7 minute read

Cidade mais inteligente do Brasil, Curitiba reduziu criminalidade em 40% com Inteligência Artificial em vídeo

Entenda como as aplicações da tecnologia de IA com multiprocessamento multimídia de imagens ajudam a criar Cidades Inteligentes

Famoso pelo alto IDH e ótima qualidade de vida, o município de Curitiba foi considerado o mais inteligente do Brasil, com alto potencial para empreendedorismo, tecnologia e inovação, de acordo com o Ranking Connected Smart Cities 2022. O mapeamento avalia informações de todos os municípios brasileiros com população acima de 50 mil habitantes e determina quais deles são os mais desenvolvidos e conectados. De 2021 para 2022, Curitiba deixou de ser a terceira colocada para ocupar o primeiro lugar no pódio, se consagrando como a principal Smart City do País.

Advertisement

O ranking considera 75 indicadores separados em 11 eixos, como mobilidade, urbanismo, tecnologia e inovação, segurança e economia, saúde, entre outros. Assim como já acontece em muitas cidades de países desenvolvidos, Curitiba instalou câmeras de monitoramento em vários pontos - no centro, dentro dos bairros, em terminais de ônibus, escolas, praças, parques e radares de trânsito. Em apenas um ano e meio de funcionamento, as ocorrências de crimes chegaram a reduzir 40% em locais monitorados, segundo informações da Prefeitura.

Justamente por sua infraestrutura invejável e segurança, a capital paranaense recebe milhares de turistas todos os anos, inclusive, o número de visitantes cresceu na região. Só no ano passado, a Linha Turismo contabilizou mais de 25 mil passageiros pagantes em julho, 33% mais do que em 2019, antes da pandemia.

Conforme explica Eduardo Vargas, Business Development Manager da Graymatics, a utilização de tecnologia de ponta para monitorar e controlar informações sobre o trânsito, circulação de pessoas e outras variáveis ligadas à segurança é um dos fatores-chave para a boa colocação da cidade.

“O exemplo de Curitiba nos mostra o quanto as Cidades Inteligentes são capazes de atrair atenção em nível nacional, aquecendo inclusive o setor de turismo local. Quanto mais dados são mapeados, mais informações ficam à disposição para analisar e definir otimizações, e a inteligência artificial pode ajudar bastante com isso”, afirma. “Embora Curitiba esteja no topo desta lista, é preciso ressaltar que o Brasil está apenas engatinhando neste segmento. Ainda há muito o que fazer, não só em Curitiba e suas indústrias regionais, como em todas as regiões do Brasil.”

O especialista pontua quais são algumas das aplicações da tecnologia de processamento multimídia de imagens com IA para criar Cidades Inteligentes, como:

1. Alertas antecipados: mesmo com o acompanhamento por vídeo 24 horas, é preciso contar com uma pessoa assistindo às imagens e sinalizando situações de risco, mas se a área for monitorada por câmeras com IA, em tempo real, o próprio sistema identifica o ocorrido de forma automática e integra automaticamente com os diversos serviços de segurança, saúde e utilidade pública, otimizando o tempo de resposta das autoridades;

2. Tráfego nas ruas e estradas: a IA consegue detectar infrações (como falta de uso de capacete e desrespeito aos limites de velocidade, por exemplo), evitando a impunidade de condutores imprudentes, além de enviar informações sobre objetos na pista, assim como suas condições (se há neblina ou espelhos d’água no asfalto);

3. Paramédicos e Bombeiros: assim que um acidente acontece, o sistema identifica e reporta de forma automática, sem que alguém precise chamar uma ambulância, o que acelera a chegada dos socorristas;

4. Segurança nas ruas: a capacidade de redução de criminalidade na cidade seria ainda maior com o auxílio da IA, que aciona a polícia automaticamente quando percebe assaltos, comportamentos suspeitos ou agressões;

5. Limpeza e organização: pessoas que jogam lixo nas ruas podem ser identificadas no momento do ato graças a esta funcionalidade, o que ajuda a manter a cidade mais limpa.

