2 minute read

Neta de Mariguella, toma posse da presidencia da Funart, no Rio

Next Article
Caderno G

Caderno G

ção do Brasil.

show especial na Casa de Cultura Eva Klabin, na Lagoa, a partir das 17h. Durante o concerto, haverá interpretação dos músicos

Advertisement

Adriana Kellner, Cecília Guimarães, Ezequiel Peres, Fernanda Cruz e Maria Helena de Andrade. A entrada é totalmente gratuita, porém, terá retirada de senhas no local uma hora antes do concerto, sujeita à lotação e sem lugar marcado.

Quarta (8)

Neste dia o CCBB RJ será palco de um evento gigante para a comemoração pelo Dia Internacional da Mulher. Isso porque a dupla Marina Machado (piano) e Ana Cláudia de Assis (violoncelo) tocará clássicos brasileiros, às 12h30.

As Estações opus 37 bis, de Tchaikowsky, às 12h30. Já no dia 23, às 12h30, no Museu da Justiça, a pianista

Eliane Salek, com músicas de Chiquinha Gonzaga, Pixinguinha, Nelson Cavaquinho, Jacob do Bandolim, Cartola, Tom Jobim e Villa-Lobos, e no dia 25, às 18h, no Palácio da Cidade, em Botafogo, a também pianista Licia Lucas, com clássicos internacionais.

Para encerrar o programa dedicado à mulher, no Rio de Janeiro, o CCBB RJ apresentará no dia 29, às 12h30, a pianista Miriam Grosman, que tocará Schubert, Beethoven, Villa-Lobos, Santoro. Para mais informações basta acessar: https://ccbb. com.br/.

Maria Mariguella assumiu na quinta feira, dia 2 de março do corrente,a presidência da funarte.

O evento aconteceu na sala Cecília Meireles.

O jornal Gazeta Rio esteve presente para fazer a cobertura do evento.

A posse foi bastante concorrida, estiveram prestigiando o evento diversos parlamentares da centro esquerda e fazedores de Culturas das mais diversas áreas do cenário artístico Cultural nacional.

A mesa foi composta pela Sra Janja Lula da Silva representando o presidente Lula, a ministra Margareth Menezes do ministério da Cultura,Sônia Faustino do ministério das comunicações e Márcio Tavares secretário executivo do minc.

Depois da ministra Margareth formalizar a posse com a assinatura do documento ,a presidenta da funarte fez uso da palavra ressaltando que a instituição que ela vai presidir respeitará e trabalhará com a pluralidade cultural existente no país. Sua gestão vai ser colegia- da,tendo a participação dos funcionários e da população.

Ela espera receber bastante sugestões e a ajuda para poder implementar políticas públicas na área da Cultura bem próximo do que todos (as) esperam para quê sua gestão tenha o êxito, ajudando a pasta da Cultura na reconstru-

A ministra da Cultura ressaltou o compromisso de campanha do presidente Lula, que são os comitês de Culturas em cada estado, que irão propor políticas culturais para o governo e ajudar na fiscalização e na implementação dessas políticas. Ao longo do evento teve performances de vários artistas.

O ápice das apresentações foi o artista Jackson Costa que se transformou no palco, com características física de Carlos Mariguella. Recitou um dos poemas do guerrilheiro levando o público ao delírio. Foi uma noite de muitas emoções que vai entrar para a história da Cultura brasileira.

*Amaury Oliveira (Editor do caderno de Cultura da Gazeta Rio)

This article is from: