Page 1

Nº 207 • Mensal • Janeiro 2009 • Preço de Assinatura: 12 edições = 4,99€ (IVA incluído)

JANEIRO’09

FORUM ESTUDANTE a revista em que és tudo!

PONTOS NEGROS de bonzinhos a bonzões

Nuno Lopes

Rei em palco

APRENDE MÚSICA e melhora as notas

GOVERNO FORUM passa na “Prova Oral”!!!

Espreita o teu futuro profissional para 2009!


índice

tema de capa

14

Varia entre cinema, teatro e televisão e já ganhou prémios em Portugal e no estrangeiro. Faz-nos chorar da mesma forma que nos faz rir e de momento manda toda a gente trabalhar! Já sabes quem é? Nuno Lopes!

FORUM ESTUDANTE ADMINISTRAÇÃO Francisca Assis Teixeira

DIRECÇÃO Rogélia Candeias

DIRECÇÃO DE FOTOGRAFIA Gonçalo Gil (goncalo.gil@forum.pt) FOTOGRAFIA: Ricardo Bento

DIRECÇÃO DE IMAGEM Miguel Rocha (miguel.rocha@forum.pt) ILUSTRAÇÃO: Alexandre Soares

REDACÇÃO

RFE 207 › JANEIRO DE 2009 › http://www.forum.pt › e-mail: rfe@forum.pt

Bruna Pereira, Cátia Felício, Renata Lobo

DEPARTAMENTO DE COMUNICAÇÃO Teresa Ramos Telefone: 21 885 47 52 (teresa.ramos@forum.pt)

NEW MEDIA André Rebelo

DEPARTAMENTO DE PROJECTOS ESPECIAIS Ana Mestre Telefone: 21 885 47 71 (ana.mestre@forum.pt) Bernardo Coelho Telefone: 21 885 47 71 (bernardo.coelho@forum.pt)

Perguntas Tu P06 Direito de voto aos 16 anos? Qual o papel das associações de estudantes? Estes e outros temas foram abordados na entrevista ao presidente da Comissão Nacional de Eleições!

Queres ler a FORUM ao longo do ano? Procura-nos na tua escola!

PREÇO DE ASSINATURA: 4.99€

DEPARTAMENTO DE PUBLICIDADE DIRECÇÃO Paulo Fortunato Telefone: 21 885 47 37 (paulo.fortunato@forum.pt) Duarte Fortunato Telefone: 21 885 47 32 (duarte.fortunato@forum.pt) PRÉ-IMPRESSÃO E IMPRESSÃO GRÁFILIS/ LISGRÁFICA - Casal de Stª Leopoldina Queluz de Baixo

Tiragem: 70.000 ex. A FORUM ESTUDANTE É MEMBRO

Desafios P17 Nacionalizar a Soraia Chaves - eis uma das medidas anti-crise discutidas pelo nosso actual Governo FORUM na “Prova Oral” do Fernando Alvim!

Pancadas P18 Revista FORUM ESTUDANTE Revista de Cursos, Escolas e Profissões Propriedade e Edição de: PRESS FORUM - Comunicação Social,S.A. Capital Social: 299.400,00¤ NIF: 502 981 512 Periodicidade Mensal Depósito Legal n.º 510787/91 Registo ICS n.º 114179 SEDE Tv. das Pedras Negras, nº 1 - 4º — 1100-404 Lisboa Tel.: 21 885 47 30 — Fax: 21 887 76 66

DIRECÇÃO GERAL Rogélia Candeias DIRECÇÃO ADJUNTA Gonçalo Gil ADMINISTRAÇÃO Roberto Carneiro - PRESIDENTE Francisca Assis Teixeira Rogélia Candeias

Quando adquirires poderes sobrenaturais para decifrar a chave do Euromilhões, é bom que tenhas à mão o manual do excêntrico da FORUM!!

Saberes P20 Descobre por que é que aprender Música pode influenciar o desenvolvimento do raciocínio matemático.

Espaço ANQ P24 2009 é o ano em que se celebram os 20 anos do ensino profissional em Portugal… E o ano em que o teu futuro pode mudar, descobre como!

Música P30 Os Pontos Negros estão aí e revelam-se num rock adolescente com sabor a anos 70!

Estreias P29

Novidades P34

“Flashpoint” estreia em Portugal pelo canal Fox. Faz pontaria a esta nova série que está aí pronta a surpreender-te.

Toca bateria na tua t-shirt, fala com o despertador, faz torradas no computador, usa limões em vez de pilhas...

Desporto P33

Horos COPOS P39

Anda conhecer o trenó super-sónico de uma das mais emocionantes modalidades dos Jogos Olímpicos de Inverno: Bobsleigh! É a loucura!

O Professor Esótanga alerta: Janeiro é um bom mês para dormir abraçado ao mealheiro e atropelar o carteiro!

www.forum.pt


passatempos

Nota: Está garantido o seguro do respectivo avião, que em princípio será um Land Africa. A FORUM Estudante não se responsabiliza pelas viagens até à zona de Sintra, onde será realizado o voo.

BRM

SAMSUNG

Baptismo de voo

Sê digitall !

Já te imaginaste a voar num avião ultraleve? Uh Uhhhh!!! Então põe os pés na terra por cinco minutos e toma nota! A BRM, uma empresa portuguesa que constrói aviões, ofereceu à FORUM ESTUDANTE a oportunidade de tornar real o sonho de alguns leitores. 3,2,1... Preparado(a) para descolar neste desafio? Aqui vai: Imagina que és dono de um avião e tens como missão sobrevoar a tua escola para distribuir “algo”. Nós queremos saber o que lançarias do ar, a partir do teu avião, para a tua escola e porquê. Envia a resposta para passatempos@forum.pt com o assunto “BRM”. Os autores dos sete textos mais originais ganham um baptismo de voo num avião ultraleve da BRM, numa data a combinar entre Fevereiro e Março.

Ao enviares a tua participação para os passatempos por e-mail, tens de nos enviar sempre o teu nome, morada completa e número de telefone, caso contrário... a tua resposta não será considerada!!! Os passatempos desta edição decorrem apenas durante o mês de Janeiro. Só serão atribuídos prémios a residentes em Portugal e apenas um prémio por pessoa e por morada. Os vencedores residentes na área da Grande Lisboa terão de levantar o prémio nas nossas instalações: Tv. das Pedras Negras, nº1, 4º. 1100-404 Lisboa (na Baixa). Aos restantes, o prémio será enviado por correio. Após notificação aos vencedores, estes têm um prazo de 30 dias para reclamar o respectivo prémio. Custo do SMS 1 euro, IVA incluído.

OS PREMIADOS SERÃO ANUNCIADOS EM WWW.FORUM.PT

A Samsung tem produtos feitos mesmo para ti! Para filmares as tuas figuras, fotografares as melhores poses com os teus amigos ou ouvir as tuas bandas preferidas. E como sempre, a tua revista dá-te a oportunidade de te habilitares a ganhar tudo do melhor: › uma câmara de vídeo VP MX20, com ligação directa ao YouTube! › uma câmara fotográfica i8 que incorpora mp3, faz vídeos e lê textos › um leitor de MP3 U4 com ligação USB. Para tal, basta enviares um sms para o número 3939 com o código SAMSUNG. Na 50ª mensagem ganhas o leitor de MP3, na 150ª mensagem ganhas a câmara fotográfica e na 250ª mensagem damos-te a câmara de vídeo. Despacha-te antes que esgotem e começa já a fazer a diferença com imagens de qualidade e um som altamente!

NOTA: as cores dos prémios podem não corresponder às das imagens apresentadas ERRATA: Em Novembro escrevemos Sketcher e Skecher, quando o nome da marca é SKECHERS.

FESTIVAL DO SECUNDÁRIO

MOTOGP’08

Tu conduzes!

És festivaleiro? O Festival do Secundário está de volta a Gouveia. Pois é! Mais um ano de desbunda, convívio e muitas actividades radicais. Podes participar em workshops, rappel, escalada, mergulho e muito mais. Tudo entre 5 a 9 de Abril. Se ainda não compraste o teu bilhete, a FORUM ESTUDANTE dá-te a oportunidade de entrares à borla. Só tens de escrever uma frase com as palavras Festival Secundário e FORUM ESTUDANTE e enviar para passatempos@forum.pt com o assunto “Festival Secundário” para ganhar um dos 15 bilhetes que temos. As mais divertidas garantem umas mini-férias em Gouveia. 4 FORUM ESTUDANTE JANEIRO’09

www.forum.pt

Finalmente podes competir com a tua personagem contra os melhores pilotos do mundo. Com o MotoGP 08 podes realizar o teu sonho e conduzir a moto dos teus sonhos. Virtualmente, claro! Aproveita esta oportunidade que a FORUM ESTUDANTE te oferece e habilita-te a ganhar um dos 5 jogos para a PS3 que temos para oferecer. Acelera e sê o mais rápido a enviar sms para o 3939 com o código MOTOGP. De 50 em 50 sms sai um jogo!


{PUBLIREPORTAGEM}

MultiWay

TESTEMUNHOS DE ESTUDANTES Ao estudar na SHMS aprendi imenso sobre os aspectos práticos da Gestão Hoteleira. E com os estágios consegui pôr em prática esses conhecimentos…e, claro, ganhar ao mesmo tempo uma valiosa experiência. Mas mais do que qualquer outra coisa foi uma experiência FANTÁSTICA. Virginia – Itália Como parte da SHMS fiz dois estágios com a cadeia Hilton em Zurique e Genebra. Foi uma experiência fabulosa que me permitiu perceber como a indústria hoteleira funciona e adquirir uma série de conhecimentos e capacidades… tudo isto me vai ser tremendamente benéfico no futuro. Rahul – Índia

GESTÃO HOTELEIRA NA SUÍÇA

UM CURSO COM FUTURO Todos os dias vemos empresas grandes e pequenas a fecharem, no entanto os hotéis continuam a aparecer, como cogumelos, por todo o lado. Está provado que o Turismo e a Hotelaria são a actividade com mais futuro no mundo inteiro e aquela que pode assegurar maior nível de empregabilidade. Para quem gostar de viajar, de contactar com pessoas de todas as nacionalidades e de um trabalho que não seja de rotina, esta é a carreira indicada. E fazer um curso de Gestão Hoteleira onde, senão na Suíça? A reputação da Suíça como pátria da hotelaria começou há mais de cem anos, com a construção dos primeiros hotéis. Essa reputação dura até hoje e tem como símbolo o “Caux-Palace”, a mais fantástica escola de hotelaria do mundo! Estudar hotelaria numa escola para quê? Para aprender hotelaria há que estar num verdadeiro hotel. E que tal um hotel em que os clientes são os próprios alunos? Na montanha sobranceira ao Lago Leman fica o soberbo Caux-Palace, um antigo hotel de luxo onde Rockefeller, Charlie Chaplin e Scott Fitzgerald costumavam passar férias. Hoje em dia o Caux-Palace é a sede da conhecida escola suíça de gestão hoteleira SHMS. Para além desta escola, o Swiss Education Group ainda tem mais cinco hotéis-escola situados em Leysin, em Montreux e em Neuchatel. Destes, as escolas da Swiss Hotel

Management School são as mais procuradas por estudantes portugueses. A SHMS é a maior escola de Gestão Hoteleira da Suíça com cursos em Inglês e a sua reputação mundial atrai estudantes de mais de sessenta países e de todos os continentes.

Durante três dias tem alojamento e alimentação por conta do grupo, que o leva a visitar todas as escolas e lhe permite ver como funcionam os cursos ao mesmo tempo que troca impressões com os professores ou com outros alunos. Os cursos destas escolas começam todos os anos na primeira semana de Setembro e na primeira semana de Fevereiro.

FOUNDATION COURSE

O curso é muito intensivo e virado para a aprendizagem prática. Os estudantes podem obter vários diplomas de gestão hoteleira da Suíça e ainda diplomas dos Estados Unidos e do Reino Unido. Cada ano lectivo dura apenas cinco meses, e os dois primeiros são intercalados por estágios remunerados em hotéis de todo o mundo.

Há ainda mais uma vantagem proporcionada por estas escolas. Sendo uma escola internacional com ensino em Inglês, o domínio dessa língua é essencial para poder ser aceite. Os estudantes que não passarem num teste preliminar, mas queiram ingressar na escola podem frequentar um curso de Inglês a preço altamente bonificado, que é designado por Foundation Course.

COMO OBTER MAIS INFORMAÇÕES?

OPEN HOUSE

O SEG e a SHMS são representados em Portugal pela MultiWay. Para obter mais informações aqui vão os contactos:

As Open House permite a qualquer jovem que está interessado em seguir uma carreira na hotelaria verificar no próprio local se é mesmo essa a carreira que quer seguir. Na Open House o estudante interessado pode ir até á Suíça, sozinho ou acompanhado dos pais, e só paga a viagem.

Avenida dos Estados Unidos da América, 100 -13º Fte. 1700-179 Lisboa Tel: 218132535 | Fax: 218154688 e-mail: multiway@multiway.org web: www.multiway.org

MULTIWAY

Decidi tirar a licenciatura na SHMS porque cheguei à conclusão que os conhecimentos e qualificações que ía ganhar me iriam tornar muito mais atraente para futuros empregos. O BA (licenciatura) dá trabalho, é um desafio, mas vale a pena. Catalina – Colômbia SHMS tem uma grande reputação há indústria hoteleira, mas é também a nossa casa enquanto estamos aqui a estudar. Sei por experiência própria, mas também por falar com os meus colegas, que os estudantes da SHMS são respeitados e procurados em muitos países. Marta – Portugal Aqui em Langwaki (Malásia) a nossa experiência tem sido simplesmente espantosa. Desde o princípio que tudo tem sido perfeito… Markus e Kelly - Portugal


perguntas tu Dados biográficos do Juiz Conselheiro João Carlos Barros Caldeira › Nasceu em 1943, em Viseu › Presidente da Comissão Nacional de Eleições desde 05-06-2006 Cargos anteriores: › Delegado do Procurador da República nos Tribunais Judiciais das comarcas de Arouca, S. João da Pesqueira e Pombal › Juiz de Direito nos Tribunais Judiciais das comarcas de Reguengos de Monsaraz, Redondo, Sertã e Oleiros › Juiz Presidente dos círculos judiciais de Castelo Branco e Sintra

“É a partir dos estudantes que se começam a constituir as elites do país” › Inspector Judicial e Director de Estágios da Magistratura Judicial do Centro de Estudos Judiciários › Juiz Desembargador da Relação de Lisboa › Nomeado Juiz Conselheiro do Supremo Tribunal de Justiça em 22-06-2001

João de Barros Caldeira

A política não é chata! {João de Barros Caldeira, presidente da Comissão Nacional de Eleições, entrevistado pelos nossos leitores Filipe Ramalho e Ricardo Baptista, com coordenação de Renata Lobo} {Fotos: Ricardo Bento} Os estudantes vivem na rua, pintam cartazes, organizam-se através das Associações de Estudantes e fazem-se ouvir por todo o país. Mas, para muitos, a política continua a ser o 'bicho-papão', não se apercebendo que acabaram de executar um acto político! A FORUM esteve atenta e o Filipe Ramalho e o Ricardo Baptista, da Escola Secundária de Miraflores, não hesitaram em ir falar sobre política com o presidente da Comissão Nacional de Eleições, o Juiz Conselheiro João de Barros Caldeira. Ricardo Baptista (RB): Quais as principais responsabilidades do seu cargo e maiores dificuldades no desempenho do seu papel? Presidente da Comissão Nacional de Eleições (PCNE): Ao nível do plenário tenho voto de desempate, enquanto que, ao nível administrativo, o presidente tem poder de decisão. A CNE é um órgão independente em relação aos poderes do Estado. Daí que eleitoralmente para a CNE os partidos políticos, os órgãos de comunicação social ou as pessoas singulares têm um tratamento idêntico. Tem de haver um órgão que, sob o ponto de vista eleitoral, esteja distanciado dos outros. É por esse motivo que estou aqui, porque sou Juiz. O Conselho Superior da Magistratura é que me indicou e a nomeação é da Assembleia da República. Isto porque a Assembleia é o órgão representativo do povo português.

porque os cadernos eleitorais estão excessivamente preenchidos, por falta de depuração atempada.

“A política é a vida em sociedade” Filipe Ramalho (FR): Estão a surgir mais partidos políticos. Esses novos partidos podem ajudar a motivar as pessoas a irem votar? Podem vir a ter sucesso? PCNE: Para terem sucesso, é preciso aparecerem em força, com um ideário seguro. Porque se aparecerem sem um ideário largo que abarque desde logo um largo espectro de eleitores, a tendência é para emagrecerem. É preciso estudar primeiro os interesses da população e ver as

RB: Pensa que Portugal despreza o direito ao voto, mesmo sendo um país que tanto lutou contra a ditadura e a privação deste direito? PCNE: Temos 34 anos de democracia. Até agora fomos conquistando posições a nível eleitoral. As dificuldades têm sido algumas, mas já estamos articulados ao nível das eleições. Porque, sucessivamente, temos feito muitas eleições, fomos sedimentando conhecimentos e o povo foi adquirindo experiência de votação. O que não quer dizer que não haja abstenção demasiada, às vezes 6 FORUM ESTUDANTE JANEIRO’09

www.forum.pt

necessidades que ela tem. Se aqueles partidos estão suficientemente seguros daquilo que propõem, se a sua proposta é bem recebida pela sociedade terão sucesso. É preciso que antes de iniciarem a actividade política tenham um substrato sedimentado e sejam movimentos fortes. FR: Há muitos jovens que se afastam da vida política. O que é que podemos fazer para que isso não aconteça ou não aconteça com tanta incidência? PCNE: É preciso encontrar jovens interessados que motivem outros. É preciso que a capacidade de liderança de alguns seja consequente em relação aos outros. Daí que um jovem que viva em Bragança, na Covilhã ou na Guarda tenha muito mais dificuldades na apreensão de ideais políticos do que um jovem que viva em Lisboa. Tem de fazer o dobro do esforço para atingir tais objectivos. FR: Acha que os jovens não se sentem motivados? PCNE: É preciso que os jovens sejam incentivados. A educação não é um problema só dos estudantes. A mesma começa na família e na escola, mas tudo se reconduz à capacidade de governação dos órgãos soberanos que nos regem... Se os jovens não estão alertados, a iniciativa da FORUM ESTUDANTE* é relevante. O que interessa é que tenham uma visão global da vida política nacional. Interessa perceber


perguntas tu OS NOSSOS REPORTERES

Filipe Ramalho

Ricardo Baptista

Aos 16 anos já planeou o seu futuro: quer ser gestor! Elemento da Associação de Estudantes da Escola Secundária de Miraflores (Lisboa) frequenta o 10º ano do Agrupamento de Economia. E quanto à entrevista... “Eu fui completamente em branco, nunca tinha experimentado nada do género e... adorei! O tema motiva-me um bocado e quanto à experiência não estava nada à espera!”

qual o ideário mais consequente para que os cidadãos possam viver em bem estar. Em todo o caso só estando de boa fé se podem atingir fins políticos consequentes. A boa fé deve reger sempre os actos, quer quando se faz política, como quando se estuda no sentido da valorização pessoal. Procedendo deste modo sempre irão aparecer alguns líderes que regerão a sua actuação em benefício da sociedade que os elegeu.

“Os líderes não se formam porque sim, formam-se porque o são!” FE: Hoje em dia há ideia que as Associações de Estudantes (AE) do ensino secundário se formam só para fazer as festas de finalistas... PCNE: O que é preciso é acabar com essa ideia. Sem deixarem de fazer as festas, que também são importantes, têm de começar a pensar em mais alguma coisa. Acrescentar e não diminuir é o que se impõe. A capacidade de liderança está na capacidade de acrescentar e melhorar! É assim que nascem os projectos políticos da vida societária. RB: E uma AE é um dos primeiros actos políticos oficiais que um cidadão pode exercer... PCNE: Na escola ensina-se, aprende-se, mas vive-se em comunidade. A vivência escolar inclui tudo isto. Assim, os bons valores na escola decorrerão do modo como a assimilação do ensino se fizer. Quem tiver uma boa educação e uma boa cultura baseadas na boa-fé será sempre um bom político, porque terá bons valores e bom carácter. De qualquer maneira, a aprendizagem da cidadania activa deve fazer sempre parte do curriculum da disciplina de Educação Cívica que se pretende implementar nas escolas. Saber viver em sociedade é uma primeira exploração do que é a política. Sem haver Educação Cívica voltada para a participação na cidadania, nunca se sairá de procedimentos individualistas. Portanto, a participação na cidadania, onde se inclui, na altura própria, a participação eleitoral e o objectivo a atingir pelo jovem estudante. FR: E acredita haver uma idade para se iniciar a vida política? PCNE: Tem de haver, porque estas coisas não nascem por si. Primeiro é preciso capacidade de abstracção para se entender o mundo e a vida. Para se absorverem concepções a este nível é preciso tempo. E o tempo é que permite a capacidade de aprendizagem sobre estas matérias. A partir do 10º ano, os alunos começam a ter capacidade de abstracção para fazer a sua vivência ao nível da participação interna. Necessitam para tal de organização. Através da FORUM* é uma maneira não curricular de se organizarem ao nível da educação cívica e da aprendizagem de exercício político.

Também aluno da Escola Secundária de Miraflores e com 16 anos, o Ricardo mudou este ano o rumo dos seus estudos. Trocou as Ciências pelas Humanidades, que agora frequenta no 10º ano. Repensou as suas paixões e quer ser jornalista (sonha escrever para o Jornal de Letras!). É um homem fluente nas palavras escritas, mas parco nas faladas. Quando descreve esta experiência, disse-nos com entusiasmo: “Foi um espectáculo!”

RB: Os jovens têm uma ideia muito conservadora da política, que é uma coisa muito chata... PCNE: Tal acontece porque ainda não estão absorvidos os valores abstractos apreendidos. Quando tais valores estiverem mais concretizados no tempo, vão ter o espírito crítico necessário para verificarem que a política é importante. E não é chata! É uma questão de ser feita com má ou boa fé.

*Referência à iniciativa sub18.gov Governo Forum, organizada pela FORUM ESTUDANTE, e que conta com o apoio da Comissão Nacional de Eleições

“É preciso capacidade de abstracção para se entender o mundo e a vida”

E votar aos 16? O Filipe colocou uma questão que de certeza já passou pela cabeça de muitos de vocês: se aos 16 anos já podemos trabalhar e participar na vida activa, porque é que não temos também direito de voto? O presidente da CNE foi bastante claro no seu ponto de vista, explicando que é mais tarde que se começa a pensar com conhecimento de causa, depois de se ter desenvolvido a capacidade de abstracção. “Os 21 anos já seria demasiado, mas com 18, após o ensino secundário, já estão a ganhar, além da capacidade de abstracção, a capacidade crítica!”, defende.

Quais as principais competências da Comissão Nacional de Eleições? A entrevista decorreu no plenário da CNE, local onde os dez membros da comissão se reúnem todas as terças-feiras, para decidir sobre os problemas que são suscitados pelas diversas entidades que têm contacto com a Comissão, desde partidos políticos a órgãos de comunicação social ou pessoas singulares. “Não quer dizer que nós não tenhamos atenção também às eleições que haja pelo país que não têm a ver com as nacionais, apesar de não termos a competência para tratar

das eleições internas de empresas, sindicatos ou agrupamentos de futebol onde há eleições. Mas nós também temos atenção para elas, porque aí também se exercem actos de cidadania!” Além de promover o esclarecimento dos cidadãos sobre matérias eleitorais, a Comissão tem por competências assegurar-lhes a igualdade de tratamento, bem como a igualdade de oportunidades em matérias eleitorais e referendárias.

www.forum.pt

7 FORUM ESTUDANTE JANEIRO’09


escolas Vê mais escolas em www.forum.pt

REPORTAGEM {Texto e fotos: Renata Lobo e Cátia Felício}

Aprender... cerâmica! Escola Secundária da Maia – Maia (Porto) Sabias que os trabalhos em cerâmica remontam ao ano 24500 a. C.? Primeiro servia para criar peças com utilidade prática, como para armazenar líquidos ou grãos, mas depressa evoluiu para as artes decorativas... e é hoje um dos elementos mais representativos da arquitectura portuguesa! O Clube da Cerâmica de certeza irá ajudar na promoção e sensibilização para uma arte que é tão nossa!

INSCREVE-TE!

QUERES SER MODELO POR 1 DIA?

Projectos escolares

Também tu podes entrar nas nossas produções de moda. a Ana Araújo e o Pedro Lopes, leitores da Revista FORUM ESTUDANTE, adoraram participar. E tu? Vens ou ficas?

Clube de Cerâmica (formado em 2006/2007) Este conjunto de trabalhos, feito por professores e alunos no passado ano lectivo, inclui pinturas em azulejo vidrado (a arte de vidrar existe desde o ano 3000 a.C.! Já foi há um tempinho...).

Se queres ser nosso modelo, envia um e-mail para moda@forum.pt, com os seguintes dados: nome, morada, código postal, telefone, data de nascimento, e-mail, altura, cor do cabelo, cor dos olhos, nº de sapato, nº de calça, nº de camisa, a escola e o ano em que estudas, fotografias (obrigatório).

REPORTAGEM

Todos os projectos da escola encontram-se alinhados no polivalente, não só com informações, mas também com alguns trabalhos elaborados durante o passado ano lectivo! São eles: Projecto Educação Alimentar, Clube de Teatro, Gabinete de Apoio à Sexualidade Juvenil, Clube de Dança, Geoclube, Clube de Matemática, Clube Europeu, Clube Aventura, Jornal da Escola e o Clube de Cerâmica. Ufa!

Encontros imediatos de 3º grau!

Um comando para a AE! Escola Secundária Carolina Michaëlis – Porto O Hélder e o Tomás estão a competir para a presidência da Associação de Estudantes, com as listas W e T respectivamente. O Tomás ficou à conversa com a FORUM… “T de Tua e T de Todos” é o lema da sua lista. No futuro, pretende integrar os Comandos do Exército, mas confessou que só não se alista agora porque acredita que vai ganhar as eleições… e a AE vai tomar muito do seu tempo (dedicado, muito bem!). O ano lectivo passado também integrou a associação, mas não como presidente. “Eu era presidente de uma lista e ganhámos por 200 votos, mas resolvemos juntar-nos à outra lista que também concorreu. Nós tínhamos os votos e eles as ideias (risos)!” Nelson Tiago, Paulo Vaz, Hélder Santos (12ºG) e Tomás Santos (11º E)

8 FORUM ESTUDANTE JANEIRO’09

www.forum.pt


REPORTAGEM

Viva o Parkour!!!

escolas

Escola Secundária Prof. Herculano de Carvalho (Lisboa)

A Forum foi a algumas escolas e esteve a oferecer bilhetes para o Clash. Para tal, os alunos só tinham de simular que praticavam um desporto radical com a nossa revista. Tenta adivinhar o que estão eles a fazer... damos-te umas dicas: três simulam desportos aquáticos e um deles está a fazer um novo desporto urbano...

REPORTAGEM

REPORTAGEM

Liliana Duarte (Design de Produto), Mariana Duarte (Design de Comunicação) e Flávia Venâncio (Design de Comunicação) – 11º Ano

Diário Gráfico Os alunos dos cursos de Design mantêm durante todo um ano um diário. Mas não é um diário qualquer! Os sentimentos e emoções não são expressos em palavras, mas sim em desenhos. “Podemos estar revoltadas e fazer apenas riscos!”, explica a Mariana. Ficam aqui alguns exemplos!

O FUTURO PARA AS ARTES! Escola Secundária Artística Soares dos Reis – Porto A história desta escola já remonta ao ano de 1884 (séc. XIX)! É uma das mais importantes escolas artísticas do país e iniciou este ano lectivo numas novas instalações, onde antigamente funcionava a Escola Secundária Oliveira Martins, entretanto desactivada. Inaugurada a 15 de Setembro, foi praticamente construída de raiz, com modernas oficinas e espaços adequados ao ensino artístico. O investimento rondou os 7,5 milhões de euros, no âmbito do projecto do Governo de modernização das escolas, e vai formar verdadeiros artistas do séc. XXI!

O novo auditório

A FORUM foi falar com alguns alunos, para saber como se estão a adaptar a uma mudança tão radical. Encontramos a Mariana Duarte, a frequentar o 11º ano do curso de Design de Comunicação, que disse de sua justiça: “Perdeu-se um pouco o espírito da antiga escola, que era centenária. Mas ao nível do equipamento, está muito melhor!” Pois está! Bem, o auditório é mesmo “à filme”. Com capacidade para 500 pessoas, quando não está a ser utilizado as cadeiras ficam embutidas na parede! Já a nova biblioteca de dois andares inclui ainda um confortável espaço para visionamento de vídeos. O filme vai é ser a disputa pelas cadeiras!

A biblioteca

Escola Secundária de Valongo (Porto)

Abracadabra!!!

Alunos do Curso Técnico de Turismo, 10º ano. A menina com a t-shirt vermelha da FORUM é a Ana Santos. Há pouco tempo fez um abaixo-assinado e recolheu na escola 208 assinaturas… para fazer as pazes com o namorado. Resultou! (fica aqui a sugestão)

André Castro e David Ribeiro, do 10º LH3, são os mágicos da escola! “A magia pode funcionar de várias maneiras, uma delas é estalar os dedos!”, disse o André na brincadeira. Há mais de um ano que treina todos os dias depois das aulas… em vez de estudar, confessa. Além das cartas, tem em casa mais material ‘mágico’ como argolas e levitações. Passado um tempo chegou o David e os dois fizeram um autêntico show de magia para a FORUM e para os colegas presentes. “Digo abracadabra ou estalo os dedos?”, perguntou André ao David. Estes dois rapazes cheios de talento prometem fazer frente ao próprio Luís de Matos. Só não façam desaparecer a escola!!!


escolas REPORTAGEM Vê mais escolas em www.forum.pt

FORUM RECOMENDA

{Programa} “Viver com Energia”

E tu já sabes fazer Ao longo do ano lectivo 2008/2009, a Fundação de Serralves promove o programa de oficina “Viver com Energia”, destinado a públicos escolares. Vocacionado para a disciplina de Ciências Físico-Químicas, o programa aborda a energia numa vertente prática, recorrendo a trabalho laboratorial e experimental. Durante as três sessões anuais, os alunos complementam os conhecimentos adquiridos na sala de aula através da construção de protótipos. No caso do 12º ano, os alunos realizam uma auditoria energética à escola. As aulas são orientadas por monitores com formação nas áreas da Biologia e Engenharia.

SOPA?

Escola Secundária Filipa de Vilhena, Porto Sabes que é fundamental a preocupação com a saúde física e mental para a tua vida. E acredita que se seguires alguns conselhos básicos até podes melhorar o teu desempenho nas notas! No âmbito do Projecto Educação para a Saúde e com o objectivo de promover uma boa alimentação, no passado Dia Mundial da Alimentação, foi levada a cabo uma Prova de Sopas. É isso mesmo... sopinhas! Em declarações à FORUM, a professora coordenadora do projecto, Fátima Simões, disse que era “interessante ver como a comunidade local se envolveu no projecto”.

Mexer o corpinho!

{Iniciativa} O fascínio do Espaço

Se o teu sonho é uma aventura no Espaço, o Pavilhão do Conhecimento Ciência Viva tem uma iniciativa a pensar em ti. Chama-se “Espaço - a última fronteira”, arrancou em Setembro e mantém-se até 30 de Agosto de 2009. A Terra está rodeada de satélites artificiais, caminhámos na Lua, estamos a construir uma Estação Espacial Internacional e explorámos com sondas e telescópios o Universo. Das telecomunicações aos laboratórios espaciais, da navegação à microgravidade, tens um mundo à tua espera! Sê astronauta por um dia e descobre os desafios que nos reserva a última fronteira. 10 FORUM ESTUDANTE JANEIRO’09

Um adepto da boa alimentação!

Susana Marques, professora de Educação Física e coordenadora do projecto na área do movimento, explica-nos que também têm sido desenvolvidas iniciativas como palestras, convidados e pesquisas. Mas também se divertem com torneios e danças (até um canal de televisão foi filmar uns passinhos!). E o entusiasmo dos alunos foi tal que vão criar um concurso chamado “Dança Connosco”.

