












É com muita alegria que colocamos mais uma revista Conexão Fecomércio RN no ar e nas ruas. E, dessa vez, temos um motivo mais que especial. Trazemos na capa a consagração de Sesc e Senac Rio Grande do Norte, mais uma vez, dentro do ranking dos Lugares Incríveis para Trabalhar no Brasil, promovido pela FIA USP e Portal UOL.
O nosso resultado, avaliado pela pes quisa de clima FIA Employee Experience (FEEx), é a comprovação de que esta mos no caminho certo, oferecendo o melhor para a sociedade potiguar quando se fala em capacitação profis sional, educação, saúde, esporte, lazer, cultura e assistência. Mais do que isso, aqueles que fazem o Sesc e o Senac RN se sentem satisfeitos e estimulados na prestação de serviços aos empreen dedores, trabalhadores do comércio e povo potiguar.
A nossa edição também traz o trabalho que a Fecomércio desenvolveu com o RN em Foco, reunindo os candidatos ao Governo do Estado e a entrega do docu mento homônimo, com as principais pautas dos segmentos do Comércio, Serviços e Turismo.
O esporte e a cultura são destaques da nossa edição, com o lançamento
Marcelo Queiroz, Presidente do Sistema Fecomércio RNda tradicional Mostra Sesc de Arte e Cultura, com programação gratuita em várias cidades do estado. Além disso, o Circuito Sesc de Corrida que chega à Mossoró e a volta dos Jogos dos Comerciários. Na editoria Transformando Vidas, contamos um pouco da histó ria do aluno do Senac RN, Luiz Barbosa, que depois da sua capacitação na insti tuição, traçou voos mais altos e desem barcou em Portugal. Mais uma história que o Sistema Comércio potiguar aju dou a mudar.
Como eu disse, leitor, essa edição da Revista Conexão Fecomércio RN está muito especial e eu convido você para fazer a leitura. Até mais!
A Conexão Comércio é uma publicação do Sistema Fecomércio, Sesc e Senac RN
Arthur Morais, Renata Andrade, Isabela Muniz e Rafael Freitas
Daniel Turíbio, Katiane Gomes, Amanda Gehlen, Leonardo Dantas e Virgínia França
Ascom Fecomércio, Ascom Sesc, Ascom Senac, Cores Potiguares, Getty Images e Luana Tayze
Sindicato das Empresas de Asseio, Conservação e Limpeza Urbana Pública e Privada do Estado do RN
Sindicato das Empresas de Compra, Venda, Locação, Imobiliárias, Incorporadoras, Loteadoras, Colonizadoras, Urbanizadoras e Administração de Imóveis do RN
Sindicato do Comércio Atacadista do RN
Sindicato do Comércio Varejista de Assú
Sindicato do Comércio Varejista de Caicó
Sindicato do Comércio Varejista de Currais Novos
Sindicato do Comércio Varejista de Gêneros Alimentícios
Sindicato do Comércio Varejista de Macaíba
Sindicato do Comércio Varejista de Mossoró
Sindicato do Comércio Varejista de Nova Cruz
Sindicato do Comércio Varejista de Peças e Acessórios para Veículos do RN
Sindicato do Comércio Varejista de Produtos Farmacêuticos do RN
Sindicato do Comércio Varejista de Santa Cruz
Sindicato do Comércio Varejista de São Paulo do Potengi
Sindicato dos Representantes Comerciais e das Empresas de Representação Comercial no Estado do RN
Sindicato Intermunicipal do Comércio Varejista no Estado do Rio Grande do Norte
Marcelo Fernandes de Queiroz
1º VICE-PRESIDENTE Gilberto de Andrade Costa
2º VICE-PRESIDENTE
Luiz Antonio Bezerra Lacerda
3º VICE-PRESIDENTE Jair Urbano de Queiroz
VICE-PRESIDENTES
Antônio Francisco de Oliveira, Edmilson Pereira de Assis, Francisco de Assis Barbosa, Geraldo Paiva dos Santos Júnior, Hélder de Medeiros Araújo, Itamar Manso Maciel Júnior, Márcio de Oliveira Macêdo, Michelson Frota e Sergio Roberto de Medeiros Cirne
1º SECRETÁRIO Dijosete Veríssimo da Costa
2º SECRETÁRIO Daltro Freire de Paiva
1º TESOUREIRO José de Oliveira Cabral Filho
2º TESOUREIRO Luzia Diva Cunha Dutra
Elias de Azevedo da Cunha Filho, Francisco Sales de Souza Neto, Francisco Severiano da Cunha, Íldica Cecília Santos Vale, José Bezerra de Araújo, José de Anchieta Fernandes, José Zenildo Dias Campos, Lucineide Vieira de Santana Urbano Queiroz, Orismar Carlos de Almeida, Renato Alexandre Maciel Gomes Netto, Schiavo Durval Fernandes Álvares, Tarcílio Vidal Filho e Venício Gama Pacheco
Albe Garcia de Oliveira, Augusto Gomes Dourado Neto, Brunno Ricarte Firmino Barbosa, Eraldo Eudes da Nóbrega Dantas, Francisco Aldelenes Pinheiro, Ildefonso Dantas Ferreira Filho,
fecomerciorn.com.br
sescrn.com.br
Sesc e Senac estão entre os 140 Lugares Incríveis para Trabalhar no Brasil
Sindicatos e empresas unidas, comércio mais forte
Fecomércio RN promove encontros com principais candidatos ao Governo do RN
Sistema Fecomércio RN comemora números da Semana do Comércio 2022
Alunos das escolas do Sesc RN conquistam medalhas na Olímpiada Brasileira de Astronomia e Astronáutica
Senac RN oferta mais de 150 bolsas de estudo para qualificação profissional de pessoas com baixa renda
“É uma felicidade sem comparação abrir um armário e ter comida para dar aos meus filhos”
Fecomércio RN e Prefeitura de Apodi assinam convênio para implementação do Programa DEL turismo
Retorno dos Jogos dos Comerciários movimenta o Sesc em Natal e Mossoró
Mostra Sesc de Arte e Cultura comemora sua 16ª edição com a participação de 430 artistas
Corrida de rua está entre as práticas esportivas mais praticadas pelos brasileiros
Hotel-Escola Senac Barreira Roxa renova selo ISO de sustentabilidade e se mantém o único da América Latina com a certificação
Transformando Vidas: Formado no Programa de Gratuidade, ex-aluno é selecionado para trabalhar em Portugal por meio do Senac Empregabilidade
Pesquisas reforçam a importância de um ambiente de trabalho saudável para a manutenção da saúde mental
Unidade Móvel Sesc Vacina aumentou em 50% a meta de atendimentos em quinze dias no Alecrim
Senac e Liga Contra o Câncer lançam primeira turma do curso de Especialização em Radioterapia
O Instituto Fecomércio RN (IFC) apresentou, no dia 29 de julho, a pesquisa do Perfil dos Participantes do São João de Assú 2022. Os dados mostram índices positivos relacionados aos festejos. Segundo o IFC, 63,8% dos entrevistados afirmaram que nada desagradou durante a realização do evento, 96% afirmaram que pretendem retornar aos festejos do São João do Assú e 99,1% confirmaram que recomendariam a festa para parentes e/ou amigos.
Alunos formados na Unidade Móvel de Turismo e Hospitalidade em Assú, receberam os certificados de conclusão do curso em cerimônia realizada no Cine Teatro. Na ocasião, 60 açuenses foram capacitados nos cursos de Cozinha Regional, Corte e Cocção de Peixes e Frutos do Mar, Bolos e Tortas e Técnicas de Produção de Sobremesas. O momento foi prestigiado pelo presidente do Sindivarejo Assú, Francisco Barbosa, o prefeito Gustavo Soares, a vice-prefeita, Fabielle Bezerra, o presidente da CDL Assú, João Nogueira e o gestor regional do Senac, Benjamin Garcia. Entre os anos de 2012 e 2020, o programa Senac Móvel formou 4.835 alunos, em 35 municípios potiguares.
O presidente da Fecomércio RN, Marcelo Queiroz, participou da Agenda Institucional do Sistema Comércio, promovida pela CNC, no mês de julho, em Brasília. O documento foi entregue aos candidatos à Presidência da República, Jair Messias Bolsonaro, Simone Tebet e Lula.
A Agenda Institucional do Sistema Comércio pontua as principais pautas dos setores do Comércio de Bens, Serviços e Turismo, norteando as ações do poder executivo. Temas como
legislações empresarial, tributária, trabalhista, do consumidor e sindical; normatização comercial, acesso ao crédito, infraestrutura, poder público e micro e pequenas empresas (MPEs) são abordados.
Acompanharam a agenda, o vice-presidente da Fecomércio RN, Luiz Lacerda; o diretor Edmilson Pereira; diretor Executivo e de Relações Instituições, Laumir Barrêto; e o diretor de Inovação e Competitividade, Luciano Kleiber.
A artista Ilanna Thalma está com a exposição “De Repente Serpente”, exposta na Galeria do Sesc Cidade Alta, entre 20 de setembro e 4 de novembro, de segunda a sexta-feira, das 9h às 19h. O local é aberto ao público e atende grupos e escolas com um profissional mediador, que pode ser agendado pelo (84) 3133 0360 – ramal 250 ou pelo e-mail: cultura@rn.sesc.com.br. Esta é a segunda exposição da Galeria do calendário 2022, que segue até dezembro, com uma terceira programada e acesso gratuito.
