
2 minute read
Senar On conecta produtor e trabalhador rural ao conhecimento
INICIATIVA CONECTA PRODUTOR E TRABALHADOR RURAL AO CONHECIMENTO, INOVAÇÃO E TECNOLOGIA
Oprojeto Senar On já tem mais de 60 polos instalados em Mato Grosso do Sul. Lançada em agosto do ano passado, a iniciativa leva ao produtor e ao trabalhador rural conhecimento, inovação e tecnologia, por meio da conectividade com a internet.
“O projeto é desenvolvido em parceria com os sindicatos rurais. Eles viabilizam o espaço físico e o mobiliário, enquanto o Senar/MS entra com os equipamentos eletrônicos e o custeio mensal da internet”, explica o coordenador do projeto, Wellington Matsumoto Ramos.
Cada sala conectada conta com internet via satélite, modem, roteador, televisão e notebook. “A nossa missão é levar educação profissionalizante de forma gratuita à população rural. Com esse trabalho, atingimos locais estratégicos, alguns com dificuldades de acesso, como assentamentos, propriedades e escolas rurais”, comenta.
Wellington explica que, mais do que oferecer cursos e capacitações tanto de maneira online quanto presencial, o projeto aproxima a internet de comunidades rurais que ainda viam a tecnologia como algo muito distante. A iniciativa oferece 117 cursos online. São 17 da plataforma do Senar Mato Grosso do Sul e 100 do Nacional. Para 2022, uma das novidades é o programa Despertando. “É uma ação voltada à alfabetização de jovens e adultos no meio rural. Vai funcionar nos polos em formato híbrido - presencial e a distância”, revela.
Além da difusão do conhecimento, o coordenador relata que as unidades do projeto ainda servem de base de apoio para as comunidades rurais e os técnicos da entidade. Um exemplo é Eldorado, onde estão dois polos. Um, no assentamento Floresta Branca, que usa a sala de um colégio desativado, e outro na fazenda Junqueira, uma propriedade rural com localização privilegiada, de fácil alcance para áreas vizinhas e a comunidade do Morumbi. Juntos, beneficiam quase 1,5 mil pessoas.
Instaladas em março, as unidades estão transformando vidas. “Caso alguém precise utilizar a internet, pode ir a um dos polos e usufruir gratuitamente. Também são realizados treinamentos do Senar/MS e reuniões de grupos da região. No assentamento temos uma parceria com a Associação de Mulheres. Elas usam a sala para os encontros e capacitações”, ressalta o presidente do Sindicato Rural de Eldorado, Alexandre de Paula Junqueira Netto.
Alexandre aponta o Senar On como mais um dos projetos “estruturantes” da instituição com os sindicados rurais. “Um feedback que recebíamos sempre era da dificuldade para o deslocamento até a cidade para a participação nos treinamentos. O projeto resolve isso. Outro aspecto é a melhoria da qualidade de vida das comunidades. Internet de boa velocidade, acesso a conhecimento e a capacitação possibilitam uma expansão da visão de mundo dessas pessoas.”
Encarando os polos como extensões que ampliam a capilaridade do sindicato, o presidente adianta que, para este ano, a meta é ampliar os treinamentos e capacitações e manter os grupos de estudos de Ensino a Distância (EaD), além de transformar as unidades em pontos de encontro para a discussão de demandas e apresentação de projetos.