REPORTAGEM

Vânia Matoso, Miguel Barros, Sara Almeida, Daniel Machado, Juliana Lopes, Tiago Marinho

www.forum.pt

Manuel Oliveira, 14 anos, integrou este projecto Quando o encontrámos tinha acabado de escolher alguns produtos alimentares e comparado a sua composição. “Consoante os aditivos dos alimentos, escolhi o menos mau. Neste caso foram sumos”, explicou. Curioso pelos programas culinários do famoso Jamie Oliver, relembra quando o cozinheiro decidiu programar refeições para algumas escolas inglesas. “Ele é maluco, mas faz uns pratos excelentes!”.

Ciência Viva! A escola abraçou o projecto “Vilhena Ciência Mais”, onde se desenvolvem actividades laboratoriais, com apoio das TIC, nas áreas da Matemática, Física, Química, Informática, Biologia, Geologia e... Robótica! “O que nos motiva é o envolvimento deles”, diz a professora coordenadora Noémia Maciel, que também levou o projecto a algumas escolas básicas da cidade e pensa ainda dinamizar o Jornal da Ciência na escola. “Vamos tentando criar momentos diferentes”, explicou.

Tudo sob “controlo” Escola Secundária Infante D. Henrique – Porto Antiga Escola Industrial do Infante D. Henrique, sempre funcionou como um estabelecimento de cariz bastante técnico, com oficinas e laboratórios para as mais diversas áreas. Para teres uma ideia, esta escola chegou a instituir cursos para as profissões de serralheiro, carpinteiro, modista, costureira, tintureiro, encadernador, ourives, entre outros. Com a evolução dos tempos abriram cursos nas áreas das artes gráficas, electrotecnia e mecânica! Hoje, a escola ainda possui uma vasta oferta formativa. Os nossos amigos aqui da foto frequentam o 11º ano do Curso Técnico de Controlo de Qualidade. O Daniel e a Juliana venceram o quiz FORUM e ganharam as T-Shirts! Já começam a ‘controlar’, hehehe.


escolas Lígia Martins, Vanessa Santos, Catarina Figueiredo e Patrícia Moreira – 10º ano de Humanidades. Já as tínhamos visto lá fora antes de entrarmos, quando gritaram: FOOOOOOOOORUUM!!! Muito bom.

Exercício Dominó da Respiração.(objectivo: concentração) A cada um coube a tarefa de dizer apenas uma palavra. Sol, mar, pantera, árvore, violoncelo, campa, luzes, quadro, luar, nariz, água, sonhar, loba, medo, paz.

Alimentação para todos! Escola Secundária de Gondomar (Porto) A FORUM visitou esta escola precisamente no Dia da Alimentação. A iniciativa nesta escola para promover uma boa alimentação, e no âmbito do projecto “Promoção e Educação para a Saúde”, passou pela distribuição gratuita de fruta junto ao bar da escola, nos intervalos grandes da manhã e da tarde. E pelo Direito à Alimentação decorreu, de 13 a 17 de Outubro, uma recolha de alimentos no átrio da escola, para as famílias mais carenciadas da comunidade. Um por todos e todos por um!!!!

VAMOS AO TEATRO? Escola Secundária Castelo da Maia (Maia) - Porto Este grupo é orientado pela professora de Português Ana Maria Silva, que agarrou o projecto no passado ano lectivo. “Peguei no grupo de teatro que começou o ano passado, muito devido à pressão da aluna Joana Salomé que há muito o desejava”, explicou. No final do ano, no Sarau da escola que decorreu no Fórum da Maia, apresentaram uma peça de textos originais intitulada “Tudo na Descontra”. A FORUM assistiu a uma aula. Ao entrar é obrigatório tirar os sapatos! Enquanto não começam a trabalhar um texto, é importante ir fazendo alguns exercícios para adquirir as técnicas necessárias a um bom desempenho em palco. E como explicou Ana Maria Silva a primeira tarefa deste ano é a concentração!

Antes de sair, a FORUM pediu-lhes para numa só palavra dizerem porque se juntaram ao grupo de teatro. Experiência, amor, curiosidade, confiança, conhecimentos, prazer, amigos, encontrar-me, fantástico, convívio, representar, diversão…

Miranda (só Miranda…) e Ricardo Barbosa (mais conhecido como o Empresário do Hi5), alunos do 10º ano do Curso Profissional de Técnico de Instalação de Electricidade. “Começaram a chamar-me empresário, porque eu vinha de pasta e fatinho para a escola”, contou o Ricardo. E pelos vistos já tem um aprendiz de empresário…

Lúcio Almeida, André Sousa, Rui Arouca, Luís Moreira, André Silva e Filipe Lima – alunos do 12º ano do Curso Profissional de Técnico de Instalação de Electricidade. A psicóloga Maria José Pinto também se juntou à fotografia e foi evidente o bom relacionamento entre todos! Estão bem entregues rapazes!

APONTAMENTO {Texto: Renata Lobo}

Mercado de trabalho: e agora? O que queres ser quando fores grande? De certeza que já ouviste esta pergunta vezes sem conta. Há quem mantenha a resposta ao longo da vida, mas a decisão nem sempre é fácil, principalmente quando o trabalho é cada vez mais especializado na era das novas tecnologias. Por isso mesmo, a Câmara Municipal de Santo Tirso e a Escola Secundária Tomás Pelayo uniram-se em prol de um projecto inovador: “Novas tecnologias, formação, empregabilidade, empreendedorismo e inovação”.

O desafio lançado aos alunos e professores dos vários graus de ensino do concelho é o seguinte: propõe-se a elaboração de trabalhos práticos, nas escolas onde existam Centros CRIES e TIC, que tenham

por base a descoberta da oferta formativa e alternativas de inserção no mercado de trabalho. Os melhores trabalhos serão premiados e apresentados ao público em Abril! A fase de inscrições já terminou com a adesão de 2500 alunos de seis escolas do concelho. O tema para os alunos do ensino secundário (sim, tu que ainda andas baralhado(a)!) é “Inserção no mercado de trabalho: que alternativas?” e irá consistir na criação de um portal de emprego e um vídeo. Um verdadeiro exemplo a seguir!


escolas REPORTAGEM

Uma escola com estilo

Olha quem anda a ler a FORUM...

Street Art nos cacifos da escola

Só lhes falta a comida vegetariana! Escola Secundária Camões (Lisboa) Dizem com orgulho que “é a melhor escola de Lisboa”. Esta é, pelo menos, a opinião dos estudantes neste que também é conhecido como Liceu Camões, fundado em 1902. Aqui não há só aulas. Há actividades organizadas pelos alunos, eventos desportivos, debates, concursos de poesia, semana das línguas. E não é só! Pelo que a FORUM apurou juntos dos alunos, “os professores são espectaculares”!

Os elogios vão também para as infra-estruturas. Dizem que o auditório é muito bom e que no refeitório só falta comida vegetariana. Em conversa com os alunos, disseram-nos que até já fizeram um abaixo-assinado no ano lectivo anterior reivindicando alimentação mais saudável, mas que a escola ainda não cedeu ao pedido. Por seu lado, Teresa Caramelo, vice-presidente do conselho executivo disse-nos que “ainda não houve oportunidade para tal”.

Os alunos do 12ºC, de Ciências, também deixam bem claro que há bons professores e gostam da escola. Há ar puro, um belo pátio para conversar nos intervalos e boas instalações, apesar de “precisarem de remodelação”. Aliás, o mais importante para grande parte dos alunos, além da hipótese de comida vegetariana no refeitório, é a reabertura do campo desportivo ao ar livre, que está há muitos meses vedado.

FOTOREPORTAGEM Escola Secundária José Afonso – Loures (Lisboa)

Escola Secundária Sacavém (Lisboa)

Simpatia não falta aos alunos da Escola Secundária Sacavém e no stand da FORUM houve bons momentos a partilhar! E quem respondeu acertadamente ao nosso Quiz ganhou um t-shirt

Silvina Cabral, Carina Machado, Teresa Freitas, Mafalda Monteiro e Susana Cardoso juntaram-se a algumas amigas para a foto. Silvina é das mais animadas e gostava de aparecer na nossa revista na secção Modelo Por Um Dia. Nós dizemos-te: força!!! Inscreve-te! Estamos à tua espera. Escola Secundária Rainha D. Leonor (Lisboa) Um grupo de alunos fantásticos esteve à conversa connosco, testou os conhecimentos de cultura geral e ainda nos surpreendeu com os seus gostos musicais. São um exemplo a seguir! Miguel Martins, Inês Mendes, Marta Rocha, Filipe Stankovic e André Hasse (e até Sara Silva, podes entrar como suplente!!), contamos convosco para o Governo Sub-18!!

Eles até se colocaram em pose para a nossa revista! Obrigada!

E mais alguns alunos que colaboraram connosco!

12 FORUM ESTUDANTE JANEIRO’09

www.forum.pt

A Forum esteve à conversa com alguns alunos como a Susana Gomes, que gosta de Kisomba, R&B e Rap e Anderson Sousa que com 18 anos está no segundo ano de serralheiro civil e, além de Kuduro, gosta de ouvir os Quinta do Bill. Com um sorriso no rosto, acaba por cantar para nós. “Ai estes são os filhos da nação adultos para sempre ansiosos por saber se a cruz é salvação”


futurália

Achas que o país está desgovernado? Cria o teu próprio Governo! Com o Governo Sub-18 quem manda és tu! Informa-te sobre o calendário eleitoral em www.governosub18.forum.pt

E aqui estava a equipa da FORUM ESTUDANTE! Foram quatro dias inesquecíveis na Futurália, graças, principalmente, aos muitos leitores que vieram ter connosco.

. . . I R R O S TURÁLIA! U F A N ÁS

m rcara s ma n t u d e , í a p do o juve mil de to i r a d a s 37 a l sco a, a fe , mais de u na e 6 li 20 al rre o tot uturá deco s os de Alun ça na F prego. N nto que ), entre o n e m L e v e e I s e t e F e ( o o es Para quem não aguenta tanta adrenalina, podia pr am n sboa estiv icaçã sempre mergulhar no mundo tecnológico no stand ualif s estiver nal de Li ro. E tu, rtuniq do Ministério da Educação e experimentar o o b io oa pess Internac e Dezem deu a op eMagalhães... e não só! r d a e s r p 13 do m Fei 10 e RUM não alguns s a i d FO icam lá? A e e aqui f mentos. Premiados do passatempo feito na Futurália: dad s mo lhore NETBOOK Andreia Filipa Silva. Suplentes: Ana Sofia Coureiro

EST

Fizemos jogos com os jovens que vieram ter connosco e foi animação total garantida!!! Se gostas de diversão e és activo(a), inscreve-te como animador(a) FORUM e junta-te a nós! A ficha de inscrição está no nosso site: www.forum.pt

Onde está o Wally?

Vencedores do passatempo FUTURÁLIA

Pereira e Rita Abrunhosa Soares T-SHIRTS João Iran, Ricardo Zina, Cheila Oliveira, Joana Martins, Ana Rita Baião, David Guerreiro, Ana Bento Os vencedores serão contactados por e-mail. Dúvidas passatempos@forum.pt ou 218854730 Vai uma voltinha? Aqui podias experimentar a sensação real de capotamento... Era uma experiência de dar a volta à cabeça... mas também uma boa forma de alertar para a segurança rodoviária.

És ainda um menino da mamã, um arrota berlindes ou já alcançaste o estatuto de pseudo-investigador no jogo Descobridor, promovido pela FORUM ESTUDANTE? O quê, ainda não estás a jogar? Vai já www.descobridor.forum.pt

Quem visitou a feira procurou respostas a dúvidas como “o que seguir depois do 9º ou do 12º ano?” O IEFP esteve lá com espaço para o emprego, formação profissional, animação e arte.

Então e que tal um baptismo de mergulho? Glu glu... No stand da Marinha não te afogavas e podias experimentar a sensação de mergulhar com fato isolante e máscara de mergulho.

E que tal experimentar ser piloto por um dia? No stand da Força Aérea foi possível!

www.forum.pt

13 FORUM ESTUDANTE JANEIRO’09


fama

FORUM ESTUDANTE (RFE) - O que mais te motivou a integrar “Os Contemporâneos”? Nuno Lopes (NL) – Primeiro, o elenco. A Maria Rueff, com quem tinha feito “O Programa da Maria” e com o qual me estreei na televisão, o Bruno Nogueira com quem nunca tinha trabalhado, mas era fã do humor dele e agora menos (risos). O restante elenco, formado por pessoas com quem eu gostava de trabalhar ou já tinha trabalhado. Para além disso tudo, apetecia-me voltar a fazer comédia e crítica social. Estamos numa época cada vez mais prolífera para a comédia, porque infelizmente as coisas não vão bem.

{Texto: Renata Lobo} {Fotos: Ricardo Bento}

RFE - Já deste provas de que te sentes à vontade tanto em papéis humorísticos como em dramas. Mas onde te sentes mais à vontade? NL - Sinto-me à vontade em ir trocando. Não me sinto à vontade em ficar muito tempo a fazer a mesma coisa. Sei que não aguento mais de um ano a fazer comédia ou a fazer drama. O que me agrada na profissão de actor é diversificar, não só os personagens, mas também o estilo de representação. Fazer teatro, depois fazer cinema, a seguir uma novela, uma comédia... é essa diversificação que me agrada no trabalho de actor.

“VAI MAS É TRABALHAR!” Nuno Lopes, o incansável actor que integra agora o elenco de “Os Contemporâneos”, mais uma vez está a fazer sucesso com uma das suas personagens. “Vai mas é trabalhar” é agora uma das frases mais utilizadas de Norte a Sul do país! A FORUM ESTUDANTE foi às gravações e encontrou o Nuno vestido de estudante pronto para uma ‘manif’! Após o sketch estivemos à conversa com o actor.

RFE - És uma referência para muitos jovens actores. Queres deixar-lhes algum conselho? NL - Que estudem! A sério, a profissão de actor, se a quiserem fazer a sério, é muito mais complicada do que parece, ao contrário do que se pensa e do que tem sido a geração “Morangos com Açúcar”. O meu conselho é que só venham para a profissão se tiverem alguma coisa a dar e que seja para eles vital serem actores, senão não vale a pena, porque vão sofrer demais. Representar é fácil, ser actor é outra coisa. É duro, dá muito trabalho e não é uma profissão que seja recompensada monetariamente por aí além. Portanto, se vierem para actores para serem famosos, não são actores. Se vierem por causa da profissão, é importante que seja mesmo vital.

14 FORUM ESTUDANTE JANEIRO’09

www.forum.pt

RFE - Já tiveste algum feedback do público relativamente ao teu último personagem, o “Chato”? NL - Sim, bastante. Vêm ter comigo constantemente, encarnam elas próprias a personagem e mandam-me trabalhar! Falam como se fossem o “Chato” a encontrar o Nuno na rua.

RFE - Os teus personagens são sempre uma surpresa. O que poderia neste momento representar um grande desafio para ti? NL - Para já vou trabalhar na Cornucópia e vou fazer um dos papéis que eu estava mais interessado em fazer na vida, que é o Calibã de “A Tempestade”, do Shakespeare. Foi um papel que me agradou, sobretudo porque não sei como é que se faz em teatro... é um monstro! É um desafio, não sei se vou conseguir, mas agrada-me.


fama B.I. Data de Nascimento: 6 de Maio de 1978 Formação: Escola Superior de Teatro e Cinema; Master Class da École des Maîtres Filmes: Goodnight Irene (2008); Alice (2005); Minha Mãe Ma Mère (2004); A Comédia de Deus (1995) Televisão: Senhora do Destino (2004); Paraíso Filmes (2002); Esperança (2002), Herman SIC (2002); Programa da Maria (2001) Teatro: Quando o Inverno Chegar (2007); Um Homem é um Homem (2005); Morte de Romeu e Julieta (2005); Cimbelino (2000); O Casamento de Fígaro (1999); O Lírio (1999) Prémios: Melhor Actor no Festival de Cinema Luso-Brasileiro; Shooting Star no Festival de Cinema de Berlim; Globo de Ouro para Melhor Actor (2006)

RFE – Normalmente, os actores dizem que dão um pouco de si às personagens que criam. As tuas personagens mais loucas são um pouco de ti? NL - Eu acredito que os personagens são máscaras para nos mostrarmos, ou seja, são máscaras onde os actores, em vez de se esconderem, mostram-se. É sempre a visão do actor que está por trás. Mesmo que eu um dia faça o Hitler, há-de ser a maneira como eu vejo o Hitler. E a maneira como eu vejo o Hitler vai ser diferente da de qualquer outro actor. No fundo, em última análise, estou sempre a falar de mim, da minha visão.

, l i c á f é r ” a a t s i n o e s outra c e r p e “R actor é ser

O fenómeno “Alice” “Alice” foi um filme altamente aclamado pela crítica. Nuno Lopes recebeu algumas distinções como actor e considera-o o projecto mais pessoal da sua carreira. “Um tema daqueles muda sempre uma pessoa. E é aquele que eu posso dizer que é quase como um filho. Houve uma grande conexão com o realizador (Marco Martins) e através dos nossos ensaios ele alterou duas vezes o guião”.

www.forum.pt

15 FORUM ESTUDANTE JANEIRO’09


desafios

{Texto: Renata Lobo}

Silvino Lopes O Silvino é um verdadeiro artista! Com 18 anos e a frequentar o Curso Profissional de Teatro, no Balleteatro do Porto, já fez cerca de 100 espectáculos, sabe dançar desde o Hip-Hop, ao Rock n´Roll até às Danças Nativas! Ginástica, capoeira, música, moda e figuração completam os seus talentos... e mesmo com tanta coisa no curriculum não resistiu a mais um desafio e tornou-se Animador FORUM! “Sou Relações Públicas numa discoteca, sou do teatro e gosto de comunicação. Estou sempre envolvido nestas áreas, inclusive com algumas agências de promoção de eventos. Junteime à FORUM para mais uma experiência! Tem uma mais-valia para todas as pessoas que participam, porque lidamos directamente com jovens, com os alunos, que são eles que lêem a revista e somos nós que também damos a conhecer um pouco o contentamento e em que é que se pode melhorar!”.

ANIMADORES

Feliz 2009!!! Já fizeste planos para o novo ano? Declarares-te àquela pessoa que te aperta o coração, comprares alguma coisa com o dinheiro que juntaste, ou... ou... ou... A FORUM dá-te uma ajuda! Podes ter a oportunidade de fazer parte da nossa equipa na tua escola. Sim, colaborar com a tua revista preferida, é verdade. Divulga a FORUM, usa a tua imaginação, fala com os teus colegas, dá-nos sugestões, enfim, o céu é o limite! Convencido(a)? E para além do desafio que é pertenceres à equipa mais louca do momento, ainda podes receber prémios!

Anne Cecile Abreu A Anne, 17 anos, frequenta o 12º ano de Humanidades na Escola Secundária de Francisco Rodrigues Lobo. Divertir e aprender bastante são as suas expectativas enquanto Animadora FORUM! “Era uma coisa totalmente nova e senti vontade de experimentar!”, revelou-nos. Além disso, “poder partilhar experiências com outros animadores” foi o suficiente para abraçar a nossa iniciativa. Para o ano quer ingressar na faculdade num curso relacionado com relações públicas, marketing ou publicidade, outro dos motivos que a levou a ser animadora. Assim já vai treinando! Descreve-se como uma pessoa completamente indecisa. “Isso prova-se no facto de eu não ser capaz de escolher uma foto minha, e deixar-te escolher. :P Ahah*”, disse, acrescentando: “Adoro uma boa noite de diversão. Tenho poucos amigos dos bons e verdadeiros, mas só esses é que me fazem falta, seguindo-se os abrações gigantes que eles me dão. Sempre tive uma pequena “panca” pelo mundo da moda, e da televisão”. De momento é figurante na série de sucesso “Rebelde Way”! Quem sabe talvez um dia se não integra o elenco! A FORUM está a torcer por ti Anne!

Como funciona??? Se és: Desenrascado(a), Sociável, Disponível, Criativo(a), Entusiasmado(a) e Responsável, então, tens o perfil certo! Envia os teus dados (Nome, Morada, Código Postal, Localidade, Telefone, E-mail, Escola) para rede@forum.pt, ou preenche o formulário em www.forum.pt.

Contamos contigo! 16 FORUM ESTUDANTE JANEIRO’09

www.forum.pt

Também te podes inscrever no site da FORUM!


desafios

EDIÇÃO 2008/09

Envia as tuas dúvidas para governosub18@forum.pt DESTAQUES

A rir é que a gente se entende Se nesse dia estavas na Lua e não pudeste ouvir a emissão, aqui ficam as frases mais marcantes do Fernando Alvim ao longo do programa:

“E beber uma cerveja, está previsto no vosso programa da Juventude? Não??! Mas que Ministério é este? Assim não vamos a lado nenhum…”

{Texto: Bruna Pereira}

Governo FORUM passa na “Prova Oral”! Nacionalizar a Soraia Chaves ou fazer regressar a chiclete no gelado Epá! Eis algumas das medidas anti-crise discutidas pelo nosso actual Governo FORUM na “Prova Oral” de Fernando Alvim! (NOTA: Também se falou de assuntos sérios!!)

“Eu gostava era de um “Ministério do Tacho” no vosso Governo: eu não fazia nada e vocês pagavam-me uma generosa quantia no final do mês!” “Como Primeiro-ministro, tens noção de que vão começar a inventar toda a série de boatos, não tens? Como por exemplo a respeito da tua heterosexualidade…” “Eu vou já dizer a primeira medida para sairmos da crise: voltar a chiclete ao Epá. A chiclete desapareceu do Epá e há pessoas que estão em crise desde aí.” “O que acham que poderá melhorar na Assembleia da República com a entrada de mais mulheres, para além de termos uma Assembleia mais limpa?” “Fala-se muito das nacionalizações. Eu nacionalizava a Soraia Chaves, claramente!”

Fernando Alvim com Bruna Pereira (à direita) e Rogélia Candeias

Ele é bem-disposto, bom rapaz, mas tem certa dificuldade em não dar o ar de sua graça no que toca a assuntos sérios – ele é Fernando Alvim, o animador da rubrica “Prova Oral”, que passa nas tardes da Antena 3 de 2ª a 5ª feira e que teve, em Novembro, como convidados especiais os membros do actual Governo FORUM Sub18. Os nossos jovens Governantes falaram das medidas que os fizeram ganhar a primeira edição Governo FORUM (2007/2008), ainda como alunos da Escola Secundária Francisco Fernandes Lopes, de Olhão (Algarve). Pedro Estrela, na qualidade de PrimeiroMinistro, inaugurou os microfones da Antena 3, falando da

responsabilidade de governar um país agora que se estende o fantasma da crise por todo o mundo, tendo passado de seguida a palavra a Andreia Picoito, Ministra da Educação, a João Ramos, Ministro das Finanças, e a Patrícia Mansinho, Ministra da Juventude. Aos membros do Governo foi impossível não deixar sair uma risada de vez em quando com as pequenas provocações de Alvim com frases como “o que seria da Assembleia da República nos dias saldos se houvesse mais mulheres nas bancadas”, “o regresso da chiclete do gelado Epá é urgente!” e “nacionalização da Soraia Chaves já!”. O Programa contou ainda com a presença de Bruna Pereira, Jornalista da FORUM ESTUDANTE, e de Rogélia Candeias, Directora da FORUM ESTUDANTE, que sublinhou que “são iniciativas como esta da FORUM que ajudam os mais jovens a desenvolverem competências, tais como a capacidade de improviso e de argumentação, ao mesmo tempo que se aproximam da vida política de uma forma lúdica”.

Visita o site do Governo FORUM em www.governosub18.forum.pt! Quem sabe se o próximo ministro a ir à rádio não és tu? Para ouvires aquele que é o Governo mais jovem do mundo a falar sobre os problemas que te afectam enquanto estudante, vai já ao site da RTP e ouve a emissão da “Prova Oral” do dia 11 de Novembro, em http://ww1.rtp.pt/multimedia/index.php?prog=1070 (procura nos arquivos em Podcast)!!

CONTIGO PORTUGAL ANDA PARA A FRENTE! www.forum.pt

17 FORUM ESTUDANTE JANEIRO’09


pancadas {Texto: Bruna Pereira}

EUROMILHÕES MEU, HÁ ALGUÉM MAIS EXCÊNTRICO DO QUE EU? Sexta-feira 13 pode ser o teu dia de sorte se as estrelinhas que vires forem outras que não as de quando bates com a cabeça na mesa da aula de Português! Portanto, começares a dormir de noite vai dar imenso jeito, assim como adquirires poderes sobrenaturais para conseguires decifrar a chave do Euromilhões!!! Já imaginaste sair do WC da cantina, qual Superman fardado (a) de licra não com o “S” ao peito, mas com um “€” estampado na tua T-shirt de Educação Física (sim, a que tem manchas de óleo desde Agosto, altura em que ajudaste o tio a lavar o carro para receber uns trocos)? A FORUM dá-te cinco fantásticas ideias que poderás pôr em prática quando te tornares no próximo excêntrico!

1 – Investir em acções, explicações de Economia e champô anti-queda Vais querer comprar acções da Microsoft, do Youtube e da Mc Donalds, depositar o dinheiro restante em 40 bancos diferentes e com os juros continuar a jogar no Euromilhões, no Totoloto e na Raspadinha da sorte (ainda sobram uns trocados para bolas de Berlim). A parte do champô anti-queda entra na altura em que te começares a descabelar enquanto lês o Financial Times e te apercebes de que estás a entrar na banca rota – conceito que aprendeste durante as explicações de Economia…

2 – Viajar e comprar a série completa da Abelha Maia em DVD Queres ser o Willy Fog humano ou o Fernão de Magalhães moderno, mas eis que começas a excluir os países em guerra, as ilhas com tribos canibais e piranhas, os glaciares e os desertos e apercebe-se que com tanto dinheirinho podes é ir passar um fim-desemana exótico ali ao lado... às Berlengas!! Onde vais poder dar asas ao teu espírito Júlio Verne em menos de 80 dias, vendo todos os episódios da Abelha Maia em DVD!!! Zum, zum…

4 – Jogar à batalha naval com as Ilhas Fiji e virar vedeta musical Trazes um Napoleão escondido em ti e isso leva-te a quereres passar os fins-de-semana dentro dum helicóptero, enquanto explodes as 322 ilhas Fiji com o ex-campeão russo de xadrez Kasparof. A vantagem disto tudo é que no fim de explodires as ilhas todas vais ter de te fazer à vida e nada melhor que aprenderes o ofício da moda: cantar! Não sabes? Faz uma operação às cordas vocais, escolhe imitar o Zé Cabra ou vai pelo Carlos Paião – “Podes não saber cantar, nem sequer assobiar, com certeza que não vais desafinar em playback, em playback, em playback…”.

3 – Seguir o lema do eu-não-queronada-para-mim Vais adoptar criancinhas no Botswana e no Havai, descobrir o maravilhoso mundo das fundações que ajudam a ajudar e o teu instinto vai obrigar-te a desprenderes-te de todos os bens materiais, incluindo o pijama dos ursos polares, o telemóvel, a Playstation, a banda larga e a fita da boa sorte do “Senhor do Bonfim” que trazes no pulso. Em resumo: vais acabar numa carroça de madeira de uma tribo Amish nos Alpes Suíços e vais desejar nunca ter ganho o Euromilhões.

18 FORUM ESTUDANTE JANEIRO’09

www.forum.pt

5 – Levar a FORUM a Saturno e ter a NASA nos amigos do HI5 Enviar cadelas e americanos à Lua é proeza do passado! Com tantos euros, por que não chegar finalmente a Saturno e colocar em solo anelar um stand não-degradável cheio de Revistas FORUM ESTUDANTE? No regresso, aparecerias na televisão vestido de laranja, estilo filme Armageddon, e serias promovido a figura histórica mundial embaixador(a) da literatura intergaláctica, sendo que a NASA estaria no teu grupo de amigos favoritos do HI5!!!


saberes

QUERES SER...

Como posso ser Antropólogo (a) forense?

a Dra. “Bones”?

{Texto: Bruna Pereira}

Cantar, correr, disparar e ter ideias… Tudo em cima de saltos altos!!!

Adorar piadas mórbidas e teorias da conspiração!

Ser bonita dá imenso jeito… Até os cadáveres agradecem uma beldade que lhes trate do esqueleto!

› Escola de Ciências da Saúde da Universidade do Minho http://www.ecsaude.uminho.pt/ › Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade da Beira Interior http://www.fcsaude.ubi.pt/ › Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra http://www.uc.pt/fmuc/ › Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa http://www.fm.ul.pt/ › Faculdade de Medicina da Universidade do Porto http://sigarra.up.pt/fmup › Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar da Universidade do Porto http://sigarra.up.pt/icbas › Universidade dos Açores http://www.uac.pt/intro.php

Recordar como os melhores tempos de escola não foram o baile de finalistas e o primeiro beijo, mas sim os 20 valores a Química. Referir-se às chatices do trabalho como sendo “ossos do ofício”.

A Dra. “Bones” é antropóloga forense, uma especialidade ligada à investigação criminal (identificação de restos humanos esqueletizados) e às disciplinas de Biologia e Osteologia (estudo dos ossos). Também examina causas da morte e reconstitui cenários de crime, através do exame dos ossos e das lesões, com o auxílio de criminalistas e médicos forenses. O primeiro passo para seguires esta carreira é tirares um curso de Medicina, escolhendo depois a especialidade de antropologia forense, medicina forense ou mesmo criminologia. A FORUM ajuda-te a saber onde podes estudar Medicina, sem que para isso seja preciso partires nenhum fémur:

Dizer frases espectaculares como: “Na verdade, quem decide se esta pessoa se suicidou ou não, sou eu” ou “Podes contar-me tudo, eles não ouvem… estão mortos”.

Quem é a Dra. Temperance “Bones” Brennan? A Dra. Temperance “Bones” Brennan (Emily Deschanel) é uma antropóloga forense que trabalha na Jeffersonian Institution, em Washington D.C., e escreve contos de suspense nas horas vagas. Ela é intelectualmente brilhante, uma excelente profissional, mas que possui um quê de anti-social camuflado pelo facto de ser bonita! Dotada de uma capacidade inexplicável em conseguir obter um grande número de informações a partir dos ossos das vítimas, a Dra. “Bones” conta com a preciosa ajuda do agente especial do FBI Seeley Booth (David Boreanaz), que possui conhecimentos limitados sobre qualquer tipo de ciência e sobre termos técnicos, fazendo disso frequentes piadas e trocadilhos. Outros colegas da Dra. Brennan no Jeffersonian Institution são a médica encarregue da reconstrução facial de cadáveres, Angela Montenegro, e Jack Hodgins, um entomologista (estuda insectos) fascinado pelas teorias da conspiração.

www.forum.pt

19 FORUM ESTUDANTE JANEIRO’09


saberes {Texto: Cátia Felício}

A INFLUÊNCIA DA MÚSICA NO RACIOCÍNIO MATEMÁTICO

A regra de três simples da Música Achas a Matemática um bicho de sete cabeças ou é tão simples quanto ouvir a tua banda preferida? Estudos revelam que o ensino da Música pode influenciar no desenvolvimento do raciocínio matemático. Eis a equação em que a Música e a Matemática são o x e o y e têm como denominador comum o teu cérebro.

Pautas, equações, fórmulas matemáticas, claves de sol... O que tem tudo isto em comum? A FORUM investigou e descobriu de que forma a Música te pode ajudar a tirar melhores notas a Matemática. “Quando a música é traduzida nos vários parâmetros que a integram – o ritmo, a harmonia, o timbre, a dinâmica, a forma, etc. – torna-se num meio de aprendizagem que, sem dúvida, pode assemelhar-se aos recursos aplicados na aprendizagem da Matemática”. Apaixonado pela música, Rui Miguel leitão é musicólogo na Orquestra Metropolitana de Lisboa e acredita que há muitas maneiras de ouvir música: umas mais atentas, informadas e esclarecidas; outras mais emotivas e físicas. Nenhuma é melhor do que outra por si só. Mas, afinal, qual a proximidade entre a Música e o raciocínio lógico-matemático? “A componente rítmica e harmónica (a relação entre os vários sons que se sobrepõem em cada momento) é traduzível em raciocínios lógico-matemáticos”, responde o especialista. E tu...? Ouves Xutos e Pontapés, Sam the Kid, Greenday, Tokio Hotel, Red Hot Chili Peppers ou Metallica... e estás agora a pensar que influências

poderão ter os diferentes estilos musicais na tua cabeça? Cada tipo de som afecta diferentes áreas cerebrais. “É seguro afirmar-se que o conhecimento aprofundado sobre o funcionamento de alguns géneros musicais permite desenvolver capacidades muito específicas no âmbito do raciocínio lógico. Porém, tudo depende da forma como se escuta e se aprecia a música”, explica. O musicólogo considera impressionante a intensidade de emoções e a diversidade de raciocínios que uma simples música pode suscitar em cada indivíduo. “Há partes do cérebro exclusivamente destinadas para essa função auditiva”. E acrescenta: “Nos conservatórios aborda-se uma série de ferramentas que, entre outras, permitem lidar com a música de uma forma bastante racional. Para isso, é necessário desenvolver um conjunto de competências cognitivas bastante alargado, que envolve a concentração, a memória, o raciocínio e a imaginação. Genericamente, desenvolve-se o pensamento por intermédio de um fenómeno perceptivo”.

Música = √4+2/x? Diferentes compassos. Tal como na Matemática, para cada compasso há uma figura de base que é determinada pelo seu denominador. Fonte: Centro de Matemática da Universidade do Porto

20 FORUM ESTUDANTE JANEIRO’09

www.forum.pt

Vasco Mano é o autor da tese de mestrado “Combinatória de Sons”, um trabalho que estuda a Música e procura estruturá-la de uma forma lógico-

Estudar Matemática e Música Raúl Ralha tem 25 anos, mora em Miramar (Porto) e, além de ter uma banda, já estudou no curso de Matemática da Universidade do Porto (entre 2001 e 2006). Acabou por mudar-se para a Escola Superior de Música e Artes do Espectáculo (ESMAE), onde frequenta actualmente o 2º ano do curso de Música – variante instrumento (percurssão). Diz que “são coisas que se complementam, sobretudo porque são duas áreas de linguagem universal, tal como o xadrez, mas na parte do raciocínio podem ou não estar ligadas”. Acredita que a Matemática é que ajuda ao raciocínio lógico e à capacidade de resolução de problemas e isso ajuda a Música e todas as outras áreas. “A Música é uma arte e, como tal, desenvolve os nossos sentidos. E a sua principal vantagem é a forma de trabalhar. Nisso, a Música desenvolve óptimas ferramentas de trabalho regular”.


saberes Mozart e Pitágoras, o que eles tinham em comum Mozart adorava Matemática. Quando aprendeu os primeiros cálculos, rabiscou a casa inteira. Nada escapava. Chãos, paredes, tudo ficou colorido com as suas contas. A Matemática influenciou-o no desenvolvimento musical. As sonatas clássicas aplicam o raciocínio lógico ao material sonoro para ampliá-lo. São, assim, três ou quatro movimentos que se contrastam, mas ligados entre si pela tonalidade. Por seu lado, Pitágoras descobriu em que proporções uma corda deve ser dividida para a obtenção das notas musicais dó, ré, mi... Descobriu ainda que fracções simples das notas, tocadas juntamente com a nota original, produzem sons agradáveis. Fica ainda a saber que para os pitagóricos, assim como para Platão, a música tornou-se uma natural extensão da matemática, bem como uma arte.

-matemática. A tese foi criada no âmbito do Departamento de Matemática Pura e Matemática Aplicada, da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto. Um dos problemas analisados na obra é a enumeração e classificação dos possíveis tipos de acorde no contexto de uma escala bem temperada. Em análise estão parâmetros como o número de notas da escala, o número de notas constitutivas do acorde, o número de intervalos de meio-tom que ocorrem no acorde e o intervalo mínimo admitido no acorde, por exemplo. “As correntes de Música contemporânea opõem-se às práticas passadas porque questionam as regras pelas quais o compositor se rege, por mais sólidas e aceites que possam ser. Esse cepticismo abre-se às ciências, procurando fundamentação dos processos musicais na Matemática, renegando os procedimentos convencionais da composição musical em favor de algoritmos matemáticos e de um computador que os execute”, escreve Vasco Mano. Nos meados do século XVII, alguns estudiosos, entre os quais Galileu Galilei, demonstraram que, ao contrário do que se pensava, não eram as razões entre comprimentos de corda que definiam os intervalos musicais, mas sim as razões entre o número de vibrações produzidas pelas cordas vibrantes que determinavam tais intervalos. Milton Babbit, Allen Forte, David Lewin e Robert Morris foram alguns dos compositores/teóricos que descreveram e estudaram estes estilos musicais em termos matemáticos.

Capacidades que a Música ajuda a desenvolver › Aumenta a plasticidade cerebral; › Favorece as ligações entre neurónios na parte frontal do cérebro (relacionada com processos de memorização e atenção); › Estimula a comunicação entre os hemisférios do cérebro; › Envolve o desenvolvimento de um conjunto de competências cognitivas como a concentração, a memória, o raciocínio e a imaginação; › Desenvolve a capacidade perceptiva e capacidades muito específicas do raciocínio lógico, dependendo da forma como se escuta e se aprecia a música.

Aqui estão todas as combinações possíveis para acordes de 0 ≤ k ≤ 4 de quatro notas. Encontras aqui a ligação entre a Música e as tuas aulas de Matemática, não é? fonte: “Combinatória de Sons”, tese de mestrado de Vasco Mano.

Qual a semelhança entre tocar um instrumento e fazer um cálculo matemático? “Há uma componente muito importante da prática instrumental que tem a ver com o desempenho motor. Tocar um instrumento envolve competências muito específicas, que têm a ver com a destreza física. Quando se toca admiravelmente um instrumento, toda a matemática se dilui em música.” Rui Miguel Leitão, Orquestra Metropolitana de Lisboa

www.forum.pt

21 FORUM ESTUDANTE JANEIRO’09


{Texto: Bruna Pereira}

saberes

O MELHOR SÍTIO DO MUNDO PARA APRENDER

Webdesign {Texto: Cátia Felício}

QUERES FAZER...

aviões?

Profissões envolvidas: › Engenheiro Aeronáutico: estuda os projectos de aeronaves, assim como a sua manutenção, certificação de aeronavegabilidade e áreas científicas (aerodinâmica, estruturas, propulsão...). › Desenhador/ projectista: faz os desenhos das peças. › Técnico de montagem: faz os componentes nas respectivas máquinas e monta as restantes peças. › Técnico de manutenção aeronáutica: monta os motores e faz a assemblagem final (união das peças).

Escola Hyper Island (Suécia)

Andas com a cabeça nas nuvens e só te faltam asas para voares? Então prepara-te... Há kits (todas as peças do avião vão ter a tua casa em caixotes e com o respectivo manual de montagem) que te permitem montar um avião ultraleve (a sério!!!) em 250 a 300 horas. Espantado(a)? A FORUM ESTUDANTE esteve na única fábrica que constrói aviões ultraleves em Portugal – a BRM – e conta-te como se faz este tipo de aeronaves! E, acredita, aqui é possível fazê-lo em apenas três semanas!!! O Land Africa (conhecido como o todo-o-terreno dos céus), o Okavango e o Citius Sport são os três ultraleves desenhados e patenteados por esta empresa portuguesa. Tudo começa no escritório, onde o desenhador cria o projecto. Com as matrizes e os códigos definidos, o projectista avalia se está tudo correcto e daí segue para a máquina de controlo numérico, que faz as peças em alumínio aeronáutico. Todas são assinadas com um número e respectivo lote, seguindo para a mesa de controlo. Após o controlo final, que é feito por mais do que um especialista, o material vai para o armazém. A seguir passase à pintura, feita com tintas próprias e de todas as cores possíveis – a BRM até já fez um Land Africa verde fluorescente a pedido do cliente! Passa-se, então, à montagem e... Voilá! O avião está pronto a ser testado na pista! A BRM tem, em média, 20 aviões em peças guardadas no armazém. De acordo com Manuel Vistas, um dos sócios da empresa, é possível comprar um avião a partir de 10 mil euros. “Antigamente era uma actividade de elite, mas hoje qualquer jovem que poupar consegue ter o seu avião”. E adianta: “os kits são uma das nossas grandes apostas porque há mercado para isso. Há muitas pessoas que querem montar o seu próprio avião. E há dois bons motivos para fazê-lo: por ser mais barato e pelo gozo que é montá-lo e depois voar nele!”. Sabe mais em http://www.landafrica.com.

Se a tua paixão pela Internet supera as horas a fio que passas a enviar comentários no Hi5, sabes o que é um layout e tens fascínio pela construção de páginas Web, então talvez estejas talhado para seguir uma carreira de Webdesigner. Mas tem calma, não faz falta recorreres a nenhum motor de busca, porque a FORUM diz-te qual a melhor escola do mundo para aprenderes tudo sobre Webdesign! Chama-se Hyper Island, fica na Suécia e é o estabelecimento de ensino mais dinâmico dum mundo em que o digital está em constante mutação. A Hyper Island oferece especializações em Gestão Empresarial Digital, Digital Media, Interactive Art Director, Rich Media & Motion Graphics, entre outras vertentes multidisciplinares do Webdesign (arquitectura da informação, programação, usabilidade e acessibilidade), sendo que o objectivo último do Webdesigner é garantir que o utilizador final atinja os seus objectivos de forma agradável e intuitiva. Potenciando o factor humano (já que falamos de computadores e do mundo virtual), a Hyper Island faz questão de promover o trabalho em equipa, através do lema “learning by doing” (aprender, fazendo), de forma a ajudar o aluno a desenvolver as habilidades leccionadas! Para saberes mais sobre esta escola, vai a http://www.hyperisland.se/. A FORUM agradece as dicas do Instituto de Artes Visuais, Design e Marketing (IADE) e da Escola de Comunicação e Imagem (ETIC) para a elaboração deste artigo.

Nota: A FORUM quer agradecer à BRM a visita guiada à fábrica, situada em Pêro Pinheiro (Sintra).

A FORUM recomenda ainda…

QUERES VOAR? VÊ COMO NA PÁG. 4!

Vancouver’s Institute of Advanced Media (Canadá) http://www.iamtraining.com Tisch School of the Arts at the New York University (Nova Iorque) http://www.tisch.nyu.edu

Curiosidades… Sabias que a Hyper Island é parceira de comunicação da IKEA? As duas entidades suecas desenvolvem ideias em conjunto, combinando os conhecimentos sobre digital media dos estudantes da Hyper Island com a experiência da reconhecida marca de mobiliário IKEA.

22 FORUM ESTUDANTE JANEIRO’09

www.forum.pt


CHEGOU A ALTURA DA PROVA MAIS DIFÍCIL?

NÓS AJUDAMOS! QUERO

O MUDAR O MUND A NATUREZA M CO R HA AL TRAB M PATRÕES TRABALHAR SE NÚMEROS M CO TRABALHAR M CRIANÇAS CO R HA AL AB TR LINA ORDEM E DISCIP

GUIAS DAS PROFISSÕES: 5,5 EUROS CADA

AGOR A

2em1

EM

AVEIRO RÃES BRAGA e GUIMA COIMBRA FARO LISBOA PORTO

GUIAS UNIV: 4 EUROS CADA

Colecção completa só 27 euros

UM GUIA DAS PROFISSÕES + UM GUIA UNIV À ESCOLHA = 6,5 EUROS ■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■ ■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■ ■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■ Morada ■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■ ■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■ ■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■ Código Postal ■■■■-■■■ Localidade ■■■■■■■■■■■■■■■ Data de Nascimento ■■/■■/■■■■ Contribuinte ■■■■■■■■■ Telefone ■■■■■■■■■ Telemóvel ■■■■■■■■■ e-mail ■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■ ■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■ Actividade ■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■ ■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■ Escola/Empresa ■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■ ■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■ Ano ■■ Área ■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■ Curso ■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■ Nome

MODO DE PAGAMENTO Envio CHEQUE n.º ■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■ no valor de ■■■,■■¤, do banco ■■■■■■■■■■■■■■■■■■ ■■■■■■■■■■■■ à ordem de PRESS FORUM – Comunicação Social, S.A.

Colecção completa só 18 euros

PARA ENCOMENDARES: Assinala, com uma cruz, o(s) exemplar(es) que pretendes no respectivo quadrado. Destaca a página, e envia para: PRESS FORUM — REMESSA LIVRE 25002 — 1144 LISBOA CODEX (NÃO PRECISA DE SELO)

Envio VALE CTT n.º■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■ no valor de ■■■,■■¤, à ordem de PRESS FORUM – Comunicação Social, S.A. Transferência bancária NIB: 0035 0397 00021869630 58 CGD. Enviar comprovativo da transferência bancária, juntamente com os livros pretendidos, por FAX para: 21 887 76 66 Os presentes dados irão ser tratados informaticamente. Destinam-se a operações administrativas e estatísticas e à eventual apresentação de outros produtos e serviços prestados pela nossa empresa ou por terceiros de reconhecida idoneidade. Ao seu titular é garantido o direito de acesso, rectificação, alteração ou eliminação sempre que para isso contacte por escrito a Press Forum S.A. Se pretender que os seus dados não sejam facultados a terceiros, assinale com uma cruz (x) ■


espaço PARA OBTERES MAIS INFORMAÇÃO SOBRE AS TUAS PROFISSÕES DE SONHO, ENTRA EM WWW.CATALOGO.ANQ.GOV.PT!

PROJECTAR O FUTURO… VAMOS LÁ! Ano novo, vida nova! De certo já leste algumas previsões para 2009 e gostarias de antever as influências dos planetas no teu dia-a-dia (confessa…). Mas o melhor é não ficares à espera que os planetas façam tudo por ti! Se queres mesmo saber o que te reserva o futuro, começa por pensar que este depende das opções que vieres a fazer. Assim, analisa com atenção as diferentes opções que tens pela frente. Primeira opção: continuar na escola ou ir trabalhar, já que as notas do primeiro período não foram famosas? A opção certa é continuares a estudar, porque vais ver que, se te aplicares, não só sobes as notas como também alteras a visão que tens do teu possível futuro. 24 FORUM ESTUDANTE JANEIRO’09

Segunda opção: terminar o ano e procurar um emprego ou escolher um curso que te ensine uma profissão? É evidente que a segunda opção é bem melhor! Afinal, quem é que quer um trabalhador que “não sabe fazer nada”? Terceira opção: Escolher um curso que te prepare para a universidade ou um curso que te confira a possibilidade de aprenderes uma profissão sem impedir que prossigas estudos de nível superior? Mais uma vez, a segunda hipótese parece ser a mais acertada. Terás um ensino mais prático, muito próximo do mercado de trabalho e uma porta aberta para o ensino superior. Quarta opção: Ficar à espera de ver que curso os colegas vão escolher ou

informares-te para poderes encontrar um curso que se adeqúe ao teu perfil? É claro que a segunda opção é o melhor caminho! Chega de indecisões! Define já um plano para, ao longo de 2009, ires conhecendo os mais de 100 cursos profissionalizantes ao teu dispor. Começa por incluir o sítio www.novasoportunidades.gov.pt nos teus favoritos, vai pesquisando os cursos que existem, onde são leccionados, assim como os aspectos que distinguem as várias modalidades formativas. Depois, fica atento(a) porque, em 2009, vais ouvir falar muito nos cursos profissionalizantes, pois este é o ano em que se celebram os 20 anos do ensino profissional em Portugal.


O jovem cozinheiro do ano! “NA ESCOLA PROFISSIONAL APRENDI COISAS QUE AINDA HOJE ME SÃO ÚTEIS” O concurso patrocinado pela Associação dos Cozinheiros Profissionais de Portugal (ACPP) distinguiu o jovem Luís Sousa com o 1º Prémio Jovem Cozinheiro do Ano. O vencedor ganhou uma formação no Instituto de Culinária dos EUA, na escola Alain Ducasse, e um estágio num restaurante de renome internacional. “Não estava nada à espera, porque havia muitos jovens com talento vindos de diferentes restaurantes”, recorda Luís, ainda emocionado com a vitória. Com uma promissora carreira no mundo dos tachos, Luís Sousa não esquece, porém, as origens humildes de quem nasceu há 21 anos em Marinhais. “Antes ajudava a minha mãe na cozinha e na horta, mas o gosto propriamente dito pela cozinha nasceu quando ingressei, aos 14 anos, no curso da Escola Profissional de Salvaterra de Magos”, refere Luís, que curiosamente, tinha escolhido seguir a carreira de Hotelaria e Restauração, “mas já não tinham vagas”, lembra. “Inscrevime no curso de Cozinha, que durou 3 anos, e na escola profissional aprendi coisas que ainda hoje me são úteis. Foi uma mais-valia!”. Aos 18 anos, Luís foi para Lisboa trabalhar no restaurante Bica do Sapato. Depois de dois anos de currículo, o jovem inaugurou o hotel Grande Real Villa Itália, em Cascais, onde trabalha actualmente. A todos os aspirantes a cozinheiros de sucesso, Luís Sousa recomenda “ambição, dedicação e humildade”, já que, e “infelizmente, há poucas pessoas humildes no mercado de trabalho”.

QUERO SABER... O que é um curso de dupla certificação? É um curso que te confere uma certificação escolar (9º ou 12º ano) e uma qualificação profissional (nível 2 ou 3) para uma inserção mais facilitada no mercado de trabalho.

Se abandonar a meio um curso profissional fico com a habilitação escolar respeitante ao último ano frequentado? Não. Os cursos profissionais têm uma estrutura modular. Se abandonares os estudos a meio, poderás retomá-los mais tarde, partindo do ponto em que os deixaste, mas não obterás uma qualificação correspondente ao 10º ou ao 11º ano. Para todos os efeitos, e enquanto não completares o curso, terás apenas o 9º ano de escolaridade.

CATÁLOGO NACIONAL DE QUALIFICAÇÕES: Escolhe a tua profissão

Técnico (a) de Transformação de Polímeros/ Processos de Produção ÁREA DE ACTIVIDADE: Materiais OBJECTIVO GLOBAL: Colaborar na selecção do processo de produção, na preparação do trabalho, no planeamento das actividades e operacionalizar o processo de transformação de polímeros de uma unidade de produção para fabrico de peças em plástico, em conformidade com as especificações técnicas e as normas de segurança, higiene e saúde no trabalho e protecção ambiental. SAÍDA PROFISSIONAL: Técnico (a) de Transformação de Polímeros/ Processos de Produção ACTIVIDADES Colaborar na selecção do processo de produção mais adequado à transformação de polímeros. Operar e controlar o funcionamento dos equipamentos em todas as fases do processo de produção, verificando se os valores indicados pela instrumentação estão de acordo com os parâmetros estabelecidos na preparação do trabalho. Executar o acabamento e o acondicionamento das peças produzidas, segundo procedimentos definidos na preparação do trabalho. Proceder ao controle dimensional de formas, do estado de superfície e de outras características da peça, durante as diversas fases de produção. Participar no planeamento da manutenção preventiva dos equipamentos e assegurar o seu cumprimento, bem como providenciar a sua conservação e a execução da manutenção correctiva. Gerir, quando necessário, o percurso de determinado produto em plástico, acompanhando as várias fases. Colaborar na definição de normas de higiene, segurança e protecção ambiental, das áreas de produção, tendo em conta os meios utilizados. Elaborar relatórios e documentos de controlo relativos às actividades da sua área de intervenção, tais como a quantidade e a qualidade da produção, desvios no processo definido na preparação do trabalho e outros dados considerados pertinentes. COMPETÊNCIAS SABERES Noções de: Matemática, Estatística, Desenho técnico, Tribologia, Mecânica aplicada, Electricidade e energia, Normas de segurança, higiene e saúde aplicadas à actividade, Protecção ambiental, Sistemas de gestão da qualidade, Informática na óptica do utilizador. Conhecimentos de: Língua estrangeira, preferencialmente o Inglês, Metrologia, Organização, Planeamento e programação do trabalho, controlo da produção e manutenção dos equipamentos de transformação de polímeros, Tecnologia dos materiais, Comunicação e relações interpessoais. Conhecimentos aprofundados de: Processos e tecnologia da indústria dos plásticos, Processos e técnicas de transformação de polímeros, de concepção de moldes e de técnicas de moldação, Normas e procedimentos de controlo da qualidade e Programação e controlo dos equipamentos de transformação de polímeros. SABERES-FAZER Identificar e caracterizar as tecnologias da indústria dos plásticos. Utilizar as técnicas de organização, planeamento e programação do trabalho. Interpretar desenhos, peças-modelo, tabelas, normas e especificações técnicas relativas ao produto a produzir, ao processo de produção e ao equipamento. Utilizar as técnicas de regulação dos equipamentos e as técnicas de transformação de polímeros. Identificar e caracterizar os diferentes tipos de moldes. Aplicar técnicas de controlo de qualidade. Diagnosticar anomalias do processo e problemas relacionados com equipamentos, recursos humanos e materiais. Identificar as normas de higiene e segurança a aplicar nas áreas de produção. Utilizar as técnicas de elaboração de documentação técnica respeitante à actividade das diferentes áreas de intervenção. SABERES-SER Decidir sobre resolução de problemas técnicos. Adaptar-se à evolução das tecnologias e às novas formas de organização do trabalho. Agir em conformidade com as normas de qualidade, segurança, higiene e saúde no trabalho e protecção ambiental. 25 FORUM ESTUDANTE JANEIRO’09


moda Ficha Técnica Modelos

Ana Araújo Pedro Lopes leitores da FORUM ESTUDANTE Roupa O’neill Produção Forum Maquilhagem Rute Alves Design Miguel Rocha Fotografia Ricardo Bento

Ana, gorro (49€), malha (85€), casaco (172,50€), calças (68,30€), mala (45€)

Pedro, t-shirt (37,50€) sweat blue storm (69,90€)

26 FORUM ESTUDANTE JANEIRO’09

www.forum.pt


moda Ana, casaco (145€), túnica (55€), calças (69,90€), mala (39,90€)

Pedro, gorro (49,90€), casaco (85€), t-shirt (37,50€)

www.forum.pt

27 FORUM ESTUDANTE JANEIRO’09


moda

Ana, gorro (49€), malha (85€), casaco (172,50€), calças (68,30€), mala (45€)

Pedro, t-shirt (37,50€), sweat blue storm (69,90€)

28 FORUM ESTUDANTE JANEIRO’09

www.forum.pt


estreias

{Texto: Cátia Felício}

{Cinema} Marley e Eu Um cão hiperactivo chamado Marley (pois é, não é nenhum filme sobre o Bob Marley...) é o grande protagonista deste filme que promete umas boas gargalhadas enquanto comes um bom pacote de pipocas. Marley e Eu (Marley and Me) é adaptado do best-seller “Marley & Me”, escrito por John Grogan, jornalista e colunista do “Philadelphia Inquirer”, e que descreve a sua experiência com o cão hiperactivo que passou a fazer parte da família. No grande ecrã vais poder ver a história de uma família que aprende muito com seu cão Marley, um labrador neurótico que ensina boas maneiras aos donos, assim como o que realmente importa na vida. Jennifer Aniston e Owen Wilson são alguns dos actores que integram o elenco desta comédia. Se rir é o que mais gostas de fazer, então prepara-te. Estreia dia 15 de Janeiro.

{Séries} “A Teoria do Big Bang”

{Séries} Flashpoint Já conheces esta nova série? Se sim, então já estás com o olho na mira... se não, nós ajudamos-te a fazer pontaria! Estreia já dia 1 de Janeiro no canal FOX e é uma jornada emocionante que acompanha as vidas dos membros da SRU (Unidade de Resposta Estratégica), enquanto estes resolvem situações que envolvem reféns, acabam com gangues e desarmam bombas. Podes vê-la já este mês no canal televisivo Fox. Quando vires os episódios, vais notar que é um pouco ao estilo da série “A Unidade” (“The Unit”). Com estreia marcada para Janeiro, em Portugal, a série é inspirada na força policial de Toronto e mostra as técnicas que os membros da SRU usam para entrar na mente das pessoas e chegarem ao seu ponto mais vulnerável (em inglês, “breaking point” ou “flashpoint”). Prepara-te para momentos de emoção!!!

Depois de criar “Dois Homens e Meio” (nome original “Two and a Half Men”), Chuck Lorre surge com uma nova série: “A Teoria do Big Bang” (“The Bin Bang Theory”). Aqui encontras a história de dois melhores amigos muito inteligentes que sabem tudo sobre a área da Física, mas quando se trata de ter vida social são uns verdadeiros desastres. Leonard (Johnny Galecki, “Roseanne”, “Hope & Faith”) e Sheldon (Jim Parsons, “Judging Amy”) são físicos brilhantes que entendem como o universo funciona. Mas nada dessa inteligência os ajuda a interagir com as pessoas, principalmente com as mulheres. Tudo isso começa a mudar quando uma jovem bela e liberal chamada Penny (Kaley Cuoco, “Charmed”, “8 Simple Rules”) se muda para o apartamento ao lado. Sheldon, o colega de quarto de Leonard, contenta-se a passar as noites a jogar com os amigos socialmente disfuncionais, os cientistas Wolowitz (Simon Helberg, “Studio 60 on the Sunset Strip”, “Joey”), Koothrappali (Kunal Nayyar) e e Winkle (Sara Gilbert, “Twins”, “ER”, “Roseanne”). Mas Leonard vê em Penny todo um novo universo de possibilidades... incluindo o amor. Já vai na segunda temporada. Não percas esta série no canal Sony Entertainment Television!

www.forum.pt

29 FORUM ESTUDANTE JANEIRO’09


música

PONTOS NEGROS

{Texto: Cátia Felício}

DA CAVE DA IGREJA PARA O PALCO

NOTÍCIAS {Texto: Renata Lobo}

E a doninha arrebenta com DVD!

Tira-me do chão, querida | Não seria bom levantar voo e mudar a vida?

Em “Cola-me no Chão”, pedem para levantar voo... E aqui estão eles! São os Pontos Negros e consideram o seu rock um adolescente inocente. Será um jovem como tu? Descobre! “Nem só de livros vive o sábio, nem só de ossos vive o cão. O primeiro torna-se mandatário. Para o segundo existe a castração”. Assim começa “O Futuro”, a 13ª faixa do álbum “Magnífico Material Inútil”, lançado a 13 de Outubro de 2008. Longe de qualquer rasto de superstição, os Pontos Negros são quatro jovens da linha de Sintra prontos a dar cartas no mundo musical. “Agora fiquei cheio de medo com essa pergunta”, ironiza Silas. Solta-se uma gargalhada geral. Tínhamos acabado de perguntar a que público-alvo se destinam. Jónatas parece ainda pensar numa resposta. Mas é Silas quem continua a falar. “O nosso público não é só um público adolescente. É natural que o público-alvo tenha em conta o que nós tocamos e são mais ou menos as pessoas da nossa idade [entre os 18 e os 23 anos]. Aquilo que eu tenho reparado é que temos conseguido abranger também pessoas mais velhas, até aos 40/50 anos e até mais novos”. Quanto a concertos, Jónatas destaca o do Music Box, em Outubro. “Estava esgotadíssimo. Foi a primeira vez que tivemos a sensação de estar a tocar e a ouvir as pessoas a cantar as letras”. E numa expressão como se tivesse sido “ontem” descreve: “Foi uma sensação de felicidade que demorou um dia e tal a desaparecer. No dia a seguir ainda estava com um sorriso na cara”.

Perfil A banda começou em 2005, só com os irmãos Jónatas e David. Mais tarde, juntaram-se Filipe e Silas. Começaram a ensaiar na cave de uma igreja e participaram no “Festival Cave do Rock”, um evento underground cristão promovido pela AlternativaGospel.com. São conotados como rock cristão.

O esperado regresso dos Guns N’ Roses

Jónatas Pires (voz e guitarra eléctrica), Filipe Sousa (voz e guitarra eléctrica), David Pires (bateria) e Silas Ferreira (órgão, pandeireta, e piano) são os Pontos Negros.

Curiosidade Se pudessem, gostavam de ter sido a banda suporte de António Variações

30 FORUM ESTUDANTE JANEIRO’09

Os Da Weasel lançaram uma edição especial em DVD intitulada “Da Weasel ao Vivo no Pavilhão Atlântico”, um concerto realizado a 10 de Novembro de 2007. Uma noite memorável, onde, ao longo de duas horas (e 30 temas!), foram muitos os convidados que alinharam ao lado da “doninha”. Esta edição está disponível em dois formatos: uma edição normal com o filme do concerto em dois DVD’s com extras, making-of e galeria de fotos; e uma edição especial que, além de uma embalagem diferente, inclui também dois cd’s com audio do concerto (assim podes levar o concerto no teu mp3 para todo o lado!). Tás na boa, tás na boa!

www.forum.pt

A Inocência não está perdida Se o vosso rock fosse um adolescente, que jovem seria? Ficam a imaginar, como se mentalmente recriassem, numa pessoa, um som que só nos toca pelos sentidos. “É um tipo um bocado inocente. É um bocado ingénuo, às vezes, mas também faz parte”, responde Silas. E explica: “Para podermos ter sonhos temos de continuar a ser um bocadinho ingénuos”.

É talvez o álbum mais aguardado de todos os tempos. “Chinese Democracy”, dos Guns N’ Roses, demorou cerca de 15 anos a estar pronto (desde “The Spaghetti Incident?”, em 1993)! A banda de Axl Rose, que tanto sucesso fez na cena rock do final dos anos 80 até ao início dos anos 90, está de volta para abanar os capacetes. Antes de ser posto à venda, em Novembro de 2008, o álbum foi disponibilizado em stream em www.myspace.com/gunsnroses. Em poucos dias teve mais de três milhões de acessos! Bem, quem espera sempre alcança.


música

BANDAS ESCOLARES

Putos da Pesada

ORQUESTRA DE PERCURSSÃO COM VISTA ALÉM FRONTEIRAS Eles estudam na Escola Secundária de Odivelas e até já actuaram no Teatro da Mala Posta!! Josué Almeida, de 16 anos, faz parte dos Putos da Pesada desde que o grupo começou, há três anos. Na altura juntou-se com o Kally, o Puinho e o Danone. Depois vieram o Hélio, o Dido, o Rui (mais conhecido por Lany). Mais tarde, foi a vez do DJ Makimba se juntar ao grupo. Como nasceu a ideia? “Surgiu em competições entre alguns membros. Depois resolvemos juntarmo-nos e formar um grupo e dançar para o público”. As músicas são da autoria do DJ Kavipion e do DJ Wilson Diogo e já fizeram vários espectáculos e festas em Odivelas, inclusive a convite da Câmara Municipal. São patrocinados por uma associação africana e os sorrisos modestos revelam que até já têm algumas fãs por ai espalhadas...

Uma mistura de sons anunciou os Eclodir Azul, um projecto musical que acabou por juntar professores e alunos frente à sala de convívio. Se queres saber mais no nosso site www.forum.pt e em www.eclodirazul.com

Eclodir Azul ORQUESTRA DE PERCURSSÃO COM VISTA ALÉM FRONTEIRAS O projecto nasceu em 2005 e integra mais de 190 pessoas. Entre elas está Paula Monteiro, de 18 anos, que frequenta a Escola Secundária José Afonso, em Loures, e que entrou para o projecto com uma amiga há já um ano. O grupo já participou em festivais internacionais, nomeadamente na Inglaterra, Grécia e Polónia. Este ano pretendem participar na II Edição do Festival Internacional “Um Mundo na Cidade”, no qual também tocarão grupos vindos da Holanda, Espanha, Polónia e França. “É um projecto para dinamizar a cidade”, diz-nos Ismael Cordeiro, de 25 anos, que agora trabalha numa empresa, mas que já estudou na Escola Secundária José Afonso e que faz parte da orquestra desde que era aluno nesta escola. Podes saber mais sobre eles em www.eclodirazul.com.

Os Putos da Pesada – apesar de não estar o grupo completo aqui fica uma foto a mostrar estes meninos talentosos

OS Ã N ODE ER P

D R E P

GUIA PRÁTICO DO ESTUDANTE 2008/09 OS CURSOS QUE DÃO MAIS E MENOS EMPREGO SEGREDOS DE BOLONHA: ESPERAM-TE 42 HORAS DE TRABALHO POR SEMANA

Encomenda já! ■ GUIA PRÁTICO DO ESTUDANTE 2008 SÓ 2,50€ (+Portes)

PREÇO DE CAPA: 3,50€ | PREÇO VÁLIDO APENAS PARA ENCOMENDAS DIRECTAS À PRESS FORUM

DEPOIS DE PREENCHIDO O CUPÃO, DESTACAR E ENVIAR PARA: PRESS FORUM — REMESSA LIVRE 25002 — 1144 LISBOA CODEX (NÃO PRECISA DE SELO)

■■■■■■■■■■■■■■■■■■ ■■■■■■■■■■■■■■■

■■■■■■■■■■■■■■■■■■■

FORMA DE PAGAMENTO - Envio: ■ CHEQUE Nº: Banco: À ORDEM DE: PRESS FORUM, SA Transferência bancária NIB: 0035 0397 00021869630 58 CGD. Enviar comprovativo da transferência bancária por FAX para: 21 887 76 66 ■ VALE CTT Nº: Adicionar, ao preço do Guia, o valor correspondente para os portes de envio — 1 exemplar: 1,32€ | de 2 a 4 exemplares: 2,98€ | outras quantidades, contactar: 21 885 47 30

■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■ ■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■ CÓDIGO POSTAL/LOCALIDADE: ■■■■-■■■ ■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■ TELEFONE: ■■■■■■■■■ e-mail: ■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■ DATA DE NASCIMENTO: ■■/■■/■■■■ ESTADO CIVIL: ■■■■■■■■■■■■ ESCOLA/EMPRESA: ■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■ ANO: ■■ ÁREA: ■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■ CURSO: ■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■

NOME:

MORADA:

Os presentes dados irão ser tratados informaticamente. Destinam-se a operações administrativas e estatísticas e à eventual apresentação de outros produtos e serviços prestados pela nossa empresa ou por terceiros de reconhecida idoneidade. Ao seu titular é garantido o direito de acesso, rectificação, alteração ou eliminação sempre que para isso contacte por escrito a Press Forum S.A. Se pretenderes que os teus dados não sejam facultados a terceiros, assinala com uma cruz (x) ■

Para qualquer esclarecimento adicional, contactar: 21 885 47 30


desporto

Sabias que: › A participação da Jamaica no Bobsleigh dos Jogos Olímpicos de Inverno de 1988 deu a origem a um filme? Chama-se “Jamaica Abaixo de Zero” (1993)

BOBSLEIGH a gravidade como motor! {Texto: Renata Lobo}

Imagina-te a percorrer 1500 metros em 60 segundos, a uma velocidade de 135 km/h… agora imagina também que o fazes sem nenhum motor! Isso é possível com o Bobsleigh, um desporto de Inverno, em que equipas de duas ou quatro pessoas deslizam com um trenó (bobsled) por uma pista de gelo.

32 FORUM ESTUDANTE JANEIRO’09

www.forum.pt

Originário da Suíça, desde 1924 que este desporto faz parte dos Jogos Olímpicos de Inverno, começando por ser uma competição de equipas masculinas com quatro elementos. As equipas de dois apareceram em 1932, enquanto que as mulheres tiveram de esperar algum tempo antes de poderem participar nestas loucas descidas! Apenas em 2002 foi permitida a integração de equipas mistas… quatro anos mais tarde, em Turim, todos puderam ver a primeira equipa feminina de dois elementos! A prova inicia-se com a equipa fora do trenó, empurrando-o durante uma distância máxima de 50 metros. Normalmente, esta fase (crucial para o desempenho na prova!) dura cerca de seis segundos e pode atingir os 40km/h antes de todos entrarem no veículo! As equipas de Bobsleigh incluem sempre um piloto e um breakman (responsável pela travagem), sendo que nas corridas com quatro elementos, existem mais dois que ajudam no arranque. Para teres uma ideia da rapidez que alcança o trenó, os concorrentes experimentam a força da gravidade multiplicada por quatro… O trabalho de equipa e agilidade são fundamentais para percorrer pistas que mais parecem montanhas-russas: compostas por rectas e curvas, a média é 17 curvas sinuosas por pista ao longo de 1500 metros!

O trenó - bobsled O trenó é ligeiramente diferente do utilizado pelo Pai Natal, como podes ver nas fotografias. Possui linhas aerodinâmicas e é composto por fibra de vidro e aço, assente em quatro lâminas de aço, altamente polidas. Para mudar de direcção, o piloto utiliza um mecanismo localizado debaixo do cockpit. É fundamental conhecer bem a pista e ter bons reflexos. A capotagem resulta na eliminação da prova! E o travão também não poderia faltar (senão isto nunca mais parava!): está situado num dos lados do breakman nos trenós de quatro lugares e à sua frente nos de dois lugares.

› A equipa mais o trenó não podem ultrapassar pesos pré-definidos? 390kg e 630kg, consoante o número de elementos na equipa (dois ou quatro). › Os países mais galardoados nesta modalidade são a Suíça, a Alemanha e o Canadá? Por que será… › As sapatilhas dos atletas têm 600 agulhas para perfurar o gelo? Assim equilibram-se com maior facilidade, enquanto empurram o trenó.

NOTÍCIAS

Força Selecção!

Não, não é a nossa selecção de futebol, pela qual estás tão habituado(a) a torcer. De 23 a 25 de Janeiro, o Multiusos de Guimarães irá acolher o Campeonato da Europa de Hóquei de Sala Feminino! E sabes porquê? Após a excelente prestação da nossa selecção no Europeu de Alcalá la Real, em Espanha, a Federação Europeia de Hóquei decidiu atribuir à Federação Portuguesa a organização do campeonato. Isto porque a equipa de hóquei feminino das quinas conseguiu chegar à final e garantir a subida à Divisão A europeia! Além de Portugal, as selecções que vão participar neste europeu de Sub21 Feminino, escalão Trophy, são, a Suiça, Croácia, Suécia, Escócia e Turquia.


rodas

E que tal uma voltinha no Batmobile?

O Fórmula 1 do futuro Apresentamos-te o “F-1 do futuro”!!! Este carro da marca japonesa Mazda ganhou um concurso de design, tem rodas especiais que lhe permitem andar em ruas à base de electricidade e acelera até aos 402 km/h!!! O conceito KAAN foi o vencedor do Design Challenge de Los Angeles, prémio promovido nos EUA. O tema da edição deste ano foi “como serão os carros desportivos em 2025?”. O conceito primou pela tecnologia e inovação. Uma das principais características está nos pneus, compostos de

um polímero semi-condutor, feito para rodas destinadas especialmente às estradas do futuro. Segundo o projecto da Mazda, as ruas poderão ser compostas de eléctrodos que transmitem electricidade para o carro, permitindo a transmissão de informações como o clima e comunicação com a equipa. Mas atenção, trata-se apenas de um conceito e não foi ainda construído como os carros que vês por aí na rua. No entanto, quem sabe se, até 2025, este carro de Fórmula 1 se torna realidade?

Rally Dakar 2009 Após meses de suspense e muita expectativa, o Rally Dakar está de regresso!!! A prova começou dia 2 de Janeiro e estender-se-á até dia 18. Ao todo, os pilotos percorrerão cerca de 9 mil quilómetros, passando por boa parte dos territórios argentino e chileno, incluindo o Deserto do Atacama. Pela primeira vez, o maior rali do mundo acontecerá na América do Sul, com partida e chegada em Buenos Aires, na Argentina. Entretanto, espera-se que a prova de todo-o-terreno mais famosa de sempre volte a Portugal em 2010... Vamos ver!!!

Estás aí a roer-te de inveja por não teres um carro assim? Pois bem, este fantástico carro de 1973 foi transformado num autêntico Batmobile por um médico, na Califórnia. E não foi para andar por aí a exibir-se... Toda esta transformação teve como objectivo animar as crianças do hospital onde trabalha, pois foi para lá que o levou após estar totalmente equipado com tudo que possas imaginar sobre o Batman.

Mundial de Fórmula 1 em 2009 Já conheces o calendário do Mundial de Fórmula 1 de 2009? Uma das grandes novidades é a antecipação, para Abril, do Grande Prémio da China. Nos anos anteriores, a corrida de Xangai costumava realizar-se em Outubro, mas este ano vai passar a disputar-se a 19 de Abril. Assim, vai ser a terceira prova da época, a seguir ao Grande Prémio da Austrália (29 de Março) e da Malásia (5 Abril). No Mundial, em que se disputam 17 corridas, destaca-se a saída do Grande Prémio do Canadá, o atraso em uma semana do Grande Prémio do Bahrain, e a entrada da prova de Abu Dabi, que encerrará o campeonato, a 1 de Novembro.

Inaugurado no ano passado, o Autódromo do Algarve está entre as pistas que, em 2009, vão fazer parte do Campeonato do Mundo de Superbikes. Segundo o calendário divulgado pela Federação Internacional de Motociclismo (FIM), o encerramento do próximo Mundial será na pista algarvia. Calendário do Mundial de Superbikes 2009: 1 de Março: Phillip Island (Austrália); 14 de Março: Losail (Qatar); 5 de Abril: Valência (Espanha); 26 de Abril: Assen (Holanda); 10 de Maio: Monza (Itália); 17 de Maio: Kyalami (África do Sul); 31 de Maio: Salt Lake City (EUA); 21 de Junho: Saint-Marin à Misano (Itália); 28 de Junho: Donington Park (Grã-Bretanha); 26 de Julho: Brno (Checoslováquia); 6 de Setembro: Nürburgring (Alemanha); 27 de Setembro: Imola (Itália); 4 de Outubro: Magny-Cours (França); 25 de Outubro: Portimão (Portugal).

CALENDÁRIO

Mundial Superbikes 2009

29 Março: Austrália 5 Abril: Malásia 19 Abril: China 26 Abril: Bahrain 10 Maio: Espanha 24 Maio: Mónaco 7 Junho: Turquia 21 Junho: Grã-Bretanha 12 Julho: Alemanha 26 Julho: Hungria 23 Agosto: Europa (Valência) 30 Agosto: Bélgica 13 Setembro: Itália 27 Setembro: Singapura 4 Outubro: Japão 18 Outubro: Brasil 1 Novembro: Abu Dabi

www.forum.pt

33 FORUM ESTUDANTE JANEIRO’09


novidades TECNOLOGIA {Texto: Renata Lobo} PRESS

Só para rapazes de chorar a rir!

Torrar pão no Pc nunca foi tão fácil!! Chegou o verdadeiro hino às migalhas nos teclados! A solução para as tuas noites de insónia e de preguiça em sair da cama para comeres aquela torradinha com manteiga tão boa! Aqui está ela, a torradeira USB capaz de cozinhar o pequeno-almoço junto do teu portátil. Este projecto de torradeira, finalista de uma competição de designers promovida pela Electrolux, além de usar a energia proveniente do computador para torrar o pão, é capaz de transferir imagens, o que significa que agora é possível jogares o jogo do galo com doce de morango para descontraíres antes dos testes!! (cruz ou argola?)

Vinis em formato digital Os vinis voltaram a estar na moda! E sabemos que muitos de vocês já (re)iniciaram uma colecção de discos da velha-guarda. Mas para quem gosta de ter sempre o último álbum preferido no bolso é complicado andar com um leitor de vinis às costas no metro! Com o Veho USB esse problema não se coloca. Além de ser um “giradiscos”, consegue converter os teus vinis em ficheiros de formato digital! Basta fazeres uma ligação USB ao teu computador e voilá! Além disso vem acompanhado com um software de edição que te permite criar playlists, limpar o som do ficheiro e muitas outras opções!

Adoras aqueles coloridos e animados desenhos nas peças de roupa, factor essencial para que as miúdas não te resistam e digam que estás cada vez mais bonito? Então temos uma novidade para ti: a Throttleman lançou “Re-invented” e “Funny Addicted”. A marca criou uma edição limitada, inspirada nas figuras Funny (os carismáticos e populares Tubarões e Fantasmas) que, depois de reinterpretadas, dão lugar a uma nova linha de t-shirts. O Tubarão, por exemplo, foi recuperado dos arquivos e figura agora num estilo vintage, disponível em duas cores: azul e branco. Para completar esta primeira edição limitada, surge o emblemático Fantasma. Nesta nova versão, o Fantasma mantém o seu ar assustado e aparece agora num registo inovador e ainda mais brilhante, disponível em vermelho e branco. As novas propostas desta edição limitada estão disponíveis nas cerca de 50 lojas da marca. De que estás à espera?!

Que horas são, meu pedaço de limão? Não se sabe se foi porque lhes caiu mal a limonada, mas Florian Dussopt e Julie Girard tiveram a fantástica ideia de usar limões para colocar em funcionamento um relógio digital. É verdade, munido de uma prancha de madeira com dois pontos de cobre e de zinco, o relógio consegue funcionar através da reacção da electrólise desencadeada pelo ácido cítrico das rodelas de limão colocadas em cada um dos pontos. Antes de ires ao mercado aí da esquina, fica sabendo que um único limão é capaz de pôr em funcionamento o relógio durante uma semana!! Claro que não vais querer saber a quantidade de bichos que o sumo de limão vai atrair…

T-Shirt com Bateria!?! “Ah e tal, eu já tenho muitas t-shirts com baterias e guitarras e ferrinhos!”, dizes tu. Sim, mas... consegues extrair algum som delas? Esta t-shirt tem mesmo uma bateria electrónica incluída com altifalante, volume ajustável, sete sons diferentes e funciona com apenas 3 pilhas AAA! Imagina-te a andar pela rua a fazer altos solos rítmicos das tuas bandas favoritas. Produto exclusivo da www.thinkgeek.com. 34 FORUM ESTUDANTE JANEIRO’09

Relógio para preguiçosos Com o relógio de alarme digital Moshi IVR podes acertar as horas e activar o alarme apenas com a tua voz. Outras funcionalidades à distância incluem informação sobre as horas, ligar e desligar o alarme sem deixares o conforto da tua cama e... temperatura! Sim, podes perguntar a temperatura ao teu Moshi, assim já sabes o que te espera no caminho para o armário da roupa. Agora vê lá se não falas durante a noite!

www.forum.pt

Quem vai à guerra... All Star leva! A Converse não deixa de surpreender no ano em que celebra 100 aninhos. Para andares sempre com a última moda nos pezinhos, o conceituado estilista John Varvatos desenhou a Chuck Taylor All Star Bosey Boot, inspirando-se no calçado utilizado pelos soldados americanos na Segunda Grande Guerra! Assim podes ir dar à sola o que quiseres, porque este modelo é mesmo resistente.


novidades JOGOS {Secção da responsabilidade de Manuel Machado, leitor FORUM ESTUDANTE}

Skate 2 a chegar às lojas

Halo ainda dá muito que jogar Com Halo Wars a chegar a Bungie prepara-se também para lançar brevemente Halo 3: ODST. Este título será muito diferente dos outros títulos Halo pois nem vai ser MasterChief a personagem principal. Iremos jogar com uma visão na terceira pessoa e o nosso herói será não um, mas sim uma equipa de elite militar terrestre que chega a Nova Mombassa assim que esta é atacada pelos Covenant. Em Halo 2 e 3 já nos deparámos com esta tropa de elite, chamada Oribtal Drop Shock Trooper (ODST). Mais informações sobre esta expansão stand-alone de Halo 3 em www.bungie.net.

Desde que apareceu o título Skate para a PS3 e Xbox 360 que Tony Hawk perdeu o título de melhor simulador de skates nas consolas. Skate ofereceu-nos uma jogabilidade completamente nova e uma experiência nunca antes vista nas consolas. Boa para quem não sabe andar de skate, e óptima para os skaters. Tendo isto alcançado, a EA vai lançar no final deste mês Skate 2. Esta sequela promete “laminar” as pequenas lacunas de Skate, oferecer novas opções de jogo e ainda dar uma jogabilidade mais imersiva ao jogador. Skate 2 irá estar disponível para PS3 e Xbox 360.

O ouriço azul ainda a dar que falar Com o lançamento de “Sonic Unleashed” muitos fãs do ouriço mais rápido do mundo suspiram de alívio ao ver que Sonic ao tinha voltado às origens com um resultado bastante agradável, mas não surpreendente. A SEGA, querendo que a sua mascote continue viva e a mostrar o que vale, prepara agora em exclusivo para a Nintendo Wii “Sonic and the Black Night”. Um título que nos mostra o velho Sonic de sempre com um jogo novo para este. Muita velocidade e surpresas sabemos que podemos contar, mas será que é desta que virá um Sonic “como antigamente”

A série de jogos “Colin McRae” continua Gran Turismo 5 só no final do ano Parece que nos vamos ter de contentar com GT5: Prologue durante este novo ano de 2009… GT5 só chegará para o Natal, se não existirem atrasos. Ao que se apurou este grande exclusivo da PS3 conta ainda com muito para ser feito mas os produtores deste tão esperado videojogo prometem que vai continuar com o nível de qualidade dos seus precedentes.

Em Setembro de 2007, uma das lendas do Rally, Colin McRae, morreu num acidente de helicóptero com o seu filho. A famosa série de videojogos de corridas “Colin McRae” parecia ter acabado também com a morte deste grande piloto. A Codemasters, com consentimento e aprovação da família McRae, decidiu manter vivo este nome das corridas nos videojogos e anunciou o lançamento de Colin McRae: Dirt 2. A sequela do último título da série Colin McRae vem manter o legado dos melhores videojogos de corridas Rally. Virá certamente um videojogo que fará jus ao seu nome.

www.forum.pt

35 FORUM ESTUDANTE JANEIRO’09


liga-te Manda as tuas mensagens, cartas, receitas de culinária, desenhos ou poemas para Revista FORUM ESTUDANTE, Remessa Livre nº 25002, 1144 Lisboa CODEX (não precisa de selo) ou para o e-mail rfe@forum.pt. Este espaço é teu. Aproveita-o!!!!

POEMAS

36 FORUM ESTUDANTE JANEIRO’09

PERFIS

Amor de anjo

http://forumestudante.hi5.com

Por: Sara Machado, Escola Secundária de Vilela (Paredes)

Número de Amigos: 4082 Comentários ao perfil: 3425 Comentários às fotos: 1122 Recortes: 186 Fives: 474 Estado: o Descobridor

Um anjo com asas ou sem asas voa Voa até ao infinito... E voa sempre a procura do menino certo O tal menino que consegue mudar uma pessoa, Dar a felicidade só de o ver, Dar um sorriso de apenas olhar... E a anjo encontrou o menino certo O tal que conseguiu seu coração... Menino que a faz feliz e que parece perfeito Mas nem tudo é perfeito, pode ser apenas ilusão... Esse menino é tudo para a anjinho... É a sua vida, porque esse menino é diferente E conseguiu tirá-la do sofrimento Consegue suportá-la, e amá-la Apesar que quando estão separados ela para ele é indiferente...

anda aí... prepara-te para obedecer em descobridor.forum.pt! Os primeiros perfis do ano!!! como sempre temos imensos candidatos... continuem a visitar o nosso hi5, a falar connosco e a dar sugestões. A união faz a força!

Perfis do mês

Por: Alexandre Amante Chamaste-me único, como se o mundo fosse névoa Em que agarravas, e apenas a minha pele escorria entre os teus dedos. Prometi-te seres imóvel no grande rio da vida Mas com a minha partida foi cascata a tua imortalidade. Prometi-te as asas de um anjo que não vias Como se mesmo eu soubesse voar… Caindo sempre na desumanidade dos homens Nas palavras vazias de um fundo de garrafa.

São amigos... Que nunca imaginei ter... São aqueles que me apoiam... Nunca os quero perder... São amigos de coração... São amigos de peito... Amo-vos mais que tudo... Amo-vos mais que ninguém...

www.forum.pt

FORUM ESTUDANTE!!! Abri. li e gostei!!! xD Vamos em Frente!!!! xD Abraço!!!!

© waииie

Parabens pela magnífica Revista (: Acho esta revista com conteúdos muito interessantes, não como certas revistas andam pra aí. A Forum tem temas muito actuais [teatro; musica; moda; pancadas; etc] Espero que continuem assim. E eu fico à espera da nova edição xD

QuchiePime AMO VOSSA REVISTA :)

εїз Pintarola

http://namulada-do-carlos.hi5.com Sexo: Feminino Aniversário: 8 de Junho Número de Amigos: 307 Comments ao Perfil: 813 Comments às fotos: 315 Recortes: 95 Fives: 250

“Que Tenho saudad'Zzzz tuaz baby, αмσ -†ε Carlos Belchior =O)”

Joana۞

a forum é muito mais d que uma revista! é um outro lado de nós (enquanto jovens)! serei toda a vida jovem enquanto contiuar a ler a "forum estudante" quando voltam a fazer uma visita aki ao liceu da guarda? hum? fikarei à espera! mas não se atrasem! eu po ano ja saio daki! ;D beijuh

- Soffia

FORUM ESTUDANTE: Grande revista, mén :)

Daniny

LOOL Professor ÉSOTANGA é que rula! ^^ :'D

Patri'ciiaMoranguinho' ™

A Forum é uma revista mais que interessante qe se dipõe a falar de assuntus qe realmente nos interessam! Obrigada por fazerem esta Revista e pelos concursos ligados a Ela! BeijinhO ^^

E o que será de mim quando for ao fundo Afogando-me pelas rugas do meu rosto Virá á tona a alma em papel, virá nas linhas o teu nome exposto?

Por: Jessica Campos (para Rute Andreia e Jorge Vieira)

O Nekinhu da Juanah

li pela primeira vez a vossa revista este mês e adorei tem coisas do agrado para todos os estudantes;D obrigada

Mostrei-te a luz de um cego que escrevia O brail perfeito da língua das palavras Que só tu, ou um cego como eu Lia…olhando com a alma o que os olhos não viam.

Amigos

E começou um novo ano! Obrigada a todos pelo apoio em 2008 e que 2009 continue sempre a bombar!

☆☻LuCiA☻★

O amar de ambos passa todas as barreiras... Mas não para sempre, Porque nem tudo dura sempre... Apenas amor verdadeiro...

LEMBRANÇA…

MENSAGENS Hi5

DreiahH ☆

http://akelaninaespecial.hi5.com Sexo / Idade: FEMININO Aniversário: 8 de Abril Número de Amigos: 905 Comments ao Perfil: 5073 Comments às fotos: 8496 Recortes: 195 Fives: 63

A vida é como uma cançãO, ... =.)

ELIANE♀♥

the best... simplesmento adoro a revista!!! kal bravo, kal super pop.. a forum e k ta a dar!!!!! jokas gands

Daniela

Ja vi a nova forum, ate tenho 2 :D Adorei a revista e o brinde também :) Adoro a forum @ Felicidades ;) Beijinhos ^^


TALENTOS

Serão as palavras assim tão importantes? Por: Bárbara Baptista, Escola Secundária Carlos Amarante (Braga) Não me recordo de tudo que disseste, algumas coisas parecem que fizeram parte de um sonho distante, mas que estão bem presentes. Algo confuso, não? Mas é isso que sinto... Será que foi por ter ouvido de olhos fechados? Ou por custar-me a acreditar que foi verdade? Porém do teu abraço lembro-me bem, é como ainda conseguisse sentir os teus braços à minha volta a proteger-me da gelada noite, o teu cheiro ainda o sinto como estivesses presente, tão presente que iria jurar que as tuas mãos continuam a acariciar-me o rosto enquanto descansas no meu ombro. (Nota da Bárbara: É óptima esta oportunidade que dão às pessoas para divulgarem o que fazem, parabéns pela excelente revista. Cumprimentos. p.s.: Espero que gostem.)

Diário Gráfico. Auto-Retrato: 23.02.2008 Por: Mariana Duarte, Escola Secundária Artística Soares dos Reis (Porto)

Código para te registares: em branco

http://descobridor.forum.pt www.forum.pt

37 FORUM ESTUDANTE JANEIRO’09


liga-te

Tu que estás chateado(a) e aborrecido(a) e procuras uma luz que ilumine o teu sentido de humor, uma gargalhada que te encha a alma... Ri-te! Ah, e não te esqueças, se tiveres uma boa piada ou foto, envia-nos para rfe@forum.pt

E tu?

SORRIR

Iá, gosto de meter o nariz em tudo, há problema?

Grande vaca ter encontrado esta erva toda!

Confusão?

Boi

Dois Alentejanos que não se falam encontram-se num caminho. Um deles leva um bovino à frente. Diz o outro: Atão vai passear o boi? O outro, muito admirado: - Mas que jêto, compadre? A gente nã se falava há tanto tempo! Mas isto nã é um boi. É uma vaquinha. O compadre enganou-se. Resposta do primeiro: - Ê cá nã falê consigo. Foi com a vaca.

Sabem qual é o animal mais infeliz do Mundo? - É o boi! Porque passa uma vida inteira com um par de cornos e depois de morto ainda lhe chamam vaca!

COWS

ESTAVAM DUAS VACAS NUM PRADO, E DIZ UMA: – MUUUUUU! RESPONDE A OUTRA: – TIRASTE-ME AS PALAVRAS DA BOCA. Trabalho Redacção sobre a vaca e a sua utilidade: A vaca tem quatro partes: a dianteira, a traseira e depois o rabo que acaba nos pelos. Debaixo da vaca está a leiteira. Com o rabo enxota as moscas que a picam. O marido da vaca chama-se Touro. Não dá leite, por isso, não é mamífero. Dos chifres da vaca, fazemse pérolas e pentes. A vaca é muito útil: come-se por dentro e bebe-se por fora.

Sutiã Um vitelo anda a pastar no campo. De repente encontra uma luva. O vitelo agarra na luva e vai a correr para a mãe: - Mãe, Mãe, encontrei um sutiã!

Olé! Olé! Na praça de touros, grande toureiro Zeca Lemos, teve pouco sorte a lidar o touro e levava marrada em cima de marrada, e alguém na assistência gritava OLÉ...OLÉ. Mais tarde no hospital, o melhor amigo do Zeca Lemos foi visitá-lo, e lamentava-se o toureiro com as dores, e disse para o amigo: o que me dói mais não são as feridas, mas sim o animal que estava no público a gritar OLÉ...OLÉ; ao que responde o amigo: eeera eu pá, estaaaava a a a dididizer "Ó LEMOS foge que o touro mata-te".

*Dêem umas férias aos bifes

Leitinho!!! Leitinho!!!

38 FORUM ESTUDANTE JANEIRO’09

www.forum.pt


horos copos

2009 JANEIRO PROFESSOR ESÓTANGA ALERTA: JANEIRO É UM BOM MÊS PARA DORMIR ABRAÇADO AO MEALHEIRO E ATROPELAR O CARTEIRO.

Já a minha trisavó Esótanga dizia: “calças brancas em Janeiro, sinal de pouco dinheiro”. Se calhar está na altura de eu pedir um aumentozinho da mesada… Ou quem sabe já tenho idade para mexer a bolinha e arranjar um part-time a vender anéis de brilhantes na Feira do Relógio. Antes que chegue a conta da luz do meu estabelecimento, está na hora é de te desejar UM FELIZ 2009!!!!! Ah, e não te esqueças de que o Professor Esótanga é o tal que faz previsões com que ninguém se zanga!!

COMEÇA A FAZER CÓPIAS DAS TUAS CONVERSAÇÕES DE MSN PARA O CADERNO DE RECEITAS DA TUA RICA MÃEZINHA! VAIS SER O VERDADEIRO CAMÕES DA COLHER DE PAU! O PRÉMIO NOBEL DOS CRUSTÁCEOS!

AQUÁRIO (20/1 A 18/02)

Não queres afogar-te nas equações do próximo teste de Matemática? Chegou a hora de deixares de contar pelos dedos! Proibido utilizar as mesmas extremidades da mão para espremer borbulhas no Domingo à noite e chuchar no dedo enquanto comes chocolates e desenhas no caderno quadriculado “Pedro + Maria” cinco vezes por minuto…

PEIXES (19/02 A 20/03)

Peixinho de Janeiro quando não se espalha, sobrevive inteiro. Achavas que a aula de Ginástica era um casting para o 5º filme da saga Indiana Jones? Pois saiu-te o tiro pela cauda, porque o único filme onde vais entrar vai ser o das câmaras de segurança da escola com a tua figura de pé engessado, se não paras de olhar para a miúda mais gira da turma enquanto estás a 2 metros do trampolim.

CAPRICÓRNIO (22/12 a 19/01) Essa mania de te veres nos vidros do polivalente vai ter de acabar! Guarda os euros que gastas todos os dias em bolos de arroz para comprares um espelho de corpo inteiro e vais ver que te passa a vontade de apreciares as curvas do teu belo corpinho…

CARNEIRO (21/03 A 20/04)

O carneiro é uma espécie de muita ração, por isso vê lá o que andas a meter ao bucho… Não, não estou a falar das fatias de pizza que a tua pança colecciona a semana inteira, estou a falar da borracha do lápis e das tampas de caneta…. Estás quase apto para roubar lugar ao Ecoponto amarelo!

TOURO (21/04 A 20/05)

Onde é que andam os teus apontamentos de Ciências Naturais, ah? Bem que podias ter esperado pelas férias grandes para te dedicares à nobre arte do Origami!! Fazes-me uma pista de Fórmula 1, fazes? É que por este andar estou a ver o teu Ano Lectivo a andar de carrinho…

GÉMEOS (21/05 A 20/06)

Deixaste de ser a estrela da equipa de Educação Física? Não te deixam passar à frente na fila da papelaria? Experimenta escovar os dentes todas as manhãs, compra WC Pato ou Lava Tudo Alfazema – vais ter a tua popularidade de volta e o ambiente lá na escola vai melhorar substancialmente, nem que seja o ambiente em contacto com o teu hálito!

CARANGUEJO (21/06 A 20/07)

E se pusesses as tenazes da escrita em marcha? Treinar a língua portuguesa só te fica é bem. Começa a fazer cópias das tuas conversações de MSN para o caderno de receitas da tua rica mãezinha! Vais ser o verdadeiro Camões da colher de pau! O Prémio Nobel dos crustáceos!

LEÃO (23/07 A 22/08)

Nem sempre o que ditam os teus bigodes é o melhor a fazer e tens exemplo no dinheiro que gastaste em roupa nos últimos tempos. E tira o

leãozinho da chuva, porque ainda faltam 12 meses para o Natal 2009, caro (a) felino (a) consumista!

VIRGEM (23/8 A 22/09)

Não te faças de santinho (a), porque eu sei muito bem quem foi que andou a subornar os colegas de turma para os TPC de Física e Química…. Pensavas que me enganavas com esses olhinhos de anjo? Vais ter de encontrar outra fórmula!

BALANÇA (23/09 A 22/10)

Não há luar como o de Janeiro nem amor como o primeiro, não é? Com tanta nuvem a passearte nos olhos bem que podias tatuar na testa a música dos Xutos e Pontapés, porque não, não és o úuuuuunico, tu não és o úuuuuuuuunico, o único a olhar o céu!

ESCORPIÃO (23/10 a 21/11)

O teu não são mesmo os boatos, quando a principal vítima da tua língua comprida és tu mesmo (a). Recomendo-te uma consulta no carpinteiro. Com sorte és o único caso de Pinóquio-da-língua-que-cresce. Abre lá a boca, diz ahhhh…

SAGITÁRIO (22/11 A 21/12)

Andas a preparar-te para o Código da Estrada? A seta do sagitário anda a fazer boomerang? Eu bem te avisei que essa mania de mandar charme nos corredores ia dar em corações estilhaçados. Daqui para a frente, atenção ao sinal STOP – Sou Tótó, Orelhudo e Parvo.

www.forum.pt

39 FORUM ESTUDANTE JANEIRO’09


MESTRADO INTEGRADO EM PSICOLOGIA 1.A FASE - LICENCIATURA EM CIÊNCIAS PSICOLÓGICAS 2.A FASE - MESTRADO EM PSICOLOGIA ȿ PSICOLOGIA CLÍNICA ȿ PSICOLOGIA EDUCACIONAL ȿ PSICOLOGIA SOCIAL E DAS ORGANIZAÇÕES

1.O CICLO - LICENCIATURA EM REABILITAÇÃO E INSERÇÃO SOCIAL 1.O CICLO - LICENCIATURA EM DESENVOLVIMENTO COMUNITÁRIO

2.OS CICLOS - MESTRADOS PSICOCRIMINOLOGIA PSICOBIOLOGIA PSICOLOGIA DA SAÚDE PSICOLOGIA COMUNITÁRIA

PÓS-GRADUAÇÕES PSICOLOGIA DO DESPORTO E DA ACTIVIDADE FÍSICA REABILITAÇÃO E INSERÇÃO SOCIAL

LINHA AZUL: 808 101 717 CONTACTCENTER@ISPA.PT ȿ WWW.ISPA.PT


#207 Revista Forum Estudante - Janeiro 2009  

Varia entre cinema, teatro e televisão e já ganhou prémios em Portugal e no estrangeiro. Faz-nos chorar da mesma forma que nos faz rir e de...

Advertisement
Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you