Issuu on Google+

FORUM ESTUDANTE a revista em que és tudo!

DEZEMBRO’08

Nº 206 • Mensal • Dezembro 2008 • Preço de Assinatura: 12 edições = 4,99€ (IVA incluído)

NELSON ÉVORA até onde é capaz de saltar este rapaz?

VIDEO GAMES LIVE Os teus heróis saem da consola!

HOMENS vs. MULHERES

A diferença está na tua cabeça!

Vê as tuas oportunidades na Futurália

Rede EURES: ajuda-te a trabalhar no estrangeiro


índice

tema de capa

Quais as diferenças nos cérebros feminino e masculino? De que forma isso determina a aptidão para certas profissões? Especialistas explicaram à FORUM por que é que os homens têm maior vocação para piloto de aviação e as mulheres para a comunicação verbal.

FORUM ESTUDANTE ADMINISTRAÇÃO Francisca Assis Teixeira

DIRECÇÃO Rogélia Candeias

DIRECÇÃO DE FOTOGRAFIA Gonçalo Gil (goncalo.gil@forum.pt) FOTOGRAFIA: Ricardo Bento

DIRECÇÃO DE IMAGEM Miguel Rocha (miguel.rocha@forum.pt) ILUSTRAÇÃO: Alexandre Soares

REDACÇÃO Bruna Pereira, Cátia Felício, Renata Lobo COLABORAÇÃO: Laura Alves

DEPARTAMENTO DE COMUNICAÇÃO Teresa Ramos Telefone: 21 885 47 52 (teresa.ramos@forum.pt)

NEW MEDIA André Rebelo

DEPARTAMENTO DE PROJECTOS ESPECIAIS Ana Mestre Telefone: 21 885 47 71 (ana.mestre@forum.pt) Bernardo Coelho Telefone: 21 885 47 71 (bernardo.coelho@forum.pt)

PREÇO DE ASSINATURA: 4.99€

DEPARTAMENTO DE PUBLICIDADE DIRECÇÃO Paulo Fortunato Telefone: 21 885 47 37 (paulo.fortunato@forum.pt) Duarte Fortunato Telefone: 21 885 47 32 (duarte.fortunato@forum.pt) PRÉ-IMPRESSÃO E IMPRESSÃO GRÁFILIS/ LISGRÁFICA - Casal de Stª Leopoldina Queluz de Baixo

Tiragem: 70.000 ex. A FORUM ESTUDANTE É MEMBRO

Revista FORUM ESTUDANTE Revista de Cursos, Escolas e Profissões Propriedade e Edição de: PRESS FORUM - Comunicação Social,S.A. Capital Social: 299.400,00¤ NIF: 502 981 512 Periodicidade Mensal Depósito Legal n.º 510787/91 Registo ICS n.º 114179 SEDE Tv. das Pedras Negras, nº 1 - 4º — 1100-404 Lisboa Tel.: 21 885 47 30 — Fax: 21 887 76 66

RFE 206 › DEZEMBRO DE 2008 › http://www.forum.pt › e-mail: rfe@forum.pt

Perguntas Tu P06 Para os que julgam que as mulheres não sabem conduzir, aqui vai uma entrevista sobre rodas com a Elisabete Jacinto!!! Vrumm… Vrumm…

Queres ler a FORUM ao longo do ano? Procura-nos na tua escola!

Escolas P10 Manifestação nacional dos estudantes contra o novo Estatuto do Aluno. Estás por dentro?

Desafios P18 Pssst! Sim, tu, já criaste o teu governo sub-18? O país precisa de ti! Aproveita e inscreve-te também como animador FORUM.

Pancadas P24 Não tens guito para o Natal? A FORUM dá-te umas luzes, que não piscam, mas que te vão fazer brilhar!

Espaço IPJ P26 Tens dúvidas sobre a tua saúde? O Programa CUIDA-TE tem todas as respostas!

DIRECÇÃO GERAL Rogélia Candeias DIRECÇÃO ADJUNTA Gonçalo Gil ADMINISTRAÇÃO Roberto Carneiro - PRESIDENTE Francisca Assis Teixeira Rogélia Candeias

30

Fama P28 O menino de ouro dos Jogos Olímpicos de Pequim 2008 saltou directamente para a FORUM. Nelson Évora só para ti!

Saberes P30 Sabes que o cérebro dos homens e das mulheres são diferentes? E que isso influencia a escolha de certas profissões?

O menino de ouro dos Jogos Olímpicos de Pequim 2008 saltou directamente para a FORUM. Nelson Évora só para ti!

Espaço ANQ P36

Estreias P46

De 10 a 13 de Dezembro todas as portas vão dar à Futurália – a Feira da Juventude, Qualificação e Emprego!

Cuidado vilões de Central City! Mais um super-herói chega ao grande ecrã e promete arrasar: The Spirit estreia a 25 de Dezembro.

Espaço IEFP P40

Novidades P52

EURES: estás aqui, estás lá fora!!! Tudo o que precisas saber para trabalhar no estrangeiro.

Queres conhecer uma planta que escreve blogues? Recarregar o teu iPod com os pés? Ou preferes ouvir música com os ossos?

Música P44 Turutururuuuu!!! Se andas por aí a trautear a música do videojogo que não conseguiste largar ontem à noite, então não percas esta grande celebração: o Video Games Live!

Horos COPOS P52 O professor Esótanga traz-te as previsões de Natal bem embrulhadinhas! Portaste-te bem este ano? Uhmm…

www.forum.pt


passatempos

SAMSUNG

Sê digitall ! PRESTA ATENÇÃO!!! Futebol Real

És louco por futebol? Já sabes que o FIFA 09 tem 250 adições e melhorias que tornam a acção mais reactiva, inteligente e realista? Até os guarda-redes têm inteligência melhorada. Será que vais conseguir marcar? Marca um golo por sms e envia o código “FEFIFA” para o número 3939. De 50 em 50 mensagens ganhas um dos 5 jogos FIFA 09 para a PS3 que estamos a oferecer.

Ao enviares a tua participação para os passatempos por e-mail, tens de nos enviar sempre o teu nome, morada completa e número de telefone, caso contrário... a tua resposta não será considerada!!! Os passatempos desta edição decorrem apenas durante o mês de Dezembro. Só serão atribuídos prémios a residentes em Portugal e apenas um prémio por pessoa e por morada. Os vencedores residentes na área da Grande Lisboa terão de levantar o prémio nas nossas instalações: Tv. das Pedras Negras, nº1, 4º. 1100-404 Lisboa (na Baixa). Aos restantes, o prémio será enviado por correio. Após notificação aos vencedores, estes têm um prazo de 30 dias para reclamar o respectivo prémio. Custo do SMS 1 euro, IVA incluído.

OS PREMIADOS SERÃO ANUNCIADOS EM WWW.FORUM.PT NOTA: as cores dos prémios podem não corresponder às das imagens apresentadas

GUITAR HERO

A Samsung tem produtos feitos mesmo para ti! Para filmares as tuas figuras, fotografares as melhores poses com os teus amigos ou ouvir as tuas bandas preferidas. E como sempre, a tua revista dá-te a oportunidade de te habilitares a ganhar tudo do melhor: › uma câmara de vídeo VP MX20, com ligação directa ao YouTube! › uma câmara fotográfica i8 que incorpora mp3, faz vídeos e lê textos › um leitor de MP3 U4 com ligação USB. Para tal, basta enviares um sms para o número 3939 com o código FESAMSUNG. Na 50ª mensagem ganhar o leitor de MP3, na 150ª mensagem ganhas a câmara fotográfica e na 250ª mensagem damos-te a câmara de vídeo. Despacha-te antes que esgotem e começa já a fazer a diferença com imagens de qualidade e um som altamente!

RULYS

SOLTA O ESTILO QUE HÁ EM TI!

ÉS UMA ESTRELA DE ROCK? Queres vir um dia a vibrar nos palcos, tocar para as multidões e aquecer plateias ao som das tuas músicas? Então temos o jogo ideal para ti! Começa a desenvolver o teu mega potencial com o Guitar Hero para a PS3. Convida os teus amigos para um concerto na tua sala de estar.

Para ganhar, basta enviar um sms para o número 3939 com o código “FEGUITAR”. De 50 em 50 mensagens oferecemos um jogo. Temos 5 jogos para te oferecer! 4 FORUM ESTUDANTE DEZEMBRO’08

www.forum.pt

A Rulys é uma marca de roupa com muita qualidade e na sua linha Urban Spirit tem roupa fashion e com um estilo moderno e característico desta época do ano. Queres ganhar umas botas, um sobretudo quente e elegante ou um singlet/T-shirt? Para tal, faz-nos uma fotomontagem com o(s) produto(s) Rulys que gostavas de ganhar e envia para passatempos@forum.pt. Usa o material que disponibilizamos em http://www.forum.pt/fun/ jogos.aspx. Aos mais originais, atribuimos um destes prémios.


perguntas tu FORUM ESTUDANTE (RFE): Foi uma mudança radical deixar de ser professora de Geografia para abraçar as corridas Todo-o-Terreno (TT)? Elisabete Jacinto (EJ): Quando era mais jovem, em vez de ir para as aulas de metro ou de autocarro, comecei a ir de mota. Depois acabei por me inscrever no Clube Todo Terreno e foi assim que tudo começou. Foi um hobby que surgiu à parte da actividade profissional.

Elisabete Jacinto

“Nunca fui Maria-rapaz”

RFE: O que a atrai mais nos rallies: a velocidade, o estilo de condução, a componente de orientação ou os sítios por onde passa? EJ: Gosto de conduzir, gosto daquela história do movimento e todo o ambiente em si é muito agradável. As paisagens são uma coisa que acaba sempre por me cativar. Outra das coisas de que eu gosto imenso nas corridas é o facto de estarmos sempre em situações-limite, onde eu várias vezes dou comigo a dizer “Pronto, acabou. Não há nada a fazer” e no momento seguinte vem logo aquela ideia do “Então eu estive a trabalhar um ano inteiro e agora vou para casa? Não! Eu tenho que sair daqui!”. Em termos físicos, também consegui sempre arranjar forças para ir mais longe, porque percebi que os nossos limites estão sempre muito mais longe do que aquilo que julgamos. As corridas fazem-nos descobrir coisas em nós que não sabíamos que existiam e isso é um grande incentivo e faz-me continuar. Por isso, acho que nunca mais consigo deixar as corridas: ou ando lá até ter cabelos brancos, ou não paro nunca!

{Entrevista de Sara Levezinho, Patrícia Silva e Duarte Neto, leitores FORUM ESTUDANTE} {Fotos: Gonçalo Gil}

Sonhos pilotados a motor! Elisabete dos Santos Marques Jacinto nasceu no Montijo, a 8 de Junho de 1964. Quando o desporto ainda era um hobby, os fins-de-semana eram passados com motas, amigos e “muito tempo na cavaqueira”. Um dia, recorda Elisabete, “alguém se lembrou de ir fazer uma prova de competição TT” e bastou um pequeno desafio para que a nossa piloto entrasse nas corridas à séria! “A minha primeira corrida foi o Grândola 300, na qual eu não cheguei a fazer os 300 km, caí num dos rios e a mota ficou cheia de água e não a consegui levantar logo, porque tinha ido fazer essa prova com um dedo partido e tinha umas talas enormes e também a força não era muita… Mas se me perguntassem quem era a pessoa mais feliz da prova, era eu, porque tinha feito muito mais do que aquilo que estava à espera!”. Depois desta experiência única, Elisabete Jacinto nunca mais deixou o volante, tendo participado várias vezes no Rally Dakar, entre 1998 e 2001, na categoria de motos, e, desde 2003, na categoria de camiões. Elisabete é ainda professora de Geografia, autora de manuais escolares e co-autora da BD “Os Portugas no Dakar”. A piloto tem site oficial em http://www.elisabetejacinto.com/. 6 FORUM ESTUDANTE DEZEMBRO’08

Começou por ser professora de Geografia, mas depressa ensinar rios, serras e vales dentro de uma sala de aula deu lugar à aventura dos trilhos traçados ao volante de uma moto Todo-o-Terreno. À FORUM ESTUDANTE, Elisabete Jacinto contou que ser mulher não a impediu de triunfar num mundo de homens, porque o essencial, diz, é “trabalhar com qualidade”! Sara Levezinho (SL): Para além da Elisabete radical, aventureira ou até mesmo “durona” que todos conhecemos, existe uma Elisabete delicada, sensível e feminina? EJ: Sou um bocadinho as duas coisas. Quando estou nas provas apareço naquela versão mais masculina, mais fria e mais racional, porque o desporto exige muito isso. Não me venham cá parar no meio de uma etapa quando estou a lutar por um bom resultado, porque eu não vou parar! No dia-a-dia, acho que sou uma mulher mais sensível e feminina. Nunca fui mariarapaz e nunca fui rapariga de andar a subir às árvores. As minhas brincadeiras eram bonecas, fazer bordados e fazer tricô, ou seja, nada da minha vida apontava para que viesse a fazer o desporto que acabei por fazer, exactamente porque a minha parte feminina era muito abafadora.

www.forum.pt

RFE: O que precisam as mulheres de fazer para se destacarem no universo masculino? EJ: As mulheres precisam essencialmente de ser boas profissionais e competentes. O ponto fraco das mulheres é, muitas vezes, terem aquelas “piquinhices” ou aqueles pormenores que não têm interesse nenhum e que acabam por chatear imenso os homens. Como trabalho com o sexo oposto, isso acontece-me muitas vezes.


OS NOSSOS REPORTERES

perguntas tu Patrícia Silva, 18 anos Este ano trocou a Escola Secundária de Odivelas pela Universidade Autónoma de Lisboa para seguir o curso de Ciências da Comunicação. Na entrevista que fez a Elisabete Jacinto, além de aprofundar o gosto pelo Jornalismo, Patrícia descobriu que “nem sempre as pessoas conhecidas têm por que ser inacessíveis, sendo a Elisabete Jacinto um exemplo disso”.

Duarte Neto, 21 anos “Recebeu-nos bem, foi muito simpática e senti que ficou contente por nos ter ali a fazer-lhe perguntas”. É esta a apreciação positiva de Duarte Neto, que estuda actualmente Tecnologias da Informação e comunicação no Instituto Politécnico de Tomar.

Sara Levezinho, 21 anos Estudante na Escola Profissional de Comunicação e Imagem (EPCI), Sara Levezinho teve nesta entrevista um contributo para a sua vida profissional futura. “Ainda não sei o que quero seguir, mas vai ser, de certo, alguma área relacionada com a comunicação”, refere, recordando que agora sempre que vê o nome da Elisabete Jacinto pára para se informar mais!

Quando vou a conduzir no deserto, cheia de adrenalina, começo a desabafar, a dizer coisas e a protestar sozinha. A certa altura reparei que os meus parceiros se sentiam muito inseguros e que isso causava um mau ambiente dentro da cabine. Então percebi que aquela característica que as mulheres têm de falar em voz alta tinha que acabar. Agora entro nas dunas muito caladinha, toda a gente vai calada e acaba por não haver mau ambiente, ou seja, temos que aprender a lidar com o sexo oposto, senão torna-se difícil. Patrícia Silva (PS): Sente que a sua participação no mundo do automobilismo veio mudar a opinião de alguns homens em relação à condução praticada pelas mulheres? EJ: Quando era miúda, via os rallies e era fã da Michéle Mouton, que ganhava os rallies todos, ou muitos deles. Se os homens têm má opinião das mulheres em termos de condução, é exactamente por essas pequenas coisas que eu estava a dizer há bocadinho. A mulher conduz o carro como quem põe a máquina da roupa a lavar, como um electrodoméstico que faz falta para ir ao supermercado ou para levar as crianças à escola. O homem já não tem essa perspectiva e é precisamente nessas coisas que se criam conflitos. Acho que há muitas mulheres a conduzirem bem e muitos homens a conduzirem mal e também há

mulheres, hoje em dia, que começam a ter atitudes agressivas e copiam alguns homens, fazendo gestos com as mãos, coisas que eu acho que não são nada femininas e não ficam bem. SL: Que conselho daria aos jovens portugueses que aspiram a uma carreira de sucesso como a sua? EJ: O segredo de qualquer carreira reside em trabalhar com qualidade. Quando olhamos para pessoas que atingem grandes níveis de sucesso, somos tentados a pensar que “foi por acaso”, que “já nasceu vedeta” ou que essa pessoa “tinha uma veia especial que nós não tínhamos”, mas na realidade não é assim. As pessoas para conseguirem chegar a

“Há dois momentos da minha vida em que eu não dou pelo tempo passar: quanto estou a dar aulas e quando estou a andar de mota” um determinado nível trabalham muito. Durante muitos anos eu trabalhei aos Sábados, Domingos e feriados, de dia e de noite, não parava nunca. Os bons resultados não aparecem por milagre e as pessoas não nascem vedetas. Se a pessoa se dedicar

e trabalhar seriamente, mais tarde ou mais cedo os resultados vêem-se. PS: Ter sido professora de Geografia ajuda-a a localizar-se melhor nos rallies? EJ: Ajuda um bocado, sobretudo no que toca à interpretação do meio envolvente. Perceber bem o que são as coordenadas geográficas, trabalhar com o GPS, olhar para um conjunto de dunas e perceber onde é que a areia é mais dura ou mais mole... São tudo coisas que a gente aprende, porque são coisas para ensinar aos alunos na escola, e depois acaba por ser no terreno que a gente aproveita mais esses conhecimentos. Lembro-me que da primeira vez que eu passei por cima de uma duna fiquei toda contente (risos), porque só tinha visto nos livros e quando eu estava a passar por aquela duna com forma de meia-lua, soube perfeitamente como é que ela se tinha formado. Essa é a parte importante da história. RFE: Pensa voltar a dar aulas? EJ: Há dois momentos da minha vida em que eu não dou pelo tempo passar: quanto estou a dar aulas e quando estou a andar de mota. Neste momento estou suspensa, no que toca a dar aulas. O todo-oterreno é muito absorvente e não me sobra muito tempo para pensar noutras coisas. Se um dia voltar a dar aulas, isso não será nada que me entristeça, porque é uma coisa de que eu gosto imenso.

Vê a entrevista integral em www.forum.pt

www.forum.pt

7 FORUM ESTUDANTE DEZEMBRO’08


CHEGOU A ALTURA DA PROVA MAIS DIFÍCIL?