O Sesc RN foi um dos apoiadores em 2022 da festa de Sant´Ana, uma das celebrações religiosas mais tradicionais do Rio Grande do Norte, na região Seridó. Em Currais Novos, o apoio ocorreu no Festival Cultural, onde se apresentaram orquestras sinfônicas e músicos convidados. Em Caicó, o festejo religioso contou com apresentações apoiadas pelo Sesc, por meio do Sistema Fecomércio RN, no Pavilhão Cultural, na Casa do Artesão, na Casa Cultural e no Frevo do Meio Dia.
CONFIRA UM TRECHO DO EVENTO EM CURRAIS NOVOS
Parceiro do 13º Fórum de Turismo e 8ª Feira dos Municípios e Produtos Turísticos do RN (Femptur), o Sistema Fecomércio RN, por meio do Senac, teve um estande montado durante toda a programação da Feira, realizada no Centro de Convenções de Natal. No espaço, representantes do trade potiguar participaram de Grupo Focal para análise de dados do Sistema de Inteligência Turística do Rio Grande do Norte (Sírio). O portfólio inovador do Senac para a área de turismo e hospitalidade e os resultados do Programa de Desenvolvimento Econômico Local (DEL Turismo) também foram apresentados. Outro destaque da programação do Fórum foi a participação do coordenador da Câmara Empresarial de Turismo da Fecomércio, George Costa. Ele foi um dos debatedores do painel “Estratégias de Gestão Pública na Promoção dos Destinos”.
Repetindo o feito do ano passado, Sesc e Senac RN foram eleitos “Lugares Mais Incríveis para Trabalhar no Brasil em 2022”. O resultado foi divulgado no dia 09 de setembro. A premiação nacio nal avaliou 140 empresas brasileiras, por meio da pesquisa de clima FIA Employee Experience (FEEx), entre os meses de fevereiro e junho deste ano, analisando as práticas de gestão de pessoas e índi ces de satisfação dos colaboradores das empresas participantes.
Sesc e Senac são entidades privadas, sem fins lucrativos, com 622 e 467 cola boradores, respectivamente.
Esse é o segundo ano que o Sesc se destaca no seleto grupo das empresas premiadas. A instituição atua com a mis são de levar qualidade de vida e bem estar à sociedade norte-rio-grandense. Atualmente conta com 10 unidades físi cas em seis cidades do RN e quatro uni dades móveis (Saúde Mulher, Bibliosesc, Odontosesc e Vacina).
A avaliação positiva em relação à insti tuição não se restringe ao cenário hipo tético da pesquisa. “O Sesc está entre as melhores empresas do mundo para se trabalhar”, assim descreve a secretá ria escolar, da unidade Potilândia, Maria de Fátima dos Santos, que há 33 anos é colaboradora na instituição.
Ela revelou que foi contratada em 1º de setembro de 1989, como secretá ria administrativa, passando pela Central
de Relacionamento no atendimento ao público até chegar na secretaria escolar. “Neste tempo todo, muitas mães e pais que matriculam seus filhos também pas saram por aqui como alunos. Um exem plo disso, e que me deu muito prazer quando eu soube, foi a nossa diretora Munique Carlos, que vi aqui como uma menininha e, hoje, é uma mulher e profissional”, lembrou.
Fátima afirmou que o Sesc proporcionou um crescimento pessoal e profissional, e não tem a intenção de parar de tra balhar, por enquanto. “Para o futuro, eu pretendo continuar trabalhando e sendo útil ao Sesc. No dia que parar, quero viajar e se possível conhecer outros regionais, quem sabe? Considero uma empresa muito boa para se trabalhar, diria que está entre as melhores do mundo. Como profissional, cresci muito na empresa, me ajudou a ser uma pessoa determi nada, planejada, focada, criativa, organi zada e perfeccionista. E materialmente, trabalhando aqui comprei meu aparta mento”, revelou.
No Senac, o foco é promover a qualifica ção e formação profissional. Atualmente, o Senac possui oito unidades fixas no RN, localizadas nos municípios de Natal, Caicó, Assú e Mossoró, além de três unidades móveis nas áreas de Turismo e Hospitalidade, Beleza e Gestão, e Informática. Esse é o terceiro ano que o Senac recebe a premiação. Antes disso, de 2014 a 2019 a instituição foi eleita entre as 150 melhores empresas, segundo pre miação da FIA e Grupo Abril.
A analista de marketing, Raissa Sérvio, está na instituição há nove meses, tra balhando no Núcleo de Inteligência e Marketing. Ela aponta o clima agradável entre as equipes como um dos grandes diferenciais de se trabalhar no Senac.
TRABALHAR NO SENAC É INCRÍVEL. APRENDO DIARIAMENTE SOBRE O MARKETING VOLTADO PARA O SEGMENTO DA EDUCAÇÃO. É IMPORTANTE
DESTACAR A PARCERIA COM OS COLEGAS DE TRABALHO E O SENTIMENTO DE EQUIPE, QUE FAZ COM QUE A GENTE CONTINUE SE DESENVOLVENDO PROFISSIONAL E PESSOALMENTE. AQUI, O SENTIMENTO DE PERTENCIMENTO SE FAZ PRESENTE NO DIA A DIA
Raíssa Sérvio, Analista de marketing do Senac
Em junho, a FIA já tinha concedido ao Sesc e Senac RN o certificado FIA Employee Experience (FEEx). O presidente do Sistema Fecomércio, Marcelo Queiroz, reforça sobre os propósitos das instituições como crucial para o engaja mento dos colaboradores.
“A satisfação dos colaboradores que fazem o Sistema Fecomércio RN está entre as metas e desafios da nossa ges tão, pois sabemos da importância de um clima organizacional agradável para o desenvolvimento do trabalho que oferecemos a sociedade. E esse esforço vem sendo reconhecido anualmente, com premiações e certificados que o Sesc e Senac RN têm recebido. São
reconhecimentos nacionais que ratificam nosso modelo de trabalho comprome tido com o bem-estar do nosso público externo e interno”, disse o presidente o Sistema Fecomércio RN, Marcelo Queiroz.
Em Brasília, delegação da Fecomércio RN participou do 37º Congresso Nacional de Sindicatos Empresariais (CNSE), principal encontro do setor de Comércio, Serviços e Turismo do país. Natal já se prepara para ser a cidade-sede da 38º edição, em 2023
texto DANIEL TURÍBIO E VIRGÍNIA FRANÇAEmpresários e executivos dos seto res de Comércio, Serviços e Turismo de todo o país participaram, em Brasília, do 37º Congresso Nacional de Sindicatos Empresariais (CNSE). A abertura do prin cipal encontro dos setores no país ocor reu na quarta-feira, 17 de agosto, no Centro de Eventos Brasil 21, na capital federal.
Com o tema “Conectando empreende dores e sindicatos empresariais para
um setor produtivo ainda mais forte”, o CNSE teve como norte discutir e estu dar melhorias para os setores produtivos como inovação, tecnologia e segurança.
A Fecomércio Rio Grande do Norte esteve presente com uma comitiva de cerca de 50 pessoas, entre presidentes de sindicatos, diretores e equipe técnica, liderada pelo presidente da entidade, Marcelo Queiroz.
MOVIMENTO SINDICAL“É um momento único para debater mos importantes temas relacionados ao futuro do varejo, bem como os desafios e oportunidades do setor. Certamente, o evento é um marco para os dirigen tes sindicais, empresários e todos os que fazem o Comércio do nosso país”, afir mou o dirigente empresarial.
O presidente do Sindicato do Comércio Varejista do Distrito Federal, Sebastião Abritta, organizador do 37º CNSE, abriu a cerimônia, emocionado pela grande pre sença de sindicatos de todo o Brasil, e defendeu medidas para aumento da competitividade das empresas, com foco na desoneração da folha de pagamento. “Precisamos flexibilizar intensamente as leis trabalhistas e discutir com seriedade a redução de impostos que incidem no comércio.”
Na abertura do encontro, o presidente da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), José Roberto Tadros, destacou que o con gresso fortalece as entidades sindicais e o Sistema Comércio, dando destaque
às empresas representadas. “O cami nho para o desenvolvimento do comércio brasileiro deve ser pautado nos pilares do livre mercado, segurança jurídica e democracia”, afirmou Tadros.
Ele também citou a produção e entrega da Agenda Institucional do Sistema Comércio aos candidatos à Presidência da República, no mês de julho, como ação efetiva na proposição de avanços para os segmentos. Tadros ressaltou ainda a importante característica do evento, que é a troca de experiências e reflexão sobre os rumos do sistema sindical empresarial brasileiro.
O SETOR TERCIÁRIO, DE FORMA AMPLA, REPRESENTA MAIS DE 73% DAS RIQUEZAS PRODUZIDAS NO PAÍS. ESTAMOS AINDA NA PORTA DE SAÍDA DA MAIOR CRISE SANITÁRIA DOS ÚLTIMOS 100 ANOS, COM OS IMPACTOS QUE TODOS CONHECEMOS E LAMENTAMOS. POR ISSO, PRECISAMOS SER MAIS DIGITAIS PARA NOS ADAPTAR A UM MUNDO EM ACELERADA TRANSFORMAÇÃO TECNOLÓGICA
José Roberto Tadros, Presidente da Confederação Nacional do Comércio de Bens
O presidente do Sistema Fecomércio DF, José Aparecido Freire, ressaltou que os resultados dos três dias de encontro devem impulsionar, em curto, médio e longo prazo, a economia do Brasil.
