Revista Em Evidência - Edição 61

Page 35

Foto: Jaime Müller

instalação de seu Polo Universitário. Cursos técnicos, de graduação, especialização e mestrado podem ser realizados presencialmente ou à distância, oferecidos por várias instituições de ensino, tais como Universidade Federal do Rio Grande, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Universidade Federal de Santa Maria e Universidade Federal de Pelotas. No Programa Escola Técnica Aberta do Brasil, é parceiro o Instituto Federal Sul Rio-grandense Campus Visconde da Graça. Em 2010, o município doou uma área de 3 mil hectares para que a Universidade Federal do Rio Grande pudesse construir em definitivo seu campus e se consolidar na cidade. Hoje, estão em construção no Campus FURG de Santo Antônio da Patrulha, no bairro Bom Princípio, 16 novas salas de aula e uma Casa do Estudante.

CENTRO HISTÓRICO Avenida Borges de Medeiros

A chegada da Universidade no município refletiu positivamente na Educação como um todo. Hoje, só na rede municipal de ensino, mais de 90% do quadro de professores têm nível superior, pois aproveitaram a graduação em Pedagogia oferecida pela FURG.

Foto: ACS/PMSAP

Uma cidade histórica

Santo Antônio da Patrulha é um dos quatro primeiros Municípios do Rio Grande do Sul. Com colonização basicamente de origem açoriana, com o decorrer do tempo passou a ser ocupado também por italianos, alemães e poloneses.

Foto: Jaime Müller

FONTE IMPERIAL Em 1826, o Imperador D. Pedro I, ao pernoitar em Santo Antônio da Patrulha, tomou água do “chafariz” que abastecia a população

As origens desse povoado remontam à própria história do Estado. Em 1760, foi elevado à condição de Freguesia para, em 1809, passar a Vila e, em 03 de abril de 1811, foi instalado o município de Santo Antônio da Patrulha, que recebeu essa denominação em função das patrulhas instaladas em seu território objetivando a cobrança de impostos para a Coroa. Simultaneamente, Rio Grande, Rio Pardo e Porto Alegre, receberam a mesma condição formando assim os quatro municípios mais antigos do Rio Grande do Sul. Criados os municípios, estes deveriam ser instalados com as Câmaras de Vereadores que iriam administrar os territórios. No município de Santo Antônio da Patrulha foi instalada a Câmara de Vereadores em 03 de abril de 1811, que da sede desse, deveria administrar 34.184 km². Assim, da área inicial, restaram 1049 km², o que faz de Santo Antônio da Patrulha a célula-mater dos municípios da região nordeste do Estado do Rio Grande do Sul, de onde descendem setenta e sete municípios. Na árvore genealógica do Município Mãe, aparecem como seus filhos: Vacaria, Osório, Lagoa Vermelha, São Francisco de Paula, Rolante, Taquara e Caraá. Tantos outros municípios gaúchos engrossam a lista de netos, bisnetos e trinetos de Santo Antônio da Patrulha. A presença de casais açorianos em Santo Antônio da Patrulha deu-se por volta de 1760 e permitiu a criação do primeiro núcleo de povoamento, que é hoje um centro histórico localizado na Cidade Alta, mantendo vivas características arquitetônicas daquela época.

ARROZ Santo Antônio da Patrulha é uma das seis principais regiões rizícolas do estado

Fontes: § Neis, Ruben. Guarda Velha de Viamão. Est./Sulins § Figueiredo, Lézia M. C. de

EM EVIDÊNCIA | Ano 8 - Nº 61 - 2018

35


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.