NÓS AJUDAMOS! QUERO

O MUDAR O MUND TUREZA NA A M CO R HA TRABAL M PATRÕES TRABALHAR SE M NÚMEROS TRABALHAR CO M CRIANÇAS TRABALHAR CO DISCIPLINA E M ORDE

GUIAS DAS PROFISSÕES: 5,5 EUROS CADA

AGOR A

2em1

EM

AVEIRO RÃES BRAGA e GUIMA RA IMB CO FARO LISBOA PORTO

GUIAS UNIV: 4 EUROS CADA

Colecção completa só 27 euros

UM GUIA DAS PROFISSÕES + UM GUIA UNIV À ESCOLHA = 6,5 EUROS ■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■ ■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■ ■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■ Morada ■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■ ■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■ ■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■ Código Postal ■■■■-■■■ Localidade ■■■■■■■■■■■■■■■ Data de Nascimento ■■/■■/■■■■ Contribuinte ■■■■■■■■■ Telefone ■■■■■■■■■ Telemóvel ■■■■■■■■■ e-mail ■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■ ■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■ Actividade ■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■ ■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■ Escola/Empresa ■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■ ■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■ Ano ■■ Área ■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■ Curso ■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■ Nome

MODO DE PAGAMENTO Envio CHEQUE n.º ■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■ no valor de ■■■,■■¤, do banco ■■■■■■■■■■■■■■■■■■ ■■■■■■■■■■■■ à ordem de PRESS FORUM – Comunicação Social, S.A.

Colecção completa só 18 euros

PARA ENCOMENDARES: Assinala, com uma cruz, o(s) exemplar(es) que pretendes no respectivo quadrado. Destaca a página, e envia para: PRESS FORUM — REMESSA LIVRE 25002 — 1144 LISBOA CODEX (NÃO PRECISA DE SELO)

OS Ã N ODE ER P ERD P

Envio VALE CTT n.º■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■ no valor de ■■■,■■¤, à ordem de PRESS FORUM – Comunicação Social, S.A. Transferência bancária NIB: 0035 0397 00021869630 58 CGD. Enviar comprovativo da transferência bancária, juntamente com os livros pretendidos, por FAX para: 21 887 76 66 Os presentes dados irão ser tratados informaticamente. Destinam-se a operações administrativas e estatísticas e à eventual apresentação de outros produtos e serviços prestados pela nossa empresa ou por terceiros de reconhecida idoneidade. Ao seu titular é garantido o direito de acesso, rectificação, alteração ou eliminação sempre que para isso contacte por escrito a Press Forum S.A. Se pretender que os seus dados não sejam facultados a terceiros, assinale com uma cruz (x) ■

GUIA PRÁTICO DO ESTUDANTE 2008/09 OS CURSOS QUE DÃO MAIS E MENOS EMPREGO SEGREDOS DE BOLONHA: ESPERAM-TE 42 HORAS DE TRABALHO POR SEMANA

Encomenda já! ■ GUIA PRÁTICO DO ESTUDANTE 2008 SÓ 2,50€ (+Portes)

PREÇO DE CAPA: 3,50€ | PREÇO VÁLIDO APENAS PARA ENCOMENDAS DIRECTAS À PRESS FORUM

DEPOIS DE PREENCHIDO O CUPÃO, DESTACAR E ENVIAR PARA: PRESS FORUM — REMESSA LIVRE 25002 — 1144 LISBOA CODEX (NÃO PRECISA DE SELO)

■■■■■■■■■■■■■■■■■■ ■■■■■■■■■■■■■■■

■■■■■■■■■■■■■■■■■■■

FORMA DE PAGAMENTO - Envio: ■ CHEQUE Nº: Banco: À ORDEM DE: PRESS FORUM, SA Transferência bancária NIB: 0035 0397 00021869630 58 CGD. Enviar comprovativo da transferência bancária por FAX para: 21 887 76 66 ■ VALE CTT Nº: Adicionar, ao preço do Guia, o valor correspondente para os portes de envio — 1 exemplar: 1,32€ | de 2 a 4 exemplares: 2,98€ | outras quantidades, contactar: 21 885 47 30

■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■ ■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■ CÓDIGO POSTAL/LOCALIDADE: ■■■■-■■■ ■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■ TELEFONE: ■■■■■■■■■ e-mail: ■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■ DATA DE NASCIMENTO: ■■/■■/■■■■ ESTADO CIVIL: ■■■■■■■■■■■■ ESCOLA/EMPRESA: ■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■ ANO: ■■ ÁREA: ■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■ CURSO: ■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■ NOME:

MORADA:

Os presentes dados irão ser tratados informaticamente. Destinam-se a operações administrativas e estatísticas e à eventual apresentação de outros produtos e serviços prestados pela nossa empresa ou por terceiros de reconhecida idoneidade. Ao seu titular é garantido o direito de acesso, rectificação, alteração ou eliminação sempre que para isso contacte por escrito a Press Forum S.A. Se pretenderes que os teus dados não sejam facultados a terceiros, assinala com uma cruz (x) ■

Para qualquer esclarecimento adicional, contactar: 21 885 47 30


A caminho do futuro Toda a acção é passada na ponta do teu assento vivendo a acção no limite. O vício pelo NFS irá atingir novas etapas com uma história contemporânea bem tecida de um misto de cenas em jogo-jogado, contando histórias interactivas, acção hard-core, com suspense e drama sem parar.

Personagens Principais Jesse Blaze. O jogador que nunca vemos, tem apenas uma voz. Novo nas forças policiais e recrutado para se infiltrar na quadrilha internacional de contrabando de Dung Ha. Hector Maio, 30 anos, cabecilha de uma quadrilha hispânica de ladrões de automóveis (só isso), a quadrilha do Hector é a primeira em que te irás infiltrar para desenvolveres a tua carreira de condutor independente. Toda a quadrilha do Hector conduz carros modificados. Chase Linh, meados dos 20s, extremamente sedutora e assume o papel de uma Femme Fatale fria e calculista. Tem ascendência asiática e foi Agente Federal durante alguns anos, mas vê aqui uma oportunidade de ganhar dinheiro para o resto da vida se conseguir roubar uma das remessas de Dung Ha.

Funcionalidades Chave

JÁ DISPONÍVEL PARA: PlayStation®3 * PlayStation®2 * PSP * PC DVD * Nintendo DS * Xbox 360™ * Nintendo Wii™

Infiltra-te. Envolve-te numa história cheia de acção, perseguições e traições. Aceita missões e participa em corridas para provares o que vales, ao infiltrares-te e destruíres um cartel criminoso internacional. Combate na Auto-estrada. Enfrenta a polícia e muitos outros ao perseguires a tua presa a alta velocidade e muitos carros, onde tudo está em jogo. IA melhorada. Uma IA muito melhorada significa polícias mais agressivos e inteligentes, decididos a apanhar-te depressa e a qualquer preço. Motor de Condução Heróico. O totalmente novo motor de jogo permite-te fazer movimentos incríveis para teres mais vantagens na estrada. Toma posse do mundo em aberto. (Next Gen, Wii™ e PC). Toma posse do gigantesco sistema de auto-estradas e descobre o mundo em aberto da zona de Gulf Coast Tri-Cities, com três cidades interligadas, ligadas por um enorme sistema de auto-estradas. Party Play. ( Modo Exclusivo para Nintendo Wii™) Conduz, persegue e ultrapassa os teus amigos no Modo para 2 ou 4 Jogadores em corridas clássicas e desafios completamente novos como The Heist! e Cops & Robbers.


escolas Vê mais escolas em www.forum.pt

REPORTAGEM {Texto e fotos: Cátia Felício}

INSCREVE-TE!

QUERES SER MODELO Stop à monotonia POR 1 DIA? Escola Secundária Vitorino Nemésio (Lisboa) “Um ambiente óptimo, matraquilhos, ping pong. Não é monótono e até há estacionamento para a mota”. Foi assim que Bárbara Cunha, uma aluna do 10º ano, nos apresentou a sua escola em Chelas... Há ainda uma esplanada de sonho ao ar livre e muita simpatia. Conhecemos uma amiga da Bárbara, a Inês Mineiro, que partilha da mesma opinião. Como é estudar nesta escola? “É um espectáculo, o máximo!”, respondem em coro estas duas amigas que estudam no 10º ano. Ambas com 15 anos, Inês Mineiro estuda economia enquanto Bárbara Cunha prefere as artes. Os alunos destacam a qualidade do ensino de artes visuais e chegam mesmo a dizer que “é a melhor de todas as escolas cá de Lisboa”. Na escola há várias actividades, e os alunos até têm natação como um dos desportos incluídos no desporto escolar. A única desvantagem, segundo as alunas que estiveram à conversa connosco, é que o pavilhão desportivo ainda fica longe da escola.

Também tu podes entrar nas nossas produções de moda. O André Filipe e a Cátia Sousa, leitores da Revista FORUM ESTUDANTE, adoraram participar. E tu? Vens ou ficas?

REPORTAGEM

Se queres ser nosso modelo, envia um e-mail para moda@forum.pt, com os seguintes dados: nome, morada, código postal, telefone, data de nascimento, e-mail, altura, cor do cabelo, cor dos olhos, nº de sapato, nº de calça, nº de camisa, a escola e o ano em que estudas, fotografias (obrigatório).

Valter Glória, de 17 anos, e António Ferreira, de 16, dominam a jogar ping-pong.

Bárbara Cunha e Inês Medeiros em pose para a FORUM!

Colégio Liceal de Santa Maria de Lamas - (Aveiro) {Texto e fotos: Renata Lobo} Gisela Andrade (17 anos), André Assunção (17 anos) e Rita Pinho (16 anos), todos do 12º ano Estes três alunos dizem que a organização da escola é fabulosa, com clubes de línguas, desporto e teatro (o André já fez parte!), dança e coro. Ouvimos cá de fora uma aula de coro e estavam todos muito afinhadinhos! As aptidões artísticas estão bem presentes numa escola que além de organizada conta com excelentes instalações!

10 FORUM ESTUDANTE DEZEMBRO’08

ja... inve zer a f e da d lana esp a Um

www.forum.pt


escolas REPORTAGEM {Texto e fotos: Renata Lobo}

FORUM RECOMENDA

{Teste} Banco de Itens: testa os teus conhecimentos! Queres testar os teus conhecimentos de uma maneira divertida? Em http://bi.gave.minedu.pt/bi/ o Gabinete de Avaliação Educacional (GAVE), do Ministério da Educação, permite-te aceder a uma enorme base de dados com perguntas de itens de várias disciplinas a que podes responder e ver se acertaste ou qual é a resposta correcta. A Matemática foi a primeira disciplina a fazer parte do projecto e disponibiliza perto de cinco mil questões. Até agora, já se acrescentaram as disciplinas de Língua Portuguesa, no 1.º e 2.º ciclo, Biologia, Biologia e Geologia, Economia, Física, Física e Química, Geografia e Química, do ensino secundário. A iniciativa, lançada em 2006, visa proporcionar aos professores e aos alunos uma ferramenta de apoio ao ensino e à aprendizagem.

Estivemos a conversar com o Virgílio Daniel (8º ano) e com o Fábio Figueiredo (10º ano). Conversa puxa conversa, apareceram mais dois amigos (o Luís Canas e o Fábio Almeida, 12º e 10º ano, ao centro da fotografia) para tirar a fotografia da praxe! E que bem que ficaram!

Escola Secundária

Marques de Castilho Águeda (Aveiro)

Virgílio está a tirar o Curso de Electricista. Tímido e calado, gosta de ler Banda Desenhada. Já o Fábio, que frequenta o Curso de Informática de Gestão (diz que não está satisfeito e para o ano vai mudar de curso…), é um aficionado do tunning. “Agora já nos deixam fazer corridas em algumas pistas fechadas. A lei portuguesa não permite certas modificações nos carros e acho que devia haver mais apoios”, lamenta. Ainda não tem idade para conduzir… mas acompanha um amigo!

{Livro} César. A Vida de um Colosso Tens curiosidade por saber como foi a atribulada vida de Júlio César? Então vais queres ler César. A Vida de um Colosso. O autor, Adrian Goldsworthy, já tinha escrito sobre romanos, e apresenta agora uma obra sobre o romano mais famoso de sempre. Carismático líder dos homens, sedutor das mulheres, era um político brilhante e um génio militar. Nesta biografia, o historiador Adrian Goldsworthy descreve a vida de César e a sociedade que o tornou uma figura incontornável do império romano.

12 FORUM ESTUDANTE DEZEMBRO’08

Ajudem os animais! A Marlene é também voluntária na Associação dos Amigos dos Animais de Águeda, uma entidade sem fins lucrativos. Não recebem qualquer tipo de apoio do Estado e andam a passar algumas dificuldades… Fica aqui o apelo a todos para darem uma ajudinha!!! Visitem o site da associação para a ficarem a conhecer melhor: http://animaisagueda.googlepages.com. Estes animais estão a precisar de um melhor amigo! Quem sabe… podes ser mesmo tu!

www.forum.pt

Patrícia Pereira, Marlene Antunes e Ângela Francisco (12º ano). Estas três amigas frequentam o Agrupamento de Ciências Sociais e Humanas. A Patrícia quer ser psicóloga ou veterinária… Foi ver o concerto da Madonna e recomenda: “Mesmo que não gostem dela, só o espectáculo impressiona qualquer um!”. A Marlene, que confessou ser leitora assídua da FORUM, acredita não ser normal por gostar do John Meyer e dos Extreme e por ser adepta dos documentários do Discovery Channel e do National Geographic… Apesar de frequentar Ciências, diz que agora optaria por Sociologia. “No 9º ano não temos maturidade suficiente…”. A Ângela falou-nos de uma das suas actividades preferidas: os Encontros de Religião e Moral do distrito de Aveiro. “Conhecemos gente nova, já visitámos o orfanato de Tondela e falámos de coisas didácticas. E o professor José Cruz é espectacular!”


escolas

REPORTAGENS

Miguel Monte (12º ano), Fábio Monte (12º ano) e João Costa (8º ano)

Skaters em força! Escola Secundária Ferreira de Castro – Oliveira de Azeméis (Aveiro) Texto: Aqui na escola a comunidade de skaters é bem visível, seja com o skate debaixo do braço ou dos pés! Os nossos amigos da foto são entendidos na arte. O Fábio explicou à FORUM que co-promoveram um abaixo-assinado, entregue à Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis (C.M.O.A.), para a construção de um Skate Park na cidade. De forma a divulgar esta modalidade, realizaram ainda um mini-torneio no Dia da Mobilidade, que também ajudou a divulgar o projecto! “As pessoas entendiam que éramos diferentes e queremos mostrar quem somos. Na América já não é assim. Chegaram-nos a roubar rampas num espaço que nem era proibido!”, Ana Silva e Ana Fernandes (12º ano) Já apareceram na FORUM o ano passada e ambas adiantou o Fábio. A frequentam o Curso Profissional de Animação Sócio- iniciativa está a ser -Cultural. Elogiam este tipo de curso que dá mesmo levada a sério e equivalência ao 12º ano e acesso à faculdade! “Ao a própria Rádio de mesmo tempo ficamos preparadas para iniciar a carreira profissional!”. Quanto à rádio da escola Oliveira de Azeméis os disseram-nos que passa música actual, mas também ajudou, enviando um mais antiga (tipo do ano passado...)! Vieram de orçamento à Câmara manhã para a escola, mesmo sem terem aulas. Municipal. Muito bem, senhoras animadoras!

João Janardo e Jorge Melo, ambos do 10º ano Sempre animados e a jogar ping-pong, venceram o prémio FORUM

14 FORUM ESTUDANTE DEZEMBRO’08

Se fores ao site da “Loja Ponto Já” (http://lojajaoaz.sitesedv.com) da C.M.O.A. um site público do município para os mais jovens, podes encontrar um Inquérito Skate Park! Esta iniciativa do Gabinete da Juventude da Câmara, tem por objectivo perceber qual a importância do espaço para a comunidade do concelho, bem como o número de praticantes e suas expectativas. A FORUM apoia o desporto e já votou! E tu?

www.forum.pt

Alunos do 12º ano na RÁDIO ACTIVA. Para tirar a foto gritaram MOCHE!

José Pedro Moreira (8º ano) O Zé veio pedir para tirar uma fotografia. “A FORUM é fixe!”, disse ele. É jogador de futebol no Paços de Brandão e de ping-pong na escola! Obrigada!!! (pssst, estás ao contrário….)

Uma “Rádio Activa”! Escola Secundária de Santa Maria da Feira – (Aveiro) À semelhança dos anos anteriores, um grupo de alunos do 12º ano ganhou o projecto para dinamizar a rádio este ano lectivo. Confessaram que por vezes divergem na escolha musical, mas sempre acabam por chegar a um consenso. E como bons portugueses, já ‘passaram’ Quim Barreiros, ganhando alguns adeptos no polivalente que começaram um mini-bailarico! Sítio na Internet não têm… houve um projecto há dois anos nesse sentido, mas ficou por terra… então pessoal? Força aí! O bom ambiente na rádio é evidente, e todos aproveitam para uma cartada de sueca nos intervalos!

Daniela Valente, Ana Sousa, Diana Parreira e Diana Ferreira (10º ano de Humanidades) Ai, tantas FORUM na mesa! Quanto à rádio da escola, pedem músicas mais calminhas nos intervalos de vez em quando… Parece que a rádio é mesmo a abrir pessoal!!!

Escola Secundária Vale de Cambra (Aveiro) Daniela Soares, Ana Rita Bastos, Susana Pinha e Jacinta Fernandes (colegas do 11º ano de Técnico de Apoio à Infância) A Daniela quer seguir teatro e adora desporto! Bastante extrovertida, explicou que há uma escola perto com grupo de teatro, mas é incompatível com o seu horário. “Talvez siga teatro na faculdade”, adiantou-nos. Boa sorte Daniela!

Diogo Pinho, Marcelo Pinho e Filipe Pereira (colegas do 7º ano) Voluntários para a distribuição da FORUM! Queriam era os prémios todos e meninas bonitas na revista (Diana Chaves, pediram eles…). Mas aparecerem na FORUM encheu-lhes as medidas! Elza, ainda é ‘caloira’ na escola, está cá desde o Verão. A escola foi buscá-la à “Patinhas – Associação dos Amigos dos Animais de Vale de Cambra” e é a sua ‘família’ de acolhimento. A Elza chegou nas férias de Verão e ainda não completou um ano, apesar do seu tamanho enganar! Esta associação sem fins lucrativos tem muitos amigos de quatro patas tão simpáticos como a Elza! Se quiseres espreitar vai a http://associacaopatinhas.blogs.sapo.pt.


escolas

REPORTAGENS

Música e Malabarismo Escola Secundária de Estarreja (Aveiro) O João é um rapaz de talentos. A FORUM viu-o a fazer ‘malabarismos’ no polivalente da escola e já parecia um profissional. Afinal descobrimos que andava a treinar há apenas dois dias! Dois dias?????? Cá está um caso de talento nato! Já sabia fazer equilibrismo com bolas e um amigo da escola incutiu-lhe o gosto. No entanto, confessa que o que gosta mais de fazer é Diablo, outro instrumento utilizado nas técnicas malabares. “Mas é só para passar o tempo...”, disse o João. Além do gosto pelas artes circenses, a música tem um papel importante na vida do João. É percursionista na Banda Clube Padroense e na Orquestra Ligeira Pardilhó Jazz. Ao contrário dos gostos mais comuns para a sua idade, o João gosta de ouvir música clássica, orquestras e bandas sinfónicas!

Cristiano Sebolão, Daniel Tavares, Nuno Sina e ‘Sama’ O Sebolão e o Sina são candidatos à presidência da Associação de Estudantes, com as listas X-Lente e Essence respectivamente. Após a foto ficamos a conhecer o slogan do Sebolão, que a pulmões cheios gritou “Sebolão a presidente, esta escola vai para a frente!” (não se esqueçam de espreitar ainda a nossa secção bandas escolares, onde o Sina revela o seu talento!)

Temos GOVERNO! O João Figueira, a Joana Araújo, o Christian Neves, a Bárbara Brandão e a Rita Sá já formaram uma lista e são os candidatos da escola para a próxima edição do Governo FORUM! O João Figueira e o Christian já tinham concorrido o ano passado, mas não correu pelo melhor. Será desta?... Boa pessoal, o segredo é nunca desistir!

Escola Secundária Dr. José Macedo Fragateiro – Ovar (Aveiro)

Sara Jacob e Soraia Pinto - 10º ano do Curso Profissional de Apoio Sócio-Cultural Ambas querem seguir uma Licenciatura em Psicologia!

Maria João Couto (hum, infiltrada, não é da escola – 10º ano), João Couras, Joana Araújo, João Figueira (11º ano), Vitória Tavares, Rita Sá, Christian Neves, Bárbara Brandão (restantes do 12º ano)

ESTUDAR NO ESTRANGEIRO Diogo Ferreira (7º ano) e Pedro Conde (10º ano) a jogarem ping-pong Reparem na rede… são vassouras! Pedro explica que o sistema já é antigo e foram os alunos que se lembraram desta solução (engenhocas no mínimo). Todos parecem não se importar e reagem com a maior das naturalidades à questão. O que interessa é jogar… e ganhar!

A MultiWay oferece uma grande variedade de cursos e programas noutros países. - Cursos de língua para jovens e para adultos; - Cursos seguidos de estágio ou experiência de trabalho; - Um ano lectivo no estrangeiro para jovens no secundário; - Colocação em universidades americanas; - Cursos de Gestão Hoteleira na Suíça; - Cursos de design em Itália; - Programas Au Pair para raparigas.

Visita o nosso stand na Futurália MultiWay Avenida E. U. América, 100-13º Fte. 1700-179 Lisboa Tel.: 21-8132535 | Fax.: 21-8154688 e-mail: multiway@multiway.org | www.multiway.org

Marcelo Silva, Maria Jardim, Ana Monteiro, Ruben Leal e Mariana Campos – todos no 12º ano de Ciências e Tecnologias Quando a FORUM foi falar com eles estavam a jogar às cartas: o DESCONFIA! Aos anos que já não ouvíamos falar desse jogo, mas é sempre bom recordar. A Maria, futura criminologista (diz que são influências do CSI e Ossos), explicou-nos que para o ano esta escola vai integrar o projecto de renovação do Parque Escolar. “Temos pena, porque para o ano já cá não vamos estar”. Em tom de brincadeira acrescentou “até já pensei em reprovar o ano de propósito!”

www.forum.pt

15 FORUM ESTUDANTE DEZEMBRO’08


escolas

REPORTAGEM

Cuidado com as meninas!!!

{Texto: Cátia Felício} {Fotos: Ricardo Bento}

Escola Secundária Homem Cristo - Aveiro

APONTAMENTO

A voz da manifestação nacional

“ESTOU DOENTE, VOU CHUMBAR” Obra de arte em retalhos Os alunos do curso de Assistente Social visitaram alguns centros sociais (nomeadamente o Centro Social e Paroquial Vera Cruz, Centro Paroquial S. Bernardo e Patronato Nossa Sra. De Fátima) e reuniram uma série de trabalhos elaborados pelas crianças para os alunos (Projecto T5)!

Ana Ramos, Cristiana Figueiredo e Jessica Mendes do 11º ano, Curso Ciências e Tecnologias A Ana pratica karaté e faz teatro na Baú.uau! A Cristiana faz kickbox! A Jessica optou por um desporto menos ‘agressive’… pratica basquete!

Graffitis na escola

16 FORUM ESTUDANTE DEZEMBRO’08

www.forum.pt

“A luta continua, ministra para a rua” ou “O ensino é um direito. Sem ele nada feito”. No dia da luta nacional dos estudantes do ensino secundário muitas vozes gritaram, em tom de protesto, contra o novo Estatuto do Aluno e o novo diploma de gestão escolar. A manifestação foi descentralizada e aconteceu a 5 de Dezembro. Em Lisboa, perto de 2 mil alunos manifestaram-se à porta do Ministério da Educação contra o novo regime de faltas. Os estudantes consideram injusto que o regime de faltas não distinga faltas justificadas e injustificadas o que, consequentemente, pode penalizar alunos que faltam por motivos de doença ou por morte de familiares. “Estou doente, vou chumbar” foi um dos cartazes erguidos na manifestação. O preço dos manuais escolares, o contínuo adiamento da Educação Sexual e a falta de funcionários auxiliares também estiveram em destaque. De acordo com Gonçalo Gregório, da Escola Secundária de Camarate, “há muito tempo que não temos funcionários suficientes na nossa escola”. Flávio Ferreira e Serafim Correia acrescentam: “por causa disso até já aconteceu não termos a aula de Educação Física, porque não tínhamos ninguém para abrir a porta dos balneários”. As faltas levaram muitos a manifestarem-se, mas houve quem não participasse por esse motivo. É o caso de alguns alunos da Escola Secundária de São João do Estoril, entre eles Mónica Madeira, do 11º ano. “Se pudessemos também estávamos na manifestação, mas só se não tivessemos falta, porque com o novo Estatuto do Aluno já não dá para justificar”.


network forum

ANIMADORA

A vida de um animador FORUM! Rita Sousa, estudante da Escola Secundária Passos Manuel, em Lisboa, é nossa Animadora e fez um vídeo sobre a sua experiência, intitulado ‘A vida de um animador FORUM’, o qual podes consultar na nossa página do You Tube (http://www.youtube.com/ ForumEstudante)! Vai lá espreitar!

{Texto: Cátia Felício}

ANIMADORES FORUM

Mais um ano lectivo e parece-te que os dias vão ser todos iguais? Ainda estás a tempo de romper com a rotina e tornar os teus dias numa diversão constante. Torna-te animador FORUM! O André, a Mariana e a Marlene já fazem parte da equipa e contamte o que os levou a abraçar este desafio. E tu, de que estás à espera??! Ainda vais a tempo de ser nosso animador e ganhar com isso prémios e conhecer pessoas incríveis! Vê mais em www.forum.pt, onde também te podes inscrever.

André Cordeiro

Marlene Antunes

Escola Secundária Domingos Sequeira Leiria “O que é que me levou a ser animador FORUM? Achei um projecto interessante, que me permitiria integrar uma equipa jovem e dinâmica e também uma oportunidade para mostrar melhor a revista na escola”. André Cordeiro tem 17 anos, estuda no 11º ano de Ciências, e é um dos novos animadores FORUM. A experiência dos animadores anteriores suscitou-lhe o interesse e admite mesmo ter sido influenciado pela amiga Rita Sousa, animadora FORUM no último ano. André gosta de conhecer pessoas e quanto a uma recompensa no final, como ir a uma viagem ao estrangeiro, diz que “o importante não é ir ao Brasil ou a outro sítio fora. Até pode ser cá dentro. O convívio é que é

Escola Secundária Marques de Castilho Águeda É divertida, bem disposta, tem sentido de humor e muito simpática. Marlene Antunes tem 17 anos e estuda no 12º de Humanidades. Já tinha contactado com a FORUM quando estivemos na sua cidade, em Setembro, numa das visitas mensais que fazemos às escolas secundárias do país. É voluntária num canil e define-se como uma pessoa muito sociável. Quando soube o que era ser animador FORUM, aceitou o desafio sem hesitar! E quanto a viagens e recompensas para os melhores animadores do ano, Marlene responde: “Não

o mais importante”.

Mariana Duarte Escola Secundária Garcia de Orta – Porto Estuda Artes, no 12º ano, e acredita que a experiência pode ser uma mais-valia. Mariana Duarte, 17 anos, está muito contente por fazer parte do grupo de animadores da FORUM. Inscreveu-se porque muitos amigos também o fizeram, mas não só. Apesar de ter se deixado levar pela vaga daqueles que não resistiram a inscrever-se para fazer parte desta equipa fantástica, Mariana diz que também já fez parte de um grupo de jovens e sublinha que ser animador FORUM pode ser útil. “Assim tenho mais

sei se já sabia que os animadores do ano anterior tinham ido ao Brasil quando me inscrevi. Não é pelos prémios. É pelo convívio e pela experiência”.

acesso a notícias e a FORUM tem artigos muito interessantes, por isso melhor”. Espera ainda que seja um ano lectivo animado na companhia da nossa revista (nós também!!).

Como é que eu faço???

Se és: Desenrascado(a), Sociável, Disponível, Criativo(a), Entusiasmado(a) e Responsável, então, tens o perfil certo! Envia os teus dados (Nome, Morada, Código Postal, Localidade, Telefone, E-mail, Escola) para rede@forum.pt, ou preenche o formulário em www.forum.pt.

Contamos contigo! 18 FORUM ESTUDANTE DEZEMBRO’08

www.forum.pt


desafios

Participa! O futuro está nas tuas mãos! www.governosub18.forum.pt II Edição do sub18.gov – Governo FORUM

{Texto: Bruna Pereira}

Mulheres ao poder!

Tu aí, sim, tu que pões a cruzinha no “feminino” sempre que estás a preencher inquéritos sobre marcas de pastas de dentes… Para além de um sorriso bonito tens vontade de deixar a timidez em casa? Queres finalmente ter voto na matéria? Na 1ª edição do Governo Forum, houve apenas uma Primeira-Ministra a disputar a Eleição Nacional. Este ano não vais deixar tudo só na mão dos rapazes, pois não?

EDIÇÃO 2008/09

Então não percas mais tempo e envia-nos o teu Programa de Governo até dia 18 de Dezembro para governosub18@forum.pt.

Envia as tuas dúvidas para governosub18@forum.pt

Ah… e não te esqueças que o teu Programa de Governo FORUM deve conter duas medidas por cada cargo/Ministério, sendo que ao todo a tua lista deverá conter 5 pessoas distribuídas pelos seguintes papéis:

› Primeiro(a) – Ministro (a); › Ministro(a) da Educação; › Ministro(a) da Juventude; › Ministro(a) do Ambiente; › Ministro(a) das Finanças;

LEMBRETE

Não te esqueças que… › Apenas pode participar uma lista por escola; › A tua candidatura deve incluir o nome de um (a) professor (a) responsável que vos acompanhe nas várias fases do sub18.gov – Governo FORUM; › Podes incluir secretários (as) que substituirão qualquer um dos candidatos em caso de ausência; › Há prémios para os vencedores!!! Na edição do ano passado, a Escola Secundária Francisco Fernandes Lopes (Olhão) ganhou um quadro interactivo e todos os elementos da lista vencedora, incluindo a professora, ganharam um computador portátil.

Ganha estes prémios!

20 FORUM ESTUDANTE NOVEMBRO’08

www.forum.pt

Parabéns à Primeira-Ministra! Tudo começou numa aula de Filosofia. “O professor falou-nos da iniciativa da FORUM ESTUDANTE e eu quis logo participar”, recorda Sara Silva, a única Primeira – Ministra que chegou às eleições finais do sub18.gov – Governo FORUM. Para esta aluna da Escola C+S Cunha Rivara, de Arraiolos (Évora), o gosto pela política já fervilhava no sangue. “Sempre gostei de debates, de assistir a discursos políticos e tenciono seguir Direito quando acabar o 12º ano, por isso decidi apresentar a minha própria lista”. Sobre o decorrer das sucessivas eleições que culminaram na escolha da lista vencedora do Governo FORUM edição 2007/08, Sara Silva recorda que foram muitos colegas rapazes que lhe deram os parabéns pela “coragem e pela competência demonstradas”, durante a exposição das ideias. Se tal como a Sara, acreditas que a veia politica que trazes dentro de ti decidiu despertar – qual bela adormecida, mas em menos de mil anos – então não fiques aí parada. “A timidez e a vergonha não têm por que ser um obstáculo para as mulheres que querem experimentar a vida política. Temos tantas capacidades como os homens”, refere Sara, em jeito de apelo à participação de todas as candidatas ainda indecisas.

iPod’s oferecidos por

Vota em ti!


network forum

{publireportagem}

LES ROCHES MARBELLA A melhor alternativa para estudantes que querem um maior grau e futuro profissional promissor. O sector da hotelaria, restauração e turismo é o maior gerador de emprego a nível internacional e tem excelentes perspectivas de crescimento em todo o mundo. O seu amplo espectro de oportunidades de trabalho inclui hotéis e restaurantes, mas também muitos outros sectores, tais como agências de viagens, transporte, saúde e spas, parques temáticos e casinos para nomear apenas alguns. Este sector, ano após ano, aumenta o seu peso na economia mundial. Segundo dados do World Travel & Tourism Council, gera actualmente 231,2 milhões postos de trabalho, representando 8,3 por cento do emprego mundial. Em 2017 prevê-se que este número atingirá os 262 milhões postos de trabalho. Além disso, estima-se que nos próximos dez anos serão necessários mais de 600.000 gestores hoteleiros em todo o mundo. A Escola Internacional de gestão hoteleira Les Roches é uma das referências mundiais em formação de estudantes na gestão e administração hoteleira

internacional. Fundada na Suíça em 1954 com a missão de formar gestores do sector da hotelaria, foi recentemente classificada pela indústria como uma das três melhores escolas do mundo. No seu campus em Marbella, onde convivem alunos de mais de 40 nacionalidades, Les Roches oferece uma experiência educativa única no seu género, permitindo uma contínua solicitação dos seus alunos. Mais de 1.350 estudantes formaram-se no Les Roches Marbella desde 1995 e estão hoje a exercer a sua profissão com sucesso na indústria hoteleira internacional e sectores relacionados. A oferta académica da Les Roches Marbella para os estudantes Graduados traduz-se no Título Universitário em Administração Hoteleira (quatro anos) e Diploma Suíço em Alta Direcção de Hotel (três anos). A primeira é destinada a estudantes que tenham concluído o ensino secundário e que tenham conhecimentos de Inglês. Para aceder directamente ao 4 º ano do curso universitário, exige-se que o aluno tenha obtido o Diploma Suíço em Direcção Hoteleira ou equivalente. Este programa qualifica o aluno para envergar numa carreira de sucesso na indústria hoteleira, desenvolvendo e adquirindo competências técnicas, administrativas e de gestão através de variados métodos de ensino e processos de aprendizagem. Está estruturado em 5 semestres académicos (2 semestres teórico-práticos na Escola e 3 períodos de estágios em estabelecimentos hoteleiros e turísticos a nível mundial) e culmina com um terceiro período prático na indústria para facilitar a inserção laboral do aluno.

Les Roches Marbella Contacto: Pedro Martins Tel.: 0034 952 764 437 FAX: 0034 952 764 438 info@lesroches.es www.lesroches.es 21 FORUM ESTUDANTE DEZEMBRO’08

www.forum.pt

O Título Universitário em Administração Hoteleira (BBA - Hospitality) é a melhor opção para estudantes que querem aceder a cargos executivos em empresas hoteleiras e turísticas a nível mundial ou iniciar-se no mundo empresarial em geral e permite o acesso a estudos pós-graduados. Para obter o “Swiss Hotel Association”, Diploma Suíço em Alta Direcção de Hotel, os alunos deverão realizar três semestres académicos e três semestres práticos na indústria. Em todos os casos, a Les Roches Marbella oferece aos seus alunos as ferramentas necessárias para um desenvolvimento profissional completo, incluindo o estudo em gestão de sistemas informáticos hoteleiros de última geração e idiomas. As cadeiras práticas são leccionadas nas suas modernas instalações e são geridas a partir do Departamento de Desenvolvimento Profissional, adaptando-se em função do grau que frequentam. Os estudantes beneficiam de magníficas oportunidades de estágios que lhes permitem o máximo desenvolvimento profissional, com estadias em estabelecimentos hoteleiros nacionais e internacionais de mais de 40 países. A oferta da Les Roches Marbella é ainda completada, para estudantes de pós-graduação, com os Títulos Especializados em Direcção de Hotel e Especializada em Gestão de Campos de Golfe, ambos de um ano de duração e leccionados inteiramente em Inglês.

VISITA-NOS FEIRA FUTURALIA 2008 - Portugal Feira Internacional de Lisboa, Parque das Nações – Lisboa STAND: De Quarta-feira 11 de Dezembro a Sábado 14 de Dezembro, das 10:00 às 20:00 horas.


desafios

OLHAAAA A FUTURÁLIA! FORUM

Bate à porta da FORUM ESTUDANTE!

{Texto: Bruna Pereira}

A maior feira da qualificação e do empregooo! Perdido? Desorientado? As migalhas do Hansel e da Gretel foram engolidas pela floresta de dúvidas que cresceu na tua cabeça nos últimos tempos? Para encontrares o teu futuro profissional, um mapa da estrada não serve, é verdade, mas um GPS é capaz de ajudar, se entre os dias 10 e 13 de Dezembro passares na FIL do Parque das Nações, em Lisboa. Porquê? Porque é lá que decorre a Futurália, o maior evento nacional de educação e formação que se realiza em Portugal! Trata-se de uma Feira da Juventude, Qualificação e Emprego preparada em parceria com o Ministério da Educação, o Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP), a Agência Nacional da Qualificação (ANQ), a Câmara Municipal de Lisboa, o Instituto Português da Juventude (IPJ), entre outras entidades. Concentrando toda a oferta de qualificação e formação desde o 9º ano até ao Ensino Superior, a Futurália conta também com um sector inteiramente dedicado à inserção dos mais jovens na vida activa. Para isso, vão estar presentes grandes empresas e universidades com boas práticas de recrutamento, bolsas e programas de estágios estruturados que não podes perder! Esta área é complementada com portais e entidades de apoio ao empreendedorismo jovem.

Alta animação Como nem só de informação vive o homem (e muito menos o estudante!) a Futurália dá-te a experimentar também várias actividades lúdicas no recinto da FIL, como sendo concursos de Matemática e Português, subidas de escalada no exterior, partidas de futebol entre humanos e robots e diversos workshops e ateliers de trabalhos manuais, onde vais poder descansar o teu cérebro depois de tantos caminhos por onde escolher! Agora que já sabes por onde traçar futuro, esquece as migalhas. As ofertas de educação e formação no Ensino Secundário, Ensino Superior e PósGraduado, assim como as soluções na optimização da empregabilidade, esperam por ti! Vai a http://www.futuralia.fil.pt e a http://futuralia08.blogspot.com, informa-te e aparece na Futurália! 22 FORUM ESTUDANTE DEZEMBRO’08

www.forum.pt

Adivinha quem vai estar na Futurália para te ajudar a escolher um rumo profissional enquanto dás duas de treta e com sorte ainda ganhas uns prémios? Isso mesmo, num momento tão importante como é a decisão do teu futuro, a FORUM ESTUDANTE não podia deixar de estar presente! Assim, estás desde já convidado(a) a passar no nosso stand! Vem conhecer a equipa que faz a tua revista preferida! Fala connosco, dá uma vista de olhos aos nossos Guias Práticos do Estudante e vem tirar todas as tuas dúvidas, porque perguntar não ofende e nós respondemos sempre!!

Vem conhecer-nos e divertir-te › Não percas a pista do novo Jogo do Descobridor que a FORUM tem para ti, ó tu, que tens a mania que sabes tudo! › Vê a exposição fotográfica relativa aos animadores FORUM, esses duendes espalhados de Norte a Sul do país que são responsáveis por que nunca te falta a tua revista. › Fica atento aos fantásticos brindes que vais receber se fores um autêntico rouxinol dos púlpitos e participares no nosso concurso de oratória no âmbito da iniciativa sub18.gov - Governo FORUM! › Se falar não é contigo e os teus dotes são mais as manobras, então sugerimos que visites a zona dos jogos! › Queres ser modelo? Quem sabe se um caça-talentos não vai estar no recinto da Futurália? É que a FORUM preparou só para ti um casting onde vais poder maquilhar-te e pentear-te como se fosses uma verdadeira vedeta de Hollywood!! › Ah… E ainda vamos ter ainda direito a uma vídeo-reportagem que irá ser colocada no site da tua FORUM ESTUDANTE, em www.forum.pt. Fica atento(a)!!!


Instituto Politécnico de Santarém

Escola Superior Agrária de Santarém www.esa.ipsantarem.pt (Regimes Diurno e Pós-Laboral)

Cursos de Especialização Tecnológica (Nível IV): › Segurança e Higiene Alimentar › Sistemas de Informação Geográfica › Cadastro e Avaliação de Propriedades › Tecnologias de Produção Integrada e Hortícolas › Cuidados Veterinários

Licenciaturas: › Engenharia da Produção Animal › Engenharia Alimentar › Engenharia Agronómica › Nutrição Humana e Qualidade Alimentar › Engenharia do Ambiente

Mestrados: › Sistemas de Prevenção e Controlo Alimentar › Produção de Plantas Medicinais e para Fins Industriais

Escola Superior de Desporto de Rio Maior

Escola Superior de Educação de Santarém

www.esd.ipsantarem.pt (Regime Diurno)

www.ese.ipsantarem.pt (Regimes Diurno e Pós-Laboral)

Licenciaturas:

Licenciaturas:

› Condição Física e Saúde no Desporto › Desporto de Natureza e Turismo Activo › Treino Desportivo › Psicologia do Desporto e do Exercício › Gestão das Organizações Desportivas

› Animação Cultural e Educação Comunitária › Artes Plásticas e Multimédia › Educação e Comunicação Multimédia › Educação Social › Educação Básica

Pós-Graduações: › Treino Desportivo › Exercício e Saúde › Actividade Física na Gravidez

Pós-Graduação:

Mestrados:

Mestrados:

› Desporto, especializações em : – Treino Desportivo – Condição Física e Saúde – Desporto de Natureza – Educação Física Escolar › Observação e Análise no Desporto

› Educação e Comunicação Multimédia › Educação e Inovação Pedagógica (em parceria com a Universidade da Madeira) › Supervisão Pedagógica (em parceria com a Universidade da Madeira)

Escola Superior de Saúde de Santarém www.esenf.ipsantarem.pt (Regime Diurno)

Licenciaturas: › Enfermagem › Complemento de Formação em Enfermagem

Pós-Licenciatura: › Enfermagem de Saúde Materna e Obstetrícia

Pós-Graduações: › Supervisão Clínica em Enfermagem › Enfermagem da Família › Cuidados Paliativos › Cuidados Continuados

› Mediação Familiar

Mestrados que habilitam para a docência: › Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico › Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico › Ensino do 1º e 2º Ciclos do Ensino Básico › Educação Pré-Escolar › Ensino de Inglês e Francês no Ensino Básico

Escola Superior de Gestão e Tecnologia de Santarém www.esg.ipsantarem.pt (Regimes Diurno e Pós-Laboral)

Cursos de Especialização Tecnológica (Nível IV): › Desenvolvimento de Produtos Multimédia › Instalação e Manutenção de Redes e Sistemas Informáticos

Licenciaturas: › Gestão de Empresas › Informática › Administração Pública › Contabilidade e Fiscalidade › Marketing e Publicidade

Pós-Graduação: › Gestão de Organizações de Economia Social

Mestrado (em parceria com a Universidade de Évora): › Gestão, especializações em: – Contabilidade e Auditoria – Empreendedorismo e Inovação – Finanças – Marketing – Organização e Sistemas de Informação – Recursos Humanos – Sector Público Administrativo


pancadas {Texto: Laura Alves}

NATALICES Em época de festa, o bacalhau não se empresta

E não se empresta por uma razão muito simples: a crise bate à porta de todos, independentemente de ser Natal, véspera de Ano Novo ou dia de cortar as unhas dos pés. Nesta quadra natalícia, se o orçamento lá de casa já nem dá para o bolo-rei, não te ponhas a comer favas. Eis como ter um Natal imaginativo e com todas as tradições a que tens direito.

UM ABAT-JOUR DE NATAL, UM SOFÁ DE NATAL OU UM BIDÉ DE NATAL SÃO SOLUÇÕES ENGENHOSAS E INESPERADAS QUE IRÃO, DECERTO, FAZER FUROR.

A ANGELINA JOLIE E O BRAD PITT EM TUA CASA? BASTA QUE OS JUNTES AO TEU PRESÉPIO, MESMO AO LADO DOS TRÊS REIS MAGOS...

Nada de matar árvores Para além da preocupação ambiental e carinho pelas árvores que deves ter sempre, comprar um pinheiro de Natal é um acto completamente desnecessário nos dias que correm. Para quê gastar dinheiro numa árvore, mesmo que seja artificial, quando se pode usar a imaginação e poupar uns trocos para a consoada? Ainda por cima, a tradição já não é o que era, e a cena da árvore de Natal está um bocado ultrapassada. Descobre onde anda a caixa dos enfeites e aventura-te no mundo da criatividade. Um abat-jour de Natal, um sofá de Natal ou um bidé de natal são soluções engenhosas e inesperadas que irão, decerto, fazer furor. ‘Tás lá...

Prendas? O que conta é a intenção... Por isso mesmo, demonstra a tua amizade e amor para com os teus amigos e familiares com cheques-promessa. Ou seja, faz uns cartõezinhos bonitos e brilhantes, onde irás escrever o presente que, um dia, gostarias de dar a cada pessoa. Obviamente, não vais especificar quando. Mas empenha-te a convencer cada um da opulência e valor do seu 24 FORUM ESTUDANTE DEZEMBRO’08

presente. Assim, nem precisas de gastar dinheiro em papel de embrulho: ofereces o cartão e pimba, já te descartaste dessa responsabilidade. Assegura-te, contudo, que não poupas nos brilhantes e purpurinas colados em redor do cartão, ou vão pensar que estás, simplesmente, a ser forreta.

Consoada gourmet Ao preço que anda o bacalhau, mais vale comprar umas latinhas de salsichas para a consoada. Mais a mais, tu até nem curtes muito comer peixe, especialmente, com couves a acompanhar. Convence os teus pais a experimentar uma receita nova para a noite de Natal, simultaneamente económica e saborosa. Podes, inclusive, dar um ar colorido ao prato e colocar pequenos gorros de Pai Natal nas salsichas. Para acompanhar, umas batatinhas fritas de pacote, mas das onduladas, pois é dia de festa! No que toca a sobremesa, nem penses em ficar na fila da pastelaria para comprar bolo-rei. Em qualquer mercearia tens pacotes de queques ou madalenas à disposição, e se lhes puseres uma casca de laranja em cima, nem vais notar a diferença.

www.forum.pt

Penso, LEGO existo Manda as velhinhas figuras do presépio que andam aí por casa para a reforma. Originalidade precisa-se neste Natal, mas nada de gastar antecipadamente o dinheiro que os teus avós, julgas tu, te vão dar de presente. Para já, essa história da gruta está completamente fora de moda, já para não falar da humidade, que só faz mal à saúde. Assim, sugerimos que construas um belo e amplo salão com Legos, de forma a albergar não só as figuras centrais, como também as dezenas de convidados. Afinal, o nascimento do Messias é festa para haver tapete vermelho e flashes de paparazzi. Por isso, para além do burro, da vaca e dos reis magos, junta um punhado de celebridades ao teu presépio. Basta recortares umas quantas revistas e podes ter a Angelina Jolie e o Brad Pitt a brilhar no teu presépio!

BACALHAU É PARA MENINOS. A PARTIR DE AGORA, O NOVO PRATO DA CONSOADA É “SALSICHAS PAI NATAL”! ATENÇÃO, QUE ISTO É COISA FINA...


espaço

Programa CUIDA-TE Às vezes tens dúvidas acerca da tua saúde, não é? Agora imagina que as tuas preces foram ouvidas e de repente podes esclarecer tudo gratuitamente, desde a alimentação, desporto, drogas ou sexualidade, seja na tua escola ou mesmo num festival de música! Teatro debate, gabinetes de saúde, formação ou unidades móveis, está tudo ao teu dispor. Vamos saber mais sobre o novo Programa CUIDA-TE!

Aproveita a vida… com saúde! O que é o programa? Em Julho de 2008, foi aprovado em Conselho de Ministros o regulamento do Programa CUIDA-TE, no sentido de promover a saúde juvenil, bem como estilos de vida saudáveis. O IPJ ficou responsável pela sua dinamização e implementação!

Quais os seus objectivos? Para promover a saúde junto dos mais jovens é fundamental conhecer as realidades deste público-alvo em particular. Assim, além do objectivo base de educar para a saúde, promovendo a aquisição de conhecimentos e competências nessa área, este programa estuda ainda os estilos de vida dos adolescentes, os indicadores do seu estado de saúde e comportamentos face à sexualidade.

Quais as áreas de actuação? Promoção da saúde junto da população jovem, fomentar as práticas de exercício físico e alimentação saudável, prevenção de consumos nocivos, e promoção da saúde sexual são as áreas de actuação do programa.

A quem se destina? Jovens com idades compreendidas entre os 12 e os 25 anos, professores, pais, dirigentes associativos, profissionais de

26 FORUM ESTUDANTE DEZEMBRO’08

saúde e todos os que desenvolvem actividades nesta área.

Medidas de acção? O programa assenta em cinco medidas que ultrapassam em larga escala os aspectos apenas informativos, pois é importante que exista um envolvimento activo de todas partes envolvidas. Assim, o Programa CUIDA-TE prevê a criação de: › Unidades Móveis: podes encontrá-las não só nos estabelecimentos de ensino, mas também em locais onde se verifique a presença de um número representativo de jovens, como por exemplo locais de diversão, feiras ou festivais! Aqui é feito o atendimento e, se necessário, o encaminhamento para entidades aptas a solucionar todas as tuas dúvidas e problemas. › Formação: são promovidas acções de formação tanto presencial como em formato de e-learning. O principal objectivo é que os participantes aprendam como promover a saúde e a ter um estilo de vida saudável.

› Teatro debate: uma forma divertida e eficaz de falar sobre estes temas. De certeza que irá chamar a tua atenção para temas relacionados com a promoção da saúde! › Gabinetes de Saúde Juvenil: são espaços de atendimento e aconselhamento, gratuitos, anónimos e confidenciais. Aqui podes estar mesmo à vontade para falares do que quiseres e colocares as tuas dúvidas, sem que mais ninguém precise de saber. › Apoios específicos no âmbito da saúde: é disponibilizado apoio financeiro a projectos que não estejam englobados nas medidas anteriores, mas que sirvam os objectivos do programa. Existe ainda o Prémio CUIDA-TE, onde serão eleitos os melhores projectos! Há três prémios regionais e três nacionais seleccionados a partir dos vencedores regionais.

v.pt tude.go n e v u .j www ções em a m r o f Mais in ipar

partic ou s e r e s J ui as ou q acta com o IP IDA-TE! d i v ú d tiveres rojecto, cont des fazer! CU e s , s e Já sab ente neste p la como o po o m activa ta na tua esc pergun


fama

É UM PÁSSARO? É UM AVIÃO? {Texto: Bruna Pereira} {Fotos: D.R.}

Não, é o Nelson Évora!

Foi o orgulho de Portugal, nos Jogos Olímpicos de Pequim 2008, ao trazer para casa a medalha de ouro na categoria de triplo salto. Mas Nelson Évora acredita que ainda pode saltar mais longe… Será o céu o limite?

“Não é de todo impossível sermos bons desportistas e ao mesmo tempo estudantes aplicados. É só uma questão de persistência, força de vontade e disciplina”

28 FORUM ESTUDANTE DEZEMBRO’08

www.forum.pt


fama

“Sei que ainda vou saltar

muito longe”

Quando é que descobriste “o bichinho” do desporto? O gosto pela prática desportiva existe em mim desde sempre. Começou com as brincadeiras de rua, na Costa do Marfim, onde nasci, e continuou em Odivelas, para onde fui morar quando cheguei a Portugal.

Os teus pais sempre apoiaram a tua carreira? A minha família sempre me deu muita força e motivação para continuar no desporto, assim como sempre me alertou para que não abandonasse os estudos. Sinto, por isso, que cada vitória ou conquista também é um bocado deles.

Na escola conciliavas as aulas com o desporto e sempre foste bom aluno? Qual é o segredo? Eu sou o exemplo de que é possível concretizarmos os nossos sonhos, sem negligenciarmos os estudos. Hoje em dia estou a tirar a licenciatura de Marketing e Publicidade, na Escola Superior de Comunicação de Lisboa, e continuo todos os dias a treinar ao mais alto nível para atingir os meus objectivos. Portanto, não é de todo impossível sermos bons desportistas e ao mesmo tempo sermos estudantes aplicados. É só uma questão de persistência, força de vontade e disciplina.

Até onde querias ser capaz de saltar? Ainda tenho muitos anos de trabalho pela frente para me impor qualquer limite. A minha forma de ser e a margem de progressão que acredito que ainda tenho, não me permite pensar em limites. Portanto, sei que ainda vou saltar muito longe.

O que gostas de fazer nos tempos livres? Gosto de ir ao cinema, de navegar na internet, de estar com os amigos e de viajar sempre que posso.

COMO FOI

De pequenino se torce o atleta... Quando Nelson tinha apenas 4 anos, a família Évora fixou-se em Odivelas, no prédio de João Ganço, antigo recordista português de salto em altura. Um dia, vendo-o brincar na rua, João Ganço sugeriu a Nelson Évora que começasse a praticar atletismo, tal como o seu filho David, que entretanto já se tinha tornado no amigo inseparável de Nelson. Acatando o conselho do vizinho, Nelson Évora começou a treinar na Escola da Ramada (Odivelas). Aos 10 anos ingressou no Odivelas Futebol Clube, mas os óptimos resultados conseguidos e o talento demonstrado depressa despertaram a atenção do Sport Lisboa e Benfica, que convidou o atleta a fazer parte do clube… Este é o início da carreira bem-sucedida de Nelson Évora. Para saberes mais sobre a vida do atleta, vai a http://www.nelsonevora.com/!

) rfim o Ma 984 ta d 1 s o e d na C ra bril Évo sceu de A lson nto: 20 s na e a N m e: e( me Nom Verd asci abo de n Data lidade: C r em ra o luga 5m Natu 40º : 1,8 Atletism alto ( a a r c 4 i u f 0 ) Alt de: lo s Ben s 20 lo salto Trip alida oa e tena p Mod alidade: Lisb picos: A r em tri t r i o ec ga lím : Sp Esp os O 08 (1º lu tual Jog e ac 20 Club ças nos m i u en Peq Pres o) e salt o l p tri

www.forum.pt

29 FORUM ESTUDANTE DEZEMBRO’08


saberes

AFINAL, HÁ MESMO PROFISSÕES PARA ELES E PARA ELAS...

sexo do cérebro {Texto: Cátia Felício}

O

O que se passa dentro da tua cabeça? Quais as diferenças nos cérebros feminino e masculino? De que forma isso determina a aptidão para certas profissões? Especialistas explicaram à FORUM por que é que os homens têm maior vocação para piloto de aviação e as mulheres para a comunicação verbal. Eles têm maior capacidade de percepção espacial. Elas para os detalhes. São pequenas características como estas que fazem com que homens e mulheres sigam caminhos diferentes na hora de escolher uma profissão. A genética tem ajudado a provar as diferenças entre o cérebro dos homens e das mulheres e de que forma isso influencia na aptidão para certas profissões. Dulce Madeira, professora catedrática no Instituto de Anatomia da Faculdade de Medicina do Porto, diz que o cérebro é uma estrutura muito irregular e que “são muitas as diferenças, mas a grande maioria não é visível macroscopicamente. A mais óbvia é que o peso do cérebro é maior no homem do que na mulher”. Mas se compararmos em termos absolutos (relação entre peso corporal e peso do cérebro), descobrirás que é a mulher quem tem o cérebro mais pesado, pois os homens, em média, são mais corpulentos. O cérebro dos homens é assimétrico, daí um maior 30 FORUM ESTUDANTE DEZEMBRO’08

“génio musical” ou aptidão para a Matemática. Já as mulheres têm grande capacidade de controlo, sobretudo de pequenos movimentos da mão, daí o jeito para profissões que requerem detalhe, como a costura, pintoras de loiça, maquilhadora ou até manicure. Elas têm ainda grande capacidade para falar rápido, devido ao controlo dos músculos na área vocal. “Microscopicamente, são muitas as diferenças, nomeadamente no volume de áreas corticais/núcleos cerebrais, número de neurónios e de sinapses, número de espinhas dendríticas, etc.”, explica Dulce Madeira. Além disso, “as comissuras cerebrais (ou seja, os conjuntos de fibras que ligam os hemisférios direito e esquerdo) são maiores nas mulheres que nos homens”. Daí que haja uma maior ligação entre os dois hemisférios nelas, ao contrário deles. Portanto, os dois sexos têm o mesmo tipo de estruturas, a diferença está na sua expressão ou dimensão.

www.forum.pt

LIVRO O livro “Por que é que os homens nunca ouvem nada e as mulheres não sabem ler os mapas de estradas”, de Allan e Barbara Pease, refere um estudo realizado pela cientista Elizabeth Hanson, da University of Ontario. “Hanson descobriu que o baixo nível de testosterona enfraquecia a capacidade espacial da mulher, enquanto o alto nível de estrogéneo aumentava as suas capacidades de elocução e de trabalho”. Mas não é só. A obra frisa outros estudos. Por exemplo, nas mulheres a linguagem possui uma região específica situada no hemisfério frontal esquerdo e uma outra no direito. Por seu lado, eles não têm uma zona cerebral especialmente dedicada à linguagem (e limita-se ao hemisfério esquerdo), daí que o vocabulário e a comunicação entre ambos os sexos sejam muitas vezes feita de forma distinta. Isto poderá ainda explicar, de acordo com o livro, que a escrita da maioria das mulheres seja mais legível que a dos homens.


saberes Homens bons na docência e mulheres boas ao volante

De que forma é que as diferenças cerebrais entre eles e elas interferem na aptidão para certas profissões? Alexandra Lopes, investigadora no Instituto de Patologia e Imunologia Molecular da Universidade do Porto, entende que a Matemática não é uma área só para homens. “Os trabalhos que conheço apenas descrevem desempenhos diferentes entre os dois sexos em tarefas específicas, como por exemplo as que envolvem percepção do espaço, e não uma maior aptidão global para áreas do conhecimento como as Ciências ou a Matemática. Antes de mais é importante salientar que as diferenças encontradas não são absolutas, ou seja, existe uma variação considerável mesmo entre indivíduos do mesmo sexo”. Dulce Madeira explica que os factores ambientais e a educação têm um papel importante nestas diferenças. “Espontaneamente, se não houver factores marcantes, os homens e mulheres têm mais jeito para certas coisas”. Mas, se “treinarmos” o cérebro, podemos tornar-nos melhores numa determinada área. “Os músculos são um pouco como os cérebros. Se trabalharmos os neurónios, o sistema nervoso pode ser mais plástico”, tornando mais fácil a execução de certas tarefas.

Queres ser jogador de golfe profissional? Uma boa percepção espacial ajuda-te! Para uma tacada de golfe, o cérebro efectua não só cálculos complexos para avaliar a distância e força, como ainda nos mantém de pé e equilibrados.

Testa a tua capacidade espacial Junta-te com um grupo de amigos e amigas e tentem fazer este teste para ver se são os rapazes ou as raparigas a chegar primeiro à solução. Este teste exige que o teu cérebro visualize a imagem a três dimensões. Há que rodar a imagem para obter o ângulo correcto.

Consultar um mapa, uma planta ou até mesmo aterrar um avião são actividades onde esta capacidade é posta à prova. No geral, os homens desenvolvem mais o hemisfério direito, daí possuírem uma boa capacidade espacial, não sendo essa uma característica tipicamente feminina, pelo que costumam ser eles a acertar primeiro...

Trabalhadores/as por conta de outrem, por actividade, segundo o sexo

A Agricultura

In “Por que é que os homens nunca ouvem nada e as mulheres não sabem ler os mapas de estradas” Resposta certa: A

A Comissão para a Igualdade no Trabalho e no Emprego revela que as mulheres predominam nos sectores da saúde e acção social (87,6%), educação (73,5%) e alojamento e restauração (62,1%). Em contrapartida, entre as actividades mais masculinizadas, estão a construção (92,6%), as indústrias extractivas (91,0%), a pesca (84,5%), a electricidade, gás e água (83,2%) e os transportes, armazenagem e comunicações (77,6%).

TAREFAS QUE ELES FAZEM BEM

TAREFAS QUE ELAS FAZEM BEM

ORIENTAÇÃO ESPACIAL – têm uma boa capacidade de “rotação mental” do espaço onde se encontram. Ex: conseguem facilmente avaliar se um determinado objecto cabe numa estante ou se o carro cabe num espaço reduzido. Profissões na área das engenharias. VISUALIZAÇÃO – determinam como um certo objecto aparecerá quando manipulado. Ex: têm facilidade para recriar objectos a três dimensões. São aptos para profissões como arquitectura. RACIOCÍNIO MATEMÁTICO – têm facilidade de resolução de problemas matemáticos, mesmo os mais complexos. Ex: profissões que envolvam raciocínio matemático e lógico. PONTARIA – conseguem atirar com exactidão e atingir um alvo à distância. Ex: militar.

MEMÓRIA DE LOCALIZAÇÃO DE OBJECTOS – lembram-se da localização dos objectos numa determinada disposição. Ex: têm mais facilidade em lembrar-se, por exemplo, onde deixaram as chaves ou encontrar coisas no frigorífico e armários. Profissões como administrativa. PERCEPÇÃO RÁPIDA– identificam instantaneamente coisas ou elementos semelhantes. Ex: Aptas para profissões como químicas ou técnicas de análises clínicas. MEMÓRIA VERBAL – recordam-se de uma história, um páragrafo ou uma lista de palavras não relacionadas. Ex: jornalista ou docente. DESTREZA – fazem tarefas manuais que envolvam precisão. Ex: costureira.

B Pescas C Indústrias extractivas D Indústrias transformadoras E Produção e distribuição de electricidade, gás e água F Construção G Comércio por grosso retalho H Alojamento e restauração I Transportes, armaz. e comunicações J Actividades Financeiras K Actividades imobiliárias, alugueres e serviços prestados às empresas L A. pública, defesa e se. soc. obrigatória M Educação N Saúde e acção social O Out. act. de serv. colect. soc. e pessoais

0%

25% Homens

50%

75%

100%

Mulheres

www.forum.pt

31 FORUM ESTUDANTE DEZEMBRO’08


{Texto: Bruna Pereira}

saberes

O MELHOR SÍTIO DO MUNDO PARA APRENDER

Criminologia École de Criminologie de l’Université de Montreal (Canadá)

QUERES FAZER... {Texto: Rentata Lobo}

Vinho do Porto? Produzido exclusivamente com uvas da região do Douro, no Norte do nosso país, o Vinho do Porto tornou-se ao longo dos séculos um dos produtos mais relevantes da economia nacional, tendo alcançado até um elevado prestígio internacional. Para teres uma ideia, em 2001 foram vendidas mais de 100 milhões de garrafas para todo o Mundo! As vinhas localizam-se em quintas perto de rios e vales. A grande variedade de castas de uvas (cerca de 100!) resulta de uma diversidade de microclimas, potenciados pelas montanhas e vales, o rio e afluentes, o solo em xisto e pela exposição solar. As uvas maduras são colhidas no mês de Setembro, altura conhecida por vindimas, e após as quais as uvas são transportadas (antigamente pelos barcos rabelo) para adegas ou centros de vinificação, onde hoje podemos ver os novos lagares mecânicos. Aqui são avaliadas, tiradas do pé e esmagadas. O mosto (sumo de uva) que daí resulta é transferido para tubos de aço inoxidável ou lagares mecânicos onde decorre a fermentação. Este é um processo natural através do qual o açúcar das uvas se transforma em álcool. Ao contrário dos outros vinhos, a fermentação não é completada. É travada com a adição de aguardente vínica, o que torna o vinho mais doce e fortificado. O processo de envelhecimento termina nas famosas caves do Vinho do Porto! Já as foste visitar?

32 FORUM ESTUDANTE DEZEMBRO’08

Profissões envolvidas: Engenheiro Agrónomo – analisa a composição dos solos e condições climatéricas Engenheiro Químico – no laboratório analisa o vinho e os produtos utilizados no seu tratamento. Desenvolve os processos de fabrico e fazem o respectivo controlo de qualidade. Enólogo – responsável pela qualidade do vinho, controla as operações de produção, desde o cultivo, colheita e vinificação, até ao blending (mistura de várias colheitas) e engarrafamento. Tanoeiro – fabricante dos barris, pipas ou tonéis, onde o vinho é armazenado para envelhecer. Este trabalho artesanal encontra-se em vias de extinção e é fundamental na produção dos bons vinhos! Escanção (Sommelier) – especialista em vinhos, trabalha em restaurantes, onde elabora a carta de vinhos, faz a sua manutenção e aconselha os clientes A FORUM quer agradecer à SOGRAPE o envio das imagens, bem como a visita guiada às caves do Vinho do Porto.

www.forum.pt

És dos que vai ainda a meio do livro e já sabe quem é o assassino dos policiais da Agatha Christie? Confessa, a tua password no computador são as iniciais C.S.I.? Então é elementar, meu caro Watson, já não precisas de um bigode como o do detective Poirrot, porque a FORUM diz-te qual a melhor escola do mundo para aprenderes tudo sobre criminologia! Chama-se École de Criminologie de l’Université de Montreal, fica no Canadá e foi fundada em 1960 por Denis Szabo. Aqui, os alunos desenvolvem os seus conhecimentos sobre o fenómeno criminal sob várias perspectivas e metodologias, recorrendo às ciências empíricas (observação dos factos e práticas); às ciências humanas e sociais (sociologia, psicologia e ciências comportamentais); às ciências jurídicas (direito) e às ciências bio-médicas (ciências forenses e investigação científica). A escola oferece saídas profissionais junto das forças policiais, em sistemas prisionais, serviços de reinserção social, centros de protecção para crianças e jovens, assistência a vítimas, projectos de prevenção na área da criminalidade e da segurança, investigação científica, ensino da criminologia e até mesmo em hospitais. Para seguires o rasto desta escola, pega na lupa e vai a http://www.crim.umontreal.ca/. A FORUM agradece as pistas à Faculdade de Direito da Universidade do Porto (Licenciatura em Criminologia) e ao Instituto Superior de Polícia Judiciária e Ciências Criminais (ISPJCC)!

A FORUM recomenda ainda… Instituto de Criminologia de Madrid (Espanha) http://www.ucm.es/ Instituto de Criminologia de Cambridge (Reino Unido) http://www.crim.cam.ac.uk/ Instituto de Criminologia de Louvain (Bélgica) http://www.law.kuleuven.be/linc/english/

Curiosidades… Sabias que Jack, o Estripador, continua a ser o assassino em série mais famoso de todos os tempos? A morte de sete mulheres, em 1888, aterrorizou a cidade de Londres e a sua identidade continua a ser um dos grandes mistérios da história… Até para os criminologistas actuais!


saberes

Ser telegénico! Põe-te bonito(a) se queres ser como ele!

QUERES SER... {Texto: Cátia Felício}

o Jon Stewart?

O Bush é o seu alvo preferido. É comediante, satírico, actor, escritor e produtor americano. De certeza que o conheces pelo programa que apresenta, The Daily Show. As suas críticas políticas fazem dele uma das figuras mais carismáticas dos Estados Unidos da América e chega mesmo a ser considerado um opinion maker (pela influência que tem na opinião formada pelo público). Além de ter apresentado vários programas de televisão, Jon Stewart entrou em alguns filmes. O mais conhecido é Big Daddy, onde contracenou com Adam Sandler. Para seres como ele vais descobrir que é preciso muito mais do que uma grande dose de bom humor.

Onde aprender a ser cómico? Não há um curso que te torne engraçado, no entanto há formações que podem ajudar-te a aperfeiçoar o sentido de humor e dar dicas para as actuações. Além de cursos nas escolas de actores, (como os do Conservatório), ou de escrita criativa, podes especializar-te em stand up comedy no estrangeiro, como o Pedro Tochas. O comediante português fez malabarismo e comédia física no Celebration Barn Theater, nos Estados Unidos da América. Para aprofundar os estudos também podes ir para a Circomedia-Academy of Circus Arts and Physical Theatre, na Inglaterra, onde é possível estudar teatro físico. Actuar em bares é o que faz grande parte dos comediantes na fase inicial das suas carreiras, sendo o público o júri decisivo.

Ser miserável a jogar futebol na equipa da Universidade.

Ter uma alcunha e ser capaz de rir de si próprio. Chamado de “canhoto” ou “rapaz susceptível”, intitula-se a si mesmo de Lefty, Soupy, Poochy e Susceptible Boy

Quem é Jonathan Stuart Leibowitz? Ter uma mente aberta e sem preconceitos. Stewart é um judeu casado com uma católica. E faz disso piadas para o seu programa!!

Requisitos pessoais › Sentido de humor › Carisma › Empatia › Sarcasmo › Sentido crítico › À-vontade perante as câmaras › Domínio da política nacional e internacional › Boa cultura geral › Saber quando deve ou não fazer a piada

Ter 1,70m de altura e 3 mil metros de sentido de humor. 34 FORUM ESTUDANTE DEZEMBRO’08

www.forum.pt

Mais conhecido como Jon Stewart, nasceu a 28 de Novembro de 1962, em Nova Iorque, no seio de uma família judaica e já no ensino secundário ganhou a distinção de “melhor sentido de humor”. Começou, em 1987, como comediante de stand up, passando mais tarde para a televisão, com um programa de comédia. Apresentou ainda o seu próprio programa na MTV, The Jon Stewart Show. Ainda neste canal, foi o anfitrião do programa You Wrote IT, You Watch It. Estudou no College of William & Mary, na Virgínia, primeiro em Química e depois em Psicologia. Já ganhou emmies e desde 1999 que apresenta The Daily Show. É co-autor de America (O Livro), um dos livros mais vendidos em 2004, nos Estados Unidos. O seu primeiro livro, Naked Pictures of Famous People, é uma colecção de pequenas histórias e ensaios humorísticos.


espaço

Um futuro com saída! Estás indeciso(a) na escolha de um percurso educativo e formativo? Queres um “futuro com saída” mas não sabes que rumo tomar? Então fica atento, porque de 10 a 13 de Dezembro todas as portas vão dar à Futurália – a Feira da Juventude, Qualificação e Emprego, onde vais encontrar muitas saídas nas áreas da educação, formação, qualificação e emprego.

A Futurália vai já na sua segunda edição e acontece na Feira Internacional de Lisboa (FIL), no Parque das Nações. Lá, vais poder visitar uma vasta mostra que terá muita animação, sessões de experimentação, demonstrações, espectáculos musicais e teatrais, simulações e outras actividades centradas nas temáticas da qualificação, empregabilidade, empreendedorismo, inovação e criatividade. A mostra integra escolas secundárias, escolas profissionais, universidades (nacionais e estrangeiras), associações, instituições (entre as quais a ANQ - Agência Nacional para a Qualificação, I.P.), organizações e empresas reconhecidas, não só pelo seu desempenho, mas também pela oferta de estágios profissionalizantes aos alunos que concluem alguns dos cursos aí apresentados.

No espaço da ANQ, a apresentação dos percursos qualificantes de nível secundário de educação será efectuada através de demonstrações feitas por jovens como tu que vão evidenciar as suas competências profissionais, mostrando como vale a pena e é importante apostar num curso profissionalizante. Durante os quatro dias, terás ainda oportunidade de assistir a workshops e seminários e poderás conhecer novas abordagens e projectos nos domínios da educação, formação e emprego. Se não conseguires passar pela FIL nesses dias, aconselhamos-te a visitar o site da Futurália (www.futuralia.fil.pt). Vais ver que vale a pena! 36 FORUM ESTUDANTE DEZEMBRO’08


UMA ESCOLHA ACERTADA “VALEU A PENA TER FEITO UM CURSO PROFISSIONAL: FOI COMO SEGUIR OUTRO CURSO QUALQUER, MAS COM MAIS DISCIPLINAS DE INFORMÁTICA, QUE ERA O QUE EU GOSTAVA” PAULO PAIS, 26 ANOS Foi aos 15 anos que a paixão pela informática despertou dentro de Paulo Pais. Quando chegou ao 9º ano e teve de optar por uma área para prosseguir os seus estudos, escolheu frequentar o Curso Tecnológico de Informática da Escola Secundária de D. Duarte. “Valeu a pena ter feito um curso profissional: foi como seguir outro curso qualquer, mas com mais disciplinas de informática, que era o que eu gostava”, revela Paulo, garantindo que não está arrependido dessa escolha. Os conhecimentos adquiridos no Curso Tecnológico perduram até aos dias de hoje, sendo que actualmente Paulo Pais é sócio-gerente da Overvoltage – uma empresa da qual é também fundador, e que se dedica ao moding e overclocking. Para quem estes conceitos soam a puro chinês, Pedro Pais explica que “moding, é tunning aplicado aos computadores e serve para alterar um Pc, tal como se altera um carro, de acordo com os gostos do cliente”. Já o overcloking, diz Paulo Pais, “é uma técnica que serve para arrefecer os PCs, funcionando como uma espécie de radiador automóvel aplicado aos computadores”. A Overvoltage nasceu em 2004, tendo a sua primeira loja sido inaugurada em Coimbra, em 2005. Mais informações em http://www.overvoltage.pt/.

QUERO SABER... Terminei o 12º ano e quero continuar a estudar mas não pretendo prosseguir estudos de nível superior. Que cursos posso frequentar? Se pretendes um curso que te permita aprofundar ou desenvolver conhecimentos tecnológicos numa determinada área, aconselhamos-te um Curso de Especialização Tecnológica (CET). Para saberes onde funcionam estes cursos, vai a www.anq.gov.pt e entra no item “Jovens”.

Quando opto por um curso profissional tenho de realizar exames no final do curso? Não. Só se pretenderes ingressar no ensino superior. Nesse caso, terás de realizar os exames nacionais que constituam prova de ingresso no curso superior que vieres a escolher.

CATÁLOGO NACIONAL DE QUALIFICAÇÕES: Escolhe a tua profissão

Técnico/a de Desenho da Construção Civil ÁREA DE ACTIVIDADE: Construção Civil e Obras Públicas OBJECTIVO GLOBAL: Executar desenhos relativos aos projectos de Construção Civil. SAÍDA PROFISSIONAL: Técnico (a) de Desenho da Construção Civil ACTIVIDADES Ler e interpretar projectos, desenhos, croquis e outras informações técnicas relativas à Construção Civil. Efectuar desenhos para a realização de projectos de obra de Construção Civil, manualmente ou com apoio informático específico. Colaborar no projecto de licenciamento, efectuando desenhos de conjunto, designadamente, da arquitectura, da estrutura e das instalações. Colaborar na elaboração de projectos de execução, efectuando desenhos de pormenor, de esquemas e de mapas de informação técnica, tendo em conta as especificações arquitectónicas, técnicas e as normas de construção pré-definidas, adoptando escalas e simbologia adequadas. Efectuar rectificações aos desenhos dos projectos de execução, tendo em conta as necessidades de construção ou da instalação e elaborar desenhos do projecto de alterações. Elaborar e/ou actualizar o processo técnico de construções existentes. Efectuar o levantamento à mão livre, de construções existentes. Efectuar a recolha das medidas necessárias à elaboração dos desenhos técnicos. Proceder à elaboração de desenhos técnicos das construções existentes. Elaborar relatórios, especificando os materiais e as características construtivas utilizadas. COMPETÊNCIAS SABERES Inglês técnico, matemática, noções de física, desenho geométrico, geometria descritiva e desenho técnico da construção civil. Noções básicas de: Informática na óptica do utilizador, desenho assistido por computador, maquetagem, topografia, organização de projectos de construção civil, arquivo técnico, preparação e planeamento de obras, materiais, equipamentos e processos construtivos, resistência de materiais, medições e orçamentos, segurança, higiene e saúde no trabalho, comunicação e relações interpessoais e normas e legislação aplicáveis ao sector. SABERES-FAZER Interpretar projectos, desenhos, croquis e outras informações técnicas de construção civil. Aplicar os métodos, os instrumentos e as técnicas de elaboração de desenhos, por processos manuais. Utilizar os equipamentos e as aplicações informáticas para desenho da construção civil. Utilizar as técnicas de realização de maquetas. Utilizar as técnicas de organização dos elementos escritos e desenhados dos projectos de construção civil. Detectar erros de cotagem, legendagem e outros elementos dos desenhos. Utilizar as técnicas de elaboração de projecto de alterações. Identificar, seleccionar e aplicar os princípios, as técnicas e os instrumentos de desenho adequados ao projecto. Detectar, em obra, desvios de execução relativamente ao projecto. Realizar o levantamento de construções existentes. Utilizar as técnicas de classificação, codificação e arquivo de elementos de projecto. SABERES-SER Tomar iniciativa no sentido de encontrar soluções adequadas na resolução de situações concretas. Facilitar o relacionamento interpessoal com os diferentes interlocutores, com vista ao desenvolvimento de um bom nível de colaboração. Integrar os princípios de segurança e higiene no trabalho, no exercício da actividade. Adaptar-se à evolução dos materiais e das novas tecnologias. 37 FORUM ESTUDANTE DEZEMBRO’08


Só tinhas de dar os parabéns à FORUM com o meupostal dos CTT...

1. SAMUEL ALVES, PÓVOA STA. IRIA “Muitas felicidades e continuação do excelente trabalho em prol dos jovens”

2. TÂNIA FELÍCIO, SINES “Forum do meu coração, deixas-me doida só de pensar como será a próxima edição!!”

1.º Prémio - Samsung U900; 2.º e 3.º Prémios - Samsung U700.

As imagens dos postais são da responsabilidade dos participantes.


Para celebrar o 17º aniversário da FORUM ESTUDANTE (Parabéns! Parabéns! Parabéeeeeens!) pedimos aos nossos leitores para puxarem pelos neuroniozinhos da imaginação. Para isso, os participantes tiveram que criar a foto mais louca que conseguiram, juntar uma mensagem de parabéns e enviar tudo para a FORUM, através do serviço meupostal dos CTT.

Através do nosso painel de júri, perseguidos pelo talento de todos os nossos ilustres participantes, conseguimos chegar a um consenso sobre os três melhores trabalhos.

3. ANDRÉ REIS, AMORA “Se não fosse a Forum a acompanhar-me estes anos todos andava com a minha vida de pernas para o ar. Parabéns FORUM!”

4.º NUNO CARVALHO, PORTO “Resolvi juntar alguns amigos, comprovadamente malta porreira para em conjunto desejarmos: Parabéns, Forum!!!”

5.º SÍLVIA MENDES, PÓVOA STA. IRIA “Com a Forum como companhia, a vida é, na realidade, muito mais simples. Parabéns Forum.”

e ganhavas telemóveis!

Participaste? meupostal – partilha momentos únicos com aqueles de quem gostas

LINHA CTT 707 26 26 26 // www.ctt.pt


espaço

EURES

Estás Aqui, estás lá Fora! Adoras viajar, conhecer outras culturas e até já pensaste em trabalhar num país estrangeiro durante as férias? Os Serviços Europeus de Emprego – EURES podem ajudar-te a tornar esse desejo realidade. Tens uma vasta lista de profissões que te abrem portas além fronteiras. Engenheiros, cozinheiros e chefes de vendas na área comercial são as mais procuradas pelos empregadores. Interessa-te trabalhar “lá fora”? EURES é a rede europeia de serviços de emprego e tem como intuito facilitar a livre circulação dos trabalhadores no Espaço Económico Europeu e na Suíça. Criada em 1993, a rede tem como parceiros os serviços públicos de emprego, os sindicatos e as organizações de empregadores. E atenção!!...A EURES não te oferece apenas oportunidades de trabalho permanentes. És daqueles que querem ganhar uns trocos nas férias de Verão? Se sim, fica a saber que o período entre final de Fevereiro e início de Junho é aquele em que se regista um maior número de actividades de recrutamento, nomeadamente para actividades de carácter mais sazonal – em parques de diversão, hotelaria e restauração, mas também trabalhos agrícolas, como a apanha de frutas. (Vê como te inscrever na caixa ao lado). Como as regiões de Lisboa e Vale do Tejo e do Norte são as que registam maior procura no serviço EURES, também por este motivo as actividades de recrutamento concentram-se principalmente nas cidades de Lisboa e Porto.

40 FORUM ESTUDANTE DEZEMBRO’08

Emprego no estrangeiro? Umas férias diferentes passadas a trabalhar e conhecer novas culturas? Vê como em www.eures.europa.eu

Esta rede funciona, sobretudo, através do portal www.eures.europa.eu. Para além de disponibilizar informação sobre a livre circulação de trabalhadores, situação e tendências evolutivas do mercado de trabalho e condições de vida e trabalho nos 31 países membros da rede, o portal da rede EURES proporciona também uma bolsa de emprego e divulga diariamente mais de 1 milhão de ofertas de emprego. Quem procura estes serviços são principalmente jovens: mais de 64% têm idade igual ou inferior a 35 anos. O número de candidaturas EURES registadas no sistema de informação do IEFP mais do que quadruplicou nos últimos quatro anos, revelanos António Charana, gestor nacional da rede EURES. Passou de mais de 5 mil candidatos inscritos no final de 2004 para quase 23 mil e 500 em Novembro de 2008. “Portugal é, nesta data, o 6º país (num total de 31) com maior número de CV’s registados na base de dados – atrás de países de maior dimensão, como a Itália, a Polónia, a Espanha, a Roménia ou mesmo a Alemanha”, adianta.


Profissões mais procuradas Os empregadores procuram, principalmente, profissionais das seguintes áreas: › Engenharias: Engenheiros de Sistemas e Programadores, Engenheiros Mecânicos e outros Engenheiros Técnicos; › Restauração: Cozinheiros, Chefes de Mesa, Ajudantes de Cozinha e Restaurante, Empregados de Mesa e Barmen; › Comércio: Chefes de Vendas e de Marketing e Vendedores; › Outras profissões mais técnicas, como Soldadores, Carpinteiros, Marceneiros e especialistas em informática. Competências mais procuradas › Experiência prévia de trabalho no estrangeiro (acompanhada da preocupação com as competências linguísticas); › Experiência na gestão de projectos, ou na supervisão de equipas; › Técnicas de investigação; › Experiência de teletrabalho; › Algumas linguagens de programação, como C++ e Java; › AutoCad; › Experiência em serviço de mesa, e na preparação de refeições ‘à la carte’.

Como me posso candidatar? Inscreve-te através do Portal Europeu da Mobilidade dos Trabalhadores (www.eures.europa.eu). Ao seleccionares “Procurar emprego” tens acesso a vagas de emprego em 31 países europeus. Para tal, faz o teu registo gratuito em “O meu EURES” para candidatos a emprego. Aí poderás criar o teu CV e torná-lo acessível aos empregadores registados e aos conselheiros EURES, que ajudam os empregadores a encontrar os candidatos adequados. Depois basta esperares que entrem em contacto contigo para as acções de recrutamento, que decorrem geralmente em Lisboa e no Porto. Se clicares em “Contactar um conselheiro EURES” tens acesso a mais informação, incluindo aconselhamento em questões de natureza prática, jurídica e administrativa que surgem aquando da procura e aceitação de um emprego no estrangeiro. Caso tenhas dúvidas, podes sempre entrar em contacto com o centro de emprego do IEFP mais perto de ti.

EURES em números › Até 14 de Novembro de 2008, encontravam-se registados nesta bolsa de emprego quase 316 mil Curriculum Vitae de candidatos a emprego e mais de 18 mil empregadores – dos quais mais de 20 mil candidatos a emprego e 245 empresas de Portugal. › O Portal da rede EURES divulga diariamente mais de 1 milhão de ofertas de emprego nos 31 países membros.

ACABA COM AS DÚVIDAS Quais as vantagens de me mudar para outro país? Há muito a beneficiar com um período de estudo ou de trabalho no estrangeiro. É uma verdadeira mudança de ambiente, novos horizontes pessoais, contacto diário com uma cultura diferente. Encontras aqui a oportunidade ideal de aprender uma nova língua e de obter novas experiências profissionais. Tenho livre acesso a qualquer tipo de emprego, se me mudar para outro país europeu? Alguns países condicionam o acesso a determinadas actividades profissionais ou outras qualificações específicas. É muito importante saber se a profissão está regulamentada ou não (para o caso de algumas profissões). As profissões regulamentadas são aquelas restritas a pessoas com determinadas habilitações (advogados, contabilistas, professores, engenheiros, paramédicos, médicos, dentistas, cirurgiões veterinários, farmacêuticos e arquitectos, por exemplo). Se a tua profissão não é regulamentada, poderás começar a exercer assim que encontres um emprego. No entanto, fica alerta pois terás de contar com a possibilidade de eventuais procedimentos necessários em relação à profissão que vais exercer no país de acolhimento, os quais poderão ser diferentes daqueles a que estás habituado. Qual é o tipo de currículo mais adequado para utilizar a nível europeu? Um Curriculum Vitae claro, bem estruturado e direccionado para um emprego específico na língua do país de acolhimento. A União Europeia adoptou um modelo de Curriculum Vitae Europeu. O formato CV encontra-se actualmente disponível em 13 línguas representativas dos Estados-Membros, Islândia, Suíça e Noruega no portal CEDEFOP (http://www.cedefop.europa.eu/). Se for trabalhar para outro país europeu, tenho de cumprir com algumas formalidades para entrar e residir nesse país? Se o período de residência não ultrapassar três meses, não existem formalidades de registo, basta estar na posse um bilhete de identidade ou passaporte válidos. Por um período superior a três meses, tens que efectuar o registo que formaliza o teu direito de residência, junto das autoridades do país.

41 FORUM ESTUDANTE DEZEMBRO’08


moda

André, t-shirt (16,95 euros), calças (39,95 euros)

Cátia, t-shirt (12,95 euros), calças (39,95 euros), pulseira (7,95 euros)

HISTóRIA URBANA Cátia, casaco (69,95 euros), t-shirt (12,95 euros), calças (39,95 euros), mala (29,95 euros)

André, casaco (39,95 euros), calças (39,95 euros), t-shirt (16,95 euros) 42 FORUM ESTUDANTE DEZEMBRO’08

www.forum.pt


moda

André, camisa (29,95 euros), t-shirt (16,95 euros), calças (39,95 euros)

Ficha Técnica Modelos: André Filipe e Cátia Sousa, leitores da Revista FORUM ESTUDANTE Roupa: Springfield Produção: FORUM ESTUDANTE Maquilhagem: Rute Alves Design: Miguel Rocha Fotografia: Ricardo Bento

A Cátia, top azul (15,95 euros), mini saia (29,95 euros), cinto (29,95 euros), mala (34,95 euros), colar (12,95 euros), pulseira (9,95 euros)

www.forum.pt

43 FORUM ESTUDANTE DEZEMBRO’08


música NOTÍCIAS {Texto: Bruna Pereira}

Internet, para que te quero! Os Radiohead contabilizaram mais de 3 milhões de exemplares do álbum “In Rainbows” vendidos, entre downloads no site oficial, cópias em CD, uma caixa de luxo com dois discos em vinil e vendas através de lojas digitais, como o iTunes. O modelo dos Radiohead já foi copiado por nomes como Saul Williams e Nine Inch Nails.

“Morte magnética” dos Metallica

Video Games Live chega a Lisboa! {Texto: Renata Lobo} És fã de vídeo jogos? Se não fores, não faz mal. De certeza que vais adorar o Vídeo Games Live, uma autêntica celebração de toda a indústria dos jogos por uma orquestra sinfónica. O conceito é único e vai estar no Campo Pequeno nos dias 6 e 7 de Dezembro!

Os Metallica estão de volta com um novo álbum – “Death magnetic” – que parece recuar até aos anos 80! “That was just your life” dá início ao disco com o som de uma batida cardíaca, recordando aos fãs que ainda há vida no corpo dos Metallica.

Slimmy em jogo de Playstation

Vídeo Games Festival Antes e depois de cada concerto, o Vídeo Games Live abre as portas para um festival que celebra o mundo dos jogos. Competições (ex: Guitar Hero e Space Invaders), concurso de máscaras, prémios, demonstrações jogáveis, rifas… E no final podes ir conhecer designers de topo da indústria, compositores e criadores!

iniciativa TE apoia esta N A D U T S E A FORUM w.forum.pt hetes em ww e oferece bil

44 FORUM ESTUDANTE DEZEMBRO’08

Vídeos, arranjos musicais, efeitos especiais, músicos convidados, ecrãs de vídeo e luz sincronizada, lasers, percussão electrónica e live action. Chega? Podes encontrar tudo isto num espectáculo que pretende mostrar ao mundo a importância cultural e artística alcançada pelos vídeo jogos. Os incríveis efeitos visuais e segmentos interactivos utilizados de forma singular também acabam por se tornar uma experiência única de entretenimento para quem normalmente não se interessaria em ver uma produção musical baseada em jogos. Fundado em 2002 por Tommy Tallarico e Jack Wall, compositores de jogos de vídeo e veteranos desta indústria, teve a sua estreia em 2005 em Los Angeles, para uma audiência de 11 mil pessoas! A maioria da música apresentada nunca tinha sido tocada ao vivo: Halo, Sonic, Metal Gear Solid, Mario, Zelda, Warcraft, Tomb Raider, Myst, Kingdom Hearts, Tron, Medal of Honor, Advent Rising, Final Fantasy, entre outros. Ou seja, terás a oportunidade de ouvir músicas tanto dos jogos mais clássicos ‘retro arcade’, como dos jogos mais modernos! O Vídeo Games Live acaba por atrair uma nova geração de pessoas a experimentar uma performance ao vivo de uma orquestra e já foi considerado por muitos uma forma de rejuvenescimento da música sinfónica!

www.forum.pt

Depois de ter entrado na banda sonora da série “C.S.I. – Miami”, a canção “Beat sound loverboy”, dos portugueses Slimmy, vai ser incluída na nova versão do jogo “SingStar” para a Playstation. O tema foi escolhido entre centenas de canções internacionais pela divisão da Sony e torna os Slimmy nos únicos artistas portugueses a figurarem nos jogos da Playstation.

Katy Perry, a nova Lolita dos tops Chama-se “One of the boys” e é o disco de estreia da norte-americana Katy Perry. No álbum estão incluídos o single “I kissed the girl” e outros temas irreverentes, como “Ur so gay”, “Hot n cold” ou “Waking up in Vegas”. Katy opta por apresentar-se ao público com um rosto doce imerso num visual de pinup, onde a inocência se mistura com os batons vermelhos e as roupas retro moda nos anos 40 e 50. Com temas “demoníacos” nos tops do momento, a nova “Lolita pop” promete dar que falar!


música

{Texto: Renata Lobo}

a magia dos bons momentos! Nuno Arrojado, mais conhecido por Sina, cresceu à beira-mar na zona de Aveiro. Influenciado pelo pai (ex-baterista) e pela mãe (ex-locutora de rádio), teve formação musical durante vários anos. Apenas com 12 descobriu o rap e através de artistas como os Black Company, Eminem, Mike Shinoda ou Charlie Brown Jr ganhou inspiração para criar os seus próprios temas! ‘Sina & Over Doze’ é o seu novo projecto. É um apaixonado por música, desde o rap, ao reggae e ao rock! Mas o rap foi de facto o ponto de partida para a música do Sina, que a definiu como a música perfeita, que unia a poesia, a melodia e o ritmo. “Quando comecei a ouvir rap, achei que aquele tipo de letras poderiam eventualmente ser feitas com uma mensagem mais optimista. Daí eu ter começado a fazer rap apenas com o objectivo de deixar uma marca positiva”. A influência da música reggae surge mais recentemente e o músico tem uma forma única de a descrever: “No Inverno faz-nos sentir mais quentes, no Verão mais relaxados, ao acordar faz-nos sentir únicos e antes de dormir faz-nos reflectir sobre as situações positivas que vivemos nesse dia”. Quanto ao rock, Sina acredita que é um “estilo de música muito completo e o bom rock é incrivelmente difícil de se trabalhar”, pelo que se irá dedicar ao ‘abanar o capacete’ quando tiver mais formação a nível musical. Em 2007 participou num concurso de bandas de um conceituado site de música. Foi o Intérprete Individual mais votado pelo público e na classificação geral conseguiu um “humilde” sétimo lugar entre 16 finalistas. Sempre com muita iniciativa, gravou um E.P. e uma mixtape e toca a enviar para as rádios locais e algumas editoras! “Eu sempre fui um bocado assim, mandava-me de cabeça sem pensar em usar capacete”. Neste momento, encontra-se a desenvolver o seu novo projecto com os Over Doze, um grupo de reggae/ska/rock. “Acho que os Over Doze têm maturidade para entrarem ao meu lado rumo ao sonho de espalhar a nossa mensagem: música que faça com que os destinatários se sintam bem”. Acredita que tem talento e sonha. Mas deixa bem claro que não é “o típico adolescente iludido com o mundo da música” e quer estudar para ter alternativas. “Quero saber fazer muito mais coisas, para que no futuro não esteja dependente de uma única coisa que saiba fazer. Eu quero sentir que sou mais e o meu objectivo é esse. A vida é curta. Acho que passamos demasiado tempo a ligar ao insignificante e não aproveitamos a magia dos bons momentos”.

www.myspace.com/sinasimples

www.forum.pt

45 FORUM ESTUDANTE DEZEMBRO’08


The Spirit Mais comics no cinema!

estreias

Eva Mendes Jamie King

Scarlett Johansson

{Pedro Gonçalves}

Sarah Paulson

De certeza que já ouviste falar em Frank Miller, mas se pensas que não… enganas-te! Autor norteamericano de banda-desenhada (já trabalhou para a DC Comics e Marvel!), sem ele não existiriam aventuras como Sin City, 300 e heróis como a Elektra! O seu último projecto é o filme The Spirit, uma estreia de Miller a solo na realização, após a colaboração com Quentin Tarantino e Robert Rodriguez na adaptação ao cinema de Sin City. The Spirit, adaptado da obra de Will Eisner, contanos a história de um jovem polícia que é assassinado e renasce como O Espírito, um herói que tem por missão lutar contra as forças do Mal nas velhas ruas de Central City e que é interpretado pelo ainda desconhecido do grande público Gabriel Macht. Samuel Jackson é o vilão Octopus que promete infernizar a vida do nosso herói. Este infame personagem mata aqueles que se atravessam no seu caminho, mas a limpeza que Octopus planeia fazer à cidade é dificultada pelo nosso herói que o persegue pelos locais mais sombrios da Central City. Ao mesmo tempo, o mascarado justiceiro encontra-se rodeado de bonitas mulheres que o tentam seduzir ou… matar! Scarlett Johansson, Eva Mendes, Paz Vega e Jamie King completam o elenco de luxo de mais um filme noir de super-heróis, bem ao estilo de Frank Miller! Se quiseres celebrar o “espírito” de Natal, vem mesmo a calhar. A estreia nacional é a 25 de Dezembro! {Texto: Renata Lobo}

{Série} The Mentalist Esta nova série fala-nos de um conselheiro que ajuda uma unidade de investigação a resolver vários crimes, utilizando formas um pouco diferentes de o fazer. Será ele um Dr. House em versão detective? Patrick Jane (a personagem principal), com o seu bom poder de observação, que antigamente o usava para passar por psíquico e enganar algumas pessoas, consegue “ver” para além do que está à sua frente e ainda contornar (e criar) certas situações com boas piadas, baseado no que se passa à sua volta. Ainda não estreada em Portugal, a série parece estar a fazer furor nos EUA! Ficamos a aguardar. {Texto: André Rebelo}

{Teatro} Eu “not” pessoa, Fernando Pessoa a dançar Estamos a comemorar o 120º aniversário do mais internacional poeta português, que nos deixou obras como a Mensagem ou o Livro do Desassossego. Já sabes quem é? Pois claro, falamos de Fernando Pessoa. A Companhia de Dança de Almada presta a sua homenagem com Eu “not” Pessoa, onde podes ver as quatro personalidades do autor exploradas através da expressão corporal. Fernando Pessoa ortónimo, e os seus heterónimos Ricardo Reis, Álvaro de Campos e Alberto Caeiro vão estar ‘em palco’. É de certeza uma boa 46 FORUM ESTUDANTE DEZEMBRO’08

oportunidade para estudares a matéria e assistires a um bom espectáculo! As políticas, as obras e as paixões de Fernando Pessoa foram trabalhadas pela coreógrafa Rita Galo e o mote para o espectáculo foi o verso que o escritor nos deixou no último dia da sua vida, escrito em inglês: “I know not what tomorrow will bring” (Eu não sei o que o amanhã trará). Em cena dia 5 de Dezembro no Auditório dos Paços da Cultura em S. João da Madeira e dia 12 de Dezembro no Centro de Artes de Sines. {Texto: Renata Lobo}

www.forum.pt


desporto

Logo à entrada, o Clash tinha em exposição algumas peças de arte urbana

{Texto: Cátia Felício} {Fotos: Gonçalo Gil}

UFA... QUE CLASH! o, paç ó es cais... s num s radi o ou, bin sport m e o sh c ica e d a l O C , mús e art

ão ntaç rime e p x e ia a meiro gal. i rmit a pe fez o pr m Portu d a l e e ca e es ui que s limbing d e red dC i aq A pa só... Fo de Spee o e nã eonato p cam

<

Vibras com desportos radicais? Não é o(a) único(a)! 10 mil pessoas estiveram no Clash, o primeiro evento de desporto extreme na cidade lisboeta. E tu? Estiveste lá? Skate, parkour, escalada, BMX, bboying, música, arte, e cultura urbana foram as actividades que decorreram, entre 17 e 19 de Outubro, no Centro de Congressos de Lisboa. Além da pista de parkour, com diferentes obstáculos e equipamentos gímnicos para treino físico, houve ainda uma parede de escalada onde decorreu o primeiro campeonato de Speed Climbing em Portugal. O balanço é positivo. “Acho que essencialmente conseguimos pôr em prática o que imaginámos”, diz Miguel Simões, director de produção do Clash. Apesar do público-alvo ser, principalmente, jovens entre os 15 e os 20 anos, a organização mostra-se satisfeita com a adesão de algumas pessoas de mais idade e não só. “O que mais surpreendeu foram os mais novos. Havia muitas crianças de quatro e cinco anos a andar de skate nas rampas”.

À medida que o Dj lança os seus beats para a pista de dança, muitos faziam bboying...

As suc ramp ano esso. as de s m Até ska te ost c rar rianç fora m am as o s com um eu lad quat r os kat o er

Na parte exterior do pavilhão, algumas rampas faziam as delícias de que ousava voar na sua BMX

48 FORUM ESTUDANTE DEZEMBRO’08

www.forum.pt


{Texto: Cátia Felício}

rodas

DESPORTO ESCOLAR

A FORUM STUDANTE APOIA O DESPORTO ESCOLAR

{Texto: Bruna Pereira}

NOTÍCIAS

És activo(a)? O FITNESSGRAM é um programa educativo destinado à promoção da actividade física e aptidão física em crianças e jovens entre os 6 e os 18 anos. O objectivo é criar hábitos de actividade física para a vida. Como funciona? É composto por uma bateria de testes de avaliação da aptidão e da actividade físicas, a partir da qual são produzidos relatórios individuais de aconselhamento. A iniciativa vai estender-se às escolas de todo o país. “Queremos dar um contributo para a saúde da nossa juventude e com ela transportar isso para todo o país”. As palavras são do secretário de estado da Juventude e Desporto, Laurentino Dias. Da mesma opinião é Valter Lemos, secretário de estado da Educação, que sublinha: “é um programa de grande importância que, do meu ponto de vista, vai permitir uma grande base de dados sobre a aptidão física nas escolas”.

Gala do Desporto Escolar Vanessa Fernandes e Susana Heitor foram duas das atletas homenageadas na Escola Secundária Luís de Freitas Branco, em Oeiras. Durante a gala do Desporto Escolar, que decorreu em Outubro, foram também homenageados alunos, professores, atletas em competições, presidentes de conselhos executivos e presidentes de Câmaras Municipais. No evento marcaram presença a ministra da Educação, Maria de Lurdes Rodrigues, e o ministro da Presidência, Pedro Silva Pereira. A animar a gala, e a intercalar a atribuição de prémios, estiveram algumas equipas de ginástica, entre elas a da Escola Secundária Almeida Garrett, em Gaia. Alfredo Pereira, de 16 anos, é um dos ginastas da equipa, e diz que o evento é importante pelo “convívio e o desportivismo”. Durante a gala foi ainda distinguido João Ganço (treinador do Nelson Évora), João Gomes (campeão mundial em esgrima), e José Branco (responsável do Desporto Escolar na Direcção Regional de Educação do Centro).

Xeque-mate ao stress! Para os amantes do ar livre que não dispensam uma boa partida de xadrez para exercitar o cérebro, o fã de ciclismo Didi Senft, também conhecido como “El Diablo”, criou uma bicicleta ideal para jogar xadrez sobre rodas. A apresentação da novidade foi feita em Bonn, na Alemanha, cidade que acolheu o Campeonato Mundial de Xadrez de 2008, e promete fazer parar o trânsito!

Portugal na rota da Fórmula 1! O novo circuito português do Algarve vai receber testes de pré-temporada da Fórmula 1 entre os dias 15 e 17 de Dezembro. A McLaren e a Honda já confirmaram presença nos ensaios e a Ferrari também se mostrou interessada em experimentar o Algarve Motor Park. A pista portuguesa cobre 300 hectares de terreno entre Portimão e Monchique e tem capacidade para até 100 mil espectadores.  O objectivo do novo complexo é recolocar Portugal no mapa da Fórmula 1. Fica atento! Vrumm…. Vrummm…

Cursos de Licenciatura BOLONHA - 4 ANOS - 240 ECTS Pré-Requisitos e Candidaturas 2009/2010

• FISIOTERAPIA 50 vagas (Pré-Requisito A)

• TERAPIA OCUPACIONAL 30 vagas (Pré-Requisito A)

• TERAPIA DA FALA 30 vagas (Pré-Requisito A + Declaração de Terapeuta da Fala)

Provas de Ingresso Biologia e Geologia ou Física e Química ou Português

Prazo para entrega de Pré-Requisitos:

Preparado para o “faroeste” Recolhe as esporas cowboy, porque chegou a diligência! Inspirado nos famosos “westerns”, o Britânico Matthew Harrison apresentou o seu mais recente projecto, um Hummer com rodas de madeira. A escultura, estacionada mesmo no centro de Londres, foi uma das atracções da quinta edição do “Zoo Art Fair” e é uma mistura de arte, história e engenharia... Uma combinação muito interessante, mas não para os aspirantes a bombeiros…

no acto da matrícula (informações disponíveis na Secretaria da ESSA ou em www.essa.pt)

Prazo para entrega de Candidaturas: consultar o site www.essa.pt Pós-Graduações + Cursos de Mestrado em colaboração com a Universidade Católica Portuguesa


rodas

Sebastien Vettel

. .. s e r o m a is o d o Eu tenh Se continuas à espera de um príncipe de espada em punho montado no seu belo corcel, podes muito bem tirar o cavalinho da chuva e arregalares bem os olhos a tudo o que chegar sobre rodas, a mais de 300 km/h e com capacete de fibras de carbono. Falamos de Fórmula 1 e dos dois rapazinhos que são a sensação do momento. O candidato número um é Sebastien Vetell. Nasceu a 3 de Julho de 1987, na Alemanha, e em Setembro conseguiu a pole position no Grande Prémio de Itália – uma vitória que o tornou o piloto mais jovem a vencer um Grande Prémio de Fórmula 1. Vettel foi ainda

50 FORUM ESTUDANTE DEZEMBRO’08

confirmado como o novo piloto da Red Bull Racing (RBR) para 2009. A segunda promessa do automobilismo é Bruno Senna, o sobrinho do tricampeão mundial de Fórmula 1 Ayrton Senna. Nascido a 15 de Outubro de 1983, em São Paulo, o jovem brasileiro estreou-se na Fórmula GP2 em 2007, com uma vitória e 3 podiums, na equipa Arden Grand Prix. Em 2008, começou a correr pela ISport International e actualmente está a analisar propostas da BMW, Toyota, Williams e Toro Rosso (STR). Caso para dizer que este garoto vai longe, né?

www.forum.pt

Bruno Senna


novidades {Texto: Bruna Pereira}

TECNOLOGIA

Recarregar iPods com os pés… Parabéns! Finalmente os teus ténis podem armazenar mais do que chulé! A empresa japonesa NTT inventou um calçado capaz de gerar electricidade por meio de uma sola cheia de água. O calçado possui um pequeno gerador e a cada passo que é dado, a pressão nas solas faz com que a água mova uma pequena turbina, gerando assim energia suficiente para manter um iPod em funcionamento. Se são estes os sapatinhos que queres ver na lareira este Natal, é com pena que te informamos que a fabricante japonesa pretende comercializar a tecnologia apenas em 2010. Até lá porta-te bem!

www.forum.pt Ouvir... através dos ossos Para ti, que estás prestes a ficar surdo com essa mania de pôr o MP3 nas alturas, temos os Audio Bones – phones completamente inovadores que, em lugar de serem colocados nos ouvidos, transmitem os sinais sonoros pelos ossos. Ou seja, o som passa directamente pelo crânio até ao ouvido interno sem usar o tímpano. Em resumo: assim conservas o teu bom ouvidinho para reparares que foste promovido a Robocop da turma!

52 FORUM ESTUDANTE DEZEMBRO’08

www.forum.pt

Blogueira de raiz! Falar com as plantinhas todos os dias para que elas cresçam melhor já não é o que era. Vejase o exemplo de Midori-san, uma planta de 40 cm que escreve no seu próprio blog, com a ajuda de um sensor de sinais eléctricos e de um computador que os traduz para o japonês. Midori-san (que significa “verde” em japonês) faz parte de um projecto da Universidade de Keio, no Japão, cujo objectivo é tentar perceber o que é que as plantas sentem e a que é que reagem. Podes visitar o blog da Midori-san (e se souberes japonês vai dar imenso jeito…) em http://plant.bowls-cafe.jp.


KIT EXTRAS

Já Disponível em PC e MAC

Requer o Spore™ ou a versão completa do Spore™ Creature Creator para jogar

medonho e giro Spore é o teu universo pessoal numa caixa. Neste universo podes criar e evoluir a vida, formar tribos, desenvolver civilizações e até esculpir mundos inteiros. Em Spore tens uma variedade de ferramentas de criação ao teu dispor, permitindo-te personalizar quase todos os aspectos do teu universo: veículos, edifícios, naves espaciais e criaturas.

O Kit de Extras Medonho e Giro (Spore: M&G) inclui mais de 100 novos componentes de criação de criaturas e animações em dois estilos diferentes: giros/cartoon e medonhos/monstro. Semelhante à série de Packs de Acessórios para os Sims 2, o pack de Elementos adiciona novo conteúdo e destina-se aos utilizadores criativos que querem personalizar ainda mais as suas criaturas, criando os monstros mais assustadores ou as criaturas mais giras possíveis.

Podes encontrar os novos elementos a partir da fase de Criatura, e as criaturas resultantes podem ser enviadas para a Sporepedia e partilhadas com outros jogadores que tenham o pack M&G instalado. O Spore M&G pode ser instalado no Creature Creator Complete ou no jogo completo do Spore.

O universo Spore é composto por cinco fases, correspondendo cada uma delas a uma etapa de evolução: Célula, Criatura, Tribal, Civilização e Espaço. Cada etapa apresenta diferentes desafios e objectivos.

Conteúdo do novo pack M&G: 72 novos elementos para o corpo - 12 por paleta (bocas, olhos, mãos, pés, membros motores e detalhes) 2 novos fundos para o editor de criaturas – 1 medonho e 1 giro

36 novos scripts de pintura (12 de base, 12 de cobertura e 12 de detalhe) 12 novos temas de pintura 24 novas animações de test drive – 12 medonhas e 12 giras

Data de lançamento: 21 de Novembro de 2008

www.spore.com


novidades PRESS

Momentos picantes... é no Chili´s!

JOGOS {Secção da responsabilidade de Manuel Machado, leitor FORUM ESTUDANTE}

LittleBigPlanet Genial, simples e completo, uma obra-prima! Um boneco de trapos, níveis criados por ti, uma jogabilidade simples e uma homenagem aos videojogos. LittleBigPlanet prima pela sua simplicidade. Intuitivo e muito divertido, com uma duração quase infinita devido a um modo on-line bem aplicado, este videojogo é uma razão para comprar uma PS3. Preparado(a) para puxar da tua imaginação para criares os melhores níveis de sempre?

Está na hora de visitares o novo restaurante Chili´s, em Telheiras (Lisboa). Com um ambiente descontraído, o Chili`s é ideal para grupos de amigos que procuram passar bons momentos perto de um belo prato de comida! O Chili`s oferece um menu de grelhados inspirado na cozinha do sudoeste americano, mas os amantes do bife e dos hambúrgueres também vão poder experimentar iguarias de comer e chorar por mais! Vai a www.chilis.com.pt e delicia-te!

Football Manager 2009 já disponível Já está nas lojas o videojogo que te dá a oportunidade de seres o Mourinho ou então de o poderes destronar na liga. Sim, Football Manager vem com muitas novidades, incluindo os jogos agora poderem ser vistos a 3D e com muitas novas funções para teres a equipa mais eficaz do mundo do futebol. O melhor jogo de estratégia de futebol espera por ti!

SimCity Creator já disponível na tua Wii! O viciante criador de cidades já está disponível para a tua consola Wii. O jogo em si é muito semelhante a SimCity 3000, mas no entanto utiliza os revolucionários controlos da Wii e algumas novas adições para termos um simulador de cidades na nossa televisão. SimCity Creator, da EA Games, garante ser uma boa experiência.

54 FORUM ESTUDANTE DEZEMBRO’08

www.forum.pt

“Let´s get outside”! Acabaram os dias de pingo no nariz por falta de agasalho! A colecção de vestuário e acessórios MERRELL Outono/ Inverno 2008 chegou com novidades quentinhas só para ti. Graças a uma inovação tecnológica que te fará sentir sempre “em casa”, a Merrel criou peças que se adaptam a todas as situações do teu dia a dia, oferecendo-te casacos quentes e impermeáveis, malhas modernas resistentes ao vento, tecidos que captam menos micróbios e até tecidos de algodão biológico... Tudo bons motivos para perguntar: vais ficar fechado (a) em casa a fazer o quê?!


liga-te PERFIS

Manda as tuas mensagens, cartas, receitas de culinária, desenhos ou poemas para Revista FORUM ESTUDANTE, Remessa Livre nº 25002, 1144 Lisboa CODEX (não precisa de selo) ou para o e-mail rfe@forum.pt. Este espaço é teu. Aproveita-o!!!!

http://forumestudante.hi5.com POEMAS

56 FORUM ESTUDANTE DEZEMBRO’08

Lusitana Saudade Por: Joana Santos, Escola Secundária de Salvaterra de Magos, 11ºB, nº21, Santarém Saudade eterna, do que não ficou, Lágrimas do que se perdeu e não mais voltou, Lamentos e súplicas do que passou. Saudade do mar esquecido, De aventuras no mar Egeu. Saudade de glória perdida, E das memórias escondidas Nos recônditos dos anjos: Outrora grandiosas, outrora esquecidas.

Número de Amigos: 3724 Comentários ao perfil: 3089 Comentários às fotos: 1046 Recortes: 183 Fives: 452 Estado: Queres ser

animador FORUM? Vai ao nosso diário para saberes como se faz! Mais uma vez a luta foi renhida e a escolha difícil. Os candidatos eram todos de muito valor... Mas tínhamos de escolher apenas dois e aqui ficam os perfis escolhidos para verem em Novembro. Ora espreitem!

Perfis do mês

E do que ficou, um sorriso, E do que esqueceu, um castigo. Um choro perdido, numa lágrima voltou, Num olhar devastado, no que ficou. Quem dera voltar ao que não passou.

www.forum.pt

"Parabéns a você, nesta data querida..." Vê as mensagens que os nossos amigos enviaram à nossa "bebé", no seu 17.º aniversário.

TIAGO

http://sitets.hi5.com f- Fabulosa o- Onda jovem r- Revista Espectacular u- Única m- Magnifica E- Especial s- Sempre inovadora t- Todos u- Universal d- divertida a- amigos da malta n- Número 1 t- Totil e- Estupenda

HuguH‫ﻹ‬

Idolatro-me...Venero-me... Por: Cláudia Azevedo …Porque sou diferente… porque sou um Ser fora do Normal e Invulgar..Que arraso. Que, quando passo pela praça, me estendem a mão. Sou e Serei a chance de algo muito Diferente. Muito melhor, e não irei abdicar dos meus sentidos para agradar os teus gostos! Tu...Tu vieste por mero acaso, e fazes parte deste Mundo por acaso. Porque a pessoa que te deu a Vida, não aguentou o peso da tua ignorância... Desejas tudo o que há de mais altivo, desejarias ser a pedra robusta e dura do chão(?) Achas-te senhor de ti mesmo, achas-te duramente Importante, sem sequer perceberes que tudo o que te rodeia não te vê, não te escuta, não te olha, não te (re)conhece! Odeio-me... Detesto-me... …Odeio o amor que sinto por ti. Odeio sentir que já fui muito na tua Vida e que agora não sou Nada. Odeio a tua Insignificância no que diz respeito ao meu amor! Em contrapartida, Amo o ódio que sentes por mim. Amo o teu desprezo, o teu ciúme! Ainda mais, Amo o quanto me empurras para trás e para a frente como se fosse o pêndulo do teu próprio relógio! Se não havia barreiras nem obstáculos que nos pudessem fazer parar. Agora existe uma fina ponte de corda que se parte à tentativa da nossa chegada! Eu recuo e tu avanças! A sorte encontra-se do meu lado, e a ponte desabou… e Tu, ficaste perdido no meio do nada… e Eu, fiquei onde sempre estive: no sítio certo, na hora certa. Agora, passas por mim na berma da estrada, e as lágrimas escorrem-te de saudade! Sofres por um amor que já não é correspondido? Lamento. Ontem também eu sofri... Agora queres-me; eu já não dependo de ti para (sobre)viver. Se ainda não percebeste que já não significas nada, concentra-te nisto: Tu PERDESTE-ME(!) e Eu ESQUECI-TE(!) @

MENSAGENS Hi5

Amorim http://amorim89.hi5.com Sexo: Masculino Aniversário: 1 de Novembro Número de Amigos: 1491 Comments ao Perfil: 566 Comments às fotos: 314 Recortes: 48 Fives: 25

“o que queres de mim ? Quero amar-te para sempre :)”

Diツ http://mfrusso.hi5.com Sexo / Idade: Feminino Aniversário: 28 de Maio Número de Amigos: 488 Comments ao Perfil: 159 Comments às fotos: 174 Recortes: 18 Fives: 70

“Queria dedicar o meu hi5 à minha amiga Rita, que faz anos hoje (3 de Novembro), e que me pagou um Cheeseburger... Para ti Rita x)”

http://huguh-xD.hi5.com People isto é demais não pode acabar nunca A forum estudante e pa continuar ate eu ser velhinho e ainda ler a revista xD É demais não vamos deixar que acabe ;D Portem-se bem Mas tenho que ir dormir amanha é dia de escolinha haha :D

→Ana Sofia

http://sandritabeleza.hi5.com/ a FORUM estudante é a revista MAIS útil da ACTUALIDADE... é aquela REVISTA informativa para os jovens, que as restantes só têm treta e coisinhas cor de rosa XD; aquela revista que é grátis, que as restantes são pagas e BEM pagas... temos k poupar; aquela revista sempre actualizada e sem coscuvilhices, que é o que se passa nas revistas actuais, a REVISTA que tem os signos sempre actuais, não dizem nd de jeito mas fazem rir XD; a revista que tem as piadas mais engraçadas, precisamos de rir no dia-a-dia e esta revista ajuda-nos a fazê-lo; E A CIMA DE TUDO, É AQUELA REVISTA DO NOSSO CORAÇÃO... ADRT FORUM

вєℓєzαh ♥

http://xaneirux.hi5.com a Forum Estudante e' q ta' a dar ne' pessOal?! Parabéns pela vOssa revista!!! adOrO O vOssO trabalhO :D taum aqi <3 pessOal: mOche a fOrum!!!! parabéns :) bjuzZ*

João

Os parabéns a toda a redacção que se esforçam para dar ao futuro de Portugal (alunos e passeadores de livros como eu LOL ) aquelas "notícias" que todos se roem para ler ! Abraço


TURISMO OU COMÉRCIO? INFORMÁTICA OU ARQUITECTURA? ERASMUS OU FACULDADE EM MADRID? ABRIR O MEU PRÓPRIO NEGÓCIO OU ESTAGIAR NO ESTRANGEIRO NUMA MULTINACIONAL?

A DECISÃO É TUA, NÓS PREPARAMOS-TE EM... INGLÊS – FRANCÊS – ESPANHOL – ALEMÃO – ITALIANO – PORTUGUÊS LÍNGUA ESTRANGEIRA – NEERLANDÊS – RUSSO – ÁRABE – CHINÊS – POLACO – ROMENO

› AULAS EM GRUPO E AULAS INDIVIDUAIS › AULAS AO DOMICÍLIO › PREPARAÇÃO PARA TOEFL – TOEIC – GMAT – TEF – SELECTIVIDAD - CNaVT

Apresenta este anúncio e beneficia de um desconto de 25€ num curso de línguas de 20H* Rua das Pedras Negras, 61 – 3º 1100-402 Lisboa (à Baixa) Tel. 21 887 81 22

www.linguagest.com info@linguagest.com *Para inscrições até 31 de Janeiro de 2009


liga-te TALENTOS

Ana Salomé Chamo-me Ana Salomé e sou finalista do curso de Som e Imagem na Escola Superior de Artes e Design das Caldas da Rainha. Venho por este meio, com o objectivo (e esperança...) de dar a conhecer aos jovens do nosso país o meu trabalho: Monstros em pasta de papel! Este trabalho, baseia-se acima de tudo na reciclagem de garrafas, latas, cartões etc. que em vez de irem para o lixo são antes transformadas em bonecos decorativos! Em anexo envio o meu portfolio onde podem ver alguns exemplos do meu trabalho...Espero que gostem e... que (talvez) algum dia tenha a sorte de surgir numa das páginas da FORUM ESTUDANTE. Obrigada por toda a atenção. Os melhores cumprimentos. RFE: Olá Ana! Tens aqui umas verdadeiras obras de arte... Muito bem!! Aqui fica um exemplo de talento para todos nós. Aos restantes leitores de FORUM, se também são “artistas”, enviem-nos os vossos trabalhos e nós teremos todo o gosto em partilhá-los com o resto do pessoal! :) Já sabes, é só enviar por e-mail – rfe@forum.pt – carta, ou até entregar pessoalmente... A FORUM tem sempre espaço para ti! Escultura em pasta de papel

Ilustrações

Código para te registares: nenhum

http://descobridor.forum.pt 58 FORUM ESTUDANTE DEZEMBRO’08

www.forum.pt


liga-te

Tu que estás chateado(a) e aborrecido(a) e procuras uma luz que ilumine o teu sentido de humor, uma gargalhada que te encha a alma... Ri-te! Ah, e não te esqueças, se tiveres uma boa piada ou foto, envia-nos para rfe@forum.pt

E tu?

SORRIR

Muitos não vão conseguir fazer xixi

POR QUE É QUE A MULHER DO HULK O DEIXOU? PORQUE QUERIA UM HOMEM MAIS MADURO. “A poluição do ar mata, anualmente, 60 mil pessoas”

Já não se fazem histórias como antigamente!

Da próxima vez que me pisares caio-te em cima!

60 FORUM ESTUDANTE DEZEMBRO’08

A noiva

Motocrazy

Estava um garoto sentado à porta de uma igreja quando vê sair os noivos e exclama: - Olha aquela não é parva! Entrou com um velhote mas saiu com um rapaz novo!

Numa cidade havia muitas motas Yamaha e só duas Honda. P: Qual o nome do filme? R: Poca Hondas.

Que malucos!

Pepinada

Estavam dois malucos pendurados numa árvore. De repente um cai e o outro pergunta: - Então, escorregaste? - Não, caí de maduro!

- Diga-me, senhor doutor, é verdade que comer pepinos faz desaparecer as rugas? - Faz sim, minha senhora! Faz desaparecer todas as rugas que os pepinos tiverem.

www.forum.pt


horos copos

2DEZ0EM0B8RO

C A P R I C Ó R N I O (22/12 A 19/01) P E I X E S (19/02 A 20/03) Irás andar um bocado na lua durante Dezembro, em parte, por causa do amor. Ali para o meio do mês algo terrivelmente emocionante vai acontecer, e só posso adiantar que envolve um encontro inesperado, uma embalagem de pastilhas elásticas e um secador de cabelo. E mais não digo, que isto da astrologia é giro quando nos apanha com as calças na mão...

A Q U Á R I O (20/1 A 18/02)

Não acredites em tudo o que te dizem, especialmente, se o que te dizem é que és a pessoa mais maravilhosa do mundo. Não estamos em tempo de seres tão crédulo(a). Já se sabe que por esta altura o pessoal tem tendência para mentir, à cata de um presente catita. Sugestão? Oferece mas é um cacto a todos os teus amigos.

Sentes-te invadido(a) de boas emoções e gostavas de partilhar isso com toda a gente? Tens duas opções: ou sobes até ao telhado e gritas o que te vai na alma, ou então, metes um anúncio no jornal. E o que é que isso contribui para a felicidade da população em geral? Pouco, é certo, mas guardar as palavras cá dentro pode provocar azia.

C A R N E I R O (21/03 A 20/04)

Meus queridos carneirinhos, chega de pastar…. Nas aulas! Talvez seja a altura ideal para um corte de cabelo modernaço que vos tire essa lã dos olhos na hora de anotar os trabalhos de casa. A menos que estejam a treinar para Pai Natal lá do bairro ou seja muito difícil desfazerem-se do vosso piolho de estimação. Acho que não preciso dizer mais nada, pois não? Peçam um cão no sapatinho… as pulgas também podem ser mascotes encantadoras!!!

T O U R O (21/04 A 20/05)

Está na altura de tomares o teu banho semestral. Há que estar limpinho(a) quando os teus avós e tios estiverem lá por casa para a consoada. Muito importante: dá especial atenção aos ouvidos e ao umbigo. Mesmo que tenhas cócegas, não convém descurar a higiene nesses orifícios. Olha que o Pai Natal não dá presente a quem faz criação de cera e de cotão...

G É M E O S (21/05 A 20/06)

Um telemóvel novo? Um portátil topo de gama? Mas onde é que andas com a cabeça? Está na altura de começares a ser mais realista e pedires presentes mais modestos aos teus pais. Ou julgas que eles andam a trabalhar para alimentar

PROFESSOR ESÓTANGA PREVÊ... NATAL DIA 25!

os teus caprichos? Mesmo que a tua resposta seja “sim”, não negues à partida o prazer que pode dar receber um pacote de rebuçados na meia de Natal.

C A R A N G U E J O (21/06 A 20/07)

Se tens sérias dúvidas acerca do significado do Natal, sugiro que deixes de te preocupar com pormenores. Tens a mania de querer saber tudo, e isso não te fica nada bem. O que importa é que vais ter uns dias de férias, o frigorífico lá de casa vai estar cheio de peru e, mesmo que te tenhas portado mal, haverá sempre uma prenda algures com o teu nome. E viva o Natal!

L E Ã O (23/07 A 22/08)

Os trabalhos manuais nunca foram o teu forte, por isso, deixa a montagem e a decoração da árvore para quem sabe. Com o azar que tens, ainda apanhas um choque ao ligar as luzes ou, na melhor das hipóteses, ganhas uma alergia ao musgo do presépio. Em Dezembro mantém-te longe de objectos natalícios, ou corres o risco de ficar a ver estrelas.

V I R G E M (23/8 A 22/09)

Não. Ninguém te quer ouvir a cantar a “Noite Feliz”, por isso, podes desligar o teu karaoke mental. Durante este mês terás mais utilidade se te envolveres em causas realmente importantes. Como, por exemplo, divulgar a FORUM ESTUDANTE junto dos teus amigos. Se te empenhares a sério, até pode ser que tenhas direito a um abraço de grupo aqui da malta.

B A L A N Ç A (23/09 A 22/10)

Cachecóis, cuecas e peúgas são prendas que nunca se recusam. Especialmente se forem quentinhos e fofinhos, para suportar o frio que aí vem. Não andes fora de casa sem estes preciosos agasalhos, pois cheirame que vem aí uma constipação. Não estou a agoirar, mas a verdade é que a minha bola de cristal já começou a congelar...

Estou farto de Natais frios e cinzentões. Este ano resolvi ir passar a época natalícia no Hawai, por recomendação do meu amigo Pai Natal. Ou pensam vocês que ele passa o resto do ano enfiado na oficina a fabricar brinquedos? Pois sim... é para isso que existem duendes. Natal bem passado é a trabalhar para o bronzeado. Afinal, o Professor Esótanga é o tal que faz previsões com que ninguém se zanga!

SAGITÁRIO (22/11 a 21/12) Desiste, de uma vez por todas, dessa ideia tresloucada de te enfiares pela chaminé com um saco cheio de presentes. Nem é pelo tamanho do saco, pois a crise não permite grandes aventuras, mas pelo tamanho da tua barriga. Este mês é mau para te enfiares em espaços apertados, quaisquer que eles sejam. Não digas que não avisei!

E S C O R P I Ã O (23/10 a 21/11)

A tua angústia natalícia volta a repetir-se. É pouco provável que neve por estes dias, por isso, esquece lá a ideia dos bonecos de neve. Podes contentar-te a ver o “Sozinho Em Casa - Parte 345” na televisão, mas se estiveres mesmo, mesmo, mesmo triste, sugiro experiências com claras de ovo batidas em castelo. Tens é de ser rápido a fazer o boneco, pois alguém pode comê-lo antes que o termines.


MESTRADO INTEGRADO EM PSICOLOGIA 1.A FASE - LICENCIATURA EM CIÊNCIAS PSICOLÓGICAS 2.A FASE - MESTRADO EM PSICOLOGIA ȿ PSICOLOGIA CLÍNICA ȿ PSICOLOGIA EDUCACIONAL ȿ PSICOLOGIA SOCIAL E DAS ORGANIZAÇÕES

1.O CICLO - LICENCIATURA EM REABILITAÇÃO E INSERÇÃO SOCIAL 1.O CICLO - LICENCIATURA EM DESENVOLVIMENTO COMUNITÁRIO

2.OS CICLOS - MESTRADOS PSICOCRIMINOLOGIA PSICOBIOLOGIA PSICOLOGIA DA SAÚDE PSICOLOGIA COMUNITÁRIA

PÓS-GRADUAÇÕES PSICOLOGIA DO DESPORTO E DA ACTIVIDADE FÍSICA REABILITAÇÃO E INSERÇÃO SOCIAL

LINHA AZUL: 808 101 717 CONTACTCENTER@ISPA.PT ȿ WWW.ISPA.PT


#206 Revista Forum Estudante - Dezembro 2008