#321 Revista Forum Estudante - janeiro e fevereiro de 2020

Page 6

6 | Forum Estudante | jan+fev’20

CARENCIADOS?

O universo de alunos no 1.º e 2.º escalão de abono da segurança social a frequentar escolas privadas abrange entre 7 a 10 mil estudantes.

/Escolas

Sabias que…? Há mais de

1500

Portugal perde quase metade das escolas em 20 anos Desde o início do século XXI, Portugal perdeu praticamente metade (49,5%) das suas escolas, passando de 17 351 no ano letivo 1999/2000 para 8584 em 2016/2017. Quem mais sofreu foram os estabelecimentos públicos, que passaram de 14 748 para 5923, uma queda de quase 60%. Os dados reunidos na 6ª edição do Retrato Territorial de Portugal, do Instituto Nacional de Estatística (INE), apontam Porto e Odivelas como os municípios com melhores resultados. “Mais de 90% do território dos municípios do Porto e de Odivelas tinham um estabelecimento de Ensino Pré-escolar e de Ensino Básico a 15 minutos de distância a pé”, aponta o INE. “84,7 por cento da população dos 6 aos 14 anos estava a 20 minutos de um estabelecimento de Ensino Básico” e “56,2% da população dos 15 aos 17 anos encontrava-se a 25 minutos de um estabelecimento de Ensino Secundário”.

Ecoescolas em Portugal, validadas pelo próprio programa Eco-Escolas, uma iniciativa internacional coordenada pela Foundation for Environmental Education (FEE). Estão distribuídas por 230 municípios e envolvem 650 mil estudantes. O número de alunos com aulas de mandarim aumentou

45%

nas escolas portuguesas, passando de 289, em 2018, para 420 inscritos no presente ano letivo. No Ensino Profissional, inscreveram-se nesta opção 73 alunos. Nos próximos quatro anos cerca de 18 mil professores vão sair das escolas para a reforma, mas no mesmo tempo haverá perto de

101 mil alunos a menos.

Segundo dados da OCDE, 90% dos alunos sentem-se acompanhados na escola e

75%

Salas do Futuro em Valongo Até ao final do ano letivo, todas as escolas públicas do concelho de Valongo vão ter uma Sala do Futuro, equipada com alta tecnologia, de kits robóticos a impressoras 3D, tablets ou quadros digitais (escrita e desenho digital, pesquisas no Internet, projeção de

filmes e de imagens 3D). Por iniciativa da autarquia, Valongo é o primeiro município do país a criar uma rede de salas tecnológicas em todas as escolas públicas do concelho, num investimento superior a 1 milhão de euros. Esta novidade vai abranger cerca de 14 mil alunos.

conseguem fazer amigos facilmente. Nas duas semanas anteriores à elaboração do inquérito PISA 2018, da OCDE, 28% dos alunos portugueses faltaram um dia à escola e

50% chegaram atrasados.

Guimarães recordista das Escolas Mega Fixe(s) Os Agrupamentos de Escolas Virgínia Moura, Taipas e Abação estão entre as 20 escolas a nível nacional que mais reutilizaram manuais escolares, com uma taxa superior a 78,71%. Integrado na campanha Escola Mega Fixe, o prémio foi criado pelo Governo para promover a sustentabilidade económica e sustentabilidade ambiental. Cada escola Mega Fixe recebe um prémio de 10 mil euros. Além disso, às 100 escolas que mais manuais escolares reutilizaram, com taxas superiores a 60%, foi entregue o Selo Escola Mega Fixe.

Odemira aproxima alunos ao território A Câmara de Odemira, no Alentejo, vai lançar junto da comunidade escolar um roteiro com uma oferta diversificada de atividades lúdico-didáticas nas áreas científicas. O objetivo passa por promover a ligação dos alunos ao território. O roteiro Mira a Terra propõe uma aprendizagem das áreas científicas “fora do contexto formal de sala de aula” e inclui atividades gratuitas para os alunos dos vários ciclos de ensino, desde o pré-escolar, 1.º, 2.º e 3.º ciclos até ao ensino secundário e profissional, com o objetivo de “diversificar a oferta de experiências que os alunos têm ao longo do seu percurso escolar”.


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.