Page 1

FORUM ESTUDANTE a revista em que és tudo!

ABRIL’08

Nº 198 • Mensal • ABRIL 2008 • Preço de Assinatura: 12 edições = 4,99€ (IVA incluído)

16 DOSSIER EXAMES

Tudo o que precisas de saber acerca dos exames nacionais

PANCADAS Sentes-te um estudante “bolachinha” ou és mais “arco-íris”?

JOHNNY DEPP Grauuuuuuu!!!! É que nem há mais nada para dizer sobre ele!

SALVAD O R Quando a vida de um estudante muda de um dia para o outro

Encontra o teu percurso de formação, sempre com qualificação!


06

índice

tema de capa Salvador

Tem 26 anos, feitos em Março, é licenciado em Marketing e Publicidade, fundador da Associação Salvador e autor do livro “Ser Feliz”. Aos 16 anos sofreu um acidente de mota que o deixou tetraplégico, mas encara a vida de uma forma muito positiva.

FORUM ESTUDANTE ADMINISTRAÇÃO Francisca Assis Teixeira

DIRECÇÃO Rogélia Candeias

DIRECÇÃO DE FOTOGRAFIA Gonçalo Gil (goncalo.gil@forum.pt) FOTOGRAFIA: Ricardo Bento

DIRECÇÃO DE IMAGEM Miguel Rocha (miguel.rocha@forum.pt) ILUSTRAÇÃO: Alexandre Soares

REDACÇÃO EDIÇÃO: Laura Alves Ana Luisa Branco COLABORAÇÃO ESPECIAL: Laurinda Alves

DEPARTAMENTO DE COMUNICAÇÃO Michelle Vieira Telefone: 21 885 47 36 (michelle.vieira@forum.pt)

INTERNET Inês Teixeira-Botelho

DEPARTAMENTO DE PROJECTOS ESPECIAIS Ana Mestre Telefone: 21 885 47 71 (ana.mestre@forum.pt)

PREÇO DE ASSINATURA: 4.99€

DEPARTAMENTO DE PUBLICIDADE DIRECÇÃO Paulo Fortunato Telefone: 21 885 47 37 (paulo.fortunato@forum.pt) Duarte Fortunato Telefone: 21 885 47 32 (duarte.fortunato@forum.pt) PRÉ-IMPRESSÃO E IMPRESSÃO GRÁFILIS/ LISGRÁFICA - Casal de Stª Leopoldina Queluz de Baixo

RFE 198 › ABRIL DE 2008 › http://www.forum.pt › e-mail: rfe@forum.pt

Perguntas Tu P06

Fama P38

Os nossos leitores foram entrevistar o Salvador, um jovem tetraplégico que fundou uma associação para ajudar as pessoas com deficiência.

É um dos actores mais conceituados dos nossos dias. Além de ser lindo de morrer, o rapaz tem, de facto, um talento impressionante. Não há papel que não fique bem a Johnny Depp.

Escolas P10 A avaliação das escolas é um assunto que te diz respeito. Descobre se a tua escola está entre as melhores ou... nem por isso!

Espaço ANQ P40 Vem conhecer o mundo do calçado e as profissões deste sector.

Tiragem: 70.000 ex. A FORUM ESTUDANTE É MEMBRO

Pancadas P22 Liberta o estudante que há dentro de ti, nem que seja só durante algumas horas...

Revista FORUM ESTUDANTE Revista de Cursos, Escolas e Profissões Propriedade e Edição de: PRESS FORUM - Comunicação Social,S.A. Capital Social: 299.400,00¤ NIF: 502 981 512 Periodicidade Mensal Depósito Legal n.º 510787/91 Registo ICS n.º 114179 SEDE Tv. das Pedras Negras, nº 1 - 4º — 1100-404 Lisboa Tel.: 21 885 47 30 — Fax: 21 887 76 66

DIRECÇÃO GERAL Rogélia Candeias DIRECÇÃO ADJUNTA Gonçalo Gil ADMINISTRAÇÃO Roberto Carneiro - PRESIDENTE Francisca Assis Teixeira Rogélia Candeias

Música P44 Mind Da Gap em directo, a comemorar os 10 anos da banda. Mas há mais sons para ti: Fonzie, U2 e Panic! At The Disco

Dossier EXAMES P23 Está na altura de te começares a preparar a sério para os exames nacionais. Neste dossier reunimos algumas informações úteis e também testemunhos de quem já só vê exames à frente...

Novidades P50 As novidades e curiosidades do momento estão todas aqui!!

Espaço IPJ P36

Horos COPOS P47

O Parlamento dos Jovens põe os estudantes a debater a indentidade europeia na Assembleia da República. Não deixes de conhecer esta iniciativa.

As previsões do Professor Esótanga estão sempre certas! Olha que ele nunca se engana e, ao que parece, conhece-te melhor que ninguém!

Johnny Depp em destaque, na página 38

http://forumestudante.hi5.com 3 FORUM ESTUDANTE MARÇO’08


passatempos

enviares a tua participação para os passatempos por e-mail, tens de nos enviar sempre o teu nome, PRESTA ATENÇÃO!!! Aomorada completa e número de telefone, caso contrário... a tua resposta não será considerada!!! Os passatempos desta edição decorrem apenas durante o mês de Abril. Os vencedores residentes na área da Grande Lisboa terão de levantar o prémio nas nossas instalações: Tv. das Pedras Negras, nº1, 4º. 1100-404 Lisboa (na Baixa). Aos restantes, o prémio será enviado por correio. Após o fecho do concurso, os vencedores têm um prazo de 60 dias para reclamar o respectivo prémio. Custo do SMS 1 euro, IVA incluido.

OS PREMIADOS SERÃO ANUNCIADOS EM WWW.FORUM.PT

AGATHA RUIZ DE LA PRADA / MASSIMO DUTTI

SKECHERS

Mostra-nos o que calças, dir-te-emos quem és!

ROCK IN RIO

Este mês a FORUM ESTUDANTE dá-te a possibilidade de ganhares um destes packs cheirosíssimos! Para concorreres, basta enviares um e-mail para passatempos@forum.pt com “Perfume” no assunto e responderes à seguinte questão:

Prova-nos que precisas meeesmo de renovar o teu calçado. Envia-nos uma foto tua, com os teus ténis velhinhos, e nós dir-te-emos se mereces ser vencedor(a) de um destes pares de Skechers. Envia-nos a tua fotografia para passatempos@forum.pt com “Skechers” no assunto. São 3 pares pr’as as meninas e 3 pares pr’os meninos!

É altura de EXAMES!! Como é que andam os teus conhecimentos sobre equações de 2º Grau? Para ganhares uma desta máquinas calculadoras gráficas TI-84 Plus Silver Edition da TEXAS INSTRUMENTS, queremos que resolvas a seguinte equação aplicando a fórmula resolvente:

Qual é a tua essência? - Qual o país a que remonta a origem do perfume? Ofereceremos um conjunto de dez em dez e-mails correctos, sendo que, o conjunto é atribuido conforme o/a vencedor/a for rapaz ou rapariga. Estás a ver o país no Oriente que tem, na sua bandeira, uma bola vermelha sobre fundo branco? Hehe… não tem nada a ver!…

E tu, vais?

A cidade do rock está de volta! A FORUM ESTUDANTE e a 7UP oferecem-te uma oportunidade fantástica de ires ao maior evento de música em Lisboa! Temos 5 bilhetes simples para ti. Envia um SMS com o código FEPREMIO para o número 3939. De 80 em 80 mensagens atribuiremos uma entrada. Boa sorte!

CLEARASIL

Tudo o que precisas para uma pele fantástica!

2x2+x--3=0 Envia-nos as tuas soluções para passatempos@forum.pt com “TEXAS” no assunto. Atribuiremos uma calculadora às primeiras seis respostas correctas.

Fórmula resolvente:

= x=

4 FORUM ESTUDANTE MARÇO’08

-b± b2-4ac 2a

Vai a www.clearasil.pt , faz o quizz “Qual é o teu tipo de pele?”e envia-nos o resultado com os teus dados completos para passatempos@forum.pt com “Clearasil” no assunto. Os primeiros 10 e-mails receberão este conjunto da Clearasil.


perguntas tu {Entrevista feita por Simão Lucas Pires, Fábio Dutra e Joana Gravata, e conduzida por Laurinda Alves} {Fotos: Gonçalo Gil}

ENTREVISTA A SALVADOR, 26 ANOS, QUE AOS 16 ANOS SOFREU UM ACIDENTE DE MOTA QUE O DEIXOU TETRAPLÉGICO

AS COISAS MÁS N Ã O A C O N T E C E M S Ó A O S O U T R O S! Salvador tem 26 anos, feitos em Março, é licenciado em Marketing e Publicidade, fundador da Associação Salvador e autor do Livro Ser Feliz. Aos 16 anos sofreu um acidente de mota que o deixou tetraplégico. Um perguntas tu especial com um entrevistado ainda mais especial. Quanto aos entrevistadores, para além do Simão Lucas Pires do Colégio S. João de Brito, Fábio Dutra da Esc. Sec. Odivelas e Joana Gravata da Esc. Sec. Vergílio Ferreira, tivemos também a preciosa colaboração da conhecida jornalista Laurinda Alves, a quem desde já agradecemos, e que nos ajuda a conhecer o percurso do Salvador desde o seu acidente até hoje, com a criação da Associação Salvador. Laurinda Alves: Quantos anos tinhas quando tiveste o acidente? Salvador Mendes de Almeida: Tinha 16. Foi um acidente de mota. Estava de férias no Algarve e fui sair à noite com amigos. Bebi um bocado e decidi vir embora da discoteca às 4h da manhã, antes dos meus amigos porque estava cansado e com sono. Adormeci a guiar e choquei com um placard de publicidade numa rotunda da Quinta do Lago. Foi no dia 2 de Agosto de 1998. LA: Lembras-te do acidente? SMA: Não me lembro de muita coisa. Sei que a minha mãe esteve sempre ao meu lado mas as memórias mais nítidas começam quando já estava no hospital de Sta. Maria. A primeira recordação mais forte desse tempo imediatamente a seguir ao acidente foi quando um amigo meu me foi visitar para se despedir de mim porque ia viajar para os EUA. Eu estava 6 FORUM ESTUDANTE ABRIL’08

traqueostomizado e não conseguia falar. Ele era alérgico ao cheiro do éter, ficou enjoado e desmaiou ao meu lado. LA: E tu sentiste-te impotente para o ajudar? SMA: Eu queria ajudá-lo mas não podia falar, não me podia levantar e isso foi muito duro e encheu-me de frustração. Só mexia a cabeça, mais nada. LA: Foi aí que percebeste que tinhas ficado tetraplégico? SMA: Não percebi logo que ia ficar assim para sempre. Depois fui para Toledo, para um hospital, fazer reabilitação. LA: Quem é que te disse que ias ficar assim? SMA: Foi um médico, o Dr. Ascenso, que me disse: Salvador tu pensas que isto é uma situação passageira mas não é! Não vais mexer os pés, as mãos, os braços e as pernas porque ficaste imobilizado. Foi muito bruto e realista.

ASSOCIAÇÃO SALVADOR e FORUM ESTUDANTE dão as mãos Salvador lançou a Associação Salvador que tem como objectivo melhorar as condições de vida dos cidadãos portadores de deficiência. Esta é uma causa que a FORUM ESTUDANTE quer abraçar e para a qual te desafia. Está atento/a ao site e às próximas edições da FORUM ESTUDANTE e sabe como te podes implicar neste desafio que é do Salvador, mas é também de todos nós, que queremos construir um país onde todos tenham as mesmas oportunidades. Fica atento e vem daí.


perguntas tu Foi das piores noites da minha vida. Eu achava que estava a recuperar e que ia retomar a vida de sempre. Foi um choque enorme. LA: Onde é que foste buscar forças para ultrapassar o choque? SMA: Aos pais, à minha irmã, aos meus amigos, a Deus, à minha família. LA: Ficaste obcecado com a ideia de não poderes voltar a andar? SMA: Não. Nessa altura não. Isso aconteceu mais tarde, passado para aí um ano e meio, dois anos. Entretanto voltei para Lisboa e segui com a minha vida. Mudei de casa, mudei de escola e tinha tudo adaptado. Nesta fase tentava fazer tudo o que fazia antes: estar com os amigos, ir com eles ao futebol, sair à noite, ver jogos de rugby, etc. LA: Passaste a ir como espectador? SMA: Algumas vezes senti-me mais espectador que outras. Nas saídas à noite ficava mais limitado, eles dançavam, puxavam as miúdas e iam para a pista e eu ficava a ver. Nessa altura comecei a questionar-me muito: porquê a mim? Porque é que isto me aconteceu? O que é que eu faço da minha vida? O que é que posso fazer daqui para a frente? LA: Foi aí que tiveste o primeiro grande ‘down’? SMA: Sim, foi nessa altura. Tinha picos de humor mas os amigos eram fundamentais. Sempre foram e continuam a ser. O meu primeiro Natal pós-Toledo também não foi fácil. Estavam todos a abrir os presentes e dei-me conta de que não era capaz de abrir um embrulho e lembro-me de ter ficado com lágrimas nos olhos. LA: Tens facilidade em chorar? SMA: Não. Escondo muito os sentimentos e nessa altura metia para dentro. Hoje em dia já não é assim e aprendi que se metermos tudo para dentro um dia acabamos por explodir. Na altura era novo e não tinha grande maturidade para lidar com tudo isto. Só em 2001, três anos depois do acidente, é que muita coisa mudou porque fui para Itália. LA: Foste para uma clínica de Fisioterapia? SMA: Naquela clínica tudo mudou para mim. Era outra realidade: só havia pessoas como eu e todas faziam a sua vida, trabalhavam ou estudavam, faziam desporto, saíam, tinham namorados. Dei comigo a pensar que eu não tinha nada daquilo. LA: Não acreditavas que pudesses ter uma vida normal? SMA: Não. Em Itália senti que não podia continuar a viver ‘pendurado’ nos programas dos meus amigos e tinha que procurar viver uma vida mais à minha medida. Antes ia porque o meu grupo ia. Depois comecei a reflectir e percebi que precisava de fazer coisas mais ao meu ritmo. Comecei a estabelecer objectivos: terminar o secundário, ir para a universidade, tentar encontrar uma pessoa com quem pudesse estabelecer uma relação estável e duradoura, procurar maneiras de estar independente e viver mais ao meu ritmo. LA: Na escola tiveste sempre apoios? SMA: Sempre. Tinha um tabuleiro adaptado à minha cadeira, podia ler mas ainda não podia escrever. Fazia tudo de forma oral, provas, exercícios, tudo. Nessa altura ainda não tinha o computador com programa adaptado, ainda não podia ver mails nem responder. LA: Agora já podes comunicar por mail. Como é que escreves? SMA: Poder usar o computador foi uma mudança radical na minha vida que me trouxe muita autonomia e até pode ajudar-me a garantir a minha independência no futuro. Tenho uns óculos que têm uma espécie de rato na haste que pousa sobre o nariz e é assim que escrevo: fazendo pequenos movimentos com a cabeça. LA: Que outras coisas descobriste e te trouxeram mais alegria e confiança?

SMA: Descobri que podia voltar a fazer ski na neve numa cadeira adaptada, comecei a fazer mergulho porque me fascina e me dá imensa liberdade e por ter descoberto coisas que me faziam sentir muito melhor acabei por criar uma empresa, a “Ser Capaz”, para organizar actividades para pessoas como eu e para lhes proporcionar bons momentos. Tomei consciência de que tinha que passar a fazer mais coisas com pessoas que vivem nas mesmas circunstâncias que eu. LA: Essas pessoas ainda têm vidas muito limitadas? SMA: A maior parte sim. A maioria fica fechada em casa, não saem, não vão jantar fora, não fazem programas porque não têm possibilidades nem ajudas para os fazer. Começámos a criar um grupo e saíamos regularmente. Percebi que era muito diferente estar com o meu grupo de amigos ou com estes novos amigos com quem partilhava emoções e sentimentos que só nós experimentamos. LA: Isso deu-te mais confiança? SMA: Sim! Criou um espírito de união e de partilha muito forte. Os meus amigos de sempre continuaram a

ser meus amigos mas, de repente, tinha mais estes com quem me identificava muito por serem como eu. Quando comecei a sair com outros tetraplégicos e paraplégicos senti mais liberdade de movimentos e até nas discotecas era diferente porque não era eu o único diferente. Íamos todos para a pista dançar! LA: Voltando atrás, à questão das namoradas, quando é que tiveste coragem para dar passos nesse campo? SMA: Quando voltei de Itália percebi que podia ter uma namorada como os outros rapazes. Tinha 19 anos e percebi que as raparigas com essa idade ainda não tinham capacidade para assumir uma relação com alguém como eu. Um médico meu amigo disse-me: Salvador as raparigas da tua idade não têm maturidade para perceber o teu valor humano e vais ter que ter uma namorada mais velha mas quando te apaixonares e estiveres certo desse amor vais sentir. LA: Nessa idade tiveste apenas ‘casos’, foi isso? SMA: Sim. Tive alguns casos que não duraram muito tempo até pela minha própria insegurança. Não sabia como é que havia de lidar com a situação, não queria

Foi um médico, o Dr. Ascenso que me disse: Salvador tu pensas que isto é uma situação passageira mas não é! Não vais mexer os pés, as mãos, os braços e as pernas porque ficaste imobilizado. Foi muito bruto e realista. Foi das piores noites da minha vida.

Jornalistas de perfil - leitores FORUM ESTUDANTE

Simão Lucas Pires, Colégio S. João de Brito

Joana Gravata, Esc. Sec. Vergílio Ferreira

Fábio Dutra, Esc. Sec. Odivelas 7 FORUM ESTUDANTE ABRIL’08


perguntas tu ficar dependente de uma namorada mas não era fácil gerir isso. Durante dois ou três anos não aconteceu nada sério. Até que me apaixonei pela Carolina! LA: A Carolina é a tua namorada agora? SMA: É. Conhecemo-nos numa saída à noite com amigos comuns e houve logo uma reacção química e uma atracção muito forte. Desde essa noite começámos a sair, a fazer programas e nunca mais deixámos de estar juntos. A minha relação com a Carolina é muito boa e muito estável. É um amor cheio de confiança, de entrega, de cumplicidade. Fomos construindo um caminho juntos e a relação já dura há dois anos e meio. LA: A Carolina é mais velha do que tu? SMA: É, tem mais quatro anos. (risos). Temos uma relação muito forte e gostamos muito um do outro.

Descobrir o que nos faz feliz Fábio Dutra: Quando teve o acidente que o tornou tetraplégico tinha apenas 16 anos, o que pensava que seria do seu futuro, nomeadamente a nível profissional? SMA: Queria seguir a área de Economia ou Gestão, mas depois, como tinha de fazer testes orais, fazer um teste oral de Matemática é muito complicado, então, escolhi um curso que não tivesse muita Matemática e fui para a área de Marketing. Também tinha Estatística e Análise de Dados, mas não era tão forçado. Simão Lucas Pires: Editou agora um livro. Qual é o impacto que gostava que tivesse nas pessoas? SMA: A ideia surgiu depois da reportagem para a SIC quando vieram desafiar-me para escrever um livro. Passaram-se três ou quatro anos e nunca andei com isso para a frente, mas fiquei sempre com aquilo entalado, porque acho que um livro é uma forma, para além da associação, de sensibilizar a sociedade para todas estas questões. Muitas vezes, o meu grupo de amigos perguntava-me: - como é que tu fazes com a tua namorada, ou, como é que vais à casa-de-banho, como é que praticas desporto ou como é que é o ambiente lá em casa... O livro é uma forma de explicar e mostrar que as pessoas com deficiência são iguais às outras, mas que, para fazer a sua vida, têm de andar numa cadeira de rodas, têm de ter materiais que facilitem o seu dia-a-dia, uma casa-de-banho adaptada, mas depois vão ao seu trabalho, saem à noite, vão ao cinema, praticam desporto, namoram... FD: Como era efectuado o seu percurso para a escola? SMA: Morava relativamente perto, por isso, ia na própria cadeira. No início, a cadeira não estava bem adaptada. Como havia dois degraus para ir para as salas de aula, havia colegas que tinham de pegar na minha cadeira e levantar-me. Depois, a nível dos passeios, como muitas vezes estão com carros em cima, a melhor solução que encontrei foi ir no meio da estrada. SLP: Isso no início. Depois a escola modificou as condições? SMA: Sim, criaram rampas para eu conseguir entrar sem problemas. SLP: As pessoas com deficiências físicas, como é óbvio, fazem os seus programas. Mas queria saber se é possível a pessoa decidir em cima da hora ir a qualquer sítio, sair à noite, jantar fora, ou exige uma preparação? SMA: Para mim não é complicado porque tenho uma pessoa que me acompanha e garante a minha independência. Vai sempre comigo, tenho esse privilégio. E também por ter essa mais-valia é que nasceu em mim a vontade de criar a associação, de ajudar outras pessoas que não têm este privilégio. Alguém que esteja na mesma situação que eu, mas 8 FORUM ESTUDANTE ABRIL’08

Não me sinto discriminado, mas sinto que, para fazer as mesmas coisas que fazia antes de ter este problema, é preciso muito mais força de vontade e ânimo. sem esta ajuda e que, para sair de casa, tem de chamar um autocarro da Carris com um dia de antecedência, que não sabe o que se passa, tem de se sujeitar a certas horas... Há pessoas que, se calhar, moram num segundo andar sem elevador e para sair de casa têm de chamar os bombeiros, e tem de ser com a ajuda dos pais. Pessoalmente tenho essa liberdade, mas há muitas pessoas que não a têm. SLP: Então considera que o país não está preparado? SMA: Não, não está. Tem havido melhorias, mas ainda há muito por fazer. Porque quando nós criamos acessibilidades para pessoas com deficiência estamos a beneficiar toda a gente, como os idosos, pessoas com dificuldade de locomoção, mães com carrinhos de bebés, senhoras com sacos ou carrinhos de compras... é criar condições para todo um leque de pessoas. Joana Gravata: Alguma vez se sentiu discriminado? SMA: Não me sinto discriminado porque se determinado local tem muitas escadas, peço ajuda a alguém para ir aos sítios, mas muitas vezes isso é cansativo, por não ter a minha independência e tudo o mais. Não me sinto discriminado, mas sinto que, para fazer as mesmas coisas que fazia antes de ter este problema, é preciso muito mais força de vontade e ânimo. Senão, as dificuldades são muito maiores. FD: Felizmente dispõe de meios económicos que o ajudaram a ultrapassar essas barreiras do dia-adia com mais conforto. As pessoas portadoras de deficiência que não têm essas possibilidades, o que é que lhes aconselha, para que elas possam ajudar e sentir-se úteis?

SMA: Acho que têm de descobrir o que é que, verdadeiramente, as faz feliz, e lutar pelos seus objectivos. Conheço muitas pessoas que não têm quem esteja com elas 24 horas, mas tenho muitos amigos meus, com quem faço diversos programas, que se organizam, com a namorada, a mãe, o pai, o primo, o tio... Há também muitas pessoas que, ao sofrerem um acidente como o meu, ainda não aceitaram bem a sua situação e às vezes também não aceitam bem a ajuda das outras pessoas. Isso depois é uma bola de neve, porque se não aceitam essa ajuda, continuam mais fechadas em casa e, se isso acontece, não conseguem aceitar a sua situação e vão ficando mais revoltadas. O meu conselho é descobrirmos o que é mais importante para nós. Às vezes pode não apetecer ser ajudado para se sair de casa, mas é melhor ser ajudado e fazer as coisas do que ficar fechado em casa. SLP: Gostava de saber que condições são essas que é possível melhorar... SMA: As condições que falo são as barreiras arquitectónicas, desde os carros em cima dos passeios, desde os restaurantes e todo o tipo de estabelecimentos públicos e privados que são licenciados e que ignoram totalmente estas normas e leis, que estão em Diário da República e que deviam ser cumpridas. E depois também há uma falta de fiscalização destas leis. A ASAE anda aí a fechar os restaurantes todos por causa do livro de reclamações que está torto e, muitas vezes, há estabelecimentos abertos que não têm acessibilidades. Nós, as pessoas com deficiência, temos de sensibilizar a sociedade. FD: E a Associação Salvador apoia projectos que têm a ver com isso? SMA: Sim, neste momento estamos a desenvolver um website, que se chama Lisboa Acessível, onde vamos ter os diversos locais na cidade com acessibilidade: os restaurantes, museus, teatros, espaços públicos... Isto, para que as pessoas saibam à partida. Quando vou a um restaurante tenho de ligar para lá para saber se tem rampas, casa-de-banho... Estamos a fazer o levantamento, é um projecto a médio prazo, para fazer a integração das pessoas com deficiência na sociedade. JA: Sentiu algum afastamento dos seus amigos? SMA: Não, pelo contrário. Senti uma aproximação, até. JA: Acha que, com a evolução da ciência, poderá ter esperança de voltar a andar? SMA: Tenho essa esperança e, por isso mesmo, faço fisioterapia quase todos os dias. Pode um dia surgir uma cura que restabeleça os nervos da medula e que me permita voltar a andar. Mas se ao início era uma coisa que eu pensava com muita frequência, hoje em dia não. Descobri que há muitas outras coisas que me fazem feliz, não só a possibilidade de voltar a andar. Por isso, preocupo-me mais com essas coisas, com a associação, com os meus amigos e namorada, com os projectos que quero desenvolver, mas também me preocupo muito com a minha saúde e qualidade de vida, para no futuro, quando surgir uma cura, eu estar apto a recebê-la e não haver atrofia dos músculos. JG: Quer deixar algum conselho para os leitores da FORUM ESTUDANTE? SMA: O conselho que daria tem a ver com aquilo que eu achava, e que a maioria dos jovens acha, que as coisas más só acontecem aos outros. Portanto, o conselho que eu dou aos jovens é que se divirtam, que não deixem de fazer as coisas que gostam, de apanhar umas bebedeiras de vez em quando, mas que tenham alguns cuidados. Que, se beberem, haja um amigo que não beba e que leve o carro. Quando somos jovens queremos experimentar tudo, e acho que devemos fazer isso, mas há coisas que temos de pensar se valem a pena...


escolas DESTAQUE

É uma avaliação bem servida, faz favor Sabias que as escolas estão a ser avaliadas? E que essa avaliação é importante porque a partir daí se pode melhorar a qualidade do ensino e da aprendizagem? Depois de uma “fase-piloto”, em 2006, que começou com 24 escolas e agrupamentos, o processo prosseguiu e, no final de 2007, estavam avaliadas mais 100. A FORUM mostra-te aqui as 15 escolas “mais” e “menos” do total das 124. Em www.forum.pt tens todas as classificações. Dá uma espreitadela e vê se consta a tua escola. E não te esqueças, o sucesso das escolas também está nas mãos dos alunos!

São cinco os critérios segundo os quais as escolas foram avaliadas: resultados (incluindo o sucesso académico); prestação do serviço educativo; organização e gestão escolar; liderança; capacidade de auto-regulação e progresso da escola. Nestes cinco domínios, cada instituição recebeu uma

15

Escolas e agrupamentos

15

Escolas e agrupamentos

escolas “mais”

escolas “menos”

classificação qualitativa, que vai do Insuficiente ao Muito Bom. Para facilitar a tua consulta, a FORUM transformou estas classificações em números (vê em baixo) e atribuiu uma “nota” a cada escola, resultante do somatório das classificações nos diferentes domínios.

Agrupamento de Escolas St.ª Catarina (Caldas da Rainha) ES/3 Qta. das Palmeiras – Covilhã Escola Secundária com 3.º CEB Alberto Sampaio (Braga) Escola Secundária Leal da Câmara (Sintra) ES/3 DR. Joaquim de Carvalho – Figueira da Foz Escola Básica Integrada da Charneca de Caparica – Almada Escola Secundária com 3.º CEB Filipa de Vilhena (Porto) Agrupamento de Escolas de Alfornelos - Amadora Agrupamento de Escolas de Vialonga (Vila Franca de Xira) Agrupamento Vertical de Escolas Cónego Dr. Manuel Lopes Perdigão (Vila Nova de Ourém) Escola Básica dos 2.º e 3.º Ciclos com Ensino Secundário Artur Gonçalves (Torres Novas) Escola Secundária com 3.º CEB Fernando Lopes Graça (Cascais) Escola Secundária João da Silva Correia - S. João da Madeira Escola Secundária Poeta António Aleixo (Portimão) Escola Secundária Quinta do Marquês - Oeiras

Escola Secundária com 3.º CEB de Vagos Escola Secundária com 3.º CEB Inês de Castro (Vila Nova de Gaia) Escola Secundária com 3.º CEB Gil Vicente (Lisboa) Agrupamento de Escolas de Eiriz (Baião) Agrupamento de Escolas de Santo André (Santiago do Cacém) Escola Secundária Homem Cristo (Aveiro) Agrupamento de Escolas de Valongo do Vouga (Águeda) Agrupamento de Escolas Educor (Coruche) Agrupamento de Escolas n.º 2 de Beja Agrupamento de Escolas Neves Júnior (Faro) Agrupamento Vertical de Escolas de Algoz – Silves Agrupamento Vertical de Escolas de Sernancelhe Escola Secundária com 3.º CEB de Vila Real de St.º António Escola Secundária com 3.º CEB Manuel Cargaleiro (Seixal) Escola Secundária de Dona Luísa de Gusmão - Lisboa

10 FORUM ESTUDANTE ABRIL’08

Se quiseres saber mais pormenores sobre a forma como as escolas foram avaliadas procura no Portal da Educação, em www.min-edu.pt.

Avaliação das escolas 4=Muito Bom; 3= Bom; 2=Suficiente; 1=Insuficiente

Resultados

Prestação do serviço educativo

Organização e gestão escolar

Liderança

Capacidade de auto-regulação e progresso

Nota

4 4 4 4 4 4 4 3 3 4 3 3 3 3 3

4 4 4 4 4 4 4 3 4 3 3 4 3 3 4

4 4 4 4 3 4 4 4 4 4 4 4 4 4 3

4 4 4 4 4 4 4 4 4 4 4 4 4 4 4

4 4 4 4 4 3 3 4 3 3 4 3 4 4 4

20 20 20 20 19 19 19 18 18 18 18 18 18 18 18

Resultados

Prestação do serviço educativo

Organização e gestão escolar

Liderança

Capacidade de auto-regulação e progresso

Nota

2 1 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2

1 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 3 2 2 2

1 2 2 2 2 2 3 3 3 3 3 2 3 2 2

1 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2

2 1 1 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 3 3

7 8 9 10 10 10 11 11 11 11 11 11 11 11 11


escolas Níveis de classificação Muito Bom – A escola revela, na sua maioria, pontos fortes, isto é, o seu desempenho é mobilizador e revela uma acção intencional sistemática, com base em procedimentos bem definidos que lhe dão um carácter sustentado e sustentável no tempo. Alguns aspectos menos conseguidos não afectam a mobilização para o aperfeiçoamento contínuo. Bom – A escola revela bastantes pontos fortes, ou seja, o seu desempenho revela uma acção intencional frequente, relativamente à qual foram recolhidos elementos de controlo e regulação. Alguns dos pontos fracos têm impacto nas vivências dos intervenientes. As actuações positivas são a norma, mas decorrem frequentemente do empenho e iniciativa individuais. Suficiente – A escola revela situações em que os pontos fortes e os pontos fracos se contrabalançam, revelando com frequência uma acção com alguns aspectos positivos, mas pouco determinada e sistemática. As vivências dos alunos e demais intervenientes são empobrecidas pela existência dos pontos fracos e as actuações positivas são erráticas e dependentes do eventual empenho de algumas pessoas. As acções de aperfeiçoamento são pouco consistentes ao longo do tempo. Insuficiente – A escola revela situações em que os pontos fracos ultrapassam os pontos fortes e as vivências dos vários intervenientes são, de uma forma geral, pobres. A atenção prestada a normas e regras tem um carácter essencialmente formal, sem conseguir desenvolver uma atitude e acções positivas e comuns. A capacidade interna de melhoria é muito limitada, podendo existir alguns aspectos positivos, mas pouco consistentes ou relevantes para o desempenho global.

Governo Sub 18

O que pensam as nossas“ministras da Educação”

Bárbara Ferreira Ministra da Educação de Aveiro (Secundária de Arouca) “Acho que a avaliação deve ser feita, especialmente, quando as escolas, elas próprias, se propõem à avaliação externa. Penso que é importante, de forma a sabermos o que não está muito bem e com vista a melhorar as condições. Acredito que as escolas, em geral, estão dispostas a isso.”

Rute Heleno Torres Novas, Ministra da Educação de Santarém (Secundária Artur Gonçalves) “É muito importante as escolas serem avaliadas, porque isso tem a ver com a formação dos alunos. Se houver boas condições, não só desportivas como outras, isso vai fazer com que os estudantes se interessem mais. Espero que as escolas avaliadas criem medidas para ultrapassar algumas dificuldades.”

11 FORUM ESTUDANTE ABRIL’08


escolas {Texto e Fotos: Ana Luisa Branco e Laura Alves} Vê mais escolas em www.forum.pt

INSCREVE-TE!

QUERES SER MODELO POR 1 DIA? Também tu podes entrar nas nossas produções de moda. O Carlos Trinta e a Melanie Lindsay Nunes, leitores da Revista FORUM ESTUDANTE, adoraram participar. E tu? Vens ou ficas? Se queres ser nosso modelo, envia um e-mail para moda@forum.pt, com os seguintes dados: nome, morada, código postal, telefone, data de nascimento, e-mail, altura, cor do cabelo, cor dos olhos, nº de sapato, nº de calça, nº de camisa, a escola e o ano em que estudas, fotografias (obrigatório).

REPORTAGENS

Amigos dos animais Escola Secundária Dr. Mário Sacramento (Aveiro) Esta é uma secundária amiga dos animais. Isto porque existe um canil com vários cães abandonados que são acolhidos por toda a comunidade escolar. Um grupo de alunos fica encarregue de tratar deles até encontrarem um

GRANDES CANIS PARA ACOLHER OS CÃES ABANDONADOS, UMA ACTIVIDADE DO CLUBE DOS ANIMAIS. dono a quem os possam entregar. Esta iniciativa está inserida num projecto do Clube dos Animais,

que existe na escola há oito anos. É uma maneira de sensibilizar os alunos para a causa, bem como de dar um lar aos bicharocos. São ainda desenvolvidas outras actividades, igualmente importantes. Por exemplo, encontrámos dois jogadores de basquetebol do clube desportivo Beira-mar. O João e a Mariana dividem o seu tempo entre as aulas e o desporto e inscrevemse também nas várias actividades que a escola lhes propõe, como o futebol e o corta-mato. Estar parados é que não! Igualmente dinâmico é o Carlos, que pratica artes marciais. Diz que dá para aprender um bocadinho de tudo, mas gosta, especialmente, do conceito inerente a esta actividade. Permite “conhecer-me melhor, bem como ter um maior auto-controlo”, afirma. No que respeita aos estudos, está no curso tecnológico de Electrónica, com o qual se identifica, porque é muito valorizada a componente prática. “Depois do 12º ano já tenho qualificações para entrar no mercado de trabalho”. Assim, não sabe ainda se quer ou não ir para o ensino superior.

Cor e música! Escola Secundária João de Barros – Corroios (Setúbal) O Fradique Santos é daqueles alunos que não páram! Participa nas actividades desportivas da escola, joga andebol e ainda pratica danças latinas! Domina a salsa, mas faz apenas por hobby e, por vezes, ensina colegas que queiram aprender. Já ouviu piadas de mau gosto por causa desta actividade, mas não liga porque, segundo nos disse: “São pessoas muito primitivas”. Afirma mesmo que quer continuar a desenvolver os seus dotes nesta área. “Qualquer homem que se preze devia saber dançar bem. As raparigas apreciam”, diz ele. O bar da escola foi recentemente remodelado pelos alunos da Associação de Estudantes (AE), com ajuda dos funcionários. Encheram mesas, cadeiras e paredes de cor porque achavam que o espaço não era suficientemente animado e que os alunos não se sentiam lá bem. De facto, agora O FRADIQUE SABE DANÇAR E LÊ A FORUM. SÓ QUALIDADES

14 FORUM ESTUDANTE ABRIL’08

É ASSIM QUE SE COMEÇA O DIA NA “DR. MÁRIO SACRAMENTO””

o bar traduz a animação dos estudantes desta escola. Reúnem-se para pôr a conversa em dia e, às quartas-feiras à tarde, há espectáculo! Isto porque o professor Jorge Fernandes reserva uma das suas horas livres para estar no bar com os alunos a tocar e a cantar. Levam instrumentos, aprendem músicas novas, a diversão é uma constante. A festa fica completa quando a Dona Guiomar sai detrás do balcão do bar e se junta ao grupo. É uma grande amiga dos membros da AE, dá-se bem com todos e, como pudemos constatar, canta muito bem! Uma escola dinâmica, em parte graças ao grupo que constitui a AE, cujo presidente é o Ruben Trilho. Este salienta o bom ambiente que ali se vive e também o apoio incondicional do professor Manuel Porfírio, presidente do Conselho Apoia-nos ao máximo em todos os Executivo. “A projectos. Diz-nos sempre: ‘A escola é vossa!’”, contou-nos o Ruben.

PROFESSOR JORGE E DONA GUIOMAR EM PLENA ACTUAÇÃO

RUBEN TRILHO, CATARINA MARTINS, JOANA PORTEIRO E SARA MARTINS, ALGUNS DOS MEMBROS DA AE


escolas

REPORTAGENS {Texto: Laura Alves}

Preservar, preservar Vê mais escolas em www.forum.pt

Escola Secundária de Pombal (Leiria) Preservar o ambiente é algo que todos devemos ter em mente. Mas, na Secundária de Pombal, essa responsabilidade é levada ainda mais a sério. E no átrio principal há um prémio a relembrar esse compromisso. Passamos a explicar... No ano passado, a escola participou numa iniciativa promovida pela EDP, sob o lema “O Ambiente É de Todos – Vamos Usar Bem a Energia” e, graças ao trabalho desenvolvido, arrecadou o 3º prémio. O enorme cheque (literalmente) lá está, a atestar o esforço de alunos e professores: 20 mil euros, que terão de ser usados na própria escola, utilizando da melhor forma os recursos energéticos. De acordo com Mário Rui Cação, o professor de Electrotecnia que esteve responsável pela coordenação da participação no concurso, a escola gostaria que o

E, JÁ QUE O AMBIENTE É UMA PREOCUPAÇÃO POR ESTAS BANDAS, NADA MELHOR QUE FALAR SOBRE ISSO À SOMBRA DESTA ÁRVORE GIGANTECA...

FORUM RECOMENDA

{Livro} Os Retornados Descolonização, dizte alguma coisa? Podes sempre procurar saber mais e é isso mesmo que te propomos. Júlio Magalhães, jornalista, acaba de lançar um livro sobre a descolonização portuguesa. Trata-se de um romance sobre a ponte aérea entre Lisboa e Angola, atravessada por milhares de portugueses em 1974 e 1975. Como deves saber, os movimentos independentistas em África obrigaram muitos a deixar para trás toda a sua vida, arriscando vir para Portugal, onde eram olhados com desconfiança e chamados de “retornados”. Lê e aproveita para conhecer um pouco mais da nossa história.

{Exposição} “O gosto à Grega” Ora aqui está uma boa maneira de aprender mais sobre arte! Até ao dia 4 de Maio, a Fundação Calouste Gulbenkian (Lisboa) apresenta um conjunto de cem obras que retratam 25 anos da História da Arte Francesa. São quadros do próprio museu, e ainda outras do Património Nacional de Espanha e do Museu do Louvre. O Neoclassicismo, com os ideais de beleza grega e a arte da Antiguidade Clássica estão aqui retratadas. Aprecia a arte e vais ver que aprendes qualquer coisa! E, muito importante, há desconto de 50 por cento para estudantes.Vê mais em www.gulbenkian.pt. 16 FORUM ESTUDANTE ABRIL’08

AQUI ESTÁ ELE, O CHEQUE DE 20 MIL EUROS QUE A ESCOLA GANHOU AO PARTICIPAR NUM CONCURSO SOBRE A PRESERVAÇÃO DO AMBIENTE dinheiro fosse utilizado para colocar “colectores solares para aquecer a água dos balneários e cantina.” Contudo, a decisão final será dos técnicos da Agência Nacional Para a Energia (ADENE), que irão proceder a um estudo de eficiência energética e concluir qual a melhor opção. “Vamos tentar que isso seja possível, pois o aquecimento da água é muito caro”, revela o professor. Recordando o trabalho desenvolvido com os alunos de cinco turmas do 3º ciclo (cerca de 100 estudantes), e enquanto mostra alguns dos cartazes criados, fala da importância de alertar para a preservação do ambiente. “O principal objectivo foi, de facto, lembrar às pessoas a necessidade de poupar energia e também de gastar menos água, não só na escola, como nas suas próprias casas”. Os alunos envolvidos

EIS UM DOS CARTAZES REALIZADOS PELOS ALUNOS DO 3º CICLO, A PROPÓSITO DA INICIATIVA PROMOVIDA PELA EDP, EM PROL DO AMBIENTE no projecto criaram inúmeras imagens e textos acerca do tema, trabalhos esses que, depois de expostos na Secundária e compilados, foram enviados para a EDP, merecendo o referido prémio. Por estas bandas, o ambiente é importante, mas há muito mais para conhecer. Como, por exemplo, a equipa de ginástica aeróbica que se sagrou campeã nacional do Desporto Escolar no passado ano lectivo. Um grupo de meninas que, através desta modalidade, vai espalhando graciosidade e divulgando o bom nome da escola. Nós ficámos impressionados. E tu?

A GINÁSTICA AERÓBICA É UM DOS TRUNFOS DO DESPORTO ESCOLAR NA SECUNDÁRIA DE POMBAL. NO ANO PASSADO A EQUIPA ATÉ FOI CAMPEÃ NACIONAL


escolas Vê mais escolas em www.forum.pt

REPORTAGENS A VÂNIA, A INÊS E O VÍTOR TAMBÉM GOSTAM DAS COMEMORAÇÕES CARNAVALESCAS

É Carnaval, ninguém leva a mal! FOMOS MUITO BEM RECEBIDOS POR ESTE GRUPO SIMPÁTICO

Pino aqui, mortal acolá...

AQUI ESTÁ O NOSSO TREPADOR DO PARKOUR, O MIGUEL RODRIGUES

A RITA MARAVILHAS E A JOANA TEXUGO NÃO PERDEM UMA EDIÇÃO DA FORUM 18 FORUM ESTUDANTE ABRIL’08

Escola Secundária Sampaio – Sesimbra (Setúbal) A FORUM foi muito bem recebida por um grupo de alunos que estava fora do bar, todos reunidos numa mesa. Era pessoal do Curso Profissional de Informática. “Somos os que trabalhamos mais cá na escola!” diz o Nuno Flórida, que está no 10º ano. Este tipo de curso possui uma grande componente prática, daí a quantidade de trabalho. No entanto, há que referir que o secundário não é nada fácil, o estudo e a exigência calha a todos! Mas em relação ao profissional, a opinião geral é que os alunos ficam melhor preparados para o mundo do trabalho. Apesar de poderem sair da escola e começar logo a trabalhar, a maior parte quer ir para o ensino superior. Segundo o André Lourenço, “hoje em dia é preciso um ‘canudo’. O curso acrescenta mais conhecimentos e também pode rechear a conta bancária!” Pois é, temos que pensar em tudo! Responsabilidades à parte, conhecemos um verdadeiro artista do parkour. Para os menos esclarecidos, este é um desporto radical em que os “instrumentos” utilizados são os pés e as mãos, e em que os obstáculos são grandes oportunidades para saltos, movimentos diferentes e originais. O Miguel Rodrigues tem 16 anos e pratica esta modalidade. “É preciso ter criatividade e preparação física”, explicounos. Até a roupa utilizada deve ser pensada, para não prender os movimentos. Também é preciso cuidado com as quedas, dada a complexidade de certas manobras. Não são muitos os que se aventuram a trepar paredes e fazer mortais enquanto caminham, mas que deve dar pica deve!

Escola Secundária Bocage (Setúbal) Durante a nossa visita, pudemos perceber que esta escola é bastante activa e animada. Já vais ver porquê! Mais um Carnaval que passou, mais uma dor de cabeça para professores e funcionários desta escola. É verdade, aqui a festa das máscaras é levada muito a sério por todos! Segundo o que alguns alunos nos contaram, é tradição levarem balões de água para atirar a quem lhes aparecer à frente. “O ano passado foi o pior, desorientámo-nos”, disse o Diogo Moura. Claro que as bombinhas de mau cheiro não podiam faltar, uma verdadeira dor de cabeça para os professores nas salas de aulas! O Sr. Joaquim, tão conhecido por todos, insiste em tentar apanhar os balões. Diz mesmo: “Tento evitar essa fantochada!” Não tem sido tarefa fácil... Claro que nem só de festa vivem os alunos desta escola, havendo projectos muito interessantes em curso. Entre balões de água e bombinhas mal cheirosas, as cabecinhas do pessoal estão sempre a produzir! É o caso do Vítor Clérigo, da Inês Funenga e da Vânia Santos, do 12º D de Ciências e Tecnologias. No âmbito da Área de Projecto, estão a fazer um trabalho sobre Tróia. O objectivo deste grupo é mostrar a evolução da zona, antes e depois do Troia Resort. Vão também tentar mostrar se seria viável construir uma ponte na travessia do Sado. Para o grupo, este projecto faz todo o sentido. “No Verão costumamos ir para lá, gostamos muito da zona. Como não se sabe bem o que se vai lá passar, queremos divulgar isso”, afirmam. Já o Jorge Folgado, o Pedro Pinela e o Diogo Moura, da mesma turma, pretendem construir um protótipo de uma mota de água que funcione a energia solar. O Pedro explica: “O objectivo é provarmos que, um dia, poderá ser aplicável numa perspectiva real.” Na Secundária “Bocage” a malta diverte-se, mas o estudo nem sempre fica de lado. É mesmo caso para dizer...trabalho é trabalho, conhaque é conhaque!

O DIOGO, O JORGE E O PEDRO ESTAVAM DESCONFIADOS, MAS LÁ FIZERAM POSE PARA A FOTO


CURSOS PARA OBTENÇÃO DE CARTEIRA PROFISSIONAL › Esteticista/ Cosmetologista › Manicura, Pedicura e Massagista Estética › Formação Pedagógica de Formadores

OUTROS CURSOS: › Maquilhagem Profissional › Auto-Maquilhagem › Drenagem Linfática Manual (Corpo e Rosto) › Shiatsu › Reflexologia › Calista › Preparação para o Parto › Massagem para Bebés Horários: Manhã, Tarde e Pós – Laboral › Geriatria INFORMAÇÕES E INSCRIÇÕES › Saúde e Primeiros Socorros Lisboa - 213958860 Porto - 225368081 Funchal - 291234124 www.cen.pt e-mail:formacao@cen.pt


forum network Micaela Gomes, 16 anos 11º ano, Escola Secundária de Penafiel (Porto) De que forma dinamizas a revista na escola? › A FORUM tem sido colocada em lugares estratégicos, para além da biblioteca: bufete, polivalente e papelaria; › Na papelaria e na biblioteca há duas caixinhas onde os alunos podem deixar as sugestões para as edições; › Para assinalar o sítio onde estão as revistas, foram afixados indicadores (setas); › O link do site e o url do hi5 têm sido divulgados através de mensagens correntes (hi5, messenger, sms) e como ‘favoritos’ na blogsfera (www.geoclick.blogspot.com); › Ah e a rádio! Ainda não está a bombar na net, mas a boa notícia é que consegui o link para a FORUM! Hihihi... Aqui está ele: www.live365.com/stations/ radioespenafiel?site=live365

Carolina Cortez, 18 anos 25 de Abril, sempre! O departamento de Ciências Sociais e Humanas da Secundária de Penafiel vai comemorar o 25 de Abril, com o objectivo de promover a interdisciplinaridade e a participação de toda a comunidade educativa. Assim, serão realizados os seguintes eventos: - Uma exposição, de 21 a 24 de Abril, que vai contar com utensílios, electrodomésticos, correspondência, fotografias, vestuário, livros e jornais da época; - Projecção de material multimédia; - Palestra de encerramento do evento.

Notícias frescas dos nossos animadores Desde o início do ano lectivo temos vindo a apostar forte num novo conceito: os animadores FORUM. E o que é isto? Pois bem, trata-de duma rede de cerca de 100 estudantes, um de cada escola secundária, que assumiram de alma e coração a responsabilidade de divulgar e dinamizar a revista e as suas actividades. No final do ano, aqueles que cumprirem os critérios mínimos por nós estabelecidos, viajarão connosco até ao Brasil! Espreita o que os nossos animadores andam a fazer para divulgar a FORUM nas respectivas escolas.

VideoEsas: liberta o cineasta que há em ti! Vai acontecer, na Secundária de Águas Santas, um festival de microfilmes - o VideoEsas - organizado pela Turma B, do 12º Ano. Esta iniciativa surge inserida no âmbito da disciplina de Área de Projecto, e tem como principal objectivo a promoção de pequenos vídeos produzidos por jovens, sobre temáticas abordadas no quotidiano escolar. Direccionado para as camadas jovens das escolas secundárias, e também da Galiza, este festival apresenta duas categorias: a categoria A, “Ver para Aprender”, em que o objectivo passa por criar um microfilme sobre qualquer assunto tratado numa disciplina escolar (Teorema de Pitágoras, recriação de um momento histórico, por exemplo). A categoria B designa-se por “48 horas em 3 minutos” e visa a criação de um microfilme em 48 horas, cujo tema será apenas divulgado na altura da sua criação. O culminar deste projecto será no dia 12 de Abril, com a apresentação dos filmes admitidos a concurso e respectiva divulgação dos vencedores e entrega de prémios. Para mais informações visita o site: www.festivalvideoesas.net. 20 FORUM ESTUDANTE ABRIL’08

O CANTINHO DA FORUM

Ana Catarina Rocha, 17 anos 12º ano, Escola Secundária Águas Santas (Porto) O que tens feito na tua escola para divulgar a FORUM? › Criação de uma secção na biblioteca da escola designado ‘Cantinho da FORUM’, que serve como porta de acesso à informação sobre passatempos e respectiva inscrição; › Reserva de um espaço FORUM no placard do polivalente, onde são colocadas todas as notícias e passatempos do mês em curso; › Promoção da iniciativa “Pensa à frente, protege o Ambiente”; › Divulgação da chegada da revista, através da utilização de uma caricatura.

ASSIM SE AVALIA O QUANTO O PESSOAL GOSTA DE LER A REVISTA, O QUE GOSTA MAIS, O QUE GOSTA MENOS...

12º ano, Escola Secundária Raúl Proença (Caldas da Rainha) Como dás a conhecer a FORUM na escola? › Para garantir que a FORUM ESTUDANTE é divulgada verifico se todos os meses é colocada no polivalente, perto do bar, onde toda a gente passa; › Além disso, procuro sempre falar directamente com pessoas de vários anos, comentar com elas os artigos ou incentivá-las a participar nos passatempos.

Semana da escola Decorreu, entre 28 de Janeiro e 1 de Fevereiro, uma semana interactiva na Secundária de Raul Proença. Durante estes dias, a escola abriu-se a diferentes actividades (literárias, musicais, desportivas, teatrais, ambientais, científicas, etc.). Desta forma, os estudantes puderam participar em algo diferente do habitual. Os alunos prepararam durante o primeiro e início do segundo período as actividades que queriam realizar, e mostraram, assim, os seus projectos à comunidade escolar, que participou neles ouvindo, experimentando, comentando, observando. A Escola Secundária de Raul Proença está de parabéns porque, mais uma vez, esta semana decorreu com pleno êxito e chegou a todos os membros da escola, e também à cidade, através dos meios de comunicação social locais. Mostrou, assim, ser uma escola aberta a actividades saudáveis que complementam a formação dos alunos, professores e funcionários que a criam e que participam nela.

O PLACARD DE DIVULGAÇÃO, COM AS INFORMAÇÕES MAIS RELEVANTES

ACTIVIDADE COM CÃES POLÍCIA E AULA DE FITNES


desafios

Vê os nossos vídeos no YouTube em www.youtube.com/ user/ForumEstudante

Governos regionais... ELEIÇÃO NACIONAL Concorrem à Eleição Nacional os Governos eleitos na fase regional. O Governo eleito na Eleição Nacional terá a oportunidade de apresentar as suas propostas, na Assembleia da República, aos deputados da Comissão de Educação e Ciência.

Envia as tuas dúvidas para governosub18@forum.pt ESTÁ TUDO NA NET! Não te abstenhas de acompanhar ao pormenor a eleição do Governo FORUM. Consulta o site www.governosub18.forum.pt para saber mais. Quem disse que a política é uma chatice é porque não anda atento aos debates entre os nossos ministros!

Sabe mais pormenores em www.governosub18.forum.pt

Encontrados os Governos regionais, está na hora de preparar os argumentos para o debate da sessão nacional. Ora espreita quais as escolas vencedoras nos diversos distritos do país. Eles andam aí…

Aveiro

A escola vencedora foi a Secundária Infanta D. Maria. As medidas apresentadas por este Governo incidiram, sobretudo, na qualificação dos jovens e nas possibilidades oferecidas pela energia nuclear. Quem lidera a equipa é o Primeiro-Ministro Dino Alves.

Porto

Évora Saiu vitoriosa a Secundária de Arouca e o Primeiro-Ministro Marco Magalhães, no discurso de vitória, prometeu representar dignamente o distrito de Aveiro na Eleição Nacional.

No discurso final da Escola Secundária de Vila Cova da Lixa, o Governo vencedor, foi notório o companheirismo e a colaboração entre todos os governos concorrentes. À frente da equipa está o PrimeiroMinistro David Cerqueira.

Braga e Viana do Castelo

Santarém Em Évora, a corrida foi renhida. Pela primeira vez nestas Eleições Regionais tivemos um empate, mas acabou por sair vencedora a Escola Secundária de Arraiolos. A Sara Silva é a Primeira-Ministra.

Faro O Governo vencedor veio da Escola Secundária Alberto Sampaio (Braga) que, no seu discurso final, ressalvou a importância destes encontros. O Primeiro-Ministro é o Diogo Fernandes.

Castelo Branco, Guarda e Viseu A escola vencedora recebe um quadro interactivo oferecido por AREAL EDITORES.

Neste distrito saíram vencedores os ministros da Escola Secundária Francisco Fernandes Lopes, liderados pelo Primeiro-Ministro Pedro Estrela.

O governo vencedor, da Escola Secundária Artur Gonçalves, de Torres Novas, foi várias vezes interpelado quanto à sua proposta de diminuição da importação e consumo de petróleo. O porta-voz é o ilustre Tomás Gonçalves.

Vila-Real e Bragança

Leiria Pertinho da Serra da Estrela, o Governo vencedor desta sessão foi o da Escola Secundária Frei Rosa Viterbo, de Viseu. O PrimeiroMinistro é o Rafael Almeida.

Coimbra Em Leiria, a escola vencedora, e que vai a Lisboa, à sessão final, é a Secundária da Batalha. É o Eduardo Almeida quem lidera este Governo.

Em terras transmontanas de Vila Real saiu vencedora a Escola Secundária D. Afonso III, de Bragança. O Primeiro-Ministro é o Pedro Aboim Fernandes. 21 FORUM ESTUDANTE ABRIL’08


pancadas

ESTUDANTES

Dãote en ergia para os

essa espécie que vale a pena descobrir

exam es

NOVO!

Todos nós, aqui na FORUM, já fomos, um dia, estudantes. É certo que, para alguns, a conclusão dos respectivos cursos só foi possível graças a uma grande lata e capacidade de subornar as pessoas certas... Adiante! A verdade é que compreendemos perfeitamente que a altura dos exames é uma época de profunda ansiedade e, muitas vezes, dores nas costas, insónias e retenção de líquidos. Por isso, antes que entres em paranóia, vamos dar-te umas dicas para ficares a saber quem és. O que é um bom princípio, pois já Sócrates dizia: “Conhece-te a ti mesmo.” Claro que, a seguir, bebeu cicuta e morreu, mas isso agora não vem ao caso...

O estudante-café Eis uma espécie que só é capaz de absorver informação quando se encontra no seu habitat natural: o café do Ti António ou da Dona Gertrudes. É aí que, em pleno convívio com outros elementos da sua manada, procede ao ritual de trocar apontamentos, combinar estratégias de ataque ao estudo ou até mesmo traçar um plano

Marcas de chocolate em volta da boca? Marcas de gordura no caderno de Matemática e na t-shirt? Serás tu um “estudante-café”? “cabulístico” em caso de emergência. A sua alimentação é muito variada, podendo incluir tostas-mistas, pacotes de batata frita, galões, croissants de chocolate e Donettes ou, em situações de maior carência intelectual, bitoques. Normalmente, é possível identificar estes estudantes pelas marcas de gordura nos livros e cadernos. Ou na própria roupa, se já andarem nisto há muitos anos...

O estudante-Moonspell-aos-altos-berros Quando sai da sua caverna, este género de estudante vai, na maior parte das vezes, ao armário buscar Donettes à sucapa. Em época de exames é raro sentarse à mesa para as refeições, não porque não sinta fome, mas porque a família tem vergonha do seu aspecto macilento e desligado do mundo que o(a) rodeia. Tal estado é atingido após centenas de horas fechado(a) no quarto, com as cortinas corridas e os apontamentos espalhados pelo chão, colados nas paredes, ordenados minuciosamente por disciplina, data e tipo de matéria. O ambiente fica completo com a música adequada. Moonspell, Rammstein, Sepultura, Ratos do Porão, depende da disposição do momento. Não é para te assustar, mas foi assim que começaram muitos serial killers... 22 FORUM ESTUDANTE ABRIL’08

O estudante-bolachinha Chomp! Chomp! Chomp! Não há que enganar. Estamos perante alguém que é capaz de passar uma noite em branco a empinar matéria, a decorar conceitos, a resolver mil equações e mais uma até gastar o lápis, a passar a limpo toda a matéria, a conceber esquemas e a colocar tudo em tópicos, a engendrar estratégias de memorização... Desde que, em cima da mesa haja, no mínimo, meia dúzia de pacotes de Donettes e de bolachas. De muitos e variados géneros: de manteiga, com recheio, com pepitas de chocolate, de cereais, com passas... Obviamente, é muito fácil reconhecer estes estudantes, pois, como andam sempre cobertos de migalhas, estão constantemente a ser perseguidos por pombos esfaimados...

O estudante-arco-íris Gritos de agonia. Ataques de pânico. Suores frios. A sensação de não sentir o chão debaixo dos pés.

Se entras em pânico e soltas um grito de agonia ao abrir um caderno de apontamentos apenas com uma cor, talvez sejas um “estudante-arco-íris”. Saca dos teus marcadores e dá cor à vida! É assim que se sentem os estudantes que só concebem ter apontamentos com todas as cores que existem no mercados dos marcadores e esferográficas. Um caderno todo escrito a azul ou a preto é um aborrecimento de morte. É por isso que andam sempre prevenidos com um estojo multi-equipado, com um ar todo pintarolas. Se a cor existe, está lá. O sonho de vida é trabalhar numa empresa de tintas, mas raramente este objectivo é confessado. Como reconhecer um(a) estudante destes(as)? Nada mais fácil! É aquele(a) que, no dia do exame, sai a correr da sala aos gritos quando o professor diz que só podem escrever a azul na folha de teste...

O estudante-onde-raio-é-que-eu-deixei-os-apontamentos Hum? Exames? Esta é a espécie dos que se estão, simplesmente, a marimbar. Quando descobrem que daí a dois dias há um exame, fazem dois ou três telefonemas para saber se alguém tem apontamentos de jeito para fotocopiar. A seguir lêem a matéria na diagonal enquanto vêem um DVD ou conversam com os amigos no messenger. Isto, entremeado com um jogo de computador ou uma ida ao café – muitas vezes, este género de estudante infiltra-se na manada de “estudantes-café”, com o objectivo de destabilizar o grupo. A parte mais irritante é que, na maior parte das vezes, são estes(as) gajos(as) que conseguem as melhores notas!!

És violentemente atacado(a) sempre que passas por uma praça com pombos? Se deixas um rasto de migalhas onde passas, provavelmente, és um(a) “estudante-bolachinha”.


exames ESCOLA VIRTUAL

{Texto: Laura Alves e Ana Luisa Branco}

Francisco Rolo, 14 anos, 9.º ano Quais são as vantagens que encontras na Escola Virtual? Penso que é uma boa iniciativa, porque nos explica como é que as novas tecnologias podem ser utilizadas na educação. O facto de ter o multimédia e as locuções incentiva ao estudo. A matéria fica menos entediante. Já estás inscrito na Escola Virtual? Ainda não, mas estou a pensar fazê-lo, até porque eu tento estar sempre a par das novidades tecnológicas. Em que disciplinas achas que te vai ser mais útil? Talvez na Matemática, que é onde tenho mais dificuldades. Como é um sistema informático, podemos repetir a matéria e os exercícios sempre que não percebermos. Isso é uma grande ajuda. E penso que os meus colegas também estão muito interessados nesta nova tecnologia.

Joana Santos, 14 anos, 9.º ano Já conhecias a Escola Virtual? Já, já. Costumava usar em casa de uma amiga. A primeira vez que usei achei que explicava muito bem a matéria. E o que é que, na altura, te despertou mais curiosidade? O facto de ter muitos exercícios, locuções e a forma como tudo é explicado. Para quem tem dificuldades na Matemática, como tu, é uma boa forma de as ultrapassar? Acho que sim. Estou a pensar em aderir, mas ainda não sei se me inscrevo na Matemática ou em História e Geografia.

Podes não acreditar neles, mas que los hay, los hay! Stress. Pânico. Uma pontada de desespero. E uma pitadinha de angústia. Se são estes os temperos com que preparas a época de estudo que antecede os exames, está na hora de fazeres um “restart” à máquina! Neste dossier especial damos-te as melhores receitas para encarares este período de avaliação com tranquilidade. Revelamos também os segredos para atingires o sucesso e poderes, no final, escancarar o sorriso e dizer: “bye bye” exames!

Em terra de exames,

quem tem informação é rei Neste preciso momento, a tua cabeça deve estar cheia de perguntas. Espreita aqui a ver se encontras as respostas que procuras.

Quem faz exames? Existem dois momentos de avaliação: no 9º ano e no 12º ano. Mas em algumas disciplinas, os exames deixam de ter lugar, única e exclusivamente no 12º ano, pois os alunos dos cursos científicohumanísticos que tenham de realizar exame de uma disciplina cumulativamente para aprovação no curso secundário e como prova de ingresso no ensino superior, devem inscrever-se e realizar provas logo no 11º ano. Não te esqueças de conferir o calendário dos exames.

Que cursos me permitem, se quiser, candidatar-me ao ensino superior? Todos os cursos do ensino secundário (12º ano de escolaridade) e os cursos que a lei define como equivalentes facultam o acesso ao ensino superior. Ou seja: cursos do ensino secundário gerais e tecnológicos, cursos do ensino arístico especializado, cursos do 12º ano da via profissionalizante, cursos técnico-profissionais (diurnos e póslaborais), cursos de nível 3 das escolas profissionais, do Sistema de Aprendizagem e outros equivalentes e ainda cursos do ensino secundário recorrente por unidades/blocos capitalizáveis.

24 FORUM ESTUDANTE ABRIL’08

Eis o que encontras neste dossier: Quem faz exames Que estudantes têm de fazer exame e com que objectivo Exames zen Técnicas para descontrair, não entrar em pânico e estudar com eficácia Expectativas, medos e dores de cabeça Opiniões de quem vai fazer exames Teste surpresa Descobre se és um bom aluno ou um bom baldas Calendário + informação útil Calendarização dos exames e outras datas relevantes

IMPORTANTE!

Pensas ir para o superior? Então, no final de Maio não te esqueças de consultar o Guia Prático do Estudante, publicado pela FORUM ESTUDANTE. Neste guia – à venda em papelarias e quiosques ou por encomenda directa – encontras toda a informação que precisas acerca dos cursos superiores das instituições públicas e privadas, as médias de acesso do último ano, as provas de ingresso, as propinas, e muito, muito mais!!!! Confere, também, as taxas de empregabilidade dos cursos que mais te interessam. Não faças opções à toa, com o Guia Prático do Estudante estás na boa!

Com quem é que posso tirar dúvidas sobre os exames que tenho de fazer? Além dos vários boletins informativos editados pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, que estão à venda na escola, tens à tua disposição algumas entidades que te podem esclarecer quanto ao processo de candidatura ao ensino superior. www.acessoensinosuperior.pt é o site, por excelência, do acesso ao ensino superior. A página coloca à tua disposição um vasto leque de informações sobre o processo de candidatura. Aqui podes, por exemplo, consultar os pares estabelecimento/curso organizados segundo diversos critérios, simular a candidatura, inteirar-te acerca das vagas disponíveis, do tipo de prérequisitos exigidos pelas instituições e até das médias de cada curso nos últimos anos.


CURSOS DE 1º CICLO - LICENCIATURAS (180 ECTS) Biologia Engenharia Agronómica Engenharia Alimentar Engenharia do Ambiente Engenharia Florestal Engenharia Zootécnica

INSTITUTO SUPERIOR DE AGRONOMIA Universidade Técnica de Lisboa

INOVAÇÃO E CONHECIMENTO

CURSOS DE 2º CICLO - MESTRADOS (120 ECTS) Biologia Funcional Engenharia Agronómica Engenharia Alimentar Engenheria do Ambiente Engenharia Florestal e dos Recursos Naturais Engenharia Zootécnica – Produção Animal Agronomia Tropical e Desenvolvimento Sustentável (em aprovação na DGES) Gestão e Conservação dos Recursos Naturais MAIS INFORMAÇÕES EM: Matemática Aplicada às Ciências Biológicas Engenharia de Sistemas Bioenergéticos WWW.ISA.UTL.PT Viticultura e Enologia Estamos ao teu dispor pelo Gestão da Qualidade e Marketing Agro-Alimentar E-mail dag.rp@isa.utl.pt ou pelo Telf. 21 365 35 57 MESTRADO INTEGRADO (300 ECTS) Arquitectura Paisagista (em aprovação na DGES) CONTACTA-NOS!


exames

EXAMES ZEN...

Fisicamente falando... A época de exames pode ser bastante absorvente em termos intelectuais. Afinal de contas, é muita matéria, uma carrada de livros e apontamentos para estudar, memorizar e perceber. Para que o teu cérebo não entre em “loop”, convém não descurares “pormaiores” como a tua alimentação, o exercício físico e os períodos de descanso. Ou ainda cais para o lado no dia do exame, o que não seria nada bonito!

É HOJE! É HOJE! Chegou o dia do famigerado exame que tantas insónias te tem provocado? Não há crise. Adopta uma atitude confiante e pensa que o mais importante é manter a calma. Pequeno-almoço tomado e matéria revista, não há razão para as coisas correrem mal. Memoriza estes procedimentos importantes: › Na sala, instala-te num local confortável e bem iluminado; › Tens canetas e folhas de rascunho suficientes? É importante verificar; › Antes de mais, preenche o cabeçalho, com os teus dados, para evitar esquecimentos; › Lê todo enunciado atentamente e marca as questões que tens mais facilidade em responder. Deves começar por essas; › Tem presente o tempo de duração da prova, mas não faças disso uma preocupação constante. Define um certo tempo para responder às questões e não fiques a “remoer” uma única pergunta; › Responde com clareza e, se necessário, usa folhas de rascunho para apontar esquemas ou os itens que queres abordar; › Não enchas a folha de exame com “palha”. Responde com precisão, organizando bem as ideias; › Se tiveres dúvidas quanto ao que te é pedido, não hesites em chamar o professor. Este pode dar-te pistas valiosas que te conduzem à resposta certa; › Respira fundo... Parar para pensar é importante pois, a qualquer momento podes “desbloquear” e encontrar a solução; › Antes de entregar, relê com muita atenção as tuas respostas. Por vezes, cometem-se erros básicos, falta pontuação ou mesmo palavras no meio de frases, que podes corrigir ao dar uma vista de olhos; › O tempo acabou. Entrega o exame e esquece! Vai dar uma volta para limpar a cabeça de pensamentos desagradáveis. Não entres em conversas fatalistas com os teus colegas nem compares respostas. Isso só te irá trazer preocupações. Agora, que venha o próximo!

26 FORUM ESTUDANTE ABRIL’08

Faz um ó-ó...

Barriga a dar horas?

Sai de casa

Não abdiques de umas boas horas de sono. As farras são óptimos elixires para a boa disposição, só que não há quem aguente viver em regime “non stop” de farra. Por mais que gostasses de acreditar, dormir de dia nunca é a mesma coisa que dormir de noite. É o teu relógio biológico que assim o determina e que te faz ressentir (através de uma certa sensação de cansaço, peso ou mal-estar) das mudanças bruscas e frequentes dos horários. E convenhamos que, acordar mal-disposto(a) não é o que mais precisas neste momento...

Para já, deves tentar arranjar um meio termo e interiorizar algumas noções básicas: prestar maior atenção ao pequeno-almoço (ele deve ser a fonte de cerca de 20/25 por cento dos teus recursos energéticos diários) e ignorar o senso comum que te diz que uma suculenta refeição é suficiente para compensar todo um dia. Esquece as teorias e técnicas complicadas, convém é que saibas que o teu organismo precisa tanto de proteínas de origem animal (carne, ovos, leite e seus derivados...) como de proteínas de origem vegetal (as massas, os cereais, o pão...) Tudo com conta, peso e medida, para te sentires bem contigo próprio(a).

Não te enfies no quarto, qual “bichodo-mato”. Além das vantagens de respirar um pouco de ar puro, só tens a ganhar se, nestes meses de estudo intenso, dedicares algumas horinhas ao exercício físico. No entanto, toma algumas precauções iniciais: verifica o teu estado e disposição; tem em conta que o esforço deve ser progressivo; utiliza equipamento adequado e certifica-te que a modalidade escolhida é a mais indicada para o teu caso. Nem que seja apenas uma corridinha ou uma partida de futebol, no fim, o que perdes em cansaço ganhas em descontracção e alívio das tensões acumuladas desde há algum tempo.

Quem estuda sempre alcança Não entres em pânico nem em desespero. A melhor forma de atacar o estudo é delinear uma estratégia que se adeque ao teu próprio ritmo. Eis alguns conselhos e métodos que te vão permitir atravessar esta fase “com tranquilidade...” Mas nunca te esqueças: como em tudo na vida, não há regras fixas para se fazer um bom estudo. Além do mais, a melhor forma de interiorizar conceitos é muito diferente para cada uma das disciplinas. Nas aulas, tira apontamentos. Assinala imediatamente os tópicos importantes, as expressões-chave, fórmulas, etc. Depois, com mais calma, elabora esquemas que te ajudem a perceber a lógica da matéria dada. Compara sempre as tuas anotações com outras fontes, tanto os apontamentos dos teus colegas, como livros sobre o assunto, pois podem ajudar-te a tirar conclusões mais completas. Reúne todos os materiais de que necessitas para tornar o ambiente de estudo mais agradável. Assim, já não precisas constantemente de te levantares para ir buscar qualquer coisa. “Estimuladores neurónicos” nunca se negam: rebuçados, chocolates, bolachinhas... água, leite. Claro, depois de teres condimentado bem o estudo com açúcar, podes levantar-te da cadeira e saciar a fome com o merecido lanche. Desde que já tenhas percebido a matéria que estavas a ler...

Encontrar o ambiente de estudo ideal pode revelar-se um enorme desafio, mas, uma vez encontrado, experimentas os primeiros passos para uma autêntica “paz de espírito”. Casa ou café; manhã, tarde ou noite; luz natural ou artificial; sozinho(a) ou com amigos; com música ou em silêncio. Combina as tuas variáveis preferidas para estares à vontade. Durante o estudo, alternar entre temas da matéria sem os aprofundar não é boa ideia. Começa pelos temas mais fáceis e, progressivamente, para os mais difíceis. Mas atenção, procura avançar apenas quando concluíres que já sabes o que tinhas a saber sobre a matéria em causa. Não deixes de sair e de te divertir com os teus colegas: desanuviar é preciso, até para despistar o nervosismo. Dorme o suficiente e não faças grandes noitadas agarrado(a) aos livros. Mantém uma alimentação saudável e nem penses em tomar substâncias que te dão a impressão de estares mais concentrado.

A leitura e o resumo são essenciais. Deves sublinhar o texto a seguir à sua compreensão, e não depois de uma primeira leitura em que, muitas vezes, não se percebem logo os conceitos. Em vez de sublinhares a maioria das frases, destaca apenas as ideiaschave. Anotações, capazes de te auxiliar na compreensão e complementar os textos, são sempre bem-vindas. Da mesma forma, elabora esquemas que facilitem a percepção daquelas matérias mais teóricas... Estuda de acordo com o teu relógio biológico, mas tem em conta que é quando o cérebro está “fresquinho”, por volta do meio-dia, que podes tirar um melhor rendimento. Se fores repartindo a matéria ao longo do tempo, o estudo torna-se menos “doloroso”. Estudar muitas horas seguidas não é o ideal, principalmente, se for no dia anterior aos testes. As consequências resume-se na seguinte expressão: dificuldades de concentração.


exames Teresa Sá, 17 anos, 11º ano

Ana Sofia Branco, 17 anos, 12º ano

Escola Secundária Gama Barros (Cacém) “Vou estudar muito para subir a média! Vou tentar estudar muito porque quero seguir Medicina e as minhas notas ainda não são suficientes... Vou conseguir. Aliás, tenho mesmo que conseguir!”

Exames que dão mais dores de cabeça Matemática? Físico-Química? Português? Qual é o exame que te tira o sono? Eis o que dizem alguns estudantes que já se andam a preparar da maneira que podem...

Escola Secundária Francisco Dias (Cacém) “Tenho medo que me aconteça alguma coisa perto das datas e que não consiga estudar. Os exames são difíceis e o meu maior medo é não ter notas para entrar na faculdade.”

Carolina Penha, 17 anos, 12º ano

Ana Cláudia Geraldes, 18 anos, 11º ano

Escola Secundária Francisco Dias (Cacém) “Vou esforçar-me muito, mas as brancas assustam-me!”

Expectativas e medos

Escola Cooperativa de Ensino Ancorensis – Vila Praia de Âncora (Braga) “Biologia é o que me assusta mais. Tenho medo que não corra bem... Mas é bom fazer já exame, ficamos mais preparados para os outros exames.”

E se te dá uma “branca” no exame? E se, apesar das longas horas de estudo, não conseguires uma boa nota? Eis algumas das principais expectativas do pessoal...

Escola Secundária de Monserrate (Viana do Castelo) “Físico-Química é a pior, porque acho que não tenho bases. O ideal é estudar com tempo. Às vezes dá vontade de chorar porque penso que não vou ter tempo para estudar tudo. Bebo muito café...”

Ana Silva, 18 anos, 12º ano Miguel Maciel, 16 anos, 11º ano Escola Secundária de Monserrate (Viana do Castelo) “É melhor começar já no 11º com exames. Assim, para o ano, não estamos tão sobrecarregados e vamos mais preparados.”

Escola Cooperativa de Ensino Ancorensis – Vila Praia de Âncora (Braga) “A maior dor de cabeça é FísicoQuímica. Chumbei no ano passado. Os exames são assustadores!!”

Escola Secundária Francisco Dias (Cacém) “Expectativas?! Vai correr mal... Se já os intermédios me assustam, os nacionais muito mais!”

28 FORUM ESTUDANTE ABRIL’08

Escola Secundária de Monserrate (Viana do Castelo) “Estou descontraído e preparado, porque vou sempre estudando. Claro que, na altura, vou ficar nervoso.”

Bruno Melo, 19 anos, 12º ano Escola Secundária de Monserrate (Viana do Castelo) “Era melhor haver só no 12º ano. Faz-se tudo de uma vez, em vez de ser às prestações.”

Andreia Martins, 17 anos, 12º ano Escola Secundária de Monserrate (Viana do Castelo) “Acho que o pior exame vai ser FísicoQuímica. Isto tem sido tudo uma preocupação... é muita coisa para estudar! Quando fico mais nervosa saio de casa para passear...”

Crisália Silva, 17 anos, 12º ano

Cláudio Lima, 18 anos, 11º ano Ana Catarina Costa, 17 anos, 11º ano

Escola Secundária de Monserrate (Viana do Castelo) “A disciplina em que tenho mais dificuldade é Matemática. Na altura dos exames tomo ampôlas para a concentração. E para descontrair faço exercício físico, jogging... Mas quando estou mais deprimida ou nervosa como muito chocolate! O tempo é pouco, tenho que ir já estudando.”

Diana Castro, 17 anos, 12º ano

Bruna Pereira, 16 anos, 11º ano Escola Secundária Francisco Dias (Cacém) “Os exames vão ser muito puxados e sei que me vão correr muito mal, de certeza. Tenho medo porque sei que me vai baixar as médias todas.”

Joana Gonçalves, 18 anos, 12º ano

Cristõvão Burlido, 18 anos, 12º ano Escola Cooperativa de Ensino Ancorensis – Vila Praia de Âncora (Braga) “A pior disciplina é Matemática. Tenho boas notas a quase tudo, excepto Matemática. Vou-me preparar com explicações e muito estudo.”

Escola Secundária de Monserrate (Viana do Castelo) “O que me mete mais medo? FísicoQuímica! Há que estudar com antecedência. Fico nervosa, mas nessas alturas tento distrair-me. E vingo-me na comida!”


exames

Teste Surpresa BATE LEVE LEVEMENTE, COMO QUEM CHAMA POR MIM... ...SERÁ CÁBULA? SERÁ GENTE?! Aos senhores professores: Se há alunos a cabular nos exames das vossas disciplinas, a FORUM nega, à partida, qualquer envolvimento nessa situação. Nós nem sequer conhecemos alunos que façam tal coisa... Que los hay, los hay, mas nós não nos damos com tais pessoas. Aos estudantes: Agora que já despistámos os professores, que tal fazer este pequeno, mas ultra-mega-potente teste, para descobrires até que ponto és cábula??? 1. Uma semana antes do exame: a. Escreves na tua agenda, na agenda dos teus pais e irmãos e marcas em todos os calendários lá de casa a data do exame. b. Afias cuidadosamente todos os teus lápis, separas os apontamentos com clips e post-its coloridos, puxas o lustro aos agrafadores, furadores, canetas e lapiseiras, preparando-te para o “grande dia”! c. Desenvolves uma estranha alergia aos livros e desatas aos berros quando alguém fala em estudar… 2. Dois dias antes do exame: a. Engoles uma quantidade industrial de calmantes e vais para o exame “numa boa”… b. Entras em pânico completo, telefonas ao teu psiquiatra a pedir mimos e acordas toda a gente lá de casa às 4 da matina para te ajudarem a decorar a matéria. c. Vais à papelaria mais próxima pedir para fotocopiar o caderno de apontamentos nas dimensões mais reduzidas que for possível. 3. Na hora do famigerado exame, tu: a. Cábulas são para os fracos…Tu simplesmente levas o caderno de apontamentos das aulas que desfolhas, muito naturalmente… b. Levas uma única cábula: um rolo de papel higiénico, que apresentas à professora, com a desculpa que estás com diarreia e tens de ir várias vezes à casa-de-banho… c. Estás devidamente apetrechado(a) de papelinhos nos bolsos das calças e do casaco, nas dobras da camisola, na sola dos sapatos e, claro, ao longo dos teus braços...

4. Estás muito descontraído(a), a escrever, quando a professora te apanha a cábula… a. Começas a chorar compulsivamente baba e ranho e, enquanto te agarras à saia da professora, imploras para que esta não te anule a prova. b. Inocentemente, dizes: “Ah! Como é que isto veio aqui parar?…” c. Engoles de imediato o papel e dizes que iniciaste há poucos dias uma dieta à base de celulose… 5. Quando saem os resultados, verificas que tiveste uma excelente nota… a. Vais perguntar à professora porque é que não conseguiste a nota máxima, se até colocaste tudo como vinha nos manuais… b. Ficas todo inchado(a) e exclamas: “Quanto não vale estudar!” c. Desatas a descompor os teus colegas que tiveram melhor nota que tu, acusando-os de copiar… 6. Para ti, o “cabulismo” é… a. Tu não usas cábulas porque fazem mal à saúde… b. Um desperdício de tempo. Para quê cabular quando se pode dar graxa?! c. Uma questão de importância vital para o desenvolvimento das sociedades. A cabular se vai ao longe…

Pontuação: Resposta a.=0 pontos; Resposta b.=5 pontos; Resposta c.=10 pontos. De 0 a 20 pontos Definitivamente, cabular não é contigo… é uma ciência que requer alguma sabedoria, e tu és demasiado “politicamente correcto(a)” para o fazer. Além disso, és preguiçoso(a) até dizer chega… Nunca serias capaz de apreciar o prazer e as horas e horas passadas a colocar toda a matéria de três períodos num centímetro quadrado de papel. És um(a) insensível nestas questões, e um bruto(a), que não sabe distinguir a diferença entre usar uma boa cábula e levar o caderno com a matéria toda… Mas não é tudo! Que história é essa de dizer a toda a gente que tens um exame?! Cabular deve ser algo íntimo, sagrado…

30 FORUM ESTUDANTE ABRIL’08

De 21 a 40 pontos Bom, tu não és carne nem és peixe… Andas por este mundo preocupado(a) com a eterna questão: “Será que devo ou não cabular?” Enquanto pensas nesse teu dilema o mundo passa lá fora e perdes óptimas oportunidades de cabular. Deixa de lado as cábulas miseráveis e passa de uma vez por todas à acção, usa as novas tecnologias, traça planos e estratégias de ataque para que, ao veres a pauta com os resultados, possas exclamar, orgulhoso(a): “Cheguei, cabulei e venci!”

De 41 a 60 pontos És cábula e assumes o teu estatuto com convicção. É assim mesmo! Para quê esconder o óbvio? Para ti, a época de exames é um período lindo, durante o qual podes revelar as tuas verdadeiras potencialidades. Os teus pais orgulham-se do teu sucesso nos estudos e até guardam lá em casa, com carinho, a tua primeira cábula, junto ao teu primeiro dente... Estás, inclusive, no bom caminho para escrever um tratado sobre o método de cabular que será, decerto, um best seller. Afinal, quem nunca cabulou que atire a primeira pedra... Cuidado é com as cabeças!


exames

Não sejas otário, olha para o calendário! Andas à toa? Então, confere aqui as datas mais importantes de todo o processo de realização de exames e também da candidatura ao ensino superior. Mais informação em www.acessoensinosuperior.pt.

2º e 3º ciclo

Secundário

Os exames nacionais do 3º ciclo realizam-se numa única fase, na qual existem duas chamadas: › 1ª chamada (obrigatória): 18 e 20 de Junho › 2ª chamada: (situações excepcionais): 26 e 27 de Junho

Os exames nacionais e os exames elaborados pela escola equivalentes aos exames nacionais das disciplinas dos cursos do ensino secundário realizam-se nos seguintes períodos: › 1ª fase (chamada única): de 17 a 23 de Junho › 2ª fase (chamada única): de 14 a 18 de Julho

Afixação das pautas referente à 1ª e 2ª chamada dos exames nacionais de Língua Portuguesa e Matemática: › 11 de Julho

Afixação dos resultados dos processos de reapreciação das provas dos exames nacionais: › Da 1ª fase: 11 de Agosto › Da 2ª fase: 29 de Agosto

Afixação das pautas referentes aos exames do ensino secundário: › Da 1ª fase: 7 de Julho › Da 2ªfase: 30 de Julho

Candidatura ao ensino superior: › De 31 de Julho a 7 de Agosto: Apresentação da candidatura à 1ª fase do concurso nacional de acesso ao ensino superior: estudantes que, nos termos da lei, só reuniram as condições de candidatura após a afixação dos resultados da 2ª fase dos exames nacionais. › 15 de Setembro: Afixação do resultado da 1ª fase do concurso nacional de acesso ao ensino superior. › 15 a 19 de Setembro: Apresentação da candidatura à 2ª fase do concurso nacional de acesso ao ensino superior. › 13 de Outubro: Afixação do resultado da 2ª fase do concurso nacional de acesso ao ensino superior.

Calendário dos exames nacionais EXAMES NACIONAIS DO ENSINO BÁSICO (3º Ciclo) – Fase única 1ª chamada Hora Quarta, 18 de Junho 9h00

Língua Portuguesa (22) Língua Portuguesa não materna – Nível de iniciação (28) / Nível intermédio (29)

Sexta, 20 de Junho

2ª chamada (situações excepcionais) Hora Quinta, 26 de Junho

Matemática (23)

9h00

Língua Portuguesa (22) Língua Portuguesa não materna – Nível de iniciação (28) / Nível intermédio (29)

Sexta, 27 de Junho Matemática (23)

EXAMES NACIONAIS DO ENSINO SECUNDÁRIO 1ª fase Hora 9h00

Terça, 17 de Junho 12º ano Português (239-639) Português Língua não materna – Nível de iniciação (739) / Nível intermédio (839)

Quarta, 18 de Junho

Quinta, 19 de Junho

Sexta, 20 de Junho

12º ano Desenho A (706)

10º/11º ou 11º/12º anos Economia A (712) 11º/12º anos Hist. da Cultura e das Artes (724)

10º/11º ou 11º/12 anos Literatura Portuguesa (734)

14h00

10º/11º ou 11º/12º anos Biologia e Geologia (702) 12º ano História A (623) 11º/12º anos História B (723)

10º/12º anos Aplicações Informáticas B (703)

10º/11º ou 11º/12º anos Física e Química A (715) Geografia A (719)

17h00

12º ano Alemão (701) Espanhol (747) Francês (717 / 817) Inglês (750 / 850)

10º/11º ou 11º/12º anos Geometria Descritiva A (708)

10º/11º ou 11º/12º anos Alemão (501) Espanhol (547) Francês (315 / 517) Inglês (450 / 550)

EXAMES NACIONAIS DO ENSINO SECUNDÁRIO 2ª fase Hora Segunda, 14 de Julho Terça, 15 de Julho 9h00

12º ano Português (239-639) Português Língua não materna – Nível de iniciação (739) / Nível intermédio (839)

14h00

17h00

32 FORUM ESTUDANTE ABRIL’08

12º ano Desenho A (706) 10º/11º ou 11º/12º anos Biologia e Geologia (702) 12º ano História A (623) 11º/12º anos História B (723) 12º ano Alemão (701) Espanhol (747) Francês (717 / 817) Inglês (750 / 850

Quarta, 16 de Julho 10º/11º ou 11º/12º anos Matemática B (735) Mat. Aplicada às Ciências Sociais (835) Latim A (732) 12º ano Matemática A (635)

Quinta, 17 de Julho

Segunda, 23 de Junho 10º/11º ou 11º/12º anos Matemática B (735) Mat. Aplicada às Ciências Sociais (835) Latim A (732) 12º ano Matemática A (635)

Sexta, 23 de Julho

10º/11º ou 11º/12 anos Literatura Portuguesa (734) 10º/11º ou 11º/12º anos Física e Química A (715) Geografia A (719)

10º/11º ou 11º/12º anos Economia A (712) 11º/12º anos Hist. da Cultura e das Artes (724)

10º/11º ou 11º/12º anos Alemão (501) Espanhol (547) Francês (315 / 517) Inglês (450 / 550)

10º/12º anos Aplicações Informáticas B (703) 10º/11º ou 11º/12º anos Geometria Descritiva A (708)


exames

FORUM RECOMENDA Preparação para o Exame Nacional 2008 - Língua Portuguesa - 9.º Ano Editora: Porto Editora ISBN: 978-972-0-01379-8 Preço Recomendado: 14,90 EUR

Testes de Avaliação - Física e Química A - Física - 10.º Ano Editora: Porto Editora ISBN: 978-972-0-46174-2 Preço Recomendado: 5,90 EUR

Guia de Estudo - Português – 10.º Ano

Com o intuito de servir de instrumento para que o aluno consiga alcançar o seu objectivo, ou seja, o sucesso escolar, e consequentemente, o ingresso no Ensino Superior, este auxiliar de estudo, da disciplina de Física e Química A - Física - 10.º ano, permite a superação das dificuldades; a consolidação e aprofundamento dos conhecimentos; a criação de hábitos de trabalho individual; o desenvolvimento de espírito crítico; a concretização dos objectivos definidos; enfim... estruturar o estudo e o conhecimento da matéria em questão.

Editora: Porto Editora ISBN: 978-972-0-46503-0 Preço Recomendado: 16,60 EUR

Como Organizar melhor o estudo

Este livro de Preparação para o Exame Nacional de Língua Portuguesa do 9.º ano contempla globalmente os conteúdos do 3.° Ciclo e as obras específicas do programa de 9.° ano: Os Lusíadas, Auto da Barca do Inferno e Auto da Índia.

Este Guia de Estudo é destinado aos alunos do 10.° ano e contempla todos os conteúdos definidos no Programa de Português em vigor. Para além de exercícios diversificados, contém fichas de auto-avaliação (com cotações e propostas de resolução) e um Apêndice, instrumento de fácil consulta, que permite actualizar conhecimentos já adquiridos.

Exames Resolvidos 2008 Matemática A - 12.º Ano Editora: Porto Editora ISBN: 978-972-0-01382-8 Preço Recomendado: 6,60 EUR

Editora: Porto Editora ISBN: 978-972-0-34921-7 Preço Recomendado: 7,70 EUR O objectivo deste livro é ajudar-te a organizar o teu trabalho na escola e em casa. A linguagem fácil, a apresentação gráfica atractiva e o próprio formato tornam esta publicação um instrumento acessível a todos. Outros títulos da colecção: Como Preparar testes e exames; Como Ajudar os filhos nos estudos; Como Tirar apontamentos e fazer esquemas.

Colecção Estudar Português – Ensino Secundário

As seis provas de exame apresentadas neste livro são referentes aos últimos três anos, todas com sugestões de resolução, e têm como objectivo: avaliar o nível da aprendizagem; sistematizar conhecimentos; preparar os testes ao longo do ano e o exame do 12.° ano.

Preparação para o Exame Nacional 2008 - Português 12.º Ano Editora: Porto Editora ISBN: 978-972-0-01393-4 Preço Recomendado: 29,90 EUR Este livro inclui a teoria do 12.° ano da disciplina de Português, acompanhada de sínteses, glossários e questões de desenvolvimento; Tipologias textuais; Funcionamento da Língua; Esquemas e quadros explicativos; Obras consultadas e aconselhadas; Conselhos úteis para a preparação do Exame; Questões-tipo resolvidas; Questões-tipo propostas (com soluções no final do livro).

Editora: Porto Editora Preço Recomendado: 9,20 EUR cada Os livros desta colecção, concebidos de acordo com as orientações dos Novos Programas para o Ensino Secundário. A Colecção Estudar Português é, desta forma, uma proposta de grande interesse para professores e alunos, oferecendo auxiliares importantes para o sucesso da aprendizagem. Títulos disponíveis: Felizmente há Luar Memorial do Convento Fernando Pessoa – Ortónimo e Heterónimos Os Lusíadas, Luís de Camões e Mensagem, de Fernando Pessoa 33 FORUM ESTUDANTE ABRIL’08


espaço PARLAMENTO DOS JOVENS

PARLAMENTO DOS JOVENS

Sessões regionais Aveiro 1 Abril - Auditório do IPJ Beja 1 Abril -Auditório do IPJ Guarda 8 Abril - Assembleia Municipal Bragança 8 Abril - Salão Nobre do Governo Civil Açores 8 Abril - Assembleia Legislativa Regional Horta Vila Real 15 Abril - Auditório do IPJ Coimbra 15 Abril - Salão Nobre da Câmara Municipal Madeira 15 Abril - Escola da APEL

Sessão nacional 28 e 29 Abril, na Assembleia da República, Lisboa

Concurso EUROSCOLA Para além do programa Parlamento dos Jovens, não deixes de dar atenção a uma outra iniciativa organizada pelo IPJ e pelo Gabinete do Parlamento Europeu em Estrasburgo em colaboração com a AR, o EUROSCOLA. Trata-se de um concurso entre escolas, cujo objectivo é levar estudantes a entrar em debate nas sessões que acontecem na cidade francesa. Participar nesta iniciativa implica desenvolver um trabalho sobre a União Europeia. No entanto, uma vez que essa é, igualmente, a temática do Parlamento dos Jovens, este ano, as escolas que se inscreveram em ambos os projectos não têm de desenvolver um trabalho autónomo para o EUROSCOLA, pois os seus projectos de recomendação contam como tal, sendo alvo de avaliação. Nos casos em que isso não acontece, as escolas deverão enviar o seu trabalho autónomo para as delegações regionais do IPJ até 31 de Dezembro. Podes encontrar mais informações acerca desta iniciativa em http://juventude.gov.pt.

Filhos de uma Europa maior Psssttt!!! Tu aí! Já reparaste que está a decorrer o Parlamento do Jovens, uma iniciativa do Instituto Português da Juventude, da Assembleia da República e do Ministério da Educação? O tema deste ano é “União Europeia: participação, desafios e oportunidades”. Ou seja, este é o mote para tu próprio(a) reflectires sobre o que é ser europeu e as vantagens que esta condição te oferece. O debate está na mesa, sendo a sessão final nos dias 28 e 29 deste mês. Se ainda não conheces o Parlamento dos Jovens, vamos já dar-te todos os pormenores. Esta iniciativa decorre todos os anos, sob um tema diferente, e é dinamizada pelo Instituto Português da Juventude (IPJ), pela Assembleia da República (AR) e pelo Ministério da Educação (ME). O grande objectivo é dar voz activa aos jovens dos ensinos básico e secundário – existem dois programas distintos para o Básico e para o Secundário -, colocando-os no papel de deputados. As diversas etapas do Parlamento dos Jovens decorrem ao longo do ano lectivo com a colaboração das escolas, e levam os estudantes a entrar num debate saudável nas sessões distritais e regionais. E, dada a importância da iniciativa, para além do IPJ, da AR e do ME, são ainda parceiras as Secretarias regionais que tutelam a educação e juventude nos Açores e na Madeira.

O programa desenvolve-se em três fases: › Debate do tema e processo eleitoral, onde se inclui a formação de listas candidatas, dentro de cada escola participante; › Eleição dos deputados às Sessões Escolares para aprovação dum Projecto de Recomendação da escola e eleição dos representantes às sessões a nível distrital ou regional; › Sessões Distritais/Regionais, onde se aprovam as recomendações a submeter à sessão nacional do Parlamento dos Jovens e se elegem os deputados que representam as escolas nesta Sessão. O culminar do processo dá-se na AR, em Lisboa, para que cada estudante leve ainda mais a sério a sua faceta de deputado/a.

Uma Europa onde tu participas Tudo sobre o Parlamento dos Jovens em http://juventude.gov.pt/Portal/Programas/ParlamentoJovens 36 FORUM ESTUDANTE ABRIL’08

Nesta edição do Parlamento dos Jovens, é a União Europeia que está em destaque. Os jovens deputados são, assim, desafiados a apresentar e defender medidas que incentivem à participação activa e à criação de oportunidades a nível europeu.


fama

Johnny Depp

{Texto: Ana Luisa Branco}

O camaleão de Hollywood Constantemente aplaudido pela crítica devido à sua versatilidade, Johnny Depp é, actualmente, um dos mais conceituados actores norte-americanos. Uma aparência descuidada, uma postura discreta e sempre tentando manter-se longe dos olhares mais curiosos, o “menino bonito” de Tim Burton conta com um currículo recheado de filmes de grande qualidade. Nós por cá gostamos... e muito!!!

Bonito e rebelde: mistura perfeita John Christopher Depp II nasceu a 9 de Junho de 1963, em Kentucky (EUA). Com o divórcio dos pais, aos 16 anos mudou-se para a Florida e seguiram-se tempos de álcool, drogas e rock & roll. A vontade de estudar era pouca ou nenhuma, preferindo investir numa carreira musical. Formou várias bandas de garagem, mas foi com os “The Kids” que alcançou o sucesso. Mudou-se para Los Angeles para apostar na música e, com 20 anos, casou-se com a maquilhadora da banda, Lori Allison. Começou também a tentar a carreira de actor quando conheceu Nicholas Cage. Este levouo a uma audiência daquele que viria a ser o seu primeiro filme: “Pesadelo em Elm Street” (1984). Seguiu-se o fim da banda e Depp passou a dedicarse à representação.

O caminho da fama Dois anos depois de se estrear como actor, fez uma pequena participação em “Os Bravos do Pelotão”, de Oliver Stone. Mais famoso ficou com a série “21 Jump Street”. A partir daqui, começou a ser construída a sua imagem de “ídolo pop”. Em 1990, e já depois do divórcio, o seu talento foi reconhecido com o filme “Eduardo Mãos de Tesoura”, de Tim Burton, no qual conseguiu mostrar a sua qualidade e surpreender os que o apelidavam de “pretty boy”. Durante a rodagem do filme conheceu a actriz Winona Ryder, com quem manteve um relacionamento durante três anos. Seguiu-se um período de fama e vários filmes, como “Gilbert Grape”, “Benny &Joon”, “Arizona”, “Minutos Contados” e “Homem Morto”. Um sucesso stressante para Johnny Depp, e que fez com que voltasse a recorrer às drogas e ao álcool. Tempos de decadência, instabilidade emocional, detenções pelo meio. No entanto, no ecrã, continuava a ser brilhante. Namorou com a modelo Kate Moss, mas a estabilidade apareceu com a cantora francesa Vanessa Paradis. É com ela e com os dois filhos de ambos que vive, há dez anos, em França. Portanto, além de jeitoso, o rapaz ainda sabe falar francês...

“SOU TÍMIDO, PARANÓICO, O QUE VOCÊS QUISEREM. DETESTO A FAMA. E TENHO FEITO TODOS OS POSSÍVEIS PARA A EVITAR.” Sucesso e mais sucesso... Depois de uns tempos afastado dos ecrãs, Johnny Depp reapareceu em grande com “Piratas das Caraíbas”, em 2003, para além das sequelas. As suas interpretações continuaram a captar cada vez mais atenções, como aconteceu em “Em Busca da Terra do Nunca”, “Janela Secreta”, “Chocolate” e “O Libertino”.. A parceria com Tim Burton não podia ter sido melhor, e foram vários os filmes deste realizador que contaram com Depp como personagem principal: “Charlie e a Fábrica de Chocolate”, “Ed Wood”, “A Lenda do Cavaleiro Sem Cabeça”, “A Noiva Cadáver” e , o mais recente, “Sweeney Todd - O Barbeiro Demoníaco da Rua Fleet”. O actor foi já nomeado duas vezes para os Oscares e cinco para os Globos de Ouro. Tantas nomeações, mas o que é certo é que, até hoje, apenas conseguiu ganhar um “Honorary Cesar”, a propósito dos franceses “Cesar Awards”. Será embirração com o rapaz?

Go, Johnny go Bonito, talentoso, inteligente na escolha dos filmes em que participa, Depp já mostrou que faz de si próprio aquilo que bem entender. Qualquer papel irá sempre assentar-lhe bem, dada a sua capacidade de se adaptar a diferentes tipos de personagem. Talento, maluquice natural, chamem-lhe o que quiserem. O que é certo é que nos consegue surpreender cada vez que aparece. Estilo invejável para uns, mas completamente irresistível para outros! É ele mesmo, Johnny Depp. 38 FORUM ESTUDANTE ABRIL’08

CURIOSIDADES Quando namorava com Winona Ryder fez uma tatuagem no braço a dizer “Winona Forever”. Acabaram e ele alterou o desenho para “Wino Forever” (bêbado para sempre). Na altura em que filmava “A Lenda do Cavaleiro Sem Cabeça”, em Londres, foi detido por ameaçar um grupo de paparazzi quando saía de um restaurante. Como não podia deixar de ser, possui uma estrela no Passeio da Fama, em 7020 Hollywood Boulevard. Um dos filmes em que participou, “A Nona Porta”, foi rodado em Sintra. É conhecido o gosto de Depp pelo nosso país.


fama

“ACHO QUE ME SINTO ATRAÍDO POR ESTES PAPÉIS ESTRANHOS PORQUE A MINHA PRÓPRIA VIDA É UM POUCO ANORMAL. A ÚNICA COISA COM A QUAL TENHO PROBLEMAS É O FACTO DE ME COLOCAREM RÓTULOS.”

“SOU UM TIPO À MODA ANTIGA. QUERO VIR A SER UM VELHOTE COM UMA BARRIGA DE CERVEJA, SENTADO NUM ALPENDRE A OLHAR PARA UM LAGO OU ALGO DO GÉNERO.”

“A VIDA É UMA COISA BASTANTE BOA. PORQUE NÃO HAVERIA DE SER? AFINAL DE CONTAS, EU SOU UM PIRATA!”

39 FORUM ESTUDANTE ABRIL’08


espaço

Para obteres mais informação sobre as profissões associadas ao sector do calçado vai a www.catalogo.anq.gov.pt

Dá corda aos sapatos Porque o sector do calçado já mudou, conhece as novas tendências, as “modas” e as competências dos novos profissionais para poderes dar corda aos sapatos.

NOTÍCIAS

Alunos dinamizam campanha de rua comemorativa do Dia Europeu das Doenças Raras Os alunos do 2º ano do Curso Profissional de Animador Sociocultural, da Escola Profissional Artes, Tecnologias e Desporto, de Lisboa, participaram, no dia 29 de Fevereiro, nas comemorações do Dia Europeu das Doenças Raras, promovidas pela Federação de Doenças Raras de Portugal (FEDRA). Neste dia, os alunos do referido curso dinamizaram a campanha de rua que decorreu no Jardim Amália Rodrigues, no Parque Eduardo VII, contribuindo, deste modo, para a divulgação da Federação e ainda para a angariação de fundos que permitirão construir a Casa dos Marcos, uma instituição que se destina a minorar as dificuldades dos cidadãos portadores de doenças raras e das suas famílias.

Nunca tinhas pensado que podias exercer uma actividade profissional num sector considerado tradicional como o do calçado? Pois está na hora de conheceres melhor as potencialidades duma indústria que se modernizou e passou ser considerada bastante in, associada a uma nova imagem. Nesta área verifica-se um fenómeno de maior diferenciação e definição estética, imperando um design baseado na filosofia “estilo de vida”. Ou seja, os sapatos tendem a afirmar a personalidade de quem os calça. O calçado “casual” ganha, assim, mais adeptos, surgindo associado, cada vez mais, a modalidades de franchising de origem nacional. Tendo em conta a importância do conforto e a sua

imagem estética, a área produtiva tem hoje novas exigências. As características técnicas dos produtos ganham uma importância fundamental, tendo em conta as preocupações com o tipo de material utilizado, a inovação ao nível das matérias-primas, a filosofia de construção do sapato, a maleabilidade da sola, entre outros aspectos. Uma eficaz articulação entre a área da produção e a área da concepção e desenvolvimento é fundamental para responder a estas exigências. Existem ainda outras possibilidades de design associadas a uma especialização em nichos de mercado onde a estética e os materiais possuem um valor extremamente elevado, o que se verifica nos segmentos de moda mais clássicos.

Paixão pela mecânica “QUANDO CHEGUEI À UNIVERSIDADE, REPAREI QUE ESTAVA MUITO MAIS À VONTADE PARA RESPONDER A ALGUNS DESAFIOS, PRECISAMENTE, POR TER FREQUENTADO UM CURSO PROFISSIONAL.” VÍTOR CORDEIRO Para Víctor Cordeiro, a opção do ensino profissional revelou-se uma mais-valia fundamental. Escolheu o curso de Técnico de Manutenção industrial na Escola Tecnológica, Artística e Profissional de Pombal, em parte devido à colaboração que já tinha na empresa gerida pelos pais. Mais tarde, decidiu

40 FORUM ESTUDANTE DEZEMBRO’07


Em www.novasoportunidades.gov.pt encontras as modalidades e as respectivas entidades de formação que te dão as competências para poderes vir a ter uma carreira de sucesso.

O sucesso da cooperação O sucesso deste sector passa ainda pelo crescimento da internacionalização baseada em acções de cooperação comercial entre concorrentes do mesmo segmento. Encontramos, assim, casos muito interessantes de empresas que apostam cada vez mais na inovação, na internacionalização, na cooperação e no trabalho desenvolvido em rede. Esta aposta passa, essencialmente, pela abertura do sector à cooperação com um conjunto de entidades diferenciadas e com competências distintas, tais como: centros tecnológicos, instituições de investigação; fornecedores de equipamento e de componentes para calçado; outros sectores de actividade com afinidades ao nível da fileira produtiva (curtumes) ou ao nível do desenvolvimento de colecções integrais que incorporem linhas completas de produtos (empresas do sector do calçado e marroquinaria - sapatos, malas, cintos, …), etc.

As actividades deste sector Tendo em conta estas novas tendências do sector do calçado, a formação profissional terá de apostar nas áreas mais “core”, nomeadamente, concepção/design e desenvolvimento, produção, bem como marketing e distribuição, de forma a elevar o nível de qualidade e inovação do sector, contribuindo para uma maior sustentabilidade do mesmo no futuro. Caso optes por uma formação neste sector, podes enveredar pela área da concepção e desenvolvimento de produtos, onde, tendo em conta as tendências de moda, a qualidade, a estratégia comercial da empresa e os constrangimentos técnicos da produção, poderás conceber e desenvolver novos produtos. Todavia, a importância da cooperação e a exigência dos clientes pode obrigar os designers/estilistas deste sector a

seguir para o ensino superior. Ingressou em Engenharia Industrial e, olhando para trás, considera que ambas as formações se complementaram. “No fim, notei que havia vantagens a nível prático. Quando cheguei à universidade, reparei que estava muito mais à vontade para responder a alguns desafios, precisamente por ter frequentado um curso profissional”, recorda. “Não senti dificuldades, enquanto alguns colegas não conseguiam compreender determinadas matérias, que eu já tinha abordado antes. Isso, para mim, foi uma surpresa.” Actualmente, Vítor gere três empresas em ramos distintos (automóvel, educação e vestuário). “Tenho uma vida bastante

ESCOLHE A TUA PROFISSÃO

assumirem competências e saberes na área comercial/marketing, relacionados com: › As características dos clientes alvo e dos mercados; › A utilização das novas tecnologias; › A afirmação de uma imagem credível e de qualidade dos produtos e da empresa. Podes ainda conceber e produzir modelos para a fabricação de diversos tipos de calçado, tendo em conta um conjunto alargado de fontes, tais como: as especificações do cliente, as orientações do designer e os constrangimentos técnicos da produção. Ao nível da produção, podes exercer uma actividade relacionada com a programação, planeamento e distribuição de tarefas nas diferentes fases (corte, costura, montagem e acabamentos) tendo como objectivo optimizar a qualidade e a quantidade produzida. Em suma, desde a fase da concepção até à finalização do produto, muitas são as profissões implicadas, havendo para cada uma adequada formação profissional.

Perfis profissionais, relativos ao sector do Calçado, integrados no Catálogo Nacional de Qualificações: › Técnico de Moda de Calçado e de Marroquinaria › Modelista de Calçado e de Marroquinaria › Técnico de Gestão da Produção de Calçado e de Marroquinaria › Técnico de Métodos e Tempos de Calçado e de Marroquinaria › Operador de Fabrico de Calçado e Componentes › Técnico de Manutenção de Máquinas de Calçado e de Marroquinaria

ocupada, mas se assim não fosse, não teria sentido”, justifica. Além disso, dá aulas de Mecatrónica Automóvel na sua anterior escola profissional, onde é também coordenador do departamento de Mecânica. “É uma área que gosto bastante, até porque o meu hobby é restaurar automóveis antigos. E gosto de transmitir esse gosto aos meus alunos.” Aos formandos que lhe passam pela sala de aula, Vítor faz sempre questão de alertar para a grande empregabilidade de áreas como a engenharia mecânica e a engenharia industrial. “Às vezes eles também não conhecem muito bem as suas vocações, mas ao fazerem uma formação destas, mais tarde, poderão especializar-se.”

Técnico de Análise Laboratorial ÁREA DE ACTIVIDADE: Tecnologias de Processos Químicos OBJECTIVO GLOBAL Realizar análises e/ou ensaios químicos, físicos e microbiológicos de acordo com o(s) método(s) analíticos(s) mais adequado(s), garantindo a fiabilidade dos resultados.

SAÍDA(S) PROFISSIONAL(IS) Técnico/a de Análise Laboratorial

ACTIVIDADES 1. Analisar as instruções que acompanham cada um dos trabalhos a realizar. 2. Preparar os materiais e equipamentos necessários à realização de análises e/ou ensaios, tendo em conta a natureza e os objectivos do trabalho: 2.1. Preparar equipamentos, reagentes, meios de cultura e soluções de acordo com o trabalho a realizar; 2.2. Preparar, medir ou determinar a massa dos produtos a analisar e/ou ensaiar; 2.3. Preparar o equipamento de acordo com os métodos e práticas indicados. 3. Realizar análises e/ou ensaios químicos, físicos e microbiológicos, de acordo com o estabelecido: 3.1. Recolher e preparar as amostras de substâncias e produtos para análise, sempre que a sua especificidade assim o justifique; 3.2. Registar as observações de dados, os métodos aplicados e os resultados (intermédios e finais) obtidos pela observação dos fenómenos com vista à sua transmissão a outros serviços; 3.3. Classificar e distribuir as amostras segundo o tipo de análise, teste ou ensaio a efectuar. 4. Avaliar os resultados das análises e/ou ensaios realizados, detectando e comunicando as anomalias/desvios relativamente ao estabelecido, caso existam. 5. Elaborar relatórios, efectuando cálculos e registando em tabelas e gráficos os dados relativos às operações de controlo dos ensaios realizados. 6. Providenciar para que o equipamento esteja em boas condições de utilização: 6.1. Verificar as condições de funcionamento dos equipamentos; 6.2. Efectuar a limpeza dos equipamentos ou requisitar a intervenção do serviço de manutenção.

COMPETÊNCIAS SABERES NOÇÕES DE: Calibração: Técnicas e procedimentos. CONHECIMENTOS DE: Língua inglesa: utilização de vocabulário técnico; Gestão de resíduos tóxicos. CONHECIMENTOS FUNDAMENTAIS DE: Química e Bioquímica; Física – Mecânica, termodinâmica e electromagnetismo; Microbiologia; Metrologia; Estatística; Matemática: cálculo numérico e algébrico, teorias de cálculo; Métodos e técnicas laboratoriais, análises e ensaios: tipos, características e aplicações; Tecnologia dos materiais e dos equipamentos de laboratório; Controlo de qualidade; Informática na óptica do utilizador; Normas de segurança, higiene e saúde no trabalho aplicadas à indústria química; Normas de qualidade e protecção ambiental. SABERES - FAZER › Ler e interpretar as especificações técnicas relativas aos trabalhos a realizar; › Seleccionar o método de análise adequado à realização de um dado ensaio; › Aplicar técnicas de recolha de amostras para as análises; › Aplicar os procedimentos adequados às análises e/ou ensaios a efectuar; › Aplicar técnicas de preparação de equipamentos; › Aplicar técnicas de preparação, medição e pesagem; › Avaliar os resultados das análises realizadas e sua fiabilidade; › Utilizar métodos e técnicas de análises qualitativas, quantitativas e instrumentais; › Utilizar, testar e avaliar equipamentos de análise de diversas bases tecnológicas, instrumentos e materiais de laboratório; › Utilizar equipamento informático para processamento de dados e de resultados; › Aplicar técnicas dos procedimentos de controlo de qualidade; › Detectar as anomalias e os desvios dos parâmetros; › Utilizar as técnicas de manutenção dos equipamentos; › Aplicar as normas e procedimentos de segurança, higiene e saúde no trabalho, no exercício das suas funções. SABERES - SER › Demonstrar capacidade de análise na procura de soluções para os problemas; › Agir com rigor e precisão; › Estabelecer relações técnicas e funcionais e cooperar com outras áreas da empresa, de forma a responder às solicitações do serviço; › Adaptar-se à evolução das tecnologias, procedimentos, materiais e métodos analíticos; › Agir com responsabilidade sobre os equipamentos, processos, pessoas e meio ambiente; › Agir em conformidade com as normas e procedimentos de qualidade, protecção ambiental, segurança, higiene e saúde no trabalho.


GUIA PRÁTICO DO ESTUDANTE N 2007/08 PO ÃO PE DE TODOS OS CURSOS RD S ER

exclusivo!

CHEGOU A ALTURA DA PROVA MAIS DIFÍCIL?

NÓS AJUDAMOS! QUERO

O MUDAR O MUND A NATUREZA M CO R HA AL TRAB M PATRÕES TRABALHAR SE NÚMEROS M TRABALHAR CO M CRIANÇAS CO R HA AL AB TR LINA ORDEM E DISCIP

AGOR A

2 e m1

EM

AVEIRO RÃES BRAGA e GUIMA COIMBRA FARO LISBOA PORTO

PROVAS DE INGRESSO, VAGAS, MÉDIAS E MUITO MAIS!

OS NÚMEROS DO SUCESSO E EMPREGABILIDADE DOS CURSOS SUPERIORES

ENCOMENDA JÁ! Se já não encontras o teu Guia nas bancas, podes encomendá-lo, preenchendo o cupão!

GUIAS DAS PROFISSÕES: 5,5 EUROS CADA

GUIAS UNIV: 4 EUROS CADA

Colecção completa só 27 euros

Colecção completa só 18 euros

UM GUIA DAS PROFISSÕES + UM GUIA UNIV À ESCOLHA = 6,5 EUROS PARA ENCOMENDARES: Assinala, com uma cruz, o(s) exemplar(es) que pretendes no respectivo quadrado. Destaca a página, e envia para: PRESS FORUM — REMESSA LIVRE 25002 — 1144 LISBOA CODEX (NÃO PRECISA DE SELO)    Morada    Código Postal - Localidade  Data de Nascimento // Contribuinte  Telefone  Telemóvel  e-mail   Actividade   Escola/Empresa   Ano  Área  Curso  Nome

 GUIA PRÁTICO DO ESTUDANTE 2007 SÓ 2,50¤¤ (+Portes) PREÇO VÁLIDO APENAS PARA ENCOMENDAS DIRECTAS À PRESS FORUM

DEPOIS DE PREENCHIDO O CUPÃO, DESTACAR E ENVIAR PARA: PRESS FORUM — REMESSA LIVRE 25002 — 1144 LISBOA CODEX (NÃO PRECISA DE SELO) FORMA DE PAGAMENTO - Envio:  CHEQUE Nº:  Banco:  À ORDEM DE: PRESS FORUM, SA  VALE CTT Nº:  Transferência bancária NIB: 0033 0000000 6147326605 BCP. Enviar comprovativo da transferência bancária por FAX para: 21 887 76 66 Adicionar, ao preço do Guia, o valor correspondente para os portes de envio — 1 exemplar: € | de 2 a 4 exemplares: 2,80€ € | outras quantidades, contactar: 21 885 47 30 1,25€ NOME: 

    CÓDIGO POSTAL/LOCALIDADE: -  TELEFONE:  e-mail:   DATA DE NASCIMENTO: // ESTADO CIVIL:  ESCOLA/EMPRESA:   ANO:  ÁREA:  CURSO:  MORADA:

Os presentes dados irão ser tratados informaticamente. Destinam-se a operações administrativas e estatísticas e à eventual apresentação de outros produtos e serviços prestados pela nossa empresa ou por terceiros de reconhecida idoneidade. Ao seu titular é garantido o direito de acesso, rectificação, alteração ou eliminação sempre que para isso contacte por escrito a Press Forum S.A. Se pretenderes que os teus dados não sejam facultados a terceiros, assinala com uma cruz (x) 

Para qualquer esclarecimento adicional, contactar: 21 885 47 30

MODO DE PAGAMENTO Envio CHEQUE n.º  no valor de ,¤, do banco   à ordem de PRESS FORUM – Comunicação Social, S.A. Envio VALE CTT n.º  no valor de ,¤, à ordem de PRESS FORUM – Comunicação Social, S.A. Transferência bancária NIB: 0033 0000000 6147326605 BCP. Enviar comprovativo da transferência bancária, juntamente com os livros pretendidos, por FAX para: 21 887 76 66 Os presentes dados irão ser tratados informaticamente. Destinam-se a operações administrativas e estatísticas e à eventual apresentação de outros produtos e serviços prestados pela nossa empresa ou por terceiros de reconhecida idoneidade. Ao seu titular é garantido o direito de acesso, rectificação, alteração ou eliminação sempre que para isso contacte por escrito a Press Forum S.A. Se pretender que os seus dados não sejam facultados a terceiros, assinale com uma cruz (x) 


estreias NOTÍCIAS {Texto: Ana Luisa Branco}

{Cinema} Street Kings Tom Ludlow é um veterano policial, em Los Angeles, que perde a sua mulher e, como se não bastasse, perde também um colega. Pior ainda é o facto de se ver implicado na morte deste polícia. Ludlow vai fazer de tudo para provar a sua inocência, mesmo que, para isso, tenha que ir contra todas as regras policiais. Muitos serão os obstáculos e começa mesmo a duvidar das pessoas que estão à sua volta. No meio disto tudo, contará com a ajuda de um jovem detective do departamento de roubo e homicídios. Já não bastava toda esta confusão para nos abrir o apetite, o filme conta com grandes actores que dão ainda mais vontade de o ver, como Keanu Reeves, Forest Whitaker e Hugh Laurie (o nosso Dr. House!). Estreia dia 11 deste mês nos EUA. Ficamos à espera!!

{Cinema} Suspense no cinema! Estreia dia 24 deste mês um filme que não vais querer perder! Em “Possession”, uma mulher vê a sua vida virada de pernas para o ar quando o marido e o cunhado têm um estranho acidente que os deixa em coma. Confusão das confusões: o cunhado acorda e pensa que é o irmão! Um thriller realizado por Joel Bergvall e Simon Sandquist, que conta com Sarah Michelle Gellar, Lee Pace e Michael Landes nos papéis principais. Experimenta tentar perceber o que se passa, e vais ver que não será tarefa fácil!

{Séries} Um assassino exemplar! Dexter é uma das séries mais aclamadas dos EUA e tem como protagonista o actor Michael C. Hall. Dexter é um especialista forense em amostras de sangue no Departamento de Polícia de Miami. Um homem muito educado, respeitado no local de trabalho, e adora crianças. Mas este “exemplo” de pessoa é também um serial killer que mata aqueles que a polícia não consegue prender. Ficou órfão aos quatro anos e, desde cedo, detectou a sua tendência homicida. Todo o seu conhecimento, proveniente da mente assassina que esconde, faz com que consiga seguir todos os passos dos assassinos. À noite, o seu instinto leva-o a matar os criminosos que encontrou. Um contraste entre o bem e o mal que nos consegue surpreender e prender a cada novo episódio. Podes acompanhar este carismático polícia às quartas-feiras à noite, na RTP2. Sabias que... A série foi adaptada do livro “Dexter, Um Pesadelo Raiado de Negro”. Está a ter um grande sucesso em Portugal, à semelhança do que aconteceu nos EUA. Michael C. Hall já trabalhou em várias peças de teatro da Broadway, onde conheceu a sua mulher, a actriz de teatro Amy Spanger. Estreou-se na televisão em 2001 na série “Sete Palmos de Terra”, onde interpretava David, uma personagem gay.


Vê mais música em www.forum.pt

música

A Matéria Prima dos Mind da Gap! “Do mais dançável, mais “levezinho”, ao muito pesado. Do nada crítico ao muito crítico.”

{Texto: Ana Luisa Branco}

Quando questionados sobre o trabalho que preferem, a resposta é comum a todos: “Isso é como perguntar a um pai qual é o filho que gosta mais. Nós gostamos é de fazer filhos, e não de escolher qual é o mais bonito!!!” Provavelmente não te lembrarás do aparecimento deles, já lá vão dez anos. É muito tempo... Mas é precisamente isso que os torna especiais, duradouros e um sucesso inquestionável do Hip Hop nacional. Ace, Presto e Serial dispensam grandes apresentações. Formaram os Mind da Gap, em 1993, inicialmente com o nome Da Wreckas. O sucesso chegou um ano depois com “Piu Piu Piu” e, em 1997, foi reforçado com o primeiro álbum “Sem Cerimónias”. A banda realça a grande diferença que fizeram na época: “Éramos três gajos brancos do Porto a fazer rap”. Em 2000 chega “A Verdade”, conseguindo os MDG marcar cada vez mais a sua posição e tendo a língua portuguesa como principal aliada no seu estilo, tipicamente americano. A fasquia sobe em 2002 com “Os Suspeitos do Costume” e os três rapazes não desiludem, pelo contrário. Sucesso,

inovação e coesão são as palavras de ordem! Depois de quatro anos na estrada, surge o quarto álbum “Edição Limitada” - que vem comprovar o crescimento e maturidade. Com “Matéria Prima”, os MDG vêm, mais uma vez, mostrar que continuam aí, comemorando agora uma década a rappar pelo país! Um balanço merece ser feito e, como nos contou Ace: “Temos que sentir-nos orgulhosos pelo trabalho que realizamos até hoje. Qualquer um de nós tem noção que o percurso não foi fácil.” Muito esforço, dedicação e amor à música foi o que sempre os moveu. Além disso, afirmam as sua sinceridade, negando qualquer tipo de tentativa para agradar a terceiros. “Sempre fomos iguais a nós próprios, e quando assim é, o percurso, seja em que área for, é um bocado mais difícil”, diz Ace. Este último álbum tem 18 faixas, com dois temas novos e um inédito, e vem apenas relembrar o grande rabalho de três dos maiores mentores do Hip Hop nacional. Ace não não tem dúvidas acerca do disco e da banda em si: “O “Matéria Prima” acaba por ser o espelho de três gajos com bom gosto que fazem música sem preconceitos.” Venham mais dez anos! Entrevista integral em www.forum.pt.

“O Hip Hop, hoje em dia, é uma coisa perfeitamente instituída, que já ninguém questiona.”

PANIC! Ryan Ross, Spencer Smith, Brent Wilson e Brendon Urie começaram por ser uma banda de escola, que tocava covers dos Blink 182. Os Panic! At the Disco ganharam maturidade, compuseram as suas próprias músicas e tornaram-se numa banda americana de rock alternativo. Quem é que gostou tanto deles que os ajudou no caminho para o sucesso? Nada mais, nada menos, que Pete Wentz, baixista dos já por todos nós conhecidos Fall Out Boy! “A Fever You Can’t Sweat Out” é o nome do álbum de estreia. O baixista Brent foi, entretanto, substituído por Jon Walker. Em 2006 ganharam o prémio de Melhor Vídeo Internacional por “I Write Sins Not Tragedies”. Dois álbuns foram lançados recentemente: “Live Session EP” e “Pretty.Odd.” Esta malta não pára! 44 FORUM ESTUDANTE MARÇO’08

NOTÍCIAS

It´s FONZIE time! Há pouco mais de dez anos, quatro rapazes juntaram-se e fizeram-se à estrada. Hugo, David, Carlos e João foram movidos pela vontade de tocar e de conseguirem ser ouvidos no resto do mundo. Fonzie é o resultado do esforço. Tocam punk-rock e são uma das bandas pioneiras do punk em Portugal. Em 1997, lançam a primeira promo tape, “Bring Me Up”, que começou a despertar a curiosidade de muitos. No ano seguinte sai um primeiro trabalho, “The Melo Pot”, um verdadeiro sucesso de vendas. Três anos de concertos e muita dedicação levaram-nos à Suécia para gravar o álbum de estreia “Built to Rock”. E é verdade, foram mesmo feitos para isto! Entraram em festivais, chamaram a atenção de editoras e iniciaram uma tourné mundial. Seguiu-se o álbum “Wake Up Call” e, em 2006, gravaram o mais recente álbum “Shout It Out”, do qual se destaca o conhecido tema “Gotta Get Away”. No início deste ano fizeram-se à estrada cá em Portugal para relembrar os velhos tempos. Actualmente vivem nos EUA, onde lhes reconhecem mais valor do que cá. Já é altura de abrir a pestana e prestar atenção a esta banda! Para saberes mais vai a www.fonzietime.com ou www.myspace.com\fonzie

U2 reeditam “Boy” Vinte anos passaram, mas eles continuam aí! Os U2 vão agora reeditar o primeiro álbum de originais da banda, “Boy”, bem como o catálogo completo da banda, precisamente, para comemorar as duas décadas de existência. O álbum foi originalmente editado em 1980 mas, apesar de conter o conhecido tema “I Will Follow”, não teve muito sucesso no mercado. Além da versão remasterizada de “Boy”, esta edição contém ainda um CD bónus. Será já no dia 20 de Maio que podes encontrá-lo à venda.


desporto

NOTÍCIAS

Pequim 2008 Ténis é no Estoril Para os Jogos Olímpicos de Pequim, que decorrem entre 8 e 24 de Agosto, esperam-se temperaturas favoráveis aos atletas! É meio caminho andado para o seu bom desempenho nas provas. Segundo as previsões do Departamento Meteorológico Municipal da capital chinesa, as temperaturas andarão pelos 24,5 graus centígrados, e os cálculos baseiam-se nas temperaturas médias de Agosto nos últimos 30 anos. Mas os chineses pensam em tudo e põem mesmo a hipótese de manipular as condições climatéricas, caso seja necessário. E como fazem isto? Muito simples: criam chuva artificial durante o evento e melhoram a qualidade do ar. Utilizam aviões que vão semear produtos químicos para aumentar a condensação das nuvens e fazer chover. Aqui nada escapa!

Os escolhidos de Scolari O Euro 2008 está a chegar e a nossa Selecção vai-se preparando para grandes exibições. Será? Esperemos que sim, porque em 2004 a derrota contra a Grécia ficou “entalada” em todos os portugueses. Scolari promete mudanças, sem se preocupar com quem se sentir atingido. O que interessa é o bom desempenho da equipa, o resto é conversa! Será a 12 de Maio que o seleccionador apresenta os 23 convocados que nos irão representar. O local escolhido é Viseu, onde a equipa fará o penúltimo estágio da Selecção. É desta que somos campeões da Europa? A ver vamos...

Ficar sem pé é que não! Eduardo da Silva, jogador do Arsenal, lesionou-se há pouco mais de um mês, num jogo contra o Birmingham. Um adversário deu-lhe uma “trancada” tão forte que o jogador podia mesmo ter ficado sem pé, não fossem os esforços da equipa médica do clube. O internacional croata está agora a ser sujeito a intensos tratamentos e poderá ter que ficar parado nos próximos meses. Preocupado está também o seleccionador croata, Slaven Bilic, que considera Eduardo insubstituível na equipa para o Euro 2008. Como ele está, talvez tenha que esperar mais quatro anos para participar no Campeonato da Europa... 46 FORUM ESTUDANTE ABRIL’08

Está este mês a decorrer o Estoril Open 2008. Se gostas mesmo de ténis, então, este ano tens aqui um torneio em grande. Basta falar na vinda de Roger Federer, considerado um dos melhores tenistas de todos os tempos! Este suíço é o número um do mundo e é o protagonista da 19ª edição do evento. Rápido, perspicaz e quase sempre implacável, o tenista tem como grande objectivo a conquista de Roland Garros. A sua qualidade é destacada por 99,9 por cento dos especialistas e começa mesmo a deixar de ser comparado aos melhores do ténis. É tão à frente que já está incluído no grupo restrito de grandes nomes do desporto como Michael Jordan, Tiger Woods, Pelé, Lance Armstron, Ayrton Senna e Muhammed Ali.

O jogador mais feio!!! Já deves ter ouvido falar de Wayne Rooney, um dos “meninos bonitos” do Manchester United. Pena que esta expressão só se aplique ao seu jeito para o futebol. Segundo uma sondagem do site www.thepeoplesclub.com, este é o jogador mais feio do mundo! O ego do colega de Cristiano Ronaldo deve andar mesmo em baixo. 33 por cento das votações recaíram sobre ele, e até Ronaldinho lhe ficou atrás, ocupando o segundo lugar no pódio dos mais feios. Não será, no entanto, motivo de preocupação para nenhum deles. É que, hoje em dia, ninguém olha só para a beleza físíca, mas também para o volume da conta bancária! O mesmo estudo mostrou que um quinto das inquiridas afirma não se importar de sair com um homem menos bonito, digamos assim, se este tiver dinheiro. O mundo está perdido!!!


rodas

“SE QUEREMOS SER REALMENTE BONS TEMOS DE TREINAR EM TODO O TIPO DE TERRENOS COM AS MAIS VARIADAS CONDIÇÕES CLIMATÉRICAS. A MESMA PEDRA NÃO É IGUAL EM TEMPO SECO E COM CHUVA.”

Grande andamento!

{Texto: Ana Luisa Branco}

Para quem não sabe, o Bike Trial é um desporto de bicicletas que tem como objectivo ultrapassar obstáculos quer naturais, quer artificiais. Pedro Ribeiro é um jovem piloto que conta já com um currículo de vitórias nesta modalidade. Aventura-te a conhecê-lo.

“OS MEUS TREINOS NÃO SÃO SÓ PEGAR NA BIKE E IR ANDAR, SÃO TAMBÉM VER FILMES, ARTIGOS, FOTOS E MANOBRAS DE OUTROS PILOTOS, PARA QUE POSSA PERCEBER QUAL O MEU NÍVEL DE ANDAMENTO E APRENDER MAIS.”

Pedro Ribeiro foi vice-campeão desta modalidade em 2004 e campeão em 2005. É o piloto mais jovem a ingressar na categoria de Elite e conta já também com participações no campeonato espanhol. O local onde costuma treinar é na Penha, em Guimarães, o “paraíso do Bike Trial”, na sua opinião. Faz também demonstrações em todo o tipo de obstáculos e ainda com público presente. Mostra o talento em cima da bicicleta em bares, discotecas, eventos desportivos, televisões e escolas. Mas a vida não é só Bike Trial. Para além do desporto, estuda Informática para a Saúde no Instituto Politécnico do Cávado e do Ave e quer seguir uma profissão relacionada com essa área. Claro que os treinos e competições ocupam também um lugar central nos seus objectivos futuros. Para saberes mais sobre sobre o Pedro, podes sempre consultar o seu próprio site em www.pedroribeiro-elite.pt.vu.

Nome: Pedro Ribeiro Idade: 18 anos Naturalidade: Guimarães Desporto: Bike Trial 48 FORUM ESTUDANTE ABRIL’08

NOTÍCIAS

Skate em Las Vegas! Danny Way gosta de correr riscos, já todos sabemos... ou não tivesse ele saltado por cima da Grande Muralha da China há três anos! E conseguiu mesmo esse feito inédito. Não parando de nos surpreender, este skateboarder profissional americano chega agora à capital mundial do entretenimento. Las Vegas foi o local escolhido, nomeadamente, o “Luxor Hotel”. Aqui, e em conjunto com engenheiros, Danny pretende construir uma rampa que lhe permita descer pela pirâmide do hotel e saltar a esfinge que fica em frente da obra. Vontade e maluquice para isso não lhe falta!

Dakar atravessa o Atlântico. No próximo ano, o Rali Dakar poderá abandonar Lisboa e partir para a América do Sul. A confirmar-se esta vontade da organizadora Amaury Sports Organisation (ASO), a prova começará na Argentina e terminará no Chile. Assim sendo, a nossa capital deixa de ser o ponto de partida da mais importante prova de todo-o-terreno do mundo. Tanta areia em África fica então disponível para novas competições e João Lagos, patrão da Lagos Sport, põe mesmo a hipótese de organizar um rali-raide em África. Esperemos que, de futuro, não haja nenhuma ameaça terrorista para anular o evento!

Todos “jantes”... O que é um carro sem uma boa jante? Grandes doses de qualidade, originalidade e muito estilo são indispensáveis para ter um “brinquedo” à maneira. Por isso mesmo, ficas a saber que a BBS é a marca de jantes mais emblemática, tendo sido considerada pelos leitores da revista “Auto Motor und Sport” a melhor marca tuning de jantes em 2007. Há pouco tempo foram lançados quatro modelos: a BBS CM, a BBS CH “black edition”, a BBS CX-R e a “racing revolution”. Especial atenção para a CH, um modelo ultraleve, agora com um novo acabamento preto com rebordo em aço inoxidável para protecção da jante. Se gostas de tuning, trata bem o teu carro!


FORMAÇÃO PARA JOVENS FORMAÇÃO PARA JOVENS Design de Moda Design Têxtil para Estamparia Marketing Vitrinismo Tinturaria CURSOS DE VERÃO Iniciação ao Design de Moda Iniciação ao Design Têxtil Constrói o teu Futuro. Escolhe um curso à tua medida! Inscrições abertas!

Consulta mais informação em www.citex.pt Telef.: Porto – 226152500 | Barcelos – 253808770 | Vila das Aves – 252820910


novidades PRESS

Mãos ao ar! Tenho um mp3! Que música é esta? Música é algo indispensável em qualquer telemóvel... que seria de nós sem um grande som sempre por perto? A TMN lançou o TrackID da Sony Ericsson, uma das mais inovadoras funcionalidades de pesquisa e identificação de faixas musicais. Estejas tu onde estiveres, se ouvires aquela música que até gostas, mas não sabes o nome nem como a ter, em menos de 30 segundos podes captá-la com o teu telemóvel e receber o nome da faixa e o álbum a que pertence. Se fores cliente TMN podes comprar logo a música. Se não fores, azar! Fácil, não é?

Jogos no telemóvel? Venham eles O telemóvel é o teu melhor amigo e anda contigo para todo o lado? É a ele que recorres quando estás à espera de alguém e não tens nada para fazer? Então esta novidade vem mesmo a calhar! A Nokia disponibiliza agora a plataforma de jogos N-Gage para o Nokia N81. Qualidade gráfica do melhor e grande jogabilidade. Através do site http://www.n-gage.com/firstaccess, podes descarregar a aplicação N-Gage para o teu computador e, daí, passá-la para o telemóvel. Jogas aqui, ali, em todo o lado!

Grandes, gigantes, com mil metros de altura! Que todos querem ser os maiores e os melhores, já sabemos. Mas uns podem, outros ficam a ver... Os Emiratos Árabes Unidos têm o edifício mais alto do mundo, a Burj (Torre) Dubai, com 598 metros de altura. Claro que a Arábia Sáudita não se podia ficar atrás! Por isso mesmo, o príncipe Al-Waleed bin Talal quer lançar um concurso internacional para a construção de uma torre ainda mais alta, com 1,600 metros. Este “monstro” nascerá na cidade de Jeddah e custará a módica quantia de 10 mil milhões de dólares. Haja dinheiro!

Feliz Aquarius

Vai um PC, cara?

Estamos em festa!! Vamos beber e celebrar! Não penses já que queremos que apanhes uma... nada disso! Mantém-te longe do álcool! Fica-te por uma bebida saudável, rica em sais minerais e super refrescante. Limão ou laranja, és tu que escolhes! Se ainda não provaste, aproveita agora que a Aquarius comemora o primeiro ano de vida. Sendo assim: parabéns a você, nesta data querida...

Quando pensamos no Brasil, lembramo-nos de praias paradisíacas, boa comida, calor e alegria. Mas imaginamos também as partes negativas: os assaltos, a pobreza... Esquece isso e passa a ver este país como o quinto maior mercado de PCs do mundo! Em 2007 foram vendidos 10,7 milhões de computadores. À frente estão apenas os EUA, Japão, China e Reino Unido. Em relação ao mercado latino-americano, encontra-se em primeiro lugar no ranking, representando 47,3 por cento de todo o volume de PCs vendidos na região. Quem diria... O que é certo é que nem só de caipirinhas vivem os brasileiros!

Fashion por fora... e por dentro A Primavera já chegou e o Verão vem a caminho! Nada como uma boa peça de lingerie para te sentires bonita por dentro e, acima de tudo, confortável! É isso tudo que a Triumph te oferece na colecção Primavera/Verão 2008. Space Curves é uma nova série sem costuras que prima pela leveza. Parecerá que não tens nada por baixo da roupa! Já a série Teasing Temptation destaca-se pela elasticidade, pela cor preta e, claro, o toque romântico e super sexy! Não deixes de espreitar as novas sugestões. Cores é o que não falta nesta colecção! Atreves-te? 50 FORUM ESTUDANTE ABRIL’08

Uma grande história à volta de tão pouco. Foi isso mesmo que aconteceu a um inglês no final dum dia de trabalho e que o jornal Daily Mail publicou. Darren Nixon ia tranquilamente apanhar o autocarro a ouvir música no seu leitor de mp3 quando uma mulher o viu e achou, sabe-se lá porquê, que o aparelho era uma arma! Não estivesse o senhor, descontraídamente, a prepararse para atacar alguém, a polícia foi logo avisada. Resultado: autocarro cercado e homem revistado. Afinal, a “perigosa arma” até dava música! Já na esquadra, tiraram as impressões digitais, pressionaram o detido a confessar sabe-se lá o quê e, por fim, libertaramno. Mal-entendido esclarecido, desculpas pedidas e, claro, acusação desfeita! Há malucos para tudo...


novidades TECNOLOGIA JOGOS

Vai um mergulho de carro? Que tal uma viagem debaixo de água num carro desportivo e cheio de estilo? É isso mesmo que te propomos! Não deve ser fácil mas, pelo menos, já há essa possibilidade. Chama-se sQuba e foi inventado pela empresa suíça Rinspeed, que garante ser este o primeiro carro submergível! Com três motores eléctricos, funciona com bateria de litium recarregável e pode ir até dez metros de profundidade. E, quem sabe, pode ser que encontres o Nemo nos teus passeios...

Segurança nos pés Vivemos no mundo da tecnologia, da evolução. Mas esta invenção ultrapassa a imaginação de qualquer um!! GPS e ecrã de LCD concentrados numa... sandália!!! Este objecto um tanto ao quanto curioso foi criado a pensar nas “meninas da noite”, sujeitas a todo o tipo de violência. Trata-se de uma sandália que permite localizar as mulheres em caso de desaparecimento, e que ainda tem um ecrã onde elas podem exibir os seus próprios vídeos. Não bastando já isto, ainda dão música e têm um compartimento para guardar chaves, dinheiro ou preservativos. Não deve ser fácil carregar uma peça de calçado tão especial! No caso de haver problemas, esperemos que não percam a sandália ao estilo da Cinderela. Aí, não há GPS que as salve!

Pai, é só uma caneta

Mais Fifa! Está aí o terceiro capítulo da série Fifa Street, da Electronic Arts. O jogo tem um novo grafismo e as estrelas do futebol mundial aparecem-nos como verdadeiros heróis! Tens à escolha “Tricksters”, “Enforcers”, “Playmakers” e “Finishers”, com diferentes opções na bola para deixar a sua marca onde passam. Desde inteligência à capacidade física, podes escolher como formar uma equipa de jogadores de rua à maneira! O Fifa Street 3 está disponível para a Xbox 360, Playstation 3 e Nintendo DS. Dás uns toques?

Se te chateia o facto de o teu telemóvel não ter um teclado completo e não ser todo hi-tech como gostarias, não peças outro! Pede-lhes uma caneta! Um objecto normal, que é sempre preciso. Chama-se D:Scribe e digitaliza o que escreveres em qualquer superfície. Envia as mensagens por Bluetooth para o teu telemóvel e depois encaminha por e-mail para quem quiseres.

Gostas mesmo? Quantos de nós não gostariam de saber o que vai na cabeça das outras pessoas enquanto falamos com elas? Uma curiosidade bastante difícil de satisfazer, até esta invenção nos chegar às mãos! Pois é, podemos saber aquilo que queremos através de um simples telefonema. Chama-se “Love Detector” e foi apresentado pela operadora KPT, da Coreia do Sul. O modo de utilização é simples: basta que os utilizadores apontem o aparelho a si próprios em videochamada e, enquanto dura a conversa, aparece no ecrã uma barra de amor. No fim, e com base nos padrões de voz, a operadora avalia os valores de sinceridade, afecto, surpresa e concentração, enviando uma SMS com os resultados. Às vezes deve dar jeito... 51 FORUM ESTUDANTE ABRIL’08


liga-te POEMAS

Manda as tuas mensagens, cartas, receitas de culinária, desenhos ou poemas para Revista FORUM ESTUDANTE, Remessa Livre nº 25002, 1144 Lisboa CODEX (não precisa de selo) ou para o e-mail rfe@forum.pt. Este espaço é teu. Aproveita-o!!!!

Quando olhares

Chega Enviado por: Samuel Rolo, Escola Secundária José Saramago, 12ºE, nº23, Mafra Prendi-te por um olhar Além ao virar da esquina Foi onde me quis entregar Lá mesmo conjugámos o verbo amar Soltámos sonhos, deixámos o amor falar Foi fácil de imaginar Foi fácil de gostar. Inocente, Fui-me entregando Pensava eu ter nascido para te amar E mal sabia o que me havia esperando Por entre as nuvens fiz-te o sol brilhar E com a chuva acabei eu por levar. Mas agora chega… Chega de estar ao dispor Chega de noites sem fim Chega de viver sem sabor Chega de não saber mais de mim… Sinto-me cansado! Perdi o rasto à verdade Estou mais que saturado Já não existe em mim espaço para a felicidade O teu amor não mais me deixou que se não magoado O meu? Perdi-o para lá da eternidade.

Enviado por: Alguém que quer que o destinatário descubra a sua identidade através do poema Quando olhares para o céu e vires uma estrela que brilha com mais intensidade, essa estrela é o símbolo do meu amor por ti. Mas quando olhares e não vires nenhuma estrela não penses que te esqueci apenas me perdi no espaço à tua procura. Sabes porque te escrevo? Porque te amo! Dedicado a Sidney Junior, 9º ano, EBI Rainha D. Leonor de Lencastre (Cacém)

S. João Enviado por: Ludmila, Escola Secundária com 3º Ciclo de Pombal (Leiria) Foi no dia de S. João Que nós nos conhecemos Era tão grande a pressão Que nunca mais nos esqueceremos! Se hoje tenho este sorriso, Devo-o inteiramente a ti Tu és tudo o que eu preciso Para simplesmente ser feliz. Obrigado meu amor, Pelo teu carinho e atenção, Tu acabaste com a dor, Que existia no meu coração! Dedicado ao meu namorado

Ana Rute Mendonça: MUNDO SECRETO

O MEU ÍDOLO É...

E tu? Quem é o teu ídolo? Envia-nos um e-mail para rfe@forum.pt com “o meu ídolo” no Assunto.

Corredor SMS

Olá! Gostava de mostrar a todos os leitores o quanto gosto dos Mundo Secreto. Acho que são uma banda única e são todos muito simpáticos. Eu não sei explicar mas adoro-os! A música deles é espectacular! Quando estou triste e me apetece estar sozinha, ouço-os e fico bem melhor... Já estive em três concertos que foram excelentes. Só não vou a mais porque eles são de Leça da Palmeira e eu do Algarve. Mas já tive a oportunidade de falar com todos e são a simpatia em pessoa! Queria mandar um beijinho para a banda e um beijo especial para o Durval. Não se esqueçam das vossas fãs do Algave: as três Anas!

MENSAGENS Hi5 Olha lá o que a malta anda a dizer da FORUM. E tu? Ainda não foste espreitar o nosso perfil no Hi5? Hi... ‘Tás mesmo fora!!!

Mi§§ ¥ankee OLHA A MELHOR REVISTA DE

http://forumestudante.hi5.com A comunidade de amigos da FORUM está a crescer a olhos vistos! E tu, já fazes parte da rede?

Perfis do mês

SEMPRE! Todos os meses em minha casa, lida por mim, pelo meu mano, e tb pelos meus pais. SEMPRE IRRESÍSTIVEL!

x0ninHazitaH A voxa revista... ou melhor, a NOXA revista eh o maximu!!! Além d nos informar diverte-nos à brava!!!

Carol Não terei nada de novo a acrescentar acerca do excelente trabalho que é feito da vossa parte... No entanto, não posso deixar de dar os meus sinceros parabéns por isso... Existem esforços que valem a pena e este projecto é algo que vale realmente a pena, pela maneira que marca a vida de cada estudante que a lê. É uma revista que chega a todos pela sua versatilidade... Gosto imenso do trabalho!

Misstaxy Kuando vi a vossa revista nu princípio du ano lá na papelaria penxei “revista oferecida nao deve ser gand coisa”... Até k uma amiga m mostrou a revista no mês passado e quando estava a dar uma vista d olhos a achei ximplesmente fantástica...

Sheila Adoro, Adoro! Simplesmente adoro a vossa revista! É altamente... Cada vez melhor! Parabéns!

Phil http://fns-11-eleven.hi5.com Sexo / Idade / Estado civil: Masculino / 15 / Solteiro Aniversário: 8/Fev Localidade: Mondim de Basto, Portugal Naturalidade: Luxemburgo Escolas: EB2,3/ S de Mondim de Basto Nº de amigos: 371 Fives: 53 Comentários ao perfil: 24 Comentários às fotos: 106 Recortes:15

“kem n guztar du meu profile k u kit, deixandu um koment ou um five!!!!!!”

RiKaRdO N admira ke a revixta FORUM xeja líder de audiências.... Ganda revixta!!!

Patricia Bem, a vossa revista é um máximo! Tenho a certeza que todas as outras revistas não chegam aos vossos calcanhares xD

GonÇalo0l Tdx os meses leio a voxa revista! A minha parte perferida é a das imagens. Ker dixer, eu goxtu da revista tda! Na minha escola a revista é um suxexu!

A quem é que queres mandar uma mensagem? Uma actriz de cinema? Um músico? O teu pai ou a tua mãe? A namorada ou namorado? Um colega ou um professor? A tua turma inteira? Partilha essa mensagem com o resto do mundo! Nada mais fácil! É só enviares um SMS para 3939* usando a referência FECLUBE (espaço) mensagem (máximo de 160 caracteres, incluindo espaços).

S kia mandar uma xmx po pexual du 9'D da xekundara da povua d lanhuxu xau du the bext bj0 da sandra fernandx S M^ute Ninhel!Juntos pa smp,separados pela distanxia! AmooO.tee S És tao importante Daniel Vinhas , Adoro-te SPor vzs ñ dzms o q sentimos cm medo da reacÇao da outra pessoa, so sei q me apetece sair à rua e gritar q t amo! És tanto , amo-te Nandinho Galvao S Amo-te mt meu amor :) es tudo para mim bebe! So tu me fazes feliz! Qero-te mais qe tudo morzinho! Amo-te para lem da eternidade! Mica ;) *Valor do SMS: 1 euro (com IVA incluído)

52 FORUM ESTUDANTE ABRIL’08

Hi5

Sammy http://sammy-model.hi5.com Sexo / Idade: Masculino / 15 Aniversário: 5/Dez Localidade: Ordino, Andorra Nº de amigos: 263 Fives: 26 Comentários ao perfil: 154 Comentários às fotos: 85 Recortes: 9

“Vou-me casar com a Lurdes Reis Santos!”


liga-te

E tu?

Tu que estás chateado(a) e aborrecido(a) e procuras uma luz que ilumine o teu sentido de humor, uma gargalhada que te encha a alma... Ri-te! Ah, e não te esqueças, se tiveres uma boa piada ou foto, envia-nos para rfe@forum.pt

SORRIR

Os animais têm graça...

O rato e a impressora Existem coisas que as assistências técnicas não entendem. Esta é uma delas... Técnico: Boa tarde, faz favor de dizer... Cliente: Boa tarde. Tenho um problema, o rato não deixa a impressora funcionar... Técnico: Experimente reiniciar o computador...

O QUINZINHO VAI TER DE CRESCER MUITO SE QUISER BEBER A PAPA COM PALHINHA

(espera) Cliente: Já está. Continuo sem poder imprimir... Técnico: Hummm... estranho. E o rato mexe? Cliente: Não, está bloqueado! Técnico: Está mesmo morto de todo? Cliente: Não sei, vou verificar...

(espera) Cliente: Afinal parece que ainda respira e tem os olhos abertos... mas está bloqueado de todo! Técnico: Desculpe? Está a falar de quê? Cliente: Do rato! Do rato que está a bloquear a impressora!!! Técnico: ??? Cliente: Deixe-me virar para lá a webcam que já vai ver...

(espera)

54 FORUM ESTUDANTE ABRIL’08

APANHADA COM A BOCA NA... MAÇÃ

UM PARGO E UMA LULA CHOCAM. DIZ A LULA: - ‘TÁS PARGO, OU QUÊ? E O PARGO RESPONDE: - XIU, CALULA! Ouvido pelo médico... O diálogo com um paciente com patologia da boca, olhos, ouvidos, nariz e garganta é sempre um desafio para o clínico: "A minha expectoração é limpa, assim branquinha, parece, com sua licença, espermatozóides". "Quando me assoo dou um traque pelo ouvido, e enquanto não puxar pelo corpo, suar, ou o caraças, o nariz não se destapa". "Não sei se isto que tenho no ouvido é cera ou caruncho". "Isto deu-me de ter metido a cabeça no frigorífico. Um mês depois fui ao Hospital e disseram-me que tinha bolhas de ar no ouvido". "Ouço mal, vejo mal, tenho a mente descaída". "Fui ao Ftalmologista, meteu-me uns parafusinhos nos olhos a ver se as lágrimas saíam". "Tenho a língua cheia de Áfricas". "Gostava que as papilas gustativas se manifestassem a meu favor". "O dente arrecolhia pus e na altura em que arrecolhia às imidulas infeccionava-as". "A garganta traqueia-me, dá-me aqueles estalinhos e depois fica melhor". As perturbações da fala impacientam o doente: "Na voz sinto aquilo tudo embuzinado". "Não tenho dores, a voz é que está muito fosforenta". "Tenho humidade gordurosa nas cordas vocais".

Grandes invenções do século XXI

O QUE É? UM CARRO COM ALTO SISTEMA DE SOM, OU UMA APARELHAGEM COM RODAS?

RONALDINHO ABRE GARRAFAS... ...E CHINELOS LIMPA CHÃOS DESCOBRIMOS UM NOVO SUPER-HERÓI DIFERENTE DOS OUTROS. ESTE NÃO USA DISFARCE. ALIÁS, NÃO USA NADA, COMO SE PODE OBSERVAR PELAS IMAGENS. O SEU NOME NA VIDA REAL É ANTÓNIO BRANCO, O NOME DO HERÓI É BRANCUNU.


2008

horos copos

PROFESSOR ÉSOTANGA AVISA: EM ABRIL, SE ANDARES SEMPRE COM UM LIMÃO NO BOLSO, NINGUÉM TE PREGA MENTIRAS.

P R E V I S Õ E S PA R A O L A D O B ! D A V I D A

{Por: Prof. Esótanga}

ABRIL Há por aí muita gente a perguntar: “Mas quem é o génio que escreve estas previsões?” E têm toda a razão, pois eu sou, no mínimo, genial!! Também sou muito modesto, mas isso é um assunto que poderemos explorar no próximo mês. A verdade é que não é fácil possuir este dom, esta grandeza de espírito, esta... estupidez natural! Posso, porém, dar-vos um vislumbre do refinado processo que é desenvolvido para que, neste momento, possas estar a ler o teu Horos COPO. É à noitinha, quando já toda a gente abandonou a FORUM ESTUDANTE, que eu apago a luz, coloco os meus óculos de sol, ponho a bola de espelhos a funcionar e danço, sozinho, ao som dos Village People, que a inspiração vem. “Macho, macho man, I 've got to be, a macho man...” Esclarecidos? Ah, e não te esqueças de me dar um “five” em http://esotanga.hi5.com!

O Professor Esótanga é o tal que faz previsões com que ninguém se zanga!!

TOURO (21/04 A 20/05) Em Abril, tudo é baril! Este deve ser o teu pensamento para os próximos dias, mesmo que estejas com vontade de esganar alguém. Já pensaste que o ressentimento faz mal à saúde? Além de te deixar com um um ar zangado, muitas vezes, até provoca gases. E tu não vais querer ficar conhecido(a) na escola como o(a) mal-cheiroso(a), pois não? Mete um sorriso nessa fronha!

GÉMEOS (21/05 A 20/06) Em Abril, o teu bom-humor vai depender da pertinência de Vénus sobre Marte. E pode um planeta ser pertinente?, perguntas tu... Obviamente! Há planetas pertinentes, astros irascíveis e estrelas implicantes. Ora, quando Vénus exercer a sua pertinência para os lados de Marte, espera-se uma conjugação favorável, que se pode reflectir em noites bem dormidas e sonhos adocicados.

CARANGUEJO (21/06 A 22/07) Já reparaste que anda a faltar música na tua vida? Não há crise! Eu gosto de dar às pessoas

aquilo que elas não têm – excepto dinheiro, que a crise toca a todos... Ora vamos lá resolver esta tua carência. Para além de reputado astrólogo, também sou um verdadeiro rouxinol: “Ando loucooooooo, tão loucooooooo! Louco por tiiiii! Ando louco, tão loucooooooo, fora de miiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiim!!!”

LEÃO (23/07 A 22/08) Dietas? Risca esta palavra do teu dicionário! Regimes alimentares fazem mal ao cérebro e, se há coisa que em época de exames tu não precisas, é de perder gordura intelectual. O Tico e o Teco, os dois neurónios solitários que ainda te restam, ficarão todos contentes se os alimentares diariamente a chocolate e gelado “praliné & cream...” Vai por mim.

VIRGEM (23/8 A 22/9) Estás a direccionar mal os teus talentos. Todo o empenho que colocas na preparação duma autêntica biblioteca de cábulas deveria ser aproveitado para algo verdadeiramente útil. Como, por exemplo, limpar o cotão que se vai acumulando no umbigo. A não ser que planeies tricotar uma camisola para o próximo Inverno, está na altura de zelares pela tua higiene umbilical.

BALANÇA (23/9 A 22/10) Que tal vamos de saúde? Benzinho? Isso é que se quer... Mas recomendo que, durante este mês, bebas muita água, para libertar as toxinas que se vão introduzindo no teu sistema, derivado das longas horas de estudo para os exames. Claro que, se ainda não começaste a estudar, isso significa que as toxinas vêm doutro lado qualquer. Olha bem para o teu colega do lado. Não achas que ele tem cara de toxina?

ESCORPIÃO (23/10 A 21/11) O que é que te faz rir? Os “Morangos Com Açúcar”? O Sócrates? O aumento do preço do pão? A professora de Matemática a escorregar numa casca de banana? O facto de teres perdido os apontamentos e o exame ser daqui a uns dias? Seja o que for que te leva a mostrar a dentadura, o que importa é que gargalhes com gosto e de uma forma sonora. Gargalhar é que está a dar!

SAGITÁRIO (22/11 a 21/12) Quantos Sagitários são precisos para passar num exame de Português? É uma boa pergunta, para a qual não tenho nenhuma

CARNEIRO (21/03 A 20/04) Isto de fazer previsões, andar a antecipar o futuro de pessoas que não conheço de parte alguma, tem muito que se lhe diga. E, lá porque és o signo em destaque, não penses que é mais fácil, e tal... A minha sugestão, para que a minha previsão deste mês seja assim uma coisa catita, é que venhas à redacção da FORUM ESTUDANTE apresentar-te. Eu sou o tipo com ar de morcego, sentado a um canto a cortar as unhas dos pés...

resposta inteligente para te dar. Há muita coisa que me ultrapassa, e que nem a minha bola de cristal multimédia me consegue dar solução. Porque é que preferes estar a ler estes Horos COPOS, em vez de ir devorar “O Memorial do Convento”, por exemplo, é um autêntico mistério.

CAPRICÓRNIO (22/12 A 19/01) Não há nada mais bonito que ver um Capricórnio feliz, aos saltinhos por entre as flores e com um sorriso digno dum anúncio de pasta de dentes. O pior é quando abre a época de caça aos Capricórnios, que é mais ou menos por esta altura... Se vires alguém suspeito a espreitar-te, escondido atrás duma esquina ou debaixo dum arbusto, talvez não seja uma paixão assolapada. O meu conselho? Dá mas é de frosques!

AQUÁRIO (20/1 A 18/02) Caro(a) Aquário, porventura, já deste início ao período de concentração e estudo necessários para seres bem sucedido(a) nos exames? Pois está claro que não!! Em vez de te agarrares aos livros, estás aqui a ser seduzido(a) de forma obscena por uma revista impura, a devorar cada página desta tentação de demónio! Vai já para o teu quarto penitenciar-te e resolver 20 equações matemáticas!!

PEIXES (19/02 A 20/03) Cheira-me que este mês vais ter muitas e agradáveis surpresas no que toca aos assuntos do coração. Nomeadamente, é muito provável que aos teus pais resolvam inventar na cozinha e te apresentem um fantástico arroz de miúdos: coração, figado, moelas, todas essas vísceras fenomenais que tu, só de pensar nelas, ficas assim meio esverdeado(a). Mais vale comer na cantina da escola!

55 FORUM ESTUDANTE ABRIL’08


#198 Revista Forum Estudante - Abril 2008  

Salvador: Tem 26 anos, feitos em Março, é licenciado em Marketing e Publicidade, fundador da Associação Salvador e autor do livro “Ser Feliz...