Folha Mulher edição de maio

Page 11

maio 2013

Nutrição Lanches saudáveis e funcionais para as crianças Na alimentação infantil, devemos sempre pensar em lanches apetitosos, porém saudáveis, priorizando baixa ingestão de açúcar, gorduras saturadas, sal e aditivos químicos que os produtos industrializados normalmente contêm. Quando observamos as lancheiras das crianças, normalmente, as mesmas contêm sucos industrializados com alto teor de açúcar e aditivos, salgadinhos de pacote com muito sódio e glutamato monossódico que, consequentemente, vão levar à sobrecarga renal, aumento da pressão arterial, baixa absorção de cálcio e distúrbios de aprendizagem. Há também os biscoitos recheados ou não, porém com quantidades excessivas de gorduras, entre outras guloseimas altamente calóricas e com baixa qualidade nutricional. No momento da compra de produtos que vão compor as lancheiras, observe os rótulos dos alimentos, os três primeiros ingredientes que estão descritos nos rótulos são os que existem em maior quantidade. Exemplo disso são os sucos. Se os primeiros ingredientes são: água, açúcar e polpa de fruta, é óbvio, tem mais água e açúcar do que a própria fruta. Dê preferência aos pães integrais, pois são mais ricos em fibras, minerais e vitaminas. Para o recheio dos pães, utilize patês de atum, frango ou mussarela de búfala, ou mesmo geleias sem açúcar. Já existem excelentes opções no mercado e adoçadas somente com suco de uva.

Incentive o consumo de frutas frescas, mande frutas diversificadas ao longo da semana, isso vai estimular as papilas gustativas da língua aos sabores diferentes. Mande sucos naturais que podem ser feitos também com polpas de frutas. Mas se isso não for possível, ao comprar os industrializados, escolha as opções sem corantes e com menos carboidratos. Já existem sucos orgânicos interessantes para esse consumo. Bolos caseiros simples são também uma boa opção para as crianças. Dá um pouco de trabalho, mas o valor nutricional e emocional depositados nesse bolinho, não tem preço. Se não puder, sempre mande um lanche de boa qualidade, e que ao menos tenha uma fruta ou suco natural para melhorar o aporte de nutrientes. Mande os lanches em lancheiras térmicas, pois isso vai manter a temperatura dos alimentos até a hora do consumo. Opções de lanches: pão integral; patê de atum ou frango e suco de laranja com limão; bolo de banana funcional; água de coco e morangos orgânicos; castanhas de caju; bolinho de fubá com cenoura e suco de acerola; biscoitinho caseiro e suco de maracujá com maçã; bisnaguinha integral; iogurte de ovelha e uvas. A seguir uma receita funcional: BOLO DE BANANA FUNCIONAL Ingredientes: 3 xícaras (chá) de aveia em flocos finos 4 colheres (sopa) de açúcar demerara 1 colher (sopa) de castanha do Pará ou castanha de caju triturada

4 bananas nanicas bem maduras 4 ovos 1 xícara (chá) de óleo de girassol 1 colher (sopa) de fermento em pó químico Canela para polvilhar Modo de fazer Bater no liquidificador as bananas, ovos, óleo e o açúcar. Colocar em uma tigela o restante dos ingredientes e misturar até homogeneizar. Assar em forno médio por 40 minutos ou até dourar. Depois de assado, poderá ser decorado com açúcar demerara e canela. Para um bolo mais cremoso, acrescentar mais banana.Obs: pode trocar a banana por maçã. Dra Ludmila Pustejovsky P. Soldi Nutricionista - CRN 17919 Pós-graduada em Nutrição Clínica Funcional 2007 UNIBAN/VP; Pósgraduada em Medicina Bioquímica e prática Ortomolecular pela Faculdade de Ciências da Saúde de São Paulo/ FAPES 2012; Pós-graduanda em Nutrição Ortomolecular com extensão em Nutrigenômica FAPES/2012.


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.