O ministro da Justiça, Anderson Torres; o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha; a representante do minis tro da Economia, Paulo Guedes, Glenda Lustosa, e a patrona do congresso, Idalice Manchini, também compareceram à sole nidade de abertura do evento.
O cenário político e as perspectivas das micro e pequenas empresas foram os principais temas no primeiro dia de pro gramação técnica ocorrido na quinta -feira, 18 de agosto. O primeiro momento reuniu os jornalistas Alexandre Garcia, Ana Flor, e o professor Fernando Schüler, mediado pelo presidente do Sindilojas Recife, Frederico Leal, para abordar o cenário político e os desdobramentos e impactos para os setores do Comércio, Serviços e Turismo do país.
Para Garcia, o brasileiro mudou de com portamento desde as eleições de 2018 e considera esse pleito como decisório. O jornalista ainda fez uma análise da con duta da equipe econômica do Governo Federal.
A também jornalista Ana Flores comentou sobre a situação econômica do país, que enfrenta as consequências de uma reces são entre os anos de 2015-2016, pande mia, desemprego e alta informalidade.
“Esse cenário dificulta o nosso cresci mento. É menos dinheiro circulando, média salarial baixa, poder de compra
MILHARES DE EMPRESAS E GERAMOS MILHÕES DE POSTOS DE TRABALHO. SÃO MAIS DE MIL SINDICATOS E OS NOSSOS PARES DAS 34 FEDERAÇÕES. SÃO NÚMEROS QUE JUSTIFICAM A REALIZAÇÃO DO CONGRESSO E A NOSSA UNIÃO PELA BUSCA DE MELHORIAS PARA O NOSSO SETOR
José Aparecido Freire, Presidente do Sistema Fecomércio Distrito Federal
cada vez menor. É preciso estimular o crescimento e questionar aos candida tos quais medidas serão realmente apli cadas, porque crescendo, é mais salário, mais emprego e mais negócios”, disse.
Seguindo a linha de desenvolvimento, o professor do Insper, Fernando Schüler, afirmou que é preciso persistir com novas reformas, enxugar a máquina pública e oferecer segurança jurídica. “Fizemos reformas importantes, como a Trabalhista, a Lei das Estatais, o Teto de Gastos. Entretanto, é preciso mais”, declarou.
As micro e pequenas foram destaque da segunda palestra no palco principal do 37º CNSE. Responsáveis por 99% das empre sas brasileiras, a situação dos pequenos empreendedores foi debatida em painel composto pelo vice-presidente finan ceiro da CNC, Leandro Domingos, o presi dente do Sebrae Nacional, Carlos Melles, e mediado pelo presidente do Sindilojas Belo Horizonte, Nadim Donato.
Para o dirigente da CNC, as micro e pequenas empresas podem se beneficiar do momento econômico do país, principalmente no agronegócio e no turismo, que tem boas perspectivas de fecha mento positivo neste ano. “O Brasil é grande e diverso, com muitas oportu nidades de negócio que pode ser abar cado pelas micro e pequenas empresas, gerando mais emprego e renda”, disse.
Melles trouxe números das MPE do Brasil. São 14 milhões de Micro Empreendedores Individuais (MEI) no país, que impac tam diretamente mais de 86 milhões de pessoas. A situação das micro e peque nas empresas brasileiras ultrapassa paí ses como Alemanha, França, Itália e Reino Unido. Além disso, cerca de 44 milhões de brasileiros são ou querem ser empreendedores.
“O brasileiro é um povo fantástico, com capacidade de sonhar e empreender. E o Sebrae é parceiro nisso. Estamos pre sente nos quatro cantos do país e atuando fortemente nos municípios, porque a liderança nas cidades é do Comércio”, declarou.
Na sexta-feira, 19, foi realizado o encer ramento da programação técnica do 37º CNSE. Na pauta dos painéis técnicos, foram discutidas a Reforma Sindical, Trabalhista e Segurança Jurídica para um público de empresários, dirigentes, exe cutivos e assessores sindicais.
O primeiro momento tratou sobre a necessidade de uma reforma sindical e teve como debatedores o advogado Antônio Galvão Peres e o presidente do IG Metall, o maior sindicato de trabalha dores da Europa, Flávio Benites, mediado pelo presidente do Sindilojas Porto Alegre, Flávio Obino.
Na visão de Peres, mesmo com a liber dade sindical garantida na Constituição, o documento mantém um monopólio de representação e unicidade sindical. Para essa transformação acontecer, o espe cialista divulgou informações de uma pesquisa realizada em diversos países sobre o sistema sindical, feita durante dois anos.
Algumas modificações foram sugeri das, como uma convenção coletiva feita pelo sindicato profissional, a realização de um acordo coletivo dando verdadeira liberdade e negociações feitas com o sindicato mais representativo. “Uma ver dadeira revolução na organização sindi cal”, declarou o especialista, que falou sobre a necessidade de um processo de transição.
O professor de Direito e advogado, Flávio Benites, comentou que o modelo atual é corporativista, sendo necessário esse processo de transição para um modelo de liberdade e autonomia sindical, com exemplos aplicáveis em vários países, como a Espanha.
Para falar de Reforma Trabalhista e Segurança Jurídica, o CNSE convidou o ministro do Tribunal Superior do Trabalho, Douglas Alencar. O jurista trouxe pontos que impactam o setor produtivo.
Segundo Alencar, a reforma trabalhista foi inovadora, trazendo à tona possibi lidades de acordos de trabalho, como o trabalho intermitente.
O presidente da Fecomércio RN, Marcelo Queiroz, analisou a intensa programação ocorrida durante todo o evento e desta cou o saldo positivo do encontro.
FORAM DOIS DIAS
DE MUITA TROCA DE CONHECIMENTO, EXPERIÊNCIAS COM REPRESENTANTES DE ENTIDADES
EMPRESARIAIS DE TODO BRASIL, ALÉM DE TER UM PANORAMA DO CENÁRIO ECONÔMICO, POLÍTICO E JURÍDICO. O CNSE PROPORCIONA UM MOMENTO MUITO ENRIQUECEDOR PARA QUE OS PARTICIPANTES POSSAM, A PARTIR DA SUA REALIDADE, UTILIZAR DAS FERRAMENTAS E PROPOSTAS APLICADAS EM NEGÓCIOS E INSTITUIÇÕES
Marcelo Queiroz, Presidente do Sistema Fecomércio do RN
A comitiva potiguar esteve composta pelos vice-presidentes, Antônio Francisco de Oliveira, Edmilson Pereira, Francisco de Assis Barbosa, Gilberto Costa, Helder Araújo, Itamar Manso, Luiz Lacerda, Márcio Macedo; a presidente do Sindivarejo Nova Cruz, Márcia Soares; os diretores Brunno Barbosa, Dijosete Veríssimo, Eraldo Eudes, Francisco Sales, Íldica Vale, José Zenildo Campos, Pedro Ferreira, Venício Gama, Vicente de Paulo Avelino; o dire tor do Sindilojas RN, George Ramalho, e do Sindivarejo Currais Novos, Jadson Araújo; os diretores Laumir Barrêto (Executivo), Luciano Kleiber (Inovação e Competitividade) , e Rafaela Sampaio
(Administrativo-Financeiro), e os execu tivos do Sincovaga, Matheus Soares, do Sindilojas RN, Alexandre Silva.
CNSE 2023
Durante os três dias do 37º CNSE, o Rio Grande do Norte teve um destaque espe cial. O evento marcou o lançamento de Natal como cidade-sede da próxima edi ção do Congresso Nacional de Sindicatos Empresariais, promovido conjunta mente pela Fecomércio RN e Sindilojas. O encontro será realizado entre os dias 9 e 11 de agosto, no Centro de Convenções da capital.
“É com grande satisfação que anuncia mos a cidade de Natal como a sede da próxima edição do CNSE 2023. Será um importantíssimo desafio que iremos nos debruçar com afinco para realizá-lo, por meio de uma parceria do Sindilojas e da Fecomércio Rio Grande do Norte. A mis são foi dada e já estamos trabalhando para proporcionar uma experiência única a todos os que nos visitarão”, celebrou Queiroz.
O presidente do Sindilojas RN, Gilberto Costa, destacou que o povo potiguar é reconhecido nacional e internacional mente pela hospitalidade, acolhimento e simpatia com os turistas e visitantes.
“Estamos prontos para receber as comi tivas de todos os estados do Brasil. Tenho a certeza de que todos que prestigiarem o congresso em 2023 terão uma expe riência singular, podendo desfrutar das nossas inúmeras belezas naturais e par ticipando de um evento com uma rica programação técnica, debatendo o futuro do setor que mais cresce no país”, frisou Costa.
No local do evento em Brasília, foi montado um estande promovendo o des tino do 38º CNSE, mostrando as belezas naturais de Natal e de todo estado, e convidando os congressistas a estarem presentes no evento do próximo ano.
Em evento, foi entregue o documento RN em Foco, com sugestões para o Executivo estadual aplicar nas áreas de gestão, segurança pública, turismo, desburocratização de processos e empreendedorismo
texto KATIANE GOMES E DANIEL TURÍBIOA Fecomércio Rio Grande do Norte pro moveu, no início do mês de agosto, o evento “RN em Foco – Debatendo o Futuro da Economia Potiguar”, uma série de encontros com os candidatos ao Governo do Estado nas eleições de 2022. Os eventos ocorreram no Hotel Senac Barreira Roxa.
Na ocasião, o presidente da Federação do Comércio potiguar, Marcelo Queiroz, entregou o documento RN em Foco - Sugestões para o futuro
da economia do Rio Grande do Norte aos candidatos Fátima Bezerra (Partido dos Trabalhadores), Fábio Dantas (Solidariedade) e Styvenson Valetim (Podemos).
“Juntos, os setores de Comércio, Serviços e Turismo contabilizam mais de 200 mil empreendimentos no estado, que geram ocupação e renda para 440 mil pessoas. Estes negócios pagam R$ 774 milhões em salários. Os setores respondem por 79% do PIB
potiguar e por 77% do ICMS recolhido aos cofres públicos. Por isso, não pode ríamos deixar de ter uma participação efetiva neste momento tão importante para a democracia do nosso estado”, disse Queiroz.
O documento, produzido pela Fecomércio RN, a partir da análise de dados secundários, documentos téc nicos internos, pesquisa com empre endedores e líderes empresariais, contém análise de dados dos princi pais segmentos econômicos do estado, pesquisa com empreendedores e líde res empresariais e uma série de pro postas técnicas. São sugestões nas áreas de gestão, segurança pública, turismo e empreendedorismo, tendo como proposta o fomento das ativida des econômicas.
Também compõem este documento ao Governo do Rio Grande do Norte duas iniciativas da Confederação Nacional do Comércio (CNC), com sugestões em âmbito nacional: a “Agenda Institucional do Sistema Comércio – Propostas e Recomendações de Políticas Públicas do Comércio de Bens, Serviços e Turismo” e o resultado do projeto “Vai Turismo – Rumo ao Futuro”, com foco no setor do turismo potiguar, principal mente após o impacto da pandemia.
“Acreditamos no diálogo para constru ção de um Rio Grande do Norte mais forte. E esse é o momento de escu tar as propostas dos candidatos e
também apresentarmos sugestões. Representamos as principais ativida des econômicas geradoras de emprego e renda. Buscamos soluções para que o novo governador possa aplicar na sua gestão. O documento conta com sugestões aplicáveis, possíveis de acontecerem, para que se gere o desen volvimento que todos almejamos”, afir mou o presidente da Federação do Comércio, Marcelo Queiroz.
A atual governadora do Estado, Fátima Bezerra, enalteceu a importância do debate entre as entidades para o desenvolvimento da economia.
“Uma das coisas que mais valorizo é o diálogo, porque ninguém faz nada sozinho. É muito importante um diálogo franco, responsável, sem demago gia, com clareza e transparência, para que possamos construir e recuperar a economia. Se conseguimos recuperar o setor econômico, isso se deve, tam bém, a participação de entidades como a Fecomércio RN”, disse a candidata.
Em sua fala, o candidato Fábio Dantas comentou sobre o seu plano de governo, que foca na necessidade dinamizar os recursos que o estado possui, para gerar mais empregos. “Nosso plano de governo se chama Muda Rio Grande do Norte, que se baseia no desenvol vimento do estado, impulsionando o funcionamento efetivo da máquina pública para trazer dinamismo econô mico”, disse o candidato.
O último a participar da série de encontros foi o senador e candidato ao Governo, Styvenson Valetim. Ao falar para os empresários, Styvenson Valentim citou o Comércio como um dos principais setores econômicos geradores de emprego. “Sempre acre ditei que a verdadeira área que pro move empregos é a de vocês. Não dá para pensar em investimento sem pensar no segmento do Comércio e Serviços”, frisou o candidato.
O momento também contou com a realização de perguntas, feitas pelos líderes empresariais presentes no encontro, ao candidato Styvenson, sobre as áreas contempladas no docu mento. O candidato falou da neces sidade de uma “reforma legislativa e tributária”, argumentando que o Estado necessita ter retorno financeiro com a revisão dos tributos arrecadados.
Os eventos contaram com a presença de toda diretoria do Sistema Comércio potiguar, bem como empresários e representantes sindicais do segmento de Bens, Serviços e Turismo. O conte údo também foi enviado para todos os candidatos do Rio Grande do Norte ao Senado e à Câmara Federal.
Foram realizadas diversas ações por meio da Fecomércio, Sesc e Senac RN para empreendedores, trabalhadores do comércio e sociedade potiguar
A Semana do Comércio 2022, promo vida pelo Sistema Fecomércio RN, foi um sucesso. Entre os dias 18 e 22 de julho, foram ofertadas aos comerciantes e tra balhadores do comércio potiguar, diver sas ações da Fecomércio, Sesc e Senac Rio Grande do Norte.
Mais de 200 pessoas se inscreveram nos workshops do Senac RN para saber
um pouco mais de análise de Perfil de Consumidor, marketing de conteúdo e oratória. Os treinamentos aconteceram de forma on-line e presencial, atingindo todas as regiões do estado.
Pelo Sesc, a unidade móvel Vacina esta cionou no Alecrim e foram aplicadas mais de 1.300 doses das vacinas Influenza e Covid-19. Pensando no bem estar do
trabalhador, a equipe técnica multidis ciplinar da instituição atuou com ações voltadas ao bem estar e orientação por meio do Projeto Qualidade de Vida. Foram visitadas empresas em Natal, Mossoró e Caicó, atingindo cerca de 1.200 colabo radores. Na ocasião, foram produzidas quase 1.500 credenciais do Sesc.
A Fecomércio RN também realizou o lan çamento do projeto de Ecossistemas de Competitividade e Inovação em Comércio e Serviços (ECICS) para os bairros do Alecrim e Cidade Alta. A primeira entrega do ECICS para os dois bairros comer ciais foram as pesquisas sobre hábitos de consumo e opinião dos empresários, ouvindo consumidores e empreendedo res no início do mês de julho.
Os números foram levantados pelo Instituto Fecomércio Rio Grande do Norte e apresentados durante o lançamento. De acordo com o IF RN, no Alecrim, cir culam nas mais de 5 mil empresas 3,1 milhões de pessoas por mês, que gas tam, em média, R$ 186,25. O bairro é res ponsável por 25 mil empregos diretos.
Na parte cultural, o Sistema Fecomércio patrocinou o Projeto Seis em Meia, com os shows de Joanna e a cantora e atriz potiguar Clara Menezes, onde associados do Sesc RN têm direito a desconto de 50%. O público foi de 1.520 pessoas no Teatro Riachuelo.
Na Cidade Alta, as mais de 2,6 mil empre sas instaladas no são responsáveis por 13 mil empregos diretos. No bairro, circulam 1,5 milhão de pessoas por mês que gastam, em média, R$ 149,33.
Para os dois bairros, tanto os empre sários como os consumidores apontam como principais problemas o estaciona mento e a segurança pública.
Os dados foram apresentados pelo dire tor de Inovação e Competitividade da Fecomércio RN, Luciano Kleiber. “O tra balho do ECICS nesses dois bairros tende a ter efeitos positivos e muito grandio sos na circulação do comércio como um
todo. Avaliamos os números levantados pelas nossas pesquisas de forma muito positiva. Também estamos identificando problemas históricos e começando a aprofundar tecnicamente os debates em torno desses problemas como, por exemplo, a questão dos estacionamen tos, para então levá-los ao poder público e articular soluções viáveis”, afirmou.
Para alavancar os bairros comerciais, serão oferecidos produtos, serviços e ações da Fecomércio, Sesc e Senac Rio Grande do Norte aos empresários e trabalhadores do comércio.
Do portfólio do Senac RN, serão disponi bilizadas vagas para cursos gratuitos de Ferramentas de Marketing Digital, Excel, Gerência de Loja, Formação de preços de Venda e Comunicação e Vendas.
Já o Sesc, voltado a saúde e bem estar do colaborador, terá ações de ginás tica laboral, aulões de dança, funcional
e grupos de corrida, palestras e ações educativas em saúde, e a credencial do Sesc que permite acesso a clínica odon tológica, escola e restaurante.
Depois de três meses de projeto, a Fecomércio fará novas pesquisas de mercado com consumidores e empre sários, além de oferecer serviços como valor diferenciado em Certificação Digital e aproximar de parceiros como Banco do Brasil, Sicoob, Associação Potiguar de Energias Renováveis e do Sindicato dos Corretores de Seguros do RN.
“Após o sucesso que tivemos com o projeto-piloto em Pajuçara, sentimos a necessidade de implantar nos principais polos comerciais do nosso estado. Esse foi o primeiro passo, traçamos o diagnóstico do comércio no Alecrim e na Cidade Alta e já apresentamos algumas das soluções. Vamos buscar também o poder público, apresentar os pleitos. É um tra balho de apoio perene. Mas ressalto que
o sucesso do ECICS depende dos empre endedores, da adesão às nossas ações. Precisamos do apoio e engajamento de todos”, reforçou o presidente do Sistema Fecomércio RN, Marcelo Queiroz.
O presidente da Associação dos Empresários do Bairro do Alecrim (AEBA), Matheus Feitosa, ficou entusiasmado com os números apresentados e afir mou que o ECICS será importante para aqueles que fazem o comércio no bairro. “Agradeço a atenção da Fecomércio, Sesc e Senac. O ECICS será muito impor tante, com as capacitações, os serviços oferecidos. Peço aos empresários para fazermos isso juntos, convocar outros empreendedores, trabalhadores para ajudar a AEBA e o Alecrim”, disse.
Para o presidente da Associação Viva o Centro, Rodrigo Vasconcelos, as incia tivas chegam em boa hora. “Estamos trabalhando uma nova reformulação, tentando atrair novos empreendedores para o Centro de Natal. Será o ano da virada e esta é a oportunidade perfeita para pegarmos essas pesquisas desen volvidas pela Fecomércio, estudá-las e, com isso, mostrar aos empreendedores o direcionamento que deve ser feito nos seus comércios e estabelecimentos. É hora de arregaçar as mangas e, conjun tamente, trabalharmos pelo desenvolvi mento do comércio local”.
Evento contou com mais de 480 mil inscritos de 9 mil escolas em todo o Brasil e premiou 16 alunos do Sesc RN
texto LEONARDO DANTASOlhar para o céu e observar as estre las são hábitos antigos do ser humano e um dos que mais desperta curiosidade e questionamentos desde o surgimento das primeiras civilizações, o que torna para muitos a Astronomia como uma das ciências mais antigas. A simples obser vação dos astros causou efeitos no coti diano das sociedades, por meio de um conhecimento acumulado desde a pré -história até o convívio moderno. Para estimular a pesquisa e a difusão deste conhecimento científico, as escolas do
Sesc RN inscreveram pela primeira vez seus alunos na Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA), resul tando em 16 alunos medalhistas entre os mais de 481,5 mil inscritos de 9 mil esco las em todo o Brasil.
Participaram estudantes do Sesc Caicó, Potilândia, Zona Norte, Macaíba e Mossoró, matriculados no 5º ano do Ensino Fundamental. Até o final do ano, a organização da OBA 2022 enviará o cer tificado de participação e haverá ainda
a entrega das medalhas aos vencedores pelo Sistema Fecomércio RN e Direção Regional do Sesc RN.
A medalhista de ouro na OBA 2022, Isadora Araújo, 10 anos, aluna do 5º ano da Escola Sesc Potilândia, revelou que estudou com auxílio da equipe da escola e se identificou com o tema. “O profes sor do Sesc disse que ia ter uma prova e na hora eu disse que gostaria de partici par, e nem sabia o que era astronomia. Agora eu sei e gostei muito de estudar. O Sesc e os professores me ajudaram muito, com conteúdo e aulão”, detalhou.
Já seu colega, medalhista de prata, Guilherme Soares dos Santos, 10 anos, 5º ano da Escola Sesc Potilândia, afirmou ter ficado nervoso com a prova, mas foi resolvendo as questões com calma, lem brando de tudo que estudou. “Fiquei bem nervoso, mas depois achei o con teúdo fácil. Teve uma questão em que o professor mostrava uma bola e pergun tava de qual lado ela iria cair. Acertei, pois tinha estudado tanto no simulado do Sesc como em casa. Eu gostei de estudar astronomia”, comentou.
O resultado da Olimpíada foi divulgado no meio do ano, com as provas apli cadas em maio, constituídas por sete questões de astronomia e três de astro náutica para estudantes do Ensino Fundamental com três níveis de difi culdade (I, II e III) e Ensino Médio com um nível. Para a resolução, é exigido dos
estudantes conhecimentos suplementa res em Ciências, Física e Geografia, com participação voluntária do inscrito.
A diretora regional do Sesc RN, Sâmela Gomes parabenizou os participantes e enfatizou que o resultado é positivo para a comunidade escolar da instituição, pois serve de teste para a metodologia de ensino e reconhecimento ao esforço dos alunos. “A medalha, seja qual for, sem dúvida é muito importante para quem compete. Contudo, o mais valioso é a participação e o desafio que fazer algo além da sala de aula. Estão de parabéns os professores que incentivaram e, com certeza, todos os alunos que se desafia ram”, comentou.
A Olímpiada Brasileira de Astronomia e Aeronáutica acontece todos os anos, desde 1998, iniciando com apenas 15 mil inscritos. Em 2011, alcançou mais de 800 mil participantes em todo o Brasil. No Rio Grande do Norte, a edição 2022 atraiu 10,4 mil estudantes, de escolas públicas e privadas. Para 2023, a equipe do Sesc RN pretende repetir a experiência, con vidando mais alunos para se inscreve rem e ampliando para a categoria Mostra Brasileiras de Foguetes (MOBFOG), que acontece em paralelo com a OBA.
SAIBA MAISCursos de Barbeiro, Vendas, Gerência de Loja, Técnico em Enfermagem e Power BI estão entre as ofertas
Garantir a todos o acesso à educa ção profissional de qualidade. É com esse objetivo que o Programa de Bolsas do Senac RN disponibiliza, periodica mente, vagas gratuitas direcionadas à população de baixa renda. Em julho, o Programa de Bolsas ofertou 159 bol sas para 27 cursos profissionalizantes
nas áreas de Beleza, Comércio, Gestão, Saúde e TI para os municípios de Natal, Mossoró e Caicó.
Ao todo, 1.349 pessoas se inscreveram para concorrer a uma vaga nos cursos de Administrador de Redes, Análise de Perfil de Consumidor, Aplicações Web
texto KATIANE GOMEScom Python, Aromaterapia, Barbeiro, Business Intelligence com Excel, CorelDRAW, Depilação com Linha, Depilador, Design de Sobrancelhas, Editor de Projeto Visual Gráfico, Editor de Vídeo, Formação de Preço de Venda, Fotógrafo, Gerência de Loja, Gestão de Compras e Estoque, Informática básica - sistemas operacionais e MS Office, Liderança e Gestão eficaz de equipes, Liderança: Como construir times de exce lência, Maquiador, Microsoft Power BI –Básico, Operar Sistemas Operacionais Cliente, Aplicativos de Escritório e Periféricos, Podologia Geriátrica, Técnicas de Vendas e Atendimento ao Cliente, Técnico em Enfermagem e Vendas de alta performance.
O presidente do Sistema Fecomércio RN, Marcelo Queiroz, ressaltou a impor tância de oferecer um ensino de quali dade, gratuitamente, para aqueles que desejam ter um lugar no mercado de trabalho.
O PROGRAMA DE BOLSAS DO SENAC OFERECE OPORTUNIDADES DE QUALIFICAÇÃO E MAIORES CHANCES DE INSERÇÃO MERCADO DE TRABALHO, POIS OS BENEFICIADOS SERÃO FORMADOS EM UMA INSTITUIÇÃO QUE É REFERÊNCIA NA FORMAÇÃO DE PROFISSIONAIS
SINTONIZADOS COM O QUE O MERCADO BUSCA. É UM CICLO CONTÍNUO DE MELHORIAS, TANTO PARA A POPULAÇÃO ATENDIDA, QUANTO PARA A CLASSE
EMPREGADORA QUE PODE CONTAR COM UMA MÃO DE OBRA QUALIFICADA QUE, POR SUA VEZ, GARANTE A OFERTA DE SERVIÇO DE QUALIDADE, MANUTENÇÃO DOS EMPREGOS E GERAÇÃO DE RENDA.
Marcelo Queiroz, Presidente do Sistema Fecomércio RN SAIBA MAIS SOBRE O PROGRAMA DE BOLSAS
Campanha do Mesa Brasil do Sesc RN foi essencial para as famílias desabrigadas devido as chuvas
As chuvas intensas do mês de julho trouxeram muitas preocupações para diversos estados do nordeste do Brasil.
Na capital do Rio Grande do Norte, a situação causou o transbordamento de lagoas, alagamento de imóveis e desli zamentos, deixando dezenas de pessoas desabrigadas. Como forma de assistir as famílias das áreas mais prejudicadas, o programa Mesa Brasil do Sesc RN rea lizou uma campanha de arrecadação e doação emergencial durante todo o mês de julho.
Keginara Coelho, moradora da comuni dade Irmã Dulce, em Nova Parnamirim, conta que teve sua casa inundada pela água que transbordou da lagoa
de captação próxima à sua residência. “Eu e muitas outras famílias perdemos tudo, desde os móveis até a casa inteira mesmo. Então, tem várias pessoas aqui que não tem como se alimentar, tem dias que come, tem dias que não. Por isso sou muito grata por essas cestas, pois é o que vem suprindo as neces sidades da minha família. É uma felici dade sem comparação abrir um armário e ter comida para dar aos meus filhos”, relata.
Durante os 20 dias de campanha, foram entregues mais de 7 toneladas de ali mentos à 12 instituições cadastradas no programa, beneficiando mais de 4 mil pessoas. A Paróquia Nossa Senhora da Conceição foi uma das instituições que receberam parte dessas doações, com 101 cestas básicas atendendo as famí lias da comunidade Irmã Dulce.
“O Sesc RN e o Mesa Brasil vem desen volvendo um trabalho ímpar, ajudando todas as famílias necessitadas não somente com as cestas básicas, mas também com outras ações, como doa ções de frutas, cursos de reaproveita mento alimentar, entre outras. Dessa forma nossa Paróquia e as famílias assistidas vem sendo beneficiadas de uma forma humanizada gerando força e ânimo para aqueles que necessitam”, relatou Sandra Santos, responsável pela associação.
Durante as entregas das arrecadações, o presidente do Sistema Fecomércio, Marcelo Queiroz, frisou que essa cam panha foi um sucesso graças à dedi cação da equipe do Mesa Brasil e da colaboração do Sesc Rondônia.
“O Mesa Brasil Sesc está presente no Rio Grande do Norte desde 2003, com um trabalho contínuo e perene. Mesmo assim, ações emergenciais ainda são necessárias, e, por isso, agradeço à todas as pessoas que doaram, em espe cial ao Sesc Rondônia, que realizou uma significativa colaboração em dinheiro para a aquisição das cestas básicas”, agradeceu.
Em junho deste ano, o Mesa Brasil do Sesc RN também realizou uma doa ção emergencial de 3,5 toneladas de alimentos para as vítimas das chuvas em Pernambuco. Além de ações emer genciais como essas, o programa tam bém atua de forma sistemática todos os meses do ano, recebendo doações e atendendo entidades carentes cadas tradas no estado.
SAIBA MAIS SOBRE O MESA BRASILMetodologia é desenvolvida no RN por meio da consultoria técnica do Senac com o objetivo principal de aumentar a competitividade e a capacidade de transformação dos locais onde é implantada
texto KATIANE GOMESSituado no Alto Oeste do Rio Grande do Norte, Apodi é o mais novo municí pio potiguar a aderir ao Programa DEL Turismo, do Sistema Fecomércio RN. A cerimônia para oficialização da parce ria entre a entidade e a Prefeitura de Apodi foi realizada no início de agosto, na Câmara de Vereadores do município,
com presença do prefeito Alan Silveira, do diretor de Educação Profissional do Senac RN, Gedson Nunes, autoridades políticas e empresários do segmento turístico da cidade.
Com a metodologia alemã para ges tão do desenvolvimento com foco
no fortalecimento dos municípios, o Programa DEL Turismo é desenvolvido no RN por meio da consultoria técnica do Senac e tem como objetivo principal, aumentar a competitividade e a capaci dade de transformação dos locais onde é implantado. A execução do programa se baseia na formação de um Conselho e Câmaras Técnicas, que une os setores atuantes no segmento, como reparti ções públicas, iniciativa privada e técni cos, para trabalharem de forma conjunta em prol do desenvolvimento sustentá vel local.
O prefeito de Apodi, Alan Silveira, desta cou sobre contribuição que o programa trará para exploração da atividade turís tica no município. “Essa parceria da pre feitura com a Fecomércio RN está focada no potencial turístico de Apodi e nossa expectativa é que o Programa DEL traga muitos resultados positivos e que colo que Apodi na rota turística não somente da região, mas de todo o Brasil”, disse o prefeito.
O diretor de Educação Profissional do Senac RN, Gedson Nunes, representou o presidente do Sistema Fecomércio RN, Marcelo Queiroz, no momento de assi natura do convênio entre as institui ções. Ele falou sobre a integração que o programa acrescenta à gestão muni cipal local.
“Apodi se torna hoje o nono municí pio potiguar a aderir ao Programa DEL. São Miguel do Gostoso, Tibau do Sul,
Parnamirim, Tibau do Norte, Galinhos, Assú, Porto do Mangue e São José de Mipibu já executam o programa e em todos eles temos visto os resultados positivos, sobretudo na promoção de uma gestão participativa, inovadora e que integra autoridades, classe empre sarial, ONGs e sociedade civil. O DEL trará para Apodi expertise para o desen volvimento de ações, que irão promover uma gestão pública profissional e efi ciente no munícipio. Tenho certeza de que colheremos, em curto prazo, mui tos frutos para o turismo e economia do município, trazendo benefícios diretos no dia a dia da população”, disse o diretor.
Missão InternacionalO gerente de Desenvolvimento Local do Senac RN e coordenador do Programa DEL no RN, Marcelo Milito, liderou a comitiva potiguar na Missão Técnica DEL Turismo para o estado da Baviera, Alemanha. Idealizada e financiada pela organização BBW Internacional e pela Secretaria de Assuntos Econômicos da Baviera, a missão teve como foco princi pal aprofundar conhecimentos e concei tos sobre o turismo sustentável e munir os participantes com exemplos de boas práticas e ferramentas de gestão sus tentável executadas no país europeu.
“Há cerca de cinco anos, o Sistema Fecomércio, por meio do Senac, implan tou no Rio Grande do Norte a metodolo gia alemã DEL e, desde então, o turismo
potiguar ganhou destaque nacional e internacional no desenvolvimento de ações sustentáveis no segmento. Um diferencial que beneficia diretamente as comunidades onde ele atua e propor ciona um maior diferencial competitivo ao nosso estado”, disse Milito.
A comitiva do RN e os representantes dos estados do Acre, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais e Santa Catarina via jaram por seis municípios do principal destino de viagens de turismo para os alemães, a Baviera. Eles visitaram locais de referência no turismo da região, par ticiparam de palestras sobre sustenta bilidade, cooperativismo, regionalidade e o futuro do turismo.
A coordenadora da BBW Internacional, Anne Oertel, destacou sobre os benefí cios que o intercâmbio proporcionou aos
dois países. “Essa missão é importante por dois principais motivos. Primeiro, os participantes conheceram e analisaram como os municípios tem desenvolvido o turismo de massa aqui na Alemanha. E por outro lado, esse tipo de intercâmbio é muito importante, especialmente para criar uma rede de contato entre o Brasil e a Alemanha e até entre os próprios participantes, que acabam não só tendo novas experiências em um país estran geiro, mas também irão dividir entre si suas próprias experiências e desafios. Tudo isso junto tem o poder de criar novas ideias e gerar frutos muito positi vos para o turismo no Brasil.”
Além da Fecomércio RN e os municí pios potiguares, participam da Missão, os parceiros do Programa DEL Turismo, Green Destinations, Facisc, FederaSul, Fecomércio MS, Federaminas e FIEAC.
20ª edição dos Jogos dos Comerciários chega em 2022 com sete modalidades diferentes
texto AMANDA GEHLENApós dois anos sem a realização das competições, os Jogos dos Comerciários voltaram com força total para sua 20ª edi ção. Um dos maiores projetos esportivos do estado voltado aos trabalhadores do comércio, os Jogos são promovidos pelo Sistema Fecomércio RN, com realização do Sesc. As competições acontecem até o dia 06 de novembro.
Entre os destaques dos Jogos está a esco lha das modalidades desta edição: futsal, futebol society, basquete, vôlei, queimada, natação e xadrez. São sete modalida des visando atender tanto os que prefe rem competir individualmente, quanto as equipes dos esportes coletivos que, além de estimularem a prática de exercícios, são excelentes para a socialização entre os participantes.
“Estamos celebrando 20 edições dos Jogos dos Comerciários com o desafio de torná-los ainda maiores, melhores e mais competitivos. Vivemos um momento de retomada, mas reforço que nos últimos anos não descuidamos de nosso pro grama lazer do Sesc RN, pois entre 2018 e 2021, beneficiou mais de 290 mil pes soas no estado”, discursou o presidente da Fecomércio, Marcelo Queiroz, durante a solenidade de abertura.
Na ocasião, foram reunidos os atletas do futebol socitey – que estrearam o pri meiro jogo da temporada – e representan tes das empresas participantes em todas as modalidades disputadas nesta edição. O presidente da Fecomércio também rea lizou a entrega do troféu de reconheci mento para a empresa com maior número de inscritos da edição, a Liga Norte RioGrandense Contra o Câncer, com 6 equi pes e 90 atletas participando dos jogos.
“Lidar com a saúde e o bem-estar de outras pessoas exige muito do profissio nal de saúde, e o esporte é uma forma de descarregar toda essa tensão. Então, faz parte de uma preocupação nossa o ‘cuidar
de quem cuida’, e o Sesc RN tem nos aju dado muito nessa missão”, agradeceu o Dr. Ricardo José Curioso, diretor da Liga, ao receber o troféu.
Para os competidores dos Jogos, a premia ção contará com troféus e medalhas para os três primeiros lugares de cada modali dade em equipe, além de troféus para o 1º e 2º lugares das competições individuais. A expectativa dos organizadores é atingir o total de 1500 participantes até o final das competições.
A abertura dos Jogos dos Comerciários marcou também mais uma edição do pro jeto do Domingo Recreativo na unidade do Sesc Zona Norte. A atividade acontece a cada quinze dias, sempre com atra ções musicais, atividades de lazer, par que aquático e cardápio diferenciado na lanchonete do local. Para a data especial, foi oferecido um almoço de feijoada com pleta embalado pelos acordes de samba e pagode da banda Mesa 12.
Projeto tem a meta de beneficiar mais de 6 mil pessoas, em seis cidades do RN, com ações totalmente gratuitas
Com o tema o “Boi Pede Passagem”, a Mostra Sesc de Arte e Cultura se conso lida como um dos maiores projetos artísti cos do Rio Grande do Norte no cenário da economia criativa, chegando a sua 16ª edi ção em 2022. Os números chamam aten ção, pois a iniciativa do Sesc RN conseguiu reunir uma programação de quase 40 dias
– entre 23 de agosto e 29 de setembro –contemplando 430 artistas de mais de 30 grupos e das mais variadas linguagens.
A Mostra Sesc de Arte e Cultura 2022 tem a meta de beneficiar mais de seis mil poti guares, com ações gratuitas que ocor rem, simultaneamente, em seis cidades
do estado: Natal, Macaíba, São Paulo do Potengi, Nova Cruz, Caicó e Mossoró. Tradicionalmente, o Sesc realiza este pro jeto entre os meses de agosto e setembro, com objetivo de fomentar e difundir a cul tura popular, sobretudo a potiguar e enal tecendo as tradições. A iniciativa conta com curadoria do Sesc RN e apresenta as mais variadas expressões artísticas, entre elas: artes cênicas, música, litera tura, patrimônio, artes visuais, audiovisual e ações formativas em todo o estado.
O calendário completo das atrações está disponível no site da entidade – sescrn. com.br – com destaque para apresenta ções artísticas dos grupos folclóricos do RN, os encontros, bate-papos e oficinas. Um dos destaques da 16ª Mostra Sesc de Arte e Cultura inicia no dia 12 de setem bro, a partir das 8 horas, quando artistas farão uma intervenção urbana de grafite no muro do Sesc Cidade Alta, cujo o tema serão os “100 Anos da Semana de Arte Moderna”.
enfatizando que o Sesc está de portas abertas em todo o RN. “Contamos com mais de 100 horas de programação gra tuita, envolvendo todas as unidades do Sesc RN e as comunidades onde estão inseridas. Os números são grandiosos e demostram o orgulho que o Sesc tem em proporcionar este momento. A cultura do RN é viva e nossa missão é dar visibi lidade. Apenas em 2022, investiremos R$ 2,5 milhões em cultura”, afirmou.
No dia 23 de agosto, aconteceu a abertura oficial da Mostra Sesc no salão de eventos do Sesc Rio Branco, com presença de con vidados, entre imprensa, classe artística e autoridades, apresentação de Jarbas do Acordeom e Waldonys, além da participa ção especial da jovem Isis Testa, campeã da edição The Voice Kids 2022.
O presidente do Sistema Fecomércio RN, Marcelo Queiroz parabenizou a todos que fazem a Mostra Sesc de Arte e Cultura,
O Sesc RN incentiva a prática através do Circuito Sesc de Corridas em todo o país, com próxima etapa marcada para outubro, em Mossoró
texto AMANDA GEHLENA corrida vem ganhando cada vez mais adeptos ao longo dos anos. Só no Brasil, estima-se hoje que existam cerca de 11 milhões de corredores de rua. Em um estudo realizado pelo Grupo Croma, com o objetivo de entender o perfil dos prati cantes de esportes no país no contexto pós pandemia, entre as modalidades esportivas citadas pelos entrevistados, caminhadas e corridas ao ar livre são as atividades mais procuradas (57%).
Manter a saúde mental é o principal motivo apontado na pesquisa para a prá tica de atividades físicas (66%), atre lado também à necessidade de prevenir doenças ou perder peso, ambos com 55%
das respostas. De acordo com Márcio José de Oliveira, profissional de educa ção física do Serviço Social do Comércio (Sesc RN), a corrida de rua é um exercí cio que atende com excelência a esses requisitos.
“Entre os pontos positivos para quem começa a correr estão a melhoria do nível de colesterol, o controle de pres são arterial, o fortalecimento das articu lações dos joelhos e a redução de riscos de infarto. Tudo isso associado também ao bem-estar causado pela interação com outras pessoas e com os espaços ao ar livre, especialmente se houver con tato com a natureza”, explica Márcio.
Para os potiguares amantes da corrida, no dia 15 de outubro o Sesc RN pro moverá, pela primeira vez em Mossoró, o seu tradicional Circuito de Corridas, com percursos de 4 e 8 quilômetros. Esta será a segunda etapa do circuito no estado, seguindo a programação iniciada em maio na capital Natal.
grande marco para as atividades de lazer desenvolvidas pelo Sesc RN. “Ficamos muito felizes em ampliar a presença dos grandes eventos esportivos proporcionados pelo Sistema Fecomércio e o Sesc RN nas cidades potiguares. A Corrida do Sesc já faz parte do calendário de ativi dades físicas da capital, e temos certeza que a etapa Mossoró também movimentará o público corredor do estado com o mesmo afinco”, afirmou Marcelo.
A estrutura da corrida contará com pon tos de hidratação, sinalização da quilometragem, batedores, equipe de brigadistas, segurança e orientadores durante o percurso, assim como banhei ros, guarda-volumes e ambulância. Além das medalhas de participação para todos os inscritos, serão entregues também troféus para os primeiros lugares de cada categoria.
As inscrições para a corrida em Mossoró podem ser realizadas até o dia 05 de outubro, ou enquanto houver disponibili dade de vagas. O regulamento da compe tição com informações sobre os valores de cada categoria e demais instruções para realização das provas podem ser consultadas no portal do Sesc RN.
Visando a conscientização sobre o cân cer de mama, no mesmo dia e local da Corrida, será realizada também a Caminhada Outubro Rosa, com largada antes da corrida e participação limitada à 200 pessoas, com distância de 1km. A programação de atividades alusivas ao Outubro Rosa contará, ao longo do mês, com desfiles, aulões de dança, palestras educativas, galeria com exposição foto gráfica e ação de cortes e doações de cabelos.
Para o presidente do Sistema Fecomércio RN, Marcelo Queiroz, trazer o Circuito Sesc de Corridas para Mossoró é um FAÇA JÁ SUA INSCRIÇÃOSistema de gestão sustentável, implantado no hotel em 2021, validou o reconhecimento internacional
texto KATIANE GOMESA certificação ISO 21401 de Sustentabilidade, concedida ao HotelEscola Senac Barreira Roxa em 2021, acaba de ser renovada por mais um ano. Após passar por uma rigorosa auditoria externa, o hotel recebeu da Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT, a aprovação das boas práticas em seus processos e rotinas de trabalho e foi,
novamente, reconhecido como único na América Latina que executa um Sistema de Gestão Sustentável.
A auditoria da ABNT analisou as práticas do hotel em áreas como inclusão social, valorização regional, segurança sanitá ria e responsabilidade socioambiental.
Na avaliação, a comprovação do cuidado
do hotel para a preservação do meio ambiente foi evidenciada pela implan tação de medidas como o reaproveita mento da água da chuva para irrigação; a coleta seletiva; sistema de economia de energia nos quartos e corredores; ilu minação com lâmpadas LED; campa nha para troca consciente de toalhas e enxovais, de acordo com o indicado pelo hóspede, para redução do consumo de água; implantação da usina de geração de energia fotovoltaica na cobertura do hotel; implantação do sistema de aqueci mento de água a gás natural; implementação do Programa de Boas Práticas de Resíduos Sólidos e implantação do sis tema de ar-condicionado com a tecno logia VRF (Variable Refrigerant Volume), que proporciona redução no consumo de energia e uma melhor relação com o meio ambiente, por não prejudicar a camada de ozônio.
Administrado pelo Sistema Fecomércio RN, o Barreira Roxa integra uma série de investimentos da entidade, em pro jetos focados na promoção do setor de turismo e hospitalidade, com um olhar especial para a promoção da sustentabi lidade. O presidente da Fecomércio RN, Marcelo Queiroz, aponta os benefícios que a manutenção do selo proporciona à atividade turística no estado.
“O hotel Barreira Roxa vem colecionando reconhecimentos e premiações desde
sua reinauguração, em 2019. São pre miações nas áreas de segurança sanitá ria, de higiene, atendimento aos clientes, prestação de serviços e sustentabili dade. Esses reconhecimentos são uma resposta ao trabalho que entregamos à sociedade, porque prezamos por entregar serviços de excelência em todas as nos sas ações. O resultado final é uma cola boração direta para a competitividade turística do RN, pois essas certificações projetam o estado internacionalmente como um destino seguro e responsável”, disse Queiroz
A consolidação do Barreira Roxa como Centro Educacional e hotel de excelência é um dos pilares que norteou a execu ção do Projeto Verena - parceria inter nacional executada entre os anos de 2016 e 2022 entre o Sistema Fecomércio RN, por meio do Senac e o Governo da Renânia-Palatinado, com execução atra vés da Câmara de Comércio de Trier (EIC Trier), na Alemanha – com o objetivo promover o crescimento econômico no setor de turismo e hospitalidade no Rio Grande do Norte.
Por meio do Senac Empregabilidade, Luíz Barbosa está trabalhando em um hotel na cidade do Faro
Mais de 180 mil. Esse é o número de pessoas desempregadas no Rio Grande do Norte em 2022, de acordo com a divul gação da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios, do IBGE, do mês de junho. Entre as causas para o índice, a baixa qualificação profissional e um recru tamento assertivo das empresas são apontados como fatores que colaboram para a taxa negativa. Instituição que tem como missão educar para o trabalho,
o Senac RN investe em iniciativas que, colaboram na redução desses déficits e, paralelamente, tem beneficiado alunos e ex-alunos da instituição, como é o caso do auxiliar de cozinha, Luiz Barbosa.
Ex-Aluno do Programa Senac de Gratuidade – iniciativa que tem por obje tivo garantir o acesso à educação pro fissional de qualidade para pessoas de baixa renda - Luíz concluiu o curso de
Auxiliar de Cozinha em 2019, mas antes disso, graças a rede de contatos que fez com a turma, conseguiu um emprego em um dos maiores restaurante da capital potiguar. Na época, alguns colegas de turma que eram funcionários do restau rante e faziam o curso para aperfeiçoa mento das habilidades o indicaram para a vaga.
A trajetória profissional na área da gas tronomia seguiu com a abertura de uma marmitaria logo após ter ficado desem pregado, no auge da pandemia Covid. Mas, em março de 2022, Luís viu nova mente sua vida tomar novos rumos, através do Senac. Ele foi um dos ex-alu nos da instituição contatado pelo Senac Empregabilidade, serviço gratuito que tem como objetivo orientar e encami nhar alunos aprovados e estudantes do Senac RN para as vagas de estágios ou vagas efetivas no mercado de traba lho. O contato foi para perguntar se Luíz tinha interesse em participar de um pro cesso seletivo para trabalhar no setor hoteleiro em Portugal. Luíz decidiu parti cipar do recrutamento, foi aprovado em uma disputa com mais de 40 candida tos e embarcou no dia 30 de julho para o país lusitano.
