Issuu on Google+

FORUM ESTUDANTE a revista em que és tudo!

FEVEREIRO’08

Nº 196 • Mensal • Janeiro 2008 • Preço de Assinatura: 12 edições = 4,99€ (IVA incluído)

É MUITO CRITICADO 16 PELO SEU COMPORTAMENTO ARROGANTE EM CAMPO, MAS DEFENDE-SE: “MUITAS VEZES NÃO TEMOS A NOÇÃO EXACTA DAQUILO QUE FAZEMOS D E N T R O D E C A M P O . É A GOSTAVASMDE SER I N H A M A N E I R A D E O CRIS7IANO RONALDO? JOGAR E SEMPRE JOGUEI ASSIM.”

MÚSICA

M o n s t r o M a u , To k i o Hotel, The Cure...

APRENDER LÍNGUAS

Do Inglês ao Russo, do Chinês ao Alemão... Quanto mais línguas melhor!

VÂNIA FERNANDES VENCEDORA D A O T A magia acontece!

Foste tu que pediste um perfil profissional?


30

índice

tema de capa Queres ser... o Cristiano Ronaldo?

FORUM ESTUDANTE

Joga no Manchester United, ganha milhares de euros por mês e pode ter tudo o que quiser. Vê como é que este craque funciona.

ADMINISTRAÇÃO Francisca Assis Teixeira

DIRECÇÃO Rogélia Candeias

DIRECÇÃO DE FOTOGRAFIA Gonçalo Gil (goncalo.gil@forum.pt) FOTOGRAFIA: Ricardo Bento

DIRECÇÃO DE IMAGEM Miguel Rocha (miguel.rocha@forum.pt) ILUSTRAÇÃO: Alexandre Soares

Michelle Vieira Telefone: 21 885 47 57 (michelle.vieira@forum.pt)

INTERNET Inês Teixeira-Botelho

DEPARTAMENTO DE PROJECTOS ESPECIAIS Ana Mestre Telefone: 21 885 47 54 (ana.mestre@forum.pt)

PREÇO DE ASSINATURA: 4.99€

DEPARTAMENTO DE PUBLICIDADE DIRECÇÃO Paulo Fortunato Telefone: 21 885 47 48 (paulo.fortunato@forum.pt) Duarte Fortunato Telefone: 21 885 47 39 (duarte.fortunato@forum.pt) PRÉ-IMPRESSÃO E IMPRESSÃO GRÁFILIS/ LISGRÁFICA - Casal de Stª Leopoldina Queluz de Baixo

Tiragem: 70.000 ex. A FORUM ESTUDANTE É MEMBRO

!!

Pancadas P20

O A M O R E S T Á N O AR

DEPARTAMENTO DE COMUNICAÇÃO

RFE 196 › Fevereiro de 2008 › http://www.forum.pt › e-mail: rfe@forum.pt

EM FEVEREIRO, NA FORUM,

REDACÇÃO EDIÇÃO: Laura Alves Ana Luisa Branco COLABORAÇÃO: Inês Teixeira-Botelho

Ai tanto amor, tanto mel!! Desvendamos aqui os comportamentos típicos dos casais apaixonados.

Fama P24 Vânia Fernandes acreditou e venceu a Operação Triunfo. E agora, o que se segue?

Espaço IPJ P22 A Saúde e Sexualidade Juvenil em destaque. Informa-te!

Saberes P26 Revista FORUM ESTUDANTE Revista de Cursos, Escolas e Profissões Propriedade e Edição de: PRESS FORUM - Comunicação Social,S.A. Capital Social: 299.400,00¤ NIF: 502 981 512 Periodicidade Mensal Depósito Legal n.º 510787/91 Registo ICS n.º 114179

Descobre os ingredientes necessários para seres como o Cristiano Ronaldo. Ah, e não te esqueças que aprender línguas é fundamental nos dias de hoje.

Espaço ANQ P32 A Agência Nacional Para a Qualificação dá-te pistas para aumentares a tua qualificação e sucesso profissional.

Estreias P35 As novidades do mundo do cinema, teatro e televisão.

Música P38 Conhece os Monstro Mau e, pelo caminho, prepara-te para o concerto dos Tokio Hotel.

Horos COPOS P47

Moda P34 Queres ser nosso modelo? Quem não arrisca não petisca.

As previsões do Professor Esótanga estão sempre certas. Olha que ele nunca se engana e, ao que parece, conhece-te melhor que ninguém!

SEDE Tv. das Pedras Negras, nº 1 - 4º — 1100-404 Lisboa Tel.: 21 885 47 30 — Fax: 21 887 76 66

DIRECÇÃO GERAL Rogélia Candeias DIRECÇÃO ADJUNTA Gonçalo Gil ADMINISTRAÇÃO Roberto Carneiro - PRESIDENTE Francisca Assis Teixeira Rogélia Candeias

Sabias que, graças a ti, a FORUM ESTUDANTE é líder de audiências? É verdade! Neste momento, já vamos nos 107 mil leitores, e tu fazes parte desta grande rede. De entre as publicações juvenis, a FORUM é a mais lida. Por isso, cá vai um abraço aqui da malta. És o(a) "máiore"!!

100

98

85 78

60 40 20 0

Fonte: Marktest, Bareme Imprensa Set/Dez07

107 100

80 milhares

OBRIGADO!!!

120

Bravo

Super Pop

Forum Estudante

100% Jovem

Ragazza

http://forumestudante.hi5.com 3 FORUM ESTUDANTE FEVEREIRO’08


passatempos

enviares a tua participação para os passatempos por e-mail, tens de nos enviar sempre o teu nome, PRESTA ATENÇÃO!!! Aomorada completa e número de telefone, caso contrário... a tua resposta não será considerada!!! Os

LUSOMUNDO

passatempos desta edição decorrem apenas durante o mês de Fevereiro. Os vencedores residentes na área da Grande Lisboa terão de levantar o prémio nas nossas instalações: Tv. das Pedras Negras, nº1, 4º. 1100-404 Lisboa (na Baixa). Aos restantes, o prémio será enviado por correio. Após o fecho do concurso, os vencedores têm um prazo de 60 dias para reclamar o respectivo prémio. *O custo do SMS é 1 euro (IVA incluído)

Conheces bem os teus vizinhos?

OS PREMIADOS DESTE MÊS SERÃO ANUNCIADOS EM WWW.FORUM.PT

CREATIVE

Este mês, a FORUM e a Lusomundo oferecem-te um filme delirante (no verdadeiro sentido do termo!!). Para ganhares um dos 10 DVD’s de “Paranóia” (Disturbia), basta enviares um e-mail para: passatempo.paranoia@forum.pt com a resposta à seguinte questão: Qual o nome do actor que desempenha o papel principal, Kale Brecht, no filme? Os autores das primeiras 10 respostas correctas serão premiados com um filme que os prenderá ao sofá do princípio ao fim! Boa?

RESULTADOS

Vencedores da edição de Janeiro Agatha Ruiz de la Prada 1. Sandra Isabel - Laranjeiro 2. Andreia Filipe Ponte - Sines 3. José João Leite Cabral - Linda-a-Velha 4. Margarida Costa - Vialonga 5. Diana Filipa Pereira Vaz - Candosa 6. Neuza Cristiana Gomes Nunes - Moita 7. Vera Moreira - Viatodos 8. Neizina Reis - Almada 9. Daniela Duarte - Portimão 10. Sara Pinto - Oliveira de Azeméis 11. Marisa Sofia Luís Frias - Tomar 12. Jéssica Alexandra - Lisboa 13. Ana Rita de Almeida Dias - Castelo Branco 14. Patrícia Alexandra Rodrigues Nunes - Tomar 15. Susana Isabel Cavaco Sancho - S. Brás de Alportel So...? Superstar 1. Ana Cabecinha - Amora 2. Andreia Filipe Ponte - Sines 3. José Leite Cabral - Linda-a-Velha 4. Margarida Costa - Vialonga 5. Vera Moreira - Braga 6. Sara Pinto - Oliveira de Azeméis 7. Marisa Sofia Luís Frias - Tomar 8. Clarisse Regina Moreira Martinho - Paço de Sousa 9. Lurdes Rocha - Paço de Sousa 10. Ana Saramago - Charneca de Caparica 11. Sara Marisa Pires Lopes - Porto Mendo 12. Daniela Filipa Martins da Silva - Penamaior CSI Nova Iorque 1. Jaime Filipe da Silva Fernandes - Monte Redondo 2. José Leite Cabral - Linda-a-Velha 3. António Moreira e Costa - Castêlo da Maia 4. Telmo Marques Alexandre - Rio de Couros 5. Raquel Sofia Ribeiro Lopes - Vila Nova de Famalicão Hands on Approach 1. Daniel Alexandre da Conceição Pereira - Póvoa do Forno 2. Sofia Andrade de Oliveira - Cabomonte 3. Andreia Filipa Costa Bastos Ferreira - Oliveira de Azeméis 4. João Filipe Moreira Duarte - Maia 5. Ana Rita Neves Marques - Figueira da Foz 4 FORUM ESTUDANTE FEVEREIRO’08

Mais Música!

Como a música é uma das essências da tua vida, a FORUM ESTUDANTE e a CREATIVE oferecem-te este mês um Leitor ZEN Stone Plus 2GB + colunas TravelSound ZEN Stone e um Leitor ZEN Stone 1GB. Para participar, envia-nos um e-mail para passatempo.creative@forum.pt completando a seguinte frase:

Se a música fosse uma pessoa... As respostas que mais nos surpreenderem serão as premiadas. Be CREATIVE!

ELITE

JUMPER E se uma anomalia genética te permisse teletransportares-te para onde quisesses? O produtor de “Mr & Mrs Smith” – Doug Limon - está de volta, agora com o filme “Jumper”. Se quiseres ganhar um dos três packs do filme, envia-nos um e-mail a contar-nos para onde te gostarias de teletransportar e explica-nos porquê. Envia a tua resposta para passatempo.jumper@forum.pt. O filme estreia a 14 de Fevereiro, dia de... S. Valentim!! Pois é, a FORUM e a Castello Lopes já te arranjaram um programinha para o Dia dos Namorados! Porreiro, pá...! Pack constituído por: um boné, um casaco, um porta-chaves e um jogo para a tua PS2.

Que cheirinho!

O Dia dos Namorados é comemorado em grande na tua Revista! Destinados a pessoas com atitude de modelo, queremos saber qual o teu/tua modelo/manequim preferido e porquê! Envia a tua resposta para passatempo.elite@forum.pt. As primeiras 12 respostas completas recebem estes conjuntos. Temos 6 conjuntos para os ragazzos e 6 conjuntos para as ragazzas!

AGATHA RUIZ DE LA PRADA | PEPE JEANS

A FORUM celebra contigo o dia de S.Valentim! Namorado(a) que é namorado(a)... tem de cheirar bem! Por isso, a tua revista oferece-te a ti e ao teu/tua namorado(a) um destes 10 bem cheirosos conjuntos. Envia uma SMS para o número 3939 com o código “FEvalentim”. A cada 75 mensagens ofereceremos um conjunto para o casalinho. Love is in the air... Conjunto constituído por: um perfume Imagina 100ml com uma carteira prateada e um perfume Pepe Jeans 100ml com uma carteira de ganga.


escolas {Texto e Fotos: Ana Luisa Branco}

DESTAQUE

A telemania tem limites? O Estatuto do Aluno faz por isso! És daqueles que não passam mais de cinco minutos sem mandar uma sms? Desligar o telemóvel é pior que tortura? Pois ficas a saber que as regras previstas no Estatuto do Aluno são capazes de te fazer alguma urticária...

Ai os telemóveis!!

MMS

O DIOGO ALMEIDA E A ANDREIA VIEIRA CONSIDERAM O TELEMÓVEL IMPRESCINDÍVEL PARA NAMORAR. QUANDO UM MANDA UMA SMS, O OUTRO TEM QUE RESPONDER LOGO OU... HÁ BIRRA!

Já ouviste falar do Estatuto do Aluno? Claro que sim! Ou não fosse este o documento que contempla os deveres, direitos e responsabilidades dos alunos do ensino não superior. Este tema tem sido muito debatido porque, no final de 2007, foi aprovado um novo estatuto na Comissão Parlamentar de Educação. Como não queremos maçar-te com politiquices, vamos ao que interessa. Sim, interessate e muito! Se gostas de ter o telemóvel ou o mp3 sempre na mesa ao pé de ti, esquece. Caso isto aconteça, os teus queridos aparelhos poderão ser apreendidos e entregues ao Conselho Executivo. Claro que aqui a novidade não é bombástica. Quem não foi ainda apanhado a enviar uma sms de uma ponta da sala para a outra? Não é correcto, mas muitos o fazem. A Juliana Carvalho, da Secundária Alexandre Herculano (Porto), por exemplo, admite que não sobreviveria sem telemóvel e que, nas aulas, está sempre em contacto com os colegas. “Estão sempre a mandarme mensagens, tenho que responder!” Já o Nuno Silva, da Secundária de Paços de Ferreira, afirma: “Não costumo mexer muito nas aulas. Não sou daqueles que estão sempre agarrados ao telemóvel” Quem diria que ainda há alunos assim?! Hoje em dia há uma dependência exagerada dos telemóveis. Acompanham-nos para todo o lado e tocam, no mínimo, dez vezes por dia! Se atendemos ou não... Isso já é outra conversa!

MMS

PARA ESTES ALUNOS DO 12º B, DA “SOARES DOS REIS”, O TELEMÓVEL NÃO PASSA DE UM VÍCIO. POIS... 6 FORUM ESTUDANTE FEVEREIRO’08


escolas Longe, mas sempre por perto... Estamos à distância de uma chamada (ou um toque) uns dos outros e, se o tempo necessário para se estabelecer contacto diminui, a exigência de resposta aumenta. Quando ligamos e não nos atendem, das duas uma, ou nos ligam no minuto a seguir ou pensamos que aconteceu alguma coisa. Se mandamos uma sms e não nos respondem logo, já pensamos que nos estão a ignorar! Claro que nem só para telefonemas ou mensagens inocentes servem estes pequenos aparelhos. Nas escolas, este é um método muito utilizado para acções menos honestas, digamos assim. Algo confirmado pelo Daniel Soares, da Secundária Garcia da Horta (Porto): “Cábulas?! Claro! Se um colega está numa parte da sala a fazer teste, não vou mandar um berro!!” Os professores não gostam, mas os pais não recusam. A maioria dos alunos com quem conversámos teve o primeiro telemóvel aos 10 anos. Muito cedo? Talvez sim, mas cada vez mais normal. A possibilidade de manter o contacto constante fez com que o telemóvel se tenha tornado algo de fundamental nas nossas vidas. A Mariana Baptista, da Secundária Soares Reis (Porto), concorda: “Agora já é vício. É um objecto que já faz parte do meu quotidiano”. Por isso, nem pensa em abdicar dele. Mas vale a pena fazer um teste, só pela piada: experimenta passar um dia sem telemóvel. Será que consegues?

O ESTATUTO DO ALUNO TEM COMO OBJECTIVO PROMOVER “A ASSIDUIDADE, A INTEGRAÇÃO DOS ALUNOS NA COMUNIDADE EDUCATIVA E NA ESCOLA, O CUMPRIMENTO DA ESCOLARIDADE OBRIGATÓRIA, O SUCESSO ESCOLAR E EDUCATIVO E A EFECTIVA AQUISIÇÃO DE SABERES E COMPETÊNCIAS” (ART.2º).

PARA QUE NADA TE ESCAPE, AVISAMOS-TE QUE, DE ACORDO COM O NOVO ESTATUTO DO ALUNO, EM VIGOR DESDE JANEIRO, “OS ALUNOS NÃO PODEM TRANSPORTAR QUAISQUER MATERIAIS, EQUIPAMENTOS TECNOLÓGICOS, INSTRUMENTOS OU ENGENHOS PASSÍVEIS DE OBJECTIVAMENTE PERTURBAREM O NORMAL FUNCIONAMENTO DAS ACTIVIDADES LECTIVAS.”

MMS

ESTES MENINOS DA “INFANTE D. HENRIQUE”, NO PORTO, PEDEM SEMPRE UMA AJUDA AO TELEMÓVEL NOS TESTES...

MMS

ESTA É UMA DAS GAVETAS DO CONSELHO EXECUTIVO DA “GONÇALVES ZARCO”, DE MATOSINHOS. MENINOS, RECONHECEM ALGUM DESTES TELEMÓVEIS?...

7 FORUM ESTUDANTE FEVEREIRO’08


escolas Vê mais escolas em www.forum.pt

{Texto e Fotos: Ana Luisa Branco}

X E T : TODOS PELA MESMA CAUSA. GRANDE CAMPANHA, GRANDES ALUNOS!

REPORTAGENS

INSCREVE-TE!

QUERES SER MODELO POR 1 DIA? Também tu podes entrar nas nossas produções de moda. Mariana Cintra e André Fernandes, leitores da Revista FORUM ESTUDANTE, adoraram participar. E tu? Vens ou ficas? Se queres ser nosso modelo, envia um e-mail para moda@forum.pt ou uma carta para “Quero Ser Modelo, Revista Forum Estudante, Travessa das Pedras Negras, 1 – 4º, 1100-404 Lisboa”, com os seguintes dados: nome, morada, telefone, data de nascimento, e-mail, altura, cor do cabelo, cor dos olhos, nº de sapato, nº de calça, nº de camisa, a escola e o ano em que estudas, fotografias (obrigatório).