A solução de Cidades Inteligentes da Graymatics, capaz de detectar e alertar sobre essas e outras situações é denominada ‘Urban Vision’, e combina tecnologia de ponta com monitoramento por vídeo, IA, Machine Learning e Big Data Analytics - o sistema pode ser instalado em câmeras fixas ou em drones.

“Uma Cidade Inteligente é aquela que sabe extrair benefícios da tecnologia, transformando seus dados coletados em ações inteligentes capazes de poupar tempo, aumentar a segurança e melhorar a circulação nos espaços públicos. É muito bom ver que estamos avançando com o uso de inteligência artificial, machine learning e big data analytics no Brasil e espero que, nos próximos anos, Curitiba avance ainda mais nesse sentido e se posicione como uma cidade-modelo para as demais”, finaliza o executivo.

Sobre a Graymatics

A Graymatics é uma empresa líder em processamento de multimídia cognitiva. Por meio das melhores e mais completas tecnologias de IA, extrai insights aprofundados e permite soluções a partir da base instalada de câmeras CCTV. Fundada no Vale do Silício, com sede em Singapura, Graymatics está presente em 15 países, incluindo EUA, Reino Unido, Índia e Chile. Fornece soluções baseadas em IA por vídeo para vários setores, incluindo segurança e vigilância, transporte inteligente, marketing digital, comércio eletrônico, telecomunicações e Internet das Coisas. Sua cartela de clientes é composta por grandes fábricas de infraestrutura, manufatura e setor público, dentre eles Development Bank of Singapore, Fujitsu, Samsung, Hitachi, LG, Dentsu, Flipkart e Globe.

Assembleia Itinerante

A Assembleia Itinerante se prepara para ouvir a população de Castro, nos Campos Gerais. A quarta etapa do projeto criado pela Mesa Executiva da Assembleia desembarca no Agroleite no dia 10 de agosto. A feira, que ocorre entre os dias 8 a 11 de agosto, é a vitrine da tecnologia do setor da América Latina. No dia 17, a Assembleia Itinerante passa por Santo Antônio da Platina.

Litoral do Paraná

O Paraná se prepara para receber milhares de turistas que começarão a chegar ao Litoral do Estado a partir de 1º de dezembro. As viagens serão acontecerão até 8 de março de 2024 pelo navio MSC Lirica, que contará com aproximadamente 2.200 passageiros em cada rota. Paranaguá será uma de quatro paradas previstas no trajeto de sete dias pela América do Sul.

Show Rural

A quarta edição do Show Rural Coopavel de Inverno vai ser realizada de 22 a 24 de agosto, em Cascavel. Cultivares de trigo com produtividade de até seis mil quilos por hectare, o dobro da média nacional, serão as grandes atrações do evento técnico.

Aquecendo o turismo

Um vídeo que mostra o lado brasileiro das Cataratas do Iguaçu, em Foz do Iguaçu, está sendo exibido em um dos principais telões da Times Square, em Nova York. A ação na avenida considerada uma das mais famosas do mundo também exibe outros destinos turísticos brasileiros. A Embratur explica que a ação busca “turbinar a vinda de turistas dos Estados Unidos ao Brasil”.

Agenda política

O deputado federal Filipe Barros (PL) está aproveitando o recesso parlamentar para intensificar as agendas políticas em todas as regiões do Paraná e definir o posicionamento do partido nas eleições municipais de 2024. Filipe Barros tem o aval do ex-presidente Jair Bolsonaro para comandar o diretório paranaense.

Aqui tem SUS

Maringá conquistou o prêmio nacional na 18ª 'Mostra Brasil, aqui tem SUS', durante o Congresso Nacional de Secretarias Municipais de Saúde. “Fomos premiados pelo projeto ‘Ambulatório Trans’ para atendimento médico de transexuais, transgêneros e travestis no processo de transição hormonal, e pelo ‘Consultório de Rua’, para cuidar mais de perto da saúde de pessoas em situação de rua”, informou o prefeito Ulisses Maia.