A oportunidade de trabalhar em um outro país, enriquecer o currículo, experimen tar novas realidades e culturas, além de proporcionar um apoio financeiro maior à família, fez Luíz ingressar nesse desafio que, segundo ele, está plenamente pre parado para vivenciar.
“Eu me considero apto, pois o curso que fiz no Senac nos preparou com todo os conhecimentos e práticas necessárias para serem usadas em qualquer cozi nha, seja ela industrial, hoteleira e várias outras. O curso é muito completo, nos ensina tudo o que o mercado atual exige. Além disso, no Senac aprendemos sobre profissionalismo, recebemos orientações sobre comportamentos no ambiente de trabalho”, explica.
Além de Luíz, outros seis ex-alunos enca minhados pelo Senac Empregabilidade foram aprovados no mesmo processo seletivo e irão morar e trabalhar em Portugal pelos próximos quatro meses, cumprindo um contrato de experiên cia. Após esse período, eles poderão avaliar se continuam ou não no país. Independente da decisão, ele ressalta sobre a boa perspectiva que a oportuni dade trouxe à carreira profissional.
“Meu desejo agora é colocar em prática todo o conhecimento que adquiri aqui e junto com tudo o que irei aprender em Portugal, continuar me aperfeiçoando na área da gastronomia e avançando em minha trajetória”.
Atualmente, o Senac Empregabilidade conta com um banco com mais 1.800 empresas cadastradas. Diariamente o serviço recebe anúncios de vagas de trabalho dessas empresas, que se cadastram no serviço com preferência em recrutar candidatos que tenham sido formados na instituição.
Alinhado com esse cenário, o Sesc RN traz esse tema para a campanha Setembro Amarelo, incentivando o colaborador a falar e saber ouvir
Falar sobre a importância de trabalhar em ambientes com rotinas, equipes e culturas organizacionais saudáveis não é um assunto novo. Mas a preocupação e a busca por ações que atendam a saúde mental dos colaboradores devem ser constantes. As pesquisas mais recentes reforçam como, cada vez mais, é pre ciso que as organizações atentem para os níveis de satisfação dos seus funcio nários com a vida profissional.
Pensando em formas de incentivar as empresas a reduzir a taxa de insatisfação de seus colaboradores, uma pesquisa da Harvard Business Review mostrou que, além de melhorar em produtividade, os colaboradores mais satisfeitos com o ambiente de trabalho chegam a ser 85% mais eficientes e 300% mais inovadores. Por outro lado, quando não se investe em saúde mental, o prejuízo para as organizações é ainda mais impactante.
De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), por ano, é desperdiçado o equivalente a US$ 1 trilhão em função da perda de produtividade decorrente de problemas relativos a doenças mentais no ambiente de trabalho no mundo.
Comparando com dados nacionais, no Rio Grande do Norte, o número de cola boradores afastados do trabalho pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) por conta de problemas de ansie dade e depressão chegou a 44.183, em 2020 e 2021. Os dados são da plataforma Smart Lab, desenvolvida pelo Ministério Público do Trabalho (MPT) em parce ria com a Organização Internacional do Trabalho (OIT). Só na capital, foram 4.237 trabalhadores afastados pelas mesmas causas nesses dois anos.
Sâmela Gomes, mestre em psicolo gia e diretora do Sesc RN, considera de extrema importância que os colabores da instituição recebam todo o apoio e suporte emocional dentro do ambiente de trabalho. “Estarmos atentos aos nos sos colaboradores é fundamental para nos conectarmos com as pessoas e demonstrarmos um interesse real nelas, para além do trabalho e dos resultados. Por isso, buscamos assegurar que todos sintam-se confortáveis para falar sobre qualquer dificuldade, evitando assim que a situação cause algum tipo de esgota mento mental”, diz a diretora.
No início do segundo semestre deste ano, a questão da saúde mental dos tra balhadores chamou bastante a atenção, pelos casos de tentativas de suicídio realizadas por colaboradores de institui ções com relevância nacional. Os casos mostraram mais uma vez a importância de conscientizar a população e as orga nizações sobre a prevenção do suicídio, tema da campanha Setembro Amarelo.
Desde 2015 o Sesc RN abraça esta cam panha com ações internas, nas ruas e nas empresas, oferecendo palestras, blitz com distribuição de materiais edu cativos e aulões de dança temáticos e gratuitos nas principais cidades potigua res. O lema da edição deste ano, “Falar. Ouvir. Acolher”, faz alusão à quebra do “tabu” que existe em torno da temática suicídio, incentivando as pessoas a fala rem sobre o assunto e, também, a ouvi rem de forma acolhedora.
Falar. Ouvir. Acolher Setembro Amarelo Mês de prevenção ao suicídioAplicando imunizante contra a Covid e Influenza, a equipe superou a meta estabelecida devido a demanda da população
texto LEONARDO DANTASNo início de agosto de 2022, o programa RN + Vacina do Governo do Estado regis trava que mais de 146 mil natalenses ainda estão aptos a tomar a segunda dose da vacina contra a Covid 19 e den tro deste montante, cerca de 64,4 mil já extrapolaram os prazos. Quando o imu nizante é de combate à Influenza, Natal ainda precisa vacinar 125 mil pessoas, o que representa 53% de um total de 234,6 mil cidadãos. Para amenizar este quadro, a unidade Móvel Sesc Vacina estacionou
no bairro do Alecrim, com a meta de vaci nar 150 pessoas por dia, com ambos os medicamentos e todas as doses dispo níveis na Secretaria Municipal de Saúde (SMS).
A presença da equipe do Sesc no cen tro comercial surtiu um efeito positivo no combate dessas doenças. Entre 18 e 29 de julho, foram aplicadas 2.258 doses, sendo 1.280 contra a Covid e 978 contra a Influenza. Diante da meta estabelecida,
estes números representam um aumento de 50% no atendimento esperado. Esta é a terceira localidade de Natal a receber a unidade do Sesc, que entre abril e agosto de 2022 aplicou mais de 6.100 doses de vacinas, passando pela zona sul e leste da capital, antes de chegar ao Alecrim.
O presidente do Sistema Fecomércio RN, Marcelo Queiroz, destaca que a utilização da vacina foi um dos pontos essenciais na retomada da economia e reabertura do comércio. “Esta é uma luta que ven ceremos juntos e estamos nos colocando à disposição para contribuir da melhor maneira possível. Esta unidade móvel tem o objetivo de levar o imunizante a todos os locais e a escolha do Alecrim foi muito oportuno, atendendo todos os
públicos e faixas etárias”, afirma.
A previsão é que a unidade perma neça no local, pelo menos, por 45 dias, com acompanhamento da Secretaria Municipal. Os números do RN + Vacina justificam esta necessidade, pois além do que já foi divulgado, mais de 208,8 mil pessoas estão aptas a tomar a 3ª dose da Covid. A unidade do Sesc aplica as 1ª e 2ª doses e reforços do medicamento, independentemente da localidade onde o cidadão resida, desde que seja maior de 12 anos e atenda os intervalos esta belecidos pela SMS. Para ter acesso ao medicamento, o cidadão precisa apre sentar o RG e o cartão de vacinação.
Parceria entre as instituições está ofertando cursos de especialização na área da Saúde com metodologia que privilegia a prática em contextos reais
texto KATIANE GOMESO Senac RN lançou em julho a primeira turma do curso de Especialização em Radioterapia, uma das capacitações pre vista no convênio firmado entre a institui ção e a Liga Norte-rio-grandense Contra o Câncer. A turma conta com 29 alu nos inscritos, que irão cumprir, durante um ano, uma carga de 540 horas/aula, sendo 300 horas no Senac e 240 horas nos laboratórios da Liga, centro de refe rência nacional para o tratamento em oncologia.
Essa metodologia cumpre com um dos
objetivos estabelecidos na parceria fir mada entre as instituições, que visa pro porcionar aos estudantes a experiência prática em um contexto real de trabalho.
O processo atenderá à proposta didá tico-pedagógica que aponta para uma aprendizagem ativa e colaborativa, com estímulo à interação entre fundamen tos teóricos e práticos. Os alunos terão aulas expositivas, discussões, leitura crí tica de textos, com estudos de caso e pesquisas de campo, bem como semi nários e palestras. A prática contemplará a experiência no estágio observacional
supervisionado diante da estrutura e qualidade dos serviços da Liga, propor cionando experiência em situações reais de trabalho, conhecimento de rotinas e técnicas de atendimento.
“Entendemos as parcerias institucio nais como sendo fundamentais para oferecer à sociedade iniciativas que tra gam melhorias e bons frutos nas mais diversas áreas de atuação. Nesta par ceria que firmamos com a Liga Norte Rio-grandense Contra o Câncer, esta mos focando no setor da Saúde, essa área tão essencial e prioritária. Por meio desse convênio, interessados ou profis sionais que queiram se aperfeiçoar terão a possibilidade de se qualificar em ins tituições que são referência nacional de excelência no ensino profissional e no
atendimento de serviços médicos”, disse o presidente do Sistema Fecomércio RN, Marcelo Queiroz.
Além do curso de Especialização em Radioterapia, o convênio dispões do curso de Especialização Técnica em Instrumentação Cirúrgica. Interessados em se matricular podem entrar em con tato pelo telefone e whatsapp 40051000 ou no site www.rn.senac.br.