8 FORUM ESTUDANTE FEVEREIRO’08

Fairplay e muita, muita festa! Escola Secundária Oliveira Júnior – S. João da Madeira (Aveiro) Ao entrar na “Oliveira Júnior” deparámonos com um átrio cheio de gente, música muito alta, alunos a correr de um lado para o outro, outros a gritar ao megafone. Sim, isso mesmo. Campanha para a eleição da Associação de Estudantes. Esta “confusão” é normal em todas as escolas uma vez por ano. Os alunos entusiasmam-se e aproveitam estes dias para animar a escola. Os professores nada podem dizer! Afinal, elege-se o órgão representante da comunidade estudantil perante a direcção da escola. As “baldas” estão justificadas, tal como o barulho. Nesta escola concorrem duas listas: a T e a X. Os primeiros dizem querer dinamizar a rádio, criar um jornal, organizar a viagem e o baile de finalistas. Já os da X pretendem conseguir passar a mensagem dos alunos ao Conselho Executivo sempre que necessário e explicar o que faz a AE numa escola. Dizem também que a lista adversária “aposta em projectos e medidas que não podem cumprir. Na prática, e apesar de não serem tão fortes teoricamente, as nossas propostas são mais concretizáveis”. Claro que a lista T defende-se e os representantes afirmam que são “mais organizados e com mais ideias. Somos mais originais”. No fim, o que importa mesmo é a festa e o facto de estarem ali todos para se divertirem. Como pudemos perceber, os T e os X conhecem-se e dão-se bem. Divertem-se juntos na campanha e o bom ambiente instala-se. Assim vale a pena! Entretanto, ficámos a saber que ganhou a lista T. Esperemos que cumpram as promessas todas.

SEMPRE A GRITAR, SEMPRE EM ALTA! PARA TODOS OUVIREM!

UM DOS CARTAZES DA CAMPANHA!

HÁ QUE FAZER SACRIFÍCIOS...


escolas

REPORTAGENS

Que futuro? Escola Secundária Homem Cristo (Aveiro) Quando se acaba o 9º ano, a dúvida impõe-se: que área seguir? É uma decisão difícil porque, com 14 ou 15 anos, não sabemos o que queremos ser, não sabemos bem o que gostamos nem qual será a melhor opção. Os cursos técnico-profissionais são cada vez mais procurados, mas nem sempre muito bem vistos pelos pais, que acham que os seus filhos devem seguir o percurso “normal” do secundário. O que é certo é que há cada vez mais opções no âmbito do ensino profissional e estes cursos são muito procurados. Na “Homem Cristo” falámos com algumas alunas de Acção Social. Este curso inclui actividades como dança, expressão dramática, pintura, enfim, está ligado às artes do espectáculo. O objectivo é formar profissionais que venham a actuar junto de grupos, instituições e comunidades, promovendo actividades de apoio e animação, contribuindo ainda para o seu desenvolvimento sóciocultural. Uma das alunas, Cátia Costa, acha que este tipo de curso ainda é muito desvalorizado. “Injustamente, claro”. De facto, muitos estudantes que frequentam o ensino secundário e não optam pelos cursos profissionais, tendem a olhar de lado e a descredibilizar o grau de exigência dos mesmos. Como disse alguém que passou por nós a correr: “São bons para quem os quer tirar!” ACÇÃO SOCIAL EM PESO!

OLHA QUEM NÓS FOMOS ENCONTRAR. A AICHA E O NUNO QUE SE JUNTARAM À FORUM NUMA ENTREVISTA AO SECRETÁRIO DE ESTADO DA JUVENTUDE E DO DESPORTO, NA REVISTA DE NOVEMBRO. LEMBRAS-TE?

Fraga vai à escola! Escola Secundária Dr. José Macedo Fragateiro – Ovar (Aveiro) Esta secundária tem uma “aluna” muito especial. É amiga de todos e não há estudante que não goste dela. Passeia-se nos intervalos e todos a cumprimentam, a acarinham e brincam com ela. Chama-se Fraga e apareceu na escola no ano passado. Era uma cadela vadia que foi acolhida por alunos, professores e funcionários. Hoje em dia, a sua casa é esta e tem nos alunos os seus melhores amigos. Uma cadela dócil que nos recebeu muito bem, sem dúvida! Para além de uma mascote, a “Dr. José Macedo Fragateiro” está recheada de jovens atletas. Campeões mesmo! Ou melhor, campeãs. Fomos econtrar a Mariana Matos que, com 17 anos, é bi-campeã nacional de natação sincronizada. Pratica esta modalidade desde os 8 anos. Com apenas 10 aninhos ganhou o primeiro campeonato nacional. Participa também em concursos internacionais, tendo já representado o nosso país na Alemanha e no Egipto. Nem sempre foi fácil conciliar esta actividade com a escola mas, este ano, as tardes livres dão-lhe mais tempo para treinar. Porém, a Mariana não é a única campeã desta escola.

A FRAGA RODEADA DAS AMIGAS

Daniela Santos, também com 17 anos, foi campeã nacional de Taekwondo em 2006. Começou a praticar esta arte marcial aos 10 anos e aquilo que mais gosta nesta actividade é o combate. No entanto, faz questão de realçar que “é muito importante a parte espiritual. Ajuda a conseguir controlar a nossa mente e o nosso corpo.”

A NOSSA NADADORA CAMPEÃ! “TODOS OS TEMPOS LIVRES SÃO PARA TREINAR”, DIA A MARIANA

CUIDADO COM A DANIELA! 10 FORUM ESTUDANTE FEVEREIRO’08


escolas REPORTAGENS

Vê mais escolas em www.forum.pt

AS MENINAS DA DANÇA DO 12º C

Ser especial, sem deixar de ser normal Para apanhar ar... Escola Secundária Vale de Cambra (Aveiro) Completamente no meio da natureza. Ao caminharmos pelo espaço exterior da Secundária de Vale de Cambra vemos verde, respiramos ar puro. Toda a escola está rodeada de caminhos no meio das árvores, onde os alunos convivem, passam os intervalos, passeiam e, sobretudo, namoram. Claro que um espaço destes não se encontra no meio da cidade e isso, para os alunos, é um dos maiores problemas. Por exemplo: é muito complicado fazer festas à noite. Esta escola está afastada do centro e AQUI RESPIRA-SE! não há facilidade ao nível dos transportes. Segundo alguns membros da Asssociação de Estudantes, o Conselho Executivo não apoia a realização de festas nocturnas, em grande parte, por causa do consumo de álcool, que é proibido. Porém, festas sem álcool, dizem os alunos, “não têm piada”. Assim, são poucos os que aderem a estas iniciativas. Malta, convenhamos que é possível passar uma noite animada mesmo que só se beba refrigerantes. De qualquer forma, a paz que se encontra no exterior desta secundária dá lugar a uma grande confusão quando entramos na sala de convívio. Toca para a saída e todos se encontram, conversam sobre a aula que passou, gritam, riem, não páram! No meio de tanta gente, fomos encontrar quatro meninas muito simpáticas, quietinhas, num canto a conversar. Iniciaram-se todas na dança há pouco tempo e estão a preparar o Sarau da Escola. Têm também outros projectos, como a organização de uma feira medieval, que consiste em recriar os hábitos e roupas da época para que todos se possam vestir a rigor e, assim, passar um dia na época medieval. Os jardins da escola são perfeitos para isso. Vai ser um dia em grande, com certeza!

Escola Secundária de Estarreja (Aveiro) Esta escola é uma das maiores em termos de população estudantil. Tem 1200 alunos, o que faz com que a animação e o barulho nos intervalos sejam uma constante. E é assim mesmo que tem que ser. A recepção à FORUM foi feita por Jorge Manuel Ventura, presidente do Conselho Executivo desde o ano passado. “Queremos transformar a escola numa melhor escola”, revelou. Segundo este professor, a Secundária de Estarreja é um local de ensino “normal, com os problemas normais, mas que quer e luta para ser sempre melhor”. Empenho não falta! Dentro da normalidade, conseguimos encontrar algo diferente. Conversámos com um grupo de alunos que pretende concorrer à Associação de Estudantes, e que nos explicaram como funcionam as listas por estas bandas. Primeiro, às listas candidatas são atribuídos nomes e não apenas letras. Neste caso, as concorrentes são a TRUST e a PLURALL. Em segundo lugar, o acto é mesmo democrático. Ou seja, todos os alunos desta escola participam nas listas e ocupam depois um lugar na associação. Quem quiser inscreve-se e depois define-se o seu posto: ou de chefia, ou como simples apoiante. Mas o que interessa é que estão mesmo todos envolvidos num objectivo comum, e ninguém fica de fora! Em terceiro e último lugar, são muitos os pelouros de cada lista: para além dos de administração, há também outros: desportivo, editorial, pedagógico, social, cultural, musical, radical,ambiental, informático e de entretenimento. Cada pelouro tem cerca de 50 elementos. Há lugar para todos!

QUANDO ACABÁMOS A CONVERSA COM JORGE VENTURA, PRESIDENTE DO CONSELHO EXECUTIVO, ESTE AGRADECEU LARGAMENTE A NOSSA VISITA. AGORA NÓS, FORUM, AGRADECEMOS TAMBÉM A SIMPATIA COM QUE FOMOS RECEBIDOS.

OS MAIS PEQUENOS TAMBÉM ENTRAM NAS LISTAS E ORGULHAM-SE DISSO. ENCONTRÁMOS ESTE GRUPO NA BIBLIOTECA A JOGAR COMPUTADOR. “ÀS VEZES LÁ SE ESTUDA...” DIZEM NA BRINCADEIRA.

QUEM NOS EXPLICOU COMO FUNCIONA A AE NESTA ESCOLA: DANIELA, JOANA, LILIANA, ROSA, ANA E RICARDO. SEMPRE DISPONÍVEIS E ANIMADOS.

8º E 9º ANO JUNTA-SE NA SALA DE ESTUDO PARA... “TENTAR ESTUDAR! CLARO!”, DIZEM ELES

11 FORUM ESTUDANTE FEVEREIRO’08


escolas

REPORTAGENS

Uma escola amiga do ambiente! FORUM RECOMENDA

{Livro} Cesário Verde De certeza que já ouviste falar em Cesário Verde, o precursor da poesia moderna em Portugal. Pouco se sabe da vida daquele que é hoje um clássico da Literatura Portuguesa, mas Maria Filomena Mónica tenta darnos a conhecer a vida e obra do poeta. Cesário nasceu em 1855 e morreu aos 31 anos, vítima de tuberculose. Nos finais do século XIX era ignorado e pouco respeitado pelos poetas da época. O seu valor foi descoberto por Fernando Pessoa, que escreveu: “O sentimento é forte e sincero, mas reprimido: e é nisto que Cesário é curioso”. A escritora aconselha os jovens a lerem poesia e a fazê-lo por prazer. Que tal começar já por este livro?

{Exposição} 1807 – Embarque da Família Real ao Brasil

Escola Secundária Santa Maria da Feira (Aveiro) Fomos visitar a Secundária de Santa Maria da Feira e ainda tivemos direito a umas boas castanhas! Isto, porque os alunos estavam a comemorar o dia de S. Martinho na sala polivalente. Esta é uma iniciativa da escola e do Clube da Floresta. Deste fazem parte um grupo de alunos e professores que, durante o ano, se empenham para proteger o meio ambiente e fazer com que esta seja uma Eco-Escola. Trata-se de um projecto de sensibilização da população escolar e, neste

FORAM POUCOS OS QUE RESISTIRAM ÀS CASTANHAS NAQUELA MANHÃ...

A PROFESSORA ISABEL caso específico, os alunos estavam a vender MONTEIRO COM castanhas para angariar fundos para o ALGUNS MEMBROS DO CLUBE DA FLORESTA. clube e para organizar visitas de estudo. Cheios de iniciativa e muito entusiasmados com a comemoração, tentavam convencer toda a gente a “comprar umas castanhinhas”. Com os lucros, investem no clube e “a construção dos projectos fazse sempre com materiais recicláveis e

É CLARO QUE NÃO HÁ CASTANHA QUE IMPEÇA OS ALUNOS DE LER A FORUM...

provenientes da floresta”, contou-nos a professora Isabel Monteiro, coordenadora do clube. Este grupo foi formado há cinco anos e, todas as semanas, alunos e professores dedicam 45 minutos do seu tempo para preparar actividades, seguindo um plano anual previamente preparado. No meio dos alunos dedicados ao ambiente fomos encontrar Magna Fonseca, com 17 anos, que é escoteira em Espinho há três. Entre as várias actividades em que participa, contribui para a limpeza das matas e faz reciclagem. Segundo ela, fazer parte dos escoteiros “é muito importante porque aprende-se a viver melhor, a desenrascar.”

APONTAMENTO

Para comemorar os 200 anos da chegada da Corte Portuguesa ao Brasil, o Museu da Marinha inaugurou a exposição “1807: O Embarque da Família Real para o Brasil”. D. João, princípe regente na altura, atravessou o Atlântico para fugir à ameaça francesa de Junot e das tropas napoleónicas. Depois de 54 dias de viagem, a família real chegou ao Brasil nos finais de Janeiro de 1808. D. João VI só regressaria em 1821, já como rei. Para os interessados, nada como uma visita a este espaço na Praça do Império, em Belém (Lisboa).

Escola segura, sempre! Notícia enviada pelo aluno João Rodrigues, da Secundária Campos Melo, animador da Rede Forum Porque a questão da segurança na escola está incluída no conjunto de temas que interessam à comunidade escolar, a Escola Secundária Campos Melo, da Covilhã, encontra-se, actualmente, a reformular o seu Plano de Emergência Interno. Pretende-se, assim, a difusão das regras de prevenção de acidentes e das normas gerais de segurança, para que sejam do conhecimento de todos os que frequentam o espaço escolar. Foram efectuadas até ao momento, acções de esclarecimento para professores e directores de turma, que devem divulgar junto dos alunos as medidas de segurança e também para os funcionários da escola. Já sabem: segurança é na “Campos Melo”!!!


publireportagem

JÁ CHEGOU ÀS LOJAS O NOVO JOGO DA SÉRIE HISTÓRIAS: OS SIMS™ HISTÓRIAS DE NÁUFRAGOS

TM

Os Sims andam perdidos… Os Sims saíram da cidade e, perderam-se! Naufragaram e foram parar a uma ilha deserta. Agora, precisam de ajuda para sobreviver na ilha ou para regressar à cidade. A escolha é tua! Agora, os teus Sims estão num ambiente completamente diferente, original… Acabaram-se as casas com jardins, as roupas de marca, as músicas da moda e as festas com amigos e vizinhos. Agora a aventura é outra e, nos novos cenários de Os Sims™ Histórias de Náufragos, os desafios são constantes e bem diferentes dos habituais. Os teus Sims estão numa ilha deserta e, a aventura, no mínimo, vai ser repleta de surpresas!

Em Os Sims™ Histórias de Náufragos, a nova proposta da Electronic Arts para PC, a vida dos teus Sims numa ilha deserta só depende de ti! No novo e apaixonante modo direccionado de História, explora a ilha, constrói um abrigo, aprende a procurar comida, e torna a vida dos teus Sims o mais divertida e confortável possível. Conhece os nativos, descobre os mistérios ocultos da ilha, faz amizade com novos animais e desbloqueia recompensas enquanto o teu Sim cumpre objectivos definidos.

No modo Clássico em aberto, desenha os teus Sims e os seus abrigos, explora a ilha e conta a tua própria história. Novas e emocionantes aventuras, ao longo de 24 capítulos dinâmicos, esperam por ti e pelos teus Sims. Adopta um orangotango, afasta os lobos e escolhe o teu interesse amoroso – parte numa aventura totalmente nova e, completamente tua. Numa versão optimizada para portáteis, Os Sims™ Histórias de Náufragos inclui atalhos simples e a nova característica de auto-pausa que te permite começar e parar facilmente enquanto abres e fechas o teu portátil. Podes ainda, ao mesmo tempo que crias a história de vida do teu Sim, executar outras tarefas como por exemplo estar online em chats, utilizar o messenger, consultar o e-mail ou aceder à web. Os Sims™ Histórias de Náufragos é o terceiro título da série Os Sims Histórias. Experiências únicas, divertidas, fáceis de jogar em pequenos momentos, a qualquer hora e em qualquer lugar é o que promete o novo jogo da Electronic Arts. Os Sims Histórias de Náufragos já está disponível nas lojas e, à tua espera… Aproveita todos os “bocadinhos livres” e ajuda os teus Sims a manterem-se vivos vivendo a partir do nada. Descobre diferentes ilhas e deixa que os teus Sims vivam a maior aventura das suas vidas!

13 FORUM ESTUDANTE FEVEREIRO’08


CHEGOU A ALTURA DA PROVA MAIS DIFÍCIL?

NÓS AJUDAMOS! QUERO

O MUDAR O MUND M A NATUREZA CO R HA AL AB TR M PATRÕES TRABALHAR SE NÚMEROS M CO TRABALHAR M CRIANÇAS TRABALHAR CO LINA ORDEM E DISCIP

GUIAS DAS PROFISSÕES: 5,5 EUROS CADA

AGOR A

2 e m1

EM

AVEIRO RÃES BRAGA e GUIMA COIMBRA FARO LISBOA PORTO

GUIAS UNIV: 4 EUROS CADA

Colecção completa só 27 euros

Colecção completa só 18 euros

UM GUIA DAS PROFISSÕES + UM GUIA UNIV À ESCOLHA = 6,5 EUROS PARA ENCOMENDARES: Assinala, com uma cruz, o(s) exemplar(es) que pretendes no respectivo quadrado. Destaca a página, e envia para: PRESS FORUM — REMESSA LIVRE 25002 — 1144 LISBOA CODEX (NÃO PRECISA DE SELO)    Morada    Código Postal - Localidade  Data de Nascimento // Contribuinte  Telefone  Telemóvel  e-mail   Actividade   Escola/Empresa   Ano  Área  Curso  Nome

MODO DE PAGAMENTO Envio CHEQUE n.º  no valor de ,¤, do banco   à ordem de PRESS FORUM – Comunicação Social, S.A. Envio VALE CTT n.º  no valor de ,¤, à ordem de PRESS FORUM – Comunicação Social, S.A. Transferência bancária NIB: 0033 0000000 6147326605 BCP. Enviar comprovativo da transferência bancária, juntamente com os livros pretendidos, por FAX para: 21 887 76 66 Os presentes dados irão ser tratados informaticamente. Destinam-se a operações administrativas e estatísticas e à eventual apresentação de outros produtos e serviços prestados pela nossa empresa ou por terceiros de reconhecida idoneidade. Ao seu titular é garantido o direito de acesso, rectificação, alteração ou eliminação sempre que para isso contacte por escrito a Press Forum S.A. Se pretender que os seus dados não sejam facultados a terceiros, assinale com uma cruz (x) 


desafios

Vê os nossos vídeos no YouTube em www.youtube.com/user/ForumEstudante

Eles falam, falam, falam... E vão cumprir!

