Sexta-feira
Com quase 71 mil novas vagas, Paraná lidera geração de empregos no Sul no 1º semestre
O Paraná foi o estado no Sul e o quarto no País que mais gerou empregos com carteira assinada no primeiro semestre de 2023. Foram 70.927 novas vagas abertas no Estado nos primeiros seis meses do ano, segundo os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgados nesta quinta-feira (27) pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O número de geração de empregos no Paraná é maior que o dos sete estado do Norte juntos, que somaram 61.215 novas vagas no período. No Sul, o Estado ficou à frente de Santa Catarina (61.533) e do Rio Grande do Sul (53.315). Já no cenário nacional, ficou atrás apenas de São Paulo (276.800), Minas Gerais (144.298) e Rio de Janeiro (74.387), que são estados mais populosos. O Paraná também teve um bom desempenho no mês de junho, com um saldo de 7.899 postos de trabalho formais, atingindo mais uma vez o melhor resultado da região Sul. Santa Catarina abriu, em junho, 1.899 vagas e o Rio Grande do Sul teve um saldo negativo de 211 vagas. O Brasil fechou o semestre com 1.023.540 novas vagas e atingiu um saldo de 157.198 postos no mês de junho.

“O Estado se destaca mais uma vez na geração de emprego, mostrando o acerto da política de atração de investimentos. Estamos em uma missão internacional que tem o objetivo de ampliar as parcerias comerciais e buscar novas indústrias para o Paraná, o que reflete diretamente na ampliação do mercado de trabalho”, ressaltou o governador Carlos Massa Ratinho Junior. SALDO POSITIVO – O desempenho no semestre é resultado da diferença entre 927.654 admissões e 856.727 desligamentos no período. O Estado teve saldo positivo ao longo de todos os meses do ano: foram 6.922 vagas abertas em janeiro, 24.367 em fevereiro, 13.576 em março, 10.357 em abril, 7.806 em maio e 7.899 em junho.
Nesta sexta-feira (28), a comunidade dos bairros Xingu, Jardim Cruzeiro e Ouro Fino, em São José dos Pinhais, receberá com entusiasmo a entrega oficial das melhorias realizadas na Unidade Básica de Saúde (UBS) do Xingu. A solenidade será às 9 horas, e além disso, o atendimento à população será retomado no mesmo dia, após o evento, trazendo melhorias significativas para a saúde local.

A UBS do Xingu desempenha um papel fundamental como referência de saúde na região, atendendo uma população cadastrada de 12.482 pessoas, de acordo com dados estimados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A reforma do local, que conta com uma área total de 455,47m², contemplou pintura interna e externa; adequação de salas, consultórios, bancada da recepção e rampa de acesso; troca de portas e piso; substituição de cobertura; manutenção de telhado, calhas e películas das janelas; entre outras melhorias.

Sem sair de casa, curitibanos dizem à Prefeitura o que querem para a cidade
Quase 2.700 pessoas já haviam votado, até esta quarta-feira (26/7), na fase final do Fala Curitiba. Pela primeira vez, o número de participações pelo site (1.377) superou o registrado por meio dos formulários impressos (1.319), encontrados nas unidades móveis da consulta pública. O resultado é considerado satisfatório pela diretoria de Planejamento, Pesquisa e Inovação do Imap (Instituto Municipal de Administração Pública), Adriane Cristina dos Santos. “Estamos falando dos primeiros três dias da retomada do Fala Curitiba, que terá seu ponto alto na semana que vem, com a etapa final nas dez regionais”, disse. O Fala Curitiba é o ponto de encontro dos curitibanos com a gestão compartilhada da cidade. Durante a consulta pública, os moradores votam nas obras e nos serviços.



“O Paraná segue com saldo positivo de vagas em todos os meses deste ano, desempenho que comprova a eficiência das ações adotadas pelo Governo do Estado para que novas vagas de emprego sejam abertas todos os meses”, afirmou o secretário estadual do Trabalho, Qualificação e Renda. “Esse excelente resultado também confirma que estamos no caminho certo para que as oportunidades de emprego e renda cheguem ao maior número possível de trabalhadoras e trabalhadores paranaenses”.
Prefeitura de Pinhais promove ações de combate ao feminicídio

Em 22 de julho de 2018, a advogada paranaense Tatiane Spitzner foi morta pelo marido, ao ser jogada da sacada do apartamento onde o casal morava. Luiz Felipe Manvailer foi condenado a mais de 30 anos de prisão pelo crime. Em menção a este caso foi instituído o Dia Estadual de Combate ao Feminicídio. Em Pinhais, nos dias 20, 21 e 22 de julho, as equipes do Centro de Referência Maria da Penha (CRMP) realizaram ações de orientação e conscientização em áreas de grande circulação de pessoas, incluindo o Terminal de Pinhais.
Assembleia Itinerante
A Assembleia Itinerante se prepara para ouvir a população de Castro, nos Campos Gerais. A quarta etapa do projeto criado pela Mesa Executiva da Assembleia desembarca no Agroleite no dia 10 de agosto. A feira, que ocorre entre os dias 8 a 11 de agosto, é a
vitrine da tecnologia do setor da América Latina.
Obras de melhorias da UBS Xingu são finalizadas e atendimento será retomado nesta sexta-feira (28)
Cidade mais inteligente do Brasil, Curitiba reduziu criminalidade em 40% com Inteligência Artificial em vídeo

Entenda como as aplicações da tecnologia de IA com multiprocessamento multimídia de imagens ajudam a criar Cidades Inteligentes
Famoso pelo alto IDH e ótima qualidade de vida, o município de Curitiba foi considerado o mais inteligente do Brasil, com alto potencial para empreendedorismo, tecnologia e inovação, de acordo com o Ranking Connected Smart Cities 2022. O mapeamento avalia informações de todos os municípios brasileiros com população acima de 50 mil habitantes e determina quais deles são os mais desenvolvidos e conectados. De 2021 para 2022, Curitiba deixou de ser a terceira colocada para ocupar o primeiro lugar no pódio, se consagrando como a principal Smart City do País.
O ranking considera 75 indicadores separados em 11 eixos, como mobilidade, urbanismo, tecnologia e inovação, segurança e economia, saúde, entre outros. Assim como já acontece em muitas cidades de países desenvolvidos, Curitiba instalou câmeras de monitoramento em vários pontos - no centro, dentro dos bairros, em terminais de ônibus, escolas, praças, parques e radares de trânsito. Em apenas um ano e meio de funcionamento, as ocorrências de crimes chegaram a reduzir 40% em locais monitorados, segundo informações da Prefeitura.
Justamente por sua infraestrutura invejável e segurança, a capital paranaense recebe milhares de turistas todos os anos, inclusive, o número de visitantes cresceu na região. Só no ano passado, a Linha Turismo contabilizou mais de 25 mil passageiros pagantes em julho, 33% mais do que em 2019, antes da pandemia.
Conforme explica Eduardo Vargas, Business Development Manager da Graymatics, a utilização de tecnologia de ponta para monitorar e controlar informações sobre o trânsito, circulação de pessoas e outras variáveis ligadas à segurança é um dos fatores-chave para a boa colocação da cidade.
“O exemplo de Curitiba nos mostra o quanto as Cidades Inteligentes são capazes de atrair atenção em nível nacional,
aquecendo inclusive o setor de turismo local. Quanto mais dados são mapeados, mais informações ficam à disposição para analisar e definir otimizações, e a inteligência artificial pode ajudar bastante com isso”, afirma. “Embora Curitiba esteja no topo desta lista, é preciso ressaltar que o Brasil está apenas engatinhando neste segmento. Ainda há muito o que fazer, não só em Curitiba e suas indústrias regionais, como em todas as regiões do Brasil.”
O especialista pontua quais são algumas das aplicações da tecnologia de processamento multimídia de imagens com IA para criar Cidades Inteligentes, como:
1. Alertas antecipados: mesmo com o acompanhamento por vídeo 24 horas, é preciso contar com uma pessoa assistindo às imagens e sinalizando situações de risco, mas se a área for monitorada por câmeras com IA, em tempo real, o próprio sistema identifica o ocorrido de forma automática e integra automaticamente com os diversos serviços de segurança, saúde e utilidade pública, otimizando o tempo de resposta das autoridades;
2. Tráfego nas ruas e estradas: a IA consegue detectar infrações (como falta de uso de capacete e desrespeito aos limites de velocidade, por exemplo), evitando a impunidade de condutores imprudentes, além de enviar informações sobre objetos na pista, assim como suas condições (se há neblina ou espelhos d’água no asfalto);
3. Paramédicos e Bombeiros: assim que um acidente acontece, o sistema identifica e reporta de forma automática, sem que alguém precise chamar uma ambulância, o que acelera a chegada dos socorristas;
4. Segurança nas ruas: a capacidade de redução de criminalidade na cidade seria ainda maior com o auxílio da IA, que aciona a polícia automaticamente
quando percebe assaltos, comportamentos suspeitos ou agressões;
5. Limpeza e organização: pessoas que jogam lixo nas ruas podem ser identificadas no momento do ato graças a esta funcionalidade, o que ajuda a manter a cidade mais limpa.
A solução de Cidades Inteligentes da Graymatics, capaz de detectar e alertar sobre essas e outras situações é denominada ‘Urban Vision’, e combina tecnologia de ponta com monitoramento por vídeo, IA, Machine Learning e Big Data Analytics - o sistema pode ser instalado em câmeras fixas ou em drones.
“Uma Cidade Inteligente é aquela que sabe extrair benefícios da tecnologia, transformando seus dados coletados em ações inteligentes capazes de poupar tempo, aumentar a segurança e melhorar a circulação nos espaços públicos. É muito bom ver que estamos avançando com o uso de inteligência artificial, machine learning e big data analytics no Brasil e espero que, nos próximos anos, Curitiba avance ainda mais nesse sentido e se posicione como uma cidade-modelo para as demais”, finaliza o executivo.
Sobre a Graymatics
A Graymatics é uma empresa líder em processamento de multimídia cognitiva. Por meio das melhores e mais completas tecnologias de IA, extrai insights aprofundados e permite soluções a partir da base instalada de câmeras CCTV. Fundada no Vale do Silício, com sede em Singapura, Graymatics está presente em 15 países, incluindo EUA, Reino Unido, Índia e Chile. Fornece soluções baseadas em IA por vídeo para vários setores, incluindo segurança e vigilância, transporte inteligente, marketing digital, comércio eletrônico, telecomunicações e Internet das Coisas. Sua cartela de clientes é composta por grandes fábricas de infraestrutura, manufatura e setor público, dentre eles Development Bank of Singapore, Fujitsu, Samsung, Hitachi, LG, Dentsu, Flipkart e Globe.
Assembleia Itinerante
A Assembleia Itinerante se prepara para ouvir a população de Castro, nos Campos Gerais. A quarta etapa do projeto criado pela Mesa Executiva da Assembleia desembarca no Agroleite no dia 10 de agosto. A feira, que ocorre entre os dias 8 a 11 de agosto, é a vitrine da tecnologia do setor da América Latina. No dia 17, a Assembleia Itinerante passa por Santo Antônio da Platina.
Litoral do Paraná

O Paraná se prepara para receber milhares de turistas que começarão a chegar ao Litoral do Estado a partir de 1º de dezembro. As viagens serão acontecerão até 8 de março de 2024 pelo navio MSC Lirica, que contará com aproximadamente 2.200 passageiros em cada rota. Paranaguá será uma de quatro paradas previstas no trajeto de sete dias pela América do Sul.
Show Rural
A quarta edição do Show Rural Coopavel de Inverno vai ser realizada de 22 a 24 de agosto, em Cascavel. Cultivares de trigo com produtividade de até seis mil quilos por hectare, o dobro da média nacional, serão as grandes atrações do evento técnico.
Aquecendo o turismo
Um vídeo que mostra o lado brasileiro das Cataratas do Iguaçu, em Foz do Iguaçu, está sendo exibido em um dos principais telões da Times Square, em Nova York. A ação na avenida considerada uma das mais famosas do mundo também exibe outros destinos turísticos brasileiros. A Embratur explica que a ação busca “turbinar a vinda de turistas dos Estados Unidos ao Brasil”.
Agenda política
O deputado federal Filipe Barros (PL) está aproveitando o recesso parlamentar para intensificar as agendas políticas em todas as regiões do Paraná e definir o posicionamento do partido nas eleições municipais de 2024. Filipe Barros tem o aval do ex-presidente Jair Bolsonaro para comandar o diretório paranaense.
Aqui tem SUS
Maringá conquistou o prêmio nacional na 18ª 'Mostra Brasil, aqui tem SUS', durante o Congresso Nacional de Secretarias Municipais de Saúde. “Fomos premiados pelo projeto ‘Ambulatório Trans’ para atendimento médico de transexuais, transgêneros e travestis no processo de transição hormonal, e pelo ‘Consultório de Rua’, para cuidar mais de perto da saúde de pessoas em situação de rua”, informou o prefeito Ulisses Maia.
Queijos Paraná
O Senac PR conclui nesta sexta-feira (28) de julho a Semana de Estudos e Pesquisas Queijos Paraná, nos Restaurantes-escola de Curitiba, Foz do Iguaçu, Maringá e Caiobá. A Semana objetivou disseminar técnicas e conhecimentos referentes à cadeia produtiva do queijo no estado.

Missão internacional
O governador Ratinho Junior se reuniu com a governadora do Iowa, Kim Reynolds, para trocar experiências entre o Paraná e o estado norte-americano em áreas como agronegócio e educação. “Assim como o Paraná, Iowa é um grande produtor de alimentos e tem o agronegócio como o principal propulsor da economia. É um estado menor que o nosso, mas que tem um PIB que supera US$ 200 bilhões, baseado principalmente na produção agrícola”, afirmou.
Missão internacional II
Ratinho Junior também apresentou à governadora de Iowa o programa Ganhando o Mundo, que leva alunos da rede estadual de ensino, inclusive das escolas agrícolas, para um intercâmbio fora do País para aprender um novo idioma. A Secretaria de Estado da Educação já iniciou a convocação dos estudantes para uma nova fase. No primeiro semestre do ano que vem, mil alunos vão estudar nos Estados Unidos, Austrália, Canadá, Inglaterra e Nova Zelândia.
Projetos de inovação
O BRDE assinou com a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) e o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação um contrato que prevê a concessão de R$ 1 bilhão em recursos da instituição federal para financiar projetos de inovação, especialmente voltados para micro, médias e pequenas empresas.
Saúde na escola
O Ministério da Saúde anunciou que vai retomar a educação sexual e a prevenção de doenças sexualmente transmissíveis como parte do programa Saúde na Escola, criado em 2007. Além da saúde sexual, o programa vai trabalhar temas como a prevenção de violências e acidentes, saúde mental, promoção da cultura de paz e direitos humanos.
Inovação no transporte
Estão abertas as inscrições para o 3º Fórum ITL de Inovação no Transporte. Essa edição terá como tema “ESG no Transporte” e será realizada, de modo híbrido, no dia 28 de setembro na sede da CNT (Confederação Nacional do Transporte) em Brasília, com transmissão pelo canal da CNT no YouTube. A inscrição deve ser feita no site do evento.

Coluna publicada simultaneamente em 20 jornais e portais associados. Saiba mais em www.adipr.com.br.
CURITIBA / PR - EDITAL CENTER LTDA
CNPJ nº 04.150.383/0001-35

Diretor Comercial: Maurício Mosson
Avenida Candido de Abreu, nº 660 - Conj 201 Edificio PalladionCentro Cívico - CEP 80530-000 - Curitiba/PR - Fones: (41) 3024-6766
Email: cial@ctbametropole.com.br
São José dos Pinhais / PR - Fones: (41) 3383-6650
Email: adm.metropole@hotmail.com

Contato Redação:
e-mail: lustosa18@gmail.com
Filiado: Sindicato das Empresas de Jornais e Revistas do Estado do Paraná
Filiado a ADI – PR – Associação dos Diários do Interior Representante em Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília: Central e Comunicação – SCS – QD 02
Bl. D/Salas 1002/1003 – Edif. Oscar Niemeyer
CEP 70.316-900 – Brasília – Distrito Federal
Fones: (41) 3323-4071 – (41) 98133-3400
As matérias opinativas que venham assinadas, não expressam necessariamente a opinião do jornal








Ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Welllington Dias, visitará Curitiba na próxima terça-feira (1) para conhecer detalhes sobre programas como o Banco de Alimentos e o Cartão Comida Boa, além de projetos de restaurantes populares e hortas comunitárias urbanas
Ministro vem ao Paraná conhecer programas do Governo do Estado de combate à fome
Com programas consolidados na área de segurança alimentar, o Paraná receberá na próxima terça-feira (1º) a visita do Ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome do Brasil, Wellington Dias. Ele estará em Curitiba, onde conhecerá detalhes de programas estaduais como o Banco de Alimentos Comida Boa, Cartão Comida Boa, Restaurantes Populares e Hortas Urbanas, além de iniciativas da prefeitura, como os armazéns da família.
Os programas estaduais são coordenados pela Secretaria da Agricultura e do Abastecimento (Seab) e órgão vinculados, como a Ceasa. Eles estão alinhados com 13 dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU), em consonância com as metas para elevar a qualidade de vida da população em situação de vulnerabilidade social.
Entre eles, estão o fim da fome e da pobreza, a melhoraria da nutrição e promoção da agricultura sustentável, a garantia de educação inclusiva e de oportunidades de aprendizagem e a redução das desigualdades sociais.
Um dos mais emblemáticos é o Banco de Alimentos Comida Boa, que atua para redução do desperdício de alimentos nas Centrais de Abastecimento do Paraná. Ele inclusive já foi apresentado para a ONU. Em 2022, ele distribuiu 5,85 mil toneladas de hortigranjeiros para entidades assistenciais, uma média de 487 toneladas por mês.
A iniciativa coleta alimentos não comercializados pelos atacadistas e produtores rurais, mas que ainda estão em boas condições de consumo. Os alimentos passam por um processo de transformação em molhos, sopas, sucos e processados, que são posteriormente embalados prontos para o consumo e repassados a creches, orfanatos, hospitais públicos e outras instituições de assistência social.

O programa recebe anualmente um
aporte de R$ 2,5 milhões do Governo do Estado. Ao longo do último ano, 331 entidades foram atendidas, com um impacto para cerca de 130 mil pessoas mensalmente. A iniciativa surgiu em abril 2020, logo após a chegada da pandemia, quando o Banco de Alimentos ganhou uma nova concepção, o que aumentou a média de 50 toneladas para 487 toneladas distribuídas mensalmente.
Participam do projeto as cinco unidades da Ceasa no Estado: Curitiba, Cascavel, Foz do Iguaçu, Maringá e Londrina. Somente na capital paranaense, o Banco de Alimentos atende aproximadamente 75 mil pessoas e 134 entidades, com reaproveitamento de 350 mil quilos de hortigranjeiros por mês. Além disso, 269 famílias em estado de vulnerabilidade social são beneficiadas, 41 delas da Região Metropolitana e as demais famílias de outros 17 bairros de Curitiba.
O programa também conta com a participação do Departamento de Polícia Penal do Paraná (Deppen) para a ressocialização de pessoas privadas de liberdade, Elas trabalha, no processamento dos alimentos e participam de atividades de capacitação em educação alimentar para,
posteriormente, repassarem o conhecimento à comunidade.
Apesar da redução do desperdício, o Estado calcula que aproximadamente 35 toneladas de alimentos continuem a ser perdidos nas cinco centrais todos os dias. Com a meta de chegar ao desperdício zero, a proposta é que eles comecem a ser encaminhados para criadouros conservacionais do Estado, onde podem ser usados na alimentação de animais resgatados e espécies ameaçadas de extinção. O restante deverá ser utilizado no processo de compostagem para criação de substratos usados no programa Parana´ Mais Verde, voltado ao plantio de mudas nativas.
Outra iniciativa que dá apoio a rede socioassistencial presente no Estado é o Compra Direta Paraná, implantado em 2020. No último ano, o programa beneficiou cerca de 309 mil pessoas atendidas por entidades sociais com a produção adquirida de mil agricultores participantes. O investimento do Estado entre 2020 e 2022 foi de R$ 85,1 milhões e, atendendo 163 cooperativas e associações envolvidas no processo de produção e distribuição dos alimentos.
Criado de maneira emergencial durante a pandemia, o programa de transferência de renda tornou-se permanente a partir da instituição da lei estadual 20.747/2021. Todos os meses, o Governo do Estado repassa R$ 80 para 112.500 famílias cadastradas no programa através de um depósito via cartão magnético, que pode ser usado pelos beneficiários para a compra de alimentos em supermercados, com exceção de bebidas alcoólicas e fumígenos.
O principal objetivo do programa é contribuir com a segurança socioassistencial de sobrevivência e renda das famílias em situação de vulnerabilidade social, com renda per capita de até R$ 200. À medida que os beneficiários aumentam o poder aquisitivo, eles são substituídos por outros com menor renda, garantindo que a iniciativa atenda o público prioritário. Desde 2021, 338 mil famílias já receberam repasses, que somam R$ 171,5 milhões no período.
APOIO AOS MUNICÍPIOS
Por meio de obras de construção, reforma e ampliação de restaurantes populares e a aquisição de equipamentos e materiais
de consumo para o seu funcionamento, o Governo do Estado também apoia municípios com mais de 80 mil habitantes a fornecerem refeições com preços acessíveis à população. As prefeituras conveniadas são responsáveis por bancar as despesas de manutenção dos espaços, incluindo a equipe responsável pela execução das atividades diárias.
Desde 2019, foram implantados ou estão em implantação 19 restaurantes populares, com um investimento de R$ 19,5 milhões. Toledo, na região Oeste, é a cidade com mais unidades em funcionamento, com sete no total, além de uma cozinha central onde são produzidas as refeições. Maringá, com quatro restaurantes, é a segunda, seguida por Cascavel, com dois, e Londrina, com um. Há ainda mais três restaurantes populares em construção em Cascavel, Paranavaí e Umuarama, além uma cozinha central em Maringá.
As estruturas garantem 27 mil refeições nutricionalmente adequadas para pessoas em vulnerabilidade social, trabalhadores, crianças em idade escolar, idosos, pessoas com deficiência, intolerantes à lactose e adolescentes em projetos sociais. Os espaços são responsáveis pelo fornecimento de milhares de refeições diárias com custo subsidiado pelo Estado e pelas prefeituras. O preço varia de acordo com cada município, com um custo médio de R$ 3 por pessoa.
A Seab também apoia financeiramente projetos de 77 Hortas Urbanas Comunitárias, que somam R$ 2,4 milhões em repasses. Outros R$ 10,2 milhões do orçamento estadual já foram destinados a 83 projetos de Segurança Alimentar e Nutricional, como feiras livres, centrais públicas de recebimento de alimentos da agricultura familiar, sacolões municipais e eco trocas – espaços para troca de materiais reciclável por alimentos.
CURSOS GRATUITOS

Aprenda e cresça com nossos cursos gratuitos!

Oferecemos uma série de cursos online GRATUITOS para ajudar você a aprimorar suas habilidades e alcançar novas conquistas. Se você está procurando expandir seus conhecimentos existentes ou explorar novas áreas, temos algo para você!

Ao concluir com sucesso um curso, você receberá um certificado de conclusão, validando suas conquistas e destacando suas novas habilidades no mercado de trabalho.
Não perca esta oportunidade de crescimento pessoal e profissional! Juntese a nós agora mesmo e dê o primeiro passo para alcançar seus objetivos. Inscreva-se nos cursos gratuitos em https://forms.office.com/r/vpdG0ViPT8 e comece sua jornada de aprendizado!
Compartilhe esta mensagem com seus amigos e familiares para que eles também possam aproveitar essas oportunidades de aprendizado gratuito. Lembre-se de que o conhecimento é uma das melhores ferramentas para construir um futuro melhor!

O BRDE é o maior repassador de recursos para projetos de inovação por meio da Finep de todo o Brasil. Essa linha fomenta ciência, tecnologia e inovação. Assinatura ocorreu na 75ª Reunião Anual da SBPC (Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência)

BRDE assina com Finep contrato de R$ 1 bilhão para incentivar projetos de inovação
O BRDE (Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul) assinou com a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) e o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação um contrato que prevê a concessão de R$ 1 bilhão em recursos da instituição federal para financiar projetos de inovação, especialmente voltados para micro, médias e pequenas empresas. O BRDE é o maior repassador de recursos para projetos de inovação por meio da Finep de todo o Brasil. Essa linha fomenta ciência, tecnologia e inovação.
Os recursos estão atrelados à taxa referencial (TR) – aproximadamente 2% ao ano – com prazos de carência que podem chegar a até 3 anos e prazos de pagamento que podem alcançar até 11 anos.
O diretor do BRDE no Paraná, Wilson Bley Lipski, representou o banco no evento de assinatura na 75ª Reunião Anual da SBPC (Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência), no estande da Finep na Expotec, em Curitiba, na tarde desta quarta-feira (26). “Esses novos recursos de R$ 1 bilhão trazem ao BRDE novas possibilidades de trabalhar a inovação de forma transparente, responsável e competente, para promover uma transformação social no Sul e em todo o Brasil”, disse.
A ministra Luciana Santos falou a respeito dos recursos desti-
secretário estadual da Ciência, Tecnologia e Ensino
nados a projetos de inovação de micro, pequenas e médias empresas. “É uma determinação do governo federal que créditos em inovação cheguem a todos os portes de empreendimentos”, disse.
O secretário estadual da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Aldo Nelson Bona, disse que esse foi um momento importante da Reunião da SBPC. "Essa estratégia gera empregos na acade-
mia, pois as empresas que recebem esses recursos abrem vagas para mestres, pesquisadores, doutores, realizar trabalho em favor da inovação que se busca”, complementou.
Na ocasião também foram assinados contratos para repasses de recursos da Finep e Cresol, cooperativa de crédito parceira do BRDE há 25 anos. A carta de crédito destinada à Cresol Central e Cresol Sicooper, no total de R$ 145 milhões, vai permitir o apoio a projetos de inovação de até 200 empresas de pequeno e médio porte em todo o Brasil.

Segundo a Finep, os recursos serão aplicados em projetos aderentes às prioridades do setor de telecomunicações, e que possam apoiar a ampliação da conectividade e a transformação digital do País, a exemplo de desenvolvimentos tecnológicos relacionados às redes 5G e 6G; internet das coisas; segurança cibernética; além do apoio à aquisição de tecnologias desenvolvidos no País.
BALANÇO
De acordo com um balanço apresentado em um encontro com parceiros do Inovacred, em maio passado, o banco captou e liberou para os três estados do Sul, de 2013 até de 2023, 43,4% do volume total operado em todo o País pelos agentes financeiros da Finep. Nesse período, o BRDE investiu R$ 1,106 bilhão em projetos da área em toda a Região Sul. No Paraná, cerca de 215 projetos foram beneficiados com recursos da Finep, via BRDE, e tiveram apoio de R$ 389,6 milhões
Com 19 ações, Paraná lidera implantação do plano de redução de mortes no trânsito
Painel Monitora Pnatrans, do Ministério dos Transportes, mostra que Detran-PR lançou 19 ações do Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito. No geral, o Estado tem 60 ações envolvendo, além do Detran, o Cetran, o DER-PR e os municípios de Curitiba, Cascavel e Londrina.

O Ministério dos Transportes, por meio da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran), posicionou o Paraná em primeiro lugar no ranking dos estados na implantação do Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito (Pnatrans). O Detran-PR lançou no painel Monitora Pnatrans, do governo federal, os resultados de 19 ações já implantadas pela autarquia paranaense. Em seguida, estão os Detrans de Alagoas, com resultados de nove ações, e Mato Grosso do Sul e Rio de Janeiro, com quatro cada.
O Paraná também se destaca no âmbito geral, com o total de 60 ações envolvendo, além do Detran, o Conselho Estadual de Trânsito (Cetran), o Departamento de Estradas de Rodagem (DER) e os municípios de Curitiba, Cascavel e Londrina. Todas as 60 ações lançadas são baseadas nos seis pilares do Pnatrans. São 23 ações de Educação para o Trânsito, 20 de Normatização e Fiscalização, nove de Gestão de Segurança no Trânsito e oito de Vias Seguras. Nos pilares Segurança Veicular e Atendimento às Vítimas não há ainda ações implantadas no Estado.
O diretor-presidente do Detran-PR e secretário executivo do grupo de trabalho do Pnatrans no Paraná, Adriano Furtado, comemorou a posição no ranking. “O Paraná está liderando este processo
graças ao engajamento da sociedade e da administração pública em torno do tema. Temos um grupo técnico que estuda ações a serem desenvolvidas no Estado, liderado pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior. Temos muito trabalho pela frente, mas estamos no caminho certo”, destacou.
PNATRANS
O Paraná foi o primeiro estado a aderir ao Pnatrans, ainda em 2021, e está alinhado com a agenda global de segurança viária. O Plano Nacional tem o compromisso de reduzir em pelo menos 50% as mortes no trânsito brasileiro até 2028, preservando aproximadamente 86 mil vidas neste período.
O Monitora Pnatrans foi elaborado para acompa-
nhar a conformidade das obrigações assumidas pelos órgãos e entidades, a fim de firmar o compromisso por um trânsito mais seguro, além de fomentar a transparência na execução das atividades nos estados.
O programa adota o modelo de divulgação de dados com classificação por hierarquização, de forma que são estabelecidos rankings de resultados, os quais fornecerão visibilidade aos órgãos e entidades que tiverem os melhores e os piores desempenhos no cumprimento de suas obrigações.
CÂMARA TEMÁTICA
Nesta quarta e quintafeira (26 e 27) o Detran do Paraná sedia o encontro Câmara Temática de Gestão e Coordenação do Pnatrans. As câmaras temáticas são órgãos de assessoramento técnico do Conselho Nacional do Trânsito (Contran). Na semana passada, o Paraná sediou a reunião da Câmara Temática de Engenharia e Sinalização de Trânsito, no auditório da Celepar.
Nos encontros, especialistas representando órgãos e entidades do Sistema Nacional de Trânsito e de segmentos organizados da sociedade atuantes no trânsito de todo o País discutem políticas públicas focadas na regulação e fiscalização do setor. O Detran-PR agora busca criar uma estratégia para sensibilizar os municípios paranaenses sobre a questão de segurança viária.
Durante o Bom Dia, Ministro, o chefe da pasta da Justiça e Segurança Pública confirmou a ampliação do investimento por meio do Fundo Nacional de Segurança Pública
Flávio Dino: “Nós vamos dobrar, no ano que vem, a obrigatoriedade de investimento em segurança das mulheres”
O ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, foi o entrevistado da semana no programa “Bom Dia, Ministro”. O bate-papo com radialistas de todo o país ocorreu na quarta-feira (26/7).

Ao longo de uma hora de entrevista, Dino comentou os principais temas em debate sobre segurança pública e justiça, especialmente as novas regras para controle de armas, o combate à violência nas escolas, a proteção da região amazônica e os repasses a estados e municípios para o fortalecimento das ações de segurança.
Dino também adiantou que, a partir de 2024, será ampliado o investimento em segurança das mulheres por meio do Fundo Nacional de Segurança Pública (FNSP). “Nós vamos dobrar, no ano que vem, a obrigatoriedade de investimento em segurança das mulheres. Então, 5% para 10%. Estamos falando, portanto, da alocação de mais recursos nacionais e estaduais em programas de prevenção e enfrentamento à violência contra a mulher”, antecipou Dino.
O ministro detalhou, ainda, pontos do Programa de Ação na Segurança (PAS), anunciado na semana passada com a assinatura de projetos de lei, decretos, termos e portarias.
O PAS foi lançado com objetivo de fortalecer a segurança pública em todas as regiões do país. Entre os principais atos assinados está o decreto sobre controle de armas, que reduziu a quantidade de armas e munições para civis, caçadores, atiradores e colecionadores, e a transferência para a Polícia Federal das competências de caráter civil envolvendo armas e munições.
Destaque também para a antecipação dos repasses do FNSP, com a transferência de mais de R$ 1 bilhão aos estados e ao Distrito Federal; o anúncio do edital do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania, chamado de Pronasci 2, prevendo R$ 30 milhões a 163 municípios; os repasses do Programa Escola Segura, totalizando R$ 170 milhões para 24 estados mais o DF; e o decreto que institui o Plano Amazônia: Segurança e Soberania (Plano AMAS), com R$ 2 bilhões em investimento aos estados que compõem a Amazônia Legal.
Participaram do programa as rádios Centro América (MT); BandNews FM Vitória (ES); CBN Recife (PE); Band Vale (Ribeirão Preto/ SP); Rádio Excelsior (BA); Rádio Belém (PA); 98 FM (Belo Horizonte/MG); Rádio Verdinha (Fortaleza/CE), Rádio Sagres (Goiânia/GO) e Difusora Maranhão (MA).
CONFIRA OS PRINCIPAIS
TRECHOS DO PROGRAMA
VIOLÊNCIA CONTRA MULHER
É uma prioridade nossa no âmbito do Pronasci. Investimentos que aconteçam em todas as áreas, com novas Casas da Mulher, com novas viaturas, reforço às delegacias da mulher. Feminicidio e estupro são crimes, obviamente, muito graves e inaceitáveis. E aí tem uma novidade: ontem, eu decidi que nós vamos tornar obrigatório que 10% do Fundo Nacional de Segurança Pública seja, a partir do ano que vem, aplicado em programas de combate à violência contra a mulher. A lei fala em 5%, eu tô dobrando com a nova portaria, que vai sair essa semana ou, no máximo, na próxima. Foi uma decisão de ontem à noite, às 22 horas, que eu estou anunciando hoje. Nós vamos dobrar, no ano que vem, a obrigatoriedade de investimento em segurança das mulheres. Então, 5% para 10%. Estamos falando, portanto, da alocação de mais recursos nacionais e estaduais em programas de prevenção e enfrentamento à violência contra a mulher.
CASO MARIELLE
É um crime muito complexo, um crime de interesse de toda a nação brasileira porque é um crime que tem uma dimensão relevante para a família, para a memória da Marielle, e tem uma dimensão preventiva em relação às mulheres, em relação à população negra e com relação à dimensão da presença de mulheres na política. Isso é algo no Brasil alvo de muita violência. Violência moral, violência simbólica, violência física. Se nós pegarmos as denúnci-
as que nós recebemos e enviamos ao Ministério da Mulher e enviamos à Polícia Federal, de mulheres políticas ameaçadas no país neste ano, é algo realmente inacreditável. Nós pensamos que isso, aos poucos, foi sendo banido do Brasil. Quero frisar que, lamentavelmente, não. Melhoramos a participação política feminina, mas a principal forma de homenagear a luta da Marielle é, neste momento, ao investigar esse crime, também ajudar que outras mulheres se sintam protegidas ao exercer atividades políticas. Houve, de fato, uma mudança de patamar, uma virada de chave, porque a Polícia Federal, por minha determinação, por determinação do presidente da República, entrou no caso, foi instaurado inquérito e nós temos um trabalho conjunto das autoridades federais com as autoridades estaduais. Revisitamos as provas, produzimos novas provas e, com isso, foi possível chegar a um contexto que será revelado posteriormente, em que um dos autores materiais finalmente assumiu sua participação e fez aquilo que nós chamamos de delação premiada, fechando a investigação sobre os executores e isto, em si, já é uma novidade. Porque até 48 horas ou 72 horas atrás, o que havia, publicamente, era uma tese de negativa de autoria. Então, agora, a materialidade e autoria fixadas, evidentemente, há novos fatos que vão surgir nas próximas semanas a partir do conteúdo dessa delação. Agora, nós temos uma orientação clara, a Polícia Federal trabalha com independência técnica, de ter todos os cuidados legais para garantir uma investigação bem feita. E essa investigação bem feita indica que só há revelação de uma delação ou colaboração premiada quando há a chamada prova de confirmação ou corroboração. A partir da narrativa de um dos autores, que é o senhor Élcio, há a produção de novas provas que confirmam aquilo que ele está narrando e afirmando. A Polícia Federal e o Ministério Público estão trabalhando neste momento e há outros anexos na delação. Nas próximas semanas vamos avançar ainda mais. Eu não posso prever porque não tenho conhecimento dos autos porque não é meu papel. Os delegados conduzem e não há interferência política na investigação, mas posso afirmar, sim, que há um trabalho e que mais resultados positivos virão, como esse resultado que foi revelado na segunda-feira.
VIOLÊNCIA NAS ESCOLAS Nós estamos juntos tratando desse problema. O governador Casagrande esteve recentemente comigo, conversamos sobre esse assunto e já comuniquei ao governador Renato Casagrande, como de fato o presidente Lula enviou um projeto de lei que transforma homicídios ou lesões corporais graves em escolas em crimes hediondos. Com isso, você tem uma resposta penal mais proporcional com relação à gravidade do crime. É nesse sentido o endurecimento. Se você tem um crime grave que aflige as famílias e causa danos realmente hediondos, você tem que mudar a lei para adequar a realidade. Não se trata, como às vezes é abordado, de uma espécie de punitivismo, não. Estamos buscando a ponderação. Na ponderação, você faz uma gradação. Se você tem uma condu-
ta ilícita leve, a resposta penal tem que ser flexível. Se você chega a uma situação em que há um ataque sistêmico, engendrado pela internet, muitas vezes para matar crianças, para agredir professores, é claro que o Congresso Nacional, mediante a proposta do presidente Lula, tem essa possibilidade de tornar o regime penal mais adequado. Além disso, o trabalho muito importante com as plataformas de Internet. Nós avançamos muito de abril para cá. O laboratório de crimes cibernéticos organizado pelo Ministério da Justiça tem a participação de todos os estados, tanto na investigação quanto na prevenção. Nós podemos dizer que salvamos milhares de vidas prevenindo e impedindo ataques mediante investigações. O trabalho agora é preventivo, como a reunião que estamos fazendo a partir de uma portaria que eu editei com as plataformas. Recentemente, por exemplo, dez dias atrás, a plataforma Discord reuniu com a gente – Google, Meta, Twitter, todas essas plataformas que são mais conhecidas – exatamente para que haja códigos de conduta que consigam também filtrar a aglomeração, a agregação, de neonazistas, de nazistas, que ficam instrumentalizando crianças e adolescentes para a perpetração desses vários crimes. É uma prioridade máxima do governo liderado pelo presidente Lula.
DE TIRO
CLUBES
Os clubes de tiro cresceram nos últimos anos sem nenhuma regulamentação. Então você tem clubes de tiros sérios que, de fato, se dedicam à atividade esportiva e, infelizmente, na ausência de fiscalização, por trás de atividades legais se implantaram atividades ilegais e criminosas. Desviando armas, vendendo armas para as quadrilhas. Nós estamos aqui desde o início falando de organização criminosa, de facção. E de onde as facções conseguem essas armas? Elas vão na loja e compram? Não. Tem o contrabando, claro, nas fronteiras, nos portos, que é uma área que estamos atuando, mas também tem esse desvio de gente que diz que compra arma porque é caçador e, na verdade, aluga arma para facção. Toda semana sai notícia disso. A Polícia Federal apreendeu, no Rio de Janeiro, em uma só cidade, mais de mil armas que iriam para o crime organizado. Nós estamos preocupados com essa situação dos clubes de tiro que não cumprem a lei. A diretriz do presidente vai ser cumprida. Tem muita gente reclamando, eu lamento. São pessoas que fazem um discurso falso de defesa da liberdade. Existe liberdade de matar? Existe liberdade para cometer crimes? Existe liberdade para fraudar, para desviar armas para quadrilha? Não. Que liberdade é essa? O presidente tem alertado para isso: separar o joio do trigo.
POLÍTICAS SOCIAIS
Eu acredito firmemente que o crescimento da economia, redução da taxa de juros, o Bolsa Família, geração de empregos, também esses itens vão nos ajudar que em 2024 nós tenhamos um ano melhor na segurança pública. Nós herdamos um país desorganizado, um país desestruturado, sem política de segurança nacional estruturada, estamos
estruturando, a dimensão social funcionando e, com certeza, 2024 vai ser um ano melhor na segurança pública.
POLÍCIA FEDERAL PENAL
Nós mandamos ao Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, vários projetos de lei que estão em análise lá relativos a todas as polícias federais. Nós estamos empenhados nisso. O presidente da República autorizou, recentemente, o chamamento de 200 novos policiais federais. E esses policiais federais estão na Academia Nacional de Polícia, vão concluir o treinamento no dia 5 de setembro e, portanto, nós teremos, já este ano, a incorporação desses novos policiais federais. Nós temos projetos relativos à Polícia Rodoviária Federal, inclusive de reforço estrutural, de reforços de recursos humanos, melhorias estruturais para aqueles que trabalham. E, para a Polícia Penal Federal, que faz um trabalho relevantíssimo, o nosso foco, neste momento, é regulamentação da carreira, porque foi aprovada uma Proposta de Emenda à Constituição, uma PEC, que virou, portanto, texto constitucional, reforçando a diretriz de que deve ser votada, ainda este ano, uma lei de organização dessa nova carreira. E é uma carreira muito importante porque, por exemplo, agora neste caso terrível do homicídio da Marielle [Franco]. Ontem, foram esses profissionais da Polícia Penal Federal que cuidaram das transferências das pessoas que foram presas, das pessoas que já estavam presas, para o sistema penitenciário federal. Nós tivemos agora uma crise de segurança pública no Amazonas, são esses profissionais da polícia penal federal que estão ajudando o Estado, inclusive com a transferência de presos do sistema estadual para o sistema federal. É uma polícia muito importante e, com certeza, esses projetos que estão com a ministra Esther vão tramitar ainda este ano. O presidente Lula tem demonstrado a sensibilidade com o tema da segurança pública e, por isso, a resposta é no sentido de termos sinais positivos nos próximos meses. Concursos este ano, não, pois não há previsão orçamentária. Estamos tratando do orçamento do próximo ano. O que nós temos, certamente neste ano, são esses novos projetos de lei e os 200 novos policiais federais que já estão na academia de polícia.
FACÇÕES CRIMINOSAS
Infelizmente, essas facções, organizações criminosas, não tiveram o combate adequado nos anos mais recentes. E isso explica esse fortalecimento. De fato, nós tivemos essa ‘interiorização’, especialmente na Amazônia brasileira, de um modo geral, um grande crescimento das taxas de violência. Presidente Lula determinou, já na sexta-feira passada, o fortalecimento da parceria da Polícia Federal com as polícias estaduais. Nós já temos programas no Mato Grosso. Eu recebi o governador Mauro Mendes e ele me trouxe demandas, nós atendemos o fortalecimento de um programa de cooperação com a polícia do estado do Mato Grosso e, agora, o presidente determinou que nós criássemos no-
vas forças integradas de combate ao crime organizado, inclusive no Mato Grosso, para que a Polícia Federal esteja mais próxima dos estados. É um investimento de 100 milhões de reais ainda este ano. Eu reuni com as cidades mais violentas do Brasil, ontem, no Ministério da Justiça, aquelas 163 que tem as taxas mais altas de violência, que correspondem a 50% das mortes violentas intencionais. Foram convidadas para uma reunião no Ministério da Justiça as gestões municipais, para que haja esse ingrediente a mais. Além do Governo Federal, além do governo do estado, também o envolvimento das gestões municipais para que a gente possa diminuir esses índices, especialmente nessas cidades em que as taxas cresceram nos anos anteriores ao governo do presidente Lula.
APREENSÃO DE ARMAS E DROGAS Nós tivemos, em 2022, a apreensão de 2.031 armas. Se você pegar 2023, já o governo atual liderado pelo presidente Lula, nós já tivemos a apreensão de 3.955 armas. Então, praticamente metade do ano, nós já temos o dobro de armas apreendidas pela Polícia Federal. Isso significa, portanto, eficácia nesse trabalho da Polícia Federal. Porque armas ilegais, armas criminosas apreendidas, significam também a prevenção. Se você pega a apreensão de drogas, nacionalmente também, nós tivemos, pela Polícia Federal, valores apreendidos de drogas, em 2022, R$ 216 milhões. Em 2023, R$ 1,5 bilhão. Uma média muito mais alta pela Polícia Federal de apreensão de entorpecentes e armas criminosas. Isso é ação preventiva. Nós estamos fortalecendo as parcerias com estados e municípios. A governadora Raquel Lyra (Pernambuco) me trouxe uma série de preocupações, sobretudo com o sistema penitenciário de Pernambuco, nós já celebramos parcerias, porque melhorar o sistema prisional de Pernambuco é vital para enfraquecer o poder das facções. Então, nós temos vários projetos em Pernambuco. Estarei, no mês de agosto, em Pernambuco, anunciando essas parcerias, inclusive com alocação de recursos para essas prioridades. De modo que vamos agir, sim, com parceria com essas cidades e com o estado de Pernambuco. E os números mostram uma presença muito maior das polícias federais. E esse é o caminho pelo qual nós vamos, progressivamente, diminuir esses indicadores desafiadores.
CRACOLÂNDIAS
Eu telefonei ao prefeito Ricardo Nunes (SP) há, aproximadamente, dois meses e disse que o Governo Federal estaria à disposição para parcerias com a prefeitura municipal de SP. Houve uma decisão da prefeitura municipal, do próprio governo do estado, de empreender ações por conta deles. Nós não estamos participando, neste momento, da gestão deste problema. Diretamente da cracolândia ou das cracolândias que, infelizmente, se implantaram no nosso país. Agora, como eu acabei de mencionar, quando a gente fala da ampliação da apreensão de entorpecentes, nós estamos falando da prevenção. O trabalho na fronteira está sendo intensificado. Os resultados estão aqui. Estamos aprendendo mais armas, aprendendo mais drogas. Na hora que você descapitaliza as organizações criminosas, você enfraquece as cracolândias em todo o país. E espero que as polícias estaduais e a guarda municipal consigam, também, fazer a sua parte – eu sei que estão se empenhando – eu quero saudar todos esses profissionais de todo o país, especialmente do estado de São Paulo.
SERVIÇO AEROMÉDICO DA PRF
Nós estamos indo por uma dimensão federativa, ocupar todo o território nacional. No caso do Pará, levamos em conta, além da malha rodoviária federal, levamos em conta o fato de ser um estado extenso, que tem indicadores desafiadores e vai receber importantes eventos internacionais. Nós vamos, progressivamente, ir estendendo a todo o território nacional. Um programa revolucionário da Polícia Rodoviária Federal para salvar vidas.
Fonte: Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República Você conhece a Agência Brasil da EBC? Lá você encontra as últimas notícias do Brasil e do mundo, além de informações sobre políticas públicas e serviços prestados pelo Governo Federal. A Agência Brasil mantém o foco no cidadão e prima pela precisão e clareza das informações que transmite, optando sempre pelas fontes primárias. Por se tratar de uma agência pública, o conteúdo por ela disponibilizado pode ser utilizado, gratuitamente, por outras agências, TVs e rádios do Brasil e do mundo, inclusive por você! Acesse aqui a Agência Brasil.

Prefeitura de Pinhais promove ações de combate ao feminicídio
Equipes do Centro de Referência Maria da Penha reforçaram campanha em razão do Dia Estadual de Combate ao Feminicídio em áreas de grande circulação de pessoas

Em 22 de julho de 2018, a advogada paranaense Tatiane Spitzner foi morta pelo marido, ao ser jogada da sacada do apartamento onde o casal morava. Luiz Felipe Manvailer foi condenado a mais de 30 anos de prisão pelo crime. Em menção a este caso, por meio da Lei 19.873/2019, foi instituído o Dia Estadual de Combate ao Feminicídio.
Em Pinhais, nos dias 20, 21 e 22 de julho, as equipes do Centro de Referência Maria da Penha (CRMP) realizaram ações de orientação e conscientização em áreas de grande circulação de pessoas, incluindo o Terminal de Pinhais, os semáforos do cruzamento das Avenidas Camilo di Léllis e Iraí, e o Bosque Municipal.


Além da entrega de material informativo, a secretária de Assistência Social, Rosangela Batista, e servidoras da pasta, fizeram uma caminhada em memória às vítimas de feminicídio em Pinhais e no Paraná. A atividade também contou com a explicação sobre o atendimento do CRMP e da Guarda Municipal às mulheres em situação de violência doméstica.
A equipe técnica do CRMP também teve apoio de representantes do Núcleo da Paz, Conselho Municipal de Direitos da Mulher e do Departamento de Assistência Judiciária e Cidadania.
Feminicídios
O crime de feminicídio foi tipificado em 2015, quando o Código Penal foi alterado para incluí-lo como um crime cometido pela condição de mulher, seja no contexto de violência doméstica e familiar ou por menosprezo ou discriminação à condição da mulher. As motivações são o ódio, o desprezo ou o sentimento de perda do controle e da ideia de que as mulheres são sua propriedade.
Segundo dados do Ministério Público do Paraná (MPPR), em 2022 foram registrados 274 casos de feminicídio ou tentativa de feminicídio no Estado. De 2019 a 2022, foram 314 feminicídios e 911 homicídios dolosos contra mulheres.

Agência do Trabalhador Itinerante: ação contínua para a população de Pinhais
Serviço de encaminhamento para vagas de emprego é levado aos Cras e também ao Creas do município Com o objetivo de levar empregabilidade à população de Pinhais, a prefeitura do município promove diversas ações de capacitação profissional e oferta vagas de emprego aos munícipes que buscam novas oportunidades ou estão em busca de uma recolocação no mercado de trabalho.

Uma dessas ações é a Agência do Trabalhador Itinerante, uma parceria entre a Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Semde) e a Secretaria de Assistência Social (Semas). Uma servidora da Agência do Trabalhador é disponibilizada para atender nos quatro Centros de Referência da Assistência Social (Cras) e também no Centro de Referência Especializada da Assistência Social (Creas), fazendo a consulta e o encaminhamento para vagas e orientação para tirar a carteira de trabalho digital, cursos de qualificação e demais serviços.
A ação é contínua, acontece durante o ano todo e tem como objetivo descentralizar o atendimento da Agência do Trabalhador, levando os serviços da unidade para mais próximo da comunidade.
Para cada mês do ano é feita uma programação específica, de modo a atender as demandas em todas as cinco unidades da Assistência Social de Pinhais. Para agosto, o cronograma vai ser o seguinte:

Creas - dias 01/08, 08/08, 15/08, 22/08 e 29/08
Cras Norte - de 31/07 a 04/08 (exceto o dia 01/08)
Cras Sul - de 07/08 a 11/08 (exceção dia 08/08)
Cras Leste - de 14/08 a 18/08 (exceção dia 15/08)
Cras Oeste - de 21/08 a 25/08 (exceção dia 22/08)
Para mais informações, a Agência do Trabalhador de Pinhais fica na Av. Ayrton Senna da Silva, 2842, no bairro Estância Pinhais, e atende das 8h às 17h. Telefone e WhatsApp: (41) 99137-4539.

Prefeitura realizará mutirão de testagem de hepatites virais

A ação acontecerá neste sábado (29) das 10h às 17h no Parque das Águas
O mês de julho reforça a importância da prevenção, diagnóstico e tratamento das hepatites virais. Pensando nisso, a Prefeitura de Pinhais, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), realizará no dia 29 de julho, sábado, testagem de hepatites virais, das 10h às 17h no Parque das Águas.
As hepatites virais são inflamações que atingem o fígado, causando alterações leves, moderadas ou graves. Na maioria das vezes são infecções silenciosas, ou seja, não apresentam sintomas. No Brasil, as hepatites virais mais comuns são causadas pelos vírus A, B e C. Os sintomas que podem se manifestar são: cansaço, febre, mal-estar, tontura, enjoo, vômitos, dor abdominal, pele e olhos amarelados, urina escura e fezes claras.
Serviço
Testagem hepatites virais
Local: Parque das ÁguasRodovia João Leopoldo Jacomel, 8682. Horário: das 10h às 17h.

Paraná se prepara para receber milhares de turistas em temporada de cruzeiros Paraná se prepara para receber milhares de turistas em temporada de cruzeiros
Cidade litorânea terá pela primeira vez a operação de embarque e desembarque de passageiros em navios de passeio que farão a rota até Buenos Aires. Segundo a diretora de Operações e Serviços da MSC Cruzeiros no Brasil, Marcia Leite, cerca de 50% de todas as passagens disponíveis para Paranaguá já foram comercializadas.
Representantes do Governo do Estado, da MSC Cruzeiros e prefeituras estiveram reunidos nesta quarta-feira (26) para discutir os preparativos para a recepção de milhares de turistas que começarão a chegar ao Litoral do Paraná a partir de 1º de dezembro. O objetivo é garantir infraestrutura e logística de qualidade aos passageiros de 15 cruzeiros marítimos que incluirão em suas rotas o Porto de Paranaguá.
As viagens serão feitas entre 1º de dezembro de 2023 e 8 de março de 2024 pelo navio MSC Lirica, que contará com aproximadamente 2.200 passageiros em cada rota, dos quais cerca de 1.200 turistas nacionais e 1.000 estrangeiros. A maior cidade do Litoral do Paraná será uma de quatro paradas previstas no trajeto de sete dias pela América do Sul, que também inclui visitas às cidades de Itajaí, em Santa Catarina, Punta del Este, no Uruguai, e Buenos Aires, capital argentina.
De acordo com Irapuan Cortes, que preside o Serviço Autônomo Viaje Paraná, órgão estadual criado para promover o setor turístico, o objetivo do encontro é fazer um alinhamento maior entre os órgãos envolvidos com a operação para garantir que tudo saia conforme o planejado, o que deve se refletir na geração de novos empregos e renda na região.
“Este é um momento de inovação para o Paraná, em que as secretarias estaduais e as prefeituras precisam estar muito bem preparadas para receber os
turistas que chegarão ao nosso Litoral”, afirmou. “A gente está organizando essa chegada com os municípios, que precisam entender qual o papel de cada um nesse processo, e que podem contar com o apoio do Governo do Estado, assim como a MSC”.
A parada de navios de Cruzeiro em Paranaguá não é novidade, mas esta será a primeira vez em que a cidade também contará com a operação de embarque e desembarque de passageiros. Inicialmente, serão 350 vagas por rota, totalizando 5.250 passageiros que poderão iniciar a viagem em cada um dos 15 cruzeiros a partir do Paraná.
Segundo a diretora de Operações e Serviços da MSC Cruzeiros no Brasil, Marcia Leite, cerca de 50% de todas as passagens disponíveis para Paranaguá já foram comercializadas até o momento. Ela também destacou o suporte fornecido pelo poder público à iniciativa.

“É um momento importante não só para Paranaguá e o Paraná, mas também para a MSC, que sempre está buscando novos destinos e que tinha o Estado como um objetivo. Esperamos que este seja apenas o início de uma parceria que deve crescer e que pode ser ampliada para outras cidades paranaenses através do engajamento de todos. O que prevalece é o fomento à economia da região e às comunidades litorâneas”, declarou a representante da empresa no Brasil.
Outro a exaltar o potencial econômico que os novos cruzeiros representam foi o diretor de Desenvolvimento Em-
presarial da Portos do Paraná, André Pioli. Ele considera que a contribuição para a viabilização da operação faz parte da missão da empresa pública. “A Portos do Paraná busca sempre atender a população de Paranaguá e região com excelência e esse projeto é muito importante para as cidades do Litoral, que terão um incremento em hotelaria, gastronomia e transporte, fazendo com que o comércio gire como um todo”, disse.

“Paranaguá e Antonina vivem quase exclusivamente da economia portuária, com 70% dos empregos gerados nos portos. Agora, com esse incremento no setor do turismo, a economia vai crescer muito, o que é fundamental para todos os moradores”, concluiu.

INFRAESTRUTURA
PARA RECEPÇÃO
A secretária de Cultura e Turismo de Paranaguá, Maria Plahtyn, explicou que o município, em parceria com o Estado, tem se planejado em torno da infraestrutura necessária para atender os turistas. Entre as medidas, está a criação de dois espaços para recepção dos passageiros.
O principal receptivo ficará ao lado do Santuário de Nossa Senhora do Rocio, que fica a menos de dois quilômetros da área de desembarque do Porto, facilitando o translado, e que também servirá de ponto de partida para passeios de barco pela baía de Paranaguá, através de uma estrutura recém-reformada pela prefeitura. “A gente vai ter o ‘Mega Rocio’, com capacidade para mais de três
mil pessoas e que fica localizado próximo ao cais do Porto e com fácil acesso ao Centro da Cidade”, explicou. O outro deverá ser instalado no Centro Histórico de Paranaguá, local mais turístico devido às construções centenárias, restaurantes típicos e o Aquário Municipal e ponto de partida de passeios tradicionais, como a Ilha do Mel. “Teremos uma estrutura para os visitantes que querem passear por Paranaguá e também espaços para que os municípios vizinhos divulguem os seus atrativos”, informou.
PRESENÇAS

Na reunião, também estiveram presentes o secretário de Estado do Esporte e coordenador do Verão Maior Paraná, Helio Wirbiski; o diretor de Inovação e Desenvolvimento da Secretaria do Esporte, Tiago Campos; o diretor de Promoção, Inovação e Inteligência Turística da Secretaria de Estado do Turismo, Fábio Skraba; o presidente de Desenvolvimento do Turismo Sustentável do Litoral do Paraná (Adetur), Nelson Cotovicz Filho; a coordenadora das Unidades de Conservação do Instituto Água e Terra (IAT), Ana Letícia Lowen; o diretor de Mercado da Invest Paraná, Gustavo Cejas; o diretor de Políticas Públicas da Secretaria da Segurança Pública, coronel Fernando Kempes; o deputado estadual Anibelli Neto; o secretário de Turismo e Desenvolvimento Econômico de Pontal do Paraná, Gilberto Keserle; e a secretária de Cultura e Turismo de Morretes, Patrícia Assis Santos.

Sabores e tradição: todo dia é dia de feira em Curitiba
Desenhistas e roteiristas de Curitiba passarão a noite no Cemitério Municipal para criar HQs
Nesta última sexta-feira do mês (28/7), cerca de 40 desenhistas e roteiristas da cidade passarão a noite no Cemitério São Francisco de Paula, o Cemitério Municipal do bairro São Francisco, para "dar vida" às histórias de mortos famosos e anônimos.
Organizado pela Gibiteca da Fundação Cultural de Curitiba, em parceira com o Departamento de Serviços Especiais da Secretaria Municipal do Meio Ambiente e a revista Calafrio, o resultado dessa imersão criativa será uma revista de HQ especial, prevista para ser lançada em outubro, no Halloween.

A proposta dos organizadores é trazer à tona o talento dos artistas locais e, ao mesmo tempo, contribuir com a memória histórica do Cemitério Municipal São Francisco de Paula, que é um museu a céu aberto.
O roteiro especial começa às 19h com uma visita guiada pelo cemitério, conduzida pela diretora de Serviços Especiais da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Clarissa Grassi, renomada pesquisadora cemiterial.
Durante a visita, que terá duração de cerca de duas horas, os artistas serão apresentados às histórias de personagens históricos e populares que encontram sua "morada eterna" nos jazigos do cemitério municipal de Curitiba. Em seguida, o grupo se dirigirá a uma sala dentro do cemitério para desenvolver as histórias.
Todo dia é dia de feira em Curitiba. A cidade mantém a deliciosa tradição desde que imigrantes de poloneses e italianos começaram a comercializar suas produções de frutas e hortaliças em carroças, no Centro da cidade, no século 19. O tempo foi passando e as feiras ficando cada vez maiores e diversificadas.
Hoje fazer compras em uma das Feiras Livres da Prefeitura também significa passear com a família para comer o tradicional pastel, além de encontrar vizinhos e ter aquela boa conversa com o feirante que se tornou amigo.
PASSEIO AGRADÁVEL
A dona de casa Marilene Pontirolli, 57 anos, frequenta a Feira do Bigorrilho. “O pessoal das bancas é demais, todos se tornaram verdadeiros amigos pelo tempo que frequento aqui. É um passeio que eu gosto”, diz ela.
É o caso também da aposentada Maristela Cristina Rodrigues, 59 anos, que afirma preferir comprar suas verduras e hortaliças sempre em uma feira. “Os produtos são mais frescos, bonitos e de confiança”, destaca.
A feirante Wiviane Cavilio Tulio, 42 anos, está na feira do Bigorrilho há 21 anos e conta que é preciso muita dedicação em um trabalho que envolve toda a família. “A feira abre para o público na quarta-feira pela manhã, mas os preparativos começam às 2h da madrugada, quando chegamos para montar. É cansativo, mas a gente faz com amor”, afirma.
ATIVIDADE ESCOLAR
Em uma atividade diferente fora da sala de aula nesta quarta-feira (26/7), alunos do Centro de Educação Infantil Gaia foram até a Feira do Bigorrilho com uma missão: comprar verduras e legumes para uma receita elaborada por eles.
A professora e nutricionista Laís Queiroz, 35 anos, explica que o objetivo da atividade é fazer as crianças conhecerem os diferentes tipos de verduras e hortaliças. “Nós trabalhamos todo o ciclo do alimento, desde a plantação na nossa horta. Nas feiras eles aprendem a fazer compras e depois cozinham”, sa-
lienta Laís.
CONHEÇA AS FEIRAS DE CURITIBA
Feiras Diurnas
De terça-feira a domingo, Curitiba ganha vida com 37 feiras livres espalhadas pela cidade. Além das frutas e verduras frescas, os visitantes cereais, carnes, doces caseiros, lanches, conservas e muito mais. Um passeio imperdível para quem busca produtos frescos e um gostinho especial de Curitiba.

Feiras Noturnas
Quando o sol se põe, as 18 feiras noturnas da cidade ganham vida com uma atmosfera animada e aromas irresistíveis. Frutas, verduras, frios, e pescados dividem espaço com alimentos prontos para o consumo, como focaccias, pastéis e sanduíches.
Feiras Livres - Gastronômicas
Às segundas, quintas e sábados, Curitiba reserva três pontos da cidade exclusivamente para feiras gastronômicas. Aqui, os visitantes podem saborear uma ampla seleção de pratos prontos para consumo, como focaccias, pastéis, pierogi, hambúrgueres e porções.
Feiras Livres – Orgânicas Com 14 edições semanais, sendo duas noturnas, as Feiras Orgânicas de Curitiba têm um papel fundamental na promoção de produtos livres de agrotóxicos e na expansão da agricultura sustentável. Realizadas em ruas, praças e parques, essas feiras oferecem
aos visitantes a oportunidade de adquirir alimentos frescos e saudáveis diretamente de produtores comprometidos com o meio ambiente e a saúde da população.
Feira das Cooperativas: Tradição e Cooperação
Uma vez por semana, no Centro, os integrantes de cooperativas da agricultura familiar da Região Metropolitana de Curitiba comercializam seus produtos. É uma oportunidade de comprar diretamente dos agricultores.
PROGRAMA NOSSA
FEIRA: ALIMENTOS ACESSÍVEIS PARA TODOS
Com seis pontos estrategicamente espalhados pela cidade, o Programa Nossa Feira busca levar frutas e verduras a preços únicos e acessíveis para regiões que enfrentam dificuldades no abastecimento. Realizada quatro vezes por semana, a feira também oferece pastéis, frios e peixes, garantindo que a população tenha acesso a alimentos frescos e de qualidade.

PROGRAMA DIRETO
DA ROÇA: LIGANDO PRODUTORES E CONSUMIDORES
O Programa Direto da Roça permite que produtores rurais da região metropolitana comercializem diretamente seus produtos em 3 locais da cidade, duas vezes por semana. Essa iniciativa fortalece os laços entre produtores e consumidores, garantin-
do que os alimentos cheguem à mesa dos curitibanos com qualidade e procedência garantida.
FEIRA DO LITORAL:

OS SABORES DO MAR
NA CAPITAL
Aos sábados, a Feira do Litoral traz para Curitiba o frescor e os sabores típicos da região litorânea paranaense. Além das frutas e verduras da agricultura familiar, a feira oferece uma gama de produtos como chips de banana, palmito in natura, sucos naturais, farinhas e balas de banana.
PONTOS DE PESCADO
- QUALIDADE E BOA
PROCEDÊNCIA
Seja para uma tradicional moqueca ou um delicioso ceviche, os consumidores podem contar com produtos de qualidade e procedência nos Pontos de Pescado de Curitiba. Os espaços se destacam como uma opção diferenciada para os amantes de frutos do mar com uma variedade de camarões, peixes inteiros e filetados, tudo isso com a garantia de um manuseio cuidadoso e armazenamento adequado. Para isso, os feirantes são devidamente capacitados por meio de cursos de boas práticas de manipulação de alimentos. Funcionam em dois endereços - Praça Divina Pastora, no bairro Mercês, às sextas-feiras e sábados, e na Rua da Cidadania do Boa Vista, no bairro Boa Vista, às quintas-feiras e sábados.
"Ano passado fizemos algo parecido dentro da Gibiteca de Curitiba e foi uma experiência incrível, agora vamos aplicar a mesma ideia dentro do Cemitério Municipal, que é um lugar riquíssimo em histórias, e elas virão à tona por meio das habilidades artísticas dos participantes", destaca Fúlvio Pacheco, coordenador da Gibiteca de Curitiba.
DESENTERRANDO HISTÓRIAS
Fundado em 1854, o Cemitério Municipal São Francisco de Paula recebeu sua primeira moradora quase um ano depois. Num domingo, dia 30 de setembro de 1855, foi sepultada lá Delfina Antoneres Sampaio, 82 anos, que segundo as pesquisas da historiadora cemiterial faleceu de “moléstias internas”.
Quase 170 anos depois, o Municipal tem sido local de descanso de diversas personalidades ligadas à história de Curitiba e do estado do Paraná, como também de ilustres desconhecidos. São quase seis mil sepulturas que, segundo Clarissa, oferecem verdadeiras aulas sobre a cidade em seus diferentes aspectos: econômico, social, político, arquitetônico entre outros temas.


Para falar sobre o ciclo econômico mais importante do estado, por exemplo, Clarissa faz visitas guiadas mostrando as sepulturas das famílias dos barões da erva-mate como João Gualberto, Hauer, Miró, e outros sobrenomes conhecidos de placas de ruas e avenidas.
Mas o local é morada também de figuras populares que conquistaram fama após suas mortes. O exemplo mais conhecido é Maria Bueno, vítima de feminicídio em 1893, ela se tornou milagreira anos depois de ser enterrada no Cemitério Municipal de Curitiba.
Por abrigar tanto patrimônio cultural num único local, desde 2017 a Prefeitura de Curitiba por meio do Departamento de Serviços Especiais da Secretaria Municipal do Meio Ambiente realiza visitas guiadas pelo Cemitério Municipal. Até aqui foram mais de sete mil pessoas que passaram pelos tours cemiterial.
Marcelo Falcão anuncia show no Teatro Positivo, em Curitiba
Para celebrar esse momento especial da sua carreira, o artista irá presentear os fãs da capital paranaense, com as novas canções e os grandes hits das mais de três décadas dedicadas à música
Com a agenda de shows movimentada, lançamento de novas músicas e arrastando multidões de fãs em suas apresentações, Marcelo Falcão, um dos maiores nomes da música brasileira confirma show em Curitiba para o dia 22 de outubro, domingo, às 20 horas, no Teatro Positivo. Para o reencontro com fãs, Falcão traz grandes sucessos dos seus 33 anos de carreira, fazendo um passeio por canções do álbum solo “Viver”, os grandes hits da trajetória de 25 anos em que liderou “O Rappa” e presenteia o público com os novos lançamentos. Os ingressos para o show de Curitiba já estão à venda pelo Disk Ingressos.

Com sua voz marcante, estilo musical autêntico e letras que expressam críticas sociais e trazem reflexões sobre a realidade brasileira e da vida, Marcelo Falcão conquistou uma legião de fãs ao longo de sua trajetória, sendo reconhecido por seu estilo musical envolvente, que mescla o melhor do rock, reggae, soul e pop.
Para os fãs da capital paranaense, o reencontro promete ser de muita emoção e de celebrar esse momento especial na vida do artista, curtindo as músicas do novo trabalho “Voar, flutuar”, “Hoje eu decidi” e “Mais leve que o ar”, além dos sucessos mais marcantes de sua trajetória com “O Rappa”, como “Minha alma”, “Pescador de ilusões”, “Anjos” e “Hey Joe”.
Falcão vivencia um ano de muitas novidades, trabalhando na produção do segundo álbum solo, com algumas faixas já anunciadas, como recém-gravada em parceria com Toni Garrido, “Refletir”, composta por ele e seu pai, Ademir Custódio, que instiga as pessoas a refletirem sobre a vida e a se colocarem no lugar dos outros, sem julgar. Sem data definida para lançamento, o novo trabalho contará ainda com participações de Orochi,
L7nnon e Cynthia Luz. E, para o show de Curitiba, a expectativa é ter uma prévia dessas novidades.
O artista está ansioso para o encontro com os fãs, neste show que promete ser um dos destaques do calendário cultural de Curitiba neste ano! Para os fãs, será uma oportunidade única de ver o artista ao vivo e celebrar os memoráveis sucessos e os novos hits de Marcelo Falcão!


Serviço: Marcelo Falcão em Curitiba
Data: 22 outubro de 2023 (domingo)
Local: Teatro Positivo - R. Prof. Pedro Viriato Parigot de Souza, 5300Campo Comprido, Curitiba.
Horário: Abertura do teatro: 19h / Início: 20h

Classificação etária: 18 anos
Realização: Dumas Produções

Ingressos: a partir de R$ 120,00 a meia-entrada do Lote 1 do Setor Superior Direito e Esquerdo + taxa administrativa.
Venda: https:/ www.diskingressos.com.br/evento/5189/22-10-2023/pr/curitiba/ marcelo-falcao
Ponto de venda: Disk Ingressos
Ingressos: www.diskingressos.com.br
Informações: @evidenciacomunicacao
Luan Santana apresenta “Luan City Festival” em Curitiba
e efeitos especiais.

Pela primeira vez no Brasil, SUPER TRAMP Experience anuncia show em Curitiba
Melhor banda de tributo ao SuperTramp e única reconhecida por Roger Hodgson desembarca em Curitiba, dia 29 de julho
Pela primeira vez no Brasil, SUPER TRAMP Experience segue com uma mega tour em terras tupiniquins. A única banda reconhecida pelo co-fundador Roger Hodgson apresenta uma grandiosa turnê no país e encerra em Curitiba, dia 29 de julho, sábado, às 21h, no palco do Teatro Positivo. Os ingressos estão à venda, a partir de R$ 150, via Disk Ingressos. A produção do show em Curitiba fica por conta da MCA Concerts.
A banda europeia, considerada o melhor tributo ao Supertramp do mundo, é formada por Antoine Oheix (vocal e teclados), Alan Valley (guitarra, teclados e backing vocal), David Martin (saxofone, teclado, coros), JeanClaude Givone (baixo, coros), Stéphane Glory (bateria), cinco apaixonados músicos pelo Supertramp, que se apresentam nos palcos da Europa para emocionar o público ao som dos lendários sucessos de uma das maiores bandas de todos os tempos.
SUPER TRAMP Experience busca transmitir o som, a energia e a emoção o mais fielmente possível da lendária banda inglesa Supertramp. Com um espetáculo de quase duas horas, o quinteto apresenta os grandes sucessos do Supertramp, lendário grupo liderado pela dupla Roger Hodgson/ Rick Davies.
Não faltarão no repertório sucessos como “The Logical Song”, “Dreamer, School”, “Goodbye Stranger”, “Fool’s Overture”, “Crazy”, “Hide In Your Shell”, entre outros. Além de Curitiba, a banda passará por Criciúma, Tubarão, Joinville, Florianópolis, Porto Alegre, São Paulo, São José dos Campos, Vitória, Rio de Janeiro e Ribeirão Preto.
SUPER TRAMP Experience
O grupo chega com cinco mega stars: Antoine Oheix (teclado, vocal), fã do Supertramp desde a adolescência e que fundou o grupo em 2011. Alan Valley (guitarra, teclados, backing vocals) é um grande músico que toca notavelmente em vários estilos, mas tem no Supertramp sua maior paixão. David Martin (saxofone, teclados, coros) é um verdadeiro instrumentista, seu perfeito domínio do saxofone e sua longa experiência fazem dele o John Helliwell do grupo. Jean Claude Givone (baixo, backing vocals) baixista,

baterista e compositor, é um grande admirador de Paul McCartney e Supertramp. Ingressou naturalmente no grupo em 2013. Stéphane Glory (bateria) já trabalhou com vários artistas franceses e estrangeiros e é considerado um dos maiores bateristas da França.
SERVIÇO – SUPERTRAMP EXPERIENCE em Curitiba

Data: 29 de julho de 2023 (sábado)
Local: Teatro Positivo (Pedro Viriato Parigot de Souza, 5300 –Campo Comprido)
Horário: 21h
Ingressos: os ingressos variam de R$ 150 a R$ 360, de acordo com o setor e modalidade escolhidos + taxa administrativa
PLATEIA INFERIOR: R$ 360 (inteira) e R$ 180 (meia-entrada e promocional)


PLATEIA SUPERIOR: R$ 300 (inteira) e R$ 150 (meia-entrada e promocional)
Vendas: Disk Ingressos (Ventura Shopping – de segunda a sexta, das 11h às 22h, aos sábados, das 10h às 22h, e aos domingos, das 14h às 20h e na bilheteria do Teatro Positivo, de segunda a sexta, das 11h às 15h e das 16h às 20h, sábado das 17h às 21h e duas horas antes de cada espetáculo
Descontos Promocionais:
Clube Gazetado Povo: Desconto de 50% sobre o valor de inteira
Clube Disk Ingressos: Desconto de 50% sobre o valor de inteira
Curitiba Cult: Desconto de 50% sobre o valor de inteira
Condom VIP: Desconto de 50% sobre o valor de inteira
Obs.: Promoções não cumulativas entre si e com outros descontos previstos por Lei.
Forma De Pagamento:
Pagamentos somente em dinheiro, PIX e cartões de crédito e débito.
Classificação: 14 anos, menores de 14 anos somente acompanhados dos pais ou responsável legal
Realização: MCA Concerts
Adiado: Juan Duran & Orquestra terá
nova data para 2024
O espetáculo argentino Juan Duran & Orquestra: Uma Noite de Ilusão, que seria realizado no dia 20 de julho, no Teatro Guaíra, foi adiado para 2024. De acordo com a Orth Produções, responsável pela realização do evento, a transferência de data ocorre em virtude de ajuste operacional da agenda do artista. A nova data ainda está sendo definida. Juan Duran é cantor, ator e ilusionista argentino que mostra toda a sua versatilidade, transitando entre música, ilusionismo, dança e teatro, proporcionando uma experiência única aos espectadores.
Amigos (Chitãozinho & Xororó, Zezé di Camardo & Luciano e Leonardo) – 12 de agosto, no Estádio do Athletico

6º Festival de Cerveja Artesanal de São José dos Pinhais promete agitar o mês de agosto

São José dos Pinhais se prepara para realizar a 6ª edição do tradicional Festival de Cerveja Artesanal. Neste ano, o evento será de 03 a 06 de agosto, no Parque São José, onde oito cervejarias do município participarão apresentando suas criações. Promovido pela Secretaria Municipal de Indústria, Comércio e Turismo (SICTUR), o festival é conhecido por reunir apreciadores da cultura cervejeira e promete quatro dias repletos de sabor, música e diversão.
Ao longo do festival, o público terá a oportunidade de degustar cervejas de marcas renomadas de São José dos Pinhais, como a Cervejaria Vosgerau, Nut Bier, Irônica, Brux Beer, Bonna Beer, Ol Beer, Ogre Beer e La Pioggia.
Além da vasta seleção de cervejas artesanais, haverá food trucks espalhados no local com diversas opções gastronômicas, garantindo que os participantes harmonizem suas bebidas preferidas com petiscos até pratos mais substanciais.
Para tornar a experiência ainda mais memorável, a Prefeitura de São José dos Pinhais preparou uma programação musical diversificada, com shows ao vivo que prometem animar o público durante todos os dias do festival.
“A combinação de boa música, cervejas artesanais de qualidade e opções culinárias deliciosas promete fazer do Festival de Cerveja Artesanal de São José dos Pinhais uma excelente escolha de entretenimento para o mês de agosto”, afirma o secretário da SICTUR, Marcelo Dal Negro. Com entrada gratuita, o evento é uma oportunidade imperdível para os amantes da cultura cervejeira e para aqueles que desejam descobrir novos sabores e conhecer as cervejarias locais que vêm conquistando cada vez mais pessoas.
VISIBILIDADE
ÀS CERVEJARIAS
Além de entretenimento
ao público, o Festival de Cerveja Artesanal é uma ótima oportunidade para tornar as cervejarias do município conhecidas e impulsionar as vendas.
A proprietária da Nut Bier, Mirian Yamashita, explica que muitas pessoas não sabem que há produção de cervejas artesanais na cidade e nem que foram premiadas por suas criações. “Acredito que em São José dos Pinhais estão, sim, as melhores cervejas do Brasil”, afirma. Segundo Mirian, no evento estarão disponíveis todos as cervejas produzidas pela Nut Bier, inclusive as quatro premiadas.
“No Festival, os visitantes poderão experimentar a Psychose, que é uma cerveja que conquistou a medalha de ouro no maior campeonato brasileiro. Também vamos levar algumas IPAs, além de uma super novidade que é a cerveja de shitake”, promete.
RELANÇAMENTO DE PRODUTO
O festival é uma oportunidade para os consumidores experimentarem uma grande variedade de estilos da bebida mais querida dos brasileiros. Neste ano, a Ol Beer estará comercializando oito tipos de cervejas, além de relançar a Hop Sounds.
“Essa é uma Smash IPA, 100% malte viena e lúpulo Zappa, que conferem uma complexidade acima da média à bebida”, conta o sócio administrador e mestre cervejeiro, Eduardo Vosgerau. Sobre a preparação para participar do tradicional evento do município, Eduardo explica que é feito um trabalho de formiguinha.
“Convertemos muito do público das cervejas vendidas em larga escala para que conheçam os diferenciais de uma cerveja artesanal, que tem ingredientes de alta qualidade, além de ser pura, ou seja, sem aditivos, conservantes, antioxidantes, corantes, entre outras substâncias”, afirma Eduardo.
EXPECTATIVAS
Criada em 2012, a Cervejaria Ogre Beer já participou de edições anteriores do Festival de Cerveja Artesanal de São José dos Pinhais, além de eventos em Blumenau, Cascavel, Joinville, São Paulo e outras cidades. Para o sócio e cervejeiro Carlos de Manuel, o principal atrativo desses eventos é a cerveja artesanal.
“Participar destes festivais é uma ótima oportunidade para nos conectarmos com os consumidores. Esta é, sem dúvida, a parte principal do evento. O público valoriza
muito esse contato e gosta de conhecer a história de cada receita direto da fonte. Além de clientes, já fizemos muitas amizades em Festivais. Neste não será diferente”, afirma.
Carlos acrescenta que as expectativas para o Festival de São José dos Pinhais são grandes, principalmente para alcançar um público que ainda não conhece cervejas artesanais. Dessa forma, para conquistar os visitantes, a Ogre Beer realizará sua exposição apoiada na qualidade e comprometimento de seus produtos, que já foram reconhecidos com medalhas em concursos cervejeiros no Brasil e no exterior.
“Além disso, apostamos em produtos diferenciados, como estilos que nem todo mundo faz, como Rauchbier ou combinações como a cerveja Witbier, que leva um blend de pimentas na composição”, conta.
ANOTE NA AGENDA!
Participe do 6º Festival de Cerveja Artesanal de São José dos Pinhais e desfrute dos melhores produtos, da gastronomia local e de momentos de descontração em um ambiente acolhedor e festivo.
Data: de 03 a 06 de agosto.
Local: Parque São José. Entrada: Gratuita.
SINE nos Bairros: confira a programação das próximas ações

A Prefeitura de São José dos Pinhais, por meio da Secretaria de Trabalho, Emprego e Economia solidária (SETRAB), oferece grandes oportunidades para quem está buscando emprego. O SINE nos Bairros acontece, por semana, em diversas regiões da cidade.
CONFIRA PRÓXIMOS BAIRROS QUE RECEBERÃO A AÇÃO
Vila Iná (02 de agosto):
Será realizado das 9h às 15h no CRAS Alcídio Zaniolo, localizado na Rua Senador Darcí Ribeiro, nº 3332 – bairro Iná.
Arujá (03 de agosto):
Será realizado das 9h às 16h na Igreja Assembleia de Deus, localizada na Rua Monte Sinai, nº 59 – bairro Costeira.
A beleza das cerejeiras do Japão encanta os moradores e visitantes de São José dos Pinhais. Com o intuito de divulgar as paisagens deslumbrantes da cidade e incentivar a valorização da arborização urbana, a Prefeitura de São José dos Pinhais, por meio de uma parceria entre a Secretaria de Meio Ambiente (SEMMA) com a Secretaria Municipal da Cultura (SEMUC), promove um concurso de fotografias intitulado “Nossas Cerejeiras do Japão”.
As inscrições para o concurso podem ser feitas entre 28 de julho a 11 de agosto, exclusivamente pelo formulário eletrônico que pode ser acessado clicando aqui. O objetivo deste concurso é divulgar os diversos locais do município que abrigam cerejeiras do Japão em sua plenitude, retratando toda a beleza e singularidade dessas árvores. Por meio desta iniciativa, a administração pública busca estimular a criatividade artística e promover o valor da preservação ambiental.
REGRAS E PARTICIPAÇÃO
A comunidade em geral, acima de 18 anos, é convidada a participar do concurso, desde que as fotografias sejam registradas no município de São José dos Pinhais. Menores de 18 anos também podem participar, desde que acompanhados de seus responsáveis legais.

Cada participante poderá enviar uma única fotografia, que deverá ser inédita e original. A imagem não pode ter sido publicada, comercializada ou premiada anteriormente. É importante ressaltar que as fotografias não devem ser montagens e nem retoques, e sim retratar fielmente a paisagem com a cerejeira do Japão.
INSCRIÇÕES E AVALIAÇÃO
Para participar, os interessados devem anexar a fotografia no formato JPG, com dimensões máximas de 1250px X 820px (landscape) ou 820px X 1250px (portrait), e o tamanho total do arquivo não deve exceder 10MB. Além disso, é necessário informar na ficha de inscrição a localização da cerejeira fotografada, com todos os dados necessários para a confirmação do local.
Quem avaliará as imagens é a comissão julgadora, composta por cinco membros ligados à área artística/cultural. Os critérios avaliadores serão: criatividade, originalidade, composição fotográfica e qualidade artística. Ao todo, a comissão selecionará 20 fotografias que ficarão expostas em uma Galeria de Arte de São José dos Pinhais durante 60 dias. Ao término da exposição, as fotografias serão entregues aos seus autores.
DIVULGAÇÃO DOS RESULTADOS
Os resultados serão divulgados até 30 dias após o encerramento do prazo de inscrições, sendo publicados no site oficial da Prefeitura de São José dos Pinhais. Os vencedores serão comunicados por e-mail e/ou telefone, de acordo com os dados fornecidos na ficha de inscrição.
CONSIDERAÇÕES FINAIS
Ao se inscreverem no concurso, os participantes autorizam o uso de suas fotos, nomes e imagens em diferentes meios de comunicação, tais quais: internet, intranet, vídeos, folders, fotos, apresentações, cartazes, jornais e redes sociais, sem qualquer ônus para o Município, sendo obrigatório o devido crédito ao autor.

A decisão da Comissão Julgadora será soberana e irrevogável, não cabendo recursos por parte dos participantes. Caso não sejam enviadas mais de 20 fotos, a Comissão Organizadora poderá decidir pela exposição com as fotografias recebidas.

Incentivando a arte e a natureza, Prefeitura de SJP promove concurso de fotografia com o tema “Nossas Cerejeiras do Japão”Jardim Fátima (04 de agosto): Será realizado das 9h às 16h na Associação de Mora- dores Jardim Fátima, localizada na Rua Professora Dolores Taborda Ribas, nº 498 – bairro Rio Pequeno. Os interessados devem comparecer portando documentos pessoais e a carteira de trabalho.