. Março está apenas no início e já estamos em estágio de atenção. Segundo a previsão dos meteorologistas, as águas ficarão acima da média em todo o território fluminense. Os impactos, como sabemos, afetam prioritariamente populações pobres e periféricas. E não é por falta de alerta. Se o aquecimento global é uma ameaça concreta, por que seguimos à mercê da nossa própria sorte como se nada pudesse ser feito a respeito de queimadas e desmatamentos de florestas, poluição e falta de proteção dos nossos rios e mananciais, consumo estratégico e descarte de resíduos?

Onde estão os necessários e urgentes planos de contenção, prevenção e mitigação?

Do litoral à região serrana, o es-

tado do Rio de Janeiro faz seus moradores mais vulneráveis amargarem perdas entre os seus e prejuízos a cada deslizamento de encosta ou alagamento. As causas mais visíveis dos nossos problemas são a falta de saneamento básico e de recolhimento efetivo de lixo, de assoreamento dos rios e de limpeza urbana. O fosso, no entanto, vai além, envolve desde a desestabilização do solo e a falta de acompanhamento dos seus riscos até a ausência de política de habitação segura.

O problema, obviamente, não se restringe ao nosso estado. Mas é sobre a nossa realidade que podemos falar. É sobre o que fazemos que devemos discutir. Se encontrarmos alternativas por aqui, pela diversidade da nossa geografia e do nosso clima, nós podemos, inclusive, inspirar outras regiões que sofrem igualmente. Se somos tantos os afetados, está mais do que na hora de pensarmos em saídas abrangentes, a começar por governos e instituições. Não é normal que tenhamos tantos impactos de chuvas, e num crescente, e os governos não apresentem rapidamente um grande plano estratégico e execuções de grandes obras estruturais. Que tal começarmos todos a arregaçar as mangas e a cobrar de quem, efetivamente, nos deve respostas e ações?

*Dani Monteiro é deputada estadual reeleita pelo Psol e presidente da Comissão de Defesa dos Direitos Humanos e Cidadania da Alerj.

*Dani Monteiro é deputada estadual (Psol), presidenta da Comissão de Defesa dos Direitos Humanos e Cidadania da Alerj, presidiu a Comissão Especial da Juventude, uma de suas principais bandeiras

Soares
OPINIÃO
"Brasil deixou de ser país do crescimento e virou nação do ódio e da mentira", diz Lula
05
do Rio de Janeiro, 04,
e 06 de março de 2023 - Ano XXVI - nº 1084
Uma publicação de Gazeta Rio Comunicações Ltda. GAZETA RIO Fundado em 1997 Diretor Presidente Jorge Bernardes Redação e Administração: Rua Pedro Guedes, 74 São Cristóvão - Rio de Janeiro Tel. (21) 995030765 gazetario@gazetario.com administracao@gazetario.com comercial@gazetario.com Editor: Horácio Avelar Conselho editorial: Carlos Alberto Antônio e Tainá Bernardes Editor de Cultura - Caderno G: Amaury Oliveira Diretor Administrativo: Tainá Bernardes Circulação: Região Metropolitana, Baixada Fluminense, Sul Fluminense, Costa Verde e governos. Sucurssais: Baixada: Vanderson Claudino Região dos Lagos: Henrique Sepúlvida Obs. As matérias assinadas não refletem necessariamente a opinião do Jornal GAZETA RIO, e seus conceitos, interpretações, afirmações e pontos de vista são de inteira responsabilidade dos respectivos autores.

Reforma tributária terá impacto positivo no crescimento do país

do sistema

No segundo dia do 7º encontro do Consórcio de Integração Sul e Sudeste (Cosud), ontem (3/3), no Rio de Janeiro, especialistas se reuniram para discutir os impactos da reforma tributária nos estados. Para os participantes da conferência, a reforma será fundamental para o crescimento de todo o país.

Os governadores do Rio, Cláudio Castro, do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, e do Espírito Santo, Renato Casagrande, assistiram aos debates.

- Uma reforma tributária de verdade precisa reconhecer vocações regionais, fortalecer cadeias produtivas e inverter a lógica de benefícios fiscais para instituir alíquotas regulares. Só assim a iniciativa privada vai ter segurança jurídica e previsibilidade para investir. A agenda da reforma tributária é urgente. É importante sairmos daqui hoje com metas claras para que não seja um

evento apenas no plano das ideias, mas de materialização - disse Cláudio Castro.

O novo modelo em discussão no Congresso Nacional busca simplificar o sistema, reduzir a carga de impostos e aumentar a arrecadação. Também

é defendida a criação de um fundo de compensação de perdas de estados e municípios, assim como a mudança de tributação do ICMS da origem para o destino.

– O sistema atual está impedindo o Brasil de crescer e nos fazendo perder

Participantes do Consórcio visitam sede de Águas do Rio

Como parte das atividades do 7° encontro do Consórcio de Integração Sul e Sudeste (Cosud), participantes dos Grupos de Trabalho Temático visitaram a sede da Águas do Rio, no Centro da capital fluminense, no final do primeiro dia de evento (quinta-feira, 2/3). O vice-governador e secretário do Ambiente e Sustentabilidade, Thiago Pampolha, falou sobre o papel da empresa a um corpo técnico e a secretários de outros estados.

- A Águas do Rio é motivo de orgulho. Conhecemos essa máquina que funciona como um grande complexo para que a água e esgoto tratado cheguem em lugares que muitas vezes nunca chegaram, além de avanços na empregabilidade. Talvez um

dos motivos do êxito da companhia tenha sido olhar para dentro da comunidade - elogiou. No Brasil, 35 milhões de pessoas ainda não têm acesso à água tratada, e apenas 25% da população tem acesso ao ciclo completo de tratamento de água e esgoto. O presidente da Águas do Rio, Alexandre Bianchini, destacou o trabalho que a concessionária tem feito para impactar positivamente na vida das pessoas.

- Conseguimos gerar mais de 8 mil empregos diretos e mais de 15 mil empregos indiretos. Até o momento, já temos cerca de 3,3 milhões de pessoas beneficiadas - destacou.

Durante a visita, os participantes acompanharam uma apresentação interativa sobre o processo de

regeneração do ecossistema da Lagoa Rodrigo de Freitas e o planejamento para despoluir a Baía de Guanabara. No Centro de Operações Integradas, colaboradores mostraram como a coleta de dados permite o monitoramento da distribuição dos serviços, medição da qualidade da água e verificação da balneabilidade de praias.

A visita foi encerrada com uma apresentação da Orquestra Jovem do Rio de Janeiro. A Águas do Rio tomou posse dos serviços de distribuição de água e esgotamento sanitário em novembro de 2021, após o leilão de dois blocos da Cedae. Até o final da concessão, que dura 35 anos, a empresa prevê investir um total de R$ 24,6 bilhões no estado do Rio de Janeiro.

competitividade frente ao resto do mundo – afirmou o secretário-extraordinário da Reforma Tributária, do Ministério da Fazenda, Bernard Appy. André Esteves, chairman e sênior partner da BTG Pactual, que foi também um dos expositores da

conferência, acredita que esse seja o momento propício para a reforma.

– Reforma tributária é um tema complexo, mas nunca tivemos tanto consenso na sociedade sobre a necessidade dela. É preciso continuar se pautando pela

objetividade e pela racionalidade. Se construirmos regras simples e fáceis, podemos garantir um futuro melhor para a sociedade brasileira – avaliou. Mediado pela jornalista Thais Herédia, o encontro contou ainda com os comentários do presidente da Alerj, deputado Rodrigo Bacellar, que defendeu a cooperação entre os entes federativos e destacou que é preciso pensar a reforma tributária atrelada à situação econômica e ao enfrentamento da dívida dos estados.

– É preciso menos guerra fiscal. De nada adianta o esforço conjunto e a tecnicidade na elaboração da reforma se não temos equilíbrio no Congresso Nacional e o empenho de cada deputado e senador – afirmou.

Também participaram do debate o secretário da Fazenda e Planejamento do Estado de São Paulo, Samuel Kinoshita, e o professor da Escola Brasileira de Economia e Finanças, da FGV, Aloisio Araújo.

Tomás, no entanto, tem afirmado a generais a determinação sobre o assunto, para evitar que eventuais manifestações de soldados e oficiais nas redes sejam interpretadas como opiniões oficiais do Exército. A instrução foi passada na quarta-feira, durante teleconferência realizada entre o comandante e todos os oficiais e sargentos do Exército. O encontro virtual teve duração de mais de uma hora e foi divulgado apenas nesta sexta-feira. É a primeira vez que um chefe da Força realiza

uma conversa com mais de 10 mil militares, de forma online. Comandantes anteriores, como os generais Freire Gomes e Paulo Sérgio Nogueira, preferiam se comunicar com a tropa por transmissões nos canais oficiais ou conversas específicas com organizações militares.

Notícias falsas

O militar foi escolhido pelo presidente Luiz

Inácio Lula da Silva (PT) como comandante do Exército após a demissão do general Júlio Cesar de Arruda, após os ata-

ques do dia 8 de janeiro à sede dos três Poderes, em Brasília. Ele tem feito declarações na Força em defesa de um Exército apolítico e apartidário, após a intensa participação de militares no governo Jair Bolsonaro (PL).

O general ressaltou, por fim, que as redes sociais devem ser utilizadas pelos militares com cuidado, diante da quantidade de notícias falsas e de posições extremadas que são compartilhadas.

O comandante ressaltou que a portaria de 2021 não proíbe militares de manter perfis nas redes.

Foto: Ernesto Carriço Foto: Divulgação
Na conferência desta sexta-feira, dia 3, especialistas discutiram a importância da simplificação
Comandante do Exército, o general Tomás tem adotado posições firmes em defesa da democracia
Comandante do Exército alerta aos militares sobre perfis nas redes
Castro: 'Uma reforma tributária de verdade precisa reconhecer vocações regionais, fortalecer cadeias produtivas e inverter a lógica de benefícios fiscais para instituir alíquotas regulares'
Estado do Rio de Janeiro, 04, 05 e 06 de março de 2023 GAZETA RIO 3 POLÍTICA
Vice-governador e secretário do Ambiente e Sustentabilidade, Thiago Pampolha falou sobre o papel da empresa ao corpo técnico e secretários de outros estados

Brasil volta a ser a 12ª maior economia do mundo com PIB de 2022

OBrasil cresceu 2,9% no seu Produto Interno Bruto (PIB) durante o ano de 2022. O crescimento do indicador, que é uma ferramenta para indicar a soma do valor de todos os bens e serviços produzidos no decorrer de um ano, fez com que o país melhorasse sua

posição na economia global no ano passado, o que o levou de volta à posição de 12º país mais rico do mundo.

Em 2021, o Brasil havia caído para a 13ª posição no ranking. Isso aconteceu, segundo a CNN, em grande medida porque o real apresentou uma forte perda de valor em comparação com o dólar durante

aquele ano. No ano de 2020, com a crise econômica impulsionada pela pandemia, o Brasil perdeu seu posto entre as 10 maiores economias do mundo. A posição mais alta que o país já ocupou foi o 6º lugar, em 2011. Depois disso, a recessão que o país enfrentou em 2015 e 2016 colaborou para que ele

caísse algumas posições.

Ranking e PIB

O ranking das maiores economias globais é realizado pela Austin Rating, uma agência de classificação de risco. Para compilar a lista, a equipe considera o valor do PIB de cada país e o converte em dólares, então a cotação das moedas

nacionais influencia no cálculo da lista.

O Produto Interno Bruto do Brasil é calculado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), e foi divulgado na quinta-feira, 2. O valor do PIB brasileiro de 2022 chegou a R$ 9,9 trilhões, o que, convertido em dólares, representa US$ 1,92 trilhão.

A lista da Austin Rating é encabeçada pelos Estados Unidos, com um PIB de US$ 25 trilhões. A China continua em segundo lugar, com US$ 18,3 trilhões no Produto Interno Bruto. Na frente do Brasil estão países como Japão (3º), Índia (5º), França (7º), Rússia (9º) e Irã (11º).

Haddad pretende entregar nova âncora fiscal antes da próxima reunião do Copom

Aequipe econômica do governo pretende finalizar a proposta que vai substituir o teto de gastos nos próximos dias, em especial para que representantes do Banco

Central possam estudá-la antes da próxima reunião do Copom, no fim de março. O encontro vai definir a nova taxa de juros do país. Haddad e seus secretários esperam que a nova âncora

agrade a ponto de puxar a Selic para baixo. A entrega em março também funciona para maior apreciação da Câmara e do Senado, que precisam aprovar a proposta.

Foto: Reprodução
Foto: Cristiano Mariz / Agência O Globo Fernando Haddad, ministro da Fazenda Mercadão de Madureira, no Rio de Janeiro, lotado durante pandemia em 2020.
GAZETA RIO 4 ECONOMIA

Mutirão da Defensoria Pública vai ajudar famílias do Rio que buscam vagas em creches

Um mutirão está sendo organizado pela Defensoria Pública do Rio de Janeiro (DP-RJ) para ajudar os pais e responsáveis que ainda não conseguiram vagas em creches na cidade do Rio. Durante o mês de março, os mutirões devem acontecer todos os fins de semana, aos sábados, de 9h às 15h, em diferentes bairros da cidade.

A partir deste final de sema, os atendimentos acontecem na unidade da Taquara, na zona Oeste da cidade. No dia 11 de março, na unidade de Campo Grande, na mesma região. No local, também serão concentradas as demandas de Santa Cruz.

No dia 18, o mutirão acontece no centro, onde serão concentrados os atendimentos das demais áreas da cidade. Já no dia 25, a Defensoria volta a atender na Taquara. Os defensores vão atender responsáveis de crianças com idade de até 5 anos. Os atendimentos devem ser agendados pela Central de Relacionamento com o Cidadão (CRC) da Defensoria, pelo telefone ou aplicativo. O obje -

tivo é evitar aglomerações e espera em filas. Além dos mutirões, as demandas por creche também são atendidas pela Defensoria por meio dos núcleos de primeiro atendimento, nos canais oficiais da instituição.

O órgão destaca que, nos casos em que não há vaga, ela entra com uma ação na qual um juiz emite um mandado requerendo a vaga em uma creche próxima ao bairro onde a família reside. Em caso de demora ou não cumprimento, os pais ou responsáveis podem retornar à Defensoria Pública e requerer a execução do pedido na rede pública ou em uma creche privada conveniada.

Serviço Mutirão para vagas em creches da Defensoria Pública do RJ

Agendamento: telefone 129 ou aplicativo Defensoria RJ

Endereços: Taquara: R. Padre Ventura, 50; Campo Grande: Edificio Business Completo - Av. Maria Teresa, 75 - 4º andar; Centro: Avenida Marechal Câmara, 314.

Vereadora aprova a entrega de medalhas a mulheres de luta

No mês do Dia Internacional das Mulheres, a vereadora Luciana Boiteux (Psol) teve aprovada quinta-feira (02/03), na Câmara Municipal do Rio de Janeiro, a entrega da medalha Chiquinha Gonzaga a três mulheres de luta: a yalorixá, educadora e jornalista Wanda Araújo, a sindicalista e trabalhadora doméstica Nair Jane e a jornalista e pedagoga Sara York, mulher trans. “É uma honra poder homenagear essas mulheres de luta. Elas nos dão esperança para seguir lutando contra o machismo e todo tipo de opressão”, ressalta Boiteux.

Wanda Araújo (Yá Wanda d’Omolu) é zeladora do Ylê Asè Egi Omin. Mulher

negra, ativista na luta antirracista, trabalhou desde os anos 1980 em escolas comunitárias e grupos afro-culturais. Coordenou e colaborou em diversos projetos educacionais para crianças e adolescentes em situação de rua. Desde 2000, coordena o Centro Cultural de Tradições Afro-brasileiras Ylê Asè Egi Omim, um espaço que conjuga espiritualidade, projetos artísticos e culturais, ações políticas decoloniais, programas educativos e sócio-ambientais. Nos últimos anos, vem pesquisando as corporalidades e a memória no Candomblé, com especial interesse nas questões do feminino ancestral entre as culturas de matrizes afro-centradas.

Nair Jane é trabalhadora doméstica desde os nove anos, começou a lutar pela organização da cate-

goria em 1970. Elegeu-se presidente da Associação Profissional das Empregadas Domésticas em 1973, permanecendo à frente da entidade até 1977. Em 1988 assumiu o comando do Sindicato dos Trabalhadores Domésticos. Também participou da formação da Central Única dos Trabalhadores (CUT) no Rio. Além da atividade sindical, militou na defesa dos direitos da terceira idade. Foi conselheira do Conselho Estadual da Pessoa Idosa, no Rio de Janeiro, e coordenadora do Fórum Permanente dos Direitos da Pessoa Idosa.

Sara Wagner York ou Sara Wagner Pimenta Gonçalves Júnior é pessoa com deficiência visual, doutoranda e mestra em Educação (Geni/ProPEd/UERJ), especialista em Gênero e Sexualidades e Especialista em Orientação Escolar,

Supervisão Escolar e Inspeção Escolar. Graduada em Letras Inglês, Pedagogia e Letras Vernáculas e Jornalismo, é considerada a primeira mulher trans âncora do jornalismo brasileiro através da mídia TV Brasil247. Recebeu a Medalha Alumni da Universidade Estácio de Sá (2017), é articuladora da Associação Nacional de Travestis e Transexuais (Antra) e da Rede Campanha Pelo Direito à Educação. Membro do Comitê Científico de Acessibilidade da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (Anped). Segunda-secretária financeira da Associação Brasileira de Estudos da Trans-Homocultura (Abeth) e Membro co-fundadora da Câmara de Implementação de Políticas Afirmativas Antirracistas e Interseccionais (Cipaai) da Uerj.

Niterói inaugura espaço dedicado ao empreendedorismo feminino

APrefeitura de Niterói abre o mês de março, em que se comemora o Dia Internacional da Mulher, com a inauguração do primeiro coworking público feminino do estado do Rio de Janeiro. O Espaço Empreender é uma iniciativa da Coordenadoria de Políticas e Direitos das Mulheres de Niterói. Em um ambiente totalmente dedicado ao estímulo e desenvolvimento de novas ideias e negócios, liderança e networking, as empresárias e aspirantes a ter seu próprio negócio irão encontrar, além de orientação, espaços de trabalho no coworking feminino com seis computadores e área kids, sala de reuniões para até 12 pessoas, espaço colaborativo de vendas com os negócios que mais se destacarem nos programas de capacitação da Codim. O prefeito de Niterói, Axel Grael, destacou a importância do Espaço Empreender. “Temos que fazer com que essa agenda da mulher em Niterói seja cada vez mais

forte e eficiente, dando suporte às mulheres que mais precisam do apoio da Prefeitura. A questão da violência contra a mulher é gravíssima e precisamos ter políticas públicas para apoiar a mulher e também fazer investimentos como esse espaço, que vai proporcionar um intercâmbio de experiências empreendedoras e desenvolvimento junto com os parceiros Senac, Acierj e o Consulado Americano. Esse será um local de empoderamento e de desenvolvimento dos negócios para a independência financeira femini-

na”, destaca o prefeito. No Brasil, segundo o Sebrae, há 9,3 milhões de mulheres à frente de um negócio, sendo que 45% delas são chefes de família, as responsáveis pela principal e, muitas vezes, única renda de seus lares.

A iniciativa foi saudada pelo diretor regional do Senac no Rio de Janeiro, Sérgio Ribeiro: “Quero parabenizar a Prefeitura de Niterói e dar nosso apoio ao Espaço Empreender. O Senac se sente muito honrado em participar desse programa”, falou Sérgio Ribeiro.

A ideia do Espaço Empreender tem origem no Edital Federal Assistance Award 2021, onde o Consulado Americano por meio de doações a fundo perdido fomenta iniciativas de liderança para mulheres. O projeto Mulher Líder foi um dos sete escolhidos entre mais de 100 projetos enviados ao Edital, e recebeu mais de 600 pré-inscrições para as 150 vagas oferecidas na primeira edição realizada em 2022. Localizado no centro de Niterói, em uma parceria inédita com a Acierj – Associação Comercial e Industrial do Estado do Rio de Janeiro, a proposta é que o local, de fácil acesso, atraia mulheres de toda cidade.

Serviço

Coworking Espaço Empreender

Funcionamento: De segunda a sexta

Horário: Das 10h às 16h

Endereço: Avenida Ernani do Amaral Peixoto, 286 – 2 Andar – Centro, Niterói.

Agendamentos e Informações: Whatsapp: 21 98154-2402

Foto: Divulgação
Foto: Andrea Rego Barros/PCR As demandas por creche também são atendidas pela Defensoria por meio dos núcleos de primeiro atendimento
Estado do Rio de Janeiro, 04, 05 e 06 de março de 2023 GAZETA RIO 5 CIDADES DO RIO
Felipe Lucena

VOLTA AO MUNDO

Astronautas de SpaceX Dragon entram na Estação Espacial Internacional

Quatro astronautas da missão SpaceX

Dragon Crew-6 entraram na Estação Espacial Internacional (ISS) ontem, de acordo com uma transmissão ao vivo da Nasa. A nave SpaceX Dragon Endeavour chegou à estação orbital às 6H40 GMT (3H40 de Brasília), informou a agência espacial americana em um comunicado.

A tripulação - integrada pelos americanos Stephen Bowen e Warren Hoburg, o russo Andrei Fediayev e Sultan Al Neyadi, dos Emirados Árabes Unidos - entrou na ISS duas horas depois. A Crew-6 substituirá os quatro membros da Crew-5 (dois america-

nos, um russo e um japonês), que chegaram à ISS em outubro de 2022 e retornarão à Terra em sua própria nave SpaceX. Eles foram responsáveis por seis meses de experimentos científicos e pela manutenção da estação, tripulada há mais de 22 anos. Sultan Al Neyadi, de 41 anos, é o quarto astronauta de um país árabe na história e o primeiro de sua nação a passar seis meses no espaço. Fediayev é o segundo russo a viajar até a ISS em uma nave da SpaceX, embora astronautas americanos utilizem com frequência naves russas Soyuz. A ISS é um dos últimos campos de cooperação entre Rússia e Estados Unidos.

Juiz autoriza paciente a plantar maconha em casa

Ojuiz federal Antonio Claudio Macedo da Silva, titular da 10ª Vara Criminal da Justiça Federal em Brasília, concedeu salvo-conduto a um paciente que sofre de ansiedade e insônia poder cultivar maconha em casa para fins medicinais. A doença causa-lhe decorrências psicológicas como falta de memória, concentração e crises de pânico.

Ele informa ainda que, dentre diversos tratamentos, realizou terapia

experimental à base de óleo de canabidiol, extrato derivado de Cannabis (CBD), “o qual surtiu efeitos de melhora não apresentados em tratamentos ortodoxos”.

O homem impetrou um habeas corpus alegando que seu quadro de saúde estava lhe causando falta de memória, de concentração e crises de pânico, e que tentou vários tratamentos, sendo que o melhor foi uma terapia experimental à base de óleo de CBD. Nas suas alegações, afirma não ser possível a aquisição re-

gular dos medicamentos com CBD “devido aos exorbitantes preços em território nacional”.

Nesse contexto, argumenta que não resta outra alternativa a não ser a realização do plantio de Cannabis com o fim de utilização terapêutica, garantindo-se o tratamento médico realizado pelo paciente.

Na sua decisão, divulgada na quinta-feira (2), o magistrado determina que a polícia do Distrito Federal deve “a abster-se de promover quaisquer atos que atentem contra a li-

berdade física, bem como de apreender materiais e insumos destinados ao seu tratamento de saúde, ou mesmo destruí-los”. O juiz diz ainda, em sua decisão, que a polícia, inclusive, abstenha-se de abordar o paciente até mesmo durante o caminho entre “a residência e institutos de pesquisa de aferimento da qualidade destes insumos e também durante o trajeto das sementes importadas, até que não seja mais necessário o uso e cultivo in natura do vegetal Cannabis Sativa”.

Operação do governo mira tráfico de drogas pela deep web

Os Estados Unidos e a Coreia do Sul conduzirão mais de dez dias de exercícios militares de grande escala em março, disseram autoridades dos dois países ontem (3). Os exercícios “Escudo da Liberdade” serão realizados de 13 a 23 de março, para fortalecer a postura defensiva combinada dos aliados, disseram as duas forças armadas em um comunicado divulgado durante entrevista coletiva em Seul.

“O Escudo da Liberdade é projetado para fortalecer as capacidades de defesa e resposta da Aliança, concentrando-se no cenário do exercício em coisas como o ambiente de segurança em mudança, agressão da Coreia do Norte e lições aprendidas em guerras e conflitos recentes”, afir-

maram os aliados. Na sexta-feira, as duas forças militares realizaram um exercício aéreo conjunto com pelo menos um bombardeiro de longo alcance norte-americano B-1B e caças sul-coreanos F-15K e KF16, informou o Ministério da Defesa da Coreia do Sul em comunicado. O objetivo era praticar a coordenação, bem como demonstrar a “dissuasão estendida” dos EUA contra as ameaças norte-coreanas, disse o ministério. No passado, tais exercícios provocaram fortes reações da Coreia do Norte, incluindo testes de mísseis e ameaças nucleares.

A Coreia do Norte diz que esses exercícios militares conjuntos são prova de que os Estados Unidos e seus aliados são hostis e empenhados em mudar o regime norte-coreano.

ADiretoria de Operações do Ministério da Justiça e Segurança Pública deflagrou na madrugada de ontem (3) a “Operação Abissal” para reprimir crimes praticados na “deep web”.

A ação é integrada entre

as polícias civis do Piauí e Distrito Federal.

As investigações estão voltadas para o tráfico de drogas ilícitas na internet obscura. São cumpridos 2 mandados de busca e apreensão e 2 de prisão temporária em Brasília.

O trabalho faz parte de uma investigação conjunta, realizada pela Gerência de Inteligência da

Polícia Civil do do Piauí, Diretoria de Inteligência da Secretaria de Segurança Pública do Piauí, Superintendência de Operações Integradas da Secretaria de Segurança Pública do Piauí e Polícia Civil do Distrito Federal, pela Delegacia Especial de Repressão aos Crimes Cibernéticos.

A ação tem o auxílio téc-

nico da Secretaria Nacional de Segurança Pública, por intermédio do Ciberlab, o Laboratório de Operações Cibernéticas da Secretaria de Operações Integradas.

Legislação No Brasil, a pena para quem pratica tráfico de entorpecentes pode ser de reclusão de 5 a 15 anos e pagamento de multa.

juiz federal Antonio Claudio Macedo da Silva
Foto: Reprodução
EUA e Coreia do Sul realizarão exercícios militares com foco na Coreia do Norte
Elijonas Maia, CNN Agência France-Presse
GAZETA RIO 6 GERAL
Josh Smith, Reuters

DIA 8 DE MARÇO

Foco dos movimentos coletivos será salário, combate à violência e ao conservadorismo

da Marcha Mundial

Os movimentos e coletivos feministas já estão concluindo os preparativos para as manifestações do Dia Internacional da Mulher, no próximo oito de março. Este ano, temas como valorização do salário mínimo, combate à violência e enfrentamento ao conservadorismo devem pautar as atividades.

Este foi o assunto da entrevista de ontem (03) do programa Central do Brasil, com a participação de Rejane Medeiros, integrante da Marcha Mundial das Mulheres. Ela descreveu os principais assuntos que devem atravessar as mobilizações do oito de março este ano.

"Nós temos muitas urgências. Para nós, a valorização do salário mínimo é muito importante porque vai fortalecer aumento da renda, o enfrentamento às desigualdades e à fome", destacou, relembrando a importância da renda neste período de retomada da economia. O combate à violência contra a mulher também será central nas manifestações. Ela explicou que os movimentos devem pautar o fortalecimento das campanhas de comunicação e também das políticas públicas mais efetivas.

"Nesse último período, nós tivemos um ataque considerável, nós tivemos

um aumento da violência. E esse tema é muito caro para o feminismo. Precisamos reforçar enfretamento à violência e a preparação de políticas públicas, de ações que trabalhem a prevenção, porque nesse contexto do avanço do conservadorismo enfrentar a violência contra a mulher é fundamental."

Diante dessa agenda de luta ampla, Rejane afirma que a mobilização tem que ser permanente.

"As mulheres tiveram um protagonismo nas ruas e nas lutas e tiveram um papel fundamental na

mudança de governo. Por isso, fortalecer a democracia é muito importante. É a partir da democracia que a gente garante a participação efetiva das pessoas e garante que as pessoas sejam ouvidas. Nós, mulheres, queremos ser ouvidas", explicou Rejane relembrou das batalhas nas ruas contra a aprovação da Reforma da Previdência e Trabalhista, citando o protagonismo das mulheres, e apontou que o desafio permanece, mesmo com a vitória do presidente Lula nas últimas eleições. Ela

explica que movimento conservador permanece organizado e exigirá ampla resistência do campo progressista. "O debate da democracia está na pauta deste oito de março. Nós vivemos um momento de avanço do conservadorismo e estas forças conservadoras estão organizadas. Nós temos que nos manter nas ruas, e o governo tem que realizar ações que fortaleçam um país e um governo democrático"

Além da entrevista com a Rejane Medeiros, você pode ficar por dentro de

outros assuntos. Uma reportagem de Lucila Bezerra, direto de Pernambuco, mostra iniciativas de coletivos e movimentos para garantir dignidade menstrual para as mulheres mais pobres.

Segundo dados da Agência Tatu, 4 em cada 10 mulheres no Nordeste são afetadas pela pobreza menstrual. Este dado representa milhares de mulheres em toda a região que não possuem acesso a itens de higiene menstrual.

No domingo (05), a morte de Hugo Chávez completa

dez anos. Mas a figura do ex-presidente continua presente nas ruas de Caracas. O correspondente Lucas Estanislau apresenta como a trajetória do líder venezuelano inspira o movimento muralista no país, uma arte famosa por expressar ideias políticas na América Latina. O programa Central do Brasil é uma produção do Brasil de Fato. Ele é exibido de segunda a sexta-feira, às 12h30, ao vivo, pela Rede TVT e por emissoras públicas parceiras espalhadas pelo país.

Presidente disse que governo tem o compromisso de acabar com a violência de gênero

Estadão Conteúdo

Opresidente Luiz Inácio Lula da Silva garantiu que, quem praticar violência contra a mulher, terá de sofrer com as consequências da lei. Ao reforçar compromisso de acabar com tal violência, ele garantiu que seu governo será muito duro na temática.

"Vamos ser muito firmes no combate à violência contra a mulher. Se o cidadão não respeitar as mu-

lheres, a lei vai para cima dele com tudo", declarou Lula, em evento de entrega

1.440 residências do Minha Casa Minha Vida em Rondonópolis (MT), nesta sexta-feira, 3. "A mão de homem foi feita para trabalhar, fazer carinho, não foi feita para bater em mulher."

Ao chamar quem "tem coragem de levantar a mão para bater em uma mulher e expulsá-la de casa" de "canalha", o presidente disse que o lugar dessas pessoas é na cadeia, não

dentro de casa.

Na terça-feira, 28, o chefe do Executivo anunciou que, em 8 de março, comemorado o Dia da Mulher, o governo irá apresentar uma lei de igualdade salarial de gênero para homens e mulheres que exercem a mesma função. A medida é uma promessa de campanha que favoreceu o apoio da então candidata e agora ministra do Planejamento, Simone Tebet, a apoiar o candidato petista à cadeira presidencial.

"A democracia está na pauta do 8 de março", diz integrante
das Mulheres
Foto: Divulgação
ESPECIAL
"Se o cidadão não respeitar as mulheres, a lei vai para cima dele com tudo", diz Lula
de Fato
Movimentos e coletivos devem pautar também a resistência ao avanço do conservadorismo na sociedade
Brasil
Estado do Rio de Janeiro, 04, 05 e 06 de março de 2023 GAZETA RIO 7 ESPECIAL

CLASSIFICADOS

SAI EDITAL DO CONCURSO CREA RJ 2023!

Com salários iniciais entre R$ 3 mil e R$ 10,3 mil, são oferecidas 38 vagas mais cadastro reserva

Nessa semana foi divulgado o edital do novo concurso

Crea RJ 2023. O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Rio de Janeiro está selecionando profissionais para o preenchimento de 38 vagas no total, sem contar ainda com o cadastro de reserva (CR). Dentre as vagas, estão disponíveis oportunidades de nível médio e superior, com salários iniciais entre R$3.030 e R$10.302. As oportunidades de nível médio são para agente administrativo (21 vagas + CR) e agente de fiscalização (06 + CR). Já

para nível superior, estão disponíveis os seguintes cargos: engenheiro agrônomo (01 vaga + CR), engenheiro civil (04 vagas + CR), geólogo (01 + CR), administrador (01 + CR), arquivista (01 + CR), contador (01 + CR), psicólogo (01 + CR) e analista de Tecnologia da Informação (01 vaga + CR).

Provas e requisitos do concurso para o Crea RJ De acordo com o edital do Crea RJ, os candidatos de nível superior deverão ter o registro ativo no seu respectivo conselho de classe. Enquanto isso, os concorrentes ao posto de agente de fiscaliza-

ção precisam apresentar a Carteira Nacional de Habilitação Categoria (CNH), tipo “B” em dia, assim como disponibilidade para viajar. Quando se trata de jorna-

da de trabalho, os aprovados no concurso terão 40 horas semanais e serão contratados para atuação na sede, na cidade do Rio de Janeiro, ou nas inspetorias, localizadas em ou-

tros municípios do mesmo estado. Os candidatos do concurso Crea RJ serão avaliados por meio de provas objetivas e discursivas, que irão acontecer no dia 2 de julho, nos municípios do Rio de Janeiro, Niterói, Petrópolis, Volta Redonda, Macaé e Campos dos Goytacazes. Nas provas discursivas, os concorrentes de nível médio deverão elaborar uma redação, enquanto os de nível superior responderão a três questões de estudo de caso. Ao todo, serão cobradas 50 questões.

Inscrições para o concurso Crea RJ 2023

As inscrições para o concurso Crea RJ estarão abertas da próxima sexta-feira (3), até o dia 10 de abril, às 23h59. Os interessados devem se inscrever por meio do site do Instituto Selecon, clicando aqui!

Para participar da seleção é cobrada uma taxa de R$80 (nível médio) ou R$100 (nível superior), que deverá ser paga até o dia 11 do próximo mês. Poderão solicitar a isenção da taxa os inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), no site da banca, entre os dias 3 e 6 de março. ões basta acessar: https:// ccbb.com.br/.

OPORTUNIDADES
Compra e venda Aluguel Diversidades Oportunidades Utensílios do lar Compra e venda
Emprego Negócios 1
2 3 4 5 6 Imóveis Imóveis Casa Veículo

Caderno G

Estado do Rio de Janeiro, 04, 05 e 06 de março de 2023

CCBB RJ inicia mês de março com música

ODia Internacional da Mulher está chegando e em homenagem o dia 08 de março, o projeto Música no Museu apresentará todos os concertos do mês com mulheres. A programação que já iniciou na quarta-feira (1º) e acontecerá durante todo mês de março, no Centro Cultural Banco do Brasil no Rio de Janeiro (CCBB RJ). O diretor e criador do projeto disse que será tudo dedicado exclusivamente as mulheres.

“O mês inteiro só musicistas mulheres, obras preferencialmente compostas por mulheres ou, então, com nome de mulher’, disse o diretor.

Confira a programação

Domingo (5)

Homenagem ao compositor Heitor Villa-Lobos, cujo aniversário deu origem ao Dia Nacional da Música Clássica. Haverá

Domingo (12)

Ás 13h, o Museu da República, localizado no bairro do Catete, receberá o Coral Agora Vaz, com regência de Célia Vaz. O programa terá também clássicos brasileiros.

Terça (14)

Na Praça XV, às 12h30, a musicista Graça Alan se apresentar no violão. No programa, músicas de Bach, Baden Powell e compositoras mulheres.

Quarta (15)

Neste dia, as pianistas

Georgia Szpilman e Dilia

Costa apresentam ao público Cartas de amor de Francisco Mignone para a sua Jo, no CCBB RJ.

Domingo (19)

Nesse dia o programa retorna ao Museu da República, às 13h, com a pianista Deborah Levy, tocando clássicos brasileiros.

Quarta, quinta e sábado(22, 23 e 25)

No dia 22, se apresentará a pianista Fernanda Cruz,

Neta de Mariguella, toma posse da presidencia da Funart, no Rio

ção do Brasil.

show especial na Casa de Cultura Eva Klabin, na Lagoa, a partir das 17h. Durante o concerto, haverá interpretação dos músicos

Adriana Kellner, Cecília Guimarães, Ezequiel Peres, Fernanda Cruz e Maria Helena de Andrade. A entrada é totalmente gratuita, porém, terá retirada de senhas no local uma hora antes do concerto, sujeita à lotação e sem lugar marcado.

Quarta (8)

Neste dia o CCBB RJ será palco de um evento gigante para a comemoração pelo Dia Internacional da Mulher. Isso porque a dupla Marina Machado (piano) e Ana Cláudia de Assis (violoncelo) tocará clássicos brasileiros, às 12h30.

As Estações opus 37 bis, de Tchaikowsky, às 12h30. Já no dia 23, às 12h30, no Museu da Justiça, a pianista

Eliane Salek, com músicas de Chiquinha Gonzaga, Pixinguinha, Nelson Cavaquinho, Jacob do Bandolim, Cartola, Tom Jobim e Villa-Lobos, e no dia 25, às 18h, no Palácio da Cidade, em Botafogo, a também pianista Licia Lucas, com clássicos internacionais.

Para encerrar o programa dedicado à mulher, no Rio de Janeiro, o CCBB RJ apresentará no dia 29, às 12h30, a pianista Miriam Grosman, que tocará Schubert, Beethoven, Villa-Lobos, Santoro. Para mais informações basta acessar: https://ccbb. com.br/.

Maria Mariguella assumiu na quinta feira, dia 2 de março do corrente,a presidência da funarte.

O evento aconteceu na sala Cecília Meireles.

O jornal Gazeta Rio esteve presente para fazer a cobertura do evento.

A posse foi bastante concorrida, estiveram prestigiando o evento diversos parlamentares da centro esquerda e fazedores de Culturas das mais diversas áreas do cenário artístico Cultural nacional.

A mesa foi composta pela Sra Janja Lula da Silva representando o presidente Lula, a ministra Margareth Menezes do ministério da Cultura,Sônia Faustino do ministério das comunicações e Márcio Tavares secretário

executivo do minc.

Depois da ministra Margareth formalizar a posse com a assinatura do documento ,a presidenta da funarte fez uso da palavra ressaltando que a instituição que ela vai presidir respeitará e trabalhará com a pluralidade cultural existente no país. Sua gestão vai ser colegia-

da,tendo a participação dos funcionários e da população.

Ela espera receber bastante sugestões e a ajuda para poder implementar políticas públicas na área da Cultura bem próximo do que todos (as) esperam para quê sua gestão tenha o êxito, ajudando a pasta da Cultura na reconstru-

A ministra da Cultura ressaltou o compromisso de campanha do presidente Lula, que são os comitês de Culturas em cada estado, que irão propor políticas culturais para o governo e ajudar na fiscalização e na implementação dessas políticas. Ao longo do evento teve performances de vários artistas.

O ápice das apresentações foi o artista Jackson Costa que se transformou no palco, com características física de Carlos Mariguella. Recitou um dos poemas do guerrilheiro levando o público ao delírio. Foi uma noite de muitas emoções que vai entrar para a história da Cultura brasileira.

*Amaury Oliveira (Editor do caderno de Cultura da Gazeta Rio)

Foto: Jorge Ferreira
Foto: Jorge Ferreira
Estado do Rio de Janeiro, 04, 05 e 06 de março de 2023 GAZETA RIO 9
Amaury Oliveira
GAZETA RIO Educação Cultura Arte Saúde Diversão

Ídolo do Flamengo relembra maior frustração da carreira

Olutador carioca

Hyago “BRT”

Zico não esconde o sorriso e diz que chega aos 70 anos "bem vivido e bem realizado". A sensação de fazer o que gosta e poder escolher o que faz o leva a admitir e detalhar a maior frustração da carreira. Em outros momentos, o ex-jogador contou que por pouco não parou ao não ser convocado para a Olimpíada de 1972, na Alemanha. Mas agora, sem filtro, foi mais a fundo na história, que envolve o ex-técnico Zagallo, que naquele ano, no Flamengo, rebaixou

Zico para os juniores. - Eu era titular do Flamengo com o Fleitas Solich. Em 1972 houve mudança de treinador. Não fui mais utilizado. E o treinador veio falar comigo, dizendo que fui lançado muito jovem. Aí fiquei janeiro e fevereiro de 72 sem jogar - rememora Zico, que não guardar rancor de Zagallo. - Era o Zagallo. Ele foi honesto, foi uma decisão. Achava que eu era jovem e que não seria utilizado. Não tinha essa quantidade de auxiliares na época. Treinavam os 22 que eram usados nos jogos. Se aparecesse alguém aqueles jogadores

eram negociados. Eu não tinha contrato, não tinha que querer sair. Mesmo sem ser utilizado, o treinador da seleção olímpica, Antoninho, foi até a Gávea e pediu que Zico treinasse nos juniores para manter a forma. O então jovem acatou o pedido, mas na hora da convocação ficou de fora, dando lugar a Marcelo Oliveira, que depois virou treinador. Em outros momentos Zico revelou que a frustração já parecia algo de família, pois seu irmão Edu, em 1969, foi eleito o melhor jogador do Brasil e não foi para a Seleção. Houve até

suspeitas de familiares de que o regime ditatorial interferiu, pois o irmão de Zico, Nando (Fernando Antunes Coimbra), foi pego pelos militares e passou cinco dias na Polícia do Exército, no Rio. A revolta maior se deu pelo fato de Zico ter sido decisivo na classificação para as Olimpíadas.

- O problema é que você joga o pré-olímpico, faz o gol da vitória que classifica a seleção em 1971. O jogo que deu a classificação foi o segundo da fase final contra a Argentina, fiz o gol de cabeça, e fomos campeões contra o Peru - recorda o eterno camisa 10.

Silva vai disputar o cinturão dos pesos pesados (até 120kg) do evento de MMA norte-americano Legacy Fighting Alliance (LFA), no próximo dia 10, em edição que será realizada no município paulista de Cajamar. Com 117 quilos, o carioca do Complexo da Maré possui um currículo com seis vitórias e um empate – jamais perdeu. A metade de seus triunfos foram por nocaute. Pela frente, ele terá o paraibano Eduardo “Bbzão”.

“O apelido de ‘BRT’ vem por conta do meu peso e também pelo poder que eu tenho em machucar quem bate de frente comigo numa luta”, explicou o lutador. “Estou preparado para lutar cinco rounds e pegar o cinturão”.

O LFA é a liga de MMA que mais envia lutadores para o maior evento de MMA do planeta, o UFC. Ou seja, se tudo der certo para Hyago “BRT” no dia da luta e ele se sagrar campeão, ele se aproxima de um contrato que pode mudar a sua vida.

O evento será transmitido ao vivo para todo o Brasil e para outros mais de 200 países através da plataforma de streaming UFC Fight Pass. A luta de Hyago “BRT” contra Eduardo “Bbzão” é a penúltima da edição.

Na luta principal, outros dois cariocas disputam o título dos pesos médios (até 84kg).

Os especialistas em luta em pé Jansey “Jones” Silva e Lucas Fernando se enfrentam em um combate que tem tudo para ser um dos melhores da noite.

MUDE O RUMO DA SUA VIDA I Téc Enfermagem Secretaria

Nossos Cursos MATRÍCULAS ABERTAS Wifi - Clube de Benefícios - Estágios sem taxas Seguro de vida incluso - Laboratório equipado Aulas práticas extras sem custos Professores especializados - Equipe pedagógica humanizada Sabe o que ainda falta no GHF ? VOCÊ ! e muito mais

Conquiste

Prefeitura de Niterói abre inscrições para esportes paralímpicos no Pesc

APrefeitura de Niterói está com inscrições abertas para mais de mil vagas em atividades gratuitas no Parque Esportivo e Social do Caramujo (Pesc). A grande novidade fica a cargo do Tiro com Arco paralímpico e o Parabadminton. As atividades serão realizadas em parceria com a Federação de Badminton do Estado do Rio de Janeiro e a Confederação Brasileira de Tiro com Arco, através do Núcleo Executivo do Baldeador, Caramujo, Maria Paula e Santa Bárbara com o Viva Rio. Outra novidade serão as aulas de Ioga e Tênis de Mesa. O Pesc tem opções para todas as idades, a partir dos 6 anos, que vão dos esportes olímpicos à Educação Ambiental. As inscrições podem ser feitas pelo link https://forms. gle/5rHWz4Fe2N9yqY6C9 ou na secretaria do Pesc, no Caramujo.

O secretário do Núcleo Executivo, Oto Bahia, destaca que a inclusão é necessidade para gerar oportunidades. “Estamos com matrículas abertas para todas as nossas modalidades e agora temos uma novidade que são os esportes paralímpicos. Ficamos muito satisfeitos em conseguir trazer para o Parque Esportivo e Social do Caramujo, o Tiro com Arco paralímpico e o Parabadminton, que são esportes

que promovem o bem-estar, inclusão social e, principalmente, a mudança de paradigma. A inclusão gera oportunidade”, conta Oto. O Pesc conta com um total de 1.200 vagas gratuitas para as atividades: Muay Thay, Atletismo, Badminton, Circuito Funcional Fitness, Levantamento de Peso Olímpico, Wrestling, Skate, Tiro com Arco, Vôlei, Futebol, Ritbox, Jump, Circuito Funcional e Educação ambiental. Além disso, o espaço contará, em breve, com aulas de Ioga. As inscrições podem ser feitas pelo link https://forms. gle/5rHWz4Fe2N9yqY6C9 ou direto na secretaria do Parque de segunda a sexta-feira de 8h às 12h e de 13h às 17h. Para efetuar a matrícula é necessário apresentar os seguintes documentos da criança: Identidade ou Cer-

tidão de nascimento, CPF e Declaração Escolar Atualizada (obrigatória após o início das aulas) e do responsável: Identidade, CPF e comprovante de residência. Informações pelo WhatsApp (21)99102-3385. Serviço: Atividades gratuitas no Parque Esportivo e Social do Caramujo (Pesc)

Inscrições: https://forms. gle/5rHWz4Fe2N9yqY6C9 ou direto na secretaria

Horário: de segunda a sexta-feira de 8h às 12h e de 13h às 17h.

Local: Rua do Alto, 30 –Igrejinha – Caramujo, Niterói.

Documentos: da criança –Identidade ou Certidão de nascimento, CPF e Declaração Escolar Atualizada (obrigatória após o início das aulas) e do responsável – Identidade, CPF e comprovante de residência.

Esportes GAZETA RIO Estado do Rio de Janeiro, 04, 05 e 06 de março de 2023 Ano XXVI - nº 1084 Foto: Divulgação Foto: Reprodução Carioca
apelidado de ‘BRT’ disputa cinturão em evento de MMA americano
Diogo Dantas
(21) 3164-3004 / (21) 3589-5288 WhatsApp (21) 96454-7288 instagram com/cursogh ColegioeCursoGHF www cursoghf com Rua Hercília nº 1299 - Vila Emil - Mesquita- RJ (10 minutos da Estação de Mesquita)
sua vaga no mercado de trabalho
Vantagens que só o aluno GHF tem Escolar Segurança do Trabalho Formação de Professores Cuidador de Idosos
70 ANOS DE ZICO

Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.
GAZETA RIO - Edição de 04, 05 e 06 de Março de 2023 by GAZETA RIO ONLINE - Issuu