De Norte a Sul de Portugal há movimentações políticas a decorrer nas escolas. O quê? Ainda não reparaste no que anda a acontecer? É uma revolução!! Desta vez, são os estudantes que assumem o comando das operações para o país. A próxima etapa é eleger os Governos Regionais, já a pensar na grande eleição nacional. Porreiro, pá!...

Atenção: Já temos Governos Locais A FORUM está a organizar as eleições do Governo mais jovem do mundo. E agora é altura de apresentares a tua proposta governativa às outras escolas da região. Em debate estão as pastas da Educação, do Ambiente, da Juventude e das Finanças. De que estás à espera? Começa já a preparar os teus argumentos para defender as tuas propostas eleitorais. Olha que a escola da lista que vencer a eleição nacional ganha um quadro interactivo!

Eleições Regionais (Concorrem a estas eleições os Governos Locais) › As eleições decorrem ao longo de 1 dia, com apresentação dos programas de Governo e debate. › Cada candidato(a) a PrimeiroMinistro dispõe no máximo de 5 minutos para apresentação do seu Programa. › Cada lista tem 5 minutos para interpelação aos outros candidatos. O tempo de interpelação pode ser utilizado só numa intervenção ou repartido por várias. › A lista interpelada tem 2min30 para rebater/responder à questão colocada. Qualquer candidato da lista interpelada pode responder. › O Governo Regional será eleito pelos elementos das várias delegações. Apenas os jovens terão voz neste processo!!

NO 15º ANIVERSÁRIO DA FORUM ESTUDANTE, ESTES FORAM OS ELEITOS. O PRÓXIMO ÉS TU!

Eleição Nacional Concorrem à Eleição Nacional os Governos Regionais. O Governo Nacional vai à Assembleia da República apresentar as suas medidas!

Envia as tuas dúvidas para governosub18@forum.pt C o n s u l t a o s i t e w w w. g o v e r n o s u b 1 8 . f o r u m . p t p a r a s a b e r mais sobre o projecto e participa no quiz sobre política 16 FORUM ESTUDANTE FEVEREIRO’08


forum network

A rede faz a força Desde o início do ano lectivo temos vindo a apostar forte num novo conceito: os animadores FORUM. E o que é isto? Pois bem, trata-se duma rede de cerca de 100 estudantes, um de cada escola secundária, que assumiram de alma e coração a responsabilidade de divulgar e dinamizar a revista e suas iniciativas. No final do ano, aqueles (as) que cumprirem os critérios mínimos por nós estabelecidos, viajarão connosoco até ao Brasil! Uma viagem que promete ser I-NES-QUE-CÍ-VEL!! Espreita o que os nossos animadores andam a fazer para divulgar a revista e a sua escola.

Carolina Pinheiro, 18 anos, 12º ano Escola Secundária da Lourinhã (Lisboa) › Criação de uma secção num placar da escola com o titulo “FORUM ESTUDANTE”. Lá são colocadas as notícias mais recentes da nossa revista, assim como passatempos e o link do hi5. › Colocação de publicidade à revista em vários locais (estratégicos) da escola, assim como a divulgação do projecto Governo Sub18. › Elaboração de uma mailing list › Promoção da iniciativa “Pensa à frente, protege o Ambiente” .

António Grilo, 17 anos, 12º ano Colégio Valsassina (Lisboa)

Semana das línguas A exemplo de anos anteriores, vai decorrer no Colégio Valsassina a Semana das Línguas de 18 a 22 de Fevereiro. É uma semana dedicada ao Português, ao Inglês e ao Francês com concursos, teatros, música, gastronomia entre outras actividades promovidas pelos departamentos de línguas. Com esta iniciativa pretende-se desenvolver as capacidades de falar em público em vários idiomas, bem como promover a aprendizagem das línguas de uma forma mais divertida.

Primeiro relatório da pegada carbónica

Pedro José Estrela, 17 anos, 12º ano Escola Secundária Francisco Fernandes Lopes - Olhão (Faro) › Criação de um dia dedicado à revista como forma de a promover todos os meses. › Distribuição uniforme em vários locais da escola, para além de colocação apenas na biblioteca. › Apresentação de cartazes com a capa da revista, como modo de anunciar a chegada em cada mês. Estes cartazes estão espalhados pela escola.

18 FORUM ESTUDANTE FEVEREIRO’08

Como resultado do trabalho desenvolvido nos últimos anos para combater as alterações climáticas, e enquadrado na parceria com a Ecoprogresso, será divulgado este mês o primeiro relatório da pegada carbónica do Colégio. Este relatório apresenta, de forma detalhada, o impacto do Colégio Valsassina nas emissões nacionais de gases do efeito de estufa (GEE). Com base neste documento, estabeleceremos metas e serão propostas medidas de redução das emissões de GEE. A nossa meta é tornar o Colégio Valsassina numa “Low Carbon School”, a primeira a nível nacional.

CONTA PEDRO ESTRELA Decorreu nos dias 9 e 10 de Fevereiro, no supermercado Modelo de Olhão, uma campanha de angariação de fundos levada a cabo por um grupo de alunos do 12º ano da turma B da Escola Secundária Dr. Francisco Fernandes Lopes. Todos os fundos/bens obtidos por esta campanha no âmbito da Área de Projecto reverteram integralmente a favor do Centro de Bem-Estar Social Nossa Senhora de Fátima, instituição de solidariedade social que acolhe crianças e jovens do sexo feminino do concelho de Olhão. A favor desta causa, o grupo continuará a organizar campanhas, tal como a que vai acontecer no dia 16 de Março.


GUIA PRÁTICO DO ESTUDANTENÃ P 2007/08 PE ODE O R S TODOS OS CURSOS

DE

R

exclusivo! PROVAS DE INGRESSO, VAGAS, MÉDIAS E MUITO MAIS!

OS NÚMEROS DO SUCESSO E EMPREGABILIDADE DOS CURSOS SUPERIORES

ENCOMENDA JÁ! Se já não encontras o teu Guia nas bancas, podes encomendá-lo, preenchendo o cupão!

 GUIA PRÁTICO DO ESTUDANTE 2007 SÓ 2,50¤¤ (+Portes) PREÇO VÁLIDO APENAS PARA ENCOMENDAS DIRECTAS À PRESS FORUM

DEPOIS DE PREENCHIDO O CUPÃO, DESTACAR E ENVIAR PARA: PRESS FORUM — REMESSA LIVRE 25002 — 1144 LISBOA CODEX (NÃO PRECISA DE SELO) FORMA DE PAGAMENTO - Envio:  CHEQUE Nº:  Banco:  À ORDEM DE: PRESS FORUM, SA  VALE CTT Nº:  Transferência bancária NIB: 0033 0000000 6147326605 BCP. Enviar comprovativo da transferência bancária por FAX para: 21 887 76 66 Adicionar, ao preço do Guia, o valor correspondente para os portes de envio — 1 exemplar: € | de 2 a 4 exemplares: 2,80€ € | outras quantidades, contactar: 21 885 47 30 1,25€ NOME: 

    CÓDIGO POSTAL/LOCALIDADE: -  TELEFONE:  e-mail:   DATA DE NASCIMENTO: // ESTADO CIVIL:  ESCOLA/EMPRESA:   ANO:  ÁREA:  CURSO:  MORADA:

Os presentes dados irão ser tratados informaticamente. Destinam-se a operações administrativas e estatísticas e à eventual apresentação de outros produtos e serviços prestados pela nossa empresa ou por terceiros de reconhecida idoneidade. Ao seu titular é garantido o direito de acesso, rectificação, alteração ou eliminação sempre que para isso contacte por escrito a Press Forum S.A. Se pretenderes que os teus dados não sejam facultados a terceiros, assinala com uma cruz (x) 

Para qualquer esclarecimento adicional, contactar: 21 885 47 30


pancadas

Dia

dos Namoricos

Ama-me mucho... {Texto: Laura Alves} E se, de repente, na rua, alguém te oferecer flores? Mais do que um impulso, isso pode ser... um “quéfrô”! De qualquer forma, aconselhamos-te a não negares à partida uma rosa que não conheces. No mês em que os namorados andam com o coração a mil à hora – e em que todos os outros evitam sair de casa, tal é a depressão – a FORUM não quer deixar de celebrar o amor, a paixão, e todas essas lamechices cor-derosa-enjoo. Após um exaustivo trabalho de investigação científica (que consistiu numa sondagem junto da equipa enquanto se bebia um café...), chegámos à “brilhante” conclusão: o amor é um estereótipo!

Os pega-monstros Mandam sms compulsivamente mesmo quando estão nas aulas, são os primeiros a cruzar a porta assim que toca para a saída, trilham os corredores tão agarrados, que já toda a gente pensa que são gémeos siameses, dão beijos intermináveis em todo o lado – o que, frequentemente, lhes vale a alcunha de “ventosas” – e, quando vão almoçar ao refeitório, dão a comida na boca um ao outro de uma forma muito pouco dignificante para a espécie humana... Um autêntico enjoo! A prenda ideal: Um frasquinho de solvente, para despegar nem que seja só por um bocadinho...

Os headphones Eles gostam-se, eles amam-se, não vivem um sem o outro, são completamente dependentes, e a vida só faz sentido quando se está na companhia do/a mais-que-tudo. No entanto, tal como os headphones, andam sempre em lados opostos. Se um diz “direita”, o outro diz “esquerda”. Se um prefere bateria, o outro gosta mais do baixo. No fundo, o que acontece, é que eles se complementam de um modo incrível, criando uma melodia harmoniosa. Mesmo que essa melodia seja um tema da Avril Lavigne a passar no leitor de mp3... A prenda ideal: Uma caixinha de cotonetes...

20 FORUM ESTUDANTE FEVEREIRO’08

Os desfribiladores Bum! Bum! Bum! É este o som que faz o coração destes namorados quando passeiam pelos corredores. Nos momentos de maior crise, quando tudo à volta parece triste e sem sentido, encontram um no outro a energia necessária para pôr um sorriso parvo na cara e ir para a aula de Biologia dissecar uma rã e pensar como a vida é bela. O único problema é que, por vezes, a energia que colocam no amor é tanta, tanta, que se corre o risco de entrar em curto-circuito. Aconselha-se vivamente que não andem à chuva, para evitar choques eléctricos... A prenda ideal: Um transformador de corrente, para distribuir melhor a energia.

Os pionés Estes não têm remédio possível. São bicudos por natureza e estão sempre a pregar ferroadas um no outro. No fundo, eles até se sentem apaixonados, mas só estão bem a picar-se e a arranjar discussão por tudo e por nada. Aliás, já nem sabem namorar doutra forma. É o chamado amor doloroso, o “quanto mais me picas, mais gosto de ti...” Não há aqui nenhum traço de sado-masoquismo, é apenas uma questão de feitio. E já se sabe que “pionés que nasce bicudo...” A prenda ideal: Um kit de primeiros-socorros e um seguro de vida.

Os fantasmas Muito resumidamente, nunca ninguém vê estes namorados, mas que eles existem, existem!! São aquele tipo de casal que esconde o seu amor de toda a gente porque tem medo dos mexericos, pavor que os pais descubram e, no fundo, ainda não se sente muito à vontade em termos emocionais (“Será que ele gosta de mim?”; “O que é que ela quererá dizer com isto?”). Há ali muita coisa por resolver, por isso, encontram-se às escondidas nos intervalos, dão as mãos e ficam a olhar um para o outro muito vermelhos e sem pronunciar palavra. A prenda ideal: Um megafone, para deixar de lado a timidez e anunciar a paixão aos quatro ventos...


pancadas

Os casais “fantasma”: H á a l i m u i t a c o i s a p o r r e s o lv e r, p o r i s s o , encontram-se às escondidas nos intervalos,

dão as mãos e ficam a olhar um para o outro muito vermelhos e sem pronunciar palavra.

21 FORUM ESTUDANTE FEVEREIRO’08


espaço

SAÚDE E SEXUALIDADE JUVENIL

Não fiques à toa!

O quê? Ainda pensas que os bebés vêm de França, trazidos por uma cegonha? Ouviste dizer que o VIH-SIDA se transmite através dos apertos de mão? Ou que não há risco de gravidez na primeira relação sexual? Comes hamburgueres todos os dias? Hiiii... Estás mesmo por fora! Para uma saúde e sexualidade responsável e sem medos, está na hora de procurar informação. E o Instituto Português da Juventude tem os locais certos para ti!

PORTAL DA JUVENTUDE

SEXUALIDADE EM LINHA

Informação nunca é demais. Especialmente, no que respeita à saúde e sexualidade. Deixa de lado as revistas sensacionalistas e as conversas pouco científicas. Se pretendes estar bem informado(a) e esclarecer as tuas dúvidas, espreita os conteúdos que estão disponíveis no Portal da Juventude, em http://juventude.gov.pt/Portal/OutrosTemas/Saud eSexualidadeJuvenil. Algo que vais gostar de saber é que tens a possibilidade de fazer perguntas através do portal e receber a resposta às tuas dúvidas.

808222003. Aponta, sem demoras, este número na agenda do teu telemóvel. Trata-se da linha de ajuda SEXUALIDADE EM LINHA, um serviço de atendimento, aconselhamento e ajuda telefónica nacional na área da saúde sexual e reprodutiva, que convém ter sempre presente. Afinal, quando menos esperas tens dúvidas que, por pequenas que sejam, mais vale esclarecer, não achas? Este serviço já existe desde 1998, resultante dum protocolo entre o Instituto Português da Juventude (IPJ) e a Associação para o Planeamento da Família (APF). A SEXUALIDADE EM LINHA é, actualmente, um importante trunfo na manga dos adolescentes portugueses. É que do outro lado há sempre uma voz amiga para te ajudar a esclarecer todas as questões que tenhas.

Eis alguns dos conteúdos que encontras no Portal da Juventude, na área de Saúde e Sexualidade Juvenil: › Gabinetes de Apoio à Sexualidade Juvenil Contactos e valências › Sexualidade em linha - Linha de informação, apoio e aconselhamento › VIH-SIDA - Informação e prevenção Em breve, o IPJ terá um novo programa na área de promoção de estilos de vida saudáveis. Está atento(a)!

Isto é para ti porque... › É uma linha telefónica anónima e confidencial, para a qual podes ligar sempre que sentires necessidade de tirar uma dúvida ou de um esclarecimento na área da sexualidade juvenil. › Ao teu dispor tens uma equipa de técnicos de saúde que te ouvem, aconselham e ajudam na resolução das tuas dificuldades. › Ninguém vai emitir juízos de valor, mas sim ajudarte, informando-te, esclarecendo-te, ouvindo-te e encaminhando-te sempre que necessário. Horário de funcionamento Dias úteis, das 10h às 19h Sábados, das 10h às 17h

22 FORUM ESTUDANTE FEVEREIRO’08

GASJ - GABINETES DE APOIO À SAÚDE JUVENIL Procuras um atendimentom gratuito, anónimo e confidencial, que te permita viver em pleno a tua saúde emocional, sexual e reprodutiva? Óptimo, porque vai gostar de saber que encontras isso tudo nos Gabinetes de Apoio à Sexualidade Juvenil, os GASJ. Estes espaços estão espalhados por todo o país e o seu funcionamento é assegurado por uma equipa interdisciplinar. É graças à existência de protocolos estabelecidos com parceiros locais – as Sub-Regiões, Administrações Hospitalares, bem como associações com experiência nesta área – que podes contar como apoio dos GASJ. Se tens dúvidas quanto a algum tema da adolescência, saúde sexual e reprodutiva, desenvolvimento do corpo, etc., as respostas e o acompanhamento estão lá para ti. Isto é para ti porque... › Os GASJ são espaços de atendimento gratuitos, anónimos e confidenciais, assegurados por uma equipa técnica qualificada e interdisciplinar (médicos, enfermeiros, psicólogos, nutricionistas, técnicos de serviço social, etc.). › Constituem um espaço de acolhimento importante no que respeita à informação temática no âmbito da saúde sexual e reprodutiva. › Estão sediados nas Delegações Regionais do IPJ. › Não é necessária qualquer marcação prévia. Basta apareceres durante o horário de funcionamento do gabinete. Horário de funcionamento Varia de delegação para delegação, pelo que é necessário informares-te junto de cada GASJ.


fama

VÂNIA FERNANDES, VENCEDORA DA OT

“Sinto que aproveitei ao máximo ” {Texto: Ana Luisa Branco} {Fotos: Ricardo Bento} Aos 22 anos, Vânia é dona de uma grande voz e tem uma energia contagiante. Entre gargalhadas e limonadas, fomos conhecer um pouco mais da vencedora da 3ª edição da Operação Triunfo. Ela acreditou e a magia aconteceu...

“LEMBRO-ME DE ESTAR À FRENTE DO RICARDO, ANTES DE SABERMOS QUEM GANHAVA, E DISSE-LHE: “TU MERECES!”. NUNCA PENSEI QUE FOSSE EU A GANHAR...” 24 FORUM ESTUDANTE FEVEREIRO’08


fama

“SEMPRE VIVI TODAS AS SEMANAS COMO SE FOSSEM AS ÚLTIMAS, POR ISSO SINTO QUE APROVEITEI AO MÁXIMO.” Alguma vez pensaste que podias ganhar o programa? Não! Eu nem sequer pensei que passasse nos castings porque nunca tinha concorrido a uma coisa assim. Entrei na desportiva. Ia numa de tentar para depois não ficar a pensar: “Fogo, e se eu tivesse tentado?” Entrar foi uma surpresa...

E quando percebeste que ias chegar à final? Pensei: “Grande responsabilidade!” Na semana anterior tinha estado nomeada com o Luís, e senti que tinha que o levar também à final. Ainda não consigo dizer com muita facilidade “Eu ganhei!”. Estava convencida que era o 3º lugar. Quando disseram o nome do Nuno pensei: “Bom, 2º lugar, não foi mau!”. Lembro-me de estar à frente do Ricardo, antes de sabermos quem ganhava, e disse-lhe: “Tu mereces!”. Nunca pensei que fosse eu...

O que é que te levou a concorrer à OT? Tinha acabado um curso profissional no Conservatório e concorri ao ensino superior. Sempre cantei muitos estilos de música e, quem faz isso, depois fica um bocado perdido. Eu ia concorrer para lírico e jazz. Depois decidi enveredar pelo segundo. Mas também era rotular-me já como cantora de jazz. Eu quero cantar um cruzamento entre as duas coisas. Vi a Operação Triunfo como um escape. Precisava de pensar bem no que queria! Fui ficando, mas nunca pensei chegar até à final.

Como era a tua vida antes da OT? Até Julho eu estudava das 9h às 20h e cantava quatro vezes por semana (em hotéis, bares...). Estudava no Conservatório da Madeira. Ao sábado tinha um curso de jazz, entre as 10 e as 18h. À noite cantava.

Quando descobriste a tua vocação para a música? Desde pequenina que gosto de cantar, mas nunca tinha tido oportunidade. Aos 12 anos inscrevi-me sozinha num concurso local e, a partir daí, todas as semanas tinha actuações. Quando estava no secundário, lembro-me das minhas colegas saberem o que queriam: ir estudar para Lisboa, tirar um curso superior. Quando os professores me perguntavam o que ia fazer, parecia que eu tinha prédefinido: “Vou estudar para o Conservatório. Vou

continuar a cantar!” Depois ouvia: “Mas Vânia, tu precisas de um curso, uma coisa que te dê segurança!”. Só no último ano é que tive que parar para pensar no que ia fazer. Um curso superior em quê? Em que tipo de música? Em que escola? E apareceu a Operação Triunfo...

Qual foi a actuação que mais te marcou? Não posso dizer só uma! Gostei muito da que fizemos com a Rita Guerra, com o Luís. O tema que cantei com o Jonas, “All that Jazz”, mais cabaret. Com a Jessica também foi divertido. Todas tiveram qualquer coisa de especial. A música com o Ricardo foi muito gira porque foi um rap, e eu nunca tinha feito. Sempre vivi todas as semanas como se fossem as últimas, por isso sinto que aproveitei ao máximo.

Como foi a tua experiência na escola? Eu já estava acostumada a estar muitas horas numa escola. Era divertido, principalmente, quando éramos muitos! Passámos a ser menos e começou a ser mais seca. Quando cantávamos juntos, as aulas eram sempre em grupo. Quando começámos a cantar sozinhos, começámos a puxar mais pelas nossas dificuldades e, tecnicamente, a evolução foi mais notável. A atenção era toda posta sobre nós. Mas era menos descontraído porque não tínhamos outra pessoa para partilhar. Foi muito bom. Os professores tornaram-se muito nossos amigos.

O que trazes de melhor da OT? Principalmente, os amigos que fiz. Não só os meus colegas, mas também professores, elementos da produção, da realização, da equipa técnica. Todas as pessoas que não vemos, mas que estão atrás das câmaras. As coisas que aprendi, que me ajudaram a ter mais consciência de mim enquanto artista, a desinibir mais. Psicológica e físicamente, ajudou-me a transpor-me mais para a música. E também o Luís...!

O teu futuro passa pela música? Claro! A música passa por mim! Já nem me imagino a fazer outra coisa. Tenho que me começar a organizar ao nível do meu estilo, procurar a minha sonoridade. Eu sei que não tenho que me definir para já, e isso foi uma das coisas que aprendi na escola. Não é preciso ter urgência. Mas começar a procurar um som, até para o álbum que vou gravar. Quero uma coisa com sentido, de preferência em português.

25 FORUM ESTUDANTE FEVEREIRO’08


saberes

LÍNGUAS EM QUE VALE A PENA INVESTIR

ESPANHOL|CHINÊS|RUSSO|ÁRABE TOMA NOTA 27 a 29 de Fevereiro, 10h às 19h Centro de Congressos de Lisboa (Alcântara) Mais informação em www.expolingua.pt. {Texto: Laura Alves} {Ilustrações: Gonçalo Gil}

São línguas, senhor... Está na hora de saíres à calle, perder o peur e perceberes how important it is to conhecer e falar outras línguas para além do Português. É que, num mundo globalizado como aquele em que vivemos, não te safas se as únicas palavras que falas de Alemão ou Italiano são Rammestein e spaghetti. A propósito, sabias que este mês decorre, em Lisboa, a Expolíngua? Não deixes passar a oportunidade de te tornares um(a) autêntico(a) poliglota!

26 FORUM ESTUDANTE FEVEREIRO’08


saberes Chegas a casa e ligas o computador. Entras na Net e vais aos teus sites preferidos: Hi5, Youtube, MSN, Myspace... Abres o eMule ou o iTunes e fazes o download dumas quantas músicas para ouvires no leitor de mp3. Aproveitas e sacas ainda um filme e, como ainda tens tempo, dedicas-te a descobrir as melhores estratégias para ficar “pro” no último jogo que compraste. O que é que isto tem a ver com línguas, perguntas tu... Tem tudo a ver! Já pensaste bem que, se não dominasses minimamente o Inglês, pouco conseguirias fazer na Internet? Claro que, hoje em dia, muitos dos sites referidos já possuem uma versão em português. No entanto, é inegável o predomínio da língua inglesa. Se precisas dum determinado programa ou aplicação para o teu computador, o mais certo é todo o processo de instalação ser em Inglês. Agora, imagina se não consegues perceber nada. Ah pois! “Fatal error”, diz-te alguma coisa? Por esta razão, quando o professor de inglês te passar trabalho para casa, não torças o nariz. Hoje em dia, saber escrever e falar línguas é funda-men-tal! Daqui a alguns anos, quando estiveres à procura de emprego e a responder a anúncios, perceberás o que queremos dizer. Assim, mais vale adiantares-te e enriqueceres, desde já, o teu currículo. E olha que o Inglês e o Francês – as línguas mais vulgarmente ensinadas nas escolas – já não bastam nem marcam a diferença. O Espanhol, por exemplo, está a ser cada vez mais solicitado pelas grandes empresas. E, segundo Renato Borges de Sousa, presidente da Expolíngua, “a médio prazo haverá que considerar o Chinês, o Russo e o Árabe”. Porque é que é tão importante fazer investimento nas línguas? “Quando se fala de estudar línguas, fala-se de adquirir a capacidade de comunicar com eficácia nas línguas estudadas. Apesar do Inglês ser, sem dúvida, a língua estrangeira mais estudada no nosso país, não é verdade, no entanto, que todas as pessoas que o estudam sejam capazes de comunicar eficazmente em Inglês. Ainda há muito trabalho a fazer nesse campo.”

The power of music Em países como Itália, França ou Espanha, os filmes estrangeiros que passam no cinema ou os programas transmitidos na televisão são dobrados para a língua daquele país. Em Portugal, é raro isso acontecer, pois são usadas legendas – à excepção dos programas infantis.

EXPOLÍNGUA Assim, não é de admirar que os portugueses sejam mais permeáveis às línguas estrangeiras, pois estão habituados a ouvi-las. Outra forma de “educar” o ouvido e enriquecer o vocabulário é a música. Quantas vezes não vais pela rua a cantarolar os temas das tuas bandas preferidas? Da próxima vez que voltares a pular enquanto cantas “I could be brown / I could be blue / I could be violet sky / I could be hurtful / I could be purple / I could be anything you like / Gotta be green / Gotta be mean / Gotta be everything more / Why dont you like me? / Why dont you like me? / Why dont you walk out the door!”, lembra-te que, ao mesmo tempo que deliras com o Mika, também estás a treinar o teu Inglês. Esta maneira informal de aprender uma língua tem o seu valor. E é por isso que alguns dos métodos de ensino modernos já recorrem a estas estratégias, com o objectivo de motivar e captar o interesse dos alunos. “Em Portugal, a exposição a outras línguas é permanente e pode, sem dúvida, ser uma mais-valia para o seu estudo, não isoladamente, mas integrando de forma criativa todos estes elementos no ensino”, acrescenta Renato Borges de Sousa, da Expolíngua. “É necessário abordar o ensino das línguas de forma activa e comunicativa, apresentando situações concretas, contextualizando-as, e não limitar o ensino à estrutura das línguas de forma abstracta com regras gramaticais a decorar”.

Andas em pulgas para aprender uma língua nova? Se a resposta é sim, não podes perder a Expolíngua, que decorre de 27 a 29 deste mês, no Centro de Congressos de Lisboa. O horário de entrada é das 10h às 19h e, a par da feira, haverá um vasto programa cultural com teatro, cinema, conferências, workshops e debates. E a grande protagonista desta edição da Expolíngua será a língua espanhola. “Qué bien”, dirás... Pois então, se queres aprender a dizer mais que tortilla e cariño, não percas esta oportunidade. Ah, e muito importante... Tanto a assistência às sessões do programa cultural como a entrada na feira são gratuitas (excepto os espectáculos de teatro interactivo). Durante os três dias haverá ainda sorteios, concursos e animação cultural com música, dança, aulas de línguas estrangeiras, e muito, muito mais. De acordo com Renato Borges de Sousa, presidente da Expolíngua Portugal, este evento irá combinar diversas valências, que irão, decerto, agradar aos visitantes. “No mesmo espaço haverá conferências, cinema, teatro, música, mini-aulas de línguas”, descreve. Mas não só. Quem visitar o Centro de Congressos nesses dias terá ainda “a possibilidade de conhecer a actividade de entidades, públicas e privadas, nacionais e estrangeiras, ligadas ao ensino de línguas, à produção de materiais e equipamentos didácticos, ao turismo cultural e intercâmbios, à tradução e ainda embaixadas, universidades e outros institutos.” Desta forma, assegura, “visitar a feira é a forma ideal de ficar a conhecer estas realidades e, talvez, dar algumas pistas aos nossos jovens para o seu futuro.”

Mundo, aí vou eu Lembra-te que saber falar uma língua nova não é apenas uma ferramenta para comunicar com os turistas que vêm passear à “Europe’s West Coast”. Há toda uma aprendizagem e aproximação a outras culturas, que acabam por ser importantes na tua construção enquanto pessoa e “cidadão do mundo”. A par do investimento que pensas fazer em formação – profissional ou superior – só tens a ganhar se dedicares algum do teu tempo e esforço a aprender uma nova língua. Programas de intercâmbio, como o Erasmus, ou de voluntariado, como o Serviço Voluntário Europeu, por exemplo, são óptimas estratégias para alcançar esse objectivo. No final, és tu que ficas com os trunfos todos, tanto a nível pessoal como profissional.

A DECISÃO É TUA, NÓS PREPARAMOS-TE EM...

TURISMO OU COMÉRCIO?

INFORMÁTICA OU ARQUITECTURA?

INGLÊS - FRANCÊS - ESPANHOL ALEMÃO - ITALIANO - PORTUGUÊS LÍNGUA ESTRANGEIRA NEERLANDÊS - RUSSO - ÁRABE CHINÊS - POLACO - ROMENO  AULAS EM GRUPO E AULAS INDIVIDUAIS  AULAS AO DOMICÍLIO  PREPARAÇÃO PARA TOEFL – TOEIC – GMAT – TEF – SELECTIVIDAD - CNaVT *Para inscrições até 30 de Maio de 2008

18° Salão Português de Línguas e Culturas

Apresenta este anúncio e beneficia de um desconto de 25 euros num curso de línguas de 20H*

ERASMUS OU FACULDADE EM MADRID?

ABRIR O MEU PRÓPRIO NEGÓCIO OU ESTAGIAR NO ESTRANGEIRO NUMA MULTINACIONAL?

www.linguagest.com info@linguagest.com Rua das Pedras Negras, 61 – 3º Andar 1100-402 Lisboa (à Baixa) | Tel. 21 887 81 22 27 FORUM ESTUDANTE FEVEREIRO’08


saberes QUERES FAZER... {Texto: Laura Alves}

...a Via Verde? Ir de viagem e não ter de parar para pagar portagens dá um jeitão, não é verdade? O que talvez não saibas é que o sistema usado para poupar tempo aos condutores, a famosa Via Verde, é uma tecnologia desenvolvida em Portugal. De facto, fomos o primeiro país do mundo a possuir um sistema electrónico de cobrança de portagens em toda a rede de auto-estradas. E já lá vão 17 anos!! Uma tecnologia, um produto comercial e uma marca: a Via Verde, que resulta duma parceria entre a Brisa – Auto-estradas de Portugal, e a SIBS - Sociedade Interbancária de Serviços, é uma referência no que toca à capacidade tecnológica portuguesa. “Passar sem parar” é o lema da Via Verde e a ideia subjacente, como poderás adivinhar, é evitar as longas filas de trânsito. Quem adere à Via Verde recebe um aparelho, que terá de ser colado no pára-brisas do carro (ou preso ao braço, no caso dos motociclistas). Assim, o condutor não precisa de parar nem de procurar trocos na carteira para pagar a portagem, pois o débito é feito através do sistema Multibanco na sua conta bancária. Entretanto, a tecnologia tem sido estendida a outras funcionalidades, como o pagamento electrónico de combustíveis, parques de estacionamento, ou o controlo de acesso a zonas históricas das cidades.

DICIONÁRIO

Eta... quê?! Esta palavra tão estranha para muitos - etanol - refere-se ao conhecido por todos nós como ácool etílico. Mais fácil agora? Pois é, às vezes trocam-nos as voltas com palavras difíceis! O etanol é um líquido sem cor, que não cheira lá muito bem (deve haver quem goste...), é inflamável e solúvel em água. Tratase de uma “mistura” de 96 por cento de álcool e 4 por cento de água. São várias as utilidades que lhe podemos dar, por exemplo, nas lacas, vernizes, perfumes, como combustível, como desinfectante. Sim, cura mas arde! Sabias que este produto pode ser mais nocivo ao ambiente que a gasolina? Cuidado com ele!

Como funciona As transacções na Via Verde são processadas electronicamente. O sistema baseia-se numa base de dados central, localizada na Via Verde Portugal, que está ligada a todas as portagens e à SIBS. O cliente instala o identificador no vidro da viatura antes de começar a usar a Via Verde. A SIBS informa a Via Verde Portugal que o identificador já está associado a uma conta bancária, sendo esta informação usada para actualizar a ficha do cliente. Diariamente é criada uma lista de todos os identificadores que estão associados a contas bancárias. Esta lista é enviada para todas as portagens, sendo necessário o identificador constar nesta lista para que se acenda o semáforo verde na passagem. Se todos os dados estiverem correctos, o valor da transacção é calculado e exibido no ecrã da portagem, ao mesmo tempo que se acende o semáforo verde.

Quem desenvolve A investigação e a inovação andam de braço dado no que toca a desenvolver a tecnologia por detrás da Via Verde. Apesar dos equipamentos de base já existirem noutros países, como a Noruega, o modelo de negócio e o refinamento do sistema são inteiramente nacionais. Assim, para criar este serviço, os técnicos da Brisa trabalham em estreita parceria com universidades e grupos de trabalho em áreas altamente especializadas da engenharia, da informática e das telecomunicações. Eis algumas das formações que contribuem para a constante inovação da Via Verde: › Gestão e Estratégia Industrial › Engenharia Mecânica › Tecnologias e Sistemas de Informação › Engenharia de Electrónica e Telecomunicações › Engenharia Informática › Programação

28 FORUM ESTUDANTE FEVEREIRO’08

O MELHOR SÍTIO DO MUNDO PARA APRENDER

...COZINHA CIA – Culinary Institute of America Há 60 anos que esta escola ocupa um lugar de excelência na aprendizagem profissional da arte de cozinhar. Sim, cozinhar é uma arte e aqui formam-se os melhores chefs do mundo. Conta com 125 professores de várias nacionalidades e oferece um vasto leque de programas académicos, bem como condições físicas da mais alta qualidade para formar os melhores, da melhor maneira. Esta instituição destina-se aos apaixonados pelo mundo da comida e rege-se por valores como excelência, liderança, profissionalismo, ética e respeito pela diversidade. O “Culinary Institute of America” (CIA) começou por se chamar “New Haven Restaurant Institute”, situava-se na pequena cidade de New Haven e funcionava como uma escola de formação intensiva para os veteranos da Segunda Guerra Mundial. Um ano depois, e devido ao

seu sucesso, a escola não só mudou de instalações para perto da Universidade de Yale, como também mudou de nome para “Restaurant Institute of Conneticut”. O actual nome da escola deve-se à diversidade de alunos que adquiriu e foi adoptado em 1951. O programa curricular aumentou para dois anos e o crescimento foi progressivo. Hoje em dia, para além dos alunos poderem praticar nos restaurantes do campus da escola, também o fazem noutros eventos com serviço de catering fora da escola. Em 1981 o CIA tornou-se a única escola autorizada a atribuir aos alunos o grau de chef master da American Culinary Federation (ACE). Uma boa aposta para aqueles que querem ser os próximos grandes chefs. Para saberes mais consulta o site www.ciachef.edu.


saberes BARÓMETRO Se, para ti, andar na escola e terminar o ensino secundário, é algo completamente normal e que faz parte do percurso de formação que pretendes seguir, para muita gente da tua idade, o abandono escolar é uma (dura) realidade. São várias as razões que levam alguém a desistir de estudar. Mas também são já muitas as alternativas oferecidas pelo sistema de ensino, para que ninguém entre no mercado de trabalho sem uma qualificação. No final do ano passado, a

ministra da Educação, Maria de Lurdes Rodrigues, anunciou que a taxa de abandono escolar diminuiu três por cento em relação ao ano anterior (2006). Assim, a taxa de abandono situa-se, actualmente, nos 36,3 por cento. Um valor que a ministra promete fazer descer ainda mais até 2010. Para já, fica com estes dados estatísticos, que dão conta da taxa de transição/conclusão no ensino secundário, segundo o ano lectivo, por ano de escolaridade.

OPINIÕES DOS PROFESSORES

Evolução ao longo da última década (%) 1996/97 64,3

1997/98 64,4

1998/99 64,0

1999/00 63,2

2000/01 60,6

2001/02 62,6

2002/03 66,3

2003/04 66,2

2004/05 67,9

2005/06 68,9

Idalina Santos, professora

Taxa de transição/conclusão, por ano e tipo de curso do ensino secundário (%) Nível de ensino Ensino secundário 10º ano Cursos gerais/científico-humanísticos Cursos tecnológicos 11º ano Cursos gerais/científico-humanísticos Cursos tecnológicos 12º ano Cursos gerais/científico-humanísticos Cursos tecnológicos

96/97 64,3 61,5 65,0 52,0 80,5 82,4 74,2 51,1 54,1 40,7

97/98 64,4 64,2 67,5 54,4 79,6 81,8 72,0 50,8 53,0 42,8

98/99 64,0 63,8 66,8 54,8 79,7 81,5 72,8 50,3 52,2 43,0

99/00 63,2 63,1 65,6 54,8 79,2 80,7 73,2 50,2 51,9 42,7

Ano lectivo 00/01 01/02 60,6 62,6 60,6 61,1 63,9 64,5 50,3 50,5 75,6 78,1 77,1 79,9 69,6 70,7 47,5 51,2 48,7 52,7 42,6 44,6

02/03 66,3 65,2 68,5 54,2 80,8 82,1 75,6 54,7 56,5 46,4

03/04 66,2 66,6 70,4 53,3 82,2 84,6 72,1 51,3 52,5 45,3

04/05 67,9 70,5 78,0 53,3 84,1 86,3 74,9 50,6 52,1 43,0

05/06 68,9 74,1 78,8 59.0 81,4 82,1 78,9 52,9 52,3 55,7

Nota: A taxa de transição/conclusão é a relação percentual entre o número de alunos que obtêm aproveitamento no final do ano lectivo (podendo transitar para o ano de escolaridade seguinte) e o número de alunos matriculados, nesse ano lectivo. A designação “taxa de conclusão” é usada para fazer referência ao aproveitamento no fim do nível de ensino, ou seja, no 9º e no 12º anos. Fonte: Gabinete de Informação e Avaliação do Sistema Educativo (GIASE) do Ministério da Educação

Samuel Silva, 15 anos, Escola EB 2/3 S de Monte da Ola - Vila Nova de Anha (Viana do Castelo)

Diogo, 16 anos, Escola Secundária de Gondomar (Porto)

“SIM, PORQUE SE GANHASSE MAIS E TIVESSE UM MELHOR ESTADO DE VIDA, ATÉ SERIA INTERESSANTE... E, ALÉM DO MAIS, NUNCA É MAU CONHECER NOVAS CULTURAS E GENTES.”

“SIM, DEVIDO À GRANDE TAXA DE DESEMPREGO, IR TRABALHAR PARA O ESTRANGEIRO SERIA UMA SOLUÇÃO.”

Maria José Mesquita, professora

VOX ALUMNI

Imaginas-te a trabalhar noutro país? Porquê? Paulo Gonçalves, 19 anos, Escola Secundária Morgado Mateus (Vila Real)

Denise Nogueira, 17 anos, Escola Secundária de Valongo (Porto) “CLARO QUE SIM. DEPENDE MUITO, PARA MIM, DA FAMÍLIA. SE TIVESSE FAMÍLIA NOUTRO PAÍS PARA PODER ESTAR COMIGO, IRIA. ATÉ PORQUE É SEMPRE BOM CONHECER OUTRAS COISAS. TAMBÉM IMPORTA, A LÍNGUA QUE SE FALA NESSE PAÍS. SE PUDESSE FALAR A LÍNGUA INGLESA, IRIA COM CERTEZA. POR OUTRO LADO, É MUITO DIFÍCIL DEIXAR ESTE CANTINHO DE PAÍS QUE NÓS TEMOS.”

Como é que os alunos reagiram à utilização da Escola Virtual? Os alunos que têm Internet em casa aceitaram muito bem, vêem a Escola Virtual como mais um meio que têm ao seu alcance para estudar. O que é que destacaria como vantagens da Escola Virtual? Essencialmente, a interactividade proporcionada; os alunos podem manipular de uma forma mais concreta os materiais de estudo, tornando-se, portanto, o estudo da disciplina, neste caso a Matemática, muito mais apelativo. E para os professores, quais são as vantagens? O recurso à Escola Virtual torna muito mais fácil a forma de ensinar e a forma dos alunos assimilarem aquilo que se pretende.

Como vê a utilidade da Escola Virtual? A Escola Virtual foi uma revolução completa em termos pedagógicos porque responde muito bem àquilo que neste momento mais atrai e motiva os alunos.

“SIM, SE ESSE TRABALHO CORRESPONDESSE À REALIZAÇÃO DE UM SONHO. CASO CONTRÁRIO, NÃO.”

Micael,16 anos, Escola EB 2/3 de Amares (Braga) “SIM. PORQUE GANHARIA MAIS DINHEIRO E TERIA OUTRAS CONDIÇÕES.”

www.escolavirtual.pt 29 FORUM ESTUDANTE FEVEREIRO’08


saberes QUERES SER... {Texto: Ana Luisa Branco}

o Cristiano Ronaldo?

Formação

Actualmente joga no Manchester United e ganha milhares de euros por mês. Vive em Inglaterra, numa casa nada modesta, e pode ter tudo o que quiser. É claro que nem sempre foi assim. Vê como é que este craque funciona. E aprende uns quantos truques...

Queres ser como ele? Eis o que precisas: Treinar muito e ter empenho no jogo

Fazer um tratamento ao acne (para quem tem, como ele tinha...) Ter uma conta bancária recheada

É muito criticado pelo seu comportamento arrogante em campo, mas defende-se: “Muitas vezes não temos a noção exacta daquilo que fazemos dentro de campo. É a minha maneira de jogar e sempre joguei assim.”

Arranjar namoradas giras como Merche Romero ou Karina Bacchi Arranjar os dentes

Usar brincos de diamante

De pequenino...

Ter um pé mágico (e treiná-lo muito...)

Em relação ao facto de deixar muitos adversários para trás com as suas fintas, dá uma justificação: “Cada um nasce com um dom e eu nasci com o dom da finta. Resta-me respeitar a opinião das pessoas que consideram que eu finto demais.”

Usar roupas de marca do mais fashion

Olhar para o céu quando se marca ou quando se falha, chorar nas derrotas

{foto: ©Wenn/Fototeca}

Ser musculado 30 FORUM ESTUDANTE FEVEREIRO’08

Para se ser um grande jogador de futebol não basta jogar nos intervalos! Se tens jeito, há que treinar para aperfeiçoar esse talento e seres cada vez melhor. Há muitas escolas espalhadas pelo país que, além do treino, exigem muita aplicação. Ou seja, que tenhas boas notas. Para te tornares o próximo Cristiano Ronaldo é necessário que trabalhes muito! Informa-te em www.apef.net, o site da Associação Portuguesa de Escolas de Futebol, onde encontrarás referência a todas as escolas que existem no nosso país.

Cristiano Ronaldo nasceu no Funchal, a 5 de Fevereiro de 1985, numa família humilde. Não veio ao mundo a dar pontapés na bola, mas quase. Em criança passava o tempo a jogar futebol e o primeiro clube foi o Clube Futebol Andorinha de Santo António. Já na altura não conseguia disfarçar que tinha bastante jeitinho para a coisa e, com apenas 11 anos, ruma a Lisboa e ingressa nos juvenis do Sporting. Era visível e admirado todo o seu talento. Voou mais alto, como seria de esperar, e assinou contrato com o Manchester United em 2003, onde continua.

Cristiano Bush, Cristiano Clinton... Chama-se Ronaldo porque o seu pai quis fazer uma homenagem a Ronald Reagan, que era, à época, presidente dos Estados Unidos da América. Cristiano foi sempre muito ligado à família, sobretudo à mãe, e o seu prato preferido é bacalhau à Brás. Quando era pequeno pedia sempre uma bola como prenda e sonhava jogar num grande clube. Hoje em dia, antes de entrar em campo, pega no amuleto que traz ao pescoço e dá-lhe três beijos.


espaço

NOTÍCIAS

Para concluíres o secundário…

Tens mais de 18 anos? Não conseguiste terminar o 12º ano? Ainda tens disciplinas (até seis) em atraso? O curso que começaste já não existe? Nesse caso, dirige-te a uma escola secundária ou a um Centro Novas Oportunidades e informa-te sobre as vias de conclusão do nível secundário ao abrigo do DecretoLei nº 357/2007, de 29 de Outubro. Estas vias permitem que concluas o ensino secundário, colocando-te à disposição várias hipóteses, às quais está associada uma determinada certificação. Caso optes pela realização de exames nas actuais disciplinas dos cursos científico-humanísticos ou dos cursos profissionais, inseridas nas componentes de formação nas quais tens disciplinas em falta, poderás obter uma certificação de nível secundário com menção ao teu curso de origem e com classificação final. Caso os exames que venhas a realizar correspondam a disciplinas dos actuais cursos profissionais, obterás ainda uma qualificação profissional de nível 3. Se optares pela realização de exames a partir de uma bolsa de disciplinas muito variada dos diferentes cursos científicohumanísticos, terás uma certificação generalista de nível secundário de educação (sem menção ao teu curso de origem), com classificação final. Se, em alternativa, optares pela frequência de módulos de formação inseridos no Catálogo Nacional de Qualificações, cumprindo 50 horas de formação por cada disciplina em falta, obterás uma certificação de nível secundário sem menção ao curso de origem e sem classificação final. Mais informações em www.anq.gov.pt ou através do endereço dl357@anq.gov.pt 32 FORUM ESTUDANTE DEZEMBRO’07

De A a Z, em www.catalogo.anq.gov.pt encontras informação relativamente a cerca de 250 profissões. Se estás na dúvida, espreita as actividades associadas à profissão que te interessa, bem como os saberes, os saberesfazer e os saberes-ser.

Da formação à profissão Tens dúvidas sobre o que se faz em cada profissão? Não sabes que formação te dá acesso a determinada actividade profissional? O Catálogo Nacional de Qualificações pode ajudar-te a conheceres melhor as diferentes profissões. Consulta o site www.catalogo.anq.gov.pt.

No Catálogo Nacional de Qualificações encontras informação sobre aproximadamente 250 qualificações de nível 2, 3 e 4, integradas em 40 áreas de Educação e Formação. Destas qualificações, 48 por cento conferem o 9º ano e o nível 2 de qualificação, 46 por cento conferem o 12º ano e o nível 3 de qualificação e 6 por cento

garantem o nível 4 de qualificação (correspondente a uma formação pós-secundária). Mas estes são números em crescimento, pois o Catálogo ainda é recente e está, progressivamente, a ser desenvolvido. O grande objectivo deste projecto é promover as qualificações e assegurar as competências

Definir objectivos para o sucesso “A MINHA IDEIA É TER VÁRIOS DIPLOMAS DE NÍVEL 3, EM DIFERENTES ÁREAS, E NÃO APENAS UM SUPERIOR.” Aos 22 anos, Ricardo Sampaio já se pode orgulhar do currículo que tem vindo a construir. Terminou um Curso Profissional de Técnico de Electrónica Industrial e Automação na Escola Profissional Gustave Eiffel, na Amadora. Conta já com um estágio no


Informa-te das possibilidades de formação que tens ao teu alcance em www.novas.oportunidades.gov.pt.

consideradas essenciais para a competitividade e modernização da economia portuguesa. Em simultâneo, são construídos percursos de aprendizagem que assegurem uma progressão escolar e profissional, é garantido o reconhecimento das aprendizagens obtidas em diferentes contextos e assegurada a comparabilidade das qualificações a nível nacional e internacional.

formação, estando na posse de mais informação sobre as profissões. De A a Z encontras perfis profissionais, a certificação escolar e profissional que lhe está associada, bem como o referencial de formação dessa qualificação. Ou seja, para cada qualificação, este instrumento define um perfil profissional (conjunto de actividades associadas à qualificação bem como os saberes, os saberes-fazer e os

ESCOLHE A TUA PROFISSÃO

Técnico de Museografia e Gestão do Património ÁREA DE ACTIVIDADE História e Arqueologia

OBJECTIVO GLOBAL Executar sob a orientação de um/a Técnico/a Superior, acções conducentes ao estudo, inventariação, documentação, interpretação e organização de exposições, bem como acções de conservação preventiva das colecções, com o objectivo de satisfazer diferentes necessidades dos utilizadores dos espaços culturais, nomeadamente museus, palácios, centros de arte, monumentos, sítios arqueológicos e parques naturais.

ACTIVIDADES

De A a Z... Em breve, o Catálogo será um instrumento que vai possibilitar a organização dos cursos de Educação e Formação de nível 2 e 3 dirigidos a adultos (maiores de 18 anos) e cursos de formação contínua numa lógica de aprendizagem ao longo da vida. Pretende-se, a médio prazo, que todas as formações que asseguram o mesmo perfil profissional se organizem a partir do mesmo referencial de formação incluído no Catálogo Nacional de Qualificações. Para já, funciona como um guião que te permite apoiar a escolha de uma dada

Departamento de Tecnologia do Office Centre e agora voltou à Gustave Eiffel, mas para fazer um estágio profissional no Núcleo de Investigação e Desenvolvimento. Quando teve de tomar uma decisão, enveredou por um curso profissional porque, conforme refere, “é a melhor opção se alguém quiser mesmo aprender a parte técnica”. Ao longo do curso teve a oportunidade de participar em vários campeonatos de robótica, ganhando prémios nacionais e internacionais. Está certo de que este foi o melhor rumo a tomar e acha dispensável ter um curso superior. “A minha ideia é ter vários diplomas de

saberes-ser necessários para o exercício duma profissão). É ainda disponibilizado um referencial de formação de dupla certificação (integra uma componente de formação de base, mais escolar, e uma componente tecnológica, essencialmente profissional, organizadas numa lógica modular). Se conjugares a informação deste catálogo com a disponibilizada no site www.novas.oportunidades.gov.pt, mais facilmente poderás encontrar os estabelecimentos de ensino ou de formação que promovem o curso que pretendes, para aprender a profissão que tens em mente.

nível 3, em diferentes áreas, e não apenas um superior. Acho que assim há uma maior facilidade na obtenção de emprego”. Pela sua experiência enquanto estudante, conclui que o facto de ter optado por um curso profissional o tornou mais capaz de entrar no mundo do trabalho. Aponta como principal vantagem a interacção com a tecnologia que o seu curso, bem como a sua escola, lhe proporcionam. O que mais gosta de fazer é pesquisa e desenvolvimento de novas tecnologias, o que em Portugal ainda não é muito explorado. Por isso, põe a hipótese de sair do país e de ir uns anos para Inglaterra ou Austrália.

• Apoiar os investigadores no processo de preparação da informação acerca das c o l e c ç õ e s , d o s p r o g r am a s e d e e v e n t o s / a c t i v i d a d e s . • Participar na incorporação, registo e inventário do acervo museológico: - Numerar, catalogar e armazenar as peças no âmbito de cada departamento ou divisão; - Colaborar na organização informática das colecções e na legendagem de peças; - Efectuar o registo de entradas e saídas nos processos de tratamento das peças; - Fotografar e efectuar o tratamento de imagem das peças e das actividades do museu; - Elaborar relatórios sobre o estado geral das peças. • Efectuar inspecções periódicas ou permanentes com o objectivo de detectar possíveis deteriorações das peças e objectos expostos, ou em reserva: - Verificar as condições ambientais de depósito e exposição do acervo museológico com regularidade (temperatura, níveis de humidade, …). • Participar na definição dos espaços museográficos e na montagem e desmontagem de exposições: - Assegurar a existência dos materiais necessários para a montagem e manutenção das exposições; - Transportar, carregar e descarregar peças e outros materiais; - Preparar peças para serem guardadas/armazenadas. • Participar na organização e assegurar serviços de acolhimento a públicos diversificados nos diferentes espaços culturais: - Acompanhar visitantes a exposições, palácios, monumentos, ou em roteiros culturais, desde itinerários arqueológicos a percursos de exposição ambiental; - Prestar informação sobre as colecções e zelar sobre a sua integridade. • Participar na concepção e implementação de projectos de divulgação do património cultural e natural: - Elaborar planos de trabalho e respectivas calendarizações; - Participar na elaboração e produção de meios e instrumentos de divulgação cultural.

COMPETÊNCIAS SABERES CONHECIMENTOS DE: Ferramentas informáticas específicas como Excel e Photoshop; Línguas estrangeiras (sobretudo inglês, francês e espanhol); História e tipologia dos museus em Portugal; História da Arte; Equipamentos e materiais fotográficos; Design e comunicação visual; Programas e regras de segurança, higiene e saúde no trabalho. CONHECIMENTOS APROFUNDADOS DE: Língua Portuguesa; Preservação de colecções/bens culturais; Organização e funcionamento de museus; Técnicas de incorporação, registo e gestão de património museológico; Museografia; Património: processos e critérios de classificação; Conservação e salvaguarda do património. SABERES - FAZER Identificar os principais monumentos e sítios arqueológicos de Portugal; Identificar espécies e bens culturais no contexto das colecções do museu; Identificar os processos técnicos de gestão das colecções museológicas; Utilizar técnicas de pesquisa de informação; Seleccionar, ler e interpretar bibliografia; Identificar e seleccionar as informações fundamentais a incluir em roteiros e percursos; Inventariar e catalogar bens culturais segundo os critérios estabelecidos; Utilizar ferramentas informáticas de gestão de bases de dados e conhecimentos; Transcrever e traduzir informação sobre peças e colecções; Identificar e utilizar as técnicas e equipamentos disponíveis para recolha e preservação de imagens; Utilizar técnicas de embalagem, transporte, manipulação das peças das colecções; Seleccionar os equipamentos adequados ao meio ambiente, tais como câmaras, películas e iluminação; Utilizar técnicas de tratamento digital de fotografia e vídeo; Interpretar e apresentar património museológico; Responder a solicitações/ pedidos de informação por parte do público; Utilizar meios audiovisuais no acompanhamento dos visitantes; Identificar medidas de carácter preventivo na preservação dos bens culturais; Aplicar programas e regras de segurança, higiene e saúde no trabalho; Utilizar os princípios fundamentais da preservação, ao nível da segurança, monitorização e controle dos ambientes de armazenamento e exposição dos diferentes tipos de bens culturais. SABERES - SER Demonstrar organização, método e atenção aos detalhes na resolução de problemas e no desempenho das tarefas; Demonstrar cuidado e sensibilidade no manuseamento das peças e dos vários materiais; Expressar-se com facilidade, escrita e oralmente; Trabalhar em equipa; Comunicar e relacionar-se com eficácia e empatia com colegas e superiores; Demonstrar interesse pela conservação e pela natureza dos bens à salvaguarda da instituição em que trabalha; Agir em conformidade com as normas de segurança, higiene e saúde no trabalho.


moda

MARIANA, TOP BENETTON (29,90 EUROS), SHORTS DE GANGA (39,90 EUROS) ANDRÉ, PÓLO SISLEY (44,90 EUROS), BERMUDAS SISLEY (59,90 EUROS), ÓCULOS SISLEY

COMBATE DO AMOR “YOU GOTTA FIGHT FOR YOUR RIGHT TO PARTY”

34 FORUM ESTUDANTE FEVEREIRO’08


moda MARIANA, 15 ANOS: “CORRESPONDEU ÀS MINHAS EXPECTATIVAS, GOSTEI IMENSO DE REALIZAR A SESSÃO.”

MARIANA, SHORTS SISLEY (49,90 EUROS), TOP AZUL (59,90 EUROS), CINTO BENETTON (39,90 EUROS)

ANDRÉ, 18 ANOS: “SENTI-ME NO MEU HABITAT NATURAL TENDO EM CONTA O TEMA: KICKBOXING”

ANDRÉ, BERMUDAS SISLEY (59,90 EUROS), CAMISA CINZENTA (24,90 EUROS), GRAVATA (29,90 EUROS)

35 FORUM ESTUDANTE FEVEREIRO’08


moda

ANDRÉ, CASACO AZUL (49,90 EUROS), T-SHIRT AMARELA (14,90 EUROS), CALÇAS BENETTON (64,90 EUROS) MARIANA, SAIA VERMELHA (29,90 EUROS), TOP AMARELO (24,90 EUROS)

Ficha técnica:

Modelos: Mariana Cintra e André Fernandes, leitores da Revista FORUM ESTUDANTE Roupa: Benetton/Sisley Produção: Forum Estudante Agradecimentos: Ginásio Rui Rebelo/ Sportduo www.sportduo.0catch.com Maquilhagem: Rute Alves Design: Miguel Rocha Fotografia: Ricardo Bento MARIANA, TOP SISLEY (29,90 EUROS), SHORTS DE GANGA (39,90 EUROS) ANDRÉ, CAMISOLA COM CAPUZ (39,90 EUROS)

36 FORUM ESTUDANTE FEVEREIRO’08


estreias NOTÍCIAS {Texto: Inês Teixeira-Botelho e Laura Alves}

{Cinema} Indiana está de volta!

Hayden Penattiere, a Claire Bennet de ‘Heroes’

{Séries} “Heroes” em alta!

Harrison Ford está de volta com a quarta aventura do célebre arqueólogo. “Indiana Jones and the Crystal Skull” decorre no México e no Peru, em 1957. Indiana vai em busca de uma caveira de cristal que, supostamente, tem poderes mágicos e que por isso mesmo é também desejada por agentes da União Soviética. O filme foi rodado nos EUA e no Havai e o protagonista, apesar dos seus 64 anos, quis mesmo participar nas cenas mais arriscadas. De relembrar que a saga começou em 1981 com “Os Salteadores da Arca Perdida”, seguindo-se-lhe “Indiana Jones e o Templo Perdido”, em 1984, e “Indiana Jones e a Grande Cruzada”, em 1989. Um filme aguardado com entusiasmo mas pelo qual ainda teremos que esperar, já que só estreia nos EUA a 22 de Maio.

Se és fã da série “Heroes”, aqui vão alguns dos mais recentes desenvolvimentos... Depois dos nossos heróis terem conseguido evitar a explosão de Peter e, consequentemente, da cidade de Nova Iorque, voltam agora para salvar o mundo de um vírus devastador chamado “Shanti Virus”. Claire, pelos seus poderes regenerativos, é mais uma vez a única capaz de curar os portadores deste terrível vírus que pode criar uma pandemia. Razões para ver “Heroes 2”?! Todas! A série, apesar das críticas e das audiências baixas, continua em grande! Toma nota do dia da estreia em Portugal: será a 19 de Fevereiro, às 22h45, no canal FOX. Para os fãs de “Prison Break” e “Ossos” também fica aqui a dica. Scofield e Bones voltam ambos aos ecrãs na noite de 7 de Fevereiro no mesmo canal.

{Teatro} Vai uma dentadinha? Estreou em Janeiro, com o apoio da FORUM ESTUDANTE, mas até dia 2 de Março ainda poderás dar umas boas gargalhadas. Trata-se de “Drákula”, uma peça levada a cena pela Companhia do Chapitô, em Lisboa. No palco, três actores desdobram-se em múltiplas personagens, vivem peripécias e aventuras. Tudo, porque o Conde Drákula está com uma valente dor de dentes! A FORUM já foi “mordida” e recomenda. Não te preocupes, não há sangue pelo meio. Só barrigadas de riso! Mais info em www.chapito.org.


música

Somos descomplexados. O disco não é conceptual, nem há uma ideia uniforme. Disparamos em muitos sentidos.

Vê mais música em www.forum.pt

NOTÍCIAS {Textos: Ana Luisa Branco}

Spice Girls Power!

Alex: voz e percussão Budda: guitarras e coros Nico: bateria e coros Tó Barbot: baixo e coros

Monstra-me, monstra-me... Chamam-se Monstro Mau, vêm do Norte e cultivam uma imagem, no mínimo, bizarra. Um vale tudo musical e cultural com um sentido de humor refinado à mistura. O álbum de estreia, com o nome “O Meu Monstro Mau”, já anda por aí à solta. Não te preocupes, que os monstros não estão debaixo da cama... Estão aqui mesmo! {Texto: Laura Alves} O guarda-roupa é pensado, sobretudo, para concertos. Sem dúvida, ajudanos a transmitir melhor a nossa mensagem, que é: não temos absolutamente mensagem nenhuma para transmitir!

Somos, de certo modo, contra o uso de maquinaria e de samplings nos concertos, de forma a reproduzir o que está no disco. Temos, então, de re-arranjar as músicas, porque há coisas que só fazem sentido tal e qual está no álbum: pianos, por exemplo. Nós, ao vivo, não temos nada disso, é guitarra, baixo e bateria.

Os Monstro Mau surgiram em 2004. Alguns de nós já faziam parte duma outra banda - os Big Fat Mamma. Decidimos criar este projecto porque entre nós havia uma óptima cumplicidade, falávamos a mesma linguagem musical.

“Os nossos concertos, devido à nossa curtição, ao prazer que temos em tocar juntos e ao facto de improvisarmos em palco, transformamse facilmente numa festa!” Os nossos concertos, devido à nossa curtição, ao prazer que temos em tocar juntos e ao facto de improvisarmos em palco, transformam-se facilmente numa festa! E o público é levado a participar. Julgo que as pessoas se identificam e entendem o prazer que há ali, é muito genuíno e espontâneo.

Há monstros nos nossos corpos. Não tenham medo! (risos) Cada um de nós tem monstros dentro de si, quer seja medo ou vontade de fazer qualquer coisa. O Monstro Mau tem a ver com os nossos medos mas, sobretudo, com a imperfeição que há sempre nas coisas que fazemos. É extremamente libertador assumirmos que nunca seremos perfeitos.

Monstrinhos bons... Este primeiro trabalho dos Monstro Mau associou-se a uma causa de solidariedade: The Dhaka Project. Trata-se dum projecto liderado por uma jovem portuguesa que foi viver para o Dubai, onde tem desenvolvido esforços para dar melhores condições de vida a populações carenciadas. Assim, parte dos lucros obtidos com as vendas revertem em prol deste projecto. Mais em www.thedakaproject.org.

Tokio não, Lisboa! Os Tokio Hotel vão voltar a Portugal já no próximo mês. Depois da visita que nos fizeram em Dezembro para promoção do DVD “Tokio Hotel - Live 2007” , a banda alemã vem dar um concerto ao Pavilhão Atlântico no dia 16 de Março. Os “Devilish” surgiram em 2001, dando apenas pequenos concertos. Depois de descobertos pelo produtor de música Peter Hoffman, são lançados no mundo da música e adoptam o nome Tokio Hotel. A escolha deveu-se ao facto dos membros da banda adorarem a cidade japonesa, e também por andarem sempre em digressão e, consequentemente, a dormir em hotéis. Com dois álbuns já lançados: “Schrei”, marcado pelo sucesso do single “Trough the Monsoon”, e “Zimmer 483”, a banda vem para um concerto que promete! És fã dos Tókio Hotel? Para teres o toque de telemóvel do êxito "Monsoon" da banda alemã, envia uma SMS para o número 3993 com o texto FORUMREAL (espaço) TOKIO1. (Custo: 2 euros para Vodafone e TMN, 3 euros para Optimus, IVA icluído) 38 FORUM ESTUDANTE FEVEREIRO’08

Quem não sentiu o “girl power” destas cinco raparigas que marcaram o final dos anos 90? Victoria Beckham (Posh), Emma Bunton (Baby), Mel C (Sporty), Geri Halliwell (Ginger) e Mel B (Scary) estão de volta e em grande estilo! Vancouver, no Canadá, foi o local escolhido para o início da tourné mundial que acaba este mês. Com um grupo de dez bailarinos, as Spice têm cantado e encantado por onde passam. Quando lançaram o single “Wannabe”, em 1996, espalharam uma verdadeira febre pelo mundo. Os álbuns “Spice” e “Spiceworld” arrasaram os tops de venda com mega hits como “Spice Up Your Life”, “Viva Forever” e “2 become 1”. Com a saída de Geri, em 98, a banda ficou reduzida a quatro elementos, mas ainda lançaram o álbum “Forever”, o último. O fim da girls band aconteceu em 2000. Já com mais de 30 anos e filhos pelo meio, voltaram com “Headlines”, espalhando a energia que sempre as caracterizou. Será que é desta que se vão mesmo despedir?

The Cure em Portugal Os ingleses The Cure vêm pela primeira vez ao Pavilhão Atlântico, no próximo dia 8 de Março, altura em que está prestes a sair o seu 13º álbum de originais. A banda existe desde 1976, ano em que foi criada por Robert Smith com o nome Easy Cure. A banda cresceu, assistiu à entrada, saída e reentrada de alguns dos seus membros, o nome mudou para The Cure e o seu sucesso tornou-se indiscutível. Ganharam um Brit Award para “Best British Group” em 1991, foram nomeados para um Grammy pelo álbum “Bloodflowers” em 2000 e com temas míticos como “Boys Don´t Cry”, “Close to me” e “Lullaby”, já venderam mais de 30 milhões de cópias. A sua música é considerada por muitos como gothic rock, mas a banda recusa qualquer categorização. O que é certo é que os The Cure nos visitam já no próximo mês e esperemos que, para além dos êxitos que já conhecemos, nos surpreendam com músicas no novo álbum!


publireportagem

música Este é mais um dos teus espaços. Aqui vais poder apresentar a tua banda na FORUM ESTUDANTE. Se fazes parte de um grupo musical e queres mostrá-lo a toda a comunidade de leitores da revista, não esperes mais. Envia um e-mail para rfe@forum.pt com “banda escolar” no Assunto/Subject e conta-nos tudo: quem são, como surgiram, o estilo de música e tudo mais que venha à cabeça. E não te esqueças de juntar também uma amostra do vosso som

ZUZA’S

Tech Music Schools

Mariana Tavares escreve as letras e canta Joana Morgado guitarra, compõe as músicas e canta João Bastos congas Susana Marques flauta transversal

BANDAS ESCOLARES {Texto e Fotos: Zuza’s} “Não temos um nome concreto para a nossa banda, mas quando temos que dar o nome para algo, “Zuza’s” é o que utilizamos. Tem origem numa viagem feita pela Mariana e pela Joana”.

Zuza’s “A princípio começou apenas por brincadeira. Há três anos, a Mariana e a Joana Morgado experimentaram o gosto por cantar e tocar, respectivamente, cada uma. A Mariana escrevia algumas letras e demos por feita a nossa primeira música “Através de ti”. Actualmente temos 15 originais, que costumamos alternar com alguns covers quando nos convidam para pequenos concertos em bares. Somos todos estudantes e conhecemo-nos no Entroncamento, a nossa cidade. A Mariana está no 12º, a Susana no 9º e a Joana e o João já entraram para a universidade. Tocamos juntos há cerca de um ano. Os nossos originais são praticamente todos do mesmo género, cantando tanto em português como em inglês. Relativamente aos covers, tocamos, essencialmente, músicas portuguesas ou brasileiras de cantores como Mafalda Veiga, Rita Guerra, João Pedro Pais, Vanessa da Matta. Não temos um nome concreto para a nossa banda, mas quando temos que dar o nome para algo, “Zuza’s” é o que utilizamos. Tem origem numa viagem feita pela Mariana e pela Joana, na qual conheceram um grupo de pessoas ao qual dedicamos praticamente toda a nossa capacidade para cantar e tocar, a maior parte das letras, das músicas, e também o nome (Zuza é o nome de uma rapariga polaca). Não temos idealizado um projecto de longa data, apesar de participarmos frequentemente em festivais que englobam o nosso estilo de música. Já com dois desses festivais ganhos, é com imensa vontade que continuamos juntos.”

Em breve, também em www.forum.pt “Por vezes contamos com a participação do Pedro, um amigo da banda, aqui na foto a contribuir com a sua voz!”

A mais conhecida escola de Rock e Pop da Europa Tornar-se um músico é uma das coisas mais excitantes e compensadoras que uma pessoa pode fazer. Tech Music Schools, os lideres em educação musical contemporânea, vem preparando músicos para a indústria musical há perto de 25 anos – sempre a inovar, sempre em cima das mais recentes correntes e tendências. Ajudámos uma geração de músicos, desde principiantes até profissionais bem conhecidos, a atingirem os seus objectivos. A nossa actividade é ensinar. Preparamos os estudantes para o mundo real e isso é muito mais do que apenas tocar ou cantar. Equipamos os estudantes com as capacidades e conhecimentos requeridos por uma indústria musical em constante transformação. O nosso grupo de escolas, Drumtech, Vocaltech e Guitar-X tem uma criatividade, energia e motivação como nenhum outro. Isto proporciona uma oportunidade fantástica para estabelecer contactos a para actuar em cojunto. Tech Music Schools existe para ajudar os estudantes a realizar os seus sonhos.

A INDÚSTRIA MUSICAL As nossas escolas têm uma reputação invejável na indústria da música, proporcionando aos estudantes o acesso directo a agências, etiquetas, produtores, compositores e promotores. Gente do mundo da música vem oferecer aconselhamento prático sob a forma de “masterclasses” e são convidados para todas as nossas actuações ao vivo. Os nossos estudantes são muito procurados por toda a indústria e são convidados regularmente para audições. Têm a oportunidade de actuar perante profissionais experientes que já trabalharam com alguns dos maiores artistas.

LISTA DE HONRA Inúmeros músicos oriundos das nossas escolas têm actuado com nomes conhecidos como, por exemplo: Courtney Love, The Kinks, Charlatans, Kylie Minogue, Mariah Carey, The Lightning Seeds, Brian Ferry, Roxy Music, Gang of Four, The Jesus and Mary Chain, Bjork, The Cure, Mungo Jerry, Phil Collins, Pet Shop Boys, Radiohead, Del Amitri, Celine Dion, Enrique Iglesias, Madonna, Dire Straits, Primal Scream, George Michael, Chaka Khan, Sugababes, Peter Gabriel, Public Enemy, Boney M, Massive Attack e muitos outros.

PORQUÊ ESCOLHER TECH MUSIC SCHOOLS? » Desde 1983 ninguém preparou mais músicos de sucesso do que nós. » Situados em Londres, a capital da música, onde tudo acontece. » Obrigatório para quem queira penetrar no meio. » Os nossos professores são profissionais experientes, os melhores nesta área. » As companhias discográficas, os promotores e os agentes sabem que este é O LUGAR onde procurar novos talentos. » As aulas têm poucos alunos e estes recebem a máxima atenção individual. » Estudantes de todo o mundo de teclas, bateria, viola, baixo ou voz. Grande oportunidade para tocarem juntos ou estabelecerem contactos. » Instalações e instrumentos da mais elevada qualidade. » Grandes nomes da música vêm dar as chamadas “masterclasses”. » Um mergulho na cena nocturna de Londres. » A nossa credibilidade e reputação são imbatíveis na indústria musical.

CONTACTOS: Multiway: Rua Rosa Damasceno, 10 – 3º. 1900-396 Lisboa Tel.: 21-8132535 • Fax: 21-8154388 e-mail: multiway@multiway.org • www.multiway.org


desporto

NOTÍCIAS

Jogos Olímpicos 2008

s consultar o site Para saberes mais pode www.boogiechiks.com

Entra na onda {Texto: Ana Luisa Branco}

Se és rapariga e até gostavas de saber apanhar umas ondas, então lê com atenção! Vais gostar do que temos para ti. Boogie Chicks, diz-te alguma coisa? É uma escola de bodyboard feminino para todas as raparigas que querem aprender a modalidade. Boogie Chicks é também o nome dum projecto que uma das nossas “pros” do bodyboard, Catarina Sousa, criou juntamente com a também atleta Teresa Duarte. O objectivo é promover, incentivar e desenvolver o bodyboard feminino. Consiste na organização de eventos e encontros para proporcionar o convívio e mostrar às aprendizes como funcionam as competições. O projecto em si surgiu antes da escola, entre 1993 e 1997, com uma parceria entre as atletas Catarina Sousa e Dora Gomes, que organizavam este tipo de iniciativas. Infelizmente, houve uma quebra no número de aventureiras nas ondas,

tendo o projecto sido retomado em 2004. Já com anos de experiência no mundo do bodyboard e movidas pelo gosto à modalidade, as organizadoras sentiram a necessidade de voltar a pôr mãos à obra para proporcionar às interessadas não só aulas, como também surf trips e encontros de convívio. Movida pelo gosto, Catarina Sousa diz: “quando pensamos que está a dar muito trabalho e que não queremos voltar a passar por tudo, a satisfação é tão grande que começo logo a pensar quando é o próximo desafio!” E tu, já pensaste em sair de casa e ir apanhar uma onda?

Portugal prepara-se para ter uma participação em grande nos Jogos Olímpicos de 2008, que decorrem de 8 a 24 de Agosto. Irão realizar-se em Pequim e a China já prometeu que estes serão os melhores de sempre. As expectativas em relação aos atletas portugueses são bem altas! Espera-se mesmo a melhor participação de todos os tempos. E isto porque contamos com grandes nomes como Vanessa Fernandes (triatlo), Nélson Évora, Francis Obikwelu e Naide Gomes (atletismo) e Telma Monteiro (judo). Em princípio a comitiva portuguesa contará com 60 a 80 atletas nas várias modalidades. Ambição e atitude não nos falta! Resta esperar para ver...

A melhor tenista do mundo?

Controla-te, Sharapova! Maria Sharapova é uma tenista russa conhecida por vários motivos. O que salta mais à vista é a sua beleza física. Uma característica que, aliada ao facto de ser, actualmente, uma das melhores tenistas mundiais, a torna numa verdadeira máquina de fazer dinheiro. Tem um bom currículo de vitórias, ou não tivesse já conquistado 16 títulos de singulares, dois deles em torneios do Grand Slam Wimbledon, em 2004 e US Open, em 2006 - e atingido o primeiro lugar do “ranking” mundial em Agosto de 2005. Soma um total de 273 vitórias contra apenas 66 derrotas ao longo da sua carreira. No entanto, ninguém é perfeito! Sharapova começou o ano a ser criticada pela ex-tenista australiana Judy Dalton, o que se deve aos gemidos que a russa solta durante os torneios. Para a antiga atleta, as adversárias deviam abandonar a partida e queixar-se quando Sharapova começa a ecoar os seus gemidos. Será que incomoda assim tanto?

40 FORUM ESTUDANTE JANEIRO’08

Se ainda não ouviste falar desta jovem promessa do ténis, lê com atenção. Michelle Brito é uma rapariga de 14 anos que promete ser a estrela feminina do Estoril Open deste ano, que acontece de 12 a 20 de Abril. A atleta nasceu em Lisboa, mas vive nos Estados Unidos desde os nove anos, tendo começado a treinar na Academia de Nick Bollettireri – um dos mais conceituados treinadores a nível mundial e que contribuiu para a formação de tenistas como Andre Agassi e Maria Sharapova. Michelle tem como grandes objectivos chegar a número um do mundo e também representar a selecção portuguesa numa qualquer competição. Treina seis horas por dia, mas ainda tem tempo para os estudos. Sagrou-se campeã do mundo de juniores e esta será a primeira vez que participa no Edtoril Open.


rodas NOTÍCIAS

Para os “karters” portugueses!

B i k e é c o m e l e! Cameron Zink, um dos melhores freeriders da actualidade, vai ser o piloto deste ano da marca alemã Felt Bicycles. Ainda não se sabe o modelo com que vai correr mas, provavelmente, um agressivo tipo Redeptation Team. Claro que só um destes lhe ficará bem, uma vez que este jovem de 22 anos tem qualidades reconhecidas no mundo das bikes, sobretudo, desde que venceu o Crankworx Slopestyle 2006 com a Haro Bikes. O ano passado foi de azar para este jovem piloto, que sofreu uma lesão. No entanto, 2008 será com certeza um ano em grande para Zink, já que irá participar nas principais competições de freeride: Sea Otter Classic; os cinco eventos do Qashqai Urban Challenge; o Adidas Slopestyle, na Áustria; Colorado Crankworx (EUA), TEVA Mountain Games (EUA), Kokanee Crankworx (Canadá), Bearclaw Invitational, entre outros. Vamos lá ver então como o rapaz se safa!

Se gostas de uma boa corrida de Karts, então isto é mesmo para ti! Objectivo24 fará com que o espírito Fórmula 1 regresse a Portugal em 2008. Será um campeonato com 10 corridas, em 10 Kartódromos nacionais previamente seleccionados e preparados para receber o primeiro campeonato de Kart Fórmula 1 GP. O evento conta com uma grelha de partida composta por todas as equipas do campeonato de F1: Ferrari, McLaren Mercedes, Renault, BMW Sauber, Toyota, Red Bull, Super Aguri, Toro Rosso, Honda e Spyker. Francisco Marques Magalhães, um nome já conhecido do kart em Portugal, é o piloto oficial da apresentação do Kart F1 no nosso país.

100 dias a pedalar em Lisboa

Passear sobre rodas De certeza que já viste seguranças nos centros comerciais, polícias ou mesmo outras pessoas na rua a andar em cima de um objecto estranho, sobre rodas. Chama-se Segway e foi inventado em 2001 pelo milionário norte-americano Dean Kamen. Trata-se dum novo meio de transporte que não é poluente, é movido a electricidade, não faz barulho e, através de uma rede de sensores e sistemas de controlo, permite o equilíbrio em cima de duas rodas. Para que funcione, basta carregar as baterias como se de um simples telemóvel se tratasse e, claro, verificar a pressão dos pneus. Fácil e muito prático, sem dúvida. O pior é mesmo o preço: quase sete mil euros! É caso para dizer que não é só para quem quer...

Se em cidades como Amesterdão, Paris ou Berlim, a bicicleta é um meio de transporte como qualquer outro, porque não fazer o mesmo em Lisboa? Há quem se queixe das sete colinas, que custam a subir, outros hesitam em largar o cómodo automóvel. Porém, para Paulo Santos, o desafio está a ser levado muito a sério. Este engenheiro civil e projectista de vias de comunicação está, desde 1 de Janeiro, a usar a bicicleta como meio de transporte, com vista a elaborar uma tese de mestrado acerca deste tema. O projecto – que pode ser acompanhado no blogue http://100diasdebicicletaemlisboa.blog spot.com - pretende descobrir o que pode ser feito para tornar a cidade de Lisboa mais amiga dos ciclistas sem necessidade de grandes investimentos financeiros. Ao mesmo tempo, Paulo Santos quer dar o exemplo e levar mais pessoas a pensar neste meio de transporte como uma boa alternativa. A pedalar se vai ao longe... 41 FORUM ESTUDANTE JANEIRO’08


novidades

PRESS

Jogar e falar é que está a dar!

CURIOSIDADES

Telefone ao volante, não!

O gelado que limpa! A época não é a mais propícia para estas coisas, mas temos que partilhar esta informação contigo! Foi colocado à venda nos armazéns Harrods, em Londres, um gelado que limpa o nosso organismo! É composto por alguns ingredientes com qualidades terapêuticas, como raízes, ervas, olmo, agrião, trevo vermelho e aloé vera. Supostamente, esta receita faz com que este seja um gelado de desintoxicação, tendo efeitos favoráveis à pele, sistema digestivo e fígado. Para quem quiser experimentar, esta brincadeira custa “apenas” 10 euros! Meninas, não pensem mais nas calorias! Afinal, faz bem comer gelado!

Segundo um estudo realizado por David Strayer, professor de psicologia da Universidade de Utah, as pessoas que falam ao telemóvel enquanto conduzem fazem com que o trânsito fique mais lento. Isto porque quem guia a falar ao telefone tem tendência para conduzir mais devagar, cerca de 3,2km\h a menos do que o normal. Além disso, as reacções são mais lentas e os motoristas demoram mais tempo a deslocar-se. Strayer baseou-se em 36 estudantes que fizeram o teste dentro de um simulador para constatar este resultado. A ser verdade, já sabes: quando tiveres que perder horas no trânsito a ouvir os teus pais a reclamar, muito provavelmente foi alguma chamada que provocou a situação!

SMS para acabar namoros é do melhor! Cada vez recorremos mais aos telemóveis no nosso dia-a-dia. Mas daí a usarmos o telefone para terminar um relacionamento, já se torna exagero! Ainda assim, hoje em dia, muita gente recorre às mensagens de telemóvel para acabar namoros, evitando assim o confronto cara-a-cara. Falta de respeito, vergonha, medo, seja lá o que for. O que é certo é que isso já dá que falar. O site britânico www.moneysupermarket.com publicou uma pesquisa na qual mostrou que, em 2194 entrevistados, 15 por cento foram dispensados por sms ou e-mail. De facto, assim é mais fácil, ou não vá alguém ter uma reacção inesperada. E aí não há telemóvel que vos salve!

Quantos irmãos tens, em que posição jogas? Um grupo de pediatras do St. George Hospital, em Inglaterra, fez um estudo através do qual concluiu que o número de irmãos pode influenciar a posição em que os futebolistas jogam. Esta investigação foi publicada no British Medical Journal e, durante a sua realização, foi examinada a história familiar de 232 jogadores da terceira divisão inglesa. Concluiu-se que, geralmente, os guarda-redes provêm de famílias pequenas, onde foram sempre habituados a fazer tudo sozinhos e a evidenciarem-se. Pelo contrário, os jogadores do meio-campo e avançados vêm de famílias numerosas, com mais irmãos, estando, por isso, habituados a trabalhar em conjunto, a partilhar papéis. Será mesmo assim?! 42 FORUM ESTUDANTE FEVEREIRO’08

Se és um “agarrado” à PSP, então agora é que não a vais largar mesmo! Se não és, vais passar a ser! Isto porque a Sony acrescentou-lhe uma nova funcionalidade: o Skype. Significa que vais poder falar com quem quiseres, em qualquer parte do mundo, através da Internet. As chamadas de voz entre utilizadores são gratuitas, bastando apenas teres uma conta no Skype. Mas a PSP não só serve para jogar, para comunicar com os outros, como também para te orientar! A partir deste ano vai passar a ter um sistema de navegação GPS. Trata-se de um novo produto “Go!Explore”, da série “Go!”, que te oferece um mapa 3D das cidades. Mais prático não há!

E tu, és fashion? Para os mais rebeldes, que pensam mais à frente e estão fartinhos do que é “normal”, a Levi´s apresenta a colecção ideal! Estilo arrojado, diferente e, claro, sempre fashion! Para a Primavera-Verão 2008 a marca propõe jeans desde os modelos mais justos aos slim extremos, um contraste entre cores neutras e outras mais brilhantes, vários tipos de golas e desenhos originais. Voltam ainda os chamados jeans non-denim criados nos anos 60. Uma colecção para ver, apreciar e, quem sabe... comprar!


novidades

TECNOLOGIA

Cristal especial!

Temos iLuxo! Se um iPhone normal já não é barato, então, um especial muito menos! Peter Aloisson, um designer de jóias austríaco, lançou o modelo iPhone Princess Plus. Uma outra versão do iPhone feito de ouro branco de 18 quilates e com 320 diamantes. Claro que este modelo não é para todos os bolsos, uma vez que custa a módica quantia de 120 mil euros. Mas afinal, quem precisa de diamantes num telefone?!

Ora aqui está um objecto diferente, que pode resultar num presente especial! Trata-se de um colar que brilha. E onde está a novidade? Não são todos os colares que trazem um cristal que tem no seu interior uma bateria de lítio. Chamaram-lhe “Firejewel Necklace” e foi criado pela companhia Signals, cujo objectivo é criar a ilusão de que o cristal flutua no peito de quem o usar. Isto, através dum fio de nylon. O pequeno cubo de cristal de 10 milímetros aguenta estar iluminado até 10 horas devido à sua bateria. Muito à frente, não?

Para te ver melhor!!!! Apresentamos-te aqui o maior ecrã plasma HDTV do mundo! A feira Consumer Electronics Show, em Las Vegas, foi o local escolhido para a Panasonic apresentar o seu novo “brinquedo”. Trata-se duma televisão gigante, com 150 polegadas, e uma resolução de 8.84 milhões de pixéis a 2160 x 4096. Percebes o que isto quer dizer? Pois, só vendo! Vai estar à venda no próximo ano, para os que quiserem abrir os cordões à bolsa e pagar 67 mil euros. Vai pedindo aos teus pais um destes lá para casa, pode ser que tenhas sorte!

TV para os daltónicos! As pessoas daltónicas vão deixar de ter que se preocupar com o facto de não acertarem com as cores! Isto porque a Eizo, uma empresa japonesa, lançou um monitor de LCD com 24 polegadas que permite aos daltónicos ver grande parte dos gráficos. O produto já está à venda no Japão. O que é certo é que há quem se preocupe com as pessoas que têm problemas de visualização de cores . Afinal, cores diferentes, mas todos iguais! 43 FORUM ESTUDANTE FEVEREIRO’08


liga-te

Manda as tuas mensagens, cartas, receitas de culinária, desenhos ou poemas para Revista FORUM ESTUDANTE, Remessa Livre nº 25002, 1144 Lisboa CODEX (não precisa de selo) ou para o e-mail rfe@forum.pt. Este espaço é teu. Aproveita-o!!!!

MENSAGENS

Sara, enviado por e-mail Posso pedir um favor à FORUM? Posso? Queria pedir-vos se podia publicar uma foto minha e dos meus amigos. É a mais recente que temos, gostava de lhes fazer esta surpresa. Faz agora seis anos que esta amizade dura. Somos três, conhecemo-nos no 5º ano e, desde então, nunca mais nos separámos. Por isso queria dizer-lhes que os adoro do fundo do meu coração, amigos como eles não se arranjam com muita facilidade. Obrigada por tudo, Ana e Miguel. FORUM, obrigada pela vossa paciência, beijos e a continuação de muito sucesso com a vossa revista.

RFE: Sarocas! Mas que grande gesto de amizade!! Imaginamos que a Ana e o Miguel estejam, neste momento, completamente babados e a dar-te um daqueles abraços que até provocam falta de ar... :))) Cá fica a vossa fotografia, para que toda a gente saiba que vocês são os melhores amigos do mundo! Fiquem bem!! E mandem mais fotos, que nós gostamos! ;))

Daniel Pereira, Braga Olá. Chamo-me me Daniel e sou aluno da Escola Secundária Alberto Sampaio, Braga. Estou a mandar este e-m@il só para vos dar a minha opinião e mais uma coisita. Eu, normalmente, não lia a

Corredor SMS

revista, costumava vê-la em cima da mesa, mas eu nem sequer pegava nela. No dia 8 de Janeiro de 2008 peguei pela primeira vez na revista, porque um amigo meu estava a ler adivinhas e eu achei piada. Resolvi também ler e ver qual a razão de ser tão popular. E, sinceramente, digo-vos: PARABÉNS, gostei muito. Vi o pessoal a pegar na revista e levá-la para casa e pensei para mim mesmo: será que posso levar esta revista para casa? Hum!!! Quero lá saber, o pessoal também leva e, para além disso, a revista aqui também não dura muito tempo. Que se lixe, vou levá-la. Peguei numa revista que estava meia molhada e levei-a comigo. Mais uma vez dou os PARABÉNS à FORUM, só tenho pena duma coisa: que a revista seja mensal. Agora estou ansioso que saia a próxima. Admito que gostava muito que a revista fosse semanal. Lol. Mas até lá, eu dou umas espreitadelas ao vosso site. PARABÉNS. RFE: Ó caro amigo Daniel! Não fizeste tu senão bem!! Podias não conhecer bem a FORUM ESTUDANTE, mas mais vale tarde do que nunca!!! Que bom é saber que te apaixonaste pela FORUM à primeira vista, eheheh... Agora que prometes amar-nos para sempre, ficamos à espera de mais notícias tuas! E a revista pode não ser semanal, mas não te esqueças que temos um site recheado de coisinhas boas. Todos os dias!!!! :)))) Um grande abraço!!

Ângela, via Hi5 Olá FORUM! Há uns tempos eu vim visitar o vosso Hi5 e deixei-vos um comentário. Nesse mesmo dia, o Samuel também cá veio e viu nas vossas actualizações que eu tinha comentado o vosso perfil e, como achou a foto muito gira, foi ao meu Hi5 e

deixou lá um comentário. Quando vi esse comentário fiquei muito surpreendida, porque só os meus amigos comentam o meu Hi5. Então fui ao Hi5 dele e perguntei-lhe quem ele era. Passados poucos minutos recebi a resposta, voltei ao Hi5 dele e retirei de lá o seu msn e adicionei-o. Começámos a falar e percebemos que tínhamos muitas coisas em comum. Trocámos os números de telemóvel e passávamos os dias inteiros a trocar sms, até nas aulas. Depois começaram os encontros. Não havia um dia que não estivéssemos juntos e, quando estávamos juntos, tudo desaparecia, podíamos estar no sitio mais horrível que tudo parecia perfeito. Houve um dia que o Samuel estava triste, ele tinha descoberto que a rapariga de quem gostava tinha namorado e andava a gozar com ele (...). Nesse dia cheguei a casa e farteime de chorar e de pensar que todas as expectativas que tinha criado em relação a ele nunca iriam passar disso mesmo, mas o Samuel surpreendeu-me porque, dias mais tarde, veio ter comigo e disse-me que sabia que eu gostava dele e que sempre sentira alguma coisa por mim, mas como estava confuso e não me queria magoar nunca mo dissera. E então tudo começou aí. Começámos a namorar e cá estamos juntos e muito felizes pela FORUM existir. Graças a ela conhecemo-nos e somos felizes! RFE: Ora, ora, ora... No mês em que se comemora o Dia dos Namorados, nada melhor que uma história destas para animar a malta. Não querem lá ver que a FORUM agora deu em “santa casamenteira”? Já sabem: se houver casório, têm de convidar a equipa da revista para o copo-d’água, que comida e guloseimas é connosco, ehehe!!! Mil beijos para ti e para o Samuel. E que a FORUM esteja connvosco! ;))

O MEU ÍDOLO É...

João Bombico Gostava de demonstrar aos leitores da FORUM ESTUDANTE a forma como uma certa pessoa me marcou na vida. Patrícia: Abriste o teu coração e integraste-me da melhor maneira nesta nova turma, desde o brilho dos teus olhos, à sensibilidade das tuas palavras à tua maneira energética de ser, à pureza e honestidade do teu sorriso. Todas estas tuas características contribuíram para eu crescer enquanto pessoa. A tua vontade de superar os problemas, a tua vontade de ajudar fez nascer um novo acreditar dentro de mim. A simplicidade da tua alma, o carinho do teu coração e a bondade da tua pessoa fazem-me olhar para o céu e pensar que o meu futuro é um mar de rosas onde eu posso conseguir tudo o que quero graças à força que tu me dás para lutar para além de qualquer horizonte. Qualquer obstáculo, qualquer melancolia, qualquer nostalgia da minha vida é superada quando penso em ti. Quem me conhece sabe que eu sou um rapaz tímido. E como eu acho que Fevereiro é o mês dos namorados, decidi escrever-te este texto para provar que a amizade é a forma mais pura de se amar alguém. Não estou apaixonado por ti, mas é a força da minha amizade que me faz amar-te e perceber que a nossa relação vai ser duradoura. Beijos, adoro-te amiga do fundo do coração.

E tu? Quem é o teu ídolo? Envia-nos um e-mail para rfe@forum.pt com “o meu ídolo” no Assunto.

A quem é que queres mandar uma mensagem? Uma actriz de cinema? Um músico? O teu pai ou a tua mãe? A namorada ou namorado? Um colega ou um professor? A tua turma inteira? Partilha essa mensagem com o resto do mundo! Nada mais fácil! É só enviares um SMS para 3939* usando a referência FECLUBE (espaço) mensagem (máximo de 160 caracteres, incluindo espaços).

S so vou deixar d te amar kando um pintor pintar sobre uma tela o som d 1 lagrima. amo te muito fofa...pra sempre ass: david teimao- abrantes!!! S nem todas as estrelas tao nu c u tu tas aki. amo te pipoka. ass: david teimao. abrantes..essa...amo te muito pipoka...... amt mt mt mt mt mt... S solange meu bom bom derretes-te o meu cora ao, bruno branco, vendas novas S duarte!. . amote cmu nunca amei ning, por mtas asneiras q tenha feito nunc t irei ezqecer. . amarte'ei eternamente azz: nne ;-( S qewu mndr 1 xautaut pas mnhax xavalas fowfitaxshh. bjx po 11g. fiwipa teenager 13 S amo.te tanto isac :) es.me tudo,namorado perfeito =d beijinho ... sofia,gouveia S andreia ex a mlhr bext friend du mundu..adrt!rita ex 1a nina fantaxtika!flavio amt pa xmp..bjinhux eheheh!:d S maix 1 a caminho. amo-te ternurinha linda. ex a minha vida. *Valor do SMS: 1 euro (com IVA incluído)

44 FORUM ESTUDANTE FEVEREIRO’08


liga-te

MENSAGENS Hi5 Hi5

http://forumestudante.hi5.com A comunidade de amigos da FORUM está a crescer a olhos vistos! E o melhor de tudo é que já há pessoal a fazer amizade à nossa conta. Foi o caso destes nossos dois amigos, que se conheceram através do nosso Hi5.

Perfis do mês

Olha lá o que a malta anda a dizer da FORUM. E tu? Ainda não foste espreitar o nosso perfil no Hi5? Hi... ‘Tás mesmo fora!!!

BlackHeart Thankz... Thankz... Adorei a FORUM dezt mez!! Adorei u artigu duz Linkin Park.

DjDenyMoral Ok confesso que não lia a revista mas hoje li e gostei e quero mais venha mais ;)

Bacardi Boy™

BeBuleTa http://be-ruidos.hi5.com Sexo/Idade/Estado civil: Feminimo/17/Digo-te Depois Aniversário: 3/Dez Localidade: Guimarães, Portugal Cabelo/Olhos: Castanho-claro/Cor de avelã Procuro: Fazer amigos Nº de amigos: 1483 Fives: 50 Comentários ao perfil: 604 Comentários às fotos: 1290

“Nasci para morrer com o ‘Moulin Rouge’.”

“…pelo k os meus amigos me dizem...sou divertido... simpático... muitooooooo teimoso kd tenho toda a razão…”

Enviado por: Miguel Roriz, Escola Secundária Dr. Manuel Laranjeira, Espinho (Aveiro) Um sufoco de te ter e não te ter, Uma esperança a flutuar num mar de incertezas, Um sofrer sem se saber o que fazer, Uma relação incerta de alegrias e tristezas, Um poder não ter e não o querer, Um sentimento sujo com pureza, Um olhar cego que melhor que qualquer outro sabe ver, Tudo isto é uma grande dádiva, uma grande dor, Tudo isto é Amor!

Andeboleiro Nem sabe o knto amei ouvir essas palavras... Até dá gxto revistas assim... Esta revista n é feita como tds as outras só para ganhar dinheiro e competir km outras mas sim para dar a conhexer koisas interexantes k a tds nós nos tokam... Não mudem por favor... =DD

Ja tenhu a revistaaaaa xD N tenhu palavras para descrever ahaha xD Simplesmente Fantástika ... Demais AMei... LOOL publikaram um dos meus poemas preferidos... :P Bigadaaaaaa LP 4EVER

http://sir-btk.hi5.com Sexo/Idade/Estado civil: Masculino/17/Casado Aniversário: 31/Jul Localidade: Mbelo norte. Mais kunhecida pela zona_10, Portugal Naturalidade: Setúbal Cabelo/Olhos: Preto/Castanhos Procuro: Fazer amigos, apenas ver Nº de amigos: 1218 Fives: 63 Comentários ao perfil: 292 Comentários às fotos: 895

TUDO ME FAZ QUERER ESTAR CONTIGO, SENTIR-TE, VER-TE, PRENDER-ME NO TEU OLHAR, QUERER-TE QUANDO ESTÁS LONGE, SONHAR… Grito do Amor

Todos os meses vou passar a vir aqui deixar a minha opinião acerca da FORUM ESTUDANTE :D Das poucas vezes q vou à secretaria é para ir buscar a revista! Gosto dos poemas. das entrevistas.. e de vocês :D ahah Um abraço e boa continuação para o vosso BOM trabalho !

Miss Li

McBtK

POEMAS

Monick FORUM! Simplesmente expectacular.

kikas MELHOR REVISTA DE SEMPRE! FORUM 8D

Monica Para vocês pessoal da FORUM um óptimo ano de 2008... A FORUM é a melhor revista alguma vez lida... é 5* por isso merece tudo de tudo, assim como o pessoal que faz de tudo para que ela chegue todos os meses até nós! 2007 fica para sempre recordado, mas que 2008 traga tudo de bom para ser recordado também... *bjs* p/todos

Olhar gelado Enviado por: Paulo “Angio” Gonçalves, 19 Anos, 12º Ano, Escola Morgado Mateus (Vila Real) Na inexistência de sentimento a realidade já por si escura perde a luz que me aquece... É na escuridão da noite prévia que eu congelo ao não sentir aquele maldito sentimento que a muitos consome, e que a muitos chega a matar... O meu olhar torna-se frio ao ver o mundo por mim passar, torna-se cruel ao ponto de sacrificar o que resta de verdadeiro em mim para poder ver a luz... Eu consigo sentir a pena que tens de mim... Eu quero sentir a luz que senti ao ver-te pela primeira vez... A mesma luz que incendiou o meu olhar, a luz que despertou a vida adormecida em mim... Mas a tua indiferença não me magoa, não me magoa porque eu não sou real... Aquilo que vês em mim são as lágrimas cadentes de meus olhos que ao primeiro toque dos teus se transformam em pequenos fragmentos de neve... Fragmentos de um olhar gelado...

Tudo me faz querer estar contigo, Sentir-te, ver-te, prender-me no teu olhar, Querer-te quando estás longe, sonhar… E pensar que o papel é o meu único amigo, Não dá para acreditar, Agora que sei o que digo, Que sei o que pensar, Agora digo que amigo, amigo é o teu olhar! Esse angelical ser, o teu ser, Conquistou-me, Agora quando falo contigo, Só há uma coisa que quero fazer, Só há uma coisa que quero dizer, Uma palavra, um sentimento! Só uma coisa escorrega pelos lábios, Suavemente, sem consentimento, Vinda dos mais sinceros cantos e recantos do meu coração! Só a palavra Amo-te! E sai de tal modo, com tanta força, Que digo com toda a razão, Que era capaz de mover o mundo, Ecoar no mais profundo fundo As palavras felicidade e infelicidade! E por isso grito, Abro os pulmões para o mundo, Abro os pulmões para ti, Ponho este meu ser mudo a falar, Ponho-o a cantar, Ponho-o a dizer: Amo-te e amo amar-te! Dedicado à Cláudia do 11ºE 45 FORUM ESTUDANTE FEVEREIRO’08


liga-te

E tu?

Tu que estás chateado(a) e aborrecido(a) e procuras uma luz que ilumine o teu sentido de humor, uma gargalhada que te encha a alma... Ri-te! Ah, e não te esqueças, se tiveres uma boa piada ou foto, envia-nos para rfe@forum.pt

SORRIR

Call center a rir Retirado dos call centers de operadoras de telemóveis: 1 - Eu tenho um Tabarola Tocabute e queria saber dos pontos. 2 - Pode-me activar o meu Rosming faxavor. 3 - Eu queria um cartão com o ping e o punc, menina. 4 - Eu quero deixar de ter esses ciclopes de facturação, quero uma Vitamina Livre! 5 - Olhe menina, o meu boicemail xó actua quando eu num atendo e queria que ele actuasse quando está desligado... 6 - Eu queria activar a factura retalhada s.f.f. 7 - Eu queria que o meu n.º de telefone ficasse tapado quando eu faço chamadas. Isso é possível? 8 - Menina, queria que o meu n.º não aparecesse nos retrovisores dos outros telemóveis. 9 - O meu telefone está bloqueado, está-me a pedir o puk. Eu não sei o que é isso e ainda esperei uma semana para ver se lhe passava, mas não aconteceu nada... 10 - Porque é que sem o cartão dentro do telemóvel não tenho acesso a nada? 11 - Fiz uma chamada para outra pessoa e tiraram-me dinheiro do telemóvel! Sou eu que pago? 12 - O meu pai vai para Espanha na terça-feira, como é que eu faço para o telemóvel ir com ele? 13 - Está confidencial??? Mas ela não trabalha com dinheiro, como é que pode estar confidencial? 14 - O meu telemóvel tem uma mensagem: Inspira código PIN. 15 - Ó menina, eu queria aderir ao meu horósco. 16 - Eu queria o tarifário Zunc (Zoom) 17 – O Motorola T 720 tem ultra vermelhos? 18 - Pode-me dizer qual é o indicativo internacional dos Açores? 19 - Olhe, eu já falei com a TNM e com a Megafone... 20 - Eu gostaria de solicitar uma avaria no meu telemóvel, s.f.f. 21 - Estou com algumas dúvidas em ouvi-lo. 22 - Boa noite, eu gostava de inserir-me no cartão da Optimus. 23 - Ó menina! Veio cá um agente para ver se eu queria mudar para a Rodafone! 46 FORUM ESTUDANTE FEVEREIRO’08

POIS É, A FORUM DESCOBRIU O NOVO EMPLASTRO....

Sem comentários

EH, LÁ, ESTE EMPLASTRO AINDA É MELHOR QUE O OUTRO. ASSIM É QUE É, QUE GRANDE TOTÓ!

P: O QUE É UM PONTO AMARELO NO CÉU? R: UMA MOSCA COM UM DENTE DE OURO. Cegueta...

Mecânico esperto!

A professora era muito míope e andava pela escola uma crise de piolhos. Então a professora mandou que todos cortassem o cabelo, mas o Zezinho não o quis cortar. A professora andou a apalpar a cabeça dos alunos e chegou a vez do Zezinho, que baixou as calças e se pôs-se de rabo para cima. A professora apalpou-o e disse: - Lindo menino, rapou o cabelinho e fez risquinho ao meio!!!!!

Quando o meu marido e eu chegámos ao stand para levantarmos o nosso carro, disseram-nos que as chaves tinham ficado trancadas lá dentro. Fomos à oficina e encontrámos um mecânico que trabalhava febrilmente para tentar abrir a porta do condutor. Ao observar a cena do lado do passageiro, instintivamente, experimentei abrir a porta e descobri que esta se encontrava destrancada. - 'Ei!' disse eu ao mecânico, "está aberta!" Ao que ele respondeu: - Eu sei. Já tratei dessa.

AI, TÃO QUERIDINHOS.... AI, AI....

PIMBAS, QUE É PARA NÃO TE ARMARES EM CHICA-ESPERTA!


2008

horos copos

PROFESSOR ÉSOTANGA AVISA: EM FEVEREIRO, TODOS OS AQUÁRIOS VÃO ESTAR EM ALERTA LARANJA NO AMOR!!!

P R E V I S Õ E S PA R A O L A D O B ! D A V I D A essas emoções, que até te podem fazer mal ao estômago, de tão recalcadas. Sê um Touro forte e abraça aquela pessoa especial como nunca a abraçaste. E se ela (ou ele) pedir ao tribunal para te impedir de aproximar num raio de 50 metros, sê persistente. Arranja um pombo correio para lhe enviar bilhetes de amor...

{Por: Prof. Esótanga}

FEVEREIRO

“Linda, linda, esta previsão que te dou... Linda, é linda, esta previsão que te dou...” Ó meus amigos, peço imensa desculpa, mas estava aqui a preparar-me para ir jantar com a minha namorada, a Madame Sóvêstrelas – astróloga reputadíssima, como eu, claro está! Isto do Dia dos Namorados tem muito que se lhe diga. E então, estar apaixonado por uma vidente é das coisas mais incómodas que pode haver. O que quer que lhe compre de presente, não adianta fazer segredo, pois ela descobre num instantinho! Vá lá, que tem outras vantagens. Não substimem o poder do amor telepático... Mas por agora, vamos é às vossas previsões! Ah, e não te esqueças de me dar um “five” em http://esotanga.hi5.com!

O Professor Esótanga é o tal que faz previsões com que ninguém se zanga!!

GÉMEOS (21/05 A 20/06) Sentes borboletas a fazer “Flap! Flap!” no estômago? Sim? Então, se calhar... devias consultar um médico! A sério, isso não pode ser nada bom... Talvez tenhas comido a salada com alface mal lavada e as lagartinhas se tenham transformado em... Hum... Espera... Que cara de vómito é essa? Onde é que vais? Mas eu ainda nem te dei a previsão deste mês...

CARANGUEJO (21/06 A 22/07) Uma serenata! É essa a prenda ideal para a tua cara-metade. Se tiveres uma, é claro! Mas se não tiveres, isso só pode significar que és um(a) falhado(a) e que não és digno(a) de ler a FORUM ESTUDANTE, por isso, adeus!! Adiante... Dizia eu que fazer uma serenata deve ser o teu próximo passo. Mas atenção: nada de cantar “A Mulher Gorda”, ok? Ninguém quer ser relembrado do óbvio.

LEÃO (23/07 A 22/08) PEIXES (19/02 A 20/03) “Peixão, peixão, não vais fugir de mim... Serás peixão até ao fim!” Esta música, que tomei a liberdade de alterar a meu bel-prazer, transmite na perfeição o teu estado emocional durante o mês de Fevereiro: és um Peixe apaixonado por alguém do mesmo signo que tu. Agora, só tens de escolher a melhor rede para ir à pesca... E dar à barbatana!

CARNEIRO (21/03 A 20/04)

Há lá coisa melhor que ter o namorado ou namorada a passar-nos a mão pela juba? Bom, só se se for passar a mão pela juba enquanto ronrona e te faz “Grrraaauuuu” aos ouvidos... Caro(a) Leão, nada a temer durante este mês. Vais andar em alta, um(a) autêntico(a) Coração-de-Leão. Até te aconselho a escrever uns poemas de amor, pois a veia poética vai estar ao rubro.

VIRGEM (23/8 A 22/9)

No fundo, no fundo, tu és um Carneiro sensível. Mas já não tens pachorra para presentes batidos como postais foleiros e ursos de peluche. Por isso, este mês vais isolar-te um bocado do mundo e declarar guerra ao Dia dos Namorados. E vais ser feliz assim, sem músicas românticas, sem flores nem poemas de gosto duvidoso, sem sms apaixonados ou caixas de chocolates que, afinal, só contribuem para engordares.

Acordaste mal-humorado(a)? Com a sensação que ninguém gosta de ti? Coma certeza de que o céu te vai cair em cima? Se isso acontecer, aproveita a coisa da melhor forma possível. Se o céu te cair em cima, já viste que podes começar a caminhar nas nuvens? Ok, isto é uma visão um pouco poética do acontecimento, mas Fevereiro é o mês ideal para treinares a imaginação. Eu, por exemplo, estou aqui a imaginar-me a bordo dum iate, a apanhar banhos de sol e a beber um magnífico cocktail...

TOURO (21/04 A 20/05)

BALANÇA (23/9 A 22/10)

Despe-te de preconceitos e declara o teu amor feroz ao mundo! Está na hora de libertares todas

Vamos lá ver... Como é que podes esperar amor e carinho do(a) teu(tua) namorado(a) se, no

AQUÁRIO (20/1 A 18/02) Não há amor como o dos Aquários, que é assim um amor húmido, mas muito assolapado. Durante este mês, os nativos deste signo vão andar tão apaixonados pela vida que nada vai conseguir pô-los deprimidos. Mas é melhor não começarem já a lançar foguetes e a fazer a dança da felicidade, pois parece que vem aí chuva para Março.

momento em que lhe bates à porta para entregar uma caixa de bombons, já estás todo(a) lambuzado(a) de chocolate? Comer os bombons alheios é feio, é vil, é gula! Só terás a ganhar se controlares essa larica e conseguires chegar junto da tua paixoneta com a caixa de chocolates ainda por abrir. Vai por mim.

ESCORPIÃO (23/10 A 21/11) Diz-se que os Escorpiões são incapazes de amar. Tretas! Eles têm é um tipo de amor muito especial, daquele que dói quando se aperta. Mas os nativos deste signo também têm direito a celebrar o São Valentim. E, para amenizar a coisa, cá vai um conselho: nada de rosas com espinhos, cactos ou malmequeres. Se é para dar flores, o ideal são papoilas. Pelas mais variadas razões...

SAGITÁRIO (22/11 a 21/12) Quando alguém te chamar “borracho”, espetalhe com um ramo de rosas! Nisto do amor há que ser deliciosamente agressivo(a). Quais falinhas mansas, quais palavras doces! Se vês alguém que te agrada, luta pelo teu objectivo. Faz pontaria e, pimba!, espeta-lhe uma beijoca enquanto dizes: “Gosto de ti, pôrra!” Sucesso garantido. Mas só durante este mês.

CAPRICÓRNIO (22/12 A 19/02) Quem espera, sempre alcança. Mas até tu deves ter os teus limites, não? Se pensas receber montanhas de cartas apaixonadas, se achas que este ano vai ser diferente dos anos anteriores, podes esperar sentado(a). E arranja uma amofadinha confortável, pois a espera vai ser longa. Já em relação aos sms apaixonados, a conversa é outra! Grandes probabilidades de “mtx beijnhux” nos próximos dias.

47 FORUM ESTUDANTE FEVEREIRO’08



#196 Revista Forum Estudante - Fevereiro 2008