Queijos Paraná

O Senac PR conclui nesta sexta-feira (28) de julho a Semana de Estudos e Pesquisas Queijos Paraná, nos Restaurantes-escola de Curitiba, Foz do Iguaçu, Maringá e Caiobá. A Semana objetivou disseminar técnicas e conhecimentos referentes à cadeia produtiva do queijo no estado.

Missão internacional

O governador Ratinho Junior se reuniu com a governadora do Iowa, Kim Reynolds, para trocar experiências entre o Paraná e o estado norte-americano em áreas como agronegócio e educação. “Assim como o Paraná, Iowa é um grande produtor de alimentos e tem o agronegócio como o principal propulsor da economia. É um estado menor que o nosso, mas que tem um PIB que supera US$ 200 bilhões, baseado principalmente na produção agrícola”, afirmou.

Missão internacional II

Ratinho Junior também apresentou à governadora de Iowa o programa Ganhando o Mundo, que leva alunos da rede estadual de ensino, inclusive das escolas agrícolas, para um intercâmbio fora do País para aprender um novo idioma. A Secretaria de Estado da Educação já iniciou a convocação dos estudantes para uma nova fase. No primeiro semestre do ano que vem, mil alunos vão estudar nos Estados Unidos, Austrália, Canadá, Inglaterra e Nova Zelândia.

Projetos de inovação

O BRDE assinou com a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) e o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação um contrato que prevê a concessão de R$ 1 bilhão em recursos da instituição federal para financiar projetos de inovação, especialmente voltados para micro, médias e pequenas empresas.

Saúde na escola

O Ministério da Saúde anunciou que vai retomar a educação sexual e a prevenção de doenças sexualmente transmissíveis como parte do programa Saúde na Escola, criado em 2007. Além da saúde sexual, o programa vai trabalhar temas como a prevenção de violências e acidentes, saúde mental, promoção da cultura de paz e direitos humanos.

Inovação no transporte

Estão abertas as inscrições para o 3º Fórum ITL de Inovação no Transporte. Essa edição terá como tema “ESG no Transporte” e será realizada, de modo híbrido, no dia 28 de setembro na sede da CNT (Confederação Nacional do Transporte) em Brasília, com transmissão pelo canal da CNT no YouTube. A inscrição deve ser feita no site do evento.

Coluna publicada simultaneamente em 20 jornais e portais associados. Saiba mais em www.adipr.com.br.

CURITIBA / PR - EDITAL CENTER LTDA

CNPJ nº 04.150.383/0001-35

Diretor Comercial: Maurício Mosson

Avenida Candido de Abreu, nº 660 - Conj 201 Edificio PalladionCentro Cívico - CEP 80530-000 - Curitiba/PR - Fones: (41) 3024-6766

Email: cial@ctbametropole.com.br

São José dos Pinhais / PR - Fones: (41) 3383-6650

Email: adm.metropole@hotmail.com

Contato Redação: e-mail: lustosa18@gmail.com

Filiado: Sindicato das Empresas de Jornais e Revistas do Estado do Paraná

Filiado a ADI – PR – Associação dos Diários do Interior Representante em Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília: Central e Comunicação – SCS – QD 02

Bl. D/Salas 1002/1003 – Edif. Oscar Niemeyer

CEP 70.316-900 – Brasília – Distrito Federal

Fones: (41) 3323-4071 – (41) 98133-3400

As matérias opinativas que venham assinadas, não expressam necessariamente a opinião do jornal

Ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Welllington Dias, visitará Curitiba na próxima terça-feira (1) para conhecer detalhes sobre programas como o Banco de Alimentos e o Cartão Comida Boa, além de projetos de restaurantes populares e hortas comunitárias urbanas

This article is from: