Issuu on Google+

FORUM ESTUDANTE a revista em que és tudo!

Nº 217 • Mensal • Preço de Assinatura: 12 edições = 4,99€ (IVA incluído)

NOVEMBRO’09 ões ç l a c m RA! vista e T e X r t E n ! e A á EXTR e Camões d Luís d

STREET SURFING Vais ser o rei das ruas

A moranguita Sara Matos conta tudo!

“LUA NOVA”

Os vampiros voltaram

Encontra as tuas alternativas!

Dias Europeus do Emprego 2009


índice

ANIVERSÁRIO 18

FORUM ESTUDANTE ADMINISTRAÇÃO Francisca Assis Teixeira

DIRECÇÃO Rogélia Candeias

DIRECÇÃO DE FOTOGRAFIA Gonçalo Gil (goncalo.gil@forum.pt) FOTOGRAFIA: Ricardo Bento

FORUM ESTUDANTE. Um nome que não é por acaso. É que esta revista, iniciada em Novembro de 1991, nasceu para apoiar os estudantes nas suas escolhas quanto ao futuro escolar e profissional.

DIRECÇÃO DE IMAGEM Miguel Rocha (miguel.rocha@forum.pt)

REDACÇÃO Bruna Pereira, Cátia Felício, Renata Lobo COLABORAÇÃO: Manuel Machado, Vitor Fragoso TELEFONE GERAL: 21 885 47 30 EMAIL: rfe@forum.pt

DEPARTAMENTO DE COMUNICAÇÃO Teresa Ramos Telefone: 21 885 47 52 (teresa.ramos@forum.pt) Cláudia Cunha Telefone: 21 885 47 77 (claudia.cunha@forum.pt)

NEW MEDIA André Rebelo

DEPARTAMENTO DE PROJECTOS ESPECIAIS Ana Mestre Telefone: 21 885 47 39 (ana.mestre@forum.pt) Bernardo Coelho Telefone: 21 885 47 81 (bernardo.coelho@forum.pt)

RFE 217 › NOVEMBRO DE 2009 › http://www.forum.pt › e-mail: rfe@forum.pt

QUERES LER A FORUM AO LONGO DO ANO? PROCURA-NOS NA TUA ESCOLA!

PREÇO DE ASSINATURA: 4.99€

DEPARTAMENTO DE PUBLICIDADE DIRECÇÃO Paulo Fortunato Telefone: 21 885 47 51 (paulo.fortunato@forum.pt) Duarte Fortunato Telefone: 21 885 47 48 (duarte.fortunato@forum.pt) PRÉ-IMPRESSÃO E IMPRESSÃO LISGRÁFICA - Casal de Stª Leopoldina Queluz de Baixo

Tiragem: 70.000 ex. Revista FORUM ESTUDANTE Revista de Cursos, Escolas e Profissões Propriedade e Edição de: PRESS FORUM - Comunicação Social,S.A. Capital Social: 299.400,00¤ NIF: 502 981 512 Periodicidade Mensal Depósito Legal n.º 510787/91 Registo ICS n.º 114179 SEDE Tv. das Pedras Negras, nº 1 - 4º 1100-404 Lisboa Tel.: 21 885 47 30 — Fax: 21 887 76 66

DIRECÇÃO GERAL Rogélia Candeias DIRECÇÃO ADJUNTA Gonçalo Gil ADMINISTRAÇÃO Roberto Carneiro - PRESIDENTE Francisca Assis Teixeira

Perguntas tu P06

Espaço IEFP P32

Rui Vilar, presidente da Fundação Calouste de Gulbenkian, entrevistado por três leitores da FORUM

Dias Europeus do Emprego 2009

Desafios P14 Fica a conhecer três Animadores FORUM. E inscreve-te também!

Pancadas P15

Estreias P36 Descobre “O Sítio das coisas selvagens” e agasalha o pescoço, porque os vampiros regressam em “Lua Nova”!

Música P38

Extra! Extra! Luís Vaz de Camões dá entrevista em calções!

Vêm de Beja e lançam agora o seu primeiro álbum... Já conheces os Virgem Suta?

Fama P16

Desporto P40

A FORUM entrevistou Sara Matos, a protagonista de “Morangos com Açúcar VII”. Vais ler ou é muita fruta para ti?

O que é que tem duas rodinhas e te permite ser o rei das ruas? O Street Surfing, pois então!

Espaço ANQ P30 Confuso? Encontra aqui as tuas alternativas no sistema de educação e formação!

Novidades P42 Descobre ténis personalizáveis, o que é que tem mai rede que o homemaranha, gadgets para o teu animal de estimação e novidades para o teu PC.

FORUM ESTUDANTE

Contigo, onde quer que (aqui) estejas

Ao longo de todo o ano, a FORUM nãomãteos,perdedefordemavista. Todos os meses, ela chega às tuas tigo nas escolas. Nas gratuita. Em tempo de aulas está conem centros férias, podes encontrá-la na praia, pousadas da juventude, comerciais, parques de campismo, e Juntas de Freguesia. gabinetes de juventude de Câmaras

RUM FO leitores * - Uma comunidade com 147 mil amigos - Perfil no hi5 com mais de 5 mil m) (htt://forumestudante.hi5.co olas - Rede de 100 animadores em esc s paí o o secundárias de tod (inscrições abertas)

Segue-nos em www.forum.pt

* Com 147 mil leitores, a FORUM ESTUDANTE é a revista mais lida das publicações juvenis (dados Marktest, 2º Trimestre 2009)

www.forum.pt

3 FORUM ESTUDANTE NOVEMBRO’09


passatempos

Para participares nestes passatempos vai a www.forum.pt, e encontra-os na página FUN. Só tens de preencher o formulário correspondente.

SAMSUNG

CONDIÇÕES DE PARTICIPAÇÃO

Junta-te à revolução Corby! Chegou o novo Samsung Corby, o primeiro telemóvel full-touch desenhado especialmente para os mais jovens com espíritos de vida interactivos! Entra no centro da revolução das redes sociais e partilha fotos e vídeo em sites como o Facebook, Twitter ou Myspace! Vais estar sempre contactável e em grande estilo. Isto porque o design é igualmente inovador e apresenta uma palete de cores

invejável. Podes trocar as capas sempre que quiseres, adaptando o teu telemóvel ao estilo que preferires. Além do menu gráfico Cartoon altamente estilizado e do ecrã de 2.8 polegadas QVGA, o Corby possui um interface personalizável com aplicações. O ecrã full-touch permite-te, ainda, fazer zoom com apenas um dedo e desbloquear o telemóvel desenhando uma letra no ecrã.

Os passatempos desta edição decorrem apenas durante o mês de Novembro. Só serão atribuídos prémios a residentes em Portugal e apenas um prémio por pessoa e por morada. O não preenchimento correcto do formulário de participação (www.forum.pt), leva à desclassificação do participante. Os vencedores residentes na área da Grande Lisboa terão de levantar o prémio nas nossas instalações: Tv. das Pedras Negras, nº1, 4º. 1100-404 Lisboa (na Baixa). Aos restantes, o prémio será enviado por correio. Após notificação aos vencedores, estes têm um prazo de 30 dias para reclamar o respectivo prémio. Os prémios que sejam devolvidos devido a dados errados da morada não serão reenviados. Idade máxima de participação: 25, inclusivé (vencedores fazem prova com BI) OS PREMIADOS SERÃO ANUNCIADOS EM WWW.FORUM.PT NOTA: as cores dos prémios podem não corresponder às das imagens apresentadas

LUA NOVA

A SAGA ESTÁ DE VOLTA! O romance entre os mortais e os vampiros continua no ar... Baseado no best-seller de Stephenie Meyer, chega dia 26 de Novembro o filme A SAGA TWILIGHT LUA NOVA. Se te apaixonaste por Crepúsculo, o primeiro filme desta saga, então prepara-te porque vem aí ainda mais paixão, acção e suspense.

Queres um Corby? A FORUM e a Samsung estão a oferecer 4 telemóveis com 4 cores diferentes (branco, preto, amarelo, laranja e rosa). Para seres um dos vencedores completa a seguinte frase:

“Não ter um Corby na mão é como...” Que vençam os melhores!

PES2010

PRO EVOLUTION SOCCER 2010

PÕE-TE À PROVA O PES 2010 tem novas características, com cada aspecto do jogo a receber melhoramentos cruciais, que fazem do PES 2010 a simulação de futebol mais realística alguma vez disponível! O PES encontra-se pela primeira vez totalmente em português e os comentários dos jogos são feitos pelo jornalista Pedro Sousa e pelo ex-futebolista João Vieira Pinto. O Sporting de Braga junta-se ao FCP, SLB e SCP como os clubes portugueses oficialmente licenciados, a par da nossa selecção nacional! Os estádios dos três grandes estão mais reais, assim como todos os pormenores do jogo, desde os jogadores à relva. Controlo de 360 graus, mais realismo nos dribles e viragens, reposições de bola mais rápidas... tudo isto e muito mais!

Estamos a oferecer 5 jogos para a PS3! Para participares conta-nos a tua melhor experiência relacionada com futebol. Vencem as 5 melhores respostas! 4 FORUM ESTUDANTE NOVEMBRO’09

www.forum.pt

Sê original

A FORUM tem para te oferecer 15 convites duplos (10 na Zon Lusomundo Norteshopping, no Porto; e 5 na Zon Lusomundo Alvaláxia, em Lisboa) para assistires, dia 25 de Novembro, à ante-estreia deste maravilhoso filme, e ainda 15 livros Twilight Lua Nova (1 convite duplo e 1 livro por vencedor).

e mostra-nos, através de uma frase o que é para ti o amor entre um mortal e um vampiro. Premiamos a criatividade. Surpreende-nos!

O passatempo termina a 23 de Novembro


perguntas tu

“Fui um aluno razoável no liceu e na faculdade. Mas não fui só bom estudante. Sempre procurei outras actividades que me alargaram horizontes culturais e humanos. E algumas coisas vieram ter comigo. É por isso que costumo dizer que a minha vida é metade de sorte e metade de teimosia”.

110 milhões de euros É o valor do orçamento gerido, por ano, pela Fundação Gulbenkian. As receitas provêm da carteira de investimentos financeiros, dos investimentos na energia, no petróleo e no gás e, também, em muito menos parte, das receitas que provêm de financiamento obtidos na área da Ciência e da venda de bens e serviços (entradas nos museus, nos concertos...). “Mas isso é uma fatia muito diminuta do orçamento da Fundação”, diz Rui Vilar. E explica que, “em 110 milhões, todos esses proveitos que não são nem os provenientes dos investimentos financeiros nem da energia representam qualquer coisa à volta de 9 por cento”.

. . . s a h n i l r o p o t i e r i d r e Escrev {Fotos de Ricardo Bento} {Emílio Rui Vilar, presidente da Fundação Calouste de Gulbenkian, entrevistado pelos leitores da FORUM ESTUDANTE Inês André, Ana Catarina Teixeira e Rodrigo Pereira, com coordenação de Cátia Felício} É pontual e gere o tempo com uma minúcia de fazer inveja aos mais organizados. Começa o dia bem cedo e a semana de trabalho tem seis dias, porque uma parte do fim-de-semana é para trabalhar. Tem 10 netos, um jardim, e uma agenda muito organizada, porque o tempo é precioso e tem que dar para tudo. Assim é Rui Vilar, presidente da Fundação Calouste de Gulbenkian, uma instituição perpétua que tem como base quatro áreas: Ciência, Arte, Educação e Beneficência. Mas podia dizer-se que é o homem dos sete ofícios. Conhece-o melhor com a FORUM. Ana Catarina - Sente que a missão que foi definida para esta Fundação ainda se mantém, como quando iniciou este projecto? Como foi o caminho até aqui e o que ainda é preciso mudar? O fundador era um homem com uma grande experiência do mundo e da vida e por isso apenas definiu no testamento – e está nos estatutos – as quatro grandes áreas de trabalho da Fundação: Arte, Ciência, Educação e Beneficência. Não disse muito mais. Disse apenas que a Fundação poderia exercer a sua actividade em Portugal ou em qualquer país que o conselho de administração entendesse. E acho que esta compreensão muito clara de que o mundo e a vida se transformam com o tempo, lhe terá conferido a visão de que, se tentasse definir, a priori, uma missão muito expressiva, correria o risco desta rapidamente ficar desactualizada. E por isso a missão da Fundação tem de ser definida ao longo do tempo de maneira a que possamos agir, nestas quatro áreas de intervenção, de acordo com os anseios, aspirações e necessidades das comunidades a que dirigimos a nossa acção. Inês - Em termos de trabalho na Gulbenkian, qual foi a sugestão mais fora do comum que lhe fizeram? Tenho um bom arquivo de sugestões imprevistas,

6 FORUM ESTUDANTE NOVEMBRO’09

mas devo dizer que, muitas vezes, essas sugestões trazem o gérmen de uma boa ideia. Recebo e analiso com atenção e cuidado aquelas sugestões que saem fora da rotina e tenho tendência a não considerar tão importantes aquelas que representam apenas “mais do mesmo”. As fundações devem, não só ter prioridades, como também ser capazes de responder aos impulsos que vêm do exterior. Muitas vezes há propostas que não esperávamos, mas algumas delas vão para a frente e recebem o nosso apoio.

Bolsas de Estudo A Fundação Calouste de Gulbenkian é muito conhecida pelas bolsas de estudo que atribui aos estudantes do ensino superior, doutoramento e investigação. Durante 50 anos – entre 1957 e 2007 – atribuiu também bolsas aos alunos de ensino secundário. “Há hipótese de voltarem a existir ou que outras apostas têm em mente?”, perguntou Inês. Rui Vilar diz que, “neste momento, a nossa política de bolsas vai, sobretudo, para bolsas de doutoramento e pós-doutoramento, visto que no ensino secundário e superior consideramos que os sistemas existentes são praticamente suficientes”.

www.forum.pt

Rodrigo - Qual o segredo de tanto sucesso e como pode um jovem seguir as suas pisadas? Acho que tive muita sorte, porque ao longo da minha vida não aconteceu a trajectória linear que teria havido se tivesse continuado a viver no Porto, se tivesse sido advogado como o curso de Direito apontava. Fiz o estágio de advocacia, mas entretanto havia guerra no Ultramar e fui chamado para fazer serviço militar e passei na tropa três anos e meio. É uma situação que os jovens, hoje, não experimentam. E isso modificou a minha vida porque quando acabei o serviço militar era muito difícil iniciar uma carreira em advocacia e resolvi vir para Lisboa, onde obtive um lugar no Gabinete de Estudos e Planeamento dos Transportes Terrestres. Por isso, aquilo que era suposto ser a trajectória lógica não aconteceu. E depois as oportunidades que foram


perguntas tu BIOGRAFIA

surgindo, se algum mérito eu tive, foi não recusar desafios mesmo que parecessem muito difíceis e com algum risco. Sempre trabalhei muito. Acho que fui um aluno razoável no liceu e na faculdade. Mas não fui só bom estudante, fui também presidente do Teatro em Coimbra. Portanto, sempre procurei outras actividades que me alargaram horizontes culturais e humanos, e algumas coisas vieram ter comigo. E é por isso que costumo dizer que a minha vida é metade de sorte e metade de teimosia. Inês - Em relação às bolsas de estudo atribuídas aos jovens do ensino secundário, os alunos bolseiros acabam por manter algum tipo de ligação com a Fundação mesmo depois da bolsa? Os alunos bolseiros, quer os do ensino secundário, do superior ou doutoramento, mantém uma ligação muito próxima com a Fundação. De vez em quando há reuniões e o facto de terem sido bolseiros da Fundação é um factor de coesão. Aliás, na nossa Newsletter reservamos sempre uma página para os nossos bolseiros e isso também é uma maneira de tornar conhecido o trabalho que cada um está a desenvolver e a ligação à Fundação. E também é um exemplo para futuros bolseiros conhecerem o que alguns conseguiram com as bolsas de estudo que a Fundação lhes deu. Ana Catarina - Que futuro prevê para a Fundação Calouste Gulbenkian? A Fundação Gulbenkian, de acordo com a vontade do fundador, é uma instituição perpétua. O que filosoficamente é um conceito ao mesmo tempo desafiante e preocupante, porque trabalhar para a eternidade, sendo todos nós mortais, implica

Quem é Emílio Rui Vilar? Apresentamos-te uma parte do seu Curriculum Vitae... › Fundador da SEDES e seu primeiro presidente (1970) › Iniciou-se na política em 1974, no I Governo Provisório. › Foi Vice-Governador do Banco de Portugal (1975-1984). › Entre outras funções ligadas à cultura, está a de Vice-Presidente da Fundação de Serralves (1989-1990). › Começou a trabalhar na Fundação Calouste de Gulbenkian em 1996, na altura como administrador. Em 2002, quando faleceu o anterior presidente, Vítor Vaz Machado, os colegas elegeram-no para a presidência. Ao fim de cinco anos, concluído o primeiro mandato, foi de novo eleito para um segundo mandato que só terminará em 2012. Actualmente, é presidente da Gulbenkian, presidente da Partex oil and Gas, presidente do Centro Europeu de Fundações, do Centro Português de Fundações e presidente do Conselho de Auditoria do Banco de Portugal.

criarmos condições para aqueles que nos sucederem poderem continuar a obra da Fundação. Eu creio que a Fundação tem uma base financeira muito sólida, tem recursos humanos muito qualificados, é parceira de muitas instituições nacionais e estrangeiras que constituem também um estímulo permanente para as nossas actividades e defrontamos uma sociedade onde os desafios não escasseiam. Eu apontaria dois: a relação do Homem com a Natureza, no sentido de continuarmos a viver de uma forma sustentável neste Planeta; e a questão da convivência entre culturas e religiões, que é o grande desafio dos tempos modernos. Portanto, eu diria que em relação ao futuro da Fundação ela deve procurar continuar a estar à altura dos enormes desafios que a sociedade contemporânea representa.

Apoio a jovens artistas Preocupado com os apoios que são dados em Portugal aos jovens artistas, e o valor que é dado à cultura, Rodrigo questionou o presidente desta instituição sobre a falta de apoios que são dados aos jovens artistas e o que devem estes fazer para não desistir dos seus sonhos. Rui Vilar respondeu que, tal como a Gulbenkian, há mais fundações que têm programas para além das fronteiras nacionais, e associações que têm alguns meios e que podem ser factores de apoio aos jovens artistas. E aconselha os jovens a “desenvolverem esquemas de associativismo”, os quais podem nascer dentro das escolas e, “através de entreajuda, podem contribuir para que os jovens que querem desenvolver uma actividade artística possam encontrar os meios para que a sua criatividade se desenvolva”.

Os nossos entrevistadores “Gostei muito de entrevistar o presidente da Gulbenkian. É uma pessoa interessante e acessível”

Inês André, Esc. Sec. Braamcamp Freire

“Gostei muito. Foi uma experiência diferente”

Ana Catarina, Esc. Sec. Braamcamp Freire

“Gostei de o conhecer. Nota-se que é um homem muito ocupado. Fiquei surpreendido com a sua organização e metodologia, a forma como consegue fazer tantas coisas em pouco tempo”.

Rodrigo Pereira, Esc. Sec. Amália de Vaz Carvalho

“O dever da Fundação é estar atenta aos sinais dos tempos e ser capaz de se antecipar. Costumo dizer que uma Fundação deve ser sempre um compromisso com o futuro.”

www.forum.pt

7 FORUM ESTUDANTE NOVEMBRO’09


escolas

cola! forum.pt s e a a tu os para rfe@ ” a g l u Div tos e víde M Escolas

RU , fo tícias sunto “FO o n a i s a Env com o

INSCREVE-TE!

Em www.forum.pt podes encontrar previamente a lista das escolas que vamos visitar e, se a tua for uma delas, ficas desde já {Texto e fotos: Cátia Felício} convidado a falar connosco para poderes aparecer na revista. Mas se não formos à tua escola podes ser tu a enviar-nos notícias, fotos, vídeos para nós publicarmos. Interessa-nos tudo: a tua vida na escola, a tua turma, as tuas actividades extracurriculares, os trabalhos da área de projecto, as festas, o dia da escola… Enfim, tudo o que nos dê a conhecer o mundo que é a tua escola. Só tens de nos contactar para rfe@forum.pt. Se ainda não sabes, damos-te a boa notícia: a FORUM é distribuída gratuitamente na tua Todos os meses a FORUM visita várias escolas para falar escola, todos os meses. Procura-a contigo e fazer reportagens, como estas que aqui vês. no PBX, na biblioteca, no polivalente… Se não a pergunta na entrada ou no Vê todas as reportagens e fotos encontrares, Conselho Executivo se a tua escola recebe a .pt rum em http://escolas.fo FORUM.

REPORTAGENS

A FORUM

QUERES NA TUA ESCOLA! SER MODELO POR 1 DIA? Também tu podes entrar nas nossas produções de moda. A Catarina Gonçalves e o Diogo Tomaz, leitores da FORUM, leitores da Revista FORUM ESTUDANTE, adoraram participar. E tu? Vens ou ficas?

Se queres ser nosso modelo, envia um email para moda@forum.pt, com os seguintes dados: nome, morada, código postal, localidade, telefone, data de nascimento, email, altura, nº de sapato, nº de calça, nº de camisa, a escola e o ano em que estudas, fotografias (obrigatório). modaforum.hi5.com

Mais alguns alunos do 9º ano, r irreverentes como não podia deixa de ser. Na Secundária D. Leonor há obras mas, mesmo assim, a escola aproveitou para comemorar o Dia Internacional das Bibliotecas Escolares (23 de Outubro) e vai realizar a Feira do Livro (de 23 a 27 de Novembro).

ENERGIA E SIMPATIA À SOLTA NA D. LEONOR Escola Secundária/3 Rainha D. Leonor (Lisboa) Divertidos, bem dispostos e com energia que daria quase para mover um cam ião, estes alunos do 9º ano divertiram-se com a FORUM. Carolina e Inês inscr everam-se para serem animadoras FORUM e estão nesta foto acompanhadas por alguns cole gas (bastantes rebeldes como já deves ter reparado...). Se queres fazer parte da nossa equipa de animadores de todo o país, vai já a http://animadores.forum.pt e inscreve-te!

Apresentamos-te alg uns alunos da Secund ária Rainha D. Amélia Marta, a Constança , a Laura e a Teresa, : a frequentar o 10º ano a área de Economia. À na foto juntaram-se alg umas amigas. Entre actividades disponíve as is nesta escola, fala ram-nos com entusi do atelier de cozinha asmo experimental, que per mite aos alunos cozinhar, por exemp lo, bolos (como salam e), posteriormente distribuídos em ban cas para todos provar em. Sabe bem ser professor ou aluno na D. Amélia!

COZINHA EXPERIMENTAL PARA APRENDER... E SABOREAR boa) Rainha D. Amélia (Lis Escola Secundária/3

Os alunos do 10 º ano em pose pa ra a FORUM ES TUDANTE A Secundária Rainha D. Amélia está em obras e por isso os alunos recorrem ao espaço do CINEL (Centro de Formação Profissional de Indústria Electrónica) para irem à papelaria ou comprar a senha de almoço. Escolas lado a lado, os alunos acabam quase por se misturar, e por isso, além dos alunos da Rainha D. Amélia, conhecemos também os do CINEL. Da esquerda para a direita: Luís Silva, 10º PI, Ana Catarina e Telma Carina, ambas do 9º CA.

8 FORUM ESTUDANTE NOVEMBRO’09

www.forum.pt


escolas REPORTAGEM

MOOOOCHE À HERCULANO DE CARVALHO! o ia Prof. Herculan Escola Secundár ) oa de Carvalho (Lisb

os os alunos do 11º À entrada da escola encontrám de Comunicação – do curso profissional de Técnico Publicidade Marketing, Relações Públicas e disciplina de a fazerem um trabalho para a estavam eles Comunicação Audiovisual. Aqui storyboard com a trabalhar na construção de um encontro de amigos. fotos e cuja história é sobre um cena. “Mooooche!”, dizem eles nesta

Plantações de Dragoeiros e Horta Biológica

Salvem os Dragoeiros!

Escola Secundária João de Barros, Corroios (Setúbal) Mais do que uma mão cheia de actividades, esta escola marca a diferença pela preocupação ambiental. É uma Eco-escola, distinção de que se orgulha e que recebeu ao ter sido premiada pelo projecto desenvolvido por Manuel Lima, professor na Secundária E aqui estão a Débora, a Sofia e João de a Daniela do 12º ano, da área de Barros que, Ciências e Tecnologias, às quais juntamente com os se juntaram alguns amigos. alunos, fez “a recuperação de uma árvore em vias de extinção: o dragoeiro”, como nos explica Manuel Porfírio, director da Secundária João de Barros. Há ainda uma horta biológica, tratada pelos alunos do 7º ano sob coordenação do mesmo professor, e um lago criado no espaço escolar, resultante de uma das áreas de projecto do 12º ano, com o apoio

E numa breve pausa no trabalho, juntam-se todos para a foto de grupo.

do professor José Lampreia. Outras actividades destinadas aos estudantes Este lago com peixes e rodeado de plantas é o passam pelos resultado da área de projecto desenvolvida no ano lectivo anterior por alunas do 12º ano, com o apoio Clubes de Aeromodelismo, do professor de Ciências, José Lampreia. de Línguas, de Informática (no qual os alunos do curso profissional de Informática podem reparar computadores) ou de Ideias (um projecto que arrancou este ano lectivo e que Alunos do 11º ano da área de consiste, por Ciências e do curso profissional exemplo, em de Informática de Gestão. desenvolver ideias com base num filme), o Grupo de Teatro e o Núcleo de Xadrez (que até tem dois níveis: iniciação e aperfeiçoamento). Esta escola, do concelho do Seixal, também dá importância à mobilidade europeia e, nesse sentido, fez um protocolo com a Associação Rato, para apostar na mobilidade com jovens europeus. Se queres descobrir mais sobre a João de Barros, sugerimos-te que visites o site desta escola (http://www.secundariajbarros.net/), onde encontras um espaço para “textos em Mirandês e Português, de Faustino Antão, funcionário da nossa escola”.

ingues, Ricardo Neves para a direita) Gonçalo Dom Apresentamos-te (da esquerda rmática de Gestão. Enquanto Info de nal issio Prof o Curs e Bruno Ribeiro do 11º E, do r Basquetebol ou tocar Futebol, o Bruno costuma joga ! o Gonçalo e o Ricardo jogam quando a FORUM esteve aqui u-se noto isso e r ersa conv guitarra. Todos gostam de

A MÚSICA ESTÁ NO AR

lha (Lisboa) ia São João da Ta Escola Secundár

Novembro é mês de eleições na Herculano de Carvalho. Conhecemos uma das listas candidatas. É a lista L, composta pelos secretários Emily Mazini e Tiago Cepeda, ambos dos 11º ano, seguidos de Tatiana Villas (11º ano, vice-presidente), Inês Prates (11º ano, presidente), João Silvestre e Mariana Esteves (ambos do 11º ano e tesoureiros). Tatiana explica-nos que se chama lista “L” porque é a inicial da palavra liderança e “nós queremos liderar com os alunos”.

10 FORUM ESTUDANTE NOVEMBRO’09

Jacinto, Rafael e Pedro estudam Informática, no 11º ano, e estiveram com a FORUM.

aos quais se juntaram do 10º ano a tocar e a cantar, Estivemos a ouvir estes alunos o o Gonçalo estã aqui ta, direi a esquerda para e Andreia mais tarde alguns amigos. Da , Paulo Cruz (ambos de Ciências) Pires o Fábi ), ades anid (Hum ti, Travanca para te rtan impo é ca Músi a mos que Duarte (Economia). E como sabe a qual o Paulo Cruz, das bandas desta escola com convidamos-te a conhecer uma Alternativo, e podes Rock toca rs, Wate No e canta. É a ocasionalmente, toca guitarra . .com/nowaters encontrá-la em www.myspace


escolas

BANDA PROCURA VOCALISTA

Escola Secundária Vitorino Nemésio (Lisboa)

ia e Miriam Elas são as MCM. Cátia, Mar UM. FOR a para pose em

Apresentamos-te, da esquerda para a direita, o Bruno, o Miller, o Eddie, a Sirelda, o Humberto e o Carlos, todos muito divertidos!

SEMPRE UNIDOS... E DIVERTIDOS!

Valter Glória (12º ano), Ricardo Santos (10º ano), Joana Henriques (10º ano), Ismael Silva (12º ano) e Sandro Guerreiro (10º ano) enquanto esperam pela próxima aula... O Sandro deixa uma dedicatória: “Gosto muito de ti, Rê”.

Escola Secundária Sacavém (Lisb oa)

E assim se registou um momento importante. Foto de turma do 12º TV, do curso profissional de Técnico de Vendas.

A Associação de Estudantes (na foto) começou o ano lectivo cheia de planos. Desde o concurso de talentos, a 17 de Dezembro, à inauguração da rádio e até à liga de futebol – Carga Win, eles querem dinamizar a escola e estão no bom caminho. Muito bem!

O Diogo Galhofas (à esquerda) e o Pedro Besugo foram os finalistas de um jogo de perguntas em que o Diogo saiu como vencedor e recebeu a t-shirt da FORUM como prémio. A meio está o Ricardo que quis aparecer sorrateiramente na foto. Quase parece foto-montagem, mas é mesmo real! Para a legenda desta foto, eis as dedicatórias. “Mãe, estou na revista!”, diz o Diogo. Já o Pedro diz: “Procuramos vocalista para os Kropt”.

ESPÍRITO AMBIENTAL E EMPREENDEDOR Escola Secundária Santo André (Barreiro)

E aqui está parte da turma do 11º H de Artes Visuais. Sabedoria, simpatia e boa disposição. É assim mesmo que se começa bem o dia! Apresentamos-te (da esquerda para a direita) o Luís, o João, o Daniel, a Fábia, a Cláudia e o João, alunos do 11º E (Ciências e Tecnologias). Adeptos do desporto, gostam de conviver e jogar matraquilhos durante os intervalos.

O que é um ponto roxo no fundo de uma piscina? Sabes? É uma ervilha afogada! Filipe Costa, do 11º A, adora anedotas e por isso conta-nos esta e muitas mais. Na Secundária de Santo André há diversão, mas também muitas actividades. Junto ao recinto do bar, encontrámos uma estufa coordenada por dois professores de Biologia, e na qual os alunos de Ciências e Tecnologias podem fazer experiências com plantas. Dulce, professora de Informática e membro do Conselho Executivo, explica-nos que as plantas que são tratadas na estufa têm também como destino uma feira biológica que se realiza no Barreiro, aberta ao público e a todos os níveis de ensino, e na qual as plantas são oferecidas aos visitantes. Além do gosto pela Natureza, os alunos desta escola no Barreiro também têm espírito empreendedor. Este ano vão novamente participar no programa para o ensino secundário designado “A Empresa”, da Sociedade Aprender 12 FORUM ESTUDANTE NOVEMBRO’09

udia ptista (11ºJ), Clá a direita) Nádia Ba ia dre An e ) (da esquerda para ºO nia Fernandes (11 Tavares (11ºM), Só ram várias fotos com a FORUM tira , entre Caramelo (11ºO) w.escolas.forum.pt de todas no site ww e on al eci esp m ESTUDANTE. Vê ué alg a pela Claúdia a . elas uma dedicad meu amor, o Mitó” foto é dedicada ao se pode ler: “Esta

SOLTEM O VOSSO MELHOR SORRISO ra) Escola Secundária/3 Manuel Cargaleiro (Amo

Estes estudantes do 11º ano, de Ciências e Tecnologias, adoram socializar. Qua ndo não estão juntos , vêem séries como CSI ou Gossip Girl, jogam no comput ador e ainda praticam desportos como natação, futebo l, patinagem ou basquetebol. Um a vida activa não lhe s falta!

a Empreender, que consiste na criação de uma ideia de negócio. Dulce conta-nos que Portugal participará na feira internacional, que decorre em Março, por isso até esta data a “empresa” tem de estar finalizada e a funcionar. E como se tudo isto não bastasse, a escola contempla ainda iniciativas como Desporto Escolar (natação, tiro com arco, ténis, ténis de mesa, basquetebol, fitness, step...), conferências, workshops e visitas de estudo (este ano vão, por exemplo, à Futurália e à Microsoft Portugal). Isto para já não falar dos clubes de informática, do ambiente e de teatro!

www.forum.pt

Na sala dos alunos, a originalidade paira no ar... e nas paredes. Além de recortes e colagens, encontrámos estas fotografias de turma a recordar os bons tempos passados na escola.

Olha a Ana Patrícia e amigas, do 12º ano (área de Ciências), em pose para a FORUM!


Inscreve-te em

animadores.forum.pt

desafios

Anima-nos!

17 anos - 12º ano Humanidades Colégio de São João de Brito (Lisboa) “É uma grande honra, fico sem palavras”. Foi em Setembro de 2008 que ganhámos o Manuel, altura em que começou a preparar, como jornalista, a edição especial de aniversário da FORUM, juntamente com outros leitores. Já a lia desde o 8º ano e por isso mesmo esta era uma “experiência que ambicionava há algum tempo”. Talvez o conheças também como colaborador da nossa secção Jogos... fez em Outubro um ano! E um ano de experiência como animador já serviu para apurar alguns dos seus métodos. Quer oficializar o espaço FORUM no Colégio, um lugar especial onde colocar as revistas. Também no preenchimento dos questionários quer cada vez maior pluralidade de públicos e vai entregá-los a mais turmas e de anos diferentes. “É uma oportunidade fantástica e quando é para nos dedicarmos é dedicar a sério, com responsabilidade”, confessou-nos. Além da escola, é voluntário na Paróquia do Pragal como explicador a todos os alunos que precisem e que apresentem mais dificuldades. “ensino o que posso, o que for preciso”. Quer seguir Direito e diz: “depois vejo onde Deus me levar”. Quem sabe até ao jornalismo.

Luciano Alves 20 anos - 12º Curso Técnico de Informática de Gestão Esc. Prof. de Servilos de Cidenai (Santo Tirso) “Eu comecei por ler as revistas lá na minha escola até que passei por uma página com um título apelativo a perguntar se queria ser animador da FORUM ESTUDANTE. Então fiquei interessado e mandei os meus

poderás usufruir de fins-de-semana aventura, livros, t-shirts, jogos, filmes, música... e muito mais. Fica já a conhecer três dos nossos animadores. Estão connosco há um ano e revelam alguns dos seus planos ‘secretos’ para divulgar a FORUM. Vê o que tem sido a experiência deles e, quem sabe, o próximo a entrar neste espaço não és tu.

pub

Manuel Machado

Queremos estar sempre o mais perto possível dos nossos leitores. Por isso, todos os anos formamos uma rede de Animadores FORUM. Mas o que é um Animador FORUM? É um aluno do secundário que funciona como nosso ‘espião’, relações públicas e porta-voz da comunidade estudantil que representa! Adere também a esta comunidade e

Hugo Ferreira

dados, mas nunca pensei que fosse aceite!”. Confessou que nos primeiros tempos não sabia bem o que fazer. “Agora penso vir a divulgar mais a minha escola, mostrar projectos de alunos e as boas oportunidades que a minha escola pode oferecer a qualquer aluno”, disse-nos. É muito importante que os animadores, além de divulgarem a nossa revista, também nos façam chegar as novidades e as experiências que vivem nas respectivas escolas. Futuro professor de T.I.C., o Luciano costuma ajudar em algumas actividades realizadas em Paços de Ferreira, onde vive, como a prova de downhill que já se realiza há dois anos, mas o desporto que pratica é futsal.

QUERES SER ANIMADOR FORUM? Se és...

Disponível Desenrascado Sociável Responsável Criativo Entusiamado TUNIDADE! NÃO PERCAS ESTA OPOR A PRÉMIOS JUNTA-TE A NÓS, GANH E FAZ NOVOS AMIGOS. www.forum.pt

17 anos – 11º Curso Profissional de Frio e Climatização Esc. Sec. Avelar Brotero (Coimbra) “A FORUM é porreira... de 1 a 10... é 10!”. O Hugo chegou à FORUM pelo seu próprio pé, ou melhor com os seus olhos, de leitor! “Conheci a revista, li e achei que era interessante”... ah e inscreveu-se como animador! Ainda bem, porque o Hugo tem-se encarregado de espalhar a revista pela sua escola e falado com os seus colegas. Considera muito bom existir uma revista especialmente dirigida aos estudantes do ensino secundário e tem como secções preferidas os Horos Copos e o Desporto! A sua preferência, confessa-nos, vai para o surf e o bodyboard... terá sido por isso que o Hugo ‘pintou’ na secção de Agosto? (quem não se lembra do nosso campeão Saca na capa?) Sim, o perfil do mês do hi5! O rapaz que já chegou a fazer cenários para o grupo de teatro local, hoje tem um grande sonho... evoluir como DJ. Força Hugo! t, orum.p ores.f d e a u q im o an açã http:// inform ver. Visita toda a re s c n s e t in onde ara te p s a is prec 13 FORUM ESTUDANTE NOVEMBRO’09


espaço

Dezembro, mês do Voluntariado!

Queres ser voluntário, mas não sabes como fazer nem onde procurar projectos? Se este é o teu caso, não arranques mais cabelos, porque chegaste ao sítio certo. Na véspera das comemorações do Dia Internacional do Voluntário, o IPJ dá-te uma ajuda. Em 1985, a Organização das Nações Unidas instituiu o dia 5 de Dezembro como Dia Internacional do Voluntário, com o objectivo de promover acções de sensibilização em todo o mundo para a importância do voluntariado. Em Portugal, a data não podia passar em branco. Assim, o IPJ vai assinalar as comemorações do Dia Internacional do Voluntariado com diversas actividades a decorrerem em todo o país, em parceria com outras entidades que se preocupam com a mesma temática. O programa estará brevemente disponível no portal do IPJ, fica atento! Entretanto, damoste a conhecer o Sistema de Informação Voluntariado Jovem, um espaço onde vais encontrar projectos e actividades socialmente úteis que precisam de voluntários empenhados, no Portal da Juventude, em www.juventude.gov.pt Além de ajudares e contribuíres para uma sociedade melhor, esta é também uma oportunidade de futuro, porque vais alargar as tuas competências. Este espaço contribui ainda para o desenvolvimento da formação cívica e pessoal, promovendo o encontro entre jovens, promotores, projectos e patrocinadores através da Internet.

Voluntariado / Intercâmbios - UE http://europa.eu/youth/volunteering__exchanges/index_eu_pt.html Existem muitas oportunidades de voluntariado na Europa, como no Serviço Voluntário Europeu (SVE), intercâmbios de jovens e campos de trabalho! O voluntariado põe-te em contacto com novas pessoas, novas culturas e permite-te adquirir experiência que pode ser útil no teu futuro profissional!

Voluntários das Nações Unidas (UNV) www.unv.org Este programa pretende contribuir para a paz e desenvolvimento mundial através do voluntariado como poderoso meio de união dos povos. A UNV trabalha em áreas tão diferentes como a agricultura, cultura e desporto, educação, direitos humanos, resolução de conflitos, pobreza, refugiados, ambiente e muitas mais. Actualmente activa em 140 países e com reconhecimento global, a UNV mobiliza mais de 7500 voluntários!

Queres ser voluntário? Inscreve-te no Portal da Juventude, em www.juventude.gov.pt Mais informações: Linha da Juventude: 707 20 30 30

Voluntariado Jovem: Ajudar está na tua mão! Como me inscrevo? Basta inscreveres-te online num projecto ou apresentares o teu currículo que ficará disponível para consulta das entidades promotoras de projectos de voluntariado, para que por elas possas ser contactado. Preenche o formulário com os teus dados e depois irás receber alertas no teu e-mail com informações de projectos de voluntariado que se vão realizar!

Quem se pode inscrever? Todos os jovens dos 15 aos 30 anos, com escolaridade obrigatória, que se interessem por projectos sociais. Motivação pessoal, espírito cívico e solidário são requisitos obrigatórios!

Quais os benefícios? Se exerceres actividades de voluntariado de forma regular e responsável, terás direito a vários benefícios, como a participação em acções de formação. Este é um claro investimento no teu futuro, porque vais desenvolver competências que poderão ser bastante úteis para a tua vida profissional.

Que projecto escolher? Há de tudo um pouco, e vais encontrar, de certeza, algo destinado às tuas capacidades e disponibilidade, ou seja, podes exercer voluntariado que esteja de acordo com o teu perfil! Podes fazer a tua inscrição nos projectos que te interessarem mais e, certamente, encontrarás um mesmo à tua medida! Lembra-te que muitas coisas pequenas, em muitos lugares pequenos, feitas por muita gente pequena, podem transformar o mundo!


pancadas

{Texto: Bruna Pereira} {Ilustrações: Vitor Fragoso}

LUÍS VAZ DE CAMÕES

DÁ ENTREVISTA EM CALÇÕES!

Extra! Extra! A FORUM viajou na máquina do tempo e foi falar com Luís Vaz de Camões – o mesmo é dizer com o autor d’”Os Lusíadas” ou com o poeta português mais zarolho de sempre. Descobre os segredos do olho desaparecido, o porquê das folhas de louro na cabeça e onde foi este homem buscar inspiração para 1102 estrofes em rima. Sabemos que gostas muito do teu nome, porque rima com o plural de muita coisas… Como por exemplo calções, a indumentária que escolheste para aparecer nesta entrevista. Sim, é por isso mesmo que me tornei poeta, porque Camões podia rimar com quase tudo. Um dos meus primeiros poemas (antes de eu ser famoso) ilustra bem o que acabei de dizer: “Um dia fui aos limões e dei dois trambolhões ao tropeçar nos cordões. A minha mãe deu-me dois chapadões que até vi lampiões e disseme, entre palavrões: Camões, Camões, voltas a dar tropeções e ponho-te a fazer flexões!” Podes finalmente revelar como é que perdeste o teu olho direito? Eu sei que daqui a umas centenas de anos vão achar que perdi o olho numa escaramuça contra os Mouros, mas a verdade é que tudo aconteceu na aula de Educação Visual, num dia de teste. O Pedrinho, que ficava ao meu lado, espetou-me sem querer o compasso no olho, na altura em que ia fazer uma circunferência. A título de curiosidade, ele tirou 20 valores e eu chumbei, por má apresentação do teste – porque sujei a folha A3 toda com sangue…

pormenor da pala no olho. Também foi tema de vários poemas, como este que começa assim: “Amor é fogo que arde sem se ver/ é ferida que dói e não se sente…” e que algumas pessoas acham que é sobre amor, mas não, é sobre a minha cegueira parcial. Por que é que nas fotos apareces sempre com umas folhas de louro na cabeça? Uma das minhas namoradas disse-me que tinha mau hálito e resolvi disfarçar com folhas de louro. Além disso, também costumo trabalhar em part-time na taberna dum primo cujo nome não me recordo, mas que é filho bastardo dum meio-irmão dum Vice-Rei da Índia que

é meu amigo. E preciso do louro para os refogados. E que melhor sítio para ter o louro sempre à mão que a cabeça? Tens algum sonho que queiras partilhar com os leitores da FORUM? Tem estado muito calor, neste Verão de 1556, pelo que tenho ido escrever para uma gruta em Macau, onde faz mais fresquinha e tenho menos alucinações… E eu gostava muito que um dia todos os jovens lessem pelo menos uma das mais de mil estrofe desse poema gigante que eu ando a escrever quando tenho insónias. Também fazia questão que me dedicassem um feriado em paga deste meu mega-poema, já que não posso concorrer ao Prémio Nobel… Porque pura e simplesmente esse galardão ainda não existe.

Fala-nos um pouco mais desse poema gigante que tens em mãos… É uma aventura passada no mar que serve para mostrar ao resto do mundo como nós, os portugueses, somos espertos e sabemos nadar. Daqui a uns tempos vamos ser especialistas no surf e na confecção de bacalhau, mas decidi centrar-me mais na viagem de Vasco da Gama à Índia. Posso adiantar que este mega-poema vai ter vários episódios para maiores de 18 anos: assassinos, monstros, reis que desaparecem e batalhas medievais muito sangrentas… Mas depois há toda um enredo de amores e aventuras que eu acho que vai valer a pena ler até ao fim. Vou chamarlhe “Os Lusíadas”, em memória das luzes de candeeiro que nunca tive para escrever o dito cujo, visto que nasci no ano da graça de 1524.

Teres ficado zarolho mudou a tua vida? Sim, não é para me gabar mas se repararem no gelado Perna de Pau vão ver que o pirata se inspira em mim, no

www.forum.pt

15 FORUM ESTUDANTE NOVEMBRO’09


fama Sabias que… As imagens de exterior da Escola Secundária D. Sebastião correspondem, na realidade, a filmagens da Escola Secundária Maria Amália Vaz de Carvalho, em Lisboa?

{Texto: Bruna Pereira} {Fotos: TVI}

É muita fruta!

Nesta entrevista Sara Matos não canta, não dança e não representa, mas conta-te tudo o que se passa dentro e fora dos bastidores de “Morangos com Açúcar VII”, a série onde – tal como na realidade – o talento é sempre o mais importante.

16 FORUM ESTUDANTE NOVEMBRO’09

www.forum.pt


fama SARA MATOS APRESENTA-SE NUM MINUTO Idade? 19 anos Situação escolar? 1º ano conservatório de Teatro e Cinema Filme preferido? “Conhece Joe Black?” (com o Brad Pitt, claro…) Música favorita? Tantas… Hobbies? Cinema, teatro, ouvir música, passear e ir muitas vezes à praia.

O que sentiste quando soubeste que serias a protagonista feminina da nova temporada de “Morangos com Açúcar”? Senti-me surpreendida, porque não estava nada à espera. Foi uma grande oportunidade e sinto-me muito agradecida e com vontade de dar o meu melhor. E quando nasceu essa tua vontade de enveredares pelo mundo da representação? Desde sempre soube que queria ser actriz. Comecei a frequentar workshops relacionados com a representação desde os 10 anos. Fiz o curso na EPTC - Escola Profissional de Teatro de Cascais, frequentei o Projecto Novos Actores e fui convidada para fazer algumas peças. Neste momento, estou no 1º ano do Conservatório, na área de Teatro e Cinema. Como está a ser a experiência ‘Morangos’? Uma das cenas mais conhecidas da série é a do dueto que valeu à Margarida Bacelar a entrada na Escola D. Sebastião. Este papel exige-te alguma preparação especial, a nível de canto e dança, por exemplo? Sim, ao longo do workshop tive uma quantidade significativa de aulas de canto e de voz.

Ser bonita não basta para se chegar a actriz…. Existem outras qualidades não físicas importantes na profissão. O que aconselhas aos jovens que perseguem também um lugar ao sol no mundo da representação? Investir muito na formação. Muita dedicação, sentir muito prazer ao entregar-se a esta profissão. Saber dar e receber. Já tens planos para depois dos “Morangos com Açúcar”? Gostava muito de ir para Londres continuar a estudar representação.

“Morangos” que dão música... E muito mais! A acção da sétima temporada da novela juvenil “Morangos com Açúcar” decorre na Escola Secundária D. Sebastião, uma Escola de Artes Performativas, onde a representação, o canto e a dança são as disciplinas mais importantes na vida destes alunos. Além de Sara Matos e Lourenço Ortigão (Margarida e Rui), os novos protagonistas, do elenco fazem parte nomes conhecidos como Nuno Homem de Sá (pai de Margarida), Filomena Gonçalves (directora da instituição) e ainda a actriz Carla Vasconcelos, que conhecíamos d”Os contemporâneos” e que encarna agora a Papoila, DJ residente da “Garagem”. Quem também está de regresso é o ex D’zrt “Zé Milho” (Vítor Fonseca), agora no papel de professor de coreografia. Quanto à música… Não se pense que é um elemento novo e exclusivo da sétima temporada da série – que alguns defendem ter claras semelhanças com a mítica “Fame” do anos 80. Graças aos “Morangos com Açúcar” anteriores ficámos a conhecer projectos musicais como D’zrt, FF, 4Taste ou ainda as Just Girls. Espreita! Curiosidades, notícias, bastidores, quem é quem, fotografias, vídeos, resumo das séries anteriores e muito mais… Na página oficial da tua série, em http://mcaserie.blogs.sapo.pt

Com o evoluir da série estás a tornar-te cada vez mais popular… Estás preparada para a fama e os fãs? Penso que sim. Reconheço que vai ser estranho, mas penso que vou lidar com a situação de forma serena. Pergunta da praxe: quão diferente é a Sara Matos da Margarida Bacelar? Bastante diferente… Mas um ponto comum entre ambas é a força de lutar contra tudo e contra todos para conseguir o que queremos e alcançar os nossos objectivos.

www.forum.pt

17 FORUM ESTUDANTE NOVEMBRO’09


aniversário

E.S. Pública Hortência de Castro (2001)

E.S. Águas Santas (1999)

E.S. Fernando Namora (2002)

E.S. Rainha Santa Isabel - Estremoz (2000)

Dulce (2001)

E.S. Almeida Garret (2002)

E.S. MAximinos - Braga (

Há 18 anos contigo! FORUM ESTUDANTE. Um nome que não é por acaso. É que esta revista, iniciada em Novembro de 1991, nasceu para apoiar os estudantes nas suas escolhas quanto ao futuro escolar e profissional. E.S. Nuno Alvares - Castelo Branco (2001)

E.S. Damião de Góis - Alenquer (2002)

E.S. Maria Maior - Viana do Castelo (2000) E.S. Barcelos - Braga (2002)

Passaste um dia pelas páginas da Revista?

E.S. Almeida Garret (2002)

18 FORUM ESTUDANTE NOVEMBRO’09

E.S. Ferreira de Castro (2002)

Então é provável que a tua cara faça parte do site comemorativo de 18 anos de existência da FORUM ESTUDANTE. Nestas páginas deixamos-te apenas alguns exemplos. Em aniversario.forum.pt podes encontrar muitos mais. Vê se te descobres, ou se vês alguém conhecido, e diz-nos o que é feito de ti!

www.forum.pt

hado n a p a Fo s t e

E.S. Ferreira de Castro (2002)


E.S. David Mourão Ferreira (2002)

E.S. Loulé (2003)

(2002)

E.S. S. João da Talha - Sacavém (2000)

E.S. Ramada (2002)

M? U R O F a aras d m â c pelas s e r u o alg E.S. S. João do Estoril - Lisboa (2002)

E.S. Cidade Universitária (2002)


aniversário

E.S. D. João III (2001) E.S. Carolina Michaelis (2003)

E.S. Carcavelos (2003) E.S. Poeta António Aleixo (2003) E.S. D. Manuel Martins (2003)

Hoje, o projecto FORUM ESTUDANTE ampliou-se e diversificou-se e os estudantes tornaram-se ainda mais centrais na sua existência. Eles estão presentes em grande parte das páginas da revista, não apenas como figurantes mas também como participantes activos. Eles respondem aos nossos desafios e formam “governos” para endireitar o país. Eles são os animadores FORUM, representando-nos nas suas escolas. Em suma, são os principais e grandes protagonistas deste projecto. E.S. Júlio Dantas (2003) E.S. Cantanhede (2003)

E.S. Loulé (2004)

E.S. Sebastião e Silva (2003)

20 FORUM ESTUDANTE NOVEMBRO’09

www.forum.pt


aniversário E.S. Eça de Queirós - Lisboa (2006) E.S. Fernando Lopes da Graça (2004)

E.S. D. João V - Damaia (2004)

E.S. Bartolomeu Dias (2005)

E.S. Eça de Queirós (2004)

Foi para nós claro que a comemoração de um aniversário tão especial – 18 anos, para uma publicação, sobretudo juvenil, é obra! – tinha de se fazer em torno dos seus grandes actores: os estudantes. Olhando para o caminho percorrido, vemos centenas de fotos, de caras, de pessoas que, num dado momento, fizeram parte da família FORUM ESTUDANTE. Muitos, já se voltaram a cruzar com a FORUM enquanto profissionais. Mas são muitos mais os de quem perdemos o rasto. Queremos agora reabrir esta comunidade e, por isso, criámos o site aniversario.forum.pt, um espaço de reencontro que, cremos, servirá para relembrar os tempos de estudantes. Um espaço em que colocamos as fotos, para descobrir as pessoas.

E.S. D. João V - Damaia (2004)

22 FORUM ESTUDANTE NOVEMBRO’09

www.forum.pt

E.S. Rainha D. Leonor - Lisboa (2004)

E.S. Virgilio Ferreira (2006)

E.S. S. João da Silva Correia (2004)

E.S. Rainha D. Leonor - Lisboa (2004)

E.S. D. Dinis (2005)

E.S. Poeta António Aleixo (2003)


aniversário

E.S. Ginestal Machado (2005) E.S. Padrão da Légua (2005)

O QUE É FEITO DE TI? Um grupo divertido (2006)

E.S. Braancamp Freire (2006)

Em aniversario.forum.pt podes encontrar muito mais fotos. Vê se te descobres e diz-nos o que é feito de ti! E.S. Amadora (2007) E.S. José Estêvão (2005)

E.S. D. Pedro (2005)

E.S. Pedro Nunes (2007)

E.S. Aljustrel (2005)

E.S. M´ães d’Água (2006) E.S. Alves Martins (2007) E.S. Emídio Navarro (2005) 24 FORUM ESTUDANTE NOVEMBRO’09

www.forum.pt


aniversário

E.S. Ruy Luis Gomes (2005) E.S. Dr. Azevedo Neves (2008)

DATAS MARCANTES

1991: Em Novembro nasce a FORUM ESTUDANTE, a primeira revista portuguesa destinada aos jovens, com informação sobre cursos, instituições e profissões. A revista começa por ser vendida nas bancas. 1992: A revista une-se ao Correio da Manhã (CM) e passa a ser distribuída, na sua maior percentagem, com este jornal, no primeiro Sábado de cada mês. 1995: A FORUM opta por se distribuir exclusivamente com o CM. 1998: Com o apoio do CM e da Lisgráfica, passa a ser distribuída gratuitamente nas escolas. Um passo completamente pioneiro na circulação gratuita em Portugal. Nesta data, têm também início as acções de comunicação FORUM ESTUDANTE. Daí para cá, nunca mais deixámos de ir a cerca de 200 escolas por ano, contactando ao longo destes anos com centenas de estudantes. 2000: É criado o portal FORUM ESTUDANTE. 2007: Dá-se a entrada nas redes sociais Hi5, myspace e youtube. 2009: A FORUM integra as redes sociais Twitter e Facebook.

E.S. Dr. Azevedo Neves (2007)

E.S. Linda-a-Velha (2007)

Ora cantem lá! (2008) Avril Lavigne? YES! (2008)

E.S. Luis Freitas Branco (2008)

E.S. Fernando Lopes (2008) UAU! Que brasas!!! (2005)

Mostrem a FORUM!!! (2008) FORUM! FORUM! (2008) E.S. Camilo Castelo Branco (2008)

26 FORUM ESTUDANTE NOVEMBRO’09

www.forum.pt


aniversário

anos de publicidade {Texto: Bruna Pereira}

Em 1991 nascia a revista FORUM ESTUDANTE. Os carros da moda eram o Fiat Punto e o Opel Corsa, a única forma de se ouvir música ao caminhar era usando walkmans com cassetes, os computadores funcionavam com drive de disquetes e Portugal tinha apenas estações públicas de televisão, onde o Herman José ainda aparecia moreno. 18 anos depois, a FORUM continua a apresentar todo um conjunto de anúncios a produtos relacionados com o dia-a-dia dos jovens e estudantes. Mas muito mudou no mercado publicitário. Seguindo as páginas da revista ao longo destes anos, vamos ver o quê… e porquê!

Um computador de secretária com ecrã CRT, drive de disquetes e ainda com possibilidade de instalação de uma unidade CD-ROM. Mais à esquerda, um gato siamês brinca com o rato de computador, enquanto uma frase a bold garante: “Este ano vais estudar com mais garra”. Não, não se trata de um postal ou de uma foto caseira perdida no fundo de uma gaveta… Era assim que, em Novembro de 1991, o primeiro número da FORUM ESTUDANTE anunciava os computadores da Phillips, verdadeiros dinossauros da informática actual, mas carregados de funcionalidades multimédia avant-garde para aquela data. Entre comes e bebes (chocolates, chás, cafés, refrigerantes e outras bebidas), Instituições de ensino superior, material escolar e informático e ainda produtos de higiene e beleza (champôs, pensos higiénicos, perfumes e cremes anti-acne) e roupa, o

Anúncios em papel ganham vida... Na Internet Em 2000 a FORUM dá entrada no mundo virtual, em formato site. Actualmente, assistimos a uma segunda versão do que foi o site original (www.forum.pt) e podemos encontrar já clientes que anunciam nesse espaço, entre os conteúdos noticiosos online, à semelhança do que acontece na revista. As potencialidades da Internet prometem revolucionar o mercado publicitário dos próximos tempos, atendendo a que jogam com as mais-valias do som, aliadas à imagem em movimento – elementos caracterizadores da sociedade ‘fast’ em que vivemos.

28 FORUM ESTUDANTE NOVEMBRO’09

denominador comum entre todos estes anúncios eram as frases longas, as ideias pouco arrojadas e a apresentação gráfica um tanto ou quanto formal e visualmente pouco cuidada, tendo em conta os padrões do que conhecemos hoje. Veja-se a edição de Fevereiro de 1992, onde um anúncio à Rádio Comercial aparece na contracapa sob a forma de um jovem sorridente que ergue o braço esquerdo e deixa mostrar um tufo de pêlos do seu sovaco. Uma mão aparece do canto inferior direito com o intuito de fazer cócegas, porque “rir continua a ser o melhor remédio”, como bem sublinha o slogan da rádio. Seja porque o Photoshop e os seus derivados são programas indispensáveis no mundo publicitário

www.forum.pt

actual, seja porque nunca tanto se ouviu a palavra metrossexual, a questão é que hoje em dia este anúncio seria no mínimo estranho, causando mesmo vontade de rir – e não pelos motivos pretendidos na publicidade.

O mundo mudou e a publicidade acompanhou

Com um curriculum invejável, Edson Athayde é o publicitário responsável por inúmeras campanhas que ficaram na memória dos portugueses. Recordese o célebre anúncio a telemóveis do “Tou chim?”, em 1996. Sobre a evolução do mercado publicitário, Edson refere que “quem vive parado é poste, quem vive do passado é museu” e que “o caminho faz-se


ERA UMA VEZ... O Logótipo da FORUM

aniversário

18 anos depois, continuam a predominar – noutros moldes e com outras marcas - os anúncios a comes e bebes, produtos de cosmética, material escolar e

tecnologia móvel de comunicação, a publicidade a jogos é agora presença assídua na FORUM: Spore, PES 2010, FIFA, SIMS, “Guitar Hero”… Para não perder o fio à meada de todas as novidades, a FORUM criou até uma secção de conteúdos temática dedicada inteiramente aos jogos. Outro ponto a sublinhar prende-se com a dimensão global que a publicidade adoptou. Anunciar instituições estrangeiras em Portugal faz agora cada vez mais sentido, sendo já várias as escolas internacionais que acreditam que a FORUM é o melhor veículo impresso para chegar aos seus futuros alunos, tais como a Swiss Hotel Management School (Suíça), Les Roches (Espanha), Vatel (França) e IE University (Espanha). A nível da forma de comunicação, as páginas, meias páginas e quartos de página deixaram de ser as únicas opções dos anunciantes, sendo que agora começam a aparecer cada vez mais anúncios em formatos não geométricos, espalhados pelos textos ou ainda inseridos sob a forma de publi-reportagens criativas e fora dos modelos convencionais. A ilustrar isso mesmo, em Abril de 2008, a Compal anunciou os novos sabores de B!, na capa da FORUM com o tema “Exames”, de uma forma peculiar, com embalagens de B! maçã, limonada e laranja a dar cor ao tema ‘cinzento’ da época de ‘marranço’. A secção de moda da FORUM, por outro lado, contempla a hipótese de product placement, onde o produto aparece inserido na própria acção e cenário da produção de moda - neste

Instituições de ensino. São de referir, no entanto, outros pontos que caracterizam hoje comercialmente a revista, como sendo a publicidade a telemóveis e a telecomunicações, que evoluiu a passo de gigante. A título de exemplo, em Dezembro de 2008, a FORUM oferecia um cartão Tag (Optimus), cujo anúncio brincava originalmente com a época natalícia e com a quantidade de ofertas especiais da operadora, tudo sob o slogan “Ainda achas que o Pai Natal não existe?”. A par da

caso (Outubro de 2008), a modelo escolhida foi fotografada enquanto toma descontraidamente um pequenoalmoço com cereais Golden Grahams (Nestlé). Esta nova dinâmica exigiu aos profissionais da publicidade “um sem número de especializações e conhecimentos específicos do ponto de vista tecnológico (sejam softwares de tratamento de imagens ou outros) ou mesmo de conhecimentos até agora alheios ao negócio (formação em gestão ou marketing, por exemplo)”, explica Edson Athayde.

auxiliadas pelo seguinte apelo demasiado formal para o público-alvo: “Estude com a Microsoft e vai ficar com boas notas” (Maio de 1992), as páginas da FORUM começaram gradualmente a mudar, acompanhando as evoluções tecnológicas, o boom da Internet e toda uma explosão de movimento, irreverência e elogio à cor sem restrições. O slogan tende a encurtar e passa a ser de mais fácil memorização, primando pelo humor inteligente. Exemplo desse evoluir arrojado na arte de apresentar produtos ao consumidor, e 10 anos depois do nascimento da FORUM, é o anúncio da Lee (Novembro de 2001), onde aparece um rapaz como que sentado num muro, cujas calças de ganga descaídas deixam antever a seguinte frase escrita nos boxers: “Connectig friends”. O anúncio é arejado, não existe mais texto além do endereço do site da marca e mais de 80% da página é ocupada basicamente com um ‘traseiro’. No entender de Edson Athayde, isto explica-se do seguinte modo: “a publicidade vai-se sempre ajustando ao consumidor na difícil tarefa de ir até onde ele está. E também vai adaptando a sua linguagem ao que se diz a cada momento”.

Anuncie aqui e agora, vai ver que fica satisfeito!

caminhando e olhando para a frente”. O publicitário acredita ainda que “a publicidade acompanha tendências, raramente as lança. Não foram só os jovens que mudaram. As donas de casa, os homens de meia-idade, as crianças... Está tudo sempre a mudar. Um mundo com telemóveis não é igual a um mundo sem. Um mundo com SIDA não é igual a um mundo sem. E por aí adiante”. Deste modo, depois de anúncios a cassetes TDK (Dezembro de 1991), em que os produtos aparecem expostos como se dum panfleto de supermercado que aparece na caixa do correio se tratasse, e de jogos de palavras bastante óbvios que publicitam disquetes em cima de notas de mil e de 5 mil escudos

www.forum.pt

29 FORUM ESTUDANTE NOVEMBRO’09


espaço Existe um mundo de profissões à tua espera em www.novasoportunidades.gov.pt/mundodasprofissoes.

Encontra as tuas alternativas! O sistema de educação e formação português parece-te confuso e com muitas vias para se chegar ao mesmo ponto? Não desesperes, nem esperes que outros decidam por ti. Se entraste este ano no 9º ano de escolaridade é certo que, para o ano, ao concluíres o ensino básico, terás de escolher uma via. Que tal se começares agora a perceber quais são as tuas alternativas?

1

Analisa todas as possibilidades

Podes dar uma vista de olhos a uma apresentação multimédia que te explica, em linhas muito gerais, quais são as tuas reais possibilidades. Para o efeito, acede a www.novasoportunidades.gov.pt/mund odasprofissões e entra em “Sistema Educativo e Formativo”. Ficarás com uma noção de como se encontra estruturado o nível básico e secundário de educação e obterás um endereço electrónico através do qual receberás informação relativamente ao ensino superior.

30 FORUM ESTUDANTE NOVEMBRO’09

2

Escolhe uma modalidade de educação e formação

Centremo-nos agora no nível secundário, pois será sobre este nível que terá de recair a tua decisão. Conforme demonstra a apresentação multimédia, antes de avançares é necessário que te situes: pretendes unicamente vir a prosseguir estudos de nível superior, ao concluíres o secundário? Ou pretendes deixar aberta uma porta para uma qualificação que te poderá preparar já para o mercado de trabalho, sem nunca excluíres a possibilidade do acesso ao nível superior de educação? Se te situares no primeiro nível, deverás obter informação relativamente à modalidade dos quatro cursos científico-humanísticos (Curso de Ciências e Tecnologias, Cursos de Ciências Socioeconómicas, Curso de Línguas e Humanidades e Curso de Artes Visuais) em http://sitio.dgidc.minedu.pt/secundario/Paginas/ofertaformativa_CCH.aspx. Se, de facto, gostas de apostar em alternativas de maior abrangência, então permanece na apresentação multimédia e vem descobrir o que te reservam as seguintes modalidades de educação e formação: Cursos Profissionais, Cursos de Aprendizagem e Cursos Artísticos Especializados. Entre as três modalidades, existem mais de 100 cursos ao teu dispor! Portanto, começa por seleccionar os que mais te agradam e procura informação sobre as saídas profissionais que os mesmos te proporcionam no Guia das Profissões, disponível em www.novasoportunidades.gov.pt/ mundodasprofissões ou ainda no Catálogo Nacional de Qualificações (www.catalogo.anq.agov.pt).

3

Não fiques com nenhuma dúvida

Para, posteriormente, obteres informação sobre as escolas ou centros de formação que asseguram o curso que maior interesse despertou em ti, acede a www.novasoportunidades.gov.pt, entra em “Guia de Acesso” e efectua uma pesquisa avançada. Se precisares de ajuda, liga 707 24 2004. Do outro lado da linha haverá sempre alguém que te auxilie na tua pesquisa e que pode fornecer informações mais detalhadas sobre o curso e a modalidade que escolheste.


OS 1001 MÚSICOS DAS NOSSAS ESCOLAS

Mais de mil alunos de escolas de música portuguesas subiram ao palco, no dia 26 de Setembro, no decorrer da 3ª edição da Festa das Escolas de Música, no Centro Cultural de Belém (CCB). A festa foi uma iniciativa do Ministério da Educação, em parceria com o CCB, que permitiu dar a conhecer o trabalho desenvolvido pelos alunos, assim como criar oportunidades de contacto entre estes alunos e músicos de reconhecido nome. A abertura, no Grande Auditório, esteve a cargo da Orquestra Bach Miniaturas (Academia de Música de Lisboa), da Orquestra “Da Capo” (Escola de Música Nossa Senhora do Cabo) e da Orquestra Geração. O encerramento do evento foi protagonizado pela Orquestra da Escola Profissional de Arte de Mirandela – ESPROARTE e pela Orquestra de Jovens dos Conservatórios Oficiais de Música – OJ.COM. Este ano, pela primeira vez, os alunos de música tiveram a oportunidade de assistir a um concerto do pianista Mário Laginha, que com eles partilhou o palco do Grande Auditório. Esta terceira edição da Festa 1001 Músicos contou ainda com uma novidade: a peça de teatro “O Contrabaixo”, adaptada do texto homónimo de Patrick Süskind, que aborda as desventuras de um homem e do seu contrabaixo.

“SEGUIR ESTE CURSO FOI A MINHA APOSTA NAS ENERGIAS DO FUTURO!” GEORGHE DRAGOMIR, 19 ANOS

CURSO PROFISSIONAL DE TÉCNICO DE FRIO E CLIMATIZAÇÃO 

Quando acabou o 9º ano de escolaridade, Georghe Dragomir não hesitou em inscrever-se no Curso Profissional de Técnico de Frio e Climatização da Escola Secundária de Vila Real de Santo António. “Sempre fui um defensor da protecção do meio ambiente e o fascínio pelas energias alternativas despertou em mim um gosto por trabalhar nesta área”, refere o agora trabalhador da firma António Pedro Lda, situada também em Vila Real de Santo António e especializada em aquecimento, condutas, energia solar e instalação de equipamentos de ar condicionado. A todos os demais amantes do ambiente e das energias renováveis, Georghe aconselha enveredarem, tal como ele, pelo ensino profissional. “Foi neste curso que aprendi a montar a minha primeira máquina de ar condicionado, por exemplo. Por ser muito prático, ajudou-me a evoluir rapidamente e a tornar-me cada vez melhor profissional. Seguir este curso foi a minha aposta nas energias do futuro!”

Descobre outras profissões em www.novasoportunidades.gov.pt/mundodasprofissoes

Descobre outras profissões em www.novasoportunidades.gov.pt/mundodasprofissoes

GUIA DAS PROFISSÕES ÁREAS DE INTERESSES › TRABALHAR COM MÁQUINAS Preferes actividades ao ar livre ao invés de ficares trancado num escritório? Gostas de manobrar ou reparar máquinas? És um ás a interpretar mapas e instruções de manuais técnicos? Então talvez estejas apto para seguir a profissão de Técnico de Manutenção de Aeronaves!

Técnico de Manutenção de Aeronaves O que é? O Técnico de Manutenção de Aeronaves efectua e verifica a manutenção de aeronaves, identificando avarias ou anomalias e procedendo à reparação, substituição e regulação dos equipamentos ou componentes dos sistemas eléctricos, mecânicos e estruturas. Área de Educação e Formação Construção e reparação de veículos a motor O que faz? › Prepara as condições para a recepção, manutenção e reparação das aeronaves; › Executa e verifica os trabalhos de manutenção preventiva verificando os grupos de potência e os vários sistemas das aeronaves; › Identifica avarias e procede à reparação ou verificação dos trabalhos executados; › Desmonta equipamentos, componentes e peças a reparar; › Verifica o abastecimento das aeronaves após as operações de inspecção e reparação. Onde pode trabalhar? Pode desenvolver a actividade profissional na reparação de aeronaves em empresas operadoras e de manutenção aeronáutica, em companhias aéreas e escolas de pilotagem, nos sectores público e privado. Que formação precisa? Para o exercício da profissão é fundamental adquirir uma qualificação profissional de nível 3 na respectiva saída profissional, correspondente à área de educação e formação de Construção e Reparação de Veículos a Motor (525), que se pode obter através da frequência e conclusão de um curso profissional. Sendo uma profissão regulamentada é ainda necessário obter um Certificado de Aptidão Profissional (CAP) emitido pelo Instituto Nacional de Aviação Civil (INAC). › Condições de acesso a esta formação: ter concluído o 9º ano de escolaridade em qualquer modalidade de educação e formação. › A certificação que obtém: uma dupla certificação após a conclusão do curso - o diploma do 12º ano de nível secundário de educação e o certificado de qualificação profissional de nível 3.

Para saberes como se organizam e onde funcionam estes cursos, consulta: www.anq.gov.pt www.catalogo.anq.gov.pt www.novasoportunidades.gov.pt

31 FORUM ESTUDANTE OUTUBRO’09


espaço

Se queres dar um primeiro passo para trabalhar na Europa, sugerimos-te que procures mais informações em www.eures.europa.eu e que apareças nos Dias Europeus de Emprego (27 e 28 de Novembro), no CACE Cultural, no Porto, onde vão estar presentes alguns conselheiros da rede EURES, que te podem ajudar a dar os primeiros passos na procura de um emprego na Europa, com segurança e, sobretudo, bem informado.

Dias Europeus do Emprego 2009

Com um pezinho lá fora Trabalhar ou estudar no estrangeiro pode ser uma mais-valia para ti. Mudas de ambiente, conheces novas culturas e traças novos horizontes pessoais. A prová-lo estão os três portugueses que te damos a conhecer e que decidiram trabalhar além fronteiras. Os resultados estão à vista e revelam que é uma experiência que vale a pena.

Os Dias Europeus do Emprego destinam-se a jovens: finalistas em estabelecimentos de ensino profissional; estudantes universitários/ ensino superior politécnico; recém-licenciados desempregados; outros candidatos a emprego qualificados.

Uma oportunidade à tua espera

Programa dos Dias Europeus do Emprego Nos dias 27 e 28 de Novembro, entre as 11h e as 18h30, no Porto, há: 4 Sessões de Informação “Trabalhar na Europa: por onde começar?”

- estas sessões permitem-te conhecer melhor os serviços de apoio à mobilidade que a rede EURES te pode proporcionar. 34 Workshops “Viver e Trabalhar em…”

- escolhes o país onde preferias ter uma experiência profissional e, através da participação neste workshop, podes obter mais informações sobre o país em questão. Podes também participar em apresentações das empresas que estarão a recrutar durante o evento.

Consulta o programa em pormenor no site: www.iefp.pt/eures 32 FORUM ESTUDANTE NOVEMBRO’09

A mobilidade europeia é uma porta aberta para um mundo onde podes encontrar mais oportunidades de acesso a formação e até mesmo de emprego. Desde 2006 que a Comissão Europeia promove, todos os anos, os Dias Europeus de Emprego. Além de ser uma oportunidade de emprego, é também um espaço que permite a partilha de testemunhos sobre experiências de trabalho noutros países. O evento integra um conjunto de iniciativas, promovidas pelos parceiros da rede EURES, que se realizam em mais de 500 locais por toda a Europa. Em Portugal, terão lugar no Porto, no final de Novembro, e tu não podes faltar! Fica ainda a saber que o EURES é uma rede de apoio e informação sobre questões relacionadas com a mobilidade transnacional dos trabalhadores e sobre oportunidades de emprego, entre outras, num universo que abrange 31 países. Nos Dias Europeus do Emprego vão estar presentes conselheiros EURES dos serviços de emprego de 14 países europeus: Reino Unido, Espanha, Irlanda, Holanda, Noruega, Suécia, Finlândia, Dinamarca, França, Bélgica, Luxemburgo, Alemanha, Suíça e Itália. Vê as tuas competências e qualificações académicas e profissionais serem reconhecidas. Aparece!


“Trabalhar lá fora é diferente” David Cadete, 24 anos Para muitos a Disney é apenas diversão. Para David, durante seis meses, foi uma experiência profissional pela qual ansiava desde que terminou o curso de Gestão Turística e Cultural, na Escola Superior de Gestão de Tomar. “Não criei muitas expectativas. Mas foi uma experiência muito boa. É um ambiente idêntico ao que temos na faculdade. Fui sozinho mas, lá, conheci outros jovens vindos da Escola de Hotelaria e Turismo do Estoril e acabámos por ser 10 portugueses a trabalhar na Disney”. A experiência do David decorreu no parque temático principal, em S.

Francisco, e diz que há diferenças em relação ao trabalho em Portugal. “A exigência é muito maior para quem está a atender o público. Na América, são muito mais exigentes a nível de horários, intervalos e horas de almoço”. O jovem realça que os E.U.A. são um melting pot, onde há todas as raças e etnias, e diz que a melhor parte de trabalhar no estrangeiro foi conhecer novas culturas. No outro lado da moeda estão “as políticas sociais praticadas nos Estados Unidos que, em relação às nossas, deixam muito a desejar, uma vez que é imperativo subscrever um seguro de saúde para residir permanente ou

temporariamente lá, que pode por sua vez não cobrir as astronómicas contas de hospital”. Depois desta experiência, David diz ter ficado com o “bichinho” e afirma que “gostaria de voltar para o estrangeiro”.

Conselho: “a Internet é uma ferramenta muito boa para quem quer ir trabalhar para o estrangeiro. Há ainda vários programas e bolsas. Por isso, aconselho a quem estiver interessado que se informe, pesquise e, se conhecer alguém que esteja lá fora, peça-lhe informações”.

“Mais do que a experiência científica, foi muito importante a nível pessoal” Maria Manuel da Mota, 38 anos Licenciada em Biologia pela Faculdade de Ciência da Universidade do Porto, Maria começou por fazer o mestrado na cidade portuense, mas acabou-o em Londres. A oportunidade surgiu numa conversa com outros cientistas, num dos módulos enquanto estudava no Porto, e acabou por ser o ponto de partida para outras experiências além fronteiras. Sucedeu-se

o Doutoramento, em Londres, e a seguir o Pós-Doutoramento, em Nova Iorque. Hoje é investigadora no Instituto de Medicina Molecular, da Faculdade de Medicina Molecular da Universidade de Lisboa, na Unidade de Malária, e diz que “a experiência em Inglaterra foi fantástica. Conheci muitas pessoas diferentes. Mais do que uma experiência científica, foi muito importante a nível pessoal”.

Conselho: “Escolhe um sítio onde gostarias de estar. Enquanto se é jovem deve-se estar mais aberto a novas experiências. Não te deves inibir de contactar os professores, porque te podem ajudar. E, se tiveres vontade e fores para um sítio que queres, a probabilidade de correr bem é muito maior”.

“Trabalhar no estrangeiro é o novo paradigma a nível de negócios” António Baptista, 25 anos Uma língua diferente, outra cultura profissional, e toda a aprendizagem que advém de viver numa nova cidade levam António a falar na importância da mobilidade europeia e da enorme capacidade de adaptação dos portugueses que procuram um trabalho no estrangeiro. Para este jovem, mestre em Gestão pela Faculdade de Economia da Universidade Nova de Lisboa, há cada vez mais empresas portuguesas, de média dimensão, a ter representação no estrangeiro. Por isso, “no espaço europeu, e no contexto da globalização, trabalhar lá fora é uma

mais-valia”. E adianta que, nesta medida, torna-se o novo paradigma a nível de negócio. A ideia de trabalhar no estrangeiro “sempre foi um desejo”, refere. E “foi uma experiência interessante. Já tinha tido algumas experiências lá fora, sem ser a nível profissional, como voluntário, por exemplo, e foi muito bom”. O estágio no estrangeiro, pelo programa Inov Contacto, foi a terceira experiência no estrangeiro, após ter estudado no Canadá, ao abrigo do programa Sócrates, e ter feito voluntariado em Moçambique. “Sempre quis seguir este caminho a nível profissional”, frisa. Este ano, viajou durante quatro meses pela Europa de Leste, num interrail,

para conhecer melhor o continente europeu, e deseja voltar a trabalhar num dos países da União Europeia, “não só pela diversidade cultural, que é impressionante, mas também porque é o continente mais rico, diverso e interessante”.

Conselho: “Arrisquem. Nós, como portugueses, somos mais versáteis que alguns dos nossos colegas europeus, porque temos facilidade em falar as outras línguas, capacidade de adaptação, e conseguimos fazer tudo muito bem”.

33 FORUM ESTUDANTE NOVEMBRO’09


moda

Diogo, t-shirt (51 euros), boné Hilfiger, jeans (143 euros) Ficha Técnica: Modelos:

Catarina Gonçalves e Diogo Tomaz, leitores da FORUM Roupa: Levi's Strauss

Inside/ \Outside

Produção: Forum Estudante Maquilhagem: Rute Alves Design: Miguel Rocha Fotografia: Ricardo Bento

Catarina, camisa sawtooth (72 euros), calções jeans (92 euros)

34 FORUM ESTUDANTE NOVEMBRO’09

www.forum.pt

Catarina, t-shirt dollar (51 euros), mini saia (67 euros) Diogo, hoodie vermelho (97 euros), blusão trucker (183 euros), jeans (143 euros)


moda

Catarina, t-shirt retro (31 euros), jeans superskinny (122 euros)

Catarina, t-shirt tie waist (41 euros), jeans bell bottom (112 euros), gorro cooper Tommy Hilfiger Diogo, camisa classic (56 euros), jeans workear (90 euros), t-shirt stagged photo (46 euros)

Diogo, camisa new saddle (72 euros), t-shirt baseball (41 euros), jeans slim (117 euros)

www.forum.pt

35 FORUM ESTUDANTE NOVEMBRO’09


estreias {Texto: Bruna Pereira}

{Série} “House”... À sexta será de vez? {Série} O futuro chega em “Flash Foward”

Começou a ser exibida, no dia 26 de Outubro, a sexta temporada de “House”. A série protagoniza por Hugh Laurie (Street Kings) regressou mais cedo do que o normal, no entanto, apenas verás nove dos seus 28 episódios exibidos para já. Os restantes 13 deverão regressar apenas alguns meses mais tarde… Ou não, já que correm rumores de que o actor britânico que dá vida ao coxo e mal-humorado Gregory House está em vias de não continuar a série. “A série deve continuar pelas sétima, oitava e nona temporadas, mas não sei se poderei porque estou a ficar sem joelhos”, contou o actor ao jornal inglês Daily Mail, explicando que o coxear exigido pelo papel lhe está a causar problemas de saúde.

Durante 2 minutos e 17 segundos, toda a humanidade fica inconsciente e partilha uma visão, onde cada pessoa tem a hipótese de ver onde estará e o que vai fazer numa data e hora exacta do futuro. Perturbado com a visão do que o futuro lhe reserva, o agente do FBI Mark Banford (Joseph Fiennes – “O Amor de Shakespeare” e “Elizabeth”), alcoólico em recuperação, luta contra o tempo para conseguir desvendar o mistério por detrás do extraordinário evento que, por breves instantes, uniu a humanidade. “Flash Forward”, série baseada na obra homónima de Robert Sawyer, é a grande aposta do AXN para esta nova temporada televisiva. Não percas!

{Cinema}

{Cinema} Descobre “O sítio das coisas selvagens” Adaptado para o cinema a partir do clássico da literatura infantil de Maurice Sendak “Where the Wild Things Are” (1963), “O Sítio das coisas selvagens” chega às salas de cinema portuguesas no dia 26 de Novembro. Recheado de sonhos infantis e de criaturas fantásticas, o novo filme do criativo Spike Jonze (“Queres ser John Malkovich?” e “Inadaptado”) narra as aventuras do jovem Max (interpretado pelo jovem actor Max Records), que brinca pela casa mascarado de lobo e é mandado de castigo para a cama sem jantar. Já no seu quarto, Max cria toda uma floresta imaginária, onde vivem as tais ‘coisas selvagens’ que dão título ao filme.

36 FORUM ESTUDANTE NOVEMBRO’09

Vampiros regressam com “Lua Nova” Fãs do “Crepúsculo”, os vossos vampiros preferidos estão de volta num novo filme – “Lua Nova” (“New Moon”), cuja estreia mundial está marcada para dia 20 de Novembro. Baseado no best-seller da escritora americana Stephenie Meyer, “Lua Nova” terá desta vez o comando de um novo director, Chris Weitz (“Antz” e “About a boy”). A pedido de muitas famílias, o elenco principal, composto por Robert Pattinson (Edward Cullen)

www.forum.pt

e Kristen Stewart (Bella), vai continuar o mesmo, descansa. Já agora… Sabias que Edward decide finalmente que é mais seguro para Bella ficar longe dele e vai embora? E que Bella encontra conforto na companhia do seu até então melhor amigo Jacob Black  (Taylor Lautner) que é – imagina só – é um lobisomem, ou seja, inimigo dos vampiros? Para saberes o resto, vais ter de ir ao cinema. Para os mais sensíveis, a FORUM recomenda o uso de lenços de papel…


música

{Entrevista: Renata Lobo} Virgem acho que todos sabemos o que é. E Suta? Virgem Suta é o resultado da junção de duas palavras. Por um lado a palavra Virgem, associada geralmente a pureza, e no nosso caso relacionada com uma vertente simples, natural e até naif com que criamos música e, por outro, a palavra Suta, que em Beja é associada a um qualquer estado de exagero ou abuso, que nós também utilizamos nas nossas composições. Em suma, o termo Virgem Suta significa para nós a união da simplicidade com o exagero, que é a forma como concebemos e vivemos a nossa música.

A epopeia dos Virgem Suta Directamente de Beja para o país, os Virgem Suta estão a dar que falar. Com música de raiz popular e elementos anglo-saxónicos (sempre acompanhada de boa disposição!), a banda de Nuno Figueiredo e Jorge Benvinda apresenta o seu primeiro álbum: Virgem Suta.

www.myspace.com/virgemsuta

NOTÍCIAS

Foo Fighters no seu melhor ‘Greatest Hits’. É este o último álbum da

banda de Dave Grohl, que reúne os maiores êxitos de seis álbuns de estúdio produzidos ao longo de 15 anos. Whels e Word Forward são duas faixas inéditas que integram esta produção que será publicada em duas versões. A edição de luxo contém DVD com videoclipes e gravações ao vivo, além de um livro com fotos inéditas da banda.

38 FORUM ESTUDANTE NOVEMBRO’09

a 27 de Novembro. Vídeos, arranjos musicais, efeitos especiais, músicos convidados, ecrãs de vídeo e luz sincronizada, lasers, percussão Video Games Live electrónica e live action. regressa Tudo para mostrar ao Esta autêntica mundo a importância celebração de toda a cultural e artística indústria dos jogos por uma orquestra sinfónica alcançada pelos vídeo volta ao Campo Pequeno jogos! A não perder.

www.forum.pt

Os Virgem Suta não surgem impulsionados pela Internet e suas redes sociais. Como se fizeram ouvir a partir de Beja para o resto do país e como surge este primeiro trabalho? Tudo surgiu de forma natural após alguns dias de pré-produção com o produtor deste disco, o Hélder Gonçalves. No final deste processo, que durou aproximadamente duas semanas, verificámos que o naipe de músicas que tínhamos escolhido e trabalhado tinha potencial para entrar num disco que pudesse interessar quer a editoras, quer ao público em geral. Alguns temas foram mostrados a editoras e aqui estamos nós hoje com um álbum editado pela Universal, facto que muito nos enche de alegria. Tratou-se de um processo até bastante simples, quando comparado com toda a epopeia que foi o nosso crescimento.

As vossas músicas têm elementos populares. Mas pessoalmente como a definem? A nossa música é resultado das influências de duas pessoas, logo inspira-se em universos distintos, mas complementares. O Jorge desde sempre foi influenciado pela música portuguesa de raiz popular, pela música de intervenção, e eu (Nuno), tive como referência a música pop/rock de origem anglo-saxónica. Contudo, com o passar dos anos e o trabalho em comum, as influências foram-se cruzando e actualmente tanto as nossas influências como o resultado das nossas composições é uma mescla destes nossos universos cada vez mais próximos. Como entrou a música na vossa vida? A música surgiu de forma muito natural. Não foi um percurso muito académico, pois ambos começámos a tocar tarde, já a adolescência ia a despedir-se... Começou por uma enorme curiosidade em relação a bandas e estilos de música distintos. Mais tarde, uma enorme curiosidade por instrumentos e, mais tarde ainda, por um interesse incontrolável pela composição. Tratou-se de um processo moroso, mas muito natural e amadurecido. De algum modo, somos um exemplo de persistência e uma prova de que quando se quer muito uma coisa, e se trabalha nesse sentido, acaba-se por alcançar o objectivo. É preciso é persistência, trabalho e calma... Novos sons pelos Angry Odd Kids O projecto de Carlos Teixeira (conhecido baixista do Fonzie) chega

finalmente às lojas através do primeiro longa duração intitulado ‘AOK’. Este conjunto de canções, escritas em português, tem por objectivo fazer algo diferente em Portugal: rock melódico com riffs musculados, de influências pop-punk, euro dance e hard-rock.


BANDA ESCOLAR

Reverse Primeiros Passos

Tudo começou em 2005 quando Ana Rocha (Voz), Daniela Fernandes (Voz), Beatriz Melo (Baixo), Didi’Sá (Guitarra) e Seven(Bateria) se juntaram sob o nome provisório de “Without Name”. Com isto o bichinho ficou, juntando-se a este a vontade de criar uma banda de originais. Entre as inúmeras sugestões para um novo nome, surgiu “Reverse”, que ganhou destaque até hoje.

B.I. De onde são: Escola Secundária de Gondomar Um dos elementos estuda Enfermagem no Instituto Piaget

Prémios: 1º lugar no Festival de Música Moderna de Gondomar (2009)

Conhece este som O projecto foi mantido vivo e o grupo sentiu que deveria ser transposto para o palco. Para que tal acontecesse, Seven, juntamente com Sketch, criam um som orgânico, fugindo a samples, e à sonoridade comum a todo o hip hop. Em conjunto solucionaram o problema, com a ideia de formar uma banda com uma formação pouco ortodoxa no que ao hip hop diz respeito. A formação pretendida era sustentada nas bases pelas quais ainda hoje se molda (bateria, guitarra, baixo, uma voz mais cantada e um MC com capacidades vocais que não o obrigassem a restringir-se ao Rap). Entretanto, entrou para a banda outro elemento, Paredes (Baixo), amigo de Seven que outrora tinha participado num projecto agora extinto. Para a guitarra foi “reencontrado” o guitarrista da formação inicial Didi’Sá e para a voz entrou um amigo comum a todos os elementos, Branku, que em tempos havia sido convidado para gravar em estúdio um tema com Sketch (Final Infeliz). Depois de alguns concertos dados, surgiu a necessidade de acrescentar mais algum colorido e melodia ao som dos Reverse e reentrou para a banda Ana Rocha desta feita para assumir o papel de Back Vocal.

Conhece-os melhor em: ww.myspace.com/reversept

www.forum.pt

39 FORUM ESTUDANTE NOVEMBRO’09


desporto

Faz ondas na rua com o Street Surfing {Texto: Cátia Felício}

Experimenta este novo desporto radical que concilia o que há de melhor no surf, snowboard e skate. Para tal, só tens de ter uma waveboard (similar a um skate) e zás... toca a surfar em terra firme! A partir dai, a tua rua nunca mais vai ser a mesma! Nascido nos E.U.A, mais precisamente na Califórnia, o Street Surfing é um fenómeno de sucesso que tendo vindo a ganhar muitos adeptos em todo o mundo. Este desporto chegou a Portugal em Dezembro de 2008 e tem vindo a conquistar cada vez mais adeptos. A FORUM dá-te algumas dicas para começares por aí a dar nas vistas pelas tuas manobras radicais! O objectivo do Street Surfing é andar em

cima de uma wave, com duas rodas que giram até 360 graus, em que os praticantes direccionam a prancha para onde querem ir onde através do movimento do corpo. Dizem os especialistas nestas duas rodas que dá uma sensação de flexibilidade e fluidez até agora reservada aos surfistas e que para praticar esta modalidade não é necessário ter conhecimentos prévios de skate, surf ou snowboard, já que quem experimenta a wave consegue equilibrar-se nela em apenas 15 minutos. Mais palavras para quê? Testa a tua aptidão física, equilíbrio e agilidade de movimentos e mantém-te em boa forma física com o Street Surfing.

MANOBRAS: PRONTO PARA APRENDER? No site www.streetsurfing.com tens algumas dicas para aprender a andar na tua wave. As dicas são acompanhadas por vídeos. Partilhamos contigo duas dessas manobras, sendo a de nível 1 destinada a principiantes e a de nível 3 para especialistas.

Nose Manual Nível de dificuldade - 1 1. Posiciona o pé da frente na ponta do nose (parte da frente da prancha). Atenção, tens de ter o pé completamente assente para manteres o equilibrio. 2. O pé que fica atrás deve estar na transversal no deck (parte de cima da prancha) traseiro, em direcção à parte da frente da plataforma. 3. Transfere ligeiramente o teu peso para a frente enquanto pressionas um pouco o pé da frente assim levantas a traseira da prancha do chão. 4. Equilibra o teu peso apenas numa roda e tenta manter o tail (parte de trás da prancha) elevada sem, no entanto, arranhares o nose da prancha. Usa os braços para te ajudar a manter o equilibrio.

Acid Drop Nível de dificuldade - 2 a 3 1. Flecte os joelhos. 2. Transfere o peso para a cauda da tábua, de forma a que a parte da frente da prancha levante antes da descida. 3. Põe o peso na traseira da prancha e depois balança o peso para a frente, enquanto estás no ar para preparar a aterragem. 4. Deves flectir os joelhos na aterragem de modo a absorver o impacto e tenta equilibrar o peso no centro da prancha para deslizares.

40 FORUM ESTUDANTE NOVEMBRO’09

www.forum.pt


Olimpíadas da Juventude

PORTUGAL ASSEGURA ATLETAS NA CANOAGEM

Os canonistas portugueses Joana Vasconcelos e Carlos Rocha têm vindo a marcar pontos na Canoagem e já garantiram lugar nos Jogos Olímpicos da Juventude, que se vão realizar no próximo ano, em Singapura. A jovem Joana Vasconcelos foi uma das grandes figuras do desporto nacional em 2009. Só para teres uma ideia do quanto esta atleta se tem vindo a destacar, fica a saber que se sagrou campeã europeia e mundial em K1 500 (distância olímpica), conquistou a medalha de prata nos Mundiais e a de

bronze nos Europeus nos mil metros. Na vaga masculino, está Carlos Rocha, que conquistou a posição de oitavo melhor canonista a nível mundial em K1 500. Tanto Joana como Carlos ainda não têm 18 anos e mostram todo o seu potencial em ascensão. A um mês de acabar o ano 2009, a FORUM deixa-te aqui um breve balanço nesta modalidade. Só este ano, a canoagem portuguesa destacou-se ao conquistar 14 medalhas em Campeonatos Europeus e Mundiais, distribuídas pela pista (oito) e maratonas (seis). A primeira edição dos Jogos Olímpicos da Juventude prevê reunir cerca de 3500 atletas de 170 países, a competir em 26 modalidades distintas, de 14 a 26 de Agosto de 2010, em Singapura.

Primeira Temporada bem fresquinha! Se a tua onda é a natação, fica a saber que a primeira temporada já começou, mais precisamente dia 31 de Outubro, com o Campeonato Regional de Clubes. As provas que se seguem já estão agendadas e podes sempre aparecer e apoiar os jovens nadadores portugueses. Toma nota de algumas das datas mais importantes: › 20, 21 e 22 Novembro - Campeonatos Regionais de Juniores e Seniores (Tomar) › 4, 5 e 6 Dezembro - Campeonatos Absolutos de Portugal - Piscina Curta (Leiria) › 4 e 5 Dezembro - Torneio Regional de Fundo - Infantis/Juvenis (Torres Novas) › 12 e 13 Dezembro - Campeonato Nacional de Clubes da 3ª Divisão (Ponte de Sôr)

Alonso na Ferrari a partir de 2010 O conhecido piloto espanhol Fernando Alonso vai competir, a partir de 2010, pela Ferrari. O piloto assinou um contrato de três anos que o liga à famosa marca italiana. O antigo campeão do mundo de Fórmula 1, actualmente na Renault, vai substituir, assim, o finlandês Kimi Raikkonen. Prevê-se, portanto, que o próximo ano chegue em beleza... e com muitos momentos em alta velocidade!


novidades {Textos: Bruna Pereira e Cátia Felício} TÉNIS QUE TE DÃO MÚSICA

Chegaram os ténis milagre que, além de aguentarem o teu cheiro a queijo e esconderem as tuas terroríficas unhas dos pés, ainda te dão música por isso! A drive de CD, as colunas e todos os botões (play, stop, forward e back) estão embebidos no próprio calçado. Agora é uma questão de não te deixares assaltar… Para não chegares descalço a casa!

COM MAIS REDE QUE O HOMEM ARANHA Não, não se trata de um disfarce de pescador nem de uma máscara do Homem Aranha para o próximo Carnaval. O que te vai dar rede é, afinal, uma t-shirt que inclui um receptor de Wi-Fi capaz de indicar a força de sinal desde 802.11b a 802.11g. Agora não vais precisar de abrir mais o teu portátil para tentar encontrar sinais de ligações à internet nas proximidades, pois esta Wi-Fi tshirt, além de ter um design cool, capta todos os sinais de rede onde quer que estejas, através de barras electroluminosas que ficam na parte da frente da t-shirt e que mudam dinamicamente, conforme a força dos sinais no local.

PULGAS, SORRIAM, PORQUE ESTÃO A SER FILMADAS!

Com esta mini câmara digital, recarregável através de USB, nunca mais vais ter de perguntar ao teu Bobi onde é que ele andou o dia todo… Este gadget, que te vai ajudar a espiar o dia-a dia da tua mascote, prende-se facilmente à coleira do animal e é capaz de tirar até 40 fotos para documentar as suas travessuras! A câmara possui um modo automático que pode ser configurado para tirar fotos entre 1,5 e 15 minutos de intervalo. Depois, só tens de ligar a câmara ao PC ou Mac e comprar pipocas… Porque surpresas podem acontecer – sobretudo se o teu animalzinho de estimação for dado a visitas surpresa na casa dos vizinhos!

SAI UMA MEIA DE LEITE… DO PC! Chama-se Beanzawave, é alimentado através de USB e é o forno/microondas mais pequeno do mundo. Criado pela empresa Heinz (sim, a do ketchup), este pequeno gadget portátil é a solução ideal para as tuas noites de Inverno. Acabaramse os pés frios ao ires buscar um chá, um café ou um leitinho com mel nos dias de gripe! O Beanzawave vai aquecer tudo e todas as tuas madrugadas de entrega de trabalhos…

42 FORUM ESTUDANTE NOVEMBRO’09

www.forum.pt

PRESS

SAPATILHAS REVELAM O ARTISTA QUE HÁ EM TI

Sabias que podes criar o teu próprio estilo e deixar a tua marca no que calças? A SportStyle criou um conjunto muito divertido e original, que te permite personalizar as tuas sapatilhas! A empresa portuguesa decidiu criar sapatilhas que são vendidas com um estojo de marcadores, para poderes personalizá-las ao teu gosto. O objectivo é divertires-te, usares a imaginação e pintares os teus ténis sem limites. Agora, a tua mãe já não se vai poder queixar que andaste a riscar a roupa, porque é mesmo esta a última tendência. Se ela não acreditar, mostra-lhe a FORUM!


{Texto: Manuel Machado}

jogos

Começou oficialmente a nova temporada Já está à venda o intitulado de “melhor simulador de futebol de sempre”. É Pro Evolution Soccer 2010 que chegou às lojas no passado dia 22 para a PS3, Xbox 360 e PSP. Depois de experimentar o jogo só se pode salientar os gráficos melhorados, agora mais nítidos, as variadas novas opções estratégicas e o regresso às origens da série sendo o jogo agora mais fluído e táctico, de salientar a adição de comentários em português pelo jogador João Vieira Pinto, que nos descreveu a experiência de fazer os comentários aos jogos como “um prazer” e “um orgulho”, e de Pedro Sousa, o prestigiado jornalista da SportTV e Rádio Renascença.

Novo WiiFit

É Wii Fit Plus, novos mini-jogos, novas adições, novas formas divertidas de fazeres exercício. São mais de 50 novos exercícios e novas adições como o facto de até podermos pesar o nosso cão existem neste videojogo. Diversão é garantida. Preparado para perderes calorias para as poderes ganhar no Natal? Disponível para a Wii.

DA TERRA SANTA A VENEZA E AO RENASCIMENTO

Se gostas de velocidade... …Então o teu videojogo é Need for Speed Shift. Das mãos da Electronic Arts, a série Need for Speed tem vindo a conseguir-se reinventar e demonstrar a pouco e pouco cada vez mais qualidade. Neste último título da série, a EAGames deslumbra-nos com fantásticos gráficos e um óptimo realismo. Já disponível para PS3 e Xbox 360.

É já este mês que voltam os mistérios de uma das mais antigas sociedades secretas que tenta salvar o mundo do caos. Ezio de Firenze é o protagonista deste novo Assassin’s Creed, que irá largar a época das cruzadas e nos mostrará uma Itália a renascer os ideais clássicos. Inúmeras novas opções de jogo estão previstas, a sensação de repetição sentida pelos fãs no primeiro Assassin’s Creed é prometida como resolvida e apenas podemos ansiar por este videojogo já possível candidato a videojogo do ano se continuar com a qualidade do seu predecessor. Assassin’s Creed 2 será lançado para Xbox 360 e PS3 no dia 20 deste mês.

www.forum.pt

43 FORUM ESTUDANTE NOVEMBRO’09


liga-te PERFIS

http://forumestudante.hi5.com Número de Amigos: 5630 Comentários ao perfil: 4566 Comentários às fotos: 1395 Recortes: 267 Fives: 502 Estado: queremos animadores forum! Vê o que é e inscreve-te no nosso site!

Perfis do mês

Está a correr bem o novo ano lectivo? O nosso hi5 também já se encontra a trabalhar a 100%, mesmo que em férias tenhamos comunicado como sempre! Espreita então os nossos perfis.

MENSAGENS Hi5

O mês começa logo com bruxas à solta! E à solta andam também os nossos amigos do hi5 sempre a mandar-nos mensagens tão queridas :)

ŘĭĉařďΦ

Muito fixe... a melhor revista que conheci alguma vez... xd continuem assim:)

Sαrukα

Infelizmente este verão não tive oportunidade de ler a Forum por isso vou matar as saudades agora no início do ano lectivo :) Beijinho** pena não haver forum aqui na Bélgica ;)

Vanessa

AH GRANDE FÓRUM! Dou sempre uma espreitadela na revista quando está em cima da secretária de um dos funcionários, e que na volta um deles sempre me diz: "leve, menina. leve!" xD

DanielFerreiraDickPresidente dos DNP

Pinhão

http://aranhAbaltar.hi5.com Sexo: Masculino Aniversário: 22 Fevereiro Número de Amigos: 3580 Comments ao Perfil: 2112 Comments às fotos: 11593 Recortes: 2679 Fives: 289

HI5 5 estrelas..... ESAS é que rula ;D agora já não vou ler a forum ;( Chegou a época de ser caloira e viver o mundo universitário quero agradecer a forum, por tudo o que fez pelos jovens do país e por muitas vezes conseguir colocar nas minhas palavras aquilo que muitos sentem e publicá-las. Obrigado

Marcelo

0paa....a vosSa reviista é a melh0r!! Pa t0d0s 0s g0stos e feitios.... ParabénS e continuem asSim... "Forum estudante", a melh0r revistas d0s j0vens! =)

AdrianaFerreira' dos EHM

Esta Revista sim, vale a pena ;D Continuem com o vosso óptimo trabalho ;D Beijinho

Vanessa dos RHB' http://chatinha69.hi5.com Sexo: Feminino Aniversário: 02 de Outubro Número de Amigos: 1347 Comments ao Perfil: 831 Comments às fotos: 935 Recortes: 348 Fives: 0

Photografia nova ') 02DeOutubroDe1992 (...) 44 FORUM ESTUDANTE NOVEMBRO’09

POEMAS

Clarisse Gaspar Escola E B 2,3/ de Mondim de Basto

Patrícia Faria

Tenho foto nova :D, 6 meses a teu lado MELHOR AMIGA :$

Manda as tuas mensagens, cartas, receitas de culinária, desenhos ou poemas para Revista FORUM ESTUDANTE, Remessa Livre nº 25002, 1144 Lisboa CODEX (não precisa de selo) ou para o e-mail rfe@forum.pt. Este espaço é teu. Aproveita-o!!!!

JéssicA

Adoro a Forum!!!! ˆˆ É a melhor revista de sempre!!!!

B'runo S'aniel

-PARABÉNS À FÓRUM, PELOS MOMENTOS DIVERTIDOS QUE ME PROPORCIONAM AO LER CADA UMA E TODAS AS NOTÍCIAS QUE REALMENTE NOS INTERESSAM. Continuem com o EXCELENTE trabalho. Cumps

www.forum.pt

Sobre mim, Bem, não existe muita coisa para dizer. Sou uma rapariga normal. Tenho os meus momentos. Poderia ser uma rapariga especial… Mas não sou… Não quero ser tratada de maneira diferente… Adoro ser como sou! Pois tenho todas a pessoas que mais queria a meu lado. Sim, magoei muita gente… Mas tudo o que fiz foi tentar com que tivessem orgulho de mim… Não resultou… Mas desta vez irá EPCI ser diferente… Porquê? Porque acreditem ou não mudei… Cometi muitos Mesmo quando tudo fica escuro, erros, Mesmo quando a ira fala mais alto, Mas acabou! Mesmo quando a navegar contra a maré Existe um novo Numa horrenda tempestade, “eu” em Existe sempre o sonho e a esperança... desenvolvimento… Agora o que eu E mesmo quando parece já não haver sol, mais quero é, ser Nem luz, nem calor... mais como eu e Mesmo quando pensamos que tudo foi em vão, menos como as Há que lembrar que até um relógio parado outras pessoas Está certo duas vezes por dia... esperam que eu seja. Nada é em vão Chega de estar ao Nada é feito sem paixão dispor… Tudo tem um propósito Chega de noites sem fim… E por mais ruim que se torne o pesadelo, Chega de chorar Irá sempre haver uma luz... Uma salvação... por quem não Uma porta escondida dentro do nosso ser... merece… Basta encontrá-la... Chega de não saber mais de E, finalmente mim… Quando se acha a saída deste sonho horrível, Estou perdida, Há que dizer adeus à tempestade que se fez Já não sei mais de sentir mim… E a maré finalmente estará a nosso favor... Perdi o rasto á realidade… O calor do sol Á minha Afastará todas as nuvens indesejáveis, realidade… E no final o relógio voltará a dar horas, Lentamente vou Minutos... Segundos... descobrindo um novo “eu”! E contará de novo a partir desse instante, Estou a criar um Cada momento de felicidade que nos une... novo mundo, Para que um dia, O meu mundo… Quando voltar mais chuva e trovoada, Não vou tentar Agente se lembre que tudo merece a pena... pintá-lo com cores E que desistir é somente para os fracos... mais brilhantes, Não vou enchê-lo com promessas… Vou apenas tentar descobri-lo dia após dia… Quero acordar e viver um novo momento, E pode-lo guardar para sempre em meu coração.

Sérgio Miguel Rodrigues Reconciliação


liga-te Joana Cruz, 17 anos Escola Secundária do Pinhal Novo

Este jardim da verdade, Um local que gostaria de ter só para mim... Um sítio onde domina a realidade, E onde ninguém a pode apagar... Sonho com um sítio assim, Como aquele Mundo tão puro, Onde a mentira teme em aparecer, Porque a verdade é sempre mais forte... Ao mesmo tempo sinto medo... Medo de tanta verdade... Medo de tanta crueldade... Porque a verdade pode ser a mais correcta, Mas nem sempre é a mais coerente... Penso, E chego à conclusão, Que se calhar esse jardim não é real, Porque não existe um Mundo só de verdade, Quando existe a ilusão de ele não existir... Joana: Olá!... Gosto muito da vossa revista. Acho o vosso trabalho admirável e muito útil. Espero que continuem com esse empenho que sempre mostraram e que continuem com muito sucesso! Beijinhos! RFE: Obrigada Joana! O nosso empenho ganha sempre força com o vosso apoio. Beijinhos.

Marlene Ribeiro Criança… dona do mundo! Dona da fantasia… Dona da alegria… Dona dos olhos brilhante Dona dos sorrisos verdadeiros Quem me dera ser criança…

Estou a conhecer o mundo, cheguei apenas agora… Não sei as regras… Não encontro a verdade… Não ouso os sorrisos… Isto é tudo muito estranho…

Ando pelas ruas a vaguear à procura das cores… Não as vejo… As ruas estão somente repletas de adultos… Porque andam de cabeça para baixo? Não percebo… Porque não brincam? Definitivamente, adulta não quero ser! Marlene: Olá! Parabéns pela revista, gosto bastante de a ler e, na minha opinião, é muito bem estruturada. Estou a mandar um email pois adoro escrever, mas guardo tudo o que escrevo para mim. Contudo, hoje resolvi mandar-vos um dos meus poemas. Espero que gostem. RFE: Ainda bem que resolveste partilhar, sentimo-nos muito lisonjeados. Nunca te esqueças de como é ser criança!

ESTUDAR NO ESTRANGEIRO

A MultiWay oferece uma grande variedade de Cursos e Programas noutros países Um ano lectivo no estrangeiro para jovens no ensino secundário; Cursos de línguas nos países onde são faladas, para todas as idades; u Colocação em Universidades nos Estados Unidos da América; u Cursos de Gestão Hoteleira na Suíça; u Cursos de Design, Artes Visuais, Comunicação e Moda em Itália e Espanha; u Cursos de Cinema, Música, Artes Performativas e muitos outros.

u u

O MUNDO É A NOSSA ESCOLA Visita o novo site da MultiWay www.multiway.org

Avenida dos Estados Unidos da América, 100 -13º Fte. 1700-179 Lisboa Tel: 218132535 | Fax: 218154688 e-mail: multiway@multiway.org


horos copos

NOVEMBRO

Hoje saí mais cedo da FORUM só para rever o “Eduardo mãos de tesoura”, um filme que recomendo a todos os que já estiveram às portas da morte devido a uma castanha mal descascada. Para os que não conseguirem reproduzir a técnica da tesourada na bela da castanha, sugiro pipocas: são mais inofensivas e também fazem “pum!”. Depois deste sábio conselho, já sabes, o mínimo que podes fazer por mim é não te esqueceres de que o Professor Esótanga é o tal que faz previsões com que ninguém se zanga!!

SAGITÁRIO (22/11 A 21/12)

Esse movimento de ancas à Shakira não é para todos, caro amigo…. Pelo menos não é para aqueles que, como tu, desconhecem a palavra “SOPA” e multiplicam várias vezes por dia o número de coisas com chocolate ingeridas.

CAPRICÓRNIO (22/12 A 19/01)

Jovens mascadores de pastilha elástica, pela penúltima vez: a parte de baixo das mesas da sala de aula não serve para fazer bonequinhos às cores. Não é Tetris nem plasticina… Estamos a falar de pedaços de uma coisa que tem cuspo e onde possivelmente mexem várias mãos por dia. Atenção à Gripe A!

AQUÁRIO (20/01 A 18/02)

ESCORPIÃO (23/10 a 21/11) Se fizesses tanta ginástica às pernas como fazes aos dedos eras o mais fitness da turma. Cuidados redobrados às vistinhas, sim? Antes que seja preciso uma lupa para conseguires ver onde é que se escreve a password do MSN.

A inveja é uma coisa muito feia… Mas não tão feia como tu. Ou passas a ter mais tento na língua, ou o teu grupo de amigos vais preferir ser amigo do Darth Vader ou do Duende verde do Homem Aranha.

PROFESSOR ESÓTANGA ENGASGOU-SE COM UMA CASTANHA ASSADA E VAI PASSAR A FAZER MAGUSTOS COM PIPOCAS.

PEIXES (19/02 A 20/03)

Já tentei várias vezes aqui na minha bola e nada. Este mês não tenho previsões para ti, o que noutras palavras significa que este mês vais ficar a nadar em águas de bacalhau.

CARNEIRO (21/03 A 20/04)

2 9

Carneirinhos queridos, toca a mexer! Levar o cãozinho à rua, ajudar velhotas com as compras de supermercado, distribuir revistas FORUM na escola… Qualquer coisa que não vos faça parecer um selo automóvel colado ao vidro desde 2001, pode ser?

TOURO (21/04 A 20/05)

Este mês vais receber mais prendas do que no dia do teu aniversário… Mas atenção ao que metes à boca! Cabelos, moscas, moedas de um cêntimo ou até mesmo combinações secretas de boletins do Euromilhões – tudo pode surgir de entre uma tua qualquer refeição.

GÉMEOS (21/05 A 20/06)

Atenção aos valores materiais: em Educação Física nunca deixes o dinheiro e o teu amuleto da boa sorte embrulhados nas meias, porque os ladrões não têm medo do chulé, lamento desiludir-te.

CARANGUEJO (21/06 A 22/07)

Farto de seres o bobo da corte dos intervalos? A minha dica é: escolhe a roupa que vais usar no dia seguinte – apenas e só – quando já tiveres os olhos totalmente abertos… Ires vestido à bandeira da República Dominicana não é lá muito fashion.

46 FORUM ESTUDANTE NOVEMBRO’09

www.forum.pt

LEÃO (21/7 A 22/08)

O teu manjerico murchou finalmente e não sabes porquê? Não, não foi por morte natural, foi antes devido ao teu mau hálito. Se não queres ser causador da desflorestação completa de Portugal continental no próximo ano lectivo, era boa ideia comprares uma pasta dentífrica já.

VIRGEM (23/08 A 22/09)

Não ouves o despertador de manhã? Não ouves o professor a pedir TPC? Larga o MP3 e passa a andar com um funil enfiado no ouvido, a ver se começas a ter melhor percepção dos sons que te envolvem, sim?

BALANÇA (23/09 a 22/10)

Algo me diz que este mês apenas vão balançar os teus piolhos. Por isso, tenta eliminar todos os seres que moram no teu cabelo (excepto os ganchinhos Hello Kitty) … Nem que seja à marretada.


Tu que estás chateado e aborrecido e procuras uma luz que ilumine o teu sentido de humor, uma gargalhada que te encha a alma... Ri-te! Ah, e não te esqueças, se tiveres uma boa piada ou foto, envia-nos para rfe@forum.pt

liga-te

E tu?

SORRIR

Antigamente é que os bichanos bebiam leitinho...

Descobre as diferenças Alôôôôôôôôôôôôôôô!!!

Mais um! - Sensacional! Vinte e oito pessoas enganadas numa cidade. Sensacional! Um homem ficou curioso em saber o que era e comprou um jornal. O jornal estava em branco e o ardina apregoava agora: Sensacional! Vinte e nove pessoas enganadas numa cidade. Sensacional!

Duh! O freguês, à empregada: Quero comprar um presente para a minha namorada, mas não sei o que hei-de comprar. - Tenho umas lindas meias de nylon. Quer vê-las? - Sim, claro... Mas primeiro vamos tratar do presente...

Poupadinho A filha ao contar ao pai que tinha um namorado, ele começa logo a perguntar: Ao menos é um rapaz poupado? - É papá, olha ainda na semana passada quando lá fui a casa e os pais dele não estavam, a primeira coisa que ele fez foi apagar a luz!

VÃO DOIS BALÕES A ATRAVESSAR O DESERTO. DIZ UM PARA O OUTRO: - CUIDADO COM OS CACTOSHHH... Azar... No futebol, um indivíduo repete: - Um campo, 80000 espectadores, 22 jogadores, 1 arbitro, 2 juizes de linha! - Um campo, 80000 espectadores, 22 jogadores, 1 arbitro, 2 juizes de linha! - Um campo, 80000 espectadores, 22 jogadores, 1 arbitro, 2 juizes de linha! Chateado com a lengalenga, um parceiro interpela-o: Oiça lá, cale-se com isso. Porque é que está sempre a repetir a mesma coisa? - Um campo, 80000 espectadores, 22 jogadores, 1 arbitro, 2 juizes de linha e o sacana do pássaro foi logo cagar em cima de mim!!!

Oops Um cowboy deixa o saloon depois de uns bons tragos, e na hora de montar no cavalo descobre que o animal está com os testículos pintados de verde. Furioso, dá meia volta sobre as botas de bico fino, invade o bar e desafia, aos gritos: - Quem foi o imbecil que fez aquilo com ao meu cavalo? Lá ao fundo, levanta-se um homenzarrão com quase dois metros de altura, barba de uma semana por fazer, dois revolveres na cintura, e berra a plenos pulmões: - Fui eu! Porquê, algum problema? Não há problema nenhum! Só vim avisar que a primeira demão já secou.

Acidentes bizarros

O NOSSO OBJECTIVO É MANTER ESTA CASA-DE-BANHO LIMPA HOMENS A vossa pontaria vai ajudar. Aproximem-se. É mais pequena do que vocês julgam. SENHORAS Por favor permaneçam sentadas durante toda a operação

MacGyver! O nosso MacGyver numa das suas missões é por erro colocado num deserto em vez do local onde deveria executar a sua missão. Com apenas uma laranja e um capacete em seu poder, MacGyver começa a olhar pra a laranja e pensa "Ora a laranja tem sumo" e então decide tirar o sumo da laranja. De seguida pensa "o sumo tem vitaminas" e tira as vitaminas do sumo... Logo depois separa minas da palavra vitaminas e fica com minas em seu poder. Depois usa as minas na areia e provoca um terramoto. Então tira a terra do terramoto, fica com a moto, põe o capacete e é vê-lo ir pelo deserto fora...

Engano Uma senhora ao telefone: - Está, de onde fala? - É da sapataria! - Ó desculpe, enganei-me no número! Não se preocupe! Passe por cá logo que nós trocamos!

Vídeo do mês

DJ Chuchas a pôr um som! www.youtube.com/forumestudante

www.forum.pt

47 FORUM ESTUDANTE NOVEMBRO’09



#217 Revista Forum Estudante - Novembro 2009